Conteúdo verificado

Belfast

Assuntos Relacionados: Cidades britânicas ; Grã-Bretanha

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Coordenadas: 54,597 N ° 5.930 ° W / 54,597; -5,930

Belfast
Escocês: Bilfawst ou Bilfaust
Irish: Béal Feirste

Top: Skyline de Belfast, Médio: Museu Ulster, Victoria Square, Great Victoria Street, Albert Despertador, inferior Belfast City Hall, Harland & Wolff
Brasão de Armas Belfast (parcial)
Belfast está localizado na Irlanda do Norte

Belfast mostrado dentro da Irlanda do Norte
Área   44,4 mi sq (115 km 2)
População Cidade de Belfast:
281.000
Área urbana:
483418
Área metropolitana:
641638
Referência da grelha irlandês J338740
Distrito Cidade de Belfast
Condado County Antrim
County Down
País Irlanda do Norte
Estado soberano Reino Unido
Publicar cidade BELFAST
Distrito Código Postal BT1-BT17, BT29 (parte), BT36 (parte), BT58
Código de discagem 028
Polícia Irlanda do Norte
Fogo Irlanda do Norte
Ambulância Irlanda do Norte
Parlamento da UE Irlanda do Norte
Parlamento do Reino Unido Belfast Norte
Belfast Sul
Belfast Leste
Belfast Oeste
Assembléia NI Belfast Norte
Belfast Sul
Belfast Leste
Belfast Oeste
Site www.belfastcity.gov.uk
Lista de locais
Reino Unido
Irlanda do Norte

Belfast (a partir de Irish: Béal Feirste, significado " boca do bancos de areia ") é a capital da e maior cidade, Irlanda do Norte . A maior parte está em Belfast County Antrim, mas partes do Leste e do Sul estão em Belfast County Down. É na planície de inundação do Rio Lagan.

Pela população, é o décimo quarto maior cidade do Reino Unido ea segunda maior na ilha da Irlanda . É a sede do desconcentrada governo e legislativo Assembléia da Irlanda do Norte. A cidade de Belfast tem uma população de 281.000 e está no cerne da Belfast área urbana, que tem uma população de 579.276. O Zona urbana maior, conforme definido pela União Europeia , tem uma população total de 641.638. Belfast foi concedido o estatuto de cidade em 1888.

Historicamente, Belfast tem sido um centro para o irlandês indústria de linho (ganhando o apelido " Linenopolis "), a produção de tabaco, a tomada de corda e de construção naval: principais construtores navais da cidade, Harland and Wolff, que construiu o conhecido RMS Titanic, impulsionado Belfast para o palco global no início do século 20 como a maior e mais produtiva estaleiro no mundo. Belfast desempenhou um papel-chave na Revolução Industrial , estabelecendo seu lugar como um centro industrial global até a última metade do século 20. A industrialização ea migração interna que trouxe feito Belfast, ainda que brevemente, a maior cidade da Irlanda, na virada do século 20 e do sucesso industrial e econômico da cidade foi citada por Oponentes Ulster unionistas de Home Rule como uma razão para que a Irlanda deve evitar desconcentração e mais tarde por que Ulster, em particular, iria lutar para resistir a ela.

Hoje, Belfast continua a ser um centro para a indústria, bem como as artes, o ensino superior e as empresas, um centro legal, e é o motor econômico da Irlanda do Norte. A cidade sofreu muito durante o período de conflito chamada os problemas, mas ultimamente passou por um longo período de calma, livre de intensa violência política dos anos anteriores, eo crescimento econômico e comercial substancial. Centro de Belfast sofreu expansão e regeneração considerável nos últimos anos, nomeadamente em torno Victoria Square. Belfast é servida por dois aeroportos: George Best Belfast City Airport na cidade, e Belfast International Airport 15 milhas (24 km) a oeste da cidade. Belfast, também é um importante porto, com docas comerciais e industriais dominando o Belfast Lough linha costeira, incluindo o famoso estaleiro Harland e Wolff. Belfast é uma cidade constituinte da Dublin-Belfast corredor, que tem uma população de três milhões, ou metade da população total da ilha da Irlanda.

Nome

O nome Belfast é derivado do irlandês Béal Feirsde, que mais tarde foi escrito Béal Feirste. Os meios Beal palavra "boca" ou "rivermouth" enquanto feirsde / feirste é o genitivo singular de fearsaid e refere-se a um banco de areia ou das marés ford em toda a boca de um rio. O nome seria, assim, traduzir literalmente como "(rio) foz do banco de areia" ou "(rio) foz do ford". Este banco de areia foi formada na confluência de dois rios em que é agora Donegall Quay: o Lagan, que desemboca no Lago Belfast, e seu afluente Farset. Esta área era o centro em torno do qual a liquidação original desenvolvido. O nome irlandês Béal Feirste é compartilhada por um townland em County Mayo, cujo nome foi anglicizado como Belfarsad.

Uma interpretação alternativa do nome é "boca do [rio] do banco de areia", uma alusão ao rio Farset, que deságua no Lagan, onde o banco de areia foi localizado. Esta interpretação foi favorecido por Edmund Hogan e John O'Donovan. Parece claro, no entanto, que o próprio rio também foi nomeado após o cruzamento das marés.

Em Ulster Scots o nome da cidade é Bilfawst ou Bilfaust, embora "Belfast" também é utilizada.

História

Apesar de cidade do condado de Belfast foi criado, quando foi concedido o estatuto de cidade a rainha Victoria em 1888, a cidade continua a ser visto como abrangendo County Antrim e County Down.

Origins

Belfast Castle

O site de Belfast tem sido ocupado desde a Idade do Bronze . O Anel do Gigante, a 5.000 anos de idade henge, está localizado perto da cidade, e os restos de Idade do Ferro castros ainda pode ser visto nas colinas circundantes. Belfast permaneceu um pequeno povoado de pouca importância durante o Idade Média. John de Courcy construiu um castelo no que é agora Castle Street no centro da cidade no século 12, mas foi em uma escala menor e não como estrategicamente importante como Carrickfergus Castle para o norte, que foi construído por de Courcy em 1177. O O'Neill clã tinha uma presença na área. No século 14, Cloinne Aodha Buidhe, descendentes de Aodh Buidhe O'Neill construído Castelo Cinza em Castlereagh, agora no leste da cidade. Conn O'Neill da Clannaboy O'Neills propriedade vastas terras na região e foi o último habitante de cinza Castle, um link remanescente sendo rio Água do Conn fluindo através leste de Belfast.

Crescimento

Belfast, olhando para o leste a partir de Black Mountain

Belfast se tornou uma indenização substancial no século 17 depois de ter sido estabelecido como uma cidade por Sir Arthur Chichester, que foi inicialmente colonizada por migrantes protestante Inglês e escoceses no momento da Plantação de Ulster. (Belfast e County Antrim, no entanto, não fazem parte deste regime especial Plantation como eles foram colonizados em particular.) Em 1791, o Sociedade de Irlandeses Unidos foi fundada em Belfast, após Henry Joy McCracken e outros presbiterianos proeminentes da cidade convidados Theobald Wolfe Tone e Thomas Russell para uma reunião, depois de ter lido "Argumento em nome dos católicos da Irlanda" de Tom. Evidência deste período de crescimento de Belfast ainda pode ser visto nas áreas mais antigas da cidade, conhecida como a Entradas.

Belfast floresceu como centro comercial e industrial no séculos 18 e 19 e se tornou cidade industrial preeminente da Irlanda. Indústrias prosperou, incluindo roupa, tomada de corda, tabaco, engenharia pesada e construção naval, e no final do século 19, Belfast brevemente ultrapassou Dublin como a maior cidade da Irlanda. Os estaleiros Harland e Wolff tornou-se um dos maiores construtores navais do mundo, que empregam até 35.000 trabalhadores. Em 1886 a cidade sofreu intensa motins sobre a questão da regra de casa, que tinha dividido a cidade.

Em 1920-22, Belfast se tornou a capital da nova entidade da Irlanda do Norte como a ilha da Irlanda foi dividido. O conflito de acompanhamento (o Guerra da independência irlandesa) custar até 500 vidas em Belfast, o mais sangrento conflito sectário na cidade até que os problemas do final dos anos 1960 em diante.

Belfast foi fortemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial . Em um ataque, em 1941, os bombardeiros alemães mataram cerca de mil pessoas e deixou dezenas de milhares de desabrigados. Além de Londres, este foi o maior perda de vidas em um ataque na noite durante a Blitz .

The Troubles

Grafites em paredes republicano em Belfast

Belfast foi a capital da Irlanda do Norte desde a sua criação, em 1921, na sequência da Governo da Irlanda Act 1920. Ele tinha sido palco de vários episódios de conflito sectário entre suas populações católicas e protestantes. Estes grupos opostos neste conflito são agora frequentemente denominado republicano e Legalista respectivamente, embora eles também são referidos como ' nacionalista 'e' sindicalista ". O exemplo mais recente desse conflito era conhecido como o Troubles - um conflito civil que durou de cerca de 1969 a 1998. Belfast viu alguns dos piores dos problemas na Irlanda do Norte, especialmente na década de 1970, com grupos paramilitares rivais formados em ambos os lados . Bombardeamento, assassinato e violência de rua formaram um pano de fundo para a vida ao longo dos Troubles. O IRA Provisória detonou 22 bombas dentro dos limites do centro da cidade de Belfast, em 1972, no que é conhecido como " Sexta-feira Sangrenta ", matando nove pessoas. Paramilitares lealistas, incluindo a Ulster Volunteer Force (UVF) eo Ulster Defence Association (UDA) afirmou que os assassinatos eles realizados foram em retaliação pelo Campanha do IRA. A maioria de suas vítimas eram católicos sem nenhuma ligação com o IRA Provisório. Um grupo particularmente notório, com base no Shankill Road, em meados da década de 1970, tornou-se conhecido como o Shankill Butchers. Ao todo, mais de 1.500 pessoas foram mortas na violência política na cidade entre 1969 e 2001.

Governo

Belfast foi concedida Status borough por James I em 1613 e oficial estatuto de cidade por Rainha Victoria em 1888. Desde 1973, tem sido um distrito do governo local sob a administração local, Câmara Municipal de Belfast. Belfast é representada tanto na Câmara dos Comuns britânica e no Assembléia da Irlanda do Norte. Para as eleições para o Parlamento Europeu , Belfast está dentro do Irlanda do Norte círculo eleitoral.

O governo local

Belfast City Council é a autoridade local competente em razão da cidade. Funcionários eleitos da cidade estão a Senhor Presidente da Câmara de Belfast, vice-prefeito e Alto Xerife que são eleitos de entre os 51 vereadores. O primeiro prefeito de Belfast foi Daniel Dixon, que foi eleito em 1892. O atual Lord Mayor é vereador Gavin Robinson do Partido Democrático Unionista (DUP), enquanto o vice-prefeito é Conselheiro Tierna Cunningham de Sinn Féin, ambos os quais foram eleitos em Junho de 2012 para um mandato de um ano. Deveres do Lord Mayor incluem presidir as reuniões do conselho, recebendo visitantes ilustres para a cidade, e representar e promover a cidade no cenário nacional e internacional.

Em 1997, Sindicalistas perdeu o controle geral do Conselho Municipal de Belfast, pela primeira vez na sua história, com a Partido da Aliança da Irlanda do Norte ganhando o equilíbrio de poder entre Nacionalistas e unionistas. Esta posição foi confirmada nas três eleições do conselho subseqüentes, com prefeitos de nacionalista Sinn Féin e Social-Democrata e Partido Trabalhista (SDLP), ea comunidade cruz-Partido da Aliança regularmente eleitos desde então. O primeiro nacionalista Lord Mayor de Belfast foi Alban Maginness do SDLP, em 1997.

O últimas eleições para Câmara Municipal de Belfast foram realizadas em 5 de maio de 2011, com os eleitores da cidade de eleger cinqüenta e um vereadores em frente áreas eleitorais de nove distritos. A eleição viu vereadores nacionalistas superam os vereadores unionistas, pela primeira vez, com o Sinn Féin tornando-se o maior partido: 16 (+2) Sinn Féin, 15 (-) Partido Democrático Unionista (DUP), 8 (-) SDLP, 6 (+2) Partido da Aliança, 3 (-4) Partido Unionista do Ulster (UUP), 2 Partido Unionista Progressista (PUP), e um independente (um ex-vice-prefeito que toma o chicote UUP era um membro da extinta linked- paramilitar legalista Ulster Partido Democrata).

Os edifícios do Parlamento em Stormont. Construído em 1932 e abriga a Assembléia da Irlanda do Norte.

Assembléia da Irlanda do Norte e Westminster

Como a cidade capital da Irlanda do Norte, Belfast é o anfitrião do Assembléia da Irlanda do Norte em Stormont, o local da legislatura devolvida para a Irlanda do Norte. Belfast está dividida em quatro Assembléia da Irlanda do Norte e Reino Unido parlamentares círculos eleitorais: North Belfast, A oeste de Belfast, Sul e Belfast A leste de Belfast. Todos os quatro se estendem além dos limites da cidade para incluir partes Castlereagh, Lisburn e Distritos Newtownabbey. No Eleições Assembleia da Irlanda do Norte em 2007, Belfast eleito 24 Os membros da Assembleia Legislativa (MLAs), 6 de cada círculo eleitoral. Belfast 8 eleito o Sinn Féin, 6 DUP, 4 SDLP, 3 UUP, 2 Partido da Aliança, e 1 Progressive Partido Unionista do MLA. No Reino Unido eleição geral de 2010, Belfast eleita uma MP de cada círculo eleitoral para a Câmara dos Comuns em Westminster, Londres. Este composto 1 DUP, 1 SDLP, um Alliance e 1 Sinn Féin.

Brasão e lema

A cidade de Belfast tem o latim lema "retribuamus Pro tanto quid." Esta é retirada Salmo 116 Versículo 12 em Latim Bíblia Vulgata e é literalmente "Para (Pro) tanto (tanto) o (quid) iremos pagar (retribuamus)" O versículo foi traduzida em bíblias de forma diferente - por exemplo, como "Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios para mim? ". Ele também é traduzido como "No retorno para tanto, o que devemos dar para trás?" O Union University Students rainha " Publicação Rag Week PTQ deriva seu nome das três primeiras palavras do lema.

O brasão de armas da cidade são blazoned como partido por fesse argent e azure, um-em-chefe vair pilha e em um cantão Gules um argent sino, na base de um navio com velas estabelecidos argent em ondas do mar adequada. Esta linguagem heráldico descreve um escudo que é dividido em dois na horizontal (parte por fesse). A parte superior (chefe) da blindagem é de prata (argento), e tem um triângulo ponto-down (uma pilha) com um teste padrão azul e branco de repetição que representa pele (vair). Há também um quadrado vermelho no canto superior (um cantão gules) em que há um sino de prata. É provável que o sino é um exemplo aqui de "hipócrita" (ou trocadilhos) heráldica, representando a primeira sílaba de Belfast. Na parte inferior do escudo (na base) há um navio de prata vela mostrados navegando em ondas coloridas nas cores reais do mar (adequada). O torcedor do lado "Dexter" (isto é, à esquerda do observador) é um lobo acorrentado, enquanto que no lado "sinistro" o torcedor é um cavalo de mar. A crista acima do escudo também é um cavalo de mar. Estas armas remontam a 1613, quando o rei James I concedeu o estatuto de cidade Belfast. O selo foi usado por comerciantes Belfast ao longo do século 17 em seus sinais e-moedas de comércio. Um grande vitral no Prefeitura indica os braços, onde uma explicação sugere que o cavalo-marinho eo navio se referir a história marítima significativa de Belfast. O lobo pode ser uma homenagem ao fundador da cidade, Sir Arthur Chichester, e referem-se ao seu próprio brasão de armas.

Geografia

Cavehill, um monte de basalto com vista para a cidade.
O Rio Lagan em Belfast.
OpenStreetMap de Belfast

A cidade é ladeada ao noroeste por uma série de colinas, incluindo Cavehill. Belfast está localizado no extremo oeste de Belfast Lough e na foz do rio Lagan tornando-o um local ideal para a indústria de construção naval que uma vez que a tornou famosa. Quando o Titanic foi construído em Belfast, em 1911/1912, Harland and Wolff teve o maior estaleiro do mundo. Belfast está situado na Irlanda do Norte do leste costa em 54 ° 35'49 "N 05 ° 55'45" W. Uma consequência desta latitude norte é que tanto dura dias de inverno curtos e goza de longas noites de verão. Durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano, por do sol local é antes de 16:00, enquanto o nascer do sol é de cerca de 8:45. Esta é em relação ao solstício de verão, em junho, quando o sol se põe depois das 22:00 e sobe antes de 05:00.

Em 1994, uma açude foi construído em frente ao rio pelo Laganside Corporation para elevar o nível médio da água para que ele iria cobrir os planos de lama indecorosos que deram Belfast seu nome (de Irish: Béal Feirste que significa "O ford de areia na foz do rio"). A área de Belfast Distrito Governo Local é 42,3 milhas quadradas (110 km 2).

O Rio Farset também é nomeado após este depósito de sedimentos (a partir do feirste irlandesa que significa "língua de areia"). Originalmente um rio mais importante do que é hoje, o Farset formada uma doca em High Street até meados do século 19. Street Bank no centro da cidade que se refere à margem do rio e Bridge Street foi nomeado para o local de uma ponte cedo Farset. Substituído pelo rio Lagan como o rio mais importante da cidade, o Farset agora definha na obscuridade, sob High Street. Há não são menos do que onze outros rios menores e em torno de Belfast, ou seja, o Cajado Negro, o Colin, o Connswater, o Cregagh, o Derriaghy, o Forth, a batida, o Legoniel, o Milewater, o Purdysburn eo Ravernet.

A cidade é flanqueada a norte ea noroeste por uma série de colinas, incluindo Divis Mountain, Black Mountain e Cavehill pensado para ser a inspiração para Jonathan Swift As Viagens de Gulliver. Quando Swift estava vivendo em Lilliput chalé perto da parte inferior da Limestone Road, em Belfast, ele imaginou que o Cavehill se assemelhava a forma de um gigante adormecido salvaguarda da cidade. A forma do nariz do gigante, conhecido localmente como Nariz de Napoleão, é oficialmente chamado de Fort McArt provavelmente nomeado após Art O'Neill, um chefe do século 17 que controlava a área naquele momento. O Castlereagh Hills têm vista para a cidade no sudeste.

Clima

Tal como acontece com o resto da Irlanda, Belfast tem um clima temperado, com uma estreita faixa de temperaturas, condições frequentemente muito vento e precipitação ao longo do ano. Atualmente cinco estações meteorológicas observando na área de Belfast: Helens Bay, Stormont, Newforge, Castlereagh, e Ravenhill estrada. Um pouco mais adiante é o Aeroporto de Aldergrove.

A temperatura mais alta registrada em qualquer estação meteorológica oficial na área de Belfast foi de 30,8 ° C (87 ° F) em Shaws Ponte em 12 de Julho de 1983. Esta é também a temperatura mais alta registrada em toda a Irlanda do Norte . Belfast também detém o recorde de mais quente tempo mínimo noite de Irlanda do Norte, 19,6 ° C (67,3 ° F) em Whitehouse em 14 de Agosto de 2001.

A cidade fica a precipitação significativa (superior a 0,01 in / 0,25 mm) em 213 dias num ano médio, com uma precipitação média anual de 846 milímetros (33,3 in), menos do que o Lake District ou as Terras Altas da Escócia , mas superior Dublin ou a costa sudeste da Irlanda. Como uma área urbana e litorânea, Belfast normalmente obtém neve em menos de 10 dias por ano.

A temperatura máxima absoluta na estação meteorológica em Stormont é de 29,7 ° C (85 ° F), criado em julho de 1983. Em um ano médio no dia mais quente vai subir a uma temperatura de 24,4 ° C (75,9 ° F), com um dia de 25,1 ° C (77,2 ° F) ou acima ocorrendo cerca de uma vez cada duas em três anos.

A temperatura mínima absoluta em Stormont é -9,9 ° C (14 ° F), durante janeiro de 1982, ainda que em um ano médio a noite mais fria vai cair não inferior a -4,5 ° C (24 ° F) com geada ar que está sendo gravado em apenas 26 noites. A temperatura mais baixa a ocorrer nos últimos anos foi -8,8 em 22 de Dezembro de 2010.

Os dados climáticos para Stormont Castle, 56 m de altitude, 1971-2000, 1960- extremos
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 14,7
(58,5)
15,8
(60,4)
20,0
(68)
20,8
(69,4)
24,0
(75,2)
27,5
(81,5)
29,7
(85,5)
28,2
(82,8)
24,2
(75,6)
20,6
(69,1)
17,1
(62,8)
14,6
(58,3)
29,7
(85,5)
Média alta ° C (° F) 7,4
(45.3)
7.7
(45,9)
9,5
(49.1)
11,6
(52,9)
14,4
(57,9)
16,9
(62,4)
18,9
(66)
18,6
(65,5)
16.1
(61)
13,0
(55,4)
9.8
(49.6)
8.1
(46,6)
12.67
(54,8)
Média baixa ° C (° F) 1.9
(35.4)
2.1
(35.8)
3.0
(37.4)
4.1
(39.4)
6.5
(43.7)
9.1
(48.4)
11,3
(52,3)
11.2
(52.2)
9.2
(48.6)
6.9
(44,4)
3.9
(39)
2.7
(36.9)
5.99
(42.79)
Recorde de baixa ° C (° F) -9.9
(14,2)
-6.1
(21)
-7.2
(19)
-5.6
(21,9)
-1.7
(28,9)
1,7
(35.1)
5.6
(42.1)
4.9
(40.8)
1.1
(34)
-0.9
(30.4)
-3
(27)
-8.8
(16,2)
-9.9
(14,2)
Precipitações mm (polegadas) 99,32
(3,9102)
66,97
(2,6366)
73.67
(2,9004)
64.90
(2,5551)
60.64
(2,3874)
61,83
(2,4343)
58,17
(2,2902)
75,84
(2,9858)
82,97
(3,2665)
93,28
(3,6724)
91,09
(3,5862)
97.00
(3,8189)
925,68
(36,444)
Fonte: Royal Meteorological Institute Netherlands

A estação meteorológica mais próxima para que os dados da luz do sol e observações de longo prazo estão disponíveis é Aeroporto Internacional de Belfast ( Aldergrove). Talvez não surpreendentemente, extremos de temperatura aqui tem um pouco mais variabilidade devido à localização mais para o interior. O dia médio mais quente no Aldergrove por exemplo, irá atingir uma temperatura de 25,4 ° C (77,7 ° F), (1,0 graus Celsius mais elevados do que Stormont) e 2,1 dias deve atingir uma temperatura de 25,1 ° C (77,2 ° F) ou acima, no total. Inversamente, a noite mais fria do ano as médias -6,6 ° C (20,1 ° F) (ou 1,9 Celius diminuir o Stormont) e 39 noites deve registrar uma geada ar. Cerca de 13 noites mais geladas do que Stormont. A temperatura mínima em Aldergrove era -14,2 ° C (6 ° F), durante a Dezembro de 2010.

Os dados climáticos para Belfast Aldergrove Airport asl 63m, 1981-2010, 1926- Extremes (Estação Meteorológica 12 Miles WNW de Belfast City Centre)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 14,0
(57,2)
14,9
(58,8)
20,2
(68,4)
21,8
(71.2)
26,1
(79)
29,0
(84,2)
29,4
(84,9)
28,0
(82,4)
25,6
(78,1)
21,8
(71.2)
16,4
(61,5)
14,4
(57,9)
29,4
(84,9)
Média alta ° C (° F) 7.1
(44,8)
7,5
(45,5)
9,5
(49.1)
11,9
(53,4)
15,0
(59)
17,4
(63,3)
19,0
(66,2)
18,6
(65,5)
16,4
(61,5)
12,9
(55,2)
9,5
(49.1)
7,4
(45.3)
12,7
(54,9)
Média baixa ° C (° F) 1,7
(35.1)
1.6
(34.9)
2,9
(37,2)
4.3
(39,7)
6.8
(44.2)
9.7
(49.5)
11,7
(53,1)
11,4
(52,5)
9,5
(49.1)
6.9
(44,4)
4
(39.2)
2.1
(35.8)
6.1
(43)
Recorde de baixa ° C (° F) -12.8
(9)
-11.7
(10,9)
-12.2
(10)
-5.1
(22.8)
-3.3
(26.1)
-1.2
(29.8)
2.2
(36)
1.1
(34)
-2.2
(28)
-4.4
(24.1)
-8,6
(16,5)
-14.2
(6,4)
-14.2
(6,4)
Precipitações mm (polegadas) 80,3
(3.161)
57,7
(2.272)
67,0
(2.638)
58,0
(2.283)
57,3
(2.256)
61,5
(2.421)
71,4
(2.811)
83,8
(3.299)
75,6
(2.976)
89,6
(3.528)
79,7
(3,138)
79,3
(3.122)
861,2
(33,906)
Méd. Dias chuvosos (≥ 1,0 mm) 14,8 12.1 14,0 11,4 11,7 11,3 12,9 13,9 12,6 14,4 14,4 14,0 157,5
A média de horas de sol mensais 49,7 71,2 102.5 153.3 197,7 167,9 151.3 142.1 119,9 91,2 59,4 46,2 1,352.5
Fonte: Met Office

Áreas e distritos

Vista de Belfast a partir de O Edifício Ashby, parte de QUB. O David Keir Edifício da Universidade de Queen está em primeiro plano. A fachada laranja de Belfast City Hospital é visível no fundo centro, com segundo edifício mais alto da cidade Windsor House em segundo plano certo.
Doca seca do Titanic

Belfast expandiu-se muito rapidamente de ser uma cidade do mercado para se tornar uma cidade industrial durante o curso do século 19. Devido a isso, é menos um aglomerado de vilas e cidades, que se expandiram para o outro, do que outras cidades comparáveis, como Manchester ou Birmingham . A cidade expandiu-se para a barreira natural das colinas que a rodeiam, esmagadora outros assentamentos. Por conseguinte, as vias arteriais ao longo do qual a expansão realizou-se (tal como o Falls Road ou o Newtownards Road) são mais significativos na definição dos distritos da cidade de assentamentos nucleares. Belfast permanece segregados por paredes, vulgarmente conhecido como " linhas de paz ", erguido pela Exército britânico depois de agosto de 1969 e que ainda dividem 14 distritos no interior da cidade. Em 2008, foi proposto um processo para a remoção das paredes de paz ''. Em junho de 2007, a R $ 16 milhões programa foi anunciado que irá transformar e reconstruir ruas e espaços públicos no centro da cidade. Vias arteriais principais ( ônibus qualidade corredor) na cidade incluem a Antrim Road, Shore Road, Holywood Road, Newtownards Road, Castlereagh Road, Cregagh Road, Ormeau Road, Malone Road, Lisburn Road, Falls Road, Springfield Road, Shankill Road, e Crumlin Road.

Centro da cidade de Belfast está dividida em duas circunscrições postais, BT1 para a área situada a norte do City Hall, e BT2 para a área ao sul. A propriedade industrial e Docklands BT3. O resto do Belfast cidade de poste é dividido em uma ampla sistema de horário a partir BT3 no Nordeste rodada para BT15, com BT16 e BT17 mais longe para o leste e oeste, respectivamente. Embora BT deriva de Belfast, o Área de código postal BT estende por toda a Irlanda do Norte.

Desde 2001, impulsionado pelo aumento do número de turistas, o conselho da cidade tem desenvolvido uma série de atividades culturais trimestres. O Cathedral Quarter leva o nome de Catedral de St Anne (Igreja da Irlanda) e assumiu o manto de chave localidade cultural da cidade. Abriga um ano visuais e artes cênicas festival.

Praça Custom House é um dos principais locais ao ar livre da cidade para concertos gratuitos e animação de rua. O Bairro Gaeltacht é uma área em torno da Falls Road, em Belfast oeste, que promove e incentiva o uso do Língua irlandesa. O Quarter Queen, em Belfast sul é nomeado após Universidade de Queen. A área tem uma grande população de estudantes e recebe anualmente o Belfast Festival no Queen é cada outono. É a casa de Botanic Gardens e do Museu do Ulster, que foi reaberto em 2009, após grande remodelação. O Golden Mile é o nome dado ao milha entre Belfast City Hall e Universidade de Queen. Levando-se em Dublin Road, Great Victoria Street, Shaftesbury Square e Bradbury Place, que contém alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade. Uma vez que o Good Friday Agreement, em 1998, nas proximidades Lisburn Road tornou-se mais exclusiva área de compras da cidade. Finalmente, o Titanic Quarter abrange 0,75 km 2 (0 sq mi) de terra recuperada ao lado Belfast Harbour, anteriormente conhecida como Ilha da Rainha. Nomeado após RMS Titanic, que foi construída aqui em 1912, o trabalho começou, que promete transformar alguns ex-terra estaleiro em "um dos maiores desenvolvimentos à beira-mar na Europa". Os planos também incluem apartamentos, um centro de entretenimento ribeirinha e um grande museu Titanic-temático.

Cityscape

Arquitetura

Prefeitura de Belfast ea roda grande à noite

O estilo arquitectónico de edifícios de Belfast variam de Edwardian, como a Câmara Municipal, a moderno, como Waterfront Hall. Muitos da cidade Marcos vitorianas, incluindo o principal Lanyon Building na University Belfast da rainha e do Linenhall Biblioteca, foram desenhados por Sir Charles Lanyon.

A Câmara Municipal foi terminado em 1906 e foi construído para refletir o status da cidade de Belfast, concedido pela Rainha Victoria em 1888. A Estilo arquitetônico Edwardian de Belfast City Hall influenciou o Victoria Memorial em Calcutá , na Índia, e Durban City Hall na África do Sul. A cúpula é de 173 pés (53 m) de altura e números acima do estado da porta " Hibernia incentivar e promover o Comércio e Artes da Cidade "Entre grandiosos edifícios da cidade estão dois ex-bancos.: Ulster Bank em Waring Street (construído em 1860) e Northern Bank, na cidade vizinha de Donegall Street (construído em 1769). O Tribunais de Justiça reais em Chichester rua são o lar de Northern Ireland de Suprema Corte. Muitos dos edifícios mais antigos de Belfast são encontrados no Área de Cathedral Quarter, que está actualmente em fase de remodelação como principal área cultural e turístico da cidade. Windsor House, 262 pés (80 m) de altura, tem 23 andares e é o segundo edifício mais alto (como distinta da estrutura) na Irlanda. Os trabalhos começaram no mais alto Torre de Obel, que já ultrapassa a altura da Windsor House em seu estado inacabado. Em 2007, os planos foram aprovados para a Edifício Aurora. Aos 37 andares e 358 pés (109 m) de altura, este vai superar ambos os edifícios anteriores.

Belfast Skyline no crepúsculo

O adornadas decorados Crown Liquor Saloon, projetado por Joseph Anderson em 1876, em Great Victoria Street é o único bar no Reino Unido de propriedade do National Trust. Foi feito internacionalmente famosa como cenário para o filme clássico, Odd Man Out, estrelando James Mason. Os painéis de restaurante no Bar Crown foram feitos originalmente para Britannic, o navio irmão do Titanic, construído em Belfast. O estaleiro Harland e Wolff é agora o local do maior do mundo doca seca, onde os guindastes gigantes, Sansão e Golias destacam-se contra o horizonte de Belfast. Incluindo o Waterfront Hall ea Odyssey Arena, Belfast tem vários outros locais para artes de palco. A arquitectura do Grand Opera House tem um tema oriental e foi concluída em 1895. Ele foi bombardeado várias vezes durante os problemas, mas agora foi restaurado à sua antiga glória. O Teatro Lírico, (re-inaugurado 01 de maio de 2011 depois de passar por um programa de reconstrução) o único teatro produzindo em tempo integral no país, é o lugar onde a estrela de cinema Liam Neeson começou sua carreira. O Ulster Hall (1859-1862) foi originalmente concebido para grandes bailes, mas agora é usado principalmente como um concerto e desportiva local. Lloyd George, Parnell e Patrick Pearse todos participaram em reuniões políticas lá.

Parques e jardins

Sentado à foz do rio Lagan, onde ele se torna um lago profundo e protegido, Belfast é cercada por montanhas que criam um micro-clima propício para a horticultura. Dos Jardins Botânicos vitorianos no coração da cidade para as alturas de Cave Hill Country Park, a grande extensão de Lagan Valley Regional Park para Colin Glen, Belfast contém uma abundância de parques e parques florestais.

Parques e jardins são parte integrante do património de Belfast, e lar de uma abundância de vida selvagem local e locais interessantes para um piquenique, um passeio ou uma corrida. Inúmeros eventos ocorrem durante todo incluindo festivais como Rose Week e atividades especiais, tais como observação de pássaros noites e grandes caçadas besta.

Belfast tem mais de quarenta parques públicos. A Floresta de Belfast é uma parceria entre governo e grupos locais, criada em 1992 para gerir e conservar os parques da cidade e espaços abertos. Eles encomendaram mais de 30 esculturas públicas desde 1993. Em 2006, o Conselho da Cidade de lado £ 8.000.000 para continuar este trabalho. O Belfast Naturalists 'Field Club foi fundado em 1863 e é administrado pela Museus e Galerias da Irlanda do Norte Nacionais.

A casa de palma nos jardins botânicos.

Com 700.000 visitantes, em 2005, um dos parques mais populares é Jardins Botânicos no Bairro Rainha. Construído na década de 1830 e desenhado por Sir Charles Lanyon, Botanic Gardens Palm House é um dos primeiros exemplos de uma curvilínea e ferro fundido estufa. Outras atrações no parque incluem a Tropical Ravine, uma selva úmida vale construído em 1889, jardins de rosas e eventos públicos que vão desde transmissões de ópera ao vivo de pop concertos. U2 jogado aqui em 1997. Sir Thomas e Lady Dixon Park, ao sul do centro da cidade, atrai milhares de visitantes a cada ano a sua Rose Garden International. Rose Week em julho de cada ano mais de 20.000 recursos de flores. Possui uma área de 128 hectares (0,52 km 2) de prados, bosques e jardins e apresenta uma Princesa Diana Memorial Garden, um jardim japonês, um jardim murado, eo Golden Crown Fountain encomendado em 2002 como parte do Celebrações do Jubileu de Ouro da Rainha.

Em 2008, Belfast foi nomeado um finalista na Cidade Grande (200.001 ou mais) da categoria RHS Grã-Bretanha na competição Bloom, juntamente com London Borough of Croydon e Sheffield .

Belfast Zoo é de propriedade da Câmara Municipal de Belfast. O conselho gasta £ 1.500.000 a cada ano em correr e promove o jardim zoológico, que é um dos poucos jardins zoológicos financiados pelo governo locais no Reino Unido e na Irlanda. O Zoo é um dos top atração de visitantes na Irlanda do Norte, que recebe mais de 295 mil visitantes por ano. A maioria dos animais estão em perigo em seu habitat natural. As casas do jardim zoológico mais de 1.200 animais de 140 espécies, incluindo Os elefantes asiáticos, Barbary Lions , um Branco Tigres (um dos poucos no Reino Unido), três espécies de pingüins, uma família de Gorila de planície ocidental, uma tropa de Chimpanzés comuns, um panda vermelha e várias espécies de langur. O zoológico também realiza um importante trabalho de conservação e participa em programas de melhoramento europeias e internacionais, que ajudam a garantir a sobrevivência de muitas espécies ameaçadas.

Demografia

Panorama de Belfast

No Censo de 2001, a população dentro dos limites da cidade (área de Belfast Urban) era 276.459, enquanto 579.554 pessoas viviam na mais ampla Belfast Região Metropolitana. Isso fez com que o XV maior cidade no Reino Unido, mas o décimo-grande aglomeração. Belfast experimentou um enorme crescimento da população em torno da primeira metade do século XX. Este aumento desacelerou e atingiu o pico em torno do início dos problemas com o censo de 1971 mostram quase 600.000 pessoas na área urbana de Belfast. Desde então, os números da cidade interna caíram drasticamente como as pessoas mudaram-se para inchar o Maior população subúrbio Belfast. A população censo de 2001 dentro da mesma Área Urbana, havia caído para 277.391 pessoas, com 579.554 pessoas que vivem na mais ampla Belfast Região Metropolitana. O censo de 2001 registra cerca de 81.650 pessoas de origens católicas e 79.650 pessoas de origens evangélicas de trabalhar idade residentes em Belfast. A densidade de população no mesmo ano foi de 2.415 pessoas / km² (em comparação com 119 para o resto da Irlanda do Norte). Tal como acontece com muitas cidades, centro da cidade de Belfast está caracterizado pelos idosos, estudantes e jovens solteiros, enquanto as famílias tendem a viver na periferia. Áreas sócio-económicas irradiam para fora do Central Business District, com uma cunha acentuada da riqueza que se estende para fora da estrada e Alta Malone Malone estrada para o sul. Uma área de maior privação se estende ao oeste da cidade. As áreas ao redor das Cataratas e Shankill estradas são as alas mais necessitadas na Irlanda do Norte.

Apesar de um período de relativa paz, a maioria das áreas e bairros de Belfast continuam a reflectir a natureza dividida da Irlanda do Norte como um todo. Muitas áreas ainda estão altamente segregado por linhas étnicas, políticas e religiosas, especialmente em bairros de classe trabalhadora. Estas zonas - ' Católica 'ou' republicano 'de um lado e "protestante" ou " fieis ", por outro - são invariavelmente marcada por bandeiras, graffiti e murais. Segregação tem estado presente ao longo da história de Belfast, mas foi mantida e aumentada por cada surto de violência na cidade. Esta escalada de segregação, descrito como um "efeito catraca", tem mostrado poucos sinais de diminuição em tempos de paz. Quando erupções de violência, ela tende a ser nas áreas de interface. Os mais altos níveis de segregação na cidade são, no oeste de Belfast, com muitas áreas superiores a 90% católica. Níveis opostos, mas comparativamente elevados são vistos no leste predominantemente protestante de Belfast. Áreas onde as áreas da classe trabalhadora segregados atendem são conhecidas como áreas de interface.

Comunidades de minorias étnicas têm sido em Belfast desde a década de 1930. Os maiores grupos são chineses e os viajantes irlandeses. Desde a expansão da União Europeia, os números foram impulsionados por um influxo de imigrantes da Europa de Leste. Os números do censo (2001) mostrou que Belfast tem uma população minoria étnica total de 4.584 ou 1,3% da população. Mais da metade delas vivem no sul de Belfast, onde eles compreendem 2,63% da população. A maioria dos cerca de 5 mil muçulmanos e 200 famílias hindus que vivem na Irlanda do Norte vivem na área da Grande Belfast.

Economia

O IRA de cessar-fogo em 1994 e com a assinatura do Acordo de Sexta-Feira Santa, em 1998, os investidores deram maior confiança para investir em Belfast. Isso levou a um período de crescimento económico sustentado e remodelação em grande escala do centro da cidade. Desenvolvimentos incluem Victoria Square, o bairro da Catedral, ea Laganside com o complexo Odyssey eo marco Waterfront Hall.

O Salão Waterfront. Construído em 1997, o salão é um concerto, exposição e centro de conferências.

Outros desenvolvimentos importantes incluem a regeneração da Titanic Quarter, ea construção da Torre de Obel, um arranha-céu definido para ser a torre mais alta na ilha. Hoje, Belfast é o centro educacional e comercial da Irlanda do Norte. Em fevereiro de 2006, a taxa de desemprego situou-se em Belfast de 4,2%, menor do que tanto a Irlanda do Norte ea média do Reino Unido de 5,5%. Nos últimos 10 anos, o emprego cresceu 16,4 por cento, em comparação com 9,2 por cento para o Reino Unido como um todo.

Da Irlanda do Norte dividendo de paz que levou ao aumento dos preços dos imóveis na cidade. Em 2007, Belfast viu preços de casas crescer em 50%, a taxa mais rápida de crescimento no Reino Unido. Em março de 2007, a casa média em Belfast custar £ 91.819, com a média no sul de Belfast sendo £ 141.000. Em 2004, Belfast teve a menor taxa de ocupação proprietário na Irlanda do Norte em 54%.

Paz também tem impulsionado o número de turistas que vêm a Belfast. Havia 6,4 milhões de visitantes em 2005, que foi um crescimento de 8,5% em relação a 2004. Os visitantes gastaram £ 285.200.000, suportando mais de 15.600 postos de trabalho. O número de visitantes aumentou 6%, atingindo 6,8 milhões em 2006, com turistas que passam £ 324.000.000, um aumento de 15% em 2005. A cidade dois aeroportos têm ajudado a tornar a cidade um dos destinos de fim de semana mais visitados da Europa.

Belfast foi a economia que mais cresce das trinta maiores cidades britânicas durante a última década, um novo relatório de economia por Howard Spencer encontrou."Isso é porque [de] os fundamentos da economia do Reino Unido e [porque] as pessoas realmente querem investir no Reino Unido ",ele comentou sobre esse relatório.

BBC Mundo da Radio 4 relatou, além disso, que, apesar de níveis mais elevados de imposto sobre as sociedades no Reino Unido do que na República. Existem "enormes quantidades" de investimento estrangeiro que entram no país.

The Times escreveu sobre economia em crescimento de Belfast: "De acordo com a agência de desenvolvimento da região, ao longo da década de 1990 Irlanda do Norte teve o mais rápido crescimento economia regional, no Reino Unido, com o PIB a aumentar 1 por cento ao ano mais rápido que o resto do país Como com. qualquer economia moderna, o setor de serviços é vital para o desenvolvimento da Irlanda do Norte e está desfrutando de um crescimento excelente. Em particular, a região tem uma indústria turística florescente com níveis recordes de visitantes e receitas turísticas e também estabeleceu-se como um local importante para os call centers. " Desde o fim do turismo tem crescido regiões de conflito na Irlanda do Norte, muito auxiliado por baixo custo.

Der Spiegel, uma revista semanal alemão para a política e economia, intitulado Belfast comoThe Tiger New Celticque está "aberto para negócios".

O crescimento industrial

A 1907postcard estereoscópio que descreve a construção de um revestimento (possivelmente RMSolímpico) noestaleiro Harland e Wolff.

Quando a população de Belfast cidade começou a crescer no século 17, sua economia foi construída sobre o comércio. Ele forneceu um mercado para a paisagem circundante ea entrada natural de Belfast Lough deu à cidade o seu próprio porto. A porta fornecido uma avenida para o comércio com a Grã-Bretanha e mais tarde a Europa e América do Norte. Em meados do século 17o, Belfast exportados carne, manteiga, couros, sebo e milho e carvão importado, pano, vinho, aguardente, papel, madeira e tabaco. Em torno deste tempo, o comércio de linho na Irlanda do Norte e floresceu em meados do século 18, um quinto de toda a roupa exportados da Irlanda foi enviado de Belfast. A atual cidade, porém, é um produto da Revolução Industrial . Não foi até que a indústria transformou as toalhas de linho e de construção naval comércios que a economia ea população cresceu. Na virada do século 19, tinha transformado em Belfast o maior centro de produção de linho no mundo, ganhando o apelido de " Linenopolis ".

Belfast porto foi dragado em 1845 para fornecer berços mais profundas para navios de maior porte. Donegall Quay foi construído para o rio como o porto foi desenvolvido e comércio floresceu. O Harland e Wolff construção naval empresa foi criada em 1861, e pelo tempo que o Titanic foi construído, em 1912, tornou-se o maior estaleiro do mundo.

Sansão e Golias, da Harland & Wolff guindastes de pórtico.

Short Brothers plc é uma empresa aeroespacial britânica com sede em Belfast. Foi a primeira empresa de fabricação de aviões do mundo. A empresa iniciou sua associação com Belfast, em 1936, com Short & Harland Ltd, uma empresa de propriedade conjunta da Shorts e Harland e Wolff. Agora conhecido como Shorts Bombardier ele funciona como um fabricante internacional de aeronaves localizado próximo ao Porto de Belfast. A ascensão de vestuário produzido em massa e algodão seguinte a Primeira Guerra Mundial foram alguns dos fatores que levaram ao declínio do comércio internacional de linho de Belfast. Como muitas cidades britânicas dependentes da indústria pesada tradicional, Belfast sofreu um grave declínio desde 1960, agravada enormemente na década de 1970 e 1980 pelos problemas. Mais de 100.000 empregos industriais foram perdidos desde a década de 1970. Durante várias décadas, a frágil economia da Irlanda do Norte necessário um apoio público significativo a partir do erário britânico de até R $ 4 bilhões por ano. Violência sectária em curso tornou difícil para Belfast para competir com Dublin de Economia Celtic Tiger. Isto significou que os salários em Belfast e Irlanda do Norte até recentemente eram significativamente mais baixos do que os da República da Irlanda. O efeito da depressão económica na República da Irlanda sobre os níveis salariais ainda não está totalmente aparente. O custo de vida na Irlanda do Norte é significativamente menor do que na República e isto criou um boom de varejo nas cidades fronteiriças.

Infra-estrutura

Da classe trabalhadora casas geminadas em Pakenham Street, Shaftesbury Square, sul de Belfast, durante os problemas. Eles já foram totalmente reabilitado.

Belfast viu o pior dos problemas na Irlanda do Norte, com quase metade do total de mortes no conflito que ocorrem na cidade. No entanto, uma vez que o Acordo de Sexta-Feira Santa, em 1998, houve significativa regeneração urbana no centro da cidade, incluindo a Praça Victoria, Ilha da Rainha e Laganside, bem como o complexo Odyssey eo marco Waterfront Hall. A cidade é servida por dois aeroportos: The George Best Belfast City Aeroporto adjacente ao Lago Belfast e Belfast International Airport, que fica perto Lough Neagh. Universidade da rainha de Belfast é a principal universidade da cidade. O University of Ulster também mantém um campus na cidade, que concentra-se em belas artes, design e arquitetura.

Belfast é uma das cidades constituintes que compõem aregião corredor Dublin-Belfast, que tem uma população de pouco menos de 3 milhões.

Utilities

Reservatório silencioso do vale, mostrando o transbordamento de alvenaria

A maior parte da água de Belfast é fornecido a partir do Reservatório silencioso do vale em County Down, criado para coletar a água das Montanhas Mourne. O resto da água da cidade é proveniente de Lough Neagh, via Dunore água tratamento funciona em County Antrim. Os cidadãos de Belfast pagar por sua água em sua conta de taxas. Planos para trazer nas tarifas de água adicionais foram adiadas pela desconcentração em maio de 2007. Belfast tem cerca de 1,300 km (808 mi) de esgotos, que atualmente estão sendo substituídos em um projeto que custa mais de £ 100 milhões e deverá estar concluída em 2009.

Northern Ireland Electricity é responsável pela transmissão de electricidade na Irlanda do Norte. Eletricidade de Belfast vem do Power Station Kilroot, a 520 megawatt dupla carvão e petróleo disparou planta, situado perto de Carrickfergus. Phoenix Natural Gas Ltd. foi concedida a licença para o transporte de gás natural em todo o Mar da Irlanda a partir de Stranraer para fornecer Greater Belfast a partir de um estação base perto de Carrickfergus. Tarifas em Belfast (e no resto da Irlanda do Norte) foram reformados em abril de 2007. O discreto capitais sistema de valores significa taxas de contas são determinadas pelo valor de cada propriedade interna de capital, avaliada pela Agência de Avaliação e terras . O dramático crescimento recente dos preços das casas fez estas reformas impopulares.

Assistência médica

O Belfast Saúde e Assistência Social Confiança é uma das cinco relações de confiança que foram criados em 1 de Abril de 2007 pelo Departamento de Saúde. Belfast contém a maioria dos centros especializados regionais da Irlanda do Norte. O Royal Victoria Hospital é um centro de renome internacional de excelência em atendimento ao trauma e fornece cuidados trauma especialista para toda a Irlanda do Norte. Ele também fornece especialistas de neurocirurgia, oftalmologia, a cidade de serviços ENT, e odontologia. O Belfast City Hospital é o centro especializado regional para hematologia e é o lar de um centro de câncer que rivaliza com os melhores do mundo. A Unidade de Mary G McGeown Regional de Nefrologia no Hospital da Cidade é o centro de transplante de rim e fornece serviços renais regionais para Irlanda do Norte. Musgrave Park Hospital em Belfast sul especializada em ortopedia, reumatologia, medicina esportiva e reabilitação. É o lar de primeira Cérebro Unidade de Lesão Adquirida da Irlanda do Norte, que custa £ 9 milhões e inaugurado pelo Príncipe de Gales ea Duquesa de Cornwall em maio de 2006. Outros hospitais em Belfast incluem o Hospital Mater, no norte de Belfast e os Hospital Infantil.

Transporte

Aeroporto da Cidade de Belfast George Best.
Grande estação Victoria Street ofNorthern Ireland Railways

Belfast é uma cidade relativamente dependente de carro para os padrões europeus, com uma extensa rede de estradas, incluindo as 22,5 milhas (36 km) M2 e M22 de rotas auto-estrada. Uma pesquisa recente de como as pessoas viajam na Irlanda do Norte mostrou que as pessoas em Belfast feitas 77% de todas as viagens de carro, 11% por transporte público e 6% a pé. Ele também mostrou que Belfast tem 0,70 automóveis por agregado familiar em comparação com figuras de 1,18 no Oriente e 1,14 no Oeste da Irlanda do Norte. Uma melhoria de-estrada em regime de Belfast começou no início de 2006, com a modernização de dois cruzamentos ao longo da Westlink dual-carriageway ao padrão separados por grau. O regime de melhoria foi concluída cinco meses antes do previsto em fevereiro de 2009, com a abertura oficial a ter lugar em 4 de março de 2009. Os comentadores têm argumentado que isso pode criar um gargalo na York Street, a próxima interseção em série, até que também é atualizado . Em 25 de outubro de 2012, o relatório de estágio 2 para o cruzamento York Street foi aprovado e em dezembro de 2012 a atualização planejada mudou-se para a fase 3 do processo de desenvolvimento. Se concluir com sucesso os procedimentos legais necessários, o trabalho em um grau de junção para ligar o Westlink às auto-estradas M2 / M3 separados está programada para ocorrer entre 2014 e 2018, criando uma ligação contínua entre o M1 e M2, as duas principais auto-estradas no Norte Irlanda.

Táxis pretos são comuns na cidade, operando em uma base share em algumas áreas. Estes são superados em número pelos táxis confidenciais do aluguer. Ônibus e transporte público ferroviário na Irlanda do Norte é operado por subsidiárias da Translink. Os serviços de ônibus na cidade dos subúrbios mais próximos adequadas e são operados por Translink Metro, com serviços com foco na ligação entre bairros residenciais com o centro da cidade em 12 corredores de ônibus qualidade que funciona ao longo principais estradas radiais, resultando em más ligações entre as diferentes áreas suburbanas. Subúrbios mais distantes são servidas pelo Ulsterbus. Northern Ireland Railways fornece serviços suburbanos ao longo de três linhas que funcionam através de subúrbios do norte de Belfast para Carrickfergus e Larne, para leste em direcção Bangor e ao sul-oeste em direção Lisburn e Portadown. Este serviço é conhecido como o sistema de Belfast Suburban Rail. Belfast também tem uma ligação ferroviária directa com Dublin chamado Empresa que é operado em conjunto pela NIR e Iarnród Éireann, a empresa ferroviária estatal da República da Irlanda .

Em abril de 2008, o Departamento para o Desenvolvimento Regional informou sobre um plano para um sistema de comboio ligeiro, similar à de Dublin . Os consultores disse que Belfast não tem a população a apoiar um sistema de metro ligeiro, o que sugere que o investimento em trânsito rápido baseado em ônibus seria preferable.The estudo constatou que de trânsito rápido baseado em ônibus produz resultados econômicos positivos, mas o metro ligeiro, não. O relatório da KPMG & Atkins, no entanto, disse que não haveria a opção de migrar para o transporte ferroviário de luz no futuro caso o aumento da procura.

A cidade tem dois aeroportos: o Aeroporto Internacional de Belfast, oferece voos domésticos e europeus um vôo transatlântico para Newark, NJ fornecidos pela United Airlines e está localizado ao norte-oeste da cidade, perto de Lough Neagh, enquanto o Aeroporto George Best Belfast City, que está mais próximo ao centro da cidade pelo trem de Sydenham na Linha Bangor, adjacente ao Lago Belfast, Reino Unido oferece vôos domésticos e alguns vôos europeus. Em 2005, o Aeroporto Internacional de Belfast foi o mais movimentado aeroporto comercial 11ª no Reino Unido, representando pouco mais de 2% de todos os passageiros do terminal do Reino Unido, enquanto o Aeroporto da Cidade de Belfast George Best foi o mais movimentado 16 e tinha 1% do Reino Unido terminal de passageiros. O Belfast - via de Liverpool é o mais movimentado rota de vôo doméstico no Reino Unido, excluindo Londres com 555.224 passageiros em 2009. Mais de 2,2 milhões de passageiros também voou entre Belfast e Londres em 2009.

Belfast tem uma grande porta que é usada para exportar e importar bens e dos serviços de ferry de passageiros.Stena Line executar rotas regulares paraCairnryan,Loch Ryan,Wigtownshire na Escócia usando sua HSS (Serviço de alta velocidade) navio - com um tempo de travessia de cerca de 90 minutos - e / ou sua embarcação convencional - com um tempo de travessia de cerca de 3 horas e 45 minutos.Norfolkline - formalmente Norse Merchant Ferries - oferece um ferry de passageiros / carga de e paraLiverpool, com um tempo de travessia de 8 horas e uma vela sazonal paraDouglas, Isle of Man é operado pelaIlha de Man Steam Packet Company.

Cultura

A população de Belfast é dividido igualmente entre o seu protestantes e católicos residentes. Estas duas comunidades culturais distintas têm ambos contribuíram de forma significativa para a cultura da cidade. Ao longo dos Troubles, artistas Belfast continuou a se expressar através da poesia, arte e música. No período desde o Acordo de Sexta-Feira Santa, em 1998, Belfast começou uma transformação social, econômica e cultural dando-lhe uma crescente reputação cultural internacional. Em 2003, Belfast teve uma oferta mal sucedida para o 2008 Capital Europeia da Cultura. O lance foi executado por uma empresa independente, imagine Belfast , que se gabou de que ele iria "fazer Belfast o ponto de encontro de lendas da Europa, onde o sentido da história e crença de encontrar um lar e uma santuário de caricatura, paródia e do esquecimento. " Conforme The Guardian a licitação pode ter sido prejudicada pela história da cidade e da política voláteis.

Em 2004-05, arte e eventos culturais em Belfast foram atendidos por 1,8 milhões de pessoas (mais 400 mil do que no ano anterior). No mesmo ano, 80.000 pessoas participaram de atividades de cultura e outras artes, o dobro do que em 2003-04. Uma combinação de relativa paz, o investimento internacional e de uma promoção activa das artes e da cultura está atraindo mais turistas para Belfast do que nunca. Em 2004-05, 5,9 milhões de pessoas visitaram Belfast, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, e gastou £ 262.500.000.

Os Beatlesemergentes do Ritz Cinema, Belfast na sequência da sua concerto, 08 de novembro de 1963.

O Orquestra de Ulster, em Belfast, só é em tempo integral da Irlanda do Norte orquestra sinfônica e é bem conhecida no Reino Unido. Fundada em 1966, tem existido na sua forma actual desde 1981, quando a Orquestra Irlanda do Norte BBC foi dissolvida. A escola de música da Universidade de Queen é responsável pela organização de uma série notável de hora do almoço e à noite concertos, muitas vezes dadas por músicos de renome que normalmente são dadas em O Harty quarto na universidade (Praça Universitária).

Há muitas bandas irlandesas tradicionais que jogam em toda a cidade e muito poucas escolas de música concentram em ensinar música tradicional. Locais bem conhecidos do centro da cidade que incluem Kelly Cellars, Maddens ea barra de Hercules. Artistas famosos incluiria A McPeakes, Brian Kennedy ea banda 9Lies.

Músicos e bandas que têm escrito músicas sobre ou dedicados a Belfast:U2,Van Morrison,Snow Patrol,Simple Minds,Elton John,Katie Melua,Boney M,Paul Muldoon,Stiff Little Fingers,Nanci Griffith,Glenn Patterson,Orbital,James Taylor ,Fun Boy Three,Spandau Ballet,The Police,Barnbrack,Gary Moore,Neon Neon eEnergia Orchard.

Além disso, em Belfast oOh Yeah Music Centre está localizado (Bairro da Catedral), um projeto fundado para dar aos jovens músicos e artistas um lugar onde eles podem compartilhar idéias e relançar sua carreira musical como chance de sido apoiado e promovido por músicos profissionais de Northern música cena da Irlanda.

Como todas as áreas da ilha da Irlanda fora da Gaeltacht, a língua irlandesa em Belfast não é o de uma transmissão intergeracional ininterrupta. Devido à atividade da comunidade na década de 1960, incluindo o estabelecimento da comunidade Shaws Estrada Gaeltacht, a expansão nas artes de língua irlandesa, e os avanços feitos na disponibilidade de ensino médio irlandês toda a cidade, agora pode-se dizer que há uma comunidade "língua materna" de alto-falantes. A linguagem é fortemente promovida na cidade e é particularmente visível na área de Falls Road, onde os sinais de ambos os táxis pretos icónicos e nos ônibus públicos são bilíngües. Belfast tem a maior concentração de falantes irlandeses na Irlanda do Norte. Projetos para promover a língua na cidade são financiados por várias fontes, nomeadamente Foras na Gaeilge, um corpo todo-Ireland financiada por ambos os governos irlandês e britânico. Há uma série língua irlandesa escolas primárias e uma escola secundária em Belfast. A prestação de certos recursos para essas escolas (por exemplo, como o fornecimento de livros didáticos) é apoiado pela organização de caridade TACA.

Esportes

Windsor Park é o lar deLinfield FC eaIrlanda do Norte equipa nacional de futebol.
Concorrentes que alinham no início de 2011Belfast Marathon fora da Câmara Municipal.

Assistindo e praticar esportes é uma parte importante da cultura Belfast. Quase seis em cada dez (59%) da população adulta na Irlanda do Norte participa regularmente em um ou mais esportes. Belfast tem várias equipes de esportes notáveis ​​que jogam uma grande variedade de esportes, incluindo jogos gaélicos, rúgbi , cricket , futebol e hóquei no gelo . O Belfast Marathon é executado anualmente no dia de maio, e atraiu 20 mil participantes em 2011.

Futebol gaélico é o esporte mais popular na Irlanda, e Belfast é o lar de mais de vinte anos de futebol e clubes de hurling. Casement Park, em Belfast oeste, que abriga as equipes do condado de Antrim, tem uma capacidade de 32.000 o que o torna o segundo maior Gaelic Athletic Association solo em Ulster. 2006 Os campeões Celtic League e 1999 campeões da União Europeia de Rugby Ulster jogar no Ravenhill no sul de Belfast. Belfast tem quatro equipes na de rúgbi All-Ireland Liga: Belfast Harlequins da Division 1B; e Instonians, Universidade de Queen e Malone na Divisão 2A.

O Irlanda do Norte equipa de futebol nacional, classificou 88 em dezembro de 2011 no Ranking Mundial da FIFA, e estão fora do top 43 no ranking da FIFA per capita em julho de 2011 joga seus jogos em casa em Windsor Park. O actual Irish Liga dos Campeões Linfield também são baseados em Windsor Park , no sul da cidade. Outras equipes incluem 2008/09 campeões Glentoran baseados no leste de Belfast, Cliftonville e Crusaders no norte de Belfast e Donegal Celtic em Belfast Oeste. Belfast foi a cidade natal de Manchester United lenda George Best, que morreu em novembro de 2005. No dia em que foi sepultado na cidade, 100.000 pessoas se alinhavam na rota de sua casa na Cregagh Road to Roselawn cemitério. Desde sua morte, o aeroporto da cidade foi nomeada após ele e uma relação de confiança foi criada para financiar um memorial para ele no centro da cidade.

Hóquei no gelo é um dos esportes mais populares da Irlanda do Norte, principalmente para baixo para ser o lar de um dos maiores clubes britânicos, os Giants Belfast. Os Giants foram fundadas em 2000 e jogar os seus jogos na 9500 capacidade Odyssey Arena, multidões normalmente variam de 4,000-7,000. Muitos jogadores ex-NHL têm destaque no plantel Giants, nenhum mais famoso do mundo astro Theo Fleury. Os Giants jogar na equipe profissional 10 Elite Ice Hockey League que é o topo da liga na Grã-Bretanha. Os Giants venceram o campeonato uma vez (na temporada 2005-2006) e foram finalistas três vezes. O Belfast Giants são uma enorme marca na Irlanda do Norte e aumentar sua estatura no jogo levou à Belfast Giants jogar o Boston Bruins do NHL em 2 de Outubro de 2010 na Arena Odyssey, em Belfast, perder o jogo 5-1.

Outros esportistas significativas de Belfast incluem bicampeão mundial snooker Alex "Hurricane" Higgins e pugilistas campeões mundiais Wayne McCullough e Rinty Monaghan. Leander ASC é um clube de natação bem conhecido em Belfast. Belfast também produziu as corridas de Fórmula Um estrelas John Watson que correram por cinco equipes diferentes durante sua carreira na década de 1970 e 1980 e piloto da Ferrari Eddie Irvine.

Cidadãos famosos

A chapa azul decora o local de nascimento Belfast do ex-presidente de IsraelChaim Herzog.
  • CS Lewis, autor
  • George Best, jogador de futebol
  • Alex Higgins, jogador de sinuca
  • Van Morisson, singer-songwriter
  • Mary Peters, Olympian
  • John Stewart Bell, físico
  • Jocelyn Bell Burnell, astrofísico
  • John Boyd Dunlop, inventor
  • William Thomson, 1o Baron Kelvin, físico / engenheiro
  • Chaim Herzog, presidente fomer de Israel
  • James Craig, 1º Visconde Craigavon, o ex-primeiro-ministro da Irlanda do Norte
  • David Trimble, ex-Primeiro Ministro da Irlanda do Norte, vencedor do Prêmio Nobel da Paz
  • Peter Robinson, Primeiro-Ministro da Irlanda do Norte
  • Frank Carson, comediante
  • Eamonn Holmes, apresentador
  • James Joseph Magennis, vencedor Victoria Cruz

Educação

O Edifício Lanyon daUniversidade de Queen, em Belfast sul

Belfast tem duas universidades. rainha da Universidade de Belfast foi fundada em 1845 e é membro do Grupo Russell, uma associação das 20 principais universidades de pesquisa intensiva no Reino Unido. É uma das maiores universidades do Reino Unido, com 25.231 estudantes de graduação e pós-graduação distribuídos por 250 edifícios, dos quais 120 estão listados como sendo de valor arquitectónico. O University of Ulster, criado em sua forma atual em 1984, é uma universidade multi-center com um campus no Bairro da Catedral de Belfast. O campus Belfast tem um foco específico em Arte e Design e Arquitetura, e está atualmente passando por grande remodelação. O Jordanstown campus, apenas sete milhas (11 km) do centro da cidade de Belfast concentra-se em engenharia, saúde e ciência social. O Coleraine campus, cerca de 55 milhas do centro da cidade de Belfast concentra-se em uma ampla gama de assuntos. Prestação curso é amplo - ciências biomédicas, ciências ambientais e da geografia, psicologia, negócios, humanidades e línguas, cinema e jornalismo, viagens e turismo, formação de professores e de informática estão entre os pontos fortes do campus. O Magee campus, cerca de 70 milhas do centro da cidade de Belfast tem muitos pontos fortes de ensino; incluindo negócios, computação, tecnologias criativas, enfermagem, língua irlandesa e literatura, ciências sociais, direito, psicologia, Polemologia e as artes do espectáculo. O conflito Arquivo no Serviço Web de Internet (CAIN) recebe financiamento de ambas as universidades e é uma fonte rica de informações e material de fonte sobre os Troubles, bem como a sociedade ea política na Irlanda do Norte.

Belfast Metropolitan College é uma grande faculdade da educação, com vários campi em torno da cidade. Anteriormente conhecido como Belfast Instituto de Ensino Complementar e Superior, é especializada no ensino profissional. O colégio tem mais de 53.000 alunos matriculados em tempo integral e cursos a tempo parcial, tornando-se uma das maiores instituições de ensino superior no Reino Unido.

O Belfast Education and Library Board foi criada em 1973 como a autoridade local responsável pelos serviços de educação, da juventude e da biblioteca dentro da cidade. Há 184 primárias, secundárias e escolas secundárias da cidade.

O Ulster Museum também está localizado em Belfast.

Turismo

Belfast é uma das cidades mais visitadas no Reino Unido, eo segundo mais visitado na ilha da Irlanda. Em 2008, 7,1 milhões de turistas visitaram a cidade. Há inúmeras empresas de ônibus de turismo popular e passeios de barco que funcionam durante todo o ano.

Frommer, a série guia de viagem americana, listados Belfast como o único destino Reino Unido nas suasTop 12 destinos a visitarem 2009. Os outros destinos listados foramIstambul, Berlim,Cidade do Cabo,Saqqara, Washington DC, Camboja, Waiheke Island, Cartagena,Waterton Lakes National Park, aSelma para Montgomery National Historic Trail,Alabama e doParque Nacional Lassen Volcanic

A Câmara Municipal de Belfast está a investir na remodelação completa do Titanic Quarter, que está prevista para consistem em apartamentos, hotéis e um centro de entretenimento ribeirinha. A grande atração para visitantes; Titanic Belfast, abriu no dia 31 de março de 2012. Eles também esperam investir em um novo sistema de transporte moderno (comboio de alta velocidade e outros) para Belfast, com um custo de £ 250 milhões.

Há também um grande centro de informações turísticas localizado na Donegall lugar.

Cidades irmãs

Belfast é geminada com:

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Belfast&oldid=543367408 "