Conteúdo verificado

Turquia

Assuntos Relacionados: Europa ; Países europeus

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

República da Turquia
Türkiye Cumhuriyeti
Bandeira
Lema:
" Egemenlik Ulusundur "( Turco)
"A soberania pertence à Nação"
Anthem: İstiklal Marşı
Independência de março
Capital Ancara
39 ° 55'N 32 ° 50'E
A maior cidade Istambul
41 ° 1'N 28 ° 57'E
Línguas oficiais Turco
Grupos étnicos ( )
Demonym Turco
Governo Unitário república parlamentar
- Fundador da República Mustafa Kemal Atatürk
- Presidente Abdullah Gül
- O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan
- Presidente do Parlamento Cemil Cicek
- Presidente do Tribunal Constitucional Hasim Kılıç
Legislatura Grande Assembleia Nacional
Sucessão do Império Otomano
- Tratado de Lausanne 24 de julho de 1923
- Declaração de República 29 de outubro de 1923
Área
- Total 783,562 km 2 ( 37)
302.535 sq mi
- Água (%) 1.3
População
- 2013 estimativa 75.627.384 ( 17º)
- Densidade 97 / km 2 ( 108)
239,8 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 1288 bilião dólares ( 15)
- Per capita 17.499 dólares ( 52)
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total 774.336.000 mil dólares ( 18)
- Per capita $ 10,362 ( 61)
Gini 39,0
· meio 58
HDI (2013) Aumentar 0,722
· alta 90
Moeda Lira turca um ( TRY )
Fuso horário EET ( UTC + 2)
- Summer ( DST) EEST ( UTC + 3)
Formato de data dd / mm / aaaa ( AD )
Unidades no direito
Chamando código 90
Código ISO 3166 TR
TLD Internet .tr
um. O Lira turca (Türk Lirası, TL) substituiu o Nova lira turca em 1 de Janeiro de 2009.

Peru ( Turco: Türkiye), oficialmente a República da Turquia (Türkiye Cumhuriyeti) é uma País euro-asiático, localizado principalmente em Anatolia em Ásia Ocidental e no Trácia Oriental em Sudeste da Europa. Turquia é limitada por oito países: Bulgária ao noroeste; Grécia a oeste, Geórgia ao nordeste; Arménia , o Irão eo Azerbaijão exclave de Nakhchivan ao leste; e Iraque e Syria ao sudeste. O Mar Mediterrâneo é para o sul; o Mar Egeu é para o oeste; e do Mar Negro é para o norte. O Mar de Mármara, o Bósforo e da Dardanelos (que juntos formam o Estreito da Turquia) demarcar a fronteira entre a Trácia ea Anatólia; eles também separar a Europa ea Ásia.

A Turquia é um dos sete independente Estados turcos. A língua oficial do país é Turco, que é falado por cerca de 85% da população como língua materna. O grupo étnico mais numeroso é o Turcos, que constituem entre 70% e 75% da população de acordo com a The World Factbook. curdos são a maior minoria étnica e, de acordo com a mesma fonte, número cerca de 18% da população, enquanto outras minorias étnicas são estimados para estar em 7-12%. A grande maioria da população é muçulmana .

Embora Anatolia tem sido continuamente habitada desde os tempos antigos, o Seljuk turcos começaram a migrar para a área agora chamada Turquia (derivado do Medieval Latina Turchia, ou seja, "terra dos turcos") no século 11. O processo foi acelerado extremamente pela vitória de Seljuk sobre os bizantinos no Batalha de Manzikert em 1071. O Seljuk sultanato de Rum governou Anatolia até a Invasão mongol em 1243, em que se desintegrou-se em várias pequenas Beyliks turcos. A partir do final do século 13, o Otomano beylik unido Anatolia e criou um império que abrange muito de Sudeste da Europa, Ásia Ocidental e Norte da África . Depois que o Império Otomano entrou em colapso após sua derrota na Primeira Guerra Mundial , partes dela foram ocupadas pelo vitorioso Aliados. Um quadro de oficiais militares jovens, liderados por Mustafa Kemal Atatürk e seus colegas, organizou uma resistência bem sucedida aos aliados; em 1923, eles estabeleceram a moderna República da Turquia, com Atatürk como seu primeiro presidente.

A Turquia é um democrático , secular, unitária, república constitucional com uma herança cultural diversificada. Turquia tornou-se cada vez mais integrado com o Oeste com a sociedade nas organizações tais como a Conselho da Europa, a NATO , OCDE, OSCE e do G20. Turquia começou negociações completas da sociedade com a União Europeia em 2005, tendo sido um membro associado da Comunidade Económica Europeia desde 1963 e que aderiram à União aduaneira da UE em 1995. A Turquia também tem fomentado estreitas relações culturais, políticas e económicas com o Oriente Médio , Cáucaso, o Estados turcos de Ásia Central e os países africanos com a sociedade nas organizações tais como a Conselho turcomana, Administração conjunta de turcomana Artes e Cultura, Organização de Cooperação Islâmica ea Organização de Cooperação Económica.

Localização no cruzamento da Europa e da Ásia da Turquia torna um país de importância geoestratégica significativa. Além de sua localização estratégica, o crescimento da economia da Turquia e as iniciativas diplomáticas levaram ao seu reconhecimento como potência regional.

Etimologia

O nome da Turquia ( Turco: Türkiye) pode ser dividido em dois componentes: o ethnonym Türk eo sufixo abstrato que significa "proprietário", "terra de" ou "relacionadas com" -iye (derivado do -iyya Sufixo árabe, que é semelhante ao grego e latino sufixos -ia). O primeiro uso registrado do termo "Türk" ou "Türük" como um autonym está contido no Inscrições Orkhon do Göktürks (Celestes Turcos) da Ásia Central (c. Século oitavo). O Inglês nome Turquia apareceu pela primeira vez c. 1369. É derivado do Medieval Latina Turchia, que significa "terra dos turcos", que foi originalmente usado pelos europeus para definir o Seljuk controlado por partes da Anatólia após a Batalha de Manzikert em 1071; cada vez mais em uso comum que começa com o Cruzadas . O grego cognato deste nome, Tourkia ( grego : Τουρκία) foi originalmente usado pelo Bizantinos para definir medieval Hungria (já pré- Magiar Hungria foi ocupada por tribos proto-turcos e turcas, como a Hunos, Avars, Búlgaros, Kabars, Pechenegues e Cumans.) Da mesma forma, o medieval Khazar Empire , um estado turco na costa norte do preto e do Mar Cáspio mares, foi referido como Tourkia (Terra dos turcos) em fontes bizantinas. No entanto, os bizantinos mais tarde começou a usar este nome para definir as partes controladas em Seljuk de Anatolia nos séculos que se seguiram à batalha de Manzikert em 1071.

História

Antiguidade

Parcela das paredes lendários de Troy (VII), identificado como o local da Guerra de Tróia (cerca de 1200 aC.)

O Península da Anatólia, que compreende mais de Turquia moderna, é uma das mais antigas regiões se estabeleceu definitivamente no mundo. Göbekli Tepe é o local da mais antiga estrutura religiosa feita pelo homem conhecido, um templo que data de 10.000 aC, enquanto Çatalhöyük é muito grande Neolítico e Liquidação Calcolítico no sul da Anatólia, que existiu desde aproximadamente 7500 aC a 5700 aC. É o maior e mais bem preservado Neolítico site encontrado até o momento e em julho de 2012 foi inscrita como Património Mundial da UNESCO .

O Biblioteca de Celso em Éfeso, que data de 135 dC.

A liquidação das Troy começou no Neolítico e continuou na Idade do Ferro . Através da história registrada, antigos Anatolians ter falado Indo-Europeu, Semita e Kartvelian línguas, bem como muitas línguas de filiação incerta. Na verdade, dada a antiguidade do indo-europeu Hitita e Luwian línguas, alguns estudiosos propuseram Anatolia como o centro hipotético de que as línguas indo-européias irradiada.

Os primeiros habitantes registrados de Anatolia foram o Hattians e Hurrians, povos não-indo-europeus que habitavam central e leste da Anatólia, respectivamente, já em ca. 2300 aC. Indo-europeu Hititas veio a Anatolia e gradualmente absorveu a Hattians e Hurrians ca. 2000-1700 BC. O primeiro grande império na área foi fundada pelo Hititas, a partir do décimo oitavo ao longo do século 13 aC. Os assírios conquistaram e se estabeleceram as partes do sudeste da Turquia em 1950 aC até o ano 612 aC.

Originalmente uma igreja, mais tarde uma mesquita, e agora um museu, a Hagia Sophia foi construído pelos bizantinos no século 6.

Após o colapso do império hitita c. 1180 aC, o Frígios, um povo indo-europeus, alcançado ascendência na Anatólia até que seu reino foi destruído pelo Cimmerians no século 7 aC. O mais poderoso dos estados sucessores do Phrygia foram Lydia, Caria e Lycia. Os lídios e Lycians falavam línguas que eram fundamentalmente indo-europeu, mas ambas as línguas tinha adquirido elementos não indo-européias antes do hitita e Períodos helenístico.

Começando por volta de 1200 aC, a costa de Anatolia foi fortemente colonizada por Aeolian e Ionian gregos . Várias cidades importantes foram fundadas por estes colonos, como Mileto, Éfeso, Smyrna (moderno İzmir), e Byzantium (mais tarde Constantinopla e Istambul .) O primeiro estado que foi chamado a Arménia por povos vizinhos foi o estado do Armênio Dinastia Orontid, que incluía partes do leste da Turquia a partir do século 6 aC.

Anatolia foi conquistada pelo persa Império Aquemênida durante o 6º e 5º séculos aC e mais tarde caiu para Alexandre o Grande em 334 aC. Após a morte de Alexandre em 323 aC, Anatolia foi posteriormente dividida em uma série de pequenas Reinos helenísticos (incluindo Bitínia, Cappadocia, Pergamum, e Pontus), os quais se tornaram parte da República Romana por meados do primeiro século antes de Cristo.

Em 324, Constantino I escolheu Byzantium para ser a nova capital do Império Romano , renomeando- Nova Roma (depois Constantinopla , moderna Istambul .) Depois da morte de Teodósio I em 395 e a divisão permanente do Império Romano entre seus dois filhos, Constantinopla (Istambul) se tornou a capital do Império Bizantino , o que exclui a maior parte do território da Turquia até o Idade Média.

Seljuk Turks e do Império Otomano

Territórios otomanos adquirida entre 1481 e 1683.

O Casa de Seljuk era um ramo da Kınık Oguz turcos que residiam na periferia do mundo muçulmano , no Yabghu Khaganate da confederação Oğuz, ao norte do Mar Cáspio e Aral Seas , no século 9. No século 10 os seljúcidas começaram a migrar de sua pátria ancestral em Persia , que se tornou o núcleo administrativo da Grande Império Seljuk.

Na segunda metade do século 11 os Seljuks começou penetrar nas regiões orientais do Anatolia. A vitória do sultão Seljuk Alp Arslan contra o imperador bizantino Diogenes Romanos IV estão presentes no Batalha de Manzikert em 1071 deu origem à Anatolian Seljuk sultanato, que se desenvolveu como um ramo separado do Grande Império Seljuk que cobria partes da Ásia Central, da Pérsia, Anatólia, o Levante e sudeste Saudita.

Em 1243, os exércitos seljúcidas foram derrotados pelos mongóis , fazendo com que o poder do Império Seljuk a desintegrar-se lentamente. Na sua esteira, um dos Principados turcos regidas pelo Osman eu, ao longo dos próximos 200 anos, evoluir para o Império Otomano , expandindo em todo Anatolia, o Balcãs, o Levante e Norte da África . Em 1453, os otomanos completado a sua conquista do Império Bizantino por capturando sua capital, Constantinopla .

O Selimiye Mesquita em Edirne é um dos mais famosos legados arquitectónicos do Império Otomano.

Em 1514, o sultão Selim I (1512-1520) expandiu com sucesso fronteiras meridionais e orientais do Império ao derrotar Shah Ismail I do Dinastia Safavid no Batalha de Chaldiran. Em 1517, Selim I ampliou o domínio otomano em Argélia e Egito, e criou uma presença naval no Mar Vermelho . Posteriormente, a competição começou entre o Otomano e Impérios português para se tornar a potência marítima dominante no Oceano Índico , com numerosas batalhas navais no Mar Vermelho, o Mar Arábico eo Golfo Pérsico . A presença Português no Oceano Índico foi percebida como uma ameaça para o monopólio otomano nos antigas rotas comerciais entre Leste da Ásia e Europa Ocidental (mais tarde chamado coletivamente a Rota da Seda , um termo cunhado por Ferdinand von Richthofen em 1877.) Este monopólio importante era cada vez mais comprometida após a descoberta do Cabo da Boa Esperança pelo explorador Português Bartolomeu Dias em 1488, o que teve um impacto considerável sobre a Economia Otomano.

Poder e prestígio do Império Otomano atingiu o pico nos séculos 16 e 17, em particular durante o reinado de Suleiman, o Magnífico . O império foi muitas vezes em desacordo com o Sacro Império Romano em seu avanço firme para a Europa Central , através do Balcãs e na parte sul da Comunidade Polaco-Lituana . No mar, a Marinha Otomano disputavam com vários Santos Leagues (compostas principalmente de Habsburg Espanha , a República de Génova, o República de Veneza, a Cavaleiros de São João, o Estados Pontifícios, a Grão-Ducado da Toscana e da Ducado do Savoy) pelo controle do Mar Mediterrâneo . No leste, os otomanos eram ocasionalmente em guerra com Safavid Pérsia sobre conflitos decorrentes de disputas territoriais ou diferenças religiosas entre os séculos 16 e 18.

Desde o início do século 19 em diante, o Império Otomano começou a declinar. Como ele gradualmente se encolheu em tamanho, poder militar e riqueza, muitos muçulmanos dos Balcãs migraram para o coração do Império na Anatólia, juntamente com o Circassianos fugindo do russo conquista do Cáucaso. O declínio do Império Otomano levou a uma subir de sentimento nacionalista entre os vários povos sujeitos, levando ao aumento de tensões étnicas que ocasionalmente explodiu em violência, como o Hamidian Massacres. O Império Otomano entrou Primeira Guerra Mundial do lado do Potências Centrais e foi finalmente derrotado. Durante a guerra, cerca de 1,5 milhão Armênios foram deportados e exterminados no Genocídio Armênio. O governo turco nega que houve um Genocídio Armênio e afirmações de que os armênios eram apenas realocados da zona de guerra oriental. Massacres em grande escala foram também cometidas contra outros grupos minoritários do império, como o Gregos e Assírios. Seguindo Armistício de Mudros em 30 de outubro de 1918, o vitorioso Allied Powers procurado particionar o Estado otomano através do 1920 Tratado de Sèvres.

República da Turquia

Mustafa Kemal Atatürk, fundador e primeiro Presidente da República da Turquia.

O ocupação de Constantinopla e Smyrna pelos Aliados no rescaldo da Primeira Guerra Mundial levou a estabelecimento do movimento nacional turco. Sob a liderança do Mustafa Kemal Pasha, um comandante militar que se distinguira durante o Batalha de Gallipoli, a Guerra de Independência Turca foi travada com o objectivo de revogar os termos do Tratado de Sèvres.

Até 18 de Setembro de 1922, os exércitos de ocupação foram expulsos, eo Regime turco com sede em Ancara, que se declarou o governo legítimo do país em abril de 1920, começou a formalizar a transição legal a partir da antiga otomano no novo sistema político republicano. Em 1º de novembro, o parlamento recém-fundada formalmente abolido o sultanato , terminando assim 623 anos de domínio otomano. O Tratado de Lausanne de 24 de julho de 1923 levou ao reconhecimento internacional da soberania do recém-formado "República da Turquia" como o estado contínuo do Império Otomano, ea república foi proclamada oficialmente em 29 de outubro 1923, em Ancara, a nova capital do país. O tratado de Lausanne estipulou um troca de população entre a Grécia ea Turquia, em que 1,1 milhões de gregos deixaram a Turquia para a Grécia em troca de 380 mil muçulmanos transferidos da Grécia para a Turquia.

Mustafa Kemal se tornou o primeiro da república Presidente e posteriormente introduzido muitas reformas radicais com o objectivo de transformar Estado otomano-turco velho em uma nova república secular. Com o Apelido Lei de 1934, o Parlamento turco concedeu a Mustafa Kemal o sobrenome honorífico "Atatürk" (Pai dos turcos.)

Roosevelt , İnönü e Churchill no Segunda Conferência Cairo que foi realizada entre 4-6 dezembro 1943.

Peru se manteve neutro durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial , mas entrou na guerra ao lado da Aliados em 23 de fevereiro de 1945, como um gesto cerimonial. Em 26 de Junho de 1945, a Turquia tornou-se um membro fundador da Organização das Nações Unidas. Dificuldades enfrentadas pela Grécia depois da guerra em debelar um rebelião comunista, junto com exigências da União Soviética para bases militares na Estreito da Turquia, levou o Estados Unidos a declarar a Doutrina Truman em 1947. A doutrina enunciada intenções americanas para garantir a segurança da Turquia e da Grécia, e resultou em grande escala Militares dos EUA e apoio econômico. Ambos os países foram incluídos no Plano Marshall e OECE para a reconstrução das economias europeias em 1948, e, posteriormente, tornou-se membros fundadores da OCDE em 1961.

Depois de participar com as forças das Nações Unidas no Guerra da Coréia, a Turquia se juntou a OTAN em 1952, tornando-se um baluarte contra a expansão soviética na Mediterrâneo. Na sequência de uma década de Violência entre as comunidades cipriota ea golpe de Estado em Chipre, em 15 de julho de 1974 encenada pelo EOKA B organização paramilitar, que derrubou o presidente Makarios e instalou o pro- Enosis (união com a Grécia) Nikos Sampson como ditador, Turquia invadiu Chipre em 20 de Julho de 1974. Nove anos depois, a República Turca de Chipre do Norte , que é reconhecida apenas pela Turquia, foi estabelecido.

O período de partido único terminou em 1945. Ele foi seguido por uma transição tumultuada para democracia multipartidária ao longo das próximas décadas, o que foi interrompido por militar golpes de Estado em 1960, 1971, 1980 e 1997. Em 1984, o PKK iniciou uma insurgência contra o governo turco; o conflito, que já custou mais de 40.000 vidas, continua até hoje. Desde a liberalização da economia turca durante os anos 1980, o país teve um crescimento económico mais forte e uma maior estabilidade política.

Política

Recep Tayyip Erdoğan foi eleito três vezes como primeiro-ministro: Em 2002 (com 34% do voto popular), em 2007 (com 47%) e em 2011 (com 49%).

A Turquia é um parlamentar democracia representativa. Desde a sua fundação como uma república em 1923, a Turquia tem desenvolvido uma forte tradição de secularismo. Constituição da Turquia governa o quadro jurídico do país. Ele expõe os principais princípios do governo e estabelece a Turquia como um Estado centralizado unitário.

O Presidente da República é o chefe de Estado e tem um papel em grande parte cerimonial. O presidente é eleito para um mandato de cinco anos por sufrágio directo. Abdullah Gül foi eleito como presidente em 28 de agosto de 2007, por um Parlamento redondo popular de votos, sucedendo Ahmet Necdet Sezer.

O poder executivo é exercido pelo Primeiro-Ministro eo Conselho de Ministros que compõem o governo, enquanto o o poder legislativo é exercido pelo parlamento unicameral, a Grande Assembleia Nacional da Turquia. O Judiciário é independente do executivo e do legislativo e do Tribunal Constitucional é acusado de se pronunciar sobre a conformidade dos leis e decretos com a Constituição. O Conselho de Estado é o tribunal de última instância para julgar processos administrativos, ea Alta Corte de Apelações para todos os outros.

O primeiro-ministro é eleito pelo parlamento através de um voto de confiança no governo e é na maioria das vezes a cabeça do partido que tem a maioria dos assentos no parlamento. O atual primeiro-ministro é o ex-prefeito de Istambul, Recep Tayyip Erdoğan, cujo conservador Partido Justiça e Desenvolvimento ganhou a maioria absoluta dos assentos parlamentares na 2002 eleições gerais, organizadas no rescaldo da crise econômica de 2001, com 34% do sufrágio.

O Grande Assembleia Nacional da Turquia em Ancara, durante um discurso do presidente dos EUA, Barack Obama , em 6 de Abril de 2009.

No Eleições gerais de 2007, o AKP recebeu 46,6% dos votos e poderia defender a sua maioria no parlamento. Embora os ministros não têm de ser membros do parlamento, ministros com filiação parlamento são comuns na vida política turca. Em 2007, uma série de eventos sobre a laicidade do Estado eo papel do Judiciário no Legislativo ocorreu. Estes incluíram o polêmico eleição presidencial de Abdullah Gül, que no passado tinha sido envolvido com Partidos islâmicos; e a proposta do governo para levantar o proibição do véu nas universidades, que foi anulada pelo Tribunal Constitucional, levando a uma multa e uma proibição próximo do partido no poder.

O sufrágio universal para ambos os sexos tem sido aplicado em toda a Turquia desde 1933, e todo cidadão turco que completou 18 anos de idade tem o direito de votar. A partir de 2004, havia 50 cadastrado partidos políticos no país. O Tribunal Constitucional pode retirar o financiamento público dos partidos políticos que considere anti-secular ou separatista, ou proibir a sua existência por completo.

Existem 550 membros do parlamento que são eleitos para um mandato de quatro anos por um -lista do partido sistema de representação proporcional de 85 distritos eleitorais que representam o 81 administrativa províncias da Turquia (Istambul é dividido em três distritos eleitorais, enquanto Ancara e Izmir estão divididos em dois cada um por causa dos seus grandes populações). Para evitar uma hung parliament e sua fragmentação política excessiva, apenas os partidos ganhar, pelo menos, 10% dos votos expressos nas eleições parlamentares nacionais ganham o direito de representação no parlamento. Devido a este limiar, nas eleições de 2007 apenas três partidos entrou formalmente no Parlamento (em comparação com dois em 2002).

Direitos humanos na Turquia têm sido objecto de muita controvérsia e condenação internacional. Entre 1998 e 2008, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos fez mais de 1.600 julgamentos contra a Turquia por violações dos direitos humanos, nomeadamente o direito à vida e à liberdade da tortura. Outras questões, como os direitos curdos, os direitos das mulheres ea liberdade de imprensa também têm atraído controvérsia. Registro da Turquia direitos humanos continua a ser um obstáculo significativo para uma futura adesão à UE. De acordo com Comitê para a Proteção dos Jornalistas, o governo turco tem travado uma das maiores repressões do mundo sobre a liberdade de imprensa. Um grande número de jornalistas foram presos usando acusações de actividades terroristas e anti-estatais, como a Ergenekon e Balyoz casos, enquanto milhares foram investigados sob acusações como "denegrir identidade turca", em um esforço para semear a auto-censura. A partir de 2012, o CPJ identificou 76 jornalistas na prisão, incluindo 61 detidas directamente para o seu trabalho publicado, mais de Irã, Eritreia e China. Um ex- O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Philip J. Crowley, disse que os Estados Unidos tinham "grandes preocupações sobre as tendências que envolvem intimidação de jornalistas na Turquia."

Relações exteriores

A Turquia é um membro fundador da OCDE ea G20.
Turquia começou negociações completas da sociedade com a União Europeia em 2005, tendo sido um membro associado da CEE desde 1963, e que aderiram à União aduaneira da UE em 1995.

A Turquia é um membro fundador das Nações Unidas (1945), o OCDE (1961), o OCI (1969), o OSCE (1973), o ECO (1985), o BSEC (1992), o D-8 (1997) e o G-20 principais economias (1999). Em 17 de outubro de 2008, a Turquia foi eleito como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas . Membros do conselho da Turquia começou efetivamente em 1º de janeiro de 2009. Turquia tinha sido anteriormente um membro do Conselho de Segurança da ONU em 1951-1952, 1954-1955 e 1961.

Em linha com sua orientação ocidental tradicional, relações com a Europa sempre foram uma parte central da política externa turca. Turquia tornou-se um dos membros fundadores da Conselho da Europa em 1949, solicitou a adesão adjunto do CEE (antecessora da União Europeia ) em 1959 e tornou-se um membro associado em 1963. Depois de décadas de negociações políticas, a Turquia solicitou a adesão plena da CEE em 1987, tornou-se membro associado do União da Europa Ocidental, em 1992, entrou para a União aduaneira da UE em 1995 e tem sido no negociações de adesão formais com a UE desde 2005.

Desde 1974, a Turquia não reconheceu a República de Chipre , mas em vez apoia o Comunidade cipriota turca na forma do de facto República Turca de Chipre do Norte , que foi criada em 1983 e é reconhecido apenas pela Turquia. O Chipre disputa complica as relações da Turquia com tanto a NATO ea UE, e continua a ser um grande obstáculo para a Turquia de Lance a adesão à UE.

O outro aspecto definidor das Relações Exteriores da Turquia tem sido os seus laços com os Estados Unidos. Com base na ameaça comum representada pela União Soviética , a Turquia se juntou a OTAN em 1952, garantindo relações bilaterais estreitas com Washington em toda a Guerra Fria . No ambiente pós-Guerra Fria, a importância geoestratégica da Turquia deslocado para sua proximidade com o Oriente Médio, a Cáucaso e da Balcãs. Em troca, a Turquia tem beneficiado de apoio político, económico e diplomático dos Estados Unidos, inclusive em questões fundamentais, como a candidatura do país a aderir à União Europeia.

A independência do Estados turcos da União Soviética em 1991, com o qual a Turquia compartilha uma herança cultural e linguística comum, permitiu a Turquia a alargar as suas relações económicas e políticas profundamente Ásia Central, permitindo assim a realização de um óleo de multi-bilhões de dólares e gás natural oleoduto de Baku no Azerbaijão para o porto de Ceyhan, na Turquia. O Oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan faz parte da estratégia da política externa da Turquia para se tornar uma conduta de energia para o Ocidente. No entanto, fronteira da Turquia com a Arménia , um estado no Cáucaso, permanece fechado seguinte ocupação da Armênia do território do Azerbaijão durante a guerra de Nagorno-Karabakh . Sob o governo do Partido AK, a influência da Turquia cresceu no Oriente Médio com base na doutrina estratégica profundidade, também chamado Neo-otomanismo.

Militar

Tropas do Exército turco; Escreva 209 submarinos da Marinha turca; e F-16 da Força Aérea turca.

O Forças Armadas turcas consiste na Exército, o Marinha e do Força Aérea. O Gendarmerie eo Coast Guard operar como partes do Ministério da Administração Interna em tempo de paz, embora eles são subordinados ao Exército e comandos da Marinha, respectivamente, em tempo de guerra, durante a qual eles têm tanto a aplicação da lei interna e funções militares. O Chefe do Estado Maior General é nomeado pelo Presidente e é responsável perante o Primeiro-Ministro. O Conselho de Ministros é responsável perante o Parlamento para assuntos de segurança nacional e da preparação adequada das forças armadas para defender o país. No entanto, a autoridade para declarar a guerra e para implementar as Forças Armadas turcas para países estrangeiros ou para permitir que as forças armadas estrangeiras a ser estacionados na Turquia é da competência exclusiva do Parlamento. O Comandante real das Forças Armadas é o Chefe do Estado Maior General Geral Necdet Özel desde 04 de agosto de 2011.

Cada ajuste cidadão turco macho de outra forma não barrado é necessário para servir nas forças armadas por um período que varia de três semanas a 15 meses, dependentes de educação e local de trabalho. A Turquia não reconhece a objecção de consciência e não oferece uma alternativa civil ao serviço militar.

As Forças Armadas turcas é a segunda maior força armada que está na NATO , após o Forças Armadas dos EUA, com uma força combinada de pouco mais de um milhão de pessoal uniformizado servindo em seus cinco ramos. Desde 2003, a Turquia contribui para o pessoal militar Eurocorps e participa do Tácticos da UE.

A Turquia é um dos cinco países membros da OTAN que fazem parte do política de partilha nuclear da Aliança, juntamente com a Bélgica, Alemanha, Itália, eo Países Baixos. Um total de 90 Bombas nucleares B61 estão hospedados no Incirlik Air Base, 40 dos quais são alocados para uso pelo Força Aérea turca em caso de um conflito nuclear, mas a sua utilização requer a aprovação da NATO.

Em 1998, a Turquia anunciou um programa de modernização no valor de US $ 160 bilhões ao longo de um período de vinte anos em vários projetos, incluindo tanques , aviões de combate, helicópteros , submarinos , navios de guerra e rifles de assalto. A Turquia é um contribuidor de nível 3 para o Joint Strike Fighter programa (JSF).

Turquia tem mantido forças em missões internacionais no âmbito da Organização das Nações Unidas e da OTAN desde 1950, incluindo de manutenção da paz missões na Somália e ex- Jugoslávia e no apoio às forças de coalizão no Primeira Guerra do Golfo. Turquia mantém 36 mil soldados no Norte de Chipre ; sua presença é apoiado e aprovado pelo governo local de facto, mas a República de Chipre ea comunidade internacional em conta-lo como uma força de ocupação ilegal, e sua presença também foi denunciado em várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Turquia teve tropas desdobradas no Afeganistão como parte da Estados Unidos e força de estabilização da ONU-autorizadas, a OTAN-comandada Força de Assistência de Segurança Internacional (ISAF) desde 2001. Em 2006, o parlamento turco enviou uma força de paz de navios de patrulha da Marinha e cerca de 700 tropas terrestres como parte de um expandido Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), na sequência da Conflito israelo-libanesa.

Divisões administrativas

A capital da Turquia é Ankara. O território da Turquia é subdividido em 81 províncias para fins administrativos. As províncias são organizadas em 7 regiões para fins de recenseamento; no entanto, eles não representam uma estrutura administrativa. Cada província está dividida em distritos, para um total de 923 distritos.

Províncias geralmente têm o mesmo nome como seus capitais provinciais, também chamado distrito central; excepções a este costume são as províncias de Hatay (capital: Antakya), Kocaeli (capital: İzmit) e Sakarya (capital: Adapazarı). Províncias com as maiores populações estão Istanbul (13 milhões), Ankara (5 milhões), Izmir (4 milhões), Bursa (3 milhões) e Adana (2 milhões).

A maior cidade ea capital pré-republicano Istambul é o centro financeiro, económico e cultural do país. Estima-se que 75,5% da população da Turquia vive em centros urbanos. Ao todo, 19 províncias têm populações superiores a 1 milhão de habitantes, e 20 províncias têm populações entre 1 milhão e 500 mil habitantes. Apenas duas províncias têm populações com menos de 100.000.

Ancara
Kırklareli
Edirne
Tekirdağ
Çanakkale
Balıkesir
Bursa
Yalova
Istambul
Kocaeli
Sakarya
Düzce
Zonguldak
Bolu
Bilecik
Eskişehir
Kütahya
Manisa
İzmir
Aydın
Muğla
Denizli
Burdur
Uşak
Afyon
Isparta
Antalya
Konya
Mersin
Karaman
Aksaray
Kırşehir
Kırıkkale
Çankırı
Karabük
Bartın
Kastamonu
Sinop
Çorum
Yozgat
Nevşehir
Niğde
Adana
Hatay
Osmaniye
K. Maraş
Kayseri
Sivas
Tokat
Amasya
Samsun
Ordu
Giresun
Erzincan
Malatya
Gaziantep
Kilis
Şanlıurfa
Adıyaman
Gümüşhane
Trabzon
Rize
Bayburt
Erzurum
Artvin
Ardahan
Kars
Ağrı
Iğdır
Tunceli
Elazig
Diyarbakır
Mardin
Homem Morcego
Siirt
Şırnak
Bitlis
Bingöl
Muş
Van
Hakkari
Desc-20.png


Geografia

Mapa topográfico da Turquia
Vista panorâmica das chaminés de fadas em Cappadocia

A Turquia é um país euro-asiático transcontinental. Asian Turquia (composta em grande parte da Anatólia), que inclui 97% do país, é separada da Turquia européia pela Bósforo, o Mar de Mármara, eo Dardanelos (que juntos formam uma ligação de água entre o Mar Negro eo Mediterrâneo). Europeu Turquia (leste Thrace ou No Rumélia Península balcânica) compreende 3% do país.

O território da Turquia é mais de 1.600 quilômetros (1.000 milhas) de comprimento e 800 km (500 milhas) de largura, com uma forma aproximadamente rectangular. Situa-se entre as latitudes 35 ° e 43 ° N e longitudes 25 ° e 45 ° área de E. Turquia, incluindo lagos, ocupa 783.562 quilômetros quadrados (300.948 MI quadrado), dos quais 755.688 quilômetros quadrados (291.773 sq mi) estão no sudoeste da Ásia e 23.764 quilômetros quadrados (9.174 MI quadrado) na Europa. A Turquia é o mundo Maior-37 do país em termos de área. O país é cercado por mares em três lados: a Mar Egeu, a oeste, o Mar Negro ao norte e no Mediterrâneo ao sul. Turquia também contém o Mar de Mármara, no noroeste.

Monte Ararat (Ağrı Dağı) é o pico mais alto da Turquia com 5.137 m (16.854 pés)

A secção europeia da Turquia, Trácia Oriental, forma das fronteiras da Turquia com a Grécia ea Bulgária. A parte asiática do país, Anatolia, consiste de um planalto central elevado com planícies costeiras estreitas, entre a Koroglu e Montanha Pontic varia para o norte e o Montanhas Taurus para o sul. Leste da Turquia tem uma paisagem mais montanhosa e é casa para as fontes de rios como o Eufrates , Tigre e Aras, e contém Monte Ararat, ponto mais alto da Turquia em 5137 metros (16.854 pés), e Lago Van, o maior lago do país.

Turquia é dividido em sete regiões do censo: Marmara, Egeu, Mar Negro, Anatolia Central, Anatolia Oriental, Sudeste da Anatólia eo Mediterrâneo. O terreno ao norte Anatolian desigual correndo ao longo do Mar Negro se assemelha a um cinto longo e estreito. Esta região compreende aproximadamente um sexto da área total de terra da Turquia. Como tendência geral, o planalto da Anatólia interior torna cada vez mais acidentada à medida que progride em direção ao leste.

Paisagens variadas da Turquia são o produto de movimentos de terra complexos que moldaram a região ao longo de milhares de anos e ainda se manifestam em terremotos bastante freqüentes e ocasionais vulcânicos erupções. O Bósforo e da Dardanelos devem sua existência às linhas de falhas em execução através da Turquia que levaram à criação do Mar Negro. Há uma linha de falha do terremoto em todo o norte do país de oeste para leste, o que causou um grande terremoto em 1999.

Clima

Ölüdeniz na Turquoise Coast, que é famosa por suasviagens de cruzeiros azul.

As zonas costeiras da Turquia que fazem fronteira com o Mar Egeu eo Mar Mediterrâneo tem um temperado clima mediterrânico, com verões quentes e secos e suaves para esfriar, invernos chuvosos. As zonas costeiras da Turquia ribeirinhos do Mar Negro tem um clima temperado clima oceânico com verões quentes e úmidos e legal para invernos frios e úmidos. A costa turca do Mar Negro recebe a maior quantidade de precipitação e é a única região da Turquia que recebe alta precipitação ao longo do ano. A parte oriental do que as médias costa 2,500 milímetros por ano, que é a maior precipitação no país.

Inverno emLake Uzungöl

As zonas costeiras da Turquia que fazem fronteira com o Mar de Mármara (incluindo Istambul), que liga o Mar Egeu eo Mar Negro, têm um clima de transição entre um clima temperado mediterrâneo e um clima oceânico temperado, com verões quentes, para moderadamente quentes e secos e legal para invernos frios e húmidos. Neve ocorrer nas zonas costeiras do Mar de Mármara eo Mar Negro quase todos os invernos, mas normalmente situa-se não mais do que alguns dias. Neve, por outro lado é rara nas zonas costeiras do Mar Egeu e muito raro nas zonas costeiras do Mar Mediterrâneo.

As condições podem ser muito mais dura do interior mais árido. Montanhas perto da costa evitar influências mediterrânicas de estender para o interior, dando a Anatolian central de planalto do interior da Turquia um clima continental com contrastantes estações.

Winters na parte oriental do planalto são especialmente graves. Temperaturas de -30 ° C a -40 ° C (-22 ° F a -40 ° F) pode ocorrer no leste da Anatólia, ea neve podem deitar no chão pelo menos 120 dias do ano. No oeste, as temperaturas de inverno média abaixo de 1 ° C (34 ° F). Os verões são quentes e secos, com temperaturas geralmente acima de 30 ° C (86 ° F) durante o dia. Anual precipitações médias de cerca de 400 milímetros (15 polegadas), com montantes efectivamente determinados pela elevação. As regiões mais secas são a Konya simples ea planície Malatya, onde a precipitação anual frequentemente é inferior a 300 milímetros (12 in). Maio é geralmente o mês mais chuvoso, enquanto que julho e agosto são os mais secos.

Economia

A navio de cruzeiro (esquerda) e Seabus (à direita) navegar através do Bosphorus Estreito, em Istambul . Cidades portuárias turcas e cidades costeiras como Istambul, Izmir e Kusadasi estão entre os destinos mais populares de passeios de férias do navio de cruzeiro no Mar Mediterrâneo .

A Turquia tem o mundo 15o maior PIB-PPP e 17o maior PIB nominal. O país está entre os membros fundadores da OCDE e do G20. Durante os primeiros seis décadas da República, entre 1923 e 1983, a Turquia tem a maioria aderiu a um quase- abordagem estatista com rigoroso planejamento governamental do orçamento e limitações impostas pelo governo ao longo privado A participação do sector, o comércio exterior, o fluxo de moeda estrangeira, e Investimento estrangeiro direto. No entanto, em 1983, o primeiro-ministro Turgut Özal iniciou uma série de reformas destinadas a mudar a economia de um sistema estatista, isolados para, mais uma do setor privado modelo baseado no mercado.

As reformas, combinadas com quantidades sem precedentes de empréstimos externos, o rápido crescimento econômico estimulado; mas este crescimento foi pontuado por afiados recessões e crises financeiras em 1994, 1999 (após o terremoto daquele ano), e 2001; resultando em uma média de crescimento de 4% do PIB por ano entre 1981 e 2003. A falta de reformas fiscais adicionais, combinada com grandes e crescentes do sector público e défices corrupção generalizada, resultou em inflação alta, um fraco sector bancário e aumentaram macroeconômica volatilidade. Desde a crise econômica de 2001 e as reformas iniciadas pelo ministro das Finanças do tempo, Kemal Dervis, a inflação caiu para números de um dígito, a confiança dos investidores e investimentos estrangeiros subiram, eo desemprego caiu.

Şişli estação doMetro Istambul na frente deIstanbul Cevahir, maior shopping center da Europa.

Turquia tem vindo a abrir mais os seus mercados através de reformas económicas, reduzindo controles governamentais sobre o comércio externo e do investimento e da privatização das indústrias de propriedade pública, ea liberalização dos muitos sectores para a participação privada e estrangeira continuou em meio ao debate político. A dívida pública em relação ao PIB, embora bem abaixo dos seus níveis durante a recessão de 2001, atingiu 46% em 2010 Q3. A taxa de crescimento real do PIB 2002-2007 em média 6,8% ao ano, o que fez da Turquia uma das economias que mais crescem no mundo durante esse período. No entanto, o crescimento desacelerou para 1% em 2008, e em 2009 a economia turca foi afetado pela crise financeira global, com uma recessão de 5%. A economia foi estimado ter voltado ao crescimento de 8% em 2010.

O Bosphorus Bridge (1973) é uma das duaspontes suspensas em Istambul que ligam a Europa ea Ásia.

Nos primeiros anos deste século, o cronicamente elevada inflação foi mantida sob controle e isso levou ao lançamento de uma nova moeda, a nova lira turca, em 1 de Janeiro de 2005, para cimentar a aquisição das reformas económicas e apagar os vestígios de uma economia instável. Em 1 de Janeiro de 2009, a nova lira turca foi renomeado mais uma vez como a lira turca, com a introdução de novas notas e moedas. Como resultado da continuidade das reformas econômicas, a inflação caiu para 8% em 2005, ea taxa de desemprego de 10%.

Turismo na Turquia tem experimentado um crescimento rápido nos últimos 20 anos, e constitui uma parte importante da economia. Em 2008, havia 31 milhões de visitantes ao país, que contribuiu com 22.000 milhões dólares para as receitas da Turquia. Outros sectores-chave da economia turca são bancário, construção, eletrodomésticos, eletrônicos, têxteis, refino de petróleo, produtos petroquímicos, alimentos, mineração, siderurgia, indústria de máquinas e automotiva. A Turquia tem uma grande indústria automobilística, que produziu 1.072.339 veículos a motor em 2012, classificando como o maior produtor do mundo em 16. O turco indústria naval realizado exportações para US $ 1,2 bilhões em 2011. Os principais produtos de exportação são os mercados de Malta, Ilhas Marshall, Panamá e do Reino Unido. Estaleiros turcos tem 15 docas flutuantes de diferentes tamanhos e uma doca seca. Tuzla, Yalova, e İzmit têm desenvolvido em centros de construção naval dinâmicas. Em 2011, havia 70 estaleiros ativos na Turquia, com outro 56 sendo construídas. Estaleiros turcos são consideradas como altamente classificado na produção de químicos e petroleiros até 10.000 dwt. Jardas turcos também são altamente respeitados na produção de iates.

A TCDD HT65000trem de alta velocidade dosturcos State Railways.

A economia da Turquia é cada vez mais dependente da indústria nas grandes cidades, a maioria concentrada nas províncias ocidentais do país, e menos na agricultura. No entanto, a agricultura tradicional ainda é um dos principais pilares da economia turca. Em 2010, o setor agrícola foi responsável por 9% do PIB, enquanto o setor industrial foi responsável por 26% eo setor de serviços 65%. No entanto, a agricultura ainda foi responsável por 24,7% do emprego. Em 2004, estimava-se que 46% do rendimento total disponível foi recebido pelo topo de 20% de assalariados de renda, enquanto os 20% mais recebeu 6%. Conforme Os dados do Eurostat, o PIB per capita PPS turco situou-se em 49% da média da UE em 2010.

Turkish Airlines é acompanhia aérea transportadora de bandeira da Turquia desde 1933.

Turquia se aproveitou da União Europeia - Turquia União Aduaneira, assinado em 1995, para aumentar a sua produção industrial destinada à exportação, e, ao mesmo tempo que beneficiam de origem UE-investimento estrangeiro no país. Turquia agora tem também oportunidade de um acordo de livre comércio com a União Europeia (UE) - sem a plena adesão - que lhe permite fabricar para venda livre-tarif em todo o mercado da UE.

Até 2009 as exportações foram $ 110 bilhões e em 2010 era $ 117 bilhões (principais parceiros de exportação em 2009: Alemanha 10%, França 6%, Reino Unido 6%, Itália de 6%, o Iraque 5%). No entanto maiores importações, que totalizaram 166.000 milhões dólares em 2010, ameaçou o saldo da balança comercial (importação principais parceiros em 2009: Rússia 14%, Alemanha 10%, China 9%, US 6%, Itália 5%, França 5%).

Depois de anos de baixos níveis de investimento directo estrangeiro (IDE), a Turquia conseguiu atraindo US $ 22 bilhões em IED em 2007 e deverá atrair um número maior nos anos seguintes. Uma série de grandes privatizações, a estabilidade promovida pelo início das negociações da Turquia da UE à adesão, crescimento forte e estável, e mudanças estruturais nos sectores bancário, varejo e telecomunicações têm contribuído para um aumento do investimento estrangeiro. Em 2012, Fitch Grupo atualizado crédito da Turquia classificação de grau de investimento após um gap 18 anos.

Demografia

Avenida Istiklal na cosmopolita de Istambul Bairro de Beyoglu.
Populações históricas
Ano Pop. ±%
1930 14440000 -
1940 17821000+ 23,4%
1950 20947000+ 17,5%
1960 27755000+ 32,5%
1970 35605000+ 28,3%
1980 44737000+ 25,6%
1990 56473000+ 26,2%
2000 67804000+ 20,1%
2011 74862000 + 10,4%
Fonte: Turkstat

O último censo oficial foi em 2000, e gravou uma população total de 67.803.927 habitantes país. De acordo com a População Sistema de Gravação por endereço da Turquia, a população do país era de 74,7 milhões de pessoas em 2011, quase três quartos dos quais viviam em vilas e cidades. De acordo com a estimativa de 2011, a população está aumentando em 1,35% a cada ano. A Turquia tem uma densidade média de 97 habitantes por km² população. Pessoas dentro do 15-64 faixa etária constituem 67,4% da população total; o grupo de idade de 0-14 corresponde a 25,3%; enquanto os idosos com 65 anos ou mais de idade compõem 7,3%. Em 1927, quando o primeiro censo oficial foi gravado na República da Turquia, a população foi de 13,6 milhões.

A expectativa de vida é de 71,1 anos para os homens e 75,3 anos para as mulheres, com uma média geral de 73,2 anos para a população como um todo. A educação é obrigatória e gratuita a partir de idades de 6 a 15. A taxa de alfabetização foi de 94,1% em 2010.

O artigo 66 da Constituição turca define um "turco" como "qualquer um que é vinculado ao Estado turco através do vínculo de cidadania"; portanto, o uso legal do termo "turco" como um cidadão da Turquia é diferente da etnia definição. No entanto, a maioria da população turca é de etnia turca. Eles são estimadas a 70-75% pela CIA World Factbook.

Grupos étnicos da Turquia (World Factbook)
Grupos étnicos Por cento
Turks
70-75%
Curdos
18%
Outros
7-12%

Os três principais minorias oficialmente reconhecidos grupos étnicos (por o Tratado de Lausanne) são Armênios, Gregos e judeus. Assinado em 30 de Janeiro de 1923, um acordo bilateral de troca de população entre a Grécia ea Turquia entrou em vigor em 1920, com cerca de 1,1 milhões de gregos que se deslocam de Turquia e alguns 380.000 turcos vindos de Grécia. Depois de décadas de discriminação patrocinada pelo Estado, o ex 110.000 forte comunidade grega de Istambul já encolheu para cerca de 3.000. Outros grupos étnicos incluem Abkhazians, Albaneses, Árabes, Assírios, Bósnios, circassianos, Georgianos, Hamshenis, Laz, Pomaks ( búlgaros), Roma .

O Curdos, um grupo étnico distinto concentrada principalmente nas províncias do sudeste do país, são a maior etnia não-turcomana, variadamente estimado em torno de 18%. Minorias além dos curdos são embora fazer-se uma estimativa de 7-12% da população. Outros do que os três oficialmente reconhecidas minorias não têm direitos das minorias específicas, enquanto o termo " minoria "em si continua a ser uma questão sensível na Turquia e ao Governo da Turquia é frequentemente sendo criticado por seu tratamento das minorias, com a Human Rights Watch, indicando, de 2012: "não progrediu A" abertura democrática "do governo, anunciado no verão de 2009 para abordar os direitos das minorias dos curdos na Turquia,."

Minorias deorigem européia ocidental incluem oslevantinos (ou Levanter, principalmente defrancês, Genovês e descida Venetian), que estiveram presentes no país (em particular emIstambuleIzmir) desde operíodo medieval.

Dados fiáveis ​​sobre a composição étnica da população não está disponível, porque os números do recenseamento turco não incluem estatísticas sobre etnicidade.

Estima-se que 71% da população vive em centros urbanos. Ao todo, 18 províncias têm populações superiores a 1 milhão de habitantes, e 21 províncias têm populações entre 1 milhão e 500 mil habitantes. Apenas duas províncias têm populações com menos de 100.000.

Língua

A língua oficial do país é turco, que é falado por cerca de 85% da população como língua materna. Cerca de 12% da população fala curdo como língua materna. árabe e Zaza são as línguas maternas de mais de 1% da população cada, e vários outros idiomas são as línguas maternas de peças menores da população. A emissora pública TRT tem um canal especial de TV para curda que as emissões em uma base / 7 dias 24 horas chamado TRT 6 e outra de televisão e estações de rádio que transmitem programas nas línguas locais e dialetos como armênio, árabe , bósnio e Circassian algumas horas por semana. Outro canal especial de TV que visa o mundo turca, TRT Avaz foi lançado em 21 de março de 2009 e transmissões no Azeri, Bósnio, Cazaque, Quirguistão, Uzbequistão e idiomas turcomanos; enquanto o TRT Arabic canal de televisão começou a transmitir em 4 de Abril de 2010.

Religião

Religiões na Turquia
Religiões Por cento
Islão
99,8%
Outros
0,2%
Mesquita do Sultão Ahmed (Mesquita Azul), em Istambul.

A Turquia é um Estado secular com nenhum funcionário religião de Estado; o Constituição turca prevê . liberdade de religião e de consciência Islã é a religião dominante da Turquia, que é superior a 99%, se as pessoas seculares de origem muçulmana estão incluídos. Empresas de pesquisa sugerem a figura muçulmana real é cerca de 98% ou 97%.

Há cerca de 120 mil pessoas de diferentes denominações cristãs, incluindo uma estimativa de 80.000 Oriental Ortodoxa, 35.000 católicos romanos , 5000 ortodoxa grega e um número menor de Protestantes. Hoje, existem 236 igrejas abertas ao culto na Turquia. A Igreja Ortodoxa Oriental foi sediado em Istambul desde o século 4. Os cristãos representam menos de 0,2% da população da Turquia, de acordo com o CIA World Factbook.

Existem cerca de 26.000 pessoas que sãojudeus, a grande maioria dos quais sãosefardita.

O Fé Bahá'í na Turquia tem raízes em Bahá'u'lláh, o fundador da Fé Bahá'í, sendo exilado para Constantinopla , atual-dia Istambul , pelas autoridades otomanas . Bahá'ís não pode se registrar com o governo oficialmente, mas provavelmente há 10-20.000 bahá'ís, e cerca de uma centena Bahá'í Assembléias Espirituais Locais na Turquia.

Académicos sugerem a população Alevis pode ser de 15 a 20 milhões. Segundo a revista Aksiyon, o número de Xiita Twelvers (excluindo alevitas) é de 3 milhões (4,2%), e vivem em Istambul, Iğdır, Kars, Ancara, Esmirna, Manisa, Çorum, Mugla, AGRI e Aydın. Há também alguns são praticantes sufis. A autoridade religiosa islâmica mais elevada é a Presidência de Assuntos Religiosos ( turco: Diyanet İşleri Başkanlığı ), ele interpreta a escola Hanafi de direito, e é responsável por regular o funcionamento de 80.000 mesquitas registradas do país e empregando locais e provinciais imãs. O papel da religião tem sido um debate controverso ao longo dos anos desde a formação de partidos islâmicos, especialmente na educação. Turquia foi fundada sobre uma constituição secular estrita que proíbe a influência de qualquer religião, incluindo o Islã. Há questões sensíveis, tais como o fato de que o uso do hijab é proibido em universidades e edifícios públicos ou do governo, como alguns a vêem como um símbolo do Islã - embora tenha havido esforços para levantar o embargo. A grande maioria dos atuais povo turco são muçulmanos ea seita mais popular é a escola Hanafite do Islã sunita, que foi oficialmente defendida pelo Império Otomano ; segundo a pesquisa KONDA Pesquisa e Consultoria realizada em toda a Turquia em 2007: 52,8% se definiram como "uma pessoa religiosa que se esforça para cumprir as obrigações religiosas" (religioso); 34,3% se definiram como "um crente que não cumprir as obrigações religiosas" (crentes); 9,7% se definiram como "uma pessoa totalmente devoto cumprindo todas as obrigações religiosas" (totalmente devoto); 2,3% se definiram como "alguém que não acredita em obrigações religiosas" (não-crente / agnóstico); e 0,9% se definiram como "alguém sem convicção religiosa" (ateu).

Cultura

Orhan Pamuk é um dos principais romancistas contemporâneos turcos eo destinatário do 2006Prêmio Nobel de Literatura.

A Turquia tem uma cultura muito diversificada, que é uma mistura de vários elementos do Oğuz turca, Anatólia, Otomano (que era já uma continuação de ambos culturas islâmicas greco-romana e) e cultura e tradições ocidental, que começou com a ocidentalização do otomano Império e continua ainda hoje. Esta mistura começou originalmente como resultado do encontro dos turcos e sua cultura com as dos povos que estavam em seu caminho durante a sua migração da Ásia Central para o Ocidente.

Como Turquia transformado com sucesso a partir do antigo Império Otomano à base de religião em um moderno Estado-nação com uma forte separação entre Estado e religião, um aumento nos modos de expressão artística seguido. Durante os primeiros anos da república, o governo investiu uma grande quantidade de recursos em artes plásticas; tais como museus, teatros, casas de ópera e arquitetura. Diversos fatores históricos desempenham um papel importante na definição da identidade turca moderna. Cultura turca é um produto de esforços para ser um estado ocidental "moderno", mantendo ao mesmo tempo os valores religiosos e históricos tradicionais. A mistura de influências culturais é dramatizada, por exemplo, sob a forma de "novos símbolos do confronto e entrelaçamento de culturas" promulgada na obra de Orhan Pamuk, destinatário do 2006 Prêmio Nobel de Literatura .

Turquia venceu oFestival Eurovisão da Canção, pela primeira vez com "Everyway que eu pudesse "porSertab Erener emRiga de 2003.

Música turca e literatura formar grandes exemplos de como uma mistura de influências culturais, que foram um resultado da interação entre o Império Otomano e do mundo islâmico, juntamente com a Europa, contribuindo assim para uma mistura de turco, islâmico e tradições europeias no moderno-dia música turca e artes literárias. Literatura turca foi fortemente influenciado pelo persa e literatura árabe durante a maior parte da era otomana, embora para o fim do Império Otomano, particularmente após o período Tanzimat, o efeito de ambos os povos turco e tradições literárias europeias tornaram-se cada vez mais sentida. As reformas Tanzimat de 1839-1876 trouxe mudanças para a linguagem da literatura escrita otomana, e introduziu gêneros ocidentais anteriormente desconhecidos, principalmente o romance eo conto. Muitos dos escritores no período Tanzimat escreveu em vários gêneros diferentes ao mesmo tempo: por exemplo, o poeta Namık Kemal também escreveu o importante 1876 novela İntibâh (Awakening), enquanto o jornalista Sinasi é conhecida por escrito, em 1860, o primeiro jogo turco moderno , a um ato de comédia " Sair Evlenmesi "(Casamento do poeta). A maior parte das raízes da literatura turca moderna foram formados entre os anos de 1896 e 1923. Em termos gerais, houve três movimentos literários primários durante este período: o Edebiyyât-ı Cedîde (Nova Literatura) do movimento; o Fecr-i ATI (Dawn of the Future) movimento; eo Milli Edebiyyât (Literatura Nacional) movimento. O Edebiyyât-ı Cedîde movimento (New Literatura) começou com a fundação em 1891 da revista Servet-i Funun ( Riqueza Scientific ), que foi em grande parte dedicado ao progresso (tanto intelectual e científica) ao longo do modelo ocidental. Assim, empreendimentos literários da revista, sob a direção do poeta Tevfik Fikret, foram orientadas para a criação de um estilo ocidental de " arte elevada "na Turquia.

Um dos principais portões de entrada doPalácio Dolmabahçe, em Istambul.

O primeiro passo radical de inovação na poesia turca do século 20 foi feita pelo Nazim Hikmet, que introduziu o estilo de verso livre. Outra revolução na poesia turca surgiu em 1941 com o Movimento Garip liderada por Orhan Veli Kanik, Melih Cevdet Anday e Oktay Rıfat. Explicitamente opostos-se a tudo o que tinha ido na poesia antes, eles procuraram em vez de criar uma arte popular. Eles empregaram não só uma variante do verso livre Nazim Hikmet introduzido por, mas também uma linguagem altamente coloquial, e escreveu principalmente sobre assuntos diários mundano eo homem comum na rua. A reação foi imediata e polarizada: na maior parte do establishment acadêmico e mais velhos poetas vilipendiado-los, enquanto grande parte da população turca abraçou-os de todo coração.

Os elementos arquitetônicos encontrados na Turquia também são testamentos para a mistura única de tradições que influenciaram a região ao longo dos séculos. Além dos tradicionais elementos bizantinos presentes em numerosas partes da Turquia, muitos artefatos da tarde arquitetura otomana, com a sua requintada mistura de tradições locais e islâmicos, estão a ser encontrada em todo o país, bem como em muitos antigos territórios do otomano Império. Mimar Sinan é amplamente considerado como o maior arquiteto do período clássico em arquitectura otomana. Desde o século 18, a arquitetura turca tem sido cada vez mais influenciados por estilos ocidentais, e isso pode ser particularmente visto em Istambul, onde edifícios como Dolmabahçe e da Ciragan Palácios são justapostos ao lado de inúmeros arranha-céus modernos, todos eles representando diferentes tradições.

O Festival Eurovisão da Canção 2003 foi ganha pela cantoraSertab Erener com a canção "Everyway que eu posso ", que foi escrito por Erener eDemir Demirkan.

Dramas de televisão turcas estão cada vez mais popular para além das fronteiras da Turquia e estão entre as exportações mais importantes do país, tanto em termos de lucro e de relações públicas.

Esportes

Şükrü Saracoğlu Stadium ofFenerbahçe sediou aFinal da Taça UEFA de 2009.

O esporte mais popular na Turquia é associação de futebol (soccer). Melhores equipes da Turquia incluem Fenerbahçe, Galatasaray, Beşiktaş e Trabzonspor. Em 2000, o Galatasaray cimentou o seu papel como um grande clube europeu ao vencer os Taça UEFA e UEFA Super Cup. Dois anos depois, a equipe nacional turca terminou em terceiro lugar nas 2002 World Cup Finals no Japão e na Coreia do Sul, enquanto que em 2008 a equipe nacional chegou às meias-finais da UEFA Euro 2008 competição. O Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul sediou a 2005 UEFA Champions League Final, enquanto o Estádio Şükrü Saracoğlu, em Istambul sediou a Final da Taça UEFA de 2009.

Outros esportes tradicionais como basquete e vôlei também são populares. Turquia acolheu a final do EuroBasket 2001 e as finais do Campeonato Mundial FIBA 2010, conquistando o segundo lugar em ambas as ocasiões; enquanto Efes Pilsen SK ganhou a Copa Korać em 1996, terminou em segundo na Copa Saporta, de 1993, e chegou ao Final Four da Euroliga e Suproleague em 2000 e 2001. jogadores de basquete turcos como Mehmet Okur e Hedo Turkoglu também foram bem sucedidos na NBA . Equipes de vôlei feminino, ou seja, o Fenerbahçe, Eczacibasi e Vakifbank Günes Sigorta ganharam inúmeros títulos e medalhas do Campeonato Europeu de.

O esporte nacional turco tradicional tem sidoyağlı Gures (luta livre oleada) desde tempos otomanos.Edirne já sediou o anualtorneio de luta livre Kirkpinar oleada desde 1361. estilos de wrestling internacionais regidas pelaFILA, comoluta livre eluta greco-romana também são populares, com muitos Europeu, Mundial e títulos de campeão olímpicas conquistadas por lutadores turcos tanto individualmente e como equipe nacional.

Istanbul Park GP circuito de corridas.

Halterofilismo foi um esporte turco bem sucedido. Halterofilistas turcos, tanto homens como mulheres, têm quebrado inúmeros recordes mundiais e ganhou vários países europeus, Mundial e títulos de campeão olímpico. Naim Suleymanoglu e Halil Mutlu alcançaram status lendário como um dos poucos levantadores de peso a ter ganho três medalhas de ouro em três Jogos Olímpicos.

Motorsports também são populares na Turquia. O Rally da Turquia foi incluída no FIA World Rally Championship calendário em 2003, enquanto Formula One corridas finais de semana, realizada no circuito de corridas de Istambul Park ocorreu anualmente entre os 2005 e 2011 de Fórmula Um temporadas. O turco Grand Prix foi, no entanto, não incluído no calendário 2012 Formula One temporada. Outros importantes motorsports eventos anuais que são realizadas no circuito de corrida de Istambul Park incluem o Grand Prix MotoGP da Turquia, o FIA World Touring Car Championship, a GP2 Series ea Le Mans Series. De tempos em tempos Istambul e Antalya também sediar a perna turca do campeonato Powerboat F1 que compete; enquanto a perna da Turquia à uma Red Bull Air Race World Series, competição de corrida de ar, tem lugar acima do chifre dourado em Istambul. Surf, snowboard, skate, parapente e outros esportes radicais estão se tornando mais popular a cada ano.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Turkey&oldid=545216018 "