Conteúdo verificado

Bulgária

Assuntos Relacionados: Europa ; Países europeus

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Coordenadas: 42 ° 45'N 25 ° 30'E

República da Bulgária
Република България
Republika Balgariya
Bandeira Brasão
Lema:
  • Съединението прави силата ( Búlgaro)
  • "Saedinenieto pravi silata"    ( transliteração)
  • " A união faz a força "
Anthem:
Мила Родино (Búlgaro)
Mila Rodino    (Transliteração)
Caro Pátria
Localização da Bulgária (verde) - na Europa (luz-verde e cinzento) - na União Europeia (verde claro) - [Legend]
Local de   Bulgária    (Verde)

- Na Europa    (Verde-claro e cinza)
- Na União Europeia    (Verde claro) - [ Legend ]

Capital
e maior cidade
Sófia
42 ° 41'N 23 ° 19'E
Línguas oficiais Búlgaro
Roteiro oficial Cirílico
Grupos étnicos (2011)
Governo Unitária parlamentar república
- Presidente Rosen Plevneliev
- O primeiro-ministro Plamen ORESHARSKI
Legislatura Assembléia nacional
Formação
- Estados medievais:
- Primeiro Império Búlgaro 681
- Segundo Império Búlgaro 1185
- Estado moderno:
- Principado da Bulgária 13 de julho de 1878
- Independência declarada 05 de outubro de 1908
Área
- Total 110,994 km 2 ( 105)
42.823 sq mi
- Água (%) 0,3
População
- 2011 censo 7.364.570 ( 98)
- Densidade 66,2 / km 2 ( 139)
171 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total 103.816 milhões dólares ( 66)
- Per capita 14.312 dólares ( 69)
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total $ 51,020 bilhões ( 72th)
- Per capita $ 7033 ( 76)
Gini (2007) 28,2
baixo
HDI (2013) Aumentar 0,782
· alta 57
Moeda Lev ( BGN )
Fuso horário EET ( UTC + 2)
- Summer ( DST) EEST ( UTC + 3)
Unidades no direito
Chamando código 359
Código ISO 3166 BG
TLD Internet .bg

Bulgária / b ʌ l ɡ ɛər Eu ə / ( Búlgaro: България, IPA: [Bɤ̞ɫɡarijɐ]), oficialmente a República da Bulgária ( Búlgaro: Република България, IPA: [Rɛ'publika bɤ̞ɫɡarijɐ]), é um país localizado no Sudeste da Europa. Faz fronteira com a Roménia para o norte, Sérvia e Macedónia , a oeste, Grécia e Turquia para o sul eo Mar Negro , a leste. Com um território de 110.994 quilômetros quadrados (42.855 MI quadrado), a Bulgária é a Europa do Maior 14th país. A sua localização tornou uma encruzilhada histórica para várias civilizações e, como tal, é o lar de alguns dos primeiros metais, artefatos culturais religiosas e outras no mundo.

Culturas pré-históricas começou a desenvolver em terras búlgaras durante o Neolítico. Sua história antiga viu a presença do Trácios, e mais tarde os gregos e romanos . O surgimento de um estado búlgaro unificada remonta ao estabelecimento da Primeiro Império Búlgaro em 681 AD, que dominou a maior parte do Balcãs e funcionava como um centro cultural para os povos eslavos durante os Idade Média . Com a queda do Segundo Império Búlgaro em 1396, os seus territórios ficaram sob Otomano regra para quase cinco séculos. O Guerra Russo-Turca de 1877-1878 criou o Estado búlgaro Terceira. Os anos seguintes viram vários conflitos com os seus vizinhos, o que levou a Bulgária a alinhar com a Alemanha nas duas Guerras Mundiais. Em 1946 tornou-se uma Estado socialista com um sistema de partido único. Em 1989, o Partido Comunista permitido eleições multipartidárias, na sequência do qual a Bulgária a transição para a democracia e uma economia baseada no mercado.

A população de 7.360.000 pessoas é predominantemente urbana e, principalmente concentrada nos centros administrativos de sua 28 províncias. A maioria das atividades comerciais e culturais estão concentradas na capital Sofia. Os setores mais fortes da economia são a indústria pesada, engenharia de energia e da agricultura, todos contando com recursos naturais locais.

A estrutura política atual data para a adopção de uma constituição democrática em 1991. A Bulgária é um república parlamentar unitária com um alto grau de centralização política, administrativa e econômica. É um membro da União Europeia , a OTAN ea Conselho da Europa; um estado fundador da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE); e tomou um banco nos Conselho de Segurança da ONU por três vezes.

História

Pré-história e antiguidade

Kozarnika caverna no noroeste da Bulgária mantém os primeiros exemplos conhecidos de comportamento simbólico em seres humanos, que data de 1.400.000 BC. Sociedades pré-históricas organizadas em terras búlgaras incluem o Neolítico Cultura Hamangia, Cultura de vinca e o Eneolithic Cultura Varna (quinto milênio aC). O Necrópole de Varna oferece insights para a compreensão da hierarquia social das primeiras sociedades europeias.

Um dos três grupos principais de ancestrais búlgaros modernos foram o Trácios, que povoaram várias tribos até rei Teres uniu a maioria deles no Reino Odrysian cerca de 500 aC. Eles foram finalmente subjugados por Alexandre, o Grande e mais tarde pelo Império Romano em 46 AD. Depois da divisão do Império Romano no século 5o a área caiu sob bizantino controle. A partir do sexto século a mais oriental Eslavos do sul gradualmente se estabeleceram na região, assimilando o helenizado ou romanizados trácios.

Primeiro Império Búlgaro

Krum se deleitando com seus nobres após a batalha de Pliska, detalhe da crônica Manasses
Khan Krum festeja com seus nobres após a batalha de Pliska. Seu servo (extrema direita) traz o vinho encheu- crânio xícara de Nicéforo I.

No século 7, Tribos búlgaras (prováveis de Ásia Central Origem turca), migraram para os cursos baixos dos rios Danúbio , Dniester e Dniepr sob a liderança do Asparukh. Depois de 670, ele se mudou para a Península Balcânica com uma horda de 50.000 búlgaros através do Danúbio e em 680 cortada Cítia Menor do Império Bizantino . Um tratado de paz com Bizâncio em 681 eo estabelecimento de uma capital permanente no Pliska sul do Danúbio marcou o início da Primeiro Império Búlgaro. Os búlgaros gradualmente misturado com a população local, adotando uma linguagem comum com base Eslava.

Khans sucedendo reforçou o Estado búlgaro ao longo do mesmo os séculos 8 e 9 Tervel a Bulgária estabelecida como uma grande potência militar ao derrotar a 26.000-forte árabe exército durante a Segundo cerco árabe de Constantinopla. Krum dobrou território do país, imperador bizantino mortos Nicephorus I na Batalha de Pliska, e introduziu o primeiro código escrito de direito. Em 864 Boris I aboliu paganismo em favor do Cristianismo Ortodoxo Oriental . Simeon regra, o Grande de 34 anos começou em 893 e viu a maior expansão territorial da Bulgária, juntamente com uma idade de ouro da cultura búlgara.

Guerras com Croatas, Magiares, Pechenegues e Sérvios e a propagação da Bogomil heresia enfraquecido Bulgária depois da morte de Simeão. Dois consecutivo Rus 'e invasões bizantinas resultou na apreensão de capital Preslav pelo exército bizantino em 971. Sob Samuil, Bulgária um pouco recuperado a partir desses ataques e conseguiu conquistar a Sérvia ea Albânia, mas este aumento terminou imperador bizantino quando Basil II derrotou o exército búlgaro em Klyuch em 1014. Samuil morreu pouco depois da batalha, e por 1018 os bizantinos tinham terminado o primeiro império búlgaro.

Segundo Império Búlgaro

Mapa do Império Búlgaro sob Ivan Asen II
O Império Búlgaro sob Tsar Ivan Asen II.

Após a conquista da Bulgária, Basil II impediu revoltas e descontentamento ao optar pela regra da nobreza local e reconhecendo a autocefalia do Arcebispado de Ohrid. Depois de sua morte políticas internas bizantinos mudado e uma série de rebeliões malsucedidas eclodiu, o maior sendo conduzido por Peter Delyan. Em 1185 Asen nobres da dinastia Ivan Asen I e Peter IV organizou uma grande levante que resultou na re-estabelecimento do estado búlgaro. Ivan Asen e Peter lançou as bases do Império Segundo búlgara com Tarnovo como capital.

Kaloyan, o terceiro dos monarcas Asen, estendeu seu domínio até Belgrado e Ohrid. Ele reconheceu a supremacia espiritual do Papa e recebeu uma coroa real a partir de um legado papal. O império atingiu o seu apogeu sob Ivan Asen II (1218-1241), quando o comércio ea cultura floresceu. A forte influência econômica e religiosa de Tarnovo fez dele um " Terceira Roma ", ao contrário da Constantinopla já em declínio.

Poderio militar e econômico do país diminuiu após a dinastia Asen terminou em 1257, enfrentando conflitos internos, ataques bizantinos e húngaros constantes e Mongol dominação. Até o final do século 14, divisões entre facções entre os senhores feudais ea propagação de Bogomilism tinha causado o Segundo Império Búlgaro a se dividir em três tsardoms- Vidin, Tarnovo e Karvuna-e vários principados semi-independentes que lutavam entre si, juntamente com bizantinos, húngaros, sérvios, Venezianos e Genovês. No final do século 14 o Turcos otomanos tinham iniciado a sua conquista da Bulgária e tinha tomado a maioria das cidades e fortalezas ao sul das montanhas dos Balcãs.

Domínio otomano

Tarnovo foi capturado pelos otomanos depois de um cerco de três meses em 1393. Após a Batalha de Nicopolis em 1396 provocou a queda do czarismo Vidin, os otomanos conquistaram todas as terras búlgaras ao sul do Danúbio. A nobreza foi eliminado eo campesinato era enserfed para mestres otomanos, com grande parte do clero educadas que fogem para outros países. Sob o sistema otomano, búlgaros foram considerados uma classe inferior de pessoas. Eles foram submetidos a pesados impostos e parcial Islamização, e sua cultura foi suprimida. Autoridades otomanas estabeleceu a Rum Millet, uma comunidade religiosa administrativo que rege todos os cristãos ortodoxos, independentemente da sua etnia. A maior parte da população local foi perdendo a sua consciência nacional distinta, identificando como cristãos. No entanto, o clero restante em alguns mosteiros isolados manteve viva, e que ajudou a sobreviver como em algumas áreas rurais, remotas, bem como no militante Comunidade católica na parte noroeste do país.

A defesa de Ninho da Águia, pintando por Alexey Popov de 1893, que descreve a Defesa da passagem de Shipka
O búlgaro russo e defesa da passagem de Shipka foi crucial para a independência da Bulgária.

Várias revoltas eclodiram búlgaros ao longo dos quase cinco séculos de domínio otomano, mais notavelmente o Lastreados em Habsburgo levantes Tarnovo em 1598 e em 1686, o Chiprovtsi Uprising em 1688 e Rebelião de Karposh em 1689. No século 18, o Iluminismo na Europa Ocidental desde influência para o início de um movimento conhecido como Despertar nacional da Bulgária. Ele restaurou a consciência nacional e tornou-se um fator-chave na luta de libertação, resultando em 1876 Abril Uprising. Até 30.000 búlgaros foram mortos como autoridades otomanas sufocar a rebelião. Os massacres solicitado o Grandes Potências a tomar medidas. Eles convocou a Conferência de Constantinopla em 1876, mas as suas decisões foram rejeitadas pelos otomanos. Isto permitiu que o Império Russo para procurar uma solução pela força sem o risco de um confronto militar com outras grandes potências, como tinha acontecido na Guerra da Criméia . Em 1877 Rússia declarou guerra ao Império Otomano e derrotou suas forças com a ajuda de Voluntários búlgaros.

Estado búlgaro terceiro

Fotografia de soldados búlgaros de corte de arame farpado inimigo durante a Primeira Guerra Mundial
I Guerra Mundial : soldados búlgaros de corte de arame farpado colocada pelo Entente Poderes e prepara-se para avançar.

O Tratado de San Stefano foi assinado em 03 de março de 1878 pela Rússia eo Império Otomano, e incluiu uma disposição para configurar um principado búlgaro autônomo aproximadamente nos territórios do Segundo Império Búlgaro. Ela nunca entrou em vigor, como a Grandes Potências imediatamente rejeitou o tratado por medo de que um país tão grande nos Balcãs poderia ameaçar seus interesses. Ele foi substituído pelo subsequente Tratado de Berlim, assinada em 13 de Julho, previa um estado muito menor que compreende Mésia e a região de Sofia, deixando grandes populações de búlgaros fora do novo país. Esta desempenhou um papel significativo na formação de abordagem militarista da Bulgária para os Negócios Estrangeiros durante a primeira metade do século 20.

O principado búlgaro ganhou uma guerra contra a Sérvia e incorporou o território otomano semi-autónoma de Rumelia oriental em 1885, proclamando-se um estado independente em 5 de Outubro de 1908. Nos anos que se seguiram à independência, Bulgária cada vez mais militarizada e foi muitas vezes referido como "o Balkan Prússia ". Entre 1912 e 1918, a Bulgária se envolveu em três conflitos e dois consecutivos Balcãs Wars e Primeira Guerra Mundial . Depois de uma derrota desastrosa na Segunda Guerra Balcânica, a Bulgária novamente encontrou-se lutar no lado perdedor, como resultado de sua aliança com o Potências Centrais na Primeira Guerra Mundial Apesar fielding mais de um quarto de sua população em um exército de 1,2 milhão-forte e conseguir várias vitórias decisivas em Doiran e Dobrich, o país capitulou em 1918. A guerra resultou em perdas territoriais significativas, e um total de 412.000 vítimas. Mais de 253.000 refugiados emigrou para a Bulgária 1912-1929 devido aos efeitos dessas guerras, colocando pressão adicional sobre a economia nacional já em ruínas.

A instabilidade política resultante dessas perdas levou à criação de um real ditadura autoritária pelo tsar Boris III (1918-1943). Bulgária entraram na Segunda Guerra Mundial em 1941 como membro do o Eixo, mas se recusou a participar de Operação Barbarossa e salvou sua população judaica da deportação para Campos de concentração. A morte repentina de Boris III, no verão de 1943 levou o país em turbulência política que a guerra virou contra a Alemanha eo movimento guerrilheiro comunista ganhou impulso. Seguindo o avanço do exército soviético na região, em 05 de setembro de 1944 União Soviética declarou guerra à Bulgária e, posteriormente, invadiu-lo. Dentro de dias em Setembro de 1944, o comunista dominado Pátria Frente tomou o poder, acabando com a aliança com a Alemanha e se juntar lado dos Aliados até que a guerra terminou.

Primeiro presidente eleito búlgaro Zhelev reúne-se com George HW Bush, em 1990
Zhelyu Zhelev, o primeiro presidente democraticamente eleito da Bulgária com George HW Bush (à direita) em 1990.

O de esquerda levante de 09 de setembro de 1944 levou à abolição do regime monárquico, mas não foi até 1946 que uma de partido único república popular foi estabelecido. Tornou-se uma parte da esfera de influência soviética sob a liderança do Georgi Dimitrov (1946-1949), que lançou as bases para a industrialização rápida Estado stalinista. Em meados da década de 1950 os padrões de vida aumentou significativamente, enquanto repressões políticas foram diminuídos. O estilo soviético economia planificada viu algumas políticas orientadas para o mercado emergentes em nível experimental sob Todor Zhivkov (1954-1989). Sua filha Lyudmila reforçou orgulho nacional, promovendo búlgaro património, da cultura e das artes em todo o mundo. Numa tentativa de eliminar a identidade do minoria étnica Turk, uma campanha de assimilação foi lançado em 1984. Isso resultou na emigração de cerca de 300.000 deles para a Turquia.

Sob a influência do colapso do Bloco Oriental, em 10 de Novembro de 1989, o Partido Comunista deu o seu monopólio político, Zhivkov renunciou, e Bulgária empreendeu uma transição para uma democracia parlamentar. As primeiras eleições livres em junho de 1990 foram ganhas pelo Partido Socialista Búlgaro (BSP, o Partido Comunista recém-renomeado). A nova Constituição, que previa uma relativamente fraca presidente eleito e por um primeiro-ministro responsável perante o legislativo foi adoptado em Julho de 1991. O novo sistema inicialmente não conseguiu melhorar os padrões de vida ou criar crescimento económico a qualidade média de vida e desempenho económico manteve-se menor do que sob o comunismo até o início dos anos 2000. Um pacote de reformas de 1997, restaurado o crescimento econômico, mas os padrões de vida continuou a sofrer. Depois de 2001 as condições econômicas, políticas e geopolíticas melhorou muito, e Bulgária alcançou status elevado Desenvolvimento Humano. Ele se tornou membro da NATO em 2004 e da União Europeia em 2007.

Geografia

Bulgária ocupa uma parte da península balcânica leste, na fronteira com cinco países- Grécia e Turquia ao sul, Macedónia e Sérvia, a oeste, e da Roménia para o norte. As fronteiras terrestres têm um comprimento total de 1.808 km (1.123 milhas), e do litoral tem um comprimento de 354 quilômetros (220 milhas). Sua área total de 110,994 km (68.968 mi) classifica-lo como país-105 o maior do mundo. Coordenadas geográficas da Bulgária se encontram 43 ° N 25 ° E.

Centralbalkan.jpg Oilcape.jpg
Esquerda: As montanhas dos Balcãs, no centro de Bulgária.
Direita: Maslen nsa na costa do Mar Negro.

O mais notável características topográficas são o Danubian Plain, o Montanhas dos Balcãs, a Thracian Plain, eo Montanhas Rhodope. O extremo sul do Danúbio Plain inclina para cima, para o sopé dos Balcãs, enquanto o Danúbio define a fronteira com a Roménia. O trácio Plain é aproximadamente triangular, começando ao sudeste de Sofia e ampliando uma vez que atinge a Costa do Mar Negro.

As montanhas dos Balcãs correm lateralmente pelo meio do país. O sudoeste montanhoso do país tem dois ranges- alpino Rila e Pirin, que fazem fronteira com as Montanhas Rhodope mais baixas, mas mais extensos para o leste. Bulgária é o lar do ponto mais alto da península balcânica, Musala, em 2925 metros (9596 pés) e seu ponto mais baixo é o nível do mar. Plains ocupam cerca de um terço do território, enquanto planaltos e colinas ocupam 41 por cento. O país tem uma densa rede de cerca de 540 rios, a maioria dos quais são relativamente pequenos e com baixos níveis de água. O maior rio localizado exclusivamente em território búlgaro, o Iskar, tem um comprimento de 368 km (229 mi). Outros rios importantes são o Struma eo Maritsa no sul.

A Bulgária tem um clima dinâmico, que resulta de seu ser posicionado no ponto de encontro do Mediterrâneo e massas de ar continentais e do efeito de barreira de suas montanhas. Médias do Norte Bulgária 1 ° C mais frio e registra 200 milímetros (7,9 in) mais por ano do que as regiões ao sul das montanhas dos Balcãs. Amplitudes de temperatura variam significativamente em diferentes áreas. A temperatura mais baixa registada é -38,3 ° C (-36,9 ° C), enquanto a mais elevada é de 45,2 ° C (113,4 ° F). Médias de precipitação cerca de 630 milímetros (24,8 in) por ano, e varia de 500 milímetros (19,7 in) em Dobrudja para mais de 2.500 milímetros (98,4 in) nas montanhas. Massas de ar continentais trazer uma quantidade significativa de queda de neve durante o inverno.

Meio ambiente e vida selvagem

Foto de um Oriente Águia Imperial, uma ave rara na Bulgária
A população da Bulgária de Imperiais Eagles está a aumentar gradualmente.

Bulgária adotou o Protocolo de Quioto e cumprimento dos objectivos do protocolo através da redução de dióxido de carbono das emissões de 1990-2009 em 30 por cento. No entanto, a poluição das fábricas e metalurgia funciona e grave desmatamento continuam a causar grandes problemas para a saúde eo bem-estar da população. As áreas urbanas são particularmente afectadas pela produção de energia a partir de centrais energéticas à base de carvão e do tráfego automóvel, enquanto o uso de pesticidas na agricultura e sistemas de esgoto industrial antiquadas produzir grande poluição do solo e da água com produtos químicos e detergentes. Bulgária é o único membro da UE que não reciclar os resíduos urbanos, embora um eletrônico usina de reciclagem de resíduos inaugurado em Junho de 2010. A situação melhorou nos últimos anos, e vários programas financiados pelo governo foram postas em prática em uma tentativa de reduzir os níveis de poluição. De acordo com a Universidade de Yale de 2012 Índice de Desempenho Ambiental, a Bulgária é um "performer modesto" na protecção do ambiente.

Biodiversidade da Bulgária é conservado em três parques nacionais, 11 parques naturais e 17 reservas da biosfera. Quase 35 por cento de sua área de terra é composto por florestas, onde algumas das árvores mais antigas do mundo, tais como Pine de Baikushev eo carvalho Granit, crescer. Sua flora abranger mais de 3.800 espécies, das quais 170 são endêmicas e 150 são considerados em perigo. A fauna é representada pela proeminente urso marrom eo chacal , enquanto o Lince eurasiático eo Águia imperial oriental têm pequeno, mas crescente populações.

Política

O edifício da Assembleia Nacional em Sofia
O edifício da Assembleia Nacional em Sofia.

A Bulgária é uma democracia parlamentar em que o cargo executivo mais poderoso é o do primeiro-ministro. O sistema político tem três ramos legislativo, executivo e judicial, com sufrágio universal para os cidadãos , pelo menos, 18 anos de idade. As eleições são supervisionadas por uma Comissão Eleitoral Central independente, que inclui membros de todos os principais partidos políticos. Partes devem se registrar junto à Comissão antes de participar em uma eleição nacional. Normalmente, o primeiro-ministro eleito é o líder do partido que recebe a maioria dos votos nas eleições parlamentares.

Os partidos políticos se reúnem na Assembleia Nacional, que é composta por 240 deputados eleitos para mandatos de quatro anos por voto popular direto. A Assembleia Nacional tem o poder de promulgar leis, aprovar o orçamento, agendar eleições presidenciais, escolher e destituir o O primeiro-ministro e outros ministros, declarar guerra, implantar as tropas no exterior, e ratificar tratados e acordos internacionais. O presidente serve como o chefe de Estado e comandante-em-chefe das forças armadas, e tem autoridade para devolver um projeto de lei para posterior debate, embora o parlamento pode substituir o veto presidencial por uma maioria simples dos votos de todos os membros do parlamento. Boyko Borisov do partido de centro-direita Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB) tornou-se primeiro-ministro em 27 de julho de 2009, enquanto GERB-backed Rosen Plevneliev foi eleito presidente em 2011, depois de ter recebido 52,5 por cento dos votos no segundo turno contra 47,5 por cento para o seu adversário do Partido Socialista Ivaylo Kalfin. Até fevereiro 2013 GERB tinha 117 cadeiras na Assembléia Nacional e sem aliados políticos permanentes, governando como um governo minoritário.

O governo renunciou em 20 de fevereiro de 2013, após protestos em todo o país causadas por altos custos de serviços públicos, baixos padrões de vida e do fracasso do sistema democrático. A onda de protesto foi marcado pela auto-imolações, manifestações espontâneas e um forte sentimento contra os partidos políticos. Como consequência, o Parlamento foi dissolvido e um novo governo provisório foi estabelecido pelo presidente. As eleições foram mai 2013 ganhou estreita por GERB, que não tem o apoio de qualquer um dos outros três partidos presentes no Parlamento.

Diagrama dos partidos políticos no parlamento búlgaro
Grupos políticos do Parlamento e número de representantes (2013):
     GERB (centro-direita, 97)
     BSP (de esquerda, 84)
     DPS (centrista, 36)
     ATAKA (extrema-direita, 23)

A Bulgária tem um típico direito civil sistema legal. O Judiciário é supervisionado pelo Ministério da Justiça. O Supremo Tribunal Administrativo e do Supremo Tribunal de Cassação são os mais altos tribunais de recurso e supervisionar a aplicação das leis em tribunais subordinados. O Conselho Superior da Magistratura gerencia o sistema e nomeia juízes. Judiciário da Bulgária, juntamente com outras instituições, continua sendo um dos mais corruptos da Europa e ineficiente.

A aplicação da lei é levada a cabo por organizações principalmente subordinados ao Ministério do Interior. O Serviço Nacional de Polícia (NPS) combate o crime em geral, mantém a ordem pública e apoia as operações de outras agências de aplicação da lei. NPS campos 27.000 policiais em suas seções locais e nacionais. O Ministério do Interior também chefia o Serviço de Polícia de Fronteiras eo National Gendarmerie-um ramo especializado para a atividade anti-terrorista, gestão de crises e controlo de motins. Contra-inteligência e segurança nacional são da responsabilidade da Agência Estatal para a Segurança Nacional, criada em 2008.

Divisões administrativas

A Bulgária é um Estado unitário. Desde a década de 1880, o número de unidades de gestão territorial variou de sete a 26. Entre 1987 e 1999, a estrutura administrativa consistiu em nove províncias (oblasti, singular Oblast). A nova estrutura administrativa foi adoptado em paralelo com a descentralização do sistema econômico. Ele inclui 27 províncias e um distrito capital metropolitana (Sofia-Grad). Todas as áreas de levar seus nomes de suas respectivas capitais. As províncias subdividem em 264 municípios.

Os municípios são administrados pelos prefeitos, eleitos para mandatos de quatro anos, e por conselhos municipais eleitos directamente. A Bulgária é um altamente Estado centralizado, onde o Conselho nacional de Ministros nomeia directamente os governadores regionais e todas as províncias e municípios são fortemente dependentes dela para financiamento.

Províncias Bulgária Aministrative numbered.png
  1. Blagoevgrad
  2. Burgas
  3. Dobrich
  4. Gabrovo
  5. Haskovo
  6. Kardzhali
  7. Kyustendil
  8. Lovech
  9. Montana
  10. Pazardzhik
  11. Pernik
  12. Pleven
  13. Plovdiv
  14. Razgrad
  1. Rousse
  2. Shumen
  3. Silistra
  4. Sliven
  5. Smolyan
  6. Província Sofia
  7. Stara Zagora
  8. Targovishte
  9. Varna
  10. Veliko Tarnovo
  11. Vidin
  12. Vratsa
  13. Yambol

Relações Exteriores e militares

Bulgária se tornou membro da Organização das Nações Unidas em 1955 e desde 1966 tem sido um membro não-permanente do Conselho de Segurança das três vezes, mais recentemente, de 2002 a 2003. A Bulgária também estava entre os países fundadores do Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), em 1975. Ele se juntou a OTAN em 29 de março de 2004, assinou a União Europeia Tratado de Adesão em 25 de Abril de 2005, e tornou-se membro de pleno direito da União Europeia em 1 de Janeiro de 2007. integração euro-atlântica se tornou uma prioridade para o país desde a queda do comunismo, embora a liderança comunista também tinha aspirações de sair do Pacto de Varsóvia e juntando-se a Comunidades Europeias por 1987. O relacionamento da Bulgária com os seus vizinhos desde 1990 tem sido geralmente boa. O país também tem um papel importante na promoção da segurança regional. A Bulgária tem uma colaboração econômica e diplomática tripartite ativa com a Roménia ea Grécia, mantém fortes relações com os membros da UE, Estados Unidos e Rússia, e continua a melhorar seus tradicionalmente boas relações com a China e Vietnã . O Julgamento HIV na Líbia, que se seguiu após a prisão de várias enfermeiras búlgaras em Benghazi em 1998, teve um impacto significativo sobre as relações entre a Bulgária, a União Europeia ea Líbia. Isso resultou na libertação das enfermeiras por parte do governo de Muammar Gaddafi, que foi concedido um contrato para receber um reator nuclear e de armas suprimentos de França em troca.

MiG-29 lutadores búlgaros em vôo
Mikoyan-Gurevich MiG-29 caças a jato da Força aérea búlgara.

Bulgária sediou seis KC-135 Stratotanker e 200 pessoal de apoio para o esforço de guerra no Afeganistão em 2001, que foi o primeiro estacionamento de forças estrangeiras no seu território desde a Segunda Guerra Mundial. Relações militares internacionais foram ampliadas em abril de 2006, quando a Bulgária e os Estados Unidos assinaram um acordo de cooperação de defesa que prevê o uso de Bezmer e Bases aéreas Graf Ignatievo, o Escala de treinamento Novo Selo, e um centro de logística em Aytos como instalações de treinamento militares conjuntos. No mesmo ano, Revista Foreign Policy listados Bezmer Base Aérea como uma das seis instalações no exterior mais importantes utilizados pelo USAF, devido à sua proximidade com o Oriente Médio . Um total de 756 tropas estão implantado no exterior como parte de várias missões da ONU e da OTAN. Historicamente, a Bulgária implantado um número significativo de militares e conselheiros civis em países aliados soviéticos, tais como Nicarágua e Líbia (mais de 9.000 funcionários).

Defesa nacional é da responsabilidade do todo- voluntário militar da Bulgária, que consiste em forças terrestres, marinha e força aérea. As forças terrestres são compostos por duas brigadas mecanizadas e oito regimentos e batalhões independentes; a força aérea opera 106 aeronaves e sistemas de defesa aérea em seis bases aéreas, e a Marinha opera uma variedade de navios, helicópteros e medidas de defesa costeira. Após uma série de reduções a partir de 1990, o número de tropas ativas contratada a partir de 152.000 em 1988 para cerca de 32.000 na década de 2000, completada por uma força de reserva 302.500 soldados e oficiais e 34.000 soldados paramilitares. O inventário é principalmente de origem soviética, como MiG-29 lutadores, SA-10 Grumble SAMs e SS-21 Scarab de curto alcance mísseis balísticos. Em 2020 o governo vai gastar 1,4 bilhões dólares americanos para a implantação de aviões de combate, novos sistemas de comunicações e capacidades de guerra cibernética. Total de gastos militares em 2009 custou 819.000 mil dólares.

Economia

Vista aérea do centro de Sófia, o coração financeiro do país
Sofia, o coração financeiro do país.

A Bulgária tem um emergente economia de mercado na faixa de renda média alta, onde o setor privado responde por mais de 80 por cento do PIB. De um país predominantemente agrícola, com uma população predominantemente rural em 1948, na década de 1980 a Bulgária tinha transformado em uma economia industrial com a pesquisa científica e tecnológica no topo das suas prioridades de despesas orçamentais. A perda de COMECON mercados em 1990 ea subsequente " terapia de choque "do sistema planejado causou uma forte queda na produção industrial e agrícola, em última análise, seguido de um colapso econômico em 1997. A economia em grande parte recuperada durante um período de rápido crescimento, vários anos depois, mas a renda média indivíduo continua a ser um dos mais baixos a UE em 768 levs (€ 393) por mês. Mais de um quinto da força de trabalho são empregados em um salário mínimo de 1 euro por hora. Os salários, no entanto, representam apenas metade do rendimento total do agregado familiar, devido à substancial economia informal que equivale a quase 32% do PIB. Búlgaro PPS do PIB per capita situava-se em 45 por cento da média da UE em 2011, de acordo com Os dados do Eurostat, enquanto o custo de vida foi de 49 por cento da média. A moeda é o lev, que está indexada ao euro a uma taxa de 1,95583 levа por um euro. A Bulgária não é parte do zona euro e abandonou seus planos de adotar o euro.

Taxas de crescimento econômico (verde e vermelho) e do desemprego (azul)
Taxas de crescimento econômico (verde e vermelho) e do desemprego (azul).

Os indicadores econômicos têm piorado em meio à final da década de 2000 crise financeira. Depois de vários anos consecutivos de alto crescimento, o PIB contraiu com 5,5 por cento em 2009 eo desemprego permanece acima de 12 por cento. A produção industrial declinou com 10 por cento, de mineração com 31 por cento, ea produção de metais ferrosos e marcou uma queda de 60 por cento. Crescimento positivo foi restaurado em 2010, embora os investimentos eo consumo continuam a diminuir de forma constante devido ao aumento do desemprego. No mesmo ano, a dívida intercompanhia excedeu 51000000000 €, o que significa que 60 por cento de todas as empresas búlgaras eram mutuamente endividados. Em 2012, tinha aumentado para 83 milhões de euros, ou 227 por cento do PIB. O governo implementou medidas rigorosas de austeridade com FMI e da UE incentivo a alguns resultados fiscais positivos, mas as consequências sociais destas medidas têm sido "catastrófica" de acordo com o Confederação Sindical Internacional. A corrupção continua a ser um obstáculo ao crescimento econômico. A Bulgária é um dos mais corruptos membros da União Europeia e classifica 75o na Índice de Percepção da Corrupção.

Mapa mostrando Bulgária e os seus principais parceiros de exportação por parte das exportações totais
Bulgária (laranja) e seus maiores parceiros de exportação por parte das exportações totais.

As actividades económicas são fomentadas pelas taxas mais baixas de imposto de renda pessoais e corporativos na UE, ea segunda mais baixa dívida pública de todos os Estados membros em 16,5 por cento do PIB em 2012. Em 2012, o PIB ( PPP) foi estimado em US $ 104 bilhões, com um valor per capita de $ 14,235. Sofia e arredores Área de planejamento Yugozapaden são a região mais desenvolvida do país com o PPS do PIB per capita de 23.162 dólares em 2009. A Bulgária é um receptor líquido dos fundos da UE. A quantidade absoluta de recursos recebidos era 589.000.000 € em 2009.

A força de trabalho é 2,45 milhões de pessoas, das quais 7,1 por cento são empregados na agricultura, 35,2 por cento são empregados na indústria e 57,7 por cento são empregados no setor de serviços. Extracção de metais e minerais, produção de produtos químicos, máquinas e veículos componentes, refino de petróleo e do aço estão entre as principais atividades industriais. Mineração e suas indústrias relacionadas empregam um total de 120.000 pessoas e gerar cerca de cinco por cento do PIB do país. Bulgária é o sexto maior produtor de carvão da Europa. Depósitos locais de carvão, ferro, cobre e chumbo são vitais para os setores de manufatura e de energia. Quase todos os itens de primeira exportação da Bulgária são commodities industriais, como os produtos petrolíferos, produtos de cobre e produtos farmacêuticos. Bulgária também é um exportador líquido de produtos agrícolas e alimentares, dos quais dois terços vão para Os países da OCDE. Ele é o maior produtor mundial de perfumaria óleos essenciais tais como lavanda e óleo de rosa. A agricultura tem diminuído significativamente nas últimas duas décadas. A produção em 2008 foi de apenas 66 por cento do que entre 1999 e 2001, enquanto a produção de cereais e vegetais caíram quase 40 por cento desde 1990. É o sector dos serviços, o turismo é a contribuição mais significativa para o crescimento económico. Nos últimos anos, a Bulgária tem emergido como um destino viajando com seus resorts e praias baratas fora do alcance da indústria do turismo. Lonely Planet classificou-o entre os seus 10 melhores destinos para 2011. A maioria dos visitantes são britânicos, romeno, alemão e russo. A capital Sofia, a capital medieval de Veliko Tarnovo, resorts costeiros Golden Sands e praia e de inverno resorts ensolarados Bansko, Pamporovo e Borovets são alguns dos locais mais visitados pelos turistas.

Ciência e Tecnologia

An IBM Blue Gene/P supercomputer used by several Bulgarian scientific organisations
A gabinete supercomputador na NCSA.

Bulgária gasta 0,25 por cento do PIB em investigação científica, tendo assim uma das mais baixas de P & D na Europa orçamentos. O subinvestimento crónico em investigação desde 1990 forçou muitos profissionais científicos para deixar o país. Como resultado, a Bulgária pontuações baixas em termos de inovação, competitividade e de alto valor acrescentado das exportações. Principais áreas de pesquisa e desenvolvimento são energia, nanotecnologia, arqueologia e da medicina. O Bulgarian Academy of Sciences (BAS) é o estabelecimento científico líder e emprega a maioria dos pesquisadores búlgaras em seus numerosos institutos. Ele tem sido ativo no campo da ciência espacial com experimentos de monitoramento RADOM-7 radiação na Estação Espacial Internacional e Chandrayaan-1, e no mercado interno desenvolvido espaço estufas na estação espacial Mir . Bulgária tornou-se o sexto país do mundo a ter um astronauta no espaço com o vôo de Georgi Ivanov na Soyuz 33 em 1979. A Bulgária é um membro activo do CERN e tem contribuído para as suas actividades com cerca de 200 cientistas desde a sua adesão em 1999.

Na década de 1980 a Bulgária foi conhecido como o "Vale do Silício doBloco de Leste "por causa de suas exportações em grande escala da tecnologia de computação paraos Estados do COMECON. O sector das TIC gera 10 por cento do PIB e emprega o terceiro maior contingente de especialistas em TIC no mundo . A Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação (NCSA) opera o único supercomputador no sudeste da Europa.

A utilização da Internet tem aumentado rapidamente desde 2000 o número de usuários cresceu de 430 mil para 3,4 milhões (48 por cento taxa de penetração) em 2010. Média de banda larga velocidade da Internet é a segunda maior do mundo depois da Coreia do Sul. Serviços de telefonia estão amplamente disponíveis, e uma linha tronco central digital conecta maioria das regiões. Mais de 90 por cento das linhas fixas são servidos pela Bulgarian Telecommunications Company (BTC), enquanto os serviços móveis são fornecidos por três operators- Mtel, GloBul e BTC / Vivacom.

Infra-estrutura

Trakiya motorway, one of the main national motorways
Auto-estrada Trakia.

Localização geográfica estratégica da Bulgária e do setor de energia bem desenvolvida torná-lo uma tecla central energética europeia, apesar da sua falta de depósitos de combustíveis fósseis significativos. Quase 34 por cento da sua electricidade é produzida pela central nuclear de Kozloduy e da opinião pública apoia fortemente o desenvolvimento de energia nuclear. A rápida expansão de fontes alternativas de energia, como eólica e usinas de energia solar tornar Bulgária um dos produtores de maior crescimento da energia eólica no mundo. O país pretende produzir 16 por cento da sua electricidade a partir de fontes renováveis ​​até 2020.

A rede rodoviária nacional tem um comprimento total de 40.231 km (24.998 milhas), dos quais 39.587 km (24.598 mi) são pavimentadas, mas quase metade cair o menor rating internacional para estradas pavimentadas. Ferrovias são um grande modo de transporte de mercadorias, apesar rodovias levar uma parte progressivamente maior de mercadorias. A Bulgária tem 6.238 km (3.876 mi) de linha férrea e, atualmente, um total de 81 km de linhas de alta velocidade estão em operação. As ligações ferroviárias estão disponíveis com a Roménia, a Grécia ea Sérvia, e trens expressos servir rotas diretas para Kiev , Minsk , Moscovo e São Petersburgo . Sofia e Plovdiv são centros de viagens aéreas do país, enquanto Varna e Burgas são os principais portos comerciais marítimos. Varna também está programado para ser a primeira estação no território da UE para receber gás natural através do gasoduto South Stream.

Demografia

Bulgarian women in traditional folk attire
Mulheres búlgaras deBlagoevgrad em traje tradicional.

A população da Bulgária é 7.364.570 pessoas de acordo com o censo nacional de 2011. A maioria da população, ou 72,5 por cento, residem em áreas urbanas; . cerca de um sexto da população total está concentrada em Sofia búlgaros são o principal grupo étnico e compreendem 84,8 por cento da população. turco e minorias ciganas compreendem 8,8 e 4,9 por cento, respectivamente; cerca de 40 minorias menores compreendem 0,7 por cento e 0,8 por cento não se auto-identificam com um grupo étnico. Todos os grupos étnicos falar búlgaro, a única língua com estatuto oficial e nativo para 85,2 por cento da população. O mais antigo escrito língua eslava, búlgaro é distinguível de outras línguas deste grupo através de determinadas peculiaridades gramaticais, tais como a falta de casos de substantivo e infinitivo, e um sufixo artigo definido.

Bulgária está em um estado de crise demográfica. Ele teve um crescimento populacional negativo desde o início dos anos 1990, quando o colapso econômico causado uma onda de emigração de longa duração. Alguns 937.000 a 1.200.000 pessoas - em sua maioria jovens adultos - deixou o país até 2005. Um terço de todos os agregados familiares constituídos por apenas uma pessoa e 75,5 por cento das famílias não têm filhos com idade inferior a 16. Em consequência, as taxas de crescimento populacional e de nascimento são entre as mais baixas do mundo, enquanto as taxas de mortalidade estão entre as mais altas. Bulgária classifica 113th globalmente pela esperança de vida média, que é de 73,6 anos para ambos os sexos. As principais causas de morte são semelhantes aos de outros países industrializados, principalmente doenças cardiovasculares, neoplasias e doenças respiratórias.

A Bulgária tem um sistema de saúde universal financiado por impostos e contribuições. O Fundo de Seguro Nacional de Saúde (NHIF) paga uma parcela aumentando gradualmente dos custos de cuidados de saúde primários. Projetada gastos com saúde para 2013 ascendem a 4,1 por cento do PIB. O número de médicos está acima da média da UE, com 181 médicos por 100.000 pessoas, mas a distribuição por campos de prática é irregular, existe uma grave carência de enfermeiros e outros profissionais de saúde, bem como a qualidade da maioria das instalações médicas é pobre. Escassez de pessoal em alguns campos são tão graves que os pacientes recorrem a busca de tratamento nos países vizinhos.

Interior of the Sofia University library
A biblioteca daUniversidade de Sofia.

Estimativas do governo a partir de 2003 colocou a taxa de alfabetização em 98,6 por cento, sem diferença significativa entre os sexos. Padrões educacionais têm sido tradicionalmente elevada, embora ainda longe de valores de referência europeus e em continuar a deterioração durante a última década. Estudantes búlgaros estavam entre os mais golos no mundo em termos de leitura em 2001, um desempenho melhor do que suas contrapartes canadenses e alemães; até 2006, as pontuações em leitura, matemática e ciência havia se deteriorado. Gastos do Estado para a educação são muito abaixo da média da União Europeia. O Ministério da Educação, da Juventude e da Ciência financia parcialmente escolas públicas, faculdades e universidades, estabelece critérios para livros didáticos e supervisiona o processo de publicação. O Estado oferece ensino gratuito nas escolas públicas primárias e secundárias. O processo educacional se estende através de 12 graus, onde os graus de um a oito são primários e nove a doze são de nível secundário. Escolas de ensino médio pode ser técnico, profissional, geral ou especializada em uma determinada disciplina, enquanto o ensino superior é composto por um de 4 anos de licenciatura e um grau de 1 ano de Mestrado.

A Constituição da Bulgária define como um Estado secular com a liberdade religiosa garantida, mas designa a Ortodoxia como uma religião "tradicional". O Igreja Ortodoxa da Bulgária ganhou status de autocephalous em 927 dC, e, atualmente, conta com 12 dioceses e mais de 2.000 sacerdotes. Mais de três quartos dos búlgaros subscrever a Ortodoxia Oriental. muçulmanos sunitas são a segunda maior comunidade e constituem 10 por cento da composição religiosa, embora a maioria deles não rezar e encontrar o uso de véus islâmicos inaceitáveis. Menos de três por cento são filiados a outras religiões, 11,8 por cento não se identificam com uma religião e 21,8 por cento se recusou a declarar suas crenças.

Cultura

Thracian golden wreath exhibited in the National Historical Museum
Dourado Thraciancoroa de flores noMuseu Histórico Nacional.

Cultura tradicional búlgara contém principalmente Thracian, eslavo e Bulgar herança, juntamente com gregos , romanos , otomanos , persas e celtas influências. Nove objetos históricos e naturais têm sido inscrita na lista de Património Mundial da UNESCO : o Cavaleiro Madara, os túmulos trácios em Sveshtari e Kazanlak, a Igreja Boyana, o Mosteiro Rila, as Igrejas Rock-lavradas de Ivanovo, Parque Nacional de Pirin, Reserva Natural Sreburna e da antiga cidade de Nesebar. Nestinarstvo, um ritual do fogo-dança de origem trácia, está incluído na lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO. O fogo é um elemento essencial do folclore búlgaro, usado para banir os maus espíritos e doenças. Folclore búlgaro personifica doenças como bruxas e tem uma grande variedade de criaturas, incluindo lamya, samodiva ( veela) e karakondzhul. Alguns dos costumes e rituais contra esses espíritos têm sobrevivido e ainda são praticados, mais notavelmente o Kukeri e survakari. Martenitsa também é amplamente comemorado.

Junto com a cultura tradicional, muito património de outras civilizações tem sido acumulada desde a Antiguidade. Pesquisadores locais afirmam que o número de sítios arqueológicos é o terceiro maior da Europa, depois da Itália e da Grécia. O primeiro livro escrito em uma linguagem de o germânico século 4 Wulfila Bíblia, foi criado em Nicopolis ad Istrum em uma pequena comunidade gótica no atual norte da Bulgária. O primeiro mosteiro cristão na Europa foi estabelecida em torno do mesmo tempo. Plovdiv é um dos mais antigas cidades continuamente habitadas, e o mais antigo tesouro de ouro no mundo, consistindo de moedas, armas e jóias de namoro para 4600 aC, foi descoberto perto de Varna, em 1972. O site revelou evidências da primeira civilização europeia.

Cultura eslava foi centrada, tanto na Primeira e Segunda Empires búlgaras durante grande parte dos Idade Média . O Preslav, Ohrid e Tarnovo escolas literárias exerceu influência cultural considerável sobre o mundo Ortodoxa Oriental. Muitas línguas da Europa Oriental e da Ásia usar escrita cirílica, que se originou no Preslav Escola Literária em torno do século 9. O avanço medieval nas artes e nas letras terminou com a conquista otomana, quando muitas obras foram destruídos, e atividades artísticas não re-emergir até o Renascimento Nacional no século 19. Depois da Libertação, literatura búlgaro adoptou rapidamente estilos literários europeus, como o Romantismo e simbolismo. Desde o início do século 20, vários autores búlgaros, como Ivan Vazov, Pencho Slaveykov, Peyo Yavorov, Yordan Radichkov e Tzvetan Todorov ganharam destaque. Em 1981, o escritor nascido na Bulgária Elias Canetti foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura .

Scan from the 1566 Chasoslov, an early Bulgarian printed book
Chasoslov(o "Livro de Horas") emcirílico, um livro impresso a partir búlgaro cedo 1566.

Música folk búlgara é, de longe, a mais extensa a arte tradicional e desenvolveu-se lentamente ao longo dos tempos como uma fusão de influências orientais e ocidentais. Ele contém Extremo Oriente, Oriental, medieval Ortodoxa Oriental e da Europa Ocidental tonalidades padrão e modos. A música tem um som distinto e usa uma vasta gama de instrumentos tradicionais, como gadulka, Gaida ( gaita), kaval e tupan. Uma das suas características mais distintivas é prorrogado tempo rítmico , que não tem equivalente no resto da música europeia. O Television Estado Female Vocal Coro é o mais famoso realizando conjunto folclórico, e recebeu um Grammy Award em 1990. composição musical escrita da Bulgária pode ser rastreada de volta ao início da Idade Média e as obras de Yoan Kukuzel (c. 1280-1360). Música clássica, ópera e balé são representados por compositores Emanuil Manolov, Pancho Vladigerov e Georgi Atanasov e cantores Ghena Dimitrova e Boris Hristov. Artistas búlgaros ganharam popularidade em vários outros gêneros como rock progressivo ( FSB), electropop ( Mira Aroyo) e jazz ( Milcho Leviev).

O património religioso inclui artes visuais afrescos, murais e ícones, muitos produzido pelo medieval Escola Artística Tarnovo. Vladimir Dimitrov, Nikolay Diulgheroff e Christo são alguns dos mais famosos artistas búlgaros modernos. Indústria cinematográfica continua fraca: em 2010, a Bulgária produziu três longas-metragens e dois documentários com financiamento público. Os eventos culturais são anunciados nos maiores meios de comunicação, incluindo a Rádio Nacional búlgara, e jornais diários Dneven Trud e 24 Chasa .

The Bulgarian Olympic squad at the 2010 Winter Games
O plantel búlgaro nosjogos Olímpicos de Inverno de 2010.

Cozinha búlgara é semelhante aos de outros países dos Balcãs e demonstra uma forte influência turca e grega. Yogurt, lukanka, banitsa, shopska salada, lyutenitsa e kozunak estão entre os alimentos locais mais conhecidos. Pratos orientais, como moussaka, gyuvech, e baklava também estão presentes. O consumo de carne é inferior à média europeia, dada uma preferência notável para uma grande variedade de saladas. Rakia é uma fruta tradicional brandy que foi consumida na Bulgária no início do século 14. vinho búlgaro é conhecida por suas Traminer, Muskat e Mavrud tipos , dos quais até 200 mil toneladas são produzidas anualmente. Até 1989, a Bulgária foi o segundo maior exportador de vinho do mundo.

Bulgária tem um bom desempenho em esportes como lutas , levantamento de peso, boxe, ginástica e ténis. O país em campo uma das equipes do voleibol principais dos homens, em oitavo lugar no mundo de acordo com os 2012 rankings da FIVB. Futebol é de longe o esporte mais popular. Alguns jogadores famosos são Fulham frente Dimitar Berbatov e Hristo Stoichkov, vencedor da Bota de Ouro ea Bola de Ouro eo jogador búlgaro de maior sucesso de todos os tempos. Clubes nacionais proeminentes incluem PFC CSKA Sofia e PFC Levski Sofia. O melhor desempenho da equipe nacional na Copa do Mundo da FIFA veio em 1994, quando ele avançou para as semifinais ao derrotar consecutivamente Grécia, Argentina, México e Alemanha, terminando em quarto. Bulgária tem participado na maioria das competições olímpicas desde a sua primeira aparição no 1896 jogos , quando foi representada por Charles Champaud. O país ganhou um total de 218 medalhas: 52 de ouro, 86 de prata e 80 de bronze, o que o coloca em 24º lugar no ranking de todos os tempos.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Bulgaria&oldid=559107856 "