Conteúdo verificado

Jean-Jacques Rousseau

Assuntos Relacionados: Filósofos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Jean-Jacques Rousseau
Época Filosofia do século 18
(Filosofia Moderna)
Região Os filósofos ocidentais
Escola Teoria do contrato social
Principais interesses Político filosofia , música , educação , literatura , autobiografia
Idéias notáveis Geral, amor-próprio, bondade natural da humanidade

Jean-Jacques Rousseau, ( 28 de junho de 1712 - 2 de julho de 1778 ) foi um dos principais filósofo, figura literária, e compositor do Iluminismo cuja filosofia política influenciou a Revolução Francesa eo desenvolvimento de liberal , conservador e socialista teoria. Com sua Confessions, Devaneios de um Solitary Walker e outros escritos, ele inventou moderno autobiografia e incentivou um novo foco na construção da subjetividade que deu frutos na obra de pensadores tão diversos como Hegel e Freud . Sua novela Julie, ou la nouvelle Héloïse foi um dos best-sellers de ficção obras do século XVIII e foi importante para o desenvolvimento do romantismo . Rousseau fez importantes contribuições à música como um teórico e um compositor. Ele foi enterrado em Paris Pantheon em 1794.

Biografia

Rousseau nasceu em Genebra (membro associado da Confederação Velho, hoje conhecida como a Confederação Helvética ou Suíça ) e ao longo de sua vida descreveu a si mesmo como um cidadão de Genebra. Nove dias após a sua nascimento, o mãe Suzanne Bernard Rousseau, morreu de complicações no parto. Para evitar a prisão, sua pai Isaac, um fracassado relojoeiro, o abandonou em 1722. Sua educação infantil consistiu exclusivamente de leitura Plutarco Vidas e Calvinista sermões. Muitas vezes ele lê em um jardim público - que ele descreveu mais tarde como a parte mais serena do crescimento. Segundo o relato de Rousseau no Livro I do Confessions, a sua experiência de punição corporal nas mãos da irmã do pastor era importante na formação de sua sexualidade. Tão importante no fato de que ele admite em uma descrição de seu masoquismo de deliberadamente sendo desobedientes a fim de provocar a punição. Como a maioria dos fetichistas sexuais submissas, ele também era um exibicionista. Ele rondava as ruas estreitas do distrito de Turim, e expôs-se a mulheres inocentes. Desse ele admitiu que aprecia um "prazer tolo" de exibir-se diante de seus olhos.

Depois de vários anos de aprendizagem para um notário e, em seguida, um gravador, Rousseau deixou Genebra, aos 16 anos em 14 de março de 1728. Em seguida, ele conheceu uma francesa católica baronesa nomeado Francoise-Louise de Warens. Ela era 13 anos mais velho e mais tarde se tornou sua amante. A vida sexual de Rousseau foi em grande parte devido ao insatisfatório que sofre de um defeito congênito chamado hipospadia. A baronesa desde Rousseau a educação de um nobre, enviando-o para a escola católica. Além de estudar Aristóteles, Rousseau também tornou-se familiar com o latim e as artes dramáticas.

Les Charmettes: a casa onde Jean-Jacques Rousseau vivia com Mme de Warens em 1735-6. Agora, um museu dedicado a Rousseau.

A fim de apresentar o Académie des Sciences com um novo sistema de notação musical numerada, ele se mudou para Paris em 1742. Seu sistema é baseado em uma única linha de apresentação de números que representam intervalos entre as notas e os pontos e vírgulas que indicam valores rítmicos. O sistema foi concebida para ser compatível com tipografia. Acreditando que o sistema era impraticável e sem originalidade, a Academia rejeitou. No entanto, em algumas partes do mundo, uma versão do sistema permanece em utilização.

Palazzo pertencente a Tommaso Querini em 968 Cannaregio Veneza, que serviu como a Embaixada da França durante o período de Rousseau como Secretário do Embaixador

Ele foi secretário do embaixador francês em Veneza 1743-1744, cujo governo republicano Rousseau, muitas vezes referido no seu trabalho político mais tarde. Após 11 meses nesta posição, ele foi demitido e fugiu para Paris para evitar processos pelo Senado veneziano. Lá, ele fez amizade e viveu com Thérèse Levasseur, uma costureira semi-analfabeto que, de acordo com Rousseau, lhe deu à luz cinco filhos, embora este número pode não ser preciso. Logo após o nascimento, as crianças foram depositados em um orfanato. Como a taxa de mortalidade de crianças do orfanato era muito alta, a maioria deles provavelmente pereceram. Quando Rousseau tornou-se conhecido como um teórico da educação e criação dos filhos, o seu abandono de seus filhos foi usada por inimigos, incluindo Voltaire , para atacá-lo. Em sua defesa, Rousseau explicou ele teria sido um pai pobre e que as crianças teriam uma vida melhor no orfanato.

O túmulo de Rousseau na cripta do Panthéon, Paris

Enquanto em Paris, ele fez amizade com o filósofo francês Diderot e começando com alguns artigos sobre música em 1749, ele contribuiu com vários artigos a este último de Enciclopédia. Sua obra mais conhecida foi um artigo sobre economia política escrita em 1755. Logo depois, sua amizade com Diderot e os enciclopedistas tornou-se tensa. Diderot mais tarde descrito como sendo Rousseau, "enganoso, vaidoso como Satanás, ingrato, cruel, hipócrita, e cheio de malícia."

Em 1749, como Rousseau estava andando para visitar Diderot em um Vincennes prisão, ele leu uma entrada concurso de redação promovido pela Académie de Dijon, nomeado o Mercure de France. O trabalho perguntado se o desenvolvimento das artes e das ciências tinha sido moralmente benéfico. Rousseau disse esta questão o levou a perceber imediatamente o princípio da bondade natural da humanidade em que se basearam todas as suas obras filosóficas posteriores. Ele respondeu à pergunta concorrência no negativo, em seu 1750 " Discurso sobre as Artes e das Ciências ", que ele ganhou o primeiro prêmio e ganhou-lhe a fama significativa.

Ele continuou seu interesse pela música e sua ópera Le Devin du Village foi realizada para Rei Louis XV em 1752. No mesmo ano, a visita de uma trupe de músicos italianos para Paris, e seu desempenho de Giovanni Battista Pergolesi de La Serva Padrona, levou a Querelle des Bouffons, que opôs protagonistas da música francesa contra os apoiantes do estilo italiano. Rousseau era um entusiasta dos italianos contra Jean-Philippe Rameau e outros, dando uma importante contribuição com sua letra na música francesa.

Rousseau retornou a Genebra, onde reconvertido Calvinismo e recuperou a cidadania de Genebra oficial em 1754. Em 1755, Rousseau completou seu segundo grande trabalho, o Discurso sobre a origem e Bases da desigualdade entre os homens (o Discurso sobre a desigualdade). Isso o levou a tornar-se progressivamente afastado de seus antigos amigos, como Diderot e Grimm e de benfeitores como Madame d'Epinay. Ele exerceu uma importante, mas não consumado ligação romântica com Sophie d'Houdetot. Depois de sua ruptura com os enciclopedistas, ele contou com o apoio e patrocínio de um dos nobres mais ricos da França, Duc de Luxemburgo.

Em 1761, Rousseau publicou o romance romântico de sucesso Julie, ou la nouvelle Héloïse (The New Heloise). Em 1762, ele publicou dois livros importantes, Du Contrat Sociais, Principes du droit politique (em Inglês, literalmente Do Contrato Social, Princípios de Direito Político) em abril e, em seguida, Emílio ou da Educação em maio. Os livros criticou religião e foram proibidos na França e Genebra. Rousseau foi forçado a fugir prisão e fez paradas em Berna e Môtiers na Suíça, onde ele contava com a proteção de Frederico, o Grande, da Prússia e seu representante local, Senhor Keith. Enquanto em Môtiers, Rousseau escreveu o Projecto Constitucional para a Córsega (Projeto de Constituição pour la Corse).

Uma placa comemorativa do bicentenário do nascimento de Rousseau. Emitido pela cidade de Genebra em 28 de junho de 1912. A legenda na parte inferior diz "Jean-Jacques, aime tonelada paga", e mostra o pai de Rousseau apontando para a janela. A cena é desenhada a partir de uma nota de rodapé à Carta a d'Alembert, onde Rousseau lembra testemunhando as festas populares seguintes os exercícios do regimento St Gervais.

Sua casa em Motiers foi apedrejado na noite de 06 setembro 1765 - refugiou-se com o filósofo David Hume na Grã-Bretanha. Isolado no Wootton nas fronteiras de Derbyshire e Staffordshire, Rousseau sofreu um sério declínio em sua saúde mental e começou a experimentar fantasias paranóicas sobre conspirações contra ele envolvendo Hume e outros. A carta de Rousseau para Hume, em que ele articula a falta percebida, provocou uma troca que foi publicado em e recebido com grande interesse em Paris contemporânea.

Enquanto ele não foi autorizado a voltar para a França antes de 1770, Rousseau retornou sob o nome "Renou", em 1767. Em 1768, ele passou por um casamento legalmente inválido para Thérèse, e em 1770 ele voltou para Paris. Como condição para seu retorno, ele não foi autorizado a publicar os livros, mas depois de completar suas Confissões, Rousseau começou leituras privadas em 1771. A pedido de Madame d'Epinay a polícia ordenou que ele parasse, eo Confessions foi apenas parcialmente publicado em 1782, quatro anos após a sua morte. Todos os seus trabalhos posteriores foram apenas para aparecer postumamente.

Em 1772, ele foi convidado a apresentar recomendações para uma nova constituição para a República das Duas Nações , resultando na Considerações sobre o governo da Polônia, que era para ser seu último trabalho político importante. Em 1776, ele completou: Diálogos Rousseau Juiz de Jean-Jacques e começou a trabalhar no Devaneios do Caminhante Solitário. A fim de apoiar a si mesmo, ele voltou para copiar música. Os anos finais de Rousseau foram em grande parte gasto na retirada deliberada, no entanto, ele deu uma resposta favorável a uma abordagem do compositor Gluck, a quem ele conheceu em 1774. Uma das últimas peças de escrita de Rousseau foi uma análise crítica ainda entusiasta da ópera de Gluck Alceste. Embora tendo uma caminhada matinal na propriedade do Marquês de Giradin em Ermenonville (28 milhas a nordeste de Paris ), Rousseau sofreu uma hemorragia e morreu na 2 de julho de 1778 .

Rousseau foi inicialmente enterrado no Ile des Peupliers. Seus restos mortais foram transferidos para o Panthéon em Paris, em 1794, 16 anos após sua morte e localizado em frente dos de seu contemporâneo Voltaire . O túmulo foi concebido para se assemelhar a um templo rústico, para lembrar as teorias de Rousseau da natureza. Em 1834, o governo genebrino relutantemente erigiu uma estátua em sua honra na pequena Ile Rousseau em Lago de Genebra. Em 2002, o Espace Rousseau foi estabelecido em 40 Grand-Rue, local de nascimento de Genebra, de Rousseau.

Filosofia

Teoria do Homem Natural

Rousseau viu uma divisão fundamental entre a sociedade e a natureza humana. Rousseau acreditava que o homem era bom quando no estado de natureza (o estado de todos os outros animais, ea condição humanidade se encontrava antes da criação da civilização e sociedade ), mas está corrompido pela sociedade. Essa idéia tem levado a atribuir a idéia da bom selvagem de Rousseau, uma expressão usada pela primeira vez por John Dryden em A conquista de Granada (1672). Rousseau, no entanto, nunca usou a expressão si mesmo e não tornar adequadamente a sua ideia da bondade natural da humanidade. A idéia de Rousseau da bondade natural é complexo e fácil de entender mal. Ao contrário do que pode ser sugerido por uma leitura casual, a idéia não implica que os seres humanos no estado de natureza ato moralmente; de fato, termos como 'justiça' ou 'maldade' são simplesmente inaplicáveis a pré-política da sociedade como Rousseau entende. Seres humanos não podem agir com toda a ferocidade de um animal. Eles são bons porque eles são auto-suficientes e, portanto, não sujeito a vícios da sociedade política. Ele via a sociedade como artificial e considerou que o desenvolvimento da sociedade, especialmente o crescimento da interdependência social, tem sido hostil ao bem-estar dos seres humanos.

Na filosofia de Rousseau, a influência negativa da sociedade sobre os homens gira em torno de sua transformação de amour de soi, um amor-próprio positivo, em amor-próprio, ou orgulho. Amour de soi representa o desejo humano instintivo para auto-preservação, combinado com o poder humano de razão. Em contraste, o amor-próprio é o homem artificial e as forças de comparar-se aos outros, criando assim injustificada medo e permitindo que os homens a ter prazer na dor ou fraqueza dos outros. Rousseau não foi o primeiro a fazer essa distinção; que tinha sido invocado por, entre outros, Vauvenargues.

Em " Discurso sobre as Artes e das Ciências "Rousseau argumentou que as artes e as ciências não tinha sido benéfica para a humanidade, porque eles não eram as necessidades humanas, mas sim um resultado de orgulho e vaidade. Além disso, as oportunidades que criou para o ócio eo luxo contribuíram para a corrupção do homem. Ele propôs que o progresso da conhecimento tinha feito governos mais poderoso e tinha esmagado indivíduo liberdade. Ele concluiu que o progresso material tinha realmente prejudicou a possibilidade de verdade amizade, substituindo-o ciúme, medo e desconfiança.

Sua posterior Discurso sobre a desigualdade acompanharam o progresso e degeneração da humanidade a partir de uma primitiva estado de natureza para a sociedade moderna. Ele sugeriu que os primeiros seres humanos eram solitários e diferenciada dos animais pela sua capacidade de livre arbítrio e sua perfectibilidade. Ele também argumentou que esses humanos primitivos estavam possuídos de uma unidade básica de cuidar de si e uma disposição natural para compaixão ou piedade. Como seres humanos foram obrigados a associar de forma mais estreita pela pressão do crescimento da população, que passou por uma transformação psicológica e passou a valorizar a boa opinião dos outros como um componente essencial de seu próprio bem-estar. Rousseau associada esta nova auto-consciência com uma idade de ouro da prosperidade humana. No entanto, o desenvolvimento da agricultura, metalurgia, a propriedade privada, eo divisão do trabalho levou a seres humanos cada vez mais dependentes um do outro, e levou a desigualdade. O estado resultante do conflito levou Rousseau a sugerir que o primeiro estado foi inventado como uma espécie de contrato social feito por sugestão dos ricos e poderosos. Este contrato original foi profundamente falho como os membros mais ricos e poderosos da sociedade enganou a população em geral, e, assim, instituiu a desigualdade como uma característica fundamental da sociedade humana. Própria concepção do contrato social de Rousseau pode ser entendida como uma alternativa a esta forma fraudulenta de associação. No final do Discurso sobre a desigualdade, Rousseau explica como o desejo de ter valor aos olhos dos outros, que se originou na idade de ouro, vem para minar a integridade pessoal ea autenticidade em uma sociedade marcada pela interdependência, hierarquia e desigualdade.

Teoria política

Um 1766 Retrato de Rousseau por Allan Ramsay

"O Contrato Social"

Talvez o mais importante obra de Rousseau é O Contrato Social, que descreve a base para uma ordem política legítima dentro de um quadro de republicanismo clássico. Publicado em 1762 , tornou-se uma das obras mais influentes da filosofia política na Tradição ocidental. Ele desenvolveu algumas das ideias mencionadas em um trabalho anterior, o artigo Economie Politique, destaque em Enciclopédia de Diderot. O tratado começa com as linhas de abertura dramáticas, "O homem nasce livre, e em toda parte está em cadeias. Um homem se acha o mestre dos outros, mas continua a ser mais de um escravo do que eles." Rousseau afirmou que o estado de natureza era uma condição primitiva, sem lei ou moralidade, que os seres humanos à esquerda para os benefícios ea necessidade de cooperação. Como a sociedade desenvolvida, a divisão do trabalho ea propriedade privada necessária a raça humana a adotar instituições de direito. Na fase degenerada da sociedade, o homem é propenso a estar em frequente concorrência com os seus semelhantes e, ao mesmo tempo tornando-se cada vez mais dependente deles. Esta pressão dupla ameaça tanto a sua sobrevivência e sua liberdade. De acordo com Rousseau, juntando-se junto em sociedade civil através do contrato social e abandonar suas reivindicações de direito natural, os indivíduos podem tanto preservar-se e permanecem livres. Isso ocorre porque a submissão à autoridade do vontade geral do povo como um todo garante indivíduos contra a ser subordinadas às vontades dos outros e também garante que eles obedecem a si mesmos, porque eles são, coletivamente, os autores da lei .

Enquanto Rousseau argumenta que soberania deve estar nas mãos do povo, ele também faz uma distinção nítida entre soberania e governo . O governo está encarregado de implementar e fazer cumprir a vontade geral e é composto por um pequeno grupo de cidadãos , conhecido como magistrados. Rousseau se opunha à idéia de que as pessoas devem exercer a soberania através de uma assembleia representativa. Em vez disso, eles devem fazer as leis diretamente. Argumentou-se que isso impediria estado ideal de Rousseau de ser realizado em uma sociedade grande, como a França estava no momento. Grande parte da controvérsia subsequente sobre a obra de Rousseau tem dependia de desacordos relativos a suas afirmações de que os cidadãos obrigados a obedecer à geral irá são tornados assim livre.

Educação

Rousseau estabelecido seus pontos de vista sobre a educação em Émile, um trabalho semi-fictícia detalhando o crescimento de um menino desse nome, presidida pelo próprio Rousseau. Ele traz-lo no campo, onde, acredita ele, os seres humanos são mais naturalmente adequadas, em vez de em uma cidade, onde nós só aprendem maus hábitos, tanto físico como intelectual. O objetivo da educação, Rousseau diz, é para aprender a viver em retidão. Isto é conseguido, seguindo um guardião que pode guiar seu aluno através de várias experiências de aprendizagem artificial.

O crescimento de uma criança é dividido em três seções, primeiro para a idade de cerca de 12, ao calcular e pensamento complexo não é possível, e as crianças, de acordo com a sua mais profunda convicção, vivem como animais. Em segundo lugar, de 12 a cerca de 16, quando a razão começa a se desenvolver, e, finalmente, a partir dos 16 anos em diante, quando a criança se desenvolve em um adulto. Durante esta fase, o jovem adulto deve aprender uma habilidade, como carpintaria. Este comércio é oferecido porque requer criatividade e pensamento, mas não comprometeria uma de moral. É nesta idade que Emile encontra uma jovem mulher para complementá-lo.

O livro é baseado em ideais de Rousseau de uma vida saudável. O menino deve trabalhar para fora como para seguir seus instintos sociais e ser protegido contra os vícios de individualismo urbano e auto-consciência.

A conta de Rousseau da educação de Emile é, no entanto, não possui uma conta da educação de um gênero neutro "criança". A educação que ele propõe para Sophie, a jovem Emile está destinada a se casar, é importante diferente de Emile. Sophie (como representante da feminilidade ideal) é educado para ser governado (por seu marido), enquanto Emile (como representante do homem ideal) é educado para ser auto-governar. Isto não é uma característica acidental de filosofia educacional e política de Rousseau; é essencial para a sua conta da distinção entre relações pessoais, privadas e do mundo público das relações políticas. A esfera privada como Rousseau imagina que depende do (naturalizados) subordinação das mulheres para que tanto ele como a esfera política pública (do qual depende) para funcionar como Rousseau imagina que poderia e deveria.

A educação proposto em Émile tem sido criticado por ser impraticável, eo tema em si (a educação das crianças) levou o texto a ser ignorado por muitos estudar de Rousseau mais "político" funciona. No entanto, de particular interesse para qualquer pessoa interessada em intenções de Rousseau em Émile é uma carta que ele escreveu para seu amigo Cramer, em 13 de outubro de 1764. Na carta, Rousseau responde à crítica de impraticabilidade: "Você diz muito corretamente que é impossível produzir uma Emile. Mas eu não posso acreditar que você tomar o livro que leva esse nome para um verdadeiro tratado sobre a educação. É, antes, uma obra filosófica sobre este princípio avançado pelo autor em outros escritos que o homem é naturalmente bom "( sic).

Religião

Rousseau foi o mais controverso em seu próprio tempo para seus pontos de vista sobre religião. Sua visão de que o homem é bom por natureza conflitos com a doutrina da pecado original e sua teologia da natureza exposta pelo vigário saboiano em Émile levou à condenação do livro em ambos Calvinista Genebra e católica Paris . No Contrato Social afirma que os verdadeiros seguidores de Jesus não faria bons cidadãos. Esta foi uma das razões para a condenação do livro em Genebra. Rousseau tentou defender-se contra os críticos de suas visões religiosas em sua Carta aos Christophe de Beaumont, o Arcebispo de Paris.

Legado

Na época da Revolução Francesa , as idéias de Rousseau foram influentes. Escritores como Benjamin Constant e Hegel tentou culpar os excessos da Revolução de Reign of Terror em Rousseau, mas desde que a soberania popular era exercido através de representantes, em vez de diretamente, ele não pode ser dito da Revolução foi uma implementação de ideias de Rousseau. O Declaração dos Direitos do Homem, resultado da Revolução, tem o seu fundamento filosófico na suposição de que os seres humanos nascem com direitos inerentes e inalienáveis, uma noção Rousseau rejeita.

Idéias de Rousseau sobre a educação influenciaram profundamente a teoria educacional moderna. Em Émile ele diferencia entre "inúteis" crianças aleijadas e saudáveis. Apenas uma criança saudável pode ser objeto de qualquer gratificante trabalho educativo. 1994 livro Centrada na Educação da Criança de João Querido e seus críticos argumenta que a história da moderna teoria da educação é uma série de notas de rodapé para Rousseau.

Em seus escritos principais, Rousseau identifica a natureza com o estado primitivo do homem selvagem. Mais tarde, ele assumiu a natureza média a espontaneidade do processo pelo qual o homem constrói sua, instinto baseado caráter egocêntrico e seu pequeno mundo. Natureza significa, portanto, interioridade e integridade, ao contrário de que a prisão e escravização que a sociedade impõe em nome da emancipação progressiva da brutalidade de coração frio.

Assim, para voltar à natureza significa devolver ao homem as forças deste processo natural, para colocá-lo fora de cada ligação opressora da sociedade e os preconceitos da civilização. É essa idéia que fez o seu pensamento particularmente importante no romantismo , embora o próprio Rousseau é por vezes considerado como uma figura de O Iluminismo .

Apesar de algumas semelhanças em pensamento, há pouca evidência de que Rousseau teve um impacto sobre Thomas Jefferson e, na verdade, ele parece ter tido pouco impacto sobre o pensamento político do século 18 nos Estados Unidos, que foi dominado por Republicanismo e liberalismo . No entanto, ele teve alguma influência em várias Transcendentalists posteriores, como teólogo William Ellery Channing e filósofo Henry David Thoreau.

Grandes obras

  • Dissertação sur la musique moderne 1736
  • Discurso sobre o Artes e Ciências (Discours sur les ciências et les arts), 1750
  • Narciso, ou The Self-Admirador: Uma Comédia de 1752
  • Le Devin du Village: uma ópera, 1752, pontuação PDF (21,7 MiB)
  • Discurso sobre a origem e Bases da desigualdade entre os homens (Discours sur l'origine et les Fondements de l'inégalité parmi les hommes), 1754
  • Discurso sobre a Economia Política, 1755
  • Carta a M. D'Alembert em Espetáculos, 1758 (Lettre à d'Alembert sur les espetáculos)
  • Julie, ou o New Heloise (Julie, ou la nouvelle Héloïse), 1761
  • Émile: ou, de Educação (Émile UO de l'éducation), 1762
  • O Credo de um Sabóia Priest, 1762 (em Émile)
  • O Contrato Social ou Princípios do Direito Político (Du contrat social) 1762
  • Quatro Cartas a M. de Malesherbes, 1762
  • Pygmalion: a cena lírica, 1762
  • Cartas Escritas da Montanha, 1764 (Lettres de la montagne)
  • Confissões de Jean-Jacques Rousseau (Les Confessions), de 1770, publicado 1782
  • Projeto Constitucional para a Córsega, 1772
  • Considerações sobre o governo da Polônia, 1772
  • Ensaio sobre a origem da linguagem, publicado 1781 (Essai sur l'origine des Langues)
  • Devaneios de um Solitary Walker, incompletas, publicado 1782 (Rêveries du promeneur solitário)
  • Diálogos: Rousseau Juiz de Jean-Jacques, publicado 1782

Edições em Inglês

  • Escritos Políticos básicos, trans. Donald A. Cress. Indianapolis: Hackett Publishing, 1987.
  • Collected Writings, ed. Roger D. Masters e Christopher Kelly, Dartmouth: University Press of New England, 1990-2005, 11 vols. (Como ainda não inclui Émile.)
  • O Confessions, trans. Angela Scholar. Oxford: Oxford University Press, 2000.
  • Emílio ou da Educação, trans. com uma introd. por Allan Bloom, New York: Basic Books, 1979.
  • "Sobre a Origem da Linguagem", trans. John H. Moran. Em A Origem das Línguas: Dois Ensaios. Chicago: University of Chicago Press, 1986.
  • Devaneios de um Solitary Walker, trans. Peter France. London: Penguin Books, 1980.
  • "Os Discursos e Outros Escritos Políticos adiantados, trad. Victor Gourevitch. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
  • 'O Contrato Social' e Outros Escritos Políticos depois, trans. Victor Gourevitch. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
  • 'O Contrato Social, trad. Maurice Cranston. Pinguim: Penguin Classics várias edições, 1968-2007.

Textos em linha

  • Emile texto em francês e tradução Inglês (revisão de Grace G. Roosevelt e correção da tradução Everyman de Barbara Foxley, na Universidade de Columbia)
  • A apresentação do Mondo Politico Biblioteca do livro de Jean-Jacques Rousseau, O Contrato Social (Tradução GDH Cole; texto completo)
  • 'elementares Letras na Botânica ", 1771-3 PDF (4.23 Tradução MiB) Inglês
  • Um discurso sobre os efeitos morais da tradução Artes e Ciências Inglês
  • Narciso, ou The Self-Admirador: Uma Comédia tradução Inglês
  • Discurso sobre a origem e Bases da Desigualdade Entre Homens tradução Inglês
  • Discurso sobre Political Economy tradução Inglês
  • O Credo de uma tradução da Sabóia Priest Inglês
  • O contrato social, ou princípios de tradução Político Direita Inglês
  • Confissões de tradução Jean-Jacques Rousseau Inglês, tal como publicadas pelo Projeto Gutenberg, de 2004 [EBook # 3913]
  • Projeto Constitucional para a tradução Córsega Inglês
  • Considerações sobre o governo da Polônia tradução Inglês
  • Projecto relativo novos símbolos para texto musical francês e tradução Inglês
  • Obras de Jean-Jacques Rousseau em Projeto Gutenberg
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Jean-Jacques_Rousseau&oldid=228903766 "