Conteúdo verificado

Montanhas Rochosas

Assuntos Relacionados: Norte Geografia americana

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Montanhas Rochosas
Montanhas Rochosas ( en ), les Rocheuses ( fr )

Lago Moraine, ea Vale dos Dez Picos, Banff National Park, Alberta, Canadá
Ponto mais alto
Pico Mount Elbert (EUA)
Elevação 14.440 pés (4,400 m)
Coordenadas 39 ° 07'03.90 "N 106 ° 26'43.29" W
Dimensões
Comprimento 3,000 mi (4,800 km)
Geografia
RockyMountainsLocatorMap.png
Países Canadá e Estados Unidos
Estados / Províncias
Intervalo de coordenadas 43 ° 44'N 110 ° 48'W Coordenadas: 43 ° 44'N 110 ° 48'W
Gama pai North American Cordillera
Geologia
Período Pré-Cambriano e Cretáceo
Tipo de rocha Ígnea , sedimentar e metamórfica

As Montanhas Rochosas, vulgarmente conhecida como as Montanhas Rochosas, são uma das principais cordilheira no oeste da América do Norte . As montanhas rochosas esticam mais de 3.000 milhas (4830 km) a partir da parte norte da British Columbia, no oeste do Canadá , a Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos . Dentro do North American Cordillera, as Montanhas Rochosas são um tanto distinta da Montanha costeira ea Montanhas Cascade e Sierra Nevada que todos mentem mais para o oeste.

As montanhas rochosas foram formadas 80 a 55 milhões de anos, durante o Laramide orogenese, em que uma série de placas começou a deslizar por baixo do Placa norte-americana. O ângulo de subducção era superficial, resultando em uma larga faixa de montanhas que descem oeste da América do Norte. Desde então, a erosão pela água e glaciares esculpiram as Montanhas Rochosas em picos e vales dramáticos. No final do última idade do gelo, os seres humanos começaram a habitar a cordilheira. Depois europeus, tais como Sir Alexander MacKenzie e da Lewis e Clark expedição, começou a explorar a gama, minerais e peles conduziu a exploração econômica inicial das montanhas, embora a própria gama nunca se tornou densamente povoada.

Atualmente, grande parte da cordilheira é protegida por parques públicos e áreas florestais, e é um destino turístico popular, especialmente para caminhadas, camping, montanhismo, pesca , caça, mountain bike, esqui e snowboarding .

Geografia

As Montanhas Rochosas são comumente definida como alongamento do Rio Liard em British Columbia ao sul Rio Grande no Novo México. Outras cadeias de montanhas continuar para além desses dois rios, incluindo o Selwyn Gama em Yukon, o Brooks Range, no Alaska, eo Sierra Madre no México , mas aqueles que não fazem parte das Montanhas Rochosas, embora eles fazem parte do Cordilheira norte-americana. A definição das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos, no entanto, inclui o Conselho de Ministros e Montanhas Salish de Idaho e Montana, ao passo que os seus homólogos norte do Rio Kootenai, o Montanhas da Colômbia, são considerados um sistema separado no Canadá, situada a oeste da enorme Rocky Mountain Trench, que percorre toda a extensão da Colúmbia Britânica desde os seus primórdios no meio Vale do rio Flathead em Montana ocidental para a margem sul do rio Liard. As Montanhas Rochosas variam de largura 70-300 milhas (110-480 quilômetros). Também oeste do Rocky Mountain Trench, mais ao norte e de frente para o Muskwa Faixa do outro lado da trincheira, são o Intervalos Stikine e Omineca Montanhas do Montanhas Interior sistema de British Columbia. Um pequeno leste da área Prince George, British Columbia, no lado leste do Trench, a McGregor Plateau, assemelha-se às Montanhas Rochosas, mas é considerado parte da Plateau Interior.

A borda leste das Montanhas Rochosas perto de Denver

A borda leste das Montanhas Rochosas aumenta drasticamente acima do Plains interior da América do Norte central, incluindo a Front Range de Colorado, o Wind River Range e Big Horn Mountains de Wyoming, o Absaroka- Gamas Beartooth e Rocky Mountain of Frontal Montana, Dunnick do Pico (Colorado) ea Clark Faixa de Alberta. No Canadá geógrafos definem três principais grupos de intervalos: a Intervalos Continental, Hart e Ranges Muskwa Ranges (os dois últimos flanco Peace River, o único rio para furar as Montanhas Rochosas, e são colectivamente referidos como as Montanhas Rochosas do norte). O Muskwa e Hart Ranges juntos compõem o que é conhecido como o Northern Rockies (o Mackenzie montanhas ao norte do rio Liard são muitas vezes referidos como sendo parte das Montanhas Rochosas, mas esta é uma designação não oficial).

Mount Elbert em Colorado, é o pico mais alto das Montanhas Rochosas.

A borda oeste das Montanhas Rochosas inclui faixas como a Wasatch perto de Salt Lake City ea Ao longo do Bitterroots Fronteira Idaho-Montana. O Great Basin e Columbia River Plateau separar estes sub-escalas de intervalos distintos mais a oeste, mais proeminente entre as quais a Sierra Nevada, Montanhas Cascade e Montanhas costeiras. As Montanhas Rochosas não se estender para o Yukon ou Alaska, ou para o centro de British Columbia, onde o Sistema Rocky Mountain (mas não as Montanhas Rochosas) inclui as montanhas de Colômbia, a extensão sul da que é considerada parte das Montanhas Rochosas nos Estados Unidos. O Rocky Sistema de montanha dentro dos Estados Unidos é um Estados Unidos região fisiográfica; o Sistema de Rocky Mountain é conhecido no Canadá como o Sistema de Leste.

As Montanhas Rochosas são notáveis para conter os picos mais altos na América do Norte central. O pico mais alto da gama é Mount Elbert localizado em Colorado em 14.440 pés (4.401 m) acima do nível do mar. Mount Robson em British Columbia, em 12.972 pés (3.954 m), é o pico mais alto do Montanhas Rochosas canadenses.

Mount Robson em British Columbia, Canadá .

O Continental Divide está localizado nas montanhas rochosas e designa a linha em que as águas fluem, quer para o Atlântico ou do Pacífico Oceanos. Divide Peak Triplo (8.020 pés (2.440 m)) em Glacier National Park (EUA) é assim chamado porque a água que cai na montanha atinge não só o Atlântico eo Pacífico, mas Hudson Bay também. Mais ao norte, em Alberta, o Athabasca e de outros rios alimentam a bacia do Mackenzie River, que tem a sua saída no Beaufort Sea do Oceano Ártico . Ver Rios das Montanhas Rochosas para uma lista de rios.

A população humana não é muito densa nas Montanhas Rochosas, com uma média de quatro pessoas por quilómetro quadrado (10 por milha quadrada) e poucas cidades com mais de 50.000 pessoas. No entanto, a população humana cresceu rapidamente nos estados das Montanhas Rochosas entre 1950 e 1990. Os 40 anos aumenta em todo o estado na faixa de população de 35% em Montana para cerca de 150% em Utah e Colorado. As populações de várias cidades e comunidades de montanha duplicaram nos últimos 40 anos. Jackson Hole, Wyoming, aumentou 260%, passando de 1.244 para 4.472 habitantes, em 40 anos.

Geologia

As rochas nas montanhas rochosas foram formadas antes das montanhas foram criados por forças tectônicas. A rocha mais antiga é pré-cambriano rocha metamórfica que forma o núcleo do continente norte-americano. Há também sedimentar pré-cambriano argillite, que remonta a 1,7 bilhões de anos atrás. Durante o Paleozóico, América do Norte ocidental colocar debaixo de um mar raso, que depositou muitos quilómetros de calcário e dolomite.

Nas Montanhas Rochosas do sul, perto da atual Colorado, estas rochas ancestrais foram perturbados por formação de montanhas aproximadamente 300mA, durante o Pennsylvanian. Este edifício montanha produziu as Montanhas Rochosas ancestrais. Eles consistiam basicamente de rocha metamórfica pré-cambriano forçado para cima através de camadas de calcário previsto no mar raso. As montanhas erodidas em toda a tarde e início do Paleozóico Mesozóico, deixando extensos depósitos de rocha sedimentar .

Terranes começou a colidir com a borda ocidental da América do Norte no Mississippian (aproximadamente 350 milhões de anos atrás), fazendo com que o Orogeny chifre. Por 270 milhões de anos os efeitos de colisões de placas estavam focados muito perto da borda da placa norte-americana fronteira, bem a oeste da região das Montanhas Rochosas. Não era até 80 Ma que estes efeitos começaram a chegar às Montanhas Rochosas.

Os atuais Montanhas Rochosas foram suscitadas no Laramide orogeny de entre 80-55 Ma. Para as Montanhas Rochosas canadenses, a construção da montanha é análogo a um tapete sendo empurrado em um piso de madeira: o tapete cachos-se e forma rugas (montanhas). No Canadá, os terrenos e de subducção são o pé empurrando o tapete, as pedras ancestrais são o tapete, eo Protetor canadense no meio do continente é o piso de madeira.

Mais ao sul, o crescimento das Montanhas Rochosas nos Estados Unidos provavelmente foi causada por uma subducção incomum, onde o Farallon placa pomba em um ângulo raso abaixo do Placa norte-americana. Este ângulo baixo mudou o foco de fusão e formação de montanhas muito mais para o interior do que os normais 200 a 300 milhas (300 a 500 km). Postula-se que o ângulo raso da placa subducting aumentou muito o atrito e outras interacções com a massa continental espessura acima dela. Tremendo estocadas empilhado folhas de crosta em cima uns dos outros, a construção do extraordinariamente amplo, de alta gama Rocky Mountain.

Lajes inclinadas de rochas sedimentares em Colorado

Os atuais Montanhas Rochosas do sul foram forçados para cima através das camadas de Pensilvânia e Permiano restos sedimentares das Montanhas Rochosas ancestrais. Tais restos sedimentares foram frequentemente inclinado em ângulos acentuados ao longo dos flancos da gama moderna; eles são agora visíveis em muitos lugares ao longo das Montanhas Rochosas, e são proeminente exibidas ao longo da Dakota Hogback, uma formação de arenito cretáceo adiantado que corre ao longo do flanco oriental das Montanhas Rochosas modernos.

Imediatamente após a orogenia Laramide, Montanhas Rochosas eram como Tibet : um platô elevado, provavelmente 6.000 metros (20.000 pés) acima do nível do mar. Nos últimos 60 milhões de anos de erosão arrancada as rochas elevadas, revelando as pedras ancestrais abaixo, e formar o panorama atual das Montanhas Rochosas.

Geleiras, como a Jackson Glacier como mostrado aqui, moldaram drasticamente as Montanhas Rochosas.

Períodos de glaciação ocorrido a partir do Pleistoceno (1,8 milhões - 70 mil anos atrás) para o Holoceno (menos de 11 mil anos atrás). Essas eras glaciais deixou sua marca nas Montanhas Rochosas, formando extensos glaciais acidentes geográficos, como vales em forma de U e circos. Episódios glaciais recentes incluíram a Touro Lake Glaciation que começou há cerca de 150.000 anos atrás, ea Pinedale Glaciation que provavelmente manteve-se em glaciação completo até 15.000-20.000 anos atrás.

Todos os processos geológicos, sobretudo, ter deixado um conjunto complexo de rochas expostas na superfície. Por exemplo, a rocha vulcânica do Paleogene e Neogene períodos (65 a 2.6 milhões de anos atrás) ocorre no Montanhas San Juan e em outras áreas. Milênios de erosão grave no Bacia Wyoming transformado bacias Intermountain em um terreno relativamente plano. O Tetons e outras gamas centro-norte contêm dobrado e rochas do Paleozóico criticado e Idade Mesozóica drapeado acima núcleos de Proterozóico e Rochas ígneas e metamórficas arqueanas com idade variando de 1,2 mil milhões (por exemplo, Tetons) para mais de 3,3 bilhões de anos (Beartooth Mountains).

Ecologia e clima

Há uma ampla gama de fatores ambientais nas Montanhas Rochosas. As Montanhas Rochosas variam de latitude entre o rio Liard em British Columbia (a 59 ° N) e do Rio Grande no Novo México (a 35 ° N). Prairie ocorre em ou abaixo de 1.800 pés (550 m), enquanto o pico mais alto da gama é o Monte Elbert a 14.440 pés (4.400 m). A precipitação varia de 10 polegadas (250 mm) por ano nos vales do sul a 60 polegadas (1.500 mm) por ano localmente nos picos do norte. As temperaturas médias janeiro pode variar de 20 ° F (-7 ° C) em Prince George, British Columbia, a 43 ° F (-6 ° C) em Trinidad, Colorado. Portanto, não há um único ecossistema monolítica para a Faixa de Rocky Mountain inteiro.

Tundra nas Montanhas Rochosas do Colorado

Em vez disso, os ecologistas dividir o Rocky Mountain em um número de zonas bióticos. Cada zona é definida por se pode apoiar árvores, e a presença de um ou mais espécies indicadoras. Duas zonas que não suportam as árvores são as planícies ea Tundra alpina. O Grandes Planícies mentir para o leste das Montanhas Rochosas, e é caracterizada por gramíneas (abaixo de aproximadamente 1.800 pés (550 m)). Tundra alpino ocorre em regiões acima da linha das árvores para as Montanhas Rochosas, que varia de 12.000 pés (3.700 m) no Novo México a 2.500 pés (760 m), no extremo norte das Montanhas Rochosas (perto do Yukon).

O USGS define dez zonas arborizadas nas Montanhas Rochosas. Zonas em áreas mais a sul, mais quentes, secas ou são definidas pela presença de pinheiros pinyon / zimbros, pinheiros ponderosa, ou carvalhos misturados com pinheiros . Em áreas mais ao norte, mais frias, ou mais úmidas, as zonas são definidas por Douglas-abetos, Cascadian espécies (tais como cicuta ocidental), pinheiros lodgepole / álamos tremor, ou abetos misturados com abeto. Perto treeline, zonas podem consistir de pinheiros brancos (tais como pinho ou whitebark bristlecone pinho); ou uma mistura de pinheiro branco, abeto, abeto vermelho e que aparecem como arbusto semelhante krummholz. Finalmente, rios e desfiladeiros pode criar uma zona de floresta original em partes mais áridas da cordilheira.

Carneiros selvagens (tais como este cordeiro em Alberta) têm diminuído drasticamente desde a colonização europeia-americana das Montanhas Rochosas.

As Montanhas Rochosas são um habitat importante para uma grande quantidade de bem-conhecido animais selvagens, tais como alces, alces, mula e veados de cauda branca, pronghorns, cabras da montanha, carneiros selvagens, ursos pretos, ursos, coiotes, linces, e wolverines. Por exemplo, maiores rebanhos da América do Norte de alce é no Alberta-British Columbia montes florestas.

O status da maioria das espécies nas Montanhas Rochosas é desconhecido, devido a informações incompletas. Estabelecimento europeu-americano das montanhas tem impactado negativamente espécies nativas. Exemplos de algumas espécies que têm diminuído incluem sapos ocidentais, greenback trutas cutthroat, esturjão branco, ptarmigans branco-atado, cisnes de trompetista e carneiros selvagens. Na parte da cordilheira dos Estados Unidos, predadores como ursos e lobos cinzentos tinha sido extirpado de suas faixas originais, mas já recuperou parcialmente devido a medidas de conservação e reintrodução. Outras espécies recuperação incluem a águia eo falcão-peregrino .

A história humana

Povos Indígenas

Desde a última grande era glacial, as Montanhas Rochosas estavam em casa primeiro para o povos indígenas, incluindo o Apache, Arapaho, Bannock, Blackfoot, Cheyenne, Corvo Nation, Flathead, Shoshone, Sioux, Ute, Kutenai (Ktunaxa no Canadá), Sekani, Dunne-za, e outros. Paleo-índios caçados o agora extinto mamute e bisonte antigo (um animal 20% maior do que bisão moderno) nos montes e vales das montanhas. Como as tribos modernas que se lhe seguiram, Paleo-índios provavelmente migraram para as planícies no outono e inverno para bisões e para as montanhas na primavera e verão para peixes, cervos, alces, raízes e frutos silvestres. No Colorado, ao longo da crista da Continental Divide, paredes de pedra que os nativos americanos construídas para dirigir data do jogo de volta 5,400-5,800 anos. Um crescente corpo de evidências científicas indicam que os povos indígenas tiveram efeitos significativos sobre populações de mamíferos pela caça e em padrões de vegetação através da queima deliberada.

Exploração européia

História humana recente das Montanhas Rochosas é uma das mudanças mais rápida. O explorador espanhol Francisco Vásquez de Coronado, com um grupo de soldados, missionários e africanos escravos-marcharam para região das Montanhas Rochosas do sul em 1540. A introdução do cavalo, ferramentas de metal, rifles, novas doenças, e diferentes culturas alteraram profundamente o Native culturas americanas. Populações nativas americanas foram extirpados da maioria das suas gamas históricas pela doença, guerra, perda de habitat (erradicação do bisonte), e continuou assaltos em sua cultura.

Em 1739, Francês comerciantes de peles e Pierre Paul Mallet, ao viajar através do Great Plains, descobriu uma cadeia de montanhas, nas cabeceiras do Platte River, que locais American Indian tribos chamado de "Montanhas Rochosas", tornando-se os primeiros europeus a apresentar um relatório sobre esta cordilheira inexplorado.

Sir Alexander Mackenzie em 1800

Sir Alexander MacKenzie (11 1764-março de 1820) tornou-se o primeiro europeu a atravessar as Montanhas Rochosas em 1793. Ele descobriu o curso superior do rio Fraser e atingiu a costa do Pacífico do que é agora Canadá em 20 de julho do mesmo ano, completando a travessia transcontinental registrado pela primeira vez da América do Norte ao norte de México. Ele chegou a Bella Coola, British Columbia, onde ele alcançasse a primeira água salgada no Sul Bentinck Arm, uma entrada do Oceano Pacífico.

O Lewis e Clark Expedition (1804-1806) foi o primeiro reconhecimento científico das Montanhas Rochosas. As amostras foram coletadas para botânicos, zoólogos, contemporâneos e geólogos. A expedição foi dito ter pavimentado o caminho para (e através) das montanhas rochosas de europeus-americanos do Oriente, apesar de Lewis e Clark encontrou pelo menos 11 homens Europeia-americanos montanha durante suas viagens.

Homens da montanha, principalmente franceses, espanhóis e britânicos, percorriam as montanhas rochosas 1720-1800 buscando depósitos minerais e peles. O comércio de peles North West Company estabelecida Rocky Mountain House como um posto comercial no que é hoje o Rocky Mountain Foothills da atual Alberta em 1799, e seu negócio rivaliza com o Companhia da Baía de Hudson estabelecido Acton casa nas proximidades. Estes postos serviram como bases para a maioria actividade europeia nas Montanhas Rochosas canadenses no início do século 19. Entre os mais notáveis são as expedições de David Thompson (explorador), que seguiu o rio Columbia até o Oceano Pacífico. Em seu 1811 expedição, ele acampou na junção do rio Columbia e do rio Snake e erigiu um pólo e uma notificação alegando a área para o Reino Unido e afirmando a intenção do North West Company para construir um forte no local.

Pelo Anglo-American Convenção de 1818, que estabeleceu a Norte paralelo 49 como o limite internacional oeste de Lake of the Woods aos "Stony Mountains"; o Reino Unido e os EUA concordaram com o que já foi descrito como "ocupação conjunta" das terras mais a oeste do Oceano Pacífico . Resolução das questões territoriais e de tratados, o Oregon disputa, foi adiada até uma hora mais tarde.

Em 1819, a Espanha cedeu seus direitos ao norte do paralelo 42 para os Estados Unidos, embora esses direitos não incluem posse e incluiu também obrigações para com a Grã-Bretanha ea Rússia em matéria de suas reivindicações na mesma região.

Liquidação

Depois de 1802, a americana comerciantes de peles e exploradores inaugurou o primeiro generalizada Presença caucasiana nas Montanhas Rochosas a sul do paralelo 49. A mais famosa delas incluem americanos William Henry Ashley, Jim Bridger, Kit Carson, John Colter, Thomas Fitzpatrick, Andrew Henry, e Jedediah Smith. Em 24 de julho de 1832, Benjamin Bonneville levou o primeiro vagão de trem através das Montanhas Rochosas usando Passe Sul, no presente estado de Wyoming. Da mesma forma, na esteira da expedição de 1793 Mackenzie, postos de comércio de peles foram estabelecidas a oeste das Montanhas Rochosas do norte em uma região do norte do planalto interior de British Columbia, que veio a ser conhecido como Nova Caledônia, começando com Fort McLeod (comunidade de hoje de McLeod Lake) e Fort Fraser, mas em última análise focada em Stuart Lake Post (hoje Fort St. James).

As negociações entre o Reino Unido e os Estados Unidos sobre as próximas décadas não conseguiram resolver mediante um limite de compromisso ea Disputa Oregon tornou-se importante na diplomacia geopolítica entre o Império Britânico e da nova república americana. Em 1841 James Sinclair, Fator Chefe da Companhia da Baía de Hudson, guiado cerca de 200 colonos da Red River Colony oeste para reforçar a liquidação em torno de Fort Vancouver, numa tentativa para reter o Columbia District para a Grã-Bretanha. O partido atravessou as Montanhas Rochosas no Columbia Valley, uma região do Rocky Mountain Trench perto da atual Radium Hot Springs, British Columbia, em seguida, viajou para o sul. Apesar desses esforços, em 1846, a Grã-Bretanha cedeu toda reivindicação de terras Columbia Distrito sul do paralelo 49 para os Estados Unidos; como resolução ao limite disputa pela Oregon Tratado Oregon.

Cherokee Trail perto Fort Collins, Colorado, a partir de um esboço tomadas 07 de junho de 1859.

Milhares passaram pelas Montanhas Rochosas no Oregon Trail começando na década de 1840. O Mórmons começaram a se estabelecer perto do Great Salt Lake em 1847. Desde 1859 até 1864, o ouro foi descoberto em Colorado, Idaho, Montana, e British Columbia, provocando vários ouro corre trazendo milhares de garimpeiros e mineiros para explorar todos os montes e garganta e para criar as Montanhas Rochosas 'primeiro grande indústria. A corrida do ouro Idaho sozinho produziu mais ouro do que o do ouro na Califórnia e Alasca juncos combinado e foi importante no financiamento da Exército da União durante a Guerra Civil Americana . O ferrovia transcontinental foi concluída em 1869, e Yellowstone National Park foi estabelecido como o primeiro parque nacional do mundo em 1872. Enquanto isso, uma ferrovia transcontinental no Canadá foi originalmente prometido em 1871. Apesar de complicações políticas empurrou a sua conclusão para 1885, a Canadian Pacific Railway, eventualmente seguido do Kicking Horse e Rogers Passa para o Oceano Pacífico. Autoridades ferroviárias canadenses também convencido Parlamento para anular vastas áreas das Montanhas Rochosas canadenses como Jasper, Banff, Yoho, e Waterton Lakes National Parks, que estabelece as bases para uma indústria de turismo que vive até hoje. Parque Nacional Glacier (MT) foi criada com uma relação semelhante à de promoções de turismo pela Grande Railway do Norte. Enquanto colonos encheu os vales e cidades mineiras, a ética de conservação e preservação começaram a tomar posse. US Presidente Harrison estabeleceu várias reservas florestais nas montanhas rochosas em 1891-1892. Em 1905, US Presidente Theodore Roosevelt ampliou o Medicine Bow Reserva Florestal para incluir a área agora gerido como Rocky Mountain National Park. O desenvolvimento econômico começou a centrar-se na mineração , silvicultura , agricultura , e recreação, bem como nas indústrias de serviços que lhes dão suporte. Tendas e acampamentos tornou-se sítios e fazendas, fortes e estações de trem tornou-se cidades, e algumas cidades tornaram-se cidades.

Economia

Indústria e desenvolvimento

Recursos económicos das Montanhas Rochosas são variadas e abundantes. Minerais encontrados nas Montanhas Rochosas incluem depósitos significativos de cobre , ouro, chumbo , molibdênio , prata , tungstênio , e zinco . A Bacia Wyoming e várias áreas menores contêm importantes reservas de carvão , gás natural , óleo de xisto e petróleo . Por exemplo, a Climax mina, localizada perto Leadville, Colorado, foi o maior produtor de molibdênio do mundo. O molibdênio é usado em aço resistente ao calor em coisas como carros e aviões. A mina Climax empregava mais de 3.000 trabalhadores. O Coeur d'Alene mina do norte de Idaho produz prata, chumbo e zinco. Maiores minas de carvão do Canadá estão perto Fernie, British Columbia e Sparwood, British Columbia; minas de carvão adicionais existem perto Hinton, Alberta, e na Northern Rockies vizinhas Tumbler Ridge, British Columbia.

Minas abandonadas com seus velórios de rejeitos de minas e resíduos tóxicos pontilham a paisagem de montanha rochosa. Em um grande exemplo, 80 anos de mineração de zinco profundamente poluído o rio e banco perto Eagle River no centro-norte Colorado. Altas concentrações do metal transportado até à Primavera de escoamento prejudicados algas , musgos , e truta populações. Uma análise econômica dos efeitos de mineração neste local revelaram declínio valores de propriedade, qualidade da água degradada, ea perda de oportunidades de lazer. A análise também revelou que a limpeza do rio poderia render 2,3 milhões dólares em receita adicional de recreação. Em 1983, o ex-proprietário da mina de zinco foi processado pelo Colorado procurador-geral para os custos de 4800 mil dólares de limpeza; cinco anos mais tarde, a recuperação ecológica foi considerável.

A brocas de perfuração de gás natural a oeste do Wind River na Faixa Wyoming Rockies

As Montanhas Rochosas conter vários bacias sedimentares que são ricos em metano da camada de carvão. Carvão metano é o gás natural que surge a partir do carvão, seja através de ação bacteriana, ou através de exposição a alta temperatura. Fontes de metano da camada de carvão 7 por cento do gás natural utilizado nos Estados Unidos. As maiores fontes de metano da camada de carvão nas Montanhas Rochosas estão no Bacia de San Juan, no Novo México e Colorado eo Bacia do Rio Pó em Wyoming. Estas duas bacias são estimadas para conter 38.000.000 milhões de pés cúbicos de gás. Carvão metano pode ser recuperado por desidratação do leito de carvão, e a separação do gás a partir da água; ou injectar água para fracturar o carvão para libertar o gás (chamada fraturamento hidráulico).

A agricultura ea silvicultura são as principais indústrias. Agricultura inclui sequeiro e irrigado e agricultura pastagem de gado. Pecuária são frequentemente movidos entre de alta elevação de verão pastagens e pastagens de inverno de baixa altitude, uma prática conhecida como transumância.

Turismo

Castelo Geyser em Yellowstone National Park
Indo para o Sun Mountain em Glacier National Park

Veja também: Lista de resorts de esqui US Rocky Mountain, Lista de resorts de esqui em Alberta, Lista de resorts de esqui BC

Todos os anos as áreas cênicas e oportunidades de lazer das Montanhas Rochosas atrair milhões de turistas. A língua principal das Montanhas Rochosas é Inglês . Mas também há bolsos linguísticas de espanhóis idiomas americanos e nativos. Francês é outra língua oficial em parques nacionais do Canadá.

Pessoas de todo o mundo visitam os locais para caminhar, acampar, ou se envolver em esportes de montanha. Na temporada de verão, os exemplos de atrações turísticas são:

Nos Estados Unidos:

No Canadá, a cordilheira contém estes parques nacionais:

  • Banff National Park
  • Jasper National Park
  • Kootenay National Park
  • Waterton Lakes National Park
  • Parque Nacional Yoho

Glacier National Park no Parque Nacional dos Lagos de Waterton Montana e em Alberta fronteira entre si e coletivamente são conhecidos como Waterton-Glacier Park International Peace. (Veja também Parque da Paz Internacional.)

No inverno, o esqui é a atração principal. Uma lista dos principais resorts de esqui podem ser encontradas em Lista de resorts de esqui US Rocky Mountain.

As Columbia adjacentes Montanhas em British Columbia contêm grandes resorts como, Fernie, Panorama e Kicking Horse, bem como Parque Nacional Monte Revelstoke e Glacier National Park.

Existem numerosas parques provinciais nas Montanhas Rochosas Columbia Britânica, a ser o maior e mais notável Mount Assiniboine Provincial Park, Mount Robson Provincial Park, Norte Montanhas Rochosas Provincial Park, Kwadacha selvagem Provincial Park, Stone Mountain Provincial Park e Muncho Lake Provincial Park.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Rocky_Mountains&oldid=545783728 "