Conteúdo verificado

Pirâmide

Assuntos Relacionados: Arquitetura

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

As pirâmides egípcias do Giza Necropolis , como pode ser visto a partir do ar
Pirâmide da Lua, Teotihuacan
Templo Prasat Thom em Koh Ker
Pirâmides de Guimar, Tenerife ( Espanha )
Enterro pirâmides cônicas Madghacen do rei da antiga Argélia ( Numídia)

Uma pirâmide (de grego : pyramis πυραμίς) é uma estrutura cuja forma é aproximadamente a de um pirâmide no sentido geométrico; isto é, as suas superfícies exteriores são triangulares e convergem para um único ponto no topo. A base da pirâmide pode ser trilateral, quadrilátero, ou qualquer polígono forma, o que significa que uma pirâmide tem pelo menos três superfícies triangulares exteriores (pelo menos quatro enfrenta incluindo a base). O pirâmide quadrangular, com base quadrada e quatro superfícies exteriores triangulares, é uma versão comum.

Um desenho de pirâmide, sendo a maioria do peso mais próxima do solo, e com o pyramidion no topo significa que menos material mais acima na pirâmide estará empurrando para baixo a partir de cima. Esta distribuição de peso permitido civilizações antigas para criar estruturas monumentais estáveis.

Pirâmides foram construídas por civilizações em muitas partes do mundo. Por milhares de anos, os maiores estruturas na Terra eram pirâmides primeiro-a Red Pyramid no Dashur Necropolis e, em seguida, a Grande Pirâmide de Khufu, tanto do Egipto , este último o único do Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda restante. Pirâmide de Quéops é construída principalmente de calcário (com grandes blocos de granito vermelho usado em algumas câmaras interiores), e é considerado uma obra-prima arquitetônica. Ele contém cerca de 1.300.000 blocos com peso variando de 2,5 toneladas (5.500 £) para 15 toneladas (£ 33.000) e é construído sobre uma base quadrada com lados medindo cerca de 230 m (755 pés), abrangendo 13 hectares. Seus quatro lados enfrentar os quatro pontos cardeais precisamente e tem um ângulo de 52 graus. A altura original da pirâmide foi 146,5 m (488 pés), mas hoje é apenas 137 m (455 pés) de altura, os 9 m (33 pés) que está faltando é devido ao roubo do branca e fina qualidade Tura cobertura de calcário, ou pedras de revestimento, para a construção, no Cairo. Ainda é a pirâmide mais alta. A maior pirâmide em volume é o Grande Pirâmide de Cholula, no México estado de Puebla.

Monumentos antigos

Mesopotâmia

Chogha Zanbil é um complexo de Elamite antiga na província de Khuzestan do Irã.

Os mesopotâmios construiu as estruturas piramidais primeiros, chamados ziggurats. Nos tempos antigos, estes foram pintados em cores vivas. Desde que foram construídos com tijolos de barro seco ao sol, pouco resta deles. Ziggurats foram construídas pelos sumérios , Babilônios, Elamites, Akkadians e assírios de religiões locais. Cada zigurate era parte de um complexo de templos que incluiu outros edifícios. Os precursores do ziggurat foram levantadas plataformas que datam do Período Ubaid durante o quarto milênio aC. Os primeiros ziggurats começou perto do fim do Período Dynastic cedo. Os últimos zigurates da Mesopotâmia datam do século BCE 6. Construído em recuando camadas em cima de um rectangular, oval, quadrado ou plataforma, o zigurate era uma estrutura piramidal com um topo plano. Queimado do sol tijolos compunham o núcleo do ziggurat com revestimentos de tijolos queimados do lado de fora. Os revestimentos foram frequentemente vidros em cores diferentes e pode ter tido astrológico significado. Reis, por vezes, tiveram seus nomes gravados nesses tijolos vitrificados. O número de camadas variou de dois a sete. Supõe-se que tinham santuários no topo, mas não há nenhuma evidência arqueológica para este e a única evidência textual é de Heródoto . O acesso ao santuário teria sido por uma série de rampas de um lado do zigurate ou por uma rampa em espiral da base para o topo. Os zigurates da Mesopotâmia não eram lugares para culto público ou cerimônias. Foram acreditados para ser moradas para a deuses e cada cidade tinha seu próprio deus patrono. Só os sacerdotes eram permitidos no zigurate ou nas salas em sua base, e era sua responsabilidade de cuidar dos deuses e atender às suas necessidades. Os sacerdotes eram membros muito poderosos de sumeriana sociedade.

Egito

As pirâmides mais famosas são as pirâmides egípcias - enormes estruturas construídas de tijolo ou pedra, algumas das quais estão entre as maiores construções do mundo. Eles são moldadas como uma referência aos raios do sol. A maioria das pirâmides tinha uma superfície de pedra calcária polida, altamente reflexiva branca, a fim de dar-lhes uma aparência brilhante quando visto à distância. O ponto crucial foi geralmente feita de pedra dura - granito ou basalto - e poderia ser banhado com ouro, prata, ou electro e também seria altamente reflexivo.

Depois de 2700 aC, os egípcios começaram a construir pirâmides, até cerca de 1700 aC. A primeira pirâmide foi construída durante o Terceira Dinastia pelo rei Djoser e seu arquiteto Imhotep, como uma pirâmide de degraus pelo empilhamento de seis mastabas. Os maiores pirâmides egípcias são as pirâmides de Gizé. "O sol deus egípcio Ra, considerado o pai de todos os faraós, foi dito ter criado a si mesmo a partir de um monte em forma de pirâmide de terra antes de criar todos os outros deuses. A forma da pirâmide é pensado para simbolizaram os raios do sol "(Donald B. Redford, Ph.D., da Penn State).

A idade das pirâmides atingiu o seu apogeu em Giza em 2575-2150 aC. Antigas pirâmides egípcias eram na maioria dos casos colocados ocidental do rio Nilo, porque a alma do faraó divino era para se juntar com o sol durante a sua descida, antes de continuar com o sol em seu círculo eterno.

A partir de 2008, cerca de 135 pirâmides foram descobertas no Egito. A Grande Pirâmide de Gizé é a maior no Egito e um dos maiores do mundo. Até Catedral de Lincoln foi terminada em 1311 CE, foi o edifício mais alto do mundo. A base é de mais de 52.600 metros quadrados (566.000 pés quadrados) de área. Enquanto pirâmides estão associados com o Egito, a nação do Sudão tem 220 pirâmides existentes, os mais numerosos no mundo.

A Grande Pirâmide de Gizé é uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. É o único a sobreviver em tempos modernos. Os antigos egípcios cobriram os rostos das pirâmides com branco polido pedra calcária, que contém grandes quantidades de conchas fossilizadas. Muitas das pedras de frente para que tenha caído ou tenha sido removidos e utilizados para a construção no Cairo .

As pirâmides antigas de Egito

A maioria das pirâmides estão localizados perto do Cairo, com apenas uma pirâmide real a ser localizada ao sul do Cairo, no complexo do templo de Abydos. A pirâmide em Abydos, Egito foram encomendados pelo Ahmose I que fundou a 18a dinastia e do Novo Reino.

A construção de pirâmides começou no Terceira Dinastia com o reinado do Rei Djoser. Reis adiantados tais como Snefru construiu várias pirâmides, com os reis posteriores somando-se o número de pirâmides até o final do Império Médio. O último rei de construir pirâmides reais era Ahmose, com os reis posteriores escondendo seus túmulos nas montanhas, como no Vale dos Reis em West Bank de Luxor.

Em Medinat Habu, ou Deir el-Medina, pirâmides menores foram construídas pelos indivíduos. Pirâmides menores também foram construídas pelos núbios, que governou o Egito no período atrasado, apesar de suas pirâmides tinha lados mais íngremes.

Sudão

Pirâmides de Nubian no Meroe com entradas pilão-like.

Pirâmides Nubian foram construídos (aproximadamente 220 deles) em três locais no Sudão para servir como túmulos para os reis e rainhas de Napata e Meroë. As pirâmides de Kush, também conhecidas como pirâmides Nubian, têm características diferentes do que as pirâmides do Egito. O Pirâmides Nubian foram construídos em um ângulo mais acentuado do que os egípcios. Eram monumentos a reis e rainhas mortas. Pirâmides ainda estavam sendo construídas no Sudão tão tarde quanto CE 300.

Nigéria

Uma das estruturas únicas de Cultura Igbo foi o Nsude Pirâmides, na cidade nigeriana de Nsude, em Abuja, norte Igboland. Dez estruturas piramidais foram construídas de barro / lama. A secção de primeira base foi 60 pés de circunferência e três pés de altura. A próxima pilha era 45 pés de circunferência. Pilhas circulares continuou, até que ele chegou ao topo. As estruturas foram templos para o deus Ala / Uto, que foi acreditado para residir no topo. A vara foi colocada no topo para representar a residência do deus. As estruturas foram colocadas em grupos de cinco em paralelo uns com os outros. Porque foi construída de barro / lama como o Deffufa de Nubia, o tempo fez-se sentir necessidade de reconstrução periódica.

Grécia

Pausanias (2º século dC) menciona dois edifícios que se assemelham a pirâmides, uma, 19 quilômetros (12 milhas) a sudoeste da estrutura ainda de pé na Hellenikon, um túmulo comum para os soldados que morreu em uma luta lendária para o trono de Argos e outra que lhe foi dito foi o túmulo de Argives morto em uma batalha em torno 669/8 AEC. Nenhuma delas ainda sobrevivem e não há nenhuma evidência de que eles se assemelhava pirâmides egípcias.

Pirâmide de Hellinikon

Há também pelo menos duas estruturas de pirâmide sobreviventes ainda disponíveis para estudo, um em Hellenikon e outro no Ligourio / Ligurio, uma aldeia perto do antigo teatro Epidaurus. Estes edifícios não foram construídos da mesma maneira como as pirâmides do Egito. Eles têm paredes inclinadas para dentro, mas que não os há nenhuma semelhança óbvia para pirâmides egípcias. Eles tinham grandes salas centrais (ao contrário pirâmides egípcias) ea estrutura Hellenikon é rectangular em vez de quadrada, 12,5 por 14 metros (41 por 46 pés), o que significa que os lados não poderia ter se conheceram em um ponto. A pedra usada para construir as pirâmides foi calcário extraída localmente e foi cortado para caber, não em blocos independentes, como a Grande Pirâmide de Gizé .

Não há vestígios ou sepulturas em ou próximo as estruturas. Em vez disso, os quartos que abrigavam as paredes foram feitas para ser trancada por dentro. Isto juntamente com a plataforma do telhado, significa que uma das funções destas estruturas poderia ter servido como foi torres de vigia. Outra possibilidade para os edifícios é que eles são santuários de heróis e soldados dos tempos antigos, mas o bloqueio no interior não faz sentido para tal finalidade.

A datação destes "pirâmides" foi feita a partir dos fragmentos de panela escavada do chão e nas terras. As últimas datas disponíveis a partir de encontros científicos foram estimados em torno do quinto e quarto séculos. Normalmente, esta técnica é utilizada para datar a cerâmica , mas aqui pesquisadores têm utilizado para tentar flocos data pedra das paredes das estruturas. Isto criou algum debate sobre se ou não estes "pirâmides" são, na verdade, mais velho do que o Egito , que faz parte do Preto controvérsia Athena. A base para a sua utilização de termoluminescência, a fim de namorar destas estruturas é um novo método de recolha de amostras para testes. Cientistas de laboratórios contratados pelos recentes escavadoras do site, The Academia de Atenas, dizer que eles podem utilizar as presas electrões na superfície interna das pedras para identificar positivamente a data em que as pedras foram extraídos e colocados juntos.

Mary Lefkowitz criticou esta pesquisa. Ela sugere que algumas das pesquisas não foi feito para determinar a confiabilidade do método de datação, como foi sugerido, mas para fazer backup de um pressuposto de idade e para fazer certos pontos sobre pirâmides e civilização grega. Ela observa que não são apenas os resultados não muito precisa, mas que outras estruturas mencionadas na pesquisa não são, de fato pirâmides, por exemplo, um túmulo acusado de ser o túmulo de Amphion e Zethus perto de Tebas, uma estrutura em Stylidha (Tessália), que é apenas uma longa parede, etc. Ela também observa a possibilidade de que as pedras que foram datados poderiam ter sido reciclado a partir de construções anteriores. Ela também observa que uma pesquisa mais adiantada da década de 1930, confirmados na década de 1980 por Fracchia foi ignorado. Ela argumenta que eles empreenderam suas pesquisas usando um método novo e nunca antes testado para confirmar uma teoria pré-determinada sobre a idade dessas estruturas.

Liritzis respondeu em um artigo de jornal publicado em 2011, afirmando que Lefkowitz não conseguiu entender e mal interpretada a metodologia.

Espanha

O Pirâmides de Guimar referem-se a seis, estruturas com terraço em forma de pirâmide retangulares, construído a partir de pedra de lava sem o uso de argamassa. Eles estão localizados no distrito de Chacona, parte da cidade de Güímar na ilha de Tenerife no Ilhas Canárias. As estruturas foram datados do século 19 e sua função original explicado como um subproduto de contemporâneos agrícolas técnicas.

As tradições locais, bem como imagens sobreviventes indicam que estruturas similares (também conhecido como "Morras", "Majanos", "Molleros", ou "Paredones") poderia uma vez ter sido encontrada em muitos locais da ilha. No entanto, ao longo do tempo têm sido desmontado e utilizado como um material de construção barata. Em si Güímar havia nove pirâmides, apenas seis dos que sobrevivem.

China

Tumba antiga coreana em Ji'an, Nordeste da China

Há muitos quadrado túmulos monte de topo achatado na China. O Primeiro Imperador Qin Shi Huang (circa 221 aC, que unificou as sete pré-imperiais Kingdoms) foi enterrado sob uma grande monte fora moderno do dia Xi'an. Nos séculos seguintes, cerca de uma dúzia mais Royals Dinastia Han também foram enterrados sob terraplenagem de topo achatado piramidal.

Mesoamérica

Pirâmide no Mayan cidade de Chichen Itza, México

Um número de Culturas mesoamericanas também construíram estruturas em forma de pirâmide. Pirâmides mesoamericanas foram geralmente pisou, com templos no topo, mais semelhante ao zigurate mesopotâmico que a pirâmide egípcia.

A maior pirâmide em volume é o Grande Pirâmide de Cholula, no México estado de Puebla. Esta pirâmide é considerado o maior monumento já construído em qualquer lugar do mundo, e ainda está sendo escavado. A terceira maior pirâmide do mundo, o Pirâmide do Sol, em Teotihuacan também está localizado no México . Não é incomum uma pirâmide com um plano circular, no local de Cuicuilco, agora dentro da Cidade do México e na maior parte coberta de lava de uma erupção do Vulcão Xitle no primeiro século aC. Existem várias pirâmides escalonadas circulares chamados Guachimontones em Teuchitlán, Jalisco bem.

Pirâmides no México foram muitas vezes utilizadas como locais de sacrifício humano. Para a re-consagração da Grande Pirâmide de Tenochtitlan em 1487, os astecas informou que eles sacrificaram cerca de 80.400 pessoas ao longo de quatro dias.

América do Norte

Um diagrama que mostra os vários componentes do Leste montes plataforma norte-americanos

Muitos pré-colombianos nativos americanos sociedades de antiga América do Norte construíram grandes estruturas piramidais de terra conhecidos como montes de plataforma. Entre o maior e mais conhecida destas estruturas é Monks Mound no local de Cahokia, que tem uma base maior do que a da Grande Pirâmide de Gizé. Muitos dos montes foram submetidos a múltiplos episódios de construção montículo em intervalos periódicos, alguns tornando-se muito grande. Acredita-se que têm desempenhado um papel central na vida religiosa os de construção de montículo dos povos e usos documentados incluem semi-público plataformas casa do chefe, pública plataformas templo, plataformas morgue, plataformas charnel casa, terra plataformas lodge casa / cidade, plataformas de residência, plataformas terrestres e rotunda quadrados, e plataformas de dança. Culturas que construíram montes subestrutura incluir o Cultura Troyville, Coles cultura Creek, Cultura e Plaquemine Mississippian culturas.

Império romano

Pirâmide de Cestius em Roma

O jogador de 27 metros de altura Pirâmide de Cestius foi construído até o final do primeiro século aC e ainda existe hoje, perto da Porta San Paolo. Outra, chamada Meta Romuli, de pé no Ager Vaticanus (hoje Borgo), foi destruída no final do século 15.

Há também uma época romana pirâmide construída em Falicon, França. Havia muito mais pirâmides construídas na França neste período.

Europa Medieval

Pirâmides foram usados ocasionalmente na arquitetura cristã da era feudal, por exemplo, como a torre de Gótico de Oviedo Catedral de San Salvador.

Índia

A principal gopura do Pirâmide Thanjavur Temple.

Muitos gigante de granito pirâmides do templo foram feitas em Sul da Índia durante o Império Chola , muitos dos quais ainda estão em uso religioso hoje. Exemplos de tais templos piramidais incluem Brihadisvara Temple at Thanjavur, o Templo de Gangaikondacholapuram eo Airavatesvara Temple at Darasuram. No entanto, a maior pirâmide templo na área é Sri Rangam em Srirangam, Tamil Nadu. O templo foi construído por Thanjavur Raja Raja Chola no século 11. O Templo Brihadisvara foi declarado pela UNESCO como Património Mundial em 1987; o Templo de Gangaikondacholapuram eo Templo Airavatesvara em Darasuram foram adicionados como extensões para o site em 2004.

Indonésia

Borobudur, Java Central.

Perto de menhir, mesa de pedra, e estátua de pedra; Austronesian cultura megalítica na Indonésia também contou com terra e pedra estruturas piramidais etapa denominada Punden Berundak como descoberto em Pangguyangan, e Cisolok Gunung Padang, West Java. A construção de pirâmides de pedra é baseada nas crenças nativas que montanhas e lugares altos são a morada para o espírito da antepassados.

A pirâmide da etapa é o projeto básico do século 8 Monumento budista de Borobudur em Java Central. No entanto, os templos posteriores construídos em Java foram influenciados pela arquitetura Hindu indiana, tal como apresentado pelas torres imponentes de Templo de Prambanan. No século 15 Java durante a tarde Período de Majapahit viu o ressurgimento de elementos indígenas austronésios como exibido por Templo Sukuh que lembram um pouco pirâmide mesoamericana.

Peru

  • Caral
  • Túcume

Pirâmides modernas

Luxor Hotel em Las Vegas, Nevada
Pyramid Arena, em Memphis, Tennessee
Walter Pyramid em Long Beach, Califórnia
Palácio da Paz e Reconciliação em Astana, Cazaquistão
Transamerica Pyramid em San Francisco , Califórnia
  • O Pirâmide do Louvre em Paris , França , no tribunal do Museu do Louvre, é uma estrutura de 20,6 metros (cerca de 70 pés) de vidro que funciona como entrada para o museu. Ele foi projetado pelo arquiteto americano IM Pei e concluída em 1989.
  • O Luxor Hotel em Las Vegas, Estados Unidos, é uma verdadeira pirâmide de 30 andares com irradiação de luz a partir do topo.
  • A 32 andares Pyramid Arena, em Memphis, Tennessee (uma cidade em homenagem ao capital egípcia antiga cujo próprio nome foi derivado a partir do nome de um dos seus pirâmides). Construído em 1991, foi a de decidir em casa para o University of Memphis masculina de basquete programa, ea National Basketball Association 's Memphis Grizzlies até 2004.
  • O Walter Pyramid, casa do basquetebol e voleibol equipes da California State University, Long Beach, campus na Califórnia , Estados Unidos , é uma verdadeira pirâmide azul de 18 andares de altura.
  • A 48 andares Transamerica Pyramid em San Francisco, Califórnia, desenhado por William Pereira, um dos símbolos da cidade.
  • O 105-história Ryugyong Hotel em Pyongyang , Coréia do Norte.
  • Um ex-museu / monumento em Tirana, Albânia é comumente conhecida como a "Pirâmide de Tirana." Difere de pirâmides típicos em que tem uma forma radial em vez de quadrada ou rectangular, e os lados que tornam curto em comparação com o tamanho da sua base levemente inclinado.
  • O Rádio Eslovaca Construção em Bratislava , Eslováquia . Este edifício tem a forma de uma pirâmide invertida.
  • O Pirâmide Summum, uma pirâmide de 3 andares em Salt Lake City , Utah, usado para instrução na Filosofia Summum e realização de ritos associados com Modern mumificação.
  • O Palácio da Paz e Reconciliação em Astana, Cazaquistão .
  • As Pirâmides de Osho Commune em Pune, Índia (para fins de meditação).
  • As três pirâmides de Moody Gardens em Galveston, Texas.
  • O Co-Op Banco pirâmide ou Pirâmide em Stockport Stockport, Inglaterra é uma grande forma de pirâmide Bloco de escritório em Stockport, na Inglaterra. (A parte torno do vale do superior Mersey por vezes tem sido chamado de "Reis Valley" após a Vale dos Reis, no Egito .)
  • O Ames Monumento no sudeste Wyoming honrando os irmãos que financiaram a União Pacific Railroad.
  • O Ballandean Pirâmide, em Ballandean na rural Queensland é uma 15 metros pirâmide loucura feita a partir de blocos de granito local.
  • O Karlsruhe pirâmide é uma pirâmide feita de arenito vermelho, localizado no centro da praça do mercado Karlsruhe, Alemanha. Foi erguido nos anos 1823-1825 sobre a abóbada do fundador da cidade, Margrave Charles III William (1679-1738).
  • O GOJA Music Hall, em Praga .
  • O Estufas Muttart Conservatory em Edmonton , Alberta.
  • Pequenas pirâmides semelhantes aos do Louvre podem ser encontrados fora do lobby do edifício Citicorp em Long Island City, Queens NY.
  • As pirâmides do Complexo City Stars em Cairo , Egito .
  • A construção de pirâmides pertencentes ao grupo Digital (TDG), em Hinjwadi, Pune, Índia .
  • O Steelcase Centro de Desenvolvimento Empresarial perto Grand Rapids, Michigan.
  • Sunway Pyramid de shopping centers do Selangor, Malásia .
  • Museu Hanoi com um projeto global de uma pirâmide invertida.
  • O Pyramide des Ha! Ha! pelo artista Jean-Jules Soucy fr: Jean-Jules Soucy em La Baie, Quebec é feita de 3 000 ceder sinais.
  • O Complexo cultura entretenimento "Pyramid" e Monumento de Kazan cerco (Igreja de Imagem de Edessa) em Kazan, Rússia.
  • O "Phorum" de Expocentre complexo business-exposição em Moscovo , Rússia .
  • Poucos pirâmides do Marco-cidade complexo comercial-entretenimento Vitebsk, Belarus .
  • O Pirâmide vez em Wemding, Alemanha , uma pirâmide começou em 1993 e com conclusão prevista para o ano 3183.
  • Triangle, um projecto de arranha-céus em Paris .
  • O Shimizu Mega-Cidade Pirâmide, um projecto de proposta para a construção de uma pirâmide enorme sobre a Baía de Tóquio, no Japão.
  • O túmulo de Quintino Sella, fora do cemitério monumental de Oropa.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pyramid&oldid=545439209 "