Conteúdo verificado

Paralelo

Assuntos Relacionados: Geografia

Você sabia ...

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Mapa do mundo longlat.svg
Mapa de Terra
Longitude (λ)
Linhas de longitude aparecem vertical com variados curvatura nessa projeção, mas na verdade são metades de grandes elipses, com raios idênticos em um determinado latitude.
Latitude (φ)
As linhas de latitude aparecem horizontal com curvatura variável nesta projecção; mas, na verdade, são circulares com raios diferentes. Todos os locais com uma determinada latitude são referidos coletivamente como um Paralelo.
O equador divide o planeta em uma Hemisfério Norte e um Hemisfério Sul, e tem uma latitude de 0 °. Mapa de mundo com equator.svg

A Paralelo, na Terra , é um imaginário leste- círculo oeste conectar todos os locais (não tendo em conta a elevação) que partilham uma determinada latitude . A posição de um local ao longo de um círculo de latitude é dada por sua longitude.

Círculos de latitude são frequentemente chamados paralelos porque eles são paralelos uns aos outros e a uma distância aproximadamente fixo à parte. Em algumas projeções de mapa, incluindo a projeção Mercator , eles são desenhados em paralelo e em intervalos eqüidistantes.

Círculos de latitude tornam-se menores quanto mais eles são do equador e quanto mais perto eles são para o pólos. A Paralelo é perpendicular a todos meridianos nos pontos de intersecção, e é, portanto, um caso especial de um loxodrome.

Ao contrário do que se poderia supor a partir de sua representação linear em algumas projeções de mapa, um Paralelo não é, com a única exceção do Equador, a distância mais curta entre dois pontos situados na Terra. Em outras palavras, círculos de latitude (com exceção do Equador) não são grandes círculos e não são realmente "linhas" na geométrico sentido (ver também distância grande-círculo). É por esta razão que um avião viajando entre uma cidade européia e norte-americana que compartilham a mesma latitude vai voar mais ao norte, ao longo da Groenlândia , por exemplo.

Arcos de círculos de latitude são por vezes utilizados como fronteiras entre países ou regiões onde as fronteiras naturais distintivas estão faltando (como nos desertos), ou quando uma fronteira artificial é desenhado como uma "linha em um mapa", como aconteceu em Coréia.

As principais círculos de latitude

Diagrama que mostra a derivação dos principais círculos de latitude na Terra .

Os cinco principais círculos de latitude são, de norte a sul:

Estes círculos de latitude (excluindo o equador) marcam as divisões entre os cinco principais zonas geográficas.

Equador

O equador é o círculo que é eqüidistante de ambas as Pólo Norte e Pólo Sul. Ele divide a Terra em o Hemisfério Norte eo Hemisfério Sul.

Mapa de mundo com equator.jpg
Equador

Ártico e da Antártida Circles

O Círculo Ártico marca a latitude mais ao sul (no Hemisfério Norte) em que o sol pode permanecer continuamente acima ou abaixo do horizonte, durante 24 horas. Da mesma forma, o Círculo Polar Antártico marca a latitude mais ao norte (na Hemisfério sul) em que o sol pode permanecer continuamente acima ou abaixo do horizonte, durante 24 horas.

A latitude desses círculos mais a Terra de inclinação axial é igual a 90 °.

Mapa de mundo com circle.jpg ártico
Círculo polar ártico
Mapa de mundo com circle.jpg antárctico
Antártida Círculo

Trópicos de Câncer e Capricórnio

O Trópico de Câncer eo Trópico de Capricórnio, respectivamente marcar as latitudes setentrionais e meridionais em que o sol pode ser visto diretamente em cima (na Solstício de Junho e Solstício de Inverno, respectivamente).

A latitude dos círculos trópico é igual à da Terra inclinação axial.

Mapa de mundo com trópico de cancer.jpg
Trópico de câncer
Mapa de mundo com trópico de capricorn.jpg
Trópico de capricórnio

Movimento dos trópicos e do Ártico e da Antártida círculos

Por definição, as posições do Trópico de Câncer , Trópico de Capricórnio , Círculo Ártico e Antártida Círculo tudo dependerá da inclinação do eixo em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol, conhecida tecnicamente como "obliquidade da eclíptica" da Terra. A partir de 2000, o valor médio da inclinação era de cerca de 23 ° 26'21 ". No entanto, este ângulo não é constante, mas tem um movimento complexo determinado por sobreposição de diversos ciclos diferentes, com curtos períodos de tempo muito longo. À medida que a inclinação axial varia, assim como as posições dos trópicos e do Ártico e da Antártida círculos.

O principal ciclo de longo prazo faz com que a inclinação do eixo de oscilar entre cerca de 22,5 ° e 24,5 °, com periodicidade 41.000 anos. Como conseqüência desse ciclo, o valor médio da inclinação está diminuindo em cerca de 0,47 "por ano. Isso faz com que os trópicos de Câncer e Capricórnio à deriva em direção ao equador por cerca de 15 metros por ano, e do Ártico e da Antártida Círculos à deriva em direcção aos pólos no mesmo montante. Como resultado do movimento dos trópicos de Câncer e Capricórnio, a área dos Trópicos diminui em todo o mundo por cerca de 1100 quilômetros quadrados por ano, em média.

A inclinação do eixo da Terra está sujeita a variações adicionais a curto prazo devido a nutação, de que o termo principal, com um período de 18,7 anos, tem um amplitude de 9 "21 (correspondendo a quase 300 metros de norte e sul). Há, então, ainda muitos termos menores, resultando em diferentes turnos diários de alguns metros em qualquer direção.

Finalmente, o eixo de rotação da Terra não é exatamente fixo em relação à Terra, mas sofre muito pequenas flutuações, chamado movimento polar, que têm um pequeno efeito sobre teórico as posições dos paralelos acima referidos.

Flutuações de curto prazo mais uma questão de dias não afectam directamente o local de latitudes extremas em que o sol pode aparecer directamente por cima, ou, pelo que é possível dia de 24 horas ou de noite, excepto quando realmente ocorre no momento da solstícios. Em vez disso, eles causam um deslocamento teórica dos paralelos, que iria ocorrer se o eixo de inclinação dada foram mantidas durante todo o ano.

Outros paralelos notáveis

Um número de sub-nacional e internacional fronteiras são definidas por paralelos.

Paralelo Descrição
70 ° N Em Victoria Island, Canadá , dois troços da fronteira entre Territórios do Noroeste e Nunavut.
60 ° N Em Canadá , a fronteira sul do Yukon com a fronteira norte do British Columbia; a fronteira sul de Territórios do Noroeste com as fronteiras do norte de Columbia Britânica, Alberta e Saskatchewan; ea fronteira sul do continente Nunavut com a fronteira norte do Manitoba).
54 ° 40'N A fronteira entre as reivindicações de terras do século 19 russos e britânicos na América do Norte ocidental que desempenharam um papel na Oregon disputa de fronteira entre a Inglaterra e os Estados Unidos, que deu origem ao slogan "Cinqüenta e quatro ou quarenta e lutar."
52 ° N Em Canadá , parte da fronteira entre Newfoundland and Labrador e Quebec.
49 ° N Grande parte da fronteira entre Canadá eo Estados Unidos , a partir de Washington ocidental a Minnesota .
45 ° N A meio caminho teórico entre o Equador eo Pólo Norte. Parte da fronteira entre Canadá ( Quebec) e o Estados Unidos ( Nova York e Vermont). Além disso, no Estados Unidos da América , a maior parte da fronteira entre Montana e Wyoming.
43 ° N No Estados Unidos , grande parte da fronteira entre Dakota do Sul e Nebraska.
42 ° N No Estados Unidos , as fronteiras meridionais da Oregon e Idaho onde se encontram as fronteiras do norte da Califórnia , Nevada e Utah. O paralelo também define grande parte da fronteira entre Pensilvânia e Nova Iorque.
41 ° N No Estados Unidos , parte da fronteira entre Wyoming e Utah, a fronteira entre Wyoming e Colorado, e parte da fronteira entre Nebraska e Colorado.
40 ° N No Estados Unidos , a fronteira entre Nebraska e Kansas. O paralelo foi originalmente escolhido para o Mason-Dixon linha, mas a linha foi transferida várias milhas ao sul para evitar bissectriz da cidade de Filadélfia .
38 ° N A fronteira entre os soviéticos e americanos zonas de ocupação na Coréia em 1945 .
37 ° N No Estados Unidos , da fronteira sul do Utah com a fronteira norte do Colorado. A fronteira sul do Arizona com as fronteiras do norte de Novo México e Oklahoma. A fronteira sul do Kansas com a fronteira norte do Oklahoma.
36 ° 30 'N O histórico Linha de Compromisso do Missouri. No Estados Unidos , define parte da fronteira entre Oklahoma e Texas, a maior parte da fronteira bewteen Missouri e Arkansas, e parte da fronteira entre Kentucky e Tennessee.
36 ° N No Estados Unidos , uma pequena seção da fronteira bewteen Missouri e Arkansas.
35 ° N No Estados Unidos , da fronteira sul do Tennessee, que satisfaz Mississippi, Alabama e Georgia. Além disso, parte da fronteira entre Carolina do Norte e Georgia.
33 ° N No Estados Unidos , da fronteira sul do Arkansas, que se reúne a fronteira norte do Louisiana. Historicamente, definiu a fronteira sul do Território da Louisiana.
32 ° N No Estados Unidos , parte da fronteira entre Novo México e Texas.
31 ° N Parte da fronteira entre Irã e Iraque . No Estados Unidos , parte da fronteira entre Mississippi e Louisiana, e parte da fronteira entre Alabama e Flórida .
28 ° N Em México , a fronteira entre Baja California e Baja California Sur.
26 ° N Parte da fronteira entre o Saara Ocidental (reivindicado por Marrocos ) e Mauritânia .
25 ° N Parte da fronteira entre Mauritânia e Mali .
22 ° N Grande parte da fronteira entre Egito e Sudão , em parte contestado (ver também Triângulo de hala'ib).
20 ° N Uma pequena seção da fronteira entre Líbia e Sudão e no Sudão, na fronteira norte do Região de Darfur.
17 ° N A divisão entre a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) durante a Guerra do Vietnã .
10 ° N Parte da fronteira entre Guiné e Serra Leoa .
1 ° N Parte da fronteira entre Guiné Equatorial e Gabão .
1 ° S A maior parte da fronteira entre Uganda e Tanzânia , e uma muito pequena seção da fronteira entre Quênia e Tanzânia em Lake Victoria .
7 ° S Uma pequena seção da fronteira entre República Democrática do Congo e Angola .
8 ° S Duas seções curtas da fronteira entre República Democrática do Congo e Angola .
10 ° S Uma pequena seção da fronteira entre Brasil e Peru .
13 ° S Parte da fronteira entre Angola e Zâmbia .
22 ° S Uma pequena seção da fronteira entre Namíbia e Botswana e partes da fronteira entre Bolívia e Argentina .
26 ° S Em Austrália , a fronteira entre Austrália do Sul e do Território do Norte, e parte da fronteira entre Austrália do Sul e Queensland.
29 ° S Em Austrália , grande parte da fronteira entre Queensland e Nova Gales do Sul.
35 ° S Em Argentina , que faz parte da fronteira entre Província de Córdoba e La Pampa Província.
36 ° S Em Argentina , que faz parte da fronteira entre Província de Mendoza e La Pampa Província.
42 ° S Em Argentina , a fronteira entre Província de Río Negro e Província de Chubut.
45 ° S A meio caminho teórico entre o Equador eo Pólo Sul.
46 ° S Em Argentina , a fronteira entre Província de Chubut e Província de Santa Cruz.
52 ° S Parte da fronteira entre Argentina e Chile .
60 ° S O limite norte da Antártida para os fins do Tratado da Antártida Sistema (ver mapa). O limite norte do Oceano Antártico .

Altitude

Note-se que as características do secção transversal esferóide (laranja) nesta imagem são exageradas em relação à Terra.

Altitude tem um efeito sobre um local de posição em relação ao plano formado por uma Paralelo. Desde latitude é determinada pela normal à superfície da Terra, locais que partilham a mesma latitude, mas de elevação variável (por exemplo, encontra-se ao longo desta normal), não se encontram dentro deste plano. Em vez disso, todos os pontos que partilham a mesma latitude e altitude variando de ocupar um cone formado pela rotação deste em redor do eixo da Terra.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Circle_of_latitude&oldid=224308741 "