Conteúdo verificado

Basel

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Basel
Basel -
País Suíça Brasão de Basileia
Cantão Basel-Stadt
Distrito nd
47 ° 34'N 7 ° 36'E Coordenadas: 47 ° 34'N 7 ° 36'E
População 170.635 (Mar 2012)
- Densidade 7.500 / km 2 (19.426 / sq mi)
Área 23,91 km 2 (9,23 sq mi)
Elevação 260 m (853 pés)
• Menor 244,75 m - Rhine costa, fronteira nacional em Kleinhüningen
Código postal 4000
Número SFOS 2701
Prefeito Guy Morin (a partir de 2008) GP
Demonym Basler
Rodeado por Allschwil (BL), Binningen (BL), Birsfelden (BL), Bottmingen (BL), Huningue (FR-68), Münchenstein (BL), Muttenz (BL), Reinach (BL), Riehen, Saint-Louis (FR-68), Weil am Rhein (DE-BW)
Site www.basel.ch
Estatísticas SFSO
Basel está localizado na Suíça
Basel

Basel Inglês Pronúncia: / Bɑːzəl / ou Basileia / Bɑːl / ( alemão : Basel, pronunciado [Baːzəl]; Francês : Bâle [Bɑl]; italiano : Basilea [Bazilɛːa]; Romanche: Basilea [Bazilɛːa]) é Suíça terceira cidade mais populosa, com 166.209 habitantes. Estando localizado onde as fronteiras suíças, francesas e alemãs se encontram, Basel também tem subúrbios em França e Alemanha . Com 830 mil habitantes nas tri-nacional área metropolitana a partir de 2004, Basel da Suíça é a segunda maior área urbana.

Localizado no noroeste da Suíça no rio Rhine funções, Basileia como um importante centro industrial para a indústria química e indústria farmacêutica. A região de Basileia, culturalmente estendendo para alemão Baden-Württemberg e francês Alsácia, reflete a herança de seus três estados da moderno nome em latim: "Regio TriRhena". Ele tem o mais antigo universidade da Confederação Suíça (1460).

Basiléia é de língua alemã . A variante local do Dialetos alemães suíços é chamada Basel alemão.

História

Augusta Raurica.

Durante os dias do Império Romano , a liquidação de Augusta Raurica foi fundada há 10 ou 20 km a montante da presente Basileia, e um castelo foi construído na colina com vista para o rio onde o Basileia Münster está agora. Mas até os mais velhos Assentamentos celtas (incluindo um vitrificados forte) foram descobertos recentemente na área anterior ao castelo romano. A posição da cidade no Rhine longo enfatizou sua importância: Basel por muitos séculos possuía a única ponte sobre o rio "entre Lago de Constança e do mar ".

A cidade de Basel foi chamado Basilea ou Basilia em latim (a partir do grego Vasilèa, Βασιλεια significa realeza) e este nome é documentada a partir de 374 dC. Desde a doação do Abbey Moutier-Grandvalto e todas as suas posses para Bishop Adalbero II em 999 até o Reforma, Basel foi governado por príncipes-bispos (ver Bispo de Basileia, cuja memória é preservada no báculo mostrado na Basileia brasão de armas - veja acima). Em 1019 a construção da catedral de Basileia (conhecido localmente como o Münster) começou sob Imperador alemão Heinrich II. Em 1225-1226 a ponte sobre o Reno foi construído por Bishop Heinrich von Thun e menor Basel (Kleinbasel) fundada como uma cabeça de ponte para proteger a ponte.

Em 1356 o Basel terremoto destruiu grande parte da cidade, juntamente com um número de castelos nas proximidades. A cidade ofereceu tribunais aos nobres como uma alternativa para a reconstrução de seus castelos, em troca de proteção militar dos nobres da cidade.

1493 xilogravura da cidade de Basileia, a partir do Nuremberg Chronicle.

Em 1412 (ou antes) da pousada bem conhecido Zum Goldenen Sternen foi estabelecida. Basel tornou-se o ponto focal da cristandade ocidental durante o século 15 Conselho de Basileia (1431-1449), incluindo a eleição de 1439 antipapa Felix V. Em 1459 o Papa Pio II dotou o Universidade de Basel onde notáveis como Erasmo de Rotterdam e Paracelso mais tarde ensinou. Ao mesmo tempo, a nova embarcação de a impressão era introduzido para Basel por aprendizes de Johann Gutenberg .

A editora Schwabe foi fundada em 1488 por Johannes Petri e é a mais antiga editora ainda no negócio. Johann Froben também operou sua casa de impressão em Basileia e foi notável para a publicação de obras de Erasmus. Em 1495, Basel foi incorporada no Alto Reno Imperial Circle; o Bispo de Basileia foi adicionado ao banco dos Príncipes eclesiásticas. Em 1500, a construção do Basileia Münster tinha terminado.

Em 1501 Basiléia entrou para a Confederação Suíça como seu décimo primeiro cantão, separando de facto do Sacro Império Romano , e começou a construção do edifício da Câmara Municipal. O assento do bispo manteve-se em Basileia até 1529, quando a cidade se tornou protestante sob Oecolampadius. Trafulha do bispo foi, porém, mantido como revestimento da cidade de braços. A primeira edição do Christianae religionis institutio ( Institutos da Religião Cristã - John Calvin grande exposição de 's Doutrina calvinista) foi publicado em Basileia março 1536.

Mapa de Basel em 1642.

Em 1543 De humani corporis fabrica, o primeiro livro sobre anatomia humana, foi publicado e impresso em Basel por Andreas Vesalius (1514-1564).

Há indicações Joachim Meyer, autor do influente do século 16 texto artes marciais Kunst des fechten ("The Art of Fighting") veio de Basel. Em 1662 o Amerbaschsches Kabinett foi criada em Basileia como o primeiro museu público de arte. Sua coleção tornou-se o núcleo da tarde Basel Museum of Art.

Em 1792, o República da Rauracia, um revolucionário República cliente francês, foi criado. Durou até 1793. Após três anos de agitação política e uma curta guerra civil, em 1833, a zona rural desfavorecida se separou da Cantão de Basiléia, formando a metade cantão de Basileia-Landschaft.

Em 03 de julho de 1874 o primeiro zoológico da Suíça (o Zoo Basel) abriu as suas portas no sul da cidade em direção a Binningen.

Basel como local de encontro internacional

Basileia tem sido frequentemente o local das negociações de paz e outras reuniões internacionais. O Tratado de Basileia (1499) terminou a Guerra da Suábia. Dois anos mais tarde se juntou ao Basel Confederação Suíça . O Paz de Basileia em 1795 entre a República Francesa ea Prússia e Espanha terminou o Primeira Coalizão contra a França durante a Guerras Revolucionárias Francesas. Em tempos mais recentes, o Organização Sionista Mundial realizou seu primeiro congresso em Basileia, em 03 de setembro de 1897. Por causa da Guerras dos Bálcãs, a Segunda Internacional realizou um congresso extraordinário em Basileia, em 1912. Em 1989, o Convenção de Basileia foi aberta à assinatura com o objectivo de impedir a exportação de resíduos perigosos provenientes de ricos para as nações em desenvolvimento para eliminação.

Economia

Basler Messeturm

Um Swiss Federal anual feira (Mustermesse) ocorre em Kleinbasel, na margem direita do Reno. Outras feiras importantes incluem " BaselWorld "(relógios e jóias ), Art Basel, Orbit e Cultura.

O suíço indústria química em grande parte opera a partir de Basel, Basileia e também tem uma indústria farmacêutica de grande porte. Novartis, Syngenta, Ciba Specialty Chemicals, Clariant, Hoffmann-La Roche, e Basilea Pharmaceutica sede lá. Produtos farmacêuticos e produtos químicos especiais tornaram-se o foco atual da produção industrial da cidade. Algumas das criações mais notáveis da indústria química incluem DDT, Araldite, Valium, Rohypnol e LSD.

UBS AG mantém escritórios centrais em Basileia, dando financiar um papel fundamental na economia local. A importância do sistema bancário começou quando o Banco de Compensações Internacionais localizados dentro da cidade em 1930. inovadora indústria financeira de Basileia inclui instituições como o Comité de Basileia de Supervisão Bancária. Responsável pela Acordos de Basileia ( Basileia I e Basileia II), esta organização mudou fundamentalmente Gestão de Risco dentro de sua indústria.

Basileia tem de Suíça edifício mais alto, Basler Messeturm.

Basel também abriga o Banco de Compensações Internacionais (BIS) e é o banco do banqueiro central. O banco é controlado por um conselho de administração, que é composto pelos presidentes de bancos centrais de elite de 11 países diferentes (EUA, Reino Unido, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Suíça, Países Baixos e Suécia).

Criado em 1930, o BIS é de propriedade de seus Estados bancos centrais , que são entidades privadas. Nenhum agente das autoridades públicas suíças podem entrar nas instalações sem o consentimento expresso do banco. O banco exerce fiscalização e poder de polícia sobre suas instalações. O banco goza de imunidade de jurisdição penal e administrativa, bem como conjuntos de recomendações que se tornam padrão para o mundo sistema bancário comercial.

Swiss International Air Lines, a companhia aérea nacional da Suíça, está sediada em razão da EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg em Saint-Louis, Haut-Rhin, França , perto de Basileia. Antes da formação da Swiss International Air Lines, a companhia aérea regional Crossair foi sediado perto de Basileia.

Alojamento

Basel é subdividido em 19 quartos (Quartiere). Os municípios de Riehen e Bettingen, fora dos limites da cidade de Basileia, estão incluídos no cantão de Basileia-Cidade como quartos rurais (Landquartiere).

Quartier ha Quartier ha
Altstadt Grossbasel (Grossbasel central) 37.63 Altstadt Kleinbasel (central Kleinbasel) 24.21
Vorstädte (subúrbios) 89.66 Clara 23.66
Am Ring 90,98 Wettstein 75,44
Breite 68,39 Hirzbrunnen 305,32
St. Alban 294,46 Rosental 64.33
Gundeldingen 123,19 Mattaus 59.14
Bruderholz 259,61 Klybeck 91,19
Bachletten 151,39 Kleinhüningen 136,11
Gotthelf 46.62 Cidade de Basileia 2.275,05
Iselin 109,82 Riehen 1.086,10
St. Johann 223,90 Bettingen 222,69
Cantão de Basiléia-Cidade 3.583,84

Principais pontos turísticos

O arenito vermelho Münster, um dos tarde-românicas / edifícios góticos adiantados mais importante do Alto Reno, foi seriamente danificado no grande terremoto de 1356, reconstruído no décimo quarto e décimo quinto século , amplamente reconstruído em meados do século XIX e ainda restaurado no final século XX. Um memorial para Erasmus está dentro do Münster. A Câmara Municipal do século 16 está localizado na Praça do Mercado e está decorado com murais finos nas paredes exteriores e nas paredes do átrio interior.

Basel é também anfitriã de uma série de edifícios por arquitetos de renome internacional. Estes incluem o Beyeler Foundation por Renzo Piano, ou o Vitra complexo nas proximidades de Weil am Rhein, composto por edifícios por arquitetos como Zaha Hadid (corpo de bombeiros), Frank Gehry ( museu de design), Álvaro Siza Vieira (edifício da fábrica) e Tadao Ando (centro de conferências). Basel também inclui edifícios de Mario Botta (Jean Tinguely Museum e do Banco de Pagamentos Internacionais) e Herzog & de Meuron (cuja arquitectura prática é em Basileia, e que são mais conhecidos como os arquitetos de Tate Modern, em Londres). A cidade recebeu o Prêmio Wakker em 1996.

Basel Munster
Münsterplatz
Rathaus, do Basel Town Hall

Sítios do Patrimônio

Basel oferece um grande número de sítios do património de importância nacional. Estes incluem toda a Cidade Velha de Basileia, bem como os seguintes edifícios e colecções:

Igrejas e mosteiros
Basileia Münster, St. Albankirche, Kirche St. Antonius, o ex-Barfüsserkirche, Elisabethenkirche, Klingentalkirche, Leonhardskirche, Martinskirche, Pauluskirche, Peterskirche, Alt Katholische Predigerkirche, Johanneskirche, Theodorskirche (com adiantado Gravefield da Idade Média), a Sinagoga (1867), o ex-Kartause (mais tarde um orfanato) eo Kleines Klingental (anteriormente um convento dominicano).
Edifícios seculares
Haus zum Raben, Dompropstei (Antikenmuseum Basel und Sammlung Ludwig), Goldener Sternen, Seidenhof (com um monumento a Rudolf von Habsburg), Kleiner Kirschgarten, Im Vogelsang conjunto habitacional, Bruderholzschulhaus, Safranzunft, Schloss Gundeldingen, Brunschwilerhaus, Holsteinerhof, Spiesshof, Prefeitura Geltenzunft, Haus Auf Burg (com Paul Sacher), Domhof, Schönes Haus e Schöner Hof, Zerkindenho, Wildtsches Haus, Blaues Haus (Reichensteinerhof), Weisses Haus (Wendelstörferhof), Sandgrube, Bischofshof, Ramsteinerhof, Hohenfirstenhof, Haus zur Mücke, Wohnhaus für alleinstehende Frauen (1928), Feuerschützenhaus , Spalenhof, Lohnhof, Porta de Saint Alban, Portão de São João, o muros da cidade com o Letziturm ea torre parede interna, Portão de Spalen, as instalações da Hoffmann-La Roche, Bürgerspital (1940-1945), Basel Badischer Bahnhof com fonte (1913), da estação ferroviária SBB Basileia (1907), Mittlere Rheinbrücke, Fischmarktbrunnen.
Sítios arqueológicos
Assentamento galo-romana nas instalações da Gasfabrik, Campos de sepultamento Alemannic Gotterbarmweg e Kleinhüningen, edifícios medievais Schneidergasse 16/02.
Museus, arquivos e coleções
Arquivos do Estado de Basel, Arquivos Económicos suíços, Biblioteca da universidade, Antikenmuseum, Museu de Arte e gravuras gabinete, Museu de Arte Contemporânea, Gallizianmühle, Museu de História Natural (com biblioteca Rütimeyer), Museu das Culturas, Kirschgartenmuseum, Museu Histórico, Museu Judaico, Museu da Música, Desporto Museum, Escultura Hall, anatômico coleção, Stadt-und Münstermuseum (Kleines Klingental), Gewerbemuseum, Pharmazie-Historisches Museum, Caricatura e Museu dos desenhos animados, Salvation Army Museum.

Educação

O moderno Universidade de Basel
Tomada de Posse Universidade de Basel, 1460

Basileia hospeda universidade mais antiga da Suíça, Universidade de Basel, que data de 1459. Erasmus, Paracelso, Daniel Bernoulli, Leonhard Euler , Jacob Burckhardt, e Friedrich Nietzsche trabalhou aqui. Mais recentemente, o seu trabalho em medicina tropical ganhou destaque.

Basileia é famosa por várias sociedades científicas, como a Sociedade Entomológica do Basileia (Basileia Entomologische Gesellschaft, EGB), que celebrou o seu 100º aniversário em 2005.

Basel conta vários Escolas internacional, incluindo a Escola Internacional de Basel, a Escola Minerva e da Academia Reno.

Política

Geo-politicamente, a cidade de Basel funções como a capital do Swiss meia cantão de Basel-Stadt, embora vários dos seus subúrbios fazem parte do semi-cantão de Basel-Landschaft ou do cantão de Aargau (ou da França ou Alemanha ).

Tempo

Os dados climáticos para Basel / Binningen
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Fonte: MeteoSchweiz

Residentes notáveis de Basileia

  • Karl Barth (1886-1968), teólogo protestante reformada
  • Daniel Bernoulli (1700-1782) matemático
  • James Bernoulli (1654-1705), matemático
  • Johann Bernoulli (1667-1748), matemático
  • Peter Birkhäuser (1911-1976), pintor
  • Jacob Burckhardt (1818-1897), professor da história, teologia, filosofia
  • Arthur Cohn (1927-), produtor de cinema
  • Erasmus (c1466-1536), estudioso da Bíblia, humanista, teólogo
  • Leonhard Euler (1707-1783), matemático
  • Roger Federer (1981-), jogador de ténis
  • Katy francês (1983-2007), modelo e socialite
  • Jakob Emanuel Handmann (1718-1781), pintor
  • Johann Peter Hebel (1760-1826), poeta e autor
  • Albert Hofmann (1906-2008), químico, descobridor do LSD
  • Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra
  • Lucius Munatius Plancus (c. 87 aC - c. 15 aC), fundador da cidade
  • Christoph Merian (1800-1858)
  • Joachim Meyer (c. 1537? -1571), Esgrimista e autor
  • Friedrich Nietzsche (1844-1900), filósofo
  • Paracelso (1493-1541), cientista
  • Frithjof Schuon (1907-1998), filósofo religioso
  • Adrian Sieber (1972 a), cantor solo suíço e vocalista na banda Lovebugs.
  • Andreas Vesalius (1446), observou anatomista e pioneiro da medicina moderna .
  • Gustav Bertha (1969-presente)

Cultura

Basileia tem uma reputação como uma das cidades culturais mais importantes da Europa. Teatro Basel apresenta uma movimentada agenda de joga, além de ser o lar de da cidade de ópera e ballet empresas. Em 1997, ele alegou para se tornar o " Capital Europeia da Cultura ". Em maio de 2004, o quinto Festival Europeu de Coros da Juventude (Europäisches Jugendchorfestival, ou EJCF) Festival do coro aberto: essa tradição Basel começou em 1992. Anfitrião deste festival é o local, Basel Boys Choir.

O carnaval da cidade de Basel ( Basler Fasnacht) é um grande evento cultural do ano. O carnaval é a maior da Suíça e atrai grandes multidões a cada ano, apesar do fato de que ele começa às quatro da manhã (Morgestraich) e dura exatamente 72 horas, tendo em vários desfiles.

Basler Zeitung ("Baz") é o jornal local.

O Zoo Basel é o mais antigo jardim zoológico na Suíça e uma grande atração turística com mais de 1,6 milhões de visitantes por ano. Enquanto os moradores chamam o nome do zoo amorosamente "Zolli", é ao mesmo tempo um, se não o, atração turística mais visitada em Basileia.

Basel é o anfitrião do Tatuagem de Basileia, iniciado pelo Top Secret Drum Corps.

Museus

Kunstmuseum
Tinguely Museum

O Museus de Basiléia cobrem um espectro amplo e diversificado de colecções com uma acentuada concentração nas artes plásticas . Eles abrigar numerosas detenções de importância internacional. Os mais de três dezenas de instituições de produzir uma extraordinariamente elevada densidade de museus em comparação com outras cidades de tamanho semelhante e desenhar mais de um milhão de visitantes por ano.

Constituindo um componente essencial da cultura e da política cultural Basileia, os museus são o resultado de actividades de recolha estreitamente imbricados público e privado e promoção das artes e da cultura que remontam ao século 16. A coleção do museu público foi criado pela primeira vez em 1661 e representa a mais antiga coleção pública na existência contínua. Desde o final da década de 1980, várias coleções privadas foram postos à disposição do público em novas estruturas, construído para que tenham sido reconhecidos como exemplos aclamados de avant-garde museu arquitetura .

  • Antikenmuseum Basel und Sammlung Ludwig culturas antigas do museu mediterrâneo
  • Augusta Raurica Roman museu ao ar livre
  • Basel Paper Mill ( alemão : Basler Papiermühle)
  • Fundação Beyeler (Fondation Beyeler) Beyeler Museum (Fondation Beyeler)
  • Botanical Garden Basileia Um dos mais antigos jardins botânicos do mundo
  • Caricatura dos desenhos animados & Museum Basel ( Alemão : Karikatur & desenhos animados Museum Basel)
  • Dollhouse Museum ( alemão : Puppenhausmuseum)
  • Historical Museum Basel ( Alemão : Historisches Museum Basileia)
  • Kunsthalle Basel Moderna e Museu de Arte Contemporânea
  • Kunstmuseum Basel Alto Reno e Pinturas flamengas, desenhos 1400-1600 e 19th- a do século 21 arte
  • Monteverdi Automuseum
  • Museu das Culturas de Basiléia ( alemão : Museum der Kulturen Basel) Grandes coleções on-non Europeancultural vida europeia e
  • Museu de Arte Contemporânea de Arte da década de 1960 até o presente
  • Museu da Música ( Alemão : Musikmuseum) do Museu Histórico Basel
  • Museu de História Natural de Basel ( Alemão : Naturhistorisches Museum Basileia)
  • Pharmazie-Historisches Museum der Universität Basileia
  • Puppenhausmuseum - um museu houring a maior coleção ursinho de pelúcia na Europa.
  • Schaulager Moderna e Museu de Arte Contemporânea
  • Museu da Arquitetura Suíça ( alemão : Schweizerisches Architekturmuseum)
  • Tinguely Museu da Vida e obra do grande escultor suíço ferro Jean Tinguely
  • Vitra Design Museum Museum em Weil am Rhein, perto de Basileia
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Basel&oldid=348471472 "