Conteúdo verificado

Os Proms

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Um concerto Promenade no Royal Albert Hall, 2004. O busto de Henry Wood pode ser visto na frente do órgão

O Proms (também mais formalmente conhecido como The BBC Proms, ou a madeira de Concertos Promenade Henry apresentadas pela BBC) é uma temporada de verão de oito semanas de diária orquestral concertos de música clássica e outros eventos realizados anualmente, predominantemente na Royal Albert Hall, em South Kensington, Londres , Reino Unido . Fundada em 1895, a cada temporada é composta de mais de 70 concertos no Albert Hall, uma série de oito concertos de câmara e quatro sessões vespertinas sábado no Cadogan Hall, Proms adicionais nos eventos parque em frente ao Reino Unido na noite passada e eventos educacionais e os filhos de associados. É o maior festival de música clássica do mundo.

Proms é curto para concertos promenade. O termo Concerto Promenade surgiu a partir da prática original de membros da audiência promenading, ou passeando, em algumas áreas da sala de concertos durante o show. Promming agora se refere ao uso das áreas que estão dentro do salão (na arena e galeria) para o qual os preços dos bilhetes são muito menor do que para o assento reservado. Promming bilhetes concerto único podem ser adquiridos, com poucas exceções, somente no dia do concerto, o que pode dar origem a longas filas para os artistas ou obras bem conhecidas. Prommers pode comprar bilhetes completos ou parciais temporada vez para a entrada garantida, embora não garantida posição ereta. Um número de Prommers estão particularmente interessados em sua presença, e vê-lo como um distintivo de honra para alcançar o "Grand Slam" de atender todos os concertos da temporada. Em 1997, um programa da série documentário da BBC "Modern Times" coberto é dedicada a seguir.

História

Embora mais cedo série de concertos promenade que existia anteriormente, o primeiro concerto Proms foi realizada em 10 agosto 1895 no Salão da rainha em Langham Place e foi organizado pela Robert Newman. A idéia de Newman era incentivar um público que, embora normalmente não frequentam a concertos de música clássica, seriam atraídos pelos baixos preços de bilhetes e atmosfera mais informal (além de passear, comer, beber e fumar foram todos autorizados).

No entanto, é a maestro Henry Joseph Wood cujo nome é mais associado com os concertos. Como condutor de que o primeiro concerto, Madeira foi em grande parte responsável por expandir o repertório ouvido em concertos posteriores, de tal forma que na década de 1920 os concertos havia crescido de ser composta por grande parte mais populares obras, menos exigentes, para apresentar a música de compositores contemporâneos, tais como Claude Debussy, Richard Strauss e Ralph Vaughan Williams . Um busto de bronze de madeira, pertencente ao Royal Academy of Music, é colocado na frente do Órgão para toda a temporada. Enquanto agora conhecido como BBC Proms, o texto sobre os bilhetes (juntamente com a manchete BBC Proms ao lado do logotipo BBC), ainda diz BBC Music apresenta os Concertos Promenade Henry Wood.

Em 1927, a BBC - mais tarde com base em Broadcasting House em frente à Câmara - assumiu a gestão dos concertos, e quando o BBC Symphony Orchestra foi formado em 1930, tornou-se a principal orquestra para os concertos. Neste momento, a estação consistiu de noites dedicados a compositores particulares; Segundas-feiras eram Wagner , sextas-feiras eram Beethoven com outros compositores principais sendo destaque em outros dias. Não houve performances de domingo.

No entanto, com a eclosão da II Guerra Mundial , em 1939, a BBC retirou o seu apoio. Os Proms continuou, porém, sob o patrocínio privado, até que a Rainha Hall foi eviscerado por um ataque aéreo em 1941 (o seu site é agora o Hotel e BBC Henry Wood House de São Jorge). No ano seguinte, os Proms se mudou para sua casa atual, o Royal Albert Hall, ea BBC assumiu mais uma vez. Em 1944, porém, aumentar o perigo para o Royal Albert Hall de bombardeio fez com que os Proms mudou-se novamente para o Bedford Corn Exchange. Este local tinha sido a casa da Orquestra Sinfónica da BBC desde 1941 e foi palco para os Proms até o fim da guerra.

A partir dos anos 1950, o número de orquestras de hóspedes dando concertos na temporada começou a aumentar, com as primeiras grandes maestros internacionais ( Leopold Stokowski, Georg Solti e Carlo Maria Giulini) desempenho em 1963, ea primeira orquestra estrangeira, a Orquestra da Rádio de Moscou, realizando em 1966. Desde aquela época, quase todas as grandes internacional orquestra, maestro e solista já se apresentou no Proms. Em 1970, Aparência suave de máquina levou a atenção da imprensa e comentar como a primeira banda de "pop" para executar lá.

O outro condutor principal associado com os Proms foi Sir Malcolm Sargent, que foi Maestro Principal entre 1948 a 1966. Ele era conhecido por sua aparência imaculada (vestido de noite, cravo) e seus endereços espirituoso onde ele, bem-humorado repreendeu os prommers ruidosos. Sir Malcolm defendido música coral, compositores clássicos e britânicos especialmente o brilhante compositor negro Samuel Coleridge-Taylor. A instituição de caridade fundada em seu nome continua a manter um especial 'Promenade Concert' a cada ano logo após a estação principal termina. A caridade também beneficia (juntamente com o Fundo Benevolente Músicos e um terceiro caridade "musical", escolhido a cada ano) por muitos milhares de libras de uma coleção feita pelos prommers após a maioria dos concertos. (The Cancer Fund Malcolm Sargent para Crianças fundiu-se com CLIC no início de 2005 formando CLIC - Sargent).

Os Proms continuar hoje, e ainda presente música recém encomendado ao lado de peças mais centrais para o repertório e música antiga. Inovações continuar, com palestras pré-Prom, concertos de câmara à hora do almoço, Proms das crianças, Proms no Parque ou que aparecem, ou sendo apresentados mais fortemente ao longo dos últimos anos. No Reino Unido , todos os concertos são transmitidos em BBC Radio 3, um número crescente são mostrados na BBC4 com alguns também transmitir em BBC1 e BBC2. Também é possível ouvir os concertos ao vivo a partir do site da BBC Proms. A última noite também é transmitido em muitos países ao redor do mundo.

Em 1996, uma série relacionada de oito concertos de câmara na hora do almoço foi iniciado, a ter lugar às segundas-feiras durante a temporada Proms. Em seu primeiro ano estes foram realizadas no Britten Hall do Royal College of Music (em frente Príncipe Consorte Estrada do Albert Hall). No ano seguinte, eles se mudaram um pouco mais longe, para o Henry Cole Palestra Theatre no V & A. Em 2005, eles se mudaram mais uma vez, para o novo Cadogan Hall, apenas fora de Londres Sloane Square. Estes permitem que os Proms para incluir a música que não é realmente adequado para os vastos espaços do Albert Hall.

Desde 1998, o Blue Peter Prom, em parceria com o programa de televisão de longa data BBC Blue Peter , tem sido um evento anual. Destinado a crianças e famílias, o baile é informal, incluindo a participação do público, piadas, e clássicos populares. A elevada procura de bilhetes - que estão entre os mais baixos preços na temporada - viu este Prom ser dividido em 2004 em dois Proms com conteúdo idêntico.

A temporada de 2004 também contou com o Salão do recém-reconstruído órgão de tubulação, agora de novo a maior nas ilhas britânicas. Demorou dois anos para completar a tarefa (2002-2004) e foi obra de Noel Mander, Ltd., de Londres. Foi a primeira restauração completa do instrumento uma vez que o trabalho de Harrison e Harrison em 1936.

O Proms hoje

Os Proms 2005. A maioria das pessoas sente-se, enquanto Promenaders ficar na frente da orquestra. O Royal Albert Hall de órgãos é no fundo.

Temporada 2008

A temporada de 2008 será executado a partir 18 Julho- 13 setembro 2008 . A BBC indicou que vai liberar os detalhes da época, como de costume durante Abril 2008 .

Temporada de 2007

A temporada de 2007 decorreu de 13 Julho- 08 de setembro 2007 , com o primeiro show começando com Walton Ponto de Portsmouth e incluiu Elgar Concerto para Violoncelo realizada por Paul Watkins e de Beethoven Nona Sinfonia . Na sequência do ano anterior dia de voz, instrumentos de bronze foram especialmente caracterizado com dois concertos no 28 julho 2007 . Cobertura da imprensa cedo focada fortemente no fato de que a estrela do teatro musical Michael Ball seria o executor central em um concerto em 27 de agosto e um concerto da British música de cinema em 14 de Julho. Isto levou a acusações de mídia " emburrecimento ", apesar de Defesa de Nicholas Kenyon do programa. Aniversários marcados nesta temporada Proms incluído o 150º aniversário do nascimento de Sir Edward Elgar , o 100º aniversário da morte de Edvard Grieg eo 50º aniversário da morte de Jean Sibelius, bem como marcando 80 anos desde o primeiro patrocínio BBC of the Proms.

Em fevereiro de 2007, foi anunciado que a temporada de 2007 seria de Nicholas Kenyon última como controlador da BBC Proms como ele iria assumir o cargo de Managing Director na Barbican Centre a partir de outubro de 2007. Ele será sucedido por Roger Wright, que também irá manter a responsabilidade de BBC Radio 3 e assumir um papel mais amplo controle da BBC saída de música clássica "s em toda a mídia.

Temporada 2006

Detalhes da temporada de 2006 (a 112º) foram anunciados no 27 abril 2006 . Como esperado que marcou as comemorações do aniversário 250 de Mozart e do centenário da Nascimento de Shostakovich. Novas iniciativas para o ano incluiu quatro concertos matinê de sábado no Cadogan Hall ea oportunidade para os membros da audiência para se envolver com The Voice, um pedaço colaborativo realizado em duas Proms em 29 de Julho. Em 3 de Setembro de 2006 , um concerto foi cancelado devido a um incêndio que danificou o sistema elétrico do corredor.

Last Night of the Proms

Percepção dos Proms da maioria das pessoas é retirado do 'Last Night', embora este concerto é muito diferente dos outros. No Reino Unido, é geralmente transmitida na BBC2 (primeiro semestre) e BBC1 (segundo semestre) e geralmente ocorre no segundo sábado de Setembro. O concerto é, tradicionalmente, em uma veia mais leve, 'enrolamento-down ", com clássicos populares sendo seguido por uma série de britânico peças patrióticas na segunda metade do concerto. Esta seqüência começa com Edward Elgar 's Pompa e Circunstância de Março de No. 1 ( Terra de Esperança e Glória ), e continua com Sir Henry Wood Fantasia sobre Músicas do Mar britânicos que culmina em Thomas Arne de Rule Britannia. O concerto termina com Hubert Parry de Jerusalém (a definição de um poema de William Blake ), ea Hino nacional britânico. Os Prommers fez uma tradição recente de cantar Lang Auld Syne mas não é no programa.

Os bilhetes são muito procurados. Promming bilhetes não são mais caros do que para outros concertos durante toda a temporada, mas os ingressos para assentos são mais caros. Geralmente é necessário atender vários outros Proms na temporada para ter uma chance de conseguir um bilhete de Last Night. No período pós-guerra, com a crescente popularidade do "Last Night", a única maneira de obter bilhetes foi através de um sistema de votação por correspondência onde os compradores potenciais apresentaram um pedido com antecedência, juntamente com um envelope selado e endereçado a resposta. Os sortudos receberam os seus bilhetes pelo retorno.

Prommers com bilhetes são susceptíveis de fila muito mais cedo do que o habitual (mesmo durante a noite), a fim de garantir um bom lugar para ficar no corredor. O cameraderie resultante contribui para a atmosfera. Fantasia é um extra opcional: a partir de smokings para patriótico T-shirts. Muitos usam a ocasião para uma exibição exuberante de Britishness. Union Flags são realizadas e acenou pelos Prommers, especialmente durante Rule Britannia. Bandeiras (principalmente bandeiras nacionais e regionais) bandeiras, balões e poppers são todos bem-vindos. Busto de Sir Henry Wood é coroado com uma laurel chaplet por representantes dos Promenaders, que muitas vezes limpar um cordão imaginário de suor da testa ou fazer alguma piada visual suave semelhante. Perto do fim, o maestro faz um discurso agradecendo aos músicos e público, e mencionando os principais temas abordados ao longo da temporada.

O Royal Albert Hall poderia ser preenchido muitas vezes com pessoas que desejam participar da noite passada. Para acomodar essas pessoas, e para atender aqueles que não estão perto de Londres, os Proms nos concertos do parque foram iniciadas em 1996. Inicialmente havia apenas um, em Londres 's Hyde Park ao lado do Hall. Mais locais foram adicionados nos últimos anos e, em 2005, Belfast , Glasgow , Swansea e Manchester organizou uma última noite de baile no Park, que foi transmitido ao vivo a partir de cada local. 2007 viu baile do Manchester sendo substituído por um em Middlesbrough. Cada local tem o seu próprio concerto ao vivo, geralmente jogando respectivos hinos nacionais do país, antes de ingressar em um link de vídeo grande tela ao vivo com o Royal Albert Hall para o final tradicional.

Leonard Slatkin, maestro titular da Orquestra Sinfónica da BBC, até recentemente, expressou o desejo de suavizar o nacionalismo do Last Night um pouco, e desde 2002 Rule Britannia só foi ouvido como parte de Henry Wood Fantasia on British Sea Songs (outra peça tradicional para a última noite), e não separadamente. Primeiro Last Night do Slatkin foi em 2001, poucos dias depois 11/09 ataques : foi mais contido do que o normal. Ele foi o primeiro não- Commonwealth cidadão para realizar a noite final. Um programa fortemente revisto viu nona de Beethoven substituir as músicas do mar, etc, e também incluiu Melancolia de Samuel Barber Adagio for Strings.

Últimos Condutores Noite

A tabela seguinte lista por ano as pessoas que funcionaram como condutor na última noite do Proms. Esta função é normalmente realizada pelo Maestro Principal da Orquestra Sinfónica da BBC, mas o papel foi na ocasião sido efectuada por um número de maestros convidados. Se for caso disso, a tabela indica tal estatuto de convidado.

Ano Nome Estado
1895-1940 Sir Henry Wood
1945 Constante Lambert
Basil Cameron
Senhor Adrian Boult
Os hóspedes
1946-1948
1949-1966 Senhor Malcolm Sargent
1967-1968 Colin Davis
1969 Norman Del Mar Convidado
1970-1972 Colin Davis
1973 Norman Del Mar Convidado
1974 Senhor Charles Groves Convidado
1975 Norman Del Mar Convidado
1976 Sir Charles Groves Convidado
1977 James Loughran Convidado
1978 Sir Charles Groves Convidado
1979 James Loughran Convidado
1980 Senhor Charles Mackerras Convidado
1981-1982 James Loughran Convidado
1983 Norman Del Mar Convidado
1984 James Loughran Convidado
1985 Vernon Handley Convidado
1986 Raymond Leppard Convidado
1987 Mark Elder Convidado
1988 Andrew Davis Convidado
1989 Senhor John Pritchard
1990-1992 Andrew Davis
1993 Barry Wordsworth Convidado
1994-2000 Sir Andrew Davis
2001-2004 Leonard Slatkin
2005 Paul Daniel Convidado
2006 Mark Elder Convidado
2007 Jiří Belohlavek
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Proms&oldid=189034125 "