Conteúdo verificado

Camarões

Assuntos Relacionados: África ; Países Africanos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

República dos Camarões
République du Cameroun
Bandeira Brasão
Lema:
"Paix - Travail - Patrie" ( francês )
"Paz - Trabalho - Pátria"
Anthem:
Ô Cameroun, Berceau de nos Ancetres (francês)
O Camarões, berço dos nossos antepassados uma
Localização dos Camarões sobre o globo.
Capital Yaoundé
3 ° 52'N 11 ° 31'E
A maior cidade Douala
Línguas oficiais Francês e Inglês
Grupos étnicos
Demonym Camaronês
Governo Dominante de partido estado presidencial
- Presidente Paul Biya
- O primeiro-ministro Philémon Yang
Legislatura Assembléia nacional
Independência da França
- Declarado 01 de janeiro de 1960
- Anexação do ex-
Camarões Britânicos
01 de outubro de 1961
Área
- Total 475,442 km 2 ( 54)
183.568 sq mi
- Água (%) 1.3
População
- Julho 2012 estimativa 20.129.878 ( 58)
- 2005 censo 17463836
- Densidade 39,7 / km 2 ( 167)
102,8 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 47.251 milhões dólares
- Per capita 2.257 dólares
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total 25,759 bilhões dólares
- Per capita $ 1,230
Gini (2001) 44,6
médio
HDI (2011) Aumentar 0,482
· baixo 150
Moeda Franco CFA Africano Central ( XAF )
Fuso horário WAT ( UTC + 1)
- Summer ( DST) não observada ( UTC + 1)
Unidades no direito
Chamando código +237
Código ISO 3166 CM
TLD Internet .cm
um. Estes são os títulos enunciados na Constituição da República dos Camarões, do artigo X. A versão francesa da canção é às vezes chamado Chant de Ralliement, como na National Anthems of the World; ea versão em Inglês "O Camarões, berço de nossos antepassados", como em DeLancey e DeLancey 61.

Camarões, oficialmente a República de Camarões ( francês : République du Cameroun), é um país no oeste da África Central . É limitado por Nigéria ao oeste; Chad para o nordeste; a República Centro Africano para o leste; e Guiné Equatorial , Gabão , ea República do Congo ao sul. O litoral de República dos Camarões encontra-se na Golfo de Bonny, parte do Golfo da Guiné eo Oceano Atlântico . O país é chamado "África em miniatura" para sua diversidade geológica e cultural. Recursos naturais incluem praias, desertos, montanhas, florestas tropicais e savanas. O ponto mais alto é montagem República dos Camarões no sudoeste, e as cidades as maiores são Douala , Yaoundé e Garoua. Camarões é o lar de mais de 200 grupos linguísticos diferentes. O país é conhecido para seus estilos nativos da música, particularmente makossa e bikutsi, e para o seu sucesso equipa de futebol nacional. Francês e Inglês são as línguas oficiais.

Os habitantes adiantados do território incluíram a São civilização ao redor do lago Chade eo Baka caçadores-coletores na floresta húmida do sudeste. Exploradores portugueses chegou à costa no século 15 e nomeou a área de Rio dos Camarões, o nome do qual deriva Camarões. Soldados de Fulani fundaram o Emirado Adamawa no norte no século 19, e vários grupos étnicos do oeste e noroeste estabelecido chiefdoms poderoso e fondoms. Camarões tornou-se um Colônia alemã em 1884.

Após a I Guerra Mundial, o território foi dividido entre França e Grã-Bretanha como Liga dos mandatos das nações. O Union des Populações du Cameroun (UPC) partido político defendia a independência, mas foi proibido pela França na década de 1950. Empreendeu a guerra em forças militantes franceses e UPC até 1971. Em 1960, a parte francesa administrado dos Camarões tornou-se independente como a República dos Camarões sob o presidente Ahmadou Ahidjo. O parte sul da British Camarões fundiu-se com ele em 1961 para formar o República Federal dos Camarões. O país foi rebatizado o República Unida dos Camarões em 1972 e da República dos Camarões em 1984.

Em comparação com outros países africanos, Camarões goza de estabilidade política e social relativamente alta. Isso permitiu o desenvolvimento da agricultura, estradas, ferrovias e grandes indústrias de petróleo e madeira. No entanto, um grande número de camaroneses vivem na pobreza como os agricultores de subsistência. O poder está firmemente nas mãos do presidente autoritário desde 1982, Paul Biya, e sua Partido do Movimento Democrático Popular dos Camarões. O Inglês de língua territórios dos Camarões têm crescido cada vez mais alienado do governo, e os políticos daquelas regiões têm chamado para uma maior descentralização e mesmo a separação (por exemplo: o Conselho Nacional de Camarões do Sul) dos ex-territórios britânicos governados.

História

Joseph Merrick (mostrado aqui participando de uma Isubu funeral em 1845) foi um missionário batista jamaicano que fundou uma igreja entre o Isubu da costa.
O manuscrito acima é escrito em um Barnum script usado em Camarões hoje.

O território da atual República dos Camarões foi fundada durante o Neolítico. Os habitantes contínuos os mais longos são grupos como o Baka (pigmeus). Daqui, Migrações Bantu para leste, do sul, central e África são acreditados para ter originado cerca de 2.000 anos atrás. O Cultura Sao surgiu em torno do Lago Chade c. AD 500 e deu lugar ao Kanem e seu estado sucessor, o Império Bornu. Reinos, fondoms e chefias surgiu no oeste.

Marinheiros portugueses alcançaram a costa em 1472. Notaram uma abundância de lagosta lama Turneranus no Lepidophthalmus Rio Wouri e nomeou-Rio dos Camarões, ea frase a partir do qual é derivado Camarões. Ao longo dos séculos seguintes, os interesses europeus regularização do comércio com as populações costeiras, e Christian missionários empurrado para o interior. No início do século 19, Modibo Adama levou Soldados Fulani em um jihad no norte contra os povos não-muçulmanos e muçulmanos parcialmente e estabeleceu o Emirado Adamawa. Povos sedentários que fugiram do Fulani causou uma grande redistribuição da população. A parte norte de Camarões era uma parte importante do muçulmano comércio de escravos rede.

As pessoas Bamum tem um sistema de escrita indígena, conhecido como Roteiro de Barnum ou Mom Shu. O roteiro foi desenvolvido por Sultan Ibrahim Njoya em 1896, e é ministrado nos Camarões pela Scripts Bamum e Arquivos do Projeto. O Império Alemão reclamou o território como a colônia de Kamerun em 1884 e começou um impulso constante para o interior. Eles iniciaram projetos para melhorar a infra-estrutura da colônia, contando com um sistema rigoroso de trabalho forçado. Com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, tornou-se um Kamerun League of Nations território mandato e foi dividido em Francês Cameroun e britânico Camarões em 1919. France integrados a economia do Cameroun com a da França e melhorou a infra-estrutura com investimentos de capital, os trabalhadores qualificados, e continuou trabalho forçado.

Os britânicos administrada seu território da vizinha Nigéria . Nativos reclamou que isso fez-lhes uma "colônia de uma colônia" negligenciada. Nigerianas trabalhadores migrantes se reuniram para Camarões do Sul, terminando o trabalho forçado mas irritando povos indígenas. A Liga das Nações mandatos foram convertidos em Nações Unidas Trusteeships em 1946, ea questão da independência tornou-se uma questão premente em francês Cameroun. França proibiu o partido político mais radical, o Union des Populações du Cameroun (UPC), em 13 de Julho de 1955. Isto provocou uma longa guerra de guerrilha e do assassinato do líder do partido, Ruben Um Nyobe, perto Boumnyébel, a vila onde ele nasceu. Em Camarões britânicos, a questão era se reunificar com francês República dos Camarões ou juntar-se a Nigéria.

Ahmadou Ahidjo chega a Washington, DC, em julho de 1982.

Em 01 de janeiro de 1960 às 2:30 am, francês República dos Camarões ganhou a independência da França sob o presidente Ahmadou Ahidjo. Em 01 de outubro de 1961, o ex-britânica Camarões do Sul unida com francês República dos Camarões para formar a República Federal dos Camarões. Ahidjo usou a guerra em curso com a UPC para concentrar o poder na presidência, continuando com este mesmo depois a supressão do UPC em 1971.

Seu partido político, o Camarões União Nacional (CNU), tornou-se o único partido político legal em 1 de Setembro 1966 e em 1972, o sistema federal de governo foi abolida em favor de uma República Unida dos Camarões, dirigido a partir de Yaoundé. Ahidjo prosseguido uma política econômica de liberalismo planejada, priorizando culturas de rendimento e exploração de petróleo. O governo usou o dinheiro do petróleo para criar uma reserva de dinheiro nacional, para pagar fazendeiros, e financiar grandes projetos de desenvolvimento; no entanto, muitas iniciativas falharam quando Ahidjo nomeados aliados não qualificados para dirigi-los.

Ahidjo renunciou em 4 de Novembro de 1982 e deixou o poder a seu sucessor constitucional, Paul Biya. No entanto, Ahidjo permaneceu no controle do CNU e tentou funcionar o país atrás das cenas até Biya e seus aliados pressionaram-no renunciar. Biya começou sua administração movendo em direção a um governo mais democrático, mas uma falha coup d'état cutucou para o estilo de liderança de seu antecessor.

Um crise econômica entrou em vigor em meados de 1980 para final de 1990, como resultado de condições econômicas internacionais, a seca, a queda dos preços do petróleo, e anos de corrupção, má administração, e nepotismo. Camarões girou para a ajuda externa, cortar os gastos do governo, e indústrias privatizadas. Com a reintrodução da política multipartidária em Dezembro de 1990, os antigos grupos de pressão britânico Cameroons apelou a uma maior autonomia, com alguma ( SCNC) defendendo a separação completa como a República da Ambazonia. Em fevereiro de 2008, Camarões experimentou sua pior onda de violência em 15 anos, quando uma greve sindical transporte em Douala escalou em protestos violentos em 31 áreas municipais.

Política e governo

Presidente Paul Biya dos Camarões e do Embaixador R. Niels Marquardt dos Estados Unidos, em 16 de Fevereiro de 2006.

O Presidente dos Camarões tem amplos poderes unilaterais, para criar a política, administrar agências governamentais, comandar o forças armadas, negociar e ratificar tratados, e declarar um estado de emergência. O presidente nomeia funcionários do governo em todos os níveis, a partir do primeiro-ministro (considerado o oficial chefe de governo), para os governadores provinciais, administradores divisionais e urbano-membros do conselho nas grandes cidades. O presidente é escolhido pelo voto popular a cada sete anos. Em municípios menores, o público elege prefeitos e vereadores.

A corrupção é generalizada em todos os níveis de governo. Em 1997, Camarões estabelecido departamentos anti-corrupção em 29 ministérios, mas somente 25% tornaram-se operacional e, em 2011, Transparência Internacional colocou Camarões, no número 134 em uma lista de 183 países classificados do menos ao mais corrupto. Em 18 de Janeiro de 2006, Biya iniciou uma unidade anti-corrupção, sob a direção do Observatório Nacional Anti-Corrupção.

O sistema jurídico de Camarões é amplamente baseado em Direito civil francês com influências de direito comum. Embora nominalmente independente, o Judiciário cai sob a autoridade do executivo da Ministério da Justiça. O presidente nomeia os juízes em todos os níveis. O Judiciário é oficialmente dividido em tribunais, os tribunal de recurso, eo Suprema Corte. A Assembleia Nacional elege os membros de uma de nove membros Supremo Tribunal de Justiça que os juízes membros do governo de alto escalão no caso de serem acusados de alta traição ou prejudicar a segurança nacional.

Uma estátua de um chefe em Bana, West Region, mostra o prestígio oferecidas tais governantes. O governo camaronês reconhece o poder das autoridades tradicionais desde as suas decisões não contradizem a legislação nacional.

Organizações de direitos humanos acusam a polícia e as forças militares de maltratar e torturar suspeitos de crimes, mesmo, as minorias étnicas, homossexuais e ativistas políticos. As prisões estão superlotadas, com pouco acesso à alimentação adequada e instalações médicas, e prisões administradas pelos governantes tradicionais no norte são cobrados com a exploração adversários políticos a mando do governo. No entanto, uma vez que a primeira década do século 21, um número crescente de policiais e gendarmes foram processados por conduta imprópria.

O Assembleia Nacional faz a legislação. O corpo é composto por 180 membros que são eleitos para mandatos de cinco anos e se reúnem três vezes por ano. As leis são aprovadas pelo voto da maioria. Raramente o conjunto alterado ou bloqueado legislação proposta pelo presidente. A Constituição de 1996 estabelece uma segunda casa do parlamento, a 100 assentos do Senado, mas este corpo nunca foi posta em prática. O governo reconhece a autoridade dos chefes tradicionais, fons, e lamibe para governar a nível local e para resolver disputas desde que tais decisões não entrem em conflito com a legislação nacional.

Presidente Paul Biya de Dos Camarões Movimento Popular Democrático (CPDM) foi o único partido político legal até dezembro de 1990. Numerosos grupos políticos regionais, desde então formado. A oposição principal é a Frente Democrática Social (SDF), baseada em grande parte na região anglófona do país e chefiada por John Fru Ndi. Biya e seu partido têm mantido o controle da presidência ea Assembleia Nacional nas eleições nacionais, que os rivais disputam eram injustas. Organizações de direitos humanos alegam que o governo suprime as liberdades dos grupos de oposição ao impedir manifestações, interromper reuniões, e prender líderes da oposição e jornalistas. Freedom House classifica Camarões como "não livres" em termos de direitos políticos e liberdades civis. O último eleições parlamentares foram realizadas em 22 de Julho de 2007.

Camarões é um membro tanto da comunidade das nações e La Francophonie. Sua política externa segue de perto a de seu principal aliado, França (o ex-governante colonial). O país depende fortemente de França para a sua defesa, embora a despesa militar é elevada em comparação com outros setores do governo. Biya entrou em conflito com o governo da Nigéria sobre a posse do Bakassi península e com o Gabão presidente 's, El Hadj Omar Bongo, sobre rivalidades pessoais.

Educação e saúde

Um médico tradicional anuncia seus serviços em Tatum, Northwest Region. Esses curandeiros são alternativas populares aos médicos convencionalmente treinados.

Em 2001, a alfabetização taxa de Camarões foi estimada em 67,9% (77% para o sexo masculino e 59,8% para mulheres). A maioria das crianças têm acesso a escolas públicas que são mais baratas do que as instalações privadas e religiosas. O sistema educacional é uma mistura de precedentes britânicos e franceses com mais instrução em Inglês ou Francês. Camarões tem uma das taxas de escolarização mais elevados em África. As meninas frequentam a escola menos regularmente do que os meninos por causa das atitudes culturais, tarefas domésticas, casamento precoce ea gravidez, e assédio sexual. Embora as taxas de frequência são mais elevadas no sul, um número desproporcional de professores estão ali estacionados, deixando as escolas do norte cronicamente insuficiente.

A qualidade dos cuidados de saúde é geralmente baixo. Fora das grandes cidades, as instalações são muitas vezes sujo e mal equipados. A esperança de vida à nascença é estimada em 54,71 anos, em 2012, entre os mais baixos do mundo. Doenças endêmicas incluem dengue, filariose, leishmaniose, malária , meningite , esquistossomose, e doença do sono. O HIV / AIDS taxa de seroprevalência é estimada em 5,4% para aqueles com idade entre 15-49 anos, apesar de um forte estigma contra a doença mantém o número de casos notificados artificialmente baixos. Os curandeiros tradicionais continuam a ser uma alternativa popular para a medicina ocidental.

Divisões administrativas

Camarões é dividida em 10 regiões.

O Constituição divide Camarões em 10 regiões semi-autônomas, cada uma sob a administração de um eleito Conselho Regional. Um decreto presidencial de 12 de novembro de 2008 instigou oficialmente a mudança das províncias para as regiões. Cada região é liderada por um governador nomeado por seus presidentes. Esses líderes são acusados de implementar a vontade do presidente, informando sobre o estado de espírito geral e as condições das regiões, que administra o serviço público, mantendo a paz, e supervisionar os chefes das unidades administrativas mais pequenas. Governadores têm amplos poderes: eles podem ordenar a propaganda na sua área e chamar o exército, gendarmes e policiais. Todos os funcionários do governo local são funcionários do Ministério da Administração Territorial do governo central, a partir da qual os governos locais também recebem a maior parte de seus orçamentos.

As regiões são subdivididas em 58 divisões (departamentos franceses). Estes são dirigidos por oficiais de divisão nomeados presidencialmente ( préfets), que exerçam funções dos governadores em uma escala menor. As divisões são mais sub-dividida em sub-divisões (arrondissements), liderado por tesoureiros divisional (sous-prefets). Os distritos, administrados pelos chefes distritais (chefs de distrito), são as menores unidades administrativas. Estes são encontrados em grandes subdivisões e nas regiões que são de difícil acesso.

As três regiões mais setentrionais são a Far North (Extrême Nord), North (Norte), e Adamawa (Adamaoua). Diretamente ao sul deles são o Centre (Centro) e Leste (EST). O Província do Sul (Sud) encontra-se no Golfo da Guiné e da fronteira sul. Região oeste dos Camarões é dividida em quatro regiões menores: O Littoral (Littoral) e Southwest regiões (Sud-Ouest) estão na costa, eo Noroeste (Nord-Ouest) e Oeste (Ouest) regiões estão nas grassfields ocidentais. A Northwest e Southwest já foram parte de Camarões Britânicos; as outras regiões estavam em Camarões francês.

Geografia

Tomadas vulcânicas pontilham a paisagem perto Rhumsiki, Far North Região.

Em 475.442 quilômetros quadrados (183.569 MI quadrado), Camarões é o país 53-o maior do mundo. É comparável em tamanho a Papua Nova Guiné e um pouco maior que o estado norte-americano da Califórnia. O país está localizado na Central e da África Ocidental sobre a Golfo de Bonny, parte do Golfo da Guiné eo Oceano Atlântico. Camarões encontra-se entre as latitudes 1 ° e 13 ° N e longitudes 8 ° e 17 ° E.

Literatura Tourist descreve Camarões como "África em miniatura" porque exibe todos os principais climas e vegetação do continente: costa, deserto, montanhas, floresta tropical, e savana. Os vizinhos do país são a Nigéria ao oeste; Chad para o nordeste; a República Centro Africano para o leste; e Guiné Equatorial , Gabão e da República do Congo ao sul.

Camarões é dividida em cinco grandes zonas geográficas que se distinguem pela dominante física, climática, e as características vegetativas. A planície costeira estende 15-150 km (9-93 mi) do interior do Golfo da Guiné e tem uma altitude média de 90 metros (295 pés). Extremamente quente e úmido com uma curta estação seca, este cinto é densamente florestada e inclui alguns dos mais úmidos lugares na terra, parte da Florestas costeiras Cross-Sanaga-Bioko.

O Camarões do Sul Planalto sobe da planície costeira a uma altitude média de 650 metros (2133 pés). Floresta húmida equatorial domina esta região, embora a sua alternância entre estações chuvosa e seca faz com que seja menos úmido do que a costa. Esta área é parte do Florestas costeiras do Atlântico Equatorial ecorregião.

Campo perto Ngaoundal em Camarões de Adamawa Região.
Exploradores portugueses do século XV encontrou o camarão lama Lepidophthalmus turneranus em tal abundância que eles nomearam a área do Rio dos Camarões, o nome do qual deriva Camarões.

Uma corrente irregular de montanhas, colinas e planaltos conhecida como a Faixa de Camarões se estende desde o Monte Camarões no ponto mais alto da costa-Camarões em 4095 metros (13.435 pés) -quase a Lago Chade na fronteira norte de Camarões a 13 ° 05'N. Esta região tem um clima ameno, particularmente no Western High Plateau, embora as chuvas são intensas. Seus solos estão entre mais fértil, especialmente em torno vulcânica do Monte Camarões Camarões. Vulcanismo aqui criou lagos da cratera. Em 21 de agosto de 1986, um deles, o Lago Nyos , arrotou dióxido de carbono e mataram entre 1.700 e 2.000 pessoas. Esta área tem sido delineada pela World Wildlife Fund como o Florestas camaronesas Highlands ecorregião.

O planalto sul sobe para o norte para a gramínea, acidentado Adamawa Planalto. Este recurso se estende desde a zona de montanha ocidental e forma uma barreira entre o norte eo sul do país. Sua altitude média é de 1.100 metros (3.609 pés), e as suas gamas de temperatura média de 22 ° C (71,6 ° F) a 25 ° C (77 ° F) com alta pluviosidade entre abril e outubro pico em julho e agosto. O região de planície norte estende-se desde a borda do Adamawa de Lake Chad com uma elevação média de 300 a 350 metros (984 a 1148 pés). Sua vegetação característica é matagal cerrado e grama. Esta é uma região árida com chuvas esparsas e altas temperaturas medianas.

Camarões tem quatro padrões de drenagem. No sul, os principais rios são o Ntem, Nyong, Sanaga, e Wouri. Estas correntes para sudoeste para oeste ou diretamente no Golfo da Guiné. O Dja e Kadéï drenar o sudeste para o rio Congo . No norte de Camarões, Rio Bénoué corre para o norte e oeste e desemboca no Níger . O Logone fluxos em direção ao norte do lago Chade, que compartilha Camarões com três países vizinhos.

Economia e infra-estrutura

Vendedor ambulante em Douala, Camarões
Representação gráfica do produto de Camarões as exportações em 28 categorias codificadas por cores.
A Pastor Fulani impulsiona seu gado no norte dos Camarões

PIB per-capita Camarões ( Paridade do poder aquisitivo) foi estimado em US $ 2.300 em 2008, um dos dez mais alto de África sub-saariana . Major mercados de exportação incluem a França , Itália , Coreia do Sul , Espanha , e do Reino Unido . Camarões tem desfrutado de uma década de forte desempenho económico, com o PIB a crescer a uma média de 4 por cento ao ano. Durante o período 2004-2008, a dívida pública foi reduzida de mais de 60 por cento do PIB para 10 por cento e as reservas oficiais quadruplicou para mais de US $ 3 bilhões. Camarões faz parte do Banco de Africano Unidos Central (dos quais é a economia dominante), a Alfândegas e Económica União da África Central (UDEAC) eo Organização para a Harmonização do Direito dos Negócios em África (OHADA).

Sua moeda é o Franco CFA. A burocracia, os altos impostos, corrupção endêmica e têm impedido o crescimento do sector privado. O desemprego foi estimada em 30% em 2001, e cerca de um terço da população vivia abaixo da internacional limiar de pobreza de US $ 1,25 por dia em 2009. Desde o final de 1980, Camarões foi seguintes programas defendidos pela Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI) para reduzir a pobreza, privatizar as indústrias, e aumentar o crescimento económico. O governo tem tomado medidas para incentivar turismo no país.

Recursos naturais de Camarões é muito bem adaptado à agricultura e arboricultura. Estima-se que 70% das explorações da população, ea agricultura composta uma estimativa de 19,8% do PIB em 2009. A maior parte da agricultura é feita na escala de subsistência pelos fazendeiros locais que usam ferramentas simples. Eles vendem seus excedentes, e alguns sustentam campos separados para uso comercial. Os centros urbanos são particularmente dependentes da agricultura camponesa para seus alimentos. Solos e clima na costa extensa incentivar o cultivo comercial de bananas, cacau, óleo de palma, borracha e chá. Inland no Sul dos Camarões Planalto, culturas de rendimento incluem café, açúcar e tabaco. O café é uma das principais culturas de rendimento no planalto ocidental, e no norte, as condições naturais favorecem as culturas, como algodão, amendoim e arroz. Dependência das exportações agrícolas faz Camarões vulnerável a mudanças nos seus preços.

Pecuária são levantadas em todo o país. Pesca emprega cerca de 5.000 pessoas e oferece 20 mil toneladas de pescado por ano. Carne de animais selvagens, por muito tempo um alimento básico para camaroneses rurais, é hoje uma iguaria nos centros urbanos do país. O comércio da caça comercial já ultrapassou o desmatamento como a principal ameaça para a vida selvagem nos Camarões.

A floresta do sul tem vastas reservas de madeira, estimadas para cobrir 37% da área terrestre total dos Camarões. No entanto, grandes áreas de floresta são difíceis de alcançar. Logging, em grande parte tratadas por empresas de propriedade estrangeira, oferece ao governo US $ 60 milhões por ano, e as leis mandatar a exploração segura e sustentável de madeira. No entanto, na prática, a indústria é um dos menos regulados nos Camarões.

A arbusto táxi tenta passar um veículo parado exploração madeireira na estrada entre Abong-Mbang e Lomié, East Region.

Indústria baseada em fábrica foi responsável por uma estimativa de 29,7% do PIB em 2009. Mais de 75% da força industrial de Camarões está localizado em Douala e Bonabéri. Camarões possui recursos minerais importantes, mas estes não são extensivamente minadas. Exploração de petróleo tem caído desde 1985, mas este ainda é um setor substancial de modo a que os mergulhos nos preços têm um forte efeito sobre a economia. Corredeiras e cachoeiras obstruir os rios do sul, mas esses sites oferecem oportunidades para o desenvolvimento hidrelétrico e de fornecimento de energia da maioria dos Camarões. Os poderes do rio Sanaga a maior estação hidrelétrica, localizada no Edéa. O resto da energia de Camarões vem de motores térmicos movidos a petróleo. Grande parte do país permanece sem o fornecimento de energia confiável.

Transporte em Camarões é muitas vezes difícil. Exceto para a vários relativamente bom estradas com portagem que ligam as principais cidades (todas elas de uma pista) estradas são mal conservados e sujeita a intempéries, já que apenas 10% das estradas são asfaltadas. Bloqueios muitas vezes servem pouco outro propósito além de permitir que a polícia e os gendarmes para coletar subornos de viajantes. Banditismo estrada há muito tem dificultado o transporte ao longo das fronteiras orientais e ocidentais, e desde 2005, o problema se intensificou no leste como a República Centro Africano desestabilizou ainda mais.

Serviços de ônibus interurbanos executado por várias empresas privadas conectar todas as grandes cidades, embora raramente ônibus intermunicipais partem no horário, mas prefiro esperar até que todos os bilhetes disponíveis são vendidos. Eles são os mais populares meios de transporte seguido do serviço ferroviário Camrail. Serviço ferroviário vai de Kumba, a oeste com Belabo no leste e norte de Ngaoundéré.

Os aeroportos internacionais estão localizados em Douala e Yaoundé. O aeroporto de Bamenda está encerrada. O Estuário Wouri fornece um porto para Douala, porto marítimo principal do país. No norte, o rio Bénoué é sazonalmente navegáveis de Garoua em toda a Nigéria.

Embora a liberdade de imprensa melhorou desde a primeira década do século 21, a imprensa é corrupta e subordinados a interesses especiais e grupos políticos. Jornais rotineiramente a auto-censura para evitar represálias do governo. As principais estações de rádio e televisão são estatal e outros comunicações, como telefones e telégrafos terrestres, são em grande parte sob controle do governo. No entanto, redes de telefonia celular e provedores de Internet têm aumentado dramaticamente desde a primeira década do século 21 e são em grande parte não regulamentada.

Demografia

População em Camarões
Ano Milhão
1971 7
1990 12.2
2009 19,5
Fonte: OCDE / Banco Mundial

2009 estimativas da ONU coloque população de Camarões em 19.522.000. A população é jovem: uma estimativa de 40,9% são menores de 15 anos, e 96,7% têm menos de 65. A taxa de natalidade é estimado em 34,1 nascimentos por 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade em 12,2. A expectativa de vida é 53,69 anos (52,89 anos para os homens e 54,52 anos para as mulheres).

A população de Camarões é quase igualmente dividida entre habitantes urbanos e rurais. A densidade populacional é maior nos grandes centros urbanos, as montanhas ocidentais, ea planície do nordeste. Douala , Yaoundé, e Garoua são as maiores cidades. Em contrapartida, o Planalto Adamawa, depressão Bénoué sudeste, ea maior parte do Sul Camarões Planalto são escassamente povoadas.

As pessoas das montanhas ocidentais e superpovoado norte subdesenvolvidos estão se movendo para a zona costeira e plantação de centros urbanos para o emprego. Movimentos menores estão ocorrendo como trabalhadores procuram emprego em serrarias e plantações no sul e leste. Embora a proporção entre os sexos nacional é relativamente uniforme, estes migrantes fora são principalmente do sexo masculino, o que leva a relações desequilibradas em algumas regiões.

As casas do Musgum, na Região Norte Far, são feitas de terra e grama.

Tanto monogâmico e casamento poligâmico são praticados, ea família camaronês média é grande e prolongada. No norte, as mulheres tendem a casa, e gado homens rebanho ou trabalhar como agricultores. No sul, as mulheres cultivam alimentos da família, e os homens fornecer carne e aumentar os cultivos. Sociedade camaronesa é dominada pelos homens, e da violência e da discriminação contra as mulheres é comum.

Estimativas identificar em qualquer lugar 230-282 diferentes pessoas e grupos linguísticos em Camarões. O Planalto Adamawa amplamente corta-los em divisões norte e sul. Os povos do norte são grupos sudaneses que vivem no planalto central e as planícies do norte, e os Fulani, que estão espalhados por todo norte dos Camarões. Um pequeno número de Shuwa árabes vivem perto do Lago Chade. Sul de Camarões é habitada por falantes de Bantu e Semi-línguas Bantu. Grupos de língua Bantu habitam as zonas costeiras e equatorial, enquanto falantes de línguas bantu Semi-vivem nas grassfields ocidentais. Cerca de 5.000 Gyele e Baka povos pigmeus percorrem as florestas tropicais do sudeste e litoral ou vivem em pequenos assentamentos, à beira da estrada. Nigerianos, formam o maior grupo de estrangeiros.

A Tikar família na Província Noroeste

Em 2007, Camarões organizou uma população total de refugiados e requerentes de asilo de aproximadamente 97.400. Destes, 49.300 eram da República Centro-Africano (muitos conduzido a oeste pela guerra), 41.600 de Chad , e 2900 a partir de Nigéria . Seqüestros de cidadãos camaroneses por bandidos Central Africano têm aumentado desde 2005.

As línguas européias introduzidas durante o colonialismo criaram uma divisão linguística entre a população que vive nas regiões do Noroeste e Sudoeste eo restante de língua francesa do país. Inglês e francês são as línguas oficiais, embora francês é, de longe, a língua mais compreendida (80 +%). alemão , a língua dos colonizadores originais, desde há muito tem sido deslocado pelo Francês e Inglês. Camaronês Pidgin Inglês é a língua franca nos territórios anteriormente britânicos-administrado. Uma mistura de Inglês, Francês, e Pidgin chamado Camfranglais vem ganhando popularidade nos centros urbanos desde meados da década de 1970.

Religião

Religião nos Camarões
religião por cento
Cristandade
70%
Islão
21%
Indígena
6%
Outro
4%

Camarões tem um elevado nível de liberdade religiosa e diversidade. A fé predominante é o cristianismo , praticada por cerca de dois terços da população, enquanto que o Islã é uma fé minoritária significativa, a adesão de cerca de um quinto. Além disso, as religiões tradicionais são praticadas por muitos. Os muçulmanos são a maioria concentrada no norte, enquanto os cristãos estão concentrados principalmente nas regiões sul e oeste, mas os praticantes de ambas as fés podem ser encontrados em todo o país. As grandes cidades têm populações significativas de ambos os grupos. Não é a migração interna significativa. Atualmente não há partidos políticos religiosos ativos.

Pessoas das províncias do Norte-Oeste e Sul-Oeste são em grande parte protestante, e as regiões de língua francesa das regiões sul e oeste são majoritariamente católica. Grupos étnicos do sul predominantemente cristão ou siga tradicional Africano crenças animistas, ou uma syncretic combinação dos dois. Pessoas amplamente acreditam em bruxaria, eo governo proíbe tais práticas. Bruxas suspeitos são frequentemente sujeitos a violência da multidão.

Nas regiões do norte, do grupo étnico Fulani localmente dominante é de maioria muçulmana, mas a população em geral é bastante divididos igualmente entre muçulmanos, cristãos e seguidores de crenças religiosas indígenas (chamados Kirdi ("pagão") pela Fulani). O Grupo étnico Barnum da Região Oeste é de maioria muçulmana. Religiões tradicionais nativas são praticadas em zonas rurais em todo o país, mas raramente são praticados publicamente nas cidades, em parte porque muitos grupos religiosos indígenas são intrinsecamente local em caráter.

Cultura

Baka dançarinos cumprimentar os visitantes da Região Leste.
Feriados
Data Nome Inglês
01 de janeiro Dia de Ano Novo
11 de fevereiro Dia Nacional da Juventude
01 de maio Dia do Trabalhador
20 de maio Dia Nacional
15 de agosto Suposição
01 de outubro Dia da Unificação
25 de dezembro Natal

Cada um dos grupos étnicos dos Camarões tem suas próprias formas culturais únicas. Celebrações típicas incluem nascimentos, mortes, plantações, colheitas, e rituais religiosos. Sete feriados nacionais são observados ao longo do ano, e feriados móveis incluem os dias sagrados cristãos da Sexta-Feira Santa, Domingo de Páscoa, Páscoa segunda-feira, e Ascensão; e os dias sagrados muçulmanos de Eid-ul-Fitr, Eid-ul-Adha e Eid Miladun Nabi.

Música e dança são uma parte integrante de cerimónias camaronesas, festivais, recolhimentos sociais e narração de histórias. As danças tradicionais são altamente coreografada e homens e mulheres separados ou proibir a participação por um sexo completamente. Os objetivos das danças variam de puro entretenimento à devoção religiosa. Tradicionalmente, a música é transmitida por via oral. Em um desempenho típico, um coro de cantores ecoa um solista.

Acompanhamento musical pode ser tão simples como bater palmas e pés batendo, mas os instrumentos tradicionais incluem sinos usados ​​pelos dançarinos, matracas, tambores e tambores falantes, flautas, chifres, chocalhos, raspadores, instrumentos amarrados, assobios, e xilofones; a combinação exata varia com grupo étnico e região. Alguns artistas cantam canções completas sós, acompanhado de um instrumento harplike.

Estilos de música popular incluem o bey ambasse da costa, assiko do Bassa, mangambeu do Bangangte, e tsamassi do Bamileke. música nigeriana influenciou executores camaroneses de fala inglesa, e do príncipe Nico Mbarga highlife hit " Doce Mãe "é o mais vendido Africano recorde na história. Os dois estilos mais populares são makossa e bikutsi. Makossa desenvolvido em Douala e mistura a música folk, highlife, alma e música Congo . Artistas como Manu Dibango, Francis Bebey, Moni Bilé, e Petit Pays-popularizou o estilo em todo o mundo na década de 1970 e 1980. Bikutsi originou como a música da guerra entre o Ewondo. Artistas como Anne-Marie Nzié desenvolvido em uma música de dança popular, começando na década de 1940, e artistas como Mama Ohandja e Les Têtes Brulées popularizou internacionalmente durante os anos 1960, 1970, e 1980.

Uma mulher tece uma cesta perto do lago Ossa, Littoral Region. Camaroneses praticam tais artesanato em todo o país.

Cuisine varia conforme a região, mas um, um-curso, refeição grande noite é comum em todo o país. Um prato típico é baseado em inhame, milho, mandioca (mandioca), milho, banana, batata, arroz ou batata doce, muitas vezes bateu em massa-como fufu ( cuscuz ). Este é servido com um molho, sopa, ou guisado feito dos verdes, amendoim, óleo de palma, ou outros ingredientes. Carnes e peixes são adições populares mas caras. Os pratos são muitas vezes bastante quente, temperada com sal, pimenta vermelha, e Maggi. Água, vinho de palma, e milheto cerveja são as bebidas horário das refeições tradicionais, embora cerveja, refrigerante, vinho e ganharam popularidade. Pratas é comum, mas a comida é tradicionalmente manipulado com a mão direita. O pequeno-almoço consiste em sobras de pão e frutas com café ou chá, geralmente de pequeno-almoço é feito de farinha de trigo vários alimentos diferentes, como sopro-sopro (rosquinhas), banana accra feita a partir de bananas e farinha, bolos de feijão e muitos mais. Snacks são populares, especialmente nas cidades maiores, onde eles podem ser comprados de vendedores de rua.

Artes e ofícios tradicionais são praticadas em todo o país para fins comerciais, decorativas, e religiosas. Esculturas em madeira e esculturas são especialmente comuns. A argila das montanhas ocidentais de alta qualidade é adequado para olaria e cerâmica. Outros ofícios incluem cestaria, beadworking, latão e bronze de trabalho, escultura e pintura calabash, bordado, e trabalho do couro. Os estilos tradicionais de habitação fazem uso de materiais localmente disponíveis e variam de abrigos de madeira e folha temporárias de nômade Mbororo aos retangulares casas de barro e palha dos povos do sul. Habitações feitas de materiais como cimento e estanho são cada vez mais comuns.

A arte contemporânea é promovida principalmente por organizações culturais independentes ( Doual'Art, Africréa) e iniciativas de gerência artista ( Art Wash, Atelier Viking, ArtBakery). Douala e Yaoundé são as principais cidades onde as instituições e os projetos estão localizados. Douala hospeda o Duta arte bienal (2005 e 2007) e da arte e da arquitetura trienal SUD-Salon Urbain de Douala com intervenções urbanas permanentes e efêmeros site-specific; em Yaoundé está localizado Ravy-Rencontres d'arts visuels de Yaoundé.

Camarões enfrentaa Alemanha noZentralstadion, em Leipzig, em 27 de Abril de 2003.

Literatura e camaronês filme têm se concentrado em ambos os temas europeus e africanos. Escritores da era colonial, como Louis-Marie Pouka e Sankie Maimo foram educados por sociedades missionárias européias e defendeu assimilação na cultura européia como os meios trazer República dos Camarões para o mundo moderno. Após a Segunda Guerra Mundial, escritores como Mongo Beti e Ferdinand Oyono analisado e criticado o colonialismo e rejeitaram a assimilação.

Pouco depois da independência, cineastas como Jean-Paul Ngassa e Thérèse Sita-Bella exploraram temas similares. Na década de 1960, Mongo Beti e outros escritores exploraram o pós-colonialismo, problemas de desenvolvimento Africano, ea recuperação da identidade Africano. Enquanto isso, em meados dos anos 1970, cineastas como Jean-Pierre Dikongue Pipa e Daniel Kamwa lidou com os conflitos entre a sociedade tradicional e pós-colonial. Literatura e filmes durante as próximas duas décadas concentraram mais em temas completamente camaroneses.

Política nacional defende fortemente esporte em todas as formas. Esportes tradicionais incluem corridas de canoa e wrestling, e várias centenas de corredores participar do 40 km (25 mi) Mount Cameroon Corrida da Esperança a cada ano. Camarões é um dos poucos países tropicais ter competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno . No entanto, desporto em Camarões é dominado pela associação de futebol (soccer). Clubes de futebol amador abundam, organizada em linhas étnicas ou sob patrocinadores corporativos. O Seleção Camaronesa de Futebol tem sido uma das mais bem sucedidas na África desde a sua forte presença na Copa do Mundo FIFA de 1990. República dos Camarões ganhou quatro títulos Campeonato Africano das Nações ea medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2000 . Samuel Eto'o e da equipa nacional dos Camarões não fazê-lo fora da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2010.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cameroon&oldid=543046238 "