Conteúdo verificado

Laozi

Assuntos Relacionados: Filósofos

Você sabia ...

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Laozi
老子
DaodeTianzun.jpg
Laozi, retratado como um líder taoísta.
Nascido Dinastia Zhou
Morreu Dinastia Zhou
Época A filosofia antiga
Região East Asia
Escola Taoísmo
Idéias notáveis Wu wei

Laozi (ver outros nomes e variações de ortografia ; chinesas : 老子, de pronúncias Inglês: / ˌ l d z ʌ /; fl. Século aC 6) foi um filósofo da China antiga , mais conhecido como o autor do Tao Te Ching (muitas vezes referida como Laozi). Sua associação com o Tao Te Ching levou-o a ser tradicionalmente considerado o fundador da filosofia do taoísmo (pronunciado como "Taoísmo"). Ele também é venerado como uma divindade na maioria das formas religiosas de Taoist filosofia, que muitas vezes refere-se a Laozi como Taishang Laojun, ou "One of the Três Puros ".

De acordo com as tradições chinesas, Laozi viveu no sexto século aC. Alguns historiadores afirmam que ele realmente viveu no século 5o-4o BCE, em simultâneo com o Cem Escolas do Pensamento e Guerreando Período Unidos, enquanto outros argumentam que Laozi é uma síntese de várias figuras históricas ou que ele é uma figura mítica.

A figura central Cultura chinesa, tanto a nobreza e as pessoas comuns afirmam Laozi em sua linhagem. Ele foi homenageado como um ancestral do Tang família imperial, e foi concedido o título Táishāng Xuanyuan huángdì, que significa "Supremo Misteriosa e Primordial Imperador". Ao longo da história, a obra de Laozi foi abraçado por vários movimentos anti-autoritários.

Names

"Laozi" ( chinês : 老子; pinyin : Lǎozǐ) é um título honorífico, também romanizado como Lao Tse, Lao Tu, Lao-Tsu, Laotze, Laosi, Laocius, etc. Lao ( 老) significa "venerável" ou "velho", como mandarim moderno laoshi ( 老师), "professor". Zi ( 子), Wade-Giles tzu transliteração, neste contexto é normalmente traduzida como "mestre". Zi foi usada na China antiga como um sufixo honorífico, indicando "Master", ou "Sir". Em biografias populares, dado o nome de Laozi foi Er, seu apelido era Li (formando Li Er, 耳) e sua nome de cortesia foi Boiang. Dan é um nome póstumo dado a Laozi, e ele é muitas vezes referida como Li Dan ( 聃).

Visões históricas

A mais antiga referência confiável (circa 100 aC) para Laozi é encontrado nos Registros do Historiador ( Shiji) pelo historiador chinês Sima Qian (145-86 aC ca.), que combina uma série de histórias. Na primeira, Laozi foi dito ser um contemporâneo de Confúcio (551-479 aC). Seu sobrenome era Li (李 "ameixa"), e seu nome pessoal era Er (耳 "orelha") ou Dan (聃 "longo orelha"). Ele era um funcionário nos arquivos imperiais, e escreveu um livro em duas partes, antes de partir para o Ocidente. Na segunda, Laozi foi Lao Laizi (老莱子 "Old Master"), também um contemporâneo de Confúcio, que escreveu um livro em 15 partes. Na terceira, Laozi foi o Grande Historiador e astrólogo Lao Dan (老聃 "Long-orelhas velhos"), que viveu durante o reinado (384-362 aC) de Duke Xian (獻公) de Qin.

O mais antigo texto conhecido do Tao Te Ching que foi escavado foi escrito em tábuas de bambu e remonta ao final do século 4 aC.

Em meados do século XX, um consenso havia emergido entre os estudiosos que a historicidade de Laozi era duvidosa ou improvável e que o Tao Te Ching era "uma compilação de provérbios taoístas por muitas mãos." Alan Watts (1975), considerou que este ponto de vista era parte de uma forma acadêmica para o ceticismo sobre valores espirituais e religiosas históricas, argumentando que não o suficiente seria conhecido durante anos, ou possivelmente nunca, para fazer um julgamento firme.

De acordo com tradicionais populares biografias , Laozi trabalhou como o detentor dos arquivos para a corte real de Zhou, e era um estudioso (mostrado em muitas pinturas Lao Zi). Isto permitiu-lhe teria amplo acesso às obras da Imperador Amarelo e outros clássicos da época. As histórias afirmam que Laozi nunca abriu uma escola formal, mas mesmo assim ele atraiu um grande número de alunos e discípulos fiéis. Existem inúmeras variações de uma história que descreve Confúcio consultoria Laozi sobre rituais ea história está relacionada em Zhuangzi (embora o autor de Zhuangzi podem ter inventado a história e tanto o caráter de Laozi).

Lendas populares falam de sua concepção quando sua mãe olhou em cima de uma estrela cadente, como ele ficou no ventre por 62 anos, e nasceu quando sua mãe inclinou-se contra uma árvore de ameixa. Ele conformidade surgiu um homem adulto com uma barba e longos lóbulos das orelhas cinzentas completos, que são um símbolo da sabedoria e vida longa. Em outras versões, ele renasceu em cerca de treze encarnações desde os dias de Fuxi; em sua última encarnação como Laozi viveu até 990 anos, e passou sua vida viajando para revelar o Dao.

De acordo com lendas, Laozi deixa China em seu búfalo de água .

Muitos dos relatos populares dizem que Laozi era casado e tinha um filho chamado Zong, que se tornou um soldado célebre. Um grande número de pessoas traçam sua linhagem até Laozi, assim como os imperadores da dinastia Tang . De acordo com Simpkins & Simpkins, enquanto muitos (se não todas) das linhagens são imprecisos, eles fornecem uma prova do impacto do Laozi na cultura chinesa.

Laozi atende Yinxi

A terceira história Sima Qian baseou-se em estados que Laozi se cansou da decadência moral da vida da cidade e anotou o declínio do reino. De acordo com essas lendas, ele se aventurou a oeste de viver como um eremita na fronteira instável com a idade de 160. No portão oeste da cidade, ou reino, ele foi reconhecido por um guarda, Yinxi (Wade Giles Yin HSE).

A sentinela perguntou o velho mestre para produzir um registro de sua sabedoria. Esta é a origem lendária do Daodejing. Em algumas versões do conto, a sentinela é tão tocado pelo trabalho que ele sai com Laozi, para nunca mais ser visto novamente. Algumas lendas elaborar mais que o "Old Master" foi o professor da Siddartha Gautama , mais conhecido como o Buda , ou foi mesmo o próprio Buda.

O relacionamento de Laozi com Yinxi é objecto de numerosas lendas. É Yinxi que pediu Laozi para escrever sua sabedoria na conta tradicional de criação da Daodejing. A história de Laozi transmitir o Daodejing para Yinxi faz parte de um tema mais amplo envolvendo Laozi a divindade entregar verdade salvífica de uma humanidade sofredora. Independentemente disso, a libertação do Daodejing foi o fim último da sua encarnação humana. Folclore desenvolvido em torno de Laozi e Yinxi para demonstrar a interação ideal de mestre taoísta e discípulo.

Representação de Laozi em Mitos de Edward Theodore Chalmers Werner e Lendas da China

A sétima obra do século, Sandong zhunang ("Pearly Bag of the Three Caverns"), fornece uma conta de seu relacionamento. Laozi fingiu ser um agricultor ao alcançar o portão ocidental, mas foi reconhecido por Yinxi, que pediu para ser ensinado pelo grande mestre. Laozi não estava satisfeito por simplesmente ser notado pela guarda e exigiu uma explicação. Yinxi expressou seu profundo desejo de encontrar o Tao e explicou que o seu longo estudo da astrologia lhe permitiu reconhecer a abordagem de Laozi. Yinxi foi aceite pelo Laozi como um discípulo. Esta é considerada uma interacção exemplar entre mestre e discípulo taoísta, refletindo o teste de um candidato deve ser submetido antes de ser aceito. Um pretenso aderente é esperado para provar sua determinação e talento, expressar claramente seus desejos e mostrando que ele tinha feito progressos em seu próprio sentido da realização do Tao.

O Pearly Bag of the Three Caverns continua o paralelo da busca de um adepto. Yinxi recebeu sua ordenação quando Laozi transmitiu a Daodejing , juntamente com outros textos e preceitos, assim como adeptos taoístas receber uma série de métodos, ensinamentos e escrituras na ordenação. Esta é apenas uma ordenação inicial e Yinxi ainda precisava de um período adicional para aperfeiçoar sua fé, assim Laozi lhe deu três anos para aperfeiçoar sua Dao. Yinxi entregou-se a uma vida devocional em tempo integral. Após o tempo designado, Yinxi novamente demonstra a determinação e confiança perfeita, o envio de uma ovelha negra para o mercado como o sinal acordado. Ele finalmente encontra novamente com Laozi, que anuncia que o nome imortal de Yinxi está listado nos céus e chama-se um cortejo celeste para vestir Yinxi na feição de imortais. A história continua Laozi que concedeu uma série de títulos sobre Yinxi e levou-o em uma viagem por todo o universo, mesmo para os nove céus. Depois desta viagem fantástica, os dois sábios partiram para terras ocidentais dos bárbaros. O período de formação, reunindo e as viagens representam a realização do mais alto posto religioso no Taoísmo medieval chamado "Preceptor dos Três Cavernas". Nesta lenda, Laozi é o mestre taoísta perfeito e Yinxi é o aluno ideal taoísta. Laozi é apresentado como o Tao personificado, dando o seu ensinamento para a humanidade para a salvação deles. Yinxi segue a seqüência formal da preparação, teste, treinamento e realização.

A história de Laozi assumiu fortes conotações religiosas desde a Dinastia Han. Como Taoísmo tomou raiz, Laozi foi reconhecido como um deus. A crença na revelação do Dao do Laozi divina resultou na formação da Caminho do Mestre Celestial, a primeira seita taoísta religiosa organizada. Na tarde tradição taoísta maduro, Laozi passou a ser visto como uma personificação de Dao. Ele disse ter sofrido numerosas "transformações", ou colhida em vários disfarces em várias encarnações ao longo da história para iniciar os fiéis no caminho. Taoísmo religioso muitas vezes afirma que o "Old Master" não desapareceu depois de escrever o Daodejing, mas passou sua vida viajando para revelar o Dao.

Lao Tzu nasceu na aldeia de Chu Jen no reino de Ch'u. (Ele pode ter nascido em algum momento do século VI aC [Antes da Era Comum]. Tradicionalmente, ele se diz ter vivido ao mesmo tempo que Confúcio, mas os estudiosos recentes colocá-lo cerca de dois séculos mais tarde.) Lao Tzu passou a maior parte sua vida como arquivista na biblioteca da corte da dinastia Zhou, um trabalho chato que lhe deu muito tempo para pensar. Ele deixou quando viu as coisas estavam ficando corruptos, e, em seguida, foi para o exílio. Lao Tzu ficou perturbado pela corrupção viu em todos os lugares ao redor dele e decidiu tomar o caminho mais fácil saída literalmente, e deixar o país. Ele viajou para o oeste em um búfalo de água para atingir o grande deserto. No portão ocidental, um guarda que o reconheceu, exigiu que ele anote seus ensinamentos, não registrados até este ponto. Os ensinamentos recolhidos se tornou o Tao Te Ching.

Tao Te Ching

Laozi é tradicionalmente considerado como o autor do Daodejing (Tao Te Ching), embora a identidade do seu autor (es) e / ou compilador (s) tem sido debatida ao longo da história. É um dos tratados mais significativos em chinês cosmogonia. Tal como acontece com a maioria dos outros filósofos chineses antigos, muitas vezes Laozi explica suas idéias por meio de paradoxo, analogia, apropriação de provérbios antigos, repetição, simetria, rima e ritmo. Na verdade, todo o livro pode ser lido como uma analogia - o governante é a consciência, ou self, na meditação e as criaturas inumeráveis ou império é a experiência do corpo, os sentidos e desejos. Passagens como "Bloquear as aberturas, fechou as portas" e "o sábio que não faz nada, não ruínas nada" referem-se sentado em meditação. "Manter as pessoas ignorantes" significa não prestar atenção aos sentidos e os pensamentos.

O Tao Te Ching, muitas vezes chamado simplesmente Laozi após o seu reputado autor, descreve o Dao (ou Tao) como a fonte eo ideal de toda a existência: é invisível, mas não transcendente, imensamente poderoso ainda extremamente humilde, sendo a raiz de todas as coisas . De acordo com o Daodejing, os seres humanos não têm lugar especial dentro do Dao, sendo apenas uma de suas muitas ("dez mil") manifestações. As pessoas têm desejos e livre arbítrio (e, portanto, são capazes de alterar sua própria natureza). Muitos acto "não natural", perturbando o equilíbrio natural do Dao. O Daodejing pretende levar os alunos a um "retorno" ao seu estado natural, em harmonia com o Tao. Linguagem e a sabedoria convencional estão criticamente avaliada. Taoísmo vê como inerentemente tendenciosa e artificial, amplamente usando paradoxos para aguçar o ponto.

Livia Kohn fornece um exemplo de como Laozi incentivou uma mudança de abordagem, ou retorno à "natureza", ao invés de ação. A tecnologia pode levar a uma falsa sensação de progresso. A resposta fornecida por Laozi não é a rejeição da tecnologia, mas em vez buscando o calmo estado de wu wei, livre de desejos. Isso se relaciona com muitas declarações encorajadoras por Laozi governantes para manter seus povos no " ignorância ", ou" de mente simples ". Alguns estudiosos insistem esta explicação ignora o contexto religioso, e outros questionam-lo como um apologética da coerência filosófica do texto. Não seria o conselho político incomum se Laozi literalmente destina-se a dizer governantes para manter seu povo ignorante. No entanto, alguns termos no texto, como "espírito vale" (Gushen) e "alma" (po), dará à luz um contexto metafísico e não pode ser facilmente conciliável com uma leitura puramente ética do trabalho.

Wu wei (無爲), literalmente "não-ação" ou "não agir", é um conceito central do Daodejing. O conceito de wu wei é multifacetado, e reflecte-se nas palavras «múltiplos significados, mesmo em tradução Inglês; pode significar "não fazer nada", "não forçar", "não agir", no sentido teatral, "a criação de nada", "agindo espontaneamente" e "fluir com o momento."

É um conceito utilizado para explicar Ziran (自然), ou harmonia com o Tao. Ele inclui os conceitos que valorizam distinções são ideológicas e vendo a ambição de todos os tipos como originária da mesma fonte. Laozi usou o termo amplamente com simplicidade e humildade como virtudes fundamentais, muitas vezes em contraste com a ação egoísta. No plano político, isso significa evitar tais circunstâncias, como a guerra, leis severas e pesados impostos. Alguns taoístas ver uma conexão entre wu wei e práticas esotéricas, como a zuowang "sentado no esquecimento" (esvaziar a mente de consciência corporal e pensamento) encontrado no Zhuangzi.

Taoísmo

Laozi é tradicionalmente considerado o fundador do Taoísmo, intimamente ligada à Daodejing e "primordial" (ou "original") taoísmo. Popular ("religioso") Taoísmo tipicamente apresenta o Imperador de Jade como o oficial cabeça divindade . (De "elite") Daoists intelectual, tais como o Celestial seita de mestrado, geralmente apresentam Laozi (Laojun: "Senhor Lao") eo Três Puros no topo do panteão de divindades.

Influência

Uma escultura de pedra de Laozi, localizada ao norte de Quanzhou no sopé da Mount Qingyuan

Eremitism

Zhuangzi (莊子) é uma autoridade central em relação eremitism, uma variação particular da monaquismo sacrificar aspectos sociais para aspectos religiosos da vida. Zhuangzi considerado eremitism o ideal mais elevado, se devidamente compreendido.

Estudiosos como Aat Vervoom postularam que Zhuangzi defendeu um eremita imersa na sociedade. Este ponto de vista de eremitism sustenta que reclusão está escondendo anonimamente na sociedade. Para um eremita Zhuangzi, sendo desconhecido e à deriva livremente é um estado de espírito. Esta leitura é baseada nos capítulos "interiores" da Zhuangzi auto-intitulado.

Estudiosos como James Bellamy sustentam que isso poderia ser verdade e tem sido interpretada de forma semelhante em vários pontos na história chinesa. No entanto, os "capítulos exteriores" de Zhuangzi têm desempenhado historicamente um papel fundamental na defesa de reclusão. Enquanto alguns estudiosos afirmam que Laozi foi a figura central da Dinastia Han eremitism, textos históricos não parecem apoiar essa posição.

Política

Potenciais oficiais ao longo da história chinesa contou com a autoridade dos sábios não-confucionistas, especialmente Laozi e Zhuangzi, para negar qualquer governante que serve a qualquer momento. Zhuangzi, o mais famoso seguidor de Laozi nas contas tradicionais, teve uma grande influência em chinês literatos e cultura.

Políticos teóricos influenciados por Laozi têm defendido humildade na liderança e uma abordagem comedida à arte de governar, seja por razões éticas e pacifistas, ou para fins táticos. Em um contexto diferente, vário movimentos anti-autoritários têm abraçado os ensinamentos Laozi no poder dos fracos.

O economista libertário direita Murray Rothbard sugeriu que Laozi foi o primeiro libertário , comparando as idéias de Laozi no governo Teoria da FA Hayek ordem espontânea. James A. Dorn concordou, escrevendo que Laozi, como muitos liberais do século 18 ", argumentou que minimizam o papel do governo e permitindo que os indivíduos desenvolvem espontaneamente seria melhor alcançar a harmonia social e econômica." Da mesma forma, o Cato Institute de David Boaz inclui passagens do Daodejing em seu livro de 1997 The Libertarian Reader. Filósofo Roderick longo, no entanto, argumenta que temas libertários no pensamento taoísta são realmente emprestado anteriores confucionistas escritores.

Libertários de esquerda foram altamente influenciados por Laozi também. Em seu livro de 1937 Nacionalismo e Cultura, a anarco-sindicalista escritor e ativista Rudolf Rocker elogiou a "sabedoria gentil" de Laozi e compreensão da oposição entre o poder político e as atividades culturais do povo e da comunidade. Em seu artigo 1910 para a Encyclopedia Britannica, Peter Kropotkin também observou que Laozi estava entre os primeiros expoentes da essencialmente anarquistas conceitos. Mais recentemente, os anarquistas, como John P. Clark e Ursula K. Le Guin têm escrito sobre a conjunção entre o anarquismo eo taoísmo de várias formas, destacando os ensinamentos de Lao Zi, em particular. Em sua tradução do Tao Te Ching, Le Guin escreve que Laozi "não vê o poder político como mágica. Ele vê o poder como legítimo e ganhou poder injusta como usurpado ... Ele vê sacrifício de si ou aos outros como uma corrupção do poder, e poder como disponível para quem segue o Caminho. Não admira que os anarquistas e taoístas fazer bons amigos. "

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Laozi&oldid=544664001 "