Conteúdo verificado

Michelangelo

Assuntos Relacionados: Artistas

Informações de fundo

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Michelangelo

Retrato de Michelangelo por Jacopino del Conte (depois de 1535) com a idade de 60
Nome de nascença Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni
Nascido próximo Arezzo, Caprese, Tuscany
Nacionalidade Italiano
Campo escultura, pintura, arquitetura e poesia
Treinamento Aprendiz de Domenico Ghirlandaio
Movimento Alta Renascença
Trabalho David, A Criação de Adão, Pietà
Retrato de Michelangelo Buonarroti a 72 por Giulio Bonasone de 1546
Retrato de auto como o chefe da Holofernes do teto da Capela Sistina

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (06 de março de 1475 - 18 de fevereiro de 1564), conhecido geralmente como Michelangelo, era um renascentista italiano pintor , escultor , arquiteto, poeta e engenheiro. Apesar de fazer algumas incursões além das artes, sua versatilidade nas disciplinas que tomou era de uma ordem tão alta que ele é muitas vezes considerado um concorrente para o título do arquétipo Homem do Renascimento, junto com seu rival e compatriota italiano, Leonardo da Vinci .

Saída de Michelangelo em todos os campos durante a sua longa vida era prodigiosa; quando o grande volume de correspondência, esboços, e reminiscências que sobrevivem também é levado em conta, ele é o artista mais bem documentado do século 16. Dois de seus trabalhos mais conhecidos, o Pietà e David, foram esculpidas antes de se virar e meia. Apesar de sua baixa opinião de pintura, Michelangelo também criou duas das obras mais influentes afresco na história da arte ocidental: as cenas do Gênesis no teto e O Juízo Final na parede do altar Capela Sistina em Roma. Como arquiteto, Michelangelo foi pioneira no Estilo maneirista no Biblioteca Laurentina. Aos 74 anos ele conseguiu Antonio da Sangallo, o Jovem, como o arquiteto da Basílica de São Pedro. Michelangelo transformou o plano, a extremidade ocidental a ser concluído o projeto de Michelangelo, a cúpula está sendo concluída após a sua morte com algumas modificações.

Em uma demonstração da capacidade original de Michelangelo, ele foi o primeiro artista ocidental cuja biografia foi publicado enquanto ele estava vivo. Duas biografias foram publicadas dele durante sua vida; um deles, pela Giorgio Vasari, propôs que ele foi o auge de toda a realização artística, desde o início do Renascimento , um ponto de vista que continuou a ter moeda na história da arte por séculos. Em sua vida ele também foi muitas vezes chamado de Il Divino ("o divino"). Uma das qualidades mais admiradas por seus contemporâneos era seu terribilità, uma sensação de imponente grandeza, e foi as tentativas posteriores de artistas para imitar o estilo apaixonado e altamente pessoal de Michelangelo, que resultou em Maneirismo, o próximo grande movimento na arte ocidental após a Alto Renascimento.

Biografia

Infância

Michelangelo nasceu em 06 de março de 1475 em Caprese perto Arezzo, Toscana. (Hoje, Caprese é conhecido como Caprese Michelangelo). Por várias gerações, sua família tinha sido banqueiros de pequena escala em Florença, mas seu pai, Lodovico Buonarroti di Leonardo di di Simoni, não conseguiu manter a situação financeira do banco, e ocupou cargos governamentais ocasionais. Na época do nascimento de Michelangelo, seu pai era o Administrador judicial da pequena cidade de Caprese e administrador local Chiusi. A mãe de Michelangelo era Francesca di Neri del Miniato di Siena. O Buonarrotis alegou a descer da condessa Mathilde de Canossa; esta afirmação ainda não foi provado, mas o próprio Michelangelo acreditou. Vários meses depois do nascimento de Michelangelo, a família retornou para Florença, onde Michelangelo foi levantada. Às vezes, mais tarde, durante a doença prolongada e após a morte de sua mãe em 1481, quando ele tinha apenas seis anos de idade, Michelangelo viveu com um escultor e sua esposa e família na cidade de Settignano, onde seu pai tinha uma mina de mármore e uma pequena fazenda. Giorgio Vasari cita Michelangelo como dizendo, "Se há algo de bom em mim, é porque eu nasci na atmosfera sutil de seu país de Arezzo. Junto com o leite da minha enfermeira que recebeu o dom de lidar com cinzel e martelo, com que eu faço minhas figuras ".

O pai de Michelangelo o enviou para estudar gramática com a Humanista Francesco da Urbino em Florença como um jovem rapaz. O jovem artista, no entanto, não mostrou nenhum interesse em seus estudos, preferindo copiar pinturas das igrejas e procurar a companhia de pintores. Aos treze anos, Michelangelo foi aprendiz de pintor Domenico Ghirlandaio. Quando Michelangelo tinha apenas quatorze anos, seu pai convenceu Ghirlandaio para pagar seu aprendiz como um artista, que era bastante incomum na época. Quando em 1489 Lorenzo de Médici, de facto governante de Florença, perguntou Ghirlandaio para seus dois melhores alunos, Ghirlandaio enviado Michelangelo e Francesco Granacci. A partir de 1490-1492, Michelangelo participou da Humanista academia que o Medici havia fundado juntamente Linhas Neo platônica. Michelangelo estudou escultura sob Bertoldo di Giovanni. Na academia, as perspectivas tanto de Michelangelo e sua arte estavam sujeitas à influência de muitos dos mais proeminentes filósofos e escritores do dia, incluindo Marsilio Ficino, Pico della Mirandola e Angelo Poliziano. Neste momento, Michelangelo esculpiu os relevos Madonna dos Passos (1490-1492) e Batalha dos Centauros (1491-1492). O último foi baseado em um tema sugerido por Poliziano e foi encomendado por Lorenzo de Medici. Embora ambos foram aprendiz de Bertoldo di Giovanni, Pietro Torrigiano atingido os 17 anos de idade no nariz, e, assim, fez com que a desfiguração que é tão visível em todos os retratos de Michelangelo.

Início da idade adulta

A morte de Lorenzo de Médici em 08 de abril de 1492 trouxe uma reversão de circunstâncias de Michelangelo. Michelangelo deixou a segurança do Corte e Medici retornou à casa de seu pai. Nos meses seguintes, ele esculpiu uma crucifixo de madeira (1493), como um presente para o prior da igreja florentina de Santo Spirito, que lhe havia permitido alguns estudos de anatomia sobre os cadáveres de hospital da igreja. Entre 1493 e 1494 ele comprou um bloco de mármore de uma estátua maior que a vida de Hercules, que foi enviado para a França e, posteriormente desapareceu em algum momento por volta do século 18. Em 20 de janeiro de 1494, após fortes quedas de neve, herdeiro de Lorenzo, Piero de Médici encomendou uma estátua de neve, e Michelangelo novamente entrou na corte dos Medici.

No mesmo ano, o Medici foram expulsos de Florença, como resultado do aumento de Savonarola. Michelangelo saiu da cidade antes do fim da agitação política, movendo-se para Veneza e depois para Bolonha . Em Bolonha, ele foi contratado para terminar a escultura dos últimos pequenas figuras do Santuário de São Domingos, na igreja dedicada a esse santo. Para o final de 1494, a situação política em Florença estava mais calmo. A cidade, anteriormente sob a ameaça dos franceses, já não estava em perigo, Charles VIII tinha sofrido derrotas. Michelangelo retornou a Florença, mas não recebeu encomendas do novo governo da cidade sob Savonarola. Ele voltou para o emprego do Medici. Durante o semestre que passou em Florença, ele trabalhou em duas pequenas estátuas, uma criança St. João Batista e um sono Cupido. De acordo com Condivi, Lorenzo di Pierfrancesco de 'Medici, para quem Michelangelo tinha esculpido St. João Batista, pediu que Michelangelo "corrigi-lo para que ele parecia como se tivesse sido enterrado" para que ele pudesse "enviá-lo a Roma ... passar [-lo fora como] uma obra antiga e ... vendê-lo muito melhor." Ambos Lorenzo e Michelangelo foram involuntariamente enganado fora do valor real da peça por um intermediário. Cardeal Raffaele Riario, a quem Lorenzo tinha vendido, descobriu que era uma fraude, mas ficou tão impressionado com a qualidade da escultura que ele convidou o artista para Roma. Esta aparente sucesso em vender sua escultura no estrangeiro, bem como a situação conservadora florentino pode ter incentivado Michelangelo aceitar o convite do prelado.

Michelangelo Pietà, uma representação do corpo de Jesus no colo de sua mãe Maria após o Crucificação, foi esculpida em 1499, quando o escultor tinha 24 anos.

Roma

Michelangelo chegou a Roma 25 de junho de 1496 com a idade de 21. Em 4 de julho do mesmo ano, ele começou a trabalhar em uma comissão por Cardinal Raffaele Riario, uma estátua excesso de tamanho natural do deus romano do vinho, Baco. No entanto, após a conclusão, o trabalho foi rejeitado pelo cardeal e, posteriormente, entrou na coleção do banqueiro Jacopo Galli, para seu jardim.

Em novembro de 1497, o embaixador francês na Santa Sé encomendou uma de suas obras mais famosas, o Pietà eo contrato foi acordado em agosto do ano seguinte. A opinião contemporânea sobre este trabalho - "uma revelação de todas as potencialidades e força da arte da escultura" - foi resumido por Vasari: "É sem dúvida um milagre que um bloco informe de pedra jamais poderia ter sido reduzida a uma perfeição que a natureza dificilmente é capaz de criar na carne. "

Em Roma, Michelangelo viveu perto da igreja de Santa Maria di Loreto. Aqui, de acordo com a lenda, ele se apaixonou por Vittoria Colonna, marquesa de Pescara e um poeta. Sua casa foi demolida em 1874, e os restantes elementos arquitectónicos salvos pelos novos proprietários foram destruídos em 1930. Hoje, uma reconstrução moderna da casa de Michelangelo pode ser visto na Gianicolo colina. É também durante este período que os céticos alegam Michelangelo executou a escultura Grupo de Laocoonte que reside no Vaticano.

Trabalho

O Estátua de Davi, de Michelangelo, concluída em 1504, é uma das mais renomadas obras do Renascimento.

Estátua de Davi

Michelangelo retornou a Florença em 1499-1501. As coisas estavam mudando no república após a queda do anti-renascentista Priest e líder de Florença, Girolamo Savonarola (executado em 1498) eo aumento do gonfaloniere Pier Soderini. Ele foi convidado pelos cônsules do Grêmio de lã para concluir um projeto inacabado começado 40 anos antes por Agostino di Duccio: uma estátua colossal que retrata David como um símbolo da liberdade florentina, para ser colocado na Piazza della Signoria, em frente ao Palazzo Vecchio. Michelangelo respondeu ao completar seu trabalho mais famoso, o Estátua de David em 1504. Esta obra-prima, criada a partir de um bloco de mármore das pedreiras em Carrara que já tinha sido trabalhado por uma mão mais cedo, definitivamente estabelecida sua proeminência como um escultor de habilidade técnica extraordinária e força da imaginação simbólica.

Também durante este período, Michelangelo pintou a Sagrada Família e St John, também conhecido como o Doni Tondo ou a Sagrada Família da Tribuna: foi encomendado para o casamento de Angelo Doni e Maddalena Strozzi e no século 17, pendurado na sala conhecida como a Tribune na Uffizi. Ele também pode ter pintado a Madonna e Criança com João Batista, conhecido como o Manchester Madonna e agora no National Gallery, Londres .

Teto da Capela Sistina

Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina; o trabalho demorou cerca de quatro anos para completar (1508-1512)

Em 1505 Michelangelo foi convidado a voltar a Roma pelo recém-eleito Papa Júlio II. Ele foi contratado para construir o Tumba do Papa. Sob o patrocínio do Papa, Michelangelo tinha que parar constantemente os trabalhos sobre o túmulo, a fim de realizar muitas outras tarefas. Por causa dessas interrupções, Michelangelo trabalhou no túmulo por 40 anos. O túmulo, de que a característica central é Michelangelo estátua de Moisés, nunca foi terminado à satisfação de Michelangelo. Ele está localizado na Igreja de S. Pietro in Vincoli em Roma.

Durante o mesmo período, Michelangelo tomou a comissão para pintar o teto da Capela Sistina, que levou cerca de quatro anos para completar (1508-1512). Segundo o relato de Michelangelo, Bramante e Rafael convenceu o Papa a comissão Michelangelo em um meio não familiar para o artista. Isso foi feito, a fim de que ele, Michelangelo, sofreria comparações desfavoráveis com seu rival Rafael, que na época estava no auge de sua própria arte como o pintor primo fresco. No entanto, esta história é descontada por historiadores modernos com base na evidência contemporânea, e pode apenas ter sido um reflexo da própria perspectiva do artista.

Michelangelo foi originalmente contratado para pintar os 12 apóstolos contra um céu estrelado, mas fez lobby por um regime diferente e mais complexo, representando criação, da Queda do Homem e A promessa de salvação através dos profetas e Genealogia Cristo. O trabalho é parte de um esquema maior de decoração dentro da capela que representa grande parte da doutrina da Igreja Católica .

A composição, eventualmente, continha mais de 300 figuras e tinha no seu centro nove episódios da Livro de Gênesis, divididos em três grupos: Criação da Terra de Deus; Criação de Deus da Humanidade e sua queda da graça de Deus; e, por último, o estado da Humanidade, representado por Noé e sua família. Sobre os pendentes de apoio do teto são pintados doze homens e mulheres que profetizaram a vinda do Jesus. Eles são sete profetas de Israel e cinco Sibilas, mulheres proféticas do mundo clássico.

Entre as mais famosas pinturas no teto são a Criação de Adão, Adão e Eva no Jardim do Éden, o Dilúvio , o Profeta Isaías eo Sibila de Cumas. Em torno das janelas são pintados os ancestrais de Cristo.

Sob Medici Papas em Florença

Michelangelo Moisés (centro) com Rachel e Leah em seus lados.

Em 1513 o Papa Júlio II morreu e seu sucessor Papa Leão X, um Medici, encomendado Michelangelo para reconstruir a fachada do Basílica de San Lorenzo, em Florença, e adorná-la com esculturas. Michelangelo concordou com relutância. Os três anos que passou na criação de desenhos e modelos para a fachada, bem como a tentativa de abrir uma nova pedreira de mármore em Pietrasanta especificamente para o projeto, estavam entre os mais frustrante em sua carreira, como o trabalho foi abruptamente cancelada por seus patronos falido antes de qualquer progresso real tivesse sido feita. A basílica carece de uma fachada para este dia.

Aparentemente não menos envergonhado por esta reviravolta, o Medici mais tarde veio a Michelangelo com outro grande proposta, desta vez para uma capela funerária da família no basílica de San Lorenzo. Felizmente para a posteridade, este projecto, ocupando o artista durante grande parte da década de 1520 e 1530, foi mais plenamente realizados.

Michelangelo O Juízo Final. São Bartolomeu é mostrado segurando a faca de seu martírio e sua pele esfolada. O rosto da pele é reconhecível como Michelangelo.

Em 1527, os cidadãos florentinos, incentivado pelo saque de Roma, jogou fora o Medici e restaurado a república. Um cerco da cidade se seguiu, e Michelangelo foi para a ajuda de sua amada Florença, trabalhando em fortificações da cidade de 1528 a 1529. A cidade caiu em 1530 e os Médici foram restaurados ao poder. Completamente fora de simpatia com o reinado repressiva do ducal Medici, Michelangelo deixou Florença para o bem em meados da década de 1530, deixando assistentes para completar a Capela Medici.

Últimos trabalhos em Roma

O afresco de O último julgamento na parede do altar da Capela Sistina foi encomendado pela Papa Clemente VII, que morreu pouco depois de atribuir a comissão. Paul III foi instrumental em ver que Michelangelo começou e concluiu o projeto. . Michelangelo trabalhou no projeto de 1534 a outubro de 1541. O trabalho é enorme e se estende por toda a parede atrás do altar da Capela Sistina O Juízo Final é uma descrição da segunda vinda de Cristo e do apocalipse; onde as almas da humanidade ascensão e são atribuídos a seus vários destinos, como julgado por Christ, cercado pelos santos.

Depois de concluído, as representações de nudez na capela papal foi considerada obscena e sacrílego, e Cardeal Carafa e Monsenhor Sernini ( O embaixador de Mântua) fez campanha para que o afresco removido ou censurado, mas o Papa resistiu. Após a morte de Michelangelo, foi decidido para obscurecer os órgãos genitais ("Pictura em Cappella Ap.ca coopriantur"). Assim Daniele da Volterra, um aprendiz de Michelangelo, foi contratado para cobrir com perizomas (cuecas) os órgãos genitais, deixando inalterado o complexo de corpos. Quando o trabalho foi restaurado em 1993, os conservadores escolheu não remover todas as perizomas de Daniele, deixando alguns deles como um documento histórico, e porque alguns dos trabalhos de Michelangelo foi previamente raspadas pela aplicação do artista touch-up de "decência" para a obra-prima. Uma cópia sem censura fiel do original, por Marcello Venusti, pode ser visto no Museu de Capodimonte Naples.

Michelangelo projetou a cúpula da Basílica de São Pedro, embora ele estava inacabada quando ele morreu.

Censura sempre seguido Michelangelo, uma vez descrito como "porcherie inventor delle" ("inventor de obscenidades", na língua original italiano referindo-se a "coisas de porco"). O infame "campanha fig-leaf" do Contra-Reforma, com o objetivo de cobrir todas as representações de órgãos genitais humanos em pinturas e esculturas, começou com obras de Michelangelo. Para dar dois exemplos, a estátua de mármore de Cristo della Minerva (igreja de Santa Maria sopra Minerva, Roma) era coberto por cortinas acrescentou, como permanece até hoje, ea estátua da criança nua em Jesus Madonna de Bruges (A Igreja de Nossa Senhora em Bruges, Bélgica) permaneceu coberto por várias décadas. Além disso, a cópia de gesso do David no Lançar Tribunais (Victoria and Albert Museum), em Londres, tem uma folha de figo em uma caixa na parte de trás da estátua. Ele estava lá para ser colocado sobre os órgãos genitais da estátua para que eles não iria perturbar visitar realeza feminina.

Em 1546, Michelangelo foi apontado arquiteto de Basílica de São Pedro, no Vaticano, e projetou sua cúpula. Como São Pedro estava progredindo houve preocupação de que Michelangelo passaria antes da cúpula foi concluído. No entanto, uma vez iniciado edifício na parte inferior da cúpula, o anel de suporte, a conclusão do desenho era inevitável. Michelangelo morreu em Roma com a idade de 88 (três semanas antes de seu 89º aniversário). Seu corpo foi trazido de volta a partir de Roma para o enterro no Basílica di Santa Croce, cumprindo último pedido do maestro para ser enterrado em sua amada Toscana.

Última esboço encontrado

Em 7 de Dezembro de 2007, esboço giz vermelho de Michelangelo para a cúpula da Basílica de São Pedro, a sua última antes de sua morte em 1564, foi descoberto nos arquivos do Vaticano. É extremamente raro, uma vez que ele destruiu seus projetos mais tarde na vida. O esboço é um plano parcial de uma das colunas radiais do tambor cúpula de São Pedro.

Obra arquitetônica

Próprio túmulo de Michelangelo, na Basílica di Santa Croce di Firenze, Florence

Michelangelo trabalhou em muitos projetos que haviam sido iniciados por outros homens, mais notavelmente em sua obra na Basílica de São Pedro, em Roma. O Campidoglio, projetada por Michelangelo durante o mesmo período, racionalizou as estruturas e espaços de Roma de Monte Capitolino. A sua forma, mais um romboide do que um quadrado, foi destinado a neutralizar os efeitos de perspectiva. Os principais florentinos projetos arquitetônicos por Michelangelo são a fachada não executada para o Basílica de San Lorenzo, Florença ea Capela Medici (Capella Medicea) e Laurentian Biblioteca lá, e as fortificações de Florença. Os principais projetos romanos são São Pedro, Palazzo Farnese, San Giovanni dei Fiorentini, a Capela Sforza (Capella Sforza) no Basilica di Santa Maria Maggiore, Porta Pia e Santa Maria degli Angeli.

Laurentian Biblioteca

Por volta de 1530 Michelangelo desenhou o Laurentian Biblioteca em Florença, anexo à igreja de San Lorenzo. Ele produziu novos estilos como pilastras afinando mais fino na parte inferior, e uma escadaria com contrastantes rectangular e curvando formas.

Medici Chapel

Michelangelo desenhou o Capela Medici e de fato usou seu próprio critério para criar sua composição. A Capela Medici tem monumentos em que dedicados a determinados membros da família Medici. Michelangelo nunca terminou o projeto, então seus alunos mais tarde concluiu. Lorenzo, o Magnífico, foi enterrado na parede da entrada da Capela Medici. Esculturas do "Madonna and Child" e os santos padroeiros Medici Cosme e Damião foram criados mais de seu enterro. O "Madonna e criança" era o próprio trabalho de Michelangelo. O corredor escondido com desenhos de parede de Michelangelo no âmbito da Sacristia Nova descoberto em 1976.

Personalidade

Michelangelo, que foi muitas vezes arrogante com os outros e constantemente insatisfeito consigo mesmo, viu a arte como sendo proveniente de inspiração interior e da cultura. Em contradição com as idéias de seu rival, Leonardo da Vinci , Michelangelo viu a natureza como um inimigo que tinha de ser superada. As figuras que ele criou são vigorosa e dinâmica, cada um em seu próprio espaço separado do mundo exterior. Para Michelangelo, o trabalho do escultor era libertar as formas que já estavam dentro da pedra. Ele acreditava que cada pedra tinha uma escultura dentro dele, e que o trabalho de esculpir era simplesmente uma questão de lascar afastado tudo o que não era uma parte da estátua.

Vários anedotas revelam que a habilidade de Michelangelo, especialmente na escultura, era muito admirado em seu próprio tempo. Outra Lorenzo de Medici queria usar Michelangelo de fazer algum dinheiro. Ele tinha Michelangelo esculpir um Cupido que parecia cansados e antiga. Lorenzo pago Michelangelo 30 ducados, mas vendeu o Cupido para 200 ducados. O cardeal Raffaele Riario tornou-se suspeito e enviado alguém para investigar. O homem tinha Michelangelo fazer um esboço para ele de um Cupido, e, então, disse Michelangelo que, enquanto ele recebeu 30 ducados por seu Cupido, Lorenzo tinha passado o Cupido off para uma antiguidade e é vendido por 200 ducados. Michelangelo, em seguida, confessou que havia feito o Cupido, mas não tinha idéia de que ele tinha sido enganado. Depois que a verdade foi revelada, o cardeal mais tarde tomou isso como prova de sua habilidade e encomendou sua Baco. Outra anedota mais conhecido alega que, quando terminar o Moisés ( San Pietro in Vincoli, Roma), Michelangelo violentamente bateu o joelho da estátua com um martelo, gritando: "Por que você não fala comigo?"

Em sua vida pessoal, Michelangelo era abstêmio. Ele disse a seu aprendiz, Ascanio Condivi: "No entanto rico Eu posso ter sido, eu sempre vivi como um homem pobre." Condivi disse que ele era indiferente a comida e bebida, comer "mais por necessidade do que de prazer" e que ele "muitas vezes dormia em suas roupas e botas ...". Estes hábitos podem ter tornou-o impopular. Seu biógrafo Paolo Giovio diz: "Sua natureza era tão áspera e rude que seus hábitos domésticos foram incrivelmente esquálida, e privou a posteridade de todos os alunos que poderia tê-lo seguido." Ele pode não ter ocupado, desde que ele era, por natureza, uma pessoa solitária e melancólica. Ele tinha uma reputação de ser Bizzarro e fantastico porque ele "retirou-se da companhia de homens."

Sexualidade

Desenho para a Líbia Sybil, New York City, Metropolitan Museum of Art
O Sybil líbio, Capela Sistina, realizado.

Apesar de ter claramente um profundo apreço pela forma ressurgente nu no Renascimento, fundamental para a arte de Michelangelo é seu amor pela beleza masculina que parece ter particularmente atraiu tanto esteticamente e emocionalmente. Em parte, isso foi uma expressão da idealização do renascimento da masculinidade. Mas na arte de Michelangelo há claramente uma resposta sensual para esta estética.

Expressões do escultor de amor têm sido caracterizadas como ambos Neoplatônica e abertamente homoerótica; estudos recentes pretende obter uma interpretação que respeite ambas as leituras, ainda é cauteloso em tirar conclusões absolutas. Um exemplo do enigma é Cecchino dei Bracci, cuja morte, apenas um ano após a sua reunião em 1543, inspirou a escrita de quarenta e oito funeral epigramas, que segundo alguns relatos aludem a um relacionamento que não era romântico, mas só físico também:

La carne terra, e qui l'ossa mia, prive
de 'lor Begli occhi, e del leggiadro aspetto
fã fede grazia fu nel letto a quel 'ch'i,
che abbracciava, e 'n che l'anima vive.

A carne agora terra, e aqui os meus ossos,
Desprovido de olhos bonitos, e desenvolto ar,
Ainda leais são para ele eu joyed na cama,
Quem me abraçou, em quem a minha alma vive agora.

De acordo com os outros, eles representam uma re-imaginação sem emoção e elegante de diálogo platônico, em que poesia erótica foi visto como uma expressão de sensibilidades refinados (Na verdade, deve ser lembrado que as profissões de amor no século 16 na Itália foi dada uma aplicação muito mais ampla do que agora). Alguns jovens eram rua sábio e aproveitou o escultor. Febo di Poggio, em 1532, vendia seus encantos-em resposta à poema de amor de Michelangelo ele pede dinheiro. Mais cedo, Gherardo Perini, em 1522, tinham roubado dele descaradamente. Michelangelo defendeu sua privacidade acima de tudo. Quando um empregado de seu amigo Niccolò Quaratesi ofereceu seu filho como aprendiz sugerindo que ele seria bom mesmo na cama, Michelangelo recusou indignado, sugerindo Quaratesi disparar o homem.

A maior expressão escrita do seu amor foi dado a Tommaso dei Cavalieri (. C 1509-1587), que tinha 23 anos quando Michelangelo o conheci em 1532, com a idade de 57. Cavalieri foi aberto à afeição do homem mais velho: Eu juro para voltar o seu amor. Nunca Amei um homem mais do que eu te amo, nunca desejei para uma amizade mais do que eu desejo para o seu. Cavalieri manteve-se dedicado a Michelangelo até sua morte.

Michelangelo dedicado a ele mais de trezentos e sonetos madrigais, que constituem a maior seqüência de poemas que ele compôs. Alguns comentaristas modernos afirmam que a relação era apenas uma afeição platônica, mesmo sugerindo que Michelangelo estava buscando um filho substituto. No entanto, a sua natureza homoerótica foi reconhecido em seu próprio tempo, de modo que um véu decoroso foi traçada entre eles por seu sobrinho-neto, Michelangelo, o Jovem, que publicou uma edição da poesia em 1623 com o gênero dos pronomes alterado. John Addington Symonds, o ativista homossexual britânico cedo, desfez essa mudança por traduzir os sonetos originais em Inglês e escrever uma biografia em dois volumes, publicada em 1893.

A Ignudo, Capela Sistina.

Os sonetos são a primeira grande sequência de poemas em qualquer língua moderna abordada por um homem para outro, anterior Shakespeare 's sonetos para a juventude justo por 50 anos.

Eu me sinto como iluminada pelo fogo um semblante frio
Isso me queima de longe e se mantém ice-frio;
A força que eu sinto dois braços bem torneados para preencher
Que sem movimento move cada balanço.

- (Michael Sullivan, tradução)

Tarde na vida ele nutria um grande amor para o poeta e nobre viúva Vittoria Colonna, a quem ele conheceu em Roma em 1536 ou 1538 e que estava em seus quarenta e tantos anos na época. Eles escreveram sonetos um para o outro e estavam em contacto regular até que ela morreu.

É impossível saber ao certo se Michelangelo teve relações físicas ( Condivi atribuído a ele um "castidade monge-like"), mas através de sua poesia e arte visual, podemos pelo menos vislumbrar o arco de sua imaginação.

Retratos de Michelangelo

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Michelangelo&oldid=407010308 "