Conteúdo verificado

Edimburgo

Assuntos Relacionados: Cidades britânicas ; Grã-Bretanha

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Edimburgo
Gaélico escocês: Dùn Èideann
Escocês: Edimburgo
- Autoridade unitária e Cidade -
City of Edinburgh

Brasão

Logo do Conselho
Apelido (s): "Auld Reekie", "Atenas do Norte"
Lema: "Nisi Dominus Frustra" "Se o Senhor em vão" associado Edimburgo desde 1647, é uma contração heráldico normal de um versículo do Salmo 127: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, o vigia a sentinela em vão "
Edimburgo está localizado na Escócia
Edimburgo
Localização na Escócia
Coordenadas: 55 ° 56'58 "N 3 ° 9'37" W Coordenadas: 55 ° 56'58 "N 3 ° 9'37" W
Estado soberano Reino Unido
País Escócia
Área Conselho City of Edinburgh
Área Lieutenancy Edimburgo
HQ do Admin Edinburgh City Centre
Fundado antes do século 7
Burgh Carta 1125
O estatuto de cidade 1889
Governo
• Tipo Autoridade unitária, Cidade
• Junta de Governo O Conselho da Cidade de Edimburgo
Lord Provost George Grubb
MSPs
Deputados:
Área
• total 100,00 sq mi (259,0 km 2)
População (2009)
• total 477660
• densidade urbana 4.776 / sq mi (1844 / km 2)
Fuso horário Greenwich Mean Time ( UTC + 0)
• Summer ( DST) Horário de Verão Britânico ( UTC + 1)
Código Postal EH
Código (s) área 0131
ISO 3166-2 GB-EDH
Código ONS 00QP
OS referência da grelha NT275735
NUTS 3 UKM25
Site www.edinburgh.gov.uk (Conselho Site oficial)
www.edinburgh-inspiringcapital.com (local Visitor-facing)

Edimburgo ( / ɛ d ɪ n b ʌ r ə / ED -em-brə; Gaélico escocês: Dùn Èideann) é o capital de cidade de Escócia , a segunda maior cidade da Escócia e da sétimo mais populoso do Reino Unido . O Conselho da Cidade de Edimburgo é uma das 32 da Escócia governo local concelhos. O concelho inclui Edimburgo urbano e uma de 30 milhas quadradas (78 km 2) área rural.

Localizado no sudeste da Escócia, Edimburgo fica na costa leste da Correia central, ao longo da Firth of Forth, perto do Mar do Norte . Devido à sua, configuração acidentada espetacular e vasta coleção de Medieval e Arquitetura georgiana, incluindo numerosos pedra cortiços, considerou-se pela Sir John Betjeman uma das mais belas cidades da Europa.

Edimburgo é a sede do Parlamento escocês. A cidade foi um dos principais centros de Iluminismo , liderado pelo Universidade de Edimburgo, ganhando o apelido Atenas do Norte. O Cidade Velha e Novos distritos cidade de Edimburgo foram alistados como um UNESCO Património Mundial em 1995. Existem mais de 4.500 edifícios listados dentro da cidade. Em maio de 2010, teve um total de 40 áreas de conservação que cobrem 23% do parque imobiliário e 23% da população, os mais altos tais proporções de qualquer grande cidade no Reino Unido. Nas estimativas populacionais meados anos 2009, Edimburgo teve uma população residente total de 477.660.

A cidade é conhecida pela anual Festival de Edimburgo, uma coleção de festivais oficiais e independentes realizadas anualmente mais de cerca de quatro semanas do início de agosto. O número de visitantes atraídos para Edimburgo para o Festival é aproximadamente igual à população resolvido da cidade. O mais famoso desses eventos são o Edinburgh Fringe (o maior festival de artes do espectáculo do mundo), o Festival Internacional de Edimburgo, o Edinburgh Military Tattoo, ea Edinburgh Festival Internacional do Livro. Outros eventos incluem o Hogmanay festa de rua, Queimam a noite eo Beltane Fire Festival. Edimburgo atrai 1 milhão de visitantes estrangeiros por ano, tornando-se o segundo destino turístico mais visitado no Reino Unido, depois de Londres.

Etimologia

Alguns acreditam que o nome vem do Edinburgh Língua Brythonic. Alguns propõem que o nome foi Din Eidyn (Fort de Eidyn) a partir do momento em que era um Gododdin hillfort embora muitos acreditam que o nome vem do Bernician Angles, Edwinesburh ou Edin-burh, que deriva do anglo-saxão para "Forte de Edwin", possivelmente derivado do sétimo rei do século Edwin de Northumbria , e que o nome Din Eidyn nos escritos britânicos é um anacronismo. O termo Din Eidyn aparece pela primeira vez na Y Gododdin, um poema que aparece após a queda da fortaleza britânica para os Angles. O mais antigo manuscrito da Y Gododdin, The Livro de Aneirin, data dos meados do século 13.

A primeira evidência da existência da cidade como uma entidade separada do forte encontra-se em um início do século 12 foral, geralmente pensado para data a partir da 1124, por Rei David I concessão de terras para o Igreja do Santo Rood de Edimburgo. Isto sugere que a cidade entrou em existência oficial entre 1018 (quando o Rei Malcolm II garantiu a Lothians de nortúmbrios) e 1124. Por década de 1170 King William o leão estava usando o nome "Edenesburch" em uma carta (em latim) confirmando a 1124 concessão de David I.

História

Os seres humanos se instalaram área de Edimburgo a partir de, pelo menos, a Idade do Bronze , deixando vestígios de assentamentos de pedra primitivos em Holyrood, Craiglockhart Hill e do Pentland Hills por exemplo. Influenciado por meio da Idade do Ferro por Hallstatt e La Tene Culturas celtas da Europa central, no momento em que os romanos chegaram em Lothian no início do primeiro milênio dC, eles descobriram um celta, Tribo Brythonic cujo nome registrado como Votadini, provável que seja uma versão latina do nome que eles chamavam a si mesmos.

Os ângulos de Northumbria teve uma influência significativa sobre a Escócia sul a leste, nomeadamente a partir de 638 dC quando aparece o Gododdin fortaleza foi cercada. Embora longe de exclusivo (cf pictos e Scots), essa influência continuou ao longo de três séculos. Não foi até c. AD 950, quando, durante o reinado de Indulf, filho de Constantino, a cidade, referido neste momento no Pictish Chronicle como 'oppidum Eden', caiu para os escoceses e, finalmente, manteve-se sob a sua jurisdição. Durante este período de Influência germânica no sul da Escócia leste, quando o nome da cidade ganhou seu sufixo germânico, 'burgo', as sementes para a linguagem que hoje conhecemos como Scots foram semeadas.

Até o século 12 Edinburgh estava bem estabelecida, fundada sobre o famoso castelo rock, o vulcânica penhasco e característica geológica cauda em forma por 2 milhões de anos de atividade glacial. Florescendo ao lado dele para o leste, outra comunidade desenvolveu em torno da Abadia de Holyrood, conhecido como Canongate. No século 13 tornou-se estes dois Burghs reais e através do período medieval Edimburgo cresceu rapidamente. Edimburgo continuou a florescer economicamente e culturalmente através da Renascença período e estava no centro do século 16 Scottish Reforma e da Guerras do Pacto de cem anos mais tarde.

Castelo de Edimburgo no outono

Em 1603, King James VI da Escócia sucedeu ao Inglês e irlandeses tronos, unindo os Reinos em um união pessoal conhecido como União das Coroas. Scotland permaneceu um estado independente com o Parlamento da Escócia, em Edimburgo. King James VI progrediu para Londres, que estabelece sua corte a partir do qual reinou sobre seus reinos. Apesar prometendo voltar a cada três anos, voltou para Edimburgo apenas uma vez, em 1617.

Os litígios entre o Presbiteriano Covenanters ea Igreja Anglicana em 1639 levou à Guerras Episcopais, o conflito inicial do Guerras dos Três Reinos. Durante o Terceira Guerra Civil Inglês Edimburgo foi tomada pelo Forças da Commonwealth de Oliver Cromwell antes de Charles II eventual derrota 's no Batalha de Worcester. No século 17 Edimburgo, uma muralha defensiva, construída no século 16, em grande parte como proteção contra a invasão Inglês após a derrota de James IV em Flodden (daí o seu apelido, o Wall Flodden) ainda definidos os limites da cidade. Devido à área de terra restrito disponível para o desenvolvimento, as casas aumentou em altura vez. Edifícios de 11 histórias eram comuns e há registros de edifícios tão altos como 14 ou mesmo 15 histórias, uma versão inicial do arranha-céus moderno-dia. Muitas das estruturas em pedra ainda pode ser visto hoje, na Cidade Velha.

Em 1706 e 1707 os atos da união foram aprovadas pelos Parlamentos da Inglaterra e Escócia unindo os dois reinos no Reino da Grã-Bretanha . Como consequência, o Parlamento da Escócia fundiu-se com o Parlamento da Inglaterra para formar o Parlamento da Grã-Bretanha, que sentou-se Westminster em Londres. O sindicato foi criticada por muitos escoceses no momento e isso levou a motins dentro da cidade.

Panorama de Edimburgo, visto a partir da Scott Monument

Desde os primeiros tempos e, certamente, a partir do século 14, Edimburgo (como outros burghs reais de Scotland) utilizados dispositivos heráldicos de muitas maneiras, incluindo em selos. Em 1732, a 'conquista' ou 'brasão' foi formalmente concedida pelo Senhor Lyon Rei de Armas. Estas armas foram usadas por Conselho da Cidade de Edimburgo até a reorganização do governo local na Escócia, em maio de 1975, quando foi sucedido pelo Conselho da Cidade de Edimburgo District e um novo brasão, baseado em o anterior, foi concedida. Em 1996, nova reorganização do governo local resultou na formação do Conselho da Cidade de Edimburgo, e, novamente, o brasão de armas foi atualizado.

Durante o Jacobite crescente de 1745, Edimburgo foi brevemente ocupada por forças jacobitas antes de sua marcha em England.Following sua derrota final em Culloden, houve um período de represálias e de pacificação, em grande parte dirigida aos católicos escoceses. Em Edimburgo, o monarca Hanoverian tentou ganhar o favor apoiando novos desenvolvimentos para o norte do castelo, nomeando ruas em honra do rei e sua família; George Street, Frederick Street, Hanover Street e Princes Street, nomeado em honra dos dois filhos de George III.

Uma ilustração 1802 de Edimburgo a partir do oeste.

A cidade foi o cerne do Iluminismo escocês. Celebridades de todo o continente seria visto nas ruas da cidade, entre eles escoceses famosos, como David Hume , Walter Scott , Robert Adam, David Wilkie, Robert Burns, James Hutton e Adam Smith . Edimburgo tornou-se um importante centro cultural, ganhando o apelido Atenas do Norte por causa da Estilo greco-romano do Arquitetura da Cidade Nova, bem como a ascensão da elite intelectual escocês que eram cada vez mais líder pensamento intelectual tanto escocês e europeu.

Edimburgo hoje

No século 19, Edinburgh, como muitas cidades, industrializados, mas não crescer tão rápido quanto a segunda cidade da Escócia, Glasgow , que o substituiu como a maior cidade do país, beneficiando grandemente no auge do Império Britânico.

O Lei da Escócia de 1998 que entrou em vigor em 1999, estabeleceu um desconcentrada Parlamento escocês e Executivo escocês, ambos com sede em Edimburgo responsabilidade de governar a Escócia, com matérias reservadas como a defesa, tributação e dos Negócios Estrangeiros restantes a responsabilidade de Westminster.

Geografia

Trono de Artur visto em partes do sul de Edimburgo a partir de Blackford Colina
A vista do assento de Arthur oeste sobre o Salisbury Crags e Edimburgo

Delimitada pelo Firth of Forth para o norte e o Pentland Hills, que saia da periferia da cidade para o sul, Edimburgo encontra-se na porção oriental da Central Lowlands da Escócia. A cidade se estende sobre uma paisagem que é o produto da atividade vulcânica cedo e períodos posteriores de glaciação intensa. Atividade ígnea entre 350 e 400 milhões de anos atrás, juntamente com falhamento levou à dispersão de difícil basalto Tomadas vulcânicas, que predominam em grande parte da região. Um tal exemplo é Castle Rock que forçou o saco de gelo avançando para dividir, abrigando a rocha mais macia e formando uma cauda milha-longa de material para o leste, a criação de um distintivo rochedo e formação de cauda. Erosão glacial no lado norte do rochedo arrancado um grande vale resultando na agora esgotado Nem Loch. Esta estrutura, juntamente com uma ravina ao sul, formaram uma fortaleza natural ideal que o Castelo de Edimburgo foi construída em cima. Da mesma forma, Seat de Arthur é os restos de um sistema de vulcão que data do período carbonífero , que foi corroído por uma geleira que se deslocam de oeste para leste durante a era glacial. Acção erosiva tal como depenada e abrasão expostos os penhascos rochosos ao oeste antes de deixar uma cauda de material glacial depositadas varrido para o leste. Este processo formou o distintivo Salisbury Crags, que formou uma série de falésias teschenite localizados entre Trono de Artur e centro da cidade. As áreas residenciais de Marchmont e Bruntsfield são construídas ao longo de uma série de cumes drumlin localizados ao sul do centro da cidade, que foram depositados como a geleira recuou.

Outros pontos de vista na cidade, tais como Calton Hill e Corstorphine Hill são produtos similares de erosão glacial. O Braid Hills e Blackford Hill são uma série de pequenas cúpulas para o oeste a sul da cidade com vistas amplas sobre a área urbana de Edimburgo e para o norte para o Forth.

Edimburgo é drenada pelo Água de Leith, que encontra sua fonte na Colzium Springs nas Pentland Hills e é executado por 29 km (18 mi), através do sul e oeste da cidade, desaguar no Firth of Forth em Leith. O mais próximo do rio fica o centro da cidade está em Dean Village à beira da Cidade Nova, onde um desfiladeiro profundo é atravessado pela Ponte Dean, desenhado por Thomas Telford e construído em 1832 para a estrada para Queensferry. O Água de Leith Passagem é um uso misto trilha que segue o rio para 19,6 km (12,2 mi) a partir de Balerno para Leith.

O Água de Leith em Juniper Verde

Designado em 1957, Edinburgh é cercado por um cinturão verde que se estende desde Dalmeny, a oeste com Prestongrange no leste. Com uma largura média de 3,2 km (2 mi), o principal objectivo do cinturão verde era para conter a expansão para fora de Edimburgo e para evitar a aglomeração das zonas urbanas. Expansão dentro do cinturão verde é rigorosamente controlada, mas os desenvolvimentos tais como o Aeroporto de Edimburgo e da Royal Highland Showground em Ingliston estão localizados dentro da zona. Aldeias Da mesma forma, urbanos, tais como Juniper Verde e Balerno sentar-se em terra cinturão verde. Uma característica do cinturão verde em Edimburgo é a inclusão de parcelas de terra dentro da cidade, que são designados como cinturão verde, embora eles não são adjacentes ao anel periférico principal. Exemplos destes cunhas independentes de cinturão verde incluem Holyrood Park e Corstorphine Hill.

Áreas

Património Mundial da UNESCO
Antigo e Novo Cidades de Edimburgo
Nome como inscrito na Lista do Património Mundial
Vista de Edimburgo de Calton Hill. O memorial Dugald Stewart é visível no primeiro plano.
País Escócia
Tipo Cultural
Critérios II, IV
Referência 728
Região UNESCO Europa e América do Norte
História inscrição
Inscrição 1995 (19 Sessão)

Edimburgo, capital da Escócia , é dividido em áreas que geralmente abrangem um parque (às vezes conhecido como " links "), uma principal rua local (ou seja, rua de lojas de varejo locais), uma rua de alta (a rua principal histórica, nem sempre o mesmo como a principal rua local, como em Corstorphine) e edifícios residenciais. Em Edimburgo muitas residências são cortiços, embora as partes mais ao sul e oeste da cidade têm sido tradicionalmente mais ricos e têm um maior número de moradias isoladas e geminadas.

O centro histórico de Edimburgo é dividido em dois pela ampla faixa verde de Princes Street Gardens. Para o sul a vista é dominada por Castelo de Edimburgo, empoleirado no topo do rochedo vulcânico extinto, ea longa extensão da Cidade Velha de fuga após ele ao longo do cume. Para as mentiras norte Princes Street eo Nova Cidade. Os jardins foram iniciadas em 1816 em turfeiras , que uma vez tinha sido o Nem Loch.

Para o oeste imediata do castelo encontra-se o distrito financeiro, de seguros de habitação e bancárias edifícios. Provavelmente, o edifício mais notável aqui é o edifício de arenito circular que é o Edinburgh International Conference Centre.

Cidade Antiga

Mapa da cidade, mostrando New Town, Old Town, ea West End.
Olhando para baixo The Royal Mile

A Cidade Velha tem preservado o seu medieval plano e muitos Reforma edifícios da época. Uma das extremidades é fechada por o castelo ea artéria principal, o Royal Mile, leva longe dele; ruas menores (chamados fecha ou wynds) levam para baixo em ambos os lados da espinha principal num padrão em ziguezague. Grandes praças marcar a localização dos mercados ou cercam edifícios públicos, como Catedral de St. Giles e da Tribunais. Outros locais notáveis nas proximidades incluem o Museu Real da Escócia, Surgeons 'Hall e McEwan Hall. O layout rua é típico dos antigos bairros de muitas cidades do norte da Europa, e onde os poleiros castelo no topo de um penhasco rochoso (os restos de um vulcão extinto), o Royal Mile percorre a crista de um cume a partir dele.

Devido a restrições de espaço impostas pela estreiteza da "cauda", a Cidade Velha tornou-se o lar de algumas das primeiras "high rise" edifícios residenciais. Residências de vários andares, conhecidos como terras eram a norma do século 16 em diante, com dez e onze histórias de ser típico e um deles até chegar catorze histórias. Além disso, numerosos abóbadas abaixo do nível da rua eram habitadas para acomodar o afluxo de imigrantes durante a Revolução Industrial . Estes continuam a lendas de combustível de um cidade subterrânea para este dia. Hoje há excursões de Edimburgo, que levá-lo para a cidade subterrânea, Edimburgo Vaults.

Parte do Centro Histórico de Edinburgh Cidade Velha

Nova Cidade

Vista da Nova Cidade

A Cidade Nova foi uma solução do século 18 para o problema de uma cada vez mais lotados da Cidade Velha. A cidade tinha permanecido incrivelmente compacto, confinado ao cume correr para baixo do castelo. Em 1766 um concurso para desenhar a Cidade Nova foi ganho por James Craig, um arquiteto de 22 anos de idade. O plano que foi construído criado, uma grade ordenada rígida, que se ajustava bem com iluminação idéias de racionalidade. A rua principal era para ser George Street, que segue o cume natural ao norte da Cidade Velha. Ambos os lados dele são as outras ruas principais de Princes Street e Queen Street. Princes Street desde então se tornou a principal rua comercial de Edimburgo, e poucos Edifícios georgianos sobreviver nele. Vincular essas ruas foram uma série de ruas perpendiculares. Nas extremidades leste e oeste são St. Andrew Square e Charlotte Square, respectivamente. Este último, desenhado por Robert Adam, influenciado Edimburgo arquitetura rua no início do século 19. Bute House, a residência oficial do Primeiro Ministro da Escócia, está no lado norte de Charlotte Square. Sentado na vale entre o Antigo eo Novo Cidades foi o Nem Loch, que tinha sido tanto o abastecimento de água da cidade e lugar para despejar esgoto. Na década de 1820 ele foi drenado. Planos originais de Craig incluiu o ornamental Princes Street Gardens e um canal no lugar do Nor Loch. O excesso de solo a partir da construção dos edifícios foi despejado no lago , criando o que é agora O monte ea idéia foi abandonada canal. Em meados do século 19, o National Gallery of Scotland e Royal Scottish Academy Building foi construído no monte, e túneis para A estação de Waverley conduzido por ele. A Cidade Nova foi tão bem sucedida que foi estendida muito. O padrão de grade não foi mantido, mas sim um layout mais pitoresco foi criado.

Edinburgh New Town visto de Castelo de Edimburgo

Southside

A parte residencial popular da cidade é o seu lado sul, que compreende uma série de áreas, incluindo St Leonards, Marchmont, Newington, Sciennes e The Grange. O Edinburgh "Southside" é largamente análoga à área coberta pelo Burgh Muir, e cresceu em popularidade como uma área residencial na sequência da abertura do South Bridge. Estas áreas são particularmente populares agora com famílias (muitas escolas estatais e privadas estão localizados aqui), estudantes (o centro Universidade de Edimburgo campus é baseado em torno de George Square ao norte de Marchmont e os Meadows, e Universidade Napier (com os principais campi em todo Merchiston & Morningside), bem como com a visita festivaleiros. Estas áreas são também objecto de várias obras de ficção: Ian Rankin de Inspetor Rebus vive em Marchmont e trabalhou em St. Leonards; e Morningside é a casa do Senhorita Jean Brodie de Muriel Spark.

Leith

Leith é o porto de Edimburgo. Ele ainda mantém uma identidade separada de Edimburgo, e foi uma questão de grande ressentimento quando, em 1920, o burgo de Leith foi incorporada pela condado de Edimburgo. Ainda hoje o assento parlamentar é conhecido como 'Edimburgo Norte e Leith'. Com a remodelação do Leith, Edimburgo ganhou o negócio de uma série de empresas de cruzeiro, que agora fornecem cruzeiros para a Noruega , Suécia , Dinamarca , Alemanha e Países Baixos. Leith também tem o Royal Yacht Britannia, ancorado por trás do Ocean Terminal e Easter Road, a casa do Hibernian FC

Área urbana

A área urbana de Edimburgo é quase inteiramente contido dentro do Cidade de fronteira Conselho de Edimburgo, fundindo-se com Musselburgh em East Lothian. Cidades vizinhas próximas das fronteiras da cidade incluem Dunfermline, Bonnyrigg, Dalkeith, Danderhall, Livingston e Broxburn. A UE classifica esta área como um Zona urbana maior com uma população de cerca de 800.000 pessoas.

Demografia

No Reino Unido Censos 2001, Edimburgo teve uma população de 448.624, um aumento de 7,1% em 1991. As estimativas em 2009 colocou a população total residente em 477.660 divisão entre 230.986 homens e 246.674 mulheres. Isso faz com que Edinburgh a segunda maior cidade da Escócia após Glasgow . Segundo a agência Estatístico Europeu, Eurostat, Edimburgo situa-se no coração de uma Zona urbana maior cobrindo 665 milhas quadradas (1.724 km 2), com uma população de 778.000.

Os cortiços apertados do Royal Mile foram uma vez em casa para a maioria da população de Edimburgo.

Edimburgo tem uma maior proporção de pessoas com idade entre 16 e 24 que a média escocesa, mas tem uma menor proporção daqueles classificados como idosos ou pré-escola. Mais de 95% dos entrevistados Edimburgo classificada sua etnia como branca em 2001, com os identificando como sendo indiana e chinesa em 1,6% e 0,8% da população, respectivamente. Em 2001, 22% da população nasceu fora da Escócia com o maior grupo de pessoas dentro desta categoria nascer em Inglaterra em 12,1%. Uma vez que o 2004 alargamento da União Europeia, um grande número de migrantes dos países candidatos à adesão, como a Polónia , Lituânia e Letónia se instalaram na cidade, com muitos que trabalham no serviço indústria.

Há evidências de habitação humana em Castle Rock já a partir de 3.000 anos atrás. Um censo realizado pelo presbitério de Edimburgo em 1592 estimada uma população de 8.000 espalhados igualmente ao norte e ao sul da High Street que corre para baixo da coluna do cume líder do Castelo. Nos séculos 18 e 19, a população começou a expandir-se rapidamente, passando de 49.000 em 1751 para 136.000 em 1831, principalmente devido à emigração rural. À medida que a população crescia, os problemas de superlotação na Cidade Velha, em particular no apertado cortiços que se alinhavam os dias atuais Royal Mile e Cowgate, foram exacerbadas. Problemas sanitários e doenças eram comuns. A construção de Máster da Cidade Nova de James Craig partir de 1766 em diante testemunhou a migração das classes profissionais da Cidade Velha para a densidade mais baixa, num ambiente de maior qualidade tomando forma em terra ao norte. Expansão para o sul do Royal Mile / eixo Cowgate da Cidade Velha viu mais cortiços sendo construído no século 19, dando origem a apresentar áreas dias como Marchmont, Newington e Bruntsfield.

Crescimento inicial população século 20 coincidiu com menor densidade desenvolvimento suburbano em áreas como Gilmerton, Liberton e Sul Gyle. À medida que a cidade se expandiu para o sul e oeste, individual e moradias geminadas com cortiços grandes jardins substituídos como o estilo de construção predominante. No entanto, o censo de 2001 revelou que mais de 55% da população de Edimburgo vivem em cortiços ou blocos de apartamentos comparação com a média escocesa de 33,5%.

Ao longo da primeira metade do século 20 muitas novas propriedades foram construídas em áreas como Craigmillar, Niddrie, Pilton, Muirhouse, Piershill e Sighthill, ligada a folgas de favelas na Cidade Velha.

Economia

Edinburgh Park

Edimburgo é a grande cidade mais competitiva no Reino Unido de acordo com o Centro para a Competitividade Internacional. Edinburgh, também tem a maior Valor acrescentado bruto por empregado figura de qualquer cidade do Reino Unido fora de Londres, medindo £ 50.256 em 2007. A combinação desses fatores fez Edimburgo nomeado o melhor cidade pequena do futuro por fDi Magazine durante 2010/11. Educação e saúde, serviços de finanças e negócios, varejo e turismo são os maiores empregadores. A economia de Edimburgo é largamente baseada no setor de serviços - centrado em torno bancário , serviços financeiros, educação superior, e turismo. Em março de 2010 desemprego em Edimburgo é comparativamente baixo em 3,6%, e permanece consistentemente abaixo do Scottish média de 4,5%. Banca tem sido uma parte da vida económica de Edimburgo por mais de 300 anos, com a criação do Bank of Scotland - agora parte da Lloyds Banking Group - por um ato do original Parlamento da Escócia, em 1695. Hoje, em conjunto com a indústria de serviços financeiros, com pontos fortes em seguro e empresas de investimento sustentado pela presença de Edimburgo base, tais como Scottish Widows e Standard Life, Edimburgo é o segundo centro financeiro do Reino Unido depois de Londres e da Europa do quarto por ativos de renda variável. Em termos mundiais, ele classifica à frente de Dubai, Amsterdã e Washington no Índice de Centros Financeiros Globais. O Royal Bank of Scotland abriu a sua nova sede global em Gogarburn no oeste da cidade em outubro de 2005. Edimburgo tornou-se recentemente para casa para a sede da Tesco Bank e Virgin Money.

Edinburgh Distrito Financeiro

Turismo é um importante pilar da economia da cidade. Como Património Mundial , os turistas vêm para visitar esses locais históricos como Castelo de Edimburgo, o Palácio de Holyroodhouse eo georgiano Nova Cidade. Isso é aumentado em Agosto de cada ano, com a presença do Festivais de Edimburgo, que trazem em mais de 4,4 milhões de visitantes e gerar mais de 100 milhões de libras para a economia de Edimburgo.

Como o centro do governo da Escócia, bem como o seu sistema legal , o sector público desempenha um papel central na economia de Edimburgo com muitos departamentos da Governo escocês localizado na cidade. Outros empregadores principais incluem NHS Scotland e do governo local administração.

Cultura

Festivais

Gaiteiros emergentes de Castelo de Edimburgo durante o Edinburgh Military Tattoo
Lightshow em Castelo de Edimburgo durante o Edinburgh Military Tattoo

Culturalmente, Edimburgo é mais conhecido para o Festival de Edimburgo, que é uma série de eventos separados que decorrem a partir do final de julho até o início de setembro de cada ano. O festival mais longo estabelecido é o Edinburgh International Festival, que concorreu pela primeira vez em 1947. centros do Festival Internacional em um programa de produções teatrais de alto perfil e apresentações de música clássica, caracterizando diretores, condutores, empresas e orquestras internacionais de teatro.

O Festival Internacional já foi ultrapassado em tamanho e popularidade pelo Edimburgo Fringe. O que começou como um programa de atos marginais se tornou o maior festival de artes do mundo, com 1.867 espetáculos diferentes sendo encenado em 2006, em 261 locais. A comédia é agora um dos principais pilares do Fringe, com inúmeros comediantes notáveis recebendo seu 'break' aqui, muitas vezes através de recepção da Edinburgh Comedy Award. Em 2008, os maiores locais de comédia sobre o Edinburgh Fringe lançado como um festival dentro de um festival, marcado a Edinburgh Comedy Festival. Já em seu início era o maior festival de comédia do mundo. A par destes grandes festivais, há também o Art Festival de Edimburgo, Edinburgh International Film Festival (movido a junho de 2008), o Edinburgh Jazz e Blues Festival, ea Edinburgh Festival Internacional do Livro. O Festival Edge (anteriormente conhecido como T no Fringe), um ramo da música popular do Fringe, começou em 2000, substituindo o menor da série Flux e Planet Pop de shows.

Executando concorrentemente com os festivais de verão, o Edinburgh Military Tattoo ocupa o Castelo Esplanade cada noite, com maciçamente gaiteiros e fogos de artifício. Bem como os vários festivais de Verão, há também o é Festival Internacional de Ciência de Edimburgo. Realizada anualmente em Abril, é uma das maiores de seu tipo na Europa.

Celebrações

Um navio viking sendo queimado durante Edimburgo anual de Celebrações de Hogmanay

Igualmente famosa é a anual Celebração de Hogmanay. Originalmente uma festa de rua realizada em Princes Street eo Royal Mile, o evento Hogmanay foi oficialmente organizado desde 1993. Em 1996, mais de 300.000 pessoas compareceram, levando à emissão de bilhetes do partido rua principal em anos posteriores, com um limite de 100 mil bilhetes. Hogmanay abrange agora quatro dias de procissões, shows e fogos de artifício, com a festa de rua com início em Hogmanay. Durante a festa de rua Princes Street é acessível apenas por bilhete, com bandas ao vivo, barracas de comida e bebida, e uma visão clara do castelo e fogos de artifício. Bilhetes Alternativa estão disponíveis para a entrada no concerto Princes Street Gardens e Missoni, onde os artistas bem conhecidos executar e detentores de bilhetes são convidados a participar na dança tradicional Ceilidh escocesa. O evento atrai milhares de pessoas de todo o mundo.

Na noite de 30 de Abril, o Beltane Fogo Festival tem lugar em Edimburgo de Calton Hill. O festival envolve uma procissão seguida pela reencenação das cenas inspiradas por celebrações de fertilidade pagãos da primavera. No início de Outubro de cada ano, o Dussehra Hindu Festival também é realizada em Calton Hill.

Museum of Scotland

Museus e bibliotecas

Edimburgo é o lar de um grande número de museus e bibliotecas, muitos dos quais são instituições nacionais. Estes incluem o Museum of Scotland, o Museu Real, o Biblioteca Nacional da Escócia, National War Museum of Scotland, o Museu de Edimburgo, Museu da Infância e da Royal Society of Edinburgh.

Literatura e filosofia

Edimburgo tem uma longa tradição literária, voltando para o Iluminismo escocês e nos anos mais recentes ser declarado o primeiro Cidade UNESCO de Literatura em 2004. Esclarecimento de Edimburgo produzido filósofo David Hume eo pioneiro da economia política, Adam Smith . Escritores como James Boswell, Robert Louis Stevenson, Sir Arthur Conan Doyle, e Sir Walter Scott todos viveu e trabalhou em Edimburgo. JK Rowling , autora dos Harry Potter romances, é um residente de Edimburgo. Edimburgo também se tornou associado com os romances policiais de Ian Rankin, eo trabalho de Irvine Welsh, cujos romances são principalmente situado na cidade e muitas vezes são escritos em coloquial Scots. Edimburgo é também a casa para o internacional autor best-seller Alexander McCall Smith.

Música, teatro e cinema

O Edinburgh Festival de Teatro

Fora a estação do festival, Edimburgo continua a apoiar uma série de teatros e companhias de produção. O Royal Lyceum Theatre tem a sua própria empresa, enquanto Teatro do Rei, Edinburgh Festival Theatre, e Edinburgh Playhouse encenar grandes espetáculos itinerantes. O Traverse Theatre apresenta um programa mais contemporânea de peças. Amadores companhias de teatro produções são encenadas no Bedlam Theatre, Church Hill Theatre, eo Teatro do Rei, entre outros. Youth Music Theatre: Reino Unido tem um escritório regional na cidade.

O Usher Hall é o principal local de Edimburgo para a música clássica, bem como o prestígio ocasional show de música popular. Outras salas de música e teatro encenando incluem The Hub, o Assembly Rooms e da Rainha Hall. O Orquestra de Câmara Escocesa é baseado em Edimburgo.

Edimburgo tem dois cinemas repertório, o Filmhouse Edimburgo, eo Cameo, e o Domínio independente Cinema, bem como a gama usual de multiplexes.

Edimburgo tem uma cena musical saudável popular. Grandes shows ocasionais são encenadas em Murrayfield e Meadowbank, com eventos de médio porte em locais como a troca de milho, HMV Picture House, o Liquid Room, eo Bongo Club. Pequenos espectáculos mais íntimos podem ser encontrados em locais como The GRV, Cabaret Voltaire, The Voodoo Rooms, The Roxy Art House, Bannerman do, de Henry Adega Bar, e Sneaky Pete. Os perfis crescentes de bandas como Padres jovens e Broken Records destacar a crescente cena de música em Edimburgo.

Em 2010, PRS for Music listados Edimburgo entre dez melhores cidades do Reino Unido da maioria dos musicais '.

Edimburgo é também o lar de um grupo florescimento de compositores contemporâneos, comoNigel Osborne, Peter Nelson, Lyell Cresswell,Haflidi Hallgrímsson, Edward Harper, Robert Crawford, Robert Dow, eJohn McLeod cuja música é ouvida regularmente na BBC Radio 3 e todo o Reino Unido .

Artes visuais

O National Gallery of Scotland

Edimburgo é a casa para a Escócia de cinco Galerias Nacionais, bem como inúmeras galerias menores. A coleção nacional está alojado na Galeria Nacional da Escócia, localizado na Mound, e agora ligado ao Royal Scottish Academy, que detém grandes exposições regulares de pintura. As coleções contemporâneas são mostrados na Scottish National Gallery of Modern Art, e nas proximidades Dean Gallery. O Scottish National Portrait Gallery concentra-se em retratos e fotografia.

A propriedade da Câmara Municipal Centro de Arte mostra exposições de arte regulares. Do outro lado da estrada, The Gallery Fruitmarket oferece exposições de classe mundial de arte contemporânea, com obras de artistas britânicos e internacionais com tanto emergentes e reputação internacional estabelecida.

Há galerias privadas, incluindo: Doggerfisher e Ingleby Gallery, este último servindo-se um programa de exposições constantemente desafiadora de um trabalho de qualidade; incluindo shows de Callum Innes, Peter Liversidge, Ellsworth Kelly, Richard Forster, e Sean Scully.

A cidade abriga várias das galerias e organizações dedicadas à arte visual contemporânea da Escócia. Vertentes significativas desta infra-estrutura incluem: The Scottish Arts Council, Edinburgh College of Art, Talbot Rice Gallery (Universidade de Edimburgo) eo annuale Edimburgo.

Vida noturna e compras

Edimburgo tem um grande número de bares, clubes e restaurantes. As áreas tradicionais eram o Grassmarket, Lothian Road e ruas circundantes, Rose Street e seus arredores e as pontes. Nos últimos anos, George Street na Cidade Nova tem crescido em importância, com um grande número de novos, casas e casas noturnas de luxo públicas de abertura, juntamente com um número no paralelo Queen Street. Stockbridge e à beira-mar em Leith também são áreas cada vez mais na moda, com um número de bares, clubes e restaurantes.

Jenners Department Store

Princes Street é a principal área de compras no centro da cidade, com uma vasta gama de lojas de lojas de souvenirs, de cadeias como a Boots and H & M e instituições como Jenners. George Street, ao norte de Princes Street, é o lar de uma série de cadeias de luxo e lojas independentes. O St. James Centre, no extremo leste de George Street e Princes Street, hospeda um número substancial de cadeias nacionais, incluindo uma grande John Lewis. Multrees Walk, ao lado do Centro de St. James, é uma adição recente ao centro da cidade, hospedando marcas tais como Louis Vuitton, Emporio Armani, Mulberry e Calvin Klein, com Harvey Nichols ancorar o desenvolvimento.

Edimburgo tem também desenvolvimentos substanciais no varejo fora do centro da cidade. Estes incluem A Gyle e Hermiston Gait no oeste da cidade,Cameron Toll, Straiton Retail Park eFort Kinnaird no sul e leste, eOcean Terminal para o norte, nabeira-mar Leith. O Royal Yacht Britannia está na doca aqui ao lado do centro.


Clima

Os dados climáticos para Edimburgo
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Média alta ° C (° F) 6.4
(43,5)
6.8
(44.2)
8,8
(47.8)
10,9
(51,6)
14,2
(57,6)
17
(62,6)
19
(66,2)
18,7
(65,7)
16
(60,8)
12,6
(54,7)
9
(48.2)
7
(44,6)
12.2
(54)
Média baixa ° C (° F) 0,7
(33,3)
0,9
(33.6)
2.1
(35.8)
3.4
(38.1)
5.8
(42.4)
8.6
(47,5)
10.5
(50,9)
10.4
(50,7)
8,5
(47.3)
5,9
(42.6)
2.7
(36.9)
1.3
(34.3)
5.1
(41.2)
AVG.dias de precipitação(≥ 1) 12.2 9.1 10,8 8.3 9.1 8,5 9 9.4 10.3 11,8 10,7 11.5 120,7
A média de horas de sol mensais 49 72,9 106.3 140,7186,9179.1 179.2 160,6124,897,768,1 40,6 1.405,8
Fonte: Met Office

Como grande parte do resto da Escócia, Edimburgo tem um clima temperado, clima marítimo que é relativamente leve, apesar de seu norte latitude . Os invernos são especialmente ameno, com temperaturas diurnas raramente caindo abaixo de zero, e comparam favoravelmente com lugares como Moscou , Labrador e Terra Nova que se encontram em latitudes semelhantes. As temperaturas do verão são normalmente moderado, com maxima superior diária raramente superior a 22 ° C. A temperatura mais alta já registrada na cidade foi de 31,4 ° C em 4 de Agosto de 1975. A proximidade da cidade para o mar mitiga qualquer grandes variações de temperatura ou extremos do clima. Dada a posição de Edimburgo entre o litoral ea serra, é conhecida por ser uma cidade ventosa, com a direção predominante do vento vindo do sul-oeste, que está associado com o ar quente, instável do Atlântico atual do Norte, que podem dar origem a precipitação - embora consideravelmente menos do que as cidades ao oeste, como Glasgow . A precipitação é distribuída de forma bastante equilibrada ao longo do ano. Velocidade do Vento direção leste são geralmente mais seco, mas mais frio. Depressões atlânticas vigorosas, conhecidos como tempestades de vento européias, pode afetar a cidade entre outubro e maio.

Esporte

Futebol

Tynecastle Stadium

Edimburgo tem dois profissionaisde futebolclubes -Heart of Midlothian e Hibernian.Eles são conhecidos localmente como corações e Hibs e ambas as equipes desempenham actualmente nos Scottish Premier League.corações jogar emTynecastle Stadium emGorgie, enquanto Hibs jogar noEaster Road Stadium, que fica na antiga fronteira entre Edimburgo e Leith.

Edimburgo também foi a casa de lados seniores St Bernard de e Leith Athletic. Mais recentemente, Meadowbank Thistle disputado no Estádio Meadowbank até 1995, quando o clube mudou-se para Livingston, tornando-se Livingston FC. Anteriormente, Meadowbank Thistle tinha sido nomeado Ferranti Thisle. A equipa nacional escocesa tem ocasionalmente jogado em Easter Road e Tynecastle.

Easter Road Stadium

Lados non-liga incluemespartanos eEdinburgh City, que jogam noleste da Escócia League juntamente comFunção Pública Carrinhos FC,Lothian Thistle FC,Edinburgh University AFC,Edimburgo Athletic FC,FC Tynecastle,Craigroyston FC eHeriot-Watt University FC.Edimburgo United FC joga naScottish Football Association Júnior, East Region.

A união do Rugby

A equipe da união do rugby nacional Escócia joga no Estádio de Murrayfield, que é de propriedade da Scottish Rugby Union e também é usado como um local para outros eventos, incluindo concertos de música. Equipe de rugby profissional de Edimburgo, Edinburgh Rugby, jogar na Magners League em Murrayfield. É o maior estádio de capacidade na Escócia, com cerca de 67.000 lugares. Edimburgo é também o lar de inúmeras pequenas equipes de rugby incluindo Boroughmuir, Edimburgo Academicals e Currie.

Hockey no gelo

O Edimburgo capitais são os mais recentes de uma sucessão de hóquei no gelo clubes para representar a capital escocesa. Anteriormente Edimburgo foi representada pelos Racers Murrayfield e os Racers Edimburgo. O clube jogar seus jogos em casa no Murrayfield Ice Rink e competir nos dez equipe profissional Elite Ice Hockey League, juntamente com dois outros times da Escócia, que são a Braehead Clã eo Dundee estrelas.

Outros esportes

O Equipa de críquete escocês, que representam a Escócia nocríqueteinternacional e naFriends Provident Trophy, joga suas partidas no The Grange.

O Heart of Midlothian

O Edimburgo Diamante Devils é um clube de beisebol alegando seu primeiro Campeonato Escocês em 1991 como o "Reivers." 1992 viu a repetição equipe como campeões nacionais, tornando-se a primeira equipa a fazê-lo na história da liga e viu o início do primeiro time de juniores do clube, os Blue Jays. O nome do clube foi mudado em 1999.

Edimburgo também já recebeu vários eventos esportivos nacionais e internacionais, incluindo os Jogos Mundiais aluno, o 1,970 British Commonwealth Games, os Jogos da Commonwealth de 1986 e os Jogos da Commonwealth 2000 inaugurais da Juventude. Para os Jogos em 1970, a cidade construída principais Olympic locais e instalações standard, incluindo a Royal Commonwealth Pool e do Estádio Meadowbank.

No futebol americano , as Claymores escoceses jogado WLAF / jogos NFL Europa em Murrayfield, incluindo a sua vitória Mundo bacia 96. De 1995 a 1997 eles tocaram todos os seus jogos lá, 1998-2000 eles se separaram seus jogos em casa entre Murrayfield e Hampden Park, em Glasgow, em seguida, mudou-se para Glasgow em tempo integral, com uma aparência final Murrayfield, em 2002. maior sucesso não-profissional da cidade equipe são os lobos Edimburgo que atualmente jogam no Meadowbank Stadium.

O Maratona de Edimburgo foi realizado na cidade desde 2003 com mais de 13.000 participa anualmente. A cidade também tem uma meia-maratona, assim como uma série de 10 km e 5 km corridas, incluindo uma corrida de 5 km no primeiro dia de Janeiro de cada ano.

Edimburgo tem uma equipe de estrada, os Reis Edimburgo, que está atualmente baseado na Arena Lothian em Armadale, West Lothian. Speedway foi encenado em quatro locais da cidade. Jardins marinhos operado 1928-1931 e 1938-1939. Old Meadowbank operado 1948-1954 e 1960-1967. Powderhall operado 1977-1995. A pista treinamento no Gyle operado 1968. Os Monarchs venceu a Premier League três vezes 2003, 2008 e 2010.

Edimburgo Eagles são umaliga de rúgbiequipe que jogar naDivisão de Rugby League Conference Escócia.Estádio Murrayfield também hospeda ofim de semana mágico onde todos osjogos da Super Liga são jogados (em Murrayfield), todos por um fim de semana.

Punting ocorreu no canal da união entre Hermiston e Ratho. Este trecho foi o curso da Raça anual Scottish Boat entre a Sociedade Honrosa de Edimburgo Barqueiros e da Universidade de Cambridge Amortecedores Club.

Governo

O parlamento escocês

Na sequência da reorganização do governo local em 1996, Edimburgo constitui um dos 32 Unitários Autoridades da Escócia. Hoje, o Conselho da Cidade de Edimburgo é o órgão administrativo para a autoridade local e tem seus poderes estipulados pelo Governo Local etc (Escócia) de 1994. Como todos os outros unitário e autoridades da ilha na Escócia, o conselho tem poderes sobre a maioria dos assuntos da administração local como a habitação, planejamento, transporte local, os parques, o desenvolvimento econômico e regeneração. O conselho é composto por 58 eleitos vereadores, regressou de 17 plurinominais distritos eleitorais da cidade. Cada ala elege três ou quatro vereadores pelo sistema único voto transferível, para produzir uma forma de representação proporcional. Seguindo 2007 eleições locais escocesas, o operador histórico Partido Trabalhista perdeu o controle majoritário do conselho, depois de 23 anos, a um Liberal Democrata / SNP coalizão. Desde 2007, o conselho tem operado uma estrutura de comissão, chefiada pelo senhor Reitor, que preside o conselho completo e atua como uma figura de proa para a cidade. O Provost, atualmente George Grubb, também serve como ex officio o senhor tenente da cidade. Um líder e Política & Estratégia Comité, nomeados pelo conselho completo, são responsáveis ​​pela gestão do dia-a-dia da administração da cidade. Jenny Dawe tem sido o líder do conselho desde maio de 2007. Os Conselheiros também são nomeados para sentar-se nos conselhos de organismos públicos, tais como Lothian e Borders Police ea Forth Estuário Autoridade de Transporte.

Edinburgh City Chambers é a sede doConselho da Cidade de Edimburgo.

Em termos de governança nacional, Edimburgo é representado no Parlamento escocês. Para fins eleitorais, a área da cidade é dividida entre seis dos nove círculos eleitorais no Lothians região eleitoral. Cada círculo eleitoral elege um deputado do Parlamento escocês (MSP) pelo primeiro passado o sistema posto de eleição, e na região elege sete MSPs adicionais, para produzir uma forma de representação proporcional.

Edimburgo é também representado na Câmara dos Comuns por cinco membros do Parlamento eleitos de círculos eleitorais uninominais pelo sistema de pluralidade. Um dos eleitorados locais, Edimburgo Sudoeste, é representado por Alistair Darling, o ex-Reino Unido Chanceler do Tesouro.

Transporte

Aeroporto de Edimburgo

Aeroporto de Edimburgo é Scotland do aeroporto mais movimentado e principal porta de entrada internacional para a capital, a manipulação pouco mais de 9 milhões de passageiros em 2009. Em antecipação do aumento do número de passageiros, o operador aeroportuário BAA delineado um projecto masterplan em 2006 para fornecer para a expansão do aeródromo e do terminal edifício. A possibilidade de construção de uma segunda pista de lidar com um aumento do número de movimentos de aeronaves também tem sido debatido.

Como um hub importante na linha principal da costa leste, Edinburgh Waverley é a estação ferroviária principal que serve a cidade. Com mais de 14 milhões de passageiros por ano, a estação é o segundo mais movimentado da Escócia atrás de Glasgow Central. Waverley serve como terminal para os trens que chegam de Cruz de Londres do rei e é o ponto de partida para muitos serviços ferroviários na Escócia operados pela Primeira ScotRail.

A 170 entrando Primeira Classe ScotRailestação ferroviária Edinburgh Waverley

Para a oeste do centro da cidade encontra-se estação ferroviária Haymarket, que é uma importante parada de passageiros. Inaugurado em 2003, estação de Edinburgh Park serve o parque empresarial adjacente localizado no oeste da cidade e nas proximidades sede Gogarburn do Royal Bank of Scotland. O Edimburgo Crossrail conecta Edinburgh Park com Haymarket, Waverley e as estações suburbanas de Brunstane e Newcraighall no leste da cidade. Há também linhas suburbanas para Sul Gyle e Dalmeny, que serve South Queensferry por adiante das pontes, e para o oeste a sul da cidade para Wester Hailes e Curriehill

Lothian Buses operar a maioria dos serviços de ônibus da cidade dentro da cidade e aos subúrbios circunvizinhos, com a maioria das rotas que funcionam através de Princes Street. Serviços mais longe operar a partir da estação de ônibus de Edimburgo off St. Andrew Square. Lothian, como a empresa sucessora da Cidade Corporação Bondes, também opera todos da cidade de marca público serviços de autocarros turísticos, a rede de ônibus noite e autocarros para o aeroporto. De Lothian Mac Tours subsidiária tem uma das maiores frotas de remanescentes de ex-Londres ônibus Routemaster no Reino Unido, muitos convertidos para abrir autocarros de turismo de topo. Em 2007, a média diária de número de passageiros Lothian Buses foi mais de 312 mil - um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

Um de Frota Ônibus Lothian emPrinces Street.

A fim de combater o congestionamento do tráfego, Edimburgo é agora servida por seis locais park and ride na periferia da cidade, em Sheriffhall, Ingliston, Riccarton, Inverkeithing (em Fife) e Newcraighall. A nova instalação em Straiton inaugurado em Outubro de 2008. Um referendo de residentes Edimburgo em Fevereiro de 2005 rejeitou uma proposta de introdução de taxas de congestionamento na cidade.

Edimburgo tem sido sem um sistema eléctrico desde 16 de Novembro de 1956., após a aprovação parlamentar em 2007, começou a construção de uma nova rede de eléctricos Edimburgo no início de 2008. era esperada A primeira fase do projecto deverá estar operacional até Julho de 2011, mas é pouco provável que seja úteis antes do início de 2012. A primeira fase vai ver bondes correr a partir do aeroporto no oeste da cidade, através do centro de Edimburgo e para baixo Leith Walk to Ocean Terminal e Newhaven. A próxima fase do projeto vai ver bondes executado a partir de Haymarket através Ravelston e Craigleith para Granton na orla. As futuras propostas incluem uma linha indo para o oeste do aeroporto para Ratho e Newbridge, e uma linha traçada ao longo do comprimento da orla.

Educação

Universidade de Edimburgo

Há quatro universidades em Edimburgo com mais de 100.000 alunos que estudam na cidade. Fundada por Carta Real em 1583, a Universidade de Edimburgo é um dos da Escócia antigas universidades e é a quarta mais antiga do país depois de St Andrews , E Glasgow Aberdeen. originalmente centrada em torno de Old College da universidade expandiu para instalações no The Mound, a Royal Mile e George Square. Hoje, o Prédios do rei no sul da cidade contém a maioria das escolas no âmbito do Colégio de Ciências e Engenharia. Em 2002, o escola de medicina mudou-se para finalidade construída alojamento ao lado do novo Edinburgh Royal Infirmary em Little France. A Universidade foi eleito o 20o no mundo no ranking THES Universitários Mundiais 2009.

Na década de 1960 Heriot-Watt University e Napier Technical College foram estabelecidos. Heriot-Watt traça as suas origens até 1821, quando uma escola para o ensino técnico das classes trabalhadoras foi aberto. Baseado em Riccarton ao oeste da cidade, Heriot-Watt é especialista nas disciplinas de engenharia, negócios e matemática. Napier College foi rebatizado Napier Politécnica em 1986 e ganhou o status de universidade em 1992. Edinburgh Napier University tem campi no sul e oeste da cidade, incluindo o ex- Craiglockhart hidrop�ico e Merchiston Tower. É a casa do Tela Academy Escócia.

O ex- Craiglockhart hidrop�ico Edifício agora faz parte docampus da Universidade de Napier.

Instituições de ensino superior na cidade incluem Jewel e Esk College (incorporando Leith Náutico Escola fundada em 1903), Telford College, inaugurado em 1968, e Stevenson College, inaugurado em 1970. A Scottish Agricultural College também tem um campus no sul de Edimburgo. O status de universidade concedido em janeiro de 2007, Queen Margaret University foi fundada em 1875, como A Escola de Edimburgo, de Culinária da economia doméstica e , por Christian Guthrie Wright e Louisa Stevenson.

Outras instituições notáveis ​​incluem o Colégio Real de Cirurgiões de Edimburgo e da Royal College of Physicians de Edimburgo, que foram estabelecidos por Carta Real, em 1506 e 1681 respectivamente. A Academia de Desenho Trustees of Edinburgh foi fundada em 1760 - uma instituição que se tornou o Colégio de Arte de Edimburgo em 1907.

Há 18 berçário, 94 primário e secundário 23 escolas em Edimburgo administrados pela prefeitura. Além disso, a cidade é o lar de um grande número de escolas, que pagam contribuições independentes , incluindo Escola de George Heriot, Fettes College, Merchiston Castelo School, faculdade de George Watson, Edimburgo Academy e Melville Colégio de Stewart. Em 2009, a proporção de alunos do ensino nas escolas independentes foi de 24,2%, muito acima da média nacional de pouco mais de 4% e maior do que em qualquer outra região da Escócia.

Hospitais

O Royal Infirmary de Edimburgo é o principal hospital público para a cidade.

Hospitais em Edimburgo incluem o Royal Infirmary de Edimburgo, que inclui Edinburgh University Medical School e do Hospital Western General, que inclui um grande centro de tratamento de câncer e ferimentos leves Clinic liderada pela enfermeira. Há um hospital privado, Murrayfield Hospital, de propriedade de Spire Healthcare. O Royal Infirmary é o principal Accident & Emergency hospital não apenas para Edimburgo, mas também Midlothian e East Lothian, e é a sede do NHS Lothian, tornando-se um foco centrado em Edimburgo e seu interior. O Royal Edinburgh Hospital especializado em saúde mental; ele está situado no Morningside. O Royal Hospital for Sick Children está localizado em Sciennes Road; é popularmente conhecido como o "Sick Kids '.

As comunidades religiosas

O ventilador de teto abobadado domina o interior daIgreja de São João no centro de Edimburgo.

Cristandade

O Igreja da Escócia afirma que o maior número de membros de qualquer denominação religiosa em Edimburgo. A partir de 2010, existem 83 congregações na Igreja da Escócia do Presbitério de Edimburgo. A sua igreja mais notável é 'Cathedral, enquanto St Giles de St Cuthbert, situado no extremo oeste de Princes 'Street Gardens e na sombra do Castelo de Edimburgo, reivindica ser o mais antigo local de Christian na cidade, apesar de seu edifício magnífico e único projetado por Hippolyte Blanc data sobretudo do final do século 19. Outros Igreja de igrejas Escócia incluem Greyfriars Kirk, Barclay Igreja, Canongate Kirk e St Andrew e Igreja de St George. No leste sul da cidade é o século 12 Duddingston Kirk. O Church of Scotland Escritórios estão localizados em Edimburgo, como é o Assembly Hall e New College no monte.

A Igreja Episcopal Escocesa , parte da Comunhão Anglicana , tem um número de igrejas por toda a cidade. Seu centro é o final dos anos 19 do século estilo gótico da Catedral de St Mary em West End de Palmerston Place. O ex-histórico pró-catedral da cidade é de Old Saint Paul, localizado à saída da Royal Mile, que foi criada em 1689, quando a Catedral St Giles e da Igreja mais ampla da Escócia convertido de Episcopal para a governança Presbiteriana.

Catedral de St. Giles

Além disso, há uma série de igrejas independentes situados em toda a cidade; estas igrejas tendem a ter uma elevada percentagem de congregantes estudante e incluem Igreja Destino, O Elim Church Rock, Kings Church Edimburgo, Charlotte Capela, Carrubbers Christian Centre, Morningside Baptist Church e Bellevue Chapel.

Unitarians bíblicas são representados por umaigreja Cristadelfiano, com sede em Edimburgo desde 1853.

Outras religiões

Mesquita Central Edimburgo - principal de Edimburgo mesquita e Centro Islâmico está localizado na Potterrow no southside da cidade, perto de Bristo Square. Foi inaugurado no final de 1990 ea construção foi em grande parte financiado por um presente do rei Fahd da Arábia Saudita . A primeira presença registrada de um judeu comunidade em Edimburgo remonta ao final do século 17. De Edimburgo Ortodoxo sinagoga está localizado em Salisbury Road, que foi inaugurado em 1932 e pode acomodar uma congregação de 2000. A congregação Liberal também atende na cidade. Há também um é Sikh Gurdwara e Hindu Mandir na cidade que estão ambos localizados no bairro de Leith. Centro Budista Edimburgo, parte dos Amigos da Ordem Budista Ocidental, situa-se pelos Meadows.

Residentes notáveis

A Escócia tem uma história rica em ciências e engenharia, com Edinburgh contribuir seu quinhão de nomes famosos. James Clerk Maxwell , o fundador da moderna teoria do eletromagnetismo , nasceu aqui e educado na Academia de Edimburgo e Universidade de Edimburgo, como foi o engenheiro e telefone pioneiro Alexander Graham Bell . Outros nomes ligados à cidade incluem Max Born, físico e ganhador do Prêmio Nobel ; Charles Darwin , o biólogo que descobriu a seleção natural ; David Hume , filósofo, economista e historiador; James Hutton, considerado o "Pai da Geologia "; John Napier inventor de logaritmos ; químico e um dos fundadores da termodinâmica Joseph Black; médicos pesquisadores pioneiros Joseph Lister e James Young Simpson; químico e descobridor do elemento nitrogênio , Daniel Rutherford; matemático e programador da série Maclaurin , Colin Maclaurin e Ian Wilmut, o geneticista envolvidos na clonagem de Dolly, a ovelha nos arredores de Edimburgo. A carcaça de pelúcia da ovelha Dolly, agora está em exibição no Museu Nacional da Escócia.

Autores famosos da cidade incluemSir Arthur Conan Doyle, criador deSherlock Holmes,Ian Rankin, autor do Inspetor Rebussérie de thrillers de crime,JK Rowling, autora deHarry Potter, que escreveu seu primeiro livro em um café de Edimburgo,Adam Smith, economista, nascido emKirkcaldy, e autor de A Riqueza das Nações,Walter Scott, autor de títulos famosos comoRob Roy eIvanhoe,Robert Louis Stevenson, criador deTreasure IslandeoEstranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde .

Edimburgo tem sido a casa do ator Sir Sean Connery , famoso como o primeiro cinematográfico James Bond ; Ronnie Corbett, um comediante e ator, mais conhecido como um dos The Two Ronnies; e Dylan Moran, o comediante irlandês. Artistas famosos da cidade incluem os pintores de retratos Sir Henry Raeburn, Sir David Wilkie e Allan Ramsay. Historiadores como Douglas Johnson e Arthur Marwick tinha raízes aqui.

A cidade tem produzido ou sido o lar de músicos que têm sido extremamente bem sucedido nos tempos modernos, particularmenteIan Anderson, vocalista da bandaJethro Tull;Wattie Buchan, vocalista e membro fundador da banda punk The Exploited,Shirley Manson, vocalista da bandaGarbage,The Proclaimers; o Bay City Rollers;Boards of Canada eIdlewild.

Edimburgo é a cidade natal do ex-primeiro-ministro do Reino Unido,Tony Blair, que nasceu na cidade e participouFettes College;Robin Harper o co-organizador doPartido Verde Escocês; e John Witherspoon, o único clérigo para assinar oUnited Declaração Unidos de independência, e mais tarde presidente daUniversidade de Princeton.

No lado mais sinistro, os criminosos famosos da história da cidade incluemDeacon Brodie, pilar da sociedade por dia e ladrão de noite, de quem se diz ter influenciadoa história de Robert Louis Stevenson, oEstranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde os assassinosBurke e Hare que forneceu cadáveres frescos para dissecção anatômica pelo famoso cirurgiãoRobert Knox emajor Weir um notóriobruxo.

Acordos de geminação

A cidade de Edimburgo entrou em 11 internacionais acordos de geminação desde 1954. A maior parte dos arranjos são denominados como "cidades gêmeas", mas o acordo com Kraków é designado como um 'Partner City'. O acordo com a Prefeitura de Quioto, celebrado em 1994, é oficialmente denominado como um "Amizade Link ', refletindo seu status como a única região a ser geminada com Edimburgo.

País Cidade ou municípioSubdivisãoData do acordo
Alemanha Munique Bavaria 1954
França Agradável Provence-Alpes-Côte d'Azur 1958
Itália Florença Tuscany 1964
Nova Zelândia Dunedin Otago 1974
Canadá Vancouver Columbia Britânica 1977
EUA San Diego Califórnia 1977
Espanha Segovia Castela e Leão 1985
China Xi'an Shaanxi 1985
Ucrânia Kiev Kiev Oblast 1989
Dinamarca Aalborg Nordjylland 1991
Japão Prefeitura de Quioto Kansai 1994
Polônia Kraków Pequena Polónia 1995
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Edinburgh&oldid=409770570 "