Conteúdo verificado

Vietnã

Assuntos Relacionados: Ásia ; países asiáticos

Você sabia ...

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

República Socialista do Vietname
Cộng hòa xã hội chủ nghĩa Việt Nam
Bandeira Emblema
Lema: Độc lập - Tu Do - Hanh Phúc
"Independência - Liberdade - Happiness"
Anthem: Tiến Quân Ca
"Exército de Março" (primeiro verso)
Localização do Vietnã (verde) na ASEAN (cinza escuro) - [Legend]
Local de   Vietnã    (Verde)

em ASEAN    (Cinza escuro) - [ Legend ]

Capital Hanói
21 ° 2'N 105 ° 51'E
A maior cidade Ho Chi Minh City
Línguas oficiais Vietnamita
Os scripts oficiais Alfabeto Vietnamita
Demonym Vietnamita
Governo Unitário república socialista,
Estado de partido único
- Presidente Nguyen Minh Triet
- O primeiro-ministro Nguyen Tan Dũng
- Secretário-Geral do CPV Nông Đức Mạnh
- Presidente do Assembleia Nacional do Vietname Nguyễn Phú Trọng
Legislatura Assembleia Nacional do Vietname
Formação
- Đại Việt 1054
- Anexação francesa 1853-1883
- Independência da França 02 de setembro de 1945
- Reunificação 30 de abril de 1975
- Constituição atual 15 de abril de 1992
Área
- Total 331,690 km 2 ( 65)
128.527 sq mi
- Água (%) 1.3
População
- 01 de abril de 2009 censo 85.846.997 ( 13º)
- Densidade 259 / km 2 ( 46)
668 mi / sq
PIB ( PPP) 2009 estimativa
- Total 256.584.000.000 $
- Per capita $ 2,942
PIB (nominal) 2010 estimativa
- Total $ 104,600 bilhões
- Per capita $ 1168
Gini (2002) 37
· meio 59
HDI (2010) Aumentar 0,572
Erro: Invalid valor do IDH · 113th
Moeda đồng (₫) ( VND )
Fuso horário UTC + 7 ( UTC + 7)
- Summer ( DST) Sem DST ( UTC + 7)
Unidades no direito
Chamando código 84
Código ISO 3166 VN
TLD Internet .VN
1. De acordo com o nome oficial e 1992 Constituição.

Vietnam (pronuncia- /ˌviː.ɛtnɑːm/ VEE -et- nahm; Vietnamita: Viet Nam, ouvir), oficialmente a República Socialista do Vietname ( Vietnamita: Cộng hòa xã hội chủ nghĩa Vietname, ouvir), é o país mais oriental na Indochina Peninsula em Sudeste Asiático. Faz fronteira com a República Popular da China (RPC) para o norte, Laos para o noroeste, Camboja ao sudoeste, eo Mar da China do Sul , conhecido como Mar do Leste ( Vietnamita: Biển Đông), para o leste. Com uma população de mais de 86 milhões, Vietnam é o 13º país mais populoso do mundo.

O povo de Vietnã recuperou a independência e se separou da China em 938 dC após a sua vitória na batalha de Bạch Đằng River. Dinastias sucessivas floresceram junto com a expansão geográfica e política mais profunda em Ásia do Sudeste, até que foi colonizada pelos franceses em meados do século 19. Os esforços para resistir os franceses conduziram eventualmente a sua expulsão do país em meados do século 20, deixando uma nação dividida politicamente em dois países. Os combates entre os dois lados continuou durante a Guerra do Vietnã , terminando com um Vitória norte-vietnamita em 1975.

Emergindo deste acoplamento militar prolongado, a nação devastada pela guerra era politicamente isolado. Em 1986, o governo instituiu reformas econômicas e políticas e começou um trajeto para a reintegração internacional. Em 2000, tinha estabelecido relações diplomáticas com a maioria das nações. Seu crescimento econômico tem sido um dos mais altos do mundo na última década. Estas reformas econômicas também introduziu desigualdade em muitas esferas da vida no Vietnã, tais como distribuição de renda e os direitos das mulheres.

Etimologia

Việt Nam (Vietnamita Pronúncia: [Vjətnam]) foi adotado como o nome oficial do país pelo Imperador Gia longo em 1804. Ela é uma variante de " Nam Việt "( 越, Southern Việt), um nome usado nos tempos antigos. Em 1839, o Imperador Minh Mang renomeou o país Đại Nam ("Grande do Sul"). Em 1945, o nome oficial do país foi alterado novamente para "Vietnam". O nome também é rendido às vezes como "Viet Nam", em Inglês.

História

Era pré-dinástica

A área agora conhecida como Vietnã foi habitada desde Paleolítico, e alguns sítios arqueológicos De Thanh Hoa Province supostamente remontam milhares de anos. Arqueólogos vincular os primórdios da civilização Vietnamita à tarde Neolítico, Idade do Bronze Inicial , cultura Phung Nguyen, que foi centrada em Vinh Phuc do Vietnã contemporâneo de cerca de 2000-1400 AEC.

Por volta de 1200 aC, o desenvolvimento de humedecida arroz cultivo e fundição de bronze na Rio Ma e Planícies Rio Vermelho levou ao desenvolvimento do Cultura Dong Filho, notável por sua elaborada tambores de bronze. As armas de bronze, ferramentas e tambores de sites Dong-Sonian mostram uma influência do sudeste asiático que indica uma origem indígena para a tecnologia de fundição de bronze.

A Canção Da superfície do tambor de bronze.

Muitos antigos pequenos, cobre meus sites foram encontrados no norte do Vietnã. Algumas das semelhanças entre os sites de Dong-Sonian e outros locais do sudeste asiático incluem a presença de caixões em forma de barco e frascos de sepultamento, habitações palafitas, e as provas dos costumes betel-nut-mastigação e dentes-escurecimento.

Era dinástica

O lendário Hồng Dynasty estrondo do Hung reis é considerado por muitos vietnamitas como o primeiro estado vietnamita, conhecido como Văn Lang. Em 257 aC, o último rei Hùng perdeu para Thuc Phan, que consolidou a Tribos Lạc Việt com seu Tribos, formando Âu Việt Au Lac e proclamando-se Um Vương Dương. Em 207 aC, um general chinês chamado Zhao Tuo derrotado Um Vương Dương e consolidada em Au Lac Nanyue. Em 111 aC, os chineses Dinastia Han Nanyue consolidou em seu império.

Para os próximos mil anos, o Vietnã foi principalmente sob o domínio chinês. Os primeiros movimentos de independência, tais como os da Trung Irmãs e de Lady Trieu foram apenas brevemente bem-sucedida. Era independente como Van Xuân sob a dinastia Lý anterior entre 544 e 602. No início do século 10, o Vietname tinha ganhado autonomia, mas não independência, sob a família Khuc.

Mapa de Vietnam que mostra a conquista do sul (Tien Nam, 1069-1757)
O Cidade Imperial em Huế

Em 938 dC, um senhor chamado Vietnamita Ngo Quyen derrotou forças chinesas no Bạch Đằng rio e recuperou a independência após um milênio sob Controle chinês. Renomeado como Đại Việt (Grande Viet), a nação atravessou uma era dourada durante o Lý e Tran dinastias. Durante o domínio da dinastia Tran, Đại Việt repelido três Invasões mongóis. Budismo floresceu e tornou-se a religião do Estado.

Após a breve Dinastia Ho, independência vietnamita foi momentaneamente interrompida pela Chinês Dinastia Ming , mas foi restaurado por Le loi, o fundador da Dinastia Lê. Vietnã atingiu o seu auge na Dinastia Lê do século 15, especialmente durante o reinado do Imperador Lê Thánh Tông (1460-1497). Entre os séculos 11 e 18, Vietnã expandiu em direção ao sul em um processo conhecido como nam Tiến ( o sul de expansão), e, eventualmente, conquistou o reino de Champa e parte do Império Khmer.

A partir do século 16 em diante, conflitos civis e lutas internas frequentes engolido muito do Vietnã. Em primeiro lugar, os chineses apoiados Dynasty Mac desafiou o poder da dinastia de Lê. Depois da dinastia MAC foi derrotado, a dinastia de Lê foi reinstalada, mas sem nenhum poder real. O poder foi dividido entre o Trinh Lords do Norte e do Nguyen Lords no Sul, que se envolveram em um guerra civil há mais de quatro décadas antes de uma trégua foi chamado na década de 1670. Durante este tempo, a Nguyễn expandiu sul do Vietnã para o Mekong Delta, anexando o Planalto Central e da terra Khmer no Delta do Mekong.

A divisão do país terminou um século mais tarde, quando o Irmãos Tây Filho derrotou ambos e estabeleceram sua dinastia nova. No entanto, a sua regra não durou muito tempo e eles foram derrotados pelos restos do Nguyễn Lords liderados por Nguyễn Ánh com a ajuda dos franceses. Nguyễn Ánh Vietnã unificado, e estabeleceu o Dinastia de Nguyen, governando sob o nome de Gia Long.

Colonização francesa

Indochina francesa em 1913.

Independência do Vietnã foi gradualmente corroída pela France-auxiliado por grandes milícias em-colaborador Católica uma série de conquistas militares de 1859 até 1885, quando o país inteiro se tornou parte da Indochina francesa. A administração francesa impôs mudanças políticas e culturais significativas na sociedade vietnamita. Um sistema de estilo ocidental de educação moderna foi desenvolvido, eo catolicismo romano foi propagado amplamente na sociedade vietnamita. A maior parte do Colonizadores franceses na Indochina foram concentrados em Cochinchina (terceira do sul do Vietnã cuja cidade principal era Saigon ).

O desenvolvimento de uma economia de plantação para promover as exportações de tabaco , índigo, chá e café , os franceses crescentes apelos largamente ignorados para o auto-governo e direitos civis. Um movimento político nacionalista emergiu logo, com líderes como Phan Boi Chau, Phan Chu Trinh, Phan Dinh Phung, Imperador Presunto Nghi e Ho Chi Minh lutando ou ligar para a independência. No entanto, o monarquista Vuong podem foi derrotado na década de 1890, após uma década de resistência, e de 1930 Yen Bai motim do Viet Nam Quoc Dan Dang foi colocado para baixo facilmente. O francês manteve o controle de suas colônias até a Segunda Guerra Mundial, quando o Guerra japonesa no Pacífico provocou a invasão de Indochina francesa em 1941.

Com a derrota da França na Europa, a Terceira República Francesa transformado no Regime de Vichy, a que a colônia permaneceu leal. Fortemente dependente Alemanha nazista, a França de Vichy foi forçado a entregar o controle da Indochina francesa para o Japão. Os recursos naturais de Vietnam foram explorados para fins de campanhas militares do Império japonês nas colônias britânicas da Indochina de Burma , o Península Malaia e na Índia.

Primeira Guerra da Indochina

Em 1941, o Viet Minh - um movimento de libertação comunista e nacionalista - emergiu sob Ho Chi Minh para buscar a independência para o Vietnã da França, bem como se opor à ocupação japonesa. Estima-se que 2 milhões de vietnamitas, ou 10% da população, em seguida, morreu durante a Vietnamita fome de 1944-45. Após a derrota militar do Japão e da queda de sua Empire of Vietnam em agosto de 1945, Viet Minh ocupada Hanoi e proclamou um governo provisório, que afirmava independência no dia 2 de setembro.

France-marcado USAF C-119 pilotado por pilotos da CIA sobre Dien Bien Phu, em 1954.

No mesmo ano, o Provisória República Francesa enviou o Francês Extremo Oriente Corpo Expedicionário, que foi originalmente criado para combater as forças de ocupação japonesas, a fim de pacificar o movimento de libertação e para restaurar o domínio francês. Em 20 de Novembro de 1946, desencadeada pela Haiphong Incident, o Primeira Guerra da Indochina entre Viet Minh e as forças francesas se seguiu, com duração até 20 de julho de 1954.

Apesar menos perdas - Corpo Expedicionário sofrido um terço das vítimas dos chineses e apoiado pelos soviéticos Viet Minh - durante o curso da guerra, os franceses e Legalistas vietnamitas, eventualmente, sofreu um grande revés estratégico no Cerco de Dien Bien Phu, o que permitiu Ho Chi Minh para negociar um cessar-fogo com uma posição favorável no curso Conferência de Genebra de 1954. administração colonial terminou como Indochina Francesa foi dissolvida. De acordo com Acordos de Genebra de 1954, as forças do ex-partidários franceses e nacionalistas comunistas foram separadas sul e norte, respectivamente, com o Vietnamita Zona Desmilitarizada, no Paralelo 17o, entre. Foi dado um período de 300 dias de livre circulação, durante o qual quase um milhão de nortistas, principalmente católicas, mudou para o sul, temendo perseguição pelos comunistas.

A partição do Vietnã, com a República de Ho Chi Minh Democrática do Vietnã, em Vietnã do Norte, e do imperador Bảo Đại de Estado do Vietnã no Vietnã do Sul, não se destina a ser permanente pelos Acordos de Genebra, e que proibia expressamente a interferência de terceiros poderes. O Estado do primeiro-ministro do Vietnã Ngo Dinh Diem derrubou Bảo Đại em um referendo fraudulento organizado por seu irmão Ngo Dinh Nhu, e proclamou-se presidente da República do Vietnã. Os Acordos de mandato eleições nacionais de 1956, que se recusaram a realizar Diem, apesar dos repetidos apelos do Norte para as negociações para discutir as eleições.

Guerra do Vietnã

O pró-Hanoi Vietcong começou uma campanha de guerrilha no final de 1950 para derrubar o governo de Diem, que uma declaração oficial Vietcong descrito como um "regime colonial disfarçado." No Norte, milhares de proprietários de terras foram assassinados pelos comunistas e da fome eclodiu na década de 1950. No Sul, Diem andou esmagando toda a oposição e dezenas de milhares foram presos ou mortos; dissidentes foram rotineiramente rotulado como comunistas, mesmo se eles eram anti-comunista. Os dois Vietnãs eram policiais estados com sistemas de segurança totalitários.

A Viet Cong soldado monta guarda durante uma troca de prisioneiros com as forças americanas em 1973.

Em 1963, o descontentamento com a discriminação budista pró-Católica de Diem eclodiu na sequência da proibição da Bandeira Budista ea Tiroteios Hue Vesak. Isto resultou numa série de manifestações de massa durante o que é conhecido como o Crise budista. Com Diem dispostos a dobrar, Nhu orquestrou a Raids Xa Loi Pagoda; estimativas do número de mortos variam em centenas. Como resultado, a relação da América com Diem quebrou e resultou em uma golpe que viu Diem mortos.

Diem foi seguido por uma série de regimes militares que frequentemente durou apenas alguns meses antes de ser derrubado por um outro. Com esta instabilidade, os comunistas começaram a ganhar terreno. Havia mais de uma dúzia de governos antes do emparelhamento de Marechal do Ar Nguyen Cao Ky e Geral Nguyen Van Thieu assumiu o controle de uma junta em meados de 1965. Thieu gradualmente outmaneuvered Ky e cimentou a sua permanência no poder em eleições fraudulentas em 1967 e 1971.

Para apoiar a luta do Vietnã do Sul contra a insurgência comunista, os Estados Unidos começaram a aumentar a sua contribuição de conselheiros militares. As forças dos EUA tornou-se envolvido em operações de combate à terra em 1965 e em seu pico que somavam mais de 500.000. As forças comunistas atacaram a maioria dos principais alvos no Vietnã do Sul durante o 1968 Ofensiva de Tet, e apesar de sua campanha falhou militarmente, ele chocou o establishment americano, e os levou a pensar que os comunistas não poderia ser derrotado. As forças comunistas que abastecem o Vietcong levava suprimentos ao longo da Ho Chi Minh trilha, que passou por Laos e Camboja. Presidente dos Estados Unidos Richard Nixon autorizada Operação do menu, um SAC campanha de bombardeio no Laos e no Camboja, que ele manteve em segredo do Congresso dos Estados Unidos.

Suas próprias baixas de montagem, e enfrentando a oposição à guerra no país e no estrangeiro condenação, os EUA começaram a se retirar de funções de combate à terra de acordo com a Nixon Doutrina; o processo foi posteriormente denominada Vietnamization. O esforço teve resultados mistos. O Acordos de Paz de Paris, de 27 de Janeiro de 1973, reconheceu formalmente a soberania do Vietnã ", como reconhecido pelo Genebra 1954 Acordos ". Sob os termos dos acordos de todas as tropas de combate americanas foram retiradas até 29 de março de 1973. Limitada combates continuavam, antes do norte capturados na província de Phuoc Longo em dezembro de 1974 e começou uma ofensiva em grande escala, culminando na Queda de Saigon em 30 de abril de 1975. Vietnam sul brevemente caiu sob o domínio nominal de um Governo Revolucionário Provisório enquanto sob a ocupação militar por Vietnam norte. Em 2 de julho de 1976, do Norte e do Sul foram fundidas para formar a República Socialista do Vietname.

Período pós-guerra

O governo embarcou em uma campanha em massa de coletivização das fazendas e fábricas. Isso causou um colapso econômico e resultou em inflação de três dígitos. Reconstrução do país devastado pela guerra era lento, e graves problemas humanitários e económicos confrontaram o regime comunista. Milhões de pessoas fugiu do país em barcos toscamente construídas, criando uma crise humanitária internacional.

Em 1978, o exército vietnamita invadiu o Camboja (provocando o Cambojana-vietnamita Guerra) para remover do poder o Khmer Rouge-que tinha sido arrasando aldeias fronteiriças vietnamitas e massacrando os habitantes, a instalação de um regime cujos líderes governar até 1989. Esta ação agravou relações com China , que lançou uma breve incursão no norte do Vietnã (o Sino-vietnamita Guerra) em 1979. Este conflito causado Vietnam a confiar cada vez mais em ajuda econômica e militar soviética.

Đối moi (renovação)

No Sexto Congresso do Partido Comunista do Vietnã em dezembro de 1986, os reformadores, chateado com a falta de progresso económico após a Guerra do Vietnã , substituiu a "velha guarda" com uma nova liderança. Os reformadores foram conduzidos por 71 anos de idade Nguyen Van Linh, que se tornou o novo secretário-geral do partido. Linh era um nativo do norte do Vietnã, que tinha servido no sul durante e depois da guerra. Em uma mudança histórica, os reformadores implementado reformas de livre mercado conhecido como Đối moi (renovação), que conseguiu cuidadosamente a transição de uma economia planificada para uma " economia socialista orientada para o mercado ".

Com a autoridade do estado que permanece indiscutível, a posse privada de fazendas e empresas envolvidas na produção de mercadorias, a desregulação eo investimento estrangeiro foram incentivados enquanto o Estado manteve o controle sobre setores estratégicos. O economia do Vietnã, posteriormente, alcançou um rápido crescimento na produção agrícola e industrial, construção e habitação, as exportações eo investimento estrangeiro. No entanto, estas reformas têm também causado um aumento das desigualdades em muitas esferas da vida social, como renda e desigualdade de gênero.

Governo e política

Palácio Presidencial, Hanoi (anteriormente lugar do Governador-Geral de Indochina francesa)
Ho Chi Minh Mausoleum em Hanoi

A República Socialista do Vietname é um Estado de partido único. Um novo Constituição do Estado foi aprovado em Abril de 1992, que substitui a versão 1975. O papel central do Partido Comunista do Vietnã foi reafirmado em todos os órgãos de governo, política e sociedade.

Somente organizações políticas afiliado com ou endossado pelo comunista partido estão autorizados a disputar eleições. Estes incluem o Vietnamita Pátria Frontal, trabalhadores e sindicalistas partes. Embora o Estado permanece oficialmente comprometido com o socialismo como o seu credo definindo-se cada vez mais capitalista, de acordo com The Economist é actualmente gerido por "comunistas ardentemente capitalistas".

O Presidente do Vietnã é o titular chefe de Estado eo nominal comandante-em-chefe do militar do Vietnã, que preside o Conselho de Defesa e Segurança Nacional. O actual O primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Tan Dung, é a chefe de governo, presidindo um conselho de ministros compostas de três primeiros-ministros adjuntos e os chefes de 26 ministérios e comissões.

O Assembleia Nacional do Vietname é o unicameral legislatura do governo, composto de 498 membros. É superior a ambos os ramos executivo e judicial. Todos os membros do conselho de ministros são derivadas da Assembleia Nacional. O Tribunal Popular Supremo do Vietnã, que é o mais alto tribunal de recurso no país, também é responsável perante a Assembleia Nacional.

Abaixo Tribunal Popular Supremo suportar a tribunais municipais provinciais e do tribunais locais. Os tribunais militares são também um poderoso ramo do Judiciário com competência especial em matéria de segurança nacional. Todos os órgãos do governo do Vietnã são controlados pelo Partido Comunista. A maioria dos nomeados do governo são membros do partido. O Secretário-Geral do Partido Comunista é talvez um dos líderes políticos mais importantes do país, controlando organização e estaduais compromissos nacionais do partido, bem como definição de políticas.

O Exército do Vietnã Pessoas (VPA) é o nome oficial para os serviços militares combinadas do Vietnã, que é organizada nos moldes da China Exército Popular de Libertação. O VPA é subdividida em os vietnamitas Forças Terrestres do Povo (incluindo traseiros Forças Estratégicas e Forças de Defesa de Fronteira), o Marinha do Vietnã, o Pessoas de Vietnam Força Aérea e da Popular vietnamita Guarda Costeira.

Através da história recente do Vietnã, o VPA tem participado activamente na força de trabalho do Vietnã para desenvolver a economia do Vietnã, a fim de coordenar a defesa nacional e da economia. O VPA está envolvido em áreas como indústria, agricultura, silvicultura, pesca e telecomunicações. A força total do VPA está perto de 500.000 oficiais e praças membros. O governo também organiza e mantém milícias provinciais e as forças policiais. O papel dos militares na vida pública tem vindo a reduzir desde a década de 1980.

Direitos humanos

No seu relatório de 2004 sobre Práticas de Direitos Humanos , o Departamento de Estado dos EUA caracterizada registro do Vietnã direitos humanos como "medíocres" e citou a continuação de "abusos graves". De acordo com o relatório, o governo impôs restrições à liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, liberdade de reunião e liberdade de associação.

Relações internacionais

Tropas vietnamitas sobre Ilha Spratly

A política externa Vietnamita atual é: "Implementar consistentemente a linha de política externa de independência, auto-confiança, paz, cooperação e desenvolvimento, a política externa de abertura e de diversificação e multi-lateralização das relações internacionais de forma proativa e participar activamente na integração econômica internacional. enquanto a expansão da cooperação internacional em outros campos. O Vietnã é um amigo e parceiro de confiança de todos os países da comunidade internacional, participando ativamente nos processos de cooperação internacionais e regionais. "

Em dezembro de 2007, o Vietname tinha estabelecido relações diplomáticas com 172 países (incluindo os Estados Unidos, que relações normalizadas em 1995). Vietnã prende membros de 63 organizações internacionais, como as Nações Unidas , ASEAN, NAM, La Francophonie, da OMC e 650 organizações não-governamentais.

Geografia

Localização

Subdivisões

Províncias do Vietnã

Vietnã é dividido em 58 províncias (conhecido em Vietnamita como Tỉnh, do chinês 省, Sheng). Há também cinco municípios controlados centralmente existentes, ao mesmo nível que as províncias (thành Pho Truc Thuoc trung Uong).

Delta do Rio Vermelho

Bắc Ninh
Ha Nam
Ha Tay
Hai Duong
Hung Yen
Nam Dinh
Ninh Binh
Thai Binh
Vĩnh Phúc
Ha Noi (município)
Hai Phong (município)

North Coast Central

Ha Tinh
Nghe An
Quang Binh
Quang Tri
De Thanh Hoa
Thua Thien-Hue

Nordeste

Bắc Giang
Bắc Kan
Cao Bang
Ha Giang
Lang Son
Lao Cai
Phu Tho
Quang Ninh
Thai Nguyen
Tuyen Quang
Yen Bai

Noroeste

Dien Bien
Hoa Binh
Lai Chau
Son La

Planalto Central

Dak Lak
Dak Nong
Gia Lai
Kon Tum
Lam Dong

South Coast Central

Binh Dinh
Khanh Hoa
Phu Yen
Quang Nam
Quang Ngai
Da Nang (município)

Sudeste

Ba Ria-Vung Tau
Binh Duong
Binh Phuoc
Binh Thuan
Dong Nai
Ninh Thuan
Tay Ninh
Ho Chi Minh (município)

Delta do Rio Mekong

An Giang
Bạc Lieu
Ben Tre
Ca Mau
Dong Thap
Hau Giang
Kien Giang
Long An
Soc Trang
Tien Giang
Tra Vinh
Vinh Long
Can Tho (município)

As províncias estão subdivididos em municípios provinciais (thành Pho Truc Thuoc Tỉnh), townships (THI XA) e municípios (Huyen), e então, subdividida em cidades (THI TRAN) ou comunas (Xa).

Os municípios controlados centralmente são subdivididos em distritos (quan) e municípios e, em seguida, subdivididos em enfermarias (Phuong).

Geografia e clima

Ha Long Bay, um Património Mundial
Gioc da proibição das cachoeiras no norte do Vietnã

Vietnã é de aproximadamente 331.688 km 2 (128.065 sq mi) na área (não incluindo Hoang Sa e Truong Sa ilhas), maior que a Itália e quase do tamanho da Alemanha. O perímetro do país que funciona ao longo de suas fronteiras internacionais é 4,639 km 2 (1791 sq mi). A topografia é composta por colinas e montanhas densamente arborizadas, com terreno plano cobrindo não mais do que 20%. Montanhas são responsáveis por 40% da área, com os montes menores representam 40% e 42% das florestas tropicais.

A parte norte do país consiste principalmente em planaltos e do Delta do Rio Vermelho. Phan Xi Pang, localizado em Província de Lao Cai, é a montanha mais alta no Vietnã em 3143 m (10.312 pés). O sul é dividido em planícies costeiras, Picos Annamite Chain, extensas florestas e solos pobres. Composta por cinco planaltos relativamente planas de solo de basalto, as terras altas respondem por 16% das terras aráveis do país e 22% de sua área florestal total.

O delta do Rio Vermelho (também conhecido como o Song Hong), uma região plana, triangular de 15,000 km 2 (5792 sq mi), é menor, mas mais intensamente desenvolvido e mais densamente povoada do que o Delta do Rio Mekong. Depois de uma entrada do Golfo de Tonkin, foi preenchido pelos enormes depósitos aluviais dos rios ao longo de um período de milênios, e avança um 100 metros (328,1 pés) no Golfo anualmente. O delta de Mekong, que abrange cerca de 40.000 km 2 (15.444 sq mi), não é um simples de baixo nível mais de 3 metros (9,8 pés) acima do nível do mar em qualquer ponto e atravessada por um labirinto de canais e rios. Tanto sedimento é realizada por várias agências e afluentes do Mekong que o delta avanços de 60 a 80 metros (196,9-262,5 pés) no mar a cada ano.

Devido a diferenças de latitude ea variedade marcado de relevo topográfico, o clima tende a variar consideravelmente de lugar para lugar. Durante a temporada de inverno ou seca, que se estende aproximadamente de novembro a abril, os ventos de monção geralmente sopram de nordeste ao longo da costa da China e em todo o Golfo de Tonkin, pegando umidade considerável; consequentemente, a temporada de inverno na maior parte do país está seca apenas por comparação com o período chuvoso ou no verão.

A temperatura média anual é geralmente maior nas planícies do que nas montanhas e planaltos e no sul do que no norte. As temperaturas nas planícies do sul ( Ho Chi Minh City e do Delta Mekong) varia menos, indo entre 21 e 28 ° C (69,8 e 82,4 ° F) ao longo de um ano. As estações do ano nas montanhas e planaltos e no norte são muito mais dramático, e as temperaturas podem variar entre 5 ° C (41 ° F) em dezembro e janeiro a 37 ° C (98,6 ° F) em julho e agosto.

Natureza

Vietnã tem dois sítios do Patrimônio Mundial Natural: Halong Bay e Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang e seis Mundo reservas da biosfera, incluindo: Can Gio Mangrove Floresta, Cat Tien, Cat Ba, Kien Giang, Delta do Rio Vermelho, Ocidental Nghe An. Por causa de Tufão Ketsana, de 29 de Setembro de 2009, mais de 300.000 pessoas foram evacuadas.

Biodiversidade

Saola

Vietnã está na Indomalaya ecozone.

De acordo com o capítulo 1 do relatório de 2005 Nacional de Meio Ambiente condição atual, "Biodiversidade Assunto da Agência de Protecção do Ambiente do Vietnã", em termos de diversidade de espécies Vietnã é um dos vinte e cinco países considerados de possuir um elevado nível de biodiversidade, e está classificado 16 na diversidade biológica (com espécies de 16% do mundo) (página 9). Foram identificadas 15.986 flora, dos quais 10% são endêmicas (P9). As estatísticas indicam que existem 307 nematóides , 200 Oligochaeta, 145 Acarina, 113 colêmbolos, 7750 insetos , 260 répteis , 120 anfíbios, 840 pássaros e 310 de mamíferos , dos quais 100 aves e 78 mamíferos são endêmicas (p9,10).

Vietnã também tem 1.438 água doce microalgas (9,6% das espécies do mundo) (Tabela 1.2, P9). Note-se também que há 794 aquáticos invertebrados e peixes de mar 2458 (p10,11). Nos últimos anos, houve 13 gêneros, 222 espécies e 30 táxons de flora recém-descrita. 6 mamíferos foram descobertos incluindo o Saola, muntjac gigante, Tonkin de nariz arrebitado Langur, Livistona halongensis, geothelphusa vietnamica, e um pássaro, o Faisão de Edwards.

Em agrícola diversidade genética, o Vietnã é um dos doze centros de cultivar original do mundo (p13). O Vietnã Nacional de Cultivares Gene Bank está preservando 12.300 cultivares de 115 espécies (p14). No Capítulo 4 do relatório, é dito que o governo vietnamita passou 49.070.000 USD para a preservação da biodiversidade em 2004 (p71) e estabeleceu 126 áreas de conservação, incluindo 28 parques nacionais (p73).

Economia e Relações Exteriores

Ho Chi Minh City Downtown 's at Night.

Historicamente, o Vietnã tem sido uma civilização agrícola baseado na cultivo de arroz molhado. A Guerra do Vietnã destruiu grande parte da economia do país. Ao assumir o poder, o Governo criou uma economia planificada para a nação.

Coletivização das fazendas, fábricas e capital econômico foi implementado, e milhões de pessoas foram colocados para trabalhar em programas do governo. Por uma década, a economia unida do Vietnã foi atormentado com a ineficiência ea corrupção nos programas estaduais, má qualidade e subprodução e restrições às actividades económicas e comerciais. Ele também sofreu com o embargo comercial dos Estados Unidos e grande parte da Europa após a Guerra do Vietnã. Posteriormente, os parceiros comerciais dos blocos comunistas começaram a erodir.

Os 70 andares e 345 metros (1.132 pés) de altura Hanoi Landmark Tower em Hanói será o edifício mais alto no Vietnã em 2011

Em 1986, o Sexto Congresso do Partido introduziu reformas econômicas significativas com livres elementos de economia de mercado como parte de um pacote de reformas económicas amplo chamado " mới đối "(Renovação), resultando numa Economia socialista orientada para o mercado. A propriedade privada foi encorajada em indústrias, comércio e agricultura.

Vietnam alcançado em torno de 8% anual do PIB de crescimento 1990-1997 e continuou em cerca de 7% de 2000 a 2005, tornando-se uma das economias que mais crescem no mundo. Crescimento de 8,5 por cento, 6,3, 5,3 e 6,8 para o ano de 2007, 2008, 2009 e 2010, respectivamente, mas a taxa de inflação atingiu 11,8 por cento em Dezembro de 2010, sobre uma base de ano-a-ano, de acordo com uma estimativa GSO. O dong foi desvalorizado três vezes desde o ano passado. Antes de 1998, o investimento estrangeiro cresceu três vezes e poupança interna quintuplicou. Manufacturing, tecnologia da informação e indústrias de alta tecnologia fazem parte de rápido crescimento grande e da economia nacional. O Vietname é um parente recém-chegado ao negócio do petróleo, mas hoje é o terceiro maior produtor de petróleo no sudeste da Ásia com saída de 400 mil barris por dia (64.000 m 3 / d). Vietnã é uma das economias mais abertas da Ásia: o comércio bilateral é de cerca de 160% do PIB, mais do dobro da proporção para a China e mais de quatro vezes a da Índia.

Profunda pobreza, definida como uma percentagem da população que vive abaixo de US $ 1 por dia, diminuiu significativamente e agora é menor do que a China, Índia e Filipinas.

Em 2009, o PIB nominal alcançou 92.439 milhões dólares, com nominal do PIB per capita de $ 1060 De acordo com uma previsão em Dezembro de 2005 por Goldman-Sachs, economia vietnamita vai se tornar a maior economia 17o no mundo em 2025, com o PIB nominal de 436.000 milhões dólares e um PIB per capita de 4.357 USD. De acordo com a previsão da PricewaterhouseCoopers em 2008, o Vietnã pode ser mais rápido crescimento das economias emergentes em 2025 com uma taxa de crescimento potencial de quase 10% ao ano em dólares reais que poderia empurrá-lo até cerca de 70% do tamanho da economia do Reino Unido em 2050.

Como resultado de várias medidas de reforma agrária, o Vietnã é hoje o maior produtor de castanha de caju com um terço quota global, o maior produtor de pimenta preta contabilização de um terço do mercado do mundo e segundo maior do arroz exportador do mundo depois da Tailândia . Vietnã tem o maior percentual de uso da terra para culturas permanentes, de 6,93%, de qualquer nação em região do Grande Mekong. Além do arroz, as exportações principais são café , chá , borracha e produtos da pesca. No entanto, a participação da agricultura da produção econômica diminuiu, caindo como uma percentagem do PIB de 42% em 1989 para 20% em 2006, como a produção em outros setores da economia aumentou. De acordo com o CIA World Fact Book, a taxa de desemprego no Vietnã é de 2,9% (30 de Abril 2009 est.)

Entre outras medidas tomadas no processo de transição para uma economia de mercado, o Vietnã em julho de 2006 actualizou a sua legislação sobre propriedade intelectual para dar cumprimento à TRIPS. Vietnã foi aceito na OMC em 7 de novembro de 2006. Os principais parceiros comerciais do Vietnã incluem China, Japão, Austrália, Os países da ASEAN, os EUA e os países da Europa Ocidental. Vietnã ainda usa cinco anos planeja entretanto (ver Cinco anos de Planos de Vietnam).

Transporte

Ar

Vietnam opera 17 grandes aeroportos civis, incluindo três gateways internacionais: Noi Bai servindo Hanoi , Aeroporto Internacional Da Nang servindo Da Nang City, e Tan Son Nhat servindo Ho Chi Minh City. Tan Son Nhat é a maior, a manipulação de 75 por cento do tráfego internacional de passageiros. De acordo com o plano aprovado, o Vietnã terá 10 aeroportos internacionais em 2015 (além dos três acima referido aeroporto, são eles: Lien Aeroporto Internacional Khuong, Phu Bai International Airport, Cam Ranh International Aeroporto, Phu Quoc Aeroporto Internacional, Aeroporto Internacional de Cat Bi, Cần Aeroporto Internacional Thơ e Aeroporto Internacional de Long Thanh). O planejado Aeroporto Internacional de Long Thanh será construído em uma área de 50 quilômetros quadrados (19 sq mi) e terá capacidade total de 100 milhões de passageiros, 5 toneladas de carga por ano. Vietnam Airlines, a companhia aérea nacional, tem uma frota de 69 (150 em 2020) aeronaves Um número de companhias aéreas privadas que complementam a estatal Vietnam Airlines são Jetstar Pacific, VietJet AirAsia e Trai Thien Air Cargo.

A moderna rede de transportes do Vietnã foi originalmente desenvolvida sob o domínio francês com a finalidade de colheita de matérias-primas, e reconstruídos e modernizados após a Guerra do Vietnã. O sistema viário é a forma mais popular de transporte no país. Sistema viário do Vietnã inclui estradas nacionais administradas pelo nível central; estradas provinciais geridos pelo nível provincial; estradas distritais geridos pelo nível distrital; vias urbanas geridos por cidades e vilas; e as estradas comuna gerido pelo nível de comuna.

Estrada

Um ônibus emHo Chi Minh City

Bicicletas , patinetes motorizados e motociclos continuam a ser as formas mais populares de transporte rodoviário nas cidades do Vietnã, vilas e aldeias, embora o número de automóveis de propriedade privada também está em ascensão, especialmente nas grandes cidades. O autocarro público operado por empresas privadas é a principal significa viagens de longa distância para muitas pessoas. O congestionamento do tráfego é um problema sério em Hanói e Ho Chi Minh City como estradas das cidades lutam para lidar com os números de expansão de automóveis.

Trilho

Em 2009, Vietnã e Japão assinaram um acordo para construir uma ferrovia de alta velocidade usando tecnologia japonesa. Engenheiros de alta velocidade vietnamitas foram enviados ao Japão para fazer um curso de alta velocidade de março a novembro. Desde 2006, o Vietnã tem enviado 100 operadores de alta velocidade para fazer cursos no Japão, para que possam operá-lo quando ele estiver concluído. A ferrovia será um 1630 km de comprimento rota expressa e contêm um total de 26 estações, incluindo Hanoi e Thu Thiem terminal em Ho Chi Minh City . Ele irá ajudar a reduzir o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país a menos de 10 horas.

Usando a tecnologia planejada ( Shinkansen), a ferrovia será projetado para trens para viajar a uma velocidade máxima de 360 quilômetros por hora. No entanto, a joint venture consultor recomendou a circulação de comboios em um máximo de 320 km por hora usando FASTech 360s trens. Como previsto, as linhas ferroviárias de Hanoi para o centro de Vinh e do centro de Nha Trang para Ho Chi Minh City , no sul do Vietnã serão estabelecidas durante o período de 2010-2015. A partir de 2015-2020, a construção terá início nas rotas entre Vinh e Nha Trang e entre Hanói e as províncias montanhosas do norte de Lao Cai e Lang Son.

Água

Por balsa atravésdo rio Saigon

A nação tem sete portos desenvolvidos e portos em Cam Ranh, Da Nang, Hai Phong, Ho Chi Minh City , Hong Gai (Halong City), Qui Nhon, e Nha Trang. Há também mais de 17.000 quilômetros de navegáveis ​​navegáveis, que desempenham um papel significativo na vida rural, devido à extensa rede de rios no Vietnã.

Demografia

População

Desempenho da dança porpessoas Cham em um de seus templos no sul do Vietnã

O resultado de recenseamento 01 de abril de 2009 mostra a população do Vietname mais de 85.800.000. Vietnamese pessoas, das quais: a chamada "Vietname" ou "Kinh" é cerca de 73,6 milhões, são responsáveis ​​por 85,8% da população. Sua população está concentrada nos deltas aluviais e planícies costeiras do país. Um grupo social e étnico homogêneo, o Kinh exercer o controle político e econômico. Existem 54 grupos étnicos minoritários em todo o país, mas o Kinh são propagadores da cultura dominante.

A maioria das minorias étnicas, como a Muong, uma étnico intimamente relacionados do Kinh, são encontrados principalmente nas terras altas que cobrem dois terços do território. Antes da Guerra do Vietnã, a população da Central Highlands era quase exclusivamente Degar (mais de 40 grupos tribais colina), até que os governos de Diem aprovou um programa de liquidação de Kinh em áreas indígenas. O Hoa (de etnia chinesa) e Khmer Krom são principalmente da planície. Os maiores grupos étnicos minoritários incluem os Hmong, Dao, Tay, Thai, e Nung. De 1978 a 1979, cerca de 450.000 étnicos chinês deixou o Vietnã.

Idiomas

As palavras em laranja pertencem ao vocabulário nativo Vietnamita enquanto os de verde pertencem aovocabulário sino-vietnamita

O povo de Vietnã falam vietnamita que é um monossilábico tonal língua Mon- Khmer como língua nacional oficial. Em sua história, escrita Vietnamita usado caracteres chineses . No século 13, os vietnamitas desenvolveram o seu próprio conjunto de caracteres chamado Chu Nom. O épico célebre Đoạn Trường Tân thanh ( Truyen Kieu ou The Tale of Kieu ) por Nguyễn Du foi escrita em Chu Nom. Durante o período colonial francês, Quốc ngữ, o alfabeto Vietnamita romanizado usado para falado vietnamita, que foi desenvolvido no século 17 por Jesuíta Alexandre De Rhodes e vários outros católicos missionários, tornou-se popular e trouxe de alfabetização para as massas.

Várias outras línguas são faladas por vários grupos minoritários no Vietname. O mais comum destes são Tay, Muong, Cham, Khmer, chinês , Nung, e H'Mong. O povos montanheses do Planalto Central também falam várias línguas distintas. A língua francesa, um legado do domínio colonial, ainda é falado por cerca Vietnamita mais velhos como uma segunda língua, mas está a perder a sua popularidade. Vietnã, no entanto, continua a ser um membro de pleno direito La Francophonie. Russian — and to a much lesser extent German, Czech or Polish — is sometimes known among those whose families had ties with the Bloco soviético. In recent years, English is becoming more popular as a second language. English study is obligatory in most schools. Chinese and Japanese have also become more popular.

Religiões

One Pillar Pagoda emHanoi

Durante grande parte da história vietnamita, o Budismo Mahayana, taoísmo e confucionismo têm influenciado fortemente a vida religiosa e cultural do povo. Cerca de 85% dos vietnamitas identificar com o budismo, embora não toda a prática em uma base regular. A maioria das pessoas atribuem a Tam Đạo ("religião Triplo"): 80% das pessoas adoram a mistura de Budismo Mahayana principalmente, taoísmo , confucionismo com Adoração de antepassado; 2% Hoa Hao (um novo movimento religioso do século 20 que está concentrada no Delta do Mekong) e 2% budismo Theravada, principalmente entre pessoas do Khmer no Mekong. O censo do governo mostrou que apenas mais de 10 milhões de pessoas tomaram refúgio nas Três Jóias; a grande maioria do povo vietnamita de religiões asiáticas praticar Adoração de antepassado.

Cerca de 8% da população são cristãos, com cerca de seis milhões de católicos romanos e menos de um milhão de protestantes, de acordo com o censo de 2007. O cristianismo foi introduzido pela primeira vez pelo Português e os comerciantes holandeses nos séculos 16 e 17, em seguida, ainda mais propagada por missionários franceses nos séculos 19 e 20, e, em menor medida, por missionários protestantes norte-americanos durante a presença das forças americanas durante a década de 1960 e início de 1970, em grande parte entre os montanheses do Vietnã do Sul. As maiores igrejas protestantes são a Igreja Evangélica do Vietnã ea Igreja Evangélica Montagnard. Dois terços dos protestantes do Vietnã são minorias étnicas.

Templo Cao Dai emTay Ninh

O governo vietnamita está profundamente desconfiados e cautelosos com o catolicismo romano. Essa desconfiança surgiu durante o século 19, quando alguns católicos colaboraram com os colonos franceses em conquistar e governar o país e em ajudar as tentativas francesas de instalar imperadores católicos, como na revolta Le Van Khoi. Além disso, posição fortemente anti-comunista da Igreja Católica tornou um inimigo de um governo. A Igreja do Vaticano é proibido e apenas organizações católicas controladas pelo governo são permitidas. As relações do país com o Vaticano melhoraram, no entanto, nos últimos anos.

Cerca de 3% da população sãoCao Dai, uma religião sincrética século 20 que está concentrada em tornoTay Ninh Province.

Sunita e Cham Bani Islam , uma pequena minoria religiosa, é praticada principalmente pela etnia minoritária Cham, embora haja também alguns adeptos vietnamitas étnicos no sudoeste. No total, há 70 mil muçulmanos; pequeno as comunidades hindus (mais de 50.000 pessoas) e um pequeno número de bahá'ís .

O governo comunista rejeita as críticas de que ele não permite a liberdade religiosa. No entanto, as organizações religiosas única controladas pelo governo são permitidos e do Budista Unificada do Vietname Congregação que se formou no Vietnã do Sul é proibido em favor do organismo aprovado-comunista.

Educação

Ha NoiUniversity 's de Medicina

Vietnã tem uma extensa rede controlada pelo Estado de escolas, faculdades e universidades, mas o número de instituições públicas e privadas de gestão privada e mista também é crescente. A educação geral no Vietnã é transmitida em 5 categorias: jardim de infância, escolas primárias, escolas de ensino médio, escolas de ensino médio, e faculdade / universidade . Os cursos são ministrados principalmente em vietnamita. Um grande número de escolas públicas foram organizadas em todo o país para aumentar a taxa de alfabetização nacional, que foi de 90,3% entre 2003 e 2008. Há um grande número de faculdades especializadas, criadas para desenvolver uma força de trabalho nacional diversificada e qualificada.

Um grande número de universidades mais aclamados do Vietnã são baseados em Hanói e Ho Chi Minh City. Enfrentando crises graves, o sistema de educação do Vietnã está sob uma reforma holística lançado pelo governo. No Vietnã, a educação a partir de 6 anos a 11 é gratuito e obrigatório. Educação acima dessas idades não é livre; por isso, algumas famílias pobres podem ter problemas para pagar taxa de matrícula para seus filhos sem algumas formas de assistência pública ou privada. Independentemente disso, a matrícula escolar está entre os mais altos do mundo eo número de faculdades e universidades aumentou dramaticamente nos últimos anos, passando de 178 em 2000 para 299 em 2005.

Saúde

Tam Duc-Hospital, emHo Chi Minh City

A qualidade global da saúde no Vietnã é considerado bom, a partir de 2009 a expectativa de vida é de 76 para as mulheres e 72 para os homens. A mortalidade infantil é de 12 por 1.000 nascidos vivos. No entanto, a desnutrição ainda é comum nas províncias. Em 2001, os gastos do governo em saúde correspondeu a apenas 0,9% do produto interno bruto (PIB). Os subsídios governamentais cobertos apenas cerca de 20% das despesas de cuidados de saúde, com os restantes 80% que sai do próprio bolso dos indivíduos.

Em 1954, Vietnã do Norte estabeleceu um sistema de saúde pública, que estendeu a mão para o nível de aldeia. Após a reunificação, em 1975, este sistema foi prorrogado para o ex-Vietnã do Sul. Começando no final de 1980, a qualidade dos cuidados de saúde começou a declinar como resultado de restrições orçamentais, a transferência da responsabilidade para as províncias, ea introdução de taxas. A partir de 2009, 85% da população tem acesso a fontes de água melhoradas. Financiamento inadequado também contribuiu para uma escassez de enfermeiros, parteiras, e leitos hospitalares. Em 2000 o Vietnã tinha apenas 250 mil leitos hospitalares, ou 14,8 leitos por 10.000 pessoas, uma relação muito baixa entre os países asiáticos, de acordo com o Banco Mundial.

Vietnã tem feito progressos na luta contra a malária, para o qual a taxa de mortalidade diminuiu drasticamente, para cerca de 5% da taxa no início de 1990, depois que o país introduziu medicamentos e tratamento contra a malária. No entanto, a tuberculose (TB) casos estão em ascensão, com 57 mortes por dia relatados em maio de 2004. Com um programa intensificou a vacinação, melhor higiene e assistência externa, Vietnã espera reduzir drasticamente o número de casos de tuberculose e de novas infecções anuais de TB .

Em setembro de 2005, o Vietnã havia diagnosticado 101291 HIV casos, dos quais 16.528 evoluíram para SIDA e 9.554 morreram. Mas o número real de indivíduos HIV-positivos é estimado para ser muito maior. Uma média, 40-50 novas infecções são relatados todos os dias no Vietnã. A partir de 2007 0,5% da população está infectada com o HIV eo número tem se mantido estável desde 2005. Em junho de 2004, o governo Bush anunciou que o Vietnã seria uma das 15 nações que recebem financiamento como parte de um US $ 15 bilhões plano global AIDS .

Ciência e Tecnologia

Historicamente, os estudiosos vietnamita não praticou "ciência" em seu significado geralmente aceite, mas muitos campos acadêmicos foram bem desenvolvidos, especialmente as ciências sociais e humanas. Ele tem pelo menos dez séculos de comentários e escritos analíticos. Entre as obras mais conhecidas são as de " Đại Việt Sử KY toàn thư "- das ONG Si Liên. Escritos que tratam de geografia, a natureza, os costumes e as pessoas também foram escritos como "Du DJIA chi" por Nguyễn TRAI. Na filosofia, os monges vietnamitas liderados pelo imperador abdicou Tran Nhan Tong desenvolvido ramo Truc Lâm Zen. Em matemática, aritmética e geometria tem sido ensinada nas escolas desde o século 15, usando o famoso livro: "Đại thành Toan Pháp" por Luong Thế Vinh. Luong Thế Vinh também introduziu a noção de zero, enquanto o Mac Hien TICH tinha usado o termo "Assim, um" (secreto / oculto número desconhecido /) para se referir a números negativos ainda mais cedo. Nos séculos posteriores, muito conhecimento foi recolhido em enciclopédias como "Van Đài Loai ngữ" por Lê Quy djon e "Lich Trieu Hien Chuong Loai chi" por Phan Huy Chú.

Recentemente, campo matemático do Vietnã avançou o conhecimento humano por várias contribuições, incluindo a fundação deotimização global porHoàng Tuy ea prova dolema fundamental na teoria das formas automórficas porNgô Bảo Châu (Medalha Fields 2010).

Cultura

Vietnã como parte da esfera cultural da Ásia Oriental (Sinosphere).
Vietnamita phởsopa de macarrão com rara fatiasde carnee bem feito carnepeito.
Teatro Municipal, também conhecido como o Saigon Opera House
O Templo da Literatura, a entrada principal
Esta mulher veste um brancoAo Dai, o traje nacional do Vietnã

O Vietnã é uma civilização agrícola baseado no cultivo de arroz com a antiga cultura Dong Filho como um de seus aspectos definidores. A maior estimulação do desenvolvimento da cultura vietnamita vem de fatores indígenas, com o chinês que servem para enriquecer ainda mais isso. Através da história, cultura Cham e as culturas de outros grupos étnicos minoritários no Vietname foram integrados com a cultura vietnamita em efeitos correlatos.

A língua oficial falada e escrita do Vietnã é Vietnamita.

Vietnã é considerado uma parte da esfera cultural da Ásia Oriental, ouSinosphere, devido a influências culturais altamente significativas provenientes da China ao longo de sua história.

Na era socialista, a vida cultural de Vietnam foi profundamente influenciado pela mídia controlada pelo governo e as influências culturais de programas socialistas. Por muitas décadas, as influências culturais estrangeiras shunned ea ênfase colocada em apreciar e compartilhar a cultura de nações comunistas tais como a União Soviética, China, Cuba e outros. Desde os anos 1990, o Vietnã tem visto uma maior exposição para o Sudeste Asiático, cultura e meios de comunicação europeus e americanos.

Roupas

Um dos mais populares vestes tradicionais vietnamitas é o " ao dai ", usada muitas vezes para ocasiões especiais, como casamentos ou festas. Branca Ao Dai é o uniforme obrigatório para as meninas em muitas escolas em todo o Vietnã. Ao Dai uma vez foi usado por ambos os sexos, mas hoje ele é usado principalmente por fêmeas, com excepção de certas ocasiões importantes tradicionais relacionados com a cultura em que alguns homens fazem usá-lo.

Cozinha

Cozinha vietnamita usa muito pouco petróleo e muitos vegetais. Os pratos principais são muitas vezes baseadas em arroz , molho de soja e molho de peixe. Seus sabores característicos são doce (açúcar), picantes ( pimentas do serrano), azedo (cal), nuoc mam (molho de peixe), e aromatizado por uma variedade de hortelã e manjericão.

Música

Música Vietnamita varia ligeiramente nas três regiões: Bắc ou norte, Trung ou central, e Nam ou sul. Música clássica do norte é Vietnam o mais velho e é tradicional mais formal. Música clássica Vietnamita pode ser rastreada até as invasões mongóis, quando o vietnamita capturou um chinês ópera trupe. Música clássica Central mostra as influências da cultura de Champa com suas melodias melancólicas.

Literatura

Literatura Vietnamita tem uma longa história. Literatura popular tem sido desenvolvido ao longo dos séculos com muitos grandes artes, incluindo um típico poema 6-8 verso tipo chamado "dao ca", um sistema de contos sobre instituintes vila e heróis que serviram de base cultural para muitas regiões culturais (por exemplo, " São giong contos "). Literaturas escritas datas de Dynasty Ngô com alguns artistas admiráveis ​​como Nguyễn trai com " Bình Ngô đại cáo ", Tran Hung Đạo com " hich Tuong Si ", Nguyễn Du com "Truyen Kieu" (Inglês: The Tale of Kieu) e Nguyễn Đình chieu com " , Luc Van Tiên ". Alguns gêneros desempenhar um papel importante no desempenho como "Chapéu nói" em ca Tru. Alguns sindicatos poeta ter sido formado como "Tao Djan." O mordenization da literatura aconteceu desde efeito cultural ocidental começou no século 19. O primeiro movimento de transformação foi "Thơ moi" 1932-1945.

Artes e esportes

Vovinam e Binh Dinh artes marciais são duas artes marciais vietnamitas populares praticados por muitos dentro Vietnam. Football (soccer) é o esporte de equipe mais popular no Vietnã. Esportes e jogos, como badminton , ténis , ping pong e xadrez são igualmente populares com grandes segmentos da população. Voleibol , especialmente feminina de vôlei, é assistido por um número bastante grande de pessoas vietnamitas. A comunidade (expatriado Vietnamita) forma uma parte proeminente da vida cultural vietnamita, introduzindo esportes ocidentais, filmes, música e outras atividades culturais na nação.

Casamentos

Entre inúmeras outras ocasiões vietnamitas tradicionais, o casamento tradicional vietnamita é um dos mais importantes. Muitos dos costumes seculares em um casamento Vietnamita continuar a ser comemorado por ambos Vietnamita no Vietnã e no exterior, muitas vezes combinando elementos de ambos os ocidentais e orientais.

Turismo

Đại Nam Van, Hien, um complexo turístico emBinh Duong, Vietnã, com o maior mar artificial no Sudeste Asiático.
Nha Trang's litoral

Número de visitantes para o turismo e de férias do Vietnã tem vindo a aumentar ao longo dos últimos dez anos. Cerca de 3.770 mil clientes internacionais visitou o Vietnã em 2009. O governo e enterprizes privado estão investindo capital para as regiões costeiras que já são populares por suas praias e passeios de barco.

Outros documentos

  • Herring, George Cda América Guerra Longest:. Os Estados Unidos eo Vietnã, 1950-1975(4ª ed, 2001), mais amplamente utilizado curta história.
  • Jahn GC. 2006. O sonho ainda não acabou. Em: P. Fredenburg P, Hill B, editores. Compartilhamento de arroz para a paz ea prosperidade na região do Grande Mekong. Victoria (Austrália): Sid mapa Publishers. p 237-240
  • . Karrnow, Stanley Vietnam: A History . Penguin (Non-Classics) ; Segunda edição (01 de junho de 1997). ISBN 0-14-026547-3
  • McMahon, Robert J.Principais Problemas na História da Guerra do Vietnã: Documents and Essays(1995) livro
  • Dicionário de Oxford Advanced Learner, 7ª edição, Oxford University Press.
  • Tucker, Spencer. ed. Enciclopédia da Guerra do Vietnã (1998) 3 vol. de referência fixado; também abridgment um volume (2001)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Vietnam&oldid=407009970 "