Conteúdo verificado

Doctor Who

Assuntos Relacionados: Televisão

Informações de fundo

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Doctor Who
Doctor Who - Current Titlecard.png
Gênero Ciência Ficção Drama
Criado por
  • Sydney Newman
  • CE Webber
  • Donald Wilson
Dirigido por Vário
Estrelando Vários médicos
(Atualmente Matt Smith)
Vários companheiros
(Atualmente Jenna-Louise Coleman)
Música tema compositor
  • Ron Grainer
  • Delia Derbyshire
Tema de abertura Doctor Who tema musical
Compositor (s) Vários compositores
(Atualmente Murray Gold)
País de origem Reino Unido
Número de estações 26 (1963-1989) mais um filme de TV (1996)
Número de série 7 (2005-presente)
Número de episódios 790 ( 106 em falta) ( Lista de episódios)
Produção
Produtor executivo (s) Vário
(Atualmente Steven Moffat e Caroline Skinner)
Configuração da câmera Híbrida Single / Multi-Camera
Tempo de execução
  • 25 minutos (1963-1984, 1986-1989)
  • 45 minutos (1985, 2005-presente)
  • Vários outros comprimentos
Transmissão
Canal original BBC
BBC One
BBC One HD (2010-presente)
BBC HD (2009-10)
BBC America (2010-presente)
Formato de imagem
  • 405-line Preto-e-branco (1963-1967)
  • 625-line Preto-e-branco (1968-1969)
  • 625 linhas PAL (1970-1989)
  • 525-line NTSC (1996)
  • 576i 16: 9 DTV (2005-08)
  • 1080i HDTV (2009-presente)
Formato de áudio Mono (1963-1987)
Stereo (1988-1989; 1996; 2005 a 8 )
5.1 Surround Sound (2009-presente)
Run Original Série clássica:
23 de novembro de 1963 (1963/11/23) -
06 de dezembro de 1989
Televisão filme:
12 de maio de 1996
Série reviveu:
26 de março de 2005 - presente
Cronologia
Shows Relacionados
  • K-9 e Company (1981)
  • Torchwood (2006- 11 )
  • The Sarah Jane Adventures (2007-11)
  • K-9 (2009-presente)
  • Doctor Who Confidential (2005-11)
  • Totally Doctor Who (2006- 7 )
  • Arquivos estrangeiros de Sarah Jane (2010)
Links externos
Doctor Who na BBC

Doctor Who é uma Britânico programa de televisão de ficção científica produzido pela BBC . O programa descreve as aventuras de um Time Lord-a o tempo de viagem, humanóide alienígena conhecido como o médico. Ele explora o universo em seu " TARDIS ", um senciente nave espacial viajando no tempo. Seu exterior aparece como um britânico azul caixa de polícia, uma visão comum na Grã-Bretanha em 1963, quando a série foi ao ar pela primeira vez. Juntamente com uma sucessão de companheiros, o médico enfrenta uma variedade de inimigos enquanto trabalham para salvar civilizações, ajudar as pessoas comuns, e corrigir erros.

O show tem recebido reconhecimento da crítica e do público como um dos melhores programas de televisão britânicos, vencendo a 2006 British Academy Television Award de Melhor Série de Drama e cinco (2005-10) prêmios consecutivos no Prémios National Television durante O mandato de Russell T Davies como Produtor Executivo. Em 2011, Matt Smith tornou-se o primeiro médico a ser nomeada para um BAFTA Award de Melhor Ator em um papel principal. O programa é listada em Guinness World Records como a mais longa série de televisão de ficção científica no mundo e como o "mais bem sucedida" série de ficção científica de todo o tráfego em seus Ao longo de todos os índices de transmissão, DVD e livro de vendas baseada no tempo, e iTunes. Durante o seu funcionamento original, foi reconhecida por suas histórias imaginativas de baixo orçamento, criativo efeitos especiais e uso pioneiro de música eletrônica (originalmente produzido pela BBC Radiophonic Oficina).

O show é uma parte significativa do Cultura popular britânica; e em outro lugar, tornou-se um cult favorito de televisão. O show tem influenciado gerações de profissionais da televisão britânica, muitos dos quais cresceram assistindo a série. O programa funcionou originalmente de 1963 a 1989. Depois de uma tentativa frustrada de retomar a produção normal em 1996, com um piloto secreto sob a forma de um filme de televisão, o programa foi relançada em 2005 por Russell T Davies que estava showrunner e escritor cabeça para os primeiros cinco anos de seu renascimento, produzido internamente por BBC Wales em Cardiff . Série 1, no século 21, com Christopher Eccleston como a nona encarnação, foi produzido pela BBC. Série 2 e 3 tiveram algum dinheiro contribuído pelo desenvolvimento Canadian Broadcasting Corporation (CBC), que foi creditado como co-produtor. Doctor Who também gerou spin-offs em várias mídias, incluindo Torchwood (2006) e The Sarah Jane Adventures (2007) - ambos criados por Russell T Davies, K-9 (2009), a série de vídeos de quatro partes SONDA (1994), e um único episódio de piloto K-9 e da Empresa (1981). Houve também muitos paródias e referências culturais da personagem em outras mídias.

Onze atores têm encabeçado a série como o Doutor. A transição de um ator para outro é escrito na trama do espetáculo como regeneração, um processo de vida de Tempo Lords através do qual o personagem do Doutor assume um novo corpo e, em certa medida, nova personalidade, que ocorre quando sofrer ferimentos que seria fatal para a maioria das outras espécies. Embora cada retrato é diferente, e em ocasiões as várias encarnações têm sequer conheci um outro, todos eles são destinadas a ser aspectos do mesmo caráter. O doutor está retratado por Matt Smith, que assumiu o papel depois A última aparição de David Tennant em uma transmissão de episódio em 1 de Janeiro de 2010.

História

Doctor Who apareceu pela primeira vez na televisão da BBC em 17:16:20 GMT em 23 de novembro de 1963, na sequência de discussões e planos que tinha sido iniciado por um ano. O Chefe de Drama , canadense Sydney Newman, foi a principal responsável pelo desenvolvimento do programa, com o primeiro documento de formato para a série que está sendo escrito por Newman, juntamente com o Chefe do Departamento de Script (mais tarde chefe de Publicações Seriadas) Donald Wilson e equipe escritor CE Webber. Escritor Anthony Coburn, edição da estória David Whitaker e produtor inicial Verity Lambert também fortemente contribuiu para o desenvolvimento da série. O programa foi originalmente concebido para apelar a um público familiar, como um programa educacional com viagens no tempo como um meio para explorar idéias científicas e momentos famosos da história. Em 31 de julho de 1963 Whitaker encomendado Terry Nation para escrever uma história com o título Os Mutantes. Como originalmente escrito, os Daleks e Thals foram vítimas de um estrangeiro ataque a bomba de nêutrons, mas posteriormente abandonada Nation os estrangeiros e fez os Daleks os agressores. Quando o roteiro foi apresentado ao Newman e Wilson foi imediatamente rejeitado como o programa não tinha permissão para conter qualquer " de olhos esbugalhados monstros ". A primeira série havia sido concluído e que a BBC acreditava que era crucial que o próximo seja um sucesso, no entanto, os mutantes foi o único roteiro pronto para ir assim que o show tinha pouca escolha, mas para usá-lo. Segundo ao produtor Verity Lambert; "Nós não temos muita escolha - só tivemos a série Dalek para ir ... Nós tivemos um pouco de uma crise de confiança, porque Donald [Wilson] era tão inflexível que não devemos fazer lo. Se tivéssemos mais nada pronto teríamos feito isso. "Roteiro da Nação se tornou o segundo Doctor Who de série - " Os Daleks "(aka" Os Mutantes "). A série introduziu os alienígenas epônimos que se tornariam monstros mais populares da série, e foi responsável pelo primeiro boom de merchandising da BBC.

Seriados divisão do departamento de drama da BBC produziu o programa para 26 séries, transmitido pela BBC 1. Queda de números de visualização, um declínio na percepção pública do show e um slot de transmissão menos proeminente serra produção suspensa em 1989 por Jonathan Powell, controlador da BBC 1. Embora (como a série co-estrela Sophie Aldred relatado na Doctor Who documentário: mais de 30 anos na TARDIS) de forma eficaz, se não foi formalmente, cancelado com a decisão de não encomendar uma série planejada de 27 o show para transmissão em 1990, a BBC afirmou repetidamente que a série iria voltar.

Enquanto a produção in-house tinha cessado, a BBC esperava encontrar uma produtora independente para relançar o show. Philip Segal, uma britânica expatriado que trabalhou para Braço de televisão da Columbia Pictures, nos Estados Unidos, havia se aproximado da BBC sobre tal empreendimento tão cedo quanto julho de 1989, enquanto a série 26 ainda estava em produção. Negociações de Segal, eventualmente, levou a uma Doctor Who filme de televisão, transmitido na Fox Network em 1996 como uma co-produção entre a Fox, Universal Pictures, da BBC e BBC Worldwide. Embora o filme foi bem-sucedida no Reino Unido (com 9,1 milhões de espectadores), foi menos nos Estados Unidos e não conduzir a uma série.

Media licenciados, como romances e peças de áudio fornecidos novas histórias, mas como um programa de televisão Doctor Who permaneceu dormente até 2003. Em setembro do mesmo ano, BBC Television anunciou a produção interna de uma nova série após vários anos de tentativas por BBC Worldwide para encontrar apoio para uma versão cinematográfica. Os produtores executivos da nova encarnação da série eram escritor Russell T Davies e BBC Cymru Wales Chefe de Drama Julie Gardner. Ele foi vendido para muitos outros países em todo o mundo (ver Viewership ).

Doctor Who finalmente voltou com o episódio "Rose", na BBC One em 26 de Março de 2005. Tem havido desde as seis nova série em 2006-2008 e 2010-2012, e dia de Natal especiais a cada ano desde 2005. Nenhuma série completa foi filmado em 2009, devido aos compromissos do ator David Tennant para Hamlet, embora quatro especiais adicionais, estrelado por Tennant foram feitas. Na Primavera de 2010 Steven Moffat substituído Davies como escritor principal e produtor executivo.

A versão de Doctor Who 2005 é uma continuação direta da série 1963-1989, como é o telefilme de 1996. Isso difere de outros relançamentos da série que ou foram reimaginings ou reinicializações (por exemplo, Battlestar Galactica e Bionic Woman) ou série que ocorrem no mesmo universo como o original, mas em um período diferente e com caracteres diferentes (por exemplo, Star Trek: The Next Generation e spin-offs).

Consciência pública

Foi escrito que a transmissão do primeiro episódio foi adiada por 10 minutos devido a cobertura de notícias estendida do assassinato do presidente dos EUA John F. Kennedy no dia anterior; Considerando que, na verdade, ele saiu apenas 80 segundo de atraso. Devido ao facto de ser sentida que a cobertura dos acontecimentos do assassinato, bem como uma série de apagões em todo o país pode ter causado muitos espectadores a perder esta introdução a uma nova série, a BBC transmitiu-lo novamente em 30 de novembro de 1963, pouco antes da transmissão do episódio dois.

O programa logo se tornou uma instituição nacional no Reino Unido, com um grande número de seguidores entre a audiência geral. Muitos atores de renome pediram ou foram oferecidos e aceites ator convidado papéis em várias histórias.

Com popularidade veio controvérsia sobre a adequação do show para crianças. Moralidade ativista Mary Whitehouse queixou-se repetidamente à BBC na década de 1970 sobre o que viu como conteúdo assustador ou cruento do show; no entanto, o programa tornou-se ainda mais popular, especialmente com crianças. John Nathan-Turner, que produziu a série na década de 1980, foi ouvido dizer que ele olhou para a frente a comentários de Whitehouse, como o show classificações aumentaria logo depois que ela os tinha feito.

Durante Jon Pertwee de segunda série como o doutor, na série Terror dos Autons (1971), as imagens de bonecos de plástico assassinos, narcisos matando vítimas inocentes e em branco-featured policiais marcou o ápice da capacidade do show para assustar as crianças. Outros momentos notáveis na década que incluiu um cérebro sem corpo caindo no chão em O cérebro de Morbius eo Doutor aparentemente sendo afogado por Chanceler Goth em O assassino mortal (ambos 1976).

A fibra de vidro TARDIS prop usado entre 1980 e 1989.

A pesquisa da BBC pesquisa de audiência realizada em 1972 constatou que por sua própria definição de "qualquer ato (s) que pode causar física e / ou psicológica lesão, dano ou morte a pessoas, animais ou bens, seja intencional ou acidental," Doctor Who foi o mais violento de todos os programas de teatro a corporação então produzidos. O mesmo relatório revelou que 3% da audiência entrevistados consideraram o show como "muito inadequado" para a visão da família. Respondendo às conclusões do inquérito em O jornal The Times, o jornalista Philip Howard afirmou que "para comparar a violência de Dr Who, gerado por um cavalo-riso fora de um pesadelo, com a violência mais realista de outras séries de televisão, onde os atores que se parecem com seres humanos sangrar tinta que parece como sangue, é como comparar Monopoly com o mercado imobiliário em Londres: ambos são fantasias, mas é para ser levado a sério ".

A imagem da TARDIS tornou-se firmemente ligada ao show na consciência do público. Em 1996, a BBC pediu uma marca para usar azul da TARDIS projeto caixa de polícia em merchandising associado com Doctor Who Em 1998, a Autoridade da Polícia Metropolitana apresentou uma reclamação ao pedido de marca.; mas em 2002, o Escritório de Patentes decidiu em favor da BBC.

Amplo apelo do programa atrai um público de crianças e famílias, bem como fãs de ficção científica.

O renascimento do século 21 do programa tornou-se a peça central da BBC One programação de sábado, e já ", definiu o canal." Desde seu retorno, Doctor Who tem consistentemente recebeu altas classificações, tanto em número de espectadores e medida pelo Índice de apreciação. Em 2007, Caitlin Moran, revisor de televisão para The Times, escreveu que Doctor Who é "por excelência para ser britânico." Diretor Steven Spielberg comentou que "o mundo seria um lugar mais pobre sem Doctor Who."

Episódios

Doctor Who originalmente correu por 26 temporadas na BBC One, a partir de 23 de novembro de 1963 até 06 de dezembro de 1989. Durante o prazo original, cada episódio semanal formou parte de uma história (ou "serial") - geralmente de 4-6 partes em anos anteriores e 03:57 em anos posteriores. As exceções notáveis foram: Plano Diretor Os Daleks ', que foi ao ar em 12 episódios (mais uma provocação antes de um episódio; " Mission to the Unknown ", apresentando nenhum do elenco regular;) quase toda uma série de folhetins 7 episódio da série (7), a série de 10 episódios Os Jogos de Guerra; e O julgamento de um Senhor do Tempo, que funcionou por 14 episódios (ainda que dividido em três códigos de produção e quatro segmentos narrativos) durante Série 23. Ocasionalmente periódicos foram vagamente ligadas por uma história, como Série 8 sendo dedicado ao Médico lutando contra um trapaceiro chamado Time Lord O Mestre, Busca Series 16 é para A chave para a Time, Série 18 da viagem através E-Space eo tema da entropia, e Preto Guardião Trilogy da Série 20.

O programa destinava-se a ser educativo e para a família a ver na programação início da noite sábado. Inicialmente, ele alternava histórias ambientadas no passado, que ensinaram mais jovens membros da audiência sobre a história, com histórias passadas ou no futuro, ou no espaço exterior para ensiná-los sobre a ciência. Isso também se refletiu na companheiros originais do médico, um dos quais era um professor de ciências e um outro professor de história.

No entanto, histórias de ficção científica passou a dominar o programa e os "livros históricos", que não eram populares com a equipe de produção, foram retiradas depois Os Highlanders (1967). Enquanto o show continuou a usar as configurações históricas, eles foram geralmente usado como um pano de fundo para contos de ficção científica, com uma exceção: Black Orchid definido em 1920 Inglaterra.

As primeiras histórias foram serial-como na natureza, com a narrativa de uma história que flui para o próximo, e cada episódio ter seu próprio título, embora produzidos como histórias distintas com os seus próprios códigos de produção. Seguinte Os Gunfighters (1966), no entanto, cada série foi dado o seu próprio título, com as partes individuais simplesmente ser atribuídos números de episódios. O que para nomear essas histórias anteriores é muitas vezes um tema de debate ventilador.

Do programa muitos escritores, Robert Holmes foi o mais prolífico, enquanto Douglas Adams se tornou o doutor fora mais conhecido Quem si, devido à popularidade de seu Guia do Mochileiro das Galáxias.

O formato de série mudado para o 2005 renascimento, com cada série geralmente consistem de 13 45 minutos, episódios independentes (60 minutos com anúncios, em canais comerciais no estrangeiro), e uma transmissão episódio estendido no dia de Natal. Cada série inclui várias histórias independentes e multi-parte, ligados com um arco de história solta que resolve no final da série. Como na era cedo "clássico", cada episódio, seja autônomo ou parte de uma história maior, tem seu próprio título. Ocasionalmente, episódios da série regular, irá exceder o tempo de execução de 45 minutos; exemplos incluem alguns episódios que são de cinco a dez minutos a mais e também os episódios " Fim da jornada "de 2008 e" The Eleventh Hour "a partir de 2010, excedeu uma hora de duração.

790 Doctor Who parcelas vêm sendo televisionado desde 1963, variando entre os episódios de 25 minutos (o formato mais comum), episódios de 45 minutos (para Ressurreição dos Daleks da série 1984, uma única temporada em 1985, eo renascimento), duas produções de longa-metragem (1983 de Os cinco Médicos e do 1996 filmes para a televisão), cinco de 60 minutos Especiais de Natal e quatro especiais que variam de 60 a 75 minutos em 2007 e 2009. Quatro mini-episódios, correndo cerca de oito minutos cada, também foram produzidos para o de 1993, 2005 e 2007 Crianças em recursos precisam de caridade, enquanto outro mini-episódio foi produzido em 2008 por um Doctor Who com tema edição do The Proms . A história 1.993 2-parte, intitulada Dimensões In Time foi feito em colaboração com o elenco da novela BBC EastEnders e foi filmado, em parte, os EastEnders definidos. Uma de duas partes mini-episódio também foi produzida para a edição de 2011 Comic Relief . No especial 2009 " Planet of the Dead ", a série é filmada em 1080i para HDTV, e transmitido simultaneamente na BBC One e BBC HD.

Um episódio especial, comemorando o 50º aniversário do show, será transmitido no final de 2013. Tal como acontece com os 30 Dimensões aniversário em Time, este especial será transmitido em 3D.

Episódios que faltam

Entre cerca de 1964 e 1973, grandes quantidades de material mais antigo armazenados em várias bibliotecas de fitas de vídeo e de cinema da BBC foram destruídos, enxugou ou sofreu de mau armazenamento que levou a uma deterioração grave da qualidade da transmissão. Isto incluiu muitos episódios antigos de Doctor Who, em sua maioria histórias que caracterizam os dois primeiros médicos: William Hartnell e Patrick Troughton. Em tudo, 106 de 253 episódios produzidos durante os primeiros seis anos do programa não são mantidos nos arquivos da BBC (mais notavelmente estações 3, 4, e 5, a partir do qual 88 episódios estão faltando). Em 1972, eram conhecidos quase todos os episódios em seguida, fez a existir na BBC, enquanto em 1978 a prática de limpar fitas e destruir as cópias de filmes 'peças' tinha sido trazido para uma parada.

Nenhum episódio de 1960 existem em seus vídeos originais (todas as cópias sobreviver sendo cópias de filmes), embora alguns foram transferidos para filmar para edição antes da transmissão, e estes existem como originalmente transmitido.

Alguns episódios foram devolvidos à BBC a partir dos arquivos de outros países que compraram cópias para a transmissão, ou por particulares que os adquiridos por vários meios. Gravações em vídeo de cores cedo feita fora do ar por fãs também foram recuperados, bem como excertos filmados a partir do ecrã do televisor para 8 milímetros filme cine e clipes que foram mostrados em outros programas. Existem versões em áudio de todos os episódios perdidos de telespectadores que fizeram gravações do show.

Além destes, há fotografias fora da tela feitas por fotógrafo John Cura, que foi contratado por vários pessoal de produção para documentar muitos dos seus programas durante os anos 1950 e 1960, incluindo Doctor Who. Estes têm sido usados em reconstruções fã dos folhetins. Estas reconstruções amadores foram toleradas pela BBC, desde que não sejam vendidos para o lucro e são distribuídos tão baixas cópias VHS de qualidade.

Um dos episódios mais procurados perdidos é parte IV da última série William Hartnell, A Décima Planet (1966), que termina com a Primeiro Doutor transformando no Em segundo lugar. A única parte deste na existência, salvo algumas má qualidade silenciosas 8 clipes mm, é os poucos segundos de cena a regeneração, como foi mostrado no show de revista infantil Blue Peter . Com a aprovação da BBC, os esforços estão em andamento para restaurar o maior número de episódios como possível a partir do material existente.

Reconstruções "oficial" também foram liberados pela BBC em VHS, em MP3 CD-ROM e como uma característica especial em um DVD. A BBC, em conjunto com o estúdio de animação Cosgrove Salão reconstruiu os Episódios perdidos 1 e 4 do A Invasão (1968), utilizando faixas de áudio remasterizado e as notas de palco abrangentes para as filmagens originais, para lançamento em DVD da série em novembro de 2006. Embora não reconstruções semelhantes tinha sido anunciada a partir de 2010, Cosgrove Hall tem manifestado interesse em animação mais perdido episódios no futuro. Anunciado em junho de 2011, os episódios de falta The Reign of Terror será animada pela empresa de animação Theta-Sigma em colaboração com Big Finish.

Em abril de 2006, Blue Peter lançou um desafio para encontrar esses episódios que faltam com a promessa de uma escala completa Dalek modelo como uma recompensa.

Em dezembro de 2011, foi anunciado que a parte 3 Galaxy 4 e parte 2 O Underwater Menace tinha sido devolvido à BBC por um fã que os tinham comprado em meados dos anos 1980, sem perceber que a BBC não detinha cópias deles.

Personagens

O Médico

O personagem do Doutor foi inicialmente envolta em mistério. Tudo o que se sabia sobre ele nos primeiros dias do programa é que ele era um viajante estrangeiro excêntrico de grande inteligência que lutou contra a injustiça, enquanto explora o tempo eo espaço em um pouco fiáveis máquina do tempo, o " TARDIS "(uma acrônimo para Time And Relativa Dimensão (s) In Space), que nomeadamente parece muito maior no interior do que no exterior (a qualidade referido como "dimensionalmente transcendental").

O doutor inicialmente irascível e ligeiramente sinistro rapidamente amadurecido em uma figura mais compassivo. Foi finalmente revelado que ele tinha sido no funcionamento de seu próprio povo, o Tempo senhores do planeta Gallifrey.

Mudanças de aparência

Como um Senhor do Tempo, o médico tem a capacidade de regenerar seu corpo quando perto da morte. Introduzido no enredo como uma maneira de continuar a série, quando os escritores foram confrontados com a saída do ator principal William Hartnell em 1966, continuou a ser um elemento importante da série, permitindo a reformulação do ator quando surge a necessidade. Os periódicos O assassino mortal e Mawdryn Mortos e do filme de TV 1,996 sugerem que um Senhor do Tempo pode regenerar 12 vezes, para um total de 13 encarnações. Morte do Doutor, um episódio da série spin-off de 2010 The Sarah Jane Adventures, tem o doutor alegando que ele pode regenerar 507 vezes, mas escritor episódio Russell T Davies mais tarde indicou que este foi concebido como uma piada, para não ser levado a sério.

O doutor foi totalmente passado por este processo e seu resultado sequelas em dez ocasiões, com cada uma de suas encarnações ter suas próprias peculiaridades e habilidades, mas caso contrário, compartilhando a consciência, memórias, experiência e personalidade básica das encarnações anteriores.

O Médico Interpretado por Posse
Primeiro Doutor William Hartnell 1963-1966
Segundo Doctor Patrick Troughton 1966-1969
Terceiro Doutor Jon Pertwee 1970-1974
Quarto doutor Tom Baker 1974-1981
Quinto Doutor Peter Davison 1981-1984
Sexta Doctor Colin Baker 1984-1986
Sétimo Doutor Sylvester McCoy 1987-1989, 1996
Oitavo Doutor Paul McGann 1996
Nono Doutor Christopher Eccleston 2005
Décimo Doutor David Tennant 2005-10
Eleventh Doctor Matt Smith 2010-presente

Em outros meios, o médico foi jogado por vários outros atores que não são considerados encarnações canônicos do doutor. Em outubro de 2010, o Sunday Telegraph revelou que co-criador da série, Sydney Newman, tinha incitado a BBC de reformulação do papel do médico como uma mulher "Time Lady" durante a crise classificações de final de 1980.

Em raras ocasiões, outros atores estiveram em pela liderança. Em Os cinco doutores, Richard Hurndall jogou o primeiro médico devido a morte de William Hartnell em 1975. Em Tempo eo Rani, Sylvester McCoy jogado brevemente o sexto doutor durante a seqüência de regeneração, continuando como o sétimo. Para obter mais informações, consulte o lista de atores que jogaram o Doutor.

Reuniões de encarnações passadas e presentes

Houve casos de atores que retornam em datas posteriores para reprisar o papel do seu médico específico. Em 1973 de Os três médicos, William Hartnell e Patrick Troughton retornou ao lado de Jon Pertwee. Para 1983 do Os cinco doutores, Troughton e Pertwee voltou a estrelar com Peter Davison, e Tom Baker apareceu em imagens inéditas da incompleto Shada episódio. Para este episódio, Richard Hurndall substituído William Hartnell. Patrick Troughton retornou novamente em 1985 de Os dois médicos com Colin Baker. Finalmente, Peter Davison retornou em 2007 do Children in Need curta " Tempo Bater "ao lado de David Tennant. Além disso, o médico tem ocasionalmente encontrou-se sob a forma de sua própria encarnação, de um futuro próximo ou passado. O primeiro médico encontra-se na história O Museu do Espaço (embora congelado e como um anexo), a Terceira Doctor encontra e interage com ele mesmo na história Dia do Daleks, a Nona médico observa uma versão anterior de sua encarnação atual em " Dia do Pai ", ea Eleventh Doctor vem brevemente cara a cara com ele mesmo em" The Big Bang ".

Além disso, vários médicos voltaram em novas aventuras juntos em dramas de áudio com base na série. Peter Davison, Colin Baker e Sylvester McCoy apareceram juntos na aventura de áudio 1999 As sirenes de tempo. Para comemorar o 40 º aniversário em 2003, um drama intitulado áudio Zagreus que caracteriza Paul McGann, Colin Baker, Sylvester McCoy e Peter Davison foi lançado com gravações de arquivo adicionais de Jon Pertwee. Mais uma vez, em 2003, Colin Baker e Sylvester McCoy apareceram juntos na aventura de áudio Projeto: Lázaro. Em 2010, Peter Davison, Colin Baker, Sylvester McCoy e Paul McGann se reuniram novamente para estrelar o drama de áudio Os quatro médicos.

Revelações sobre o Doctor

Durante a longa história do programa, houve revelações sobre o médico que levantaram questões adicionais. Em O cérebro de Morbius (1976), foi sugerido que o primeiro médico pode não ter sido a primeira encarnação (embora os outros rostos retratados pode ter sido encarnações do Senhor do Tempo Morbius). Em histórias posteriores o primeiro médico foi descrito como o mais antigo encarnação do Doctor. Em Mawdryn Mortos-Vivos (1983), o Quinto Doutor explicitamente confirmou que ele estava atualmente em sua quinta encarnação. Mais tarde, naquele mesmo ano, durante 1983 20th Anniversary especial Os cinco doutores, o primeiro médico interroga-se sobre a regeneração do Quinto Doutor; quando o Quinto Doutor confirma "Quarto!", o primeiro médico animadamente responde: "Meu Deus! Por isso, há cinco de mim agora!".

Durante a era do Sétimo Doutor, foi sugerido que o médico era mais do que apenas um Senhor do Tempo comum. No 1996 filmes para a televisão, o Oitavo Doutor descreve a si mesmo como sendo "meio humana". FAQ O correspondente da BBC para o programa observa que "puristas tendem a ignorar isso", em vez enfocando sua herança Gallifreyan.

Primeira série do programa, Uma criança Unearthly, mostra que o doutor tem uma neta, Susan Foreman. Em 1967 série, Túmulo do Cybermen, quando Victoria Waterfield duvida da Doctor consegue se lembrar de sua família por causa de "ser tão antiga", o doutor diz que ele pode, quando ele realmente quer que- "o resto do tempo eles dormem em minha mente". A série 2005 revela que a Nona doutor achava que ele era o último sobrevivente Time Lord, e que seu planeta natal havia sido destruído; em O Empty Child (2005), Constantine faz uma afirmação que "antes de esta guerra começou, eu era um pai e um avô. Agora eu sou nenhum dos dois." The Doctor observa em resposta, "Sim, eu sei que o sentimento." Em Smith & Jones (2007), quando perguntado se ele tinha um irmão, ele respondeu: "Não, não mais." Em ambos Medo Her (2006) e A filha do doutor (2008), ele afirma que ele teve, no passado, foi um pai.

Em O casamento de River Song (2011), fica implícito que o verdadeiro nome do Doutor é um segredo que jamais deve ser revelada.

Companheiros

O Doutor quase sempre compartilha suas aventuras com até três companheiros, e desde 1963 mais de 35 atores têm sido destaque nesses papéis. Primeiras companheiras a Primeira do doutor eram sua neta Susan Foreman ( Carole Ann Ford) e seus professores Barbara Wright ( Jacqueline Hill) e Ian Chesterton ( William Russell). A única história da série original em que o Doutor viaja sozinho é O assassino mortal. Companheiros notáveis da série anterior incluído Romana, um Senhora Hora; Sarah Jane Smith ( Elisabeth Sladen); e Jo Grant ( Katy Manning).

Dramaticamente, personagens dos companheiros fornecer uma surrogate com quem o público pode identificar, e servem para promover a história, solicitando exposição do Doutor e fabricação perigo para o médico para resolver. The Doctor ganha regularmente novos companheiros e perde as antigas; às vezes eles voltam para casa ou encontrar novas causas - ou ama - em mundos que eles visitaram. Alguns morreram durante o curso da série. Companheiros são estrangeiros geralmente humanos ou humanóides.

No avivamento de 2005, The Doctor geralmente viaja com um único companheiro, embora outros possam juntar-se mais tarde na série. Companheiros do Nono e Médicos décimo incluído Rose Tyler ( Billie Piper) e Donna Noble ( Catherine Tate). O companheiros do doutor atual incluíram Amy Pond ( Karen Gillan) e Clara Oswin Oswald ( Jenna-Louise Coleman).

Companheiros menos frequentes, que só podem aparecer em alguns episódios, em vez de uma série inteira, ter incluído Mickey Smith ( Noel Clarke), Rory Williams ( Arthur Darvill), e River Song ( Alex Kingston). Desde 2005, companheiros da série anteriores também fizeram retornos ao lado dos novos regulares. Sarah Jane Smith foi o primeiro deles, retornando em 2005, e de ir para recurso em um Doctor Who spin-off, The Sarah Jane Adventures. Outros companheiros também têm aparecido neste, juntamente com outros spin-offs, incluindo Jo Grant, K-9, e Brigadeiro Lethbridge-Stewart. Companheiros mais recentes Captain Jack Harkness ( John Barrowman) e Martha Jones ( Freema Agyeman) destaque em mais um spin-off, Torchwood.

Adversários

Quando Sydney Newman encomendou a série, ele especificamente não querem perpetuar o clichê do " bug-eyed monstro "da ficção científica. No entanto, monstros eram populares com o público e assim tornou-se um grampo de Doctor Who quase desde o início.

Com 2.005 renascimento da série, produtor executivo Russell T Davies afirmou a sua intenção de reintroduzir clássico Ícones de Doctor Who um passo de cada vez: a Autons com a consciência Nestene e Daleks em série 1, Cybermen em série 2, o Macra e Mestre em série 3, o Sontarans e Davros em série 4, eo Senhores do Tempo ( Rassilon) nos 2009-10 Especiais. Davies sucessor ', Steven Moffat, continuou a tendência através da recuperação da Silurians em série 5, Cybermats em série 6 eo Grande Inteligência no especial de Natal de 2012. Desde o seu retorno 2005, a série também introduziu novos aliens recorrentes: Slitheen (Raxacoricofallapatorian), Ood, Judoon, Weeping Angels and o silêncio.

Matt Smith, o médico atual, afirmou durante uma sessão de perguntas e respostas na convenção 11 horas em Birmingham em 17 de Junho de 2012, que ele gostaria de ver o Ice Warriors voltar, pois eles são o único grande vilão da série clássica para deixar de aparecer na série reviveu até à data.

Além de aparições esporádicas por parte dos guerreiros de gelo, Ogrons, o Rani, e Preto Guardian, vários adversários tornaram-se particularmente emblemático:

Daleks

A corrida Dalek, que apareceu pela primeira vez na segunda série do programa, em 1963, são Doctor Who 's mais antigo antagonistas. Os Daleks foram Kaleds do planeta Skaro, mutado pelo cientista Davros e alojados em escudos armadura mecânica-tanque para a mobilidade. As criaturas reais assemelham polvos com cérebros grandes, pronunciadas. Seus escudos armadura conter um único olho-haste para permitir-lhes a visão, um dispositivo de sucção-cup como que serve o propósito de um lado, e uma arma de energia dirigida. Seu papel principal no enredo da série, como eles freqüentemente observar em suas vozes metálicas instantaneamente reconhecíveis, é "exterminar" todos os seres inferiores a si mesmos, mesmo atacando os senhores do tempo no que se refere frequentemente-a-mas-não-mostrados War Time. aparição mais recente do Daleks 'foi em 2012 episódio Asylum of the Daleks . Eles continuam a ser um "monstro" recorrente dentro da franquia Doctor Who. Se Davros também tem sido uma figura recorrente desde a sua estreia em Genesis do Daleks , embora interpretado por vários atores diferentes.

Os Daleks foram criados pelo escritor Terry Nation (que lhes pretende ser uma alegoria dos nazistas ) e BBC designer de Raymond Cusick. estreia The Daleks na segunda série do programa, os Daleks (1963-1964), fez tanto os Daleks e Doctor Who muito popular. Um Dalek apareceu em um selo postal que comemora a cultura popular britânica em 1999, fotografado por Lord Snowdon. Na nova série, Daleks vêm em uma variedade de cores; a cor de um Dalek indica o seu papel dentro da espécie.

Na série de sete episódio Asylum of the Daleks, cada geração da espécie Dalek fez uma aparição.

Cybermen

Cybermen eram originalmente uma espécie de humanóides totalmente orgânicos originários da Terra em planeta gêmeo Mondas que começou a implantar partes mais e mais artificiais em seus corpos. Isto levou à corrida tornar-se friamente lógica e cálculo cyborgs, com as emoções normalmente só mostrados quando a agressão nua foi chamado para. Com o desaparecimento da Mondas, adquiriram Telos como seu novo planeta natal. Eles continuam a ser um "monstro" recorrente dentro da franquia Doctor Who.

A série 2006 introduziu uma totalmente nova variação de Cybermen. Estes Cybus Cybermen foram criados em um universo paralelo pelo inventor louco John Lumic; ele estava tentando preservar a vida de um ser humano através do transplante de seus cérebros em corpos de metal poderosos, enviando-lhes ordens usando uma rede de telefonia móvel e inibindo as suas emoções com um chip eletrônico. Em novembro de 2012, Neil Gaiman confirmaram que os Cybermen seria característica em um próximo episódio da série 7 que ele escreveu.

O Mestre

O Mestre é um renegado Time Lord que deseja dominar o universo e do doutor arquiinimigo. Concebido como " Professor Moriarty ao médico Sherlock Holmes ", o personagem apareceu pela primeira vez em 1971. Tal como acontece com o doutor, o papel foi interpretado por vários atores, uma vez que o Mestre é um Senhor do Tempo bem e capaz de se regenerar; o primeiro destes atores foi Roger Delgado, que continuou no papel até sua morte em 1973. O Mestre foi brevemente interpretado por Peter Pratt e Geoffrey Beevers até Anthony Ainley assumiu e continuou a desempenhar o personagem até hiato de Doctor Who em 1989. O Mestre retornou no filme de televisão de 1996 do Doctor Who , e foi interpretado pelo ator americano Eric Roberts.

O Mestre apareceu na série reviveu, retratado por um episódio porDerek Jacobi antes do caráter regenerado, e de outra maneiraJohn Simm desde então.

Música

Música tema

O tema original foi composta por Ron Grainer e realizado por Delia Derbyshire na BBC Radiophonic Workshop de, com a ajuda de Dick Mills. As várias peças foram construídas através da criação de laços de fita de uma corda de piano atingiu individualmente e teste individuais osciladores e filtros. O arranjo Derbyshire servido, com edições menores, como a música tema até o final da temporada 17 (1979-1980).

Um arranjo diferente foi gravado por Peter Howell para Temp 18 (1980), que por sua vez foi substituído pelo arranjo de Dominic Glynn para a longa temporada de série O Julgamento de um Senhor do Tempo em Temp 23 (1986). Keff McCulloch, desde que o novo arranjo para a era do Sétimo Doutor que durou de Temp 24 (1987) até a suspensão da série em 1989. compositor norte-americano John Debney criou um novo arranjo de tema original de Ron Grainer para Doctor Who em 1996. Para o retorno da série em 2005, Murray Gold forneceu um novo arranjo que contou com amostras do 1963 original com novos elementos adicionados; no episódio de Natal 2005 " The Invasion Natal ", Dourado introduziu um arranjo créditos finais modificado que foi usado até a conclusão da série de 2007.

Um novo arranjo do tema, uma vez por Gold, foi introduzido no episódio especial de Natal de 2007, " Voyage of the Damned "; Ouro retornado como compositor para a temporada 2010. Ele foi responsável por uma nova versão do tema que foi relatado ter tido uma recepção hostil de alguns espectadores. Em 2011, a música tema alcançou o número 228 do Salão de estação de rádio Classic FM da Fama de Hollywood, um levantamento dos gostos de música clássica. Uma versão revisada do arranjo de Ouro 2010 teve sua estréia nos títulos do Natal 2012 do especial de abertura A bonecos de neve .

Versões do "Doctor Who Tema" também foram liberados como a música pop ao longo dos anos. No início de 1970, Jon Pertwee, que tinha jogado o terceiro médico, gravou uma versão do tema Doctor Who com letras faladas, intitulado "Quem é o médico". Em 1978, uma versão disco do tema foi lançado no Reino Unido, Dinamarca e Austrália pela humanidade grupo, que alcançou o número 24 nas paradas britânicas. Em 1988, a banda The Ancients justificados de Mu Mu (mais tarde conhecido como The KLF) lançou o single " Doctorin 'o Tardis "sob o nome Os Timelords, que chegou ao número 1 no Reino Unido e No. 2 na Austrália; esta versão incorporou várias outras canções, incluindo "Rock and Roll Part 2", de Gary Glitter (que gravou vocais para alguns dos remixes CD-single de "Doctorin 'o Tardis"). Outros que cobertos ou reinterpretados o tema incluem Orbital, Pink Floyd , o ensemble de cordas australiano Fourplay, banda punk Nova Zelândia Blam Blam Blam, The Pogues, Thin Lizzy, Dub Syndicate, e os comediantes Bill Bailey e Mitch Benn, e ele e obsessivo fãs foram satirizados em Guerra do Chaser em Tudo . A música tema também tem aparecido em muitos CDs de compilações e fez o seu caminho para telemóvel toques. Os fãs também têm produzido e distribuído os seus próprios remixes do tema. Em janeiro de 2011 a versão Mankind foi lançado como um download digital do álbum Gallifrey e além .

Música incidental

A maior parte da música incidental inovador para Doctor Who foi especialmente encomendado a compositores independentes, embora nos primeiros anos alguns episódios também usado stock music, bem como trechos ocasionais de gravações originais ou versões cover de canções de música popular age como The Beatles e Os Beach Boys. Desde o seu retorno 2005, a série já contou com uso ocasional de trechos de música pop da década de 1970 para a década de 2000.

A música incidental para a primeira Doctor Who aventura, Uma criança Unearthly , foi escrito por Norman Kay. Muitas das histórias do período William Hartnell foram marcados pelo pioneiro da música eletrônica Tristram Cary, cuja Doctor Who créditos incluem Os Daleks , Marco Polo , Plano Diretor Os Daleks , The Gunfighters e Os Mutantes . Outros compositores em início deste período incluíram Richard Rodney Bennett, Carey Blyton e Geoffrey Burgon.

O colaborador musical mais freqüente durante os primeiros 15 anos foi de Dudley Simpson, que também é bem conhecido por seu tema e música incidental para Blake de 7 , e pela sua assombrosa tema musical e marcar para a versão original de 1970 de The Tomorrow People . Primeiro de Simpson Doctor Who placar Planet of Giants (1964) e ele passou a escrever música para muitas aventuras dos anos 1960 e 1970, incluindo a maioria das histórias dos períodos Jon Pertwee / Tom Baker, terminando com os chifres de Nimon (1979 ). Ele também fez uma aparição no The Talons de Weng-Chiang (como um maestro Music Hall).

Começando com O Leisure Hive(1980), a tarefa de criar música incidental foi designado para a Oficina Radiofônica.Paddy Kingsland ePeter Howell contribuiu muitas partituras neste período e outros contribuintes incluídosRoger Limb,Malcolm Clarke eJonathan Gibbs.

A Oficina Radiofônica foi abandonada depois de 1986 de The Trial of a Time Lordsérie, eKeff McCulloch assumiu como principal compositor da série 'até o fim de seu funcionamento, comDominic Glynn eMark Ayres pontuações também contribuem.

Toda a música incidental para a série reviveu 2005, foi composta por Murray Gold e Ben Foster e foi realizada pela Orquestra Nacional BBC do País de Gales a partir do episódio de Natal 2005 " The Invasion Natal "em diante. Um concerto com a orquestra executa a música das duas primeiras séries ocorreu em 19 de novembro de 2006 para arrecadar dinheiro para crianças carentes. David Tennant sediou o evento, introduzindo as diferentes seções do concerto. Murray Gold e Russell T Davies respondeu perguntas durante o intervalo e Daleks e Cybermen apareceu enquanto a música de suas histórias foi jogado. O concerto foi ao ar na BBCi no dia de Natal de 2006. A Doctor Who Prom foi celebrado em 27 de Julho de 2008, no Royal Albert Hall como parte do anual BBC Proms . A BBC Philharmonic ea London Philharmonic Choir realizada composições de Murray Gold para a série, conduzido por Ben Foster, bem como uma seleção de clássicos com base no tema do espaço e do tempo. O evento foi apresentado por Freema Agyeman e guest-apresentado por várias outras estrelas do show com vários monstros que participam no processo. Ele também incluiu o mini-episódio especial filmado " Música das Esferas ", escrito por Russell T Davies e estrelado por David Tennant.

Seis lançamentos de trilhas sonoras foram liberados desde 2005. Asprimeiras faixas de destaque as duas primeiras séries, osegundo eterceiro música caracterizado a partir da terceira e quarta séries, respectivamente. O quarto foi lançado em 4 de Outubro de 2010 como uma edição especial de dois discos e continha músicas de as especialidades 2008-2010 ( The Next Doctorpara End of Time Part 2.) O trilha sonora para a Série 5 foi lançado em 8 de novembro de 2010. Em fevereiro de 2011, uma trilha sonora foi lançado para o Especial de Natal 2010: "A Christmas Carol", e, dez 2011 atrilha sonora para a Série 6 foi lançado, tanto por Silva Registros de tela.

Viewership

Reino Unido

A imagem daTARDISé um ícone da cultura popular britânica.

Estreando no dia após o assassinato de John F. Kennedy , o primeiro episódio de Doctor Who foi repetido com o segundo episódio da semana seguinte. Doctor Who sempre pareceu inicialmente na corrente principal canal BBC One da BBC, onde ele é considerado como um show de família, desenho públicos de muitos milhões de telespectadores; episódios estão agora repetido na BBC Three. A popularidade do programa tem aumentado e diminuído ao longo das décadas, com três períodos notáveis ​​de altas classificações. O primeiro deles foi o " Dalekmania "período (cerca de 1964-1965), quando a popularidade dos Daleks trouxe regularmente Doctor Who classificações de entre 9 e 14 milhões, mesmo para histórias que não caracterizam-los. O segundo foi o final de 1970, quando Tom Baker, ocasionalmente, chamou o público de mais de 12 milhões. Durante o ITV greve rede de 1979, a audiência atingiu um pico de 16 milhões. Figuras permaneceu respeitável em 1980, mas caiu sensivelmente após a série 23 do programa foi adiada em 1985 eo show foi fora do ar por 18 meses. Seu desempenho final de 1980 de três a cinco milhões de espectadores era visto como pobre na época e era, de acordo com a BBC Board of Control, uma das principais causas de 1989 a suspensão do programa. Alguns fãs considerou esta hipócrita, já que o programa estava agendado contra a novela Coronation Street , o show mais popular na época. Depois de renascimento da série em 2005 (o terceiro período notável de altos índices), ele tem consistentemente tinham níveis elevados de audiência para a noite em que o episódio é transmitido. A BBC One transmissão de " Rose ", o primeiro episódio do renascimento de 2005, atraiu uma audiência média de 10.810.000, terceira maior para a BBC One essa semana e sétimo em todos os canais. O atual renascimento também acumula o público mais elevado Índice de Avaliação de nenhum drama na televisão.

Internacional

A Nova Zelândia foi o primeiro país fora do Reino Unido para a tela Doctor Who , começando em setembro de 1964, e continuou a tela da série por muitos anos, incluindo a nova série a partir de 2005. No Canadá, a série estreou em janeiro de 1965, mas o CBC única foi ao ar os primeiros 26 episódios. TVOntario pegou o show em 1976, começando com os três médicos e exibido cada série (vários anos de atraso) até 24 séries em 1991. De 1979 a 1981, a TVO airings foram finalizados pelo escritor de ficção científica Judith Merril que iria introduzir o episódio e, em seguida, após o episódio concluiu, tente colocá-lo em um contexto educacional de acordo com o estatuto da TVO como um canal educativo. Sua veiculação de garras de Weng-Chiang foi cancelado como resultado de acusações de que a história era racista; a história foi posteriormente transmitido na década de 1990 na estação de cabo YTV. CBC começou a mostrar a série novamente em 2005. A série se mudou para o canal a cabo canadense Espaço em 2009.

Na América Latina, a série original - conhecido como Doctor Misterio - foi mostrado na Venezuela a partir de 1967; México (Televisa), de 1968, e mais tarde sindicalizado a partir de 1979; e Chile, de 1969.

Na Austrália, tem sido exclusivamente primeira execução desde Janeiro de 1965, relativa à australiana ABC TV Broadcasting Corporation (mais tarde ABC1), e periodicamente-incluindo repetido o rastreio todos os episódios disponíveis para 40º aniversário do show em 2003. Repete também foram mostrados na televisão por subscrição canal UK.TV e mais recentemente no canal SciFi australiano. A estação também transmitem a primeira corrida da série reviveu, em ABC1, com repetições em ABC2. UK.TV também mostra repetições da série reavivado. ABC também financiou parcialmente o 20º aniversário episódio especial The Five Doctors .

A série também tem uma base de fãs noEstados Unidos, onde foi mostrado nosyndication da década de 1970 à década de 1990, especialmente emestações de PBS.

Apenas quatro episódios já tiveram suas apresentações estréia em motivos diferentes canais BBC One. Os 1983 20th anniversary especiais The Five Doctors teve sua estréia em 23 de Novembro (a data real do aniversário) de uma série de estações de PBS dois dias antes de sua transmissão BBC One. 1988 história Prata Nemesis foi transmitido com todos os três episódios ao ar de costas no TVNZ na Nova Zelândia em novembro, após o primeiro episódio tinha sido mostrado no Reino Unido, mas antes das duas parcelas finais foi ao ar lá. Finalmente, o filme 1996 da televisão estreou em 12 de Maio de 1996, relativa CITV em Edmonton , Canadá, 15 dias antes da BBC One exibição, e dois dias antes que foi ao ar na Fox nos Estados Unidos.

A partir de 1 Janeiro de 2013, a série reviveu foi ou está actualmente, transmitido semanalmente em cerca de 48 países, incluindo o seguinte:

  • Austrália (ABC1,UK.TV)
  • Áustria ( Pro 7)
  • Bélgica (Één (cancelada após a primeira série), Syfy Universal (nova série S01- ..), Acht (da série 5),La Deux (dublado em francês))
  • Brasil (TV Cultura (dublado emPortuguês))
  • Bulgária (AXN Sci Fi,Diema 2 - Atenção: AXN Sci Fi transmite Doctor Who para mais cinco países ao mesmo tempo)
  • Canadá (Espaço,Ztélé (dublado em francês))
  • Colômbia (On Directv)
  • Chile (On DirecTV)
  • Croácia (Croatian Radiotelevisión)
  • República Checa (AXN Sci-Fi)
  • Dinamarca (Danmarks Radio,TV2)
  • Finlândia (TV2,MTV3 Scifi)
  • França (France 4)
  • Alemanha (RTL eVOX - [série clássica S21-26]), (ProSieben &Syfy - [nova série S01-02]),Fox Channel - [nova série S03-presente])
  • Grécia (Skai TV)
  • Guatemala (BBC Entertainment)
  • Hong Kong (ATV Mundial,BBC Entertainment)
  • Hungria (AXN Sci Fi,RTL Klub)
  • Islândia (RUV)
  • Índia (BBC Entertainment)
  • Indonésia (RCTI,Global TV (Indonésia),MNCTV A partir de 2013 para a série Classic, TV Movie, New Series)
  • Irã (BBC persa)
  • Irlanda (TV3)
  • Israel (sim estrelas Acção HD,BBC Entretenimento,Sim SCI FI)
  • Itália (Rai 4 eJimmy (nova série),Rai 1 (série clássica)),La7, Bonsai TV (canal IPTV))
  • Japão (NHK BS2 (série 1 e 2), TV LaLa (séries 1 e 2, 3 séries a partir de dezembro de 2011))
  • México (BBC Entretenimento,Televisión Mexiquense)
  • Países Baixos (Syfy Universal)
  • Nova Zelândia (Prime TV,UKTV)
  • Noruega (NRK)
  • Filipinas (Estúdio 23)
  • Polónia (BBC Espetáculo,BBC HD)
  • Portugal (SIC Radical,BBC Entretenimento,SyFy)
  • Roménia (TVR,AXN Sci Fi)
  • Rússia (STS TV,Syfy Universal, NST,Karusel,Nick at Nite)
  • Sérvia (B92)
  • Singapore (BBC Entertainment)
  • Eslovénia (RTV Slovenia)
  • África do Sul (BBC Entertainment)
  • Coréia do Sul (KBS2 (dublado em coreano),Fox eBBC Entertainment (legendado emcoreano))
  • Espanha (Sci Fi Channel eBoing (dublado em espanhol),TV3,3XL eBBC Entertainment (dublados em catalão),ETB 1 (dublado em basco), Telemadrid (dublado em espanhol))
  • Suécia (BBC Espetáculo,BBC HD,TV4 Guld,Kanal 9,SVT)
  • Suíça (Pro 7)
  • Taiwan (CTS)
  • Tailândia ( Canal 7)
  • Turquia (Cine5,CNBC-e,e2)
  • Ucrânia (ICTV (em 2008),QTV (em 2010))
  • Emirados Árabes Unidos (Dubai 33)
  • Estados Unidos ( Syfy (executado pela primeira vez e repetições de Série 1 - 4),BBC America (primeira execução de 2009/2010 especiais e Série 5 - 7, repetições de todas as séries) ePBS (repetições de clássico e nova série)
  • Estilo Reino Unido (parte daShowtime Arabia) para Oriente Médio, Norte da África eáreas Levant

Doctor Who é uma das cinco títulos de maior bilheteria de topo para a BBC Worldwide, braço comercial da BBC. BBC Worldwide CEO John Smith disse que Doctor Who é um de um pequeno número de "Superbrands", que Worldwide irá promover fortemente.

Um logotipo especial foi concebido para a transmissão japonesa com o katakana "ドクターフー·" ( romanised como Dokutā Fū ). A série tem, aparentemente, "mistificado" telespectadores no Japão, onde foi transmitido em um slot tarde tempo da noite, levando a alguns não perceber que é um show de família.

Para a transmissão canadense, Christopher Eccleston gravado apresentações especiais de vídeo para cada episódio (incluindo uma pergunta trivia como parte de um concurso de espectador) e trechos da Doctor Who Confidential documentário foram jogados nos créditos finais; para a transmissão de " The Invasion Natal "em 26 de Dezembro de 2005, Billie Piper gravou um vídeo de introdução especial. CBC começou a ser exibida duas séries em 9 de Outubro de 2006, às 20:00 E / P (20:30 em Newfoundland and Labrador), pouco depois que o dia de CFL cabeçalho duplo em Ação de Graças em grande parte do país.

Série de três começou a transmitir na BBC One no Reino Unido em 31 de Março de 2007. É começou a transmitir em CBC em 18 de Junho de 2007, seguida pela segunda especial de Natal, "The Bride Runaway "à meia-noite, eo Sci Fi Channel começou em 06 de julho de 2007 começando com a segunda especial de Natal na 8:00 E / P, seguido pelo primeiro episódio.

Série de quatro foi ao ar nos Estados Unidos no Sci Fi Channel (agora conhecido como Syfy), a partir de abril de 2008. Ele foi ao ar na CBC começando 19 de setembro de 2008, embora a CBC não foi ao ar o Voyage of the Damned especial. A rede de cabos canadense Espaço transmitir "The Next Doctor" (em Março de 2009) e todas as séries e especiais subsequente.

DVD e vídeo

Uma ampla seleção de periódicos está disponível a partir BBC Vídeo em DVD, à venda no Reino Unido, Austrália, Canadá e Estados Unidos. Cada série plenamente existente foi lançado em VHS, e BBC Worldwide continua regularmente liberar seriados em DVD. A série 2005 também está disponível na íntegra em UMD para o PlayStation Portable. Oito periódicos série original ter sido lançado em VHS e muitos também foram liberados em Betamaxtape e Vídeo 2000. Um episódio de Doctor Who The Infinite Busca foi lançado no dia VCD. Até agora, apenas a nova série a partir de 2009 estão disponíveis em Blu-ray. A série clássica história 1970 Spearhead from Space tem lançamento previsto para Blu-ray em junho de 2013.

Adaptações e outras aparições

Doctor Whofilmes

Há dois Doctor Who longas-metragens: Dr. Quem e os Daleks , lançado em 1965 e Daleks - Invasion Earth: 2150 AD em 1966. Ambos são releituras de histórias de televisão existentes (especificamente, as duas primeiras séries Dalek, o Daleks e Dalek A invasão da Terra , respectivamente), com um orçamento maior e alterações ao conceito da série.

Nesses filmes,Peter Cushing desempenha um cientista humano chamado "Dr. Who", que viaja com sua neta e sobrinha e outros companheiros em uma máquina do tempo que ele inventou. O Cushing versão do personagem reaparece em ambas as histórias em quadrinhos e uma história curta, esta última tentativa de conciliar a continuidade de película com a da série.

Além disso, foram propostos vários filmes planejados, incluindo uma sequela,The Chase, vagamente baseado nahistória da série original, para a Cushing Doctor, além demuitos filmes de televisão e produções tentativa de tela grande para reviver o originalDoctor Who, após a série original canceladas.

Paul McGann estrelou o único direto para filme de televisão como a oitava encarnação do Doctor. Embora ele só apareceu dentro filme de 1996 de mesmo nome, ele continuou o papel em livros de áudio e foi confirmado como a oitava encarnação através de flashback metragem e outros materiais no revival de 2005, efetivamente ligando as duas séries e o filme de televisão.

Em 2011, David Yates anunciou que tinha começado a trabalhar com a BBC em um Doctor Who filme, um projeto que levaria três anos ou mais para ser concluído. Yates indicou que o filme iria ter uma abordagem diferente para Doctor Who , embora o atual Doctor Who showrunner Steven Moffat afirmou mais tarde que tal filme não seria um reboot da série e um filme deve ser feita pela equipe BBC e estrela da corrente TV Doctor.

Spin-offs

Doctor Who já apareceu em palco várias vezes. No início de 1970, Trevor Martin jogou o papel em Doctor Who e os Daleks nas sete chaves a Doomsday . No final de 1980, Jon Pertwee e Colin Baker ambos jogou o doutor em momentos diferentes durante a execução de um jogo intitulado Doctor Who - The Ultimate Adventure . Por duas performances, enquanto Pertwee estava doente, David Banks (mais conhecido por interpretar Cybermen) jogou o doutor. Outros jogos originais foram encenados como produções amadoras, com outros atores interpretando o doutor, enquanto Terry Nation escreveu The Curse of the Daleks , uma peça de teatro montada no final de 1960, mas sem o Doutor.

Um episódio piloto ("o melhor amigo de uma menina ") para uma série spinoff potencial, K-9 and Company, foi ao ar em 1981 comElisabeth Sladen reprisando seu papel como companheiroSarah Jane Smith eJohn Leeson como a voz deK-9, mas não foi levantado como uma série regular.

Arte conceito para um animadoDoctor Whosérie foi produzida pela empresa de animaçãoNelvana na década de 1980, mas a série não foi produzido.

O Doutor também tem aparecido em webcasts e em peças de áudio; proeminente entre estes últimos eram os produzidos por Produções grandes do revestimento a partir de 1999, que foram responsáveis ​​por uma gama de peças de áudio lançado em CD, bem como 2006 de oito partes BBC 7 série estrelada por Paul McGann.

Após o sucesso da série 2005 produzido por Russell T Davies, a BBC encomendou Davies para produzir um 13-parte spin-off série intitulada Torchwood (um anagrama de "Doctor Who"), situado na moderna Cardiff e investigar atividades alienígenas e crime. A série estreou na BBC Three, em 22 de Outubro de 2006. John Barrowman reprisou seu papel de Jack Harkness da série de 2005 Doctor Who . Duas outras atrizes que apareceram em Doctor Who também estrelar a série; Eve Myles como Gwen Cooper, que também jogou o nome semelhante serva Gwyneth no 2005 Doctor Who episódio " The Unquiet Dead ", e Naoko Mori que reprisou seu papel como Toshiko Sato visto pela primeira vez em " Aliens of London ". Uma segunda série de Torchwood foi ao ar em 2008; por três episódios, o elenco foi acompanhado por Freema Agyeman reprisando seu Doctor Who papel de Martha Jones. A terceira série foi transmitida de 6 a 10 de julho de 2009, e consistia de uma única história em cinco partes chamado Crianças da Terra , que foi criado em grande parte, em Londres. Uma quarta série, Torchwood: Miracle Day produzida em conjunto pela BBC Wales, BBC Worldwide ea empresa de entretenimento americano Starz estreou em 2011. A série foi predominantemente definida nos Estados Unidos, apesar de Gales permaneceu como parte da configuração do programa.

The Sarah Jane Adventures , estrelado por Elisabeth Sladen que reprisou seu papel como jornalista investigativo Sarah Jane Smith, foi desenvolvido pela CBBC ; um especial foi ao ar no dia de Ano Novo de 2007 e uma série completa começou em 24 de setembro de 2007. A segunda série, seguido em 2008, notável por (como mencionado acima) com o retorno do Brigadeiro Lethbridge-Stewart. Uma terceira em 2009 apresentava um aspecto de crossover do show principal por David Tennant como o Décimo Doutor. Em 2010, mais uma tal aparência destaque Matt Smith como o Décimo Primeiro Doutor ao lado de ex-atriz companheiro Katy Manning reprisando seu papel como Jo Grant. A, de três andares quinta série final foi transmitida no Outono de 2011 - incompleto devido à morte de Elisabeth Sladen no início de 2011.

Uma série de animação, The Infinite Missão , exibido ao lado da série de 2007 Doctor Who como parte da série de televisão das crianças Totally Doctor Who . A série contou com as vozes de frequentadores da série David Tennant e Freema Agyeman, mas não é considerado parte da série de 2007. Uma segunda série de animação, Dreamland , foi ao ar em seis partes sobre o serviço BBC Botão Vermelho, eo funcionário Doctor Who site em 2009.

Numerosos outros série de spin-off foram criados não pela BBC, mas pelos respectivos proprietários das personagens e conceitos. Tais spin-offs incluem a série de drama de áudio Paradox Faction , Iris Wildthyme e Bernice Summerfield , SONDA (uma série feito para vídeo), ea série de televisão australiana produzido K-9 , que foi ao ar um de 26 episódios primeira temporada no da Disney XD.

Anunciou em 20 de outubro de 2011, uma nova série de áudio spin-off intituladoContra-Medidasserá lançado em julho de 2012. A série é definida em 1964 e gira em torno de personagens Capitão Gilmore, Rachel Jensen e Allison da história Remembrance of the Daleksque foram encomendados pelo governo para ser parte de um novo grupo de especialistas para investigar fenômenos inexplicáveis ​​e novas tecnologias perigosas.

Episódios de caridade

Em 1983, coincidindo com o 20º aniversário das séries, uma especial caridade intitulado The Five Doctors foi produzido em ajuda de Children in Need, com três dos cinco primeiros médicos, um novo ator para substituir o falecido William Hartnell, e filmagens não utilizado para representar Tom Baker. Este foi um filme de longa-metragem, de 90 minutos, o mais longo episódio único de Doctor Who produzido até à data (o filme de televisão correu um pouco mais na transmissão onde ele incluía os intervalos comerciais).

Em 1993, por 30 º aniversário da franquia, outra instituição de caridade especiais, intitulado Dimensões em Tempo foi produzido para crianças carentes, com todos os atores sobreviventes que jogaram o Doutor e um número de companheiros anteriores. Não é levado a sério por muitos, a história contou com a Rani abrindo um buraco no tempo, ciclismo o Doutor e seus companheiros através de suas encarnações anteriores e ameaçando-os com monstros do passado do show. Ele também incluiu um crossover com a novela EastEnders , a acção a ter lugar na última localização Albert Square e em torno de Greenwich, incluindo o Cutty Sark . O especial foi um dos vários programas especiais 3D a BBC produzidos na época, usando um sistema 3D que fez uso do efeito Pulfrich exigindo óculos com uma lente escurecida; a imagem ficaria perfeitamente normal para os telespectadores que assistiram sem os óculos.

Em 1999, outro especial, Doctor Who ea Maldição da Morte fatal , foi feito para a Comic Relief e mais tarde lançado em VHS. Uma afectuosa paródia da série de televisão, foi dividida em quatro segmentos, imitando o formato de série tradicional, completo com cliffhangers, e correndo pelo mesmo corredor várias vezes quando está sendo perseguido (a versão lançada em vídeo foi dividida em apenas dois episódios). Na história, o Doutor ( Rowan Atkinson) encontra tanto o Mestre ( Jonathan Pryce) e os Daleks . Durante o especial o médico é obrigado a regenerar várias vezes, com suas encarnações subsequentes jogados por, em ordem, Richard E. Grant, Jim Broadbent, Hugh Grant e Joanna Lumley. O roteiro foi escrito por Steven Moffat, depois de ser escritor principal e produtor executivo da série reviveu.

Desde o retorno de Doctor Who , em 2005, a franquia produziu dois originais "mini-episódios" para apoiar Children in Need. O primeiro, foi ao ar em novembro de 2005, foi uma cena sem título de sete minutos que introduziu David Tennant como o Décimo Doutor diretamente após sua regeneração do episódio anterior. Ele foi seguido em novembro de 2007 por " Tempo Bater ", uma cena de 7 minutos que contou com o Décimo Doutor cumprir o Quinto Doutor (interpretado novamente por Peter Davison). A Doctor Who equipe de produção não produzir um novo Children in Need mini-episódio para os eventos de 2008 e 2009; em vez disso, para o evento de 2008, a cena de abertura do especial de Natal de 2008, The Next Doctor foi transmitido e para o evento de 2009, uma cena do Especial de Natal 2009 The End of Time foi transmitido.

Um conjunto de dois mini-episódios, intitulada Espaço e Tempo , respectivamente, foram produzidas para apoiar a Comic Relief . Eles foram ao ar durante a Comic Relief 2011 evento .

Durante 2011 Children in Need, um segmento exclusivamente-filmado mostrou o Doutor abordar o espectador, na tentativa de persuadi-los a comprar itens de seu vestuário, que iam a leilão para crianças carentes. Isto foi seguido de um reboque para o episódio de Natal. A edição de 2012 do CiN contou com a mini-episódio o grande detetive , um prequel para o especial de Natal de 2012, juntamente com um trailer para o especial.

Museus e exposições

Houve várias exposições deDoctor Whono Reino Unido, incluindo as exposições agora fechadas em:

Mercadoria

Desde os seus primórdios, Doctor Who tem gerado centenas de produtos relacionados com o show, a partir de brinquedos e jogos de cartas com figuras colecionáveis ​​e selos postais. Estes incluem jogos de tabuleiro, jogos de cartas, gamebooks, jogos de computador, jogos de RPG, figuras de ação e um jogo de pinball. Muitos jogos foram lançados que apresentam os Daleks, incluindo jogos de computador Dalek .

Livros

Doctor Who livros foram publicados a partir de meados dos anos sessenta até os dias atuais. De 1965 a 1991, os livros publicados eram adaptações principalmente novelised de episódios de transmissão; no início de 1991 uma extensa linha de ficção original foi lançado, a Virgin New Adventures e Virgin Faltando Adventures. Desde o relançamento do programa em 2005, uma nova gama de romances foram publicados pela BBC Books, apresentando as aventuras do nono, décimo e 11º Médicos. Numerosos livros de não-ficção sobre a série, incluindo guias e estudos críticos, também foram publicados, e um dedicado Doctor Who Revista com circulação banca de jornal foi publicada regularmente desde 1979. Há também um Doctor Who Adventures revista publicada pela BBC. Em abril de 2010 Hub Revista lançou um Doctor Who Especial (edição 116), que recolheu novos artigos e peças de vários escritores associados com ambos clássico e Nova série Doctor Who , incluindo Andrew Cartmel, Paul Magrs, Joseph Lidster, Mark Morris, Simon Clarke e Scott Harrison (que também convidado-editou o assunto).

  • Oitavo doutor Aventura
  • Lista de Doctor Who novelisations
  • Nova Série de Aventuras
  • Passado Doctor Adventures

Iluminações de Blackpool

Em 2007, Doctor Who e um número de seus inimigos foram retratados em características estrada iluminado para Iluminações de Blackpool. mais figuras do médico com seu novo companheiro Donna foram adicionados em 2008, juntamente com novos monstros, como o Ood além de alguns modelos tridimensionais da TARDIS e Daleks. Apenas dois atores que interpretam o médico ligou o Illuminations: Tom Baker em 1975 e David Tennant em 2007.

Prêmios

Apesar de Doctor Who foi carinhosamente considerado durante seu original 1963-1989 prazo, ele recebeu o reconhecimento pouco crítica na época. Em 1975, Temporada 11 da série ganhou Guild of Grande prêmio de Melhor Roteiro Grã-Bretanha um dos escritores em uma Crianças da série. Em 1996, a televisão BBC realizou o "Auntie Awards" como o ponto culminante de sua série "TV60", comemorando 60 anos de radiodifusão televisiva BBC, onde Doctor Who foi votado como o "Melhor Drama Popular" a corporação tinha já produzido, à frente de tais classificações de pesos pesados ​​como EastEnders e Casualty . Em 2000, Doctor Who ficou em terceiro lugar na lista dos 100 programas de televisão britânicos grande do século 20, produzido pelo British Film Institute e votados por profissionais da indústria. Em 2005, a série ficou em primeiro lugar em uma pesquisa realizada pela revista SFX de "The Greatest Ficção Científica e Fantasia Reino Unido Television Series Ever". Além disso, nas 100 maiores programas de TV para crianças (um Channel 4 contagem regressiva em 2001), o prazo 1963-1989 foi colocado no número oito.

A série reviveu tem recebido o reconhecimento da crítica e do público, através de várias cerimônias de premiação. Ele ganhou cinco prêmios BAFTA TV, incluindo Melhor Série de Drama, a maior visibilidade e mais prestigiado prêmio da televisão britânica para que a série já foi nomeada. Ele era muito popular nos prêmios BAFTA Cymru, com 25 vitórias global, incluindo Melhor Série Dramática (duas vezes), Melhor Roteiro / Roteirista (três vezes) e Melhor Ator. Ele também foi nomeado para 7 Saturn Awards, vencendo a única Melhor Série internacional na história da cerimônia. Em 2009, Doctor Who foi eleita a terceira maior show da década de 2000 pelo Channel 4, atrás Top Gear e The Apprentice . O episódio " Vincent and the Doctor "foi indicado para um prêmio mente no mental mente Prêmios Saúde Mídia 2010 por seu retrato "tocar" de Vincent Van Gogh .

Ele ganhou todos os anos desde 2006 (exceto em 2009) o formulário simplificado do Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática, o mais antigo prêmio de ficção científica / fantasia para filmes e séries. Os episódios vencedoras foram " O Empty Child "/" The Doctor Dances "(2006)," The Girl in the Lareira "(2007)," Blink "(2008)," The Waters of Mars "(2010)," Os Pandorica abre "/" The Big Bang "(2011), e" A Mulher do Médico. Doctor Who estrela Matt Smith ganhou Melhor Ator em 2012 National Television prêmios ao lado de Karen Gillan que ganhou Melhor Atriz. Doctor Who foi nomeado para mais de 200 prêmios e ganhou mais de uma centena de eles.

Como uma série britânica, a maioria de suas indicações e prêmios foram para as competições nacionais, como os BAFTA, mas, ocasionalmente, recebeu indicações em prêmios mainstream americano, mais notavelmente uma nomeação para "Favorite Sci-Fi Show" nos 2.008Escolha Popular Prêmios e da série foi nomeada várias vezes em o SpikeScream Awards, com Smith vencedora Melhor Ator ficção científica em 2011. Os canadensesConstelação Prêmios também reconheceram a série.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Doctor_Who&oldid=546829411 "