Conteúdo verificado

Ludwig van Beethoven

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores

Você sabia ...

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Retrato por Joseph Karl Stieler, 1820
Assinatura de Ludwig van Beethoven

Ludwig van Beethoven ( / l ʊ d v ɪ ɡ v æ n b . t v ən /; Alemão: [Fã luːtvɪç beːt.hoːfən]; baptizado 17 de dezembro de 1770 - 26 de março de 1827) foi um alemão compositor e pianista. Uma figura crucial na transição entre o Clássica e Eras românticas em Música ocidental da arte, ele continua a ser um dos mais famosos e influentes de todos os compositores. Seus melhores composições conhecidas incluem 9 sinfonias, 5 concertos para piano, 32 sonatas para piano, e 16 quartetos de cordas. Ele também compôs outra música de câmara, obras corais (incluindo o célebre Missa Solemnis), e canções.

Nasceu em Bona, então o capital do Eleitorado de Colónia e parte do Sacro Império Romano , Beethoven exibido seus talentos musicais em tenra idade e foi ensinado por seu pai Johann van Beethoven e Christian Gottlob Neefe. Durante seus primeiros 22 anos de Bonn, Beethoven pretendia estudar com Wolfgang Amadeus Mozart e fez amizade com Joseph Haydn . Beethoven mudou-se para Viena em 1792 e começou a estudar com Haydn, rapidamente ganhando uma reputação como um pianista de virtuoso. Ele viveu em Viena até sua morte. Cerca de 1800 sua audição começou a deteriorar-se, e pela última década de sua vida, ele era quase totalmente surdo. Ele desistiu de conduzir e executar em público, mas continuou a compor; muitas de suas obras mais admiradas vir a partir deste período.

Biografia

Antecedentes e início da vida

Casa de nascimento, Bonn, Bonngasse 20, agora a Museu Beethoven-Haus

Beethoven era neto de Lodewijk van Beethoven (1712-1773), um músico que veio de Mechelen, na atual Bélgica que se mudou com a idade de vinte a Bonn. Lodewijk (Ludwig é o alemão cognato de Dutch Lodewijk) foi empregado como um baixo cantor na corte do Eleitor de Colônia, eventualmente chegando a tornar-se Kapellmeister (diretor musical). Lodewijk teve um filho, Johann (1740-1792), que trabalhou como tenor no mesmo estabelecimento musical, e deu aulas sobre o piano e violino para complementar sua renda. Johann casou-se com Maria Magdalena Keverich em 1767; ela era filha de Johann Heinrich Keverich, que tinha sido o chefe de cozinha na corte do Arcebispado de Trier.

Palácio do príncipe-eleitor (Kurfürstliches Schloss) em Bonn, onde a família Beethoven tinha sido ativa desde a década de 1730

Beethoven nasceu desse casamento em Bonn. Não há registro autêntico da data de seu nascimento; no entanto, o registro de seu batismo, em um católico romano serviço na Paróquia de St. Regius em 17 de Dezembro 1770, sobrevive. Como as crianças daquela época eram tradicionalmente batizado no dia após o nascimento no país católico do Reno, e sabe-se que a família de Beethoven e seu professor Johann Albrechtsberger comemorou seu aniversário em 16 de Dezembro, a maioria dos estudiosos aceitar 16 de dezembro de 1770 como data de nascimento de Beethoven. Dos sete filhos de Johann van Beethoven, Ludwig única, o segundo-nascido, e dois jovens irmãos sobreviveram à infância. Caspar Carl Anton nasceu em 8 de Abril de 1774, e Nikolaus Johann, o caçula, nasceu no dia 02 de outubro de 1776.

Primeiro professor de música de Beethoven era seu pai. Embora a tradição tem-no que Johann van Beethoven era um instrutor dura, e que a criança Beethoven ", feita para ficar no teclado, foi muitas vezes em lágrimas", o Dicionário Grove de Música e Músicos alegou que não sólida documentação apoiou esta, e afirmou que "a especulação ea tomada de mito tiverem sido produtivo." Beethoven tinha outros professores locais: o tribunal organista Gilles van den Eeden (d. 1782), Tobias Friedrich Pfeiffer (um amigo da família, que ensinou Beethoven ao piano), e Franz Rovantini (um parente, que o instruiu em tocar violino e viola ). O talento musical de Beethoven era óbvio em uma idade jovem. Johann, ciente de Os sucessos de Leopold Mozart nesta área (com o filho Wolfgang e filha Nannerl), tentou explorar seu filho como um criança prodígio, alegando que Beethoven tinha seis anos (ele tinha sete anos) sobre os cartazes para primeira apresentação pública de Beethoven março 1778.

Algum tempo depois de 1779, Beethoven começou seus estudos com seu professor mais importante em Bonn, Christian Gottlob Neefe, que foi nomeado organista do Tribunal de Justiça nesse ano. Neefe ensinou composição Beethoven, e por mar 1783 o ajudou a escrever a sua primeira composição publicada: um conjunto de variações de teclado ( WoO 63). Beethoven começou logo a trabalhar com Neefe como assistente organista, num primeiro momento não remunerado (1781), e depois como funcionário pago (1784), da capela da corte realizado pelo Kapellmeister Andrea Luchesi. Sua primeiros três sonatas para piano, intitulado " Kurfürst "(" eleitor ") por sua dedicação ao Eleitor Maximilian Frederick (1708-1784), foram publicados em 1783. Maximilian Frederick notado o talento de Beethoven cedo, e subsidiado e incentivado estudos musicais do jovem.

Um retrato do 13-year-old Beethoven por um desconhecido Bonn master (c. 1783)

O sucessor de Maximilian Frederick como o eleitor de Bonn foi Maximilian Franz, o filho mais novo da imperatriz Maria Teresa da Áustria, e ele trouxe mudanças notáveis para Bonn. Ecoando as alterações feitas em Viena por seu irmão Joseph, ele introduziu reformas com base na filosofia do Iluminismo , com o aumento do apoio à educação e as artes. O adolescente Beethoven foi quase certamente influenciada por essas mudanças. Ele também pode ter sido influenciado neste momento por idéias proeminentes em maçonaria, como Neefe e outros ao redor Beethoven eram membros do capítulo local da Ordem dos Illuminati.

Em março 1787 Beethoven viajou para Viena (possivelmente às custas do outro), pela primeira vez, aparentemente na esperança de estudar com Mozart . Os detalhes de seu relacionamento são incertas, incluindo ou não eles realmente cumpridas. Depois de apenas duas semanas Beethoven soube que sua mãe estava gravemente doente, e voltou para casa. Sua mãe morreu pouco depois, e seu pai decorrido mais profundamente alcoolismo. Como resultado, Beethoven passou a ser responsável pelo cuidado de seus dois irmãos mais novos, e ele passou os próximos cinco anos, em Bonn.

Beethoven foi apresentado a várias pessoas que se tornaram importante em sua vida nestes anos. Franz Wegeler, um jovem estudante de medicina, apresentou-o à família von Breuning (um de cujos filhas Wegeler, eventualmente, casada). Beethoven frequentemente visitado a família von Breuning, onde ensinou piano para algumas das crianças. Aqui ele encontrou literatura alemã e clássica. O ambiente familiar von Breuning era menos estressante do que o seu, que foi cada vez mais dominado pelo declínio de seu pai. Beethoven também chamou a atenção de Conde Ferdinand von Waldstein, que se tornou um amigo ao longo da vida e apoiante financeiro.

Em 1789 Beethoven obteve uma ordem legal pelo qual a metade do salário de seu pai foi paga diretamente a ele para o apoio da família. Ele também contribuiu ainda mais para a renda da família tocando viola na orquestra da corte. Este familiarizado Beethoven com uma variedade de óperas, incluindo três por Mozart que foram realizadas na corte neste período. Ele também fez amizade Anton Reicha, um flautista e violinista de cerca de sua idade que era sobrinho do maestro da orquestra da corte, Josef Reicha.

Estabelecendo sua carreira em Viena

Beethoven provavelmente foi introduzido pela primeira vez a Joseph Haydn no final de 1790, quando este viajava para Londres e parou em Bonn na época do Natal. Eles se reuniram em Bona, em viagem de retorno de Haydn de Londres a Viena em julho de 1792, e é provável que os arranjos foram feitos na época para Beethoven para estudar com o velho mestre. Com a ajuda do eleitor, Beethoven mudou-se para Viena em 1792. Entre 1790 e 1792, Beethoven compôs um número significativo de obras (nenhum deles foi publicado na época, ea maioria está agora listado como funciona sem opus), que demonstrou a sua escala crescente e maturidade. Musicólogos identificado um tema similar aos de sua terceira sinfonia em um conjunto de variações escrito em 1791. Beethoven deixou Bonn para Viena em Novembro de 1792, em meio a rumores de guerra que derrama para fora de França, e aprendi logo após sua chegada que seu pai havia morrido. Contagem Waldstein em sua nota de despedida para Beethoven escreveu: "Através de diligência ininterrupto você receberá o espírito de Mozart através das mãos de Haydn". Ao longo dos próximos anos, Beethoven respondeu ao sentimento generalizado de que ele era um sucessor para o Mozart recentemente falecido, estudando o trabalho desse mestre e escrever obras com um sabor distintamente Mozartean.

Retrato de Beethoven como um homem novo por Carl Traugott Riedel (1769-1832)

Beethoven não partiu imediatamente para se estabelecer como um compositor, mas dedicou-se a estudar e desempenho. Trabalhando sob a direção de Haydn, ele procurou dominar contraponto. Ele também estudou violino sob Ignaz Schuppanzigh. No início desse período, ele também começou a receber instrução ocasional de Antonio Salieri, principalmente em estilo italiano composição vocal; esta relação persistiu até pelo menos 1802, e possivelmente 1809. Com a saída de Haydn para a Inglaterra em 1794, Beethoven era esperado pelo eleitor para voltar para casa. Ele preferiu permanecer em Viena, continuando sua instrução em contraponto com Johann Albrechtsberger e outros professores. Embora seu estipêndio do eleitor expirado, uma série de nobres vienenses já tinha reconhecido a sua capacidade e ofereceu-lhe apoio financeiro, entre eles Príncipe Franz Joseph Lobkowitz, Príncipe Karl Lichnowsky, e Baron Gottfried van Swieten.

Por 1793, Beethoven estabeleceu uma reputação como um improvisador nos salões da nobreza, muitas vezes jogando o prelúdios e fugas de JS Bach 's Cravo Bem Temperado. Seu amigo Nikolaus Simrock tinha começado a publicar suas composições; o primeiro é acreditado para ser um conjunto de variações (WoO 66). Por 1793, ele tinha estabelecido uma reputação em Viena como um virtuoso do piano, mas ele aparentemente obras de publicação retido para que a sua publicação em 1795 teria um maior impacto. Primeira apresentação pública de Beethoven em Viena foi em março de 1795, um concerto em que ele primeiro realizado um de seus concertos para piano. É incerto se este foi o Primeiro ou Em segundo lugar. Prova documental não é clara, e ambos os concertos estavam em um estado semelhante de quase-conclusão (não foi concluída ou publicada por vários anos). Logo após este desempenho, ele providenciou a publicação da primeira de suas composições para a qual ele atribuído um número de opus, o três trios para piano, Opus 1. Estas obras foram dedicadas a seu patrono príncipe Lichnowsky, e foram um sucesso financeiro; Lucros de Beethoven eram quase suficientes para cobrir as suas despesas por um ano.

Maturidade musical

Beethoven compôs sua primeiros seis quartetos de cordas (Op. 18) entre 1798 e 1800 (encomendado pelo e dedicado a, o príncipe Lobkowitz). Eles foram publicados em 1801. Com estreias de seu Em primeiro Segunda Sinfonias em 1800 e 1803, Beethoven ficou considerado como um dos mais importantes de uma geração de jovens compositores seguintes Haydn e Mozart. Ele também continuou a escrever em outras formas, despejando mais conhecidas sonatas para piano, como o " "Sonata (Op. 13), que Cooper descreve como" Pathétique surpass [ndo] qualquer de suas composições anteriores, em força de caráter, profundidade de emoção, o nível de originalidade e engenho de manipulação motivic e tonal. "Ele também completou o seu Septeto (Op. 20) em 1799, que foi um dos seus trabalhos mais populares durante sua vida.

Beethoven em 1803, pintado por Christian Horneman

Para a estréia de sua Primeira Sinfonia, Beethoven contratou o Burgtheater em 2 de Abril de 1800, e encenou um extenso programa de música, incluindo obras de Haydn e Mozart, bem como o seu Septeto, a Primeira sinfonia, e um de seus concertos para piano (a últimos três obras tudo, então não publicado). O concerto, que o Allgemeine Zeitung musikalische descrito como "o show mais interessante em um longo tempo", não foi sem dificuldades; Entre as críticas foi que "os jogadores não se incomodou em pagar qualquer atenção para o solista."

Mozart e Haydn foram influências inegáveis. Por exemplo, Beethoven quinteto para piano e ventos é dito para suportar uma forte semelhança com A obra de Mozart para a mesma configuração, ainda que com seus próprios toques distintivos. Mas melodias de Beethoven, desenvolvimento musical, uso de modulação e textura, e caracterização de emoção todos os colocá-lo para além de suas influências, e aumentou o impacto de alguns de seus primeiros trabalhos feitos quando foram publicadas pela primeira vez. Até o final de 1800 Beethoven e sua música já estavam muito na demanda de clientes e editores.

Ludwig van Beethoven: Detalhe de um retrato 1804 por Joseph Willibrord Mähler. O pintura completa descreve Beethoven com um lira-guitarra

Em maio de 1799, Beethoven ensinou piano para as filhas de condessa húngara Anna Brunsvik. Durante este tempo, Beethoven caiu no amor com a filha mais nova Josephine, que foi, portanto, identificado como um dos candidatos mais prováveis para o destinatário da sua carta aos " Amada Imortal "(em 1812). Logo após estas lições, Josephine foi casada com o conde Josef Deym. Beethoven era um visitante regular em sua casa, continuando a ensinar Josephine, e tocando em festas e concertos. Seu casamento foi por todas as contas felizes ( apesar dos problemas financeiros iniciais), eo casal teve quatro filhos. Seu relacionamento com Beethoven intensificou após Deym morreu subitamente em 1804.

Beethoven tinha alguns outros estudantes. De 1801 a 1805, ele tutelados Ferdinand Ries, que passou a se tornar um compositor e mais tarde escreveu Beethoven lembrado, um livro sobre os seus encontros. O jovem Carl Czerny estudou com Beethoven de 1801 a 1803. Czerny passou a se tornar um professor de música de renome si mesmo, instruindo Franz Liszt, e deu em 11 de fevereiro de 1812 a estréia de Viena, de Beethoven quinto concerto para piano (o "Imperador").

Composições de Beethoven entre 1800 e 1802 foram dominados por dois obras orquestrais de grande escala, embora ele continuou a produzir outras obras importantes, como a sonata para piano Sonata quasi una fantasia conhecida como a "Sonata ao Luar". Na primavera de 1801, ele completou As Criaturas de Prometeu, um ballet . O trabalho recebeu inúmeras performances em 1801 e 1802, e Beethoven correram para publicar um arranjo para piano para capitalizar sua popularidade precoce. Na primavera de 1802, ele completou a Segunda Sinfonia, destinada ao desempenho em um concerto que foi cancelado. A sinfonia recebeu a sua estreia em vez em um concerto de subscrição em Abril de 1803 o Teatro an der Wien, onde Beethoven havia sido nomeado compositor em residência. Além da Segunda Sinfonia, o show também contou com a Primeira Sinfonia, a Terceiro Concerto para Piano, eo oratória Cristo no Monte das Oliveiras. As críticas foram mistas, mas o show foi um sucesso financeiro; Beethoven foi capaz de carregar três vezes o custo de um bilhete típico concerto.

Negócios de Beethoven com os editores também começou a melhorar em 1802, quando seu irmão Carl, que já havia assistido a ele casualmente, começou a assumir um papel maior na gestão de seus negócios. Além de negociar preços mais altos para obras compostas recentemente, Carl também começou a vender algumas das obras anteriormente inéditos de Beethoven, e encorajou Beethoven (contra a preferência do último) para também fazer arranjos e transcrições de suas obras mais populares para outras combinações de instrumentos. Beethoven aderiram a estes pedidos, como ele não poderia impedir os editores de contratar outras pessoas para fazer arranjos semelhantes de suas obras.

Perda de audição

Por volta de 1796, com a idade de 26, Beethoven começou a perder a audição. Ele sofria de uma forma severa de zumbido, um "toque" em seus ouvidos que tornou difícil para ele ouvir música; ele também evitou conversa. A causa da surdez de Beethoven é desconhecida, mas foi por diversas vezes atribuída a tifo, doenças auto-imunes (tais como lúpus eritematoso sistêmico), e até mesmo seu hábito de imergindo a cabeça em água fria para ficar acordado. A explicação da autópsia de Beethoven era que ele tinha um "ouvido interno distendido", que desenvolveram lesões ao longo do tempo.

Beethoven em 1815 retrato por Joseph Willibrord Mähler

Já em 1801, Beethoven escreveu para amigos descrevendo seus sintomas e as dificuldades que causaram em ambientes profissionais e sociais (embora é provável que alguns de seus amigos mais próximos já estavam cientes dos problemas). Beethoven, a conselho de seu médico, viveu na pequena cidade austríaca de Heiligenstadt, nos arredores de Viena, de abril a outubro 1802 em uma tentativa de chegar a termos com sua condição. Lá, ele escreveu seu Heiligenstadt Testamento, uma carta a seus irmãos que registra seus pensamentos de suicídio devido a sua surdez crescente e registra sua resolução de continuar a viver para e através de sua arte. Com o tempo, tornou-se sua perda auditiva profunda: há uma história bem atestou que, no final da estréia de sua Nona Sinfonia , ele teve que ser girado ao redor para ver o aplauso tumultuoso da audiência; não ouvir nada, ele chorou. Perda auditiva de Beethoven não o impediu de compor música, mas fez jogar em concertos ao uma lucrativa fonte de renda a cada vez mais difícil. Após uma tentativa fracassada em 1811 para executar o seu próprio Piano Concerto No. 5 (o "Imperador"), que foi estreada por seu aluno Carl Czerny, ele nunca executada em público novamente.

Uma grande coleção de aparelhos auditivos de Beethoven, como um especial chifre orelha, pode ser visto no Museu Casa de Beethoven em Bonn, Alemanha. Apesar de seu sofrimento óbvio, Czerny observou que Beethoven ainda podia ouvir voz e música normalmente até 1812. Em 1814 porém, Beethoven era quase totalmente surdo, e quando um grupo de visitantes vi jogar um arpejo alto de notas graves trovejando em sua remarcação piano, "Ist es nicht schön?" (Não é lindo?), Eles sentiram profunda simpatia considerando sua coragem e sentido de humor (ele perdeu a capacidade de ouvir freqüências mais altas primeiro).

Como resultado da perda auditiva de Beethoven, seus livros de conversação são um recurso por escrito extraordinariamente rica. Usado principalmente nos últimos dez ou mais anos de sua vida, seus amigos escreveu nestes livros para que ele pudesse saber o que eles estavam dizendo, e ele então respondeu oralmente ou no livro. Os livros contêm discussões sobre música e outros assuntos, e dar insights sobre o pensamento de Beethoven; eles são uma fonte de investigações sobre como ele pretendia que sua música deve ser realizada, e também sua percepção de sua relação com a arte. Fora de um total de 400 livros de conversação, tem sido sugerido que 264 foram destruídas (e outros foram alteradas) após a morte de Beethoven pela Anton Schindler, que desejava apenas uma biografia do compositor idealizada para sobreviver.

Patrocínio

Patrono de Beethoven, Arquiduque Rudolph

Enquanto Beethoven rendimentos auferidos a partir da publicação de seus trabalhos e de apresentações públicas, ele também depende da generosidade dos mecenas para a renda, para quem ele deu performances privadas e cópias de obras que encomendados por um período exclusivo antes da sua publicação. Alguns de seus primeiros clientes, incluindo o príncipe Lobkowitz eo príncipe Lichnowsky, deu-lhe salários anuais, além de comissionamento obras e compra de obras publicadas.

Talvez o mais importante patrono de Beethoven era aristocrática Arquiduque Rudolph, o filho mais novo de Imperador Leopold II, que em 1803 ou 1804 começou a estudar piano e composição com Beethoven. O clérigo ( Cardeal-Priest) eo compositor se tornaram amigos, e suas reuniões continuaram até 1824. Beethoven dedicou 14 composições para Rudolph, incluindo a Archduke Trio (1811) e sua grande Missa Solemnis (1823). Rudolph, por sua vez, dedicou uma das suas próprias composições para Beethoven. As letras Beethoven escreveu a Rudolph são mantidos hoje no Gesellschaft der Musikfreunde em Viena.

No outono de 1808, depois de ter sido rejeitado por uma posição no teatro real, Beethoven recebeu uma oferta de Napoleão irmão Jérôme Bonaparte, então rei de Westphalia, para uma posição bem pagos como Kapellmeister na corte em Cassel. Para convencê-lo a ficar em Viena, o arquiduque Rudolph, Príncipe Kinsky e príncipe Lobkowitz, depois de receber representações de amigos do compositor, se comprometeu a pagar uma pensão de Beethoven de 4000 florins por ano. Apenas arquiduque Rudolph pago a sua parte da pensão na data acordada. Kinsky, imediatamente chamado para o serviço militar, não contribuíram e logo morreu depois de cair de seu cavalo. Lobkowitz parou de pagar em setembro de 1811. Não há sucessores veio para a frente para continuar o patrocínio, e Beethoven se baseou principalmente na venda de direitos de conteúdo e uma pequena pensão depois de 1815. Os efeitos desses acordos financeiros foram prejudicados em certa medida pela guerra com a França , o que causou significativa inflação quando o governo impresso dinheiro para financiar seus esforços de guerra.

O período médio

Beethoven Monumento em Bonn, Münsterplatz

O retorno de Beethoven para Viena a partir de Heiligenstadt foi marcado por uma mudança no estilo musical, e agora é designado como o início de seu "Oriente" ou período "heróico". De acordo com Carl Czerny, Beethoven disse: "Eu não estou satisfeito com o trabalho que tenho feito até agora. A partir de agora eu pretendo tomar um novo caminho." Esta fase "Heroic" foi caracterizado por um grande número de obras originais compostas em grande escala. A primeira grande obra empregando este novo estilo foi o Terceira Sinfonia em mi bemol, conhecido como o "Eroica". Este trabalho foi mais longa e maior em escopo do que qualquer sinfonia anterior. Quando se estreou no início de 1805 ele recebeu uma recepção mista. Alguns ouvintes se opuseram ao seu comprimento ou mal a sua estrutura, enquanto outros o viram como uma obra-prima.

O "período médio" está por vezes associada a uma forma "heróica" de compor, mas o uso do termo "heróica" tornou-se cada vez mais controverso na bolsa Beethoven. O termo é mais freqüentemente usado como um nome alternativo para o período médio. A adequação do termo "heróico" para descrever todo o período médio tem sido questionada bem: enquanto algumas obras, como o terceiro eo quinto Symphonies, são fáceis de descrever como "heróicos", muitos outros, como a "Pastoral" Sexta Sinfonia , não são.

Algumas das obras do período intermediário estender a linguagem musical Beethoven tinha herdado de Haydn e Mozart. O período médio de trabalho inclui a Terceira através Sinfonias oitavo, o Rasumovsky, Harpa e Serioso quartetos de cordas, o "Waldstein" e "Appassionata" sonatas para piano, Cristo no Monte das Oliveiras, a ópera Fidelio, a Concerto para Violino e muitas outras composições. Durante este tempo a renda de Beethoven veio de publicar seus trabalhos, desde performances deles, e de seus patronos. Sua posição no Theater an der Wien foi encerrado quando o teatro mudou a gerência no início de 1804, e ele foi forçado a se mudar temporariamente para os subúrbios de Viena com seu amigo Stephan von Breuning. Este trabalho desacelerou em Fidelio, seu maior trabalho até à data, por um tempo. Foi adiada novamente pela austríaca censor, e, finalmente, estreou em novembro 1805 para casas que estavam quase vazias por causa da Ocupação francesa da cidade. Além de ser um fracasso financeiro, esta versão do Fidelio também foi uma falha crítica, e Beethoven começou a revisão do artigo.

Em maio de 1809, quando as forças de ataque de Napoleão bombardeados Viena, de acordo com Ferdinand Ries, Beethoven, muito preocupado que o barulho iria destruir o que restava de sua audiência, se escondeu no porão da casa de seu irmão, tapando os ouvidos com travesseiros.

O trabalho do período intermediário estabelecido Beethoven como um mestre. Em uma revisão de 1810, ele foi consagrado por ETA Hoffmann como um dos três grandes " Compositores românticos "; Hoffman chamado Beethoven Quinta Sinfonia "uma das obras mais importantes da época."

Dificuldades pessoais e familiares

A vida amorosa de Beethoven foi prejudicado por questões de classe. No final de 1801 ele conheceu uma jovem condessa, Julie ("Giulietta") Guicciardi através da família Brunsvik, num momento em que ele estava dando aulas regulares de piano para Josephine Brunsvik. Beethoven menciona seu amor por Julie em uma carta de Novembro de 1801 a seu amigo de infância, Franz Wegeler, mas ele não poderia considerar se casar com ela, devido à diferença de classe. Beethoven dedicou mais tarde a ela seu Sonata No. 14, agora comumente conhecido como o "Moonlight" Sonata.

Seu relacionamento com Josephine Brunsvik aprofundou após a morte em 1804 de seu primeiro marido aristocrática, o conde Joseph Deym. Beethoven escreveu Josephine 15 cartas de amor entre o final de 1804 para cerca de 1809-1810. Embora seus sentimentos estavam obviamente correspondido, Josephine foi forçado por sua família a retirar-se dele em 1807. Ela citou seu "dever" eo fato de que ela teria perdido a custódia de seus filhos aristocráticos tinha ela se casou com um plebeu. Depois de Josephine casado Baron von Stackelberg em 1810, Beethoven pode ter proposto, sem sucesso, Therese Malfatti, o suposto dedicatória de " Für Elise ", seu status como um plebeu pode novamente ter interferido com os planos.

Máscara de vida feito em 1812

Na primavera de 1811 Beethoven ficou gravemente doente, sofrendo dores de cabeça e febre alta. Seguindo o conselho de seu médico, ele passou seis semanas no Boêmio spa cidade de Teplitz. O inverno seguinte, que foi dominado por trabalhos sobre a sinfonia Em sétimo lugar, ele estava novamente doente, e seu médico receitou-lhe para passar o verão de 1812 no Teplitz spa. É certo que ele estava em Teplitz, quando ele escreveu uma carta de amor para o seu " . Immortal Beloved "A identidade do destinatário tem sido um assunto de debate; candidatos incluem Julie Guicciardi, Therese Malfatti, Josephine Brunsvik, e Antonie Brentano.

Beethoven visitou seu irmão Johann, no final de outubro 1812. Ele queria acabar com a coabitação de Johann com Therese Obermayer, uma mulher que já teve um filho ilegítimo. Ele foi incapaz de convencer Johann terminar o relacionamento e apelou às autoridades civis e religiosas locais. Johann e Therese casaram no dia 09 de novembro.

Beethoven em 1814. Retrato de Louis-René Letronne.

No início de 1813 Beethoven aparentemente passou por um período emocional difícil, e sua produção composicional caiu. Sua aparência pessoal degradou-lo tinha sido geralmente limpo, como fizeram seus modos em público, especialmente quando jantar. Beethoven teve o cuidado de seu irmão (que sofria de tuberculose) e sua família, uma despesa que ele reivindicou o deixou sem um tostão.

Beethoven foi finalmente motivado para começar a composição significativa novamente em junho de 1813, quando chegou a notícia da derrota de um dos exércitos de Napoleão em Vitoria, Espanha, por uma coalizão de forças sob o duque de Wellington . Esta notícia estimulou-o a escrever a sinfonia de batalha conhecido como A vitória de Wellington. Foi realizada pela primeira vez em 8 de dezembro, junto com sua Sétima Sinfonia, em um concerto beneficente para as vítimas da guerra. O trabalho foi um sucesso popular, provavelmente por causa de seu estilo de programação, o que foi divertido e fácil de entender. Ele recebeu repetir performances em concertos Beethoven encenadas em janeiro e fevereiro de 1814. Beethoven renovada popularidade levou a pedidos para um revival de Fidelio, que, em sua terceira versão revista, também foi bem recebido na sua abertura julho. Naquele verão, ele compôs uma sonata para piano pela primeira vez em cinco anos ( No. 27, Opus 90). Este trabalho foi em uma marcadamente mais romântico estilo de suas sonatas anteriores. Ele também foi um dos muitos compositores que produziu música em uma veia patriótica para entreter os muitos chefes de Estado e diplomatas que vieram para o Congresso de Viena, que começou em novembro de 1814. Sua produção de canções incluídas seu único ciclo de canções, " An die ferne Geliebte ", eo segundo cenário extraordinariamente expressivo do poema" An die Hoffnung "(Op. 94) em 1815. Em comparação com a primeira configuração em 1805 (um presente para Josephine Brunsvik), que era "muito mais dramática .... O espírito inteiro é o de uma scena operística."

Luta Custódia e de doença

Entre 1815 e 1817 saída de Beethoven caiu novamente. Beethoven atribuiu parte desta a uma longa doença (ele chamou de "febre inflamatória") que o afligia há mais de um ano, a partir de outubro 1816. Os biógrafos especularam sobre uma variedade de outras razões que também contribuiu para o declínio, incluindo as dificuldades nas vidas pessoais de seus pretensos amantes e as políticas de censura duras do governo austríaco. A doença ea morte de seu irmão Carl de tuberculose também podem ter desempenhado um papel.

Beethoven em 1818 por August KLÖBER

Carl estava doente há algum tempo, e Beethoven gastou uma pequena fortuna em 1815 em seu cuidado. Depois de Carl morreu em 15 de novembro de 1815, Beethoven imediatamente se envolveu em uma disputa legal prolongada com a esposa de Carl Johanna sobre a custódia de seu filho Karl, então nove anos de idade. Beethoven, que considerou Johanna um pai impróprios por causa de sua moral (ela teve um filho ilegítimo por um pai diferente antes de se casar com Carl e tinha sido condenado por roubo) e gestão financeira, tinha aplicado com sucesso para Carl ter se chamado único guardião do menino . A tarde codicilo a vontade de Carl deu a ele e Johanna tutela conjunta. Enquanto Beethoven foi bem-sucedida em ter seu sobrinho removido de sua custódia em fevereiro de 1816, o caso não foi totalmente resolvido até 1820, e ele foi muitas vezes preocupados com as demandas do litígio e vendo o bem-estar de Karl, a quem ele colocado em primeiro lugar em uma escola particular .

O sistema judicial austríaco teve um tribunal para o nobreza e membros da Landtafel, a R & I Landrechte, e muitos outros tribunais para plebeus, entre os quais o Tribunal de Viena Magistrado Civil. Beethoven disfarçou o fato de que os holandeses " van "em seu nome não denotar nobreza assim como o alemão" von "e seu caso foi julgado no Landrechte. Devido à sua influência junto ao tribunal, Beethoven sentiu-se seguro do desfecho favorável da fase de adjudicação único tutela. Ao dar provas ao Landrechte, no entanto, Beethoven inadvertidamente admitiu que não foi carregado nobre . Em 18 de dezembro de 1818 o processo foi transferido para a Magistratura, onde perdeu única tutela.

Beethoven recorreu e recuperou a custódia. O apelo de Johanna para o Imperador não foi bem-sucedida: o imperador "lavou as mãos do assunto." Durante os anos de custódia que se seguiu, Beethoven tentou garantir que Karl viveu com os mais altos padrões morais. Beethoven tinha um modo arrogante e freqüentemente interferiu na vida de seu sobrinho. Karl tentou o suicídio em 31 de julho 1826 por tiro na própria cabeça. Ele sobreviveu e foi levado para a casa de sua mãe, onde se recuperava. Ele e Beethoven foram reconciliados, mas Karl insistiu em entrar para o exército e viu pela última vez no início de 1827 Beethoven.

Obras tardias

Beethoven começou um estudo renovado de música antiga, incluindo obras de JS Bach e Handel , que estavam sendo publicados nas primeiras tentativas de edições completas. Compôs a abertura A consagração da casa, que foi o primeiro trabalho para tentar incorporar essas influências. Um novo estilo surgido, agora chamado de seu "período tardio". Ele voltou para o teclado para compor suas primeiras sonatas para piano em quase uma década: as obras do período tardio são comumente realizada para incluir os últimos cinco sonatas para piano e do Variações Diabelli, as duas últimas sonatas para violoncelo e piano, os quartetos de cordas tarde (ver abaixo), e duas obras para muito grandes forças: a Missa Solemnise daNona Sinfonia.

Um medalhão moderno que carrega o rosto de Beethoven

No início de 1818 a saúde de Beethoven tinha melhorado, e seu sobrinho foi morar com ele em janeiro. No lado negativo, a audição tinha se deteriorado a tal ponto que conversa tornou-se difícil, necessitando o uso de livros de conversação. Sua gestão doméstica também melhorou um pouco; Nanette Streicher, que havia assistido em seu cuidado durante a sua doença, continuou a fornecer algum apoio, e ele finalmente encontrou um cozinheiro qualificados. Sua produção musical em 1818 ainda foi um pouco reduzida, mas incluiu coleções de músicas e a "Hammerklavier" Sonata, assim como esboços para duas sinfonias que, eventualmente, se uniram para o épico Nona. Em 1819 ele foi novamente preocupado com os processos legais em torno Karl, e começou a trabalhar nas Variações Diabelli ea Missa Solemnis .

Para os próximos anos, ele continuou a trabalhar na Missa, compondo sonatas para piano e bagatelas para satisfazer as demandas dos editores e da necessidade de renda, e completando as Variações Diabelli. Ele estava doente de novo por um tempo prolongado em 1821, e completou a Missa em 1823, três anos após a sua data de vencimento original. Ele também abriu discussões com seus editores sobre a possibilidade de produzir uma edição completa de sua obra, uma idéia que não era indiscutivelmente plenamente realizados até 1971. irmão de Johann Beethoven começou a tomar uma mão em seus negócios, tanto na forma Carl teve mais cedo , localizar obras inéditas mais velhos para oferecer para publicação e oferecendo a Missa para vários editores com o objetivo de obter um preço mais elevado por isso.

Duas comissões em 1822 melhorou as perspectivas financeiras de Beethoven. O Philharmonic Society de Londres ofereceu uma comissão para uma sinfonia, eo príncipe Nikolas Golitsin de St. Petersburg ofereceu para pagar o preço de Beethoven por três quartetos de cordas. A primeira dessas comissões estimulou Beethoven para terminar a Nona Sinfonia, que foi realizada pela primeira vez, junto com a Missa Solemnis, em 7 de Maio de 1824, com grande sucesso no Kärntnertortheater. The musikalische Allgemeine Zeitung jorrou, "gênio inesgotável havia nos mostrado um novo mundo, "Carl Czerny e escreveu que sua sinfonia" respira um espírito tão alegre, animado, de fato jovem [...] tanto poder, inovação e beleza como sempre [veio] a partir da cabeça deste homem original, embora ele certamente levou, por vezes, as antigas perucas para agitar suas cabeças. " Ao contrário de seus mais lucrativos concertos anteriores, este não fez muito dinheiro Beethoven, como as despesas de montagem que foram significativamente maiores. Um segundo concerto em 24 de Maio, em que o produtor garantida uma taxa mínima Beethoven, foi mal atendido; sobrinho Karl observou que "muitas pessoas já passaram para o país." Foi o último concerto público de Beethoven.

Beethoven, em seguida, virou-se para escrever os quartetos de cordas para Golitsin. Esta série de quartetos, conhecidos como os " Quartetos tarde ", foi muito além do que músicos ou audiências estavam prontos para naquele momento. Um músico comentou que "sabemos que há algo lá, mas nós não sabemos o que é." Compositor Louis Spohr os chamou de "indecifráveis, horrores não corrigidos." Parecer mudou consideravelmente desde o momento da sua primeira recepção perplexo: suas formas e idéias inspirado músicos e compositores, incluindo Richard Wagner e Béla Bartók, e continuam a fazê-lo. Dos últimos quartetos, o favorito de Beethoven foi o décimo quarto Quarteto, op. 131 em C menor, que ele classificado como seu trabalho único e mais perfeito. O último desejo musical de Schubert foi ouvir o Op. 131 quarteto, o que fez em 14 de Novembro de 1828, cinco dias antes de sua morte.

Beethoven escreveu os últimos quartetos em meio a saúde debilitada. Em abril de 1825, estava acamada, e permaneceu doente por aproximadamente um mês. A-doença ou, mais precisamente, sua recuperação de it-é lembrado por ter dado origem ao movimento lento profundamente sentida do Décimo Quinto Quarteto, que Beethoven chamada "canção de agradecimento Santo ('Heiliger Dankgesang') para a divindade, de uma feita bem. " Ele passou a completar os quartetos agora numeradas décimo terceiro, décimo quarto e décimo sexto. O último trabalho concluído por Beethoven foi o último movimento substituto do Décimo Terceiro Quarteto, que substituiu o difícil Große Fuge . Pouco tempo depois, em dezembro de 1826, a doença atingiu novamente, com episódios de vômitos e diarréia que quase acabou com sua vida.

Doença e morte

Site de sepultura de Beethoven, em VienaZentralfriedhof

Beethoven estava acamado para a maioria dos seus meses restantes, e muitos amigos vieram visitar. Ele morreu em 26 de março de 1827 com a idade de 56 durante uma tempestade. Seu amigo Anselm Hüttenbrenner, que estava presente no momento, disse que houve um estrondo de trovão no momento da morte. Um autópsia revelou significativa danos no fígado, que pode ter sido devido ao consumo abusivo de álcool. Ele também revelou dilatação considerável do auditivo e outros nervos relacionados.

Máscara de morte porJosef Danhauser

Procissão funeral de Beethoven em 29 de Março 1827, foi atendido por um número estimado de 20.000 cidadãos vienenses. Franz Schubert , que morreu no ano seguinte e foi enterrado ao lado de Beethoven, foi um dos portadores da tocha. Ao contrário de Mozart, que foi enterrado anonimamente em uma cova comum (o costume na época), Beethoven foi enterrado em um túmulo dedicado no cemitério Währing, a noroeste de Viena, depois de uma missa de réquiem na igreja da Santíssima Trindade (Dreifaltigkeitskirche ). Seus restos mortais foram exumados para o estudo, em 1862, e mudou-se em 1888 para de Viena Zentralfriedhof. Em 2012, sua cripta foi verificado para ver se os dentes foram roubados de uma série de graves roubos de outros compositores vienenses famosos.

Há uma disputa sobre a causa da morte de Beethoven: cirrose alcoólica, sífilis, hepatite infecciosa, intoxicação por chumbo, a sarcoidose ea doença de Whipple foram propostas. Amigos e visitantes antes e depois de sua morte cortado mechas de seu cabelo, alguns dos quais foram preservados e submetidos a uma análise adicional, assim como fragmentos do crânio removidos durante o 1862 exumação. Algumas destas análises conduziram às afirmações controversas que Beethoven foi acidentalmente envenenado à morte por doses excessivas de tratamentos à base de chumbo administrados sob a instrução de seu médico.

Personagem

A vida pessoal de Beethoven foi perturbada por sua invadindo surdez e irritabilidade causada por dor abdominal crônica (começando em seus vinte anos), o que o levou a pensar em suicídio (documentado em seu Testamento Heiligenstadt). Beethoven foi muitas vezes irascível. Tem sido sugerido que ele sofria de transtorno bipolar. No entanto, ele tinha um círculo íntimo de amigos e dedicado toda a sua vida, que teria sido atraído por sua força de personalidade. Perto do fim de sua vida, os amigos de Beethoven competiu em seus esforços para ajudá-lo a lidar com suas incapacidades.

Fontes mostrar desdém de Beethoven pela autoridade, e por classe social. Ele parou de se apresentar ao piano se o público conversaram entre si, ou lhe dava menos do que a sua total atenção. No soirées, ele se recusou a executar se de repente chamado a fazê-lo. Eventualmente, depois de muitos confrontos, o arquiduque Rudolph decretou que as regras usuais de etiqueta da corte não se aplicava a Beethoven.

Beethoven foi atraído para os ideais do Iluminismo . Em 1804, quando ambições imperiais de Napoleão tornou-se claro, Beethoven tomou conta da página de título de sua Terceira Sinfonia e riscado o nome Bonaparte fora tão violentamente que ele fez um buraco no papel. Mais tarde, ele mudou o título do trabalho para "Sinfonia Eroica, Composta por festeggiare il sovvenire d'un grand'uom" ("Heroic Symphony, composta para celebrar a memória de um grande homem"), e ele dedicar-lo para seu patrono, o príncipe Joseph Franz von Lobkowitz, em cujo palácio foi realizada pela primeira vez.

O quarto movimento de suaNona Sinfoniadispõe de um ambiente elaborado de coralde Schiller Ode An die Freude("Ode à Alegria"), um hino otimista defendendo a fraternidade da humanidade.

Música

Um busto porHugo Hagen com base em máscara vida de Beethoven

Beethoven é reconhecido como um dos gigantes da música clássica; Ocasionalmente, ele é conhecido como um dos " três B s "(junto com Bach e Brahms), que resumem essa tradição. Ele também era uma figura giratória na transição do século 18 musical classicismo do século 19 para o romantismo, e sua influência sobre as gerações seguintes de compositores foi profundo. Sua música apresenta duas vezes no Voyager Ouro Record, um registro de fonógrafo contendo uma ampla amostra das imagens, sons comuns, línguas e música da Terra, enviou para o espaço exterior com os dois As sondas Voyager.

Visão global

Beethoven compôs em diversos gêneros musicais e para uma variedade de combinações de instrumentos. Suas obras para orquestra sinfônica incluem nove sinfonias (a Nona Sinfonia inclui um coro), e cerca de uma dúzia de peças de música "ocasional". Ele escreveu sete concertos para um ou mais solistas e orquestra, assim como quatro trabalhos mais curtos que incluem solistas acompanhados de orquestra. Sua única ópera é Fidelio ; outras obras vocais com acompanhamento orquestral incluem duas massas e uma série de trabalhos mais curtos.

Seu grande corpo de composições para o piano inclui 32 sonatas para piano e inúmeras peças mais curtas, incluindo arranjos de alguns dos seus outros trabalhos. Funciona com acompanhamento de piano incluem 10 sonatas para violino, cinco sonatas para violoncelo e uma sonata para trompa , bem como numerosos lieder.

Beethoven também escreveu uma quantidade significativa de música de câmara.Além de 16quartetos de cordas, ele escreveu cinco trabalhos paraquinteto de cordas, sete paratrio de piano, cinco paratrio de cordas, e mais de uma dúzia trabalha para várias combinações deinstrumentos de sopro.

Os três períodos

Carreira de composição de Beethoven é normalmente dividido em início, meio e períodos atrasados. Neste esquema, o período inicial é levado para durar até cerca de 1802, o período médio de cerca de 1803 a cerca de 1814, e no período final de cerca de 1.815.

Em seu período inicial, a obra de Beethoven foi fortemente influenciado por seus antecessores Haydn e Mozart . Ele também explorou novas direções e gradualmente expandiu o escopo ea ambição de seu trabalho. Algumas peças importantes do período precoce são as primeiro e segundas sinfonias, o conjunto de seis quartetos de cordas Opus 18, os dois primeiros concertos para piano, ea primeira dúzia de sonatas para piano, incluindo o famoso Pathétique sonata, Op. 13.

Sua Médio (Heroic) período começou logo após a crise pessoal de Beethoven provocada por seu reconhecimento da invasão surdez. Inclui obras de grande escala que expressam o heroísmo ea luta. Obras meio-período incluem seis sinfonias (nn. 3-8), nos últimos três concertos para piano, o Triplo Concerto e concerto para violino, cinco quartetos de cordas (n. 11/07), várias sonatas para piano (incluindo o luar , Waldstein e Appassionata sonatas), a Kreutzer sonata para violino de Beethoven e só ópera , Fidelio.

Período tardio de Beethoven começou por volta de 1815. obras deste período são caracterizados pela sua profundidade intelectual, suas inovações formais, ea sua expressão intensa, altamente pessoal. O Quarteto de Cordas, Op. 131 tem sete movimentos ligados, ea Nona Sinfonia acrescenta forças corais para a orquestra no último movimento. Outras composições deste período incluem a Missa Solemnis , nos últimos cinco quartetos de cordas (incluindo o maciço Grande Fuga ) e os últimos cinco sonatas para piano.

Beethoven na tela

Eroica é um 1949 filme que descreve a vida austríaca e obras de Beethoven ( Ewald Balser). Foi celebrado o 1949 Cannes Film Festival. O filme é dirigido por Walter Kolm-Veltée, produzido por Guido Bagier com Walter Kolm-Veltée e escrito por Walter Kolm-Veltée com Franz tassie.

Em 1962, Walt Disney produziu um feito para a televisão, em grande parte ficcional, a vida de Beethoven intitulado The Rebel Magnífico , estrelado por Karlheinz Böhm como Beethoven. O filme foi dada uma estréia de duas partes sobre a série de televisão antologia Walt Disney, e foi lançado nos cinemas na Europa.

Em 1994, um filme sobre Beethoven (interpretado por Gary Oldman), intitulado Immortal Beloved foi escrito e dirigido por Bernard Rose. A história segue de Beethoven secretário e primeiro biógrafo, Anton Schindler (interpretado por Jeroen Krabbé), enquanto ele tenta determinar a verdadeira identidade do unsterbliche Geliebte ( Amada Imortal) abordada em três letras encontrados em papéis privados do falecido compositor. Schindler viagens em todo o Império Austríaco para entrevistar candidatos potenciais. As filmagens ocorreram nas cidades checas de Praga e Kromeriz, eo Zentralfriedhof em Viena, Áustria, entre 23 de Maio e 29 de Julho de 1994.

Em 2003, um feito para a televisãoBBC/ Opus Arte filme Eroicadramatizou o primeiro desempenho do 1804EroicaSymphony no palácio do príncipe Lobkowitz.Ian Hart foi escalado como Beethoven, enquantoJack Davenport jogou o príncipe Lobkowitz; o Orchestre Révolutionnaire et Romantique conduzida por SirJohn Eliot Gardiner executar a Sinfonia em sua totalidade durante o filme.

Em 2005 três partes minissérie da BBC, Beethoven foi interpretado porPaul Rhys.

Um filme intitulado Copying Beethoven foi lançado em 2006, estrelado por Ed Harris como Beethoven. Este filme é um relato ficcional da produção de Beethoven de sua Nona Sinfonia .

Memoriais

O Beethoven Monument, Bonn, foi revelado em agosto de 1845, em homenagem ao seu 75º aniversário. Foi a primeira estátua de um compositor criado na Alemanha, eo festival de música que acompanhou a inauguração foi o impulso para a construção muito apressada do original Beethovenhalle em Bonn (que foi projetado e construído dentro de menos de um mês, sobre a insistência de Franz Liszt). Uma estátua de Mozart tinha sido revelado em Salzburgo, na Áustria, em 1842. Viena não honrar Beethoven com uma estátua até 1880. Seu nome aparece em letras douradas acima do palco da Symphony Hall, Boston, já que foi o único em que todo o os membros do conselho poderia concordar quando comemorando compositores na arquitetura.

Há um museu, o "Beethoven Haus ', o lugar de seu nascimento, no centro de Bonn.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Ludwig_van_Beethoven&oldid=547103816 "