Conteúdo verificado

Chelsea FC

Assuntos Relacionados: As equipes de esportes

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. SOS Criança patrocínio é legal!

Chelsea
Chelsea FC.svg
Nome completo Chelsea Football Club
Apelido (s) Os Azuis
Fundado 10 de março de 1905
Chão Stamford Bridge,
Fulham, Londres
(Capacidade: 41.837)
Proprietário Roman Abramovich
Presidente Bruce Buck
Gerente Rafael Benítez
Liga Premier League
2011-12 Premier League, 6
Site Home page Clube
Casa cores
Longe cores
Terceiro cores

Época actual

Chelsea Football Club (pron .: / ɛ l s Eu /) É um Inglês de futebol do clube com base em Fulham, Londres. Fundada em 1905, eles jogam na Premier League e passaram a maior parte de sua história na camada superior do futebol Inglês. A sua casa é a 41.837 lugares Stamford estádio Bridge, onde têm jogado desde a sua criação.

Chelsea teve seu primeiro grande sucesso em 1955, quando eles ganharam o campeonato, e ganhou diversas competições do copo durante os anos 1960, 1970, 1990 e 2000. No geral, o Chelsea venceu quatro títulos da liga, sete Taças de Inglaterra , quatro Taças da Liga e quatro FA Community Shields. O clube também tem sido bem sucedida em competições continentais, vencendo dois Taças Taça dos Vencedores de, um UEFA Super Cup e uma UEFA Champions League título. Em 2009-10, o clube ganhou seu primeiro " Double "e em 2012 tornou-se o primeiro clube de Londres a vencer a UEFA Champions League.

Regulares do Chelsea cores do kit são camisas dos azuis marinhos e shorts com meias brancas. Crista do clube foi mudada diversas vezes nas tentativas de re-marca do clube e modernizar a sua imagem. A crista atual, caracterizando um leão cerimonial regardant desenfreado segurando um bastão, é uma modificação introduzida no início dos anos 1950. O clube sustentou o quinto maior média de público de todos os tempos em Inglês de futebol. Sua porta home média para o 2011-12 temporada foi 41.478, o sexto mais alto da Premier League . Em abril de 2012 foi classificado por Forbes Magazine como o sétimo clube de futebol mais valiosa do mundo, a £ 473.000.000 (761.000.000 $). Desde 2003, o Chelsea ter sido propriedade do bilionário russo Roman Abramovich.

História

O primeira equipe Chelsea em setembro 1905

Em 1904 Mears GUS adquiriram o Stamford Bridge estádio de atletismo com o objetivo de transformá-lo em um campo de futebol. Uma oferta para alugá-lo para a vizinha Fulham foi recusado, por isso optou por Mears encontrou o seu próprio clube de utilizar o estádio. Como já havia uma equipe nomeada Fulham no bairro, o nome do bairro adjacente de Chelsea foi escolhido para o novo clube, tendo nomes também considerados como Kensington FC, Stamford Bridge FC e FC Londres. Chelsea foram fundadas em 10 de Março de 1905, O pub Rising Sun (agora Gancho do carniceiro), em frente à entrada principal atual para o chão em Fulham Road, e foram eleitos para a Liga de Futebol pouco depois.

O clube ganhou a promoção para a primeira divisão em sua segunda temporada, e yo-yoed entre a primeira e segunda divisões em seus primeiros anos. Eles chegaram ao 1915 Final da FA Cup, onde perdeu para Sheffield United em Old Trafford, e terminou em 3º lugar na Primeira Divisão em 1920, a melhor campanha da liga do clube a esse ponto. Chelsea atraiu grandes multidões e tinha uma reputação para a assinatura de grandes nomes jogadores, mas o sucesso continuou a iludir o clube nos anos entre-guerras. O ex- Arsenal e Inglaterra centroavante Ted Drake tornou-se gerente em 1952 e começou a modernizar o clube. Ele tirou o clube de Crista pensionista Chelsea, melhorou a juventude set-up e treinamento de regime, reconstruiu a lado com contratações astutas das divisões mais baixas e ligas amadoras, e levou o Chelsea a seu primeiro grande sucesso troféu - o campeonato League - em 1954-55. Na temporada seguinte viu UEFA criar os Taça dos Campeões Europeus , mas depois de acusações de A Liga ea Futebol FA Chelsea foram persuadidos a se retirar da competição antes de começar. Chelsea não conseguiu construir sobre este sucesso, e passou o resto da década de 1950 no meio da tabela. Drake foi demitido em 1961 e substituído pelo jogador-treinador Tommy Docherty.

Gráfico que mostra o progresso da liga do Chelsea termina from 1905-1906 temporada para 2007-08 temporada

Docherty construiu uma nova equipe em torno do grupo de jovens talentos emergentes da juventude set-up do clube e Chelsea desafiado para honras em toda a década de 1960, suportando vários quase-acidentes. Eles estavam em curso para um triplo de League, FA Cup e Taça da Liga de entrar nos estágios finais da temporada 1964-65, vencendo a Taça da Liga, mas vacilante na noite de nos outros dois. Em três temporadas ao lado foram espancados em três grandes meias-finais e foram FA Cup vice-campeão. Sob o sucessor de Docherty, Dave Sexton, o Chelsea venceu o FA Cup em 1970, batendo Leeds United por 2-1 em um replay final. Chelsea conquistou sua primeira honra Europeia, um Triunfo Taça dos Vencedores das Taças, no ano seguinte, com outro repetido vitória, desta vez sobre Real Madrid em Atenas.

O final dos anos 1970 até a década de 1980 foi um período turbulento para o Chelsea. Uma reconstrução ambicioso de Stamford Bridge ameaçado a estabilidade financeira do clube, jogadores estrelas foram vendidos eo time foi rebaixado. Outros problemas foram causadas por uma notória elemento hooligan entre o apoio, que foi a assolar o clube ao longo da década. Em 1982, foram Chelsea, no nadir de suas fortunas, adquiridas por Ken Bates para a soma nominal de £ 1, embora até agora o Stamford Bridge freehold haviam sido vendidas para os promotores imobiliários, ou seja, o clube enfrentou perder a sua casa. Em campo, a equipe tinha se saído um pouco melhor, chegando perto de rebaixamento para a Terceiro Divisão pela primeira vez, mas em 1983 gestor John Neal montar uma nova equipe impressionante para esforço mínimo. Chelsea ganhou o Segundo título da Divisão em 1983-84 e estabeleceram-se na primeira divisão, antes de ser relegado novamente em 1988. O clube recuperou imediatamente ao vencer o campeonato da Segunda Divisão em 1988-89.

Jogadores do Chelsea comemorar seu primeiro Título da UEFA Champions League

Depois de uma batalha legal de longa duração, Bates reencontrou o estádio do propriedade com o clube em 1992, fazendo um acordo com os bancos dos promotores imobiliários, que foram à falência por um crash do mercado. Formulário do Chelsea na Premier League novo não era convincente, embora fez chegar ao 1994 Final da FA Cup. Não foi até a nomeação de Ruud Gullit como jogador-treinador em 1996, que mudou as suas fortunas. Ele acrescentou vários jogadores internacionais de topo para o lado, como o clube ganhou a FA Cup em 1997 e se estabeleceram como um dos melhores lados da Inglaterra novamente. Gullit foi substituída pela Gianluca Vialli, que liderou a equipe à vitória no League Cup Final eo Final da Taça dos Vencedores das Taças em 1998, o FA Cup em 2000 e sua primeira aparição na UEFA Champions League . Vialli foi demitido em favor de Claudio Ranieri, que orientou o Chelsea ao 2002 Final da FA Cup e Liga dos Campeões qualificação em 2002-03.

Em junho de 2003, Bates vendeu o Chelsea a bilionário russo Roman Abramovich por R $ 140 milhões. Mais de £ 100.000.000 foram gastos em novos jogadores, mas Ranieri foi incapaz de entregar todos os troféus, e foi substituído por José Mourinho. Sob Mourinho, o Chelsea se tornou o quinto time Inglês para vencer back-to-back campeonatos desde a Segunda Guerra Mundial ( 2004-05 e 2005-06), além de ganhar uma Taça de Inglaterra ( 2007) e duas Copas da Liga ( 2005 e 2007). Em setembro de 2007, Mourinho foi substituído por Avram Grant, que conduziu o clube ao seu primeira final da UEFA Champions League, que eles perderam em penalidades para o Manchester United .

Chelsea 2012 Club World Cup Final XI começando

Em 2009, o técnico interino Guus Hiddink Chelsea guiada para outro Sucesso FA Cup, e em 2009-10, o seu sucessor Carlo Ancelotti levou a sua primeira liga e FA Cup " Double ", tornando-se o primeiro clube Inglês top-vôo para marcar 100 golos no campeonato em uma temporada desde 1963. Em junho de 2011, Ancelotti foi demitido e substituído por André Villas-Boas, que por sua vez foi demitido em março de 2012. De acordo com técnico interino Roberto Di Matteo, o Chelsea venceu o seu sétimo FA Cup, e seu primeiro Título da UEFA Champions League, batendo Bayern de Munique 4-3 nas grandes penalidades, o primeiro clube de Londres a ganhar o troféu. Di Matteo foi feita gerente permanente, mas foi demitido em novembro de 2012 e substituídos por Rafael Benítez. Em 2013, o Federação Internacional de Futebol História e Estatística (IFFHS) classificou Chelsea o melhor clube do mundo, substituindo Barcelona no topo do ranking mundial.

Estádio

Stamford Bridge
A Ponte
Stamford Bridge - West Stand.jpg
Localização Fulham Road,
Fulham
Londres,
Inglaterra,
SW6 1HS
Inaugurado 28 de abril de 1877
Renovado 1904-1905, 1990
Proprietário Chelsea Afastamento Proprietários plc
Operador Chelsea FC
Arquiteto Archibald Leitch (1887)
Capacidade 41.837 assentos
Dimensões do campo 103 x 67 metros (112,6 x 73,3 jardas)
Os inquilinos
Londres Clube de Atletismo (1877-1904)
Chelsea FC (1905-presente)

O Chelsea só tive uma terra de casa, Stamford Bridge, onde têm jogado desde a fundação. Foi inaugurado oficialmente em 28 de abril de 1877 e os primeiros 28 anos de sua existência era usado quase que exclusivamente pelo Clube de Atletismo de Londres como uma arena para reuniões de atletismo e não a todos para o futebol. Em 1904, o terreno foi adquirido pelo empresário Gus Mears e seu irmão José, que também tinha comprado terras vizinhas (anteriormente um grande jardim mercado) com o objetivo de futebol encenando jogos no site agora 12,5 acres (51.000 m²). Stamford Bridge foi projetado para a família Mears pelo arquiteto observou futebol Archibald Leitch, que também havia projetado Ibrox, Celtic Park e Hampden Park. A maioria dos clubes de futebol foram fundadas em primeiro lugar, e, em seguida, procurou motivos em que para jogar, mas o Chelsea foi fundada em Stamford Bridge.

Começando com um projeto de tigela aberta e um terraço coberto, Stamford Bridge tinha uma capacidade inicial de cerca de 100.000. Início dos anos 1930 viu a construção de um terraço na parte sul da terra com um telhado que cobria cerca de um quinto do suporte. Ele eventualmente se tornou conhecido como o "Galpão End", o lar dos mais leais e vocais do Chelsea, particularmente durante os anos 1960, 70 e 80. As origens exatas do nome não são claras, mas o fato de que o telhado parecia um telhado de galpão de ferro corrugado desempenhou um papel.

No início de 1970 os proprietários do clube anunciou uma modernização do Stamford Bridge com planos para um estádio de state-of-the-art 50.000 todo-seater. O trabalho começou no East Stand, em 1972, mas o projeto foi cheia de problemas e nunca foi concluída; o custo levou o clube à beira da falência, culminando na freehold sendo vendido a promotores imobiliários. Após uma longa batalha legal, não foi até meados dos anos 1990 que o futuro do Chelsea no estádio foi garantido e trabalhos de renovação retomada. A norte, oeste e partes do sul do solo foram convertidos em estandes todos os lugares e aproximou-se do campo, um processo concluído até 2001.

Quando Stamford Bridge foi reconstruído no Ken Bates era muitas características adicionais foram adicionados ao complexo, incluindo dois hotéis, apartamentos, bares, restaurantes, o Chelsea Megastore, e uma atração de visitantes interativo chamado Chelsea World of Sport. A intenção era que essas instalações iria proporcionar receitas adicionais para apoiar o lado do futebol do negócio, mas eles foram menos bem sucedidos do que se esperava e antes da aquisição Abramovich em 2003, a dívida contraída para financiá-los foi uma grande carga sobre o clube. Logo após a aquisição foi tomada a decisão de largar o "Chelsea Village" marca e se focar no Chelsea como um clube de futebol. No entanto, o estádio é às vezes ainda referido como parte de "Chelsea Village" ou "The Village".

Chelsea vs. West Bromwich Albion em Stamford Bridge em 23 de setembro de 1905; Chelsea venceu por 1-0.

A ponte de Stamford Freehold, o passo, as catracas e Chelsea de naming rights são agora propriedade da Chelsea Afastamento Proprietários, uma organização sem fins lucrativos, em que os fãs são os acionistas. O CPO foi criado para garantir o estádio poderia nunca mais ser vendido para os desenvolvedores. Como condição para usar o nome Chelsea FC, o clube tem de desempenhar o seu primeiro time jogos em Stamford Bridge, o que significa que se o clube se move para um novo estádio, eles podem ter que mudar seu nome. Chelsea de campo de treinamento está localizado em Cobham, Surrey. Chelsea mudou-se para Cobham em 2004. Seu campo de treinamento anterior em Harlington foi tomado por QPR em 2005. As novas instalações de treinamento em Cobham foram concluídas em 2007.

Stamford Bridge foi usado para uma variedade de outros eventos esportivos desde 1905. Foi sede do Final da FA Cup 1920-1922, ocupou dez FA Cup semi-finais (mais recentemente em 1978), dez FA Caridade jogos (o último em 1970), e três internacionais Inglaterra partidas, o último em 1932; ele também foi o palco para uma não-oficial Internacional Vitória em 1946.

Vista a partir da Stand oeste de Stamford Bridge durante um jogo da Liga dos Campeões de 2008

Em outubro de 1905 organizou uma união de rúgbi jogo entre o All Blacks e Middlesex, e em 1914 organizou uma partida de beisebol entre o turismo New York Giants eo Chicago White Sox. Ele foi o local para um luta de boxe entre o mundo flyweight campeão Jimmy Wilde e Joe Conn em 1918. A pista de corrida foi usado para sujeira pista de corridas entre 1928 e 1932, corridas de galgos 1933-1968, e Corridas de carros Midget em 1948. Em 1980, Stamford Bridge sediou a primeira internacional iluminado cricket match no Reino Unido, entre Essex e as Índias Ocidentais . Ele também foi o estádio do London Monarchs futebol americano da equipe para a Temporada de 1997.

A atual apropriação clube afirmaram que um estádio maior é necessária para o Chelsea para se manter competitivo com clubes rivais que têm estádios significativamente maiores, como Arsenal e Manchester United. Devido à sua localização ao lado de um principais linhas rodoviárias e ferroviárias dois, os fãs só pode entrar no terreno através da Fulham Road sai, o que coloca restrições na expansão devido à normas de saúde e segurança. O clube tem consistentemente afirmado o seu desejo de manter Chelsea em sua casa atual, mas o Chelsea ter sido, no entanto, ligado a uma transferência para vários locais nas proximidades, incluindo a Earls Court Exhibition Centre, Station eo Battersea Poder Chelsea Barracks. Em 3 de outubro de 2011, o Chelsea fez uma proposta aos acionistas CPO para comprar de volta o valor simbólico para a terra em que Stamford Bridge senta-se, afirmando que "a compra pelo valor simbólico de volta remove um obstáculo potencial deve tornar-se um local adequado disponível no futuro". A proposta foi rejeitada pelos acionistas CPO. Em maio de 2012, o clube fez uma oferta formal de compra Battersea Power Station, com vista a desenvolver o local em um estádio de 60.000 lugares, mas perdeu para um consórcio malaio.

Crista e cores

Crista

Desde a fundação do clube, o Chelsea teve quatro cristas principais, embora todos foram submetidos a pequenas variações. Em 1905, Chelsea adoptada como sua primeira crista a imagem de um Chelsea pensionista, o que contribuiu para o apelido de "pensionista", e permaneceu para o próximo meio século, embora nunca apareceu nas camisas. Como parte de Modernização do clube a partir de 1952 de Ted Drake em diante, ele insistiu que o emblema pensionista ser removido do programa de dia de jogo, a fim de mudar a imagem do clube e que uma nova crista ser adotada. Como um tapa-buracos, um emblema temporário que compreende simplesmente o CFC iniciais foi adotado por um ano. Em 1953, crista do Chelsea foi alterado para um leão azul ereta que olha para trás e segurando um equipe, que foi de suportar para as próximas três décadas. Esta crista foi baseado em elementos na brasão do Metropolitan Borough of Chelsea com o "leão regardant galopante" tomado dos braços do então presidente do clube, Visconde Chelsea eo pessoal dos abades de Westminster , ex-Lords of the Manor do Chelsea. Ele também incluiu três rosas vermelhas, para representar a Inglaterra, e duas bolas de futebol. Este foi o primeiro emblema do clube a aparecer em camisas, uma vez que a política de colocar o escudo nas camisas só ter sido adoptado no início de 1960.

Em 1986, com Ken Bates agora proprietário do clube, crista do Chelsea foi mudado novamente como parte de uma tentativa de modernizar e capitalizar novas oportunidades de marketing. O novo emblema contou com um leão não heráldico mais naturalista, em branco e não azul, de pé sobre as iniciais CFC. Durou para os próximos 19 anos, com algumas modificações, como o uso de diferentes cores, incluindo vermelho 1987-1995, e amarelo de 1995 até 1999, antes devolveu o branco. Com a nova propriedade de Roman Abramovich, e centenário do clube se aproximando, combinada com demandas de fãs para o emblema 1950 populares para ser restaurado, foi decidido que a crista deve ser mudado novamente em 2005. O novo crista foi oficialmente adotado para o início da 2005-06 temporada e marcou um retorno à concepção mais antiga, usada 1953-86, caracterizando um leão heráldico azul segurando um bastão. Para a temporada de centenário este foi acompanhado pela expressão «100 ANOS" e "CENTENÁRIO 2005-2006 'na parte superior e inferior da crista respectivamente.

Colours

Casa cores primeiros do Chelsea, usado desde 1905 até c.1912.

Chelsea sempre usaram camisas azuis, embora originalmente usado o mais pálido Eton azul, que foi tomada a partir das cores de competência do então presidente do clube, Earl Cadogan, e foi vestido com calção branco e meias azuis-escuras ou pretas. A luz de camisas azuis foram substituídos por uma versão azul real em torno de 1912. Na década de 1960 O técnico do Chelsea Tommy Docherty mudou o kit de novo, a mudança para shorts azuis (que permaneceram desde então) e meias brancas, acreditando que fez as cores do clube mais moderno e distintivo, uma vez que nenhum outro lado major usado essa combinação; este kit foi usado pela primeira vez durante a temporada 1964-1965. Desde então Chelsea sempre usaram meias brancas com o seu kit de casa para além de um curto período 1985-1992, quando foram reintroduzidos meias azuis.

Cores tradicionais de distância do Chelsea são todos amarelo ou todo branco com guarnição azul, mas, como acontece com a maioria das equipes, eles tiveram algumas mais incomuns. A primeira tira afastado consistiu em listras preto e branco e por um jogo na década de 1960 a equipe usava listras azuis e pretas, inspirado por Kit da Inter de Milão, novamente a mando de Docherty. Outros kits de distância memoráveis incluem uma faixa verde menta na década de 1980, um vermelho e branco verificado um no início dos anos 90 e um grafite e tangerina edição, em meados dos anos 1990.

Apoio

Torcedores do Chelsea em uma partida contra o Tottenham Hotspur , em 11 de março de 2006

Chelsea tem o quinto maior média de público de todos os tempos em Inglês de futebol e regularmente atrair mais de 40.000 fãs para Stamford Bridge; eles eram o sexto melhor apoiado Premier League equipe na temporada 2011-12, com um portão média de 41.478. Base de fãs tradicional do Chelsea vem de todo o Greater London área, incluindo partes da classe trabalhadora, tais como Hammersmith e Battersea, áreas mais ricas, como Chelsea e Kensington, e a partir da condados home. Há também inúmeros apoiadores oficiais clubes no Reino Unido e em todo o mundo. Em 2012 foram Chelsea ficou em quarto lugar mundial em vendas anuais kit réplica, com 910.000. Em partidas, torcedores do Chelsea cantar cânticos como " Despreocupado "(para a melodia de Lord of the Dance, cujas letras foram provavelmente escrito por Mick torcedor Greenaway), "Dez homens foram segar", "We All Siga o Chelsea" (para a melodia de Terra de Esperança e Glória ), "Zigga Zagga", ea comemorativo "aipo", com este último muitas vezes resultando em fãs ritualmente jogando aipo. O vegetal foi proibido dentro Stamford Bridge após um incidente envolvendo Arsenal meio-campista Cesc Fàbregas na 2007 League Cup Final.

Mural em um pub Chelsea em Tashkent

Durante os anos 1970 e 1980, em particular, adeptos do Chelsea foram associados com vandalismo no futebol. O clube do " firme futebol ", originalmente conhecido como o Chelsea Galpão Meninos e, posteriormente, como o Chelsea Headhunters, foram nacionalmente famoso por atos de violência envolvendo torcedores de outras equipes, como Estados do West Ham Inter City Firm e Millwall do Bushwackers, antes, durante e após os jogos. O aumento dos incidentes de hooligans na década de 1980 levou o presidente Ken Bates propor erigir uma cerca elétrica para impedi-los de invadir o terreno de jogo, uma proposta que o Conselho da Grande Londres rejeitada. Desde a década de 1990 tem havido um declínio acentuado em apuros multidão nos jogos, como resultado de policiamento mais rigoroso, CCTV em terrenos eo advento da estádios de todos os lugares. Em 2007, o clube lançou o 'Voltar para o Shed' campanha para melhorar a atmosfera em jogos em casa, com notável sucesso. Conforme Estatísticas do Ministério do Interior, 126 torcedores do Chelsea foram presos por delitos relacionados com o futebol durante o 2009-10 temporada, a terceira maior na divisão, e 27 ordens de proibição foram emitidas, a quinta maior na divisão.

Rivalidades

Chelsea não tem uma rivalidade tradicional na escala do Merseyside derby ou o North London Derby porque a sua Derbies oeste de Londres com Fulham ou Queens Park Rangers não têm sido tão proeminente ao longo dos anos uma vez que os clubes têm sido muitas vezes em diferentes divisões. Uma pesquisa feita em 2004 por Planetfootball.com descobriu que torcedores do Chelsea considerar suas principais rivalidades para estar com (em ordem): Arsenal, Tottenham Hotspur e Manchester United . Sua rivalidade com o Tottenham Hotspur é dito ter desenvolvido seguindo o 1967 Final da FA Cup, a primeira final da Taça realizada entre dois clubes de Londres. Além disso, uma forte rivalidade com Leeds United remonta a várias partidas aquecidos e controversos nas décadas de 1960 e 1970, em particular o 1970 Final da FA Cup. Mais recentemente, uma rivalidade com o Liverpool tem crescido seguinte repetidos confrontos em competições de taça.

Registros

Frank Lampard fez o maior número de partidas e marcou mais golos para o Chelsea no século 21.

Maior aparência-maker do Chelsea é ex-capitão Ron Harris, que jogou em 795 jogos de primeira classe para o clube entre 1961 e 1980. Este registro é pouco provável de ser quebrado em um futuro próximo; Atual maior aparência-maker do Chelsea Frank Lampard é com 590. O recorde para um goleiro Chelsea é realizada pela Harris do contemporâneo, Peter Bonetti, que fez 729 aparições (1959-1979). Com 93 tampas (91, enquanto no clube), Frank Lampard da Inglaterra é o jogador que mais atuou internacional do Chelsea. Bobby Tambling é Chelsea de todos os tempos artilheiro, com 202 gols em 370 jogos (1959-1970). Oito outros jogadores também ter marcado mais de 100 gols pelo Chelsea: George Hilsdon (1906-1912), George Mills (1929-1939), Roy Bentley (1948-1956), Jimmy Greaves (1957-1961), Peter Osgood (1964-1974 e 1978-1979), Kerry Dixon (1983-1992), Frank Lampard (2001-) e Didier Drogba (2004-12). Greaves detém o recorde de mais gols marcados em uma temporada (43 em 1960-61). Lampard é o artilheiro atualmente no clube com 199.

Maior placar da vitória do Chelsea em uma partida competitiva é 13-0, alcançado contra Jeunesse Hautcharage no Taça das Taças em 1971. maior vitória de alto vôo do clube foi uma vitória por 8-0 contra Wigan Athletic em 2010. maior perda do Chelsea foi um reverso 8-1 contra Wolverhampton Wanderers em 1953. Oficialmente, maior comparecimento casa do Chelsea é 82.905 para um Primeiro jogo Division contra o Arsenal em 12 de outubro de 1935. No entanto, uma multidão estimada em mais de 100.000 assistiram a uma amistoso contra Soviética equipe Dynamo Moscow em 13 de novembro de 1945. A modernização do Stamford Bridge durante a década de 1990 ea introdução de todo-seater estandes significa que nem recorde será quebrado para o futuro previsível. A capacidade jurídica atual de Stamford Bridge é 41.837.

Chelsea detêm o recorde Inglês para o maior já aponta para um total de temporada da liga (95), o menor número de gols sofridos durante uma temporada da liga (15), o maior número de vitórias da Premier League em uma temporada (29), o maior número de limpo folhas globais em uma temporada da Premier League (25) (todos definidos durante a 2004-05 temporada), e os lençóis limpos mais consecutivos a partir do início de uma temporada da liga (6, definidos durante a 2005-06 temporada). O clube de 21-0 vitória agregada sobre Jeunesse Hautcharage no Taça dos Clubes Vencedores de Taças, em 1971, continua a ser um recorde nas competições europeias. Chelsea detêm o recorde para o maior sequência de jogos sem perder em casa na primeira divisão Inglês, que durou 86 partidas de 20 de março de 2004 a 26 de outubro de 2008. Eles garantiu o recorde em 12 de Agosto de 2007, batendo o recorde anterior de 63 partidas invictas fixado pelo Liverpool, entre 1978 e 1980. raia do Chelsea de onze vitórias consecutivas no campeonato de distância, o grupo entre 05 de abril de 2008 e 6 de Dezembro de 2008, é também um recorde para a primeira divisão Inglês. Sua compra de 50 milhões de libras Fernando Torres em janeiro de 2011 é uma Taxa de transferência recorde britânico.

Chelsea, junto com o Arsenal, foi o primeiro clube a jogar com números das camisolas, em 25 de agosto de 1928, em sua partida contra Swansea Town. Eles foram os primeiros lado Inglês para viajar de avião para uma partida fora de casa doméstica, quando visitaram Newcastle United em 19 de Abril de 1957, eo primeiro lado Primeira Divisão de jogar uma partida em um domingo, quando enfrentaram Stoke City em 27 de Janeiro de 1974. Em 26 de dezembro de 1999, o Chelsea se tornou o primeiro lado britânico a campo uma inteiramente estrangeira começando lineup (sem jogadores britânicos ou irlandeses) em uma partida da Premier League contra Southampton. Em 19 de maio de 2007, eles se tornaram o primeiro time a vencer a Copa da Inglaterra no novo estádio de Wembley , tendo sido também o último a vencer no antigo Wembley. No final da temporada 2007-08, o Chelsea se tornou o clube mais bem classificado sob Sistema de coeficiente de cinco anos da UEFA, o primeiro clube Inglês a fazê-lo no século 21. No último dia da temporada 2009-10, o Chelsea se tornou a primeira equipe na história da Premier League para marcar, pelo menos, 100 gols em uma única temporada. Em 2012, o Chelsea se tornou o primeiro clube com sede em Londres para ganhar a UEFA Champions League , depois de vencer o Bayern de Munique na final.

Propriedade e finanças

Chelsea proprietário Roman Abramovich

Chelsea Football Club foi fundado por Gus Mears em 1905. Após sua morte, em 1912, seus descendentes continuou a deter o clube até 1982, quando Ken Bates comprou o clube do sobrinho-neto Mears ' Brian Mears por £ 1. Bates comprou uma participação de controlo no clube e flutuou no Chelsea AIM bolsa em março de 1996. Em julho de 2003, Roman Abramovich comprou Bates 29,5% de participação no Chelsea Vila plc por £ 60 milhões e nas semanas seguintes compraram a maior parte dos restantes 12 mil acionistas em 35 pence por ação, completando uma aquisição £ 140.000.000. Outros acionistas no momento da aquisição incluiu a Matthew Harding imóveis (21%), BSkyB (9,9%) e vários fundos offshore anônimas. Depois de passar o limiar da quota de 90%, Abramovich levou o clube de volta para mãos privadas, fechamento-lo da AIM em 22 de agosto de 2003. Ele também assumiu a responsabilidade pela dívida do clube de £ 80 milhões, rapidamente pagando mais do mesmo.

Depois disso, Abramovich mudou o nome da propriedade para o Chelsea FC plc, cuja empresa-mãe final é Fordstam Limited, que é controlado por ele. Chelsea são adicionalmente financiado por Abramovich via de juros livre empréstimos em condições favoráveis canalizada através de sua holding Fordstam Limited. Os empréstimos situou-se em £ 709.000.000 em dezembro de 2009, quando foram todos convertidos para equidade por Abramovich, deixando a dívida do clube em si livre, embora a dívida permanece com Fordstam. Desde 2008 o clube não tem dívida externa. Em novembro de 2012, o Chelsea anunciou um lucro de £ 1.400.000 para o ano encerrado em 30 de junho de 2012, a primeira vez que o clube tem feito um lucro sob a posse de Abramovich.

Chelsea tem sido descrito como uma marca global; um relatório de 2012 pelo Brand Finance classificou Chelsea quinto e valorizado o valor da marca do clube em US $ 398 milhões - um aumento de 27% em relação ao ano anterior, também valorizando-o em US $ 10 milhões a mais que a sexta melhor marca, rival londrino Arsenal - e deu à marca uma força classificação de AA (muito forte). Em 2012, A revista Forbes classificou Chelsea sétimo em sua lista dos dez clubes mais valiosos de futebol do mundo, valorizando a marca do clube em £ 473.000.000 ($ 761,000,000). Chelsea está em sexto lugar na Deloitte Football Money League com uma receita comercial anual de £ 225.600.000.

O Sauber F1 Team, um parceiro oficial do clube, que indica a crista Chelsea FC

Kit do Chelsea foi fabricado pela Adidas desde 2006, que é contratada para fornecer kit do clube de 2006 a 2018. A parceria foi prorrogado em Outubro de 2010, em um negócio no valor de £ 160.000.000 ao longo de oito anos. Anteriormente, o kit foi produzido por Umbro (1968-1981), Le Coq Sportif (1981-1986), A coleção de Chelsea (1986-1987) e Umbro novamente (1987-2006). Primeiro patrocinador a camisa do Chelsea foi Gulf Air, acordado durante a temporada 1983-1984. O clube foram então patrocinado pela Grange Farms, Bai Lin Tea e Simod antes de um acordo de longo prazo foi assinado com Commodore International em 1989; Amiga, um ramo da Commodore, também apareceu nas camisas. Chelsea foram posteriormente patrocinado pela Coors cerveja (1995-1997), Autoglass (1997-2001) e Emirates Airline (2001-05). Atual patrocinador camisa do Chelsea é Samsung que assumiu o patrocínio de sua divisão móvel em 2007-08. Em 2012 Gazprom tornou-se oficial Parceiro Global de Energia do clube em um contrato de patrocínio de três anos. O clube também tem uma variedade de outros patrocinadores e parceiros, que incluem Delta Air Lines, Sauber, Audi, Singha, Thomas Cook Desporto, BNI, 188Bet, EA Sports, Coca Cola, Grand Royal, BNI, Digicel, Dolce & Gabbana, Lucozade Sport and Viagogo.

Chelsea Ladies

Chelsea também operar um equipe de futebol feminino, Chelsea Ladies. Foi filiado a equipe masculina desde 2004, e faz parte do programa de Desenvolvimento Comunitário do clube. Eles jogam seus jogos em casa Imperial Fields, a casa do Isthmian League clube Tooting & Mitcham United. O clube ganhou a Copa do Condado de Surrey, em 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, e foram promovidos para o Premier Division pela primeira vez em 2005 como Campeões Divisão Sul. No 2009-10 temporada, que terminou em 3º na Premier League, igualando seu mais elevado de sempre colocar, e em 2010 foi um dos oito membros fundadores da Super League FA Women. John Terry, o atual capitão da equipe masculina do Chelsea, é presidente do Chelsea LFC.

Cultura popular

Chelsea desfile pelas ruas de Fulham e Chelsea, depois de ganhar o seu campeonato ea taça, Mai 2010

Em 1930, o Chelsea destaque em um dos primeiros filmes de futebol, O Grande Jogo. Um tempo de centro Chelsea para a frente, Jack Cock, que até então estava jogando para Millwall, foi a estrela do filme e várias cenas foram filmadas em Stamford Bridge, incluindo o terreno de jogo, sala de reuniões, eo vestiários. Ele incluiu participações de jogadores, em seguida,-Chelsea Andrew Wilson, George Mills, e Sam Millington. Devido à notoriedade da Chelsea Headhunters, um firme futebol associado com o clube, o Chelsea também têm destaque em filmes sobre futebol vandalismo, incluindo a de 2004 The Football Factory. Chelsea também aparecem na Hindi filme Jhoom Barabar Jhoom. Em abril de 2011, montenegrino série de comédia Nijesmo mi od Juce fez um episódio em que Chelsea joga contra FK Sutjeska Nikšić para a qualificação da UEFA Champions League .

Até a década de 1950, o clube teve uma associação longa com o salões de dança, com seu insucesso muitas vezes fornecendo material para os comediantes tais como George Robey. Ele culminou com o lançamento do comediante Norman longo de um canção comic em 1933, ironicamente intitulado "No dia em que Chelsea Fui e venceu a Taça", cuja letra descrevem uma série de acontecimentos bizarros e improváveis no dia hipotética quando Chelsea finalmente ganhou um troféu. A canção " Azul é a cor "foi lançada como single na preparação para o 1972 League Cup Final, com todos os membros do primeiro canto equipa principal do Chelsea; alcançou o número cinco da UK Singles Chart. (A canção foi adotado mais tarde, como um hino, pelo Vancouver Whitecaps no Canadá, depois de ser alterado para "O branco é a cor".) Na preparação para afinal da FA Cup 1997, a canção "Blue Day", realizado porSuggs e membros do esquadrão Chelsea, alcançou o número 22 em as paradas do Reino Unido.Bryan Adams, um fã de Chelsea, dedicou a canção "nós estamos indo Win", do álbum 18 Til I Dieao clube.

Jogadoras

Time principal

A partir de 04 de janeiro de 2013.

Nota: Bandeiras indicam equipa nacional como foi definido em Regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem realizar mais de uma nacionalidade não-FIFA.

Não. Posição Jogador
1 República Tcheca GK Petr Čech ( terceiro capitão)
2 Sérvia DF Branislav Ivanović
3 Inglaterra DF Ashley Cole
4 Brasil DF David Luiz
6 Espanha MF Oriol Romeu
7 Brasil MF Ramires
8 Inglaterra MF Frank Lampard ( vice-capitão)
9 Espanha FW Fernando Torres
10 Espanha MF Juan Mata
11 Brasil MF Oscar
12 Nigéria MF Mikel
13 Nigéria FW Victor Moses
15 França MF Florent Malouda
Não. Posição Jogador
17 Bélgica MF Eden Hazard
19 Portugal DF Paulo Ferreira
21 Alemanha MF Marko Marin
22 Inglaterra GK Ross Turnbull
24 Inglaterra DF Gary Cahill
26 Inglaterra DF John Terry ( capitão)
28 Espanha DF César Azpilicueta
29 Senegal FW Demba Ba
30 Israel MF Yossi Benayoun
34 Inglaterra DF Ryan Bertrand
40 Portugal GK Henrique Hilário
57 Holanda DF Nathan Aké

Por empréstimo

Nota: Bandeiras indicam equipa nacional como foi definido em Regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem realizar mais de uma nacionalidade não-FIFA.

Não. Posição Jogador
5 Gana MF Michael Essien (emprestado ao Real Madrid até 30 de Junho de 2013)
14 Bélgica MF Kevin De Bruyne (emprestado ao Werder Bremen até 30 de Junho de 2013)
16 Bélgica GK Thibaut Courtois (emprestado ao Atlético Madrid até 30 de Junho de 2013)
18 Bélgica FW Romelu Lukaku (emprestado ao West Bromwich Albion até 30 de Junho de 2013)
20 Inglaterra MF Josh McEachran (emprestado ao Middlesbrough até 31 de Maio de 2013)
Não. Posição Jogador
27 Inglaterra DF Sam Hutchinson (emprestado ao Nottingham Forest até 31 de Maio de 2013)
31 França MF Gaël Kakuta (emprestado ao Vitesse até 31 de Maio de 2013)
35 Brasil FW Lucas Piazón (emprestado ao Málaga até 30 de Junho de 2013)
38 Holanda DF Patrick van Aanholt (emprestado ao Vitesse até 30 de Junho de 2013)
43 Holanda DF Jeffrey Bruma (emprestado ao Hamburgo até 30 de Junho de 2013)

Reservas e Academia

Reservas squad

Nota: Bandeiras indicam equipa nacional como foi definido em Regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem realizar mais de uma nacionalidade não-FIFA.

Não. Posição Jogador
46 Inglaterra GK Jamal Blackman
58 Gana DF Daniel Pappoe
- Croácia GK Matej Delac
- Inglaterra DF Aziz Deen-Conteh
- Inglaterra DF Archange Nkumu
Não. Posição Jogador
- Suécia MF Amin Affane
- Bélgica MF Lamisha Musonda
- Bélgica MF Tika Musonda
- Eslováquia FW Milan Lalkovič
Por empréstimo

Nota: Bandeiras indicam equipa nacional como foi definido em Regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem realizar mais de uma nacionalidade não-FIFA.

Não. Posição Jogador
47 Inglaterra MF Billy Clifford (emprestado ao Colchester United até 30 de Junho de 2013)
49 República Tcheca DF Tomáš Kalas (emprestado ao Vitesse até 30 de Junho de 2013)
56 Inglaterra MF George Saville (emprestado ao Millwall até 4 de Maio de 2013)
- Inglaterra GK Sam Walker (emprestado ao Colchester United até 27 de Abril de 2013)
- Inglaterra DF Nathaniel Chalobah (emprestado ao Watford até 30 de Junho de 2013)
- Nigéria DF Kenneth Omeruo (emprestado ao ADO Den Haag até 30 de Junho de 2013)
- Brasil DF Wallace (emprestado ao Fluminense até 30 de Junho de 2013)
Não. Posição Jogador
- Inglaterra DF Todd Kane (emprestado ao Blackburn Rovers até 16 de abril de 2013)
- México MF Ulises Dávila (emprestado ao Sabadell até 30 de Junho de 2013)
- Bélgica MF Thorgan Hazard (emprestado ao Zulte Waregem até 30 de Junho de 2013)
- Suécia MF Anjur Osmanović (emprestado ao Lärje-Angereds IF até 30 de Junho de 2013)
- Inglaterra FW Patrick Bamford (emprestado ao Milton Keynes Dons até 20 de Maio de 2013)
- Uruguai FW Jhon Pírez (emprestado ao CD Leganés até 30 de Junho de 2013)

Jogador do Ano

Frank Lampard foi nomeado Jogador do Ano do Chelsea um registro três vezes
Ano Vencedor
1967 Inglaterra Peter Bonetti
1968 Escócia Charlie Cooke
1969 Inglaterra David Webb
1970 Inglaterra John Hollins
1971 Inglaterra John Hollins
1972 Inglaterra David Webb
1973 Inglaterra Peter Osgood
1974 Inglaterra Gary Locke
1975 Escócia Charlie Cooke
1976 Inglaterra Ray Wilkins
1977 Inglaterra Ray Wilkins
1978 Inglaterra Micky Droy
1979 Inglaterra Tommy Langley
1980 Inglaterra Clive Walker
1981 República Socialista Federativa da Jugoslávia Petar Borota
1982 Inglaterra Mike Fillery
Ano Vencedor
1983 País de Gales Joey Jones
1984 Escócia Pat Nevin
1985 Escócia David Speedie
1986 País de Gales Eddie Niedzwiecki
1987 Escócia Pat Nevin
1988 Inglaterra Tony Dorigo
1989 Inglaterra Graham Roberts
1990 Holanda Ken Monkou
1991 República da Irlanda Andy Townsend
1992 Inglaterra Paul Elliott
1993 Jamaica Frank Sinclair
1994 Escócia Steve Clarke
1995 Noruega Erland Johnsen
1996 Holanda Ruud Gullit
1997 País de Gales Mark Hughes
1998 Inglaterra Dennis Sábio
Ano Vencedor
1999 Itália Gianfranco Zola
2000 Inglaterra Dennis Sábio
2001 Inglaterra John Terry
2002 Itália Carlo Cudicini
2003 Itália Gianfranco Zola
2004 Inglaterra Frank Lampard
2005 Inglaterra Frank Lampard
2006 Inglaterra John Terry
2007 Gana Michael Essien
2008 Inglaterra Joe Cole
2009 Inglaterra Frank Lampard
2010 Ivory Coast Didier Drogba
2011 República Tcheca Petr Čech
2012 Espanha Juan Mata

Gerentes Notáveis

Os seguintes gestores ganhou pelo menos um troféu quando no comando do Chelsea:

Nome Período Troféus
Inglaterra Ted Drake1952-1961Primeiro Championship Division,Caridade
Escócia Tommy Docherty1962-1967 Taça da Liga
Inglaterra Dave Sexton1967-1974 FA Cup, Taça dos Clubes Vencedores de Taças
Inglaterra John Neal1981-1985Segunda Divisão do Campeonato
Inglaterra John Hollins1985-1988Full Members Cup
Inglaterra Bobby Campbell1988-1991Segundo Championship Division,completa Members Cup
Holanda Ruud Gullit 1996-1998 FA Cup
Itália Gianluca Vialli1998-2000 FA Cup,Taça da Liga,Charity Shield,Taça dos Clubes Vencedores de Taças, UEFA Super Cup
Portugal José Mourinho 2004-2007 2Premier Leagues, duasTaças da Liga,FA Cup,Community Shield
Holanda Guus Hiddink 2009 FA Cup
Itália Carlo Ancelotti2009-2011 Premier League,FA Cup,Community Shield
Itália Roberto Di Matteo 2012 FA Cup,UEFA Champions League

Comissão técnica

Rafael Benítez, treinador atualmente interino do Chelsea FC
Posição Pessoal
Gerente interino Espanha Rafael Benítez
Provisório assistente do gerente Holanda Boudewijn Zenden
Assistente primeiro treinador da equipe Inglaterra Steve Holland
Diretor técnico Nigéria Michael Emenalo
Treinador de Goleiros FrançaChristophe Lollichon
Primeira equipe preparador físico InglaterraChris Jones
Olheiro oposição Senior Inglaterra Mick McGiven
Diretor médico EspanhaPaco Biosca
Primeira médico da equipe GibraltarEva Carneiro
Gerente time reserva Inglaterra Dermot Drummy
Team manager da Juventude Inglaterra Adrian Viveash
Gerente Academy InglaterraNeil Bath
Analista de Jogo InglaterraJames Melbourne

Fonte: chelseafc.com

Gestão

Chelsea Ltd.

Proprietário: Roman Abramovich

Chelsea FC plc

Presidente: Bruce Buck
Administração:Ron Gourlay e Eugene Tenenbaum

Conselho Executivo

Chefe do Executivo:Ron Gourlay
Finanças e Diretor de Operações: Chris Alexander
Secretário do Clube: David Barnard
Secretário da Sociedade: Alan Shaw

Chelsea Football Club Board:

Bruce Buck
Eugene Tenenbaum
Ron Gourlay
David Barnard
Mike Forde

Vida Presidente:

Lord Attenborough

Honras

Doméstico

Ligas

  • Os vencedores (4): 1954-55, 2004-05, 2005-06, 2009-10
  • Vice-campeão (4): 2003-04,2006-07,2007-08, 2010-11
  • Segunda Divisão
  • Os vencedores (2): 1983-1984, 1988-1989
  • Vice-campeão (5): 1906-1907,1911-1912,1929-1930,1962-1963,1976-1977

Cups

  • Os vencedores (7): 1969-1970, 1996-1997, 1999-2000, 2006-07, 2008-09, 2009-10, 2011-12
  • Vice-campeão (4): 1914-1915, 1966-1967, 1993-1994, 2001-02
  • Football League Cup
  • Os vencedores (4): 1964-65, 1997-98, 2004-05, 2006-07
  • Runners-up (2): 1971-1972, 2007-08
  • FA Community Shield
  • Os vencedores (4): 1955, 2000, 2005, 2009
  • Vice-campeão (6): 1970, 1997, 2006, 2007, 2010, 2012
  • Full Members Cup
  • Os vencedores (2): 1985-1986, 1989-1990

Europeu

  • Os vencedores (1): 2011-12
  • Runners-up (1): 2007-08
  • Taça dos Clubes Vencedores de Taças
  • Os vencedores (2): 1970-1971, 1997-1998
  • UEFA Super Cup
  • Os vencedores (1): 1998
  • Runners-up (1): 2012

Internacional

  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA
  • Medalhistas de prata (1): 2012


Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Chelsea_F.C.&oldid=545162444 "