
Gestão de resÃduos
Você sabia ...
Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currÃculo graças a voluntários Crianças SOS. Você quer saber sobre o patrocÃnio? Veja www.sponsorachild.org.uk


A gestão dos resÃduos é a recolha, transporte , processamento, reciclagem ou eliminação de materiais residuais. O termo geralmente se refere a materiais produzidos pela atividade humana, e geralmente é realizada para reduzir seus efeitos sobre a saúde , a ambiente ou estética . A gestão dos resÃduos é também realizada para recuperar recursos a partir dele. Gestão de resÃduos pode envolver sólido , lÃquido , gasoso ou substâncias radioactivas, com diferentes métodos e áreas de especialização para cada um.
Práticas de gestão de resÃduos diferentes para e desenvolvida as nações em desenvolvimento, para urbana e zonas rurais, e para residenciais e industriais produtores,. Gestão dos não- lixo residencial e institucional perigosos nas áreas metropolitanas é geralmente a responsabilidade de autoridades governamentais locais, enquanto a gestão de resÃduos comerciais e industriais não perigosos é normalmente da responsabilidade do gerador.
Métodos de gestão de resÃduos
Métodos de gestão de resÃduos variam muito entre as áreas, por muitas razões, incluindo o tipo de resÃduos, uso da terra nas proximidades, ea área disponÃvel.
Métodos de eliminação
Aterro


Eliminação de resÃduos em aterros envolve enterrar os resÃduos de dispor dele, e esta continua a ser uma prática comum na maioria dos paÃses. Os aterros foram muitas vezes estabelecida em desuso pedreiras, mineração vazios ou emprestar pits. Um aterro adequadamente desenhados e bem gerenciado pode ser um método relativamente barato de higiene e de eliminação de resÃduos. Mais velhos, aterros mal desenhados ou mal geridas podem criar uma série de impactos ambientais adversos, tais como wind-blown maca , atração de vermes, e geração de lÃquidos chorume. Outro subproduto comum dos aterros é o gás (principalmente composta por metano e dióxido de carbono ), a qual é produzida como quebras de resÃduos orgânicos para baixo por via anaeróbia. Este gás pode criar problemas de odor, matar a vegetação da superfÃcie, e é um gás de efeito estufa .


CaracterÃsticas de concepção de um aterro sanitário moderno incluem métodos para conter os lixiviados, como barro ou plástico material de revestimento. ResÃduos depositados normalmente é compactado para aumentar a sua densidade e a estabilidade, e coberta para evitar a captação animais nocivos (tais como ratinhos ou ratos ). Muitos aterros também têm sistemas de extração de gás de aterro sanitário instalado para extrair o gás de aterro. O gás é bombeado para fora do aterro utilizando tubos perfurados e queimado fora ou queimados em um motor a gás para gerar eletricidade .
Incineração


A incineração é um método de disposição que envolve combustão de resÃduos. Sistemas de incineração e outra de tratamento de resÃduos de alta temperatura são por vezes descritos como " tratamento térmico ". incineradores converter resÃduos em calor , gás , de vapor, e cinzas.
A incineração é efectuada tanto em pequena escala por indivÃduos, e em grande escala pela indústria. É utilizado para o descarte de sólidos, lÃquidos e gasosos. É reconhecido como um método prático de eliminação de certos materiais de resÃduos perigosos (tais como biológica resÃduos médicos). A incineração é um método controverso da eliminação de resÃduos, devido a questões como a emissão de gases poluentes .
A incineração é comum em paÃses como o Japão , onde a terra é mais escassa, uma vez que estas instalações em geral, não exigem tanto a área como aterros sanitários. Waste-to-energia (WTE) ou energia-de-waste (EfW) são termos gerais para instalações que queimam resÃduos em um forno ou caldeira para gerar calor, vapor e / ou eletricidade. Combustão em um incinerador nem sempre é perfeito e tem havido preocupações sobre micro-poluentes em emissões gasosas de chaminés dos incineradores. Particular preocupação centrou-se em alguns produtos orgânicos muito persistentes, tais como As dioxinas que podem ser criados dentro do incinerador e que pode ter graves consequências ambientais na área imediatamente em torno do incinerador.
Métodos de reciclagem
O processo de extração de recursos ou valor a partir de resÃduos é geralmente referida como a reciclagem, ou seja, recuperar ou reutilizar o material. Há um número de métodos diferentes, através da qual os resÃduos são reciclados: as matérias-primas pode ser extraÃdo e reprocessado, ou o conteúdo calorÃfico dos resÃduos pode ser convertida em electricidade. Novos métodos de reciclagem estão sendo desenvolvidos continuamente, e são descritas resumidamente a seguir.
Reprocessamento FÃsica


O significado popular de «reciclagem», na maioria dos paÃses desenvolvidos se refere à recuperação generalizada e reutilização de materiais residuais do quotidiano, tais como recipientes de bebidas vazias. Estes são recolhidos e classificados em tipos comuns de modo que as matérias-primas a partir do qual os itens são feitos pode ser reprocessado em novos produtos. Material para reciclagem podem ser recolhidos separadamente dos resÃduos em geral usando caixas dedicados e veÃculos de recolha, ou classificadas diretamente de fluxos de resÃduos mistos.
Os produtos de consumo mais comuns incluem reciclados de alumÃnio latas de bebidas, aço alimentos e latas de aerossol, E HDPE Garrafas PET, vidro garrafas e frascos, embalagens de cartão, jornais , revistas e papelão. Outros tipos de plástico ( PVC, LDPE, PP e PS : ver resina código de identificação) também são recicláveis, embora estes não sejam tão vulgarmente recolhido. Estes artigos são geralmente compostas por um único tipo de material, o que os torna relativamente fácil de reciclar em novos produtos. A reciclagem de produtos complexos (como computadores e equipamentos eletrônicos) é mais difÃcil, devido à desmontagem e separação adicional necessário.
Reprocessamento biológico


Os resÃduos que são de natureza orgânica, como material vegetal, restos de comida e produtos de papel, pode ser reciclado utilizando processos de compostagem e digestão biológicos para decompor a matéria orgânica. O material orgânico resultante é, em seguida, reciclado como mulch ou compostagem para fins agrÃcolas ou de paisagismo. Além disso, os gases residuais do processo (tais como metano) pode ser capturado e utilizado para gerar electricidade. A intenção de processamento biológico na gestão de resÃduos é controlar e acelerar o processo natural de decomposição de matéria orgânica.
Há uma grande variedade de compostagem e digestão métodos e tecnologias que variam em complexidade de pilhas de compostagem casa simples, a escala industrial digestão fechado vasos de resÃduos domésticos mistos (ver Tratamento biológico mecânico). Métodos de decomposição biológica são diferenciadas como sendo aeróbio ou métodos anaeróbias, embora hÃbridos dos dois métodos também existem.
Um exemplo de gestão de resÃduos através da compostagem é a Programa Bin Verde em Toronto , Canadá, onde os resÃduos orgânicos domésticos (como restos de cozinha e mudas de plantas) são recolhidas em um recipiente dedicado e depois compostados.
A recuperação de energia


O teor energético dos resÃduos pode ser aproveitada diretamente, utilizando-os como combustÃvel combustão direta, ou indiretamente, por processá-las em outro tipo de combustÃvel. Reciclagem através de intervalos de tratamento térmico a partir da utilização de resÃduos como fonte de combustÃvel para cozinhar ou aquecimento, para alimentar para caldeiras para geração de vapor e energia elétrica em um turbina. A pirólise e gaseificação são duas formas relacionadas de tratamento térmico onde os resÃduos são aquecidos a temperaturas elevadas, com limitada oxigénio disponibilidade. O processo tipicamente ocorre em um recipiente fechado, sob alta pressão. A pirólise dos resÃduos sólidos converte o material em produtos sólidos, lÃquidos e gases. O lÃquido e gás pode ser queimado para produzir energia ou refinado em outros produtos. O resÃduo sólido (carvão) pode ser adicionalmente refinado em produtos tais como carvão activado. Gaseificação e avançado O arco de plasma de gaseificação são utilizados para converter materiais orgânicos directamente em um gás sintético ( syngas) composto de monóxido de carbono e hidrogénio . O gás é então queimado para produzir eletricidade e vapor.
Métodos de prevenção e redução
Um importante método de gestão de resÃduos é a prevenção de resÃduos de material que está sendo criado, também conhecida como redução de resÃduos. Métodos de prevenção incluem a reutilização de produtos em segunda mão, reparar itens quebrados em vez de comprar novo, concepção de produtos para ser recarregáveis ou reutilizáveis (como o algodão, em vez de sacos plásticos), incentivando os consumidores a evitar o uso de produtos descartáveis (como descartável talheres), e concepção de produtos que usam menos material para atingir o mesmo objectivo (por exemplo, lightweighting de latas de bebidas).
Manuseio e transporte de resÃduos


Métodos de recolha de resÃduos variam amplamente entre os diferentes paÃses e regiões. Serviços de recolha de resÃduos domésticos são muitas vezes fornecidos por autoridades do governo local, ou pela indústria privada. Algumas áreas, especialmente aqueles em paÃses menos desenvolvidos, não têm um sistema formal de recolha de resÃduos. Exemplos de sistemas de manuseio de resÃduos incluem:
- Na Austrália , a maioria dos agregados domésticos urbanos têm um escaninho de 240 litros (63,4 US galão) que é esvaziado semanal do meio-fio usando colaterais ou traseira de carregamento de caminhões compactadores.
- Na Europa e em alguns outros lugares ao redor do mundo, algumas comunidades usam um sistema de coleta proprietária conhecida como Envac, que transmite recusar através das condutas subterrâneas utilizando um sistema de vácuo.
- Em Centros urbanos canadenses recolha berma é o método mais comum de eliminação, em que a cidade recolhe resÃduos e / ou recicláveis e / ou orgânicos numa base programada. Nas áreas rurais, as pessoas muitas vezes eliminar seus resÃduos por transportando-o para uma estação de transferência. ResÃduos recolhidos é então transportado para um aterro sanitário regional.
- Em Taipei o governo da cidade cobra de seus lares e indústrias para o volume de lixo que produzem. Os resÃduos só serão recolhidos pelo municÃpio, se os resÃduos são desposed no governo emitiu lixo bolsas. Esta polÃtica conseguiu reduzir a quantidade de resÃduos da cidade produz e aumentou a taxa de reciclagem.
Conceitos de gestão de resÃduos
Há um número de conceitos sobre gestão de resÃduos, que variam em seu uso entre os paÃses ou regiões. Alguns dos conceitos mais gerais, amplamente utilizados incluem:


- Hierarquia dos resÃduos - a hierarquia dos resÃduos se refere aos "três Rs" reduzir, reutilizar e reciclar , o que classificar as estratégias de gestão de resÃduos de acordo com sua conveniência em termos de minimização de resÃduos. A hierarquia dos resÃduos continua a ser a pedra angular da maioria das estratégias de minimização de resÃduos. O objectivo da hierarquia dos resÃduos é o de extrair o máximo de benefÃcios práticos de produtos e para gerar a quantidade mÃnima de resÃduos.
- Responsabilidade alargada do produtor - Responsabilidade Alargada do Produtor (EPR) é uma estratégia destinada a promover a integração de todos os custos associados com produtos ao longo do seu ciclo de vida (incluindo custos de eliminação em fim de vida) para o preço de mercado do produto. Extensão da responsabilidade do produtor pretende impor responsabilidade sobre todo o ciclo de vida de produtos e embalagens introduzidas no mercado. Isto significa que as empresas que são necessários produtos de fabricação, importação e / ou vender a ser responsável pelos produtos após sua vida útil, bem como durante o fabrico.
- Poluidor-pagador - princÃpio do poluidor pagador é um princÃpio onde o partido poluentes paga o impacto causado ao meio ambiente. No que diz respeito à gestão de resÃduos, este geralmente se refere à exigência de um gerador de resÃduos para pagar a sua eliminação adequada dos resÃduos.