Conteúdo verificado

Claude Monet

Assuntos Relacionados: Artistas

Você sabia ...

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Claude Monet

Claude Monet, foto por Nadar de 1899.
Nome de nascença Oscar Claude Monet
Nascido Paris , França
Nacionalidade Francês
Campo Pintor
Movimento Impressionismo
Trabalho Impression, Sunrise
Série da catedral de Rouen
Série Parlamento Londres
Lírios
Palheiros
Choupos
Patronos Gustave Caillebotte, Ernest Hoschedé, Georges Clemenceau
Influenciado por Eugène Boudin, Johan Jongkind, Gustave Courbet

Claude Monet ( Francês Pronúncia: [Mɔnɛ klod]), nascido Oscar Claude Monet (14 de novembro 1840-5 December 1926), foi um dos fundadores do francês impressionista pintura, eo médico o mais consistente eo mais prolífico da filosofia do movimento de expressar suas percepções antes da natureza, especialmente quando aplicado a plein-ar pintura de paisagem. O impressionismo do termo é derivado do título de sua pintura Impression, Sunrise (Impression, soleil levant).

Infância

Claude Monet nasceu em 14 de novembro de 1840 no 5o assoalho 45 rue Laffitte, no 9º arrondissement de Paris. Ele era o segundo filho de Claude Monet e Adolphe Justine Louise Aubrée Monet, ambos de segunda geração parisienses. Em 20 de maio de 1841, ele foi batizado na igreja paroquial local, Notre-Dame-de-Lorette, como Oscar-Claude, mas seus pais o chamavam simplesmente Oscar. Em 1845, sua família mudou-se para Le Havre em Normandia. Seu pai queria que ele entrar no negócio da mercearia da família, mas Monet queria se tornar um artista. Sua mãe era uma cantora.

No dia primeiro de abril de 1851, Monet entrou Le Havre escola secundária de artes. Os moradores conheciam bem para caricaturas a carvão, que ele seria vendido por dez a vinte francos. Monet também se comprometeu suas primeiras lições de desenho de Jacques-François Ochard, um ex-aluno Jacques-Louis David. Nas praias da Normandia em cerca de 1856/1857, ele conheceu o colega artista Eugène Boudin, que se tornou seu mentor e lhe ensinou a usar tintas a óleo. Boudin ensinou Monet " en plein air "(ar livre) técnicas de pintura. Ambos receberam a influência de Johan Barthold Jongkind.

Em 28 de Janeiro 1857, sua mãe morreu. Na idade de dezesseis anos, ele deixou a escola e passou a viver com sua tia sem filhos viúva, Marie-Jeanne Lecadre.

Paris

Na margem do Sena, Bennecourt (1868), um dos primeiros exemplos de plein-air impressionismo, em que um uso gestual e sugestivo de tinta a óleo foi apresentado como uma obra de arte acabada.

Quando Monet viajou a Paris para visitar o Louvre, ele testemunhou os pintores cópia dos velhos mestres. Ter trazido suas tintas e outras ferramentas com ele, ele em vez de ir e sentar-se por uma janela e pintar o que viu. Monet estava em Paris por vários anos e conheceu outros jovens pintores que se tornaria amigos e colegas impressionistas; entre eles era Édouard Manet.

Em junho de 1861, Monet entrou para o primeiro regimento de Cavalaria Ligeira Africano na Argélia por um compromisso de sete anos, mas, dois anos mais tarde, depois de ter contraído febre tifóide, sua tia interveio para tirá-lo do exército se ele concordou em completar um curso de arte em uma escola de arte. É possível que o pintor holandês Johan Barthold Jongkind, a quem conhecia Monet, pode ter solicitado sua tia sobre o assunto. Desiludido com a arte tradicional ensinado nas escolas de arte, em 1862 Monet tornou-se um estudante de Charles Gleyre, em Paris, onde conheceu Pierre-Auguste Renoir , Frédéric Bazille e Alfred Sisley. Juntos, eles compartilhavam novas abordagens para a arte, pintura os efeitos da luz en plein air com a cor e rápidas pinceladas quebrada, em que mais tarde veio a ser conhecido como impressionismo .

Camille Monet ou a mulher no vestido verde (La femme à la robe verte), pintado em 1866, lhe trouxe reconhecimento e foi um dos muitos trabalhos que caracterizam sua futura esposa, Camille Doncieux; ela foi o modelo para as figuras em Mulheres no Jardim do ano seguinte, bem como para o Banco On do Sena, Bennecourt de 1868, retratados aqui. Pouco tempo depois, Camille ficou grávida e deu à luz seu primeiro filho, Jean.

Guerra Franco-Prussiana, Impressionismo, e Argenteuil

Impression, Sunrise (Impression, soleil levant) (1872).
Claude Monet Reading (1872) por Renoir

Após a eclosão da Guerra Franco-Prussiana (19 de Julho 1870), Monet se refugiaram na Inglaterra, em setembro 1870, onde estudou as obras de John Constable e Joseph Mallord William Turner , ambos cujas paisagens serviria para inspirar inovações de Monet no estudo da cor. Na primavera de 1871, obras de Monet foi recusada autorização para inclusão na exposição Royal Academy.

Em maio de 1871, ele deixou Londres para morar em Zaandam, na Holanda , onde fez vinte e cinco pinturas (ea polícia suspeita que ele atividades revolucionárias). Ele também fez uma primeira visita à vizinha Amsterdam . Em outubro ou novembro de 1871, ele retornou para a França. Monet viveu de dezembro de 1871-1878 em Argenteuil, uma aldeia na margem direita do Rio Sena, perto de Paris, e um destino Sunday-outing popular para os parisienses, onde pintou algumas das suas obras mais conhecidas. Em 1874, ele retornou brevemente para a Holanda.

Em 1872, ele pintou Impression, Sunrise (Impression, soleil levant) representando uma Le Havre paisagem porto. Ele pendurados na primeira exposição impressionista em 1874 e agora é exibido no Musée Marmottan Monet em Paris. A partir do título, crítico de arte da pintura Louis Leroy cunhou o termo " Impressionismo ", que ele pretendia como menosprezo, mas que os impressionistas se apropriou para si mesmos. Também nesta exposição foi uma pintura intitulada Boulevard des Capucines, uma pintura de a avenida feito a partir do fotógrafo Apartamento de Nadar em nenhum. 35. Houve, no entanto, dois quadros de Monet da avenida: um está agora no Museu Pushkin, em Moscou , o outro no Nelson-Atkins Museum of Art, em Kansas City. Nunca ficou claro que a pintura surgiu em 1874 a exposição inovadora, embora mais recentemente a imagem de Moscovo tem sido favorecido.

Monet e Camille Doncieux tinha se casado pouco antes da guerra (28 de junho 1870) e, após a sua excursão para Londres e Zaandam, eles haviam se mudado para Argenteuil, em dezembro de 1871. Foi durante este tempo que Monet pintou várias obras da vida moderna. Camille ficou doente em 1876. Eles tiveram um segundo filho, Michel, em 17 de março 1878, ( Jean nasceu em 1867). Este segundo filho enfraqueceu a sua saúde já desaparecendo. Nesse mesmo ano, mudou-se para a aldeia de Vétheuil. Em 5 de setembro de 1879, Camille Monet morreu de tuberculose com a idade de trinta e dois anos; Monet pintou em seu leito de morte.

As primeiras pinturas

Vida posterior

Claude Monet, em seu jardim, por Étienne Clémentel, c. 1917

Depois de vários meses difíceis após a morte de Camille, um Monet aflito (nunca resolver a ser mergulhado na pobreza novamente) começou de fato para criar algumas de suas melhores pinturas do século 19. Durante o início da década de 1880, Monet pintou vários grupos de paisagens e marinhas no que ele considerava ser as campanhas para documentar o interior da França. Suas campanhas extensas evoluiu em pinturas a série.

Camille Monet tornou-se doente com tuberculose em 1876. Grávida de seu segundo filho, ela deu à luz a Michel Monet março 1878. Em 1878, o Monets temporariamente mudou-se para a casa de Ernest Hoschedé, (1837-1891), um dono de loja de departamentos ricos e patrono das artes. Ambas as famílias, então, compartilhou uma casa em Vétheuil durante o verão. Depois que seu marido ( Ernest Hoschedé) tornou-se falido, e deixou em 1878 para a Bélgica, e após a morte de Camille Monet em setembro de 1879, e enquanto Monet continuou a viver na casa em Vétheuil; Alice Hoschedé Monet ajudou a elevar os seus dois filhos, Jean e Michel, levando-os a Paris para viver ao lado dela seis filhos. Eles eram Blanche Hoschedé Monet, (ela casou-se com Jean Monet), Germaine, Suzanne Hoschedé, Marthe, Jean-Pierre e Jacques. Na primavera de 1880, Alice Hoschedé e todos os filhos saíram de Paris e voltou Monet ainda vive na casa em Vétheuil. Em 1881, todos eles se mudaram para Poissy, que Monet odiado. Em abril de 1883, olhando pela janela do trem pouco entre Vernon e Gasny ele descobriu Giverny. Eles, então, mudou-se para Vernon, em seguida, para uma casa em Giverny, Eure, na Alta-Normandia, onde ele plantou um grande jardim e onde pintou durante grande parte do resto de sua vida. Após a morte de seu ex-marido, Alice Hoschedé casado Claude Monet em 1892.

Giverny

Port-Goulphar, Belle Île de 1887, Galeria de Arte de New South Wales
Charing Cross Bridge, 1899, Colecção Carmen Thyssen-Bornemisza, Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid

No início de maio de 1883, Monet e sua grande família alugou uma casa e dois acres (8.100 m 2) de um fazendeiro local. A casa estava situada perto da principal estrada entre as cidades de Vernon e Gasny em Giverny. Houve um celeiro que dobrou como um estúdio de pintura, pomares e um pequeno jardim. A casa estava perto o suficiente para as escolas locais para as crianças a participar ea paisagem circundante ofereceu muitos motivos adequados para o trabalho de Monet. A família trabalhou e construiu os jardins e as fortunas de Monet começou a mudar para melhor como seu representante Paul Durand-Ruel tinha sucesso crescente na venda de suas pinturas. Em novembro de 1890, Monet era próspero o suficiente para comprar a casa, os edifícios circundantes e da terra para os seus jardins. Durante a década de 1890, Monet construiu uma estufa e um estúdio segunda, um edifício espaçoso bem iluminadas com clarabóias. A partir dos anos 1880 e 1890 até o final de sua vida em 1926, Monet trabalhou em "série" pinturas, em que um sujeito foi retratada em diferentes condições de luz e do tempo. Sua primeira série exibido, como tal, era de Haystacks, pintados a partir de pontos de vista diferentes e em diferentes momentos do dia. Quinze das pinturas foram exibidas na Galerie Durand-Ruel em 1891. Mais tarde, ele produziu várias séries de pinturas, incluindo: Catedral de Rouen, Choupos, a Parlamento, as manhãs no Seine, e os lírios de água que foram pintados em sua propriedade em Giverny.

Monet gostava da pintura da natureza controlada: os seus próprios jardins em Giverny, com sua lírios de água, lagoa, e da ponte. Ele também pintou subir e descer as margens do Sena, produzindo pinturas como Break-up do gelo sobre o rio Sena. Ele escreveu instruções diárias para seu jardineiro, projetos e layouts precisos para plantações e faturas para suas compras de flores e sua coleção de livros de botânica. Como a riqueza de Monet cresceu, evoluiu seu jardim. Ele permaneceu seu arquiteto, mesmo depois que ele contratou sete jardineiros.

Entre 1883 e 1908, Monet viajou para o Mediterrâneo , onde pintou paisagens, pontos de referência, e marinhas, como Bordighera. Ele pintou uma importante série de pinturas em Veneza, Itália, e em Londres ele pintou duas visões importante série de Parlamento e pontos de vista de Charing Cross Bridge. Sua segunda esposa, Alice, morreu em 1911 e seu filho mais velho de Jean, que havia se casado com a filha de Alice Blanche, favorito particular Monet, morreu em 1914. Depois que sua esposa morreu, Blanche cuidou e cuidou dele. Foi durante este tempo que Monet começou a desenvolver os primeiros sinais de catarata .

Durante a I Guerra Mundial , em que seu filho mais novo Michel serviu e seu amigo e admirador Clemenceau levou a nação francesa, Monet pintou uma série de chorando salgueiros como homenagem aos soldados caídos franceses. Em 1923, ele foi submetido a duas operações para remover a sua catarata: a pinturas feitas enquanto a catarata afetou sua visão têm um tom avermelhado geral, que é característica da visão de vítimas de catarata. Também pode ser que após a cirurgia ele foi capaz de ver certos ultravioleta comprimentos de onda de luz que são normalmente excluídos pela lente do olho, esta pode ter tido um efeito sobre as cores percebidas ele. Depois de suas operações, ele mesmo repintado algumas dessas pinturas, com mais azul lírios de água do que antes da operação.

Pinturas posteriores

Morte

Lírios de água , 1920-1926, Musée de l'Orangerie

Monet morreu de câncer de pulmão em 05 de dezembro de 1926 com a idade de 86 e é enterrado no Giverny cemitério da igreja. Monet tinha insistido que a ocasião ser simples; assim, apenas cerca de cinqüenta pessoas compareceram à cerimônia.

Sua casa, jardim e waterlily lagoa foram legadas por seu filho Michel, seu único herdeiro, para a Academia Francesa de Belas Artes (parte do Institut de France) em 1966. Através da Fondation Claude Monet, a casa e os jardins foram abertos para a visita em 1980, após uma restauração. Além de lembranças de Monet e outros objetos de sua vida, a casa contém sua coleção de Impressões em xilogravura japonesa. A casa é uma das duas principais atrações de Giverny, que hospeda turistas de todo o mundo.

Vendas Póstumas

Monet, à direita, em seu jardim em Giverny, 1922.

Em 2004, Londres, o Parlamento, Efeitos do Sol no Fog (Londres, le Parlement, trouée de soleil dans le brouillard) (1904), foi vendido por US $ 20,1 milhões. Em 2006, a revista Proceedings of the Royal Society publicou um artigo fornecendo evidências de que estes foram pintados in situ em Hospital St Thomas 'sobre o rio Tamisa .

Falaises près de Dieppe (Cliffs perto de Dieppe) foi roubado em duas ocasiões distintas. Uma vez que em 1998 (em que o curador do museu foi condenado pelo roubo e encarcerado por cinco anos e dois meses, juntamente com dois cúmplices) e, mais recentemente, em Agosto de 2007. Foi recuperada em Junho de 2008.

De Monet Le Pont du chemin de fer à Argenteuil, uma pintura 1873 de uma ponte ferroviária que abrange o Seine, perto de Paris, foi comprada por um comprador anônimo por telefone recorde de US $ 41,4 milhões em Leilão de Christie, em Nova Iorque em 6 de Maio de 2008. O recorde anterior para a sua pintura era de US $ 36,5 milhões. Le Bassin aux Nymphéas (da série nenúfares) vendidos em Christie 24 de junho de 2008, lote 19, para £ 36.500.000 ($ 71,892,376.34) (preço de martelo) ou £ 40.921.250 (80451178 $), com taxas, estabelecendo um novo recorde em leilão para o artista.

Nympheas - Lírios de água vendida por USD 71.846.600. . Este foi um dos mais altos preços pagos para o trabalho de Monet.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Claude_Monet&oldid=408276014 "