Conteúdo verificado

John Calvin

Assuntos Relacionados: figuras e líderes religiosos

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

John Calvin

Gravura da pintura a óleo original
na Biblioteca da Universidade de Genebra
Nascido (1509/07/10) 10 de julho de 1509
Noyon, Picardia, França
Morreu 27 de maio de 1564 (1564/05/27) (54 anos)
Genebra , Suíça
Ocupação Pastor e teólogo
Religião Reformado Protestante
Cônjuge (s) Idelette de Bure
Pais Gérard Cauvin e Jeanne Lefranc

João Calvino ( 10 de julho de 1509 - 27 de maio de 1564) foi um Francês Protestante teólogo durante o Reforma Protestante e foi um desenvolvedor central do sistema de A teologia cristã chamada Calvinismo ou a teologia reformada. Em Genebra , o seu ministério tanto atraiu outros refugiados protestantes e ao longo do tempo fez daquela cidade uma força importante na propagação da teologia reformada. Ele é famoso por seus ensinamentos e escritos, em especial pelo seu Institutos da Religião Cristã.

Biografia

Um jovem John Calvin

Calvino nasceu Jean Cauvin (ou Chauvin no padrão francês , em latim Calvinus) em Noyon, Picardie, França , a Gérard Cauvin e Jeanne le Franc. Um estudante diligente que se destacou em seus estudos, Calvin foi "notavelmente religioso", mesmo quando jovem.

O pai de Calvin foi um advogado, que também serviu como um administrador de empresas Catedral de Noyon e advogado. Em 1523 Gerard enviou o seu filho de quatorze anos de idade, para o Universidade de Paris para prosseguir, uma educação teológica Latina e para fugir da praga em Noyon. Mas quando Gerard caiu em desgraça com o capítulo da catedral, ele pediu Calvin para mudar seus estudos com a lei, e ele fez. Por 1532, ele tinha alcançado um Grau de Doutor em Leis na Orléans. Não está claro quando Calvin se converteu ao protestantismo, embora no prefácio ao seu comentário sobre Salmos, Calvin disse:

"Deus, por uma conversão repentina subjugado e trouxe a minha mente para um quadro de aprendizado .... Tendo assim recebido algum gosto e conhecimento da verdadeira piedade I foi imediatamente inflamado de um desejo tão intenso de progredir nele, que, embora eu não deixou completamente off estudos [legais], eu ainda os perseguiu com menos ardor. "

Seus amigos protestantes incluído Nicholas Cop, reitor da Universidade de Paris. Em 1533 Cop deu um endereço "repleto de idéias protestantes", e "Calvin foi, provavelmente, envolvido como o escritor desse endereço." Cop logo percebeu que era necessário fugir Paris, como fez-se poucos dias depois de Calvin. Em Angoulême ele abrigada com um amigo, Louis du Tillet. Calvin resolvida por uma hora em Basileia , onde em 1536 ele publicou a primeira edição de seus Institutos.

Depois de um breve retorno e secreto para a França em 1536, Calvin foi forçado a escolher uma rota de retorno alternativo em face das forças imperiais e francesas, e ao fazer isso ele passou por Genebra. Guillaume Farel defendeu com Calvin para ficar em Genebra e ajudar a cidade. Apesar de um desejo de continuar sua jornada, ele se estabeleceu em Genebra . Depois de ser expulso da cidade, serviu como pastor em Estrasburgo, de 1538 até 1541, antes de retornar a Genebra, onde viveu até sua morte em 1564.

Depois de atingir o seu grau, John Calvin procurou uma esposa na afirmação da sua aprovação do casamento longo celibato clerical. Em 1539, casou-se Idelette de Bure, uma viúva, que tinha um filho e filha de seu casamento anterior com um Anabatista, em Estrasburgo. Calvin e Idelette tinha um filho que morreu depois de apenas duas semanas. Idelette Calvin morreu em 1549. Calvino escreveu que ela era uma ajudante no ministério, nunca teve em seu caminho, não o perturbaram sobre seus filhos, e tinha uma grandeza de espírito.

Saúde de Calvino começou a falhar quando ele sofreu enxaquecas, pulmonares hemorragias , gota e pedras nos rins, e às vezes ele teve que ser levado ao púlpito para pregar e, por vezes deu palestras a partir de sua cama. De acordo com o seu sucessor, o teólogo calvinista influente Theodore Beza, Calvin teve apenas uma refeição por dia durante uma década, mas a conselho de seu médico, ele comeu um ovo e bebeu um copo de vinho ao meio-dia. Sua recreação e exercício consistiu principalmente de uma caminhada após as refeições. Perto do final, Calvin disse aos amigos que estavam preocupados com seu regime diário de trabalho em meio a todos os seus males, "O quê! Você tem o Senhor me encontrar ocioso quando Ele vier?"

João Calvino morreu em Genebra, em 27 de maio de 1564. Ele foi enterrado em uma cova anônima que até hoje ainda não foi identificado de forma credível. A localização tradicional é a Cimetière des Rois sob uma lápide marcado simplesmente com as iniciais "JC". Beza, o sucessor de Calvin lamenta a falta de reconhecimento para o túmulo de Calvin .. Ele é comemorado no Igreja Evangélica Luterana na América do calendário litúrgico santos como um Renovador da Igreja em 27 de maio.

Pensamento

Calvinismo
Calvin.png
John Calvin
Portal Calvinismo

Calvin foi treinado para ser um advogado. Ele estudou com alguns dos melhores mentes jurídicas do Renascimento na França. Parte desse treinamento envolveu as mais recentes humanistas métodos de exegese, que lidava com um texto no idioma original diretamente através de análise histórica e gramatical, ao contrário indirectamente, através de camadas de comentaristas. Sua formação jurídica e exegética foi importante para Calvin porque, uma vez convencido da crescente fé protestante, ele aplicou esses métodos exegéticos para o Escritura. Ele conscientemente tentou moldar seu pensamento ao longo das linhas bíblicas, e ele trabalhou para pregar e ensinar o que ele acreditava que a Bíblia ensina.

Embora os reformadores como Jan Hus e Martin Luther pode ser visto como um tanto pensadores originais que começaram um movimento, Calvin foi um grande lógico e sistematizador de que o movimento, mas não um inovador na doutrina. Ao contrário de Lutero e Melanchthon, que sofreu muitas mudanças doutrinais e às vezes contrariada seus pontos de vista anteriores, Calvin realizada essencialmente a mesma teologia desde a sua juventude até sua morte. Ele estava muito familiarizado com os escritos do início Padres da Igreja e os grandes escolásticos medievais, e ele também estava em dívida para reformadores anteriores. Calvin não rejeitou a Escolásticos da Idade Média a título definitivo, mas sim feito uso deles e reformou seus pensamentos, de acordo com seu entendimento da Bíblia. Por exemplo, usando Anselmo de Canterbury de vista a satisfação da expiação, Calvin desenvolveu e formalizou a doutrina da substituição penal onde Cristo recebe o castigo merecido pela eleito em seu lugar.

Calvin tinha um grande compromisso com a soberania absoluta e santidade de Deus. Devido a isso, ele é freqüentemente associada com as doutrinas predestinação e eleição , mas deve notar-se que diferiam muito pouco com a outra reformadores magisteriais sobre essas doutrinas difíceis. Além disso, enquanto o cinco pontos do Calvinismo ter o seu nome e pode ser visto como um reflexo do seu pensamento, eles não foram articulados por ele, e foram, na verdade, derivadas de ideias debatidas na Sínodo de Dort, que publicou as suas decisões em resposta a cinco acusações específicas que surgiram após o tempo de Calvino.

Enquanto contribuições teológicas de Calvino tiveram uma grande influência, seu legado também pode ser visto em outras áreas. Por exemplo, ele colocou um prêmio elevado na educação da juventude de Genebra, e em 1559 fundou a Academia de Genebra, que serviu de modelo para outras academias em todo o mundo e que viria a ser a Universidade de Genebra. Pensamento de Calvino na área de governo da igreja foi seminal, bem como, dando origem a vários Reformada e Sistemas de governo da Igreja Presbiteriana. O Consistório de Genebra, com Calvin à sua frente, foi influente no envio de dezenas de missionários, não só para a França, mas também para países tão longe como o Brasil . Finalmente, Calvin, sabendo os benefícios de negócio, foi fundamental na fundação e desenvolvimento da indústria da seda em Genebra, pelo qual muitos genebrinos colheram os benefícios monetários.

Escritos

A página de título da edição de 1834 de John Calvin Institutio Christiane Religionis

Embora quase toda a vida adulta de Calvin foi gasto em Genebra (1536-1538 e 1541-1564), suas publicações espalhar suas idéias de uma igreja devidamente reformada para muitas partes da Europa e de lá para o resto do mundo. É especialmente por conta de suas publicações volumosas que ele exerce uma influência tão duradoura sobre o cristianismo e história ocidental.

O primeiro trabalho publicado de Calvino era um edição do Roman filósofo De Sêneca De Clementia, acompanhado por um comentário que demonstra um conhecimento profundo da antiguidade. Sua primeira obra teológica, a Psychopannychia, tentou refutar a doutrina da sono da alma como promulgada pelo cristãos que Calvin chamadas "anabatistas". Ele terminou em 1534, mas, a conselho de amigos, não publicá-lo até 1542. O trabalho demonstra que, desde sua conversão, Calvin tinha empreendido um estudo sério e agora mostrou um domínio da Bíblia , e ele tornou-se, usando As palavras de Barth, um "humanista teológico" e um "biblicistas" - isto é, "[n] o importa o quão verdadeiro ensinamento pode ser, ele não estava pronto para emprestar uma orelha a ele à parte da Palavra de Deus."

Com a idade de vinte e seis anos, Calvino publicou a primeira edição de seu Institutas da Religião Cristã (título em latim Institutio Christianae Religionis), um trabalho seminal na teologia cristã que alterou o curso da história ocidental, tanto quanto qualquer outro livro e que ainda é lido por estudantes de teologia hoje. Foi publicado em latim em 1536 e em sua nativa francês em 1541, com as edições definitivas que aparecem em 1559 (Latin) e em 1560 (francês). O livro foi escrito como um livro introdutório sobre a fé protestante para aqueles com alguma aprendizagem e já cobriu uma ampla gama de temas teológicos das doutrinas de igreja e sacramentos a justificação pela fé e Liberdade cristã, e ataca vigorosamente os ensinamentos daqueles considerados Calvin heterodoxo, particularmente o catolicismo romano a que Calvino diz que ele tinha sido "fortemente dedicado" antes de sua conversão ao protestantismo. O tema abrangente sobre do livro - e maior legado teológico de Calvino - é a idéia de total soberania de Deus, particularmente em salvação e eleição.

Opus magnum de Calvino, escrito tão cedo na sua vida, "veio como Minerva em plena panóplia fora da cabeça de Júpiter," e até mesmo através de suas ampliações e revisões, permaneceu basicamente o mesmo no seu conteúdo. Ele ofuscou as teologias anteriores protestantes, como Loci e de Melanchton Comentário do Zwingli sobre a Religião verdadeiro eo falso, e de acordo com o historiador Philip Schaff, é um clássico da teologia a nível de Nos princípios de Orígenes, Agostinho A Cidade de Deus, de Tomás de Aquino Summa Theologica, e De Schleiermacher a fé cristã.

Calvin também produziu muitos volumes de comentários sobre a maioria dos livros da Bíblia. Para o Antigo Testamento , ele publicou comentários referentes a todos os livros exceto as histórias depois Joshua (embora ele fez publicar seu sermões sobre Primeiro Samuel) e da literatura sapiencial que não seja o Livro dos Salmos. Para o Novo Testamento , ele omitiu apenas o breve segundo e epístolas de terceiros John eo Livro do Apocalipse. (Alguns sugeriram que Calvino questionou a canonicity do livro do Apocalipse, mas sua citação dele como autoridade em seus outros escritos lança dúvidas sobre essa teoria.) Esses comentários, também, provaram ser de valor duradouro para os estudantes da Bíblia, e eles ainda estão em impressão após mais de 400 anos.

Na questão controversa de interpretação profecia tais como em que o Livro de Daniel, Calvin foi um preterista, que é dizer que ele acreditava que a maioria das profecias já tinham sido cumpridas na história. Nesta vista, ele era essencialmente em linha com o Igreja primitiva e os reformadores que vieram antes dele, mas ele está em distinção a muitos de seus sucessores imediatos que tomaram um visão historicista e para muitos que hoje parece um cumprimento futuro.

Holandês teólogo Jacobus Arminius, após os quais o movimento anti-calvinista Arminianismo foi nomeado, diz que diz respeito ao valor dos escritos de Calvino:

Junto ao estudo das Escrituras que eu sinceramente inculcar, exorto meus alunos para examinar Comentários de Calvino, que eu exaltam em termos mais elevados do que o próprio Helmich (a divina Holandês, 1551-1608); pois eu afirmo que ele se sobressai além da comparação na interpretação da Escritura, e que seus comentários deveria ser mais valorizado do que tudo o que é que nos foi transmitido pela biblioteca do pais; para que eu reconheça o Senhor ter possuído acima maioria dos outros, ou melhor, acima de todos os outros homens, o que pode ser chamado de um espírito eminente profecia. Sua Institutos deve ser estudada após a (Heidelberg) Catecismo, como contendo uma explicação mais completa, mas com discriminação, como os escritos de todos os homens.

Letras

Carta de Calvin ao rei Edward VI de Inglaterra , 4 de julho de 1552 - Museu Britânico

Corpo de cartas de Calvino não recebeu a grande leitor dos Institutos e comentários bíblicos desde sua correspondência, obviamente, dirigida às necessidades particulares e ocasiões de sua época. Mesmo assim, a escala de sua escrita carta era tão prodigiosa quanto suas obras mais conhecidas: suas cartas numerar algumas 4000, e preencher onze dos cinquenta e nove volumes de Calvino no Corpus Reformatorum. BB Warfield, mesmo Calvin chama de "o grande escritor de cartas da época da Reforma."

Suas cartas, muitas vezes escritos sob a pseudônimo de Charles Despeville, dizem respeito a questões que vão desde a disputas sobre teatro local para levantar apoio para jovens Igrejas de escolher lados em uma aliança política. Eles também revelam as qualidades pessoais que não são evidentes em sua prosa exegética. Um exemplo veio após o massacre da Valdenses de Provence em 1545, onde 3600 foram abatidos. Calvin estava tão assustado que em um espaço de 21 dias, ele visitou Berna, Aurich, Schaffhausen, Basle, e Estrasburgo, antes de abordar os deputados dos cantões na Dieta de Arau, implorando por toda parte para uma intercessão em nome dos que sobreviveram . Ele escreveu sobre sua tristeza para William Farel:

Tal era a crueldade selvagem dos perseguidores, que nem jovens, nem as mulheres grávidas, nem crianças foram poupadas. Tão grande é a crueldade atroz do presente processo, que eu cresço perplexo quando eu refletir sobre ela. Como, então, devo expressar isso em palavras? ... Eu escrevo, desgastado com tristeza, e não sem lágrimas, que assim irromperam, que de vez em quando eles interrompem as minhas palavras.

Uma das cartas mais conhecidas de Calvino foi sua resposta a "Carta aos genebrinos", de Jacopo Sadoleto e este "Reforma Debate" permanece na impressão hoje.

Reformada de Genebra

João Calvino tinha sido exilado de Genebra porque ele e seus colegas, ou seja, William Farel e Antoine Froment, foram acusados de querer criar um "novo papado." Assim, ele foi para Estrasburgo, durante o tempo da Otomano guerras e passaram pelo Cantões da Suíça. Enquanto em Genebra, William Farel pediu Calvin para ajudá-lo com a causa da Igreja. Calvino escreveu o pedido da Farel, "Eu me senti como se Deus do céu tinha colocado a sua mão forte contra mim, para me parar no meu curso." Juntamente com Farel, Calvin tentou instituir uma série de mudanças para a governação da cidade e da vida religiosa. Eles redigiram um catecismo e uma confissão de fé, que eles insistiram todos os cidadãos devem afirmar. O conselho da cidade se recusaram a adotar de Calvino e Farel credo, e em janeiro 1538 negou-lhes o poder de excomungar, um poder que eles viam como crítica ao seu trabalho. A dupla respondeu com uma negação cobertor do Ceia do Senhor a todos os genebrinos na Páscoa serviços. Para isso, o conselho da cidade os expulsou da cidade. Farel viajou para Neuchâtel, Calvin a Estrasburgo.

O Parede da reforma em Genebra. A partir da esquerda: William Farel, Calvin, Theodore Beza, e John Knox

Durante três anos, Calvin atuou como professor e pastor de uma igreja de Francês Huguenotes, em Estrasburgo. Foi durante o seu exílio, que se casou com Calvin Idelette de Bure. Ele também veio sob a influência de Martin Bucer, que defendia um sistema de estrutura política e eclesiástica ao longo das linhas do Novo Testamento. Ele continuou a acompanhar a evolução em Genebra, e quando Jacopo Sadoleto, um cardeal católico, escreveu uma carta aberta ao conselho da cidade convidando Genebra para retornar à igreja matriz, a resposta de Calvino em nome de apuros genebrinos protestantes ajudou a recuperar o respeito que ele tinha perdido. Depois de um número de adeptos de Calvino ganhou a eleição para o conselho da cidade de Genebra, ele foi convidado a voltar para a cidade em 1540, e de ter negociado concessões tais como a formação do Consistório, ele retornou em 1541.

Após seu retorno, armado com a autoridade para criar a forma institucional da igreja, Calvin começou seu programa de reformas. Ele estabeleceu quatro categorias de escritórios com base em injunções bíblicas:

  • Ministros da Palavra estavam a pregar, para administrar os sacramentos e exercer disciplina pastoral, ensinando e admoestando o povo.
  • Médicos realizou um escritório de bolsa de estudos teológicos e ensino para a edificação do povo e da formação de outros ministros.
  • Os anciãos eram 12 leigos, cuja tarefa era servir como uma espécie de força policial moral, principalmente a emissão de avisos, mas referindo infractores para o Consistório quando necessário.
  • Diáconos supervisionou caridade institucional, incluindo hospitais e programas de combate à pobreza.

Em 1546, uma facção liderada por Ami Perrin, que tinha estado por trás do retorno de Calvino para Genebra, foram preocupado com o afluxo de refugiados e ministros para a cidade, com trastes que o imperador Carlos V pode tentar tirar Genebra pela força, e não gostava de críticas do Consistório. Perrin foi julgado e absolvido da acusação de traição por supostamente planejando trazer uma guarnição francesa em Genebra, e sendo depois restaurado ao seu posto como chefe da milícia de Genebra, ele desempenhou um papel na chamada oposição Libertine a Calvin alguns anos mais tarde.

Os críticos muitas vezes olhar para o Consistório como o emblema de Calvino governo teocrático. O Consistório foi constituído um tribunal eclesiástico dos presbíteros e pastores, responsáveis pela manutenção da ordem estrita entre os oficiais da igreja e membros. Ofensas variou de propondo falsa doutrina para infrações morais, como a dança selvagem e cantando obsceno. Punições típicas estavam sendo obrigados a frequentar os sermões públicos ou aulas de catecismo. Considerando que o conselho da cidade tinha o poder de empunhar a espada, os tribunais da Igreja realizada a autoridade das chaves do céu. Portanto, a pena máxima que o consistório poderia decreto foi excomunhão, que foi reversível após o arrependimento do infrator. No entanto, os oficiais da igreja foram considerados conselheiros espirituais do estado em questões morais ou doutrinais. Protestantes no século 16 eram frequentemente submetidos à carga Católica que eram inovadores na doutrina, e que essa inovação fez levam inevitavelmente à deterioração moral e, em última análise, a dissolução da própria sociedade.

Calvin alegou que seu desejo era estabelecer a legitimidade moral da igreja reformada de acordo com o seu programa, mas também para promover a saúde eo bem-estar dos indivíduos, famílias e comunidades. Recentemente descoberto documentação de processos Consistório mostra pelo menos alguma preocupação com a vida doméstica, e as mulheres em particular. Para infidelidade os primeiros homens tempo foi punido tão severamente quanto o das mulheres, eo Consistório mostraram absolutamente nenhuma tolerância para maus-tratos. O Consistório ajudou a transformar Genebra para a cidade descrita por reformador escocês John Knox como "a mais perfeita escola de Cristo, que já estava na Terra desde os dias dos Apóstolos." Em 1559 fundou a Calvin Collège de Genève, bem como um hospital para indigentes.

Punições civis

Alguns alegam que Calvino não estava acima usando o Consistório para atingir seus próprios objetivos políticos e manter o seu domínio sobre a vida civil e religiosa em Genebra, e, argumenta-se, ele respondeu asperamente a qualquer desafio às suas ações. Calvin estava relutante em ordenar genebrinos, preferindo escolher pastores mais qualificados do fluxo de imigrantes franceses que derramam para a cidade com o propósito expresso de apoiar o seu próprio programa de reforma. Quando Pierre Ameaux reclamou sobre esta prática, alguns afirmam que Calvin tomou isso como um ataque à autoridade divinamente ordenado e convenceu o conselho da cidade para exigir Ameaux para caminhar pela cidade vestido com uma camisa de cabelo e implorar por misericórdia nas praças públicas.

Jacques Gruet lado de algumas das antigas famílias de Genebra, que se ressentiam do poder e métodos do Consistório. Ele foi implicado em um incidente em que alguém tinha colocado um cartaz em uma das igrejas da cidade, de leitura:

Hipócrita Gross, tu e teus companheiros vão ganhar pouco a suas dores. Se você não salvar a si mesmos por voo, ninguém deve impedir sua destruição, e você vai amaldiçoar a hora em que você deixou seu fradaria. Aviso já foi dado que o diabo e seus padres renegados haviam reunido aqui para arruinar tudo. Mas depois que as pessoas têm sofrido tempo eles se vingarem. Tome cuidado para que você não está servido como Mons. Verle de Fribourg [que foi morto em uma briga com os protestantes, enquanto se esforçando para salvar a si mesmo por voo]. Nós não teremos tantos mestres. Mark bem o que eu digo.

Visualizações de Gruet sobre religião eram bem conhecidos em Genebra, e ele escreveu versos sobre Calvin e os imigrantes franceses que estavam "mais maligna do que poética" ( Audin). Como Gruet tinha sido ouvida ameaçando Calvin alguns dias antes, ele foi preso em conexão com o cartaz anónimo e foi torturados. Ele confessou o cartaz e escrever vários outros documentos heréticas que foram encontrados em sua casa, e ele foi decapitado.

Aceitação da tortura de Calvino estava de acordo com a atitude predominante de que a idade, e poucas pessoas de qualquer posição ou religiosa denominação eram críticos da prática, embora houvesse exceções, como Anton Praetorius e ex-amigo de Calvin Sebastian Castellio. Tais práticas, no entanto, ter sido rejeitado pelos seguidores de Calvin, pelo menos desde os anos 1800.

Calvino e os outros reformadores (assim como os católicos na Europa central) também acreditavam que eles não devem permitir a prática de feitiçaria, de acordo com o seu entendimento de passagens como Êxodo 22:18 e Levítico 20:27, e em 1545 vinte e três pessoas foram queimados até a morte, em Genebra, sob a acusação de prática de bruxaria e tentar espalhar a praga ao longo de um período de três anos.

Servet controvérsia

Miguel Servet

A controvérsia mais duradouro da vida de Calvin envolve seu papel na execução de Miguel Servet, o médico espanhol e teólogo.

Servet publicado pela primeira vez seus pontos de vista, em 1531, para um público ainda ampla unreceptive. Ele denunciou a Trindade , uma das doutrinas fundamentais que católicos e protestantes acordados. Calvin sabia dessas visões em 1534, quando ele aceitou o convite de Servet para uma pequena reunião em Paris para discutir suas diferenças em pessoa. Por razões desconhecidas Servet não apareceu.

Por volta de 1546, Servet iniciou uma correspondência com Calvin que durou até 1548, quando o câmbio tornou-se tão rancorosa que Calvin terminou. Cada homem escreveu sob um pseudônimo e cada um tentou conquistar o outro a sua própria teologia. Servet até se ofereceu para vir a Genebra se for convidado e dada uma garantia de passagem segura. Calvin se recusou a oferecer qualquer um. Em 1546 Calvin disse Farel, "[Servet] leva-lo sobre ele para vir para cá, se é agradável para mim. Mas não estou disposto a prometer a minha palavra para a sua segurança, pois se ele vier, eu nunca deve permitir-lhe que se vivo, desde a minha autoridade ser de qualquer proveito. "

Zelo de Calvino era muito a regra entre autoridades civis e da igreja na Europa do século 16, sobretudo em direção esforço de Servet para espalhar o que eles considerada heresia. Já em 1533 a Inquisição espanhola tinha condenado Servet à morte à revelia. Anos mais tarde, em 1553, ele foi acusado de heresia, enquanto vivia sob um nome falso em Vienne, França. Depois de Servet escapou da prisão francesa em Abril de 1553, as autoridades não condenado e queimado em efígie dele.

Servet veio a Genebra, em agosto 1553 e participou de um culto de domingo com Calvin no púlpito. Ele foi reconhecido e preso por iniciativa de Calvin. Embora Calvino também escreveu as acusações de heresia, o conselho da cidade de Genebra fez muito mais para orientar Servet julgamento, sentença, e queimando na fogueira. Calvin pediu ao conselho para uma execução mais humana - para decapitar desobediência civil ao invés do jogo para heresia - mas seu recurso foi negado. A sentença foi executada em 27 de outubro 1553. Servet foi queimado junto com cada cópia disponível de seu trabalho final, Christianismi Restitutio, apenas três cópias conhecidas dos quais sobreviveram - dois em possessão de Calvin.

Servet era a única pessoa "condenado à morte por suas opiniões religiosas em Genebra durante a vida de Calvino, numa altura em que as execuções dessa natureza eram um lugar comum em outros lugares", mas um debate com raiva sobre este incidente tem continuado até os dias atuais. Os historiadores têm julgado Calvin para estar errados sobre esta questão, e calvinistas posteriores criticaram suas ações contra Servet. Embora muitos dos detractores de Calvino retratá-lo como um homem que ansiava por poder, não podia tolerar qualquer dissidência, e é indigna do respeito que é comumente dado a ele, seus admiradores vê-lo como um homem que pecou e não conseguiu transcender a ética de sua tempo, mas que ainda é merecedor de honra por causa de suas contribuições em outros lugares.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Calvin&oldid=229089300 "