Conteúdo verificado

Art Noveau

Assuntos Relacionados: Art

Informações de fundo

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

Gismonda de 1894 por Alphonse Mucha, um artista líder do movimento Art Nouveau

Art Nouveau ( francês Pronúncia: [Aʁ nu'vo], Anglicised para / ɑː r t n u v /) É uma organização internacional filosofia e estilo de arte, arquitetura e arte, especialmente aplicada a decorativo arte-que estavam mais popular durante 1890-1910. O nome "Art Nouveau" é francês para a "nova arte". Sabe-se também como Modernisme em Catalunha ( Espanha ), com suas contribuições mais notáveis do arquiteto Antoni Gaudí. Conhecido como Jugendstil, pronunciado [Juːɡn̩tstiːl] na Alemanha, em alemão para "o estilo juventude" ou "o estilo da juventude", nomeado após o compartimento Jugend, que o promoveu, como Modern (Модерн) na Rússia, talvez em homenagem a galeria em Paris "La Maison Moderne", como Secession em Áustria-Hungria e os seus Estados sucessores após a Grupo vienense de artistas, e, na Itália, como Stile Liberdade da loja de departamentos em Londres, Liberdade & Co., que popularizou o estilo. Uma reacção de arte acadêmica do século 19, foi inspirado por formas e estruturas naturais, não só em flores e plantas, mas também em linhas curvas. Arquitetos tentou harmonizar com o ambiente natural. Também é considerada uma filosofia de concepção de mobiliário, que foi concebido de acordo com todo o edifício e fez parte da vida ordinária.

O estilo foi influenciado fortemente por Artista checo Alphonse Mucha, quando Mucha produziu um poster litografado, que apareceu em 01 de janeiro de 1895 nas ruas de Paris como uma propaganda para o jogo Gismonda por Victorien Sardou, caracterizando Sarah Bernhardt. Ele popularizou o estilo artístico novo e seu criador aos cidadãos de Paris. Inicialmente chamado estilo de Mucha, (estilo de Mucha), seu estilo logo se tornou conhecido como Art Nouveau.

Art Nouveau era mais popular na Europa, mas sua influência era global. Assim, sabe-se em várias guisas com tendências localizadas freqüentes. Na França, Hector Guimard de Paris entradas do metro eram de estilo art nouveau e Emile Gallé praticado o estilo em Nancy. Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitetura em Bélgica . Revistas como Jugend ajudaram a divulgar o estilo em Alemanha, especialmente como um artform gráfico, enquanto o Viena secessionistas influenciaram a arte ea arquitetura durante todo Áustria-Hungria . Art Nouveau foi também um estilo de indivíduos distintos, tais como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alphonse Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um de quem o interpretou em sua própria maneira.

Embora a arte Nouveau foi substituído pelo do século 20 estilos modernistas, considera-se agora como uma importante transição entre a historicismo do Neoclassicismo e do modernismo. Além disso, os monumentos de Nouveau da arte são reconhecidos agora pelo UNESCO com seus lista do património mundial como contribuições significativas para a herança cultural. O centro histórico de Riga, Letónia, com "a melhor colecção de edifícios Art Nouveau na Europa", foi incluído na lista em 1997 na parte devido à "qualidade e na quantidade de sua arquitetura da arte Nouveau / Jugendstil", e quatro Bruxelas casas da cidade por Victor Horta foram incluídas em 2000 como "trabalhos do gênio criativo humano", que são "exemplos proeminentes da arquitetura Art Nouveau ilustra brilhante a transição do século 19 para o século 20 em arte, pensamento, e na sociedade".

Nomeando o estilo

No seu início, nem Art Nouveau Jugendstil nem era o nome comum do estilo, mas era conhecido como esta, em alguns locais, eo estilo teve nomes diferentes, uma vez que foi espalhada. Esses dois nomes vieram, respectivamente, Galeria de Samuel Bing Maison de l'Art Nouveau em Paris ea revista Jugend em Munique , ambos os quais promoveu e popularizou o estilo.

Maison de l'Art Nouveau do Bing

Um anúncio para a Galeria de Arte Nouveau "La Maison Moderne" por Manuel Orazi

Maison de l'Art Nouveau (Casa da Arte Nova) foi o nome da galeria iniciado em 1895 pelo alemão negociante de arte Samuel Bing em Paris que contou exclusivamente arte moderna. A fama de sua galeria foi aumentada no Exposição Universal de 1900, onde apresentou projeto coordenado-in e cor-instalações de mobiliário moderno, tapeçarias e objets d'art. Estes decorativas exibe tornou-se tão fortemente associada com o estilo que o nome de sua galeria posteriormente disponibilizado um termo comumente usado para todo o estilo.

Jugend e Jugendstil

Escultura Jugendstil, detalhe da fachada em Metz, França
Jugendstil tipografia, aplicado a um sinal de cervejaria

Jugend: Münchner Illustrierte Wochenschrift für Kunst und Leben (Inglês: Juventude: a revista semanal ilustrado da arte e estilo de vida de Munique) foi uma revista fundada em 1896 por Georg Hirth (Hirth permaneceu editor até sua morte em 1916, ea revista continuou a ser publicado até 1940). A revista foi instrumental na promoção do estilo na Alemanha. Como resultado, seu nome foi adotado como o termo mais comum de língua alemã para o estilo: Jugendstil ("estilo jovem"), apesar de, durante o início do século 20, a palavra foi aplicado a apenas exemplos bidimensionais de artes gráficas , especialmente as formas de orgânica tipografia e design gráfico encontrados dentro e influenciado por revistas alemãs como Jugend, Pan, e Simplicissimus. Ele agora é aplicado a manifestações mais gerais da Art Nouveau artes visuais na Alemanha, nos Países Baixos , a Estados bálticos, e Países nórdicos.

Outros nomes

Paris Métro entrada em Chicago

Outros nomes locais foram associadas com as características de suas formas, seus profissionais e suas obras, e escolas de pensamento ou de estudo em que era popular. Muitos desses termos referem-se a idéia de "novidade". Antes do termo "Art Nouveau" tornou-se comum na França, le moderne estilo ("o estilo moderno") foi a designação mais freqüente. Joven Arte ("jovem arte") em Espanha, Modernisme em Catalunha, Arte Nova em Portugal ("nova arte"), Arte nuova em Itália (também "nova arte"), e Nieuwe Kunst ("nova arte") na Holanda , модерн ("novo", "contemporânea") na Rússia - tudo continuar esse tema. Muitos nomes referem-se especificamente para as formas orgânicas que eram populares com os artistas Art Nouveau: Stile Floreal ("estilo floral"), Lilienstil ("estilo lírio"), Estilo nouille ("estilo noodle"), Paling Stijl ("estilo enguia" ), e Wellenstil ("estilo onda").

Em outros casos, exemplos importantes, artistas bem conhecidos, e locais associados influenciado os nomes. Paris entradas do metro de Hector Guimard, por exemplo, desde que o prazo Estilo Métro, a popularidade na Itália de modelos de Art Nouveau de Londres de Loja Liberdade & Co departamento resultou na sua sendo conhecido como o Stile Liberty ("estilo Liberty"), e, nos Estados Unidos, tornou-se conhecido como o "estilo Tiffany", devido à sua associação com Louis Comfort Tiffany. Na Áustria , uma forma localizada de Art Nouveau foi praticado por artistas da Vienna Secession, e é, portanto, conhecido como o Sezessionstil ("estilo Secessão"). Como um termo autônomo, no entanto, "Secessão" ( alemão : Sezession, Húngaro: szecesszió, Checa: secese) é usado com freqüência para descrever as características gerais do estilo Art Nouveau arredores de Viena, mas principalmente em áreas de Áustria-Hungria no início do século 20. No Reino Unido, que está associada com as actividades de Charles Rennie Mackintosh em Glasgow, e é muitas vezes conhecido como o Estilo "Glasgow".

Tendências Art Nouveau também foram absorvidos estilos locais. Na Dinamarca , por exemplo, era um aspecto da Skønvirke ("trabalho estético"), que por sua vez mais estreitamente relaciona-se com o Artes e Ofícios estilo. Da mesma forma, os artistas adotaram muitos dos motivos florais e orgânicos de Art Nouveau na Młoda Polska ("Young Polónia") estilo na Polónia . Młoda Polska, no entanto, também foi incluído de outros estilos artísticos e abrangeu uma abordagem mais ampla da arte, literatura e estilo de vida.

Origins

As origens de Nouveau são encontrados na resistência do artista William Morris para as composições desordenado ea tendências renascimento do século 19 e suas teorias que ajudaram a iniciar a Artes e ofícios movimento. No entanto, Book-cover de Arthur Mackmurdo para Wren 's Cidade Igrejas (1883), com os seus padrões florais rítmicas, é muitas vezes considerado a primeira realização da Art Nouveau. Sobre o mesmo tempo, a perspectiva plana e cores fortes de Madeira quadra gravuras japonesas, especialmente os de Katsushika Hokusai , teve um forte efeito sobre a formulação de Art Nouveau. O Japonisme que era popular na Europa durante os anos 1880 e 1890 foi particularmente influente em muitos artistas com suas formas orgânicas e as referências ao mundo natural. Além de ser adotado por artistas como Emile Gallé e James Abbott McNeill Whistler, arte e design de inspiração japonesa foi defendida pelos empresários Siegfried Bing e Arthur Lasenby Liberdade em suas lojas em Paris e Londres, respectivamente.

Personagem

O edifício em Pikk 18 em Tallinn, Estónia , por Jacques Rosenbaum, 1910

Embora Art Nouveau adquirido tendências distintamente localizadas como a sua dispersão geográfica aumentou, algumas características gerais são indicativos do formulário. A descrição publicada na revista Pan de Parede de Hermann Obrist pendurado Cyclamen (1894) descreveu como "curvas súbitas violentas geradas pelo estalo de um chicote", que tornou-se conhecido durante a propagação precoce de Art Nouveau. Posteriormente, não só fez o trabalho em si tornou mais conhecido como The Whiplash mas o termo "whiplash" é frequentemente aplicado às curvas características empregadas pelos artistas Art Nouveau. Tais motivos decorativos "whiplash", formado por linhas dinâmicas, ondulantes, e que flui em um ritmo sincopado, são encontrados em toda a arquitetura, pintura, escultura, e outras formas de design Art Nouveau.

Filosofia e Geografia

La Tournée du Chat Noir avec Rodolphe Salis (1896) por Théophile Steinlen

Art Nouveau é agora considerado um estilo 'total', o que significa que inclui um hierarquia de escalas em design de arquitetura; design de interiores; artes decorativas, incluindo jóias , mobiliário, têxteis, prata doméstico e outros utensílios e iluminação; e as artes visuais (ver Hierarquia de gêneros.) De acordo com a filosofia do estilo, a arte deve ser um modo de vida. Para muitos europeus, era possível viver em uma casa de inspiração art nouveau com mobiliário art nouveau, talheres, louças, jóias, caixas de cigarro, etc. Artistas desejada para combinar as belas-artes e artes aplicadas, mesmo para objetos utilitários.

Expos internacionais

Parte da evolução da Art Nouveau foi o Exposição Universal de 1900, em Paris, que apresentou uma visão geral do "estilo moderno" em cada meio. Conseguiu ainda mais reconhecimento no Esposizione Internazionale d'Arte Decorativa Moderna de 1902 em Turim , na Itália, onde os designers exibiram a partir de quase todos os países europeus onde Art Nouveau foi praticado.

França, Bélgica e Suíça

Em Paris, o Maison de l'Art Nouveau, no momento gerido pela Siegfried Bing, apresentou objetos de arte nouveau. Artistas como Émile Gallé, Louis Majorelle e Victor Prouvé em Nancy, França, fundou o École de Nancy, dando Art Nouveau uma nova influência. Em Bruxelas , Bélgica, o estilo foi desenvolvido com a ajuda dos arquitetos Victor Horta e Henry Van de Velde. Outros designers Art Nouveau na Bélgica, Suíça e França incluem Theophile Alexandre Steinlen, Hector Guimard, e Jules Lavirotte. O artista checo Alphonse Mucha trabalhou em Paris durante uma série de anos.

Espanha

O Casa Batlló, já construído em 1877, foi remodelado na manifestação da Art Nouveau, modernisme, Barcelona de Antoni Gaudí e Josep Maria Jujol durante 1904-1906

Em Espanha, o estilo foi baseado principalmente em Barcelona e foi um elemento essencial do catalão Modernisme. Arquiteto Antoni Gaudí, cujo estilo arquitetônico decorativo é tão pessoal que é às vezes considerado como a prática de um estilo artístico diferente da Art Nouveau, no entanto, utiliza formas florais e orgânicos da Art Nouveau. Seus desenhos de cerca de 1903, a Casa Batlló (1904-1906) e Casa Milà (1906-1908), são mais estreitamente relacionadas com os elementos estilísticos da Art Nouveau. Estruturas No entanto, famosos, como o Sagrada Familia caracteristicamente contrastar as tendências modernizadoras Art Nouveau com revivalista Neo-gótico. Além da presença dominante de Gaudí, Lluís Domènech i Montaner também usado Art Nouveau em Barcelona, em edifícios, tais como a Casa Lleó Morera (1905). Outra grande nouveauist arte era Josep Maria Jujol.

Alemanha

Sala de música da casa Behrens com Schiedmayer piano de cauda de 1901

German Art Nouveau é comumente conhecido pelo seu nome alemão, Jugendstil. Desenho do alemão tradicional gravura , o estilo usa bordas precisos e rígidos, um elemento que foi bastante diferente do estilo naturalista do tempo. O estilo foi usado principalmente em Hamburgo . Arte Jugendstil inclui uma variedade de métodos diferentes, aplicadas pelos vários artistas individuais. Métodos variam do clássico ao romântico. Uma característica do Jugendstil é o tipografia utilizada, a combinação de letras e imagem de que é inconfundível. A combinação foi usada para as capas dos romances, anúncios, e exposição cartazes. Designers muitas vezes usado única exibição caracteres tipográficos que trabalharam harmoniosamente com a imagem.

Henry Van de Velde, que trabalhou a maior parte de sua carreira na Alemanha, era um teórico belga que influenciou muitos outros para continuar este estilo de arte gráfica, incluindo Peter Behrens, Hermann Obrist, e Richard Riemerschmid. Endell agosto, Henri Privat-Livemont é outro notável designer de Art Nouveau.

Revistas foram importantes para difundir a linguagem visual do Jugendstil, especialmente as qualidades gráficas. Além Jugend, outras revistas importantes foram o satírico Simplicissimus e Pan.

Áustria

O edifício da secessão, em Viena foi construído em 1897 por Joseph Maria Olbrich para exposições do grupo de secessão.

Uma abordagem localizada Art Nouveau é representado pelos artistas do Vienna Secession, um secessão que foi iniciado em 03 de abril de 1897 por Gustav Klimt, Koloman Moser, Josef Hoffmann, Joseph Maria Olbrich, Max Kurzweil, Otto Wagner, e outros. Eles se opuseram à orientação conservadora em relação ao historicismo expressa pelo Viena Künstlerhaus.

Malta

Há edifícios Art Nouveau chamados os edifícios Balluta. Eles são prédios de apartamentos na costa oriental de Balluta Bay, na costa nordeste de Malta dentro da zona de St. Julians.

Grã-Bretanha

No Reino Unido, Art Nouveau desenvolvido fora do Artes e Ofícios Movimento. O início de um estilo Art Nouveau podem ser reconhecidos durante a década de 1880, em poucos projetos progressistas, como o arquiteto-designer de Arthur Mackmurdo de design da capa do livro para seu ensaio sobre as igrejas da cidade de Sir Christopher Wren , publicado durante 1883. Alguns de fluxo livre ferro forjado a partir da década de 1880 também poderia ser feita, ou alguns desenhos florais têxteis planas, a maioria dos quais devidos algum impulso aos padrões de design do século 19. O centro mais importante na Grã-Bretanha tornou-se eventualmente Glasgow , com as criações de Charles Rennie Mackintosh e seus colegas.

Outros designers britânicos notáveis incluem Art Nouveau Walter Crane, Arthur Lasenby Liberdade, Charles Ashbee, e Aubrey Beardsley.

O edifício Edward Everard em Bristol, construído durante 1900-1901 para abrigar os centros de impressão de Edward Everard, apresenta uma fachada Art Nouveau. Os números mencionados são de Johannes Gutenberg e William Morris, tanto eminente no campo da impressão. A figura alada simboliza o Espírito de Luz, enquanto uma figura segurando uma lâmpada e espelho simboliza a luz ea verdade.

Itália

Casa Galleria-Vichi em Florença, projetada por Giovanni Michelazzi de 1911

A Rota Europeia Art Nouveau fornece detalhes sobre o património na Europa e no mundo do estilo Art Nouveau que carateriza a informação considerável sobre a Itália Stile Liberdade. Isso representou os projetos modernos da loja de Liberdade & Co de Londres, indicando aspecto comercial de ambos Art Nouveau eo caráter 'importado' que manteve em algumas partes da Itália , embora não em Palermo, isolada dos desenvolvimentos no norte e evoluindo carácter independente, devido em grande parte para designers como arquiteto Ernesto Basile e Vittorio Ducrot, que se especializou como um marceneiro. De acordo com a Rota Europeia Art Nouveau, Basile e Ducrot foram responsáveis pela idéia da obra de arte completa na Itália. Importantes cidades italiano liberdade ou sites são os centros de spa de Salsomaggiore Terme, Emilia-Romagna, e San Pellegrino Terme, Lombardia, bem como Cernobbio em Lake Como também na Lombardia. Algumas grandes cidades têm um número considerável de decorações de estilo Liberty e edifícios, especialmente Turim , Milão , Naples, Florença, Gênova , e grandes setores da cidade à beira-mar de Viareggio, Toscana. O estilo Liberty foi usado por designers e arquitetos italianos no exterior, especialmente na Argentina e Chile , como em Valparaíso, onde arquitetos Renato Schiavon e Arnaldo Barison, formado em Trieste, chegou após o terramoto de 1906. Aqui eles construíram estruturas pendentes, tais como o Palácio Barburizza (1915), agora Museu da cidade de Belas Artes. Outros importantes designers de art nouveau italiana eram a família Bugatti ( Carlo, Ettore, Jean e Rembrandt) mais conhecida por seus carros construídos na França , e mobiliário e arte construída em sua Milan nativa. Carlo Bugatti, nascido fevereiro 1856 em Milão foi o próprio filho de um arquiteto e escultor Giovanni Luigi Bugatti. Carlo recebeu seu treinamento no renomado Milanese Academia de Brera, e mais tarde o Académie des Beaux-Arts em Paris . Seu trabalho foi muito abrangente que inclui talheres, têxteis, cerâmica e instrumentos musicais, mas ele é mais lembrado por seus projetos de móveis inovadores, mostrado pela primeira vez no Milan Belas Artes Fair 1888.

Hungria

Igreja de St. Elisabeth em Bratislava , por Ödön Lechner

Em contraste com o historicismo, Hungarian Art Nouveau é baseada em supostas características arquitetônicas nacionais. Ödön Lechner (1845-1914), a figura mais importante na Hungarian Art Nouveau, foi inspirado inicialmente por Indiana e arquitetura sírio, e mais tarde por motivos decorativos tradicionais húngaros. Desta forma, ele criou uma síntese original de estilos arquitetônicos. Disusing o estilo de Lechner, ainda a ser inspirado pelo seu método, o grupo de 'Jovens' (Fiatalok), que incluiu Károly Kós e Dezső Zrumeczky, aplicou as estruturas características e formas de arquitetura húngaro tradicional, especialmente o vernáculo da Transilvânia. Além dos dois estilos principais, arquitetura húngaro também exibe versões locais de tendências originários de outros países europeus. O Vienna Secession, o alemão Jugendstil , Art Nouveau, da Bélgica e da França, ea influência da arquitetura Inglês e finlandês estão todos representados nos edifícios construídos no início do século 20. Béla Lajta inicialmente adotaram o estilo de Lechner, posteriormente adotando Inglês e tendências finlandesas; depois de desenvolver um interesse no estilo egípcio, ele finalmente desenvolveu um estilo arquitectónico moderno. Aladár Arkay fez quase o mesmo. István Medgyaszay desenvolveu seu próprio estilo, que diferia do Lechner, usando motivos tradicionais estilizados para criar desenhos decorativos em betão. Para artes aplicadas, os principais responsáveis por promover a disseminação de Art Nouveau foram a escola e Museu de Artes Aplicadas, que abriu em 1896. áreas Ex no Hungarian Unido, Vojvodina (norte da Sérvia) e Transylvania tem bons exemplos da arte Nouveau húngaro. Ver Szabadka, Marosvásárhely etc.

Terras checas

Alphonse Mucha usado o estilo em Praga e Moravia (parte da moderna República Checa ); seu estilo de Art Nouveau tornou-se associado com o chamado Czech National Revival. Fin de siècle seções de Praga revelar edifícios modestos incrustados com imagens de folhas e mulheres que se curvam e do redemoinho através das fachadas. Os exemplos de Art Nouveau da cidade, juntamente com os exteriores de qualquer número de apartamento privado e edifícios comerciais, são os Casa Municipal, o Hotel Pariz, Smíchov Market Hall, Hotel Central, as janelas da Capela São Venceslau em Catedral de São Vito, o principal estação ferroviária, o Grand Hotel eo Jubileu Sinagoga. O Olšany Cemetery eo Novo Cemitério Judaico também são importantes exemplos de Art Nouveau. Em Checa, Art Nouveau é conhecido como secese, um nome adotado a partir do termo austríaco "Secessionismo".

Látvia

Art Nouveau arquitetura era popular na Riga, capital da Letónia , no final do século 19 e início do século 20 - cerca de 40% dos edifícios desta época foram construídos neste estilo. Vários subestilos formado durante este período. Os primeiros elementos do novo estilo foram adicionados Arquitetura eclética formação "eclético" Art Nouveau. "Decorativa" Art Nouveau refere-se ao estilo usando apenas elementos decorativos da Arte Nova; o primeiro tal edifício foi construído em 1899, no entanto por 1.906 estilos decorativos havia se tornado fora de moda. Portanto, o estilo decorativo não é muito difundida em Riga. A maioria estilo popular em Riga é conhecida como "romântico" Art Nouveau. Simplista e moderna na forma, estes edifícios foram decorados com elementos de outros estilos históricos e constituem cerca de um terço de todos os edifícios no centro de Riga. De 1905 a 1911, Romantismo Nacional da Letónia atingiu o pico. Apesar de ser um subestilo de Art Nouveau, é copiado formas de arquitectura tradicional e incorporou elementos decorativos tradicionais. Como Art Nouveau amadureceu, ênfase em linhas verticais tornou-se mais popular, conhecido como "Vertical" Art Nouveau, este estilo era mais popular, pouco antes da Primeira Guerra Mundial . O centro de Riga é agora designado como Património Mundial pela UNESCO, em parte, pelo seu Art arquitetura Nouveau.

Número significativo de estruturas de Art Nouveau está localizado também em outras cidades e vilas da Letónia, incluindo Liepāja (centenas de edifícios), Jūrmala (exemplo notável - Dubulti Lutheran Church, 1907), Daugavpils e outros. O uso de Art Nouveau fora dos centros urbanos tem sido rara, mas há alguns exemplares únicos, tais como Luznava casa senhorial (Letónia oriental).

Jugendstilsenteret em Ålesund, Noruega

Noruega

Os exemplos mais importantes da arquitetura Art Nouveau (Jugendstil) na Noruega são encontrados em Ålesund, que foi reconstruída depois de um grande incêndio em 1904, enquanto o estilo foi particularmente relevante. A jugend Ålesund representante é o ex-Svaneapoteket (Swan Farmácia). Hoje, o Jugendstilsenteret está localizado neste edifício. Ele deveria ter sido aplicado em 1908. Boticário Owre era um membro do conselho ea presidência em Ålesund, e depois que a farmácia foi adotada também prefeito nos anos 1909-1910. Ele escolheu o arquiteto Hagbarth Martin Schytte-Berg (1860-1944) para desenhar e construir a nova farmácia. O arquiteto foi um dos líderes no esforço para restaurar Ålesund após o incêndio. Seus outros trabalhos incluem Skien Church (1887-1894) e Fagerborg Igreja em Kristiania (Oslo) (1900-1903).

Europa Central e Oriental

O interior da A Estação Ferroviária de Vitebsk em St. Petersburg

Na Rússia, o estilo foi promovido pela revista de arte Mir iskusstva ('World of Art »), que gerou o revolucionário Ballets Russes.

O estilo polonês foi centrado em Cracóvia e fez parte da Estilo Mloda Polska. Stanisław Wyspiański foi o principal artista Art Nouveau na Polónia; suas pinturas, projetos teatrais, vitral, e interiores de construção são amplamente admirado e celebrado no Museu Nacional de Cracóvia. Edifícios Art Nouveau sobreviver na maioria das cidades da Polónia ( Lodz, Cracóvia), com a exceção de Varsóvia, onde autoridades comunistas destruído poucos exemplos que sobreviveram à demolição nazista da cidade, alegando que os prédios eram decadentes.

O Terras eslovenos foram outra área de influência da Art Nouveau. No seu início, esloveno Art Nouveau foi influenciado fortemente pela separação vienense, mas mais tarde desenvolveu um estilo individual. Arquitetos importantes deste estilo incluem Max Fabiani, Ciril Metod Koch, Jože Plečnik, Ivan Vurnik. A vasta maioria da arquitectura é para ser encontrada em Liubliana .

Croácia era uma área de arquitectura secessionist bem. Arquitetos como Vjekoslav Bastl e Baranyai desenvolveu uma mistura entre o modernismo clássico e Art Nouveau. O arquiteto croata Josip Vancaš trabalhou principalmente em Sarajevo , capital da Bósnia-Herzegovina . Sua arquitetura foi uma mistura de mais cedo historicismo e Art Nouveau adequada: alguns dos seus melhores edifícios Art Nouveau está localizado em Ljubljana, na Eslovénia.

Outras áreas

Art Nouveau Casa emAveiro, Portugal
Loie mais completo porFrançois-Raoul Larche

A propagação da Art Nouveau (Arte Nova), emPortugal, embora atrasada devido a processar-se lentamente indústria, floresceu em cidades comoPorto eAveiro, em que podem ser encontrados numerosos edifícios influenciados por modelos europeus, nomeadamente através da arquitetura francesa.

Art Nouveau também foi popular nos países nórdicos, onde tornou-se integrado com o estilo romântico Nacional. Bons exemplos são os bairros de Katajanokka e Ullanlinna em Helsínquia, Finlândia, bem como a estação ferroviária Central de Helsínquia, projetado pelo arquiteto Eliel Saarinen. Como na Alemanha, Jugendstil é predominante o termo utilizado para o estilo. A cidade costeira norueguesa de Ålesund queimado em 1904, e foi reconstruído em uma arquitetura de Jugendstil uniforme, mantido mais ou menos intacta até o presente.

Apesar de não artistas significativas na Austrália estão associados a Art Nouveau, muitos edifícios na Austrália foram projetados em estilo Art Nouveau. Em Melbourne, o Arts Society vitoriana, Milton House, Melbourne Sports Depot, da cidade de Melbourne Banheiros, Conservatório de Música e Melba Hall, Paston Building e Empire Works Building todo representam o estilo Art Nouveau.

Montevideo , na América do Sul do Rio de la Plata, oferece um bom exemplo da influência do estilo Art Nouveau outro lado do Atlântico. O estilo é muito evidente na arquitetura, tanto do centro e da periferia da cidade. Montevideo manteve intensa comunicação com Paris, Londres e Barcelona durante o auge da Art Nouveau, quando a cidade também estava recebendo a imigração em massa, especialmente da Itália e da Espanha. Aqueles também foram os anos Montevideo desenvolveram a estrutura de seus espaços urbanos, os quais factores ajudam a explicar a presença generalizada de Art Nouveau lá.

No outro lado do Rio de la Plata, Buenos Aires ainda conserva alguma da sua arquitectura Art Nouveau, também trazida por imigrantes italianos e espanhóis, que desenvolveu o Jugendstil (Edificio Otto Wulff, por Morten Ronnow, dinamarquês), liberdade (Casa de Pavos los Reales, por Virginio Colombo, italiano), modernisme (vários edifícios por Julián García Núñez, hispano-argentina) e Art Nouveau (Chile Hotel por Louis Dubois, francês) variedades. Outra cidade argentina onde essa arquitetura foi recentemente protegidas é Rosario, um porto importante no Rio Paraná.

Arquitetura

Art Nouveau raramente é tão totalmente no controle da arquitetura: Entrada no lugar Etienne Pernet, 24 (Paris 15e), 1905 Alfred Wagon, arquiteto.

Na arquitetura, hipérboles e parábolas em janelas, arcos e portas são comuns, e decorativas molduras "crescer" em formas derivadas de plantas. Como a maioria dos estilos de design, Art Nouveau, procurou harmonizar as suas formas. O texto acima da entrada do Metro utiliza as qualidades do resto do trabalho de ferro na estrutura.

Art Nouveau na arquitetura e design de interiores evitou os estilos de avivamento ecléticos do século 19. Apesar de os designers Art Nouveau selecionado e "modernizado" alguns dos elementos mais abstratos da Rococo estilo, como chama e shell texturas, eles também defendeu o uso de formas orgânicas muito estilizados como uma fonte de inspiração, ampliando o repertório "natural" para usar algas, gramíneas, e insetos.

Painting and graphic arts

Dois-dimensional peças Art Nouveau foram pintadas, desenhadas e impressas em formas populares, tais como anúncios , cartazes, rótulos, revistas, e semelhantes. Gravuras em madeira de bloco japonesas, com suas linhas curvas, superfícies modeladas contrastantes, vazios, e nivelamento do plano visual, também inspirou Art Nouveau. Alguns padrões de linha curva e se tornou gráfico clichês que foram mais tarde encontrados em trabalhos de artistas de várias partes do mundo.

Escultura

Escultores incluído Ladislav Šaloun, François-Raoul Larche e Charles van der Stappen.

Vidro

Arte em vidro era um meio em que o estilo encontrado tremendo exemplo expressão-for, as obras de Louis Comfort Tiffany, em Nova York, Charles Rennie Mackintosh em Glasgow , e Émile Gallé eo Irmãos Daum em Nancy, França e baiser.

Cerâmica

Cerâmica Art Nouveau foram influenciados pelo trabalho do Japão. O desenvolvimento de alta temperatura (grand feu) porcelana com esmaltes foscos e cristalizadas, com ou sem outra decoração, é típico destas obras. Foi um período em que foram perdidos reencontrada técnicas, tais como o esmalte oxblood, e inteiramente novos métodos foram desenvolvidos. As principais ceramistas franceses incluem: Ernest Terço, Taxile Doat, Alexandre Bigot, Adrien-Pierre Dalpayrat, Edmond e Lachenal Albert Dammouse.

Objetos de arte e outros exemplos

Jóias do período Art Nouveau revitalizada arte do joalheiro, com a natureza como a principal fonte de inspiração, complementado por novos níveis de virtuosismo na esmaltagem e a introdução de novos materiais, tais como opalas e pedras semi-preciosas. O interesse generalizado em Arte japonesa eo entusiasmo mais especializado para as competências metalúrgicas japonesas promoveu novos temas e abordagens para ornamento.

Para os dois séculos anteriores, a ênfase em jóias finas tinha sido em pedras preciosas, em especial sobre o diamante, eo joalheiro ou ourives tinha se preocupado principalmente com o fornecimento de configurações para sua vantagem. Com Art Nouveau, um tipo diferente de jóias surgiu, motivado pelo artista-designer de, em vez de o joalheiro como setter de pedras preciosas.

Os joalheiros de Paris e Bruxelas definido Art Nouveau em jóias, e nessas cidades que alcançaram maior renome. Críticos franceses contemporâneos estavam unidos em reconhecer que a jóia foi passando por uma transformação radical, e que o desenhista francês-joalheiro-vidreiro René Lalique foi popularizar as alterações. Lalique glorificado natureza em joalharia, estendendo o repertório para incluir novos aspectos da natureza, como libélulas ou gramíneas-inspirados por seu encontro com a arte japonesa.

Os joalheiros estavam ansiosos para estabelecer o novo estilo em uma nobre tradição, e por isso eles usaram o Renascimento , com suas obras de ouro esculpido e esmaltada, e sua aceitação de joalheiros como artistas em vez de artesãos. Na maior parte do trabalho esmaltado do período, pedras preciosas recuou. Os diamantes eram geralmente subsidiária, utilizados materiais juntamente com menos conhecidas, como o vidro moldado, chifre e marfim .

Relacionamento com estilos e movimentos contemporâneos

Como um estilo de arte, Art Nouveau tem afinidades com o pré-rafaelitas e do Estilos simbolistas, e artistas como Aubrey Beardsley, Alphonse Mucha, Edward Burne-Jones, Gustav Klimt e Jan Toorop poderiam ser classificados em mais do que um destes estilos. Ao contrário da pintura simbolista, no entanto, Art Nouveau tem uma aparência distinta; e, ao contrário do orientada para o artesão Movimento Arts and Crafts, artistas Art Nouveau facilmente utilizadas novos materiais, superfícies usinadas, e abstração no serviço de puro design.

Art Nouveau não negava máquinas, como as Movimento Arts and Crafts fez. Para escultura, os principais materiais utilizados eram de vidro e ferro forjado, resultando em qualidades esculturais mesmo na arquitetura. Cerâmica também foram empregados na criação de edições de esculturas de artistas como Auguste Rodin .

Arquitetura Art Nouveau fez uso de muitos tecnológicas inovações do final do século 19, especialmente o uso de ferro expostas e grandes pedaços de forma irregular de vidro para a arquitetura. Até o início da Primeira Guerra Mundial , no entanto, a natureza estilizada de Art Nouveau-design que foi caro para produzir-começou a ser desafectadas em favor de mais simplificado, retilíneo modernismo, que era mais barato e pensado para ser mais fiel ao plainer estética industrial que se tornou Art Deco.

Praticantes notadas

Arquitetos

  • Émile André (1871-1933)
  • Gavriil Baranovsky (1860-1920)
  • Ernesto Basile (1857-1932)
  • Vjekoslav Bastl (1872-1947)
  • Peter Behrens (1868-1940)
  • Ferdinand Boberg (1860-1946)
  • Gustave Serrurier-Bovy (1858-1910)
  • Raimondo Tommaso D'Aronco (1857-1932)
  • Lluís Domènech i Montaner (1850-1923)
  • Mikhail Eisenstein (1867-1921)
  • Endel agosto (1871-1925)
  • Max Fabiani (1865-1962)
  • Eugène Gaillard (1862-1933)
  • Antoni Gaudí (1852-1926)
  • Vladislav Gorodetsky (1863-1930)
  • Hector Guimard (1867-1942)
  • Paul Hankar (1859-1901)
  • Josef Hoffmann (1870-1956)
  • Victor Horta (1861-1947)
  • Lev Kekushev (1862-1919)
  • Ciril Metod Koch (1867-1925)
  • Károly Kós (1883-1977)
  • Béla Lajta (1873-1920)
  • Ödön Lechner (1845-1914)
  • Jules Lavirotte (1864-1924)
  • Charles Rennie Mackintosh (1868-1928)
  • Ede Magyar (1877-1912)
  • Rafael Masó (1880-1935)
  • Ivan Meštrović (1883-1962)
  • Gyula Partos (1845-1916)
  • Marian Peretiatkovich (1872-1916)
  • Jože Plečnik (1872-1957)
  • Osvald Polívka (1859-1931)
  • Zsigmond Quittner (1859-1918)
  • Eliel Saarinen (1873-1950)
  • Fyodor Schechtel (1859-1926)
  • László Székely (1877-1934)
  • Gustave Strauven (1878-1919)
  • Louis Sullivan (1856-1924)
  • Eugène Vallin (1856-1922)
  • Henry Van de Velde (1863-1957)
  • Ivan Vurnik (1884-1971)
  • Otto Wagner (1841-1918)
  • William Walcot (1874-1943)
  • Lucien Weissenburger (1860-1929)

Designers de móveis

  • Carlo Bugatti (1856-1940)
  • Eugène Gaillard (1862-1933)
  • Louis Majorelle (1859-1926)

Arte, desenho e gráficos

  • Aubrey Beardsley (1872-1898)
  • František Bílek (1872-1941)
  • Ivan Yakovlevich Bilibin (1876-1942)
  • O guindaste de Walter (1845-1915)
  • Jules Cheret (1836-1932)
  • Eugène Gaillard (1862-1933)
  • Eugène Grasset (1845-1917)
  • Gustav Klimt (1862-1918)
  • EM Lilien (1874-1925)
  • Józef Mehoffer (1869-1946)
  • Alphonse Mucha (1860-1939)
  • Erwin Puchinger (1876-1944)
  • József Rippl-Rónai (1861-1927)
  • Valentin Serov (1865-1911)
  • Konstantin Somov (1869-1939)
  • Margaret MacDonald (1865-1933)
  • Virginia Frances Sterret (1900-1931)
  • Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901)
  • Théophile Steinlen (1859-1923)
  • Henri Privat-Livemont (1861-1936)
  • Janos Vaszary (1867-1939)
  • Aleardo Terzi (1870-1943)
  • Hans Unger (1872-1936)
  • Stanisław Wyspiański (1869-1907)
  • Eliseu Visconti (1866-1944)
  • Gerda Wegener (1886-1940)

Copos e designers de vitrais

  • Auguste Daum (1853-1909)
  • Antonin Daum (1864-1930)
  • Émile Gallé (1846-1904)
  • René Lalique (1860-1945)
  • Koloman Moser (1868-1918)
  • Louis Comfort Tiffany (1848-1933)

Ceramistas

  • Ernest Terço
  • Adrien-Pierre Dalpayrat
  • Albert Dammouse
  • Taxile Doat (1851-1939)
  • Edmond Lachenal (1855-1948)
  • Artus Van Briggle (1869-1904)
  • Vilmos Zsolnay (1828-1900)

Outros artistas decorativos

  • Charles Robert Ashbee (1863-1942)
  • Will H. Bradley (1868-1962)
  • Georges de Feure (1868-1943)
  • Archibald Knox (1864-1933)
  • Hermann Obrist (1863-1927)
  • François-Raoul Larche (1860-1912)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Art_Nouveau&oldid=542398599 "