Conteúdo verificado

Cristóvão Colombo

Assuntos Relacionados: Geógrafos e exploradores

Informações de fundo

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Cristóvão Colombo

Retrato póstumo de Cristóvão Colombo por Ridolfo Ghirlandaio.
Nascido 25- agosto 31 de outubro de 1451
Morreu 20 de maio de 1506 (1506/05/20)
fora Valladolid, Espanha
Nacionalidade Genovese
Outros nomes Cristoforo Colombo
Cristóbal Colón
Título Almirante da Mar Oceano;
Viceroy e governador das Índias
Religião Católico
Cônjuge (s) Filipa Moniz (c. 1476-1485)
Crianças Diego
Fernando
Parentes Bartolomeo (irmão)
Diego (irmão)

Christopher Columbus (nascidos entre 25 de agosto e 31 de outubro de 1451 - 20 de maio, 1506) era um italiano navegador, colonizador e explorador cujas viagens em todo o Oceano Atlântico levou a geral europeu consciência da Hemisfério Ocidental e do Continentes americanos. Apesar de não ser o primeiro a chegar às Américas a partir de Eurafrásia-precedida uns quinhentos anos por Leif Ericson , e talvez por outros, Colombo iniciou o contato generalizada entre os europeus e Os americanos indígenas. Com suas diversas tentativas infelizes de estabelecer um assentamento na ilha de Hispaniola, ele, pessoalmente, deu início ao processo de Colonização espanhola, que prenunciou geral Colonização européia do " Novo Mundo ". (O termo" pré-colombiana "às vezes é usado para se referir aos povos e culturas das Américas antes da chegada de Colombo e seus sucessores europeus.)

Sua 1492 voyage inicial veio em um momento crítico de crescimento nacional imperialismo e competição econômica entre os Estados-nação em desenvolvimento que buscam riqueza a partir do estabelecimento de rotas comerciais e colônias. Neste sociopolítica clima, esquema rebuscado de Colombo ganhou a atenção de Rainha Isabel de Espanha . Severamente subestimar a circunferência da Terra , ele a hipótese de que uma rota para o oeste a partir de Iberia para Índias seria mais curto e mais direto do que o terrestre rota comercial através Saudita. Se for verdade, isso iria garantir para a Espanha o controle do lucrativo comércio de especiarias -heretofore comandado pelos árabes e Os italianos. Depois de sua rota traçada, em vez disso ele desembarcou no arquipélago de Bahamas em uma localidade que ele chamou San Salvador. Confundindo o norte-americano para a ilha Continental leste-asiáticos, ele se referiu a seus habitantes como "índios".

Consenso acadêmico é que Colombo nasceu em Genoa, embora outras teorias menores tentar desafiá-la. O nome de Cristóvão Colombo é o Anglicization do latim Christophorus Columbus. O nome é rendido no moderno italiano como Cristoforo Colombo, em Português como Cristóvão Colombo (anteriormente Christovam Colom), e em espanhol Cristóbal Colón como.

O aniversário de Columbus '1492 desembarque nas Américas ( Dia de Colombo) é observado em todas as Américas e na Espanha em 12 de Outubro.

Infância

De acordo com a suposição geral, no entanto, contestada, Cristóvão Colombo nasceu entre agosto e outubro 1451 em Gênova (hoje parte da Itália ). Seu pai era Domenico Colombo, uma classe média tecelão - que mais tarde também teve um queijo estar onde seu filho era um ajudante - de trabalho entre Genoa e Savona. Sua mãe era Susanna Fontanarossa. Bartolomeo, Giovanni Pellegrino e Giacomo eram seus irmãos. Bartolomeo trabalhou em uma oficina de cartografia em Lisboa durante pelo menos parte de sua vida adulta.

Enquanto a informação sobre os primeiros anos de Colombo é escassa, ele provavelmente recebeu uma educação incompleta. Ele falava um dialeto genovês. Em um de seus escritos, Columbus alega ter ido ao mar com a idade de 10. Em 1470 a família mudou-se para Columbus Savona, onde Domenico assumiu uma taberna. No mesmo ano, Colombo era genovês em um navio contratado no serviço de René I de Anjou para apoiar a sua tentativa de conquistar o Reino de Nápoles.

Em 1473 Columbus começou seu aprendizado como agente de negócios para o importante Centurione, Di Negro e Spinola famílias de Gênova. Mais tarde, ele supostamente fez uma viagem para Chios, uma colônia genovesa na Mar Egeu. Em maio de 1476, ele participou de um comboio armado enviado pelo Genoa para transportar uma carga valiosa para o norte da Europa. Ele atracou em Bristol, Galway, na Irlanda e foi, possivelmente, na Islândia em 1477. Em 1479 Colombo chegou seu irmão Bartolomeo em Lisboa , mantendo em negociação para a família Centurione. Ele se casou com Filipa Moniz Perestrelo, filha do Porto Santo governador, o nobre Português de origem genovesa Bartolomeu Perestrello. Em 1479 ou 1480, seu filho, Diego, nasceu. Ele chama-se Diego Colon Moniz, e nunca usou Perestrello em seu nome.

Voyages

Planos de navegação

O "mapa Colombus" foi tirada por volta de 1490 na oficina de Bartolomeo e Cristóvão Colombo em Lisboa .
Concepções geográficas Colombo.

Europa tinha desfrutado de uma passagem de terra segura para China e Índia - fontes de valorizado bens, tais como seda, especiarias, e opiates- sob a hegemonia do Império Mongol (o Pax Mongolica, ou Mongol paz). Com o Queda de Constantinopla para os turcos otomanos em 1453, a rota terrestre para a Ásia tornou-se mais difícil. Os irmãos Columbus tinha uma idéia diferente. Por década de 1480, eles tinham desenvolvido um plano para viajar para as Índias, em seguida, interpretado aproximadamente como todos sul e leste da Ásia, navegando diretamente oeste através do " Mar Oceano ", ou seja, o Atlântico.

Seguinte 1828 biografia de Columbus de Washington Irving, os americanos comumente se acredita Columbus teve dificuldade em obter apoio para seu plano porque os europeus pensavam que a Terra era plana . Na verdade, a navegação marítima primitivo do tempo contado com as estrelas e a curvatura da esférica da Terra. O conhecimento de que a Terra era esférica foi generalizada e os meios de calcular o seu diâmetro usando um astrolábio era conhecido por estudiosos e navegadores. A vista esférica da terra tinha sido a opinião geral da ciência grega antiga, e continuou como a vista padrão na Idade Média (por exemplo, de Bede em The Reckoning of Time). Na verdade, a Terra tinha sido em geral Acredita-se que esférica desde o quarto século AEC pela maioria dos estudiosos e quase todos os navegadores, e Eratóstenes havia medido o diâmetro da Terra com boa precisão no século II aC. Columbus colocar diante de argumentos (incorrectas) com base em um diâmetro significativamente menor para a Terra, alegando que a Ásia poderia ser facilmente alcançado navegando para oeste através do Atlântico. A maioria dos estudiosos aceito Ptolomeu avaliação correcta do que a massa de terra terrestre (para os europeus da época, que compreendem Eurásia e África) ocuparam 180 graus da esfera terrestre, e corretamente indeferiu o pedido de Columbus que a Terra era muito menor, e que a Ásia era de apenas alguns milhares de milhas náuticas a oeste da Europa. Erro de Colombo foi colocada à sua falta de experiência em navegação marítima.

Columbus, acreditava que os cálculos (incorretos) de Marinus de Tiro, colocando a massa de terra a 225 graus, deixando apenas 135 graus de água. Além disso, Colombo acreditava que um grau representada uma distância mais curta da superfície da terra do que era realmente o caso. Finalmente, ele ler mapas como se as distâncias foram calculadas em Milhas italianos (1.238 metros). Aceitando o comprimento de um grau para ser 56⅔ milhas, a partir dos escritos de Alfraganus, que, por conseguinte, calculado a circunferência da Terra como 25.255 km, no máximo, e a distância a partir da Ilhas Canárias para o Japão como 3.000 milhas italianas (3,700 km, ou 2.300 milhas terrestres) Columbus não percebeu Al-Farghani usado a milha por muito mais tempo árabe (cerca de 1830 m).

Notas manuscritas por Cristóvão Colombo na edição latina de Marco Polo Le 's livre des merveilles.

O principal problema foi que os especialistas não aceitou sua estimativa. A verdadeira circunferência da Terra é de cerca de 40.000 km (25.000 sm), uma figura estabelecida pela Eratóstenes no século II aC, e da distância das ilhas Canárias para o Japão 19,600 km (12.200 sm). Nenhum navio que estava prontamente disponível no século 15 poderia levar comida suficiente e água fresca para uma tal viagem. A maioria dos marinheiros e navegantes europeus concluíram, provavelmente corretamente, que os marinheiros que realizam uma viagem para o oeste da Europa à Ásia non-stop iria morrer de sede ou fome muito antes de chegarem ao seu destino. Espanha, no entanto, ter concluído uma guerra cara, estava desesperada por uma vantagem competitiva sobre outros países europeus no comércio com as Índias Orientais. Columbus prometeu tal vantagem.

Embora os cálculos de Colombo subestimou a circunferência da Terra e da distância das ilhas Canárias para o Japão pelos padrões de seus pares, bem como, de fato, quase todos os europeus realizada a opinião equivocada de que a extensão aquático entre a Europa ea Ásia foi ininterrupto. À medida que o século 16 foi desenvolvido a rota para a América, em vez de para o Japão, que deu à Espanha uma vantagem competitiva no desenvolvimento de um império ultramarino.

Houve mais um elemento de importância fundamental nos planos de Columbus, um fato de capital fechado descoberto por ou tomado conhecimento por Colombo:. Os ventos alísios Um vento forte a partir do leste, comumente chamado de "oriental", impulsionado Santa Maria, La Nina, e La Pinta durante 5 semanas das Canárias. Para voltar à Espanha para o leste contra este vento predominante teria exigido vários meses de uma técnica de vela árdua, chamado surra, durante o qual alimentos e água potável teria sido completamente exausto. Columbus voltou para casa, seguindo os ventos predominantes de nordeste a zona sul do Atlântico Norte para as latitudes médias do Atlântico Norte, onde os ventos predominantes são o leste (oeste) para as zonas costeiras da Europa Ocidental, onde os ventos curva para o sul em direção à Península Ibérica. Na verdade, Colombo estava errado sobre graus de longitude a ser percorrido e errado sobre a distância por grau, mas ele estava certo sobre um fato mais vital: como usar o grande teste padrão circular do vento no Atlântico Norte, no sentido horário na direcção, para chegar em casa.

Alguns significa que sua confiança em que a terra estava ao alcance, foi baseada em sua viagem em 1477 (1476-1477), o que pode ter levado a ilha de Baffin em 73 graus norte (Em alemão). Nesta turnê, ele também pode obter informações a partir de marinheiros noruegueses e caiaque inuit negociadas na longa costa que se estende de norte a sul a cerca de longitude este. (Turquia Columbian Pré representado (em alemão))

Campanha de financiamento

Em 1485, Columbus apresentou seus planos para João II, Rei de Portugal. Ele propôs o rei equipar três navios resistentes e conceder Columbus período de um ano a navegar para fora no Atlântico , procurar uma rota ocidental para Orient, e, em seguida, voltar para casa. Columbus também solicitou que ser feita "Grande Almirante do Oceano", criado governador de qualquer e todas as terras que ele descobriu, e dado um décimo de todas as receitas a partir dessas terras descobertas. O rei apresentou a proposta ao seus especialistas, que o rejeitou. Foi considerada a sua opinião de que Colombo propôs rota de 2400 milhas (3860 km) foi, de fato, muito curto.

Em 1488 Columbus recorreu para o tribunal de Portugal, mais uma vez, e mais uma vez John convidou-o para uma audiência. Ele também foi a vir para nada, pois não muito tempo depois veio a chegada do filho nativo de Portugal Bartholomeu Dias de um arredondamento bem sucedida do extremo sul da África. Portugal não estava mais interessado em trailblazing uma rota ocidental para o Oriente.

Columbus viajou de Portugal mais uma vez para ambos Genoa e Veneza, mas ele recebeu o incentivo de nenhum dos dois. Anteriormente, ele tinha seu irmão sondar Henry VII de Inglaterra , para ver se o monarca Inglês pode não ser mais receptivo à proposta de Colombo. Depois de muita hesitação cuidadosamente considerado o convite de Henry veio, tarde demais. Columbus já havia se comprometido a Espanha .

Columbo e rainha Isabella. Detalhe do monumento de Colombo em Madrid (1885).

Ele tinha procurado um público a partir dos monarcas Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela, que uniu os maiores reinos de Espanha ao se casar, e governavam juntos. Em 01 de maio de 1486, tendo sido concedida a permissão, Columbus colocou os seus planos diante da rainha Isabella, que, por sua vez, refere-la a um comitê. Após a passagem de muito tempo, esses sábios da Espanha, como os seus homólogos em Portugal, informou volta que Colombo tinha julgado a distância para a Ásia demasiado curto. Eles pronunciado a idéia impraticável, e aconselhou Suas Altezas Reais para passar sobre o empreendimento proposto.

No entanto, para manter Columbus de tomar suas idéias em outros lugares, e talvez para manter suas opções em aberto, o rei ea rainha da Espanha deu-lhe uma anuidade anual de 12.000 maravedis (840 dólares) e em 1489 forneceu-lhe uma carta ordenando todas as cidades e vilas espanholas para fornecer-lhe comida e alojamento, sem nenhum custo.

Depois continuamente fazendo lobby na corte espanhola e dois anos de negociações, ele finalmente teve sucesso em 1492. Ferdinand e Isabella tinha acabado de conquistar Granada, a última fortaleza muçulmana na Península Ibérica, e receberam em Columbus Cordova, na Castelo de Alcázar. Isabella virou Columbus para baixo sobre o conselho do seu confessor, e ele estava deixando a cidade em desespero, quando Ferdinand interveio. Isabella, em seguida, enviou uma guarda real para buscá-lo e depois Ferdinand legitimamente reivindicou o crédito por ser "a causa principal pela qual essas ilhas foram descobertas". Rei Ferdinand é referido como "perdendo a paciência", nesta edição, mas isso não pode ser provado.

Cerca de metade do financiamento era para vir de investidores privados italianos, a quem Columbus já havia alinhados. Financeiramente rompeu depois da campanha Granada, os monarcas deixou para o tesoureiro real para deslocar fundos entre várias contas reais em nome da empresa. Colombo era para ser feito "Admiral of the Seas" e receberiam uma parcela de todos os lucros. Os termos foram extraordinariamente generoso, mas como seu próprio filho escreveu mais tarde, os monarcas realmente não esperava que ele voltar.

De acordo com o contrato que Colombo fez com o rei Fernando ea rainha Isabel, se Colombo descobriu a quaisquer novas ilhas ou continente, ele iria receber muitas recompensas altas. Em termos de poder, ele seria dado o posto de Almirante do Mar Oceano (Oceano Atlântico) e nomeado vice-rei e governador de todas as novas terras. Ele tinha o direito de nomear três pessoas, de quem os soberanos iria escolher um, para qualquer cargo nas novas terras. Ele teria direito a 10 por cento de todas as receitas provenientes das novas terras em perpetuidade; esta parte foi negado a ele no contrato, embora tenha sido uma de suas demandas. Finalmente, ele também teria a opção de comprar um oitavo interesse em qualquer empreendimento comercial com as novas terras e receber um oitavo dos lucros.

Columbus foi preso em 1500 e suplantou a partir dessas mensagens. Após sua morte, os filhos de Colombo, Diego e Fernando, tomou medidas legais para fazer cumprir o contrato de seu pai. Muitas das manchas contra Columbus foram iniciadas pela coroa espanhola durante esses processos judiciais longos, conhecidos como os Colombinos pleitos. A família teve algum sucesso em seu primeiro litígio, como um julgamento de 1511 confirmou a posição de Diego como vice-rei, mas reduziu seus poderes. Diego retomou litígios em 1512, que durou até 1536, e novas contestações continuou até 1790.

Primeira viagem

Primeira viagem.
Réplica da Santa Maria
Uma descrição de Colombo reivindicando a posse do Novo Mundo, em um chromolithograph feita pelo Prang Educação Companhia em 1893.

Na noite de 03 de agosto, 1492, partiu de Columbus Palos de la Frontera com três navios; uma maior carrack, Santa María, apelidado Gallega (a Gallician), e dois menores caravelas, Pinta (o pintado) e Santa Clara, apelidado Niña após seu proprietário Juan Niño de Moguer. Eles eram propriedade de Juan de la Cosa eo Irmãos Pinzón ( Martin Alonzo e Vicente Yáñez), mas os monarcas forçado a Habitantes Palos de contribuir para a expedição. Columbus primeiro navegou para a Canary Islands, que eram de propriedade de Castela, onde reabastecido as disposições e fez os reparos, e em 06 de setembro, ele começou o que acabou por ser uma viagem de cinco semanas através do oceano.

Terra foi avistada a 2 estou em 12 de outubro de 1492, por um marinheiro chamado Rodrigo de Triana (também conhecido como Juan Rodríguez Bermejo) a bordo de Pinta. Colombo chamou a ilha (no que é hoje Bahamas ) San Salvador, embora os nativos chamavam Guanahani. Exatamente quais ilha nas Bahamas isto corresponde a é um tema por resolver; os principais candidatos são Samana Cay, Plana Cays, ou San Salvador Island (chamado San Salvador, em 1925, na crença de que era de Columbus San Salvador). O povos indígenas que encontrou, o Lucayan, Taíno ou Arawak, foram pacífica e amigável. A partir do 12 de outubro de 1492 a entrada em seu diário, ele escreveu um deles, "Muitos dos homens que já vi têm cicatrizes em seus corpos, e quando eu fiz sinais para eles para descobrir como isso aconteceu, eles indicaram que pessoas de outros nas proximidades ilhas chegar a San Salvador para capturá-los;. eles próprios defender o melhor que eu posso acreditar que as pessoas do continente vêm aqui para tomá-los como escravos Eles deveriam fazer bons e qualificados servos, porque eles repetem muito rapidamente o que quer que nós dizemos a. eles. Eu acho que eles podem ser facilmente feitas cristãos, pois eles parecem não ter religião. Se for do agrado de nosso Senhor, vou tomar seis deles a Vossas Altezas quando eu partir, a fim de que eles possam aprender a nossa língua ". Na falta de armamento moderno e até mesmo espadas ou lanças forjadas de metal, ele comentou sobre a sua vulnerabilidade tático, escrevendo: "Eu poderia conquistar o todo deles com 50 homens, e governá-los como eu quisesse."

Capitão Ensign de navios de Colombo

Columbus também explorou a costa nordeste de Cuba (desembarcou em 28 de outubro) e da costa norte da Hispaniola, por Dezembro 5. Aqui, a Santa Maria encalhou em Natal manhã 1492 e teve de ser abandonado. Ele foi recebido pelo nativo cacique Guacanagari, que lhe deu permissão para deixar alguns de seus homens para trás. Columbus deixou 39 homens e fundou a liquidação de La Navidad no que hoje é de hoje Haiti . Antes de regressar a Espanha, Columbus também seqüestrado algumas 10-25 nativos e os levou de volta com ele. Apenas sete ou oito dos índios chegaram a Espanha vivos, mas fez uma forte impressão em Sevilha.

Columbus dirigiu-se para a Espanha, mas outra tempestade obrigou-o em Lisboa . Ele ancorou próximo ao navio de patrulha do Rei porto em 04 de março, 1493 em Portugal. Depois de passar mais de uma semana em Portugal, ele partiu para a Espanha. Ele chegou à Espanha em 15 de março de 1493. Palavra de sua descoberta de novas terras rapidamente se espalhou por toda a Europa.

Há cada vez mais provas científicas moderna que a navegação também trouxe sífilis volta do Novo Mundo. Muitos dos membros da tripulação que serviram nesta viagem mais tarde se juntou o exército de Rei Charles VIII em sua invasão da Itália em 1495, resultando na propagação da doença em toda a Europa e até em 5 milhões de mortes.

Segunda viagem

Segunda viagem.

Columbus esquerda Cádiz, Espanha, em 24 de setembro de 1493 para encontrar novos territórios, com 17 navios que transportam suprimentos e cerca de 1.200 homens para colonizar a região. Em 13 de outubro de os navios deixaram as ilhas Canárias como eles tinham na primeira viagem, seguindo um curso mais ao sul.

Em 03 de novembro, 1493, Colombo avistou uma ilha acidentada que deu o nome de Dominica (latim para domingo); mais tarde naquele dia, ele desembarcou em Marie-Galante, que deu o nome de Santa Maria la Galante. Depois de vela passado Les Saintes (Los Santos, Os santos), chegou a Guadalupe ( Santa María de Guadalupe de Extremadura, depois que a imagem da Virgem Maria venerada no mosteiro espanhol de Villuercas, em Guadalupe, Espanha), que ele explorou entre 04 de novembro e 10 de novembro de 1493.

O curso exato de sua viagem através do Pequenas Antilhas é debatido, mas parece provável que ele virou para o norte, observação e nomeando várias ilhas, incluindo Montserrat (para Santa Maria de Monserrate, depois da Santíssima Virgem do Mosteiro de Montserrat, que está localizado na montanha de Montserrat, na Catalunha , Espanha), Antigua (depois de uma igreja em Sevilha, Espanha, chamada Santa Maria la Antigua, que significa "Old St. Mary"), Redonda (para Santa Maria la Redonda, espanhol para "round", devido à forma da ilha), Nevis (derivado do espanhol, Nuestra Señora de las Nieves, que significa "Nossa Senhora das Neves", porque Columbus pensei que as nuvens sobre Nevis Peak fez a ilha se assemelham a uma montanha coberta de neve), São Cristóvão (para St. Christopher, padroeiro dos marinheiros e viajantes), Sint Eustatius (para o mártir romano cedo, St. Eustáquio), Saba (também para St. Christopher?), Saint Martin (San Martin), e Saint Croix ( Santa Cruz, que significa " Holy Cross "). Ele também avistou a cadeia de ilhas do Ilhas Virgens (e nomeou-os Islas de Santa Ursula y las Uma vez Mil Virgenes, Santa Úrsula e as 11 mil virgens, um nome complicado, que foi encurtado geralmente, tanto nos mapas da época e na linguagem comum, para Islas Virgenes), e ele também nomeou as ilhas de Virgin Gorda (a virgem de gordura), Tortola, e Peter Island (San Pedro).

Ele continuou a Grandes Antilhas, e desembarcou em Puerto Rico (originalmente San Juan Bautista, em honra de São João Batista, um nome que mais tarde foi suplantado por Puerto Rico (Inglês: Rico Porto), enquanto a capital manteve o nome, San Juan) em 19 de Novembro, 1493. Uma das primeiras escaramuças entre os americanos nativos e os europeus desde o tempo dos Vikings teve lugar quando os homens de Colombo resgatado dois rapazes que tinham acabado de ser castrados por seus captores.

Em 22 de novembro, Colombo voltou a Hispaniola, onde pretendia visitar Fuerte de la Navidad (Natal Fort), construído durante sua primeira viagem, e localizado na costa norte do Haiti ; Fuerte de la Navidad foi encontrado em ruínas, destruída pelo nativo Pessoas Taino, após o que, Columbus movido mais de 100 quilômetros para o leste, estabelecendo um novo assentamento, que ele chamou de La Isabela, de igual modo, na costa norte de Hispaniola, na atual República Dominicana . No entanto, La Isabela provou ser um local mal escolhido, ea liquidação foi de curta duração.

Ele deixou em Hispaniola 24 de abril de 1494, chegou a Cuba (nomeando-Juana) em 30 de abril Ele explorou a costa sul de Cuba, que ele acreditava ser uma península, em vez de uma ilha, e várias ilhas próximas, incluindo a Isle of Pines (Isla de las Pinas, mais tarde conhecida como La Evangelista, o evangelista). Ele chegou a Jamaica em Maio 5. Ele refez sua rota para Hispaniola a entrar no 20 de agosto, antes que ele finalmente retornou à Espanha.

Durante sua segunda viagem, Colombo e seus homens instituiu uma política em Hispaniola que tem sido referido por muitos historiadores como genocídio. Os povos nativos Taino da ilha foram sistematicamente escravizados e assassinados. Centenas foram presos e enviados para a Europa para ser vendido; muitos morreram a caminho. Para o resto da população, Columbus exigiu que todos Taino sob seu controle deve trazer o ouro espanhóis. Aqueles que não deveriam ter as mãos cortadas. Como não havia, de fato, pouco ouro tinha de ser, o Taino fugiu, e os espanhóis caçado-los e matá-los. O Taino tentou montar uma resistência, mas o armamento espanhol foi superior, e doenças européias devastou sua população. Em desespero, o Taino envolvidos em suicídio em massa, até mesmo matar os seus próprios filhos para salvá-los dos espanhóis. Dentro de dois anos, metade do que pode ter sido 250.000 Taino estavam mortos. O restante foram levados como escravos e começou a trabalhar nas plantações, onde a taxa de mortalidade era muito alta. Por 1550, 60 anos após Colombo desembarcou, apenas algumas centenas de Taino foram deixados em sua ilha. Em outros cem anos, talvez apenas um punhado permaneceu.

Terceira viagem

Terceira viagem.
Localização da cidade de Sanlúcar de Barrameda, o ponto de partida para a terceira viagem de Colombo.

Em 30 de maio, 1498, Columbus deixou com seis navios de Sanlúcar, em Espanha, para sua terceira viagem ao Novo Mundo. Ele estava acompanhado pelo jovem Bartolomé de Las Casas, que mais tarde iria fornecer transcrições parciais de toras de Colombo.

Columbus levou a frota para a ilha de Português Porto Santo, terra natal de sua esposa. Ele então partiu para a Madeira e ali algum tempo com o capitão Português João Gonçalves da Câmara antes de embarcar para o Canárias e Cabo Verde . Colombo desembarcou na costa sul da ilha de Trinidad em A partir de 31 de julho 04 de agosto através de 12 de agosto, ele explorou o Golfo de Paria, que separa Trinidad da Venezuela . Ele explorou o continente da América do Sul , incluindo o Rio Orinoco. Ele também viajou para as ilhas de Chacachacare e Margarita Island e avistado e nomeado Tobago (Bella Forma) e Granada (Concepcion).

Colombo voltou a Hispaniola em 19 de agosto ao descobrir que muitos dos colonizadores espanhóis da nova colônia estavam descontentes, tendo sido enganados por Colombo sobre as riquezas supostamente abundante do novo mundo. Uma entrada em seu diário a partir de setembro 1498 diz: "A partir daqui pode-se enviar, em nome da Santíssima Trindade, como muitos escravos como poderia ser vendido ..." De fato, como um defensor feroz da escravidão, Columbus, em última instância se recusou a batizar os povos nativos da Hispanolia, pois o direito Católica proibiu a escravização dos cristãos.

Colombo tinha repetidamente para lidar com os colonos rebeldes e os nativos. Ele tinha um pouco de sua tripulação enforcado por desobedecê-lo. Um número de colonos e marinheiros que regressam lobby contra Columbus na corte espanhola, acusando-o e seus irmãos de péssima gestão. Em seu retorno, ele foi preso por um período (ver Governorship e prender a seção abaixo).

Quarta viagem

Quarta viagem.

Colombo fez uma quarta viagem nominalmente em busca do estreito de Malaca para o Oceano Índico . Acompanhado por seu irmão Bartolomeo e seu filho de 13 anos de idade Fernando, ele deixou Cádiz, Espanha, em 11 de maio, 1502, com os navios Capitana, Gallega, Vizcaina e Santiago de Palos. Ele navegou para Arzila na costa marroquina para resgatar portugueses soldados a quem ele ouvira eram sob o cerco pelo Mouros. Em 15 de junho, eles desembarcaram em Carbet na ilha de Martinica (Martinica). Um furacão estava se formando, então ele seguiu em frente, na esperança de encontrar abrigo em Hispaniola. Ele chegou a Santo Domingo, em 29 de junho, mas foi negado porta, eo novo governador recusou-se a ouvir a sua previsão de tempestade. Em vez disso, enquanto navios de Colombo abrigada na foz do Rio Jaina, a primeira frota do tesouro espanhol navegou para o furacão. Navios de Colombo sobreviveu com apenas pequenos danos, enquanto vinte e nove dos trinta navios da frota do governador foram perdidos para o 1º de julho tempestade. Além dos navios, 500 vidas (incluindo a do governador, Francisco de Bobadilla) e uma imensa carga de ouro foram entregues para o mar.

Após uma breve parada na Jamaica , Colombo navegou para a América Central , chegando a Guanaja (Isla de Pinos) no Bay Islands fora da costa de Honduras em Julho 30. Aqui Bartolomeo encontrado comerciantes nativos e uma grande canoa, que foi descrito como "desde que uma galera" e foi cheio de carga. Em 14 de agosto de ele desembarcou no continente americano em Puerto Castilla, perto Trujillo, Honduras. Ele passou dois meses a explorar as costas de Honduras, Nicarágua e Costa Rica , antes de chegar a Almirante Bay, Panama em 16 de outubro.

Em 05 de dezembro, 1502, Colombo e sua tripulação encontraram-se em uma tempestade diferente de todas que já tinha experimentado. Em seu diário Columbus escreve:

Durante nove dias, eu era como um perdido, sem esperança de vida. Olhos nunca viu o mar tão irritado, tão alto, tão coberto com espuma. O vento não só impediram nosso progresso, mas não ofereceu nenhuma oportunidade de correr atrás de qualquer promontório de abrigo; portanto, fomos obrigados a manter no presente sangrento oceano, como uma panela fervendo em fogo quente. Nunca fez o céu olhar mais terrível; durante um dia inteiro e à noite ele brilhou como uma fornalha, e os relâmpagos rompeu com tal violência que cada vez que eu me perguntava se ele tinha levado meus mastros e velas; os flashes veio com tanta fúria e frightfulness que todos nós pensamos que o navio seria explodido. Todo esse tempo a água nunca deixou de cair do céu; Eu não digo que choveu, porque era como um outro dilúvio. Os homens estavam tão cansados que eles ansiavam por morte para acabar com seu sofrimento terrível.

No Panamá, Columbus aprendeu com os nativos de ouro e um estreito para outro oceano. Depois de muita pesquisa, em janeiro 1503, ele estabeleceu uma guarnição na foz do Rio Belen. Em 6 de abril de um dos navios ficou encalhado no rio. Ao mesmo tempo, a guarnição foi atacada, e os outros navios foram danificados. Columbus partiu para Hispaniola em 16 de Abril, em direção ao norte. Em 10 de maio ele avistou a Ilhas Cayman , nomeá-los "Las Tortugas", após a numerosas tartarugas marinhas lá. Seus navios próxima sustentada mais danos em uma tempestade fora da costa de Cuba. Não é possível ir mais longe, em 25 de junho de 1503, eles foram encalhado em St. Ann Bay, Jamaica.

De Colombo eclipse lunar

Durante um ano, Colombo e seus homens permaneceu encalhado na Jamaica. Um espanhol, Diego Mendez, e alguns nativos remou uma canoa para obter ajuda de Hispaniola. Governador daquela ilha, Nicolás de Ovando y Cáceres, detestava Columbus e obstruído todos os esforços para resgatar ele e seus homens. Nesse meio tempo Columbus, em um esforço desesperado para induzir os nativos para continuar provisionamento ele e seus homens famintos, intimidados com êxito os nativos ao prever corretamente um eclipse lunar para 29 de fevereiro de 1504, usando o Efemérides do astrônomo alemão Regiomontanus. Ajuda finalmente chegou, não graças ao governador, em 29 de junho de 1504, e Colombo e seus homens chegaram em Sanlúcar, em Espanha, em 7 de novembro.

Governador e parada

Durante stint de Colombo como governador e vice-rei, ele tinha sido acusado de governar tiranicamente .. Colombo era física e mentalmente exausto; seu corpo foi sacudido por artrite e seus olhos por oftalmia. Em outubro de 1499, ele enviou dois navios para Espanha, pedindo que o Tribunal de Espanha de nomear um comissário real para ajudá-lo a governar.

O Tribunal designou Francisco de Bobadilla, um membro da Ordem de Calatrava; no entanto, sua autoridade se estendia muito além do que Colombo havia solicitado. Bobadilla foi dado o controle total como governador a partir de 1500 até sua morte em 1502. Chegando em Santo Domingo, enquanto Columbus estava longe, Bobadilla foi imediatamente recheados com queixas sobre os três irmãos: Christopher Columbus, Bartolomé e Diego. Consuelo Varela, um historiador espanhol, afirma: "Mesmo aqueles que ele [Colombo] amado teve de admitir as atrocidades que aconteceram."

Como resultado desses testemunhos e sem ser permitido uma palavra em sua própria defesa, Columbus em seu retorno, tinha algemas colocadas em seus braços e correntes nos pés e foi lançado na prisão para aguardar o retorno para a Espanha. Ele tinha 53 anos.

Em 1 de outubro, 1500, Colombo e seus dois irmãos, da mesma forma nas cadeias, foram mandados de volta para a Espanha. Uma vez em Cádiz, a Columbus luto escreveu a um amigo na corte:

É agora 17 anos desde que eu vim para servir estes príncipes com a Empresa das Índias. Fizeram-me passar oito deles em discussão, e no final rejeitou-o como uma coisa de brincadeira. No entanto eu nele persistiram ... Lá eu coloquei sob a sua soberania mais terra do que existe na África e na Europa, e mais de 1.700 ilhas ... Em sete anos, eu, pela vontade divina, que fez conquista. Numa época em que eu tinha o direito de esperar recompensas e aposentadoria, eu estava incontinently preso e enviado para casa carregado com correntes ... A acusação foi interposto fora de malícia com base em acusações feitas por civis que tinham se revoltaram e queria tomar posse em a terra .... Peço suas graças, com o zelo de fiéis cristãos em quem Suas Altezas têm confiança, para ler todos os meus papéis, e para considerar como eu, que veio de tão longe para atender a estes príncipes ... agora em o fim dos meus dias têm sido despojado de minha honra e minha propriedade sem justa causa, em que não é nem justiça, nem misericórdia.

Segundo o depoimento de 23 testemunhas durante o seu julgamento, Columbus usado regularmente atos bárbaros de tortura para governar Hispaniola.

Colombo e seus irmãos permaneceu na prisão por seis semanas antes da movimentada Rei Fernando ordenou a sua libertação. Não muito tempo depois, o rei ea rainha convocou os irmãos Columbus para a sua presença no palácio de Alhambra em Granada. Lá, o casal real ouviu apelos dos irmãos; restaurado a sua liberdade e sua riqueza; e, depois de muita persuasão, concordou em financiar quarta viagem de Colombo. Mas a porta estava firmemente fechada sobre o papel de Christopher Columbus como governador. Desse ponto em diante, Nicolás de Ovando Cáceres y era para ser o novo governador das Índias Ocidentais.

Vida posterior

Uma estátua de Santa Maria, capitânia de Colombo em sua primeira viagem. A estátua é na Casa de Colombo em Valladolid, Espanha, a cidade onde Colombo morreu.

Enquanto Columbus sempre tinha dado a conversão de não-crentes como uma das razões para suas explorações, ele cresceu cada vez mais religioso em seus últimos anos. Ele alegou ouvir vozes divinas, pressionou para uma nova cruzada para capturar Jerusalém , muitas vezes usavam hábito franciscano, e descreveu suas explorações ao "paraíso" como parte de Deus o plano de que em breve iria resultar no Juízo Final e no final do mundo.

Em seus últimos anos, Columbus exigiu que a Coroa espanhola dar-lhe 10 por cento de todos os lucros obtidos nas novas terras, em conformidade com os acordos anteriores. Porque ele tinha sido dispensado de suas funções como governador, a coroa não se sentir vinculado por estes contratos, e suas exigências foram rejeitadas. Após sua morte, sua família mais tarde processado por parte dos lucros do comércio com a América nos Colombinos Pliegos .

O túmulo de Colombo em Catedral de Sevilha.Ele é suportado por quatro estátuas dos reis que representam os reinos deCastela,Leon,Aragão, e Navarra.

Em 20 de maio, 1506, em cerca de 55 anos, morreu em Columbus Valladolid, bastante rico do ouro seus homens tinham acumulado em Hispaniola. Quando ele morreu, ele ainda estava convencido de que suas viagens tinham sido ao longo da costa leste da Ásia. De acordo com um estudo, publicado em fevereiro de 2007, por Antonio Rodriguez Cuartero, Departamento de Medicina Interna da Universidade de Granada, ele morreu de um ataque cardíaco causado pela Síndrome de Reiter (também chamado de artrite reactiva). De acordo com seus diários pessoais e notas por contemporâneos, os sintomas desta doença (dor em queimação ao urinar, dor e inchaço dos joelhos, e conjuntivite dos olhos) eram claramente visíveis em seus últimos três anos.

Seus restos mortais foram enterrados pela primeira vez em Valladolid e, em seguida, no mosteiro de La Cartuja, em Sevilha (sul da Espanha), pela vontade de seu filho Diego, que havia sido governador de Hispaniola. Então, em 1542, seus restos mortais foram transferidos para Santo Domingo, no leste da Hispaniola. Em 1795, o francês assumiu Hispaniola, e seus restos mortais foram transferidos para Havana, Cuba. Cuba Depois tornou-se independente após a Guerra Hispano-Americana, em 1898, seus restos mortais foram transferidos de volta para a Catedral de Sevilha, na Espanha, onde eles foram colocados em uma elaborada catafalco. No entanto, uma caixa de chumbo com uma inscrição identificando "Don Christopher Columbus" e contendo fragmentos de osso e uma bala foi descoberto em Santo Domingo, em 1877.

Para colocar para descansar alega que as relíquias erradas foram transferidas para Havana e que os restos de Colombo foram deixados enterrados na catedral de Santo Domingo, de DNA foram colhidas amostras em junho de 2003 ( History Today Agosto de 2003). Os resultados não são conclusivos. As observações iniciais sugerem que os ossos não parecem pertencer a alguém com o físico ou idade na morte associada a Columbus. Extração de DNA revelou-se difícil; apenas alguns fragmentos limitadas de ADN mitocondrial pode ser isolado. No entanto, tal como são, estes não parecem corresponder a DNA correspondente do irmão de Colombo, dando suporte à idéia de que os dois tinham a mesma mãe e que o corpo, portanto, pode ser que de Colombo. As autoridades em Santo Domingo não permitiu que os restos lá para ser exumados, por isso não se sabe se qualquer desses restos poderia ser do corpo de Columbus. A localização dos restos mortais Dominicana está no "Columbus Lighthouse" ou Faro a Colón, que está em Santo Domingo, República Dominicana.

Legado

Às vezes pensava erroneamente como o descobridor do Novo Mundo, Colombo foi precedida por várias culturas e civilizações dos povos indígenas das Américas, bem como a do mundo ocidental Vikings. Ele é considerado com mais precisão como a pessoa que introduziu as Américas na vanguarda de atenção ocidental. "Alegação de Colombo para a fama não é que ele chegou lá primeiro", explica o historiador Martin Dugard, "é que ele ficou." Igualmente falso é a noção de que ele foi o primeiro a vislumbrar uma terra arredondada. Este era conhecido nos tempos antigos, embora em grande parte esquecido na Idade Média. Por dia de Colombo, homens educados estavam de acordo quanto à sua forma esférica, mesmo que muitos ou a maioria das pessoas acreditava que o contrário. Mais controversa foi o tamanho da Terra, e se era possível em termos práticos a atravessar um vasto corpo de água como: o mais longo qualquer navio (europeu ou não) tinha ido sem fazer a terra firme não muito superior a 30 dias, quando embarcou em Columbus sua primeira viagem audaciosa.

Estátua de bronze noCentral Park,New York Citypor Jerónimo Suñol de 1894.
Estátua de bronze emWooster Square, emNew Haven, Connecticut
Réplicas daNiña,PintaeSanta Mariapartiu de Espanha para aexposição Columbian Chicago.

Diários de viagem de Amerigo Vespucci, publicados 1502-4, convencido deMartin Waldseemüller que o lugar não foi descoberto na Índia, como Columbus sempre acreditei, mas um novocontinente, e em 1507, um ano após a morte de Colombo, Waldseemüller publicou um mapa do mundochamando o novo continenteAmericado nome latinizado de Vespucci "Americus".

Historicamente, os britânicos tinham subestimado Columbus e salientou o papel de John Cabot como um explorador pioneiro. Mas, para os emergentes Estados Unidos, Cabot feito um herói nacional pobres. Veneração de Colombo à América remonta aos tempos coloniais. A própria América foi por vezes referido como Columbia. O uso de Columbus como uma figura fundadora das nações do Novo Mundo e do uso da palavra Columbia espalhou-se rapidamente após a Revolução Americana. Durante as duas últimas décadas do século 18 o nome "Columbia" foi dado à capital federal do Distrito de Columbia , nova cidade da Carolina do Sul de capital, Columbia, Carolina do Sul, o Rio Columbia , e muitos outros lugares. As tentativas para renomear os Estados Unidos "Columbia" falhou, mas Columbia tornou-se uma fêmea personificação nacional da América, similar ao macho Tio Sam. Fora dos Estados Unidos, o nome foi usado em 1819 para a República da Colômbia, um precursor da moderna nação de Colômbia .

Um candidato à santidade na Igreja Católica em 1866, Celebração do legado de Colombo talvez chegou a um auge em 1892, quando o 400º aniversário de sua primeira chegada nas Américas ocorreu. Monumentos a Columbus como a Exposição Universal em Chicago foram erguidas em todo os Estados Unidos e América Latina exaltando-lo. Várias cidades, cidades, condados, e ruas foram nomeados depois dele, incluindo as capitais dos dois norte-americanos estados ( Columbus, Ohio e Columbia, Carolina do Sul).

Em 1909, os descendentes de Colombo comprometeu-se a desmantelar a capela da família Colombo em Espanha e movê-lo para um local perto de State College, Pensilvânia, onde ele pode agora ser visitado pelo público. No museu associado à capela, há uma série de Columbus relíquias digno de nota, incluindo a poltrona que o "Almirante do Mar Oceano" usado em sua mesa gráfico.

A culpabilidade é por vezes colocado em governos contemporâneos e seus cidadãos para o dano sofrido pelos nativos americanos durante a época de Cristóvão Colombo. Mitos e celebrações Columbus são geralmente um caso positivo, tornando menos espaço para esse conceito em livros de história. Cristóvão Colombo foi fortemente criticada em uma canção pelo artista jamaicano Burning Spear intitulado 'A Maldição Blasted mentiroso. " A canção controversa abriu um forte debate opinativo em grande parte da região do Caribe sobre os efeitos que Cristóvão Colombo e sua liderança tiveram sobre os povos nativos da região.

A colonização espanhola das Américas, e os efeitos subsequentes sobre os povos indígenas, foram dramatizada no filme 1992 1492: Conquest of Paradise , para comemorar o 500º aniversário de seu desembarque nas Américas. * Em 2003, o presidente venezuelano Hugo Chávez instou americanos nativos latino-americanos a não celebrar o feriado do Dia de Colombo. Chávez culpou Columbus para liderar o caminho no genocídio em massa dos americanos nativos por parte do espanhol.

Aparência física

Embora exista uma grande quantidade de obras de arte envolvendo Christopher Columbus, nenhum contemporâneo autêntico retrato foi encontrado. Há um retrato pintado por Alejo Fernández, entre 1505 e 1536, intitulado Virgen de los Navegantes no Alcazar real em Sevilha. Ao 1.893 exposição Columbian do mundo, 71 supostos retratos de Colombo foram exibidos, a maioria não se encontraram descrições contemporâneas. Esses escritos descrevê-lo como tendo cabelos ruivos, que se virou para branco no início de sua vida, olhos coloridos de luz, bem como ser uma pessoa de pele mais leves, com demasiada exposição ao sol virando o rosto vermelho.

De acordo com as descrições de Columbus ter tido cabelos ruivos ou (mais tarde) cabelos brancos, livros didáticos usar a pintura Sebastiano del Piombo (que na sua resolução de tamanho normal mostra o cabelo de Colombo como acaju) tantas vezes que se tornou a imagem icônica de Columbus aceites pelacultura popular.

Na cultura popular

Colombus é uma figura histórica importante e tem sido retratada na ficção e em filmes populares e programas de televisão.

Em 1991, o autorSalman Rushdie publicou uma representação ficcional de Colombo emThe New Yorker, "Christopher Columbus e Isabel de Espanha consumar seu relacionamento, Santa Fe, de janeiro de 1492," (The New Yorker, 17 de junho de 1991, p. 32 ). Em Pastwatch: The Redemption of Christopher Columbus (1996)romancista de ficção científicaOrson Scott Card centra-se na vida e as atividades de Colombo, mas a ação do romance também lida com um grupo de cientistas do futuro que viajar de volta para o século 15 com o objetivo de mudar o padrão do contato europeu com o Américas.autor britânicoStephen Baxter inclui busca de Colombo para o patrocínio real como um importante evento histórico em seu romance de ficção científica 2007Navigator(ISBN 978-0-441-01559-7), a terceira entrada na do autorSérie Tapeçaria da Time.

Columbus também foi retratado no cinema e na televisão, incluindo mini-séries, filmes e desenhos animados. Mais notavelmente, ele foi retratado por Gérard Depardieu no filme de 1992 por Ridley Scott 1492: Conquest of Paradise . Scott Columbus apresentado como um idealista, em oposição à visão de que ele era cruel e responsável pela infelicidade de nativos americanos. Como em muitos dos filmes de Scott, o personagem é apresentado como tendo algumas idéias que não eram correntes em sua época.

Outras produções mais recentes incluem TVmini-series Christopher Columbus(1985), comGabriel Byrne como Colombus, Christopher Columbus: The Discovery, um 1992filme biopic porAlexander Salkind, Christopher Columbus, um filme de 1949 estrelado porFredric March como Columbus e comédia Siga em Columbus(1992).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Christopher_Columbus&oldid=229227653 "