Conteúdo verificado

Age of Enlightenment

Assuntos Relacionados: Filosofia

Fundo para as escolas Wikipédia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

The Age of Enlightenment é um termo usado para descrever uma fase em Filosofia ocidental e da vida cultural centrada no século XVIII . O termo entrou em uso em Inglês durante a meados do século XIX , com particular referência à filosofia francesa, como o equivalente de um termo, em seguida, em uso por Escritores alemães, Zeitalter der Aufklärung, significando geralmente a perspectiva filosófica do século XVIII. Ela não representa um único movimento ou escola de pensamento, para essas filosofias eram muitas vezes mutuamente contraditórias ou divergentes.

"Age of Enlightenment" e "O Iluminismo" referem-se particularmente à desenvolvimentos intelectuais e filosóficas da época (e seu impacto na reforma moral e social), em que Motivo foi defendida como a principal fonte e base de autoridade. Desenvolver em Alemanha , França e Grã-Bretanha , o movimento se espalhou por boa parte da Europa , incluindo a Rússia e Escandinávia. Os signatários do Declaração de independência americana, o Estados Unidos Declaração de Direitos e os franceses Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foram motivados por princípios "iluminação" (embora o Inglês Bill of Rights é anterior à época). A época é marcada por aspiração política no sentido da consolidação governamental, nação-criação e maiores direitos para as pessoas comuns, tentando suplantar a autoridade arbitrária da aristocracia e igrejas estabelecidas.

O século XVIII foi uma idade de otimismo, temperada pelo reconhecimento realista do triste estado da condição humana e da necessidade de grandes reformas. O Iluminismo foi menos um conjunto de idéias do que era um conjunto de atitudes. Em seu núcleo era um questionamento crítico das instituições tradicionais, costumes e moral. Algumas classificações deste período incluem também o final do século 17, que é normalmente conhecido como a Idade da Razão ou Idade do Racionalismo.

Não há consenso sobre quando datar o início da era do Iluminismo, e alguns estudiosos simplesmente usar o início do século XVIII ou no meio do século XVII como uma data padrão. Outros estudiosos usar o início das guerras de Napoleão (1804-1815) como um ponto conveniente no tempo com o qual, até à data do fim do Iluminismo. Outros, ainda, descrever o início Iluminismo na Grã-Bretanha Glorious Revolution de 1688 e terminando na Revolução Francesa de 1789. No entanto outros afirmam também o Iluminismo terminou com a morte de Voltaire em 1778.

Origens do Iluminismo

Após a revolução do conhecimento iniciada por René Descartes e Isaac Newton , e num clima de crescente descontentamento com o governo repressivo, pensadores iluministas acreditavam que o pensamento sistemático pode ser aplicada a todas as áreas da atividade humana, e os levou para a esfera governamental, em suas explorações do indivíduo, da sociedade e do estado. Seus líderes acreditavam que poderiam levar seus membros a progresso após um longo período de tradição, irracionalidade, superstição, e tirania que eles imputados aos Idade Média . O movimento ajudou a criar a estrutura intelectual para a Americano, francês e Haitianas Revolutions, Polónia 's Constituição de 3 de maio de 1791, a Rússia de 1825 Revolta Decembrist, o Movimento de independência da América Latina, eo movimento nacional grego independência . Além disso, os ideais iluministas foram influentes na Movimentos de independência dos Balcãs contra o Império Otomano , e muitos historiadores e filósofos do Iluminismo de crédito com o aumento posterior do liberalismo clássico, o socialismo , a democracia e capitalismo moderno .

The Age of Enlightenment recebe atenção moderna como um modelo central para muitos movimentos no período moderno. Outro movimento importante na filosofia do século 18, intimamente relacionada a ele, com foco na crença e piedade. Alguns de seus defensores, como George Berkeley, tentou demonstrar racionalmente a existência de um ser supremo. Piedade e crença neste período foram parte integrante da exploração de filosofia natural e ética , além de políticos teorias da época. No entanto, proeminentes filósofos do Iluminismo, como Thomas Paine, Voltaire , Jean-Jacques Rousseau , e David Hume questionou e atacou as instituições existentes de ambos Igreja e Estado. O século 19 também viu um aumento contínuo do empiristas idéias e sua aplicação em economia política , governo e ciências como a física , química e biologia .

O continente da Europa havia sido devastada por guerras religiosas dos séculos XVII XVI e início do seguinte. Quando a estabilidade política tinha sido restaurado, nomeadamente após a Paz de Vestfália e da Guerra Civil Inglês , uma revolução intelectual revogou a crença aceite que o misticismo ea revelação são as principais fontes de conhecimento e sabedoria. Em vez disso (de acordo com estudiosos que dividem os dois períodos), a Idade da Razão procurou estabelecer filosofia e axiomática absolutismo como bases para o conhecimento e estabilidade. Epistemologia, nos escritos de Michel de Montaigne e René Descartes, foi baseada em ceticismo extremo e inquérito sobre a natureza do "conhecimento". O objetivo de uma filosofia baseada em axiomas auto-evidentes atingiu seu auge com Baruch (Benedictus de) Spinoza 's Ética, que expôs uma visão panteísta do universo onde Deus ea natureza eram um só. Esta ideia, em seguida, tornou-se central para o Esclarecimento de Newton através de Jefferson. As idéias de Pascal , Leibniz , Galileo e outros filósofos naturais do período anterior também contribuiu para e muito influenciado o Iluminismo. Cassirer argumenta que o tratado de Leibniz na sabedoria "identificou o conceito central do Iluminismo e esboçou seu programa teórico.". Houve uma onda de mudança em toda pensamento europeu, exemplificado por Newton filosofia natural, que combinou matemática de prova axiomática com a mecânica de observação física, um sistema coerente de previsões verificáveis, que deu o tom para o que se seguiu de Newton Philosophiae Naturalis Principia Mathematica no século depois.

The Age of Enlightenment também é destaque na história do judaísmo, talvez devido à sua conjugação com o aumento da aceitação social dos judeus em alguns estados europeus ocidentais, especialmente aqueles que não foram ortodoxa ou que se converteu à versão aprovada oficialmente do Cristianismo. O anti-semitismo, no entanto, continuou a ser um fenômeno visível em grande parte da Europa durante o Iluminismo, e uma série de grandes figuras do Iluminismo foram anotados anti-semitas. O período é conhecido como Haskalah em judaica historiografia, eo termo carrega as mesmas conotações de "iluminação" em hebraico.

Muitos dos Fundadores dos Estados Unidos também foram influenciados por idéias iluministas da época, especialmente os pontos de vista de John Locke sobre os deveres e papel do governo para o povo.

Uma pesquisa recente mostrou também que as mulheres desempenharam um importante, se um pouco limitado, o papel no Iluminismo, produzindo um volume sem precedentes de trabalhos publicados.

Influência

O Iluminismo ocupa um papel central na justificação do movimento conhecido como modernismo. A tendência neo-classicizante no modernismo veio a ver-se como um período de racionalidade que anulou tradições estabelecidas, de forma análoga aos Encyclopaediasts e outros filósofos do Iluminismo. A variedade de movimentos do século 20, incluindo o liberalismo eo neo-classicismo , traçou sua herança intelectual de volta ao Iluminismo, e longe da suposta emocionalismo do século 19. Geometric ordem, rigor e reducionismo eram vistos como virtudes do Iluminismo. Os modernos movimento aponta para reducionismo e racionalidade como aspectos cruciais do pensamento iluminista, do qual ele é o herdeiro, ao contrário de irracionalidade e emocionalismo. Nessa visão, o Iluminismo representa a base para idéias modernas de liberalismo contra superstição e intolerância. Influentes filósofos que tinham essa opinião incluem Jürgen Habermas e Isaiah Berlin.

Este ponto de vista afirma que o Iluminismo foi o ponto em que a Europa passa pelo que o historiador Peter Gay chama de "o círculo sagrado", cujo dogma tinha pensamento circunscrito. O Iluminismo é detido para ser a fonte de idéias críticas, como a centralidade da liberdade, democracia e razão como valores primários da sociedade. Este ponto de vista sustenta que o estabelecimento de uma base contratual de direitos levaria à mecanismo de mercado e capitalismo , o método científico, religioso tolerância e da Organização dos Estados em repúblicas de autogoverno através de meios democráticos. Neste ponto de vista, a tendência do philosophes em particular para aplicar racionalidade para todos os problemas é considerada a mudança essencial. Deste ponto em diante, pensadores e escritores eram considerados livres para buscar a verdade, sob qualquer forma, sem a ameaça de sanção por violação idéias estabelecidas.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial ea ascensão de pós-modernidade, esses mesmos recursos passou a ser considerada como passivo - especialização excessiva, falta de atenção sabedoria tradicional ou prever conseqüências não intencionais, ea romantização de figuras do Iluminismo - como a Pais Fundadores dos Estados Unidos, provocou uma reação contra o dogma baseado tanto Ciência e Iluminismo em geral. Filósofos como Michel Foucault são muitas vezes entendida como argumentando que a Idade da Razão teve que construir uma visão de irracionalidade como sendo demoníaco e subumanas, e, portanto, mal e sujando, de onde, por analogia, para argumentar que o racionalismo no período moderno é, de igual modo, uma construção. Em seu livro, Dialética do Esclarecimento, Max Horkheimer e Theodor Adorno escreveu uma crítica ao que percebiam como as contradições do pensamento iluminista: Esclarecimento foi visto como sendo ao mesmo tempo libertadora e (através da dominação do racionalidade instrumental) tendendo para totalitarismo.

No entanto, outros intelectuais de renome, tais como Noam Chomsky , ver uma evolução natural, usando o termo vagamente, a partir do início do Iluminismo pensando em outras formas de análise social, especificamente do Iluminismo para o liberalismo , anarquismo e socialismo . A relação entre esses diferentes escolas de pensamento, Chomsky e outros apontam, pode ser visto nas obras de von Humboldt, Kropotkin, Bakunin e Marx , entre outros. No breve resumo pode fazer justiça à diversidade de pensamento iluminado em Europa do século XVIII. Porque era uma atitude, em vez de um conjunto de crenças compartilhadas, há muitos trens contraditórias a seguir. Em seu famoso ensaio " O que é o Iluminismo? "(1784), Immanuel Kant descreveu simplesmente como a liberdade de usar a própria inteligência.

Figuras importantes

  • Thomas Abbt (1738-1766) alemão. Promovido que mais tarde seria chamado de nacionalismo em Vaterland de Vom Tode für (On morrendo por uma nação).
  • Jean le Rond d'Alembert (1717-1783) francês. Matemático e físico, um dos editores da Enciclopédia. * Balthasar Bekker (1634-1698) holandês, uma figura-chave no Precoce Iluminismo. Em seu livro De Philosophia Cartesiana (1668) Bekker argumentou que a teologia ea filosofia cada um tinha seu terreno separado e que a Natureza não pode mais ser explicada a partir da Escritura que lata verdade teológica ser deduzida a partir da natureza.
  • Pierre Bayle (1647-1706) francês. Crítico literário conhecido por Nouvelles de la République des lettres et historique Dictionnaire e crítica, e uma das primeiras influências sobre os pensadores do Iluminismo para defender a tolerância entre a diferença de crenças religiosas.
  • Cesare Beccaria
  • Ludwig van Beethoven
  • George Berkeley
  • James Boswell (1740-1795) escocês. O biógrafo de Samuel Johnson, ajudou a estabelecer as normas para escrever a biografia em geral.
  • GL Buffon (1707-1788) francês. Autor de L'Histoire Naturelle que considerou Seleção Natural e as semelhanças entre humanos e macacos.
  • Edmund Burke (1729-1797) irlandês. Parlamentar e filósofo político, mais conhecido por pragmatismo, considerado importante tanto liberal e pensamento conservador. * James Burnett Senhor Monboddo escocês. Filósofo, jurista, pré- evolucionária pensador e colaborador linguístico evolução . Ver Iluminismo escocês
  • Marquês de Condorcet (1743-1794) francês. Filósofo, matemático e cientista político precoce que inventou o conceito de um método de Condorcet.
  • Ekaterina Dashkova
  • Denis Diderot (1713-1784) francês. Fundador da Encyclopédie, especulou sobre livre arbítrio e do apego aos objetos materiais, contribuíram para a teoria da literatura.
  • Benjamin Franklin (1706-1790) americano. Statesman, cientista, filósofo político, deísta pragmática, autor. Como filósofo conhecido por seus escritos sobre a nacionalidade, assuntos econômicos, aforismos publicada no Almanaque do Pobre Ricardo e polêmicas em favor da independência americana. Envolvido com a escrever o Estados Unidos Declaração de Independência ea Constituição de 1787.
  • Enciclopedistas franceses
  • Bernard le Bovier de Fontenelle
  • Joseph-Alexandre-Victor Hupay de Fuveau, ( 1746- 1818 ), escritor e filósofo que tinha usado pela primeira vez em 1785 a palavra "comunismo" num sentido doutrinal.
  • Edward Gibbon (1737-1794) Inglês. O historiador mais conhecido por seu Declínio e Queda do Império Romano.
  • Johann Wolfgang von Goethe está intimamente identificado com valores do Iluminismo, progredindo de Sturm und Drang e participando com Schiller no movimento de Classicism de Weimar.
  • Olympe de Gouges
  • Joseph Haydn
  • Helvétius
  • Johann Gottfried von Herder alemão. Teólogo e lingüista. Propôs que a língua determina o pensamento, introduziu conceitos de estudo étnica e nacionalismo, influente sobre pensadores românticos posteriores. Supporter adiantado da democracia e republicana auto regra.
  • Thomas Hobbes (1588 - 1679) Inglês filósofo, que escreveu Leviathan, um texto fundamental na filosofia política.
  • Baron d'Holbach (1723-1789) francês. Autor, enciclopedista e primeiro franco da Europa ateu . Despertou muita controvérsia sobre sua crítica da religião como um todo em seu trabalho O Sistema da Natureza.
  • Robert Hooke (1635-1703) Inglês, provavelmente, o principal pesquisador de sua idade, Curador de Experimentos para a Royal Society. Executou o trabalho que quantificou conceitos como A lei de Boyle e da natureza do inverso do quadrado da gravitação, o pai da ciência da microscopia.
  • David Hume (1711-1776) escocês. Historiador, filósofo e economista. Mais conhecido por seu empirismo e ceticismo científico, doutrinas avançados de naturalismo e materiais causas. Influenciado Kant e Adam Smith.
  • Immanuel Kant (1724-1804) alemão. O filósofo e físico. Fundada filosofia crítica em uma base sistemática, propôs uma teoria material para a origem do sistema solar, escreveu sobre ética e moral. Prescreveu uma política do Iluminismo em O que é o Iluminismo? (1784). Influenciado por Hume e Isaac Newton. Figura importante no idealismo alemão, e importante para o trabalho de Fichte e Hegel.
  • Thomas Jefferson (1743-1826) americano. Estadista, filósofo político, educador, deísta. Como filósofo mais conhecido para o Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) e sua interpretação da Constituição dos Estados Unidos (1787), que exerceu como presidente. Defendeu os direitos naturais como a base de todos os estados, argumentou que a violação destes direitos nega o contrato que se ligam um povo aos seus governantes e que, portanto, há uma inerente "Direito à Revolução".
  • Gaspar Melchor de Jovellanos. Principal figura do Iluminismo espanhol. Estadista proeminente.
  • Hugo Kołłątaj (1750-1812) polonês. Ele era ativo na Comissão de Educação Nacional e da Society for elementares Livros didáticos, e reformou a Kraków Academy, da qual foi reitor em 1783-86. Ele é co-autor da Comunidade Polaco-Lituana 's Constituição de 3 de maio de 1791, e fundou a Assembléia dos Amigos da Constituição Governo para ajudar na implementação do documento.
  • Ignacy Krasicki (1735-1801): Polaco . Liderando poeta da Iluminismo polonês, saudado por seus contemporâneos como "o Príncipe dos Poetas". Após a eleição de 1764 Stanisław August Poniatowski como Rei da Polônia, se tornou confidente Krasicki do novo rei e capelão. Ele participou da famosa King " Quinta-feira jantares "e co-fundou a Monitore, o periódico proeminente do Iluminismo polonês, patrocinado pelo rei. Ele é lembrado especialmente por sua Fábulas e parábolas.
  • Antoine Lavoisier
  • Gottfried Leibniz
  • Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781) alemão. Dramaturgo, crítico, filósofo político. Criado teatro em língua alemã, começou a reavaliação de Shakespeare para ser uma figura central, e a importância das normas dramáticos clássicos como sendo crucial para a boa escrita dramática, a teoria de que o centro da vida política e cultural é a classe média.
  • Carl Linnaeus (1707 - 1778) botânico sueco, médico e zoólogo que lançou as bases para o regime moderno de nomenclatura binomial .
  • John Locke (1632-1704) filósofo Inglês. Empirista importante que expandida e estendida a obra de Francis Bacon e Thomas Hobbes. Pensador seminal no domínio da relação entre o Estado eo indivíduo, a base contratual do Estado e do Estado de direito. Argumentou pela liberdade pessoal em relação ao estabelecimento .
  • Mikhail Lomonosov
  • Sebastião de Melo, Marquês de Pombal (1699-1782) Português estadista notável por sua liderança rápida e competente na sequência do terramoto de Lisboa de 1755. Ele também implementou políticas econômicas radicais para regular a atividade comercial e padronizar a qualidade em todo o país. O termo pombalina é usado para descrever não só o seu mandato, mas também o estilo arquitectónico que se formou após o grande terremoto.
  • Benito Jerónimo Feijóo y Montenegro (1676-1764) espanhol, foi o promotor mais proeminente da atitude crítica empirista no alvorecer do Iluminismo espanhol. Veja também o português Martín Sarmiento.
  • Montesquieu (1689-1755) pensador político francês. Ele é famoso por sua articulação da teoria da separação dos poderes, tomadas para concedido em discussões modernas do governo e implementado em muitas constituições em todo o mundo.
  • Leandro Fernández de Moratín (1760-1828) espanhol. Dramaturgo e tradutor, suporte de republicanismo e pensamento livre. Figura de transição para o romantismo.
  • Wolfgang Amadeus Mozart
  • Sir Isaac Newton fundador da física moderna e inventor do cálculo.
  • Nikolay Novikov (1744-1818) da Rússia. Filantropo e jornalista que procurou elevar a cultura de leitores russos e publicamente discutiu com a Imperatriz. Ver Iluminismo russo para outras figuras proeminentes.
  • Thomas Paine (1737-1809) Inglês / American. Panfletário, deísta, e polemista, o mais famoso para Senso comum atacando dominação das colônias na América da Inglaterra. O panfleto foi fundamental para fomentar a Revolução Americana. Também escreveu A idade da razão que continua a ser uma das críticas mais persuasivos da Bíblia já escritos, seus escritos (principalmente Idade da Razão e Direitos do Homem) fez americanos estudar sua religião, seus comportamentos, ea hierarquia governante. Sua obra "Os Direitos do Homem" foi escrito em defesa da Revolução francesa e é o exemplo clássico acima dos argumentos iluministas em favor do liberalismo clássico.
  • Francois Quesney (1694-1774) economista francês da escola fisiocrática. Ele também praticava a cirurgia.
  • Thomas Reid (1710-1796) escocês. Ministro presbiteriano e filósofo. Contribuiu muito para a idéia da filosofia de senso comum e foi crítico contemporâneo mais famoso de Hume. Mais conhecido por seu Uma investigação sobre a mente humana. Fortemente influenciado William James.
  • Jean-Jacques Rousseau Swiss filósofo político. Argumentou que a base da moralidade era a consciência, ao invés de razão, como a maioria dos outros filósofos argumentou. Escreveu Du Contrat social, em que Rousseau afirma que cidadãos de um Estado devem participar na criação de um "contrato social" que define regras básicas do Estado, a fim de fundar uma sociedade ideal em que eles estão livres de poder arbitrário. Sua rejeição da razão em favor do "bom selvagem" e sua idealização de eras passadas fazê-lo verdadeiramente mais apto para a escola filosófica romântica, que foi uma reação contra o Iluminismo. Ele amplamente rejeitado o individualismo inerente liberalismo clássico, argumentando que o general vai substitui a vontade do indivíduo.
  • Mikhailo Shcherbatov
  • Adam Smith (1723-1790) filósofo e economista escocês. Escreveu A Riqueza das Nações, no qual argumentava que a riqueza não era o dinheiro em si, mas a riqueza foi derivado do valor acrescentado em itens manufaturados produzidos por ambos capital investido e de trabalho. Ele é às vezes considerado o pai fundador da Teoria econômica do laissez-faire, mas na verdade defende algum grau de controle do governo, a fim de manter a equidade.
  • Baruch Spinoza (1632-1672) holandês, filósofo que é considerada ter preparado o terreno para o século 18 Iluminismo. * Emanuel Swedenborg (1688-1772) filósofo e teólogo natural cuja busca para a operação da alma no corpo o levou a construir um modelo metafísico detalhado para o nexo de causalidade espiritual-natural.
  • Alexis de Tocqueville
  • François-Marie Arouet (pseudônimo Voltaire ) (1694-1778) escritor do Iluminismo francês, ensaísta, deísta e filósofo . Escreveu vários livros, o mais famoso dos quais é Dicionário Filosófico, no qual argumentava que a religião organizada é pernicioso. Ele era polemista anti-religiosa mais vigoroso do Iluminismo, bem como ser um defensor altamente bem conhecida da liberdade intelectual.
  • Adam Weishaupt (1748-1830) alemão que fundou a Ordem dos Illuminati.
  • John Wilkes
  • Johann Joachim Winckelmann, Fundador alemão da arte-história, que enfatizou a função mimética ou imitativa em arte e lançou importantes bases para Alemão idealismo clássico do Iluminismo.
  • Christian Wolff (1679-1754) "alemão" Co-fundador do Iluminismo alemão.
  • Mary Wollstonecraft (1759-1797) escritor britânico, filósofo e feminista.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Age_of_Enlightenment&oldid=226859309 "