Conteúdo verificado

Tajiquistão

Assuntos Relacionados: Ásia ; países asiáticos

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas ao redor do mundo. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

República do Tajiquistão
Ҷумҳурии Тоҷикистон
Çumhuriyi Toçikiston
Bandeira Emblema
Anthem: Surudi Milli
Nosso amado país
Capital
e maior cidade
Dushanbe
38 ° 33'N 68 ° 48'E
Línguas oficiais Tajik (persa)
Línguas regionais reconhecidas Russo
Grupos étnicos (2000)
  • 79,9% Tajik
  • 15,3% Uzbeque
  • 1,1% Russo
  • 1,1% Quirguistão
  • 2,6% outros
Demonym Tajik
Governo Dominante de partido unitário
estado semi-presidencial
- Presidente Emomalii Rahmon
- O primeiro-ministro Oqil Oqilov
Legislatura Assembléia Suprema
- Casa de cima Assembléia nacional
- Lower casa Assembleia de Representantes
Independência da União Soviética
- Declarado 09 de setembro de 1991
- Concluído 25 de dezembro de 1991
Área
- Total 143,100 km 2 ( 102)
55.251 sq mi
- Água (%) 1,8
População
- 2011 estimativa 7.616.000 ( 98)
- Censo 2010 7564500
- Densidade 48,6 / km 2 ( 155)
125,8 mi / sq
PIB ( PPP) 2011 estimativa
- Total 16.221 milhões dólares
- Per capita 2066 $
PIB (nominal) 2011 estimativa
- Total 6523 milhões dólares
- Per capita $ 831
Gini (2004) 33.59
médio
HDI (2013) Aumentar 0,622
· meio 127
Moeda Somoni ( TJS )
Fuso horário TJT ( UTC + 5)
Unidades no direito
Chamando código 992
Código ISO 3166 TJ
TLD Internet .tj

Tajiquistão ( / t ɑː Eu k ɨ s t ɑː n /, / t ə Eu k ɨ s t æ n /, Ou / t æ Eu k Eu s t æ n /; Тоҷикистон [Tɔd͡ʒikɪstɔn]), oficialmente a República do Tajiquistão ( Tadjique: Ҷумҳурии Тоҷикистон, Çumhuriyi Toçikiston; russo : Республика Таджикистан, Respublika Tadzhikistan), é um montanhoso país da Ásia Central. Faz fronteira com o Afeganistão para o sul, o Uzbequistão a oeste, Quirguistão , ao norte, e China para o leste. Khyber Pakhtunkhwa e Gilgit Baltistan no Paquistão são separados do Tajiquistão pelo estreito Corredor Wakhan.

A maioria da população do Tajiquistão pertence ao De língua persa Grupo étnico Tajik, que partilham língua, cultura e história com o Afeganistão eo Irã . Uma vez que parte do Samânidas, Tadjiquistão se tornou uma república constitutiva da União Soviética no século 20, conhecido como o Tajik República Socialista Soviética (SSR tajique). Montanhas cobrir mais de 90% desta república da Ásia Central.

Após a independência, o Tajiquistão sofreu um devastador guerra civil que durou de 1992 a 1997. Desde o fim da guerra, a estabilidade política recém-criada e ajuda externa permitiram a economia do país a crescer. O comércio de commodities, como algodão , alumínio e urânio tem contribuído grandemente para esta melhoria constante.

Etimologia

Tajiquistão significa a "Terra dos tadjiques". A palavra foi usada por Tajik Turks medievais para se referir a povos de língua iraniana . A partir do século 11, o prazo previsto Povo iraniano Oriente, mas no século 15 veio a ser aplicada a Oradores persas. Na literatura persa medieval, tadjique aparece como sinônimo de "persa".

Como uma auto-designação, o termo tadjique ( Tadjique: Тоҷик), tornou-se aceitável apenas durante as últimas décadas do século 20, particularmente como resultado de Soviética administração na Ásia Central. O termo não denota um grupo étnico em sentido estrito, mas continua a ser uma designação geral de uma variedade de povos de língua persa na Ásia Central.

Tajiquistão foi frequentemente soletrado como o Tajiquistão ou Tadzhikistan em Inglês, transliterado do russo. (Em russo o fonema / dʒ / em Таджикистан é soletrado дж, isto é, DZH ou dj.) Tadzhikistan é a grafia alternativa mais comum e é amplamente utilizado em Inglês literatura derivados de fontes russas. "Tajiquistão" é a soletração em francês e, ocasionalmente, podem ser encontrados em textos de língua inglesa.

História

Pré-história

Tadjiques modernos consideram o Samânidas como o primeiro Estado tadjique. Este monumento em Honras Dushanbe Emir Ismail Samani.

O território do que é agora o Tajiquistão tem sido habitada continuamente desde 4000 aC. Foi sob o domínio de vários impérios ao longo da história, para o período mais longo sendo parte do Império Persa . Foi originalmente chamado Neb por um curto período de tempo, antes de ser dado o nome Tajiquistão.

Além disso, Sir George Grierson Abraham diz que o discurso de Badakshan foi um Ghalcha até cerca de três séculos atrás, quando foi suplantado por uma forma de Persa. Assim, o Kamboja antigo, provavelmente incluía a Badakshan, Pamir e territórios do norte, incluindo a região do Yaghnobi no Doab do Oxus e Jaxartes. No leste ele foi limitado aproximadamente por Yarkand e / ou Kashgar, no oeste pelo Bahlika ( Uttaramadra), no noroeste por Sogdiana, no norte por Uttarakuru, no sudeste por Darada, e no sul por Gandhara.

Numerosos indologistas localizar Kamboja original no Pamir e Badakshan e do Parama Kamboja mais ao norte, nos territórios Trans-Pamirian compreendendo Zeravshan vale, ao norte até partes do Sogdhiana ou Fargana - no Sakadvipa ou Scythia dos escritores clássicos.

Assim, no pré- budistas vezes (setimo-sexta século aC), as partes modernas Tajiquistão incluindo territórios, tanto quanto vale Zeravshan em Sogdiana formada partes da antiga Kamboja e os reinos Parama Kamboja quando o país era governado pelo Kambojas até que se tornou parte do persa Aquemênida Império. Depois que o império persa foi derrotado por Alexandre, o Grande , a região tornou-se a parte norte da helenístico Greco-bactriano Unido.

Dushanbe prédio do governo

A partir do último trimestre de quarto século AEC até o primeiro trimestre do segundo século aC, era parte do Bactriano Império, do qual ele foi repassado para Cita Tukharas e, portanto, tornou-se parte Tukharistan. O contato com o chinês Dinastia Han foi feita no segundo século aC, quando os enviados foram enviados para a área de Bactria para explorar as regiões oeste da China.

Os árabes trouxeram o Islã no século 7 dC. O Samânidas suplantado os árabes e ampliado as cidades de Samarkand e Bukhara, que se tornaram os centros culturais de tadjiques (ambos dos quais estão agora no Uzbequistão ). O Mongóis, mais tarde, assume o controle parcial da Ásia Central, e mais tarde a terra que hoje compreende o Tajiquistão tornou-se uma parte da Emirado de Bukhara. Uma pequena comunidade de judeus , deslocado do Oriente Médio depois do cativeiro babilônico, migrou para a região e lá se estabeleceram após 600 aC, embora a maioria da população judaica recente não migraram para Tajiquistão até o século 20.

Tajiquistão russo

No século 19, o Império Russo começou a se espalhar em Ásia Central durante o Bom Jogo. Entre 1864 e 1885 ele gradualmente assumiu o controle de todo o território da Turquestão russo de fronteira de hoje com o Cazaquistão , no norte do Mar Cáspio no oeste e na fronteira com o Afeganistão , no sul. Tajiquistão acabou por ser esculpido fora deste território, que historicamente teve um grande População tajique.

Após a derrubada do Império Russo em 1917, guerrilheiros em toda a Ásia Central, conhecido como basmachi, travou uma guerra contra Exércitos bolcheviques em uma tentativa vã de manter a independência. Os bolcheviques prevaleceu depois de uma guerra de quatro anos, em que mesquitas e aldeias foram incendiadas ea população fortemente reprimida. Autoridades soviéticas começaram uma campanha de secularização, praticando Muçulmanos, judeus , e Os cristãos eram perseguidos, e mesquitas , igrejas, e sinagogas foram fechados.

Tajiquistão Soviética

O Palácio de Unity (Vahdat Palace)

Em 1924, o Tajik República socialista soviética autônoma foi criado como parte do Usbequistão , mas, em 1929, a República Socialista Soviética do Tajiquistão (SSR tajique) foi feita uma república constituinte separado (ver também Shirinsho Shotemur). As cidades tajiques étnicos predominantemente de Samarkand e Bukhara permaneceu no Uzbeque SSR. Entre 1926 e 1959 a proporção de Russos entre a população do Tajiquistão cresceu de menos de 1% a 13%. Alguns 120.000 habitantes do Tajiquistão morreram durante a Segunda Guerra Mundial .

Em termos de condições de vida, educação e indústria Tajiquistão foi atrás do outro Repúblicas soviéticas. Na década de 1980, teve a menor taxa de poupança das famílias na URSS, o menor percentual de domicílios entre os dois primeiros grupos de renda per capita, ea menor taxa de licenciados por 1000 pessoas.

Ao final de 1980 os nacionalistas tajiques estavam pedindo mais direitos. Perturbações reais não ocorreu dentro da república até 1990. No ano seguinte, a União Soviética entrou em colapso, eo Tajiquistão declarou sua independência.

A primeira nação a estabelecer uma embaixada em Dushanbe foi o Irã , que foi também um dos primeiros países a reconhecer imediatamente o Tajiquistão como um estado independente em 1991.

Independência

Uma mulher Tajik segurando seu filho em 2007.

A nação caiu quase imediatamente em uma guerra civil que envolveu várias facções que lutam entre si; estas facções foram muitas vezes distinguido por lealdades de clãs. A população não-muçulmana, particularmente russos e judeus, fugiram do país durante este tempo por causa da perseguição, o aumento da pobreza e melhores oportunidades econômicas no Ocidente ou em outras ex-repúblicas soviéticas.

Emomalii Rahmon chegou ao poder em 1994, derrotando o ex-primeiro-ministro Abdumalik Abdullajanov em uma eleição presidencial de novembro, com 58% dos votos. As eleições tiveram lugar logo após o fim da guerra, eo Tajiquistão estava em um estado de completa devastação. Os mortos estimado um número superior a 100.000. Cerca de 1,2 milhões de pessoas foram refugiados dentro e fora do país. Em 1997, uma cessar-fogo foi alcançado entre Rahmon e partidos de oposição ( United Tajik Oposição).

Eleições pacíficas foram realizadas em 1999, embora eles foram criticados pelos partidos da oposição e observadores estrangeiros. Rahmon foi reeleito com 98% dos votos. Eleições foram realizadas novamente em 2006, com Rahmon ganhar um terceiro mandato com 79% dos votos em um campo de cinco candidatos. Vários partidos de oposição boicotaram a eleição ea Organização para a Segurança e Cooperação na Europa era crítico dele, embora os observadores da Comunidade de Estados Independentes afirmou que as eleições sejam legal e transparente.

O governo de Rahmon veio sob críticas da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em outubro de 2010 por sua censura e repressão dos meios de comunicação. A OSCE afirmou que o Governo do Tajiquistão censurado Tajik e sites estrangeiros e instituiu inspeções fiscais em casas de impressão independentes que conduzam à cessação das actividades de impressão para um número de jornais independentes.

Russo tropas de fronteira estavam estacionados ao longo da fronteira tadjique-afegão até ao Verão de 2005. Desde o 11 de setembro de 2001 ataques , franceses tropas foram estacionados no Aeroporto Dushanbe em apoio das operações aéreas da NATO 's Força de Assistência de Segurança Internacional no Afeganistão . Exército de Estados Unidos e Pessoal Marine Corps visitar periodicamente Tajiquistão para realizar missões de formação conjunta de até várias semanas de duração. O Governo da Índia reconstruiu o Ayni Air Base, um aeroporto militar localizado a 15 km ao sudoeste de Dushanbe, a um custo de US $ 70 milhões, completando os reparos em setembro de 2010. Agora é a principal base da força aérea Tajiquistão. Houve conversações com a Rússia sobre a utilização das instalações Ayni, ea Rússia continua a manter uma grande base, nos arredores de Dushanbe e operar pelo menos um hospital militar na cidade capital.

Em 2010, havia preocupações entre as autoridades tajiques que o militarismo islâmico no leste do país estava em ascensão após a fuga de 25 militantes de uma prisão Tajik em agosto, uma emboscada que matou 28 soldados tadjiques na Vale Rasht, em setembro, e outra emboscada no vale em outubro, que matou 30 soldados, seguidos lutando fora Gharm que deixou três militantes mortos. Até à data, do Ministério do Interior do país afirma que o governo central mantém total controle sobre a leste do país, e da operação militar no Vale de Rasht foi concluído em novembro de 2010. No entanto, combates eclodiram novamente em julho de 2012.

Política

Presidente do Tajiquistão, Emomalii Rahmon

Quase imediatamente após a independência, o Tajiquistão mergulhou em um guerra civil que viu várias facções, alegadamente apoiado por Rússia e Irã , lutando entre si. Todos com exceção de 25.000 dos mais de 400 mil russos étnicos, que eram em sua maioria empregadas na indústria, fugiu para a Rússia. Em 1997, a guerra tinha arrefecido, e um governo central começou a tomar forma, com eleições pacíficas em 1999.

"Observadores de longa data do Tajiquistão muitas vezes caracterizam o país como profundamente avessos ao risco e cético em relação a promessas de reforma, a passividade política traçam a guerra civil desastrosa do país", Ilan Greenberg escreveu em um artigo de notícias em The New York Times, pouco antes da eleição presidencial do país Novembro de 2006.

O Tajiquistão é oficialmente uma república, e realiza eleições para o Presidência e Parlamento. É, no entanto, uma uma parte do sistema dominante, onde o Partido Democrático do Povo do Tajiquistão rotineiramente tem uma grande maioria no Parlamento. Emomalii Rahmon ocupou o cargo de Presidente continuamente desde Novembro de 1994. As eleições parlamentares em 2005 suscitou muitas acusações dos partidos de oposição e os observadores internacionais que o Presidente Emomalii Rahmon corruptamente manipula o processo eleitoral. As eleições mais recentes, em fevereiro de 2010, viu a PDPT governando perder quatro assentos no Parlamento, mas ainda mantêm uma maioria confortável. Organização para a Segurança e Cooperação na Europa observadores eleitorais disse que a votação para 2010 "não conseguiu cumprir muitos compromissos fundamentais da OSCE" e que "estas eleições não em muitas normas democráticas básicas." O governo insistiu que apenas violações menores tivesse ocorrido, o que não afetaria a vontade do povo tajique.

A liberdade de imprensa é oficialmente garantido pelo governo, embora meios de imprensa independentes permanecer restrita, assim como uma quantidade substancial de conteúdo da web. De acordo com o Institute for War & Peace Reporting, o acesso é bloqueado a sites locais e estrangeiros, incluindo avesta.tj, Tjknews.com, ferghana.ru e centrasia.ru e jornalistas são muitas vezes impedidos de informação sobre eventos controversos. Na prática, nenhuma crítica pública do regime é tolerada e todos os protestos direta é severamente reprimido e não são reportados na mídia local.

A eleição presidencial realizada em 06 de novembro de 2006 foi boicotada pelos partidos da oposição "linha principal", incluindo a 23.000-membro Partido do Renascimento Islâmico. Quatro adversários restantes "todos, mas aprovou o incumbente", Rahmon.

Tajiquistão deu ao Irã seu apoio na adesão a candidatura do Irã para se juntar ao Organização de Cooperação de Xangai, depois de uma reunião entre o presidente tadjique eo ministro das Relações Exteriores iraniano.

Divisões administrativas

Um mapa clicável do Tajiquistão exibindo seus quatro províncias.
Sobre esta imagem

Tajiquistão é constituído por 4 divisões administrativas. Estas são as províncias ( viloyat) de Sughd e Khatlon, a província autónoma de Gorno-Badakhshan (abreviado como Gbao), eo Região de subordinação Republicano (RRP - Raiony Respublikanskogo Podchineniya em transliteração do russo ou NTJ - Ноҳияҳои тобеи ҷумҳурӣ em Tajik; anteriormente conhecido como Província Karotegin). Cada região é dividida em vários distritos, ( Tadjique: Ноҳия, nohiya ou raion), que por sua vez são subdivididos em jamoats (unidades de auto-governo a nível da aldeia) e, em seguida, Vilas (qyshloqs). A partir de 2006, havia 58 distritos e 367 jamoats no Tajiquistão.

Divisão ISO 3166-2 Map Nenhuma Capital Área (km²) Pop (2010) Censo
Sughd TJ-SU 1 Khujand 25.400 2233500
Região de subordinação Republicano TJ-RR 2 Dushanbe 28.600 1722900
Khatlon TJ-KT 3 Qurghonteppa 24.800 2677300
Gorno-Badakhshan TJ-BG 4 Khorugh 64.200 206.000
Dushanbe Dushanbe 10 724800

Geografia

Fotografia de satélite do Tajiquistão
Montanhas do Tajiquistão
Fann Mountains

O Tajiquistão é sem litoral, e é a menor nação da Ásia Central por área. Encontra-se principalmente entre as latitudes 36 ° e 41 ° N (a pequena área fica ao norte de 41 °), e longitudes 67 ° e 75 ° E (a pequena área fica a leste de 75 °). Ele é coberto por montanhas do Faixa de Pamir, e mais de cinqüenta por cento do país é mais de 3.000 metros (9.800 pés) acima do nível do mar. As apenas as principais áreas de menor terra estão no Norte (parte do Fergana Valley), e no sul Kofarnihon e Vales fluviais Vakhsh, que formam o Amu Darya. Dushanbe está localizado na encosta sul acima do vale Kofarnihon.

Montanha Altura Localização
Pico Ismail Samani (mais alto) 7495 m 24.590 pés      Aresta noroeste de Gorno-Badakhshan ( Gbao), ao sul do Quirguistão fronteira
Ibn Sina Peak ( Lenin Peak) 7134 m 23.537 pés      Fronteira norte no Trans-Alay Range, norte-leste de Pico Ismail Samani
Peak Korzhenevskaya 7105 m 23.310 pés      Norte de Pico Ismail Samani, na margem sul do Rio Muksu
Independência Peak ( Revolução Peak) 6974 m 22.881 pés      Central Gorno-Badakhshan, sudeste da Pico Ismail Samani
Akademiya Nauk Gama 6785 m 22.260 pés      Norte-ocidental Gorno-Badakhshan, estende-se na direção norte-sul
Karl Marx Peak 6726 m 22.067 pés      Gbao, perto da fronteira com o Afeganistão no cume norte do Karakoram
Garmo Peak 6595 m 21.637 pés      Gorno-Badakhshan Northwestern.
Mayakovskiy Peak 6096 m 20.000 pés      Extremo sudoeste da Gbao, perto da fronteira com o Afeganistão.
Concord Peak 5469 m 17.943 pés      Fronteira sul do cume norte do Karakoram
Passe Kyzylart 4280 m 14.042 pés      Fronteira norte no Trans-Alay Gama

O Amu Darya e Rios Panj marcar a fronteira com o Afeganistão, e as geleiras nas montanhas do Tajiquistão são a principal fonte de escoamento para o Mar de Aral . Existem mais de 900 rios no Tajiquistão mais de 10 quilômetros.

Lagos

Cerca de 2% da área do país é coberto por lagos, o mais conhecido dos quais são os seguintes:

  • Kayrakum (Qairoqqum) Reservatório ( Sughd)
  • Iskanderkul ( Fann Montanhas)
  • Kulikalon (Kul-i Kalon) ( Fann Montanhas)
  • Nurek Reservoir ( Khatlon)
  • Karakul ( Tadjique: Qarokul; oriental Pamir)
  • Sarez ( Pamir)
  • Shadau Lake ( Pamir)
  • Zorkul ( Pamir)

Economia

Crianças tajiques

Tadjiquistão era a mais pobre república da União Soviética e é o país mais pobre da Ásia Central, bem como na antiga União Soviética hoje. A actual situação económica continua frágil, em grande parte devido à a corrupção, as reformas económicas desiguais, e má gestão económica. Com receitas estrangeiras precariamente dependente das remessas dos trabalhadores migrantes no exterior e as exportações de alumínio e algodão, a economia é altamente vulnerável a choques externos. No ano fiscal de 2000, a assistência internacional permaneceu uma fonte essencial de apoio para programas de reabilitação que reintegrados ex-combatentes da guerra civil na economia civil, contribuindo assim para manter a paz. A assistência internacional também foi necessário abordar o segundo ano de grave seca que resultou em um déficit contínuo de produção de alimentos.

Em 2006, o PIB per capita do Tajiquistão foi de 85% do nível de 1990, enquanto a população aumentou de 5,3 milhões em 1991 para 7,3 milhões em 2009.

Em 21 de agosto de 2001, a Cruz Vermelha anunciou que a fome batia Tajiquistão, e pediu ajuda internacional para o Tajiquistão eo Uzbequistão . A economia do Tajiquistão cresceu substancialmente após a guerra. O PIB do Tajiquistão expandiu a uma taxa média de 9,6% ao longo do período de 2000-2007 de acordo com os dados do Banco Mundial. Isso melhorou a posição do Tajiquistão entre outros países da Ásia Central (nomeadamente Turcomenistão e Uzbequistão), que parecem ter degradado economicamente desde então. O Tajiquistão é um membro ativo da Organização de Cooperação Econômica (ECO).

Em 2007, a Anzab túnel foi concluído, ligando o anteriormente difícil de aceder a parte do Norte do país para a capital Dushanbe tem sido rotulado como parte da nova Rota da Seda . É parte de uma estrada em construção que vai ligar o Tajiquistão para o Irã eo Golfo Pérsico através Afeganistão .

Em 2004, um ponte entre o Afeganistão eo Tadjiquistão foi construída, a melhoria do acesso do país à Sul da Ásia. A ponte foi construída pelo Estados Unidos .

Representação gráfica das exportações de produtos do Tajiquistão em 28 categorias codificadas por cores.

As principais fontes de renda no Tadjiquistão são de alumínio de produção, a cultura do algodão e remessas de trabalhadores migrantes. Indústria de alumínio é representado pelo estado de propriedade Tajik Aluminium Company - a maior fábrica de alumínio na Ásia Central e uma das maiores do mundo.

Rios do Tajiquistão, como a Vakhsh eo Panj, têm grande potencial hidrelétrico, eo governo tem se concentrado em atrair investimentos para projetos destinados a uso interno e exportações de electricidade. O Tajiquistão é o lar do Nurek, a maior hidrelétrica do mundo. Ultimamente, Rússia de RAO UES gigante de energia tem vindo a trabalhar na estação de energia hidrelétrica Sangtuda-1 (670 MW de capacidade) iniciou suas operações em 18 de janeiro de 2008. Outros projetos em fase de desenvolvimento incluem Sangtuda-2 pelo Irã, Zerafshan pela empresa chinesa Sinohydro, eo Rogun usina que, a uma altura projetada de 335 metros (1.099 pés), que substituem o Nurek Dam como mais altas do mundo, se for levado até a conclusão CASA 1,000 projecto irá transmitir 1000 MW de eletricidade excedente a partir de Tajiquistão para o Paquistão com o trânsito de energia através do Afeganistão. O comprimento total da linha de transmissão é 750 quilômetros, enquanto o projeto está previsto para ser em regime de Parceria Público-Privada com o apoio do Banco Mundial, IFC, BID e ADB. O custo do projeto é estimado em cerca de US 865 milhões dólares americanos.

Outros recursos energéticos incluem depósitos de carvão consideráveis e menores reservas de gás natural e petróleo.

Tajik família celebrando Eid

Estrangeiro fluxos de remessas de trabalhadores migrantes Tajik no exterior, principalmente na Rússia, tornou-se, de longe, a principal fonte de renda para milhões de pessoas do Tajiquistão e representa adicional de 36,2% do PIB do país atingindo diretamente a população atingida pela pobreza. De acordo com algumas estimativas, cerca de 20% da população vive com menos de US $ 1,25 por dia. A migração do Tajiquistão e as consequentes remessas têm sido sem precedentes em sua magnitude e impacto econômico. Tajiquistão alcançou transição de uma planificada para uma economia de mercado sem recurso substancial e prolongada para auxiliar (da qual agora recebe apenas quantidades insignificantes), e por meios puramente baseados no mercado, simplesmente por exportar a sua principal commodity da vantagem comparativa - mão de obra barata . A nota do Banco Mundial Política Tajiquistão 2006 conclui que as remessas têm desempenhado um papel importante como um dos motores do crescimento económico robusto do Tajiquistão durante os últimos anos, têm aumentado a renda, e como resultado ajudou a reduzir significativamente a pobreza.

O tráfico de drogas é a principal fonte ilegal de renda no Tajiquistão, pois é um importante país de trânsito para o Afeganistão narcóticos com destino a Rússia e, em menor medida, os mercados da Europa Ocidental; alguns papoula do ópio também é levantada localmente para o mercado interno. No entanto, com o aumento da assistência de organizações internacionais, como o UNODC ea cooperação com os EUA, Rússia, UE e as autoridades afegãs um nível de progresso na luta contra o tráfico de drogas ilegais está a ser conseguido.

Tajiquistão detém o terceiro lugar no mundo para heroína e matéria- confiscos de ópio (1216,3 kg de heroína e 267,8 kg de ópio bruto no primeiro semestre de 2006). O dinheiro da droga corrompe o governo do país; de acordo com alguns especialistas as personalidades conhecidas que lutaram em ambos os lados da guerra civil e ter ocupado os cargos no governo após o armistício foi assinado estão agora envolvidos no tráfico de drogas. UNODC está trabalhando com o Tajiquistão a reforçar passagens fronteiriças, dar formação, e criar equipas conjuntas de interdição. Ele também ajudou a estabelecer Agência de Controle de Drogas Tajikistani.

Desde o colapso da União Soviética, houve uma tendência significativa e crescente de tadjiques migrando para o estrangeiro para postos de trabalho e busca de refúgio. Em 2010, as remessas dos trabalhadores migrantes tajiques totalizaram um número estimado de 2,1 bilhões dólares, um aumento a partir de 2009.

Demografia

Um grupo de meninos de Tajiquistão.

Tajiquistão tem uma população de 7.349.145 (Julho 2009 est.) Tadjiques que falam a Língua tadjique (uma variedade de Persa) são o principal grupo étnico, embora exista uma minoria considerável de Uzbeques e Russos, cujos números estão diminuindo devido à emigração. Em 1989, étnica Russos no Tajiquistão composta de 7,6% da população, mas são agora menos de 0,5%, após a guerra civil estimulado emigração russa. O Pamiris de Badakhshan são considerados como pertencentes ao maior grupo de tadjiques. Todos os cidadãos do Tajiquistão são chamados tadjiques.

A língua oficial e língua vernácula do Tajiquistão é Tajik embora russo é rotineiramente usado em negócios e comunicação. A Constituição mencionado como a "língua de comunicação inter-étnica", mas uma emenda aprovada em 2009 removeu todos os papéis oficiais do russo.

Apesar da sua pobreza, o Tajiquistão tem uma alta taxa de alfabetização devido ao antigo sistema soviético de educação gratuita, com uma estimativa de 99,5% da população que tem a capacidade de ler e escrever. A maioria da população siga Islã sunita. Há também uma considerável minoria de Ismailis.

Bukharan judeus tinham vivido no Tajiquistão desde o século 2 aC, mas hoje quase nenhum são deixados. Há também uma pequena população de Yaghnobi pessoas que viveram no distrito montanhoso de Sughd Viloyat por muitos séculos. O População alemã no Tajiquistão foi 38.853 em 1979, mas a comunidade alemã desapareceu desde o colapso da União Soviética. Quase um milhão de homens tajiques trabalhou no exterior em 2009. Mais de 70% da população feminina vive em aldeias tradicionais.

Saúde

Apesar dos repetidos esforços do governo tadjique de melhorar e expandir os cuidados de saúde, o sistema continua a ser extremamente subdesenvolvido e pobre, com grave escassez de suprimentos médicos. Ministério do Trabalho e Previdência Social do Estado informou que 104.272 pessoas com deficiência são registrados no Tajiquistão (2000). Este grupo de pessoas mais sofre com a pobreza no Tadjiquistão. O governo do Tajiquistão e do Banco Mundial considerou atividades para apoiar esta parte da população descrita no Documento de Estratégia de Redução da Pobreza do Banco Mundial. A despesa pública com a saúde estava em 1% do PIB em 2004.

A esperança de vida à nascença é estimada em 66,38 anos em 2012. O taxa de mortalidade infantil é de aproximadamente 37 óbitos por 1.000 crianças em 2012. No início de 2000, havia 203 médicos por 100.000 pessoas. O Tajiquistão é o único país no mundo onde a pólio está a aumentar. De zero casos em 2008 e 2009, 458 casos confirmados foram notificados para 2010 (de 976 casos em todo o mundo).

Cultura

Mulher Tajik no vestido nacional

Historicamente, tadjiques e persas vêm de estoque muito semelhante, falando variantes da mesma língua e estão relacionadas como parte do maior grupo de povos iranianos . O Língua tadjique é a língua materna de cerca de 80% dos cidadãos do Tajiquistão. Os principais centros urbanos no Tajiquistão de hoje incluem Dushanbe (capital), Khujand, Kulob, Panjakent e Istarawshan. Há também Usbeque, Quirguistão e Minorias russas.

O Pessoas Pamiri de Província de Gorno-Badakhshan Autónoma no sudeste, na fronteira com o Afeganistão e China, embora considerado parte do Tajik etnia, no entanto, são distintas lingüística e culturalmente da maioria dos tadjiques. Em contraste com a maior parte Sunita Muçulmanos residentes do resto do Tajiquistão, os Pamiris esmagadoramente seguir o Seita Ismaili do Islã, e falam uma série de Línguas iranianas orientais, incluindo Shughni, Rushani, Khufi e Wakhi. Isolado nas partes mais altas do Montanhas Pamir, eles preservaram muitas tradições culturais antigas e artes populares que foram em grande parte perdidos no resto do país.

O Yaghnobi pessoas vivem em áreas montanhosas do norte do Tadjiquistão. O número estimado de Yaghnobis é agora cerca de 25.000. Migrações forçadas no século 20 dizimaram os seus números. Eles falam a Yaghnobi língua, que é o único descendente moderno directa do antigo Língua Sogdian.

Artesãos Tajiquistão criou o Dushanbe Tea House, que foi apresentado em 1988 como um presente para a cidade irmã de Boulder, Colorado.

Em 2010, um cidadão tadjique Nilufar Sherzod tornou-se senhorita Nações Unidas, representando a cultura tadjique.

Educação

O 2002-2005 gasto público em educação foi de 3,5% do PIB . De acordo com um levantamento apoiado pelo UNICEF, cerca de 25 por cento das raparigas no Tajiquistão não conseguem completar o ensino primário obrigatório por causa da pobreza e gênero viés, embora a alfabetização é geralmente elevada no Tajiquistão.

Esporte

Montanhas do Tajiquistão fornecer muitas oportunidades para atividades ao ar livre, tais como biking, escalada, esqui , snowboarding , caminhadas, e montanhismo. Instalações são limitados assim que os turistas devem esperar para ser em grande parte auto-suficiente e planejar cuidadosamente. Alpinismo e caminhadas passeios para a Fann e Montanhas Pamir, incluindo os 7.000 m picos da região, são sazonalmente organizadas por agências alpinas locais e internacionais.

Futebol é o esporte mais popular no Tajiquistão. O Tajiquistão equipa nacional de futebol compete na FIFA e Ligas AFC. Ele também hospeda muitos clubes de futebol.

O Tajiquistão Cricket Federação foi formada em 2012 como o órgão para o esporte de cricket no Tajiquistão. Ele foi concedida a adesão da filial do Conselho Cricket asiático no mesmo ano.

Religião

Uma mesquita em Isfara, Tadjiquistão

Islã sunita do Hanafi escola foi oficialmente reconhecida pelo governo desde 2009. Tadjiquistão se considera como um Estado secular com uma Constituição que prevê a liberdade de religião. O Governo declarou dois feriados islâmicos, Id Al-Fitr e Idi Qurbon , como feriados estaduais. De acordo com um 2009 Departamento de Estado dos EUA liberar, a população do Tajiquistão é de 98% Muçulmano, (cerca de 95% Sunita e 3% Shia). Os restantes 2% da população são seguidores de Ortodoxia Russa, uma variedade de denominações protestantes, Catolicismo, Zoroastrismo e budismo . A grande maioria dos muçulmanos jejum durante o Ramadã, embora apenas cerca de um terço na zona rural e 10% nas cidades observar oração diária e restrições dietéticas. As relações entre grupos religiosos são geralmente amigável, embora haja alguma preocupação entre os principais líderes muçulmanos que os grupos religiosos minoritários prejudicar a unidade nacional. Há uma preocupação para as instituições religiosas tornando-se ativo na esfera política. O Partido do Renascimento Islâmico (IRP), um grande combatente na 1992-1997 Guerra Civil e, em seguida,-defensor da criação de um Estado islâmico no Tajiquistão, não constitui mais de 30% do governo por lei. A associação Hizb ut-Tahrir, um partido que hoje aponta para um não-violenta derrubada de governos seculares ea unificação dos tadjiques sob um Estado islâmico, é ilegal e membros estão sujeitos a detenção e prisão. Números de grandes mesquitas para as orações da sexta adequadas são limitados e alguns achem que isso é discriminatório.

Por lei, as comunidades religiosas devem se registrar pelo Comité Estatal de Assuntos Religiosos (SCRA) e com as autoridades locais. Registro com o SCRA requer uma carta, uma lista de 10 ou mais membros, e as provas do governo local local do site oração aprovação. Os grupos religiosos que não têm uma estrutura física não estão autorizados a reunir publicamente para a oração. A falta de registro pode resultar em pesadas multas e fechamento do local de culto. Há relatos de que o registo a nível local é por vezes difícil de obter.

Governo

Chefes de Estado e Membros do Gabinete de Governo:

Pres. Emomali Rahmon Prime Min. Oqil OQILOV Primeira Dep. Prime Min. Matlubkhon Davlatov Dep. Prime Min. Murodali ALIMARDON Dep. Prime Min. Ruqiya QURBANOVA

Transporte

Eu 733 0-10-0 locomotiva em um parque perto da principal estação ferroviária Dushanbe, Tajiquistão
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tajikistan&oldid=558258496 "