Conteúdo verificado

Trovoada

Assuntos Relacionados: Clima eo Tempo ; Storms

Informações de fundo

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Um temporal típico

Um temporal, também conhecido como um elétrico tempestade, uma tempestade de raios, trovão ou simplesmente uma tempestade, é uma forma de turbulento clima caracterizado pela presença de relâmpagos e os seus efeito acústico na atmosfera da Terra conhecido como trovão. O meteorológico atribuído nuvem tipo associado com a tempestade é a cumulonimbus. Trovoadas são geralmente acompanhadas de ventos fortes , chuva pesada e, por vezes neve, sleet, granizo, ou nenhuma precipitação em tudo. Aqueles que causam a cair granizo são chamadas chuvas de granizo. Trovoadas podem linha-se em uma série ou rainband, conhecido como um linha de instabilidade. Trovoadas fortes ou graves podem girar, conhecido como supercells. Enquanto a maioria das tempestades se movem com o fluxo médio do vento através da camada do troposfera que eles ocupam, vertical cisalhamento do vento provoca um desvio em seu curso em um ângulo reto com a direção cisalhamento do vento.

Trovoadas resultar do movimento ascendente rápido de quente e úmido ar . Eles podem ocorrer dentro quentes, massas de ar úmidas e em frentes. Como o ar quente e úmido se move para cima, esfria, condensa e forma nuvens cumulonimbus que podem chegar a alturas de mais de 20 km (12,45 milhas). À medida que o ar atinge o seu crescente ponto de orvalho, gotas de água e forma de gelo e começar a cair a longa distância através das nuvens em direção à superfície da Terra. Como as gotas caem, eles colidem com outras gotas e se tornar maior. As gotículas que caem criar uma corrente descendente de ar que se espalha na superfície da Terra e provoca ventos fortes associados geralmente com trovoadas.

Trovoadas geralmente podem formar e desenvolver-se em qualquer localização geográfica particular, talvez mais freqüentemente dentro de áreas situadas em mid-latitude quando o ar quente e úmido colide com o ar mais frio. Trovoadas são responsáveis pelo desenvolvimento e formação de muitos fenômenos climáticos severos. Trovoadas, e os fenômenos que ocorrem junto com eles, representam grandes perigos para as populações e paisagens. Danos resultantes de tempestades é infligido principalmente por ventos Downburst, grande granizo, e enchentes causadas por pesado precipitação. Células de tempestade mais fortes são capazes de produzir tornados e bicas. Um estudo de 1953 descobriu que a tempestade média ao longo de várias horas gasta energia suficiente para igualar 50 bombas atômicas do tipo que foi lançada sobre Hiroshima, Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Existem quatro tipos de tempestades: de uma única célula, conjunto multicell, linhas multicelulares, e supercells. Tempestades Supercell são os mais fortes e os mais associados com fenômenos climáticos severos. Sistemas convectivos de mesoescala formadas por favorável cisalhamento do vento dentro dos trópicos e subtrópicos são responsáveis pelo desenvolvimento de furacões . Trovoadas secas, sem precipitação, pode fazer com que o surto de incêndios com o calor gerado a partir do relâmpago que os acompanha nuvem-solo. Vários métodos são usados para estudar temporais, tal como radar meteorológico, estações meteorológicas e fotografia vídeo. Civilizações passadas ocupou vários mitos sobre tempestades e seu desenvolvimento tão tarde quanto o século 18. Diferente de dentro da atmosfera da Terra , tempestades também foram observadas em Júpiter e Vênus .

Vida útil

Fases da vida de um temporal.

O ar quente tem uma densidade menor que o ar fresco, ar sobe tão quente dentro de ar mais frio (este efeito pode ser visto com um balão de ar quente ). Nuvens se formam como o ar relativamente mais quente transportando aumentos de umidade dentro de um ar mais fresco. À medida que o ar húmido sobe, fazendo com que alguns dos arrefece o vapor de água no pacote de ar ascendente para condensar. Quando a umidade condensa, ele libera energia conhecida como calor latente de vaporização, o que permite que o pacote de ar ascendente para arrefecer a menos do que o ar circundante, continuando a ascensão de nuvem. Se um número suficiente instabilidade está presente na atmosfera, este processo vai continuar por tempo suficiente para nuvens cumulonimbus para formar, que suportam relâmpagos e trovões. Índices meteorológicos, como convectiva energia potencial disponível (CAPE) e do índice elevado pode ser usado para ajudar a determinar o desenvolvimento vertical ascendente de nuvens. Geralmente, trovoadas exigem três condições para a forma:

  1. Umidade
  2. Uma massa de ar instável
  3. A força de elevação (calor)

Todas as trovoadas, independentemente do tipo, passar por três fases: a fase de desenvolvimento, o estágio maduro, ea fase de dissipação. A tempestade tem um diâmetro médio de 24 km (15 mi). Dependendo das condições presentes na atmosfera, esses três estágios levam uma média de 30 minutos para passar.

Fase Cumulus

A primeira fase de uma tempestade é a fase cumulus, ou o desenvolvimento de palco. Nesta etapa, as massas de humidade são levantadas para cima para a atmosfera. O gatilho para esse elevador pode ser insolação aquecimento do solo produzindo térmicas, áreas onde convergem dois ventos que forçam o ar para cima, ou onde os ventos sopram em terrenos de aumentar elevação. A umidade esfria rapidamente em gotas de líquido de água devido às temperaturas mais frias em altitudes elevadas, que aparece como nuvens cumulus. À medida que o vapor de água condensa em líquido, o calor latente é libertado, o qual aquece o ar, fazendo com que ele se tornar menos denso do que o ar seco circundante. O ar tende a aumentar em uma corrente de ar através do processo de convecção (daí o termo convectiva precipitação). Isto cria um zona de baixa pressão sob a tempestade se formando. Em um temporal típico, cerca de 5 × 10 8 kg de vapor d'água são levantadas para a atmosfera da Terra .

Estágio maduro

Thundercloud Anvil em forma na fase madura sobre Swifts Creek, Victoria

No estágio maduro de um temporal, o ar aquecido continua a aumentar até atingir o ar ainda mais quente e pode subir mais longe. Muitas vezes, esse 'cap' é o tropopausa. O ar é em vez forçado a espalhar-se, dando a tempestade uma característica forma de bigorna. A nuvem resultante é chamada bigorna cumulonimbus. As gotas de água aglutinam em gotículas maiores e mais pesados e congelar para se tornar partículas de gelo. Como estes queda eles derretem para se tornar chuva .

Tempestades maduras sobre as Filipinas em 02 de maio de 2012.

Se a corrente ascendente é forte o suficiente, as gotículas são mantidas no ar o tempo suficiente para tornar-se tão grande que eles não derreter completamente, e cair como granizo. Enquanto updrafts ainda estão presentes, a chuva que cai cria downdrafts também. A presença simultânea de uma corrente ascendente e downdrafts marca a fase madura da tempestade, e produz nuvens Cumulonimbus. Durante esta fase, considerável interno turbulência pode ocorrer no sistema de tempestade, que se manifesta como ventos fortes, relâmpago grave, e até mesmo furacões .

Tipicamente, se houver pouco cisalhamento do vento, a tempestade vai rapidamente entrar na fase de dissipação e 'chover-se para fora', mas se houver uma mudança suficiente na velocidade e / ou a direção do vento o downdraft será separada da corrente ascendente, ea tempestade pode se tornar um supercell, eo estágio maduro pode sustentar-se por várias horas.

Dissipando fase

Na fase de dissipação, a temporal é dominada pela corrente descendente. Se as condições atmosféricas não suportam o desenvolvimento de super celular, nesta fase ocorre muito rapidamente, cerca de 20-30 minutos de vida da tempestade. O downdraft vai empurrar para baixo fora da tempestade, bateu no chão e se espalhar. Este fenómeno é conhecido como um downburst. O ar frio transportada para o solo pelo downdraft corta o fluxo de entrada da tempestade, a corrente ascendente desaparece ea tempestade irá se dissipar. Trovoadas em uma atmosfera com praticamente nenhum cisalhamento do vento enfraquecer assim que eles enviam um limite de vazão em todas as direções, o que, em seguida, corta rapidamente fora de seu entrada de ar relativamente quente, úmido e mata o temporal. O downdraft bater no chão cria um limite de escoamento. Isso pode causar downbursts, uma condição potencialmente perigosas para as aeronaves que voam com ele, como uma mudança substancial na velocidade e direção do vento ocorre, resultando em diminuição da elevação da aeronave. Quanto mais forte o limite de escoamento é, mais forte o cisalhamento do vento resultante torna-se.

Classificação

Condições favoráveis para os tipos de trovoada e complexos

Existem quatro tipos principais de tempestades: de uma única célula, multicell, linha de instabilidade (também chamado de linha multicell) e supercell. Que tipo de formas depende da instabilidade e as condições de vento relativas em diferentes camadas da atmosfera (" cisalhamento do vento "). formar tempestades de célula única em ambientes de baixo cisalhamento do vento e duram apenas 20-30 minutos. trovoadas Organizado e clusters de trovoada / linhas podem ter ciclos de vida mais longos, que fazem em ambientes de cisalhamento do vento vertical significativa, o que ajuda o desenvolvimento de fortes correntes de ar ascendentes, bem como várias formas de mau tempo. A supercell é a mais forte das tempestades, mais comumente associados com grande granizo, ventos fortes, ea formação tornado.

De uma única célula

Uma única célula-temporal sobre Wagga Wagga.

Este termo tecnicamente se aplica a uma única tempestade com uma corrente ascendente principal. Também conhecido como trovoadas ao ar em massa, estes são os temporais típicos de verão em diversos locais de clima temperado. Eles também ocorrem no ar instável legal que muitas vezes segue a passagem de um frente fria do mar durante o inverno. Dentro de um conjunto de tempestades, o termo "célula" refere-se a cada corrente de ar principais separada. Trovoada células formam ocasionalmente em isolamento, como a ocorrência de uma tempestade pode desenvolver um limite de escoamento que configura o desenvolvimento de novos tempestade. Tais tempestades raramente são graves e são um resultado da instabilidade atmosférica local; daí o termo "tempestade massa de ar". Quando tais tempestades têm um breve período de tempo severo que lhes estão associados, é conhecido como uma tempestade severa pulso. Pulso tempestades severas estão mal organizados e ocorrem aleatoriamente no tempo e no espaço, tornando-os difíceis de prever. Tempestades unicelulares, normalmente durar 20-30 minutos.

Agrupamentos multicelulares

Um grupo de tempestades sobre o Brasil fotografado pelo ônibus espacial Challenger .

Este é o tipo mais comum de desenvolvimento temporal. Trovoadas maduros são encontrados perto do centro do aglomerado, enquanto trovoadas dissipando existe em seu lado contra o vento. Tempestades MultiCell formar como aglomerados de tempestades, mas pode, então, evoluir para um ou mais linhas de instabilidade. Enquanto cada célula do aglomerado pode durar apenas 20 minutos, o próprio agrupamento pode persistir durante horas de cada vez. Eles costumam surgir a partir de correntes de ar ascendentes convectivas em ou próximo a serras e limites de tempo linear, geralmente fortes frentes frias ou calhas de baixa pressão. Estes tipo de tempestades são mais fortes do que a tempestade de uma única célula, mas muito mais fraco do que a tempestade supercell. Riscos com o cluster multicell incluem granizo de tamanho moderado, enchentes e tornados fracos.

Linhas multicélulas

Uma linha de instabilidade é uma linha alongada de tempestades severas que podem formar ao longo e / ou à frente de uma frente fria. No início do século 20, o termo foi usado como sinônimo de frente fria. A linha de instabilidade contém pesado precipitação, granizo, frequente relâmpago, fortes linha reta ventos , e possivelmente tornados e bicas. O mau tempo, na forma de fortes ventos de linha recta pode ser esperado em áreas onde a própria linha de instabilidade tem a forma de um curva de eco, no interior da porção da linha que se inclina para fora o mais. furacões podem ser encontrados ao longo de ondas dentro de um A linha padrão de onda eco, ou LEWP, onde mesoescala áreas de baixa pressão estão presentes. Alguns ecos arco no verão são chamados derechos, e mover-se muito rápido através de grandes seções do território. Na extremidade traseira do escudo chuva associada com linhas de instabilidade maduros, um esteira baixo podem formar, que é uma área de baixa pressão de mesoescala que forma por trás do sistema de alta pressão de mesoescala normalmente presentes sob a copa chuva, que são, por vezes associada a uma explosão de calor. Esse tipo de tempestade é também conhecido como "Vento da Stony Lake" (chinês tradicional: 石湖 風 - shi2 feng1 HU2, chinês simplificado: 石湖 风), no sul da China.

Supercells

A supercell
O sol poente ilumina o topo de uma forma de bigorna clássico tempestade nuvem no leste Nebraska, Estados Unidos .

Tempestades Supercell são grandes, normalmente severas, tempestades quase em estado de equilíbrio que se formam em um ambiente onde a velocidade do vento e / ou direção do vento varia com a altura (uma área de " cisalhamento do vento "), e eles têm downdrafts e correntes ascendentes (ou seja, onde a sua precipitação associada não está caindo através da corrente ascendente) com uma corrente de ar forte, rodando separados (a" mesociclone "). Estas tempestades têm normalmente tais updrafts poderosas que a parte superior da nuvem de tempestade supercell (ou bigorna) pode romper a troposfera e em alcançar os níveis mais baixos de a estratosfera, e supercell tempestades podem ser de 15 milhas (24 quilômetros) de largura. A investigação tem mostrado que, pelo menos, 90 por cento de super-células causar tempo severo. Estas tempestades podem produzir destrutivos furacões , às vezes F3 ou superior, extremamente grande granizo (4 polegadas / 10 centímetros de diâmetro), ventos em linha reta acima de 80 mph (130 km / h), e enchentes. De fato, a pesquisa mostrou também que a maioria dos tornados ocorrem a partir deste tipo de tempestade. Supercells são o tipo mais poderoso de trovoada.

Tempestades severas

Um temporal severo é um termo que designa um temporal que atingiu um nível predeterminado de gravidade. Este nível é determinado pela tempestade ser forte o suficiente para causar vento ou granizo. Uma tempestade é considerada grave se ventos atingem pelo menos 93 quilômetros por hora (58 mph), o granizo é de 1 polegada (25,4 mm) de diâmetro ou maior, ou se Nuvens e / ou funil tornados são relatados. Apesar de uma nuvem funil ou tornado indica uma forte tempestade, um aviso de tornado é emitido no lugar de um aviso de trovoada severa. No Canadá , a taxa de precipitação superior a 50 milímetros (2 polegadas) em uma hora, ou 75 milímetros (em 3) em três horas também é usado para indicar temporais severos. Tempestades severas pode ocorrer a partir de qualquer tipo de célula tempestade. No entanto, multicell, supercell, e linhas de instabilidade representam as formas mais comuns de trovoadas que produzem mau tempo.

Sistemas convectivos de mesoescala

MCC se movendo através de New England: 02 de agosto de 2006 0600 UTC

A sistema convectivo de mesoescala (MCS) é um complexo de tempestades que se organiza em uma escala maior do que as tempestades individuais, mas menor do que ciclones extratropicais e, normalmente persiste por várias horas ou mais. Nuvem e precipitação padrão geral de um sistema convectivo de mesoescala pode ser redonda ou linear em forma, e incluem sistemas meteorológicos, como os ciclones tropicais , linhas de instabilidade, eventos neve lago-efeito, baixas polares, e Complexos convectivos de mesoescala (CCMs), e geralmente se formam perto frentes meteorológicas. A maioria dos sistemas convectivos de mesoescala desenvolver durante a noite e continuar sua vida útil através do dia seguinte. O tipo que se forma durante a estação quente sobre a terra tem sido observado em toda a América do Norte , Europa e Ásia , com um máximo de atividade observado durante a tarde e noite horas de atraso.

Formas de MCS que se desenvolvem dentro dos trópicos usar o Zona de Convergência Intertropical ou calhas de monção como um foco para o seu desenvolvimento, geralmente na estação quente entre primavera e outono . Sistemas mais intensas formar sobre a terra do que sobre a água. Uma exceção é a de bandas de neve do lago-efeito, que formam devido ao ar frio se movendo corpos relativamente quentes de água, e ocorre de queda até a primavera. Baixas polares são uma segunda classe especial de MCS. Eles formam em latitudes elevadas durante a estação fria. Uma vez que o pai morre MCS, o desenvolvimento temporal mais tarde pode ocorrer em conexão com o seu remanescente vortex convectivo de mesoescala (MCV). Sistemas convectivos de mesoescala são importantes para o Estados Unidos climatologia de precipitação sobre o Great Plains, uma vez que trazem a região cerca de metade da sua precipitação anual estação quente.

Movimento

Linha Trovoada visto na refletividade (dBZ) em um PPI (NOAA)

As duas principais formas tempestades se movem são através de advecção do vento e propagação ao longo limites de escoamento para fontes de maior calor e umidade. Muitas tempestades mover com a velocidade média do vento através da Terra de troposfera, ou as tarifas mais 8 km (5,0 mi) da atmosfera da Terra . Tempestades mais jovens são dirigidos por ventos mais perto da superfície da Terra do que tempestades mais maduros, como eles são menos altura. Organizado, células de tempestade de longa duração e complexos mover em um ângulo reto com a direção da vertical vector cisalhamento do vento. Se a frente de rajada, ou de ponta do limite de escoamento, corridas à frente da tempestade, seu movimento irá acelerar em tandem. Este é mais um fator com trovoadas com a precipitação pesada (HP) do que com trovoadas com baixa precipitação (LP). Quando as tempestades se fundem, o que é mais provável quando numerosas tempestades existem na proximidade um do outro, o movimento da tempestade mais forte normalmente dita o movimento futuro da célula mesclada. Quanto mais forte o vento médio, os menos prováveis outros processos estarão envolvidos no movimento tempestade. Em radar meteorológico, as tempestades são rastreados usando uma característica proeminente e segui-lo a partir de digitalização para digitalizar.

Back-edifício trovoada

Um edifício de volta trovoada é um temporal em que novo desenvolvimento tem lugar no lado contra o vento (geralmente o lado oeste ou sudoeste no Hemisfério norte), de tal modo que a tempestade parece permanecer estacionária ou propagar numa direcção para trás. Embora a tempestade, muitas vezes aparece estacionária no radar, ou mesmo em movimento contra o vento, isso é uma ilusão. A tempestade é realmente uma tempestade multi-celular com células novas e mais vigorosas que se formam no lado contra o vento, substituindo as células mais velhas que continuam a derivar com o vento. Quando isso acontece, inundações catastróficas é possível. Em Rapid City, South Dakota, em 1972, um alinhamento incomum de ventos em diferentes níveis da atmosfera combinados para produzir, uma célula estacionário contínuo que caiu uma enorme quantidade de chuva, resultando em enchentes devastador. Um evento similar ocorreu em Boscastle, Inglaterra, em 16 de Agosto de 2004.

Perigos

Todos os anos, muitas pessoas estão mortas ou gravemente feridas por tempestades severas, apesar do aviso prévio. Enquanto tempestades severas são mais comuns na primavera e verão , eles podem ocorrer em praticamente qualquer época do ano.

Cloud-to-chão relâmpago

Um relâmpago curso de retorno, nuvem-terra durante uma tempestade.

Cloud-to-ground relâmpago ocorrem frequentemente dentro dos fenômenos de tempestades e têm inúmeros perigos para com paisagens e populações. Um dos riscos mais significativos relâmpago podem representar os incêndios florestais é que eles são capazes de se inflamar. Sob um regime de baixa precipitação (LP) tempestades, onde pouca precipitação está presente, a precipitação não pode evitar incêndios seja iniciado quando a vegetação está seca como o relâmpago produz uma quantidade concentrada de calor extremo. Os incêndios florestais podem devastar a vegetação e da biodiversidade de um ecossistema. Os incêndios florestais que ocorrem perto de ambientes urbanos pode infligir danos sobre infra-estruturas, edifícios, culturas, e fornecer os riscos para a explosões, as chamas devem entrar em contato com tubos de gás ou tanques. Danos diretos causados por raios ocorre na ocasião. Em áreas com uma elevada frequência de relâmpagos nuvem-solo, como Florida , relâmpago faz com que várias mortes por ano, mais comumente para as pessoas que trabalham fora.

Precipitação com baixo potencial de níveis de hidrogênio (pH), também conhecido como chuva ácida, também é um risco freqüente produzido por um raio. Água destilada, que não contém dióxido de carbono , tem um neutro pH de 7. Os líquidos com um pH inferior a 7 são ácidos, e aqueles com um pH superior a 7 são bases. "Limpo" ou chuva não poluída tem um pH ligeiramente ácido de cerca de 5,2, porque o dióxido de carbono e água no ar reagem em conjunto para formarem ácido carbónico, um ácido fraco (pH 5,6 em água destilada), mas não poluído chuva também contém outros produtos químicos. O óxido nítrico presente durante a fenómenos de trovoada, causada pelo rompimento das moléculas de azoto, pode resultar na produção de chuva ácida, se forma óxido nítrico compostos com as moléculas de água na precipitação, criando, assim, a chuva ácida. A chuva ácida pode danificar infra-estruturas que contêm calcita ou outros compostos químicos sólidos que contenham carbono. Nos ecossistemas, a chuva ácida pode dissolver tecidos vegetais de vegetações e aumentar processo de acidificação em corpos de água e no solo , resultando em mortes de organismos marinhos e terrestres.

Chuva de granizo em Bogotá, Colômbia .

Qualquer tempestade que produz granizo que atinge o solo é conhecido como uma tempestade de granizo. Thunderclouds que são capazes de produzir pedras de granizo são muitas vezes vistos a obtenção de coloração verde. Hail é mais comum ao longo cadeias de montanhas, porque os ventos horizontais montanhas força para cima (conhecido como elevação orográfica), intensificando assim as correntes de ar ascendentes dentro de trovoadas e granizo tornando mais provável. Uma das regiões mais comuns para grande granizo está do outro lado montanhosa do norte da Índia , que relatou um dos mais altos números de mortes relacionadas com o granizo registrados em 1888. A China também experimenta chuvas de granizo significativos. Em toda a Europa , Croácia experimenta freqüentes ocorrências de granizo.

Na América do Norte , granizo é mais comum na área onde Colorado, Nebraska, e Wyoming reunião, conhecida como "Ave Alley." Granizo na região ocorre entre os meses de março e outubro durante a tarde e à noite, com a maior parte das ocorrências de maio a setembro. Cheyenne, Wyoming é a cidade mais da América do Norte granizo propensas com uma média de nove a dez tempestades de granizo por temporada.

Granizo pode causar sérios danos, nomeadamente para automóveis , aviões, clarabóias, estruturas com telhado de vidro, gado, e mais comumente, os agricultores ' cultivo. Hail é um dos perigos do temporal mais significativos para aeronaves. Quando as pedras de granizo exceder 0,5 polegadas (13 mm) de diâmetro, aviões pode ser seriamente danificado dentro de segundos. As pedras de granizo que se acumulam no solo também pode ser perigoso para a aterragem de aeronaves. Trigo, milho, soja e tabaco são as culturas mais sensíveis a danos causados por granizo. Hail é um dos perigos mais caros do Canadá. Raramente têm enormes pedras de granizo foram conhecidos por causar concussões ou cabeça fatal trauma. Granizo têm sido a causa de eventos dispendiosos e mortais ao longo da história. Um dos primeiros incidentes registrados ocorreu por volta do século 9 em Roopkund, Uttarakhand, Índia . O maior granizo em termos de máxima circunferência e comprimento já registrado nos Estados Unidos caiu em 2003 em Aurora, Nebraska, EUA .

Tornados e trombas

O tornado que atingiu F5 Elie, Manitoba em 2007.

Um tornado é um violento e perigoso, a coluna de ar rotativa em contacto com a superfície da terra e uma nuvem cumulonimbus (também conhecido como uma nuvem de tempestade) ou, em casos raros, a base de um cumulus nuvem. Furacões vêm em vários tamanhos, mas são tipicamente na forma de uma visível funil de condensação, cuja estreita fim toca a terra e é muitas vezes rodeado por uma nuvem de e detritos poeira. A maioria dos furacões têm velocidades de vento entre 40 e 110 mph (64 e 180 km / h), são cerca de 250 pés (76 m) transversalmente, e viajam algumas milhas (diversos quilômetros) antes de dissipar. Alguns alcançar velocidades do vento de mais de 300 mph (480 km / h), esticar mais de uma milha (1,6 quilômetros) transversalmente, e ficar no chão para dezenas de milhas (mais de 100 km).

O Escala Fujita eo Aprimorados Fujita Scale taxa furacões por dano causado. Um tornado EF0, a categoria a mais fraca, danifica árvores, mas estruturas não substanciais. Um tornado EF5, a categoria mais forte, rasga edifícios fora de suas fundações e podem deformar grandes arranha-céus. O semelhante TORRO escala varia de um T0 para furacões extremamente fracos a T11 para os furacões conhecidos os mais poderosos. Doppler dados de radar, fotogrametria, e do redemoinho da terra (marcas padrões cycloidal) também podem ser analisados para determinar a intensidade e atribuir uma classificação.

Formação de inúmeras bicas no Great Lakes região. (América do Norte)
Uma inundação repentina causada por uma tempestade severa

Bicas têm características semelhantes como tornados, caracterizada por uma forma de funil espiral vento atual que se formam sobre corpos de água, a conexão com as grandes nuvens Cumulonimbus. Bicas são geralmente classificados como formas de furacões, ou mais especificamente, não- tornados supercelled que se desenvolvem ao longo de grandes massas de água. Essas colunas em espiral de ar são frequentemente desenvolvidos em áreas tropicais perto do equador , mas são menos comuns em áreas de alta latitude.

Enchente

O Flash inundações é o processo onde uma paisagem, mais notavelmente um ambiente urbano, é submetido a inundações rápidas. Estas inundações rápidas ocorrem mais rapidamente e são mais localizados de inundação do rio inundação sazonal ou areal e são frequentemente (mas não sempre) associada com chuvas intensas. O Flash inundações podem ocorrer com freqüência em tempestades lentos e geralmente é causada pela precipitação líquido pesado que o acompanha. As cheias repentinas são mais comuns em ambientes urbanos densamente povoadas, onde algumas plantas e as massas de água estão presentes para absorver e reter a água extra. O Flash inundações podem ser perigosos para a pequena infra-estrutura, como pontes, edifícios e fracamente construídos. Plantas e culturas em áreas agrícolas pode ser destruído e devastado pela força da água em fúria. Veículos estacionados dentro de áreas afetadas também pode ser deslocado. Soil erosão pode ocorrer também, expondo os riscos de fenômenos deslizamento de terra.

Downburst

Árvores arrancadas ou deslocadas pela força de um vento downburst.

Ventos Downburst pode produzir inúmeros perigos para paisagens enfrentando tempestades. Downburst ventos são geralmente muito poderosa, e muitas vezes são confundidos com velocidades de vento produzidos por furacões, devido à quantidade concentrada de força exercida pela sua característica linear horizontal. Downburst ventos podem ser perigosos para as infra-estruturas e edifícios instáveis, incompletas, ou fracamente construídos. Culturas agrícolas e outras plantas em ambientes próximas podem ser arrancadas e danificados. Aeronaves utilizadas na decolagem ou pouso pode falhar. Veículos pode ser deslocado pela força exercida pelos ventos Downburst. Ventos Downburst são geralmente formadas em áreas em que os sistemas de ar de alta pressão correntes descendentes de começar a afundar e deslocar as massas de ar abaixo dele, devido à sua maior densidade. Quando estes downdrafts chegar à superfície, eles espalhar-se e transformar-se em linha reta ventos horizontais destrutivos.

Medidas de segurança

A maioria das tempestades vêm e vão bastante sem intercorrências; no entanto, qualquer tempestade pode se tornar grave, e todas as tempestades, por definição, apresentam o perigo de relâmpagos. Preparação e segurança Trovoada refere-se a tomar medidas antes, durante e depois de um temporal para minimizar o prejuízo e danos.

Prevenção

Preparação refere-se às precauções que devem ser tomadas antes de um temporal. Alguns preparação assume a forma de disponibilidade geral (como uma tempestade pode ocorrer a qualquer hora do dia ou ano). Preparar um plano de emergência familiar, por exemplo, pode economizar tempo valioso se uma tempestade surge de forma rápida e inesperadamente. Preparar a casa, removendo ou morto apodrecendo membros e árvores, que pode ser soprado sobre em ventos fortes, também pode reduzir significativamente o risco de danos materiais e lesões corporais.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos recomenda várias precauções que as pessoas devem tomar se trovoadas são susceptíveis de ocorrer:

  • As pessoas devem saber os nomes dos municípios locais, cidades e vilas, já que estes são como os avisos são descritos.
  • Monitorar previsões e saber se as tempestades são provavelmente na área.
  • Esteja atento aos sinais naturais de uma tempestade que se aproxima.
  • Cancelar ou reagendar eventos ao ar livre (para evitar serem capturados ao ar livre quando uma tempestade bate).
  • Evite áreas abertas, como colinas, campos e praias.

Segurança

Embora a segurança ea preparação muitas vezes se sobrepõem, "segurança tempestade" geralmente se refere ao que as pessoas devem fazer durante e depois de uma tempestade. O Cruz Vermelha Americana recomenda que as pessoas siga estas precauções se uma tempestade é iminente ou em curso:

  • Tome uma atitude imediatamente após ouvir o trovão. Qualquer um perto o suficiente para a tempestade para ouvir o trovão pode ser atingido por um raio.
  • Evite aparelhos elétricos, incluídos os telefones com fio. Telefones sem fio e sem fio são seguros para uso durante uma tempestade.
  • Feche e ficar longe de janelas e portas, como o vidro pode se tornar um perigo grave com vento forte.
  • Não tomar banho ou chuveiro, encanamento conduz eletricidade.
  • Se dirigir, sair com segurança da estrada, ligue as luzes de perigo, e parque. Permanecem no veículo e evitar de metal tocando.
  • Se chegar, um edifício resistente seguro não for possível, agacham tão baixo quanto possível (em uma área de baixa como uma vala) e minimizar o contato com o solo.

Ocorrências freqüentes

Um temporal suave sobre Niagara Falls, Ontário.

Thunderstorms ocorrem em todo o mundo, mesmo nas regiões polares, com a maior frequência em tropicais floresta tropical áreas, onde podem ocorrer quase diariamente. Kampala e Tororo em Uganda cada um foram mencionados como os lugares mais estrondosos na Terra, uma reclamação também feita para Bogor em Java, Indonésia e Singapura . Temporais estão associados com as várias temporadas de monções em todo o mundo, e eles preencher o rainbands de ciclones tropicais . Nas regiões temperadas, eles são mais freqüentes na primavera e no verão, embora possam ocorrer ao longo ou antes de frentes frias em qualquer época do ano. Eles também podem ocorrer dentro de uma massa de ar mais frio após a passagem de uma frente fria sobre um corpo relativamente mais quente da água. Trovoadas são raros em regiões polares por causa de temperaturas da superfície fria.

Algumas das tempestades mais poderosas sobre os Estados Unidos ocorrem no Centro-Oeste e os estados do Sul . Estas tempestades podem produzir grande granizo e furacões poderosos. Trovoadas são relativamente incomuns ao longo muito do Costa Oeste dos Estados Unidos, mas eles ocorrem com maior frequência nas zonas do interior, particularmente o Sacramento e San Joaquin Vales de Califórnia . Na primavera e verão, que ocorrem quase diariamente em determinadas áreas das Montanhas Rochosas como parte do Regime norte-americana Monsoon. No Nordeste, tempestades assumir características semelhantes e padrões como o Centro-Oeste, mas com menos frequência e gravidade. Durante o verão, trovoadas ao ar em massa são uma ocorrência quase diária sobre partes central e sul da Flórida .

Tipos de relâmpago

3 segundos de vídeo de um raio dentro de um temporal sobre Island in the Sky, Canyonlands National Park, Utah
Nuvem para o solo relâmpago sobre Pentagon City em Arlington, Virgínia
Tempestade do relâmpago sobre Sydney, New South Wales

O relâmpago é uma descarga elétrica que ocorre em um temporal. Pode ver-se sob a forma de uma faixa brilhante (ou linguetas) do céu. Relâmpago ocorre quando uma carga elétrica é construída dentro de uma nuvem, devido a eletricidade estática gerada por supercooled gotículas de água que colidem com cristais de gelo junto à nível de congelamento. Quando uma grande carga suficiente é construída, uma grande descarga irá ocorrer e pode ser visto como um relâmpago.

A temperatura de um raio pode ser cinco vezes mais quente do que a superfície do sol. Embora o raio é extremamente quente, a duração é curta e 90% das vítimas de ataque sobreviver. Contrariamente à idéia popular de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, algumas pessoas têm sido atingido por um raio ao longo de três vezes, e arranha-céus, como a Empire State Building ter sido atingido várias vezes na mesma tempestade. O estrondo que se ouve é o ar super-aquecido em torno do raio expansão no velocidade do som. Porque o som viaja muito mais lentamente do que a luz do flash é visto antes do estrondo, embora ambos ocorrem no mesmo momento.

Existem vários tipos de relâmpago:

  • In-relâmpago nuvem é o mais comum.É um raio dentro de uma nuvem e é às vezes chamado intra-nuvem ou relâmpagos.
  • Nuvem para o solo relâmpago é quando um raio de uma nuvem atinge o chão. Esta forma representa a maior ameaça à vida e à propriedade.
  • Terreno para relâmpago nuvem é quando um raio é induzida a partir do solo para a nuvem.
  • Nuvem de relâmpagos nuvem raramente é visto e é quando um parafuso de arcos relâmpago de uma nuvem para outra.
  • Relâmpago bola é extremamente rara e tem várias explicações hipotéticas. Vê-se sob a forma de 15 a 50 centímetros bola raio.
  • Nuvem de relâmpago ar é quando um raio atinge de uma nuvem de ar de uma taxa diferente.
  • Relâmpago seco é um equívoco que se refere a uma tempestade cuja precipitação não atingir o chão.
  • Calor relâmpago refere-se a um relâmpago que é visto a partir do horizonte que não tem acompanhamento trovão.
  • Relâmpago superior atmosférica ocorre acima do thunderhead.

Energia

Como trovoadas lançar feixes de partículas no espaço

Se a quantidade de água que é condensada e subsequentemente precipitado a partir de uma nuvem é conhecida, então a energia total de um temporal pode ser calculada. Em um temporal típico, cerca de 5 × 10 8 kg de vapor d'água são levantadas, e da quantidade de energia liberada quando este condensa é de 10 15 joules. Este é na mesma ordem de grandeza da energia liberada no prazo de um ciclone tropical, e mais energia do que a liberada durante a explosão da bomba atômica em Hiroshima, Japão, em 1945.

O Fermi Gamma-ray Explosão resultados do Monitor mostram que os raios gama e partículas de antimatéria ( pósitrons) podem ser gerados em tempestades poderosas. Sugere-se que os anti-matéria positrões são formados em terrestres de raios gama pisca (TGF). TGFs são breves explosões que ocorrem trovoadas no interior e associadas a relâmpagos. Os fluxos de pósitrons e elétrons colidem mais elevadas da atmosfera para gerar mais raios gama. Cerca de 500 TGFs pode ocorrer todos os dias em todo o mundo, mas principalmente passar despercebido.

Estudos

Em tempos mais contemporâneos, tempestades têm assumido o papel de uma curiosidade científica. Toda primavera, caçadores de tempestades cabeça para as Grandes Planícies dos Estados Unidos e as pradarias canadenses para explorar os aspectos científicos das tempestades e tornados através do uso de filmagem. Pulsos de rádio produzidas por raios cósmicos estão sendo usados ​​para estudar como cargas elétricas desenvolver dentro de trovoadas. Projetos meteorológicas mais organizados, tais como VORTEX2 usar uma matriz de sensores, como o Doppler on Wheels, veículos com montada automatizado estações meteorológicas, balões meteorológicos e aeronaves não tripuladas para investigar tempestades esperadas para produzir tempo severo. Relâmpago é detectado remotamente usando sensores que detectam nuvem-solo relâmpago cursos com 95 por cento de precisão na detecção e até 250 metros (820 pés) de seu ponto de origem.

Mitologia

Trovoadas influenciou fortemente muitas civilizações antigas. gregos pensavam que eram as batalhas travadas por Zeus , que arremessou raios forjada por Hefesto. Alguns tribos indígenas americanas trovoadas associadas com o Thunderbird, que eles acreditavam que era um servo do Grande Espírito. O Norse considerado trovoadas que ocorrem quando Thor foi para bater em Jotnar, com trovões e relâmpagos sendo o efeito de suas greves com o martelo Mjölnir. Christian doutrina aceita as idéias de Aristóteles trabalho original 's, chamado Meteorologica , que os ventos foram causados ​​por exalações da Terra e que as tempestades ferozes eram o trabalho de Deus . Essas idéias ainda estavam dentro do mainstream tão tarde quanto o século 18.

Fora da Terra

As nuvens de Vênus são capazes de produzir um raio muito parecido com as nuvens da Terra. A taxa de relâmpago é, pelo menos, metade do que em terra. Uma fina camada de água nuvens parece estar subjacente a camada de amônia dentro de Júpiter atmosfera 's, onde trovoadas evidenciadas por flashes de relâmpagos foram detectados. (A água é um molécula polar que pode transportar uma carga, de modo que é capaz de criar a separação da carga necessária para produzir o relâmpago.) Estas descargas eléctricas pode ser até mil vezes mais potentes como um raio na Terra. As nuvens de água pode formar tempestades impulsionadas pelo calor subindo a partir do interior.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Thunderstorm&oldid=541161942 "