Conteúdo verificado

Makemake (planeta anão)

Assuntos Relacionados: Espaço (Astronomia) ; Os Planetas

Informações de fundo

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Makemake
Makemake hubble.png
Makemake como visto pelo Telescópio Espacial Hubble
Descoberta
Descoberto por
  • Michael E. Brown
  • Chad Trujillo
  • David Rabinowitz
Data da descoberta 31 de março de 2005
Designações
Designação MPC (136472) Makemake
Pronúncia / ˌ m ɑː k Eu m ɑː k Eu / Ou / ˌ m ɑː k m ɑː k /
Nomeado após Makemake
Nomes alternativos 2005 FY 9
Categoria planeta menor Planeta anão, TNO ( cubewano)
Adjetivo Makemakean
Características orbitais
Epoch 28 de janeiro de 1955 ( JD 2 435 135,5)
Afélio 53,074 AU
7,939 Tm
Periélio 38,509 UA
5.760 Tm
Semi-eixo maior 45,791 UA
6.850 Tm
Excentricidade 0,159
Período orbital 309,88 yr (113.183 d )
Velocidade média orbital 4,419 km / s
A média de anomalia 85.13 °
Inclinação 28,96 °
Longitude do nó ascendente 79,382 °
Argumento do periélio 298,41 °
Características físicas
Dimensões
  • (1502 ± 45) × (1,430 ± 9) km
  • 1430 ± 9 km (assumindo uma forma esférica)
Raio médio
  • 739 ± 17 km
  • 710 ± 30 km
Achatamento 0,05
Superfície ~ 6900 mil km 2
Volume ~ 1.7 × 10 9 km 3
Massa ~ 3 × 10 21 kg
0,0005 Terras
Média densidade 1,7 ± 0,3 g / cm 3
Equatorial gravidade superficial ~ 0,37 m / s 2
Velocidade de escape ~ 0,74 km / s
Período de rotação sideral 7,771 ± 0,003 horas
Inclinação axial desconhecido
Albedo 0,77 ± 0,03 (V-band geométrico)
Temperatura 32-36 K (modelo único-o-terreno)
40-44 K (modelo de dois terrenos)
Tipo espectral BV = 0,83, VR = 0,5
Magnitude aparente 16,7 ( oposição)
Magnitude absoluta (H) -0,44 ± 0,42

Makemake, designação minor-planeta 136.472 Makemake, é uma planeta anão e, talvez, o maior cinturão de Kuiper objeto (KBO) no população clássico, com um diâmetro que é cerca de 2/3 do tamanho de Plutão . Makemake não tem satélites conhecidos, o que o torna único entre os maiores KBOs e significa que sua massa só pode ser estimado. Sua temperatura média extremamente baixa, cerca de 30 K (-243,2 ° C), significa que a sua superfície é coberta com metano , etano , e eventualmente de azoto gelados.

Inicialmente conhecido como 2005 FY 9 e posterior, dado o número menor planeta-136472, foi descoberto em 31 de março de 2005, por uma equipe liderada por Michael Brown, e anunciou em 29 de julho de 2005. Makemake foi reconhecido como um planeta anão pela União Astronômica Internacional (IAU), em julho de 2008. Seu nome deriva do Makemake na mitologia do Povo rapanui da Ilha de Páscoa .

Descoberta

Makemake foi descoberto em 31 de março de 2005, por uma equipe da Palomar Observatory, liderada por Michael Brown, e foi anunciado ao público em 29 de julho de 2005. A equipe havia planejado para atrasar anunciar suas descobertas dos objetos brilhantes Makemake e Eris até novas observações e cálculos estavam completos, mas anunciou a ambos em 29 de julho, quando a descoberta de outro objeto grande tinham sido monitoramento, Haumea, foi controversa anunciou em 27 de julho por uma equipe diferente em Espanha.

Apesar de seu brilho relativo (que é cerca de um quinto tão brilhante como Plutão), Makemake não foi descoberto até bem depois de muitos objetos do cinturão de Kuiper muito mais fracas. A maioria das pesquisas para planetas menores sejam conduzidas relativamente perto do eclíptica (a região do céu que o Sol, a Lua e os planetas parecem estar dentro, como visto da Terra), devido à maior probabilidade de encontrar objetos lá. Provavelmente escapado à detecção durante os levantamentos anteriores devido à sua relativamente alta orbital inclinação, e o facto de ter sido na sua maior distância a partir da elíptica, no momento da sua descoberta, no norte constelação de Coma Berenices.

Além de Plutão , Makemake é o único outro planeta anão que foi brilhante o suficiente para Clyde Tombaugh para ter eventualmente detectados durante sua busca por planetas trans-Neptunianos por volta de 1930. No momento da pesquisa da Tombaugh, Makemake foi a apenas alguns graus da eclíptica, perto da fronteira de Taurus e Auriga, em uma magnitude aparente de 16,0. Esta posição, no entanto, também foi muito perto da Via Láctea , e Makemake teria sido quase impossível encontrar contra o fundo denso de estrelas. Tombaugh continuou procurando por alguns anos após a descoberta de Plutão, mas ele não conseguiu encontrar Makemake ou qualquer outro objetos trans-Neptunianos.

Nome

O designação provisória 2005 FY 9 foi dado a Makemake quando a descoberta foi tornada pública. Antes disso, a equipe da descoberta usou o codinome " Easterbunny "para o objeto, por causa de sua descoberta pouco depois da Páscoa .

Em julho de 2008, em conformidade com as regras IAU para objetos clássicos do cinturão de Kuiper, FY 2005 9 foi dado o nome de um divindade criadora. O nome de Makemake, o criador da humanidade e deus da fertilidade na mitologia do Rapanui, os povos nativos da Ilha de Páscoa , foi escolhido em parte para preservar a conexão do objeto com a Páscoa.

Orbit e classificação

Órbitas de Makemake (azul), Haumea (verde), em contraste com a órbita de Plutão (vermelho) e da eclíptica (cinza). O periélios (q) e o afélios (Q) estão marcados com as datas de passagem. As posições em abril de 2006 estão marcadas com as esferas ilustrando tamanhos relativos e as diferenças de albedo e cor.

A partir de 2009, Makemake está a uma distância de 52 unidades astronômicas (7,8 × 10 9 km) do Sol, quase tão longe do Sol como sempre chega em sua órbita. Makemake segue uma órbita muito semelhante ao de Haumea: altamente inclinado a 29 ° e um moderado excentricidade de cerca de 0,16. No entanto, a órbita de Makemake é um pouco mais longe do Sol em termos de ambos os semi-eixo maior e periélio. Sua período orbital é de quase 310 anos, mais do que 248 anos de Plutão e 283 anos de Haumea. Ambos Makemake e Haumea Atualmente longe do -eclíptica distância angular é quase 29 °. Makemake se aproximar do seu 2033 afélio, enquanto Haumea passou o seu afélio no início de 1992.

Makemake é um classical objeto cinturão de Kuiper, o que significa sua órbita encontra-se suficientemente longe Neptune permaneça estável ao longo da idade do Sistema Solar. Ao contrário plutinos, que pode cruzar a órbita de Netuno, devido à sua 2: 3 ressonância com o planeta, os objectos clássicas têm periélios mais longe do Sol, livre de Netuno perturbação. Esses objetos têm excentricidades relativamente baixos (e abaixo de 0,2) e orbitam o Sol, da mesma forma como os planetas fazer. Makemake, no entanto, é um membro da classe "dinamicamente quente" de OCK clássicos, o que significa que ele tem uma elevada inclinação em relação aos outros na sua população. Makemake é, provavelmente, por coincidência, perto do 11: 6 de ressonância com Netuno.

Características físicas

Brilho, tamanho, e a rotação

Makemake ( apmag 16,9)

Makemake é atualmente visualmente a segunda mais brilhante da Cintura de Kuiper objeto depois de Plutão , que tem um março oposição magnitude aparente de 16,7 na constelação Coma Berenices. Esta é brilhante o suficiente para ser visível através de um high-end amador telescópio . Combinando a detecção de infravermelhos pela Telescópio espacial Spitzer e Telescópio espacial Herschel com as semelhanças de espectro com Plutão rendeu um diâmetro estimado de 1.360 a 1,480 km. A partir de 2011 ocultação estelar por Makemake, o seu diâmetro foi medido para ser (1502 ± 45) x (1,430 ± 9) km. Isto é um pouco maior do que Haumea, Makemake tornando provável a terceira maior objeto trans-Neptunianos conhecida depois de Eris e Plutão. Makemake foi o quarto planeta anão reconhecido, já que tem um brilhante V-band magnitude absoluta de -0,44 que praticamente garante que é grande o suficiente para alcançar equilíbrio hidrostático.

Earth ErisPlutoMakemakeSednaFile:EightTNOs.png
Comparação artística de Eris , Pluto , Makemake, Haumea, Sedna , 2007 ou 10, Quaoar, Orcus, e Terra . ()

Albedo elevado geométrica do Makemake de 77 por cento sugere uma temperatura superficial média de cerca de 32-36 K. A partir da ocultação estelar 2011, densidade de Makemake foi estimada como sendo 1,7 ± 0,3 g / cm, 3, utilizando um modelo volátil de retenção para uma massa suficiente para permitir a fuga de azoto, mantendo metano.

Espectros e superfície

Em uma carta escrita para a revista Astronomia e Astrofísica, em 2006, Licandro et al. Relataram as medidas do e visível espectro do infravermelho próximo de Makemake. Eles usaram o Telescópio William Herschel e Telescopio Nazionale Galileo e mostraram que a superfície de Makemake se assemelha ao de Plutão. Como Plutão, Makemake aparece vermelho no espectro visível, e significativamente mais vermelho do que a superfície de Eris (veja comparação de cor de TNOs). O espectro de infravermelho próximo é marcada pela presença de uma ampla metano (CH4) bandas de absorção. O metano é observado também em Plutão e Eris, mas a sua assinatura espectral é muito mais fraco.

A análise espectral da superfície de Makemake revelou que o metano deve estar presente sob a forma de grandes grãos de pelo menos um centímetro em tamanho. Além disso, grandes quantidades de etano e tholins podem estar presentes, bem como, muito provavelmente criado pela fotólise de metano pela radiação solar. Os tholins são, provavelmente, responsável pela cor vermelha do espectro visível. Embora existam evidências para a presença de gelo de nitrogênio em sua superfície, pelo menos misturado com outros gelados comestíveis, não é nem de longe o mesmo nível de nitrogênio como em Plutão e Triton, onde ele compõe mais do que 98 por cento da massa. A relativa falta de gelo azoto sugere que o seu fornecimento de azoto foi de alguma forma empobrecido através da idade do sistema solar.

O -infravermelho distante (24-70 um) e submillimeter (70-500 uM) realizada por fotometria de Spitzer e telescópios Herschel revelou que a superfície de Makemake não é homogénea. Enquanto a maioria dele é coberta por nitrogênio e metano ices, onde o albedo varia 78-90%, há pequenas manchas de terreno escuro cuja albedo é de apenas 2 a 12%, e que constituem 3-7% da superfície .

Atmosfera

Makemake era esperado ter um atmosfera semelhante ao do Plutão mas com uma pressão de superfície inferior. No entanto, em 23 de abril de 2011 astrônomos tiveram a oportunidade de analisar sua atmosfera, uma vez que passou na frente de uma estrela de magnitude 18 e abruptamente bloqueado sua luz. Os resultados mostraram que Makemake presentemente falta uma atmosfera substancial e colocado um limite máximo de 4-12 nanobar para a pressão na sua superfície.

A presença de metano e de azoto, eventualmente, sugere que pode ter um Makemake transiente atmosfera semelhante à de Plutão perto da sua periélio. De azoto, se estiver presente, será o componente dominante do mesmo. A existência de uma atmosfera também fornece uma explicação natural para o esgotamento do azoto: uma vez que a gravidade da Makemake é mais fraca do que a de Plutão, Eris e Triton, uma grande quantidade de azoto foi provavelmente perdida através fuga atmosférica; metano é mais leve do que o azoto, mas tem uma pressão de vapor significativamente mais baixa a temperaturas predominantes na superfície de Makemake (32-36 K), o que dificulta a sua fuga; O resultado deste processo é uma abundância relativa mais elevada de metano.

Falta de satélites

Impressão do artista da superfície do planeta anão Makemake.

Não satélites foram detectados em torno de Makemake até agora. Um satélite tendo um brilho de 1% a do primário teria sido detectada se tivesse sido a uma distância de 0,4 arcseconds ou mais de Makemake. Isto contrasta com os outros objectos maiores transnetunianos, que possuem pelo menos um satélite: Eris possui um, Haumea tem dois e Plutão tem cinco. 10% a 20% de todos objetos transnetunianos se espera que tenham um ou mais satélites. Porque satélites oferecem um método simples de medir a massa de um objeto, a falta de um satélite torna a obtenção de uma figura exata para a massa de Makemake mais difícil.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Makemake_(dwarf_planet)&oldid=540907135 "