Conteúdo verificado

Viena

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Informações de fundo

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Viena
Wien
Esquerda-direita, de baixo para cima: Rathaus, Schloss Schönbrunn, Riesenrad, Staatsoper, Stephansdom, Museu Kunsthistorisches, Stephansplatz, Sachertorte, Johann-Strauss-Denkmal, Sezession, Donau City, Hundertwasserhaus

Bandeira

Selo

Brasão
Viena está localizado na Áustria
Viena
Localização de Viena, na Áustria
Coordenadas: 48 ° 12'32 "N 16 ° 22'21" E
País Áustria Áustria
Estado Wien
Governo
• Prefeito Michael Häupl ( SPÖ)
• Vice-Presidente da Câmara Maria Vassilakou ( Grüne)
Área
• Cidade 414,65 km 2 (160,10 sq mi)
• Terra 395,26 km 2 (152,61 sq mi)
• Água 19,39 km 2 (7,49 sq mi)
Elevação 151 ( Lobau) - 542 ( Hermannskogel) m (495-1,778 pés)
População (2011)
• Cidade 1731236 Aumentar
• Densidade 4,002.2 / km 2 (10.366 / sq mi)
Urbano 1983836
Metro ca. 2419000
• Origem 61,2% Austríaco
38,8% Outro
Statistik Áustria, VCO - Mobilität mit Zukunft
Fuso horário CET ( UTC + 1)
• Summer ( DST) CEST ( UTC + 2)
Site www.wien.gv.at
Património Mundial da UNESCO
Centro Histórico de Viena
Nome como inscrito na Lista do Património Mundial
País Áustria
Tipo Cultural
Critérios II, IV, VI
Referência 1033
Região UNESCO Europa e América do Norte
História inscrição
Inscrição 2001 (25 Sessão)

Viena ( / v Eu ɛ n ə /; Alemão: Wien [Vin], Austro-Bávaro: Wean) é a capital ea maior cidade da Áustria , e um dos nove estados da Áustria. Viena é a cidade principal da Áustria, com uma população de cerca de 1.731.000 (2,4 milhões no área metropolitana, mais de 20% da população da Áustria), e é de longe a maior cidade da Áustria, bem como sua identidade cultural, econômica, e centro político. É o 9ª maior cidade em população na União Europeia . Até o início do século 20 foi a maior de língua alemã cidade do mundo, e antes da divisão do Império Austro-Húngaro na I Guerra Mundial a cidade teve 2 milhões de habitantes. Viena é sede de muitas das principais organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas e OPEP. A cidade fica no leste da Áustria e está perto das fronteiras da República Checa , Eslováquia e Hungria . Estas regiões trabalhar juntos em um Europeu Região fronteiriça Centrope. Juntamente com a vizinha Bratislava , Viena forma uma região metropolitana com 3 milhões de habitantes. Em 2001, o centro da cidade foi designado um Património Mundial da UNESCO .

Além de ser considerada como a Cidade da Música por causa de seu legado musical, Viena, também está a ser dito "The City of Dreams", porque era o lar de primeira psico-analista do mundo - Sigmund Freud . Raízes da cidade encontram-se no início de Celtas e romanos assentamentos que transformaram em um medieval e barroca da cidade, a capital do Império Austro-Húngaro. É bem conhecido por interpretar um papel essencial como um Centro Europeu de Música líder, desde a grande era do Classicismo vienense através da parte inicial do século 20. O centro histórico de Viena é rica em conjuntos arquitetônicos, incluindo castelos e jardins barrocos, assim como a do final do século 19 Ringstrasse forrado com grandes edifícios, monumentos e parques.

Num estudo de 127 2005 cidades do mundo, o Economist Intelligence Unit classificou a cidade em primeiro lugar (em um empate com Vancouver , Canadá) para cidades mais habitáveis do mundo (na pesquisa de 140 cidades de Viena de 2012 foi classificado como número dois, atrás de Melbourne ). Durante quatro anos consecutivos (2009-2012), a empresa de consultoria humano-recurso Mercer Viena classificados pela primeira vez em sua "Qualidade de Vida" pesquisa anual de centenas de cidades ao redor do mundo. 2012 "Qualidade de Vida Estudo" do Monocle classificou Viena quarto em uma lista das 25 maiores cidades do mundo "para fazer uma base dentro" (acima de sexto em 2011 e oitavo em 2010).

A cidade foi classificada como a 1 mundialmente por sua cultura de inovação em 2007 e 2008, eo quinto a nível mundial (de 256 cidades) em 2011 Índice de Cidades Inovação, que analisou 162 indicadores em cobrir três áreas: cultura, infra-estrutura e mercados. Viena acolhe regularmente urbano conferências de planeamento e é frequentemente utilizado como um estudo de caso pelos planejadores urbanos.

Todos os anos, desde 2005, em Viena foi o número um destino do mundo para congressos e convenções internacionais. Viena atrai cerca de cinco milhões de turistas por ano.

Nome

O nome Inglês Viena é emprestado do nome italiano Viena. "Vienna" eo nome oficial alemão Wien, e os nomes da cidade na maioria dos idiomas, são pensados para ser derivado do Palavra celta "windo-", o que significa brilhante ou justo - como no irlandês "fionn" e os galeses "Gwyn" - mas as opiniões variam sobre a origem precisa. Alguns afirmam que o nome vem do Vedunia, que significa "córrego da floresta", que posteriormente tornou-se Venia, Wienne e Wien. Outros afirmam que o nome vem do assentamento romano de nome Celtic Vindobona (Celtic "windo-bona"), provavelmente significando "base branco / inferior [terra]", que se tornou Vindovina, Viden ( Checa) e Wien.

O nome da cidade em húngaro (CEBs), Bósnio, croata e sérvia (BEC) e Turco Otomano (BEC) parece ter, uma diferente eslava origem, e originalmente se referia a uma Avar forte na área. Em esloveno, a cidade é chamada Dunaj, que em outras línguas eslavas significa que o rio Danúbio , em que ele está localizado.

História

Viena, em 1493, a partir da Crônica de Nuremberg
Romanos ruínas em Michaelerplatz

Evidências de habitação contínua foi encontrado desde 500 aC, quando o local de Viena, no rio Danúbio foi liquidada pelo Celtas. Em 15 aC, os romanos fortificaram a cidade de fronteira chamaram Vindobona para proteger o império contra Tribos germânicas ao norte.

Laços estreitos com outros povos celtas continuaram através dos tempos. O monge irlandês de Saint Colman (ou Koloman, irlandês Colmán, derivado de colm "pomba") está enterrado na Abadia de Melk e São Fergil (Virgil o Geometer) foi bispo de Salzburgo, durante quarenta anos, e monástica assentamentos do século XII foram fundadas por irlandeses beneditinos . Evidências desses laços ainda são evidentes no grande monastério Schottenstift de Viena, uma vez que o lar de muitos monges irlandeses.

Durante as idades médias , Viena foi a casa do Dinastia Babenberg; em 1440, tornou-se a cidade residente do Dinastias de Habsburgo. Ele eventualmente tornou-se a capital de facto do Sacro Império Romano (1483/1806) e um centro cultural para artes e da ciência, música e culinária requintada. Hungria ocuparam a cidade entre 1485-1490.

Nos séculos 16 e 17, os otomanos exércitos foram interrompidos duas vezes fora Viena (ver Cerco de Viena de 1529 e Batalha de Viena, 1683). A epidemia de peste assolou Viena em 1679, matando quase um terço de sua população.

Império Austro-Húngaro

Mapa Viena, 1773-1781
Vista de Viena em 1758, por Bernardo Bellotto
Viena em 1900

Em 1804, durante as guerras napoleônicas , Viena tornou-se a capital do Império Austríaco e continuou a desempenhar um papel importante na política europeia e mundial, incluindo hospedagem a 1814 Congresso de Viena. Após Compromisso austro-húngaro de 1867, em Viena permaneceu a capital do que era então o Império Austro-Húngaro . A cidade era um centro de música clássica, para a qual o título do Primeira Escola de Viena é às vezes aplicado.

Durante a última metade do século 19, a cidade desenvolveu-se o que tinha sido previamente a bastiões e glacis no Ringstrasse, uma nova boulevard que cerca a cidade histórica e um grande projeto de prestígio. Ex subúrbios foram incorporados, e da cidade de Viena cresceu vertiginosamente. Em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, em Viena tornou-se capital do Áustria Alemã, e depois, em 1919, do Primeira República da Áustria.

A partir do final do século 19 a 1938, a cidade permaneceu como um centro de alta cultura e modernismo. A capital mundial da música, a cidade foi palco de compositores como Brahms, Bruckner, Mahler e Richard Strauss . Contribuições culturais da cidade na primeira metade do século 20 incluiu, entre muitos, o Movimento da separação de Viena, a psicanálise, a Segundo vienense School, a arquitetura de Adolf Loos e da filosofia de Ludwig Wittgenstein eo Círculo de Viena. Dentro Áustria, ele era visto como um centro da política socialista, para a qual foi por vezes referido como " Viena Vermelha ". A cidade era um palco para o Guerra Civil austríaco de 1934, quando a chanceler Engelbert Dollfuss enviou o Exército Austríaco que desembolsar habitação civil ocupada pela milícia socialista.

O Anschluss ea Segunda Guerra Mundial

Em 1938, após uma entrada triunfal em Áustria, austríaco Adolf Hitler falou com o Alemães austríacos a partir da varanda da Neue Burg, uma parte do Hofburg no Heldenplatz. Entre 1938 (veja Anschluss ) e do fim da Segunda Guerra Mundial, em Viena perdeu seu status como uma capital para Berlim .

Em 2 de abril de 1945, os soviéticos lançaram o Viena ofensiva contra os alemães segurando a cidade ea sitiou. Ataques aéreos britânicos e americanos e duelos de artilharia entre a SS e Wehrmacht ea Exército Vermelho aleijado infra-estrutura, tais como serviços de eléctricos e de água e distribuição de energia, e destruíram ou danificaram milhares de edifícios públicos e privados. Viena caiu 11 dias mais tarde. Áustria foi separada da Alemanha, e Viena foi restaurada como a capital da república, mas a espera Soviética sobre a cidade permaneceu até 1955.

Quatro poder Viena

Zonas de ocupação em Viena, 1945-1955

Depois da guerra, em Viena foi cercado pela zona ocupada pelos soviéticos. Como em Berlim, Viena foi dividida em setores, as quatro potências: EUA, Reino Unido, França e Rússia Soviética e supervisionado por um Comissão dos Aliados. A ocupação das quatro potências de Viena diferiam em um aspecto chave da de Berlim: a área central da cidade, conhecido como o primeiro distrito, constituiu uma zona internacional em que os quatro poderes alternava controle em uma base mensal. O controle foi policiado pelas quatro potências em um dia-a-dia defacto basis..the famosos "quatro soldados em um jipe" método. O Bloqueio de Berlim de 1948 levantou preocupações aliados que os russos poderiam repetir o bloqueio em Viena. A questão foi levantada no Reino Unido Câmara dos Comuns ,

"Que planos tem o Governo para lidar com uma situação semelhante em Viena? Viena é exatamente uma posição semelhante à de Berlim. É cercada por uma zona de ocupação soviética e temos nosso setor de responsabilidade em Viena o mesmo que os americanos e os Francês. Que planos tem o Governo para lidar com uma situação similar resultante em Viena, em um futuro próximo? Espero que teremos uma resposta, porque isso é de importância vital. " - Sir Anthony Nutting, Senhor Deputado Melton, 30 de junho de 1948, da Câmara dos Comuns, em Londres.

Houve uma falta de aeródromos nos setores ocidentais, e as autoridades prepararam planos de contingência para lidar com esse bloqueio. Planos incluíam a fixação de esteiras de metal de aterragem em Schönbrunn. Os soviéticos não embarcar em um bloqueio por atacado da cidade. Alguns historiadores argumentaram que o Acordo Potsdam incluídas direitos escritas de acesso à terra para os setores ocidentais, enquanto que não há tais garantias escritas havia coberto os setores ocidentais de Berlim. Durante os 10 anos da ocupação das quatro potências, Viena tornou-se um hot-cama para espionagem internacional entre os blocos ocidental e oriental. Na esteira do Bloqueio de Berlim, a Guerra Fria em Viena assumiu uma dinâmica diferente. Apesar de aceitar que a Alemanha e Berlim seria dividido, os russos havia decidido contra permitindo que o mesmo estado de coisas a surgir na Áustria e Viena.

Eles colocaram cercas de arame farpado ao redor do perímetro de Berlim Ocidental em 1953, mas não em Viena. Em 1955, os russos concordaram em abrir mão de suas zonas de ocupação na Áustria Oriental, e no Leste de Viena, bem como o seu sector nos quarto e décimo distritos no sul de Viena. Em troca eles necessária uma cláusula de neutralidade permanente a ser consagrado na nova Tratado do Estado Austríaco - garantindo assim que a Áustria não seria um membro da NATO e que as forças da OTAN, portanto, não teria comunicações diretas entre a Itália ea Alemanha Ocidental. Em 1955, os russos puxado para fora da Áustria e Viena ficou livre do controle soviético.

A atmosfera de quatro potências Viena é capturado muito bem no Graham Greene roteiro do filme O Terceiro Homem (1949), dirigido por Carol Reed. Mais tarde, ele adaptou o roteiro como uma novela e publicou. Ocupado Viena é também colorida representado no Philip Kerr romance, " Um Requiem Alemão. "Este título é enganoso e reflete um equívoco comum que os vienenses são" alemão ", que a um vienense é ofensivo. Embora alguns autores afirmam que a língua alemã inclui Viena como dentro do" Deutcheraum "vienense em si não fazer identificar com a Alemanha, ou mesmo com o resto do país, em um sentido defacto cultural, social ou política.

Tratado do Estado Austríaco

O controle das quatro potências de Viena durou até o Tratado do Estado Austríaco foi assinado em 1955. Naquele ano, depois de anos de reconstrução e restauração, a Ópera Estatal eo Burgtheater, tanto na Ringstrasse, reabriu ao público. O Tratado de Estado garantiu que a Áustria moderna iria alinhar com nenhum NATO nem a Bloco soviético, e é considerada uma das razões para a entrada tardia da Áustria na União Europeia.

Na década de 1970, Chanceler austríaco De Bruno Kreisky inaugurou o Centro Internacional de Viena, uma nova área da cidade criado para hospedar instituições internacionais. Viena recuperou todo o seu ex-estatura internacional pela hospedagem organizações internacionais, como as Nações Unidas ( Organização de Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas, Escritório das Nações Unidas em Viena e em Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), o Comissão Preparatória da Organização do Tratado Abrangente de Testes Nucleares Ban, o Agência Internacional de Energia Atómica, o Organização dos Países Exportadores de Petróleo, ea Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e da Federação Unitária Europeia Gastroenterologia.

População histórica

Habitantes de acordo com dados oficiais do censo: 1800-2005

Devido à industrialização ea migração de outras partes do Império, a população de Viena aumentaram acentuadamente durante o seu tempo como a capital da Áustria-Hungria (1867-1918). Em 1910, Viena tinha mais de dois milhões de habitantes, e foi o quarto maior cidade da Europa depois de Londres, Paris e Berlim. Por volta do início do século 20, Viena (Viden Checa, Hungria CEBs) foi a cidade com o segundo maior População checa no mundo (depois de Praga ). No auge da migração, cerca de um terço da população vienense foi de Slavic ou origem húngara. Após a I Guerra Mundial, muitos Tchecos e Húngaros voltaram para seus países ancestrais, resultando em um declínio na população vienense. Após a Segunda Guerra Mundial, os soviéticos usaram a força para repatriar os trabalhadores-chave de Checa e origens húngaras a regressar aos seus países de origem étnica para promover a economia bloco soviético.

Em 1923, havia 201.513 Judeus que vivem em Viena, que havia se tornado a terceira maior comunidade judaica na Europa. 65.000 judeus foram deportados e assassinados em campos de concentração por forças nazistas, cerca de 130 mil fugiram.

Em 2001, 16% das pessoas que vivem na Áustria tinha outros do que austríaca, quase metade dos quais eram de nacionalidades ex- Jugoslávia , principalmente Sérvios; os próximos mais numerosas nacionalidades em Viena eram turcos (39 mil; 2,5%), poloneses (13.600; 0,9%) e alemães (12.700; 0,8%).

A partir de 2012, um relatório oficial de Estatísticas Áustria mostrou que mais de 660 mil (38,8%) da população de Viena tem origem migrante, total ou parcial, na maior parte da Checoslováquia, a Hungria, a ex-Jugoslávia , Turquia e Alemanha . Isto reflecte-se hoje na lista telefônica da cidade, onde há uma lista eclética de sobrenomes.

Ano 1754 1800 1850 1900 1910 1923 1939
Total
população
175460 271800 551300 1769137 2083630 1918720 1770938
Ano 1951 1961 1971 1981 1991 2001 2008 2012 *
Total
população
1616125 1627566 1619885 1531346 1539848 1550123 1678435 1752314

Geografia e clima

Inverno em Viena sob a neve

Viena está localizado no nordeste da Áustria, no ramal oriental da Alpes no Bacia Viena. O primeiro assentamento, no local do centro da cidade de hoje, foi ao sul do Danúbio sinuoso enquanto a cidade agora se estende por ambos os lados do rio. A elevação varia 151-524 m (495 a 1.719 pés).

Viena fica dentro de uma transição de clima oceânico e clima continental úmido de acordo com o Classificação de Köppen. A cidade tem verões quentes, com temperaturas médias elevadas de 22-26 ° C (72-79 ° F), com maxima superior a 30 ° C (86 ° F) e baixos de cerca de 15 ° C (59 ° F). Os invernos são relativamente frios com temperaturas médias em torno do ponto de congelamento, e queda de neve ocorrendo principalmente de dezembro a março. A Primavera eo Outono são legais para suave. A precipitação é geralmente moderado ao longo do ano, com média de 620 milímetros (24,4 polegadas) por ano, com consideráveis variações locais, a região de Bosques de Viena, no oeste sendo a parte mais chuvoso (700 a 800 mm (28 a 31 in) por ano) e as planícies no leste sendo a parte mais seca (500-550 mm (20 a 22 in) anualmente).

Os dados climáticos para Viena
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 16,7
(62,1)
19,1
(66,4)
25.5
(77,9)
27,8
(82)
30,7
(87,3)
35,9
(96,6)
36,0
(96,8)
37,0
(98,6)
31,1
(88)
26,4
(79,5)
20,8
(69,4)
16.1
(61)
37,0
(98,6)
Média alta ° C (° F) 2,9
(37,2)
5.1
(41.2)
10.3
(50,5)
15,2
(59,4)
20,5
(68,9)
23,4
(74,1)
25,6
(78,1)
25,4
(77,7)
20,3
(68,5)
14,2
(57,6)
7,5
(45,5)
4
(39.2)
14.5
(58,1)
Média diária ° C (° F) 0,1
(32.2)
1.6
(34.9)
5,7
(42,3)
10,0
(50)
15,2
(59,4)
18,2
(64,8)
20,2
(68,4)
19,8
(67,6)
15,3
(59,5)
9.9
(49.8)
4.6
(40.3)
1,5
(34.7)
10.2
(50,4)
Média baixa ° C (° F) -2.0
(28.4)
-0.9
(30.4)
2.4
(36.3)
5.8
(42.4)
10.5
(50,9)
13.5
(56,3)
15,4
(59,7)
15,3
(59,5)
11,7
(53,1)
7
(44,6)
2.4
(36.3)
-0.5
(31,1)
6,7
(44.1)
Recorde de baixa ° C (° F) -19,6
(-3,3)
-17,2
(1)
-15.3
(4,5)
-2.7
(27.1)
1.0
(33.8)
4.8
(40.6)
8.4
(47.1)
7
(44,6)
3.1
(37.6)
-4.5
(23.9)
-9,6
(14,7)
-18.1
(-0,6)
-19,6
(-3,3)
Precipitações mm (polegadas) 37,2
(1,465)
39,4
(1.551)
46,1
(1.815)
51,7
(2.035)
61,8
(2.433)
70,2
(2.764)
68,2
(2.685)
57,8
(2.276)
53,5
(2.106)
40,0
(1.575)
50,0
(1.969)
44,4
(1.748)
620,3
(24,422)
Queda de neve cm (polegadas) 18,6
(7,32)
15,6
(6.14)
8.3
(3,27)
1,5
(0,59)
0.0
(0)
0.0
(0)
0.0
(0)
0.0
(0)
0.0
(0)
0.0
(0)
7.9
(3.11)
16,4
(6,46)
68,3
(26,89)
Média de dias. Precipitação (≥ 1,0 mm) 7.3 7.6 8.3 7,5 8,5 9.1 9 8 7 6 8.3 8.2 94,8
Méd. Dias de neve (≥ 1,0 cm) 13,9 10,0 4 0,4 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 2.7 8.3 39,3
A média de horas de sol mensais 60,9 90,1 131,5 173,8 228,0 222,8 241.8 239.2 167.6 131.2 65,5 52,0 1,804.4
Fonte: Instituto Central de Meteorologia e Geodinâmica

Distritos e alargamento

Vista satélite de Viena

Viena é composto por 23 distritos (Bezirke). Escritórios distritais administrativas em Viena (chamado Magistratisches Bezirksämter) desempenham funções semelhantes às de outros estados (chamados Bezirkshauptmannschaften), os oficiais estarem sujeitos ao Landeshauptmann (que em Viena é o prefeito); com excepção da polícia, que em Viena é governado pelo Presidente da Polícia (ao mesmo tempo um dos nove Administração da Segurança da Áustria), um escritório federal, sob a responsabilidade directa do Ministro do Interior.

Como havia sido planejado em 1919 para toda a Áustria, mas não introduziu, moradores do distrito de Viena (austríacos, bem como os cidadãos da UE com residência permanente aqui) eleger uma Assembleia Distrital (Bezirksvertretung), que escolhe o Chefe de Distrito (Bezirksvorsteher) como representante político de o distrito em nível da cidade. Prefeitura delegou orçamentos de manutenção, por exemplo, para escolas e parques, de modo que eles são capazes de estabelecer prioridades de forma autônoma. Qualquer decisão de um distrito pode ser substituído pelo conjunto da cidade (Gemeinderat) ou o responsável vereador (amtsführender Stadrat).

Mapa dos distritos de Viena com números

O coração ea cidade histórica de Viena, grande parte dos atuais Innere Stadt, era uma fortaleza cercada por campos, a fim de defender-se de possíveis atacantes. Em 1850, em Viena, com o consentimento do imperador, anexo 34 aldeias vizinhas, chamados Vorstädte, nos limites da cidade (distritos não há 2-8., Depois de 1861, com a separação de Margareten de Wieden no. 2 a 9). Consequentemente, as paredes foram destruídas após 1857, tornando possível para o centro da cidade a se expandir.

Skyline de Donaustadt
Panorama de Burgtheater em Innere Stadt

Em seu lugar, uma ampla avenida chamada Ringstrasse foi construída, ao longo do qual imponentes edifícios públicos e privados, monumentos e parques foram criados no início do século 20. Esses edifícios incluem o Rathaus (Câmara Municipal), o Burgtheater, o Universidade, o Parlamento, os museus gêmeos de história natural e fine art, eo Staatsoper. É também o local de nova ala do Hofburg, o antigo palácio imperial, ea Guerra Imperial e Real Ministério terminado em 1913. O principalmente Gótico Stephansdom está localizado no centro da cidade, em Stephansplatz. O Governo Imperial-Royal criação do Fundo Renovação Vienna City (Wiener Stadterneuerungsfonds) e vendeu muitos lotes de construção para os investidores privados, assim, em parte, o financiamento de obras públicas.

De 1850 a 1890, dos limites da cidade no Oeste e no Sul principalmente seguido outra parede chamado Linienwall. Fora desta parede de 1873 em diante um anel viário chamado Gürtel foi construído. Em 1890 foi decidido integrar 33 subúrbios (chamados Vororte) além daquela parede em Viena em 1 de Janeiro 1892 e transformá-las em bairros não. 11 a 19 (distrito nº 10 tinha sido constituído em 1874.); daí a Linienwall foi demolido no início de 1894. Em 1900, nenhum distrito. 20, Brigittenau, foi criada, separando a área do segundo distrito.

De 1850 a 1904, Viena tinha expandido apenas na margem direita do Danúbio, na sequência do ramo principal antes de o regulamento de 1868-1875, ou seja, o Velho Danúbio de hoje. Em 1904, o distrito 21 foi criado, integrando Floridsdorf, Kagran, Stadlau, Hirschstetten, Aspern e outras aldeias na margem esquerda do Danúbio em Viena, em 1910 Strebersdorf seguido. Em 15 de outubro de 1938, os nazistas criaram Grande Viena com 26 distritos através da fusão 97 cidades e aldeias em Viena, 80 dos quais foram devolvidos à circundante Baixa Áustria em 1954. Desde então, Viena tem 23 distritos.

Indústrias estão localizados principalmente nos distritos do sul e do leste. O Innere Stadt está situado longe do fluxo principal do Danúbio , mas é limitado pelo Donaukanal ("Danúbio canal"). Segundo e vigésimo distritos de Viena estão localizados entre o Donaukanal eo Rio Danúbio . Do outro lado do Danúbio, onde a Vienna International Centre está localizado, e nas áreas do sul são as mais novas partes da cidade (distritos 21-23).

Política

Construções do parlamento austríaco que debatem Câmara da antiga Câmara dos Deputados da Áustria

Até 1918, a política de Viena foram moldadas pela Partido Social Cristão, em particular prefeito de longo prazo Karl Lueger. Viena é considerada hoje o centro do Partido Social-Democrata da Áustria. Durante o período do Primeira República (1918-1934), o Viena Social-democratas se comprometeram muitas reformas sociais em atraso. Naquela época, a política municipal de Viena era admirado por socialistas em toda a Europa, que, portanto, se refere à cidade como " Viena Vermelha "(Rotes Wien). Em fevereiro 1934 tropas do governo federal austríaco conservador e organizações socialistas paramilitares estavam envolvidos na guerra civil da Áustria, que levou à proibição do partido social-democrata.

Para a maior parte do tempo desde a Primeira Guerra Mundial, a cidade foi governada pelo Partido Social Democrata (SPÖ) com maiorias absolutas no parlamento cidade. Só entre 1934 e 1945, quando o Partido Social-Democrata era ilegal, prefeitos eram nomeados pelo austro-fascista e mais tarde pelos nazistas autoridades. O atual prefeito de Viena é Michael Häupl do SPÖ. Muitos comentaristas políticos austríacos acreditam que, se não para segurar quase inquebrável dos social-democratas em Viena, o rival Partido Popular Austríaco (ÖVP) dominaria política austríaca. Este argumento é falho porque não iluminar o voto Democrata essencialmente cristã das províncias e do conceito de que Viena não é representativo das províncias.

A cidade decretou muitas políticas sociais democráticas. O Gemeindebauten são ativos de habitação social que estão bem integradas na arquitetura da cidade fora do primeiro ou distrito "interior". As rendas baixas permitir acomodação confortável e bom acesso às comodidades da cidade. Muitos dos projetos foram construídos após a Segunda Guerra Mundial em lotes vagos que foram destruídas pelo bombardeio durante a guerra. A cidade tinha orgulho especial na sua construção de alto padrão.

Desde que Viena obteve o estatuto de estado federal (Bundesland) de sua própria em 1921, o prefeito também teve o papel do governador do estado (Landeshauptmann). O Rathaus acomodar os gabinetes do prefeito e do governo do estado (Landesregierung). A cidade é administrada por uma multidão de departamentos (Magistratsabteilungen).

Na eleição do Conselho da Cidade de 1996, o SPÖ perdeu a sua maioria absoluta na câmara de 100 assentos, ganhando 43 assentos e 39,15% dos votos. Em 1996, a Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), que ganhou 29 assentos (contra 21 em 1991), bata o ÖVP para o terceiro lugar pela segunda vez consecutiva. A partir de 1996-2001, o SPÖ regido Viena, em uma coalizão com o ÖVP. Em 2001, o SPÖ recuperou a maioria absoluta com 52 assentos e 46,91% dos votos; em Outubro de 2005 essa maioria foi de novo aumentada para 55 lugares (49,09%). No decurso das eleições do conselho da cidade 2010 o SPÖ perderam a maioria absoluta de novo e, consequentemente, forjou uma coalizão com o Partido Verde - o primeiro SPÖ / coligação verde na Áustria.

Religião

Igreja de St. Charles, Viena

Viena é a sede do Arquidiocese Católica Romana de Viena; sua atual Arcebispo é Cardeal Christoph Schönborn. De acordo com o censo de 2001, 49,2% dos vienenses são católicos romanos, enquanto que 25,7% não têm religião, 7,8% são muçulmanos, 6,0% são membros de uma denominação ortodoxos, 4,7% são protestantes (principalmente Luterana), 0,5% são judeus, e 6,3% são ou de outras religiões ou não respondeu.

Muitos romanos igrejas católicas no centro de Viena com apresentações de música religiosa ou outra, incluindo massas cantadas à música clássica e órgão. Alguns dos mais importantes edifícios históricos de Viena são igrejas católicas romanas, incluindo o Stephansdom (Catedral de St. Stephen), o Karlskirche (Igreja de St. Charles ") eo Votivkirche.

A proporção de vienense que se identificam como católico romano caiu ao longo dos últimos 50 anos, de 90% em 1961 para 39,8% em 2010.

Cultura

Música, teatro e ópera

Monumento de Johann Strauss II em Stadtpark, Viena
Ópera Estatal (Staatsoper)
Palácio de Hofburg
Museu de História Natural em Maria-Theresa-Square (visto de Heldenplatz)
Museu austríaco de artes aplicadas

A música é um dos legados de Viena. Prodígios musicais, incluindo Wolfgang Amadeus Mozart , Joseph Haydn , Ludwig Van Beethoven , Franz Schubert , Johannes Brahms, Gustav Mahler e Arnold Schoenberg ter trabalhado lá.

Arte e cultura têm uma longa tradição em Viena, incluindo teatro, ópera, música clássica e artes plásticas. O Burgtheater é considerado um dos melhores teatros do mundo de língua alemã, paralelamente à sua filial, a Akademietheater. O Volkstheater Wien eo Teatro in der Josefstadt também desfrutar de boa reputação. Há também um grande número de pequenos teatros, em muitos casos, dedicados a formas integradas menos das artes do espectáculo, tais como, peças experimentais modernos ou cabaret. Viena também é lar de uma série de casas de ópera, incluindo a Teatro an der Wien, o Staatsoper eo Volksoper, este último sendo dedicado à vienense opereta. Concertos de música clássica são realizados em locais mundialmente famosos, como o Wiener Musikverein, casa do Filarmônica de Viena Orchestra..known em todo o mundo para o anual amplamente difundidos "Concerto do Dia de Ano Novo", também o Wiener Konzerthaus. Muitas salas de concerto oferecer concertos que visam os turistas, com destaques populares da música vienense (particularmente as obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Strauss pai e Johann Strauss filho).

Nos últimos anos, o Teatro an der Wien já recebeu estréias de musicais, embora recentemente tem se dedicado à ópera novamente. O musical de maior sucesso foi de longe " Elisabeth ", que mais tarde foi traduzido para várias línguas e realizado em todo o mundo. A Wiener Taschenoper é dedicado a encenar música do século 20 e 21. O Haus der Musik ("Casa da Música") inaugurado no ano de 2000.

O Wienerlied é um gênero canção original de Viena. Há cerca de 60.000 - 70.000 Wienerlieder.

Em 1981, o novo grupo romântico britânico popular chamado "Ultravox" pagou um tributo a Viena, em um álbum e uma gravação de vídeo da música astuto chamado "Vienna". A inspiração para este trabalho surgiu a partir da produção de cinema chamado "The Third Man" com a música Cítara telha de Anton Karas.

Músicos de Viena

Muitos músicos notáveis nasceram em Viena, incluindo: Franz Schubert , Johann Strauss I, Johann Strauss II, Arnold Schönberg, Fritz Kreisler, Alban Berg, Louie Austen, Falco e Joe Zawinul.

Músicos famosos que vieram aqui para trabalhar a partir de outras partes da Áustria e da Alemanha foram Johann Joseph Fux, Joseph Haydn , Wolfgang Amadeus Mozart , Ludwig Van Beethoven , Franz von Suppé, Anton Bruckner, Johannes Brahms, Gustav Mahler e Rainhard Fendrich.

Museus

Museumsquartier

O Hofburg é a localização do Schatzkammer (tesouraria), segurando as jóias imperiais da dinastia de Habsburgo. O Museu Sisi (um museu dedicado ao Imperatriz Elisabeth Amalie Eugenie da Áustria) permite que os visitantes para ver os apartamentos imperiais, bem como o gabinete de prata. Mesmo em frente ao Hofburg são o Kunsthistorisches Museum, que abriga muitas pinturas de antigos mestres, artefatos antigos e clássicos, e o Museu Naturhistorisches.

Um número de museus estão localizados na Museumsquartier (museu trimestre), os antigos Plateia imperiais que foram convertidos em um complexo de museus na década de 1990. Abriga o Museu de Arte Moderna, vulgarmente conhecida como a MUMOK (Fundação Ludwig), o Leopold Museum (com a maior coleção de pinturas do mundo pela Egon Schiele, assim como obras do Vienna Secession, Vienense Modernismo e Australiana Expressionismo), o AZW (museu de arquitetura), salas de exposições de recursos adicionais, ea Tanzquartier. O Liechtenstein Palace contém uma das maiores coleções de arte privadas do mundo do barroco. Castelo Belvedere, construído sob Prinz Eugen, tem uma galeria contendo pinturas de Gustav Klimt (O beijo), Egon Schiele, e de outros pintores do início do século 20, também esculturas de Franz Xaver Messerschmidt, e exposições temporárias também.

Há uma infinidade de outros museus em Viena, incluindo a Albertina, o Museu da História Militar, o Museu Técnico, o Museu de enterro, a Museu de Arte Fakes, o KunstHausWien, o Sigmund Freud Museum, ea Mozarthaus Vienna. Os museus sobre a história da cidade, incluindo o ex- Museu Histórico da Cidade de Viena sobre Karlsplatz, o Hermesvilla, as residências e locais de nascimento de vários compositores, a Museu dos romanos, eo Viena Museu do Relógio, estão agora reunidos sob o guarda-chuva do grupo Museu de Viena. Além disso, existem museus dedicados aos distritos individuais de Viena. Eles fornecem um registro de lutas individuais, realizações e tragédia como a cidade cresceu e sobreviveu a duas guerras mundiais. Para os leitores que procuram histórias de família são boas fontes de informação.

Arquitetura

Palais Ferstel

Uma variedade de estilos de arquitectura pode ser encontrado em Viena, tais como o Romanesco Ruprechtskirche eo Barroco Karlskirche. Os estilos variam de edifícios classicistas para arquitetura moderna. Art Nouveau deixou muitos vestígios arquitectónicos em Viena. O Secession, Karlsplatz Stadtbahn Station, ea Kirche am Steinhof por Classificação Otto Wagner entre os exemplos mais conhecidos de Art Nouveau do mundo.

Concomitante ao movimento Art Nouveau foi o Wiener Moderne, durante o qual alguns arquitetos evitado o uso de adorno estranho. Um arquiteto chave deste período foi Adolf Loos, cujas obras incluem a Looshaus (1909), o Bar Kärntner ou American Bar (1908) eo Steiner House (1910).

O Hundertwasserhaus por Friedensreich Hundertwasser, projetado para combater o olhar clínico da arquitetura moderna, é um dos mais populares de Viena atrações turísticas. Outro exemplo de arquitetura única é a Wotrubakirche pelo escultor Fritz Wotruba. Na década de 1990, uma série de trimestres foram adaptados e amplos projetos de construção foram implementadas nas áreas em torno de Donaustadt (norte do Danúbio) e Wienerberg (no sul de Viena). A 202 metros de altura Millennium Tower localizado na Handelskai é o mais alto edifício em Viena, mas a nova Torre DC 1 será maior no final de 2013 com cerca de 220 m ou 250 m com antena. Nos últimos anos, Viena tem visto inúmeros projectos de arquitectura já concluídas que combinam elementos da arquitetura moderna com edifícios antigos, como a remodelação e revitalização do antigo Gasometer em 2001. A maioria dos edifícios em Viena são relativamente baixos; no início de 2006 havia cerca de 100 edifícios superior a 40 m. O número de arranha-céus é mantido baixo pela construção de legislação destinada a preservação de áreas verdes e distritos designados como património cultural mundial . Regras fortes aplica ao planejamento, autorização e construção de edifícios de grande altura. Consequentemente, grande parte do centro da cidade é uma zona livre de arranha-céus.

Porcelana de Viena

ver também "Wiener WERKSTAETTEN"

Bolas de Viena

Viena é a última grande capital do século XIX bola. Existem mais de 200 bolas significativas por ano, alguns com até nove orquestras ao vivo. Bolas são realizadas nos muitos belos palácios em Viena, com o principal local de ser o Palácio de Hofburg no Heldenplatz. Enquanto o Opera Ball é o mais conhecido internacionalmente de todas as bolas austríacos, outras esferas, como o Kaffeesiederball (Cafe Proprietários Bola), o Jägerball (Bola de Hunter ) ou o Life Ball (AIDS Charity Event) são quase tão bem conhecido na Áustria e ainda melhor apreciados pela sua atmosfera cordial. Vienense de classe, pelo menos, meio pode visitar uma série de bolas em sua vida. Para muitos, a temporada de bola dura três meses, e pode incluir até dez ou quinze aparições separadas.

Bailarinos e cantores de ópera de Viena Staatsoper freqüentemente realizam nas aberturas das bolas maiores.

Uma bola de Viena é um tudo-noite cultural atração. Bolas vienenses principais geralmente começam às 21:00 e duram até cinco horas, embora muitos hóspedes continuar as celebrações no dia seguinte.

Vista panorâmica de Viena na noite

Educação

Viena é também o principal centro da Áustria de educação e lar de muitas universidades, colégios profissionais efitness (escolas secundárias).

Universidade de Tecnologia de Viena
Academia de Belas Artes

Universidades

  • Academia de Belas Artes de Viena
  • Academia Diplomática de Viena
  • Universidade Médica de Viena
  • PEF Universidade Privada de Gestão de Viena
  • Universidade de Artes Aplicadas de Viena
  • Universidade de Ciências Aplicadas BFI Viena
  • Universidade de Música e Artes Cênicas, Viena
  • Universidade de Medicina Veterinária de Viena
  • Universidade de Viena
  • Universidade de Viena, de Economia e Negócios
  • Universidade de Recursos Naturais e Ciências Biológicas Aplicadas, Viena
  • Universidade de Tecnologia de Viena
  • Webster University Vienna
  • Sigmund Freud Universidade de Viena
  • International Academy Anti-Corrupção (em Laxenburg, 24 quilômetros ao sul de Viena)

Modul University Vienna (Universidade Privada)

As escolas internacionais

  • Amadeus International School of Music em Viena
  • Escola Internacional de Viena americana
  • Danube International School
  • International University Vienna
  • Lauder Business School
  • Lycée Français de Vienne
  • Viena Christian School
  • Vienna International School
  • Wake Forest University - Flow House
  • Megatrend Internatiional Universidade de Viena

Atividades de lazer

Parques e jardins

Viena parque da cidade

Viena possui muitas instalações do parque, incluindo o Stadtpark , o Burggarten , o Volksgarten (parte do Hofburg ) o Schloßpark em Schloss Belvedere (em casa para os Jardins Botânicos de Viena), o Donaupark , o Schönbrunner Schlosspark , o Prater , o Augarten , o Rathauspark , a Lainzer Tiergarten , o Dehnepark , o Resselpark , o Votivpark , o Kurpark Oberlaa , a Auer-Welsbach-Park eo Türkenschanzpark . As zonas verdes incluem Laaer-Berg (incluindo o Bohemian Prater) e no sopé da Wienerwald , que chega para as áreas exteriores da cidade. Pequenos parques, conhecida pelo vienense como Beserlparks , estão em toda parte nas áreas urbanas. Muitos dos parques famosos de Viena incluem monumentos, como o Stadtpark com a sua estátua de Johann Strauss II, e os jardins do barroco palácio, onde o Tratado foi assinado Estado. Diretor parque de Viena é o Prater, que é a casa do Riesenrad, uma roda-gigante. O imperial motivos de Schönbrunn conter um parque do século 18, que inclui mais antigo jardim zoológico do mundo, fundado em 1752. A Donauinsel, parte de defesas contra inundações de Viena, é um 21,1 km de comprimento artificial ilha entre o Danúbio eo Neue Donau dedicado a atividades de lazer.

Esporte

Spanish Riding School, escola de equitação tradicional paracavalos Lipizzan
Ernst-Happel-Stadion no Prater

A capital da Áustria é o lar de inúmeras futebol (soccer) equipes. Os mais conhecidos são os locais de futebol clubes FK Austria Wien (recorde de 21 todo-austríacas títulos da Bundesliga austríaca e ficha 27 em tempo vencedores da taça) SK Rapid Wien (inteiros-austríaca 16 títulos da Bundesliga austríaca), e o time mais velho, First Vienna FC. Outro importante clubes desportivos incluem o Raiffeisen Vikings Vienna ( futebol americano ), que ganhou o título Eurobowl entre 2004 e 2007 quatro vezes seguidas, a Aon Hotvolleys Viena, uma das organizações do premier do voleibol da Europa, os Wanderers Superfund (beisebol) que ganhou o Championship 2009 da League Baseball austríaca, e os Capitals Viena ( Hóquei no Gelo ). Viena também foi onde a Federação de Andebol Europeia (EHF) foi fundada. Há também três de rugby clubes; Celtic Viena, o mais antigo clube de rugby na Áustria, RC Donau, e Stade Viennois

Viena hospeda muitos eventos esportivos diferentes, incluindo a maratona da cidade de Viena, que atrai mais de 10.000 participantes a cada ano e, normalmente, acontece em maio. Em 2005, as de Hóquei no Gelo Campeonato Mundial teve lugar em Áustria ea final foi disputada em Viena. De Viena Ernst Happel Stadium foi o local de quatro Champions League e da Taça dos Clubes Campeões Europeus finais (1964, 1987, 1990 e 1995) e em 29 de junho que recebeu a final da Euro 2008, que viu um espanhol vitória por 1-0 sobre a Alemanha.

Especialidades culinárias

Comida

Wiener Schnitzel
Sachertorte

Viena é conhecida por Wiener Schnitzel , uma costeleta de vitela - Kalbs Schnitzel - ou carne de porco - Schwein Schnitzel - que é martelado plana, revestido em farinha, ovo e pão ralado e frito em manteiga clarificada. Ele está disponível em quase todos os restaurante que serve cozinha vienense e pode ser consumido quente ou frio. Outros exemplos de cozinha vienense incluem Tafelspitz (carne muito magra cozida), que é tradicionalmente servido com Geröstete erdapfel (purê de batatas cozidas com um garfo e, posteriormente, frito) e molho de rábano, Apfelkren (uma mistura de rábano, creme e maçã) e Schnittlauchsauce ( um molho de cebolinha feito com maionese e pão de idade).

Viena tem uma longa tradição de produzir os melhores bolos e sobremesas. Estes incluem Apfelstrudel(strudel de maçã quente), Millirahmstrudel(leite-creme strudel), Palatschinken(panquecas doces), eKnödel(bolinhos), muitas vezes cheios de frutas como damascos ( Marillenknödel).Sachertorte, um bolo de chocolate delicadamente úmida com geléia de damasco criado peloSacher Hotel, é mundialmente famosa.

No inverno, pequenos stands ambulantes vendem tradicionalMaroni(castanhas quentes) e bolinhos de batata.

Salsichas são populares e disponíveis a partir de vendedores de rua ( Wurstelstand ) durante todo o dia e à noite. A salsicha conhecido como Wiener (alemão para vienense) em os EUA - cuidado aqui cães Dachshund são também chamados de Wieners no USand na Alemanha, em Viena é chamado de Frankfurter . Outros salsichas populares são Burenwurst (a carne de porco salsicha grossa, geralmente cozidos), Käsekrainer (carne de porco picante com pequenos pedaços de queijo), e Bratwurst (a lingüiça de porco branco). A maioria pode ser encomendado "mit Brot" (com pão) ou como um "hot dog" (enchido dentro de um longo rolo). Mustard é o condimento tradicional e geralmente oferecidos em duas variedades: "süß" (doce) ou "scharf" (picante).

Kebab e pizza são, cada vez mais, os salgadinhos mais amplamente disponíveis a partir de pequenos stands.

O Naschmarkt é um mercado permanente para frutas, legumes, especiarias, peixe, carne, etc. de todo o mundo. A cidade tem muitas lojas de café e pequeno-almoço, como o Julius Meinl com filiais em todo os bairros da cidade.

Bebidas

Viena, junto com Paris, Praga , Bratislava , Varsóvia e Londres (?) é um dos poucos remanescentes capitais do mundo com seus próprios vinhedos. O vinho é servido em pequenos pubs vienenses conhecidos como Heuriger, que são especialmente numerosos no vinho áreas de crescimento Döbling ( Grinzing, Neustift am Walde, Nußdorf, Salmannsdorf, Sievering), Floridsdorf ( Stammersdorf, Strebersdorf), Liesing ( Mauer) e Favoriten (Oberlaa). O vinho é frequentemente bebido como um Spritzer ("G'spritzter") com água com gás. O Grüner Veltliner, um vinho branco seco, é o vinho mais amplamente cultivada na Áustria.

A cerveja é na próxima importância para o vinho. Viena tem um único grande cervejaria, Ottakringer, e mais de dez microcervejarias. A "Beisl" é um típico pequeno pub austríaco, da qual Viena tem muitos.

Cafés vienenses

Demel Café

Cafés vienenses têm uma história extremamente longa e distinta, que remonta séculos, e os vícios da cafeína de alguns famosos patronos históricos da mais antiga são uma espécie de lenda local. Estas casas de café são exclusivos para Viena e muitas cidades têm procurado sem sucesso para copiá-los. Tradicionalmente, o café vem com um copo de água. Cafés vienenses afirmam ter inventado o processo de filtragem de café do saque capturado após o segundo cerco turco em 1683. cafés vienenses afirmam que, quando os turcos invasores deixaram Viena, eles abandonaram centenas de sacos de grãos de café . O rei polonês Jan III Sobieski, o comandante da coalizão anti-turca de poloneses, alemães e austríacos, deu Franz George Kolschitzky (polonês - Franciszek Jerzy Kulczycki) algum deste café como recompensa pelo fornecimento da informação que lhe permitiu derrotar o Turks. Kolschitzky seguida, abriu pela primeira vez em Viena café. Julius Meinl montar uma fábrica de torrefacção moderno nas mesmas instalações onde as sacas de café foram encontrados, em 1891.

Atrações turísticas

As principais atracções turísticas incluem os palácios imperiais de Hofburg e Schönbrunn (também a casa de jardim zoológico o mais antigo do mundo, Tiergarten Schönbrunn) ea Riesenrad no Prater. Os destaques culturais inclui o Burgtheater, o Wiener Staatsoper, os cavalos Lipizzaner na spanische Hofreitschule, o Veaginia de Tiffany e as Choir Meninos de Viena, bem como excursões para Heurigen Döbling bairro de Viena.

Vista panorâmica do mundialmente famosoPalácio de Schönbrunn
Vista panorâmica de O Palácio Schönbrunn com Viena, no fundo
Vista panorâmica para o mundialmente famosoGloriette noPalácio de Schönbrunn
Night view panorama deDonauturm

Há também mais de 100 museus de arte, que juntos atraem mais de oito milhões de visitantes por ano. As mais populares são Albertina, Belvedere, Leopold Museum no Museumsquartier, KunstHausWien, BA-CA Kunstforum, o gêmeo Kunsthistorisches Museum e Museu de História Natural eo Museu Technisches Wien, cada um dos quais recebe mais de um quarto de um milhão de visitantes por ano.

Existem muitos sites populares associados com os compositores que viveram em Viena, incluindo de Beethoven várias residências e sepultura no Zentralfriedhof (Cemitério Central), que é o maior cemitério de Viena eo local do enterro de muitas pessoas famosas. Mozart tem um túmulo memorial nos jardins dos Habsburgos e no St. Cemitério Marx (onde seu túmulo foi perdido). Muitas igrejas de Viena também atraem grandes multidões, o mais famoso dos quais são St. Catedral de Estêvão, o Deutschordenskirche, o Jesuitenkirche, a Karlskirche, o Peterskirche, Maria am Gestade, o Minoritenkirche, o Ruprechtskirche, a Schottenkirche eo Votivkirche.

Atrações modernas incluem aHundertwasserhaus, asede das Nações Unidas e da vista doDonauturm.

Transporte

Stephansplatz (Viena U-Bahn) Estação de metrô
Complexo da ONU em Viena, com o Áustria Viena Centro na frente, a partir daTorre do Danúbio no Donaupark nas proximidades antes de o extenso trabalho de construção
Muitas organizações e escritórios internacionais estão localizados emDonaustadt

Viena tem uma extensa rede de transporte ligado ao VOR. O transporte público é fornecido por autocarros, eléctricos e 5 linhas de metrô ( U-Bahn). Os trens são operados pela ÖBB. Viena tem várias ligações rodoviárias, incluindo as auto-estradas.

Viena é servido porAeroporto Internacional de Viena, localizado a 18 km (11 mi) a sudeste do centro da cidade, próximo à cidade deSchwechat.

Relações internacionais

As organizações internacionais em Viena

Viena é o assento de um número de escritórios das Nações Unidas e de várias instituições internacionais e empresas, incluindo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a Comissão Preparatória da Organização do Comprehensive Nuclear-Test-Ban Tratado (CTBTO), a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior ( UNOOSA) ea Agência da União Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA). Atualmente Viena é a quarta "cidade das Nações Unidas" do mundo, depois de Nova Iorque , Genebra e Haia . Além disso, Viena é a sede da Comissão das Nações Unidas sobre secretariado do Direito do Comércio Internacional ( UNCITRAL). Em conjunto, a Universidade de Viena hospeda anualmente o prestigiado Willem C. Vis Moot, uma competição de arbitragem comercial internacional para estudantes de direito de todo o mundo.

Vários encontros diplomáticos especiais foram realizadas em Viena na segunda metade do século 20, resultando em vários documentos com o nome Convenção de Viena ou Documento de Viena. Entre os documentos mais importantes negociados em Viena são de 1969 Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, bem como o 1990 Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa.

As organizações de caridade em Viena

Juntamente com as organizações internacionais e intergovernamentais, existem dezenas de organizações de caridade com sede em Viena .. Uma tal organização é a rede deAldeias de Crianças SOS, fundada porHermann Gmeiner em 1949. Hoje, as Aldeias de Crianças SOS estão activas em 132 países e territórios em todo o mundo. Outros incluem HASCO .

Outro evento internacional extremamente popular é a anual Life Ball, que apoia pessoas com HIV ou AIDS . Os hóspedes, como Bill Clinton e Whoopi Goldberg eram participantes recentes.

Geminação de cidades

Viena é geminada com as seguintes cidades:

  • Rússia Moscouna Rússia
  • Indonésia Bumiayu na Indonésia(Desde 2012)
  • Eu Corri Tabriz no Irão(Desde 2009)
  • Alemanha Berlimna Alemanha
  • Israel Tel Avivem Israel
  • Tunísia Tunisna Tunísia
  • Liechtenstein Vaduz, em Liechtenstein
  • Polônia Varsóvia, na Polónia(Desde 2001)
  • Croácia Zagreb, na Croácia(Desde 1994)

Outras formas de cooperação e amizade cidade semelhante ao dos programas cidade duplos:

  • Sérvia Niš na Sérvia

Além disso, os distritos vienenses individuais estão geminadas comJapãocidades japonesas / distritos:

  • Alsergrund comTakarazuka,Hyogo.(Desde 1994)
  • Dobling comSetagaya, Tóquio.(Desde 1985)
  • Donaustadt comArakawa, Tóquio.(Desde 1996)
  • Floridsdorf comKatsushika, Tóquio.(Desde 1987)
  • Hernals comFuchu, Tokyo.(Desde 1992)
  • Hietzing comHabikino,Osaka.(Desde 1995)
  • Innere Stadt comTaito, Tóquio.(Desde 1989)
  • Meidling com Gifu, Gifu.(Desde 1992)

Além disso, o distrito de VienaLeopoldstadt ea cidade de New York CityBrooklyn entrou em uma parceria em 2007.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Vienna&oldid=538326148 "