Conteúdo verificado

Odisseia

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Texto grego de passagem de abertura do Odyssey

A Odyssey ( grego : Ὀδύσσεια, Odysseia) é um dos dois principais antigo grego poemas épicos atribuídos a Homero . Trata-se, em parte, uma continuação do Ilíada, o outro trabalho tradicionalmente atribuída a Homero. O poema é fundamental para a moderna Cânone ocidental. Na verdade, é o segundo a Ilíada ser o primeiro-existente obra de literatura ocidental. Provavelmente foi composta perto do fim do século 8 aC, em algum lugar Ionia, a região costeira de língua grega do que é hoje a Turquia .

O poema centra principalmente sobre o herói grego Odisseu (ou Ulisses, como era conhecido em Roma mitos) e sua longa viagem para casa após a queda do Troy. É preciso Odysseus dez anos para chegar Ithaca após os dez anos da Guerra de Tróia . Em sua ausência, assume-se que ele tenha morrido, e sua esposa Penelope e filho Telêmaco deve lidar com um grupo de pretendentes indisciplinados, o Mnesteres (em grego: Μνηστῆρες) ou PROCI, concorrendo para a mão de Penélope em casamento.

Ele continua a ser lido no Homérica grega e traduzidos para línguas modernas em todo o mundo. O poema original foi composta em uma tradição oral por um aedo (épico poeta / cantor), talvez um rhapsode (intérprete profissional), e foi mais provável para ser cantados do que ler. Os detalhes do antigo desempenho oral e conversão da história para um trabalho escrito inspirar o debate contínuo entre os estudiosos. A Odyssey foi escrito em um dialeto regionless poética de grego e compreende 12.110 linhas de hexameter dactylic. Entre os elementos mais impressionantes do texto são a sua enredo não-linear, e que os eventos parecem depender tanto das escolhas feitas pelas mulheres e servos como sobre as acções de luta homens. No idioma Inglês , bem como muitos outros, a palavra odisséia tem vindo a referir-se a uma viagem épica.

Sinopse

Exposição

A Odyssey começa 10 anos após o fim dos dez anos da Guerra de Tróia , Ulisses e ainda não voltou para casa da guerra. Filho de Odisseu Telêmaco é de vinte e está compartilhando sua casa ausente do pai na ilha de Ítaca com sua mãe Penelope e uma multidão de 108 jovens barulhentos ", os pretendentes", cujo objectivo é persuadir Penélope se casar com um deles, ao mesmo tempo desfrutando da hospitalidade do lar de Odisseu e comer a sua riqueza.

Odisseu protetora, a deusa Athena , discute seu destino com Zeus , rei dos deuses, num momento em que Odisseu inimigo, o deus do mar Poseidon, está ausente Monte Olimpo. Em seguida, disfarçado como um chefe chamado Taphian Mentes, ela visita Telêmaco instá-lo a procurar por notícias de seu pai. Ele oferece a sua hospitalidade; eles observam os pretendentes jantar rowdily enquanto o bardo Fêmio realiza um poema narrativo para eles. Penelope objetos para tema Fêmio ", o" Retorno de Tróia ", porque a faz lembrar de seu marido desaparecido, mas Telêmaco refuta suas objeções.

Naquela noite, Athena, disfarçado como Telêmaco, encontra um navio e da tripulação para o verdadeiro Telêmaco. Na manhã seguinte, Telêmaco pede uma assembléia de cidadãos de Ithaca para discutir o que deve ser feito com os pretendentes. Acompanhado por Athena (agora disfarçado como seu amigo Mentor), ele parte para a Grécia continental e à casa de Nestor, mais venerável dos guerreiros gregos em Tróia, agora em casa em Pylos. A partir daí, Telêmaco passeios por terra, acompanhado pelo filho de Nestor, Peisistratus, a Sparta , onde ele encontra Menelau e Helen, agora reconciliado. Ele é informado de que eles voltaram para Sparta , após uma longa viagem através do Egito . Há, na ilha de Pharos, Menelau encontrou o antigo deus do mar Proteus, que lhe disse que Ulisses era um cativo da ninfa Calypso. Aliás, Telêmaco descobre o destino de Menelau irmão Agamenon , rei de Micenas e líder dos gregos em Tróia: assassinado em seu retorno para casa por sua esposa Clitemnestra e seu amante Egisto.

Charles Gleyre, Odysseus e Nausicaä

Fuja para os Feácios

Então a história de Ulisses é contada. Ele passou sete anos em cativeiro na ilha de Calipso. Ela é persuadido a libertá-lo por bisavô de Odisseu, o deus mensageiro Hermes, que foi enviada por Zeus em resposta ao apelo de Atena. Ulisses constrói uma jangada e é dado roupas, comida e bebida por Calypso. A balsa é destruído por Poseidon, mas Ulisses nada em terra na ilha de Scherie, ajudado por um véu dado pela deusa do mar Ino, a casa do Feácios, onde, nu e exausto, ele se esconde em uma pilha de folhas e adormece. Na manhã seguinte, despertado pelo riso das meninas, ele vê o jovem Nausicaa, que foi para a beira-mar com suas criadas para lavar a roupa, depois de Athena apareceu-lhe em sonho e disse-lhe para. Ele apela para ela para pedir ajuda. Ela encoraja-o a procurar a hospitalidade de seus pais, Arete e Alcino. Ulisses é bem-vinda e não é à primeira perguntei o seu nome. Ele permanece por vários dias, participa de um pentatlo , e ouve o cantor cego Demódoco realizar dois poemas narrativos. O primeiro é um incidente de outra forma obscura da Guerra de Tróia, o "Discussão de Ulisses e Aquiles "; o segundo é o conto divertido de um caso de amor entre dois deuses do Olimpo, Ares e Afrodite. Finalmente, Ulisses pede Demódoco para retornar ao tema da guerra de Tróia e dizer do Cavalo de Tróia, um estratagema em que Ulisses tinha desempenhado um papel de liderança. Incapaz de esconder sua emoção como ele revive este episódio, Odisseu finalmente revela sua identidade. Ele então começa a contar a história de seu retorno de Troy.

Odysseus Superado pela Demódoco 'Song, por Francesco Hayez, 1813-1815

Conta de Odisseu de suas aventuras

Depois de um ataque de corsários a Ismaros na terra do Cicones, ele e seus doze navios foram desviados por tempestades. Eles visitaram o letárgico Lotus Eaters-que deu dois dos seus homens a sua fruta, que os levou a esquecer o seu regresso a casa, e, em seguida, foram capturados pelo Cyclops Polyphemus, escapando por cegando-o com uma estaca de madeira. Enquanto eles estavam fugindo, no entanto, Ulisses disse tolamente Polyphemus sua identidade, e Polyphemus disse a seu pai, Poseidon, que o tinha cegado. Poseidon então amaldiçoa Odysseus a vagar pelo mar por dez anos, durante os quais ele iria perder toda a sua tripulação e voltar para casa com a ajuda de outros. Após sua fuga, eles ficaram com Aeolus, o mestre dos ventos e deu Odysseus uma bolsa de couro contendo todos os ventos, exceto o vento oeste, um presente que deveria ter garantido um retorno seguro para casa. No entanto, os marinheiros tolamente abriu o saco, enquanto Ulisses dormiu, pensando que ela continha ouro. Todos os ventos voou para fora ea tempestade resultante levou os navios de volta a forma como eles tinham vindo, assim como Ithaca entrou em vista.

Após a contestação em vão com Aeolus para ajudá-los novamente, eles re-embarcado e encontrou o canibalesco Lestrígones. Navio de Ulisses foi o único a escapar. Ele partiu em e visitou a bruxa-deusa Circe. Ela virou a metade de seus homens em porcos, após alimentá-los queijo e vinho. Hermes alertou Ulisses sobre Circe e deu uma droga chamada Odysseus molibdênio, uma resistência à magia de Circe. Circe, sendo atraídos para a resistência de Odisseu, concordou em negociar com ele. Seus homens serão alterados de volta à sua forma humana em troca de amor de Ulisses. Eles permaneceram com ela na ilha por um ano, enquanto eles festejaram e beberam. Finalmente, guiado por instruções de Circe, Ulisses e sua tripulação cruzaram o oceano e chegou a um porto na margem ocidental do mundo, onde Odisseu sacrificados aos mortos e convocou o espírito do profeta velho Tirésias para aconselhá-lo sobre como apease os deuses em cima de seu retorno para casa. Próximo Odisseu conheceu o espírito de sua própria mãe, que morreu de tristeza durante sua longa ausência. A partir dela, ele aprendeu pela primeira vez notícia de sua própria família, ameaçada pela ganância dos pretendentes. Aqui, também, que ele conheceu os espíritos de mulheres famosas e homens famosos. Notavelmente, ele encontrou o espírito de Agamenon, de cujo assassinato ele já aprendeu, que também avisou sobre os perigos de mulheres (para encontro de Odisseu com os mortos, ver também Nekuia).

Voltando a ilha de Circe, eles foram aconselhados por ela nas demais etapas da viagem. Eles contornaram a terra do Sirenes, passou entre o monstro de seis cabeças Scylla e banheira de hidromassagem Caríbdis, e aterrou na ilha de Thrinacia. Lá, os homens de Ulisses ignorou as advertências de Tirésias e Circe, e caçado os animais sagrados do deus sol Helios. Este sacrilégio foi punido por um naufrágio em que todos, mas Ulisses se afogou. Ele foi lavado em terra na ilha de Calypso, onde ela o obrigou a permanecer como seu amante por sete anos antes de ele escapou.

Retornar para Ithaca

Depois de ter escutado com muita atenção a sua história, a Feácios, que são marinheiros especializados, concorda em ajudar Ulisses chegar em casa. Eles entregarão à noite, enquanto ele está dormindo, para um porto escondido em Ithaca. Ele encontra o caminho para a cabana de um de seus próprios ex-escravos, o guardador de porcos Eumaeus. Athena disfarça Ulisses como um mendigo errante, a fim de saber como estão as coisas em sua casa. Depois do jantar, ele diz aos trabalhadores rurais um conto fictício de si mesmo: ele nasceu em Crete, levou um grupo de cretenses para lutar ao lado de outros gregos na Guerra de Tróia, e tinha então passou sete anos na corte do rei do Egito; finalmente ele havia naufragado em Thesprotia e cruzou de lá para Ithaca.

Enquanto isso, Telêmaco navega em casa do Sparta, evitando uma emboscada definido pelos pretendentes. Ele desembarca na costa de Ithaca e faz para a cabana de Eumaeus. Pai e filho se encontram; Ulisses se identifica para Telêmaco (mas ainda não a Eumaeus) e determinam que os pretendentes devem ser mortos. Telêmaco chega em casa pela primeira vez. Acompanhado por Eumaeus, Odysseus agora retorna à sua própria casa, ainda fingindo ser um mendigo. Ele experimenta comportamento desordeiro dos pretendentes e planeja sua morte. Ele conhece Penelope e testa suas intenções com uma história inventada de seu nascimento, em Creta, onde, segundo ele, uma vez que ele conheceu Odysseus. Intimamente questionado, ele acrescenta que ele tinha sido recentemente em Thesprotia e tinha aprendido alguma coisa lá de andanças recentes de Ulisses.

Identidade de Ulisses é descoberto pela governanta, Euricléia, como ela está lavando seus pés e descobre uma antiga cicatriz Ulisses tinha recebido durante uma caçada de javali. Ele recebeu a cicatriz quando ele estava caçando com os filhos de Autolycus. Eles haviam sido dito para ir caçar javalis para que eles pudessem preparar uma refeição com a carne. Os três escalou o Monte Parnaso e, eventualmente, veio através de um javali em um prado grande e profundo. Por causa da profundidade do prado, os três caçadores foram emboscados por o javali aparentemente invisível e quando Odysseus primeiro viu o animal, ele correu para ele, mas o animal era muito rápido e cortou-lhe na coxa direita. Apesar de ter sido chifrado pelo javali, Ulisses ainda bater sua marca e esfaqueou o javali através do ombro. Sangramento Odisseu foi estancado por um feitiço que foi cantado pelos filhos de Autolycus e ele recebeu grande glória e do tesouro por sua bravura. Depois de ter visto essa cicatriz, Euricléia tenta dizer a Penélope sobre a verdadeira identidade de Ulisses, mas Athena garante que Penelope não pode ouvir Euricléia. Enquanto isso, ela jura Odysseus ao segredo, e ela promete não contar.

Massacrando dos pretendentes

No dia seguinte, a Athena de alerta, Penelope manobra os pretendentes em concorrer para a mão com um concurso de tiro com arco usando arco de Odisseu. O homem que pode amarrar o arco e atirar-lo através de uma dúzia de cabeças de machado ganharia. Odysseus participa da competição se: só ele é forte o suficiente para amarrar a proa e dispará-la através das cabeças dúzia de machado, fazendo dele o vencedor. Ele então se vira suas flechas sobre os pretendentes e com a ajuda de Atena, Telêmaco, Eumeu e Philoteus o vaqueiro, ele mata todos os pretendentes. Odisseu e Telêmaco pendurar doze de suas empregadas domésticas, que tinham traído Penelope ou tiveram relações sexuais com os pretendentes, ou ambos; eles mutilar e matar o cabreiro Melanthius, que haviam zombado e abusado Odysseus. Agora, finalmente, Odysseus identifica-se com Penélope. Ela hesita, mas aceita-lo quando ele menciona que sua cama foi feita a partir de uma oliveira ainda enraizada no solo. Muitos estudiosos modernos e antigos tomar este seja o final original do Odyssey, eo resto para ser uma interpolação.

No dia seguinte, ele e Telêmaco visitar a fazenda país de seu velho pai Laertes, que também aceita a sua identidade apenas quando Ulisses descreve corretamente o pomar que Laertes já tinha dado a ele.

Os cidadãos de Ithaca ter seguido Odysseus na estrada, planejando vingar a morte dos pretendentes, seus filhos. Seu líder aponta que Odisseu já causou a morte de duas gerações de homens de Ithaca: seus marinheiros, nenhum dos quais sobreviveram; e os pretendentes, a quem ele já executado. A deusa Athena intervém e convence ambos os lados a desistir da vingança, uma deus ex machina. Depois disso, Ithaca está em paz mais uma vez, a conclusão da Odyssey.

Personagem de Ulisses

Traço heróico de Odisseu é a sua Metis, ou "inteligência astúcia": ele é frequentemente descrito como o "Par de Zeus em conselho. " Essa inteligência é mais frequentemente manifesta-se por seu uso de disfarce e discurso enganoso. Seus disfarces assumir formas tanto física (alterando sua aparência) e verbal, como dizendo a Cyclops Polyphemus que seu nome é Ουτις, "Noman", em seguida, fugir após cegar Polyphemus. Quando perguntado por outros Cyclopes por que ele está gritando, Polifemo responde que "nenhum homem" está ferindo-o, para que os outros assumem que, "Se você está sozinho como [Polyphemus] ninguém usa de violência contra si, por isso, não há como evitar a doença enviado pelo grande Zeus; então é melhor rezar a seu pai, o senhor Poseidon ". A falha mais evidente que o esporte Odysseus é a de sua arrogância e seu orgulho, ou hubris. Como ele navega longe da ilha dos Ciclopes, ele grita seu nome e se gaba de que ninguém pode derrotar o "Great Odysseus". O Cyclops em seguida, joga a metade superior de uma montanha para ele e reza para seu pai, Poseidon, dizendo que Ulisses cegou-o. Isso enfurece Poseidon, fazendo com que o deus para impedir o regresso a casa de Ulisses para um tempo muito longo.

Estrutura

A Odyssey abre in medias res (no meio das coisas), o que significa que a trama começa no meio da história global, e que os eventos anteriores são descritos através de flashbacks ou contar histórias. Este dispositivo é imitado por autores posteriores do épicos literários, por exemplo, Virgil no Eneida poetas, bem como modernas, tais como Luís de Camões em Os Lusíadas ou Alexander Pope em A violação do fechamento.

Nos primeiros episódios, traçamos Esforços de Telêmaco para afirmar o controle da casa e, em seguida, pelo conselho de Athena, para pesquisar notícias de seu pai há muito perdido. Então a cena muda: Odysseus foi um cativo da bela ninfa Calypso, com quem ele passou sete de seus dez anos perdidos. Lançado pela intercessão de sua patrona Athena , com a ajuda de Hermes, ele se afasta, mas sua jangada é destruída por seu inimigo divino Poseidon, que está com raiva porque Ulisses cegou seu filho, Polyphemus. Quando Ulisses chega às Scherie, que abriga o Feácios, ele é assistido pelo jovem Nausicaa e é tratado com hospitalidade. Em troca, ele satisfaz a curiosidade dos Feácios ', dizendo-lhes, eo leitor, de todas as suas aventuras desde partida Troy. Os Feácios de construção naval, em seguida, emprestá-lo um navio para voltar ao Ithaca, onde ele é ajudado pelo guardador de porcos Eumaeus, reúne-se Telêmaco, recupera a sua casa, mata os pretendentes, e se reencontra com sua fiel esposa, Penelope.

Todas as edições e traduções da Odisséia antigas e quase todos os modernos são divididos em 24 livros. Esta divisão é conveniente, mas pode não ser original. Muitos estudiosos acreditam que foi desenvolvido pela Alexandrino editores do século 3 aC. No Período clássico, além disso, vários dos livros (individualmente e em grupo) receberam seus próprios títulos: os primeiros quatro livros, com foco em Telêmaco, são comumente conhecido como o Telemachy. Narrativa de Odisseu, Livro 9, com seu encontro com o ciclope Polifemo, é tradicionalmente chamado de Cyclopeia. Livro 11, a seção que descreve seu encontro com os espíritos dos mortos é conhecido como o Nekuia. Livros 9 a 12, em que Ulisses lembra suas aventuras para seus anfitriões Phaeacian, são referidos coletivamente como o Apologoi: Ulisses "histórias". Livro 22, em que Ulisses mata todos os pretendentes, foi dado o título Mnesterophonia: "matança dos pretendentes". Isto conclui o grego Ciclo Épico, embora restam fragmentos da "final alternativo" das sortes conhecido como Telegony.

Este Telegony lado, as últimas 548 linhas da Odyssey, correspondendo a 24 Reserve, são acreditados por muitos estudiosos como tendo sido adicionados por um poeta um pouco mais tarde. Várias passagens em livros anteriores parece ser a criação dos eventos do Livro 24, de modo que se fosse de fato uma adição posterior, o editor de ofensa parece ter mudado o texto mais cedo também. Para mais informações sobre pontos de vista diferentes sobre a origem, a autoria ea unidade do poema ver Bolsa homérica.

Geografia da Odyssey

Eventos na sequência principal do Odyssey (excluindo Odisseu narrativa incorporado de suas andanças) ter lugar no Peloponeso e em que agora são chamados a Ionian Islands. Existem dificuldades na aparentemente simples de identificação Ithaca, a pátria de Ulisses, que pode ou não pode ser a mesma ilha que agora é chamado de Ithake. As andanças de Ulisses como disse para os Feácios, ea localização da própria ilha dos Feácios ' Scherie, levantam problemas mais fundamentais, se a geografia é para ser aplicado: acadêmicos, antigos e modernos, estão divididos quanto à possibilidade ou não qualquer um dos lugares visitados por Odysseus (depois Ismaros e antes de seu retorno à Ithaca) são reais.

Datando o Odyssey

Em 2008, cientistas Marcelo O. Magnasco e Constantino Baikouzis em Universidade Rockefeller usado pistas nos dados de texto e astronômicos para tentar identificar o tempo do retorno de Ulisses de sua viagem após a Guerra de Tróia.

A primeira pista é avistamento de de Ulisses Venus pouco antes do amanhecer quando ele chega em Ithaca. A segunda é uma lua nova, na noite antes do massacre dos pretendentes. A última pista é um total eclipse, caindo sobre Ithaca ao meio-dia, quando pretendentes de Penélope sentar-se para a refeição do meio-dia. O vidente Theoclymenus aborda os pretendentes e prediz sua morte, dizendo: "The Sun foi obliterado do céu, e uma escuridão azar invade o mundo." O problema com isso é que o 'eclipse' só é visto por Theoclymenus, e os pretendentes jogá-lo fora, chamando-o louco. Ninguém mais vê o céu escurecer, e é, portanto, não realmente descrito como um eclipse dentro da história, apenas uma visão por Theoclymenus.

Médicos Baikouzis e estado Magnasco que "[o] s chances de que as referências puramente fictícias para esses fenômenos (tão difícil de satisfazer simultaneamente) coincidiria por acidente com o único eclipse do século são minuto." Eles concluem que estas três referências astronômicas "'coerentes", no sentido de que os fenômenos astronômicos identificar a data de 16 de abril de 1178 BC "como a data mais provável do retorno de Ulisses.

Este namoro coloca a destruição de Tróia, dez anos antes, a 1188 BC, que é perto da destruição arqueologicamente datada de Troy VIIa por volta de 1190 aC

Perto influências orientais

Os estudiosos têm visto fortes influências da mitologia do Oriente Próximo e da literatura na Odisséia. Martin Oeste notou semelhanças substanciais entre o Épico de Gilgamesh ea Odisséia. Ambos Odysseus e Gilgamesh são conhecidos por viajar para os confins da terra, e em suas jornadas ir para a terra dos mortos. Em sua viagem ao submundo, Ulisses segue as instruções que lhe foram dadas por Circe, uma deusa que é a filha do deus-sol Helios. Sua ilha, Aeaea, está localizado nas bordas do mundo, e parece ter estreita associação com o sol. Como Ulisses, Gilgamesh recebe instruções sobre como chegar à terra dos mortos de um ajudante divino: neste caso, ela é a deusa Siduri, que, como Circe, habita junto ao mar nas extremidades da terra. Sua casa também está associada com o sol: Gilgamesh chega a casa de Siduri passando por um túnel por baixo Mt. Mashu, a alta montanha a partir do qual o sol nasce para o céu. Oeste argumenta que a semelhança de Odisseu e viagens de Gilgamesh para as bordas da terra são o resultado da influência da epopéia de Gilgamesh sobre o Odyssey.

As origens do cyclop também foram supôs para ser os resultados de gregos antigos encontrando um crânio de elefante, pelo paleontólogo Othenio Abel em 1914. A passagem nasal enorme no meio da testa, poderia ter parecido órbita do olho de um gigante, para aqueles que nunca tinha visto um elefante vivo.

História Texto

  • O tirano ateniense Peisistratos, que governou entre 546 e 527 aC, acredita-se ter estabelecido uma Comissão de Editores de Homer para editar o texto dos poemas e remover todos os erros e interpolações, estabelecendo, assim, um texto canônico.
  • Os fragmentos de papiros mais antigos datam do século 3 aC.
  • O mais antigo manuscrito completo é o Laurentianus do século 10 ou 11.
  • O editio princeps, tanto da Ilíada e da Odisséia é de Demetrius em Chalcondyles Florença, muito provavelmente de 1488.

Impacto cultural através dos tempos

  • Cyclops por Eurípides, a única existente sátiro jogo, reconta a respectiva episódio com um toque bem-humorado.
  • True Story, escrito por Luciano de Samósata no século 2 dC, é uma paródia do Odyssey descrevendo uma jornada além do Colunas de Hércules e para a lua.
  • Alguns dos contos de Sinbad the Sailor de O Livro das Mil e Uma Noites foram retirados da Odyssey.
  • Merugud Uilix maicc Leirtis ("On the Wandering de Ulisses, filho de Laertes") é um excêntrico Versão irlandesa velha do material; O trabalho, em um manuscrito do século 12 que os linguistas acreditam que é baseado em um original do século 8º.
  • Dante Alighieri tem Odysseus acrescentar um novo final para a Odisséia no canto XXVI do Inferno.
  • Il ritorno d'Ulisse em Patria, realizada pela primeira vez em 1640, é uma ópera de Monteverdi baseado na segunda metade da Odisséia de Homero.
  • Cada episódio de James Joyce romance modernista Ulysses (1922) tem um tema atribuído, técnica e correspondências entre seus personagens e os da Odisséia de Homero.
  • O primeiro canto de Ezra Pound 's A Cantos (1922) é tanto uma tradução e uma releitura de Odisseu viagem ao submundo.
  • Nikos Kazantzakis aspira a continuar o poema e explorar interesses mais modernas em A Odyssey: A Sequel Moderna (1938).
  • A 1954 Broadway musical O Golden Apple por libretista John Latouche Treville e compositor Jerome Moross é livremente adaptado do Ilíada ea Odisséia, re-definir a ação para o americano estado de Washington nos anos após a Guerra Hispano-Americana, com eventos inspirados pela Ilíada no Act One e eventos inspiradas no Odisséia no segundo ato.
  • Em O filme de Jean-Luc Godard Le Mépris (1963), o diretor de cinema alemão Fritz Lang interpreta ele mesmo tentar dirigir uma adaptação cinematográfica da Odyssey.
  • O anime japonês-Francês Ulysses 31 (1981) atualiza a configuração antiga em um século 31 space opera.
  • Omeros (1991), um poema épico por Derek Walcott, é em parte uma releitura da Odyssey, situado na ilha caribenha de St. Lucia.
  • The Odyssey (1997), um filme feito para a TV dirigido por Andrei Konchalovsky, é uma versão ligeiramente abreviada do épico.
  • Charles Frazier Cold Mountain (1997) pede emprestado muito do Odyssey para contar a história de uma Guerra Civil Americana veterano regresso a casa.
  • Da mesma forma, Daniel Wallace de Big Fish: A Novel de proporções míticas (1998) adapta o épico para o Sul-americano , ao mesmo tempo, incorporando contos de altura em sua narrativa em primeira pessoa tanto quanto Ulisses faz no Apologoi (Livros 9-12).
  • O Filme de 2000 dos irmãos Coen O Brother, Where Art Thou? É vagamente baseado no poema de Homero.
  • Americana banda de metal progressivo Symphony X interpreta várias cenas do épico em sua canção, The Odyssey (2002).
  • Zachary Mason Os Livros Perdidos do Odyssey (2007) é uma série de histórias curtas que retrabalho enredo original de Homer em estilo contemporâneo que lembra Italo Calvino.
  • Dominic Allen peça de teatro 'Odisséia' vagamente se adapta a história em um cenário pós-apocalíptico, baseando o personagem Ulisses em Ezra Pound .

Traduções para o inglês Notáveis

Esta é uma lista parcial de traduções em Inglês de Homero Odyssey. Para obter uma lista mais completa ver Traduções inglesas de Homer.

  • George Chapman, 1616 (dísticos)
  • Alexander Pope, 1713 (dísticos); Edição Project Gutenberg; Gutenberg.net
  • William Cowper de 1791 (verso branco)
  • Samuel Henry Butcher e Andrew Lang, edição Project Gutenberg; Gutenberg.net
  • William Cullen Bryant, 1871 (verso branco)
  • Mordaunt Roger Barnard 1876 (verso branco)
  • William Morris, 1887
  • Samuel Butler, 1898 (prosa), edição Project Gutenberg; Gutenberg.net ou Perseus Project Od.1.1
  • Padraic Colum de 1918 (prosa), Bartleby.com
  • AT Murray (revisto por George E. Dimock), de 1919; Loeb Classical Library ( ISBN 0-674-99561-9)
  • George Herbert Palmer, 1921, prosa. Uma gravação de CD de áudio lidos por Norman Deitz está disponível ( ISBN 1-4025-2325-4), 1989.
  • TE Shaw ( TE Lawrence), 1932
  • WHD Rouse, 1937, prosa
  • EV Rieu, 1945, prosa
  • Robert Fitzgerald, de 1963 ( ISBN 0-679-72813-9)
  • Richmond Lattimore de 1965 ( ISBN 0-06-093195-7)
  • Albert Cook, 1967 (Norton Critical Edition), a linha mais precisa por linha de tradução poética
  • Walter Shewring, 1980 ( ISBN 0-19-283375-8), Oxford University Press (Classics de Oxford Mundial), prosa
  • Allen Mandelbaum, 1990
  • Robert Fagles, 1996 ( ISBN 0-14-026886-3); uma gravação de áudio integral por Ian McKellen também está disponível ( ISBN 0-14-086430-X).
  • Stanley Lombardo, Hackett Publishing Company, 2000 ( ISBN 0-87220-484-7). Uma gravação de CD de áudio lida pelo tradutor também está disponível ( ISBN 1-930972-06-7).
  • Martin Hammond, 2000 prosa
  • Rodney Merrill de 2002, em hexameter dactylic: a prestação poética mais preciso medidor homérico, University of Michigan Press
  • Edward McCrorie, 2004 ( ISBN 0-8018-8267-2), Johns Hopkins University Press.

Temas no Odyssey

Há um forte tema do regresso a casa (nostos) na Odisséia, Ulisses porque está em uma jornada para casa depois da guerra de Tróia finalmente terminou.

O tema da tentação como um perigo psicológico é retratado pelas sirenes que atraem os marinheiros para a morte por sedução. Eles representam o público-ideal eles cantam sobre o momento mais glorioso de sua vida, tentando, assim, que você fique o herói guerreiro ou eles estão retratando como você. Sua própria fraqueza torna vulnerável, sua maior fraqueza vem de dentro de você.

Outro tema importante é que do disfarce, no caso dos deuses, eles se disfarçam para que eles possam interagir com os mortais. Athena, em particular, assume muitos disfarces, incluindo um pastor, uma menina, Telêmaco e Mentor. Ulisses também é capaz de disfarçar sua identidade, embora não fisicamente, dizendo Polyphemus seu nome é "Ninguém", de modo que ele não será identificado como aquele que cegou o Ciclope. Ele também se disfarça de mendigo quando ele retorna ao Ithaca para proteger-se de ser morto pelos pretendentes.

Hospitality (Xenia) também é um tema recorrente tão fundamental como o código heróico na Odisséia. Durante esse tempo, mendigos ou os viajantes muitas vezes bateu na porta de um estranho na esperança de obter um lugar para ficar. Existem passos específicos para a hospitalidade adequada, começando com a alimentação dos hóspedes, que é de extrema importância já que o alimento é raro naquela época e mendigos imploram por comida, não o dinheiro. Antes de a comida é dado, um banho é oferecido para o estrangeiro, feito por uma mulher ou um servo-muitas vezes diferentes, dependendo do estado do visitante. Depois que o alimento é dado, o mendigo é perguntado quem ele é e onde ele é e histórias são trocadas. Em seguida, eles são oferecidos uma cama para dormir e entende-se que que eles possam permanecer durante a noite e, no máximo, mais uma noite. Quando o mendigo está saindo, há uma troca de presentes, se o mendigo não tem um presente para dar, eles ainda vão ser dado um.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Odyssey&oldid=409910649 "