Conteúdo verificado

Mount Rushmore

Assuntos Relacionados: Norte Geografia americana

Você sabia ...

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Mount Rushmore National Memorial
IUCN categoria V (paisagem protegida / seascape)
Esculturas de George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln (da esquerda para a direita) representam os primeiros 130 anos de história dos Estados Unidos.
Esculturas de George Washington , Thomas Jefferson , Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln (da esquerda para a direita) representam os primeiros 130 anos de história dos Estados Unidos.
Mapa mostrando a localização de Mount Rushmore National Memorial
Localização Pennington County, Dakota do Sul, EUA
Cidade mais próxima Keystone, Dakota do Sul
Coordenadas 43 ° 52'44.21 "N 103 ° 27'35.37" W Coordenadas: 43 ° 52'44.21 "N 103 ° 27'35.37" W
Área 1,278.45 hectares (5,17 km2)
Estabelecido 03 de março de 1925
Visitantes quase 3 milhões (em 2012)
Junta de Governo National Park Service

O Mount Rushmore National Memorial é uma escultura esculpida no granito rosto de Mount Rushmore perto Keystone, Dakota do Sul, no Estados Unidos . Esculpido por Dinamarquês-Americana Gutzon Borglum e seu filho, Lincoln Borglum, o Monte Rushmore apresenta esculturas dos chefes de quatro de 60 pés (18 m) presidentes dos Estados Unidos : George Washington , Thomas Jefferson , Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln . Todo o memorial cobre 1,278.45 hectares (5,17 km 2) e é 5.725 pés (1.745 m) acima do nível do mar. A montanha mais alta na região é Harney Peak (7.242 pés ou 2.207 m).

Dakota do Sul historiador Doane Robinson é creditado com a conceber a idéia de esculpir as semelhanças de pessoas famosas para o Região Black Hills de Dakota do Sul, a fim de promover o turismo na região. A idéia inicial de Robinson foi para esculpir o Agulhas; no entanto, Gutzon Borglum rejeitado site do Needles por causa da má qualidade do granito e forte oposição de ambientalistas e grupos de nativos americanos. Eles se estabeleceram na localização Mount Rushmore, que também tem a vantagem de enfrentar sudeste para máxima exposição ao sol. Robinson queria que apresentam heróis ocidentais como Lewis e Clark, Nuvem Vermelha e Buffalo Bill Cody mas Borglum decidiu a escultura deve ter um foco mais nacional, e escolheu os quatro presidentes cujas semelhanças seria escavado na montanha. Depois de garantir o financiamento federal, a construção do memorial começou em 1927, e os rostos dos presidentes foram concluídos entre 1934 e 1939. Após a morte de Gutzon Borglum março 1941, seu filho Lincoln Borglum assumiu construção. Embora o conceito inicial chamado para cada presidente a ser representado da cabeça à cintura, a falta de financiamento forçado de construção para terminar no final de outubro 1941.

Os EUA National Park Service assumiu o controle do memorial em 1933, enquanto ele ainda estava em construção, e conseguiu o memorial aos dias de hoje. Ela atrai cerca de três milhões de pessoas anualmente.

História

Mount Rushmore antes da construção, por volta de 1905.

Originalmente conhecido para o Lakota Sioux como Seis Avôs, a montanha foi rebatizado após Charles E. Rushmore, um proeminente Advogado de Nova York, durante uma expedição em 1885. No início, o projeto de esculpir Rushmore foi realizado para aumentar o turismo na Região Black Hills de Dakota do Sul. Após longas negociações que envolvem um Congresso delegação e presidente Calvin Coolidge , o projeto recebeu a aprovação do Congresso. A escultura começou em 1927 e terminou em 1941, sem casos fatais.

Como Seis Avôs, a montanha era parte da rota que o líder Lakota Black Elk levou em uma jornada espiritual que culminou em Harney Peak. Após uma série de campanhas militares 1876-1878, os Estados Unidos afirmaram controle sobre a área, uma reivindicação que ainda é contestado com base em 1868 Tratado de Fort Laramie (ver secção " Controversy "abaixo). Entre colonos americanos, o pico foi conhecida também como Cougar Mountain, Pão de Açúcar, Matadouro Mountain, Keystone e Cliffs. Foi nomeado Mount Rushmore durante uma expedição de prospecção por Charles Rushmore, David Swanzey (marido de Carrie Ingalls), e Bill Challis.

A escultura do monte Rushmore envolveu o uso de dinamite, seguido pelo processo de "honeycombing". Cerca de 450 mil toneladas de rocha foram decolou da montanha.

Historiador Doane Robinson concebeu a idéia para o Monte Rushmore em 1923 para promover a turismo em South Dakota. Em 1924, Robinson persuadido escultor Gutzon Borglum viajar para a região de Black Hills para garantir a escultura poderia ser realizado. Borglum tinha sido envolvido em esculpir o Carving Memorial Confederate, um maciço baixo-relevo memorial para Líderes confederados no Stone Mountain em Georgia, mas estava em desacordo com as autoridades de lá. O plano original era para executar as esculturas em granito pilares conhecidos como o Agulhas. No entanto, Borglum percebeu que as agulhas foram erodidos muito fino para suportar esculpir. Ele escolheu o Monte Rushmore, um local maior, em parte porque ele enfrentou sudeste e apreciamos o máximo de exposição ao sol. Borglum disse ao ver Mount Rushmore, "a América vai marchar ao longo desse horizonte." Congresso Nacional autorizou a Comissão Memorial do Monte Rushmore em 3 de março de 1925. Presidente Coolidge insistiu que, junto com Washington, dois republicanos e um democrata ser retratado.

Construção de Mount Rushmore monumento.

Entre 04 de outubro de 1927, e 31 de Outubro de 1941, Gutzon Borglum e 400 trabalhadores esculpiu a colossal 60 pés (18 m) altos esculturas de presidentes americanos George Washington , Thomas Jefferson , Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln para representar os primeiros 150 anos de história americana. Esses presidentes foram selecionados por Borglum por causa de seu papel na preservação da República e expandir seu território. A imagem de Thomas Jefferson foi originalmente destinado a aparecer na área à direita de Washington, mas após o trabalho lá foi iniciada, a rocha foi considerada inadequada, de modo que o trabalho sobre a figura Jefferson foi dinamitada, e uma nova figura foi esculpida para esquerdo de Washington.

Em 1933, o Serviço Nacional de Parques levou Mount Rushmore sob a sua jurisdição. Julian Spotts ajudou com o projeto, melhorando sua infra-estrutura. Por exemplo, ele teve o bonde atualizado para que ele pudesse chegar ao topo do Monte Rushmore para a facilidade de trabalhadores. Até 4 de Julho de 1934, o rosto de Washington tinha sido concluída e foi dedicado. O rosto de Thomas Jefferson foi dedicado em 1936, eo rosto de Abraham Lincoln foi dedicado em 17 de setembro de 1937. Em 1937, uma conta foi introduzida no congresso para adicionar a cabeça do líder dos direitos civis Susan B. Anthony , mas um piloto foi passada um projeto de lei que obriga os fundos federais dotações ser usado para terminar apenas os chefes que já haviam sido iniciados naquele momento. Em 1939, o rosto de Theodore Roosevelt foi dedicado.

Um modelo no local que descreve design final destina-se do Mount Rushmore. O financiamento insuficiente forçado a escultura para terminar em outubro de 1941.

O estúdio do escultor - uma exposição de modelos e ferramentas relacionados com a escultura original de gesso - foi construído em 1939 sob a direção de Borglum. Borglum morreu de uma embolia em março de 1941. Seu filho, Lincoln Borglum, continuou o projeto. Originalmente, estava previsto que os números seriam esculpida da cabeça à cintura, mas o financiamento insuficiente forçado a escultura ao fim. Borglum também havia planejado um grande painel na forma do Louisiana Purchase comemorando em letras douradas de oito pés de altura do Declaração da Independência, Constituição dos Estados Unidos , Louisiana Purchase, e outros sete aquisições territoriais de Alaska de Texas para o Zona do Canal do Panamá.

Todo o projeto custou US $ 989,992.32. Notável por um projecto de tal dimensão, nenhum trabalhador morreu durante a escultura.

Em 15 de outubro de 1966, o Monte Rushmore foi listado no Registro Nacional de Lugares Históricos. Um ensaio de 500 palavras dando a história dos Estados Unidos por Nebraska estudante William Andrew Burkett foi escolhido como o vencedor do grupo da faculdade-idade em uma competição de 1934, e que o ensaio foi colocado no Entablature em uma placa de bronze em 1973. Em 1991, o presidente George HW Bush dedicou oficialmente Mount Rushmore.

A entrada para o site

Em um canhão por trás dos rostos esculpidos é uma câmara, cortar apenas 70 pés (21 m) para o rock, contendo um cofre com dezesseis painéis de esmalte de porcelana. Os painéis de incluir o texto da Declaração de Independência ea Constituição, biografias dos quatro presidentes e Borglum, ea história de os EUA A câmara foi criada como a entrada de ida para um "Hall of Records" planejado; o cofre foi instalado em 1998.

Dez anos de obras de remodelação culminou com a realização de amplas instalações para visitantes e calçadas em 1998, como um Centro de Visitantes, o Lincoln Museum Borglum, eo Trail presidencial. Manutenção do memorial requer alpinistas para monitorar e selar fissuras anualmente. Devido a restrições orçamentais, o memorial não é limpo regularmente para remover liquens . No entanto, em 8 de julho de 2005, Alfred Kärcher GmbH, um fabricante alemão de máquinas de lavar de pressão e de limpeza a vapor, realizou uma operação de limpeza livre que durou várias semanas, utilizando água pressurizado a mais de 200 ° F (93 ° C).

Controvérsia

Air Force One que voa sobre Mt. Rushmore.

Mount Rushmore é controversa entre os nativos americanos , porque os Estados Unidos aproveitaram a área do Tribo Lakota após a Grande Guerra Sioux de 1876. O Tratado de Fort Laramie de 1868 já havia concedido o Black Hills para o Lakota em perpetuidade. Os membros da American Indian Movement liderou uma ocupação do monumento em 1971, nomeando-o "Mount Crazy Horse". Entre os participantes estavam ativistas jovens, avós, crianças e homem santo Lakota John Fogo Lame Deer, que plantou uma equipe de oração no topo da montanha. Lame Deer disse que a equipe formada uma simbólica mortalha sobre os rostos dos presidentes "que permanecerão suja até que os tratados concernentes à Black Hills são cumpridas."

Em 2004, o primeiro superintendente do nativo americano do parque foi nomeado. Gerard Baker afirmou que ele vai abrir mais "caminhos de interpretação", e que os quatro presidentes são "apenas uma avenida e apenas um foco."

O Crazy Horse Memorial está a ser construído em outro lugar no Black Hills para comemorar o famoso líder do nativo americano e como uma resposta ao Mount Rushmore. Destina-se a ser maior do que o Monte Rushmore e tem o apoio de Lakota chefes; o Memorial Foundation Crazy Horse rejeitou ofertas de fundos federais. No entanto, este memorial é igualmente objecto de controvérsia, mesmo dentro da comunidade indígena.

O monumento também provoca polêmica porque alguns alegam que subjacente é o tema da superioridade racial legitimada pela idéia de Manifest Destiny . Os quatro presidentes escolhidos por Borglum eram todos ativos durante o período em que os Estados Unidos estavam anexando terra indígena americana. Gutzon Borglum se excita controvérsia, porque ele era um membro da Ku Klux Klan .

Em maio de 2012 James Anaya, um relator especial das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, realizado pela primeira vez investigação das Nações Unidas para a situação dos nativos americanos que vivem nos Estados Unidos. Recomendações de Anaya incluem aconselhando os EUA para devolver algumas terras às tribos nativas americanas, incluindo Black Hills de Dakota do Sul.

Ecologia

O Black Hills opostos Mount Rushmore.

A flora ea fauna do Monte Rushmore são semelhantes aos do resto da região de Black Hills de Dakota do Sul. Aves, incluindo o abutre de peru, águia , falcão , e meadowlark voar em torno do Monte Rushmore, ocasionalmente, fazer pontos do assentamento nas bordas da montanha. Pássaros menores, incluindo aves canoras, nuthatches , e pica-paus, habitam as florestas de pinheiros circundante. Mamíferos terrestres incluem o rato , chipmunk, esquilo, skunk, porco-espinho, guaxinim, castor , texugo, coiote, carneiros selvagens, e bobcat . Além disso, várias espécies de rãs e serpentes habitam a região. O ribeiro Grizzly Bear e Bacia Starling ribeiro, as duas correntes no memorial, apoiar peixes como o dace longnose eo truta. Cabras de montanha não são indígenas para a área, mas também pode ser encontrado aqui. Eles são descendentes de cabras que eram um presente de Canadá de Custer State Park em 1924, mas depois fugiu.

Em altitudes mais baixas, árvores coníferas, principalmente o Ponderosa pinho, cercam a maior parte do monumento, proporcionando sombra do sol. Outros incluem a árvores bur carvalho, o Black Hills enfeitar, eo cottonwood. Nove espécies de arbustos crescem perto do Monte Rushmore. Há também uma grande variedade de flores, incluindo especialmente o snapdragon, girassol , e violeta. Rumo a altitudes mais elevadas, a vida das plantas torna-se mais escassos. No entanto, apenas cerca de cinco por cento das espécies de plantas encontradas no Black Hills são indígenas para a região.

A área recebe cerca de 18 polegadas (460 milímetros) da precipitação em média por ano, o suficiente para apoiar a abundante vida animal e vegetal. Árvores e outras plantas ajudam a controlar escoamento superficial. Diques, se infiltra, e molas ajudar a construir uma barreira de água que está fluindo para baixo, fornecendo pontos de rega para os animais. Além disso, como pedras arenito e calcário ajuda para segurar água subterrânea, criando aquíferos.

Através do estudo de anéis de árvores, que tenha sido determinado que incêndios florestais têm ocorrido nas florestas que cercam Ponderosa Mount Rushmore em torno de cada 27 anos, com base em evidências de cicatrizes de fogo encontradas dentro de amostras de núcleo árvore. Grandes incêndios não são comuns. A maioria dos eventos foram queimadas que servem para limpar os detritos da floresta.

Geologia

Mount Rushmore, que mostra o tamanho total da montanha e da scree de rochas da escultura e construção.

Mount Rushmore é em grande parte composta de granito . O memorial é esculpida na margem noroeste da Harney Peak granito batholith nas Black Hills de Dakota do Sul, de modo que as formações geológicas do coração da região de Black Hills também são evidentes no Monte Rushmore. O batholith magma se imiscuiu no pré-existente mica rochas de xisto durante o Proterozóico, cerca de 1,6 bilhões anos atrás. Grosseiro pegmatite diques estão associados com o granito intrusão de Harney Peak e são visivelmente mais leve na cor, explicando assim as estrias de cor clara sobre as testas dos presidentes.

Os granitos Black Hills foram expostos a erosão durante o Neoproterozóico, mas foram posteriormente enterrados por arenito e outros sedimentos durante o Cambriano . Permanecendo enterrado durante todo o Paleozóico, eles foram re-expostos novamente durante a Laramide orogeny cerca de 70 milhões de anos atrás. A área de Black Hills foi erguido como uma cúpula geológica alongada. Erosão subsequente despojado do granito dos sedimentos recobrem eo xisto ao lado mais suave. Alguns xisto se mantém e pode ser visto como o material mais escuro logo abaixo da escultura de Washington.

Borglum selecionado Mount Rushmore como o local por várias razões. A rocha da montanha é composta de lisa, granito de grão fino. O granito durável corrói apenas 1 polegada (25 mm) a cada 10 mil anos, portanto, era mais do que robusto o suficiente para suportar a escultura e sua exposição a longo prazo. A altura da montanha de 5.725 pés (1.745 m) acima do nível do mar fez-o adequado, e porque enfrenta o sudeste, os trabalhadores também tinha a vantagem da luz do sol durante a maior parte do dia.

Turismo

O turismo é a segunda maior indústria de Dakota do Sul, e Mount Rushmore é principal atração turística do Estado. O memorial abriga cerca de três milhões de visitantes por ano. O local atrai muitos visitantes ao longo da semana do Sturgis Motorcycle Rally.

Na cultura popular

Registe perto de Mt. Rushmore (à esquerda); Roger Thornhill ( Cary Grant) e Eve Kendall ( Eva Marie Sant) oscilar precariamente da escultura de George Washington em North by Northwest (à direita).

Por causa de sua fama como um monumento, o Monte Rushmore é frequentemente discutido ou representado na mídia, cinema e cultura popular. O memorial foi iconicamente usado como o local do clímax perseguir cena em Alfred Hitchcock 1959 filme 's North by Northwest. Roteirista Ernest Lehman lembrou que no curso de roteiro, Hitchcock "murmurou melancolicamente:" Eu sempre quis fazer um perseguição através das faces do Monte Rushmore. "A cena não foi filmado no monumento, uma vez que a permissão para filmar uma tentativa de matar no rosto de um monumento nacional foi recusado pelo Serviço de Parque Nacional. No filme, o casa do vilão está localizado em uma floresta fictícia platô atrás do monumento.

Mt. Rushmore também foi destaque em National Treasure: Book of Secrets. No filme, o monumento foi construído para esconder a Cidade do Ouro.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mount_Rushmore&oldid=544671024 "