Conteúdo verificado

Cnut, o Grande

Assuntos Relacionados: Figuras históricas

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Cnut
Cnut, o Grande Obverse.jpg
Moeda de Cnut, o Grande a partir do Museu Britânico
Rei da Inglaterra
Reinar 1016-1035
Coroação 06 de janeiro de 1017 ( Londres)
Antecessor Edmund
Sucessor Harold
Rei da Dinamarca
Reinar 1018-1035
Antecessor Harald II da Dinamarca
Sucessor Harthacnut
Rei da Noruega
Reinar 1028-1035
Antecessor Olaf Haraldsson
Sucessor Magnus Olafsson
Cônjuge Ælfgifu de Northampton
Emma de Normandy
Edição
Svein Knutsson, Rei da Noruega
Harold, rei da Inglaterra
Harthacnut, Rei da Dinamarca e Inglaterra
Gunhilda, Santo imperatriz romana
Casa Casa da Dinamarca
Pai Sweyn Forkbeard
Mãe Świętosława / Sigrid / Gunhild ( detalhe )
Nascido c. 985 - c. 995
Dinamarca
Morreu 12 de novembro de 1035
Inglaterra ( Shaftesbury, Dorset )
Enterro Old Minster, Winchester. Ossos agora em Catedral de Winchester

Cnut, o Grande ( Old Norse: Knútr inn Riki; c. 985 ou 995-12 November 1035), mais comumente conhecido como Canuto, foi um rei da Dinamarca , Inglaterra , Noruega e partes da Suécia . Após a morte de seus herdeiros dentro de uma década de sua própria ea conquista normanda da Inglaterra em 1066, seu legado foi em grande parte perdido para a história. Historiador Norman F. Cantor fez a afirmação paradoxal de que ele era "o rei mais eficaz na história anglo-saxão", apesar de ele não estar anglo-saxão.

Cnut era de origem dinamarquesa e eslava. Seu pai era Sweyn Forkbeard, Rei da Dinamarca (que deu o Cnut patronym Sweynsson, Old Norse Sveinsson). A mãe de Cnut era filha do primeiro duque da Polanos, Mieszko I; seu nome pode ter sido Świętosława (ver: Sigrid Storråda), mas o Oxford Artigo DNB em Cnut afirma que seu nome é desconhecido.

Como um príncipe da Dinamarca, Cnut ganhou o trono da Inglaterra em 1016, na sequência da séculos de atividade Viking no noroeste da Europa. Sua adesão à dinamarquesa trono em 1018 trouxe as coroas de Inglaterra e Dinamarca juntos. Cnut realizada esta base de poder juntos, unindo dinamarqueses e ingleses sob laços culturais de riqueza e personalizado, em vez de pura brutalidade. Após uma década de conflito com adversários em Escandinávia, Cnut reivindicou a coroa da Noruega em Trondheim em 1028. A cidade sueca Sigtuna foi realizada por Cnut. Ele tinha as moedas cunhadas que o chamado rei lá, mas não há registro narrativa de sua ocupação.

A realeza da Inglaterra emprestou os dinamarqueses um elo importante para a zona marítima entre as ilhas da Grã-Bretanha e Irlanda , onde Cnut como seu pai antes dele tinham um interesse forte e exercia muita influência entre os Gall-Ghaedhil.

Posse de Cnut da Inglaterra dioceses e da Diocese continental da Dinamarca - com uma reivindicação colocada em cima dele pelo Sacro Império Romano 's Arquidiocese de Hamburgo-Bremen - foi uma fonte de grande alavancagem dentro da Igreja , ganhando concessões notáveis Papa Bento VIII, e seu sucessor John XIX, tal como um sobre o preço do pálio de seus bispos. Cnut também ganharam concessões sobre as portagens seu povo teve que pagar no caminho para Roma a partir de outros magnatas do medieval Cristandade, na coroação do Sacro Imperador Romano. Depois de sua vitória contra 1026 na Noruega e na Suécia, e no seu caminho a Roma para essa coroação, Cnut, em uma carta escrita para o benefício de seus súditos, declarou-se "rei de toda a Inglaterra e Dinamarca e os noruegueses e de alguns dos suecos ".

Nascimento e realeza

Cnut era um filho do príncipe dinamarquês Sweyn Forkbeard; seu pai era o filho e herdeiro do rei Harald Bluetooth a partir de uma linhagem de governantes escandinavos centrais para a unificação da Dinamarca. Harthacnut foi o fundador semi-lendária da casa real dinamarquesa no começo do século X, e seu filho, Gorm o Velho, foi o primeiro na linha oficial (o 'Velho' em seu nome sendo para esse efeito). Harald Bluetooth, o filho de Gorm eo avô de Cnut, foi o rei dinamarquês no momento da Cristianização da Dinamarca. Ele foi o primeiro rei escandinavo a aceitar o cristianismo. O avô de Cnut morreu quando ele tinha 2 anos e seu pai se tornou Rei Sweyn Forkbeard.

Identidade precisa da mãe de Cnut é desconhecida, embora seja provável que ela era uma eslava princesa, filha Mieszko I da Polônia (de acordo com o monge de St Omer de, Encomium Emmae e Thietmar de Merseburg do contemporâneo Chronicon). Fontes nórdicas da alto período medieval, o mais proeminente Snorri Sturluson de Heimskringla, também dar uma princesa polonesa como a mãe de Cnut, a quem chamam Gunhild e uma filha de Burislav, o rei de Vindland. Uma vez que na Sagas nórdicas o rei de Vindland é sempre Burislav, este é conciliável com a suposição de que seu pai era Mieszko (não é seu filho Bolesław). Adam de Bremen em Gesta Hammaburgensis ecclesiae pontificum é único em equacionar a mãe de Cnut (para quem ele também produz nenhum nome) com a ex-rainha da Suécia , esposa de Eric, o Vitorioso e por esta mãe de casamento Olof Skotkonung. Para complicar a questão, Heimskringla e outras sagas também têm Sweyn se casar com a viúva de Eric, mas ela é claramente uma outra pessoa nesses textos, por nome de Sigrid a altiva, a quem Sweyn única casa após Gunhild, a princesa eslava que suportou Cnut, morreu. Diferentes teorias a respeito do número e da ascendência das esposas de Sweyn (ou esposa) foram trazidos para a frente (ver Sigrid o Arrogante e Gunhild). Mas desde que Adão é a única fonte de afirmar a identidade de Cnut de com a mãe de Olof Skotkonung, esta é muitas vezes visto como um erro de Adão, e é frequentemente assumido que Sweyn tinha duas mulheres, sendo a primeira mãe de Cnut, eo segundo é o ex-rainha da Suécia.

O irmão de Cnut Harald foi o primeiro a nascer e príncipe herdeiro.

Alguns dica da infância de Cnut podem ser encontrados no Flateyjarbók, uma fonte do século 13, afirmando em um ponto que Cnut foi ensinado sua soldadesca pelo cacique Thorkell o alto, irmão de Sigurd, Jarl do mítico Jomsborg, e do lendário Joms, na sua Viking reduto na ilha de Wollin, ao largo da costa Pomerania. Sua data de nascimento, como o nome de sua mãe, é desconhecido. Obras contemporâneas, como a Chronicon eo Encomium Emmae, não mencioná-lo. Mesmo assim, em um Knútsdrápa pela bardo escandinavo Óttarr svarti, há uma declaração que Cnut era "sem grande idade", quando ele primeiro foi para a guerra. Ele também menciona uma batalha identificável com a invasão de Forkbeard da Inglaterra, e ataque contra a cidade de Norwich , em 1003-1004, após a Dia massacre de St. Brice dos dinamarqueses pelo Inglês, em 1002. Se for o caso, que Cnut era parte disso, sua data de nascimento pode estar perto de 990, ou mesmo 980. Se não, e verso poético do skald prevê outro assalto, com a conquista de Forkbeard da Inglaterra em 1013/14, pode até sugerir uma data de nascimento mais perto 1000. Há uma passagem do encomiasta de (como o autor do Encomium Emmae é conhecida) com uma referência à força Cnut levou na sua conquista de Inglês 1015-1016. Aqui ( veja abaixo ) que diz que todos os vikings eram de "idade madura" sob Cnut "o rei".

Uma descrição de Cnut pode ser encontrada dentro do século 13 Knýtlinga saga:

Knut foi excepcionalmente alto e forte, e o mais belo dos homens, todos, exceto para o nariz, que era magro, alto-set, e em vez viciado. Ele tinha uma pele clara nada-a-menos, e uma multa, cabeça grossa de cabelo. Seus olhos eram melhores do que os de outros homens, tanto o mais bonito eo mais aguçada a seus olhos.
- Knytlinga Saga

Quase nada se sabe ao certo da vida de Cnut até o ano que ele era parte de uma força escandinava com o seu pai, o rei Sweyn; com a invasão da Inglaterra no verão 1013. Foi o clímax de uma sucessão de Ataques vikings, distribuídos por um número de décadas. Com seu desembarque no Humber o reino caiu para os Vikings rapidamente, e perto do final do ano Rei Aethelred fugiu para Normandy, deixando Sweyn na posse de Inglaterra. No inverno, Forkbeard estava no processo de consolidação de seu reinado, com Cnut deixou no comando da frota, e na base do exército em Gainsborough.

Com a morte de Forkbeard após alguns meses como rei, em Candelária domingo 03 de fevereiro de 1014, Harald sucedeu-o como rei da Dinamarca, enquanto Cnut foi imediatamente eleito rei pelos Vikings, e os povos da Danelaw. No entanto, a nobreza Inglês tomou uma posição diferente, eo Witenagemot lembrou Aethelred de Normandia. O rei restaurado rapidamente liderou um exército contra Cnut, que fugiu com seu exército para a Dinamarca, ao longo do caminho mutilando os reféns que haviam tomado e abandonando-os na praia de Sandwich. Cnut foi para Harald e supostamente fez a sugestão que eles poderiam ter uma monarquia conjunta, embora esta não encontrou favor com seu irmão. Harald é pensado para ter oferecido comando Cnut de suas forças para mais uma invasão da Inglaterra, sob a condição de que ele não continue a pressionar sua reivindicação. Em qualquer caso, Cnut foi capaz de montar uma grande frota com a qual a lançar uma nova invasão.

Conquista da Inglaterra

Este runestone, L 194, na memória de um Viking conhecido como Alli, diz ele ganhou pagamento de Knútr na Inglaterra.

Entre os aliados da Dinamarca foi Boleslaw the Brave, o Duque de Poland e um parente da casa real dinamarquesa. Ele emprestou alguns Tropas polonesas, provável que tenha sido uma promessa feita para Cnut e Harald quando, no inverno, eles "foram entre os Wends "para buscar sua mãe de volta ao tribunal dinamarquês. Ela tinha sido mandado embora por seu pai após a morte do rei sueco Eric, o Vitorioso em 995, e seu casamento com Sigrid a altiva, o sueco rainha-mãe. Com este casamento, houve uma forte aliança entre o sucessor ao trono da Suécia, Olof Skotkonung, e os governantes da Dinamarca, seus sogros. Os suecos eram, certamente, entre os aliados na conquista Inglês. Outra de-lei para a casa real dinamarquesa, Eiríkr Hákonarson, foi Trondejarl ( Conde de Lade) eo co-regente da Noruega, com seu irmão Svein Hakonarson - Noruega tendo sido sob soberania dinamarquesa desde o Batalha de Svolder, em 999. A participação da Eiríkr na invasão deixou seu filho Hakon para governar a Noruega, com Svein.

No verão de 1015, a frota de Cnut partiu para a Inglaterra com um exército dinamarquês de talvez 10.000 em 200 longships. Cnut estava na cabeça de uma matriz de Vikings de todo Escandinávia. A força de invasão era envolver na guerra, muitas vezes estreita e macabro com o Inglês para os próximos 14 meses. Praticamente todas as batalhas foram travadas contra o filho de Aethelred, Edmund Ironside.

Desembarque em Wessex

De acordo com o manuscrito Peterborough do Anglo-Saxon Chronicle, no início de setembro 1015 "[Cnut] entrou em Sandwich, e logo navegou ao redor Kent para Wessex , até que ele chegou à foz do Frome, e atormentado em Dorset e Wiltshire e Somerset ", começando uma campanha de uma intensidade não vista desde os dias de Alfred, o Grande A passagem de Encomium de Emma fornece um retrato da frota da Cnut.:

[T] aqui foram tantos tipos de escudos, que você poderia ter acreditado que as tropas de todas as nações estavam presentes. ... Ouro brilhou na proa, prata também brilhou nos navios em forma variada. ... Pois, quem poderia olhar para os leões do inimigo, terríveis com o brilho do ouro, que sobre os homens de metais comuns, ameaçando com a face dourada, ... que em cima dos touros sobre os navios que ameaçam a morte, seus chifres brilhando com ouro, sem sentir qualquer medo porque o rei de tal força? Além disso, nesta grande expedição havia presente nenhum escravo, nenhum homem libertado da escravidão, nenhum homem baixo-nascido, nenhum homem enfraquecido pela idade; para todos eram nobres, todos fortes com o poder de idade madura, todos suficientemente apto para qualquer tipo de luta, tudo de tão grande ligeireza, que desprezava a velocidade de cavaleiros.

Wessex , por muito tempo governado pela dinastia de Alfred e Aethelred, submetidos à Cnut tarde em 1015, como tinha de seu pai dois anos antes. Neste ponto Eadric Streona, o Ealdorman de Mercia, abandonado Aethelred juntamente com 40 navios e as suas tripulações e juntou forças com Cnut. Outro desertor era Thorkell o Alto, um chefe Jomsviking que lutou contra a invasão Viking de Sweyn Forkbeard, com uma promessa de fidelidade ao Inglês em 1012 - uma explicação para essa mudança de lealdade pode ser encontrado em uma estrofe do Jómsvíkinga saga que menciona dois ataques contra os mercenários de Jomsborg enquanto eles estavam na Inglaterra, com um homem conhecido como Henninge entre suas vítimas, um irmão de Thorkell de. Se o Flateyjarbók está correto em sua declaração de que este homem era o mentor infância de Cnut, ele explica sua aceitação de sua lealdade - com Jomvikings em última análise, a serviço da Jomsborg. Os 40 navios Eadric acompanham, pensei muitas vezes que ser da Danelaw eram provavelmente de Thorkell.

Avançar para o Norte

No início de 1016, os Vikings atravessou o Tamisa e atormentado Warwickshire, enquanto o filho mais velho de Aethelred As tentativas de Edmund Ironside na oposição parecem ter chegado a nada - diz o cronista do exército Inglês dissolvida porque o rei e os cidadãos de Londres não estavam presentes. Assalto meados de inverno de Cnut devastou o seu caminho em direção ao norte pelo leste do Mércia . Outro convocação do exército trouxe os ingleses juntos, e eles foram recebidos desta vez pelo rei, embora "isso não deu em nada como tantas vezes antes", e Aethelred voltou para Londres com temores de traição. Edmund, em seguida, foi para o norte para se juntar Uhtred o Conde de Northumbria e juntos atormentado Staffordshire, Shropshire e Cheshire, no oeste da Mercia , possivelmente visando os bens de Eadric Streona. Ocupação de de Cnut Northumbria significava Uhtred voltou para casa para submeter-se a Cnut que parece ter enviado um rival Northumbrian, Thurbrand o Hold, para massacrar Uhtred e sua comitiva. Eiríkr Hákonarson, provavelmente com uma outra força de escandinavos, chegou a apoiar Cnut, neste ponto, eo jarl norueguês veterano foi encarregado de Northumbria.

Em Londres, ainda indomada atrás suas paredes famosos, Edmund foi eleito rei após a morte de Aethelred em 23 de abril de 1016.

Siege of London

Cnut retornou para o sul eo exército dinamarquês evidentemente dividido, algumas lidando com Edmund - que tinha quebrado fora de Londres antes de cerco da cidade de Cnut foi completa e ido para reunir um exército de Wessex , o coração tradicional da monarquia Inglês - alguns sitiando Londres - com a construção de diques nos flancos norte e sul e um canal escavado através das margens do Tâmisa ao sul da cidade para os longships para cortar comunicações up-rio.

Houve uma batalha travada em Penselwood, em Somerset - com um monte em Selwood Floresta como a localização provável - e uma batalha subsequente a Sherston, em Wiltshire, que foi travada ao longo de dois dias, mas deixou nenhum lado vitorioso.

Edmund foi capaz de aliviar temporariamente Londres, conduzindo o inimigo para longe e derrotá-los depois de cruzar a Tamisa em Brentford. Sofrendo pesadas perdas retirou-se para Wessex para reunir novas tropas, e os dinamarqueses novamente trouxe de Londres sob o cerco, mas depois de um outro assalto malsucedido-se retirou em Kent sob ataque do Inglês, com uma batalha travada em Otford. Neste ponto Eadric Streona foi até Edmund, e Cnut zarpar em direção ao norte através do mar para Essex, e desde o desembarque dos navios acima do rio Orwell passou a assolar Mércia.

Impressão medieval que descreve Edmund Ironside (esquerda) e Cnut (à direita).

Londres capturado por tratado

Em 18 de outubro 1016, como os dinamarqueses se aposentou em relação aos seus navios que foram contratados pelo exército de Edmund, levando à Batalha de Assandun - lutou em ambas as Ashingdon, no sudeste, ou Ashdon, no noroeste Essex. Na luta que se seguiu, Eadric Streona, cujo retorno para o lado do Inglês tinha sido, talvez, apenas um ardil, retirou suas forças da briga, impor uma derrota decisiva Inglês. Edmund fugiram para o oeste e Cnut foi atrás dele em Gloucestershire, com mais uma batalha provavelmente lutou perto do Forest of Dean - por Edmund tinha uma aliança com alguns dos galeses.

Em uma ilha perto Deerhurst Cnut e Edmund - que tinha sido ferido - reuniram-se para negociar os termos da paz. Foi acordado toda a Inglaterra norte do rio Tâmisa era para ser o domínio do príncipe dinamarquês, enquanto todos para o sul foi mantida pelo rei Inglês, juntamente com Londres. Adesão ao reinado de todo o reino sendo definido para passar para Cnut após a morte de Edmund. Edmund morreu em 30 de novembro, dentro de semanas do acordo. Algumas fontes afirmam Edmund foi assassinado, embora as circunstâncias de sua morte são desconhecidas. De acordo com seu tratado com Ironside, Cnut foi deixado como rei de toda a Inglaterra. Sua coroação foi em Londres, no Natal, com o reconhecimento pela nobreza em janeiro do próximo ano na Universidade de Oxford.

Rei da Inglaterra

Cnut do tipo moeda de um centavo "Quatrefoil 'com a legenda" CNUT REX ANGLORU [M] "(Cnut, Rei do Inglês), atingiu em Londres pelo moneyer Edwin.

Cnut era para governar a Inglaterra por quase vinte anos. A protecção ele emprestou contra invasores vikings - com muitos deles sob o seu comando - restaurou a prosperidade que tinha sido prejudicada cada vez mais desde a retomada dos ataques vikings na 980s. Os recursos ordenou na Inglaterra ajudou a estabelecer o controle da maioria dos Escandinávia também.

Consolidação e Danegeld

Em julho de 1017, Cnut casada Emma da Normandia, a viúva de Aethelred, e filha de Richard sem Medo, o primeiro Duque da Normandia. Com Edmund mortos, Cnut foi rápido para eliminar qualquer desafio em perspectiva dos sobreviventes do Wessex dinastia. O primeiro ano de seu reinado foi marcado pelas execuções de um número de nobres ingleses que ele considerava suspeito. O filho de Aethelred Eadwig fugiram da Inglaterra, mas foi morto por ordem de Cnut. Os filhos de Edmund Ironside Edward e Edmund igualmente fugiram para o estrangeiro, Edward, eventualmente, para a Hungria . Filhos de Emma por Aethelred, Edward, o Confessor e Alfred Atheling foi para o exílio entre os parentes em Normandia. Cnut apresentar Harthacnut, seu filho por Emma, para ser seu herdeiro; Svein Knutsson e Harold Harefoot, seus dois filhos de seu casamento com Ælfgifu de Northampton, o seu handfast esposa, foram mantidos à margem.

Em 1018, depois de ter recolhido um Danegeld totalizando a soma colossal de £ 72,000 cobrado a nível nacional, com um adicional de £ 10.500 extraído de Londres, Cnut pagou seu exército e enviou a maioria deles em casa. Ele manteve 40 navios e as suas tripulações como uma força que está na Inglaterra. Um imposto anual chamado heregeld (pagamento exército) foi recolhido através do mesmo sistema Aethelred havia instituído em 1012 para recompensar os escandinavos em seu serviço

Cnut estendido a tendência existente para múltiplos condados de ser agrupados sob um único ealdorman, dividindo o país em quatro grandes unidades administrativas cuja extensão geográfica foi baseada na maior e mais durável dos reinos separados que tinham precedido a unificação da Inglaterra. Os funcionários responsáveis por estas províncias foram designados condes, um título de origem escandinava já em uso localizada na Inglaterra, que agora em todos os lugares substituiu o de ealdorman. Wessex foi inicialmente mantido sob o controle pessoal de Cnut, enquanto Northumbria foi para Erik de Hlathir, East Anglia para Thorkell o Alto, e Mercia permaneceu nas mãos de Eadric Streona.

Esta distribuição inicial de energia foi de curta duração. O cronicamente traiçoeiro Eadric foi executado dentro de um ano da adesão da Cnut. Mércia passado para uma das principais famílias da região, provavelmente primeiro a Leofwine, ealdorman do Hwicce sob Aethelred, mas certamente em breve para o seu filho Leofric. Em 1021, o Alto Thorkel também caiu em desgraça e foi banido. Após a morte de Erik nos 1020s, ele foi sucedido como Conde de Northumbria por Siward, cuja avó, Estrid (casada com Úlfr Thorgilsson), era irmã de Cnut. Bernicia, a parte norte da Nortúmbria, era teoricamente parte de Erik e Siward earldom mas durante o reinado de Cnut-lo efetivamente permaneceu sob o controle da dinastia Inglês com base em Bamburgh que tinha dominado a área pelo menos desde o início do século décimo. Eles serviram como júnior Earls de Bernicia sob a autoridade titular do Conde de Northumbria. Pelos 1030s administração direta do Cnut de Wessex havia chegado ao fim, com o estabelecimento de um condado sob Godwin, um inglês de um poderoso Família Sussex. Em geral, depois de dependência inicial sobre seus seguidores escandinavos nos primeiros anos de seu reinado, Cnut permitiu que essas famílias anglo-saxões da nobreza Inglês existente que tinha ganhado sua confiança para assumir regência de seus condados.

Assuntos para o Oriente

No Batalha de Nesjar, em 1016, Olaf Haraldsson ganhou o reino da Noruega, dos dinamarqueses. Foi em algum momento após Eirkr partiu para a Inglaterra, e sobre a morte de Svein enquanto se retiravam para a Suécia, talvez com a intenção de voltar para a Noruega com reforços, o filho de Erikr Hakon foi se juntar seu pai e apoiar Cnut na Inglaterra também.

O irmão de Cnut Harald foi, possivelmente, na coroação de Cnut, em 1016, com o seu regresso à Dinamarca, como seu rei, com parte da frota, em algum momento depois disso. Ele só é certo, porém, houve uma entrada de seu nome, juntamente com Cnut de, na confraria com Christ Church, Canterbury , em 1018. Isso, porém, não é conclusiva, para a entrada pode ter sido feito na ausência de Harald, pelo mão de si mesmo Cnut, o que significa, ao mesmo tempo que geralmente é pensado que Harald morreu em 1018, ele não tem certeza se ele estava mesmo vivo para fazer isso. Entrada do nome de seu irmão no Canterbury codex pode ter sido a tentativa de Cnut para fazer sua vingança pelo assassinato de boa Harald com a Igreja. Claro, isso foi talvez apenas um gesto para uma alma a estar sob a proteção de Deus. Há evidências de Cnut estava na batalha com piratas em 1018, com a sua própria destruição das tripulações dos navios de trinta, embora não se sabe se este estava fora do Inglês ou costas dinamarquesas. Ele próprio cita problemas em sua carta 1019 (para a Inglaterra, da Dinamarca), escrito como o rei da Inglaterra e Dinamarca. Estes eventos podem ser visto, com plausibilidade, estar em ligação com a morte de Harald. Cnut diz ele lidou com os dissidentes para garantir a Dinamarca estava livre para ajudar a Inglaterra:

Moedas de Cnut, o Grande. Museu Britânico.
Rei Cnut cumprimenta em sua amizade arcebispo e seus bispos diocesanos e Earl Thurkil e todos os seus condes ... ecclesiatic e leigos, na Inglaterra ... informo que eu serei um senhor gentil e um observador fiel dos direitos de Deus e apenas secular lei. (Ele exorta seus ealdormen para ajudar os bispos na manutenção da) os direitos de Deus ... eo benefício do povo.
Se alguém, eclesiástico ou leigo, Dane ou inglês, é tão presunçoso a ponto de desafiar a lei de Deus ea minha autoridade real ou as leis seculares, e ele não vai fazer as pazes e desistir acordo com a direção dos meus bispos, Eu, então, orar, e também comando, Earl Thurkil, se puder, para fazer com que o malfeitor fazer o certo. E se ele não puder, então é minha vontade que, com o poder de nós tanto ele deve destruí-lo na terra ou levá-lo para fora da terra, seja ele de classificação alta ou baixa. E é minha vontade que toda a nação, ecclesiatical e leigos, deverão observar firmemente leis de Edgar, que todos os homens escolheram e juramentadas em Oxford.
Desde que eu não poupou o meu dinheiro, enquanto a hostilidade estava ameaçando você, eu com a ajuda de Deus ter colocado um fim a isso. Em seguida, fui informado de que maior perigo estava se aproximando de nós do que nós gostamos de todo; e então eu me foi com os homens que me acompanharam à Dinamarca, de onde o maior dano tinha vindo para nós, e com a ajuda de Deus eu fiz isso para que nunca mais doravante deve hostilidade alcançá-lo de lá, enquanto você me apoiar, com razão e minha vida dura. Agora eu agradeço a Deus Todo-Poderoso por sua ajuda e sua misericórdia, que eu ter resolvido os grandes perigos que se aproximavam-nos que precisamos temer nenhum perigo para nós a partir daí; mas podemos rekon em ajuda completo e libertação, se precisarmos
- Carta de 1019 de Cnut

Estadista

Cnut foi geralmente lembrado como um rei sábio e bem-sucedido da Inglaterra, embora este ponto de vista pode ser em parte atribuído ao seu bom tratamento da Igreja, detentor do recorde histórico. Assim, ouvimos dele, ainda hoje, como um homem religioso ( veja abaixo ), apesar do fato de que ele estava em um indiscutivelmente relação pecaminosa, com duas esposas, eo tratamento duro ele tratou seus companheiros oponentes cristãos.

Moedas de Cnut, o Grande. Museu Britânico.

Sob seu reinado, Cnut reuniu o Inglês e reinos dinamarqueses, e as pessoas viram uma idade de ouro de posição dominante através Escandinávia, bem como dentro das Ilhas Britânicas . Suas campanhas no exterior significava que as tabelas de Viking supremacia estavam empilhados em favor do Inglês, transformando as proas dos navios longos em direção Escandinávia. Ele restabeleceu as Leis do Rei Edgar para permitir a constituição de um Danelaw, ea atividade dos escandinavos em geral. Ele também reinstituiu as leis existentes com uma série de proclamações para aplacar as queixas comuns trazidos a sua atenção. Os dois mais significativos foram: On Hereditariedade, em caso de Testamento, e, On Heriots e Relevos. Ele fortaleceu a moeda, iniciando uma série de moedas de igual peso para aqueles que estão sendo usados na Dinamarca e outras partes da Escandinávia.

Rei da Dinamarca

Em 1018, Harald II morreu e Cnut foi para a Dinamarca em afirmar a sua sucessão à coroa dinamarquesa como Cnut II. Na carta 1019 ( ver acima ) ele declara suas intenções de evitar ataques contra a Inglaterra. Parece que houve Danes em oposição a ele, e ele um ataque realizado na Wends de Pomerania pode ter tido algo a ver com isso. Nesta expedição, pelo menos, um dos homens de Cnut Inglês, Godwin, aparentemente ganhou a confiança do rei depois de uma invasão da noite-tempo, ele conduziu pessoalmente contra um acampamento Wendish.

Seu domínio sobre o trono dinamarquês presumivelmente estável, Cnut estava de volta na Inglaterra, em 1020. Ulf Jarl, o marido de sua irmã Estrid Svendsdatter, era seu nomeado como regente da Dinamarca, com a confiança de seu filho por Queen Emma, Harthacnut, a quem ele tinha feito a príncipe herdeiro do seu reino.

Thorkell banimento do alto em 1021 pode ser visto em relação ao ataque aos Wends pela morte de Olof Skotkonung em 1022, ea sucessão ao trono sueco de seu filho, Anund Jacob, trazendo Suécia à aliança com a Noruega. Assim, não havia motivo para uma demonstração de força dinamarquesa no mar Báltico. Jomsborg, o reduto legendário dos Jomsvikings, pensado para ser em uma ilha fora da costa de Pomerania, foi provavelmente o alvo da expedição de Cnut. Após esta exposição clara das intenções de Cnut a dominar assuntos escandinavos, parece Thorkell reconciliado com Cnut em 1023.

Quando Olaf Haraldsson e Anund Jakob aproveitou o compromisso da Cnut para a Inglaterra e começou a lançar ataques contra a Dinamarca, Ulf deu a causa homens livres para aceitar Harthacnut, ainda criança, como rei. Esta foi uma artimanha da parte de Ulf desde o papel que ele teve como o zelador de Harthacnut consequentemente deu-lhe o reinado do reino. Após a notícia desses eventos Cnut zarpar para a Dinamarca, para restaurar-se e lidar com Ulf, que depois ficou para trás na linha. Em uma batalha conhecida como a Batalha do Helgeå, Cnut e seus homens lutaram contra os noruegueses e suecos, na foz do rio Helgea. 1026 é a data provável para a batalha, ea vitória aparente deixou Cnut como líder dominante na Escandinávia. Ulf realinhamento do usurpador e participação na batalha não fez, no final, ganhar-lhe o perdão de Cnut. Algumas fontes estado, em um banquete em Roskilde, os irmãos-de-lei estavam jogando xadrez quando surgiu uma discussão entre eles, e no dia seguinte, o Natal de 1026, um dos Cnut de housecarls, com sua bênção, matou o jarl, na Igreja da Trindade, o predecessor Catedral de Roskilde.

Viagem a Roma

Moedas de Cnut, o Grande. Museu Britânico.

Seus inimigos na Escandinávia subjugado e, aparentemente durante o seu lazer, Cnut foi capaz de aceitar um convite para testemunhar a adesão do imperador do Sacro Império Romano Conrad II. Ele deixou seus negócios no norte, e foi da Dinamarca para a coroação do Rei dos Romanos, na Páscoa 1027, em Roma - uma peregrinação de considerável prestígio para os governantes da Europa nos Idade Média , ao coração de Cristandade.

Na viagem de regresso a sua carta de 1027, como a carta de 1019, foi escrito para informar seus súditos na Inglaterra de suas intenções a partir do estrangeiro. É nessa carta que ele proclama-se "rei de toda a Inglaterra e Dinamarca e os noruegueses e de alguns dos suecos.

Coerente com o seu papel como um rei cristão, Cnut diz que ele foi para Roma para se arrependerem de seus pecados, rezar para a redenção ea segurança de seus súditos, e negociar com o Papa para uma redução dos custos do pálio para arcebispos Inglês, e para uma resolução à concorrência das arquidioceses de Canterbury , e Hamburg-Bremen, por superioridade sobre as dioceses dinamarqueses. Ele também procurou melhorar as condições para os peregrinos, bem como comerciantes, na estrada para Roma. Em suas próprias palavras:

... Falei com o próprio Imperador eo senhor Papa e os príncipes lá sobre as necessidades de todas as pessoas de todo o meu reino, Inglês e dinamarqueses, que uma lei mais justa e mais segura a paz pode ser concedido a eles na estrada para Roma e que eles não devem ser estreitados por tantas barreiras ao longo da estrada, e assediado por portagens injustas; eo Imperador concordou e também Rei Robert, que governa a maioria dessas mesmas portas de pedágio. E todos os comerciantes confirmado por decreto que o meu povo, tanto os comerciantes e os outros que viajam para fazer suas devoções, pode ir a Roma e voltar sem ser atingidos por barreiras e cobradores de pedágio, em paz firme e segura em uma lei justa.
- Carta de 1027 de Cnut

"Robert" no texto de Cnut é provavelmente um erro de escrita para Rudolph, o último governante de um Estado independente Reino da Borgonha. Por isso, a palavra solene do Papa, o Imperador, e Rudolph, foi dado com o testemunho de quatro arcebispos, bispos, vinte e 'inúmeras multidões de duques e nobres'. Isto sugere que era antes das cerimônias estavam no fim. É sem dúvida Cnut se jogou em seu papel com entusiasmo. Sua imagem como a apenas Christian rei, estadista e diplomata, e cruzado contra unjustness, parece ser um com as suas raízes na realidade, bem como que procurava projetar.

Uma boa ilustração de seu status dentro da Europa é o fato de Cnut, eo Rei da Borgonha foi ao lado do imperador na procissão imperial, e ficou de pé, ombro a ombro com ele no mesmo pedestal. Cnut eo imperador, de acordo com várias fontes, levou a companhia um do outro como irmãos, pois eram de uma idade similar. Conrad deu terras na Cnut Mark de Schleswig-a-ponte de terra entre os reinos escandinavos e do continente, como um símbolo de seu tratado de amizade. Séculos de conflitos nesta área entre os dinamarqueses e os alemães foi a causa para a construção do Danevirke, de Schleswig, na Schlei, um braço do mar Báltico , ao Mar do Norte .

Sua visita a Roma foi um triunfo. No verso de Knútsdrápa, Sigvatr Þórðarson elogia Cnut, seu rei, como sendo "querido para o Imperador, perto de Peter". Nos dias da cristandade, um rei visto estar em graça diante de Deus poderia esperar para governar sobre um reino feliz. Ele foi certamente em uma posição mais forte, não só com a Igreja, e as pessoas, mas com a aliança com seus rivais do sul ele foi capaz de concluir seus conflitos com seus rivais no norte. Sua carta diz não somente seus compatriotas de suas realizações em Roma, mas também de suas ambições dentro do mundo escandinavo em sua casa de chegada:

... Eu, como eu gostaria de ser dado a conhecer, retornando pela mesma rota que eu tirei, estou indo para a Dinamarca para providenciar paz e um tratado firme, segundo o conselho de todos os dinamarqueses, com essas raças e pessoas que nos teria privado da vida e governar se pudessem, mas eles não podiam, Deus destruir a sua força. Ele pode preservar-nos por sua compaixão abundante em regra, a honra eo doravante dispersar e reduzir a nada o poder ea força de todos os nossos inimigos!E, finalmente, quando a paz foi organizado com nossos povos vizinhos e todo o nosso reino aqui, no leste foi devidamente ordenada e pacificada, para que nós não temos nenhuma guerra a temer em qualquer lado ou a hostilidade das pessoas, tenho a intenção de vir para a Inglaterra o mais cedo este verão que eu puder para atender ao apetrechamento de uma frota.
-carta de 1027 de Cnut

Cnut foi voltar para Dinamarca a partir de Roma, providenciar algum tipo de pacto com os povos da Escandinávia, e depois navegar para a Inglaterra.

Rei da Noruega e parte da Suécia

Na carta 1027, Cnut considera-se rei de toda a Inglaterra e Dinamarca, e os noruegueses, e de alguns dos suecos - vitória sobre os suecos sugere Helgea para ser o rio em Uppland e não a uma no leste da Scania, enquanto o rei da Suécia parece foram feitos um renegado. Ele também afirmou a sua intenção de proceder à Dinamarca, para a obtenção de uma paz entre os reinos da Escandinávia, que se encaixa João da escrita de Worcester que em 1027 Cnut ouviu alguns noruegueses estavam descontentes e os enviou somas de ouro e prata para ganhar o seu apoio em sua afirmação no trono.

Em 1028, após seu retorno de Roma, através da Dinamarca, Cnut partiu de Inglaterra, com uma frota de cinquenta navios, para a Noruega, e da cidade de Trondheim. Olaf Haraldsson ficou para baixo, incapaz de colocar qualquer luta, como seus nobres eram contra ele por uma tendência para esfolar suas esposas por feitiçaria. Cnut foi coroado rei, agora da Inglaterra e Dinamarca, ea Noruega (que não era o rei da Suécia, apenas uma parte dos suecos). Ele confiou o condado de Lade à antiga linha de condes, em Håkon Eiriksson, com Earl Eiríkr Hákonarson provavelmente morto nesta data. Hakon foi, possivelmente, o Conde de Northumbria após Erik também.

Hakon, um membro de uma família com uma longa tradição de hostilidade para com os reis noruegueses independentes, e um parente de Cnut de, já estava em domínio sobre as ilhas, com o condado de Worcester, possivelmente 1016-17. As rotas marítimas através do mar da Irlanda e Hebrides , levou a Orkney e Noruega , e foram fundamentais para as ambições de Cnut para o domínio da Escandinávia, bem como as Ilhas Britânicas. Hakon foi concebido para ser tenente desta cadeia estratégica da Cnut. E o componente final foi a sua instalação como vice do rei da Noruega, após a expulsão de Olaf Haraldsson em 1028. Hakon, porém, morreu em um naufrágio no Pentland Firth, entre as Orkneys eo continente escocês, seja tarde 1029 ou início de 1030 .

Após a morte do Hakon, Olaf Haraldsson foi voltar para a Noruega, com suecos em seu exército. Ele, porém, foi ao encontro de sua morte nas mãos de seu próprio povo, na batalha de Stiklestad, na tentativa subsequente de 1030. Cnut para governar a Noruega sem o apoio fundamental dos Trondejarls, através Ælfgifu de Northampton, e seu filho mais velho por ela, Sweyn Knutsson, não foi um sucesso. Ele é conhecido como Tempo de Ælfgifu na Noruega, com a tributação pesada, uma rebelião, ea restauração da antiga dinastia norueguês sob o filho ilegítimo de Saint Olaf Magnus, o Bom.

Influência no mar-maneiras ocidentais

No Batalha de Clontarf em 23 de abril de 1014, mesmo como Cnut estava preparando o seu re-invasão da Inglaterra, houve uma série épica de exércitos estabelecidos nos campos antes de as paredes de Dublin. Máel Morda, rei de Leinster, e Sigtrygg Silkbeard, governante do reino nórdico-gaélico de Dublin, tinha enviado emissários para todos os reinos Viking para solicitar assistência em sua rebelião contra Brian Bóruma, o Grande Rei da Irlanda. Sigurd o Stout, o conde de Orkney, foi oferecido o comando de todas as forças nórdicos. Da mesma forma, o Grande Rei tinha procurado assistência do Albannaich, que eram liderados por Domhnall Mac Mac Eiminn Cainnich, Mormaer de Ce (Marr & Buchan).

A aliança Leinster-Norse foi derrotado, com ambos os comandantes, Sigurd e Máel Morda, ser morto. No entanto, Brian, seu filho, seu neto, eo Mormaer Domhnall foram mortos também. A aliança de Sigtrygg foi quebrado, embora ele foi deixado vivo, eo alto-realeza da Irlanda voltou para o Uí Néill, novamente sob Máel Sechnaill mac Domnaill.

Houve um breve período de liberdade no mar da Irlanda zona para os vikings de Dublin com um vácuo político sentida em toda a Zona Oeste Marítima do arquipélago do Atlântico Norte, e proeminente entre aqueles que estavam a encher foi Cnut ", cuja liderança o mundo escandinavo deu-lhe uma influência única sobre as colônias ocidentais e cujo controle de suas artérias comerciais deu uma vantagem económica para a dominação política ". Uma forte evidência de envolvimento de Dublin com Cnut é que o seu rei, Silkbeard, atingiu cunhagem de Cnut quatrefoil do tipo em questão c. 1017-25 - substituindo esporadicamente a legenda com um carrega seu próprio nome e estilo dele como governante ou 'de Dublin "ou" entre os irlandeses ". Outra é a entrada de um dux Sihtric em três dos charters de Cnut.

Em um de seus versos, o poeta tribunal de Cnut Sigvatr Þórðarson relata que os príncipes famosos trouxe a cabeça para Cnut e comprei paz. Esse versículo menciona Olaf Haraldsson no passado, com a sua morte na Batalha de Stiklestad, em 1030. Foi, portanto, em algum momento depois disso, ea consolidação da Noruega, Cnut foi para a Escócia, com um exército, a marinha e em o Mar da Irlanda , em 1031, para receber, sem derramamento de sangue, a apresentação de três reis escoceses: Maelcolm , Maelbeth , e Iehmarc. Um desses reis, Iehmarc, pode ser um Echmarcach mac Ragnaill, um cacique Uí IMAIR, eo governante de um mar-reino do Mar da Irlanda, com Galloway entre os seus domínios. Furtherly, um Lausavísa atribuível ao bardo escandinavo svarti Óttarr cumprimenta o governante da ilha-moradores dinamarqueses, irlandeses, ingleses e - uso de Irish aqui é provável que significa os reinos Gall Ghaedil, em vez de os reinos gaélicos também, ao mesmo tempo que "traz à mente atividades putativos de Sweyn Forkbeard no mar da Irlanda e da história de Adam Bremen de sua estadia com uma Scothorum rex (? rei do irlandês) [e] também pode ser ligado a ... Iehmarc, que apresentou em 1031 [&] pode ser relevante às relações de Cnut com o irlandês ".

As relações com a Igreja

As ações de Cnut como um conquistador Viking tinha o deixava inquieto com a Igreja. Ele já era um cristão antes que ele era o rei - que está sendo chamado Lambert em seu batismo - embora a cristianização da Escandinávia não era de todo completa em seu dia. Seu tratamento cruel da dinastia derrubado, assim como o seu relacionamento aberto com uma concubine- Ælfgifu de Northampton, o seu esposa handfast, a quem ele manteve como sua rainha norte quando ele casar Emma da Normandia, confusamente também Ælfgifu em Inglês Antigo, que foi mantido no sul, com uma propriedade em Exeter- foi um pomo de discórdia, para dizer o mínimo. Era importante para ele reconciliar-se com seus clérigos, e ele fez esforços consideráveis ​​para o fazer. Neste esforço Cnut reparado todas as igrejas inglesas e mosteiros que foram vítimas do amor de Viking para saque e reabastecido seus cofres. Ele também construiu novas igrejas e foi um patrono sério de comunidades monásticas. Sua terra natal, a Dinamarca era uma nação cristã em ascensão, eo desejo de melhorar a religião ainda fresca. Como exemplo, a primeira igreja de pedra gravado para ter sido construído na Escandinávia, foi em Roskilde c. 1027, e seu patrono foi de Cnut irmã Estrid.

Anjos coroar Cnut como ele e Emma apresentar uma grande cruz de ouro paraHyde Abbey.

É difícil concluir se a atitude de Cnut para com a Igreja saiu da profunda devoção religiosa, ou apenas como um meio para reforçar a preensão de seu regime sobre o povo. Há evidências de um respeito pela religião Viking em sua poesia louvor, que ele estava feliz o suficiente para seus skalds para embelezar na mitologia nórdica , enquanto outros líderes vikings eram insistentes na observação rígida da linha cristã, como St Olaf. Vemos também o desejo de uma nação cristã respeitável dentro da Europa. Em 1018, algumas fontes sugerem que ele estava em Canterbury no retorno de seu Arcebispo Lyfing de Roma, a receber cartas de exortação do Papa. Se esta cronologia está correta, ele provavelmente passou de Canturbury para o Witan em Oxford, com o arcebispo de York Wulfstan no atendimento para registrar o evento.

Presentes ecumênicas de Cnut foram generalizadas e muitas vezes exuberante. Comumente terra foi dada, isenção de impostos, bem como relíquias. Christ Church provavelmente foi dado direitos no porto importante de Sandwich, bem como isenção de impostos, com a confirmação na colocação de suas cartas sobre o altar, enquanto ele obteve as relíquias de St Ælfheah, que estava no descontentamento do povo de Londres. Outra ver em favor do rei foi Winchester, perdendo apenas para o Canturbury ver em termos de sua riqueza. de Nova Minster Liber vitae registra Cnut como um benfeitor do mosteiro, e da Cruz Winchester, com 500 marcas de prata e 30 marcas de ouro em , bem como relíquias de vários santos foi dada a ele. Old Minster foi o destinatário de um santuário para as relíquias de St Birinus ea confirmação provável de seus privilégios. O mosteiro de Evesham, com o seu abade Ælfweard supostamente um parente do rei através Ælfgifu a Lady (provavelmente Ælfgifu de Northampton, em vez de Queen Emma, ​​também conhecido como Ælfgifu), obteve as relíquias de St Wigstan. A generosidade de Cnut para com seus súditos, uma coisa chamou seus skalds destruindo tesouro , foi, naturalmente popular com o Inglês. Ainda assim, é importante lembrar todos os ingleses não estavam em seu favor, e a carga fiscal foi amplamente sentido. Sua atitude para ver de Londres não foi claramente benigna. Os mosteiros na Ely e Glastonbury não eram aparentemente em boas condições também. Outros presentes também foram dadas a seus vizinhos. Entre estes eram um presente de Chartres, de que o seu bispo escreveu: "Quando vimos o presente que você nos enviou, nós maravilhado com o seu conhecimento, bem como a sua fé ... desde que você, a quem tinha ouvido falar de ser um pagão príncipe, agora sabemos ser não apenas um cristão, mas também um doador mais generoso para as igrejas e os servos de Deus ". Ele é conhecido por ter enviado um saltério e sacramentary feita em Peterborough, famosa por suas ilustrações, a Colônia , e um livro escrito em ouro, entre outros presentes, a William o grande de Aquitaine. O livro de ouro foi, aparentemente, para apoiar reivindicações Aquitanian de St Martial , padroeira de Aquitaine, como um apóstolo. De alguma conseqüência, seu destinatário era um ávido artesão, erudito e devoto cristão, ea Abadia de Saint-Martial foi uma grande biblioteca e scriptorium, perdendo apenas para a de Cluny. É provável que os dons de Cnut foram bem além de qualquer coisa que agora podemos provar.

A jornada de Cnut a Roma em 1027 é outro sinal de sua dedicação à religião cristã. Pode ser que ele foi para assistir a coroação do imperador Conrad II, a fim de melhorar as relações entre as duas potências, mas ele tinha feito um voto anteriormente para buscar o favor de São Pedro, o guardião das chaves do reino celestial. Enquanto em Roma, Cnut fez um acordo com o Papa para reduzir as taxas pagas pelos arcebispos Inglês para receber o pálio. Ele também providenciar que os viajantes de seu reino deveria pagamento reduzido ou sem portagens, e que devem ser salvaguardados em seu caminho para e de Roma. Alguma evidência existe para uma segunda viagem em 1030.

Morte e sucessão

Um retrato do século 13 de Cnut, o Grande. Ele mostra-o como um rei da cristandade.

Cnut morreu em 1035, na Abadia em Shaftesbury, Dorset . Seu sepultamento estava em Winchester, a capital Inglês do tempo, e reduto da casa real de Wessex, a quem os dinamarqueses haviam derrubado mais ou menos duas décadas antes.

Na Dinamarca, foi sucedido por Harthacnut, reinando como Cnut III, embora com uma guerra na Escandinávia contra Magnus I da Noruega, Harthacnut foi "abandonado [pelo Inglês], porque ele foi muito tempo na Dinamarca", e sua mãe Rainha Emma, ​​anteriormente residente em Winchester com alguns de seu filho housecarls, foi feita a fugir para Bruges, na Flandres; sob a pressão dos partidários do outro filho de Cnut - depois de Svein - por Ælfgifu de Northampton. Harold Harefoot - regente na Inglaterra 1035-1037 - conseguiu reivindicar o trono, em 1037, reinando até sua morte em 1040. paz eventual na Escandinávia deixou Harthacnut livre para reivindicar o próprio trono, em 1040, e recuperar a sua mãe seu lugar. Ele trouxe as coroas de Dinamarca e Inglaterra juntos novamente, até sua morte, em 1042. Dinamarca caiu em um período de desordem com a luta pelo poder entre o pretendente ao trono Sweyn Estridsson, filho de Ulf, eo rei da Noruega, até que Magnus ' morte em 1047 ea restauração da soberania dinamarquesa. E a herança da Inglaterra foi brevemente para voltar à sua linhagem anglo-saxão.

A casa de Wessex foi a reinar novamente em Edward, o Confessor , a quem Harthacnut seu meio-irmão - tinha trazido para fora do exílio na Normandia e fez um tratado com. Como em seu tratado com Magnus, foi decretado o trono era ir para Edward se Harthacnut morreu sem herdeiro masculino legítimo. Em 1042, Harthacnut morreu, e Edward era rei. Seu reinado significava influência Norman no Tribunal estava em ascensão depois, e as ambições de seus duques finalmente encontrou fruição em 1066, com William, o Conquistador invasão 's de Inglaterra, e coroação, 50 anos depois de Cnut foi coroado em 1016.

Se os filhos de Cnut não morreu dentro de uma década de ele, e seu (único conhecido) filha Cunigund - definido para casar com o filho de Conrad II Henry III oito meses após sua morte - não morreu na Itália antes de se tornar imperatriz, o reinado de Cnut poderia muito bem ter sido a base para uma união política completa entre a Inglaterra ea Escandinávia.

Ossos em Winchester

O novo regime da Normandia fez questão de assinalar a sua chegada com um ambicioso programa de grandiosas catedrais e castelos em todo o Alta Idade Média. Winchester Cathedral foi construído sobre o antigo local anglo-saxão ( Old Minster) e os enterros anteriores foram postas em caixas mortuárias lá. Então, durante a Guerra Civil Inglês , no século 17, saqueando Roundhead soldados espalhará os ossos no chão, e os ossos de Cnut foram espalhados entre as várias outras caixas de governantes: nomeadamente William Rufus . Após restauração da monarquia, os ossos foram recolhidos e substituídos aleatoriamente em seus peitos.

Casamentos e filhos

  • 1 - Ælfgifu de Northampton
    • Filha (c 1012 -. 1020), afogado em Bosham Creek em 1020, com idades entre oito e foi sepultado em Bosham Church.
    • Sweyn Knutsson, Rei da Noruega
    • Harold Harefoot, rei da Inglaterra
  • 2 - Emma de Normandy
    • Harthacnut, Rei da Dinamarca e Inglaterra
    • Gunhilda da Dinamarca, wedHenry III, Sacro Imperador Romano.

Árvore genealógica

Harald Bluetooth
 
 
Mieszko
 
Dubrawka
 
William
 
 
Gunnora
 
Richard
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ælfgifu de Northampton
 
Cnut
 
Emma de Normandy
 
Aethelred o Unready
 
Ælfgifu, primeira esposa
 
 
 
Richard
 
Judith
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sweyn Knutsson
 
Harold Harefoot
 
 
Gunhilda da Dinamarca
 
 
Alfred Ætheling
 
Edmund II
 
Ealdgyth
 
Robert
 
Herleva
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gytha Thorkelsdóttir +
 
Godwin, conde de Wessex
 
Harthacnut
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Edward
 
Agatha
 
William "O Conquistador"
 
Matilda
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sweyn
 
Harold II
 
Tostig
 
 
Edith
 
Edward, o Confessor
 
Edgar Ætheling
 
 
 
 
 
Cristina
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gyrth,Gunnhilda,Ælfgifu,Leofwine &Wulfnoth
 
 
 
 
 
 
Malcolm III
 
Margaret
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Outras crianças
 
Edith da Escócia
 
Henry
 

+ Disse ter sido uma bisneta do avô de CnutHarald Bluetooth, mas esta foi provavelmente uma ficção destina-se a dar-lhe uma linhagem real.


Régua das ondas

Henrique de Huntingdon, o cronista do século 12, conta como Cnut pôs o seu trono na praia do mar e ordenou a maré para parar e não molhar os pés e vestes. . No entanto, "continua a aumentar, como de costume [a maré] correu sobre seus pés e pernas sem o respeito à sua pessoa real Então o rei pulou para trás, dizendo: 'Que todos os homens sabem como vazio e inútil é o poder dos reis, pois há nenhum digna desse nome, mas Ele quem o céu, a terra eo mar obedecem as leis eternas. " Ele então abaixou a coroa de ouro em um crucifixo, e nunca o usava de novo "para a honra de Deus todo-poderoso do Rei". Este incidente é geralmente mal representado por comentadores e políticos populares como um exemplo de arrogância de Cnut.

Esta história pode ser apócrifa . Enquanto o contemporâneo Encomium Emmae tem nenhuma menção de que, ao que parece que tão piedoso uma dedicação pode ter sido gravado lá, uma vez que a mesma fonte dá uma "conta de testemunha ocular de seus presentes caros aos mosteiros e pobres de St Omer, quando em a caminho de Roma, e das lágrimas e da mama-surra que os acompanhavam ". Goscelin, escrita no final do século 11, em vez disso tem Cnut colocar a sua coroa em um crucifixo em um Winchester Páscoa, sem nenhuma menção do mar, e " com a explicação de que o rei dos reis era mais digno dela do que ele ". No entanto, pode haver uma "base de fato, em um ato planejado de piedade" por trás desta história, e Henrique de Huntingdon cita-o como um exemplo do rei "nobreza e grandeza de espírito." Historiadores posteriores repetiu a história, a maioria deles ajustando-o para ter Cnut mais claramente conscientes de que as marés não iria obedecê-lo, e encenar a cena para repreender o elogio de seus cortesãos; e há paralelos celtas anteriores em histórias de homens que comandaram as marés, ou seja, São Illtud, Maelgwn, rei de Gwynedd, e Tuirbe, de Strand do Tuirbe, em Brittany.

O encontro com as ondas é dito ter ocorrido em Thorn-eye (Thorn Island), ou Southampton , em Hampshire. Havia e há numerosas ilhas assim nomeadas, incluindo pelo Westminster e Bosham em West Sussex, ambos os lugares intimamente associados com Cnut. De acordo com a Câmara dos Comuns Information Office, Cnut configurar um palácio real durante o seu reinado em Thorney Island (que viria a ser conhecida como Westminster) como a área era suficientemente longe do assentamento ocupado para o leste conhecida como Londres. Acredita-se que, neste site, Cnut tentou comandar a maré do rio para provar a seus cortesãos que eles eram tolos de pensar que ele poderia comandar as ondas. Conflictingly, um sinal no centro da cidade de Southampton Canuto Estrada lê, "Perto deste local AD 1028 Canuto reprovou seus cortesãos".

De Cnutskalds

O catálogo nórdico antigo de skalds conhecidos como Skáldatal lista oito skalds que estavam ativos na corte de Cnut. Quatro deles, ou seja, Sigvatr Þórðarson, Óttarr svarti, Thorarinn loftunga e Hallvarðr háreksblesi, versos compostos em honra de Cnut que sobreviveram de alguma forma, enquanto há tal coisa é evidente a partir dos outros quatro skalds Bersi Torfuson, Arnórr Þórðarson jarlaskáld (conhecido a partir de outras obras), Steinn Skaptason e Óðarkeptr (desconhecido). As principais obras para Cnut são os três Knútsdrápur por Sigvatr Þórðarson, Óttarr svarti e Hallvarðr háreksblesi, eo Höfuðlausn e Tøgdrápa por Thorarinn loftunga. Cnut também apresenta em dois outros poemas skaldic contemporâneos, nomeadamente de Þórðr Kolbeinsson Eiríksdrápa eo anônimo Liðsmannaflokkr .

Skalds de Cnut enfatizar o paralelismo entre o governo de Cnut de seu reino terreno e regra dos Céus de Deus. Isto é particularmente evidente em seus refrões. Assim, o refrão de de Thorarinn Höfuðlausn se traduz em "Cnut protege a terra como o guardião de Bizâncio [Deus] [faz] Heaven" eo refrão de de Hallvarðr Knútsdrápa se traduz em "Cnut protege a terra como o Senhor de tudo [faz] o salão esplêndido das montanhas [céu] ". Apesar da mensagem cristã, os poetas também fazer uso de referências pagãs tradicionais e isto é particularmente verdadeiro de Hallvarðr. Como exemplo, uma de suas meias-estrofes se traduz em "O Freyr do ruído de armas [guerreiro] tem também lançou debaixo dele Noruega, a batalha-servidor [guerreiro] diminui a fome do falcões do valcyrie [corvos]. " O skald aqui refere-se a Cnut como "Freyr de batalha", uma kenning usando o nome do deus pagão Freyr. As referências deste tipo foram evitadas por poetas compondo para os reis contemporâneos da Noruega, mas Cnut parece ter tido uma atitude mais relaxada em relação alusões literárias pagãos.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cnut_the_Great&oldid=545693442 "