Conteúdo verificado

Pablo Picasso

Assuntos Relacionados: Artistas

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Pablo Picasso
Pablo Picasso 1.jpg
Pablo Picasso em 1962
Nome de nascença Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso
Nascido (1881/10/25) 25 de outubro de 1881
Málaga, Espanha
Morreu 08 de abril de 1973 (1973/04/08) (idade 91)
Mougins, França
Cônjuge Olga Khokhlova (1918-1955)
Jacqueline Roque (1961-1973)
Nacionalidade Espanhol
Campo Pintura, Desenho, Escultura, Gravura , Cerâmica
Treinamento José Ruiz y Blasco (pai),
Real Academia de Belas Artes de San Fernando
Movimento Cubismo
Trabalho Les Demoiselles d'Avignon (1907)
Guernica (1937)
A Mulher Weeping (1937)

Pablo Ruiz y Picasso, conhecido como Pablo Picasso (espanhol: [Paβlo Pikaso]; 25 de outubro de 1881 - 08 de abril de 1973) foi um espanhol pintor , escultor , gravador , ceramista, e cenógrafo que passou a maior parte de sua vida adulta em France . Como um dos maiores e mais influentes artistas do século 20, ele é amplamente conhecida por co-fundador do Cubist movimento, a invenção de escultura construído, o co-invento de colagem, e para a grande variedade de estilos que ele ajudou a desenvolver e explorar. Entre seus trabalhos mais famosos são o proto-Cubist Les Demoiselles d'Avignon (1907), e Guernica (1937), um retrato do alemão bombardeio de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.

Picasso, Henri Matisse e Marcel Duchamp são comumente considerados como os três artistas que mais definidos os desenvolvimentos revolucionários no artes plásticas nas décadas do século 20, responsável por desenvolvimentos significativos na pintura, escultura, gravura e cerâmica de abertura.

Picasso demonstrou extraordinário talento artístico em seus primeiros anos, pintando de forma realista através de sua infância e adolescência. Durante a primeira década do século 20, seu estilo mudou como ele experimentou com diferentes teorias, técnicas e idéias. Suas realizações artísticas revolucionárias trouxeram fama universal e imensa fortuna, fazendo dele uma das figuras mais conhecidas no Arte do século 20.

Infância

Picasso foi batizado Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Crispiniano de la Santísima Trinidad, uma série de nomes que honram vários santos e parentes. Somado a estes eram Ruiz e Picasso, por seu pai e mãe, respectivamente, de acordo com a legislação espanhola. Nascido na cidade de Málaga no Região da Andaluzia da Espanha, ele foi o primeiro filho de Don José Ruiz y Blasco (1838-1913) e María Picasso y López. A família de Picasso era de classe média. Seu pai era um pintor que se especializou em representações naturalistas de aves e outro jogo. Para a maioria de sua vida Ruiz era um professor de arte na Escola de Artesanato e um curador de um museu local. Antepassados de Ruiz eram aristocratas menores.

A casa onde Picasso nasceu, em Málaga

Picasso mostrou uma paixão e uma habilidade para o desenho de uma idade adiantada. Segundo sua mãe, suas primeiras palavras foram "piz, piz", um encurtamento do lápiz, a palavra espanhola para "lápis". A partir da idade de sete, Picasso recebeu formação artística formal de seu pai na figura de desenho e pintura a óleo. Ruiz era um artista acadêmico tradicional e instrutor, que acreditava que a formação adequada exigida cópia disciplinada dos mestres, e desenho do corpo humano a partir de moldes de gesso e modelos ao vivo. Seu filho ficou preocupado com a arte em detrimento de seu classwork.

A família mudou-se para A Coruña, em 1891, onde seu pai tornou-se professor na Escola de Belas Artes. Eles ficaram quase quatro anos. Em uma ocasião, o pai encontrou a sua pintura filho sobre seu esboço inacabado de um pombo. Observando a precisão da técnica de seu filho, um apócrifo história relata, Ruiz sentiu que os treze anos de idade, ele havia superado Picasso, e prometeu dar a pintura, embora pinturas de ele existir a partir de anos posteriores.

Em 1895, Picasso estava traumatizada quando sua irmã de sete anos de idade, Conchita, morreu de difteria. Após sua morte, a família mudou-se para Barcelona , onde Ruiz assumiu uma posição na sua Escola de Belas Artes. Picasso prosperou na cidade, considerando-a nos momentos de tristeza ou a nostalgia como seu verdadeiro lar. Ruiz persuadiu os funcionários da academia para permitir que seu filho para fazer um exame de admissão para a classe avançada. Esse processo muitas vezes levou os alunos de um mês, mas Picasso completou em uma semana, e impressionado o júri admitiu ele, com apenas 13. O estudante faltou disciplina mas fez amizades que a afecte mais tarde na vida. Seu pai alugou-lhe uma pequena sala perto de casa para que ele pudesse trabalhar sozinho, mas ele verificou-se sobre ele várias vezes por dia, a julgar seus desenhos. Os dois discutiram com freqüência.

Pai e tio de Picasso decidiu enviar o jovem artista de Madrid de Real Academia de San Fernando, escola de arte mais importante do país. Aos 16 anos, Picasso partiu pela primeira vez em seu próprio país, mas ele não gostava de instrução formal e encerrar freqüentar as aulas logo após a inscrição. Madrid, no entanto, realizou muitas outras atrações. O Prado abrigou pinturas por Diego Velázquez, Francisco Goya , e Francisco Zurbarán. Picasso especialmente admirava os trabalhos de El Greco; elementos como os membros alongados, cores prendendo, e caras místicas encontram eco em sua obra posterior.

Começos de carreira

Retrato de Gertrude Stein, 1906, Metropolitan Museum of Art, New York City. Quando alguém comentou que Stein não se parecia com seu retrato, Picasso respondeu: "Ela vai".

Picasso fez sua primeira viagem a Paris em 1900, em seguida, a capital artística da Europa. Lá, ele conheceu seu primeiro amigo parisiense, o jornalista e poeta Max Jacob, que ajudaram Picasso aprender a língua e sua literatura. Logo eles compartilhavam um apartamento; Max dormia à noite, enquanto dormia Picasso durante o dia e trabalhava à noite. Eram tempos de extrema pobreza, frio e desespero. Muito de seu trabalho foi queimado para manter a pequena sala quente. Durante os primeiros cinco meses de 1901, Picasso viveu em Madrid, onde ele e sua anarquista amigo Francisco de Asís Soler fundou a revista Arte Jovem (Young Art), que publicou cinco edições. Soler solicitado artigos e Picasso ilustrou a revista, principalmente contribuindo charges retratando sombrias e simpatizar com o estado dos pobres. A primeira edição foi publicada em 31 de Março de 1901, altura em que o artista começou a assinar os seus trabalhos simplesmente Picasso, quando antes ele havia assinado Pablo Ruiz y Picasso.

Em 1905, Picasso se tornou um favorito dos colecionadores de arte americanas Leo e Gertrude Stein. Seu irmão mais velho Michael Stein e sua esposa Sarah também se tornaram colecionadores de seu trabalho. Picasso pintou retratos de ambos Gertrude Stein e seu sobrinho Allan Stein. Gertrude Stein tornou-se padroeira principal de Picasso, adquirindo seus desenhos e pinturas e exibindo-as em seu salão de beleza informal em sua casa em Paris. Em uma de suas reuniões em 1905, ele conheceu Henri Matisse , que viria a ser um amigo ao longo da vida e rival. O Steins apresentou-o a Claribel Cone e sua irmã Etta que eram colecionadores de arte americanas; eles também começaram a adquirir Picasso e pinturas de Matisse. Eventualmente Leo Stein se mudou para a Itália. Michael e Sarah Stein se tornaram patronos de Matisse, enquanto Gertrude Stein continuou a recolher Picasso.

Retrato de Daniel-Henry Kahnweiler, de 1910, O Instituto de Arte de Chicago. Picasso escreveu de Kahnweiler O que teria sido de nós se Kahnweiler não tinha um sentido para os negócios?

Em 1907 Picasso juntou uma galeria de arte que tinha sido recentemente inaugurado em Paris por Daniel-Henry Kahnweiler. Kahnweiler era um historiador de arte e colecionador de arte alemão que se tornou um dos principais comerciantes de arte francesa do século 20. Ele foi um dos primeiros campeões de Pablo Picasso, Georges Braque eo cubismo que eles desenvolveram em conjunto. Kahnweiler promovido artistas como florescente André Derain, Kees Van Dongen, Fernand Léger, Juan Gris, Maurice de Vlaminck e vários outros que vêm de todo o mundo para viver e trabalhar em Montparnasse no momento.

Em Paris, Picasso entretido um círculo distinto de amigos na Montmartre e Montparnasse trimestres, incluindo André Breton, poeta Guillaume Apollinaire, o escritor Alfred Jarry, e Gertrude Stein. Apollinaire foi preso por suspeita de roubar a Mona Lisa do Louvre em 1911. Apollinaire apontou para o amigo Picasso, que também foi trazido para interrogatório, mas ambos foram mais tarde exonerados.

Vida pessoal

No início do século 20, Picasso dividiu seu tempo entre Barcelona e Paris. Em 1904, no meio de uma tempestade, ele conheceu Fernande Olivier, um artista boêmio que se tornou sua amante. Olivier aparece em muitos de seus Rose pinturas da época. Depois de adquirir alguma fama e fortuna, Picasso deixou Olivier para Marcelle Humbert, a quem chamou Eva Gouel. Picasso incluiu declarações de seu amor por Eva em muitos trabalhos cubistas. Picasso foi devastada por sua morte prematura por doença na idade de 30 em 1915.

Parade, 1917, cortina projetado para o ballet Parade. O trabalho é a maior das pinturas de Picasso. Centre Pompidou-Metz, Metz, França, Maio de 2012.
Retrato de Igor Stravinsky , c. 1920

Após a I Guerra Mundial, Picasso fez uma número de relações importantes com figuras associados Serge Diaghilev do Ballets Russes. Entre seus amigos durante este período foram Jean Cocteau, Jean Hugo, Juan Gris e outros. No verão de 1918, Picasso casou Olga Khokhlova, uma bailarina com Trupe de Sergei Diaghilev, para quem Picasso projetava um bailado, Erik Satie de Parade, em Roma; e eles passaram sua lua de mel perto Biarritz na casa de campo da glamourosa arte patrono do Chile Eugenia Errázuriz. Khokhlova introduziu Picasso a alta sociedade, jantares formais, e todas as sutilezas sociais assistentes na vida dos ricos em 1920 Paris. Os dois tiveram um filho, Paulo, que cresceria para ser um piloto de motos dissoluta e motorista para seu pai. A insistência de Khokhlova em propriedade social entraram em confronto com Picasso tendências boêmias e os dois viveram em um estado de constante conflito. Durante o mesmo período que Picasso colaborou com troup de Diaghilev, ele e Igor Stravinsky colaborou em Pulcinella em 1920. Picasso aproveitou a oportunidade para fazer vários desenhos do compositor.

Em 1927, Picasso conheceu 17 anos de idade Marie-Thérèse Walter e começou um caso secreto com ela. O casamento de Picasso a Khokhlova em breve terminou em separação, em vez de divórcio, como a lei francesa exigiu um mesmo divisão de bens em caso de divórcio, e Picasso não quis Khokhlova ter a metade de sua riqueza. Os dois permaneceram casados legalmente até a morte de Khokhlova em 1955. Picasso continuou um caso de longa data com Marie-Thérèse Walter e teve uma filha com ela, chamada Maya. Marie-Thérèse viveu na esperança vã que Picasso um dia iria casar com ela, e se enforcou quatro anos após a morte de Picasso. Ao longo de sua vida Picasso manteve uma série de amantes, além de sua esposa ou parceira primária. Picasso foi casado duas vezes e teve quatro filhos com três mulheres.

O fotógrafo e pintor Dora Maar, também foi um constante companheiro e amante de Picasso. Os dois estavam mais próximos no final de 1930 e início dos anos 1940, e era Maar que documentou a pintura de Guernica.

Anos de guerra e além

Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso permaneceu em Paris, enquanto os alemães ocuparam a cidade. Estilo artístico de Picasso não se encaixava no Nazi ideal de arte, então ele não exibiu durante este tempo. Recuando ao seu estúdio, ele continuou a pintar, produzindo obras como a vida imóvel com guitarra (1942) e The Charnel House (1944-1948). Embora os alemães fora da lei fundição em bronze, em Paris, Picasso continuou independentemente, usando bronze contrabandeado a ele pelo Resistência Francesa.

Em torno deste tempo, Picasso teve de escrever como uma saída alternativa. Entre 1935 e 1959, ele escreveu mais de 300 poemas. Em grande parte sem título, exceto uma data e, por vezes, o local onde ele foi escrito (por exemplo, "Paris 16 de maio de 1936") para, estas obras foram gustativa, erótico e por vezes escatológica, assim como seus dois jogos full-length Desejo Caught by the Tail (1941) e Os Quatro Meninas (1949).

Em 1944, após a libertação de Paris, Picasso, então 63 anos de idade, começou um relacionamento amoroso com uma jovem estudante de arte nomeado Françoise Gilot. Ela tinha 40 anos mais jovem do que ele. Picasso se cansou de sua amante Dora Maar; Picasso e Gilot começaram a viver juntos. Eventualmente, eles tiveram dois filhos: Claude, nascido em 1947 e Paloma, nascida em 1949. Em seu livro de 1964 Vida com Picasso, Gilot descreve seu tratamento abusivo e miríade infidelidades que levaram a deixá-lo, levando as crianças com ela. Este foi um duro golpe para Picasso.

Picasso teve casos com mulheres de uma disparidade idade ainda maior do que a sua e Gilot do. Enquanto ainda está envolvido com Gilot, em 1951, Picasso teve um caso de seis semanas com Geneviève Laporte, que era quatro anos mais jovem do que Gilot. Eventualmente, como é evidente em seu trabalho, Picasso começou a chegar a um acordo com sua idade avançada e sua atração minguante para mulheres jovens. Por seus 70 anos, muitas pinturas, desenhos a tinta e impressões têm como tema um velho, anão grotesco como o amante apaixonado de um modelo novo bonito. Jacqueline Roque (1927-1986) trabalhou na cerâmica em Madoura Vallauris na Riviera Francesa, onde Picasso fez e cerâmica pintada. Ela se tornou seu amante, e, em seguida, sua segunda esposa, em 1961. Os dois foram juntos para o resto da vida de Picasso.

Seu casamento com Roque foi também um meio de vingança contra Gilot; com o incentivo de Picasso, Gilot tinha se divorciado de seu então marido, Luc Simon, com o plano para finalmente realmente casar com Picasso para garantir os direitos dos seus filhos como herdeiros legítimos de Picasso. No entanto, Picasso já tinha casado em segredo com Roque, depois de Gilot tinha arquivado para o divórcio. Este tensas sua relação com Claude e Paloma.

Por esta altura, Picasso tinha construído um enorme Casa gótica, e podia pagar grandes moradias no sul da França, como Mas Notre-Dame-de-Vie, nos arredores de Mougins, e no Provence-Alpes-Côte d'Azur. Ele era uma celebridade internacional, muitas vezes com tanto interesse em sua vida pessoal como a sua arte.

Além de suas realizações artísticas, Picasso fez algumas aparições em filmes, sempre como a si mesmo, incluindo uma participação especial no Testamento de Jean Cocteau de Orpheus. Em 1955 ele ajudou a fazer o filme Le Mystère Picasso (O Mistério de Picasso) dirigido por Henri-Georges Clouzot.

Morte

Pablo Picasso morreu em 8 de abril de 1973, em Mougins, França, enquanto ele e sua esposa Jacqueline entretidos amigos para o jantar. Suas últimas palavras foram "Beba-me, beba pela minha saúde, você sabe que eu não posso beber mais." Ele foi enterrado no Chateau de Vauvenargues perto Aix-en-Provence, uma propriedade que tinha adquirido em 1958 e ocupado com Jacqueline entre 1959 e 1962. Jacqueline Roque impediu seus filhos Claude e Paloma de assistir ao funeral. Devastada e só após a morte de Picasso, Jacqueline Roque tirou a própria vida com um tiro em 1986, quando ela tinha 59 anos.

Crianças

  • Paulo (4 de Fevereiro 1921-5 June 1975) (Born Paul Joseph Picasso) - com Olga Khokhlova
  • Maya (05 de setembro de 1935 -) (Born Maria de la Concepcion Picasso) - com Marie-Thérèse Walter
  • Claude (15 de Maio 1947 -) (Born Claude Pierre Pablo Picasso)) - com Françoise Gilot
  • Paloma (19 de Abril 1949 -) (Born Anne Paloma Picasso) - com Françoise Gilot

Ideologia política

Além das várias pinturas anti-guerra que ele criou, Picasso permaneceu pessoalmente neutra durante a Primeira Guerra Mundial, o Guerra Civil Espanhola, ea Segunda Guerra Mundial, recusando-se a se juntar às forças armadas para qualquer lado ou país. Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola em 1937, Picasso já estava em seu final dos anos cinquenta. Ele era ainda mais antiga no início da II Guerra Mundial, e não poderia ser esperado para pegar em armas para esses conflitos. Como um cidadão espanhol que vive na França, Picasso estava sob nenhuma compulsão para lutar contra os invasores alemães em qualquer Guerra Mundial. Na Guerra Civil Espanhola, serviço para os espanhóis que vivem no exterior era opcional e envolveria um retorno voluntário ao país para se juntar a um ou outro lado. Enquanto Picasso expressaram raiva e condenação de Francisco Franco e os fascistas através de sua arte, ele não pegar em armas contra eles. Ele também se manteve afastado da Movimento de independência catalã durante sua juventude, apesar de expressar apoio geral e ser amigável com os activistas dentro dele.

Em 1944 Picasso juntou-se ao Partido Comunista Francês, participou de um conferência internacional de paz na Polônia, e em 1950 recebeu o Prêmio de paz de Stalin do governo soviético, mas partido crítica de um retrato de Stalin como insuficientemente realista arrefecido o interesse de Picasso na política soviética, embora ele permaneceu um membro leal do Partido Comunista até sua morte. Em uma entrevista de 1945 com Jerome Seckler, Picasso afirmou: "Eu sou um comunista e minha pintura é pintura comunista ... Mas se eu fosse um sapateiro, Royalist ou comunista ou qualquer outra coisa, eu não seria necessariamente martelar meus sapatos em um especial. maneira de mostrar minha política. " Sua militância comunista, comum entre continentais intelectuais e artistas da época apesar de ter sido oficialmente proibidas na Espanha franquista, tem sido objecto de alguma controvérsia; uma fonte ou demonstração da mesma, notável foi uma cotação comumente atribuída a Salvador Dalí (com quem Picasso teve uma relação bastante tensa):

Picasso es pintor, yo también; [...] Picasso es español, yo también; Picasso es comunista, yo tampoco.
(Picasso é um pintor, assim sou eu; [...] Picasso é um espanhol, assim sou eu; Picasso é um comunista, nem eu)

No final de 1940 o seu velho amigo, o poeta surrealista e trotskista e anti-estalinista André Breton foi mais direto; recusando-se a apertar a mão de Picasso, ele lhe disse: "Eu não aprovo a sua adesão ao Partido Comunista, nem com o suporte de ter tomado a respeito dos expurgos dos intelectuais após a libertação".

Em 1962, ele recebeu o Prêmio Lenin da Paz. O biógrafo e crítico de arte John Berger sentiu seus talentos como artista foram "desperdiçado" pelos comunistas.

Ele era contra a intervenção das Nações Unidas e os Estados Unidos no Guerra da Coréia e ele mostrou no Massacre na Coréia.

Arte

" A arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade. "
- Pablo Picasso

Prolífico como desenhista, escultor e gravurista, principal meio de Picasso estava pintando. Ele normalmente pintados de imaginação ou memória, e trabalhou em muitos estilos diferentes ao longo de sua carreira. Embora ele usou a cor como elemento expressivo, ele se baseou em desenho em vez de sutilezas de cor para criar forma e espaço. A nanoprobe da poltrona vermelha de Picasso (1931) por físicos Argonne National Laboratory, em 2012, confirmou a opinião dos historiadores de arte que Picasso usou tinta casa comum em muitas de suas pinturas.

A obra de Picasso é frequentemente categorizados em períodos. Embora os nomes de muitos dos seus períodos posteriores são debatidos, os períodos mais comumente aceito em seu trabalho são o Período Azul (1901-1904), o Período Rosa (1905-1907), o Período Africano de influência (1908-1909), Analytic Cubismo (1909-1912), e cubismo sintético (1912-1919).

Em 1939-1940 o Museu de Arte Moderna de Nova York, sob o seu director Alfred Barr, um entusiasta de Picasso, realizou um grande e altamente bem-sucedida retrospectiva de seu principal trabalha até aquele momento. Esta exposição lionized o artista, trouxe em plena vista do público na América do âmbito da sua arte, e resultou em uma reinterpretação de seu trabalho por historiadores de arte contemporânea e estudiosos.

Antes de 1901

Formação de Picasso sob seu pai começou antes de 1890. Seu progresso pode ser rastreada na coleção de primeiras obras agora detidos pelo Museu Picasso em Barcelona , que fornece um dos registros mais completos existentes de começos de qualquer artista major. Durante 1893 a qualidade juvenil de seus primeiros trabalhos cai, e em 1894 a sua carreira como um pintor pode ser dito ter começado. O realismo académico aparente nos trabalhos de meados da década de 1890 é bem exibido na Primeira Comunhão (1896), uma grande composição que retrata a sua irmã, Lola. No mesmo ano, com a idade de 14, ele pintou Retrato de Tia Pepa, um retrato vigoroso e dramático que Juan-Eduardo Cirlot chamou de "sem dúvida, um dos maiores em toda a história da pintura espanhola."

Em 1897 seu realismo ficou tingida com Influência simbolista, em uma série de pinturas de paisagens prestados em violeta não naturalista e tons de verde. O que alguns chamam seu período modernista (1899-1900) seguido. Sua exposição ao trabalho de Rossetti, Steinlen, Toulouse-Lautrec e Edvard Munch, combinada com a sua admiração por favoritos velhos mestres como El Greco, levou Picasso a uma versão pessoal do modernismo em seus trabalhos deste período.

Período Azul

La Vie (1903), Cleveland Museum of Art
The Old Guitarist (1903), Instituto de Arte de Chicago

Período azul de Picasso (1901-1904) consiste em pinturas sombrias prestados em tons de azul e azul esverdeado, simplesmente aquecido ocasionalmente por outras cores. Ponto de partida deste período é incerto; ele pode ter começado na Espanha, na primavera de 1901, ou em Paris, na segunda metade do ano. Muitas pinturas de mães magras com crianças datam deste período. Em seu uso austero da cor e da matéria sujeita às vezes triste - prostitutas e mendigos é tema freqüente - Picasso foi influenciado por uma viagem através da Espanha e pelo suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. A partir do Outono de 1901, ele pintou vários retratos póstumos de Casagemas, culminando com a pintura alegórica sombrio La Vie (1903), agora na Cleveland Museum of Art.

O mesmo humor permeia o conhecido gravura A Repasto Frugal (1904), que descreve um homem cego e uma mulher perspicaz, tanto magro, sentado em uma mesa quase nua. A cegueira é um tema recorrente na obra deste período de Picasso, também representado na refeição do Blindman (1903, Metropolitan Museum of Art) e no retrato de Celestina (1903). Outros trabalhos incluem Retrato de Soler e Retrato de Suzanne Bloch.

Período Rose

Pablo Picasso, Garçon à la pipe, (Menino com Cachimbo), de 1905, Período Rose

O período de Rosa (1904-1906) é caracterizado por um estilo mais alegre, com cores laranja e rosa, e com muitas pessoas do circo, acrobatas e arlequins conhecidos na França como saltimbanques. O Arlequim, um personagem cômico geralmente representado na checkered modelado vestuário, tornou-se um símbolo pessoal para Picasso. Picasso conheceu Fernande Olivier, um modelo para escultores e artistas, em Paris, em 1904, e muitas dessas pinturas são influenciados por seu relacionamento caloroso com ela, além de sua maior exposição a pintura francesa. O clima geralmente otimista e otimista de pinturas neste período é reminiscente do período de 1899-1901 (ou seja, pouco antes do período azul) e 1904 pode ser considerado um ano de transição entre os dois períodos.

Período Africano de influência

Les Demoiselles d'Avignon (1907), Museu de Arte Moderna de Nova York

Período Africano de influência de Picasso (1907-1909) começa com as duas figuras à direita na sua pintura, Les Demoiselles d'Avignon, que foram inspirados por artefatos africanos. Ideias formais desenvolvidas durante este período conduzem diretamente para o período cubista que se segue.

Cubismo

Analytic cubismo (1909-1912) é um estilo de pintura de Picasso desenvolvido junto com Georges Braque usando acastanhada preto e branco e cores neutras. Ambos os artistas desmontou objetos e "analisados"-los em termos de suas formas. De Picasso e Braque pinturas ainda têm muitas semelhanças. Cubismo sintético (1912-1919) foi um maior desenvolvimento do gênero, em que cortar fragmentos de papel - muitas vezes wallpaper ou partes de páginas de jornais - foram colados em composições, marcando o primeiro uso de collage in fine art.

Classicismo e surrealismo

No período seguinte a agitação da I Guerra Mundial, Picasso produziu um trabalho em um neoclássico estilo. Este " retorno à ordem "é evidente no trabalho de muitos artistas europeus na década de 1920, incluindo André Derain, Giorgio de Chirico, Gino Severini, os artistas do Nova Objetividade e movimento do Movimento Novecento Italiano. Pinturas de Picasso e desenhos deste período freqüentemente lembrar a obra de Raphael e Ingres.

Durante a década de 1930, o minotaur substituiu o harlequin como um motivo comum em seu trabalho. Seu uso do minotaur veio em parte de seu contato com o surrealistas, que muitas vezes usou como seu símbolo, e ele aparece em Guernica de Picasso. O minotauro e amante de Picasso Marie-Thérèse Walter são fortemente caracterizado em sua célebre Suíte Vollard de gravuras.

Indiscutivelmente trabalho mais famoso de Picasso é sua descrição do Alemão bombardeio de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola - Guernica. Esta grande tela personifica para muitos, a desumanidade, brutalidade e desespero da guerra. Instado a explicar seu simbolismo, Picasso disse: "Não cabe ao pintor para definir os símbolos. Caso contrário, seria melhor se ele escreveu-los em tantas palavras! O público que olhar para a imagem deve interpretar os símbolos como eles compreendê-los. "

Guernica estava em exposição em Nova Iorque de Museu de Arte Moderna por muitos anos. Em 1981, ele foi devolvido à Espanha e foi em exposição no Casón del Buen Retiro. Em 1992, a pintura foi colocado em exposição em Madrid de Reina Sofía Museum quando abriu.

Trabalhos posteriores

O Chicago Picasso um 50 'high público Escultura cubista. Doada por Picasso para o povo de Chicago

Picasso foi um dos 250 escultores que exibiram no 3ª Internacional de Escultura realizada no Philadelphia Museum of Art, em meados de 1949. Na década de 1950, o estilo de Picasso mudou mais uma vez, quando ele tomou a produzir reinterpretações da arte dos grandes mestres. Ele fez um série de trabalhos baseados Pintura de Velázquez de Las Meninas. Ele pinturas também com base em obras de Goya , Poussin, Manet, Courbet e Delacroix.

Ele foi contratado para fazer um maquete de um enorme 50 pés (15 m) -Alta escultura pública a ser construído em Chicago, conhecido geralmente como o Chicago Picasso. Ele se aproximou do projeto com uma grande dose de entusiasmo, projetando uma escultura que foi ambígua e um tanto controversa. O que a figura representa não é conhecido; ele poderia ser um pássaro, um cavalo, uma mulher ou uma forma totalmente abstrata. A escultura, um dos mais famosos marcos históricos no centro de Chicago, foi inaugurada em 1967. Picasso recusou a pagar US $ 100.000 para ele, doá-lo ao povo da cidade.

Trabalhos finais de Picasso eram uma mistura de estilos, o seu meio de expressão em fluxo constante até o final de sua vida. Dedicando suas energias ao seu trabalho, Picasso tornou-se mais ousado, suas obras mais colorido e expressivo, e de 1968 a 1971, ele produziu uma enxurrada de pinturas e centenas de gravuras em cobre. Na época essas obras foram demitidos pela maioria como fantasias pornográficas de um ancião impotente ou as obras slapdash de um artista que foi passado de seu primo. Só mais tarde, depois da morte de Picasso, quando o resto do mundo da arte tinha mudado desde o expressionismo abstrato, fez a comunidade crítica vêm ver que Picasso já tinha descoberto neo-expressionismo e foi, como tantas vezes antes, à frente de seu tempo.

Comemoração e legado

Picasso era excepcionalmente prolífico durante toda a sua longa vida útil. O número total de obras de arte que ele produziu foi estimado em 50.000, compreendendo 1.885 pinturas; 1228 esculturas; 2880 cerâmica, cerca de 12.000 desenhos, muitos milhares de cópias, e numerosas tapeçarias e tapetes. No momento da sua morte muitas de suas pinturas estavam em sua posse, como ele tinha mantido fora do mercado de arte que ele não precisa de vender. Além disso, Picasso tinha uma coleção considerável do trabalho de outros artistas famosos, alguns seus contemporâneos, como Henri Matisse , com quem tinha trocado obras. Desde Picasso não deixou nenhuma vontade, as suas funções morte (imposto de propriedade) para o Estado francês foram pagos sob a forma de suas obras e outros de sua coleção. Estes trabalhos formar o núcleo do imenso e representante da recolha Musée Picasso, em Paris. Em 2003, parentes de Picasso inaugurou um museu dedicado a ele em sua cidade natal, Málaga, Espanha, Museo Picasso Málaga.

O Museu Picasso em Barcelona caracteriza muitas das suas primeiras obras, criadas enquanto ele estava morando na Espanha, incluindo muitas obras raramente visto que revelam sua base sólida em técnicas clássicas. O museu também tem muitos estudos de figura preciso e detalhado feito em sua juventude sob a tutela de seu pai, bem como a extensa coleção de Jaime Sabartés, seu amigo e secretário pessoal.

Várias pinturas de Picasso classificação entre os a maioria das pinturas caras do mundo. Garçon à la pipe vendido por US $ 104 milhões em Sotheby em 4 de Maio de 2004, estabelecendo um novo recorde de preço. Dora Maar au Chat vendido por US 95,2 milhões dólares na Sotheby em 3 de Maio de 2006. Em 4 de maio de 2010, Nude, folhas verdes e busto foi vendido em Christie para 106,5 milhões dólares. O trabalho 1932, que retrata a amante de Picasso Marie-Thérèse Walter reclinável e como um busto, estava na coleção pessoal de Los Angeles filantropo Frances Lasker Brody, que morreu em novembro de 2009. O recorde em leilão anterior (104.300 mil dólares) foi criado em fevereiro de 2010, por Alberto Giacometti de Walking Man I.

A partir de 2004, Picasso continua a ser o maior artista classificados (com base nas vendas de seus trabalhos em leilões) de acordo com o relatório de tendências do mercado de arte. Mais de suas pinturas foram roubadas do que os de qualquer outro artista; o Art Loss Register tem 550 de suas obras listadas como desaparecidas.

As funções de Administração Picasso como sua propriedade oficial. O representante de direitos autorais dos Estados Unidos para a Administração Picasso é o Artistas Rights Society.

No filme de 1996 Os Amores de Picasso, Picasso é retratado pelo ator Anthony Hopkins. Picasso é também um personagem em Steve Martin jogada 1993, Picasso no Lapin Agile.

Grandes exposições recentes

Picasso: Obras-primas do Museu Nacional Picasso, Paris, uma exposição de 150 pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias do Museu Picasso Nacional em Paris. A programação inclui exposição itinerante:

  • 8 Outubro de 2010 - 17 de janeiro de 2011, Seattle Art Museum, Seattle , Washington, EUA.
  • 19 de fevereiro de 2011 - Maio 15 2011, Virginia Museum of Fine Arts, Richmond, Virgínia, EUA.
  • 11 Junho de 2011 - 09 de outubro de 2011, MH de Young Memorial Museum, San Francisco , Califórnia, EUA.
  • 12 Novembro de 2011 - 25 de março de 2012, Galeria de Arte de New South Wales, Sydney , Austrália.
  • 28 de abril de 2012 - agosto 26 2012, Galeria de Arte de Ontário, Toronto , Ontário, Canadá.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pablo_Picasso&oldid=544118800 "