Conteúdo verificado

Noruega

Assuntos Relacionados: Europa ; Países europeus

Você sabia ...

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Reino da Noruega
  • Kongeriket Norge ( Bokmål norueguês)
  • Kongeriket Noreg ( Nynorsk norueguês)
Bandeira Brasão
Lema:
  • Royal: "Alt para Norge"
  • "Tudo para a Noruega"
  • 1814 Eidsvoll juramento: "tro Enig og til Dovre Faller "
  • "Estados e leal até as montanhas de Dovre desmoronar "
Anthem:
  • Ja, vi elsker dette landet    ( de fato)
  • Sim, nós amamos este país

  • Hino Royal: Kongesangen
    Canção do Rei
Localização da Noruega (verde escuro) na Europa (cinza escuro) - [Legend]
Local de   Noruega    (Verde escuro)

na Europa    (Cinza escuro) - [ Legend ]

Capital
e maior cidade
Oslo
59 ° 56'N 10 ° 41'E
Línguas oficiais Norueguês ( Bokmål / Nynorsk)
Línguas regionais reconhecidas
  • Sami do norte
  • Lule Sami
  • Kven
  • Southern Sami
Grupos étnicos
  • 86,2% Noruegueses
  • 1,3% Sami
  • 11,8% outros
Demonym Norueguês
Governo Unitária parlamentar monarquia constitucional
- Rei Rei Harald V
- O primeiro-ministro Jens Stoltenberg ( AP)
- Presidente do Storting Dag Terje Andersen (AP)
- Chefe de Justiça Tore Schei
- Atual coalizão Red-Green Coalition
Legislatura Storting
Estabelecimento
- Unificação 872
- Constituição 17 de maio de 1814
- Dissolução de
união com a Suécia
07 de junho de 1905
- Restauração de
Ocupação alemã
08 de maio de 1945
Área
- Total 385,186 km 2 ( A 61)
148.720 sq mi
- Água (%) 5.2 b
População
- 2013 censo 5063709
- Densidade 15,5 / km 2 ( 213º)
35 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total $ 265.911.000.000
- Per capita $ 53,470
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total $ 483,650 bilhões
- Per capita $ 97.254
Gini (2000) 25,8
· baixo 5
HDI (2013) Estável 0,955
muito alto 1
Moeda Coroa norueguesa ( NOK )
Fuso horário CET ( UTC + 1)
- Summer ( DST) CEST ( UTC + 2)
Formato de data dd.mm.yyyy
Unidades no direito
Chamando código +47
Código ISO 3166 NO
TLD Internet .no c
um. Inclui Svalbard e Jan Mayen. (Sem estas duas áreas, a área da Noruega é 323,802 km 2, colocando-o 67o no mundo.)
b. Esse percentual é para o continente, Svalbard e Jan Mayen. Esta percentagem conta geleiras como "terra". É calculado como 19,940.14 / (365,246.17 + 19,940.14).
c. Mais dois TLDs foram atribuídos, mas até à data não utilizados: .sj para Svalbard e Jan Mayen; .bv para Ilha Bouvet .

Noruega ( / n ɔr w /; Norueguês: Sobre este som Norge ( Bokmål) ou Sobre este som Noreg ( Nynorsk)), oficialmente o Reino da Noruega, é uma Escandinavo unitária monarquia constitucional cujo território compreende a porção ocidental da Península Escandinava, Jan Mayen , o Arctic arquipélago de Svalbard ea subantarctic Ilha Bouvet . A Noruega tem uma área total de 385.252 quilômetros quadrados (148.747 MI quadrado) e uma população de cerca de 5 milhões. É a segunda menos densamente povoado país da Europa. O país compartilha uma longa fronteira com a Suécia ( 1.619 km de comprimento) que é a mais longa fronteira ininterrupta dentro de ambos Europa e Espaço Schengen; ele também faz fronteira com a Finlândia ea Rússia para o norte-leste; em seu sul faz fronteira com a Noruega Skagerrak Estreito frente a Dinamarca. Ele compartilha fronteiras marítimas com a Rússia pelo mar de Barents, Groenlândia , Ilhas Faroé e Islândia pelo Mar da Noruega, Suécia, Dinamarca e Reino Unido pelo Mar do Norte. A capital da Noruega é Oslo . A extensa linha costeira da Noruega, de frente para o norte do Oceano Atlântico e do Mar de Barents, é a casa de sua famosa fiordes.

Dois séculos de Incursões vikings gradualmente reduzida na sequência da adopção de Cristianismo por Rei Olav Tryggvason em 994. Um período de guerra civil terminou no século 13, quando a Noruega ampliou seu controle no exterior para partes da Grã-Bretanha , Irlanda , Islândia e Groenlândia . Poder territorial norueguês atingiu o pico em 1265, mas a concorrência do Liga Hanseática ea propagação da peste negra enfraquecida do país. Em 1380, Noruega, foi absorvida numa união com a Dinamarca que durou mais de quatro séculos. Em 1814, Noruegueses resistiram à cessão de seu país para a Suécia e aprovou uma nova Constituição. Suécia entrou em guerra com a Noruega, mas concordou em deixar a Noruega manter a sua constituição, em troca de aceitar a união sob um Rei sueco. Nacionalismo crescente ao longo do século 19 levou a uma 1905 referendo concessão Noruega independência. Apesar de a Noruega manteve-se neutra na Primeira Guerra Mundial , ele sofreu pesadas perdas ao seu transporte. Noruega proclamou sua neutralidade no início da II Guerra Mundial , mas foi vizinhanças ocupou por cinco anos pelo Terceiro Reich . Em 1949, a neutralidade foi abandonado e Noruega tornou-se membro fundador da NATO . Descoberta de petróleo e gás em águas adjacentes na década de 1960 impulsionou fortunas econômicas da Noruega. Em referendos realizados em 1972 e 1994, Noruega rejeitou a adesão à União Europeia . Questões domésticas principais incluem imigração e integração das minorias étnicas, mantendo a extensa rede de segurança social do país, com uma população em envelhecimento, e preservar competitividade económica.

Rei Harald V da Noruega é de chefe de Estado e Jens Stoltenberg é a sua primeiro ministro. Ele tem subdivisões administrativas em dois níveis conhecidos como condados ( fylke) e dos municípios ( kommuner). O povo Sami tem uma certa quantidade de auto-determinação e influência sobre territórios tradicionais, através da Parlamento Sámi eo Lei Finnmark. Apesar de ter rejeitado a adesão à União Europeia em dois referendos, Noruega mantém laços estreitos com a União e os seus países membros, bem como com o dos Estados Unidos . Noruega participa com Nações Unidas forças em missões internacionais, nomeadamente no Afeganistão, Kosovo, Sudão e Líbia. A Noruega é um membro fundador da Organização das Nações Unidas, da NATO, o Conselho da Europa, ea Conselho Nórdico; um membro da Espaço Económico Europeu, a OMC , eo OCDE; e é também uma parte do Área Schengen.

A Noruega tem extensas reservas de petróleo , gás natural , minerais , madeira serrada, frutos do mar, água doce, e energia hidrelétrica. O país tem a quarta maior a renda per capita no mundo. Em um per-capita base, é o maior produtor mundial de petróleo e gás natural fora do Oriente Médio , e indústria do petróleo responde por cerca de um quarto do país produto interno bruto . O país mantém um modelo de bem-estar com cuidados de saúde universal, subsidiado ensino superior, e uma abrangente sistema de segurança social. De 2001 a 2006, e depois novamente a partir de 2009 até 2011, a Noruega teve o maior índice de desenvolvimento humano no ranking do mundo. Em 2011, a Noruega também teve a classificação mais alta no Democracy Index eo Índice de Prosperidade Legatum. Conforme PNUD, a Noruega é o melhor país do mundo. Forbes classificar Noruega como 4 em sua lista de países mais ricos do mundo, que comparam países por PIB . Noruega foi o primeiro país independente para introduzir o sufrágio das mulheres em 1913.

Etimologia

Moderno etymologists acreditar nome do país significa "a rota do norte" (o "caminho do norte" ou o "caminho do norte"), que em Old Norse teria sido nem veg ou * Nord vegr. O nome nórdico antigo para a Noruega foi Noregr, o anglo-saxão do Norte e weg medieval Latina Northvegia. O nome oficial do Reino da Noruega em Bokmål é "Kongeriket Norge", enquanto em Nynorsk é "Kongeriket Noreg", ambos apenas um par de letras retiradas do "caminho do norte" original: Nor (d) - (v) por exemplo.

Ohthere de Hålogaland em torno de 890 AD ilustres "noruegueses" ("nordmenn", o povo de Norvegr) de Povo sami, e Danes. Enquanto ele identificou o povo Sami pelo seu modo de vida nómada, dinamarqueses ele identificou geograficamente ou politicamente. De acordo com Ohthere, "dinamarqueses" dominadas Skagerrak e Kattegat, os corpos de água que separa dias atuais Dinamarca a partir da península escandinava. "Os noruegueses", por outro lado viveu no Mar do Norte e costa atlântica, e foram conectados às ilhas do Atlântico Norte. Ohthere de Noruega coberto uma área muito menor do que hoje Noruega.

História

Pré-história

Medida aproximada da Cultura Corded Ware.
Nordic Idade do Bronze gravuras rupestres na Steinkjer, Central Norway

Os primeiros habitantes foram os Ahrensburg cultura (11 a 10 milênios aC) que foi uma tarde Alta cultura paleolítica durante o Dryas recente, o último período de frio no final da glaciação Weichsel. A cultura é nomeado após aldeia de Ahrensburg, 25 km (15.53 mi) a nordeste de Hamburgo, no estado alemão de Schleswig-Holstein, onde flechas de madeira e clubes foram escavados. Os primeiros vestígios de ocupação humana na Noruega são encontrados ao longo da costa, onde a enorme plataforma de gelo da última idade do gelo derretido primeiro entre 11.000 e 8.000 aC. Os achados mais antigos são ferramentas de pedra que datam de 9.500 a 6.000 aC, descoberta em Finnmark ( Cultura Komsa) no norte e Rogaland ( Cultura Fosna), no sudoeste. No entanto, as teorias sobre duas culturas completamente diferentes (a cultura norte Komsa do Círculo Polar Ártico, sendo uma ea cultura de Fosna Trøndelag de Oslo Fjord é o outro) tornaram-se obsoletas na década de 1970. Achados mais recentes ao longo de toda a costa revelou para os arqueólogos que a diferença entre os dois pode ser simplesmente atribuída a diferentes tipos de ferramentas e não a diferentes culturas. Fauna costeiras fornecido um meio de subsistência para os pescadores e caçadores, que pode ter feito o seu caminho ao longo da costa sul cerca de 10.000 aC, quando o interior ainda estava coberta de gelo. Pensa-se agora que esses chamados povos "Arctic" veio do sul e seguiu a costa norte consideravelmente mais tarde. Alguns podem ter chegado ao longo da costa livre de gelo da Península de Kola, mas a evidência de este ainda é pobre.

Na parte sul do país estão habitando locais que datam de cerca de 5000 aC. Achados desses sites dar uma ideia mais clara da vida dos povos de caça e pesca. Os implementos variam na forma e na sua maioria são feitas de diferentes tipos de pedra; as de períodos posteriores são mais habilmente feita. Esculturas em pedra (ou seja petroglifos) foram encontrados, geralmente perto de caça e pesca. Eles representam jogo, como cervos, rena, alces, ursos , aves , focas , baleias e peixes (especialmente salmão e alabote), todos os quais foram vitais para o modo de vida das populações costeiras. As esculturas em Alta em Finnmark, o maior da Escandinávia, foram feitas ao nível do mar continuamente de 4200 a 500 aC e marcar a progressão da terra como ele se levantou do mar após a última idade do gelo ( Carvings da rocha em Alta).

Idade do Bronze

Locais do Tribos germânicas descritos por Jordanes na Noruega
Espada de Sæbø Sæbø, Hordaland (800 AD)

Entre 3000 e 2500 aC novos colonos ( Corded cultura Ware) chegou em Eastern Valleys. Eles eram Indo-europeu agricultores que cultivavam grãos e mantidas vacas e ovelhas . A população caça-pesca da costa oeste também foi substituído gradualmente por agricultores, embora a caça ea pesca permaneceu meios secundários úteis de subsistência.

A partir de cerca de 1500 aC bronze foi introduzido gradualmente, mas o uso de pedra implementa continuada; Noruega teve poucas riquezas para trocar por bens de bronze, e os poucos achados consistem principalmente de armas elaboradas e broches que apenas chefes podiam pagar. Enterro enorme Cairns construída perto do mar no extremo norte como Harstad e também no interior, no sul são característicos deste período. Os motivos das gravuras rupestres diferem daquelas típicas da Idade da Pedra . Representações dos Sun , animais , árvores , armas , navios , e as pessoas estão todos fortemente estilizada, provavelmente como símbolos de fertilidade ligados com as idéias religiosas do período.

Idade do Ferro

Pouco foi encontrado datado do início da Idade do Ferro (os últimos 500 anos aC). Os mortos foram cremados, e suas sepulturas contêm poucos produtos de sepultamento. Durante os primeiros quatro séculos o povo da Noruega estavam em contato com Roman ocupada Gália. Cerca de 70 caldeirões de bronze romanas, muitas vezes usados como urnas funerárias, foram encontrados. O contato com os países civilizados mais ao sul trouxe um conhecimento de runas; a mais antiga conhecida inscrição rúnica norueguês remonta ao século terceiro. Neste momento a quantidade de área estabelecida no país aumentou, um desenvolvimento que pode ser rastreada por estudos coordenados de topografia, arqueologia , e nomes de lugares. Os nomes mais antigos de raiz, tais como NES, Vik, e Bo ("cape", "louro", e "fazenda"), são de grande antiguidade, datando possivelmente da Idade do Bronze, enquanto o mais antigo dos grupos de nomes compostos com o vin sufixos ("prado") ou heim ("liquidação"), como em Bjorgvin (Bergen) ou Saeheim (Seim), geralmente data do século 1 dC.

Idade migração

A destruição do Império Romano do Ocidente pela Tribos germânicas (século 5) é caracterizada por achados ricos, incluindo sepulturas Chieftains 'contendo armas magníficas e objetos de ouro. Castros foram construídos em rochas escarpadas para a defesa. A escavação revelou fundações de pedra de quintas de 60 a 90 pés (18-27 metros) de comprimento e um até 150 pés (46 metros) de longo dos telhados das quais foram apoiados em postes de madeira. Estas casas foram herdades onde várias gerações da família viveram juntos, com as pessoas e gado sob o mesmo teto. A partir deste período e mais tarde (600-800), as comunidades nascentes pode ser rastreado. Obras de defesa requerem cooperação e liderança, por isso, pequenos estados de algum tipo com uma defesa e organização administrativa deve ter existido.

Estes estados foram baseados quer clãs ou tribos (por exemplo, o Horder de Hordaland em oeste da Noruega). Por volta do século nono cada um desses pequenos estados tiveram coisas, ou tings (assembléias locais ou regionais), para negociar e resolver disputas. Os lugares coisa reuniões, cada uma, eventualmente, com uma horg (santuário ao ar livre) ou um hov (templo; literalmente "monte"), eram normalmente situados nas fazendas mais antigas e melhores, que pertenciam às autoridades tradicionais e ricas agricultores. As coisas regionais se uniram para formar unidades ainda maiores: assembléias de suplentes yeomen de várias regiões. Desta forma, os Lagting (conjuntos para as negociações e legislar) desenvolvido. O Gulating teve seu ponto de encontro por Sognefjord e pode ter sido o centro de uma confederação aristocrático ao longo dos fiordes ocidentais e ilhas chamado Gulatingslag. O Frostating foi a montagem para os líderes no Área Trondheimsfjord; os condes Jarls de Lade, perto Trondheim, parecem ter ampliado o Frostatingslag adicionando o litoral de Romsdalsfjord ao Ilhas Lofoten. Um Lagting desenvolvida na área de Lago Mjøsa no leste e, eventualmente, estabeleceu o seu lugar de encontro no Eidsvoll, tornando-se conhecido como o Eidsivating. A área em torno Oslofjord, embora às vezes intimamente ligadas à Dinamarca, desenvolveu um Lagting, com o seu ponto de encontro em Sarpsborg chamado o Borgarting.

Era Viking

O capacete encontrada em Gjermundbu perto Haugsbygd, Buskerud, é a única Capacete Viking Age que foi encontrado.
O Navio Gokstad no Viking Ship Museum em Oslo , Noruega
O Reino da Noruega, na sua maior extensão, c. 1265

O Era Viking foi caracterizado pela expansão e pela emigração Viking marítimos. Segundo a tradição, Harald Fairhair (Harald Hårfagre) unificou-los em um em 872 após a Batalha de Hafrsfjord em Stavanger, tornando-se assim o primeiro rei de um Noruega unida. (A data de 872 pode ser um tanto arbitrárias. Na verdade, a data efectiva pode ser imediatamente antes de 900). O reino de Harald era principalmente um Estado sul norueguês costeira. Harald Fairhair governou com mão forte, e, de acordo com as sagas, muitos noruegueses deixou o país para viver na Islândia , as Ilhas Faroe , Groenlândia e partes da Grã-Bretanha e Irlanda . Os modernos irlandeses cidades de Dublin , Limerick , e Waterford foram fundadas por colonos noruegueses (e dinamarqueses). tradições nórdicas foram lentamente substituídos por aqueles cristãos no 10o e séculos 11. Isso é em grande parte atribuída aos reis missionárias Olav e Tryggvasson St. Olav. Haakon, o Bom foi o primeiro rei cristão da Noruega, em meados do século 10, embora sua tentativa de introduzir a religião foi rejeitada. Nascido em algum momento entre 963-969, Olav Tryggvasson partiu incursões na Inglaterra com 390 navios. Ele atacou Londres durante esta invasão. Chegando na Noruega em 995, Olav desembarcou em Moster. Lá, ele construiu uma igreja que se tornou a primeira igreja cristã já construído na Noruega. A partir de Moster, Olav navegou para o norte para Trondheim eram ele era aclamado Rei da Noruega pelo Eyrathing em 995.

Feudalismo nunca desenvolvida na Noruega e na Suécia, como fez no resto da Europa. No entanto, a administração do governo assumiu um caráter feudal muito conservadora. O Liga Hanseática forçado a realeza a ceder-lhes cada vez maiores concessões sobre o comércio exterior e da economia. A Liga tinha esse poder sobre a realeza por causa dos empréstimos do Hansa tinha feito para a realeza ea grande dívida dos reis estavam carregando. Controle monopolista da Liga sobre a economia da Noruega exercer pressão sobre todas as classes, especialmente os camponeses, na medida em que não existia classe burguesa real na Noruega.

União de Kalmar

C União de Kalmar. 1500 dC

Após a morte de Haakon V, Rei da Noruega, em 1319, três anos de idade Magnus Erikson herdou o trono como rei Magnus VII da Noruega. Ao mesmo tempo, um movimento para fazer Magnus Rei da Suécia foi bem sucedida. (Neste momento, ambos os reis da Suécia e da Dinamarca foram eleitos para o trono por seus respectivos nobres). Assim, com a sua eleição ao trono da Suécia, Suécia e na Noruega foram unidos sob o rei Magnus VII.

Em 1349, a peste negra alterou radicalmente Noruega, matando entre 50% e 60% de sua população e deixando-o em um período de declínio económico e social. A praga deixou Noruega muito pobre. Embora a taxa de mortalidade foi comparável com o resto da Europa, a recuperação econômica levou muito mais tempo por causa da pequena população, dispersa. Antes da praga, a população total era de apenas cerca de 500.000 pessoas. Após a peste, muitas fazendas leigos ocioso enquanto a população aumentou lentamente. Os inquilinos poucas fazendas sobreviventes encontraram suas posições de negociação com seus senhorios grandemente fortalecida.

Rei Magnus VII governou Noruega até 1350, quando seu filho, Haakon, foi colocado no trono como Haakon VI. Em 1363, casou com Haakon VI Margaret, a filha do rei Valdemar IV da Dinamarca. Após a morte de Haakon VI, em 1379, seu filho, Olaf IV, tinha apenas 10 anos de idade. Olaf já havia sido eleito para o trono da Dinamarca em 3 de maio, 1376. Assim, no momento da adesão de Olaf ao trono da Noruega, Dinamarca e Noruega entrou união pessoal. A mãe de Olaf e viúva de Haakon, a rainha Margaret, gestão dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca e da Noruega durante a menoridade de Olaf IV.

Margaret estava trabalhando em direção a uma união da Suécia com a Dinamarca ea Noruega por ter Olaf eleito para o trono sueco. Ela estava à beira de alcançar esse objetivo quando Olaf IV morreu de repente. No entanto, a Dinamarca fez Margaret governante temporário após a morte de Olaf. Em 02 de fevereiro de 1388, a Noruega seguiu o exemplo e coroado Margaret.

Queen Margaret sabia que seu poder seria mais seguro se ela fosse capaz de encontrar um rei para governar em seu lugar. Ela se instalou em Eric de Pomerania, neto de sua irmã. Assim, em uma reunião com toda a escandinavos realizada no Kalmar, Erik da Pomerânia foi coroado rei de todos os três países escandinavos. Assim, a política real resultou em uniões pessoais entre o Países nórdicos, eventualmente, trazer os tronos de Noruega, Dinamarca e Suécia sob o controle da Queen Margaret, quando o país entrou no União de Kalmar.

União com a Dinamarca

O Batalha do som entre um aliado Dano-Norwegian- Frota holandesa ea marinha sueca, 29 de outubro de 1658.

Depois da Suécia saiu do União de Kalmar em 1521, a Noruega tentou seguir o exemplo, mas a rebelião que se seguiu foi derrotado, e Noruega manteve-se em uma união com a Dinamarca até 1814, um total de 436 anos. Durante o romantismo nacional do século 19, este período foi por algum referido como o "400-Year Night", uma vez que todo o poder real, intelectual e administrativa do reino foi centrada em Copenhagen , na Dinamarca. Na verdade, foi um período de grande prosperidade e progresso para a Noruega, especialmente em termos de transporte e comércio exterior, e também garantiu renascimento do país a partir da catástrofe demográfica que sofreu na Peste Negra . Com base nos respectivos recursos naturais, Dinamarca-Noruega era de fato um jogo muito bom, uma vez que a Dinamarca apoiou necessidades da Noruega para grãos e alimentos, ea Noruega fornecido Dinamarca com madeira, metal e peixe.

Com o introdução do protestantismo em 1536, o arcebispado em Trondheim foi dissolvido, e Noruega perdeu a sua independência, e efetivamente se tornou um afluente à Dinamarca. Rendimentos e bens da Igreja foram em vez redirecionado para o tribunal em Copenhague. Noruega perdeu o fluxo constante de peregrinos às relíquias de São Olav no Nidaros santuário, e com eles, muito do contato com a vida cultural e económica no resto da Europa.

Eventualmente restaurado como um reino (embora em união legislativa com a Dinamarca) em 1661, a Noruega viu sua diminuição área de terra no século 17, com a perda das províncias Båhuslen, Jemtland, e Herjedalen para a Suécia, como resultado do número de guerras desastrosas com a Suécia. No norte, no entanto, seu território foi aumentado pela aquisição das províncias do norte de Troms e Finnmark, à custa da Suécia e na Rússia.

A fome de 1695-96 matou cerca de 10% da população da Noruega. Pelo menos nove quebras de safra graves foram registrados nos países escandinavos entre 1740 e 1800, cada um, resultando em um aumento substancial da taxa de mortalidade.

União com a Suécia (século 19)

A Assembléia Constituinte 1814, pintado por Oscar Wergeland

Depois de Dinamarca-Noruega foi atacado pelo Reino Unido no Batalha de Copenhague, ele entrou em uma aliança com Napoleon , com a guerra levando a condições e massa dire fome em 1812. Como o reino dinamarquês encontrou-se no lado perdedor em 1814, ele foi obrigado, sob os termos do Tratado de Kiel, a ceder Noruega ao rei da Suécia, enquanto as antigas províncias norueguesas da Islândia, Gronelândia e das Ilhas Faroé permaneceu com a coroa dinamarquesa.

Noruega tomou esta oportunidade de declarar a independência, adotou uma constituição baseada na americana e Modelos franceses, e elegeu o príncipe herdeiro da Dinamarca e da Noruega, Christian Frederick, como rei em 17 de Maio de 1814. Este é o famoso Syttende Mai (Dezessete de maio) feriado comemorado pelos noruegueses e noruegueses-americanos igualmente. Syttende Mai é também chamado de Dia da Constituição da Noruega.

Norueguês oposição à decisão das grandes potências para conectar-se a Noruega com a Suécia fez com que o Norueguês-Sueco Guerra para sair como a Suécia tentou subjugar a Noruega por meios militares. Como militar da Suécia não era forte o suficiente para derrotar as forças norueguesas a título definitivo e tesouraria da Noruega não era grande o suficiente para suportar uma guerra prolongada, e como britânicos e russos bloquearam as marinhas da costa norueguesa, os beligerantes foram forçados a negociar a Convenção de Moss. De acordo com os termos da convenção, Christian Frederik abdicou do trono norueguês e autorizou a Parlamento da Noruega para fazer as alterações constitucionais necessárias para permitir a união pessoal que a Noruega foi forçado a aceitar. Em 4 de novembro de 1814, o Parlamento (Storting) eleito Charles XIII da Suécia como rei da Noruega, estabelecendo assim o união com a Suécia. Sob este arranjo, Noruega manteve suas constituição liberal e as suas próprias instituições independentes, à exceção do serviço estrangeiro. Após a recessão causada pelas guerras napoleônicas , o desenvolvimento econômico da Noruega permaneceu lento até que o crescimento econômico começou por volta de 1830.

Este período também viu a ascensão do Norueguês nacionalismo romântico, como os noruegueses procurados definir e expressar um caráter nacional distinto. O movimento cobriu todos os ramos da cultura, incluindo a literatura ( Henrik Wergeland [1808-1845], Bjørnstjerne Bjørnson [1832-1910], Peter Christen Asbjørnsen [1812-1845], Jørgen Moe [1813-1882]), pintura ( Hans Gude [1825-1903], Adolph Tidemand [1814-1876]), música ( Edvard Grieg [1843-1907]), e mesmo política da língua, onde as tentativas de definir uma língua escrita nativa para Noruega conduziram aos dois formulários oficiais de hoje escritas para Norwegian: Bokmål e Nynorsk.

A colheita de aveia no Jølster, c. 1890.
(Foto: Axel Lindahl / Museu Norueguês de História Cultural)

Rei Charles III João, que subiu ao trono da Noruega e da Suécia em 1818, foi o segundo rei seguinte ruptura da Noruega da Dinamarca e da união com a Suécia. Charles John era um homem complexo cujo reinado longo estendido para 1844. Ele protegeu a constituição e liberdades da Noruega e da Suécia durante a idade de Metternich. Como tal, ele foi considerado como um monarca liberal para essa idade. No entanto, ele foi implacável em seu uso de informantes pagos, a polícia secreta e restrições à a liberdade de imprensa para colocar para baixo movimentos públicos para a reforma, especialmente o movimento de independência nacional norueguês.

A Sami (Lapp) família na Noruega por volta de 1900.

A era romântica que se seguiu o reinado do rei Charles III John trouxe algumas reformas sociais e políticas significativas. Em 1854, as mulheres receberam o direito de herdar bens em seu próprio direito assim como os homens. Em 1863, o último vestígio de manter as mulheres solteiras na situação dos menores foi removido. Além disso, as mulheres foram, então, elegíveis para diferentes ocupações, especialmente o professor de escola comum. No entanto, em meados do século, a Noruega ainda estava longe de ser uma "democracia". A votação foi limitado aos funcionários, proprietários, arrendatários, e burgueses de cidades incorporadas. Houve alguma insatisfação com este atraso.

Ainda Noruega manteve uma sociedade conservadora. A vida na Noruega (vida, especialmente econômica) foi "dominada pela aristocracia de homens profissionais que preencheu a maior parte dos postos importantes no governo central." Não havia nenhuma classe burguesia forte na Noruega, para exigir uma repartição deste controle aristocrática da economia. Assim, mesmo enquanto revolução varreu a maioria dos países da Europa em 1848, a Noruega foi muito pouco afetado por revoltas daquele ano. A maioria das revoltas quebrou-se no conservadorismo de granito da sociedade norueguesa. Na verdade, o movimento Thrane foi o único "revolta" que eclodiu na Noruega em 1848.

Marcus Thrane era um socialista utópico. Ele fez o seu apelo às classes trabalhadoras pedindo uma mudança da estrutura social "de baixo para cima." Em 1848, ele organizou uma sociedade do trabalho em Drammen. Em apenas alguns meses esta sociedade teve uma adesão de 500 ea sociedade estava publicando seu próprio jornal. Dentro de dois anos 300 sociedades tinham sido organizadas por toda a Noruega com uma adesão total de 20.000 pessoas. A associação foi elaborado a partir das classes mais baixas, tanto da cidade e do país. Pela primeira vez, esses dois grupos sentiram que tinham uma causa comum com o outro. No final, a revolta foi esmagada facilmente, Thrane foi capturado e condenado a três anos de prisão por crimes contra a segurança do Estado. Após a sua libertação da prisão, depois de cumprir sua sentença, Marcus Thrane migrou para os Estados Unidos da América.

Em 1898, todos os homens foram concedidos sufrágio universal, seguido por todos mulheres em 1913.

Independência

Christian Michelsen, um magnata da navegação e estadista, o primeiro-ministro da Noruega 1905-1907, desempenhou um papel central na separação pacífica da Noruega da Suécia em 7 de junho de 1905. Depois de um referendo nacional confirmou a preferência das pessoas por uma monarquia sobre uma república, o governo norueguês ofereceu o trono de Noruega ao príncipe Carl da Dinamarca, e Parlamento elegeu por unanimidade rei, o primeiro rei da Noruega um totalmente independente em 586 anos. Ele tomou o nome de Haakon VII, após os reis medievais de Noruega independente.

I Guerra Mundial e II

Cenas do Campanha norueguesa em 1940

Durante a I Guerra Mundial , a Noruega era um país neutro. Na realidade, porém, a Noruega tinha sido pressionados pelo Reino Unido a entregar cada vez mais uma grande parte da sua frota mercante maciça para o Reino Unido a preços baixos, assim como para se juntar ao bloqueio comercial contra a Alemanha. Norueguês navios da marinha mercante com marinheiros noruegueses foram então obrigados a navegar sob a bandeira britânica e risco de ser afundado por submarinos alemães. Assim, muitos marinheiros noruegueses e navios foram perdidos. Depois disso, o ranking da marinha mercante norueguesa do mundo caiu do quarto lugar no mundo para o sexto lugar no mundo.

A Noruega também proclamou sua neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial , mas a Noruega foi invadida por forças alemãs em 9 de Abril de 1940. A Noruega foi despreparados para o ataque surpresa alemão (ver: Batalha de Drøbak Sound, Campanha da Noruega, e Invasão da Noruega), mas militar e resistência naval durou dois meses. As forças armadas no norte lançaram uma ofensiva contra as forças alemãs na Batalhas de Narvik, até que foram forçados a se render em 10 de junho, depois de perder ajuda britânica desviados para França durante o alemão invasão da França .

Norueguês homens da força aérea no Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

Rei Haakon eo governo norueguês escapou para Rotherhithe, Londres, Inglaterra , e eles apoiaram a luta através de discursos de rádio inspiradoras de Londres e apoiando as acções militares clandestinas na Noruega contra os nazistas. No dia da invasão, o líder colaborativo do pequeno partido nacional-socialista Nasjonal Samling, Vidkun Quisling, tentou tomar o poder, mas foi forçado pelos ocupantes alemães para a etapa de lado. O poder real era exercido pelo líder da autoridade de ocupação alemã, Reichskommissar Josef Terboven. Quisling, como o ministro presidente, formou mais tarde um governo colaboracionista sob controle alemão. Até 15.000 noruegueses se ofereceram para lutar em unidades alemãs, incluindo a Waffen-SS.

Havia também muitos noruegueses, e os de ascendência norueguesa, que se juntou as forças aliadas, bem como a Forças noruegueses livres. A partir do pequeno grupo que tinha deixado a Noruega em junho de 1940 com 13 navios, cinco aeronaves e 500 homens da Marinha Real da Noruega que seguiram o Rei para o Reino Unido a força tinha crescido até o final da guerra para 58 navios e 7500 homens em serviço na Marinha da Noruega; 5 esquadrões de aeronaves (incluindo Spitfires, Sunderland barcos voadores e Mosquitos) da Força Aérea norueguesa recém-formado; e forças terrestres, incluindo a Norueguês Companhia Independente 1 e 5 Tropa, bem como No. 10 Commandos.

Durante os cinco anos de Ocupação nazista, os noruegueses construíram um movimento de resistência que combateu as forças de ocupação alemãs com a desobediência civil e resistência armada, incluindo a destruição de Norsk Hydro de planta de água pesada e estoque de água pesada em Vemork, que paralisou o programa nuclear alemão (ver: Norueguês sabotagem água pesada). Mais importante para o Allied esforço de guerra, no entanto, foi o papel da Norwegian Merchant Marine. Na época da invasão , a Noruega teve a quarta maior frota de marinha mercante no mundo. Ele foi conduzido pela empresa de transporte norueguês Nortraship sob os Aliados durante todo a guerra e participou de todas as operações de guerra a partir da evacuação de Dunquerque para o Desembarque na Normandia. Cada um dá dezembro Noruega Árvore de Natal para o Reino Unido como agradecimento pela ajuda britânica durante a Segunda Guerra Mundial. A cerimónia tem lugar para erguer a árvore em Londres Trafalgar Square .

História do pós-guerra

De 1945 a 1962, a Partido Trabalhista realizada uma maioria absoluta no parlamento. O governo, liderado pelo primeiro-ministro Einar Gerhardsen, embarcou em um programa inspirado por A economia keynesiana, estado enfatizando financiado industrialização, a cooperação entre os sindicatos e organizações patronais. Muitas medidas de controle estatal da economia imposta durante a guerra foram continuou, embora a racionamento de produtos lácteos foi levantada em 1949, enquanto que o controle de preços e racionamento da habitação e carros mantido enquanto até 1960.

A aliança do tempo de guerra com o Reino Unido e os Estados Unidos foi continuada nos anos do pós-guerra. Embora prossecução do objectivo de uma economia socialista, o Partido Trabalhista se distanciou os comunistas (especialmente após a apreensão dos comunistas do poder no Checoslováquia em 1948), e reforçou a sua política externa e política de defesa laços com os EUA a Noruega recebeu Plano Marshall de auxílio dos Estados Unidos a partir de 1947, se juntou ao OECE um ano mais tarde e se tornou um membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em 1949.

Praça da Câmara Municipal em Oslo cheio de pessoas com rosas de luto pelas vítimas de Utøya massacre, 25 de julho de 2011

Por volta de 1975, tanto a proporção eo número absoluto de trabalhadores na indústria atingiu o pico. Desde então trabalho intensivo indústrias e serviços como fábrica de produção em massa e transporte em grande parte foram terceirizados.

Em 1969, a Phillips Petroleum Company descobriu petróleo de recursos no Campo de Ekofisk oeste da Noruega. Em 1973, o governo norueguês fundou a companhia de petróleo estatal, a Statoil. A produção de petróleo não forneceu lucro líquido, até o início de 1980, devido ao grande investimento de capital que foi necessário para estabelecer a indústria de petróleo do país.

Noruega foi um dos membros fundadores daÁrea Europeia de Comércio Livre (EFTA). Dois referendos sobre a adesão àUnião Europeiafalharam por margens estreitas, em 1972 e 1994. Em 1981, um governo conservador liderado porKåre Willoch substituiu o Partido Trabalhista, com uma política de estimular astagflated economia com cortes de impostos, liberalização económica, a desregulamentação dos mercados e as medidas para conter a inflação recorde de alta (13,6% em 1981).

Primeiro primeiro-ministro do sexo feminino da Noruega, Gro Harlem Brundtland do Partido Trabalhista, continuou muitas das reformas de seu antecessor de direita, enquanto o backup tradicionais preocupações trabalhistas, tais como segurança social, impostos altos, a industrialização da natureza, e do feminismo. Ao final de 1990, a Noruega tinha pago a sua dívida externa e tinha começado a acumular um fundo de riqueza soberana. Desde os anos 1990, uma questão divisiva na política tem sido o quanto da renda da produção de petróleo que o governo deve gastar, e quanto deve economizar.

Em 2011 a Noruega sofreu um par de devastadoresataques realizados porAnders Behring Breivik, que atingiu obairro do governo em Oslo e um acampamento de verão do Partido Trabalhistamovimento de jovens nailha Utoya, resultando em 77 mortes e 96 feridos.

Geografia

Uma imagem de satélite da Noruega continental noinverno

Noruega compreende a parte ocidental da Escandinávia em Europa do Norte. A costa rochosa, quebrado por grandes fiordes e milhares de ilhas, estende-se 25.000 km (16.000 milhas) e 83 mil km (52.000 mi), incluindo os fiordes e as ilhas. Noruega compartilha uma 1,619 quilômetros (1,006 mi) fronteira terrestre com a Suécia , 727 km (452 mi) com a Finlândia e 196 km (122 mi), com a Rússia no leste. Para o norte, oeste e sul, a Noruega faz fronteira com o Mar de Barents, o Mar da Noruega, o Mar do Norte e Skagerrak.

Paisagem de planície norueguês perto do ramo Gaulosen deTrondheimsfjord
Reine emLofoten,Noruega do norte

Em 385.252 quilômetros quadrados (148.747 MI quadrado) (incluindo Svalbard e Jan Mayen ), (e 323.802 quilômetros quadrados (125.021 MI quadrado) sem) grande parte do país é dominado por terreno montanhoso ou de altura, com uma grande variedade de recursos naturais causados ​​por pré-históricos geleiras e variada topografia. O mais notável destes são os fiordes: sulcos profundos cortados em terra inundada pelo mar após o final da Idade do Gelo. A mais longa é Sognefjorden em 204 km (127 mi). Sognefjorden é fjord segundo mais profundo do mundo, e mais longa do mundo. Hornindalsvatnet é o lago mais profundo em toda a Europa. solo congelado durante todo o ano pode ser encontrado nas áreas montanhosas mais elevadas e no interior do condado de Finnmark. Vários glaciares são encontrados na Noruega.

Noruega fica entre as latitudes57 ° e81 ° N e longitudes 4 ° e 32 ° E.

A terra é composta principalmente de duro granito e gnaisse rock, mas ardósia, arenito e calcário também são comuns, e as mais baixas elevações conter depósitos marinhos. Por causa da Gulf Stream e westerlies prevalecentes, Noruega experimenta temperaturas mais elevadas e mais precipitação do que o esperado em tais latitudes do norte, especialmente ao longo da costa . O continente experimenta quatro estações distintas, com invernos mais frios e menos precipitação no interior. A parte norte tem uma principalmente marítima clima Subarctic, enquanto Svalbard tem uma Arctic tundra clima.

Devido à grande amplitude latitudinal do país e da topografia e clima variados, a Noruega tem um maior número de diferentes habitats do que quase qualquer outro país europeu. Há aproximadamente 60.000 espécies na Noruega e águas adjacentes (excluindo as bactérias e vírus). The Shelf norueguês Grande Ecossistema Marinho é considerado altamente produtivo.

Clima

As regiões sul e oeste da Noruega experimentar mais precipitação e tem invernos mais suaves do que a parte sudeste. As planícies ao redor de Oslo têm os verões mais quentes e ensolarados, mas também tempo frio e neve no inverno (principalmente do interior).

Por causa da alta da Noruega latitude , há grandes variações sazonais na luz do dia. A partir do final de maio até o final de julho, o sol desce Nunca completamente abaixo do horizonte nas áreas ao norte do Círculo Ártico (daí descrição da Noruega como o "Land of the Midnight Sun "), e no resto do país experimenta até 20 horas de luz do dia por dia. Por outro lado, no final de novembro para o final de janeiro, o sol nunca se eleva acima do horizonte, no norte, e as horas do dia são muito curtos no resto do país.

Biodiversidade

lago Bondhus.

O número total de espécies incluem 16.000 espécies de insetos (provavelmente mais de 4.000 espécies ainda não descritas), 20.000 espécies de algas , 1.800 espécies de líquenes , 1.050 espécies de musgos , 2.800 espécies de plantas vasculares, até 7.000 espécies de fungos , 450 espécies de aves (250 espécies que nidificam na Noruega), 90 espécies de mamíferos , 45 espécies de água doce de peixes, 150 espécies de água salgada de peixes, 1.000 espécies de água doce de invertebrados e 3.500 espécies de invertebrados de água salgada. Cerca de 40.000 dessas espécies têm sido descritas pela ciência. O lista vermelha de 2010 abrange 4.599 espécies.

Dezessete espécies constam principalmente porque eles estão em perigo em uma escala global, como o Castor europeu, mesmo que a população da Noruega não é visto como ameaçadas de extinção. O número de espécies ameaçadas e quase ameaçadas igual a 3682; que inclui 418 espécies de fungos, muitos dos quais estão estreitamente associadas com as pequenas áreas remanescentes de florestas antigas, as espécies de aves, 36 e 16 espécies de mamíferos. A partir de 2010, 2.398 espécies foram listadas como ameaçadas ou vulneráveis; estes são 1250 listado como vulnerável (VU), 871 como em perigo (EN) e 276 espécies como criticamente em perigo (CR), entre os quais estão o lobo cinzento , a raposa do Ártico (população saudável em Svalbard) eo sapo piscina.

O maior predador nas águas norueguesas é o cachalote , eo maior peixe é o tubarão-frade . O maior predador em terra é o urso polar , enquanto o urso pardo é o maior predador do continente norueguês, onde o comum alce (também conhecido como "Elk Europeia") é o maior animal.

Ambiente

Cenário e paisagem impressionante e dramática é encontrado em toda a Noruega. A costa oeste da Noruega do sul e da costa do norte da Noruega apresentar alguns dos cenários mais visualmente impressionante costeiros do mundo. National Geographic listou os fiordes noruegueses como principal atração turística do mundo. A 2012 Índice de Desempenho Ambiental colocar Noruega em terceiro lugar, com base em o desempenho ambiental das políticas do país.

Loen, uma pequena vila nacosta ocidental da Noruega

Política

Harald V, oRei da Noruega desde 1991

De acordo com Constituição da Noruega, que foi adoptada em 16 de Maio 1814 e inspirada naDeclaração de Independência dos Estados Unidos eRevolução Francesade 1776 e 1789, respectivamente, a Noruega é umunitáriamonarquia constitucionalcom umsistema parlamentardegoverno, em que oRei da Noruega é o chefe de Estado e do O primeiro-ministro é o chefe de governo.Poder é separada entre oslegislativos, executivo e judiciário do governo, tal como definido pela Constituição, que serve como documento legal supremo do país.

O Monarch retém oficialmente o poder executivo, no entanto, após a introdução de um sistema parlamentar de governo, as funções do monarca, desde então, tornar-se estritamente representativo e cerimonial, como a nomeação formal e demissão do primeiro-ministro e outros ministros no governo executivo. Por conseguinte, o monarca é comandante-em-chefe da forças armadas norueguesas, e serve como oficial chefe diplomático no exterior e um símbolo de unidade.

Na prática, é o primeiro-ministro que é responsável pelo exercício de poderes executivos. Desde a sua adesão, em 1991, Harald V da Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg foi Rei da Noruega, o primeiro desde o século 14 que foi realmente nascido no país. Haakon, príncipe herdeiro da Noruega é o legal e herdeiro legítimo do trono eo Reino.

O Stortingé oParlamento da Noruega

Constitucionalmente, o poder legislativo é investido tanto com o governo e ao Parlamento da Noruega, mas o último é o legislador supremo e um corpo unicameral. Uma proposição pode tornar-se uma lei ou um acto por maioria simples entre os 150 representantes, eleitos com base na representação proporcional de 19 círculos eleitorais para mandatos de quatro anos. Um adicional de 19 lugares ("assentos de nivelamento") são alocados em uma base nacional para fazer a representação no parlamento corresponder melhor com o voto popular.

Como resultado, existem atualmente 169 membros do Parlamento ao todo. Há também um limite de 4% eleição para ganhar assentos de nivelamento no Parlamento. Como tal, a Noruega é fundamentalmente estruturado como um democracia representativa. Efetivamente chamado o Stortinget , significando Grande Assembléia , os membros do Parlamento ratificar tratados e pode acusar membros do governo se seus atos são declarados inconstitucionais, e, como tal, têm o poder de exonerá-los em caso de um processo de impeachment.

Jens Stoltenberg, oprimeiro-ministro da Noruega desde 2005

A posição de O primeiro-ministro, chefe do governo da Noruega, é atribuído ao membro do Parlamento que pode obter a confiança da maioria no Parlamento, normalmente, o atual líder do maior partido político ou de forma mais eficaz através de uma coligação de partidos, como um único partido normalmente faz não ter o apoio para formar um governo por conta própria. No entanto, a Noruega tem sido muitas vezes governado por governos de minoria.

O Primeiro-Ministro nomeia o Conselho de Ministros, tradicionalmente extraída de membros do mesmo partido político do Storting, ao qual são responsáveis, e como tais formas o governo executivo e exerce poder investido a eles pela Constituição. A fim de formar um governo, no entanto, mais de metade dos membros do Conselho de Ministros é obrigado a pertencer à Igreja da Noruega. Atualmente, isto significa, pelo menos, dez dos 19 ministérios. Isso tem gerado controvérsia a respeito de um debate em curso de separação entre Igreja e Estado na Noruega. O atual primeiro-ministro é Jens Stoltenberg, o líder do Partido Trabalhista norueguês (AP).

Palácio Real da Noruega emOslo

Através de Conselho de Estado, um conselho privado presidida pelo monarca, o primeiro-ministro e do encontro de gabinete no Palácio Real e formalmente consultar o monarca. Além de aprovar as contas parlamentares, todas as contas do governo precisam da aprovação formal pelo monarca, antes e depois da introdução ao Parlamento. Aprovação também é dada pelo Conselho a todas as ações do monarca como chefe de Estado. Apesar de todo o governo e os actos parlamentares são decididas de antemão, o Conselho Privado é um exemplo de um outro gesto simbólico o Rei obtém.

Os membros do Storting são eleitos directamente a partirdo partido listasde representação proporcional em dezenovecírculos eleitorais plural-membro em um nacional sistema multi-partidário.Historicamente, tanto oPartido Trabalhista norueguês ePartido Conservador têm desempenhado papéis principais políticos, enquanto a primeira tem-se mantido no poder desde aeleição de 2005, em umaCoalizão Vermelho-Verde com oPartido da Esquerda Socialista e da Partido de Centro.

Desde então, tanto o Partido Conservador eo Partido do Progresso ganharam grande quantidade de lugares no Parlamento, no entanto, a partir da eleição geral de 2009, não suficiente para derrubar a coalizão. Este tem sido o resultado de uma má cooperação entre os partidos da oposição, incluindo o Partido Liberal e do Partido Democrata Cristão. Como tal, Jens Stoltenberg, líder do Partido Trabalhista, mantém-se o primeiro-ministro da Noruega com a maioria necessária atribuída à aliança com os partidos Socialista Esquerda e Centro.

Divisões administrativas

Noruega, um estado unitário, é dividido em primeiro nível administrativo dezenove municípios ( Fylker ). Os municípios são administrados através de assembléias condado directamente eleitos que elegem o Governador do Condado. Além disso, o rei e do governo estão representados em cada condado por um fylkesmann, que age efetivamente como uma Governador. Como tal, o Governo está directamente representados a nível local através de escritórios dos Governadores dos Condados . Os municípios são, então, sub-divididos em 430 de segundo nível municípios ( Kommuner ), que por sua vez são administrados pelo conselho municipal eleito por sufrágio directo, liderados por um prefeito e um pequeno gabinete executivo. A capital de Oslo é considerado tanto um condado e um município. A Noruega também tem dois territórios ultramarinos integrais, Jan Mayen e Svalbard . Há três antárticas e Subantarctic dependências: Ilha Bouvet , Peter I Island e Queen Maud Land.

Além disso, existem 96 assentamentos com o estatuto de cidade na Noruega. Na maioria dos casos, as fronteiras da cidade são coincidentes com as fronteiras de seus respectivos municípios. Muitas vezes, os municípios cidade norueguesa incluem grandes áreas que não são construídas; por exemplo, município Oslo contém grandes florestas, localizado ao norte e sudeste da cidade, e mais da metade do município de Bergen consiste em áreas montanhosas.

Um mapa geopolítico da Noruega, mostrando a 19Fylker, aSvalbard(Spitsbergen) eJan Mayenilhas, que são parte do reino da Noruega

Os condados da Noruega são:

(Fylke)Centro administrativoMais populoso município
Østfold våpen.svg Østfold SarpsborgFredrikstad
Akershus våpen.svg Akershus Oslo Bærum
Oslo komm.svg Oslo Cidade de Oslo Oslo
Hedmark våpen.svg Hedmark HamarRingsaker
Oppland våpen.svgOpplandLillehammerGjøvik
Buskerud våpen.svgBuskerudDrammenDrammen
Vestfold våpen.svg Vestfold TønsbergSandefjord
Telemark våpen.svg Telemark Skien Skien
Aust-Agder vapen.svg Aust-Agder ArendalArendal
Vest-Agder våpen.svg Vest-Agder KristiansandKristiansand
Rogaland våpen.svg Rogaland StavangerStavanger
Hordaland vapen.svg Hordaland Bergen Bergen
Sogn og Fjordane våpen.svg Sogn og Fjordane LeikangerFørde
Møre og Romsdal våpen.svg Møre og Romsdal MoldeÅlesund
Sør-Trøndelag våpen.svg Sør-Trøndelag TrondheimTrondheim
Nord-Trøndelag våpen.svg Nord-Trøndelag SteinkjerStjørdal
Nordland våpen.svg Nordland BodøBodø
Troms våpen.svg Troms TromsøTromsø
Finnmark våpen.svg Finnmark VadsøAlta


Sistema judicial e aplicação da lei

Noruega utiliza um sistema de direito civil , onde as leis são criadas e alteradas no Parlamento e no sistema regulado através dos Tribunais de Justiça da Noruega. Consiste na Suprema Corte de 19 juízes permanentes e um Chefe de Justiça, tribunais de apelação, cidade e distrito tribunais e conselhos de conciliação. O Judiciário é independente do Executivo e Legislativo. Enquanto o primeiro-ministro nomeia juízes da Suprema Corte para o escritório, sua nomeação deve ser aprovada pelo Parlamento e formalmente confirmada pelo monarca no Conselho de Estado. Normalmente, os juízes ligados a tribunais ordinários são formalmente nomeados pelo monarca no conselho do Primeiro-Ministro.

Estrito e formal a missão dos Tribunais é regular o sistema judicial norueguês, interpretar a Constituição e, como tal aplicar a legislação aprovada pelo Parlamento e monitorar os poderes legislativo e executivo para garantir que eles mesmos cumpram os actos legislativos que tenham sido previamente adotada.

A aplicação da lei na Noruega é realizada pelo serviço policial norueguês. O serviço policial norueguês é um Serviço Nacional de Polícia Unificada composta por 27 Distritos Policiais e várias agências especializadas como Økokrim eo Serviço Nacional de Investigação Criminal, cada um dirigido por um chefe de polícia. O Serviço de Polícia é chefiada pelo Direcção Nacional da Polícia, que por sua vez é subordinado ao Ministério da Justiça e da Polícia, a Direcção da Polícia é dirigido por um Comissário Nacional de Polícia. A única exceção é o norueguês Agência de Segurança da Polícia, directamente responsável perante o Ministério da Justiça e da Polícia.

Na sua Worldwide Índice de Liberdade de Imprensa de 2007, Repórteres Sem Fronteiras classificou a Noruega em um primeiro lugar compartilhado (com a Islândia) de 169 países. A pena de morte foi abolida na Noruega em 1902. Pena de morte por alta traição na guerra e crimes de guerra também foi abolido em 1979.

Relações exteriores

Marinha Real da Noruega Fridtjof Nansenclasse fragata

Noruega mantém embaixadas em 86 países. 60 países mantêm uma embaixada na Noruega, todos eles na capital, Oslo.

A Noruega é um dos membros fundadores das Nações Unidas (ONU), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), o Conselho da Europa e da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA). Noruega emitiu pedidos de adesão à União Europeia (UE) e os seus antecessores, em 1962, 1967 e 1992, respectivamente. Enquanto a Dinamarca , Suécia e Finlândia obteve a adesão, os tratados de adesão foram rejeitados pelo eleitorado norueguês em 1972 e 1994. Após o referendo 1994, a Noruega manteve a sua participação no Espaço Económico Europeu (EEE), um arranjo que concede o acesso ao país mercado interno da União, sob a condição de que a Noruega implementa os de peças da União da legislação que são consideradas relevantes (contando aproximadamente sete mil a partir de 2010) governos da Noruega sucessivas, desde 1994, solicitou a participação da Noruega em partes da cooperação da UE que ir além das disposições do Acordo EEE. Participação sem direito a voto pela Noruega foi concedida em, por exemplo, da União da Segurança Comum e da Política de Defesa, o Acordo de Schengen, a Agência Europeia de Defesa, bem como 19 programas separados.

Noruega fez uma contribuição nodesenvolvimento internacional, e estava envolvido na intermediação de 1990, que levam às malfadadasAcordos de Oslo sobre a Conflito israelo-palestiniano.

Militar

Norueguês Tanques Leopard na neve emMålselv

As Forças Armadas da Noruega conta actualmente cerca de 23.000 pessoas, entre funcionários civis. De acordo com os atuais (em 2009) os planos de mobilização, a força durante a mobilização total é de aproximadamente 83.000 combatentes pessoal. A Noruega tem alistamento para o sexo masculino (6-12 meses de treinamento) e de voluntariado para o sexo feminino. As Forças Armadas estão subordinadas ao Ministério da Defesa norueguês e do Comandante-em-chefe é o Rei Harald V. As forças armadas da Noruega está dividida nas seguintes ramos: o exército, a marinha real, a Força Aérea Real e da Guarda Municipal.

Em parte devido à incapacidade da Noruega para manter a sua tradicional política de neutralidade na II Guerra Mundial (se juntar ao esforço de guerra dos Aliados depois de ser invadida porAlemanha nazistaem abril de 1940), o país foi um dos países fundadores daOrganização do Tratado do Atlântico Norte(NATO) em 4 de Abril de 1949. Actualmente, a Noruega contribui naForça Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) em Afeganistão.Além disso, a Noruega tem contribuído em várias missões em contextos das Nações Unidas, da NATO, eaPolítica de Segurança e Defesa Comum da União Europeia.

Economia

Representação gráfica das exportações de produtos da Noruega em 28 categorias codificadas por cores.
O crescimento do PIB e do PIB

Noruegueses desfrutar o segundo maior PIB per capita (depois do Luxemburgo ) e quarta maior PIB (PPP) per capita no mundo. Hoje, a Noruega classifica como o segundo país mais rico do mundo em valor monetário, com a maior reserva de capital per capita de qualquer nação. De acordo com o CIA World Factbook, a Noruega é um credor externo líquido de dívida. Noruega manteve o primeiro lugar no mundo no PNUD Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por seis anos consecutivos (2001-2006), e depois recuperada esta posição em 2009 e 2010. O padrão de vida na Noruega é entre as mais altas do mundo. Revista Política Externa Noruega ocupa o último lugar na sua Falha Índice Unidos para 2009, a julgar Noruega a ser mais bem-funcionamento do mundo e país estável. As exportações de petróleo e gás continuaram juntamente com uma economia saudável e substancial vantagem riqueza acumulada a uma conclusão de que a Noruega continuará a ser um dos países mais ricos do mundo em um futuro previsível.

A economia norueguesa é um exemplo de uma economia mista, um capitalista próspero estado de bem-estar que caracteriza uma combinação de atividade do mercado livre e grande propriedade do Estado em sectores-chave. O Estado-Providência norueguês faz os cuidados de saúde públicos gratuitos (acima de um determinado nível), e os pais têm 46 semanas pagas de licença parental. A renda que o estado recebe a partir de recursos naturais inclui uma contribuição significativa da produção de petróleo e da renda substancial e cuidadosamente gerido relacionadas com este sector. A Noruega tem uma taxa de desemprego muito baixa, atualmente de 2,6%. 30% da força de trabalho são empregados pelo governo, o mais alto da OCDE. Os níveis de produtividade por hora, bem como os salários médios por hora na Noruega estão entre os mais altos do mundo. O valores igualitários da sociedade norueguesa garantir que a diferença salarial entre o trabalhador menor pago eo CEO da maioria das empresas é muito menor do que em comparável ocidental economias. Isso também é evidente no baixo coeficiente de Gini da Noruega. O Estado tem grandes posições acionárias dos principais sectores industriais, como a estratégica de petróleo sector ( Statoil e Aker Solutions), a produção de energia hidrelétrica ( Statkraft), a produção de alumínio ( Norsk Hydro), o maior banco norueguês ( DnB NOR), e provedor de telecomunicações ( Telenor). Através destas grandes empresas, o governo controla cerca de 30% dos valores das ações na Bolsa de Valores de Oslo. Quando as empresas não cotadas são incluídos, o Estado tem ainda maior participação na propriedade (principalmente da apropriação de licença direto óleo). A Noruega é um grande país de expedição e tem sexto maior do mundo frota mercante, com 1.412 navios mercantes noruegueses de propriedade.

Bryggen em Bergen está nalista de Património Mundial da UNESCO

Referendos realizados em 1972 e 1994 indicaram que o povo norueguês desejava permanecer fora da União Europeia (UE). No entanto, a Noruega, juntamente com a Islândia e Liechtenstein , participam no mercado único da União Europeia através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE). O Tratado do EEE entre os países da União Europeia e da EFTA Countries- transposta para a lei norueguesa via "EOS-Loven" - descreve os procedimentos de aplicação das regras da União Europeia na Noruega e outros países da EFTA. Isso faz com que a Noruega um membro altamente integrado da maioria dos setores do mercado interno da UE. No entanto, alguns sectores, como a agricultura, e óleo de peixe, não são inteiramente cobertas pelo Tratado EEE. A Noruega também aderiu ao Acordo de Schengen e vários outros acordos intergovernamentais entre os Estados membros da UE.

A agricultura é um sector importante, apesar da paisagem montanhosa (Flakstad)

O país é rico em recursos naturais, incluindo petróleo , energia hidroeléctrica, peixes , florestas e minerais . Grandes reservas de petróleo e gás natural foram descobertos na década de 1960, o que levou a um boom na economia. Noruega obteve um dos mais altos padrões de vida no mundo, em parte por ter uma grande quantidade de recursos naturais em comparação com o tamanho da população. Em 2011, 28% das receitas do Estado foram gerados a partir da indústria do petróleo.

Transporte

Devido à baixa densidade populacional, forma estreita e litorais longas, transportes públicos na Noruega é menos desenvolvida do que em muitos países europeus, especialmente fora das cidades. Como tal, a Noruega tem antigas tradições de transporte de água, mas o Ministério dos Transportes e Comunicações norueguês tem, nos últimos anos implementadas ferroviário , rodoviário e aéreo transporte através de numerosas filiais a fim de desenvolver a infraestrutura do país. Mais recentemente tem havido discussão sobre a possibilidade de criação de um novo sistema ferroviário de alta velocidade entre as maiores cidades do país.

NSBtipo 73 naEstação Central de Oslo, a maior estação ferroviária no país

Principal rede ferroviária da Noruega consiste de 4.114 quilômetros (2.556 milhas) de linhas de bitola padrão, dos quais 242 km (150 mi) é via dupla e 64 quilômetros (40 milhas) ferroviária de alta velocidade (210 km / h), enquanto 62% é eletrificada em 15 kV 16⅔ Hz AC. As estradas de ferro transportados 56.827.000 passageiros 2.956 milhões de quilômetros de passageiros e 24,783 milhões de toneladas de carga 3.414 milhões de toneladas-quilómetro. Toda a rede é propriedade da Administração Ferroviária Nacional norueguesa, enquanto todos os comboios de passageiros domésticos, exceto o trem Airport Express são operados por Norges Statsbaner (NSB). Diversas companhias operam comboios de mercadorias.

O investimento em novas infra-estruturas e manutenção são financiados através do orçamento do Estado, e subsídios são fornecidos para as operações do trem de passageiro. NSB opera trens de longa distância, incluindo os comboios nocturnos, serviços regionais e de quatro sistemas de trem suburbano, em torno de Oslo, Trondheim, Bergen e Stavanger.

Norueguês e Aeronaves escandinavo noAeroporto de Oslo, Gardermoen

Há aproximadamente 92.946 km (57.754 mi) da rede de estradas na Noruega, dos quais 72,033 km (44,759 milhas) são pavimentadas e 664 km (413 milhas) são auto-estrada. Existem quatro níveis de rotas rodoviárias; nacional, condado, municipais e privadas, com somente as estradas nacionais numeradas en route. As rotas nacionais mais importantes são parte do sistema europeu de rota, e os dois mais proeminentes são o E6 indo norte-sul através de todo o país, enquanto E39 segue a Costa Oeste. Estradas municipais nacionais e são geridos pelo Norwegian Vias Públicas Administração.

Dos 97 aeroportos na Noruega, 52 são públicas e 46 são operados pela estatal Avinor. Sete aeroportos têm mais de um milhão de passageiros por ano. 41.089.675 passageiros passaram pelos aeroportos noruegueses em 2007, dos quais 13.397.458 eram internacional.

O gateway central, por via aérea para a Noruega éAeroporto de Oslo, Gardermoen, situada cerca de 50 quilômetros (31 milhas) ao norte de Oslo, com partidas a maioria dos países europeus e alguns destinos intercontinentais. É hub para os dois principais norueguesascompanhias aéreasScandinavian Airlines System eNorwegian Air Shuttle, e para aviões regionais do oeste da Noruega.

Demografia

Demografia na Noruega
População histórica
Ano Pop. ±%
1500 140.000 -
1665 440.000+ 214,3%
1735 616109 + 40,0%
1801 883603+ 43,4%
1855 1490047+ 68,6%
1900 2240032+ 50,3%
1950 3278546+ 46,4%
2000 4478497+ 36,6%
2010 4858199+ 8,5%
2012 5003218 + 3,0%
2060?7032687+ 40,6%
Fonte: Statistics Norway.

A população da Noruega era 5.051.300 pessoas em 1 de Janeiro de 2013. Osnoruegueses são do Norte Povo germânico.

O Sami tradicionalmente habitam partes do centro e norte da Noruega e da Suécia, bem como no norte da Finlândia e da Rússia sobre a península de Kola. Uma outra minoria nacional são as pessoas kveno que são os descendentes de pessoas que falam finlandês que se mudaram para o norte da Noruega no dia 18 até o século 20. Tanto o Sami eo Kven foram submetidos a uma política de assimilação forte pelo governo norueguês do século 19 até a década de 1970. Devido a isso " processo noruegização ", muitas famílias de Sami ou Kven ascendência agora auto-identificam como étnica norueguesa.

Outros grupos reconhecidos como minorias nacionais da Noruega sãojudeus,Floresta finlandeses, eNorwegian Romani viajantes (um ramo dopovo Romani, para não ser confundido com os não-reconhecidoindígenas norueguesas viajantes).

14% da população norueguesa são imigrantes ou filhos de dois pais imigrantes. Cerca de 6% da população imigrante vem de UE, América do Norte e Austrália, e cerca de 8,1% vêm da Ásia, África e América Latina.

Migração

Norman Borlaug, umcientista americano norueguês, tem sido chamado de "pai daRevolução Verde ".

Emigração

Há quase 4,7 milhões de americanos noruegueses, de acordo com o censo norte-americano de 2006. O número de americanos de ascendência norueguesa viver em os EUA hoje é aproximadamente igual ao da população atual da Noruega. No censo canadense 2006, 432.515 cidadãos canadenses alegou ascendência norueguesa.

Imigração

A partir de 01 de janeiro de 2013 ( 2013/01/01 ) o número de imigrantes ou filhos de dois imigrantes residentes na Noruega foi 710.465, ou 14,1% da população total, ante 183.000 em 1992. imigração anual tem aumentado rapidamente desde 2005. Enquanto imigração líquida anual em 2001-2005 foi, em média, 13.613, aumentou para 37.541 no período 2006-2010 e em 2011 a imigração líquida atingiu 47.032. Isto é principalmente devido ao aumento da imigração da UE, em particular da Polónia.

Em 2012, a comunidade imigrante (que inclui imigrantes e crianças norueguesas-nascido de pais imigrantes) cresceu 55,3 mil, um recorde. A imigração líquida do estrangeiro atingiu 47.300 (300 maior do que em 2011), enquanto que a imigração foi responsável por 72% do crescimento da população da Noruega. 17% dos recém-nascidos nasceram de pais imigrantes. e aqueles com paquistaneses, somalis e os pais vietnamitas composta dos maiores grupos de todos os Norwegian-nascido de pais imigrantes.

Noruegueses paquistaneses são o maior grupo minoritário não-europeu na Noruega, ea maioria dos seus 32.700 membros vivem em torno de Oslo. O iraquianas e populações de imigrantes somalis têm aumentado significativamente nos últimos anos. Após o alargamento da UE em 2004, também tem havido um afluxo de imigrantes da Europa Central e Oriental, especialmente Polônia . Os grupos de imigrantes de mais rápido crescimento em 2011 em números absolutos eram da Polónia , Lituânia e Suécia .

As políticas de imigração e integração são submetidos a muito debate na Noruega.

Maiores grupos de imigrantes (1ª e 2ª geração):

Fundo Nacional População
Polônia 82.601
Suécia 37.467
Paquistão 33.634
Somália 33.117
Lituânia 30.540
Iraque 29.614

Religião

Catedral de Nidaros emTrondheim

A maioria dos noruegueses são registrados no batismo como membros da Igreja da Noruega; muitos permanecem na igreja estado para ser capaz de usar serviços como o batismo, confirmação, casamento e enterro, ritos que têm forte posição cultural na Noruega. Sobre 77,0% dos noruegueses eram membros da Igreja da Noruega a partir de 1 de janeiro de 2012. Cerca de 66% de todos os recém-nascidos foram batizados e cerca de 65% de todas as pessoas de 15 anos de idade foram confirmados na igreja em 2011. No entanto, apenas 20% dos noruegueses dizem que a religião ocupa um lugar importante na sua vida (de acordo com uma pesquisa Gallup em 2009), a quarta menor tal percentual no mundo (somente Estónia , Suécia e Dinamarca são mais baixos). No início de 1990, estimou-se que entre 4,7% - 5,3% dos noruegueses freqüentava a igreja em uma base semanal. Este número caiu para cerca de 2% - o menor percentual tal na Europa - de acordo com dados de 2009 e 2010

Heddal aduela igreja,Notodden, a maiorigreja stave em Noruega

Havia, até outubro de 2012, cerca de 115, 234 registradas católicos na Noruega. Estima-se que o número total de pessoas com formação católica pode ser 170,000-200, 000 ou superior.

Em 2010, 10% da população era religiosamente não afiliados, enquanto outros 9% (431 000 pessoas), eram membros de comunidades religiosas e de vida postura fora da Igreja da Noruega. Outros cristãos denominações total de cerca de 4,9% da população, a maior das quais é a Igreja Católica , com 83.000 membros. Outros incluem pentecostais (39.600), a Evangélica Luterana Livre Igreja da Noruega (19.600), metodistas (11.000), batistas (9900), Ortodoxa (9900) Brunstad Christian Church (6800), os adventistas (5100), assírios e caldeus, e outros. As congregações Luteranas sueco, finlandês e islandês na Noruega tem cerca de 27.500 membros no total. Outras religiões correspondem a menos de 1% cada, incluindo 4.000 membros na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e 12.000 Testemunhas de Jeová.

Entre as religiões não-cristãs, o Islã é a maior com a população de 106.735. É praticado principalmente por Somali, Árabe, albaneses, e os imigrantes turcos, bem como os noruegueses de origem paquistanesa. Outras religiões correspondem a menos de 1% cada, incluindo 819 adeptos do judaísmo. indianos imigrantes introduzido hinduísmo para a Noruega, que em 2011 tem pouco mais de 5.900 seguidores, ou 1% de não-luteranas noruegueses. Sikhismo tem cerca de 3.000 seguidores com a maioria vivendo em Oslo, com duas Gurdwaras; Gurdwara Sri Guru Nanak Dev Ji e Gurdwara sikh Sangat. Sikhs veio pela primeira vez para a Noruega no início de 1970. Os problemas em Punjab após Operação Estrela Azul e o genocídio dos Sikhs após o assassinato de Indira Gandhi levou a um aumento dos Sikhs mover-se para a Noruega. Drammen também tem uma população considerável de Sikhs com o maior Gurdwara na Europa norte concluída em Lier. Há onze budistas organizações, agrupadas sob a organização Buddhistforbundet, com pouco mais de 14.000 membros, que compõem 0,2% da população. O Baha'i religião tem um pouco mais de 1.000 seguidores. Cerca de 1,7% (84.500) dos noruegueses aderir ao secular norueguês Humanist Association.

De 2006 a 2011, o que mais cresce a fé religiosa na Noruega foi o cristianismo ortodoxo, que cresceu no número de membros por 80,0%; no entanto, a sua quota do total da população continua pequena, de 0,20%. Uma das razões é enorme imigração da Eritreia e Etiópia e, em menor medida, da Europa Oriental e do Oriente Médio países. Outras religiões de rápido crescimento foram a Igreja Católica Romana (78,7%), o hinduísmo (59,6%), Islam (48,1%), e Budismo (46,7%).

À semelhança de outros Países escandinavos, os nórdicos seguiram uma forma de nativo paganismo germânico conhecido como paganismo nórdico. Até o final do século 11, quando a Noruega tinha sido cristianizado, foram proibidos a religião e as práticas Norse indígena. Remanescentes da religião e crenças da Noruega natal sobreviver hoje na forma de nomes, nomes referenciais de cidades e locais, os dias da semana, e outras partes da linguagem cotidiana. O interesse moderno nas velhas formas levou a um renascimento das práticas religiosas pagãs na forma de Asatru. O norueguês Åsatrufellesskapet Bifrost formada em 1996; a partir de 2011, a irmandade tem cerca de 300 membros. Foreningen Forn Sed formada em 1999 e tem sido reconhecido pelo governo da Noruega como uma organização religiosa.

A minoria Sami mantido a sua religião xamânica até o século 18, quando a maioria deles foi convertido ao cristianismo por missionários Dano-norueguesa. Hoje, há um interesse crescente na forma como Sami da vida, o que levou a um renascimento do Noaidevuohta (Sami Xamanismo). Há também relatos de celebridades norueguês e Sami visitam Shamans para orientação. Embora a maioria dos povos de Sami são Luterana, há alguns que conseguiu manter a sua antiga religião.

De acordo com o Eurobarómetro Poll de 2005, naquela época 32% dos cidadãos norueguesas responderam que "acreditam que existe um deus". Um estudo realizado há três anos por Gustafsson e Pettersson (2002), descobriu que o 72% dos noruegueses não acreditar em um "Deus pessoal".

Religião (a partir de 2012) Deputados Por cento Crescimento (2007-2012)
Cristandade 4120213 82,6% 0,5%
Luteranismo 388403777,9%-0,8%
Catolicismo romano 102286 2,1% 98,6%
Pentecostalismo 39.108 0,8% -3,2%
Testemunhas de Jeová 11.903 0,2% -19,3%
Cristianismo Ortodoxo 11.205 0,2% 84,4%
Metodismo 10.761 0,2% -4,8%
Batistas 9999 0,2% 10,2%
Amigos de Smith 7319 0,1% 13,0%
Igreja Adventista do Sétimo Dia 4884 0,1% -7,5%
Outros cristianismo 38.711 0,8% 0,9%
Religiões não-cristãs133219 2,7% 35,0%
Islão 112236 2,3% 41,9%
Budismo 15.426 0,3% 43,5%
Hinduismo 5690 0,1% 38,8%
Sikhismo 1.133 0,0% -53,6%
Fé Bahá'í 1.088 0,0% 7,2%
Judaísmo 153 0,0% -82,4%
Outras religiões 1218 0,0% 178,1%
Não-religioso e desconhecido732438 14,7% 51,6%
Humanismo 84.481 1,7% 6,3%
Total 4985870 100,0% 6,5%

Urbanização


Educação

O edifício principal daUniversidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, emTrondheim

O ensino superior na Noruega é oferecido por uma série de sete universidades, cinco faculdades especializadas, 25 escolas universitárias, bem como uma série de faculdades particulares. Educação segue o Processo de Bolonha envolvendo Licenciatura (3 anos), Master (2 anos) e PhD (3 anos) graus. Aceitação é oferecido depois de terminar o ensino secundário com competência geral estudo.

A educação pública é virtualmente livre, independentemente da nacionalidade, com um ano lectivo com dois semestres, de agosto a dezembro e de janeiro a junho. A responsabilidade final para a educação recai sobre o Ministério da Educação e Investigação da Noruega.

Idiomas

Distribuição dos grupos dialeto norueguês: North Norwegian (amarelo), Trøndelag norueguês (azul marinho), West norueguês (laranja) e Leste norueguês (azul-claro).

O Língua norueguesa germânica norte tem duas formas escritas oficiais, Bokmål e Nynorsk . Ambos são reconhecidos como línguas oficiais, na medida em que são utilizados tanto na administração pública, nas escolas, igrejas e mídia, e Bokmål é a linguagem escrita usada pela grande maioria dos cerca de 80-85%. Cerca de 95% da população falam norueguês como sua língua nativa, embora muitos falam dialetos que podem diferir significativamente da linguagem escrita. Todos os dialetos noruegueses são inter-inteligível, embora ouvintes com exposição muito limitada para que não sejam os seus próprios dialetos podem ter dificuldades para entender certas frases e pronúncias em alguns outros dialetos. Vários línguas Uralic Sami são falada e escrita em todo o país, especialmente no norte, por alguns membros dos povos de Sami (estimativas sugerem cerca de um terço do norueguês Sami falam uma língua Sami). Alto-falantes têm o direito de obter educação em língua Sami, não importa onde eles estão vivendo e para receber a comunicação do governo em várias línguas Sami. O Kven minoria historicamente falou o Uralic língua Kven (considerado uma língua separada na Noruega, mas geralmente percebido como um finlandês dialeto na Finlândia), mas a maioria dos Kvens hoje têm pouco ou nenhum conhecimento do idioma. De acordo com Kainun institutti "O Kven moderno típico é um norueguês de língua norueguesa que conhece a sua genealogia". Não há defesa para fazer Norwegian Sign Language uma língua oficial da Noruega.

No século 19 e 20, língua norueguesa foi objecto deforte controvérsia política e cultural, o que levou à criação de Nynorsk no século 19 e para a formação de padrões de ortografia alternativos no século 20, notadamente opadrão Riksmål, que é mais conservadora (isto é, mais semelhante a Dinamarquês) do que bokmål.

Norueguês é semelhante ao das outras línguas na Escandinávia, Sueco e Dinamarca. Todas as três línguas são mutuamente inteligíveis e pode ser, e geralmente são, empregadas na comunicação entre habitantes dos países escandinavos. Como resultado da cooperação no âmbito do Conselho Nórdico, habitantes de todos os países nórdicos, incluindo a Islândia e Finlândia , têm o direito de comunicar com as autoridades norueguesas na sua própria língua.

Qualquer estudante norueguês que é um filho de pais imigrantes é incentivado a aprender a língua norueguesa. O governo norueguês oferece cursos de línguas de instrução para os imigrantes que desejam obter a cidadania norueguesa. De 1 de Setembro de 2008, um requerente de cidadania norueguesa também deve dar prova de proficiência em qualquer língua norueguesa ou Sami ou dar provas de ter frequentou aulas em norueguês para 300 horas, ou de cumprir os requisitos linguísticos para os estudos universitários na Noruega (que é cumprida por ser proficiente em uma das línguas escandinavas).

A principal língua estrangeira ensinada na escola primária norueguês é Inglês . A maioria da população é fluente em Inglês, especialmente aqueles nascidos após a Segunda Guerra Mundial. Alemão , Francês e Espanhol também são comumente ensinado como segunda ou, mais frequentemente, a terceira língua. russos , japoneses, italianos , latinos , e raramente Chinês ( Mandarin) estão disponíveis em algumas escolas, principalmente nas cidades. Tradicionalmente, Inglês, Alemão e Francês foram consideradas as principais línguas estrangeiras na Noruega. Estas línguas, por exemplo, tinha sido usado em passaportes norueguesa até a década de 1990, e estudantes universitários têm um direito geral de usar esses idiomas ao submeter suas teses.

Cultura

Trajes do fazendeiro tradicional norueguesa, conhecida comofolkedrakt, e os trajes modernos inspirados por esses trajes, conhecidos como bunad, são amplamente utilizados em ocasiões especiais.

O Norueguês cultura fazenda continua a desempenhar um papel na cultura norueguesa contemporânea. No século 18, ele trouxe um forte movimento nacionalista romântico, que ainda é visível na língua norueguesa e mídia. No século 19, a cultura norueguesa floresceu como os esforços continuaram a atingir uma identidade independente nas áreas de literatura, arte e música. Este continua até hoje nas artes do espectáculo e, como resultado do apoio do governo para exposições, projetos culturais e obras de arte.

Noruega tem sido, em muitos aspectos, um dos primeiros a adotar os direitos das mulheres, direitos das minorias e direitos LGBT. Já em 1884, 171 dos principais personalidades da época, entre eles cinco primeiros-ministros do Partido Liberal e do Partido Conservador, co-fundou a Associação Norueguesa de Direitos da Mulher, e fez campanha com sucesso para as mulheres direito à educação, o sufrágio das mulheres , o direito ao trabalho e outras políticas de igualdade de gênero. A partir dos anos 1970, a igualdade de género também veio no topo da agenda do estado com a criação de um organismo público para promover a igualdade de gênero.

Em 1990, a Noruega foi o primeiro país a reconhecer a OIT-convenção 169 sobre povos indígenas. No que diz respeito aos direitos LGBT, a Noruega foi o primeiro país do mundo a aprovar uma lei anti-discriminação proteger os direitos dos gays e lésbicas. Em 1993, a Noruega tornou-se o segundo país a legalizar a união civil parcerias para casais do mesmo sexo, e em 1 de Janeiro de 2009, a Noruega tornou-se o sexto país a conceder plena igualdade no casamento para casais do mesmo sexo.

No entanto, apenas em 1990 foi a constituição norueguesa alterada para conceder primogenitura absoluta ao trono norueguês, o que significa que o filho mais velho, independentemente do sexo, tem prioridade na linha de sucessão. Isso não foi feito de forma retroativa, o que significa que mesmo agora o sucessor atual ao trono não é o filho mais velho do rei, mas o filho mais velho. A constituição norueguesa Artigo 6 estabelece que "Para aqueles que nasceram antes do ano de 1990 deve ... ser o caso de que um homem deve ter precedência sobre uma fêmea."

Um ardente promotor dos direitos humanos, a Noruega é a casa do anualconferência do Fórum da Liberdade de Oslo, um encontro descrito por The Economist como "a caminho de tornar-se um equivalente de direitos humanos do Fórum Econômico de Davos."

Cinema

Não até muito recentemente foi o cinema norueguês recebeu reconhecimento internacional, mas já em 1951 um documentário do Kon-Tiki expedição ganhou um Oscar Academy Award. Em 1959, Arne Skouen Nine Lives foi indicado, mas não conseguiu vencer. Outro filme notável é Grand Prix Flåklypa (Inglês: Pinchcliffe Grand Prix ), um filme de animação dirigido por Ivo Caprino. O filme foi lançado em 1975 e é baseada em personagens do cartunista norueguês Kjell Aukrust. É o filme norueguês mais amplamente visto de todos os tempos.

Houve no entanto um verdadeiro avanço em 1987 com Nils Gaup Pathfinder , que contou a história da Sami. Ele foi nomeado para um Oscar e foi um enorme sucesso internacional. de Berit Nesheim O Outro Lado do domingo também foi nomeado para um Oscar em 1997.

Desde os anos 1990, a indústria cinematográfica tem prosperado com até 20 filmes por ano. Sucessos particulares foram Kristin Lavransdatter , O Telegraphist e Gurin com o Foxtail . Knut Erik Jensen foi um dos mais bem sucedidos novos diretores, juntamente com Erik Skjoldbjærg lembrado por Insomnia .

No final de 2008, o filme Max Manus abriu em teatros noruegueses. O filme era um drama WW2, contando a história do herói da resistência norueguesa Max Manus que liderou muitas operações de sabotagem bem sucedida contra a ocupação alemã. O filme se tornou o filme de maior arrecadação da história norueguesa.

Outros filmes noruegueses sucesso notáveis ​​incluem de Orion Belt, Prey Frio, frio Prey 2, Frio Prey 3e O Caçador de Troll.

O país também tem sido usado como local de filmagem para vários Hollywood e outras produções internacionais, incluindo o filme de 1980 Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca , onde os produtores usado Hardangerjøkulen geleira como local de filmagem, para as cenas do planeta gelado de Hoth, incluindo uma batalha memorável na neve. Outros filmes incluem cenas do James Bond filme Die Another Day , The Golden Compass , Spies Like Us e Heróis de Telemark , bem como a série de TV Lilyhammer .

Música

Edvard Grieg, compositor e pianista

Junto com a clássicamúsica deromânticos compositoresEdvard Grieg;Rikard Nordraak eJohan Svendsen, ea música moderna deArne Nordheim,Black Metal norueguês tornou-se algo de um artigo de exportação nos últimos anos.

Artistas clássicos da Noruega incluemLeif Ove Andsnes, um dos pianistas mais famosos do mundo,Truls Mørk, um violoncelista excelente, ea grande soprano wagnerianaKirsten Flagstad.

Desde os anos 1990, a maior exportação cultural da Noruega é black metal. O lo-fi, formulário escuro e cru de heavy metal explodiu na Noruega durante os anos 1990 e lançou as carreiras de bandas como Darkthrone, Mayhem, Burzum, Imperador, Gorgoroth e Imortal, bem como bandas posteriores, como Dimmu Borgir. Esta evolução desde então se tornou uma parte importante de metal extremo, mas muitos acontecimentos que tiveram lugar no início de 1990 relacionadas com o movimento black metal, tais como vários incêndios em igrejas e um proeminente caso de assassinato causou alguma preocupação entre os cidadãos noruegueses em geral.

A cena jazz da Noruega também está prosperando.Jan Garbarek,Terje Rypdal,Mari Boine,Arild Andersen, eBugge Wesseltoft são reconhecidos internacionalmente, enquantoPaal Nilssen-Love,Supersilent,Jaga Jazzist eWibutee estão se tornando artistas de classe mundial da geração mais jovem.

Hardingfele, um violino de Noruega

A Noruega tem uma forte música folk tradição que continua popular até hoje. Entre os mais proeminentes músicos populares são Hardanger violinistas Andrea Een, Olav Jørgen Hegge e Annbjørg Lien, vocalistas Agnes Buen Garnås, Kirsten Bråten Berg e Odd Nordstoga.

Outras bandas reconhecidas internacionalmente são A-ha e Röyksopp. A-ha inicialmente chegou à fama mundial durante meados dos anos 1980. Nos anos 1990 e 2000 o grupo manteve a sua popularidade no mercado interno, e viu algum sucesso fora da Noruega (principalmente na Alemanha e Suíça).

Nos últimos anos, vários compositores noruegueses e equipes de produção têm contribuído para outros artistas internacionais releases. Mais notavelmente o norueguês time de produção Stargate (time de produção) produziu canções para Rihanna, Beyoncé Knowles, Shakira, Jennifer Lopez e Lionel Richie, entre outros. Espen Lind tem músicas escrito e produzido por Beyoncé Knowles, Lionel Richie, Ne-Yo, Chris Brown , Jessica Simpson e Leona Lewis. Lene Marlin compôs músicas para Rihanna e Lovebugs

Noruega goza de muitos festivais de música durante todo o ano, em todo o país. A Noruega é o anfitrião de um dos maiores do mundo festivais esporte radical com a música; Ekstremsportveko - um festival realizado anualmente em Voss. Oslo é o anfitrião de muitos festivais, tais como: Øyafestivalen e por: Larm. Oslo costumava ter um summerparade semelhante ao alemão Love Parade. Em 1992, a cidade de Oslo queria adotar o festival francês de música "Fête de la Musique". Fredrik Carl Stormer estabeleceu o festival. Mesmo em seu primeiro ano, "Musikkens Dag" reuniu milhares de pessoas e artistas nas ruas de Oslo. "Musikkens Dag" agora é renomeado "Musikkfest Oslo. A Noruega também tem um festival chamado trænafestivalen cada ano na ilha træna.

Literatura

Knut Hamsun

História da literatura norueguesa começa com os pagão poemas Eddaicos e verso skaldic dos séculos 9 e 10, com poetas como Bragi Boddason e Eyvindr skáldaspillir. A chegada do cristianismo por volta do ano 1000 trouxe Noruega em contacto com a aprendizagem medieval europeu, hagiografia e da história escrita. Fundiu-se com a tradição oral nativa e influência islandês esta era a flor em um período ativo de produção de literatura nos séculos 13 e início do 12 º. Grandes obras desse período incluem Historia Norwegiæ , Þiðrekssaga e Konungs skuggsjá .

Literatura norueguesa pouco saiu do período da União escandinava ea subsequente união Dano-norueguês (1387-1814), com algumas exceções notáveis, como Petter Dass e Ludvig Holberg. Em sua peça Peer Gynt, de Ibsen caracteriza este período como "duas vezes duzentos anos de escuridão / pairava o'er a raça de macacos", embora esta última linha não é tão freqüentemente citado como o primeiro. Durante a união com a Dinamarca, a Noruega escrita foi substituído pelo dinamarquês.

Dois grandes eventos precipitou um grande ressurgimento na literatura norueguesa. Em 1811 uma universidade norueguesa foi criada em Christiania . Apreendidos pelo espírito da revolução seguindo os americanos e Revoluções Francesa , os noruegueses assinaram seu primeiro Constituição em 1814. Logo, o remanso cultural que era a Noruega deu à luz uma série de autores fortes reconhecida pela primeira vez na Escandinávia, e depois em todo o mundo; entre eles estavam Henrik Wergeland, Peter Christen Asbjørnsen, Jørgen Moe e Camilla Collett.

Até o final do século 19, na Idade de Ouro da literatura norueguesa, o chamado Grande Quatro surgiu: Henrik Ibsen , Bjørnstjerne Bjørnson, Alexander Kielland, e Jonas Lie. "Romances" de camponeses Bjørnson, como "En gutt contente" (A Boy Happy) e "Synnøve Solbakken" são típicos do romantismo nacional do seu dia, enquanto que os romances de Kielland e contos são em sua maioria realista. Embora um importante contribuinte para início norueguês nacionalismo romântico (especialmente o irônico Peer Gynt), Henrik Ibsen fama 's recai principalmente sobre os pioneiros dramas realistas, O Pato Selvagem e Casa de Bonecas , muitos dos quais causou alvoroço moral por causa de seus retratos cândidos de as classes médias.

No século 20, três romancistas norueguesas foram agraciados com oPrêmio Nobel de Literatura:Bjørnstjerne Bjørnson em 1903,Knut Hamsun para o livro "Markens Grøde "(" Crescimento do solo ") em 1920, eSigrid Undset em 1928. Além disso contribuições importantes a literatura norueguesa foram feitas por escritores comoDag Solstad,Jon Fosse,Cora Sandel,Olav Duun,Olav H. Hauge,Gunvor Hofmo,Stein Mehren,Kjell Askildsen,Hans Herbjørnsrud,Aksel Sandemose,Bergljot Hobaek Haff,Jostein Gaarder,Erik Hansen Fosnes ,Jens Bjørneboe,Kjartan Fløgstad,Lars Christensen Saabye,Johan Borgen,Herbjørg Wassmo,Jan Erik Vold,Rolf Jacobsen,Olaf Touro,Jan Kjærstad,Georg Johannesen,Tarjei Vesaas,Sigurd Hoel,Arnulf Øverland eJohan Falkberget.

Pesquisa

Johan Galtung, fundador daPolemologia

Cientistas noruegueses reconhecidos internacionalmente incluem matemáticoNiels Henrik Abel, para quem oPrémio Abel foi nomeado.Ludvig Holberg foi observado não só como escritor, mas também como um filósofo, historiador e teórico legal.

No século 20, os acadêmicos noruegueses foram pioneiros em muitas ciências sociais, incluindo a criminologia, sociologia e estudos de paz e conflito. Acadêmicos proeminentes incluem filósofo e fundador da ecologia profunda Arne Næss, o fundador do estudos sobre a paz Johan Galtung, criminologistas Nils Christie e Thomas Mathiesen, antropólogo social Fredrik Barth, sociólogos Vilhelm Aubert, Harriet Holter e Erik Grønseth, lei pioneiras das mulheres Tove Stang Dahl, político cientista Stein Rokkan, e economista Ragnar Frisch.

Arquitetura

Urnes Stave Igreja foi listado pelaUNESCOcomoPatrimónio da Humanidade

Noruega sempre teve uma tradição de construção em madeira. De fato, muitos dos atuais edifícios novos mais interessantes são feitas de madeira, refletindo o forte apelo que este material continua a manter para os designers noruegueses e construtores.

Conversão da Noruega ao Cristianismo cerca de 1.000 anos atrás, levou à introdução de arquitectura em pedra, começando com a construção daCatedral de Nidaros em Trondheim.

A pequena cidadede Røros tem pequenas ruas e casas antigas.

No início da Idade Média , stave igrejas foram construídas em toda a Noruega. Muitos deles permanecem até hoje e representam a mais importante contribuição da Noruega para a história da arquitetura. Um bom exemplo é Urnes Stave Igreja que está agora na Lista do Património Mundial da UNESCO. Outro exemplo notável da arquitetura de madeira é o Bryggen Wharf em Bergen, que consiste em uma linha de estruturas de madeira estreitas ao longo do cais.

No século 17, sob a monarquia dinamarquesa, cidades comoKongsberg com a sua igreja barroca eRøros com seus prédios de madeira foram estabelecidos.

Depois de união da Noruega com a Dinamarca foi dissolvida em 1814, se tornou a capital Oslo. Arquiteto Christian H. Grosch projetou as partes mais antigas daUniversidade de Oslo, aBolsa de Valores de Oslo, e muitos outros edifícios e igrejas.

No início do século 20, a cidade de Ålesund foi reconstruída no Art Nouveau estilo. A década de 1930, quando o funcionalismo dominado, tornou-se um período forte para a arquitetura norueguês, mas é apenas nas últimas décadas que os arquitectos noruegueses têm verdadeiramente alcançados renome internacional. Um dos edifícios modernos mais marcantes na Noruega é o Parlamento Sami em Kárášjohka desenhado por Stein Halvorson e Christian Sundby. Sua câmara de debates é uma versão abstrata de madeira de um Lavvo, a tenda tradicional usada pelos nômades povos de Sami.

Arte

Por um longo período, a cena de arte norueguês foi dominado por obras de arte da Alemanha e Holanda, bem como pela influência de Copenhaga. Foi no século 19 que era realmente um norueguês começou, primeiro com retratos, mais tarde, com até mesmo paisagens mais impressionantes. Johan Christian Dahl (1788-1857), originário da escola Dresden, finalmente voltou a pintar as paisagens da Noruega ocidental, definindo pintura norueguês pela primeira vez. "

Brudeferd i HardangerporAdolph Tidemand ogHans Gude, 1848

Independência recém-descoberta da Noruega da Dinamarca incentivados pintores para desenvolver sua identidade norueguês, especialmente com a pintura de paisagem por artistas comoKitty Kielland, um pintor fêmea que estudou comHans Gude;Harriet Backer, 1845-1932, outro pioneiro entre os artistas do sexo feminino, influenciados peloimpressionismo.Frits Thaulow, um impressionista, foi influenciado pela cena artística em Paris como eracristã Krohg, um pintor realista, famosa por suas pinturas de prostitutas.

Da nota particular éEdvard Munch, um pintor simbolista / expressionista que se tornou mundialmente famoso porO gritoque é dito para representar a ansiedade do homem moderno.

Outros artistas de nota incluemHarald Sohlberg, um pintor neo-romântico lembrado por suas pinturas deRøros; e Odd Nerdrum, um pintor figurativo que mantém seu trabalho não é arte, maskitsch.

Cozinha

Tradições culinárias da Noruega mostram a influência da marítimas e agrícolas longas tradições comsalmão (fresco e curado),arenque (em conserva ou marinado),truta,bacalhaue outros frutos do mar em relação queijos, produtos lácteos e pães (predominantemente escuro / mais escuro).

Lefse é um crocante de batata norueguês, coberto geralmente com grandes quantidades de manteiga e açúcar, mais comum em torno do Natal. Alguns pratos tradicionais noruegueses incluem lutefisk, smalahove, pinnekjøtt e fårikål.

Esporte

Noruega participou pela primeira vez nosJogos Olímpicosem 1900, e enviou atletas para competir em todos os Jogos desde então, exceto para os pouco frequentadoJogos de 1904 e osJogos Olímpicos de Verão de 1980 emMoscou, quando eles participaram doboicote liderada pelos americanos.

Noruega já sediou os Jogos em duas ocasiões:

  • 1952 Jogos Olímpicos de Inverno emOslo
  • Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 emLillehammer

Futebolé o esporte mais popular na Noruega em termos de adesão ativa (por audiência televisiva de futebol vem em terceiro, atrás debiatlo eesqui cross-country).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Norway&oldid=559143439 "