Conteúdo verificado

Barcelona

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Informações de fundo

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Barcelona
- Municipality -
A partir da esquerda: Barcelona skyline, Castell dels Tres dragões, Porto de Barcelona, Sagrada Família, Camp Nou, Praia Mar Bella

Bandeira

Brasão
Apelido (s): Ciutat Comtal (Cidade dos Condes),
Barna, BCN
Barcelona está localizado em Espanha
Barcelona
Localização de Barcelona dentro da Espanha
Barcelona está localizado na Catalunha
Barcelona
Localização de Barcelona dentro Catalonia
Coordenadas: 41 ° 23'N 2 ° 11'E Coordenadas: 41 ° 23'N 2 ° 11'E
País Espanha Espanha
Comunidade Autónoma Catalonia Catalonia
Província Barcelona
Comarca Barcelonès
Distritos
Governo
• Tipo Mayor-Conselho
• Corpo Ajuntament de Barcelona
• Prefeito Xavier Trias ( CiU)
Área
Municipalidade 101,9 km 2 (39,3 MI quadrado)
• Urban 803 km 2 (310 sq mi)
Elevation ( AMSL) 12 m (39 ft)
População (2009)
Municipalidade 1.621.537 (limites da cidade)
3.218.071 ( Mais Barcelona)
• Densidade 15.991 / km 2 (41.420 / sq mi)
Urbano 4223000 Aumentar
Zona urbana 4440629 Aumentar
Metro 5375774 Aumentar
Demonym Barcelonesa ou Barcelonian
Barceloni, Barcelonina ( ca)
Barcelonés, Barcelonesa ( es )
Fuso horário CET ( UTC + 1)
• Summer ( DST) CEST ( UTC + 2)
Código postal 08.001-08.080
Código de área +34 (Espanha) 93 (Cidade)
Língua oficial (s) Catalão e espanhol
Site www.barcelona.cat

Barcelona (Inglês / b ɑr s ɨ l n ə /, Catalão: [Bərsəɫonə], espanhol: [Barθelona]) é a capital da Catalunha ea segunda maior cidade da Espanha , depois de Madrid , com uma população de 1.621.537 dentro de seus limites administrativos em uma área de 101,4 km 2 (39 sq mi). A área urbana de Barcelona estende além dos limites administrativos da cidade com uma população de entre 4,2 e 4,5 milhões dentro de uma área de 803 km 2 (310 sq mi), sendo o sexta área urbana mais populosa na União Europeia após Paris , Londres , o Ruhr, Madrid e Milão . Cerca de cinco milhões de pessoas vivem na Barcelona área metropolitana. É também a maior metrópole no Mar Mediterrâneo . Ele está localizado no Mediterrâneo costa entre a foz dos rios Llobregat e Besòs e é delimitada a oeste pelo Serra de Collserola cume (512 m / 1680 pés).

Fundada como uma cidade romana, Barcelona se tornou a capital do Município de Barcelona. Após a fusão com a Reino de Aragon, Barcelona se tornou a cidade mais importante da Coroa de Aragão. Assediada várias vezes durante a sua história, Barcelona tem uma rica herança cultural e é hoje um importante centro cultural e um importante destino turístico. Particularmente conhecido são as obras arquitetônicas de Antoni Gaudí e Lluís Domènech i Montaner, que foram designados UNESCO Património Mundial . A sede da União para o Mediterrâneo está localizado em Barcelona. A cidade é conhecida por sediar a 1992 Jogos Olímpicos de Verão, bem como de classe mundial conferências e exposições e também muitos torneios esportivos internacionais.

Barcelona é hoje um dos principais turísticas, econômicas, feira / exposições do mundo e centros culturais de esportes, e sua influência no comércio, educação, entretenimento, mídia, moda, ciência e as artes contribuem a seu status como um dos principais cidades globais do mundo. Na verdade, é um grande centro cultural e econômico no sudoeste da Europa ( Península Ibérica), 26 no mundo (depois de Moscou , antes de Dubai ) e um centro financeiro crescente ( Diagonal Mar e Gran Via). É o quarta cidade economicamente poderosa pelo PIB na União Europeia e 35 no mundo, com uma produção no valor de € 177.000.000.000. A partir de 2009 a cidade foi classificada Europa do terceiro e um dos mais bem-sucedidos do mundo como uma marca da cidade. Ao mesmo tempo, a cidade ficou em quarto lugar melhor cidade da Europa para negócios e mais rápida melhoria da cidade europeia, com um crescimento melhorado em 17% por ano. Barcelona é a hub de transporte com um dos principais portos da Europa, Aeroporto Internacional de Barcelona, que lida com acima de 34 milhões de passageiros por ano, extensa rede de auto-estrada e também é um centro de ferroviária de alta velocidade, em particular a que se destina a conectar Espanha com a França eo resto da Europa como o segundo mais longo do mundo.

Names

O nome vem do Barcelona ibérico antigo Fenícia Barkeno, atestada em uma inscrição em moeda antiga Roteiro Ibérica como Barkeno no roteiro Ibérica levantino , Na Grécia Antiga fontes como Βαρκινών, Barkinṓn; e em latim como Barcino, Barcilonum e Barceno.

Durante a Idade Média , a cidade foi variadamente conhecida como Barchinona, Barcalona, Barchelonaa, e Barchenona.

Algumas fontes dizem que a cidade pode ter sido nomeado após o general cartaginês Amílcar Barca, que era suposto ter fundado a cidade no século 3 aC.

Nome do Barcelona é por vezes abreviado como "Barna". Hoje em dia, as pessoas estrangeiras por vezes erradamente se referir a Barcelona como 'Barça', o nome popular do FC Barcelona clube desportivo. Algumas pessoas (principalmente em espanhol / catalão) também usam "BCN", muitas vezes escrito 'Bcn', que na verdade corresponde à IATA código do aeroporto do Barcelona-El Prat Airport.

História

A fundação de Barcelona é o assunto de duas lendas diferentes. A primeira atribui a fundação da cidade para o mitológico Hércules. A segunda lenda atribui a fundação da cidade diretamente ao histórico Cartaginês Amílcar Barca, pai de Hannibal , que nomeou a cidade Barcino após sua família no século 3 aC.

Em cerca de 15 aC, os romanos redesenhou a cidade como um castro (acampamento militar romano) centrada na "Mons Taber", uma pequena colina perto do salão de cidade contemporânea ( Plaça de Sant Jaume). Sob os romanos, era uma colônia com o sobrenome de Faventia, ou, na íntegra, Colonia Faventia Julia Augusta Pia Barcino ou Colonia Julia Augusta Faventia Paterna Barcino. Pomponius Mela menciona entre as pequenas cidades do distrito, provavelmente como foi eclipsado por seu vizinho Tarraco (moderno Tarragona), mas podem ser recolhidas a partir de escritores posteriores que gradualmente cresceu em riqueza e consequentemente, como foi favorecido com uma bela situação e um excelente porto. Ele gozava de imunidade de encargos imperiais. A cidade cunhadas suas próprias moedas; alguns desde a época de Galba sobreviver.

Basílica de La Mercè (Mare de Déu de la Mercè)

Alguns importantes ruínas romanas estão expostas sob a Plaça del Rei, sua entrada localizado pelo museu da cidade ( Museu d'Història de la Ciutat); o plano de grade tipicamente romana é ainda hoje visível no layout do centro histórico, a Barri Gòtic ("Bairro Gótico"). Alguns fragmentos remanescentes das muralhas romanas foram incorporados a catedral. A catedral, também conhecida como a Basílica La Seu, é dito ter sido fundado em 343. A cidade foi conquistada pelo Visigodos no início do século quinto, tornando-se por alguns anos a capital de todos Hispania. Depois de ser conquistada pelos árabes no início do século oitavo, foi conquistada em 801 por Carlos Magno filho 's Louis, que fez Barcelona a sede do carolíngio " Março hispânica "(Marca Hispânica), um zona tampão governado pelo Contagem de Barcelona.

Condes de Barcelona tornou-se cada vez mais independente e expandiram seu território para incluir todos Catalunha. Em 1137, Aragão eo Município de Barcelona se fundiram em união dinástica com o casamento de Ramon Berenguer IV e Petronilla de Aragão, os seus títulos em definitivo, suportado por uma única pessoa, quando seu filho Alfonso II de Aragão subiu ao trono em 1162. Seus territórios foram mais tarde a ser conhecido como o Coroa de Aragão, que conquistou muitos possessões ultramarinas e governou o oeste Mar Mediterrâneo com áreas periféricas em Nápoles e da Sicília e, tanto quanto Atenas, no século 13. A formação de uma ligação dinástica entre as coroas de Aragão e Castela marcou o início do declínio de Barcelona. O Bank of Barcelona, provavelmente o mais antigo banco público na Europa, foi criada pela cidade magistrados em 1401. Originou-se de necessidades do Estado, assim como o Banco de Veneza (1402) eo Banco de Génova (1407).

Barcelona em 1563

O casamento de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela em 1469 uniu as duas linhas reais. Madrid se tornou o centro do poder político, enquanto a colonização das Américas reduziram a importância financeira (pelo menos em termos relativos) de comércio do Mediterrâneo. Barcelona sempre foi o reduto de Separatismo catalão e foi o centro do Revolta Catalão (1640-1652) contra Filipe IV de Espanha. A grande praga de 1650-1654 para metade a população da cidade.

A fortaleza de Montjuïc, ponto mais a sul a partir do qual foram feitas medições para o cálculo do definição meridional do medidor

No século 18, a fortaleza foi construída em Montjuïc com vista para o porto. Em 1794, esta fortaleza foi usado pelo astrônomo francês Pierre François André Méchain para observações relativas a um inquérito que se estende até Dunkirk que forneceu a base oficial da medição de um metro. O bar metros definitivo, fabricados a partir de platina, foi apresentado à Assembleia Legislativa francesa em 22 de junho de 1799. O Guerras napoleônicas deixaram a província devastada, mas o período do pós-guerra viu o início da industrialização.

A cidade era um reduto republicano durante a Guerra Civil Espanhola, ea queda da cidade em 26 de janeiro de 1939 causou um êxodo em massa de civis que fugiram para a fronteira francesa. A resistência de Barcelona para De Franco golpe de Estado era ter efeitos duradouros após a derrota do governo republicano. As instituições autónomas de Catalunha foram suprimidos, e a utilização do A língua catalã na vida pública foi suprimida. Barcelona manteve a segunda maior cidade da Espanha, no coração de uma região que foi relativamente industrializado e próspero, apesar da devastação da guerra civil. O resultado foi uma imigração em grande escala a partir de regiões mais pobres da Espanha (particularmente Andaluzia, Murcia e Galicia), que por sua vez levou à rápida urbanização. Barcelona sediou os Jogos Olímpicos em 1992, que ajudou a revitalizar a cidade.

A vista panorâmica de Barcelona (clique para ampliar)

Geografia

Barcelona a partir do espaço

Barcelona está localizada na costa nordeste do Península Ibérica, de frente para o Mar Mediterrâneo , em um planície de aproximadamente 5 km (3 mi) de largura limitada pela cordilheira de Collserola, o Rio Llobregat para o sudoeste eo Besòs rio ao norte. Esta planície cobre uma área de 170 km 2 (66 sq mi), dos quais 101 km² (38,9 MI quadrado) são ocupados pela própria cidade. Ele é de 120 km (75 milhas) ao sul do Pirinéus eo Fronteira catalã com França.

Tibidabo, 512 m (1.680 pés) de altura, oferece vistas impressionantes sobre a cidade e é coberto pelos 288,4 m (946,2 pés) Torre de Collserola, uma torre de telecomunicações que é visível a partir da maioria da cidade. Barcelona é salpicado com pequenas colinas, a maioria deles urbanizados, que deu seu nome para os bairros construídos em cima deles, como Carmel (267 m), Putxet (181 m) e Rovira (261 m). A escarpa de Montjuïc (173 m), situado a sudeste, com vista para o porto e é encimado por Montjuïc castelo, uma fortaleza construída nos séculos 17-18th para controlar a cidade como uma substituição para o Ciutadella. Hoje, a fortaleza é um museu e é o lar de Montjuïc esportivos e culturais vários locais, bem como o maior parque de Barcelona e jardins.

As fronteiras da cidade nos municípios de Santa Coloma de Gramenet e Sant Adrià de Besòs para o norte; o Mar Mediterrâneo , a leste; El Prat de Llobregat e L'Hospitalet de Llobregat para o sul; e Sant Feliu de Llobregat, Sant Just Desvern, Esplugues de Llobregat, Sant Cugat del Vallès, e Montcada i Reixac a oeste.

Clima

Barcelona Kliimadiagramm.png

Barcelona tem uma Clima mediterrâneo ( Classificação de Köppen clima: Csa), com invernos suaves e húmidos e verões quentes e secos.

Sua temperatura média anual é de 20 ° C (68 ° F) durante o dia e 11 ° C (52 ° F) durante a noite. A temperatura média anual do mar é de cerca de 18 ° C (64 ° F). No mês mais frio - Janeiro, a temperatura varia tipicamente de 8 a 17 ° C (46 a 63 ° F) durante o dia, 2 a 10 ° C (36-50 ° F) durante a noite e a temperatura média é de 13 ° mar C (55 ° F). No mês mais quente - agosto, a temperatura varia tipicamente de 25 a 31 ° C (77-88 ° F) durante o dia, cerca de 20 ° C (68 ° F) durante a noite e a temperatura média do mar é de 25 ° C (77 ° F). Geralmente - o verão / "feriado" temporada dura cerca de seis meses, de Maio a Outubro. Dois meses - Abril e Novembro - são transitórias; por vezes, a temperatura superior a 20 ° C (68 ° F), com uma temperatura média de 17-18 ° C (63-64 ° F) durante o dia e 8-9 ° C (46-48 ° F) durante a noite. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios, com temperaturas médias em torno de 14 ° C (57 ° F) durante o dia e 5 ° C (41 ° F) à noite. Grandes flutuações de temperatura são raros, especialmente nos meses de verão.

Barcelona tem média de vários dias de chuva por mês (≥ 1 mm) e umidade relativa média anual é de 72%, variando de 69% em julho para 75% em outubro. Duração da luz do sol é 2.524 horas por ano, de 138 (média de 4,5 horas de sol por dia) em dezembro para 310 (média de 10 horas de sol por dia) em julho.

Os dados climáticos para Barcelona
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Média alta ° C (° F) 13,4
(56,1)
14,6
(58,3)
15,9
(60,6)
17,6
(63,7)
20,5
(68,9)
24,2
(75,6)
27,5
(81,5)
28,0
(82,4)
25.5
(77,9)
21,5
(70,7)
17,0
(62,6)
14,3
(57,7)
20,0
(68)
Média diária ° C (° F) 8,9
(48)
10,0
(50)
11,3
(52,3)
13,1
(55,6)
16,3
(61,3)
20,0
(68)
23,1
(73,6)
23,7
(74,7)
21,1
(70)
17,1
(62,8)
12,6
(54,7)
10,0
(50)
15,6
(60,1)
Média baixa ° C (° F) 4.4
(39.9)
5.3
(41.5)
6,7
(44.1)
8,5
(47.3)
12,0
(53,6)
15,7
(60.3)
18,6
(65,5)
19,3
(66,7)
16,7
(62,1)
12,6
(54,7)
8.1
(46,6)
5,7
(42,3)
11.1
(52)
Precipitações mm (polegadas) 41
(1,61)
39
(1,54)
42
(1,65)
49
(1,93)
59
(2,32)
42
(1,65)
20
(0,79)
61
(2,4)
85
(3,35)
91
(3,58)
58
(2,28)
51
(2.01)
640
(25,2)
Média de dias. Precipitação (≥ 1 mm) 5 4 5 5 5 4 2 4 5 6 5 5 55
A média de horas de sol mensais 149 163 200 220 244 262 310 282 219 180 146 138 2524
Fonte: Organização Meteorológica Mundial (ONU), Agência Estatal de Meteorologia

Principais pontos turísticos

Sagrada Família igreja, Obra-prima de Gaudi

O Barri Gòtic (catalão para "Bairro Gótico") é o centro da antiga cidade de Barcelona. Muitos dos edifícios datam desde os tempos medievais, alguns de tão longe para trás como o assentamento romano de Barcelona. Catalão arquitetura modernista (relacionado com o movimento conhecido como Art Nouveau no resto da Europa), desenvolvido entre 1885 e 1950 e deixou um legado importante em Barcelona. Vários desses prédios são Patrimônio Mundial da UNESCO . Especialmente notável é o trabalho do arquiteto Antoni Gaudí, que pode ser visto por toda a cidade. Sua obra mais conhecida é a imensa, mas ainda inacabada igreja da Sagrada Família, que está em construção desde 1882, e ainda é financiada por doações privadas. A partir de 2007, a conclusão está prevista para 2026.

Barcelona também foi a casa de Mies van der Rohe de Barcelona Pavilion. Projetado em 1929 para a Exposição Internacional para a Alemanha, é um edifício icónico que veio para simbolizar a arquitetura moderna como a personificação de aforismos van der Rohe "menos é mais" e "Deus está nos detalhes." O pavilhão Barcelona foi concebido como uma estrutura temporária, e foi demolido em 1930 menos de um ano depois de ter sido construído. A recriação moderna por arquitetos espanhóis agora está em Barcelona, no entanto, construído em 1986.

Barcelona ganhou a 1999 RIBA Real Medalha de Ouro por sua arquitetura, o primeiro (e partir de 2012, única) vez que o vencedor tem sido uma cidade, e não um arquiteto individual.

Plaça Reial

Patrimônio Mundial da UNESCO

Barcelona é o lar de muitos pontos de interesse declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO :

Código Nome Ano Coordenadas Imagem
320-001 Parque Güell 1984 41 ° 24'59.6 "N 2 ° 09'07.9" E Colonnadeparkguell.jpg
320-002 Palau Güell 1984 41.379183 ° N 2.174445 ° E / 41.379183; 2.174445 (Palacio Güell) Palau Güell (2) .jpg
320-003 Casa Milà 1984 41 ° 23'51.3 "N 2 ° 09'46.9" E Casa Milà - Barcelona, Espanha - Jan 2007.jpg
320-004 Casa Vicens 2005 41 ° 22'50.5 "N 2 ° 10'30.6" E Casa Vicens (Barcelona) - 3.jpg
320-005 Fachada da Natividade e da cripta da Sagrada Família 2005 41 ° 24'19.8 "N 2 ° 10'30.2" E Sagradafami overview.jpg
320-006 Casa Batlló 2005 41 ° 22'00.3 "N 2 ° 09'59.0" E CasaBatllo 0170.JPG
804-001 Palau de la Música Catalana 1997 41 ° 23'16 "N 2 ° 10'30" E Palau de la Música - Interior general.JPG
804-002 Hospital de Sant Pau 1997 41 ° 24'50 "N 2 ° 10'30" E StPau-Administracio-Façana-7179sh.jpg

Edifícios e monumentos históricos

Catedral de Barcelona
  • Sagrada Família, o símbolo internacional de Barcelona
  • Palau de la Música Catalana e Hospital de Sant Pau, desenhado por Lluís Domènech i Montaner, incluído na lista Lista do Património da UNESCO em 1997.
  • Obras de Antoni Gaudí, incluindo Parque Güell, Palau Güell, Casa Milà ( La Pedrera), Casa Vicens, Sagrada Família (Natividade fachada e crypt), Casa Batlló, Cripta em Colonia Güell. Os três primeiros trabalhos foram inscritos como Património Mundial em 1984. Os outros quatro foram adicionados como extensões para o site em 2005.
  • A catedral de St. Eulália
  • Igreja de Santa Maria del Mar (gótico)
  • Igreja gótica de Santa Maria del Pi
  • Igreja de Sant Pau del Camp
  • Palau Reial Major, residência medieval do condes de Barcelona eo Reis de Aragão
  • O Monumento de Colombo
  • O Arco do Triunfo, um arco triunfal construído em 1888

Museus

O Museu Nacional de Arte da Catalunha.

Barcelona tem um grande número de museus, que cobrem diferentes áreas e eras. O Museu Nacional de Arte da Catalunha possui uma coleção bem conhecida de Arte românica, enquanto o Barcelona Museu de Arte Contemporânea concentra-se em pós-1945 e catalão Arte espanhola. O Fundação Joan Miró, Museu Picasso e Fundação Antoni Tàpies segurar importantes coleções de estes artistas de renome mundial.

Vários museus cobrir as áreas de história e arqueologia, como o Museu Histórico da Cidade, o Museu do História da Catalunha, o Museu de Arqueologia da Catalunha, o Barcelona Museu Marítimo e do Museu Egípcio de propriedade privada. O museu Erótico de Barcelona está entre os mais peculiares, enquanto Cosmocaixa é um museu de ciência que recebeu o Museu Europeu do Ano em 2006.

Parques

Parque Güell (Parc Güell)

Barcelona contém sessenta e oito parques municipais, dos quais doze são parques históricos, cinco são (botânico) parques temáticos, quarenta e cinco são parques urbanos e seis são parques florestais. Eles vão desde parques colete-bolso para grandes áreas de recreação. Os parques urbanos sozinho cobrir 10% da cidade (549,7 ha / 1,358.3 hectares). A superfície total do parque cresce cerca de 10 ha (25 acres) por ano, com uma proporção de 18,1 metros quadrados (195 pés quadrados) de área de parque por habitante.

De parques de Barcelona, Montjuïc é o maior, com 203 ha localizado na montanha de mesmo nome. Segue-se a Parc de la Ciutadella (que ocupa o lugar do antigo militar cidadela e que abriga o Edifício do Parlamento, o Barcelona Zoo e vários museus); 31 ha / 76,6 hectares, incluindo o jardim zoológico), os Guinardó Park (19 ha / 47,0 hectares), Parque Güell (projetado por Antoni Gaudí; 17,2 ha / 42,5 hectares), Oreneta Castle Park (também 17,2 ha / 42,5 hectares), Diagonal Mar Park (13,3 ha / 32,9 hectares, inaugurado em 2002), Nou Barris Central Park (13,2 ha / 32,6 hectares), Dragó Sports Park pode e Poblenou Park (ambos 11,9 ha / 29,4 hectares), o Labyrinth Park (9,10 ha / 22,5 hectares), em homenagem ao jardim labirinto que ele contém. Há também vários parques menores, por exemplo, o Parc de les Aigües (2 ha / 4.9 acres). Uma parte do Parque Collserolla também está dentro dos limites da cidade. PortAventura, um dos maiores parques de diversões na Europa com 3.000.000 visitantes por ano, está localizado a uma hora de carro de Barcelona.

Praias

A praia Barceloneta

Praia de Barcelona foi listado como número um em uma lista das dez melhores praias da cidade no mundo de acordo com a National Geographic e Discovery Channel. Barcelona contém sete praias, totalizando 4,5 km (2,8 mi) de litoral. Sant Sebastià, Barceloneta e Somorrostro praias, ambos os 1.100 m (3.610 pés) de comprimento, são o maior, mais antigo e das praias mais frequentadas em Barcelona. O Porto Olímpico separa-los das outras praias da cidade: Nova Icaria, Bogatell, Mar Bella, Nova Mar Bella e Llevant. Estas praias (variando 400-640 m / 1.300 a 2.100 pés) foram abertas como resultado da reestruturação da cidade para sediar a Jogos Olímpicos de Verão de 1992, quando um grande número de edifícios industriais foram demolidas. Actualmente, a areia da praia é artificialmente reabastecido dado que as tempestades remover regularmente grandes quantidades de material. O 2.004 Fórum Universal das Culturas deixou a cidade uma zona balnear concreto grande por parte eastmost do litoral da cidade.

Praias de Barcelona

Demografia

A evolução demográfica, 1900-2007, de acordo com a espanhola Instituto Nacional de Estadística

De acordo com a Câmara Municipal de Barcelona, a população de Barcelona em 1º de junho de 2006 foi de 1.673.075 pessoas, é o principal componente de um área administrativa da Grande Barcelona, com uma população de 3.218.071, em uma área de 636 km² (densidade de 5.060 hab / km²). A população da área urbana era 4.223.000. É o núcleo central do Barcelona área metropolitana, que conta com uma população de 5.083.000.

A densidade populacional de 15.779 habitantes Barcelona foi por quilómetro quadrado (40.870 / sq mi), com Eixample ser o distrito mais populoso. 62% dos habitantes nasceram em Catalunha, com um 23,5% proveniente do resto da Espanha. Dos 13,9% de outros países, uma proporção que tem mais do que triplicou desde 2001, quando foi de 3,9%, a maioria vêm de (em ordem) Equador , Peru , Marrocos , Colômbia , Argentina , Paquistão e China . A cidade também tem o maior judeu comunidade em Espanha, com um número estimado de 3.500 judeus que vivem na cidade.

Como língua oficial, o espanhol é quase universalmente entendido em Barcelona. Além disso, 95% da população compreender própria nativo catalã A língua catalã, enquanto 74,6% se pode falar isso, 75% pode lê-lo, e de 47,1% pode escrevê-lo, graças à língua imersão sistema educacional. Enquanto a maioria da população do estado são Católica Romana (208 igrejas), há também uma série de outros grupos, incluindo Evangélica (71 locais, principalmente professada por Roma), Testemunhas de Jeová (21 Salões do Reino) e budistas (13 locais), e um número de Os muçulmanos, devido à imigração.

Forum Park em Barcelona

Em 1900, Barcelona tinha uma população de 533.000 pessoas, o que cresceu de forma constante, mas lentamente até 1950, quando começou a absorver um elevado número de pessoas de outras partes menos industrializadas da Espanha. A população de Barcelona atingiu o pico em 1979, com 1.906.998 pessoas, e caiu ao longo dos anos 1980 e 1990 à medida que mais pessoas procuraram um maior qualidade de vida nas cidades periféricas na Área Metropolitana de Barcelona. Depois fundo do poço em 2000, com 1.496.266 pessoas, a população da cidade começou a subir novamente como pessoas mais jovens começaram a voltar, causando um grande aumento nos preços das casas.

Densidade populacional

Nota: Este texto é inteiramente baseado no banco de dados estatística municipal fornecida pela prefeitura.

Barcelona é uma das cidades mais densamente povoadas da Europa. Para o ano de 2008, o conselho municipal calculou a população de 1.628.090 de estar na 102,2 km 2 município porte, dando à cidade uma densidade média de 15.926 habitantes por quilômetro quadrado.

No caso de Barcelona, no entanto, a distribuição da terra é extremamente desigual. Metade do município ou 50,2 km 2, tudo isso localizado à beira municipal é composta de dez bairros menos densamente povoadas que contenham menos de 10% da população da cidade, o desabitada Zona Franca área industrial e Parque florestal Montjuïc. Deixando os restantes 90% ou ligeiramente abaixo de 1,5 milhões de habitantes vivendo nas restantes 52 quilômetros quadrados em uma densidade média perto de 28.500 habitantes por quilômetro quadrado.

Dos 73 bairros da cidade, 45 tinham uma densidade populacional acima de 20.000 habitantes por quilômetro quadrado, com uma população combinada de 1.313.424 habitantes que vivem em 38,6 km 2 em uma densidade média de 33.987 habitantes por quilómetro quadrado. Os 30 bairros mais densamente povoadas foram responsáveis por 57,5% da população da cidade ocupando apenas 22,7% do município, ou em outras palavras, 936.406 pessoas que vivem em uma densidade média de 40.322 habitantes por quilômetro quadrado. Maior densidade da cidade encontra-se em e ao redor do bairro de la Sagrada Família, onde quatro dos bairros mais densamente povoadas da cidade estão localizados lado a lado, todos com uma densidade de população superior a 50.000 habitantes por quilômetro quadrado.

Economia

Barcelona Business Center

Informações gerais

Centro de Convenções Fórum e Barcelona Bolsa de Valores

A área metropolitana de Barcelona compreende mais de 66% das pessoas em uma das regiões mais ricas da Europa - Catalunha, com um PIB per capita no valor de 30.300 € (21% mais do que a média da UE ). A área metropolitana de Barcelona teve um PIB no valor de 177.000 milhões dólares, o equivalente a 34.821 dólares americanos em termos per capita (44% mais do que a média da UE) tornando-se o quarto cidade economicamente poderosa pelo PIB na União Europeia e 35 no mundo em 2009. cidade de Barcelona teve um muito elevado PIB de 80.894 € per capita em 2004, de acordo com Eurostat. Além disso, o Barcelona foi a quarta melhor cidade de negócios da Europa e mais rápida melhoria cidade europeia, com um crescimento melhorado em 17% por ano a partir de 2009.

Barcelona é a 14 mais "cidade habitável" do mundo segundo a revista de estilo de vida Monocle. Da mesma forma, de acordo com analistas de Inovação 2thinknow, Barcelona ocupa o 13º lugar no mundo em Inovação Cidades Global Index ™.

Barcelona tem uma tradição mercantil de longa data. Menos conhecido é que a região foi um dos primeiros a começar a industrialização Europa continental, começando com trabalhos relacionados com têxteis de meados da década de 1780, mas realmente ganhando força em meados do século 19, quando se tornou um importante centro para a produção de têxteis e máquinas. Desde então, a produção tem desempenhado um grande papel na sua história.

Borsa de Barcelona (Barcelona Stock Exchange) é a principal bolsa de valores na parte nordeste da Península Ibérica.

Feira e exposições

World Trade Center Barcelona

Baseando-se em sua tradição de arte criativa e artesanato, Barcelona é conhecida por seu premiado design industrial. Ele também tem várias salas de congressos, designadamente Fira de Barcelona - a segunda maior do comércio centros de feiras e exposições na Europa, que hospedam um número rapidamente crescente de eventos nacionais e internacionais a cada ano (actualmente acima de 50). Locais de Fira de Barcelona total é de 405 mil m 2 (41 ha), sem contar Gran Via centrar-se na Plaza de Europa. No entanto, a crise econômica e cortes profundos em viagens de negócios estão a afectar o posicionamento do Conselho da cidade como um centro de convenções.

Um centro de negócios importante, o World Trade Center Barcelona, está localizado em Barcelona de Port Vell porto.

A cidade é conhecida por sediar bem como conferências de nível mundial e exposições, incluindo a 1888 Exposición Universal de Barcelona, o Barcelona 1929 International Exposition (Expo 1929), o 2.004 Fórum Universal das Culturas e 2004 Fórum Urbano Mundial.

Turismo

Barcelona é a cidade 16th-mais-visitado no mundo ea quarta mais visitada da Europa depois de Paris, Londres e Roma , com vários milhões de turistas todos os anos.

Barcelona como internacionalmente famoso destino turístico, com inúmeras áreas de lazer, uma das melhores praias do mundo, clima ameno e quente, monumentos históricos, incluindo oito UNESCO Patrimônio Mundial da UNESCO , muitos hotéis de boa qualidade, e infra-estrutura turística desenvolvida.

Setor manufatureiro

Seat e Nissan fábricas e sede na cidade e subúrbios

Passado e presente, Barcelona é um importante centro de produção automóvel europeia. Anteriormente, havia fábricas de automóveis de AFA, Abadal, Actividades Industriales, Alvarez, América, Artés de Arcos, Balandrás, Baradat-Esteve, Biscúter, J. Castro, CLUA, David, Delfín, Díaz y Grillo, Caminhões Ebro, Edis, Elizalde, Automóviles España, Eucort, Fenix, Fábrica Hispano, Auto Academia Garriga, Fábrica Española de Automóviles Hebe, Hispano-Suiza, Huracán Motors, Talleres Hereter, Júnior SL, Kapi, La Cuadra, MA, Automóviles Matas, Motores y Motos, Nacional Custals, Nacional Pescara, Nacional RG, Nacional Rubi, Nacional Sitjes, Automóviles Nike, Orix, Otro Ford, Partia, Pegaso, PTV, Ricart, Ricart-España, Industrias Salvador, Siata Española, Stevenson, Romagosa y Compañía, Garaje Tempestade, Talleres Hereter, Trimak, Automóviles Victoria, Manufacturas Mecánicas Aleu.

Hoje, a sede e uma grande fábrica de Cadeira (maior fabricante de automóveis do espanhol) estão em um de seus subúrbios. Há também um é Nissan fábrica situa-se no logística e área industrial da cidade. Além disso, a fábrica de Derbi, grande fabricante de motocicletas, scooters e ciclomotores fica perto da cidade.

Como em outras cidades modernas, o setor de manufatura desde há muito tem sido ultrapassado pelo sector dos serviços, embora permaneça muito importante. Principais indústrias da região hoje são têxteis, química, farmacêutica, de motor, eletrônica, impressão, logística, edição, telecomunicações e serviços de tecnologia da informação.

Moda

The Brandery, desfile de moda em Barcelona.

A importância tradicional de têxteis se reflete na unidade de Barcelona para se tornar um grande centro de moda. A partir do verão de 2000, a cidade sediou o prestigioso Bread & Butter moda urbana feira até 2009, quando seus organizadores anunciou que estaria retornando a Berlim. Este foi um duro golpe para a cidade como a feira trouxe € 100 m da cidade em apenas três dias. Tem havido muitas tentativas de lançamento Barcelona como uma capital da moda, nomeadamente Gaudi Home. The Brandery , um desfile de moda urbana, é realizada em Barcelona, ​​duas vezes por ano. Barcelona é o terceiro mais importante capital da moda do mundo.

Governo e administrativas divisões

Palau de la Generalitat de Catalunya

Como a capital da comunidade autónoma da Catalunha, Barcelona é a sede do governo catalão, conhecido como o Generalitat de Catalunya ; destacam-se o poder executivo, o parlamento, e do Supremo Tribunal de Catalunha. A cidade é também a capital da Província de Barcelona e da Barcelonès comarca (distrito).

Barcelona é governada por um conselho municipal formado por 41 vereadores, eleitos para um mandato de quatro anos por o sufrágio universal. Como uma das duas maiores cidades de Espanha, Barcelona está sujeita a uma lei especial articulado através da Carta Municipal (Lei Municipal). A primeira versão desta lei foi aprovada em 1960 e alterado mais tarde, mas a versão atual foi aprovado em março de 2006. De acordo com esta lei, o conselho da cidade de Barcelona está organizada em dois níveis: a um político, com vereadores eleitos, e um executivo , que administra os programas e executa as decisões tomadas no plano político. Esta lei também dá ao governo local uma relação especial com o governo central e também dá prerrogativas do prefeito mais amplas por meio de comissões executivas municipais. Ela amplia os poderes do conselho da cidade em áreas como telecomunicações, trânsito da cidade, segurança rodoviária e segurança pública. Ele também dá um regime econômica especial para a tesouraria da cidade e dá o conselho de um veto em questões que serão decididas pelo governo central, mas que vai precisar de um relatório favorável do conselho.

A Câmara Municipal de Barcelona

O Comissió de Governo (Comissão de Governo) é o ramo executivo, formado por 24 conselheiros, liderada pelo prefeito, com cinco tenentes-prefeitos e 17 da cidade RUP conselho, cada um responsável por uma área de governo, e 5 vereadores não eleitos. O plenário, formado pelos 41 vereadores, tem de consultoria, planejamento, regulamentação e funções executivas fiscais. As seis Comissões del Consell Municipal (comissões do conselho de cidade) têm funções executivas e controladores no domínio da sua competência. Eles são compostos por um número de vereadores proporcional ao número de vereadores de cada partido político tem no plenário. O conselho da cidade tem competência nos domínios da planificação da cidade, transporte, impostos municipais, segurança vias públicas através da Guàrdia Urbana (polícia municipal), manutenção da cidade, jardins, parques e meio ambiente, instalações (como escolas, creches, centros esportivos, bibliotecas e assim por diante), cultura, esportes, juventude e bem-estar social. Algumas destas competências não são exclusivos, mas compartilhada com a Generalitat de Catalunya ou a central de governo espanhol.

Galeria de Gothic no Palau de la Generalitat

O poder executivo é liderado por um Chefe Executivo Municipal que responde ao prefeito. Ela é composta de departamentos que são legalmente parte do conselho da cidade e por entidades separadas legais dos dois tipes: serviços públicos autónomos e empresas públicas.

A sede do conselho da cidade está na Plaça de Sant Jaume, em frente à sede da Generalitat de Catalunya. Uma vez que o vinda do democracia espanhola, Barcelona tinha sido governada pelo PSC, primeiro com um maioria absoluta e, posteriormente, em coligação com ERC e ICV. Após a eleição de Maio de 2007, o CEI não renovar o acordo de coalizão e do CPS governado em uma coalizão minoritária com ICV como o parceiro júnior.

Depois de 32 anos, em 22 de Maio de 2011, CiU ganhou uma pluralidade de assentos na eleição municipal, ganhando 15 lugares para o de 11. O PSC PP mantenha 8 bancos, 5 ICV e ERC 2.

O Saló de Cent, na prefeitura de Barcelona.

Distritos

Distritos de Barcelona

Desde 1987, a cidade foi dividida em 10 administrativa distritos (Distritos em Catalão, distritos em espanhol), cada um com seu próprio conselho liderado por um vereador. A composição de cada conselho de distrito depende do número de votos que cada partido político tinha naquele distrito, portanto, um distrito pode ser conduzido por um conselheiro de um partido diferente do conselho executivo.

Os distritos são baseadas principalmente em divisões históricas. Vários dos bairros da cidade são antigas cidades anexadas pela cidade de Barcelona nos séculos 18 e 19 que ainda mantêm seu próprio caráter distinto. Os nomes oficiais destes distritos estão em língua catalã.

Educação

Paraninfo do UB

Barcelona tem um sistema de ensino superior bem desenvolvida de universidades públicas. O mais proeminente entre estes é o Universidade de Barcelona (fundado em 1450), uma instituição de pesquisa e ensino de renome mundial, com campi em torno da cidade. Barcelona também é a casa do Universidade Politécnica da Catalunha, eo mais recente Pompeu Fabra University, e, no setor privado, o Eada fundada em 1957, tornou-se a primeira instituição Barcelona para executar programas de formação Manager para a comunidade empresarial. IESE Business School, bem como a maior instituição privada de ensino, a Universidade Ramon Llull, que abrange as escolas de prestígio internacional e de institutos como o ESADE Business School. O Universidade Autônoma de Barcelona, outra universidade pública, está localizado em Bellaterra, uma cidade no Área Metropolitana. O Universidade Aberta da Catalunha, uma centrada na Internet privada aberta universidade , também é baseado em Barcelona.

Prédio histórico da Universidade de Barcelona, ​​vestíbulo de entrada

A cidade tem uma rede de escolas públicas, de viveiros para escolas de ensino médio, sob a responsabilidade de um consórcio liderado pelo conselho da cidade (embora o currículo é da responsabilidade da Generalitat de Catalunya). Há também muitas escolas privadas, alguns deles Católica Romana. A maioria dessas escolas recebem um subsídio público em uma base per-estudante, estão sujeitos a uma inspecção por parte das autoridades públicas, e são obrigados a seguir as mesmas diretrizes curriculares como escolas públicas, embora eles cobram propinas. Conhecido como ESCOLES concertades , eles são distintos de escolas, cujo financiamento é inteiramente privado ( Escoles privades ).

A língua de ensino nas escolas públicas e ESCOLES concertades é o catalão, como estipulado pela Lei catalão Educação 2009. Espanhol pode ser usado como uma língua de ensino pelos professores da literatura espanhola ou língua, e línguas estrangeiras por professores dessas línguas. Um programa de imersão parcial experimental adotado por algumas escolas permite para o ensino de uma língua estrangeira (Inglês, geralmente) em todo o currículo, embora este é limitado a um máximo de 30% do dia escolar. Nenhuma escola pública ou escola concertada em Barcelona pode oferecer 50% ou programas de imersão total em uma língua estrangeira, nem qualquer escola pública ou escola concertada oferecem programas de Bacharelado Internacional.

Cultura

Palau de la Música Catalana

Raízes culturais de Barcelona voltar 2.000 anos. Em maior medida do que o resto da Catalunha, onde nativa da Catalunha catalão é mais dominante, Barcelona é uma cidade bilíngüe: catalão e espanhol são as duas línguas oficiais e amplamente falado. O catalão falado em Barcelona, ​​Central catalão, é o mais próximo ao padrão catalão. Uma vez que o chegada da democracia, a cultura catalã (muito reprimida durante a ditadura de Franco) tem sido promovido, tanto através da recuperação de obras do passado e estimulando a criação de novas obras. Barcelona é designado como uma cidade de classe mundial pela globalização e World Cities Study Group e Rede.

Entretenimento e Artes Cênicas

O Ópera Liceu

Barcelona tem muitos locais para música ao vivo e teatro, incluindo a mundialmente famosa Gran Teatre del Liceu casa de ópera, o Teatro Nacional da Catalunha, o Teatre Lliure ea sala de concertos Palau de la Música Catalana. Barcelona é também a casa para o Barcelona e Catalunha Nacional Orquestra Sinfônica (Orquestra Simfònica de Barcelona i Nacional de Catalunya, geralmente conhecida como OBC), a maior orquestra sinfônica na Catalunha. Em 1999, o OBC inaugurou sua nova sede no Auditório novíssimo ( l'Auditori ). Ele realiza cerca de 75 concertos por temporada e seu diretor atual é Eiji Oue. A via principal de Las Ramblas é o lar de mímicos e artistas de rua. Anualmente dois grandes festivais de música pop ter lugar na cidade, o Festival Sónar eo Primavera Sound Festival. A cidade também tem uma próspera música alternativa cena, com grupos como The Pinker Tones recebendo atenção internacional.

Esportes

Estadi Olímpic de Montjuïc (Barcelona Estádio Olímpico), construído para osJogos Olímpicos de Verão de 1936 com o nomeOlimpíada do Povo.
O Camp Nou, o maior estádio da Europa.

Barcelona tem uma longa tradição desportiva e sediou os bem-sucedidos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, bem como várias partidas durante a Copa do Mundo da FIFA 1982 (nos dois estádios). Ele também já recebeu, entre outros, cerca de 30 eventos esportivos de importância internacional. Além disso, a cidade aspira a organizar os Jogos Olímpicos de Inverno 2022. A abertura, fechamento, cerimônias de medalhas e esportes indoor seria realizada em Barcelona, ​​enquanto esportes ao ar livre seria realizada em um resort de esqui nos Pirinéus, principalmente La Molina.

FC Barcelona é um clube desportivo mais conhecido mundialmente por seu futebol da equipe, um dos maiores do mundo e segundo clube de futebol mais rico do mundo. Tem 62 da nacional (igualmente 41 vice-campeã) e 15 continental (igualmente 10 vice-campeã) troféus, incluindo quatro do UEFA Champions League (da mesma forma três vice-campeão e campeão na verdade) e dois da Copa do Mundo de Clubes da FIFA ( Da mesma forma um vice-campeão e campeão na verdade). Além disso, o clube dele o único dos homens no mundo para realizar um sêxtuplo. FC Barcelona também tem equipes no FC Barcelona Regal (basquete), FC Barcelona Handbol (o futebol), FC Barcelona Hoquei ( hóquei em patins), FC Barcelona Hóquei no Gelo (hóquei no gelo), FC Barcelona Futsal (futsal) e FC Barcelona Rugby (Rugby união), todos eles vencedores do maior país e / ou competições europeias. Museu do clube é o segundo mais visitado na Catalunha. Duas vezes por temporada, os rivais cross-town FC Barcelona e concurso RCD Espanyol no derby local em La Liga, enquanto sua secção de basquetebol tem o seu próprio derby local na Liga ACB com a vizinha Joventut Badalona. Barcelona também tem outros clubes em categorias inferiores, como Europa CE e UE Sant Andreu.

Palau Sant Jordi (arena desportiva de St. George) eMontjuïc Torre de Comunicações

Barcelona tem dois UEFA estádios de elite ( Nuvola apps mozilla.svgNuvola apps mozilla.svgNuvola apps mozilla.svgNuvola apps mozilla.svgNuvola apps mozilla.svg ): do FC Barcelona Camp Nou, o maior estádio da Europa, com uma capacidade de 100.000 e os de propriedade pública Estadi Olímpic Lluís Companys, com uma capacidade de 55.000; utilizado para os Jogos Olímpicos de 1992. Além disso, a cidade tem vários estádios menores, como Mini Estadi, com uma capacidade de 15.000 e Camp Municipal Narcís Sala, Sardenya Nou com uma capacidade de 7.000. Nos subúrbios de Barcelona, ​​há uma terceira UEFA estádio elite ( Nuvola apps mozilla.svgNuvola apps mozilla.svgNuvola apps mozilla.svgNuvola apps mozilla.svg ) - Estadi Cornellà-El Prat, com uma capacidade de 40.000. Além disso, exceto Palau Sant Jordi ( arena desportiva de St. George ), com uma capacidade de 12,000-24,000 (dependendo do uso), cidade tem dois outros maiores desportivas e concertos Arena: Palau Blaugrana, com uma capacidade de 7.500 e dels Palau de Esports Barcelona.

Circuit de Catalunya / Circuit de Barcelona, ​​pista de corrida deFórmula 1eMotoGP no subúrbio de Barcelona.

Vários grandes competições de Corrida de Rua são organizados durante todo o ano, em Barcelona: o Maratona de Barcelona de Março de cada um com participantes de mais de 10 mil em 2010, o Cursa Bombers de em abril, o Cursa de El Corte Inglés em maio (com cerca de 60.000 participantes a cada ano) , o Cursa de la Mercè, o Cursa Jean Bouin, a Milla Sagrada Família e do San Silvestre. O Abrir Assento Godó, um 50-year-old ATP World Tour torneio de tênis da série 500, é realizado anualmente nas instalações do Real Club de Tenis Barcelona ( Barcelona Royal Tennis Club). Além disso, cada Natal, uma corrida de natação do outro lado da porta está organizado. Perto de Barcelona, ​​em Montmeló, a capacidade de 131.000 Circuit de Catalunya / Circuit de Barcelona pista hospeda o Campeonato do Mundo de Fórmula Um , Formula One Grand Prix espanhol, catalão motocicleta Grand Prix, Campeonato de Espanha de GT e GP2 Series. Skateboarding e ciclismo também são muito populares em Barcelona. Na cidade e região metropolitana, há dezenas de quilômetros de ciclovias.

Clubes desportivos de topo em Barcelona:
Clube Liga primário Esporte Foro Estabelecido Capacidade
FC Barcelona La Liga Futebol Camp Nou 1899 100.000
RCD Espanyol La Liga Futebol Estadi Cornellà-El Prat 1900 40.500
FC Barcelona BasquetACB Basquete Palau Blaugrana 1926 7585
FC Barcelona HandbolAsobal Handebol Palau Blaugrana 1942 7585
FC Barcelona Hóquei no GeloSEdHH Hockey no gelo Palau de Gel 1972 1256
FC Barcelona HoqueiOK LigaHóquei em Patins Palau Blaugrana 1942 7585
FC Barcelona FutsalPrimera División de FutsalFutsal Palau Blaugrana 1986 7585
FC Barcelona RugbyDivisión de Honra de Rugby A união do Rugby CDMVdHT 1924 sem dados
Dragões BarcelonaLiga Mundial Futebol americano Estadi Olímpic Lluís Companys1991(Não revelado) 56.000
Barcelona Búfals LNFA Futebol americano Camp Municipal Narcís Sala 1987 15.000

Transporte

Aeroportos

Vista aérea do Aeroporto de Barcelona.

Barcelona é servida pelo Barcelona-El Prat, cerca de 17 km (11 milhas) do centro de Barcelona. É o segundo maior aeroporto da Espanha, eo maior no Mediterrâneo costa. É um hub principal para Vueling Airlines e Spanair (fechado), e também um foco para a Iberia e Air Europa. O aeroporto serve principalmente destinos domésticos e europeus, mas algumas companhias aéreas oferecem destinos na América Latina, Ásia e Estados Unidos. O aeroporto está ligado à cidade por estrada, trem ( estação de comboios Aeroporto de Barcelona) e serviço de ônibus programado. Um novo terminal (T1) foi construído, e entrou em serviço em 17 de Junho de 2009.

Aeroporto de Sabadell é um pequeno aeroporto na cidade vizinha de Sabadell, dedicado ao treinamento de pilotos, avião-táxi e voos privados. Algumas companhias aéreas de baixo custo, tais como Transavia.com e Ryanair , preferem usar Girona-Costa Brava Airport, situado a cerca de 90 km (56 milhas) ao norte de Barcelona, ​​o Aeroporto de Reus, situado 77 km (48 milhas) ao sul, embora eles oferecem alguns vôos do aeroporto de Barcelona-El Prat e também Lleida-Alguaire situado a cerca de 150 km (93 milhas) ao oeste da cidade. O sistema aeroportuário cidade, medido pelo tráfego de passageiros, é uma das mais movimentadas da cidade sistemas aeroportuários na Europa, tendo quase 40 milhões de passageiros por ano.

Porto

Porto de Barcelona

O Porto de Barcelona tem um 2000 anos de história e uma grande importância comercial contemporânea. É a nona maior da Europa porto de contentores, com um volume de trocas comerciais de 2,57 milhões de TEUs em 2008. O porto é gerido pela Autoridade Portuária de Barcelona. Sua 7,86 quilômetros 2 (3 MI quadrado) são divididos em três zonas: Port Vell (Porto Velho), o porto comercial ea logística portuária ( Barcelona Porto Livre). O porto está passando por uma ampliação que irá dobrar de tamanho graças a desviar a foz do rio Llobregat 2 km (1 ¼ milhas) ao sul.

O Área de Port Vell também abriga o Maremagnum (um shopping comercial), um cinema multiplex, o IMAX Port Vell ea maior da Europa aquário - Aquarium Barcelona, ​​contendo 8.000 peixes e 11 tubarões contidos em 22 bacias cheias de 6 milhões de litros de água do mar. O Maremagnum, devido a estar situado numa zona turística designada, é o único shopping comercial na cidade que pode abrir aos domingos e feriados.

O Port Vell.

Transporte público

Metro em Barcelona e Tram em Barcelona.

Barcelona é servida por uma rede de transportes públicos abrangente que inclui um metro, uma rede de ônibus, duas redes separadas de bonde moderno, uma linha de bonde histórico separado, e vários funiculares e teleféricos aéreos. O Barcelona rede Metro compreende onze linhas, identificadas por um " L ", seguido do número de linha, bem como por cores individuais. A maior parte da rede (nove linhas) é operado pelos Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB), mas três linhas são linhas suburbanas FGC que atravessam a cidade. Quando terminar, a L9 será a segunda mais longa linha de metro subterrâneo na Europa, com 42,6 km; única mais curto do que 76 km Linha Central de Londres.

O Estació del Nord (Estação do Norte), um ex-estação ferroviária que foi renovado para os Jogos Olímpicos de 1992, serve agora como o término de longa distância e serviços de autocarros regionais.

Barcelona táxi e BarcelonaBicing estação.

Outra empresa, a TRAMMET, opera duas redes de eléctricos modernos da cidade, conhecido como Trambaix e Trambesòs. A linha de bonde histórico, o Tramvia Blau, liga o metrô para o Funicular del Tibidabo (ambos operados pela TMB). O Funicular de Tibidabo sobe o morro Tibidabo, como faz o Funicular de Vallvidrera (FGC). O Funicular de Montjuïc (TMB) sobe a colina Montjuïc. A cidade tem dois bondinhos aéreos: Teleférico de Montjuïc (ao castelo Montjuïc) e Port Vell Aerial Tramway que corre através de Torre de Jaume I e Torre Sant Sebastià sobre o porto.

Barcelona tem uma frota de táxi monitorado regida pelo Institut Metropolità del Taxi (Metropolitan Institute Taxi), composto por mais de 10.000 carros. A maioria das licenças estão nas mãos dos motoristas independentes. Com sua farda preta e amarela, os táxis de Barcelona são facilmente localizados.

Em 22 de Março de 2007, Conselho da Cidade de Barcelona começou o serviço Bicing, um serviço de bicicletas entendida como um transporte público. Uma vez que o usuário tenha o seu cartão de usuário, eles podem ter uma bicicleta de qualquer um dos 100 postos espalhados pela cidade e usá-lo em qualquer lugar da área urbana da cidade, e, em seguida, deixá-lo em outra estação. O serviço tem sido um sucesso, com 50.000 usuários inscritos em três meses.

Siemens Velaro projetado para velocidades de 310 km / h (194 mph) na estação de Barcelona-Sants AVE.

Estrada de ferro

Barcelona é um importante pólo paraRENFE, a rede ferroviária do Estado espanhol, e sua principalcidade Inter-railestação éestação de Barcelona-Sants. O AVEsistema ferroviário de alta velocidade - projetado para velocidades de 310 km / h (194 mph) - foi estendido deMadrida Barcelona (Madrid-Barcelona linha ferroviária de alta velocidade) em 2008. Geralmente, Barcelona tem ligações ferroviárias de alta velocidade com principais cidades de Espanha.

Um trem de alta velocidade que liga Barcelona e França -LGV Perpignan-Figueres foi lançado em janeiro de 2013.Rodalies de Catalunya eoFerrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC) executar generalizada de Barcelonaserviço de trem.

Estradas e rodovias

B-20 auto-estrada em Barcelona.

Barcelona encontra-se em três rotas internacionais, incluindo a rota europeia E15 (norte-sul), Estrada Europeia E90 (oeste-leste) e rota europeia E09; ele também tem uma rede global de auto-estradas e rodovias em toda a área metropolitana, incluindo A-2, A-7 / AP-7, C-16, C-17, C-31, C-32, C-33, C- 60. A cidade está cercada por três metade estradas circulares ou ignora, Ronda de Dalt (B-20) (no lado da montanha), Ronda del Litoral (B-10) (ao longo da costa) e Ronda del Mig (separada em duas partes: Travessera de Dalt, no norte e no Gran Via de Carles III), duas rodovias rápidas parcialmente coberto com várias saídas que ignoram a cidade.

Principais artérias da cidade incluemAvenida Diagonal, que atravessa diagonalmente,Meridiana Avenue, que leva aGlories e se conecta com a Avenida Diagonal eaGran Via Corts Catalanes de les, que atravessa a cidade de leste a oeste, passando por seu centro.

Relações internacionais

Torre de Gel (Ice Tower)

Geminação de cidades

Barcelona estágeminada com as seguintes cidades:(Em ordem cronológica)

  • Polônia Gdańsk, Polónia, 1990
  • Cuba Havana, Cuba, 1993
  • Equador Guayaquil, Equador
  • Japão Kobe, Japão, 1993
  • Bélgica Antuérpia, Bélgica, 1997
  • Peru Istambul, Turquia, 1997
  • Territórios palestinos Gaza,da Autoridade Nacional Palestina, 1998
  • República da Irlanda Dublin, Irlanda, 1998
  • Grécia Atenas, Grécia, 1999
  • Eu Corri Isfahan, Irã, 2000
  • Bósnia e Herzegovina Sarajevo, Bósnia e Herzegovina, 2000
  • Chile Valparaíso, Chile, 2001
  • China Shanghai, República Popular da China de 2001
  • Chipre Nicósia, Chipre, 2004
  • Emirados Árabes Unidos Dubai, Emirados Árabes Unidos, 2006
  • Bolívia Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, 2008
  • Filipinas Cebu, Filipinas, 2009
  • Índia Thiruvananthapuram, Índia, de 2010.
  • Vietnã Ho Chi Minh City, Vietnã, 2009-05-29.

Outras formas de cooperação e amizade cidade semelhante ao dos programas cidade gêmea existe para muitas cidades em todo o mundo.

Outras atrações

Barcelona 2013

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Barcelona&oldid=544622047 "