Conteúdo verificado

Al Jazeera

Assuntos Relacionados: Mídia ; Política e governo

Informações de fundo

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Al Jazeera
Tipo Satélite rede de televisão
País Catar
Disponibilidade No Mundo Todo
Proprietário Sheikh Hamad bin Thamer al-Thani
Principais pessoas Sheikh Hamad bin Thamer al-Thani, presidente
Wadah Khanfar, director-geral
Ahmed Sheikh, editor-chefe
Data de lançamento 1996
Website oficial www.aljazeera.net ( ?rabe )
english.aljazeera.net ( Inglês )

Al Jazeera ( em árabe : الجزيرة, al-Gazira, [al.dʒaziː.ra], que significa "A Ilha", referindo-se ao Península Arábica) é uma televisão de rede com sede em Doha , Qatar . Inicialmente lançado como um árabe notícias e actualidades canal de televisão por satélite com o mesmo nome, Al Jazeera, desde então, expandiu-se em uma rede com vários pontos de venda, incluindo a Internet e especialidade Canais de TV em vários idiomas, e em várias regiões do mundo.

A disposição do canal Al Jazeera original para transmitir pontos de vista divergentes, nomeadamente sobre mostra chamam-in, criado controvérsias em Estados do Golfo Pérsico . A estação ganhou atenção mundial na sequência do 11 de setembro de 2001 ataques , quando se transmitir declarações em vídeo de Osama bin Laden e outros líderes da Al-Qaeda (ver Vídeos de Osama bin Laden).

Rede

Al Jazeera opera um número de canais especializados, além de seu canal de notícias flagship originais. A partir do início de 2007, os canais de televisão da Al Jazeera a rede incluem:

  • Al Jazeera
o original internacional de língua árabe 24h canal de notícias lançado em 1996 www.aljazeera.net/channel

  • Al Jazeera Sports
um popular em língua árabe canal de esportes lançado em 2003 aljazeerasport.net
  • Al Jazeera Sports 1
lançado em 2004
  • Al Jazeera Sports 2

  • Al Jazeera Mobasher (aka Al Jazeera Live)
uma política real e canal de interesse público (semelhante ao C-SPAN ou BBC Parliament), que transmite conferências em tempo real, sem edição ou comentário lançado em 2005

  • Canal da Al Jazeera Children (aka JCC)
um canal interesse das crianças lançado em 2005 www.jcctv.net

  • Al Jazeera Inglês
a global idioma Inglês- 24h canal de notícias lançado em 2006 english.aljazeera.net

  • Al Jazeera Documentary Canal
uma língua árabe canal de documentários lançado em 2007 www.aljazeera.net/NR/exe ...

Planos futuros

Futuro anunciou produtos incluem Al Jazeera em uma série de outras línguas - estes incluiriam Al Jazeera Urdu, um Urdu canal linguagem para atender principalmente para os paquistaneses e outras populações de língua Urdu.

Al Jazeera também foi relatado para estar planejando lançar um jornal internacional.

História

O canal Al Jazeera original foi iniciada em 1996 com um US $ 150 milhões de subvenção do Emir do Qatar, Sheikh Hamad bin Khalifa.

Em Abril de 1996, o O correspondente da BBC World Service Arábia -co-propriedade língua árabe estação de TV, confrontados com censura demandas da Arábia Saudita governo, encerrado após dois anos de operação. Muitos antigos membros do pessoal Serviço Mundial da BBC juntou Al Jazeera, que na época ainda não era no ar. O canal começou a transmitir no final de 1996.

Disponibilidade de Al Jazeera (via satélite) em todo o Médio Oriente mudou a paisagem de televisão da região. Antes da chegada da Al Jazeera, muitos cidadãos do Oriente Médio foram incapazes de assistir do que outras estações de televisão nacionais censurados pelo Estado canais de TV. Al Jazeera introduziu um nível de a liberdade de expressão na TV que foi anteriormente inédito em muitos desses países. Al Jazeera apresentou visões controversas sobre os governos de muitos países do Golfo Pérsico, incluindo a Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein e Qatar; também apresentou opiniões controversas sobre o relacionamento da Síria com o Líbano, e do sistema judiciário egípcio. Críticos acusaram a Al Jazeera de sensacionalismo, a fim de aumentar a sua quota de audiência. Transmissões da Al Jazeera, por vezes, resultou em medidas drásticas: Por exemplo, em 27 de Janeiro de 1999 , a Al Jazeera teve críticos do governo argelino em durante seu programa ao vivo El-Itidjah el-Mouakass (= "Direção Oposta"). O governo argelino cortar o fornecimento de energia elétrica para, pelo menos, grandes partes da capital Argel (e supostamente a grandes partes do país), para impedir que o programa de ficar visto. Nessa altura, Al Jazeera não foi ainda geralmente conhecidos na Mundo ocidental, mas onde era conhecido, a opinião sobre isso muitas vezes era favorável e Al Jazeera afirmou ser o único politicamente estação de televisão independente no Oriente Médio . Cobertura bem apresentados da Al Jazeera do Guerra Civil Libanesa em 2000-2001 deu seus índices de audiência de um impulso em toda a região. No entanto, não foi até o final de 2001 que a Al Jazeera alcançou reconhecimento mundial, quando se transmitir declarações em vídeo por líderes da Al-Qaeda.

Financiamento

Na sequência da inicial de US $ 150 milhões de subvenção do Emir do Qatar, Al Jazeera tinha voltado a se tornar auto-suficiente através de publicidade em 2001, mas quando isso não ocorreu, o Emir concordou em continuar subsidiando-lo em uma base de ano-a-ano (US $ 30 milhões em 2004, de acordo com Arnaud de Borchgrave). Outras grandes fontes de renda incluem publicidade, taxas de assinatura por cabo, radiodifusão lida com outras empresas, e venda de filmagens. Em 2000, a publicidade foi responsável por 40% da receita da estação.

Fora do Oriente Médio

Em 2003, Al Jazeera contratou seu primeiro jornalista de língua Inglês, Afshin Rattansi, da BBC de Programa Hoje (que tinha estado no centro de eventos no Reino Unido quando se tratava de Tony Blair decisão de apoiar a invasão do Iraque pelos EUA).

Em março de 2003, ele lançou um Website em idioma Inglês (ver abaixo ).

Em 4 de julho de 2005 Al Jazeera anunciou oficialmente planos para lançar um novo serviço de satélite em língua Inglês a ser chamados Al Jazeera International. O novo canal começou às 12h GMT em 15 de Novembro de 2006 sob o nome Al Jazeera Inglês e tem centros de transmissão em Doha (ao lado da sede e centro de difusão Al Jazeera original), Londres , Kuala Lumpur e Washington DC . O canal é um 24 horas, 7 dias por semana canal de notícias, com 12 horas de transmissão de Doha, e quatro horas cada um de Londres, Kuala Lumpur, e Washington DC

Com a crescente divulgação e influência global da Al Jazeera, incluindo alguns estudiosos Adel Iskandar descreveram a estação como uma transformação da própria definição de " mídia alternativa. "

Viewership

Acredita-se internacionalmente que os habitantes do mundo árabe são dadas informações limitadas pelos seus governos e meios de comunicação, e que o que é transmitida é inclinado para pontos de vista dos governos. Muitas pessoas vêem Al Jazeera como uma fonte mais confiável de informações de canais governamentais e estrangeiras. Alguns estudiosos e comentaristas usar a noção de objetividade contextual, que destaca a tensão entre a objetividade ea platéia recurso, para descrever a abordagem controversa ainda populares notícias da estação. Como resultado, é provavelmente o canal de notícias mais visto no Oriente Médio . Cada vez mais, entrevistas exclusivas da Al Jazeera e outras filmagens estão sendo retransmitido em americano , britânico , e outros meios de comunicação ocidentais, como CNN ea BBC . Em janeiro de 2003, a BBC anunciou que tinha assinado um acordo com a Al Jazeera para a partilha de instalações e informações, incluindo noticiários. Al Jazeera é agora considerado por alguns como uma rede de mídia bastante mainstream, embora mais controverso do que a maioria. Nos Estados Unidos a partir de 2006, imagens de vídeo a partir da rede transportados por outras estações foi em grande parte limitado aos segmentos de vídeo de reféns.

A partir de 2007, o canal árabe Al Jazeera rivaliza com a BBC em audiências em todo o mundo com um número estimado de 40 a 50 milhões de telespectadores. Al Jazeera Inglês tem um alcance estimado de cerca de 100 milhões de lares.

Disponibilidade

O canal Al Jazeera original está disponível em todo o mundo através de vários sistemas de satélite e cabo. Em os EUA, está disponível através de satélite e assinatura para o ar livre DVB-S no Galaxy-25 satélite. Al Jazeera também podem ser vistos livremente com um Receptor DVB-S na Europa, ?frica do Norte , e do Médio Oriente como é transmitido na Astra e Satélites Hot Bird. No Reino Unido, está disponível na plataforma Sky.

Para informações disponibilidade de outros canais de televisão da Al Jazeera a rede, consulte os respectivos artigos. Segmentos da Al Jazeera Inglês são enviados para o YouTube .

Também é possível assistir a Al Jazeera Inglês através da internet a partir de seu site oficial. A versão de baixa resolução está disponível gratuitamente , De alta resolução disponíveis sob taxas de inscrição através de sites parceiros.

Pessoal

O Presidente da Al Jazeera é Sheikh Hamad bin Thamer al-Thani, um primo distante do Qatari Emir Sheikh Hamad bin Khalifa al-Thani.

Al Jazeera recentemente reestruturou suas operações e formaram uma rede que contém todos os seus diferentes canais. Wadah Khanfar, o diretor-gerente do Canal árabe foi nomeado como Diretor Geral da Rede Al Jazeera. Ele também atua como diretor-gerente do canal árabe. Ele é suportado por Ahmed Sheikh, Editor-in-Chief, e Amém Jaballah.

O Editor-in-Chief do site árabe é Ahmed Sheikh, ea cabeça está editorial Mohammad Dawood. Tem mais de cem funcionários editorial.

O Editor-in-Chief do site em idioma Inglês é Russell Merryman, que assumiu em agosto de 2005. Ele substituiu Omar Bec que foi caretaking o local após a saída de Managing Editor de Alison Balharry. Operadores históricos anteriores incluem Joanne Tucker e Ahmed Sheikh.

Personalidades de destaque no ar incluem Faisal al-Qassem, apresentador do talk show na direção oposta.

O repórter investigativo chefe é Yosri Fouda. Ele está atualmente no comando do departamento de Londres Jazeera.

Críticas e controvérsias

Enquanto Al Jazeera tem uma grande audiência no Oriente Médio e em todo o mundo, a organização e o canal árabe original, em particular, ter sido envolvido em inúmeras controvérsias, e especialmente em algumas partes do mundo ocidental, muitas pessoas têm uma visão desfavorável da Al Jazeera.

Uma crítica amplamente divulgada é a alegação de que Al Jazeera tinha mostrado vídeos de terroristas mascarados decapitando reféns ocidentais no Iraque. Quando isso é relatado nos meios de comunicação respeitáveis, Al Jazeera pressiona para retrações de ser feitas. Esta alegação foi novamente repetido em Fox News nos EUA no dia do lançamento do serviço de Inglês da Al Jazeera, 15 de Novembro de 2006.

Mais tarde The Guardian pediu desculpas por informações incorretas que Al Jazeera "tinha mostrado vídeos de terroristas mascarados decapitando reféns ocidentais".

Al Jazeera foi preso em controvérsias envolvendo os seguintes países:

Argélia

Como mencionado acima, em 27 de Janeiro de 1999, várias cidades argelinos perderam o poder, simultaneamente, supostamente para manter os residentes de assistir a um programa no qual os dissidentes argelinos implicado o exército argelino em uma série de massacres.

Em 4 de julho de 2004 , o argelino governo congelou as atividades do correspondente argelino da Al Jazeera. A razão oficial dada foi que uma reorganização do trabalho dos correspondentes estrangeiros estava em andamento. O grupo de pressão internacional Repórteres Sem Fronteiras diz, no entanto, que a medida foi realmente levado em represália a uma transmissão a semana anterior de um outro debate El-Itidjah el-Mouakass sobre a situação política na Argélia.

Bahrain

O Bahrein Informações Ministro, Nabeel Al Yacoob Hamer, proibiu correspondentes da Al Jazeera a partir de relatórios de dentro do país em 10 de maio de 2002 , dizendo que a estação foi inclinado para Israel e contra o Bahrein . Depois de melhorias nas relações entre Bahrein e Qatar, em 2004, os correspondentes da Al Jazeera voltou para Bahrain.

Iraque

Durante a guerra do Iraque, a Al Jazeera enfrentaram os mesmos relatórios e restrições de movimento e de outras organizações de coleta de notícias. Além disso, um de seus repórteres, Tayseer Allouni, foi expulso do país, enquanto outro, Diyar Al-Omari, foi despojado de suas licenças jornalísticas pelo Ministério da Informação do Iraque. Reagindo a isso, Al Jazeera anunciou em 2 de abril de 2003 , que seria "congelar temporariamente toda a cobertura" do Iraque, em protesto contra o que Al Jazeera descrito como interferência excessiva de funcionários iraquianos. Todas essas decisões foram posteriormente revertidas.

Em maio de 2003, o CIA, através do Congresso Nacional Iraquiano, divulgou documentos supostamente mostram que a Al Jazeera tinha sido infiltrada por iraquiano espia, e foi considerado por autoridades iraquianas como parte de seu esforço de propaganda. Conforme relatado pela Sunday Times, os supostos espiões foram descritos por um executivo Al Jazeera como tendo papéis menores sem entrada em decisões editoriais.

Em 23 de setembro 2003 , o Iraque suspendeu Al Jazeera (e Al-Arabiya) a partir de relatórios sobre as atividades oficiais do governo por duas semanas para que o Conselho declarou como apoiar os recentes ataques contra membros do conselho e forças de ocupação da coalizão. O movimento veio depois de alegações de iraquianos que afirmaram que o canal tinha incitado a violência anti-ocupação (por arejar declarações de Líderes insurgência iraquiana), aumentando as tensões étnicas e sectárias, e ser solidário da insurgência.

Durante 2004, a Al Jazeera transmitiu várias fitas de vídeo de várias vítimas de sequestros no Iraque, que haviam sido enviados para a rede. Os vídeos foram filmados pelos sequestradores que prendem os reféns. Os reféns foram mostrado, muitas vezes com os olhos vendados, suplicando por sua libertação. Eles muitas vezes parecia ser forçado a ler declarações preparadas de seus sequestradores. Al Jazeera tem ajudado as autoridades dos países de origem das vítimas em uma tentativa de garantir a libertação dos sequestrados. Isto incluiu fundamentos de radiodifusão de familiares e funcionários do governo. Ao contrário de algumas alegações, incluindo os comentários oft-relatados de Donald Rumsfeld em 4 de junho de 2005 , a Al Jazeera nunca demonstrou decapitações. (Decapitações têm aparecido em inúmeros sites da Internet não-Al Jazeera e às vezes têm sido atribuída erroneamente a Al Jazeera.)

Em 07 de agosto 2004 , o Iraque Governo Allawi encerrar o escritório da Al Jazeera no Iraque, alegando que era responsável por apresentar uma imagem negativa do Iraque, e carregar a rede com abastecendo hostilidades anti-coalizão. O porta-voz da Al Jazeera Jihad Ballout disse: "É lamentável e nós acreditamos que não é justificável Esta última decisão vai contra todas as promessas feitas por autoridades iraquianas relativas à liberdade de expressão e liberdade de imprensa.". e Al Jazeera prometeu continuar os seus relatórios de dentro do Iraque. Fotografias de notícias mostraram Estados Unidos e militares iraquianos trabalhando em conjunto para fechar o escritório. Inicialmente fechada por uma suspensão de um mês, o desligamento foi prorrogado indefinidamente em setembro de 2004, e os escritórios foram selados, desenho condenação de jornalistas internacionais.

Catar

Al Jazeera tem sido criticada por deixar de relatar em muitos contundente notícias que se originam de Qatar , Al Jazeera, onde está sediada. As duas histórias mais citadas foram a revogação da cidadania do clã Al Ghafran do Tribo Al Murrah, em resposta a um golpe fracassado que os membros do clã Al Ghafran foram implicados em, e crescentes relações do Qatar com e visitas diplomáticas a Israel .

Arábia Saudita

Enquanto o New York Times noticiou que Al Jazeera foi notável em seu silêncio no ar sobre a Qatif caso de estupro menina, a estação de terem publicado, pelo menos, cinco artigos sobre o tema em seu site. A motivação por trás citou a decisão de suprimir a crítica era o desejo pela liderança do Qatar para reforçar as relações com os sauditas.

Espanha

Repórter Tayseer Allouni foi preso na Espanha em 5 de Setembro de 2003 , sob a acusação de ter fornecido suporte para membros do al-Qaeda. Juiz Baltasar Garzón, que tinha emitido o mandado de detenção, ordenada Allouni detido sem fiança. Al Jazeera escreveu ao primeiro-ministro, em seguida, Espanhol Jose Maria Aznar e protestou: "Em várias ocasiões, os jornalistas ocidentais se reuniram secretamente com organizações secretas e que não foram sujeitos a qualquer ação legal porque eles estavam fazendo seu trabalho, então por que é Alouni ser excluído?" Allouni foi libertado sob fiança várias semanas mais tarde sobre preocupações com a saúde, mas proibidos de deixar o país.

Em 19 de setembro de um tribunal espanhol emitiu um mandado de prisão para Allouni, antes do veredicto esperado. Allouni havia pedido ao tribunal solicitando permissão para visitar sua família na Síria para assistir ao funeral de sua mãe, mas as autoridades negaram o seu pedido e, em vez pedi-lo de volta para a cadeia.

Embora ele não se declarou culpado de todas as acusações contra ele, Allouni foi condenado em 26 de Setembro de 2005, a sete anos de prisão por ser um mensageiro financeira para a Al-Qaeda. Allouni insistiu que apenas entrevistou Bin Laden depois do ataque de 11 de setembro nos Estados Unidos. Al Jazeera tem apoiado continuamente Allouni e protestou a sua inocência.

Muitas organizações internacionais e privadas condenado a prisão e pediu que o tribunal espanhol para libertar Taysir Allouni. Websites como o Alony Solidariedade foram criadas para apoiar Allouni.

Reino Unido

Funcionários britânicos, como os seus homólogos norte-americanos, protestou fortemente cobertura da Al Jazeera Invasão do Iraque em 2003. Al Jazeera afirmou que os líderes da coalizão estavam tomando exceção, pois seus relatórios tornou mais difícil para os dois países para gerir a forma como a guerra estava sendo relatado.

Estados Unidos

Enquanto antes de 11 de setembro de 2001, o Governo dos Estados Unidos tinha elogiado Al Jazeera por seu papel como um meio de comunicação independente no Oriente Médio, as autoridades americanas desde então reivindicou um viés anti-americano a cobertura jornalística da Al Jazeera.

A estação primeiro ganhou a atenção generalizada no Ocidente após o 11 de setembro de 2001 ataques , quando se transmitir vídeos em que Osama bin Laden e Sulaiman Abu Ghaith defendeu e justificou os ataques. Isso levou a controvérsia e as acusações significativa pelo governo dos Estados Unidos que a Al Jazeera estava envolvido em propaganda em nome dos terroristas. Al Jazeera respondeu que ele estava apenas tornando a informação disponível, sem comentários, e na verdade vários canais de televisão ocidentais mais tarde seguiu o exemplo em porções de radiodifusão das fitas.

Em 13 de novembro, durante a Invasão americana do Afeganistão, de 2001, um ataque com mísseis dos EUA destruiu escritório da Al Jazeera em Cabul . Não houve vítimas.

Detenção de Sami Al Hajj

Al Jazeera cameraman Sami Al Hajj, um sudanês nacional, foi detido enquanto em trânsito para o Afeganistão em dezembro de 2001, ea partir de 2007 continua a ser detidos sem acusação, como um " combatente inimigo "em Delta acampamento em Guantánamo Bay. As razões para a sua detenção permanecem desconhecidas, embora declaração oficial os EUA 'em todos os detidos é que eles são ameaças à segurança. Repórteres sem Fronteiras expressou repetidamente preocupação com a detenção de Al Hajj, mencionado Al Hajj na sua ?ndice de Liberdade de Imprensa Anual Worldwide, e lançou uma petição para a sua libertação. Em 23 de Novembro de 2005 , o advogado de Sami Al Hajj Clive Stafford-Smith relatou que, durante (125 de 130) entrevistas, autoridades dos EUA haviam questionado sobre se Sami Al Jazeera era uma fachada para al-Qaeda.

Na corrida para o Invasão de 2003 do Iraque, o Pentágono US contratou o Rendon Group para direcionar e, eventualmente, punir Al Jazeera jornalistas que não ficaram na mensagem.

Quando Al Jazeera passou a fazer reportagens com imagens muito gráfica de dentro do Iraque, autoridades dos EUA criticaram Al Jazeera como anti-americana e como incitação à violência. Este sentimento foi amplamente ecoou por toda a mídia dos EUA e da população.

Na segunda-feira, 24 de Março de 2003 , logo após o início da invasão, dois repórteres Al Jazeera cobrindo o New York Stock Exchange tiveram suas credenciais revogadas. O New York Stock Exchange proibido Al Jazeera (bem como várias outras organizações de notícias cujas identidades não foram reveladas) de seu pregão indefinidamente. O porta-voz NYSE Ray Pellechia alegou "razões de segurança" e que a troca tinha decidido dar acesso apenas às redes que se concentram "na cobertura de negócios responsável". Ele negou a revogação tem nada a ver com a rede Iraque cobertura de guerra. O movimento foi rapidamente espelhado por Nasdaq funcionários mercado de ações.

Matar de Tareq Ayyoub

Em 8 de abril de 2003 do escritório da Al Jazeera em Bagdá foi atingido por um míssil norte-americano, matando repórter Tareq Ayyoub e ferindo outro. Al Jazeera, a fim de evitar que vem sob o fogo dos Estados Unidos, tinha informado os EUA de coordenadas precisas do Instituto antes do incidente. Dima Tareq Tahboub, a viúva de Tareq Ayyoub, continua a procurar a justiça para a morte do marido e tem, entre outras coisas escritas para o Guardião e participou de um documentário transmitido pela Al Jazeera Inglês.

Em 30 de janeiro de 2005 a New York Times informou que o Qatari governo, sob pressão da de Bush administração, estava acelerando os planos para vender a estação. No entanto, a partir de 2007, a estação / rede não foi vendido e não está claro se ainda existem quaisquer planos para fazê-lo.

Al Jazeera memorando bombardeio

Em 22 de novembro de 2005 , o Reino Unido tablóide O Daily Mirror publicou uma reportagem alegando que tinha obtido um memorando vazado de 10 Downing Street dizendo que o presidente dos EUA George W. Bush havia considerado a bombardear a sede da Al Jazeera Doha em abril de 2004, quando Fuzileiros navais dos EUA estavam realizando um ataque controverso em Fallujah.

À luz dessa alegação, Al Jazeera tem questionado se ele foi alvejado deliberadamente no passado - da Al Jazeera Cabul escritório foi bombardeada em 2001 e outro míssil atingiu seu escritório em Bagdá durante a invasão do Iraque, matando correspondente Tareq Ayyoub. Ambos os ataques ocorreram depois da divulgação da Al Jazeera dos locais de seus escritórios para os Estados Unidos.

Na Web

Serviço baseado na web da Al Jazeera é acessível sem subscrição em todo o mundo. As seções inglês e árabe são editorialmente distinta, com sua própria seleção de notícias e comentários.

Transmissão de vídeo de alta qualidade da Al Jazeera estão disponíveis em Inglês como um serviço de assinatura.

Língua árabe

A versão em árabe do site foi colocado off-line para cerca de 10 horas por um FBI invasão em seu ISP, InfoCom Corporation, sobre 5 de setembro de 2001 . InfoCom foi mais tarde condenado por exportar para a Líbia e Síria , com conhecimento de causa do que está sendo investido em por um Membro do Hamas (ambos dos quais são ilegais nos Estados Unidos), e de underpaying direitos aduaneiros.

Língua Inglês

A estação lançou um Edição em língua Inglês de seu conteúdo on-line em Março de 2003. Este website idioma Inglês foi relançada em 15 de novembro de 2006 , juntamente com o lançamento do Al Jazeera Inglês.

Web site de atacado

Imediatamente após o seu lançamento, o site do Inglês foi atacada por um ou vários hackers, que lançaram ataques de negação de serviço-e por um engenheiro social, que redirecionado visitantes para um site com um Bandeira americana. Ambos os eventos foram amplamente noticiado como o site da Al Jazeera de ter sido atacada por " hackers ". Em Novembro de 2003, John William Racine II, também conhecido como "John Buffo", foi condenado a 1.000 horas de serviço comunitário e uma multa de 1,500 dólares dos Estados Unidos para o rompimento online. Racine posou como um empregado Al Jazeera para obter uma senha para o site da rede, então redirecionado visitantes para uma página que ele criou, que mostrou uma bandeira americana com a forma de um mapa dos Estados Unidos e um lema patriótico, disse documentos judiciais. Em junho de 2003, se declarou culpado de Racine fraude eletrônica e interceptação ilegal de uma comunicação eletrônica. A partir de 2007, os autores dos ataques de negação de serviço-permanecem desconhecidos.

Mudanças de acolhimento Web

O site em idioma Inglês foi forçado a mudar internet provedores de hospedagem várias vezes, devido, na opinião de Al Jazeera, a pressão política. Inicialmente, hospedagem para o site no idioma Inglês foi fornecido pela empresa norte-americana DataPipe, que notificou Al Jazeera, logo seguido por Technologies Akamai. Al Jazeera mais tarde mudou para o ramo francês NavLink, e, em seguida, a (a partir de 2007 host atual) AT & T WorldNet Services.

Documentários

  • Cobertura da invasão da Al Jazeera no Iraque foi o foco de um award-winning 2004 documentário, Sala de Controlo por Diretor egípcio-americano Jehane Noujaim.
  • Em julho de 2003, PBS transmitiu um documentário, chamado exclusivo para al-Jazeera em seu programa " Grande Angular ".
  • Outro documentário, Al-Jazeera, uma voz árabe para a Liberdade ou demagogia? A UNC tour foi filmado dois meses depois do 11 de setembro de 2001 Ataque terrorista .

Prêmios

  • Em dezembro de 1999, Ibn Rushd (Averöes) Fundo para a Liberdade de Pensamento em Berlim premiado com o "Ibn Rushd Award" para a mídia e jornalismo para o ano a Al Jazeera.
  • Em março de 2003, a Al Jazeera foi premiado pela Index on Censorship por sua "coragem em contornar a censura e contribuindo para a livre troca de informações no mundo árabe."
  • Em abril de 2004, Webby Awards nomeado Al Jazeera como um dos cinco melhores sites de notícias, junto com BBC News, National Geographic, RocketNews e The Smoking Gun. Conforme Tifanny Schlain, o fundador dos Webby Awards, isso causou uma controvérsia como [outras organizações de mídia] "senti que era um local de tomada de risco".
  • Em 2004, Al Jazeera foi votado por leitores brandchannel.com como o quinto mais influente mundial marca por trás da Apple Computer , Google , Ikea e Starbucks.

Concorrentes

  • Em resposta a Al Jazeera, um grupo de investidores sauditas criado Al Arabiya no primeiro trimestre de 2003. Apesar do ceticismo (especialmente inicial) sobre o financiamento saudita da estação (cf. História ) e uma percepção de censura de conteúdo anti-saudita, Al Arabiya emulou com êxito Al Jazeera, ganhou uma parcela significativa público, e também ficou envolvido na controvérsia semelhante - Al Arabiya tem sido severamente criticada pelas autoridades iraquianas e norte-americanas e também teve jornalistas mortos no trabalho.
  • A fim de combater um viés percebido de Al Jazeera, o governo dos EUA em 2004 fundou Al Hurra (= "a um livre"), um em língua árabe estação de TV por satélite concorrente variavelmente visto como um ferramenta de diplomacia pública ou uma propaganda tomada. Al Hurra está proibido de transmitir para os EUA ao abrigo do disposto no Lei Smith-Mundt. A Zogby constatou que 1% dos telespectadores árabes Al Hurra assistir como sua primeira escolha.
  • Desde o lançamento do Al Jazeera Inglês, Al Jazeera concorre diretamente com BBC World e CNN International, assim como um número crescente de outros emissoras internacionais, como France 24, Russia Today e Press TV.
  • Outro concorrente é Al-Alam, inaugurado em 2003 pela República Islâmica do Irã Broadcasting, ele transmite continuamente. Destina-se a abordar as questões mais desafiadoras do Muçulmano e Mundo árabe eo Oriente Médio .
  • Um outro é o concorrente Rusiya Al-Yaum canal - a primeira transmissão de TV russa canal de notícias em árabe e com sede em Moscou , Rússia . Rusiya Al-Yaum iniciou as suas emissões em 4 de maio de 2007 às 07:00 ( Horário de Moscou). O Canal é criada e gerida pela RIA Novosti, a mesma agência de notícias que lançou Russia Today TV em dezembro de 2005 para entregar uma perspectiva russa em notícias para o público de língua Inglês, e "Rusiya Al-Yaum" é de fato uma tradução de "Russia Today" em árabe.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Al_Jazeera&oldid=194885007 "