Conteúdo verificado

Língua italiana

Assuntos Relacionados: Idiomas

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Patrocinadoras filhos ajuda as crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Italiano
Italiano, Lingua italiana
Pronúncia [Italjaːno]
Nativo a Itália, San Marino, Malta, Suíça, Vaticano, Eslovénia ( Slovenian Istria), Croácia ( Condado de Istria), Argentina, Brasil, Austrália
Região (Amplamente conhecido entre as pessoas mais velhas e nos setores comerciais na Somália, Eritreia, Etiópia e Líbia; utilizada na Governo Federal da Somália)
Falantes nativos 61 milhões italiana adequada, nativo e indígena bilíngüe (2007)
85 milhões de todas as variedades
Família de língua
Indo-europeu
  • Itálico
    • Romance
      • Italo-Dalmatian
        • Italiano
Sistema de escrita Latina ( Alfabeto italiano)
Italiano Braille
Estatuto oficial
Língua oficial em União Europeia
Itália
Suíça
San Marino
Cidade do Vaticano
Croácia ( Condado de Istria)
Eslovénia ( Slovenian Istria)
Regulada por não oficialmente por Accademia della Crusca
Códigos de idioma
ISO 639-1 ele
ISO 639-2 ita
ISO 639-3 ita
Linguasphere 51-AAA-q

Italiano (italiano ou língua italiana) é uma Língua românica falada principalmente na Europa: Itália , Suíça , San Marino , Vaticano , por minorias em Malta , Mónaco , Croácia , Eslovénia , França , Líbia , Eritréia e Somália , e por comunidades de expatriados no Américas e Austrália . Muitos oradores são bilíngües nativos de ambos italiano e padronizada outras línguas regionais.

De acordo com as estatísticas de Bolonha da União Europeia , italiano é falado como língua materna por 59 milhões de pessoas na UE (13% da população da UE), principalmente na Itália, e como segunda língua por 14 milhões (3%). Incluindo os oradores italianos em países europeus não membros da UE (como a Suíça e Albânia) e de outros continentes, o número total de falantes é mais do que 85 milhões.

Na Suíça , o italiano é um dos quatro línguas oficiais; é estudado e aprendido em todas as escolas confederação e falado, como língua materna, nos cantões suíços de Ticino e Grigioni e cantões pelos imigrantes italianos que estão presentes em grande número no alemã e de língua francesa. Também é a língua oficial de San Marino , bem como o idioma principal da Cidade do Vaticano . É co-oficial em Slovenian Istria e no Condado de Istria na Croácia . A língua italiana adotada pelo Estado após a unificação da Itália baseia-se Toscano, que previamente foi uma língua falada principalmente pelo classe alta da sociedade florentina. Seu desenvolvimento também foi influenciado pelo outro Idiomas italiano e pela Línguas germânicas do invasores pós-romana.

Italiano é descendente de Latino . Ao contrário da maioria outras línguas românicas, italiano mantém contraste de Latina entre curto e consoantes longas. Como na maioria Línguas românicas, estresse é distintivo. Em particular, entre as línguas românicas, o italiano é o mais próximo de Latina em termos de vocabulário.

História

A língua italiana padrão tem uma origem poética e literária a partir do século XII, eo moderno padrão da língua foi amplamente moldada por eventos relativamente recentes. No entanto, italiano como língua utilizada no Península italiana tem uma história mais longa. Na verdade, os textos mais antigos sobreviventes que pode definitivamente ser chamados italiano (ou mais precisamente, vernáculo, como distintos de seu antecessor latim vulgar ) são fórmulas legais da Província de Benevento que datam 960-963. O que viria a ser pensado como italiano foi formalizada pela primeira vez no início do século XIV através das obras do escritor Tuscan Dante Alighieri , escrita em sua terra natal, Florentino. Poemas épicos de Dante, conhecidos coletivamente como o Commedia, para que outro poeta toscano Giovanni Boccaccio mais tarde aposto a título Divina, foram lidos em toda a Itália e seu dialeto escrito tornou-se o "padrão canônico" para que todos educados Os italianos podiam entender. Dante ainda é creditado com a padronização da língua italiana e, assim, o dialeto de Florence tornou-se a base para o que viria a ser a língua oficial da Itália.

Italiano muitas vezes era uma língua oficial dos vários estados italianos anterior a unificação, lentamente usurpando Latina, mesmo quando governado por potências estrangeiras (como o espanhol no Reino de Nápoles, ou os austríacos na Reino Lombardo-Vêneto), mesmo que as massas falavam línguas vernáculas principalmente e dialetos. Italiano também foi uma das muitas línguas reconhecidas no Império Austro-Húngaro .

Itália sempre teve um dialeto distinto para cada cidade, uma vez que as cidades, até recentemente, eram considerados cidades-estados. Esses dialetos agora têm considerável variedade. Como Tuscan-derivado italiano chegou a ser usado em toda a Itália, foram naturalmente adotou características de discurso local, produzindo várias versões do Regional italiano. As diferenças mais características, por exemplo, entre romano e italiano Milanese italiano são o gemination de consoantes iniciais e destacou a pronúncia de "e", e de "s" em alguns casos: por exemplo, va bene "tudo bem": é pronunciado [va bːɛne] por um romano (e por qualquer padrão-falante), [va bene] por um Milanese (e por qualquer falante nativo cujo dialeto fica ao norte de La Spezia-Rimini Line); a casa "em casa" é [a Kasa] para Roman e standard, [a kaza] para Milanese e geralmente norte.

Em contraste com o Northern língua italiana, dialetos italianos do sul e línguas foram praticamente intocados pela franco- Influências do Occitan introduzida para a Itália, principalmente por bardos de França , durante os Idade Média , mas, após a Norman conquista do sul da Itália, Sicília tornou-se a primeira terra Italiana a adoptar modos Occitan líricos (e palavras) em poesia. Mesmo no caso do Norte de língua italiana, no entanto, os estudiosos são cuidado para não exagerar os efeitos de outsiders sobre os desenvolvimentos indígenas naturais das línguas.

O poder econômico e desenvolvimento relativamente avançado de Toscana na época ( Baixa Idade Média) deu o seu peso dialeto, embora o Venetian linguagem continuou a ser generalizada na vida comercial medieval italiana, e Ligúria (ou genovês) permaneceu em uso no comércio marítimo ao lado do Mediterrâneo. A crescente importância política e cultural da Florença durante os períodos de ascensão do banco de Medici, o Humanismo ea Renascença fez o seu dialeto, ou melhor, uma versão refinada do mesmo, um padrão nas artes.

Renascença

Começando com o Renascimento italiano tornou-se a linguagem usada nos tribunais de todos os estados da península. A redescoberta de Dante De vulgari eloquentia e um renovado interesse em lingüística no século XVI, provocou um debate que se alastrou por toda a Itália relativo aos critérios que devem reger a criação de uma moderna linguagem literária e falado italiano. Estudiosos dividido em três facções:

  • O puristas, encabeçados por Venetian Pietro Bembo (que, na sua Gli Asolani, afirmou que o idioma pode ser baseada apenas nos grandes clássicos literários, como Petrarca e alguma parte de Boccaccio). Os puristas pensei que a Divina Comédia não digna o suficiente, porque ele usou elementos de registros não-líricos da língua.
  • Niccolò Machiavelli e outros Florentinos preferiam a versão falada por pessoas comuns em seus próprios tempos.
  • O cortesãos, como Baldassare Castiglione e Gian Giorgio Trissino, insistiu que cada vernáculo local, contribuem para o novo padrão.

Uma quarta facção reivindicou o melhor italiano foi o que o tribunal papal adotado, o que foi uma mistura de Florentino eo dialeto de Roma. Eventualmente, as idéias de Bembo prevaleceu, e da fundação do Accademia della Crusca em Florença (1582-1583), o órgão legislativo oficial da língua italiana levou à publicação de Tomo Latino de Agnolo Monosini Floris italicae linguae libri novem em 1604 seguido pelo primeiro dicionário Italiano em 1612.

Era moderna

Um evento importante que ajudou a difusão do italiano foi a conquista e ocupação da Itália por Napoleão no início do século XIX (que foi ele próprio de ascendência ítalo-corso). Essa conquista impulsionou a unificação da Itália algumas décadas depois, e empurrou a língua italiana em um língua franca não é usado apenas entre balconistas, nobreza e funcionários nos tribunais italianos, mas também no burguesia.

Contemporaneidade

Primeiro romance moderno da literatura italiana, Eu Promessi Sposi (Os noivos), por Alessandro Manzoni, ainda definiu o padrão pelo "enxaguar" a sua Milanese "nas águas do Arno "( Rio de Florença), como ele mesmo diz no prefácio de sua edição de 1840.

Após a unificação de um grande número de funcionários públicos e soldados recrutados em todo o país introduziu muitas mais palavras e expressões idiomáticas de suas línguas maternas (" ciao "é derivado Palavra Venetian "s-cia [v] o" (escravo), " panettone "vem Lombard palavra "panatton" etc.). Apenas 2,5% da população da Itália podia falar a linguagem padronizada italiano corretamente quando a nação unificada em 1861.

Classificação

O italiano é uma Língua românica; deriva diacronicamente de Latina . É parte do Itálico ramo da Família de línguas indo-européia. Italiano está relacionada mais de perto para as outras duas línguas Italo-Dalmatian, Siciliano e do extinto Dálmata.

Ao contrário da maioria outras línguas românicas, italiano mantém contraste de Latina entre curto e consoantes longas. Como na maioria Línguas românicas, estresse é distintivo. Em particular, entre as línguas românicas, o italiano é o mais próximo de Latina em termos de vocabulário. Semelhança lexical é de 90% com Francês , com 88% Catalão, com 85% Sardenha, com 82% Espanhol e Português , com 78% Rhaeto-Romance, e 77% com Romeno.

Distribuição Geográfica

Conhecimento da língua italiana de acordo com estatísticas da UE
Conhecimento da língua italiana na Europa
A distribuição geográfica da língua italiana no mundo: grandes comunidades de língua italiana são mostrados em verde; luz azul indica as áreas onde a língua italiana foi usada oficialmente durante o período colonial italiano.
Uso da língua italiana na Europa e na ex-uso em África

Europa

O italiano é a língua oficial da Itália e San Marino e é falado fluentemente pela maioria das populações dos países. Italiano é oficial juntamente com francês , alemão e Romanche em Suíça , com a maioria dos 0,5 milhões de caixas de som que está sendo concentrada no sul do país dos cantões de Ticino e no sul Graubünden. O italiano é a terceira língua mais falada na Suíça (após alemão e francês), e tem declinado modestamente desde os anos 1970. Italiano também é usado em documentos oficiais e da administração em Cidade do Vaticano .

Italiano é falado também extensamente em Malta , onde quase dois terços da população pode falar fluentemente, tornando-se a língua não oficial mais falada. Ele serviu como língua oficial de Malta até 1934. italiano também é reconhecida como língua oficial em Condado de Istria, Croácia e Slovenian Istria onde existem populações italianas significativas e históricas.

Italiano é falado também em Ilhas do Dodecaneso, principalmente em Rhodes e Leros, ex-colônias 1912-1945.

Italiano também é falado por uma minoria em Monaco e França (especialmente no sudeste do país e Córsega). Pequenas minorias de língua italiana também podem ser encontradas em Albânia e Montenegro .

África

Devido à forte influência italiana durante o Período colonial italiano, italiano ainda é amplamente compreendido nos países da Líbia e Eritrea . Apesar de ter sido o idioma principal desde domínio colonial, italiano diminuiu muito sob o Estado de Muammar Gaddafi, que expulsou o População líbia italiana e fez árabe a única língua oficial do país. No entanto, italiano continua a ser uma língua importante nos sectores da educação e econômicos na Líbia. Na Eritreia, o italiano é uma língua principal no comércio e capital Asmara ainda tem uma escola de língua italiana. Italiano também foi apresentado a Somália através do colonialismo e era a única língua oficial da administração e educação durante a período colonial, mas declinou após governo, infra-estrutura educacional e econômico foi destruída no Guerra Civil da Somália. Restos italiano falado como segunda língua por idosos e educados e também é usado no novo Governo Federal da Somália.

Italiano também foi utilizado na administração, em Etiópia , quando o país foi brevemente ocupada por Itália 1936-1941; hoje em dia, a língua é falada apenas por pessoas mais velhas, porque ele não é mais ensinada nas escolas.

Comunidades imigrantes

Embora mais de 17 milhões Os americanos são descendentes de italianos, apenas um pouco mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos fala italiano em casa. No entanto, um mercado de mídia de língua italiana não existe no país.

No Canadá , o italiano é a segunda língua não oficial mais falada quando dialetos chineses não são combinados, com mais de 660 mil caixas de som (ou cerca de 2,1% da população), de acordo com o Censo de 2006.

Na Austrália , o italiano é a segunda língua estrangeira mais falada depois das línguas chinesa, com 1,4% da população falá-lo como sua língua materna.

Imigrantes italianos para a América do Sul também trouxeram uma presença da língua para o continente. O italiano é a segunda língua mais falada na Argentina após a língua oficial de espanhol , com 1,5 milhão de falar nativamente, e italiano também fortemente influenciado o dialeto do espanhol falado na Argentina e no Uruguai, Espanhol rioplatense. Pequenas minorias de língua italiana no continente também são encontrados em Uruguai , Venezuela e Brasil .

Educação

Italiano é amplamente ensinado em muitas escolas ao redor do mundo, mas raramente como a primeira língua estrangeira; na verdade, italiana é considerada a língua estrangeira quarta ou quinta-mais ensinada no mundo.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano, todos os anos há mais de 200 mil estudantes estrangeiros que estão aprendendo língua italiana; eles são distribuídos nos 90 Institutos de Cultura Italiana no mundo, nas 179 escolas italianas no exterior e nas 111 seções italianas que estão abertas em escolas estrangeiras.

No Estados Unidos , o italiano é a quarta língua mais ensinada estrangeira após espanhol, francês e alemão, nessa ordem (ou a quinta se American Sign Language é considerado). Em anglophone Canadá, o italiano é a segunda mais-língua ensinada depois de francês, enquanto que no Reino Unido é o quarto depois de francês, espanhol e alemão. No centro-leste da Europa italiano é primeiro na Albânia e Montenegro, em segundo lugar na Áustria, Croácia, Eslovênia e Ucrânia depois de Inglês, e em terceiro lugar na Hungria, Romênia e Rússia, depois Inglês e Alemão. Mas em todo o mundo, o italiano é a quinta língua estrangeira mais ensinada, depois de Inglês , francês, alemão e espanhol.

Nos União Europeia estatísticas, italiano é falado como língua materna de 13% da população ou 65 milhões de pessoas, principalmente na Itália. Na UE, é falado como segunda língua por 3% da população, ou por 14 milhões de pessoas. Além disso, entre os membros da UE, a língua italiana é mais provável de ser aprendido como uma segunda língua em Malta por 61% da população, bem como na Eslovénia , até 15% da população, em Croácia por 14% da população, Áustria por 11% da população, Roménia por 8% da população, e em França e Grécia por 6% da população. O italiano é também uma das línguas nacionais da Suíça, que não faz parte da União Europeia. A língua italiana é bem conhecida e estudada na Albânia , um outro membro não-UE, devido a seus laços históricos e proximidade geográfica para a Itália.

Influência línguas e derivados

Do final do século XIX até meados do século XX, milhares de italianos se estabeleceram na Argentina, Uruguai, sul do Brasil e da Venezuela, onde formaram uma forte presença física e cultural.

Em alguns casos, as colónias foram estabelecidas, onde foram usadas as variantes de (ou seja, não centrais) italiana regionais, e alguns continuam a utilizar uma gíria derivada. São exemplos Rio Grande do Sul, Brasil , onde Talian é usado, e da cidade de Chipilo perto de Puebla, México ; cada continua a utilizar uma forma derivada de Namoro Venetian do século XIX. Outro exemplo é Cocoliche, um ítalo-espanhola Pidgin, uma vez falado na Argentina e especialmente em Buenos Aires , e Lunfardo.

Rioplatense espanhol, e particularmente o discurso da cidade de Buenos Aires, tem padrões de entonação que se assemelham às de Italiana, porque a Argentina tem tido um grande afluxo contínuo de colonos italianos desde a segunda metade do século XIX: inicialmente, principalmente do norte da Itália; então, desde o início do século XX, a maioria do sul da Itália.

Língua franca

A partir do final medievais vezes, as variantes de língua italiana substituiu o latim para se tornar a língua comercial primária em grande parte da Europa e do Mar Mediterrâneo (especialmente o toscano e variantes de Veneza). Estas variantes foram consolidados durante o Renascimento com a força do italiano e do aumento de humanismo nas artes.

Durante o Renascimento, a Itália dominou artístico sobre o resto da Europa. Todos os senhores europeus educados eram esperados para fazer a Grand Tour, visitando a Itália para ver seus grandes monumentos históricos e obras de arte. Assim, tornou-se esperar que os europeus educados devem aprender pelo menos um pouco de italiano; o Inglês poeta John Milton , por exemplo, escreveu alguns dos seus poemas mais cedo em italiano. Na Inglaterra, italiano tornou-se a segunda língua moderna mais comum a ser aprendida, depois de francês (embora as línguas clássicas, latim e grego , ficou em primeiro lugar). No entanto, no final do século XVIII, italiana tendia a ser substituído pelo alemão como segunda língua moderna no currículo. No entanto, italiano loanwords continuar a ser utilizados na maioria dos outros Línguas europeias em matéria de arte e música.

Dentro da igreja católica , italiana é conhecida por uma grande parte da hierarquia eclesiástica, e é usado em substituição Latina em alguns documentos oficiais. A presença de italiano como língua principal na Cidade do Vaticano indica o uso, não só dentro do Santa Sé, mas também em todo o mundo, onde um assento episcopal está presente. Ele continua a ser usado em música e ópera . Outros exemplos em que italiano é usado às vezes como um meio de comunicação são, em alguns esportes (às vezes em futebol e desportos motorizados) e na design e moda indústrias.

Dialetos e idiomas Italiano

Italiana

Na Itália, a quase totalidade Línguas românicas falado como língua vernácula (exceto padrão não relacionados, línguas não-italianos italianos e outros) são denominados "dialetos italianos"; As únicas exceções são Sardenha e Friulano, que a lei reconhece como línguas regionais oficiais.

Muitos dialetos italianos podem ser consideradas línguas históricas em seu próprio direito. Estes incluem grupos de línguas reconhecidas, tais como, Napolitana, Sardenha, Siciliano, Ligúria, Piemontês, Variantes de Veneza, e outros, e regionais de línguas, tais como Calábria. A distinção entre dialeto e língua foi feita por estudiosos (como Francesco Bruni): por um lado são os idiomas que compõem o italiano koine; e por outro lado, aqueles que tinham pouca ou nenhuma parte dela, tal como Albanês, grego , alemão , Ladin, e Occitan, que algumas minorias ainda falam. O Língua corsa também está relacionada ao italiano.

As diferenças regionais podem ser reconhecidos por vários fatores: a abertura das vogais, o comprimento das consoantes, e influência da língua local (por exemplo, em situações informais a Anna contração substitui andare na área de Roma para o infinitivo "ir" , e é o que nare Venezianos dizer para o infinitivo "ir").

Fonologia

Consoantes de italiano
Bilabial Labio-
dental
Odontologia /
Alveolar
Pós-
alveolar
Palatal Velar
Nasal m n ɲ
Explosivo p b t d k ɡ
Africado ts dz tʃ dʒ
Fricativo f v s z ʃ
Trinado r
Lateral l ʎ
Approximant j w

Italiano tem um típico -Língua românica sistema de sete vogais, que consiste em / a, ɛ, E, I, ɔ, ou /, bem como 23 consoantes. Em comparação com a maioria das outras línguas românicas, fonologia italiano é extremamente conservadora, preservando muitas palavras quase inalterados a partir de latim vulgar . Alguns exemplos:

  • Quattordici italiano "quatorze" <quattuordecim Latina (cf. Espanhol Catorce, Francês quatorze / katɔʁz /, Catalão catorze)
  • Italiano settimana "semana" <septimāna Latina (cf. Espanhol semana, Francês semaine / s (ǝ) mɛn /, Catalão setmana)
  • Medesimo italiano "mesmo" <medi (p) simum latim vulgar * (cf. Espanhol mismo, francês même / mɛm /, Mateix catalão; note que normalmente usa o italiano stesso mais curto)
  • Guadagnare italiano "para ganhar, ganhar" <latim vulgar * guadanyāre < Germânica / waidanjan / (cf. Espanhol ganar, Francês gagner / ɡaɲe /, Catalão guanyar)

O conservadorismo da fonologia italiano é explicado em parte pela sua origem. Italiano decorre de uma linguagem literária que é derivado do discurso da cidade de século 13 Florença na região de Toscânia, e pouco mudou nos últimos 700 anos ou mais. Além disso, o dialeto toscano é o mais conservador de todos Dialetos italianos, radicalmente diferente da Línguas galo-italianos a menos de 100 milhas ao norte (em todo o La Spezia-Rimini Line).

A seguir estão algumas das características fonológicas conservadores da italiana, em comparação com o mercado comum Línguas românicas ocidentais ( Francês , Espanhol , Português , Galego, Catalão). Algumas dessas características também estão presentes em Romeno.

  • Pouco ou nenhum lenition de consoantes entre vogais, por exemplo, VITA> vita "vida" (cf. Espanhol vida [Bida], vie francês), pedem> piede "pé" (cf. torta Espanhol, Francês pied / pje /).
  • Preservação de consoantes duplas, por exemplo, ano> anno "ano" (cf. Espanhol año / aɲo /, um francês / ɑ /).
  • Preservação de todos os Proto-romance vogais finais, por exemplo pacem> ritmo "paz" (cf. paz Espanhol, Francês paix / pɛ /), octo> otto "oito" (cf. ocho espanhol, huit francês), feci> feci "Eu fez "(cf. Espanhol hice, fis francesas / fi /).
  • Preservação das vogais intertonica (aqueles entre a sílaba tônica e início ou término sílaba). Este é responsável por algumas das diferenças mais notáveis, como no quattordici formas e settimana dada acima.
  • Falta de vários "deformações" consoante, por exemplo folia> Italo-Ocidental / fɔʎʎa /> foglia / fɔʎʎa / "folha" (cf. hoja Espanhol / oxa /, feuille francês / fœj /; mas note Folha Português / foʎɐ /).

Em comparação com a maioria das outras línguas românicas, italiano tem um grande número de resultados inconsistentes, onde o mesmo som subjacente produz resultados diferentes em diferentes palavras,eglaxāre>lasciareandlassare,captiāre>cacciareandcazzare,(ex)dēroteolāre>sdrucciolareanddruzzolare,rēgīna>reginaandreina,-c-> / K / e / g /, -t-> / t / e / d /. Isto é pensado para refletir o período de várias centenas de anos durante os quais desenvolveu italiano como língua literária divorciada de qualquer população de língua nativa, com uma origem na 12th / do século 13 Tuscan mas com muitas palavras emprestadas de linguagens mais para o norte, com diferentes resultados sonoros. (A La Spezia-Rimini Line, o mais importante isogloss na área inteira-língua românica, passa apenas cerca de 20 milhas ao norte de Florença.)

Algumas outras características que distinguem italiana das línguas românicas Ocidental:

  • Ce- Latina, torna-se ci- / tʃe, tʃi / ao invés de / (t) se, (t) si /.
  • -ct- Latina torna-se / tt / ao invés de / jt / ou / tʃ /: Octo> otto "oito" (cf. ocho espanhol, huit francês).
  • -cl- Latina se torna vulgar cchi / kkj / ao invés de / ʎ /: oclum> occhio "olho" (cf. Português olho / oʎu /, Francês oeil / œj / </ œʎ /).
  • / Finais s / não é preservado, e vogal muda ao invés de / s / é usado para marcar o plural: amico, amici "amigo do sexo masculino (s)", amica, amiche "amiga (s)" (cf. amigo espanhol ( s) "amigo do sexo masculino (s)", amiga (s) "amigas"); Tres, sexo> tre, SEI "três, seis" (cf. tres Espanhol, SEIS).

Padrão italiano também difere em alguns aspectos da maioria das linguagens italianas próximas:

  • Talvez o mais notável é a total falta de metafonia, uma característica caracterizar quase todos os outros Italiana.
  • Nenhuma simplificação dos originais / nd /, / mb / (que muitas vezes tornou-se / nn /, / mm / em outros lugares).

Sistema de escrita

O alfabeto italiano tem apenas 21 letras. As letras ⟨j, k, w, x, y⟩ são excluídos, embora eles aparecem em loanwords como jeans, uísque e táxi. A carta ⟨x⟩ tornou-se comum em italiano padrão com o prefixo extra, embora (e) tégia é tradicionalmente utilizado. A carta ⟨j⟩ originou-se como uma variante ortográfica arcaico de ⟨i⟩. Ele aparece no primeiro nome Jacopo e, em alguns nomes de lugares italianos, como Bajardo, Bojano, Joppolo, Jerzu, Jesolo, Jesi, Ajaccio, entre muitos outros. Ela também aparece março Jonio, uma forma alternativa de Mar Ionio (o Mar Jónico). A carta ⟨j⟩ pode aparecer em palavras dialetais, mas seu uso não é recomendado na norma italiana contemporânea. As cartas estrangeiras pode ser substituído com cartas italianos nativos foneticamente equivalentes e dígrafos: ⟨gi⟩ ou ⟨ge⟩ para ⟨j⟩; ⟨c⟩ Ou ⟨ch⟩ para ⟨k⟩ (incluindo no kilo- prefixo padrão); ⟨o⟩, ⟨u⟩ Ou ⟨v⟩ para ⟨w⟩; ⟨s⟩, ⟨ss⟩, ⟨z⟩, ⟨zz⟩ Ou ⟨cs⟩ para ⟨x⟩; e ⟨e⟩ ou ⟨i⟩ para ⟨y⟩.

  • O acento agudo é usado ao longo ⟨e⟩ para indicar um estressado frente close-mid vogal, como em perché "por que, porque". Em dicionários, ele também é usado para indicar ao longo ⟨o⟩ um salientou de volta close-mid vogal (Azione). O acento grave é usado ao longo ⟨e⟩ para indicar um frente vogal aberta médio, como em te "chá". O acento grave é usado sobre qualquer vogal para indicar estresse palavra-final, como em gioventù "juventude". Ao contrário ⟨é⟩, um ⟨o⟩ última salientou é sempre uma volta open-mid vogal (Andro), tornando desnecessário ⟨ó⟩ fora de dicionários. Na maioria das vezes, a penúltima sílaba é forçada. Mas se a vogal acentuada é a letra final da sua palavra, o acento é obrigatório, caso contrário ele não é (ao contrário do espanhol ) e quase sempre omitido. As exceções são tipicamente quer em dicionários, onde todas as vogais acentuadas são comumente marcadas se eles são ou em uma sílaba que não seja o penúltimo, ou se é um e ou um o; ou para eliminação de ambiguidades palavras que diferem apenas pelo estresse, como, por Principi "príncipes" e Principi "princípios". Por palavras monossilábicas, a regra é diferente: quando existem duas palavras monossilábicas idênticas com significados diferentes, o acento é obrigatória em um e proibido por outro (exemplo: è "é", e "e"). Raras, palavras polissilábicas pode ter estresse duvidosa. Istambul pode ser acentuado no primeiro (Istambul) ou segunda sílaba (Istambul). O nome do estado norte-americano da Flórida é pronunciado em italiano como em espanhol com o stress na segunda sílaba (Florida). Por causa de uma palavra italiana com a mesma grafia, mas o estresse diferente (Florida "florescente") e por causa da pronúncia do Inglês, a maioria dos italianos pronunciar Florida com o stress na primeira sílaba. Os dicionários dão o último como uma pronúncia alternativa.
  • A carta ⟨h⟩ distingue ho, hai, ha, Hanno (presente do indicativo de avere "ter") de o ("ou"), ai ("a"), a ("a"), anno ("ano "). Na língua falada, a letra é sempre silenciosa. O ⟨h⟩ em ho adicionalmente marca a pronúncia aberta contrastante do ⟨o⟩. A carta ⟨h⟩ também é usado em combinação com outras letras. Não fonema [h] existe em italiano. Em palavras estrangeiras nativizadas, o ⟨h⟩ é silenciosa. Por exemplo, hotel e hovercraft são pronunciadas / otɛl / e / ɔverkraft / respectivamente. (Onde ⟨h⟩ existia em latim, que desapareceram ou, em alguns casos, antes de uma vogal para trás, mudou para [g]:.. Traggo "Eu puxo" <Lat trahō)
  • As letras ⟨s⟩ e ⟨z⟩ pode simbolizar sonora ou consoantes surdas. ⟨z⟩ Simboliza / dz / ou / ts / dependendo do contexto, com alguns pares mínimos. Por exemplo: zanzara / dzandzaːra / "mosquito" e nazione / nattsjoːne / "nação". ⟨s⟩ Simboliza / s / palavra-inicialmente antes de uma vogal, quando agrupado com uma consoante voiceless (⟨p, f, c, ch⟩), e quando dobrou; ele simboliza / z / quando entre vogais e quando agrupado com consoantes surdas. ⟨s⟩ Intervocálico varia regionalmente entre / s / e / z /.
  • As letras ⟨c⟩ e ⟨g⟩ variam de pronúncia entre oclusivas e affricates dependendo seguintes vogais. A carta ⟨c⟩ simboliza / k / quando a palavra-de-final e antes da ⟨a vogais volta, o, u⟩. Simboliza / tʃ / as na cadeira antes da ⟨e vogais frente, i⟩. A carta ⟨g⟩ simboliza / ɡ / quando a palavra-de-final e antes da ⟨a vogais volta, o, u⟩. Simboliza / dʒ / como na jóia antes da ⟨e vogais frente, i⟩. Outras línguas românicas e, até certo ponto, Inglês têm variações semelhantes para ⟨c, g⟩. Comparar hard e soft C, hard e soft G. (Veja também palatalization.)
  • O dígrafos ⟨ch⟩ e ⟨gh⟩ indicar ou preservar dureza (/ k / e / ɡ /) antes ⟨i, e⟩. Os dígrafos ⟨ci⟩ e ⟨gi⟩ indicar ou preservar suavidade (/ tʃ / e / dʒ /) antes ⟨a, o, u⟩. Por exemplo:
Antes vogal volta (A, O, U) Antes vogal dianteira (I, E)
Explosivo C caramella / karamɛlla / doce CH China / kina / Nanquim
G gallo / ɡallo / galo GH Ghiro / ɡiro / dormouse comestíveis
Africado CI Ciaramella / tʃaramɛlla / shawm C Cina / tʃina / China
GI giallo / dʒallo / amarelo G Giro / dʒiro / rodada, tour
Nota: é ⟨h⟩ caladas nas dígrafos ⟨ch⟩, ⟨gh⟩; e ⟨i⟩ está em silêncio nos dígrafos ⟨ci⟩ e ⟨gi⟩ antes ⟨a, o, u⟩ a menos que o ⟨i⟩ é forçada. Por exemplo, é silencioso em ciao /tʃa.o/ e cielo /tʃɛ.lo/, mas é pronunciado em /ˌfar.matʃi.a/ farmacia e Farmacie /ˌfar.matʃi.e/.

Italiano tem consoantes geminadas, ou duplas, que se distinguem pela comprimento e intensidade. Comprimento é distintiva para todos os consoantes exceto / ʃ /, / ts /, / dz /, / ʎ /, / ɲ /, que são sempre geminados, e / z /, que é sempre único. Plosives geminados e africadas são realizados como encerramentos alongados. Fricatives geminados, nasais e / l / são realizados como alongou continuants. Há apenas uma vibrante fonema / r /, mas a pronúncia real depende do contexto e sotaque regional. Geralmente pode-se encontrar uma aba consoante [ɾ] em posição átona enquanto [r] é mais comum em sílabas tônicas, mas pode haver exceções. Especialmente as pessoas da parte norte da Itália ( Parma, Vale de Aosta, Tirol do Sul) pode pronunciar / r / as [ʀ], [ʁ], ou [ʋ].

De especial interesse para o estudo linguístico da língua italiana é o Gorgia toscana, ou "Tuscan Throat", o enfraquecimento ou lenition de certos consoantes intervocálicas no Língua toscana.

O dublado postalveolar fricativa / ʒ / só está presente em loanwords: por exemplo, garagem [ɡaraːʒ].

Assimilação

Italiano fonotática normalmente não permitem verbos e substantivos polysyllabic para acabar com consoantes, com exceção de poesia e música, então palavras estrangeiras pode receber vogal do terminal extra de sons.

Gramática

Gramática italiana é típico da gramática de Línguas românicas em geral. Casos existem para pronomes ( nominativas, oblíqua, acusativo, dativo), mas não para substantivos. Há dois sexos (masculino e feminino). Substantivos, adjetivos e artigos flexione para gênero e número (singular e plural). Adjetivos são por vezes colocado antes de seu substantivo e às vezes depois. Assunto substantivos geralmente vêm antes do verbo. Pronomes subjetivos são geralmente caiu, a sua presença implícita por inflexões verbais. Objetos substantivo vem depois do verbo, como fazer objetos pronome depois de verbos no imperativo e infinitivo, mas objetos de outra forma pronome vêm antes do verbo. Existem numerosas contracções preposições com subsequente artigos. Existem inúmeros produtivo sufixos para diminutivo, aumentativo, peyorativo, atenuando etc, que também são usados para criar neologismos.

Há três conjuntos regulares de verbal conjugações, e vários verbos são conjugados de forma irregular. Dentro de cada um destes conjuntos de conjugações, existem quatro (uma palavra-) conjugações verbais simples por pessoa / número na modo indicativo ( presente do indicativo; tempo passado com aspecto imperfeito, pretérito com aspecto perfectivo e tempo futuro), duas conjugações simples no subjuntivo (presente e passado), uma conjugação simples no modo condicional, e uma conjugação simples no modo imperativo. Correspondendo a cada um dos conjugações simples, existe uma conjugação envolvendo um composto simples de conjugação "to be" ou "ter" seguido por um particípio passado.

Exemplos

Conversa

Inglês (inglese) Italiano (italiano) Pronúncia
Sim ( ouvir) / si /
Não Nenhuma ( ouvir) / nɔ /
Claro! Certo! / Certamente! / Naturalmente!
Olá! Ciao!(informal)/ Salve!(geral)e lei (formal) (ouvir)/ tʃao /
Elogios! Saudação! / Saudação /
Como você está? Venha stai?(informal)/ Venha sta?(formal)/ Venha Estado?(plural)/ Venha va?(geral) / Komestai /;/ komesta /
Bom Dia! Buon giorno!(= Bom dia!) / Bwɔndʒorno /
Boa tarde! Buona sera! / Bwɔnasera /
Boa noite! Buona notte!(para uma boa noite de sono) /Buona serata!(para uma boa noite acordado)
Tenha um bom dia! Buona giornata!(formal)
Desfrute da refeição! Buon appetito! / ˌbwɔn appetito /
Adeus! Arrivederci(geral) /Arrivederla(formal) /Ciao!(informal) ( ouvir)/ arrivedertʃi /
Boa sorte!- Obrigado! Buona fortuna! - Grazie (geral) / In bocca al lupo! - CREPI [il lupo]! (para desejar a alguém a superar uma dificuldade, semelhante a, literalmente "Break a leg!": "na boca do lobo" - "Que o lobo morrer")
Eu te amo Ti amo(entre apenas amantes) /Ti voglio bene(no sentido de "eu gosto de você", entre amantes, amigos, parentes etc.) / Ti vɔʎʎo bɛne /;/ ti amo /
Bem-vindo ao ...] Benvenuto / -i(para homens / machos ou misto)/ Benvenuta / -e(por fêmea / feminino) [a / em ...]
Por favor Por piacere / per favore / por cortesia ( ouço)
Obrigado! Grazie!(geral)/ Ti ringrazio!(informal) /La ringrazio!(formal) /Vi ringrazio!(plural) ( ouvir)/ ɡrattsje /
De nada! Prego! / Prɛɡo /
Desculpe-me / I am sorry Mi dispiace(somente "Lamento")/ Scusa (mi)(informal)/ Mi scusi(formal)/ Scusatemi(plural)/ Sono desolato("Eu sinto muito", se do sexo masculino)/ Sono desolata("Lamento ", se do sexo feminino) ( ouvir)/ skuzi /;/ skuza /;/ dispjatʃe mi /
Quem? Chi?
O Quê? Che cosa? / Cosa? / Che?
Quando? Quando? / Kwando /
Onde? Dove? / Pomba /
Como? Vem? / Kome /
Por Que Porquê Perché / Perke /
Novamente di nuovo/ancora / Di nwɔvo /;/ Ankora /
Quanto? / Quantos? Quanto? / Quanta? / Quanti? / Quante?
Qual é o seu nome? Venha chiami ti?(informal) /Come si chiama?(formal)
Meu nome é ... Mi chiamo ...
Isto é ... Questo è ...(masculino) /Questa è ...(feminino)
Sim eu entendo. Si, capisco. / Capito Ho.
Eu não entendo. Não capisco. / Capito Non ho. ( ouço)
Você fala Inglês? Parli inglese?(informal)/ Parla inglese?(formal)/ parlate inglese?(plural) ( ouvir)/parlate.inɡlese/
Eu não entendo italiano. Não capisco l'italiano. / Nonkapiskolitaljano /
Ajude-me! Aiutami!(informal)/ Mi aiuti!(formal)/ Aiutatemi!(plural)/ Aiuto!(geral)
Você está certo / errado! (Tu) hai ragione / torto!(informal)/ (Lei) ha ragione / torto!(formal)/ (Voi) avete ragione / torto!(plural)
Que horas são? Che ora è? / Che sono minério?
Onde é o banheiro? Dov'è il bagno? ( ouço)
Quanto custa? Quanto costa? / Kwanto kɔsta /
A conta por favor. Il conto, per favore.
O estudo de italiano aguça a mente. Estúdio Lo dell'italiano aguzza l'ingegno.

Números

Inglês Italiano IPA
Um uno / Uno /
Dois devido / Devida /
Três tre / TRE /
Quatro quattro / Kwattro /
Cinco cinque / Tʃiŋkwe /
Seis SEI / Sɛi /
Sete Sette / Sɛtte /
Oito Otto / Ɔtto /
Nove Nove / Nɔve /
Dez Dieci / Djɛtʃi /
Inglês Italiano IPA
Onze UNDICI / Unditʃi /
Doze Dodici / Doditʃi /
Treze Tredici / Treditʃi /
Catorze quattòrdici / Kwattɔrditʃi /
Quinze Quindici / Kwinditʃi /
Dezesseis Sedici / Sɛditʃi /
Dezessete Diciassette / Ditʃassɛtte /
Dezoito diciotto / Ditʃɔtto /
Dezenove Diciannove / Ditʃannɔve /
Vinte venti / Venti /
Inglês Italiano IPA
Vinte e um Ventuno / Ventuno /
Vinte e dois ventidue / Ventidue /
Vinte e três Ventitre / Ventitre /
Vinte e quatro Ventiquattro / Ventikwattro /
Vinte e cinco Venticinque / Ventitʃinkwe /
Vinte e seis Ventisei / Ventisɛi /
Vinte e sete Ventisette / Ventisɛtte /
Vinte e oito ventotto / Ventɔtto /
Vinte e nove ventinove / Ventinɔve /
Trinta trenta / Trenta /
Inglês Italiano
cemCento
milmille
dois milDuemila
2013} {2013duemilatredici

Dias da semana

Inglês Italiano IPA
Segunda-feira lunedì / Lunedi /
Terça-feira martedì / Martedi /
Quarta-feira mercoledì / Merkoledi /
Quinta-feira giovedì / Dʒovedi /
Sexta-feira venerdì / Venerdi /
Sábado Sabato / Sabato /
Domingo Doménica / Domenika /

Palavras em italiano

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Italian_language&oldid=555874312 "