Conteúdo verificado

Febre

Disciplinas relacionadas: Saúde e medicina

Informações de fundo

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Febre
38.7.JPG termômetro clínico

Um análogo O termômetro médico que mostra a temperatura de 38,7 ° C
CID- 10 R 50
CID- 9 780,6
DiseasesDB 18924
Medcenter med / 785
MeSH D005334

Febre (também conhecido como pirexia, a partir dos pyretos gregas significando o fogo, ou uma resposta febril, da Latina palavra febris, febre ou seja, e arcaica conhecida como febre) é uma freqüente sinal médico que descreve um aumento interno temperatura corporal para níveis acima do normal. Febre é mais exacta caracterizado como uma elevação temporária no ponto de ajuste termorregulador do corpo, geralmente em cerca de 1-2 ° C.

Febre difere hipertermia. A hipertermia é um aumento na temperatura do corpo ao longo do ponto de ajuste termorregulador do corpo, devido à produção de calor excessivo ou insuficiente termorregulação, ou ambos. Carl Wunderlich descoberto que a febre não é uma doença mas um sintoma da doença.

A elevação na termorregulação set-point significa que a "temperatura corporal normal" anterior é considerada hipotérmicas, e mecanismos efectores chutar. A pessoa que está a desenvolver a febre tem uma sensação de frio, e um aumento freqüência cardíaca, tônus muscular e tremendo tentativa de neutralizar a percepção hipotermia, alcançando assim a termorregulação novo set-point. A febre é um dos mecanismos do corpo para tentar neutralizar a ameaça no interior do corpo, seja ele bacteriana ou viral.

A medição e variação normal

Normalmente, a febre é quando a temperatura do corpo é igual ou superior a 38 ° C (100,4 ° F).

Quando um paciente tem ou é suspeita de ter uma febre, a temperatura do corpo da pessoa que é medida usando um termómetro.

À primeira vista, a febre está presente se:

  • Temperatura no ânus (recto / rectal) ou na orelha (ótica) é igual ou mais de 38,0 ° C (100,4 ° F)
  • Temperatura na boca (por via oral) é igual ou mais de 37,5 ° C (99,5 ° F)
  • Temperatura sob o braço (axilar) é igual ou mais de 37,2 ° C (99,0 ° F)

A medição comum oral de temperatura normal do corpo humano é de 36,8 ± 0,7 ° C (98,2 ± 1,3 ° F). Isto significa que qualquer temperatura oral entre 36,1 e 37,5 ° C (96,9 e 99,5 ° F) é susceptível de ser normal.

No entanto, existem muitas variações em temperatura normal do corpo, e este tem de ser considerado quando se mede por febre. Os valores indicados são para uma outra maneira saudável, adulto não-jejum, vestidos confortavelmente, dentro de casa, em uma sala que é mantido a uma temperatura ambiente normal (22,7-24,4 ° C ou 73-76 ° F), durante a manhã, mas não pouco depois resultante de sono. Além disso, para temperaturas orais, o assunto não deve ter comido, bebido, fumado ou nada em, pelo menos, o anterior quinze a vinte minutos.

A temperatura do corpo oscila normalmente ao longo do dia, com os níveis mais baixos em torno de 4:00 eo mais alto em torno de 18:00 (supondo que o objeto seguir o padrão predominante, ou seja, dormir à noite e ficar acordado durante o dia). Portanto, a temperatura oral de 37,2 ° C (99,0 ° F), seria estritamente uma febre de manhã, mas não na parte da tarde. Uma temperatura corporal oral, leitura de até 37,5 ° C (99,5 ° F) no início da tarde / tarde ou cedo / tarde da noite também não seria uma febre. Temperatura normal do corpo podem diferir tanto quanto 1,0 ° F entre indivíduos ou de dia para dia. Nas mulheres, a temperatura difere em diferentes pontos no ciclo menstrual , e isto pode ser usado para planeamento familiar (embora a temperatura é apenas uma das variáveis). A temperatura é aumentada depois de comer, e factores psicológicos também influenciar a temperatura do corpo.

Existem diferentes locais onde a temperatura pode ser medido, e estes diferem na variabilidade da temperatura. Membrana do tímpano termômetros medir a energia de calor radiante a partir da membrana timpânica (infravermelho). Estes podem ser muito conveniente, mas também pode mostrar uma maior variabilidade.

As crianças desenvolvem temperaturas mais elevadas, com atividades como jogar, mas isso não é febre porque seu set-point é normal. Os doentes idosos podem ter uma diminuição da capacidade de gerar calor corporal durante uma febre, por isso mesmo uma febre baixa podem ter sérias causas subjacentes geriatria.

Mecanismo

A temperatura é regulada no hipotálamo, em resposta a prostaglandina E2 ( PGE2). Libertação de PGE2, por sua vez, vem de um gatilho, uma pirogénios. O hipotálamo gera uma resposta de volta ao resto do corpo, tornando-se aumentar o ponto de ajuste da temperatura.

Hipertermia: Caracterizado pela esquerda. A temperatura corporal normal (thermoregulatory set-point) é mostrado em verde, enquanto a temperatura hyperthermic é mostrado em vermelho. Como pode ser visto, a hipertermia pode ser conceituada como um aumento acima da termorregulação set-point.
Hipotermia: Caracterizado no centro: a temperatura corporal normal é mostrado em verde, enquanto a temperatura hipotérmica é mostrado em azul. Como pode ser visto, a hipotermia pode ser conceituada como uma diminuição abaixo do set-point de termorregulação.
Febre: Caracterizado pela direita: A temperatura corporal normal é mostrado em verde. Lê o "New Normal" porque a termorregulação set-point aumentou. Isso fez com que o que foi a temperatura normal do corpo (em azul) para ser considerado hipotérmica.

Pyrogens

Um pirogénios é uma substância que induz febre. Estes podem ser tanto interno ( endógena) ou externo ( exógeno). A substância bacteriana lipopolissacárido (LPS) é um exemplo de um pirogénios exógenos. Porque a exposição a pirógenos exógenos pode causar uma reação perigosa, a FDA estabeleceu limites para a quantidade de endotoxina admissível em drogas. Despirogenação pode ser alcançado através filtração, destilação , cromatograf ia , ou inactivação.

Endógeno

O citoquinas (tais como interleucina 1) são uma parte do sistema imune inato, produzido pela células fagocíticas, e fazer com que o aumento no ponto de ajuste termorregulador do hipotálamo. Outros exemplos de pirogénios endógenos são interleucina 6 (IL-6), e factor de necrose tumoral-alfa.

Esses fatores de citocinas são liberadas na circulação geral onde eles migram para o circumventricular órgãos do cérebro , onde a barreira sangue-cérebro é reduzida. Os factores ligam-se com citoquinas receptores endoteliais nas paredes dos vasos, ou interagir com locais células microgliais. Quando esses fatores de citocinas ligam, eles ativam o via do ácido araquidônico.

Exógena

Um modelo para o mecanismo da febre causada por pirogénios exógenos inclui LPS, o qual é um componente da parede celular de bactérias gram-negativas. Uma proteína imunológica chamada proteína (LBP) de ligação ao lipopolissacárido liga-se a LPS. O complexo LPS-LBP, em seguida, liga-se o Receptor de CD14 nas proximidades de um macrófago. Esta ligação resulta na síntese e liberação de vários endógeno factores de citoquinas, tais como interleucina 1 (IL-1), interleucina 6 factor alfa (IL-6), e a de necrose tumoral. Em outras palavras, os factores exógenos causar a libertação de factores endógenos, os quais, por sua vez, activam a via do ácido araquidónico.

Liberação PGE2

Libertação de PGE2 vem do via do ácido araquidônico. Este percurso (no que se refere a febre), é mediada pela enzimas fosfolipase A2 (PLA2), ciclo-oxigenase-2 (COX-2), e prostaglandina E2 sintase. Estas enzimas, em última análise mediar a síntese e liberação de PGE2.

A PGE2 é o mediador final da resposta febril. A temperatura nominal do corpo permanecerá elevada até PGE2 não está mais presente. PGE2 age sobre os neurônios no área pré-óptica (POA) através do receptor de prostaglandina E 3 (EP3). Neurônios que expressam EP3 no POA inervam o hipotálamo dorsomedial (DMH), o rostral rafe pálido no núcleo bulbo (rRPa) eo núcleo paraventricular do hipotálamo (PVN). Febre sinais enviados para o chumbo e DMH rRPa à estimulação do sistema de saída simpático, que não evoca tremores termogénese para produzir o calor do corpo e a vasoconstrição da pele para diminuir a perda de calor da superfície do corpo. Presume-se que a inervação do POA para PVN medeia os efeitos neuroendócrinos da febre através da via envolvendo glândula pituitária e várias órgãos endócrinos.

Resposta hipotálamo

O cérebro, em última instância orquestra mecanismos efectores de calor através do sistema nervoso autónomo. Estes podem ser:

  • O aumento da produção de calor por aumento tônus muscular, tremendo e hormônios como a adrenalina.
  • A prevenção da perda de calor, tal como vasoconstrição.

O sistema nervoso autônomo pode também ativar tecido adiposo marrom para produzir calor (associada ao não exercício termogênese, também conhecidos como não-tremores termogênese), mas isso parece importante principalmente para os bebês. Aumento da freqüência cardíaca e vasoconstrição contribuir para o aumento da pressão arterial em febre.

Tipos

De acordo com uma regra comum, a febre é geralmente classificado por conveniência, como:

Classificação febre
Grau ° C ° F
nota baixa 38-39 100,4-102,2
moderado 39-40 102,2-104,0
nota alta 40-42 104,0-107,6
hiperpirexia > 42 > 107,6

O último é um emergência médica porque se aproxima o limite superior compatível com a vida humana.

A maior parte do tempo, tipos de febre não pode ser utilizado para encontrar a causa subjacente. No entanto, existem padrões de febre específicos que podem, ocasionalmente, a dica diagnóstico:

  • Febre Pel-Ebstein: Um tipo específico de febre associada a Linfoma de Hodgkin, sendo elevada para uma semana e baixa para a semana seguinte e assim por diante. No entanto, há algum debate sobre se este padrão realmente existe.
  • Febre contínua: Temperatura permanece acima do normal ao longo do dia e não flutua mais de 1 ° C em 24 horas, por exemplo, pneumonia lobar, febre tifóide , infecção do trato urinário, brucelose, ou tifo. A febre tifóide pode mostrar um padrão específico de febre, com um aumento gradual lento e um alto planalto.
  • Febre intermitente: elevada temperatura está presente apenas para algumas horas do dia e torna-se normal durante horas restantes, por exemplo, malária , kala-azar, piemia, ou septicemia. Em malária, pode haver uma febre com uma periodicidade de 24 horas (quotidianas), 48 horas (febre tertian), ou 72 horas (febre quartã, indicando Plasmodium malariae). Esses padrões podem ser menos claro em viajantes.
  • Remitente febre: Temperatura permanece acima do normal ao longo do dia e flutua mais de 1 ° C em 24 horas, por exemplo, endocardite infecciosa.

A neutropenia febril, também chamado neutropenia febril, é uma febre na ausência da função do sistema imunitário normal. Por causa da falta de combate a infecção neutrófilos, uma infecção bacteriana pode se espalhar rapidamente e esta febre é, portanto, normalmente considerado uma emergência médica. Este tipo de febre é mais comumente visto em pessoas que recebem desupressão quimioterapia do que em pessoas aparentemente saudáveis.

Febrícula é uma febre ligeira de curta duração, de origem indeterminada, e sem qualquer patologia distinta.

Causas

A febre é um comum sintoma de muitas condições médicas:

  • Doenças infecciosas , por exemplo, a gripe , resfriado comum , HIV , malária , mononucleose infecciosa, ou gastroenterite
  • Vários pele inflamações, por exemplo, furúnculos, espinhas, acne , ou abscesso
  • Doenças imunológicas, por exemplo, lúpus eritematoso, sarcoidose, doenças inflamatórias do intestino
  • A destruição dos tecidos, o que pode ocorrer em hemólise, cirurgia , infarto, síndrome do esmagamento, rabdomiólise, hemorragia cerebral, etc.
  • A febre medicamentosa
    • diretamente relacionados com o medicamento, por exemplo, lamictal, progesterona, ou quimioterápicos causando tumor necrose
    • como uma reação adversa a medicamentos, por exemplo, antibióticos ou sulfas.
    • após a descontinuação da droga, por exemplo, ou heroína retirada fentanil
  • Cancros , mais comumente cancro renal e e leucemia linfomas
  • Distúrbios metabólicos, por exemplo, gota ou porfiria
  • Processos tromboembólicos, por exemplo, embolia pulmonar ou trombose venosa profunda

Febre persistente, que não pode ser explicado após investigações clínicas de rotina repetidas, é chamada febre de origem desconhecida.

Utilidade da febre

Há argumentos a favor e contra a utilidade de febre, ea questão é controversa. Há estudos que utilizam de sangue quente vertebrados e seres humanos in vivo, com alguns sugerindo que eles se recuperar mais rapidamente a partir de infecções ou doença grave devido a febre.

Teoricamente, a febre pode ajudar na defesa do hospedeiro. Há certamente algumas reações imunológicas importantes que são acelerados pela temperatura, e alguns patógenos com preferências estritas de temperatura poderia ser prejudicado. A conclusão geral parece ser que tanto a tratamento agressivo de febre e muito pouco controlo febre pode ser prejudicial. Isso depende da situação clínica, por isso é necessária uma avaliação cuidadosa.

Febres pode ser útil, em certa medida, uma vez que permitem que o corpo atinja altas temperaturas, causando um ambiente insuportável para alguns agentes patogénicos. Os glóbulos brancos também proliferam rapidamente devido ao ambiente adequado e também pode ajudar a combater os agentes patogénicos prejudiciais e micróbios que invadiram o corpo.

A investigação demonstrou que a febre tem várias funções importantes no processo de cicatrização:

  • aumento da mobilidade dos leucócitos
  • leucócitos aprimorados fagocitose
  • efeitos de endotoxina diminuiu
  • aumento A proliferação de células T
  • aumento da actividade de interferon

Tratamento

Febre não deve necessariamente ser tratada. A febre é um sinal importante de que há algo errado no corpo, e ele pode ser usado para governar o tratamento médico e avaliar a sua eficácia. Além disso, nem todas as febres são de origem infecciosa.

Mesmo quando o tratamento não é indicado, no entanto, os pacientes febris geralmente são aconselhados a manter-se adequadamente hidratado, como o desidratação produzida por uma febre ligeira pode ser mais perigoso do que a própria febre. A água é geralmente utilizado para este fim, mas há sempre um pequeno risco de hiponatremia se o paciente bebe muita água. Por esta razão, alguns doentes beber bebidas esportivas ou produtos projetados especificamente para este fim-de substituir eletrólito.

A maioria das pessoas tomar medicação contra a febre porque os sintomas causam desconforto. Febre aumenta freqüência cardíaca e metabolismo, portanto, potencialmente colocando uma pressão adicional sobre os pacientes idosos, pacientes com doenças cardíacas, etc. Isso pode até mesmo causar delirium. Portanto, os benefícios potenciais devem ser ponderados contra os riscos nesses pacientes. Em qualquer caso, a febre deve ser mantida sob controle em casos quando a febre agrava a hiperpirexia e dano tecidual é iminente.

O tratamento da febre é normalmente realizado por abaixamento do ponto de ajuste, mas facilitando a perda de calor pode também ser eficaz. A primeira é realizada com antipiréticos, tais como ibuprofeno ou acetominofeno ( aspirina pode ser administrada a adultos, mas pode causar Síndrome de Reye em crianças). A remoção de calor é, geralmente, por um pano húmido ou almofadas, normalmente aplicado para a testa, mas também através do corpo em banho de água morna. Isto é particularmente importante para os bebês, onde as drogas devem ser evitados. No entanto, usando a água que é muito frio pode induzir vasoconstrição, e reduzir a perda de calor eficaz.

A perda de calor pode também ser conseguida por condução de calor, convecção, radiação, ou evaporação ( sudação, a transpiração), ou uma combinação destes.

Febre em animais domésticos

A febre é também uma característica importante para o diagnóstico de doença nos animais domésticos. A temperatura corporal dos animais, o que é sempre feita por via rectal, é diferente de uma espécie para outra. Por exemplo, um cavalo é dito ter uma febre a 38,5 ° C, enquanto que uma vaca é dito ter uma febre aos 39,6 ° C.

Em espécies que permitem que o corpo tem uma ampla gama de temperaturas "normais", como camelos , às vezes é difícil determinar uma fase febril.

Doenças chamadas "febre"

Como a febre é um sintoma proeminente de muitas doenças, no homem e os animais, que muitas vezes aparece na denominação comum de doenças.

em seres humanos

em animais

  • Febre da Costa Oriental (uma doença Africano de gado)
  • Febre catarral maligna (uma doença mundial de gado)
  • Febre do leite (uma doença metabólica de bovinos com hipotermia)
  • Febre do vale do Rift (uma doença Africano de ovelhas)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Fever&oldid=242139950 "