Conteúdo verificado

Bagdá

Assuntos Relacionados: Geografia do Oriente Médio

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Bagdá
- Capital -
بغداد
(Bagdad)
Bagdá com vista para o Tigre
Bagdá está localizado no Iraque
Bagdá
Coordenadas: 33 ° 20'00 "N 44 ° 26'00" E
País Iraque
Governorate Bagdá
Estabelecido 762 AD
Fundador Abu Jafar al-Mansur
Governo
• Tipo Mayor-Conselho
• Corpo Conselho Consultivo Cidade Bagdá
Prefeito Saber Nabet Al-Essawi
Área
• total 204,2 km 2 (78,8 MI quadrado)
Elevação 34 m (112 pés)
População
• Estimativa (2011) 7216040
• Classificação 1
Demonym Baghdadi
Fuso horário Horário padrão Saudita ( UTC + 3)
• Summer ( DST) Sem DST ( UTC)
Código postal 10.001-10.090
Site http://www.baghdad.gov.iq/

Bagdade ( árabe : بغداد, Bagdad, IPA: [Bæɣdæːd]) é a capital de da República do Iraque , bem como a coterminous Província de Bagdá. A população de Bagdá a partir de 2011 é de aproximadamente 7.216.040, tornando-se a maior cidade do Iraque, a segunda maior cidade do Mundo Árabe (após o Cairo , Egipto ), ea segunda maior cidade da Ásia Ocidental (depois de Teerã , Irã ).

Localizado ao longo do rio Tigre , a cidade foi fundada no século 8 e tornou-se a capital do califado abássida . Dentro de um curto período de tempo de sua criação, Bagdá evoluiu para uma significativa centro cultural, comercial e intelectual para o Mundo Islâmico. Este, além de habitação diversas instituições acadêmicas principais (por exemplo, Casa da Sabedoria) rendeu à cidade uma reputação mundial como o "Centro de Aprendizagem". Ao longo do Alta Idade Média, Bagdá foi considerada a maior cidade do mundo, com uma população estimada em 1.200.000 pessoas. A cidade foi em grande parte destruída nas mãos do Império Mongol em 1258, resultando em um declínio que iria permanecer por muitos séculos devido a pragas freqüentes e vários impérios sucessivos. Com o reconhecimento do Iraque como um estado independente (ex- Mandato Britânico da Mesopotâmia), em 1938, Bagdá gradualmente recuperou um pouco de sua antiga proeminência como um centro importante de Cultura árabe.

Na contemporaneidade a cidade tem enfrentado frequentemente graves danos infraestruturais, mais recentemente, devido à Liderada pelos americanos ocupação estrangeira março 2003 que durou até dezembro de 2011 ea subsequente violência sectária . Nos últimos anos, a cidade tem sido freqüentemente submetido a atividades de insurgência e ataques terroristas. Embora a nação continua a trabalhar em direção a reconstrução ea reconciliação, a partir de 2012 Bagdá continua a ser listado como um dos lugares menos hospitaleiros do mundo para se viver e foi classificado por Mercer como o pior de 221 grandes cidades como medido por qualidade de vida.

Topônimo

O nome de Bagdá é pré-islâmico e suas origens não são claras, mas ela está relacionada a assentamentos anteriores, que não tinham qualquer poder político ou comercial. O nome foi encontrado como Baghdadu em Registros cuneiformes assírias do século BC 9, e em tijolos babilônicos que ostentam o selo real do Rei Nabucodonosor (século 6 aC).

Quando o Abbasid califa al-Mansur fundou uma cidade completamente nova para sua capital, ele escolheu o nome de Madinat al-Salaam ou Cidade da Paz. Este era o nome oficial em moedas, pesos e outro uso oficial, embora as pessoas comuns continuaram a usar o nome antigo. Até o século 11, "Bagdá" tornou-se quase o nome exclusivo para a metrópole de renome mundial.

Existem várias teorias rivais quanto à etimologia do nome específico Bagdá. O mais amplamente aceito entre estes é que o nome é um Composto persa meio de lona "deus" + dad "dado", traduzindo-se "dado por Deus" ou "dom de Deus", de onde vem Baɣdād persa moderno. Isto, por sua vez, pode ser atribuída a Persa antigo. Um palpite menos provável é o Composto persa Saco "jardim" + DAD, traduzindo para "O jardim justo" "justo".

História

Fundação

Depois da queda do império persa Sassanid, os governantes muçulmanos vitoriosos queria seu próprio capital. A escolha de um local de norte a capital persa de Ctesiphone, em 30 de julho 762 a califa Al Mansur encomendou a construção da cidade e foi construído sob a supervisão do Barmakids. Mansur de Bagdá acreditavam que era a cidade perfeita para ser a capital do império islâmico sob os abássidas . Mansur amava o site tanto que ele é citado dizendo: "Esta é certamente a cidade que eu sou a fundar, onde estou a viver, e onde meus descendentes reinará depois".

O crescimento da cidade foi ajudado por sua localização, que lhe deu o controle sobre as rotas estratégicas e comerciais, ao longo do Tigre. A razão pela qual Bagdá desde uma excelente localização foi a abundância da água e do clima seco. Existe água em ambas as extremidades norte e sul dos portões da cidade, permitindo que todas as famílias a ter uma oferta abundante, que foi muito incomum durante este tempo.

Zumurrud Khaton túmulo em Bagdá (construído em 1202 AD), foto de 1932.

Bagdá eclipsado Ctesiphon, a capital do Império Persa , que foi localizado a cerca de 30 km (19 milhas) ao sudeste. Hoje, tudo o que resta de Ctesiphon é a cidade santuário de Salman Pak, logo ao sul da Grande Bagdá. Si Ctesifonte tinha substituído e absorvido Seleucia, a primeira capital do Império Selêucida. Seleucia já havia substituído a cidade de Babilônia.

Em seus primeiros anos, a cidade era conhecida como um lembrete deliberada de uma expressão no Alcorão , quando se refere a Paraíso. Quatro anos antes de fundação de Bagdá, em 758, Mansur montado engenheiros, topógrafos, e constructionists de arte de todo o mundo a se unir e elaborar planos para a cidade. Mais de 100.000 trabalhadores da construção civil veio para examinar os planos; muitos foram distribuídos salários para iniciar a construção da cidade. Julho foi escolhido como o tempo de partida, porque dois astrólogos, Naubakht Ahvaz e Mashallah, acredita que a cidade deve ser construída sob o signo do leão, Leo. Leo está associada com o fogo e simboliza a produtividade, orgulho e expansão.

Os tijolos utilizados para tornar a cidade foram 18 polegadas (460 mm) em todos os quatro lados. Abu Hanifa era o contador de os tijolos e desenvolveu um canal, o que trouxe água para o local de trabalho para o uso de tanto o consumo humano assim como o fabrico dos tijolos. Marble também foi usado para tornar os edifícios em toda a cidade, e degraus de mármore levaram até a margem do rio.

O quadro básico da cidade é composto por dois grandes semicírculos cerca de 19 km (12 mi) de diâmetro. A cidade foi projetada como um círculo de cerca de 2 km de diâmetro, levando-o a ser conhecido como o "Round City". O projeto original mostra como único anel de estruturas residenciais e comerciais ao longo do interior das muralhas da cidade, mas a construção final acrescentou outro anel no interior do primeiro. Dentro da cidade havia muitos parques, jardins, vilas, e passeios. No centro da cidade estava a mesquita , assim como sede para os guardas. O propósito ou uso do espaço restante no centro é desconhecida. O design circular da cidade era um reflexo direto do tradicional persa sassânida desenho urbano. A cidade de Sasanian Gur na Fars, construída 500 anos antes de Bagdá, é quase idêntico na sua concepção geral circular, avenidas irradiando, e os prédios do governo e templos no centro da cidade. Este estilo de planejamento urbano contrastado com antiga grega e romana planejamento urbano, em que as cidades são projetadas como quadrados ou retângulos com ruas que se cruzam entre si em ângulos retos.

As paredes que cercam

As quatro paredes ao redor de Bagdá foram nomeados Kufa, Basra, Khurasan, e Damasco ; chamado porque suas portas apontou na direção desses destinos. A distância entre estas portas, foi um pouco menos de 1,5 milhas (2,4 km). Cada porta tinha portas duplas que foram feitas de ferro; as portas eram tão pesadas que levou vários homens para abrir e fechá-las. A parede em si era cerca de 44 m de espessura na base e cerca de 12 m de espessura na parte superior. Além disso, a parede tinha 30 m de altura, que incluiu merlões, uma parte sólida de um parapeito em apuros geralmente perfurado por seteiras. Esta parede foi rodeado por uma outra parede com uma espessura de 50 m. A segunda parede tinha torres e ameias arredondadas, que cercaram as torres. Esta parede exterior era protegido por sólido esplanada, que é feita de tijolos e cal virgem. Além da parede exterior foi um fosso cheio de água.

Golden Gate Palace

No meio de Bagdá, na praça central foi o Golden Gate Palace. O palácio era a residência do califa e sua família. Na parte central do edifício foi uma cúpula verde que foi de 39 m de altura. Ao redor do palácio era uma esplanada, um edifício junto à água, em que apenas o califa poderia vir montando a cavalo. Além disso, o palácio era perto de outras mansões e residências de oficial. Perto do Portão da Síria um edifício serviu como residência para os guardas. Ele era feito de tijolo e mármore. O governador palácio viveu na última parte do edifício eo comandante dos guardas na frente. Em 813, após a morte do califa Al-Amin do palácio não foi usado como casa para o califa e sua família. Os pontos de circularidade para o fato de que ele foi baseado em Roteiro árabe. Os dois designers que foram contratados por Al-Mansur para planejar projeto da cidade foram Naubakht, um Zoroastrian que também determinou que a data de fundação da cidade seria astrologicamente auspicioso, e Mashallah, um judeu de Khorasan, Irã .

O Abbasids e da cidade rodada

O Cidade rodada de Bagdá entre 767 e 912 dC

O califado abássida foi baseado em seu ser os descendentes do tio de Muhammad e ser parte da Coraixitas. Usaram Ressentimento xiita, Khorasanian movimento, e apela para as ambições e as tradições da recém-conquistada Aristocracia persa para derrubar o Umayyads. O Abbasids procurado combinar a hegemonia dos árabes tribos com o imperial, corte, cerimonial, e as estruturas administrativas dos persas. O Abbasids consideravam-se os herdeiros de duas tradições: os árabes-islâmicos (portadores do manto de Muhammad) e os persas (sucessores dos sassânidas monarcas).

Essas duas coisas são evidentes a partir da construção, que é modelado após estruturas persas ea necessidade de Mansur para colocar o capital em um lugar que foi representante da identidade árabe-islâmico com a construção da Casa da Sabedoria, onde textos antigos foram convertidos de sua língua original, tal como o grego, a árabe. Mansur é creditado com o " Movimento Translation "para isso. Além disso, Bagdá também está perto da antiga sede imperial de Sassanid Ctesiphon sobre o rio Tigre.

Um centro de aprendizagem (8 a 13 séculos)

Dentro de uma geração de sua fundação, Bagdá tornou-se um centro de aprendizagem e commerce. O Casa da Sabedoria foi um estabelecimento dedicado à tradução do grego , Médio persa e Obras siríaco. Os estudiosos liderados a Bagdá de todo o Abbasid império, facilitando a introdução de persa, grego e Ciência indiana para o mundo árabe e islâmico naquela época. Bagdá era provável que o maior cidade do mundo a partir de logo após a sua fundação até os 930s, quando foi amarrado por Córdoba. Várias estimativas sugerem que a cidade contava com mais de um milhão de habitantes em seu pico. Muitos dos Mil e Uma Noites contos são definidas em Bagdá durante este período.

Vista panorâmica sobre a cidade antiga de Babilônia, localizada 85 quilômetros ao sul de Bagdá.

O fim dos abássidas em Bagdá

Suq al-Ghazel (The Yarn Bazaar) Minarete em Bagdá, Mesopotâmia ( Iraque ). Este é o mais antigo minarete em Bagdá. Ele pertencia a Mesquita Califa construído pelo califa Muktafi 901-907 AD.

Por volta do século 10, a população da cidade era entre 1,2 milhão e 2 milhões. Crescimento meteórico início de Bagdá, eventualmente retardado devido a problemas no seio da Califado, incluindo as deslocalizações da capital para Samarra (808-819 e 836-892 durante), a perda das províncias ocidentais e orientais, e os períodos de dominação política por parte do Irã Buwayhids (945-1055) e Seljuk turcos (1055-1135).

O Seljuks eram um clã da Oguzes das estepes siberianas que convertidos para o Ramo sunita do Islã. Em 1040, eles destruíram o Gaznávidas, assumindo suas terras e, em 1055, Tughril Beg, o líder dos Seljuks, assumiu Bagdá. O Seljuks expulsou o Dinastia Buyids de xiitas que governou por algum tempo e assumiu o poder eo controle de Bagdá. Eles governaram como Sultans em nome dos califas de Abbasid (eles se viam como sendo parte do regime abássida) Tughril Beg viu-se como o protetor dos califas de Abbasid.

Conquista de Bagdá pelos mongóis em 1258

Em 1058, Bagdá foi capturado pelo Fatimids sob o general turco Abu'l-Harith al-Basasiri Arslan, um adepto da Ismailis, juntamente com o 'Uqaylid Quraysh. Não muito antes da chegada dos seljúquidas em Bagdá, al-Basasiri peticionou ao Fatimid Imam-Califa al-Mustansir para apoiá-lo na conquista de Bagdá, em nome do Imam Ismaili. Chegou recentemente a luz que o Fatimid famoso da'i al-al-Shirazi Mu'ayyad teve um papel direto no apoio à al-Basasiri e ajudou o general para ter sucesso em tomar Mawsil, Wasit e Kufa. Soonafter, até Dezembro de 1058, um xiita Adhan (chamado para a oração) foi implementado em Bagdá e um khutba (sermão) foi entregue em nome do Fatimid Imam-Califa. Apesar de suas inclinações xiitas, Al-Basasiri recebeu apoio de sunitas e xiitas da mesma forma, para quem a oposição ao poder Saljuq foi um fator comum.

Em 10 de fevereiro de 1258, Bagdá foi capturado pelo Mongóis liderados por Hulegu, um neto de Chingiz Khan ( Genghis Khan ) durante o saco de Bagdá. Muitos quartos foram arruinadas pelo fogo, cerco, ou saques. Os mongóis massacraram a maioria dos habitantes da cidade, incluindo o califa Al-Musta'sim, e destruiu grandes partes da cidade. Os canais e diques que formam a cidade de irrigação do sistema também foram destruídos. O saque de Bagdá pôr fim ao califado abássida, um golpe do qual a civilização islâmica nunca se recuperou totalmente.

Neste ponto Bagdá era governado pelo Il-Khanids, o Imperadores mongóis do Irã . Em 1401, Bagdá foi novamente demitido, por Timur ("Tamerlane"). Quando suas forças tomaram Bagdá, ele poupou quase ninguém, e ordenou que cada um de seus soldados trazer de volta duas cabeças humanas decepadas. Tornou-se uma capital provincial controlada pelo Jalayirid (1400-1411), Kara Koyunlu (1411-1469), Ak Koyunlu (1469-1508), eo iraniano Safavid (1508-1534) dinastias.

Bagdá em 1930

Era otomana (16 a 19 séculos)

Em 1534, Bagdá foi capturado pelos turcos otomanos . De acordo com os otomanos , Bagdá caiu em um período de declínio, parcialmente como resultado da inimizade entre os seus governantes e Safavids iranianas, que não aceitaram o controle sunita da cidade. Entre 1623 e 1638, voltou a regra iraniano antes de cair em mãos dos otomanos.

Bagdá sofreu severamente com visitações do peste e cólera , e às vezes dois terços de sua população foi exterminada.

Por um tempo, Bagdá tinha sido a maior cidade do Oriente Médio. A cidade viu relativa renascimento na última parte do século 18 sob um Governo Mamluk. Domínio otomano direto foi restabelecida por Ali Pasha Ridha em 1831. A partir de 1851-1852 e 1861-1867, Bagdá foi governado, sob o Império Otomano por Mehmed Namık Pasha. O Nuttall Enciclopédia informa a população de Bagdá 1907 como 185.000. Além de iraquianos etnicamente árabes, a cidade foi também o lar de uma antiga substancial Comunidade judaica, que compreendia mais de um quarto da população da cidade (esta proporção iria crescer nos anos seguintes).

Século 20

Bagdá em 1932

Bagdá e no sul do Iraque permaneceu sob domínio otomano, até 1917, quando foi capturado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial A partir de 1920, Bagdá tornou-se a capital do Mandato Britânico da Mesopotâmia e, depois de 1932, Bagdá foi a capital do Reino de Iraque. Iraque foi dada a independência formal em 1932 e maior autonomia em 1946. A população da cidade cresceu de uma estimativa de 145.000 em 1900 para 580.000 em 1950, dos quais 140.000 (quase um quarto) foram Judaica. Na década de 1920, Bagdá foi de 40 por cento judeu. Judeus fizeram-se à maior comunidade único na cidade e controlada até 95 por cento do negócio. Bagdá também foi a casa de muitas figuras proeminentes judeus, tais como Sassoon Eskell.

Em 01 de abril de 1941 membros da "Golden Square" e Rashid Ali encenado um golpe de Estado em Bagdá. Rashid Ali instalou um pro- alemão e pro- Governo italiano para substituir o governo pró-britânica de Regente Abdul Ilah. Em 31 de maio, após o que resulta Guerra anglo-iraquiana e depois de Rashid Ali e seu governo haviam fugido, o prefeito de Bagdá rendeu-se às forças britânicas e da Commonwealth. Após o colapso, um pogrom ( Farhud) teve lugar contra a população judaica de Bagdá, onde cerca de 175 judeus haviam sido mortos, mil feridos e 900 lares judeus foram destruídos.

Em 14 de julho de 1958, os membros do Exército iraquiano sob Abdul Karim Kassem deram um golpe para derrubar o reino de Iraque. Rei Faisal II, o ex-primeiro-ministro Nuri al-Said, ex-Regent Príncipe Abdul Ilah, os membros da família real, e outros foram brutalmente assassinados durante o golpe. Muitos dos órgãos da vítima foram arrastados pelas ruas de Bagdá.

Durante os anos 1970, Bagdá experimentou um período de prosperidade e de crescimento devido a um forte aumento no preço do petróleo, principal produto de exportação do Iraque. Novas infra-estruturas modernas, incluindo esgotos, água e instalações de rodovias foram construídas durante este período. No entanto, o Guerra Irã-Iraque da década de 1980 foi um momento difícil para a cidade, como o dinheiro foi desviado por Saddam Hussein ao exército e milhares de moradores foram mortos. O Irã lançou uma série de ataques com mísseis contra Bagdá, em retaliação por bombardeios contínuos de Saddam Hussein de bairros residenciais de Teerã.

Em 1991 e 2003, o Guerra do Golfo e do 2003 invasão do Iraque causou danos significativos à de Bagdá transporte , energia e infra-estrutura sanitária como as forças da coalizão liderada pelos EUA lançou maciços ataques aéreos na cidade nas duas guerras.

Principais pontos turísticos

O Museu Nacional do Iraque, no centro de Bagdá

Os pontos de interesse incluem o Museu Nacional do Iraque, cujo inestimável coleção de artefatos foi saqueado durante a invasão de 2003, e as mãos icônicas de arcos de Vitória. Vários partidos iraquianos estão em discussões sobre se os arcos devem permanecer como monumentos históricos ou ser desmontado. Milhares de manuscritos antigos no Biblioteca Nacional foram destruídos quando foi incendiada pela equipe da biblioteca e saqueadores antes e durante a invasão do Iraque em 2003.

O Al Kadhimain Santuário no noroeste de Bagdá (em al-Kāżimiyyah) é um dos mais importantes locais religiosos xiitas no Iraque. Foi terminado em 1515 eo sétimo ( Musa ibn Jafar al-Kathim) eo 9º Imames ( Mohammed Al-Jawad) foram enterrados lá. Um dos edifícios mais antigos é o século 12 ou do século 13 Palace Abbasid. O palácio é parte da zona histórica central da cidade e perto de outros edifícios historicamente importantes, como o Edifício Saray e Al-Mustansiriyah School (Do período abássida). O Aeroporto Internacional de Bagdá (BIAP) é o maior aeroporto do Iraque localizado a 16 km do distrito empresarial central de Bagdá. É a casa da companhia aérea nacional do Iraque, Iraqi Airways.

Bagdá Tower e centro de comunicação no centro de Bagdá
O Aeroporto Internacional de Bagdá ao custo de US $ 900 milhões pode suportar até 7,5 milhões de passageiros por ano
O Monumento ao Soldado Desconhecido, em Bagdá, no Iraque

Outras atrações incluem:

  • Torre de Bagdá, agora a torre Ma'amoon Telecomunicações Centre. A torre de sucessivas remodelações foi reaberto. Dispõe de um restaurante giratório com vistas panorâmicas a partir do topo.
  • A ponte Dois Nível em Jadriyah (Jisr Abul Tabqain). Mesmo que o planejamento para esta ponte começou antes da aquisição da Guerra do Golfo, a ponte não foi construída até 1995. Ele se conecta a área de Al-Doura com o resto de Bagdá e complementa a 14 de julho Bridge.
  • O Museu Nacional do Iraque
  • O Khan Murjan
  • Sahat Al Tahrir (Praça da Libertação), no centro de Bagdá.
  • Souq Saray (Saray Market)
  • Baghdadi Museum (museu de cera)
  • Grandes Celebrações quadrado - a praça nacional do Iraque, no centro de Bagdá.
  • Mustansiriya School, uma estrutura de Abbasid século 13
  • Al-Zawra'a Park, em Al-Mansour área e quase em um local central de Bagdá.
  • Kahramana ea Praça 40 Ladrões.
  • Al Jundi Al Majhool Monument ( O Monumento ao Soldado Desconhecido).
  • Al Shaheed Monument. Monumento aos soldados iraquianos mortos no Guerra Irã-Iraque, localizado na margem leste do rio Tigre.
  • Uma estrada larga construído sob Saddam como um percurso do desfile, através da qual são o Mãos de Vitória, um par de enormes cruzados espadas expressos de armas de soldados que morreram na Guerra Irã-Iraque sob Comando de Saddam.

Bagdá Zoo

O Bagdá Zoo foi o maior zoológico do Oriente Médio. No prazo de oito dias após a invasão de 2003, no entanto, apenas 35 dos 650 animais na unidade sobreviveu. Este foi o resultado de roubo de alguns animais para a alimentação humana, ea fome de animais enjaulados que não tinham comida ou água. Sobreviventes incluído animais maiores, como leões , tigres e ursos . Não obstante o caos trazido pela invasão, Sul Africano Lawrence Anthony e alguns dos detentores de zoo cuidava dos animais e alimentou os carnívoros com burros que tinham comprado localmente. Eventualmente, L. Paul Bremer, Diretor do Autoridade Provisória da Coligação no Iraque a partir de 11 de maio de 2003 a 28 de junho de 2004 ordenou a protecção do zoo e engenheiros norte-americanos ajudou a reabertura da instalação.

Geografia e clima

Astronauta Vista de Bagdá

A cidade está localizada em uma vasta planície cortada pelo rio Tigre . O Tigre divide Bagdá em meio, com a metade oriental que está sendo chamado de ' Risafa 'ea metade ocidental conhecido como' Karkh '. O terreno em que a cidade é construída é quase totalmente plana e de baixa altitude, sendo de origem aluvial, devido às grandes inundações periódicas que ocorreram no rio.

Bagdá tem um clima árido subtropical ( Classificação climática de Köppen BWh) e é, em termos de temperaturas máximas, uma das cidades mais quentes do mundo. No verão de junho a agosto, a temperatura máxima média é tão alta quanto 44 ° C (111 ° F) acompanhado por sol escaldante: precipitação foi de facto gravado em menos de meia dúzia de ocasiões nesta época do ano e nunca tem excedido 1 milímetro (0,04 pol). Temperaturas superiores a 50 ° C (122 ° F) na sombra não são de forma inédita, e até mesmo em temperaturas noturnas no verão são raramente abaixo de 24 ° C (75 ° F). Porque a umidade é muito baixa (geralmente inferior a 10%), devido à distância, em Bagdá desde o pantanoso Golfo Pérsico , tempestades de areia dos desertos do oeste são uma ocorrência normal durante o verão.

Winters vangloriar dias amenos e noites variáveis. De dezembro a fevereiro, Bagdá tem temperaturas máximas médias de 15,5-18,5 ° C (60 a 65 ° F), embora elevações acima de 70 ° F (21 ° C) não são desconhecidos. A temperatura pela manhã pode ser frio: a média baixa de janeiro é de 3,8 ° C (38,8 ° F), mas baixos abaixo única congelamento ocorrer um par de vezes por ano.

A precipitação anual, quase totalmente confinada ao período de novembro a março, as médias em torno de 150 mm (5.91 in), mas tem sido tão alta quanto 338 milímetros (13.31 in) e um preço tão baixo quanto 37 milímetros (1,46 in). Em 11 de janeiro de 2008, neve caiu sobre Bagdá pela primeira vez na memória.

Os dados climáticos para Bagdá
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Média alta ° C (° F) 16
(61)
19
(66)
22
(72)
29
(84)
36
(97)
41
(106)
43
(109)
44
(111)
40
(104)
34
(93)
25
(77)
18
(64)
30,6
(87,1)
Média baixa ° C (° F) 3.8
(38.8)
5.5
(41.9)
9.6
(49.3)
15,2
(59,4)
20.1
(68,2)
23,3
(73,9)
25.5
(77,9)
24,5
(76,1)
20,7
(69.3)
15,9
(60,6)
9.2
(48.6)
5.1
(41.2)
14,9
(58,8)
Chuvas mm (polegadas) 26
(1,02)
28
(1,1)
28
(1,1)
17
(0,67)
7
(0,28)
0
(0)
0
(0)
0
(0)
0
(0)
3
(0,12)
21
(0.83)
26
(1,02)
156
(6.14)
Méd. Dias chuvosos (≥ 0,1 milímetros) 5 6 4 2 0 0 0 0 0 1 5 6 29
% umidade 71 61 53 43 30 21 22 22 26 34 54 71 42,3
A média de horas de sol mensais 192.2 203.3 244,9 255,0 300,7 348,0 347.2 353.4 315,0 272.8 213,0 195.3 3,240.8
Fonte # 1: Clima e Temperatura
Fonte # 2: Organização Meteorológica Mundial ( ONU )

Divisões administrativas

Bagdá como visto por Ponto de Satélite

A cidade de Bagdá tem 89 bairros oficiais dentro 9 distritos. Estas subdivisões oficiais da cidade serviu como centros administrativos para a prestação de serviços municipais, mas até 2003 não tinha função política. A partir de Abril de 2003, os EUA controlada Autoridade Provisória da Coalizão (CPA) iniciou o processo de criação de novas funções para estes. O processo, inicialmente focada na eleição de conselhos de bairro nos bairros oficiais, eleitos pelo caucus de bairro.

O CPA convocou uma série de reuniões em cada bairro para explicar governo local, para descrever o processo eleitoral caucus e encorajar os participantes a espalhar a palavra e trazer os amigos, parentes e vizinhos para reuniões posteriores. Cada processo bairro acabou por terminar com uma reunião final onde os candidatos para os novos conselhos de bairro identificaram-se e pediram a seus vizinhos para votar neles.

Uma vez que toda 88 (mais tarde aumentado para 89) conselhos de bairro estavam no local, cada Conselho bairro representantes eleitos de entre os seus membros para servir em um dos nove conselhos distritais da cidade. O número de representantes de bairro em um conselho distrital baseia-se a população do bairro. O próximo passo era ter cada um dos nove conselhos distritais eleger representantes de seus membros para servir no Conselho Municipal de 37 de Bagdá membro. Este sistema de três níveis de governo local ligado ao povo de Bagdá para o governo central através dos seus representantes da vizinhança, através do distrito, e até o conselho da cidade.

O mesmo processo foi utilizado para fornecer conselhos representativos para as outras comunidades na província de Bagdá, fora da própria cidade. Lá, os conselhos locais foram eleitos em 20 bairros (Nahia) e estes conselhos eleitos representantes de seus membros para servir em seis conselhos distritais (qada). Como dentro da cidade, os conselhos distritais, em seguida, os representantes eleitos de entre os seus membros para servir no Conselho Regional de Bagdá 35 membro.

O primeiro passo para o estabelecimento do sistema de governo local para a província de Bagdá foi a eleição do Conselho Provincial de Bagdá. Como antes, os representantes para o Conselho Provincial foram eleitos pelos seus pares dos conselhos inferiores em número proporcional à população dos distritos que representam. O Conselho Provincial 41 membro assumiu o cargo em fevereiro de 2004 e servido até as eleições nacionais realizadas em janeiro de 2005, quando um novo Conselho Provincial foi eleito.

Este sistema de 127 conselhos separados podem parecer excessivamente complicado, mas província de Bagdá, é o lar de cerca de sete milhões de pessoas. No nível mais baixo, os conselhos de bairro, cada conselho representa uma média de 75 mil pessoas.

Os Conselhos Consultivos distritais nove (DAC) são as seguintes:

Uma área residencial em Haifa Street, Bagdade
Albunneya mesquita no distrito de Al-Alawi Bagdá 1973
  • Adhamiyah
  • Karkh
  • Karadah
  • Kadhimyah
  • Mansour
  • Sadr City (Thawra)
  • Al Rashid
  • Rusafa
  • New Baghdad (Tisaa Nissan) (9 de Abril)

Os nove distritos são subdivididos em 89 bairros menores que podem tornar-se os setores de qualquer um dos distritos acima. O que se segue é uma seleção (em vez de uma lista completa) desses bairros:

  • Al- Ghazaliya
  • Al-A'amiriya
  • Dora
  • Karrada
  • Al-Jadriya
  • Al-Hebnaa
  • Zayouna
  • Al-Saydiya
  • Hurriya Cidade
  • Al-Sa'adoon
  • Al-Shu'ala
  • Al-Mahmudiyah
  • Bab Al-Moatham
    • Al-Baya '
  • Al-Za'franiya
  • Hayy Ur
  • Sha'ab
  • Hayy Al-Jami'a
  • Al-Adel
  • Al Khadhraa
  • Hayy Al-Jihad
  • Hayy Al-A'amel
  • Hayy Aoor
  • Al-Horaya
  • Hayy Al-Shurtta
  • Yarmouk
  • Jesr Diyala
  • Abu Disher
  • Raghiba Khatoun
  • Jijur árabe
  • Al-Awashosh
  • Al-Fathel
  • Al-Ubedy
  • Al-Wazireya

Economia

Iraqi Airways, a companhia aérea nacional do Iraque, tem a sua sede em razão da O Aeroporto Internacional de Bagdá, em Bagdá. Al-Naser Airlines tem a sua sede em Karrada, em Bagdá.

Os esforços de reconstrução

Mais Os esforços de reconstrução do Iraque têm sido dedicados à restauração e reparação de infra-estrutura urbana muito danificado. Mais visíveis os esforços de reconstrução por meio do desenvolvimento privado, como arquiteto e urbanista Hisham N. Ashkouri de Bagdá Plano e renascentista da Sindbad Hotel Complex Centro de Conferências e também foram feitas.

Existem também planos para construir um gigante Roda-gigante parecido com o olho de Londres . Tourism Board do Iraque também está buscando investidores para desenvolver uma ilha "romântico" no rio Tigre em Bagdá que já foi uma lua local popular para os iraquianos recém-casados. O projeto incluiria um hotel de seis estrelas, spa, um campo de golfe de 18 buracos e um clube de campo. Além disso, o sinal verde foi dado para construir numerosos arranha-céus arquitetura única ao longo do Tigre que desenvolvem centro financeiro da cidade em Kadhehemiah.

Em outubro de 2008, a Bagdá Metro retomou serviço. Ele se conecta ao centro para o bairro do sul de Dora. Em maio de 2010, um novo projeto residencial e comercial apelidado Bagdá Portão foi anunciado. Este projecto não só aborda a necessidade urgente de novas unidades residenciais em Bagdá, mas também age como um verdadeiro símbolo do progresso na cidade devastada pela guerra, como Bagdá não viu projetos dessa escala durante décadas.

Educação

O Mustansiriya Madrasah foi criada em 1227 pelo califa abássida al-Mustansir. O nome foi alterado para Universidade Al Mustansiriya, em 1963. O Universidade de Bagdá é a maior universidade no Iraque ea segunda maior no mundo árabe.

Universidades

  • Al-Nahrain University
  • Al-Mustansiriya University
  • Universidade iraquiano
  • Universidade de Bagdá
  • University of Technology, o Iraque

Cultura

O Orquestra Nacional do Iraque, fundada oficialmente em 1959, realizando um concerto em Iraque em julho de 2007.

Bagdá sempre desempenhou um papel importante na Vida cultural árabe e tem sido o lar de escritores notáveis, músicos e artistas visuais. Famosas Árabes poetas e cantores como Nizar Qabbani, Umm Kulthum, Fairuz, Salah Al-Hamdani, Ilham al-Madfai e outros escreveram belos poemas e cantaram para Bagdá.

O dialeto de Árabe falado em Bagdá hoje difere da de outros grandes centros urbanos no Iraque, com características mais característico de dialetos árabes nômades (Verseegh, a língua árabe). É possível que isso foi causado pelo repovoamento da cidade com os moradores rurais após os vários sacos de final da Idade Média .

Instituições

Doisbalébailarinos do Ballet Nacional Iraquiano (que é baseado em Bagdá) realizar um show de balé noIraqueem 2007.
Muitos eventos estão hospedados no Centro de Convenções de Bagdá

Algumas das instituições culturais mais importantes da cidade incluem:

  • Nacional Iraquiana Orchestra - ensaios e apresentações foram brevemente interrompida durante a Segunda Guerra do Golfo , mas desde então voltou ao normal.
  • Teatro Nacional do Iraque - O teatro foi saqueado durante a Invasão do Iraque em 2003, mas os esforços estão em andamento para restaurar o teatro.

A cena teatro ao vivo recebeu um impulso na década de 1990, quando da ONU sanções limitadas a importação de filmes estrangeiros. Cerca de 30 cinemas foram relatados como tendo sido convertidas para fases vivo, produzindo uma ampla variedade de comédias e produções dramáticas.

As instituições que oferecem educação cultural em Bagdá incluir o Academia de Música, Instituto de Belas Artes, ea Música e Ballet escola Bagdá. Bagdá, também é o lar de um número de museus que abrigava artefatos e relíquias da antiga civilização ; muitos deles foram roubados, e os museus saqueados, durante o caos generalizado imediatamente após Forças dos Estados Unidos entraram na cidade.

Durante o 2003 ocupação do Iraque, AFN Iraque ("Radio Freedom") transmitir notícias e entretenimento dentro de Bagdá, entre outros locais. Há também uma estação de rádio privada chamada "Dijlah" (nomeado após a palavra árabe para o rio Tigre) que foi criado em 2004 como a primeira estação de rádio talk independente do Iraque. Escritórios Rádio Dijlah, no Bairro de Bagdá Jamia, foram atacados em várias ocasiões.

Esporte

Bagdá é o lar de algumas das mais bem sucedidas de futebol (soccer) equipes no Iraque, o maior ser Al Quwa Al Jawiya (clube Airforce), Al Zawra, Al Shurta (Police), e Al Talaba (Estudantes). O maior estádio em Bagdá é Al Shaab Stadium, que foi inaugurado em 1966. Outra, mas muito maior estádio, ainda está em fase de construção de abertura.

A cidade também teve uma forte tradição de corrida de cavalos desde a I Guerra Mundial , conhecido por moradores de Bagdá simplesmente como "raças". Há relatos de pressões por parte dos islamitas para parar esta tradição, devido ao jogo associado.

Principais ruas

Fonte: stripes.com

Haifa Street, como visto do Hospital Medical City através dorio Tigre
  • Rua Haifa
  • Área residencial Salihiya - situado fora da ponte Al Sinak no centro de Bagdá, cercado por Al-Mansur Hotel no norte e no Al-Rasheed Hotel, no sul.
  • Hilla Road - vai do sul em Bagdá viaYarmouk (Bagdá)
  • Califas Street - local de mesquitas e igrejas históricas.
  • Sadoun Street - que se estende desdea Praça da LibertaçãoMasbah
  • Mohammed Al-Qassim estrada perto Adhamiyah
  • Abu Nuwas Street - corre ao longo do rio Tigre do deJumhouriya Ponte a 14 de Julho de Ponte Suspensa
  • Damasco Street - vai deDamasco Square para oAeroporto Internacional de Estrada
  • Mutanabbi Street - uma rua com vários livros, em homenagem ao poeta iraquiano século 10Al-Mutanabbi
  • Rabia Rua
  • Arbataash Tamuz (14 de julho) Street (Mosul Road)
  • Muthana al-Shaibani Rua
  • Bor Saeed (Port Said) Street
  • Thawra Rua
  • Al Qanat Street - atravessa Bagdá norte-sul
  • Al Khat al Sare'a - Mohammed al Qasim (pista de alta velocidade) - atravessa Bagdhad, norte-sul
  • Al Sinaá Street (Indústria Street) é executado pela Universidade de Tecnologia - centro de comércio de computadores em Bagdá.
  • Al Nidhal Rua
  • Al Rasheed Street - centro da cidade de Bagdá
  • Al Jamhuriah Street - centro da cidade de Bagdá
  • Falastin (Palestina) Street
  • Tariq el Muaskar - (Al Rasheed acampamento Road)
  • Bagdá Airport Road

Cidades irmãs

Villages

  • Amn
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Baghdad&oldid=544017207 "