Conteúdo verificado

Santiago

Assuntos Relacionados: América Central e do Sul ; Cidades

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Santiago de Chile
Superior esquerdo: O Cerro Santa Lucia, Top direita: Vista da área chamada Sanhattan, segunda à esquerda: O palácio de La Moneda, segunda à direita: A estátua da Virgem Maria no Cerro San Cristóbal, em terceiro lugar, à esquerda: a Torre Entel, terceiro maior média: o Museu Nacional de Belas Artes, terceiro metade inferior: a Biblioteca Nacional, Terceira razão: La Torre Telefónica, inferior esquerda: a Catedral Metropolitana de Santiago, e inferior direito: Hernando de Magallanes Station, Metro de Santiago.
Apelido (s): Chago

Brasão
Santiago de Chile está localizado no Chile
Santiago de Chile
Localização no Chile
Comunas Grande Santiago

Bandeira
Coordenadas: 33 ° 27'0 "S 70 ° 40'0" W Coordenadas: 33 ° 27'0 "S 70 ° 40'0" W
País Chile
Região Região Metropolitana de Santiago
Província Província de Santiago
Fundação 12 de fevereiro de 1541
Área
• total 641 km 2 (247,6 sq mi)
Elevação 520 m (1.706 pés)
População (2002)
• total 5428590
• Densidade 21,924.81 / km 2 (56.785 / sq mi)
Demonym Santiaguinos (- como)
Fuso horário CLT ( UTC-4)
• Summer ( DST) CLST ( UTC-3)
Código postal 8320000
Código (s) área +56 2
Site Website oficial

Santiago (pronunciação espanhola: [San̪tja.ɣo]), formalmente Santiago de Chile [San̪tja.ɣo ðe tʃi.le], é o capital social do Chile e do centro de seu maior conurbação. Ele está localizado no país do vale central, a uma altitude de 520 m (1.706,04 ft) acima do nível médio do mar.

Fundada em 1541, Santiago tem sido a capital desde os tempos coloniais. A cidade possui um núcleo da baixa de arquitetura neoclássica do século 19 e sinuosas ruas laterais, pontilhada por deco arte, neo-gótico, e outros estilos. Paisagem urbana de Santiago é moldado por várias colinas autônomos ea de correnteza rápida Mapocho River, ladeada por parques elegantes, tais como Parque Forestal. As imponentes Andes montanhas pode ser visto na maioria dos pontos da cidade. Estas montanhas ter causado a desenvolver um problema de poluição atmosférica considerável, especialmente durante os meses de inverno. Os arredores da cidade são cercadas por vinhedos, e Santiago é dentro de algumas horas de ambas as montanhas eo Oceano Pacífico.

Crescimento econômico estável de Santiago ao longo dos últimas décadas transformou em uma metrópole moderna. A cidade é hoje o lar de crescimento cenas de teatro e restaurante, amplo desenvolvimento suburbano, dezenas de centros comerciais, e um horizonte nascente, incluindo o edifício mais alto da América Latina, o Gran Torre Santiago. Ele inclui várias grandes universidades, e desenvolveu uma infra-estrutura de transporte moderno, incluindo um , em parte subterrâneo sistema rodoviário urbano livre fluxo baseado no pedágio eo Metro de Santiago, sistema de metrô mais extensa da América do Sul. Santiago é o centro cultural, político e financeiro do Chile e é o lar das sedes regionais de muitas empresas multinacionais. As executivo e judicial chilenos estão localizados em Santiago, mas o Congresso se reúne nas proximidades Valparaíso.

Nota de Uso

Município de Santiago Commune

No Chile, existem várias entidades que levam o nome de "Santiago", que muitas vezes são confundidas. O Município de Santiago, por vezes referido como "centro" ou "Santiago Central" (Santiago Centro), é uma divisão administrativa que compreende aproximadamente a área ocupada pela cidade durante o período colonial. O município dirigido por um prefeito faz parte da Província de Santiago dirigida por um governador provincial, que é, em si, uma subdivisão da Região Metropolitana de Santiago chefiado por um intendente. Apesar destas clasfications, quando o termo "Santiago" é utilizado sem outra especificação normalmente se refere ao que é também conhecido como Grande Santiago (Gran Santiago), uma extensão territorial definida pela sua continuidade urbana que inclui a Comuna de Santiago, além de outros 36 municípios, que juntos compõem a maioria da Província de Santiago e algumas áreas de províncias vizinhas (ver divisões Políticos ).

A cidade ea região do demonym é santiaguinos (masculinos) e santiaguinas (feminino).

História

Fundação da cidade

1541 fundação de Santiago

Santiago é a capital do Chile. Foi fundada pelo espanhol Conquistador Pedro de Valdivia em 12 de Fevereiro de 1541, com o nome de Santiago de Nueva Extremadura, como uma homenagem a Saint James e Extremadura e em relação com o primeiro nome dado ao Chile , Nueva Extremadura. Extremadura foi local de nascimento de Valdivia em Espanha . A cerimônia de fundação foi realizada em Huelén Hill (rebatizado mais tarde Cerro Santa Lucía). Valdivia escolheu a localização de Santiago devido ao seu clima, vegetação abundante, ea facilidade com que ele pode ser defendida a- Rio Mapocho, em seguida, dividir em dois ramos e voltou mais a jusante, formando uma ilha. O Inca Manco Cápac II governante alertou os novos governantes que seu povo seria hostil para os ocupantes. Os invasores espanhóis teve que lutar contra a fome causada por esta resistência. Pedro de Valdivia em última análise, conseguiu estabilizar o fornecimento de alimentos e outros recursos necessários para Santiago para prosperar.

O layout da nova cidade consistia em estradas retas de 12 Varas (14,35 m, 47,1 ft) de largura, em intervalos iguais de 138 Varas (165,08 m, 541,6 pés) perpendiculares uns aos outros. Com nove estradas na direção leste-oeste e 15 no sentido norte-sul, havia 126 blocos que formavam os chamados manzanas, ou corte quadrado.

Tentativa de destruição

Resistência continuou pela população indígena resultou em uma série de novos conflitos. Em 11 de setembro de 1541, o Picunche chefe, Michimalonco, liderou um ataque em Santiago, começando um período de três anos de guerra longa. Na época, os Conquistadores estavam em uma situação precária, sofrendo escassez de alimentos persistentes em isolamento quase total do resto do mundo.

Em Janeiro de 1542, Pedro de Valdivia enviou um emissário, Alonso de Monroy, ao Peru para pedir ajuda. Os conquistadores sofreu duras meses até 20 de Monroy voltou do Peru com reforços, pôr fim ao isolamento e situação desmoralizante dos soldados em Santiago. O levante acabou por fracassar e da população indígena se mudou para o sul.

Colonial Santiago

Mapa de Santiago, no início do século 18 colonial. A parte superior do sul pontos de imagem.

Apesar das ameaças de ataques de índios e desastres naturais, como terremotos e inundações, Santiago foi rapidamente resolvido. Dos 126 blocos personalizados por Gamboa, em 1558, 40 foram ocupadas por 1580, enquanto terras vizinhas apoiado dezenas de milhares de gado. Estes primeiros colonos construídos os primeiros edifícios importantes da cidade, incluindo o primeiro Catedral em 1561 ea Igreja de San Francisco, construído em 1618. Ambas as estruturas foram construídas principalmente de adobe e pedra.

A ponte sobre o Calicanto Rio Mapocho foi o principal símbolo da cidade após a sua conclusão em 1779.

Em 1767, o Corregidor Luis Manuel de Zañartu começou a construção da Ponte Calicanto, uma das obras arquitectónicas mais importantes de todo o período colonial no Chile. A ponte foi concluído em 1779 e ligada as duas metades da cidade entre os Rio Mapocho.

Em 1770, o governador Agustín de Jáuregui contratou o arquiteto italiano Joaquín Toesca para projetar, entre outras importantes obras, a fachada da Catedral Metropolitana de Santiago e La Moneda, o palácio presidencial. O governo de Ambrosio O'Higgins abriu um grande caminho para Valparaíso em 1791.

Independência

Batalha de Maipú, 1818

Em 12 de Fevereiro de 1817, o Batalha de Chacabuco foi travada uma norte de Santiago curta distância na cidade de Colina. Exércitos argentinos e chilenos, liderados por José de San Martín e Bernardo O'Higgins, lutou monarquistas espanhóis. No mesmo dia, o Chile proclamou sua independência.

Durante a era autoritária da chamada República, 1830-1891, o sistema escolar foi introduzido e vida cultural começou a florescer. Em 1843, o Universidad de Chile foi fundada, seguido pelo Pontificia Universidad Católica em 1888. Em 1885, a população de Santiago tinha alcançado 189.322.

Século dezenove

Festas Pátrias, 1845

Durante os anos da era republicana, instituições como a Universidade do Chile (Universidad de Chile), a Escola Normal de Preceptores, a Escola de Artes e Ofícios, ea Quinta Normal, que inclui o Museu de Belas Artes (agora Museu de Ciência e Tecnologia) e do Museu Nacional de História Natural, foram fundadas. Criado principalmente para uso educacional, eles também se tornaram exemplos de planejamento público durante esse período. Em 1851, o primeiro sistema de telégrafo ligando a capital com o Porto de Valparaíso foi inaugurado.

Cerro Santa Lucía

Um novo impulso para o desenvolvimento urbano da capital ocorreu durante a chamada "República Liberal" e do prefeito administração Benjamín Vicuña Mackenna. Entre as principais obras durante este período são a remodelação da Cerro Santa Lucía, que, apesar da sua localização central, tinha sido muito Pobre forma. Em um esforço para transformar Santiago, Vicuña Mackenna começou a construção do Caminho de Cintura, uma estrada em torno de toda a cidade. Uma nova remodelação do Alameda Avenue transformou na principal artéria de tráfego da cidade.

Também durante este tempo e com o trabalho de paisagistas europeus em 1873, Parque O'Higgins veio à existência. O parque, aberto ao público, tornou-se um ponto de interesse em Santiago, devido às suas grandes jardins, lagos e trilhas de carro. Outros edifícios importantes foram abertos durante esta época, como o Casa de ópera Teatro Municipal, ea Clube Hípico de Santiago. Ao mesmo tempo, a Exposição Internacional de 1875 foi realizada nos jardins da Quinta Normal.

A cidade tornou-se o principal hub do sistema ferroviário nacional. A primeira ferrovia chegou à cidade em 14 de Setembro 1857, no Santiago Estación Central estação ferroviária. Em construção no momento, a estação seria aberta permanentemente em 1884. Durante esses anos, ferrovias ligado a cidade de Valparaíso, bem como regiões no norte e no sul do Chile. As ruas de Santiago foram pavimentadas e por 1875 e 1107, havia carros na cidade, enquanto 45.000 pessoas utilizaram os serviços de bonde em uma base diária.

Crescimento e desenvolvimento

A década de 1930 viu o início de uma transformação de Santiago em uma cidade moderna, industrializada. Nas décadas seguintes, Santiago floresceu e continuou a crescer rapidamente devido à emigração das regiões norte e sul do Chile. Em 1940 a cidade foi o lar de 952.075 pessoas, aumentando para 1.350.409 em 1952 e 1.907.378 em 1960.

Juntamente com o crescimento veio o aparecimento de bairros pobres em algumas áreas da cidade, enquanto as áreas rurais na periferia da cidade estavam cada vez mais urbanizada. Em 1930, o centro da cidade urbana teve uma área de 6.500 hectares, aumentando para 20.900 em 1960 e 38.296 em 1980. Embora a maioria das comunidades continuou a se expandir, o crescimento foi concentrado nas comunidades periféricas como Barrancas ao oeste da cidade, Conchalí, ao norte, La Cisterna e La Granja, ao sul. As seções mais ricas da sociedade se tornou concentrada em áreas como Las Condes e La Reina. Em contraste, o centro de Santiago diminuiu gradualmente em população, deixando espaço para o desenvolvimento do comércio, bancos e atividades governamentais.

Enquanto a maioria do crescimento de Santiago teve lugar sem qualquer regulamentação, vários planos de desenvolvimento para Grande Santiago começou a ser implementado no final de 1950. Em 1958 foi lançado um plano para regular as áreas urbanas, estabelecendo um limite de tamanho de 38.600 hectares para a cidade, para uma população máxima de 3.260.000 habitantes. Novas estradas, como a Avenida Américo Vespucio Ring Road ea Rodovia Pan-Americana foram construídos, enquanto os centros industriais existentes foram ampliados e novos estabelecida. A realização da Copa do Mundo , em 1962, deu um novo impulso à melhoria de obras públicas da cidade. Em 1966, o Parque Metropolitano de Santiago foi estabelecida no Cerro San Cristóbal e do Departamento de Habitação e Planejamento Urbano (Ministerio de Vivienda y Urbanismo, MINVU) começou a erradicação favelas, substituindo-as por novas casas. San Borja, construído perto do Edifício Diego Portales, também foi remodelado neste momento.

A nova internacional Aeroporto Pudahuel inaugurado em 1968 e, após anos de debate, a construção do Santiago Metro começou em 1969 e foi concluída em 1975. O Metro foi muito bem sucedida e nos anos subseqüentes expandido, que compreende duas linhas perpendiculares até o final de 1978. Telecomunicações foram melhoradas com a construção do Torre Entel em 1975, que se tornaria um dos símbolos da capital e da estrutura mais alta do país por duas décadas.

Após 1973 chileno golpe de Estado e do estabelecimento de um regime militar , não há grandes mudanças foram feitas para planejamento urbano até o início de 1980, quando o governo adotou uma modelo econômico neoliberal e assumiu o papel de supervisor de um economia de mercado. Em 1979, o plano diretor foi alterado, ampliando a área urbana a mais de 62 mil hectares. Expansão tem sido particularmente aguda em La Florida, município mais populoso do país, com 328.881 habitantes na época do censo de 1992.

Forte terremoto atingiu a cidade em 3 de março de 1985, fazendo com que poucas baixas, mas deixando milhares de desabrigados e destruindo muitos edifícios antigos. Outro terremoto, em 27 de Fevereiro de 2010, causou uma destruição maciça e centenas de mortes em outras regiões do Chile, mas houve poucos danos em Santiago e apenas 23 mortes foram relatadas.

Geografia

Santiago como visto da Estação Espacial Internacional

A cidade fica no centro da Bacia de Santiago, um grande vale em forma de tigela que consiste em uma ampla e terras férteis cercadas por montanhas. A cidade tem uma altitude variando, com 400 m (1.312 pés) nas áreas ocidentais e 540 m (1.772 pés) no Plaza Baquedano. É ladeado pela cadeia principal do Andes , a leste ea Chileno Coastal Faixa para o oeste. No norte, é delimitada pelo Cordón de Chacabuco, uma cordilheira dos Andes. A cordilheira dos Andes ao redor de Santiago são muito altas; o mais alto é o Tupungato vulcão em 6570 m (21.555 pés). Outros vulcões incluem Tupungatito, San José, e Maipo. Cerro El Plomo é a montanha mais alta visível a partir da área urbana de Santiago. O Rio Mapocho atravessa a cidade. Na fronteira sul encontra-se a Angostura de Paine, um esporão alongado dos Andes que quase atinge a costa. A Bacia de Santiago é parte do Intermediate Depressão e é incrivelmente plana, interrompido apenas por alguns morros; entre eles são Cerro Renca, Cerro Blanco, e Cerro Santa Lucía. Esta bacia é de aproximadamente 80 km em uma direção norte-sul e 35 km de leste a oeste.

Para o leste encontra-se o maciço da Serra de Ramón, uma cadeia montanhosa formada no sopé da Precordillera devido à ação do San Ramón Fault, atingindo 3.296 metros na Cerro de Ramón. 20 km mais a leste é a Cordilheira dos Andes , com suas cadeias de montanhas e vulcões, muitos dos que excedem 6.000 m (19,685.04 ft) e em que algumas geleiras estão presentes.

Durante as últimas décadas, o crescimento urbano expandiu os limites da cidade para o leste mais perto da Andina Precordillera. Em áreas como La Dehesa, Lo Curro, e El Arrayan, o desenvolvimento urbano está presente em mais de 1.000 metros de altitude.

Clima

Santiago tem um pouco frio Clima mediterrânico: verões secos relativamente quentes (novembro a março), com temperaturas atingindo até 35 ° C (95,0 ° F) nos dias mais quentes; invernos (junho a agosto) são mais úmido, com manhãs frias; temperaturas máximas diárias típicas de 13 ° C (55,4 ° F), e os mínimos de alguns graus acima de zero. De acordo com Classificação climática de Köppen, o clima em Santiago é Csb, e perto das fronteiras de um clima semi-árido (BSk).

A média de precipitação é de 360 mm (14,2 in) por ano e está fortemente concentrada nos meses mais frios. Queda de neve é rara em distritos do leste, e extremamente rara na maior parte da cidade.

Os dados climáticos para Santiago (período 1961-1990)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 36
(97)
37
(99)
34
(93)
31
(88)
31
(88)
27
(81)
27
(81)
29
(84)
31
(88)
33
(91)
36
(97)
37
(99)
37
(99)
Média alta ° C (° F) 29,7
(85,5)
29,1
(84,4)
26,9
(80,4)
23,3
(73,9)
18,7
(65,7)
15,2
(59,4)
14,9
(58,8)
16,7
(62,1)
19,0
(66,2)
22,3
(72,1)
25,4
(77,7)
28,4
(83,1)
22,5
(72,5)
Média diária ° C (° F) 20,9
(69,6)
19,9
(67,8)
17,6
(63,7)
14,2
(57,6)
11.1
(52)
8,5
(47.3)
8.1
(46,6)
9,5
(49.1)
11.5
(52,7)
14.5
(58,1)
17,3
(63,1)
19,9
(67,8)
14,4
(57,9)
Média baixa ° C (° F) 13,0
(55,4)
12,4
(54,3)
10,7
(51,3)
8
(46.4)
6.3
(43,3)
4.3
(39,7)
3.9
(39)
4.8
(40.6)
6.1
(43)
8.2
(46.8)
10.1
(50.2)
12,0
(53,6)
8.3
(46.9)
Recorde de baixa ° C (° F) 6
(43)
6
(43)
3
(37)
1
(34)
-3
(27)
-5
(23)
-7
(19)
-6
(21)
-2
(28)
-1
(30)
2
(36)
2
(36)
-7
(19)
Precipitações mm (polegadas) 0,4
(0,016)
0,8
(0,031)
3.2
(0,126)
10.4
(0,409)
42,2
(1.661)
70,4
(2.772)
86,6
(3.409)
51,8
(2.039)
22,0
(0,866)
13,4
(0,528)
9.2
(0,362)
2.1
(0,083)
312,5
(12,303)
Média de dias. Precipitação (≥ 0,1 milímetros) 1 2 2 5 7 8 6 6 6 4 3 2 52
% umidade 54 59 63 68 75 79 76 75 72 67 58 53 67
A média de horas de sol mensais 322 280 265 185 117 91 110 138 158 208 267 321 2462
Fonte # 1: Organização Meteorológica Mundial (dias de precipitação), Meteorología Interactiva (normais)
Fonte # 2: BBC Weather (recordes e baixos), Instituto Meteorológico Dinamarquês (sol)

Entre as principais características climáticas de Santiago é a concentração de cerca de 80% da precipitação durante os meses de inverno (maio a setembro), variando entre 50 e 80 mm de chuva durante estes meses. Esse montante contrasta com valores para os meses correspondente a uma estação muito seca, causada por uma dominância anticiclónica continuaram por cerca de sete ou oito meses, principalmente durante os meses de verão entre dezembro e março. As chuvas não exceder 4 mm, em média. A precipitação é geralmente apenas chuva, como queda de neve só ocorre no Andes e na Precordillera. No inverno, a linha de neve é de cerca de 2.100 metros (6.900 pés), e varia de 1.500 metros (4.900 pés) de até 2.900 metros (9.500 pés).

As temperaturas variam ao longo do ano, de uma média de 20 ° C (68 ° F) em janeiro para 8 ° C (46 ° F) em junho e julho. No verão, janeiro é quente, facilmente alcançando mais de 30 ° C (86 ° F) e um recorde perto de 37 ° C (99 ° F), enquanto as noites são geralmente agradável e um pouco mais frio, a 15 ° C (59 ° F). Durante o Outono e Inverno, a temperatura desce, e é ligeiramente mais baixa do que 10 ° C (50 ° F). A temperatura pode mesmo chegar aos 0 ° C (32 ° F), especialmente durante a manhã. O mínimo histórico de -6,8 ° C (20 ° F) foi em 1976.

Localização dentro de uma bacia hidrográfica de Santiago é um dos fatores mais importantes que determinam o clima da cidade. A cordilheira costeira serve como uma tela que impede a expansão da influência marítima, contribuindo para o aumento da oscilação térmica anual e diária (a diferença entre as temperaturas mínimas diárias máxima e pode chegar a 14 ° C) e manter baixa umidade relativa, perto de uma média anual de 70%. Ele também impede a entrada de massas de ar, com exceção de algumas nuvens baixas do litoral que penetram até a bacia através dos vales dos rios.

Os ventos predominantes são do sudoeste, com uma média de 15 Km / h, especialmente durante o verão; o inverno é menos vento.

Questões ambientais

Inversão térmica (um fenômeno meteorológico pelo qual uma camada estável de ar quente mantém pressionado mais frio do ar perto do solo) faz com que níveis elevados de poluição atmosférica e a poluição do ar para ser preso e concentrado no Vale Central durante os meses de inverno. Na década de 1990 a poluição do ar caiu cerca de um terço, mas houve pouco progresso desde 2000.

A partir de março de 2007, apenas 61% das águas residuais em Santiago foi tratado, que aumentou até 71% até o final do mesmo ano. No entanto, o Mapocho rio, que atravessa a cidade do nordeste para o sudoeste da Central Valley, permanece contaminado por agregado familiar, agrícola, industrial e de esgoto, e pelo montante de resíduos de mineração de cobre (há uma série de minas de cobre do Andes a leste de Santiago), que é despejado sem filtros dentro do rio. Leis exigem a indústria e os governos locais para processar todas as suas águas residuais, mas são frouxamente aplicadas. Há agora um número de grandes plantas de processamento de águas residuais e de reciclagem em construção, e planos em curso para descontaminar o rio e torná-lo navegável.

Os níveis de ruído nas ruas principais são elevados, principalmente por causa do ônibus a diesel ruidosos. Caminhões a diesel também são grandes contribuintes para a poluição atmosférica inverno. A longa processo do sistema de trânsito, que começou em 2005 foi encerrada em 2010. Uma das principais fontes de poluição do ar Santiago durante todo o ano de substituição é a fundição do El Teniente mina de cobre. O governo não costuma denunciá-lo como sendo uma fonte de poluição local, como é apenas fora da área de comunicação do Região Metropolitana de Santiago, sendo 110 km (68 mi) do centro da cidade.

Vista panorâmica de nordeste Santiago, como pode ser visto a partir das colinas de Parque Metropolitano em Providencia. Visível no fundo são Apoquindo e Sierra de Ramón.

Questões urbanas

Santiago por Índice de Desenvolvimento Humano em uma comunidade-base. Greener é maior. A linha azul indica as principais áreas da cidade.

Como é típico para o Chile, Santiago é uma economicamente dividido cidade ( Gini coeficiente de 0,47). A metade ocidental (zona poniente) da cidade é, em média, muito mais pobres do que os municípios do leste, onde as instalações públicas e privadas de alto padrão estão concentrados.

Em Santiago, como acontece com grande parte do Chile, cães vadios são muito comuns. No entanto, a raiva é praticamente inexistente no Chile.

Demografia

De acordo com dados coletados no censo do Instituto Nacional de Estatística de 2002, a população Santiago área metropolitana chegou a 5.428.590 habitantes, o equivalente a 35,91 por cento do total nacional e 89,56 por cento do total de habitantes da região. Este valor reflecte o amplo crescimento da população da cidade durante o século 20: em 1907 tinha 383.587 habitantes; 1.010.102 em 1940; 2.009.118 em 1960; 3.899.619 em 1982; e 4.729.118 em 1992. (percentagem da população total, de 2007)

População de Santiago 1820-2020 (projetada).

O crescimento de Santiago sofreu várias alterações ao longo de sua história. Em seus primeiros anos, a cidade teve uma taxa de crescimento de 2,68% ao ano até o século 17, em seguida, para menos de 2% por ano até que os números do início do século 20. Durante o século 20, Santiago experimentou uma explosão demográfica, uma vez que absorveu a migração de campos de mineração no norte do Chile durante a crise econômica da década de 1930. A população cresceu novamente via migração de setores rurais entre 1940 e 1960. Esta migração foi acoplado com altas taxas de fertilidade e crescimento anual chegou a 4,92% entre 1952 e 1960. O crescimento diminuiu, atingindo 1,35% no início de 2000. O tamanho da cidade expandiu-se constantemente; A 20.000 hectares cobertos Santiago em 1960 duplicou em 1980, atingindo 64.140 hectares em 2002. A densidade populacional em Santiago é 8.464 habitantes / km².

A população de Santiago tem visto um aumento constante nos últimos anos. Em 1990, a população total com menos de 20 anos foi de 38,04% e 8,86% tinham mais de 60. As estimativas mostram que, em 2007, 32,89% dos homens e 30,73% das mulheres tinham menos de 20 anos de idade, enquanto que 10,23% dos homens e 13,43% das mulheres estavam mais de 60 anos. Para o ano de 2020, estima-se que os números serão 26,69% e 16,79%.

4.313.719 pessoas no Chile dizem que eles nasceram em um dos municípios da Região Metropolitana de Santiago, que de acordo com o censo de 2002, eleva-se a 28,54% do total nacional. 67,6% dos habitantes atuais de Santiago reivindicação a nascido em um dos municípios da área metropolitana. 2,11% dos habitantes são imigrantes, principalmente de outros países latino-americanos, como Argentina e Peru.

Economia

Avenida Apoquindo: centro financeiro

Santiago é o centro industrial e financeiro do Chile, e gera 45% do país PIB . Algumas instituições internacionais, tais como CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina eo Caribe), têm seus escritórios em Santiago. Atualmente em construção é o Centro de Costanera, um mega projecto no distrito financeiro de Santiago. Isso inclui um shopping de 280.000 metros quadrados (3.000.000 ft sq), uma torre de 300 metros (980 pés), duas torres de escritórios de 170 metros (558 pés) cada, e um hotel de 105 metros (344 pés) de altura. Em janeiro de 2009, a varejista no comando, Cencosud, disse em um comunicado que a construção do mega-shopping seria gradualmente reduzida até que a incerteza financeira está desmarcada. Em janeiro de 2010, Cencosud anunciou o reinício do projeto, e esta foi feita geralmente como um símbolo de sucesso do país através da crise financeira global. Feche a Costanera Center outro arranha-céu já está em uso, Titanium La Portada, 190 metros (623 pés) de altura. Embora estes sejam os dois maiores projectos, existem muitos outros edifícios de escritórios em construção em Santiago, assim como centenas de altos edifícios residenciais. Em fevereiro de 2011, Gran Torre Santiago, parte do Projecto Costanera Center, localizado na chamada Distrito Sanhattan, atingiu a marca de 300 metros, tornando-se oficialmente a estrutura mais alta da América Latina . A economia forte e baixa dívida pública está atraindo migrantes da Europa e dos Estados Unidos.

Indústria

Titanium La Portada e Gran Torre Santiago (em construção). Esta última estrutura é a mais alta da América do Sul. Ambos são símbolos do crescimento urbano da cidade.
Centro financeiro Santiago

A maior parte da atividade industrial e comercial do Chile está concentrada na capital nacional e regional de Santiago, mas existem fazenda de abastecimento, marketing e atividades de processamento importantes em San Bernardo (localização das principais lojas de estrada de ferro), Puente Alto (um papel- e centro de processamento de gesso), Melipilla, Talagante, e Buin. Laticínios e produção de carne são significativos; as principais culturas são grãos, uvas, batatas e feijão. Copper, gesso e calcário são minados. O marketing é facilitado pela proximidade de centros urbanos, por comunicações ferroviárias principal linha, e pelo sistema de estrada regional best-desenvolvido no Chile.

Comércio

A maior parte da atividade industrial e comercial do Chile está concentrada na capital nacional e regional de Santiago, mas existem fazenda de abastecimento, marketing e atividades de processamento importantes em San Bernardo (localização das principais lojas de estrada de ferro), Puente Alto (um papel- e centro de processamento de gesso), Melipilla, Talagante, e Buin. Laticínios e produção de carne são significativos; as principais culturas são grãos, uvas, batatas e feijão. Copper, gesso e calcário são minados. O marketing é facilitado pela proximidade de centros urbanos, por comunicações ferroviárias principal linha, e pelo sistema de estrada regional best-desenvolvido no Chile. Santiago é a capital de varejo do Chile. Falabella, Paris, mega Johnsons, Ripley, La Polar, e várias outras lojas de departamento pontilham a paisagem shopping do Chile. Os bairros east side como Vitacura, La Dehesa, e Las Condes são o lar de Alonso de Cordova rua de Santiago, e shoppings como Parque Arauco, Alto Las Condes, e Costanera Center são conhecidos por suas compras de luxo. Alonso de Cordova, de Santiago equivalente a Rodeo Drive ou Rua Oscar Freire, em São Paulo, tem lojas exclusivas como Louis Vuitton, Hermès, Emporio Armani, Salvatore Ferragamo, Ermenegildo Zegna, Swarovski, MaxMara, Longchamp, e outros. Alonso de Cordova também abriga alguns dos restaurantes mais famosos de Santiago, galerias de arte, salas de exposições de vinhos e lojas de móveis. O Centro de Costanera tem lojas como Armani Exchange, Banana Republic, Façonnable, Hugo Boss, Swarovski, e Zara. Há planos para um Saks Fifth Avenue, em Santiago. Vários Mercados na cidade vender bens locais. Barrio Bellavista é onde algumas das casas noturnas mais exclusivas e cafés chiques estão localizados.

Transporte

Ar

Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez

Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez é o aeroporto nacional e internacional de Santiago eo principal hub de LAN Airlines e Sky Airline. O maior aeroporto do Chile e um dos mais movimentados aeroportos do mundo por tráfego de passageiros, que está em quinto lugar entre os aeroportos da América Latina, com 10.315.319 passageiros em 2010. Fica a 15 minutos do centro da cidade.

Trilho

Estação Central

Trens operados pela companhia ferroviária nacional do Chile, Empresa de los Ferrocarriles del Estado (EFE), conecte Santiago a diversas cidades na parte centro-sul do país: Rancagua, San Fernando, Talca (ligado ao Constitución por outro serviço de trem), Linares e Chillán. Todos esses trens chegam e partem do Estación estação ferroviária Central (Estação Central), que pode ser acessado por ônibus ou metrô.

Autocarros interurbanos

Empresas de ônibus fornecem transporte de passageiros a partir de Santiago para a maioria das áreas do país, enquanto alguns também oferecem serviços de transporte e de entrega de encomendas. Existem vários terminais de ônibus em Santiago:

  • Terminal San Borja: localizado na estação de metro " Estación Central ". Fornece ônibus para todos os destinos no Chile e para algumas cidades nos arredores de Santiago.
  • Terminal Alameda: localizado na estação de Metro "Universidad de Santiago". Fornece ônibus para todos os destinos no Chile.
  • Terminal Santiago: localizado a um quarteirão a oeste de Terminal Alameda. Fornece ônibus para todos os destinos no Chile, bem como destinos na maioria dos países da América do Sul, exceto a Bolívia.
  • Terrapuerto Los Héroes: localizado a dois quarteirões a leste da estação de metrô "Los Héroes". Fornece ônibus para o sul do Chile e algumas cidades do norte, assim como Argentina (Mendoza e Buenos Aires) e Paraguai (Assunção).
  • Terminal Pajaritos: localizado na estação de Metro "Pajaritos". Fornece ônibus para o aeroporto internacional, serviços inter-regionais para Valparaíso, Viña del Mar e várias outras cidades e vilas costeiras.
  • Terminal La Cisterna: localizado na estação de Metro "La Cisterna". Fornece ônibus para cidades ao redor do sul Santiago, Viña del Mar, Temuco e Puerto Montt.
  • Terminal La Paz: localizado a cerca de duas quadras de distância de La Vega mercado de frutas Central; a estação de metrô mais próxima é a "Puente Cal y Canto". Ele se conecta as áreas rurais ao norte de Santiago.

Rodovias

Uma rede de fluxo livre rodovias ligar as várias áreas da cidade. Elas incluem as rodovias Vespucio Norte e Vespucio Sur, que circundam a cidade de completar um círculo quase completo; Autopista Central, a seção da rodovia Pan-Americana de atravessar a cidade de norte a sul, dividida em duas rodovias 3 km de distância; e o Costanera Norte, correndo ao lado do Rio Mapocho e que liga o aeroporto internacional com o centro da cidade e com as áreas mais ricas da cidade para o leste, onde se divide em duas rodovias.

Outras estradas não-gratuitos fluxo conectar Santiago para outras cidades. Rutas del Pacífico ( Ruta 68), a continuação da avenida Alameda, a oeste, oferece acesso direto a Valparaíso e Viña del Mar; Autopista del Sol (Ruta 78), conecta- Melipilla e do porto de San Antonio com o capital; Autopista del Maipo é uma alternativa para a rodovia Pan-Americana para acessar as diversas localidades ao sul de Santiago; Autopista Los Libertadores fornece acesso à principal passagem de fronteira para a Argentina, via Colina e Los Andes; e Autopista Nororiente, que fornece acesso para o desenvolvimento suburbano conhecido como Chicureo, ao norte da capital.

Transporte público

Estação Baquedano Metro

Santiago tem 37% dos veículos do Chile, com um total de 991.838 veículos, 979.346 das quais são motorizadas. 805.220 carros passam pela cidade, o que equivale a 38% do total nacional, e a uma taxa de um carro para cada sete pessoas. Uma extensa rede de ruas e avenidas que se espalham Santiago facilitar as viagens entre as diferentes comunidades que compõem a área metropolitana.

Na década de 1990 o governo tentou reorganizar o sistema de transporte público. Novas rotas foram introduzidas em 1994 e os ônibus foram pintados de amarelo. O sistema, no entanto, teve sérios problemas com a sobreposição de rotas, níveis elevados de poluição atmosférica e sonora, e os problemas de segurança para ambos os pilotos e controladores. Para abordar estas questões um novo sistema de transporte, chamado Transantiago, foi planejado. O sistema foi lançado em sério em 10 de Fevereiro de 2007, combinando serviços básicos em toda a cidade com o metrô e com linhas alimentadoras locais, no âmbito de um sistema unificado de pagamento através de um cartão inteligente sem contato chamado "Tarjeta bip!". A mudança não foi bem recebida pelos usuários, que se queixaram da falta de ônibus, muitas transferências de ônibus-a-ônibus, ea cobertura diminuiu. Alguns desses problemas foram resolvidos, mas o sistema ganhou uma má reputação, que não foi capaz de sacudir. A partir de 2011, a taxa de evasão tarifa é persistentemente elevado.

Estación Central

O Metro de Santiago metrô transporta mais de dois milhões de passageiros diariamente através de suas cinco linhas (1, 2, 4, 4A, e 5), que se estende por 84 km e 108 estações. Em 2010, uma nova extensão para a comuna de Maipú expandiu o Metro a mais de 105 km de comprimento. Construção de duas novas linhas (3 e 6) foi confirmada recentemente pelo presidente Sebastián Piñera, e espera-se estar a funcionar em 2016.

Nos últimos anos, muitas ciclovias foram construídas, mas até agora o número é limitado e com poucas ligações entre as rotas. A maioria dos ciclistas andar na rua, eo uso de capacetes e luzes não é generalizada, embora seja obrigatório.

Metro

Estação Vicente Valdés
Mapa Santiago Metro

Com 108 estações actualmente em funcionamento e 19 outros previstos ou em construção, o Metro de Santiago é o sistema de metro mais extensa da América do Sul. O sistema tem cinco linhas de operação e leva em torno de 2,4 milhões de passageiros por dia. Duas linhas de metro (linha 4 e 4a) e uma extensão da Linha 2 foram inauguradas em 2005 e 2006. Outras extensões estão actualmente em curso nas linhas 1 e 5. A Linha Sul Express, Linha 6, será concluída em 2014, acrescentando 12 estações à rede e cerca de 15 km de pista.

Trens urbanos

EFE fornece serviço ferroviário suburbano sob a marca de Metrotren. Há apenas uma rota para o sul, que serve 18 estações entre Santiago de Estação Central e San Fernando, via Rancagua. O serviço eletrificado se expande ao longo 138 km (85,75 mi). Cerca de 10 trens diários operados a distância total em cada sentido, com até 30 trens entre Santiago e Graneros.

Ônibus

Transantiago Bus

Transantiago é o nome para o sistema de transporte público da cidade. Ele funciona através da combinação (alimentador) linhas locais de ônibus, principais linhas de ônibus, e da rede de Metro. Ele inclui um sistema de tarifa integrada, que permite aos passageiros fazer transferências de ônibus-a-ônibus ou ônibus-a-metro para o preço de um bilhete, utilizar um cartão inteligente sem contato. Fares não pode ser pago em dinheiro, e se o cartão não tiver crédito suficiente, ele deve ser recarregada antes de uma viagem.

Táxi

Táxis são comuns em Santiago e são pintados de preto com telhados amarelos e têm placas de laranja. Os chamados rádio-táxis podem ser chamados por telefone e pode ser qualquer marca, modelo ou cor, mas deve ter sempre os painéis laranja. Colectivos são táxis que transportam passageiros ao longo de uma rota específica para uma taxa fixa compartilhada.

Divisões políticas

Grande Santiago carece de um governo metropolitano para a sua administração, que é distribuído atualmente entre as várias autoridades, o que complica o funcionamento da cidade como uma entidade única. A autoridade máxima em Santiago é considerado o intendente da Região Metropolitana de Santiago, um delegado não eleito do presidente.

O conjunto da Grande Santiago não se encaixa perfeitamente em qualquer divisão administrativa, uma vez que se estende em quatro diferentesprovíncias e 37 comunas.a maioria dos seus 641,4 km2(247,65 sq mi) (a partir de 2002) encontram-se dentroProvíncia de Santiago, com algumas áreas periféricas contidos as províncias deCordillera,Maipo eTalagante.

Map of Santiago communes
Nota: Comunas as periferias não são mostrados na sua totalidade.
Comunas Província de Santiago
Santiago
Cerrillos
Cerro Navia
Conchalí
El Bosque
Estación Central
Huechuraba
Independencia
La Cisterna
La Florida
La Granja
La Pintana
La Reina
Las Condes
Lo Barnechea
Lo Espejo
Lo Prado
Macul
Maipú
Ñuñoa
Pedro Aguirre Cerda
Peñalolén
Providencia
Pudahuel
Quilicura
Quinta Normal
Recoleta
Renca
San Joaquín
San Miguel
San Ramón
Vitacura
Comunas outras províncias
Padre Hurtado
Pirque
Puente Alto
San Bernardo
San José de Maipo

Cultura

Apenas alguns edifícios históricos do período colonial espanhol permanecem na cidade, porque Santiago - como o resto do país - é regularmente atingida por terremotos. Edifícios existentes incluem a Casa Colorada (1769), a Igreja de São Francisco (1586), e Posada del Corregidor (1750).

A catedral na praça central ( Plaza de Armas) é uma visão que ocupa tão alto quanto o Palacio de La Moneda, o palácio presidencial. O edifício original foi construído entre 1784 e 1805, e arquiteto Joaquín Toesca estava no comando de sua construção. Outros prédios ao redor da Plaza de Armas são a Central Post Office Building, que foi concluída em 1882, eo Palacio de la Real Audiencia de Santiago, construído entre 1804 e 1807. Abriga o Museu de História Nacional do Chile, com 12.000 objetos que podem ser exibiu. No canto sudeste da praça está o ferro fundido Comercial Edwards edifício verde, que foi construído em 1893. Leste do que é o edifício colonial da Casa Colorada (1769), que abriga o Museu de Santiago. Fica perto do Teatro Municipal de Santiago, que foi construído em 1857 pelo arquiteto francês Brunet de Edward Baines. Ele foi seriamente danificado por um terremoto em 1906. Não muito longe do teatro é o Subercaseaux Mansion ea Biblioteca Nacional, uma das maiores bibliotecas da América do Sul.

O O ex-Edifício do Congresso Nacional, o Palácio da Justiça, e do Palácio Real Customs ( Palacio de la Real Aduana de Santiago ) estão localizados próximos uns dos outros. As últimas casas do museu de arte pré-colombiana. Um incêndio destruiu o edifício do Congresso, em 1895, o qual foi depois reconstruída em estilo neoclássico e reaberto em 1901. O Congresso foi deposto sob a ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1989), e após a ditadura foi recentemente constituído em 11 de março de 1990, em Valparaíso.

A construção do Palácio da Justiça (Palácio de Tribunales) está localizada no lado sul da Praça do Montt. Ele foi projetado pelo arquiteto Emilio Doyére e construído entre 1907 e 1926. O edifício abriga a Corte Suprema do Chile. O painel de 21 juízes é o mais alto poder judicial no Chile. O edifício é também sede da Corte de Apelações de Santiago.

Bandera rua leva em direção ao prédio da Bolsa de Valores de Santiago (a Bolsa de Comercio ), concluído em 1917, o Club de la Unión (inaugurado em 1925), a Universidad de Chile (1872), e para o churchhouse mais antigo da cidade, a Igreja de São Francisco (construída entre 1586 e 1628), com a sua estátua mariana da Virgen del Socorro ("Nossa Senhora da Ajuda"), que foi trazida para o Chile por Pedro de Valdivia. Norte da Plaza de Armas ("Praça de Armas", onde a milícia colonial foi agrupado) são o Paseo Puente, a Igreja de Santo Domingo (1771), eo Mercado Central (Mercado Central), um edifício de ferro ornamental. Também no centro de Santiago é a Torre Entel, uma torre de televisão 127,4 metros de altura, com deck de observação concluído em 1974; a torre serve como um centro de comunicação para a empresa de comunicações, ENTEL Chile.

O Centro de Costanera foi concluída em 2009, e inclui habitação, lojas e locais de entretenimento. O projecto, com uma área total de 600.000 metros quadrados, inclui a 300 metros de altura Gran Torre Santiago (edifício mais alto da América do Sul) e outros edifícios comerciais. As quatro torres de escritórios são servidos por ligações rodoviárias e de metrô.

Música

Há duas orquestras sinfônicas:

  • Orquesta Filarmónica de Santiago("Orquestra Filarmônica de Santiago"), que realiza noTeatro Municipal("Teatro Municipal")
  • Orquesta Sinfónica de Chile("Orquestra Sinfônica do Chile"), dependente da Universidad de Chile, realiza em seu teatro.

Há um número de estabelecimentos de jazz, alguns deles, incluindo "El Perseguidor", "Thelonious", e "Le Fournil Jazz Club", está localizado em Bellavista, uma das "famosas" bairros de Santiago, embora "Club de Jazz de Santiago ", o mais antigo e tradicional, está em Ñuñoa. Festivais anuais existentes em Santiago incluem Lollapalooza eo festival Maquinaria.

Jornais

Os jornais de maior circulação no Chile são publicados pelo El Mercurioe Copesae ganharam mais do que o 91% das receitas geradas em publicidade impressa no Chile.

Alguns jornais disponíveis em Santiago são:

  • El Mercurio
  • La Tercera
  • La Cuarta
  • Las Últimas Noticias
  • La Segunda
  • A Clínica
  • O Santiago Vezes

Esportes

Santiago é o lar de alguns dos clubes de futebol mais bem sucedidos do Chile. Colo-Colo, fundada em 19 de abril de 1925, tem uma longa tradição, e tem desempenhado continuamente na mais alta liga desde o estabelecimento da primeira liga chilena em 1933. Vitórias incluem 29 nacionais títulos, 10 sucessos Copa Chile, e campeões do torneio Copa Libertadores em 1991, o único time chileno por ter ganho este torneio. O clube abriga seus jogos em casa no Estádio Monumental na comuna de Macul.

Universidad de Chile tem 16 títulos nacionais e três Copa Chile vence. Em 2011 eles foram campeões da Copa Sul-Americana, a única equipe chilena por ter ganho este torneio. O clube foi fundado em 24 de Maio de 1927, sob o nome de Club Deportivo Universitario como uma união do Clube Náutico e Federación Universitaria. Os fundadores eram estudantes da Universidade do Chile. Em 1980, a organização separada da Universidade do Chile eo clube está agora completamente independente. A equipe joga seus jogos em casa no Estádio Nacional de Chile na comuna de Ñuñoa.

Estadio Nacional de Chile

Club Deportivo Universidad Católica (UC) foi fundada em 21 de abril de 1937. É composto por quatorze departamentos diferentes. Esta equipe joga seus jogos em casa no Estádio San Carlos de Apoquindo. Universidad Católica tem 10 títulos nacionais, tornando-se o clube de futebol mais bem sucedido em terceiro lugar no país. Ele jogou a Copa Libertadores mais de 20 vezes, chegando à final em 1993, perdendo para o São Paulo FC.

Vários outros clubes de futebol são baseadas em Santiago, incluindo Unión Española, Audax Italiano, Palestino, Santiago Morning, e Magallanes. Além de futebol, vários esportes são disputados na cidade, tênis e basquete sendo os principais. O Clube Hípico de Santiago eo Hipódromo Chile são os dois faixas de corridas de cavalos na cidade.

Santiago está oferecendo para sediar a Jogos Pan-Americanos de 2019.

Recreação

Há uma extensa rede de trilhas de bicicleta na cidade, especialmente nas comuna de Providencia. A secção mais longa é a estrada Américo Vespuccio, que contém um caminho de terra muito ampla com muitas árvores através do centro de uma rua usada por motoristas em ambos os lados. O próximo caminho mais longo é ao longo do rio Mapocho ao longo da Avenida Andrés Bello. Muitas pessoas usam bicicletas dobráveis ​​para ir ao trabalho.

Principais parques da cidade são:

  • Cerro San Cristóbal -San Cristóbal Hill, que inclui aSantiago Metropolitan Park Zoo
  • Parque O'Higgins-Parque O'Higgins
  • Parque Forestal-Forestal Park, parque localizado no centro da cidade ao lado dorio Mapocho
  • Cerro Santa Lucía - Cerro Santa Lucía
  • Parque Araucano em Las Condes ao lado do shopping Parque Arauco contém 30 hectares de jardins. Está fechado para manutenção às segundas-feiras.
  • Parque Inés de Suárez, Providencia
  • Parque Padre Hurtado (aka Parque Intercomunal)

Existem resorts de esqui do leste da cidade (Valle Nevado,La Parva,El Colorado) e adegas nas planícies a oeste da cidade.

Espaços culturais incluem:

  • Museo de Bellas Artes - Museu de Belas Artes
  • Barrio Bellavista, bairro cultural e boêmio
  • Estação Central, da estação ferroviária projetada porGustave Eiffel
  • Víctor Jara Stadium
  • Ex Congresso Nacional
  • Plaza de Armas, a praça central
  • Palacio de La Moneda, palácio do governo

As principais instalações esportivas sãoEstadio Nacional (local daCopa do Mundo 1962 final),Estadio Monumental David Arellano,Estádio Santa Laura, eEstadio San Carlos de Apoquindo.

Religião

Catedral Metropolitana de Santiago

Como na maior parte do Chile, a maioria da população de Santiago é católica . De acordo com o Censo Nacional, realizado em 2002 pelo Bureau Nacional de Estatísticas ( INE), na Região Metropolitana de Santiago, 3.129.249 pessoas de 15 anos ou mais se identificaram como católicos, o equivalente a 68,7% da população total, enquanto 595.173 (13,1%) descreveram-se como evangélicos. Cerca de 1,2% da população se declararam como sendo as Testemunhas de Jeová, enquanto 0,9% se identificaram como Santos dos Últimos Dias (Mórmons), 0,25% como judeu , 0,11% como ortodoxa e 0,03% como Muçulmano. Aproximadamente 10,4% da população da Região Metropolitana afirmou que eles eram ateu ou agnóstico , enquanto 5,4% declararam que seguiram outras religiões. Em 2010 a construção foi iniciada no continental Casa de Adoração Bahá'í para sul-americana na comuna de Peñalolén.

Educação

A cidade é o lar de inúmeras universidades, faculdades, instituições de pesquisa e bibliotecas.

A maior universidade e uma das mais antigas nas Américas é Universidad de Chile. As raízes da Universidade remontam ao ano de 1622, como em 19 de agosto a primeira universidade no Chile sob o nome de Santo Tomás de Aquino foi fundada. Em 28 de julho 1738, ele foi nomeado o real Universidad de San Felipe em honra do rei Filipe V de Espanha. No vernáculo, ele também é conhecido como Casa de Bello (espanhol: casa Bellos - depois de seu primeiro Reitor, Andrés Bello). Em 17 de abril de 1839, após a independência do Chile do Reino de Espanha , foi rebatizado o Universidad de Chile, e reaberto em 17 de setembro de 1843.

O Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC) foi fundada em junho de 1888. Em 11 de Fevereiro 1930, foi declarada uma universidade por um decreto do Papa Pio XI. Ele recebeu o reconhecimento pelo governo chileno como um Pontifícia Universidade nomeado em 1931. Joaquín Larraín Gandarillas (1822-1897), arcebispo de Anazarba, foi o fundador e primeiro reitor da PUC. A PUC é uma universidade moderna; o campus de San Joaquin tem um número de edifícios contemporâneos e oferece muitos parques e instalações desportivas. Vários cursos são realizados em Inglês. O atual presidente, Sebastián Piñera, ministro Ricardo Raineri, eo ministro Hernán de Solminihac todos atendidos PUC como estudantes e trabalhou na PUC como professores. No processo de admissão de 2010, aproximadamente 48% dos alunos que obtiveram a melhor pontuação no Prueba de Selección Universitaria matriculou na UC.

Ensino superior

Tradicional

Universidad de Chile
Pontificia Universidad Católica de Chile
  • Universidad de Chile (U ou UCH)
  • Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC)
  • Universidad de Santiago de Chile (USACH)
  • Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE)
  • Universidad Tecnológica Metropolitana (UTEM)
  • Universidade Técnica Federico Santa María (UTFSM)

Não tradicional

  • Universidad Adolfo Ibáñez (UAI)
  • Universidad del Desarrollo (UDD)
  • Universidad Diego Portales (UDP)
  • Universidad Alberto Hurtado (UAH)
  • Universidad Central de Chile (UCEN)
  • Universidad Nacional Andrés Bello (Unab)
  • Universidad Academia de Humanismo Cristiano (UAHC)
  • Universidad de Ciencias de la Informática (UCINF)
  • Universidad Mayor (UM)
  • Universidad Finis Terrae
  • Universidad de Los Andes
  • Universidad Gabriela Mistral (UGM)
  • Universidad del Pacífico
  • Universidad de las Américas
  • Universidad de Artes, Ciencias y Comunicación (UNIACC)
  • Universidad San Sebastián (USS)
  • Universidad Bolivariana

Outro

  • Ruprecht Karls Universidade de HeidelbergPostgraduierten- und der Universität Heidelberg Weiterbildungszentrumem Santiago
  • Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos (DRCLAS) Escritório Regional em Santiago
  • Stanford Faculdade em Santiago

Relações internacionais

Geminação de cidades

Santiago é geminada com:

City Partner

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Santiago&oldid=548858707 "