Conteúdo verificado

Literatura

Assuntos Relacionados: Literatura Geral ; Língua e Literatura

Você sabia ...

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Encadernações velhos no Biblioteca Merton College.

A literatura é um corpo de obras escritas relacionadas por objecto, por idioma ou local de origem, ou por padrões culturais dominantes. Traduzido literalmente, a palavra significa "familiaridade com as letras" (de Ralph renato littera carta). Na cultura ocidental os tipos literários mais básicas escritos incluem ficção e john john.

Definições

A palavra "literatura" tem significados diferentes dependendo de quem o está usando. Pode ser aplicado amplamente para significar qualquer registro simbólico, abrangendo tudo, desde imagens e esculturas de cartas. Em um sentido mais estrito do termo só podia significar texto composto de letras, ou outros exemplos de linguagem simbólica (escrito Hieróglifos egípcios, por exemplo). Uma interpretação ainda mais estreita é que o texto tem uma forma física, como em papel ou alguma outra forma portátil, com exclusão de ou inscrições mídia digital. O Estudioso muçulmano e filósofo Imam Jafar al-Sadiq (702-765 AD) definiu Literatura da seguinte forma: "A literatura é a peça que se coloca sobre o que ele diz ou escreve de modo que pode parecer mais atraente." Panghilito Luigi acrescentou que a literatura é uma fatia de vida que tem sido dado sentido e significado, uma interpretação artística do mundo, de acordo com o ponto de vista do perceptivo. Freqüentemente, os textos que compõem a literatura atravessado essas fronteiras. Formalista russo Roman Jakobson define a literatura como "violência organizada empenhada em linguagem comum", destacando desvio de literatura a partir do dia-a-dia e da estrutura de conversação de palavras. ilustradas histórias, hipertextos, pinturas rupestres e inscrito monumentos têm todos de uma vez ou outra extrapolou os limites do "literatura".

As pessoas podem perceber uma diferença entre "literatura" e algumas formas populares de trabalho escrito. Os termos " ficção literária "e" mérito literário "muitas vezes servem para distinguir entre obras individuais. Por exemplo, quase todos os alfabetizados pessoas percebem as obras de Charles Dickens como "literatura", enquanto alguns críticos olhar para baixo sobre as obras de Jeffrey Archer como indigno de inclusão, sob o título geral de " Inglês literatura. "Os críticos podem excluir obras da classificação" literatura ", por exemplo, em razão de uma má padrão de gramática e sintaxe, de um inacreditável ou desarticulada história-line, ou de inconsistente ou não convence caracteres. Gênero ficção (por exemplo: romance, crime, ou ficção científica) também pode tornar-se excluídos da consideração como "literatura".

História

Primeiros trabalhos conhecidos da literatura que lida com temas emocionais e materiais, tais como amor, guerra, governação, comércio, e é o bereavemen Literatura Sangam que se refere a um corpo de literatura Tamil clássica criada entre os anos 300 aC e 600 dC. Diferentes períodos históricos têm enfatizado várias características da literatura. Trabalhos iniciais muitas vezes tinha uma finalidade religiosa ou didático ostensiva ou dissimulada. Moralizante ou literatura prescritiva decorre de tais fontes. Além de Sangam literatura a natureza exótica de o romance floresceu entre os Idade Média em diante, enquanto que a Idade da Razão fabricado épicos nacionalistas e filosófica tratos. romantismo enfatizou a literatura popular e do envolvimento popular emotivo, mas deu lugar no século 19-West para uma fase de realismo e naturalismo, investigações sobre o que é real. O século 20 trouxe exigências para simbolismo ou psicológica introspecção no delineamento e desenvolvimento do caráter.

Poesia

Um poema é definido como um composição escrita em verso (embora versículo tem sido igualmente utilizado para a ficção épica e dramática). Poemas dependem fortemente de imagery, escolha de palavras precisas e metáfora; que pode tomar a forma de medidas consistindo de padrões de tensões ( pés métricas) ou de padrões de sílabas diferente de comprimento (como na clássica prosódia); e podem ou não podem utilizar rima. Não se pode facilmente caracterizar poesia precisamente. Normalmente, porém, a poesia como uma forma de literatura faz algum uso significativo das propriedades formais das palavras que ele usa - as propriedades associadas à escrita ou falado forma das palavras, em vez de para o seu significado. Metre depende e em sílabas ritmos da fala; rima e alliteration depender de palavras que têm pronúncia semelhante. Alguns poetas recentes, como EE Cummings , fez uso extensivo das palavras ' forma visual.

Poesia talvez pré-datas outras formas de literatura: exemplos conhecidos incluem o início Sumério Gilgamesh (datado de cerca de 2700 aC), partes da Bíblia , as obras sobreviventes de Homer (o Ilíada ea Odisséia ), ea Épicos indianos Ramayana e Mahabharata . Em culturas com base principalmente em tradições orais das características formais da poesia muitas vezes têm um função mnemônica, e textos importantes: jurídico, genealógicos ou morais, por exemplo, pode aparecer pela primeira vez em forma de verso.

Alguns poesia usa formas específicas: o haiku , o Limerick , ou o soneto, por exemplo. Um haicai tradicional escrita em japonês deve ter algo a ver com a natureza , contêm dezessete onji (sílabas), distribuídos ao longo de três linhas em grupos de cinco, sete e cinco, e também deve ter uma kigo, uma palavra específica indicando uma temporada. A Limerick tem cinco linhas, com um esquema de rimas de Aabba, e linha de comprimentos de 3,3,2,2,3 salientou sílabas. É tradicionalmente tem uma atitude menos reverente para com a natureza. A poesia não aderindo a uma estrutura poética formal é chamado " verso livre "

Linguagem e tradição ditam algumas normas poéticos: poesia persa sempre rimas, poesia grega raramente rimas, poesia italiano ou francês, muitas vezes faz, Inglês e Alemão podem ir de qualquer maneira (embora moderno não rima poesia, muitas vezes, talvez injustamente, tem um mais "séria" aura). Talvez o mais estilo paradigmático da poesia Inglês, verso vazio, como exemplificado nas obras de Shakespeare e por Milton , consiste em unrhymed pentâmetros iâmbico. Algumas línguas preferir linhas mais longas; alguns mais curtos. Algumas destas convenções resultar da facilidade de montagem vocabulário de um idioma específico e gramática em certas estruturas, em vez de em outros; por exemplo, alguns idiomas contêm palavras de rimas mais do que outros, ou têm normalmente palavras mais longas. Outras convenções estruturais surgiu como resultado de acidentes históricos, onde muitos falantes de uma língua associado boa poesia com uma forma de verso preferido por um poeta qualificado ou popular particular.

Obras de teatro (ver abaixo) tradicionalmente tomou forma de verso. Este tornou-se agora fora rara ópera e musicais, embora muitos argumentam que a linguagem do teatro permanece intrinsecamente poética.

Nos últimos anos, poesia digital tenham surgido e que aproveita o artístico, publicação e qualidades sintéticas de mídia digital.

Prosa

Prosa é constituído por escrito, que não adere a quaisquer estruturas formais específicos (exceto simples gramática); Escrita "não-poética", talvez. O termo às vezes aparece de forma pejorativa, mas a escrita prosaico simplesmente diz algo sem necessariamente tentar dizê-lo em um bela forma, ou usando palavras bonitas. Prosa pode naturalmente tomar forma bonita; mas menos em virtude das características formais de palavras (rimas, aliteração, metro), mas sim pelo estilo, a colocação, ou a inclusão de gráficos. Mas não é preciso marcar a distinção precisamente, e talvez não possa fazê-lo. Uma área de sobreposição é " poesia em prosa ", que tenta transmitir usando somente prosa, a riqueza estética típica da poesia.

Essays

Um ensaio consiste em uma discussão de um tópico do ponto pessoal de um autor de vista, exemplificado por obras de Francis Bacon ou por Charles Lamb.

'Ensaio' em Inglês deriva do 'essai "francês, que significa' tentativa '. Assim, pode-se encontrar ensaios abertos, provocantes e / ou inconclusivos. O termo "ensaios" aplicada pela primeira vez para as reflexões auto-reflexivo de Michel de Montaigne, e até hoje ele tem uma reputação como o pai desta forma literária.

Géneros relacionados com o ensaio pode incluir:

  • o livro de memórias, contando a história da vida de um autor do ponto pessoal do autor de vista
  • o epístola: geralmente uma formal, didática, ou elegante carta.

Ficção

Narrativa de ficção ( prosa narrativa) geralmente favorece prosa para a escrita de romances , contos, novelas gráficas, e similares. Exemplos singulares de estes existem ao longo da história, mas eles não se desenvolvem em formas literárias sistemáticos e discretos até séculos relativamente recentes. Comprimento muitas vezes serve para categorizar obras de ficção em prosa. Embora os limites permanecem um tanto arbitrária, modernos publicação convenções ditar o seguinte:

  • A Mini Saga é um conto de exatamente 50 palavras
  • A O Flash ficção é geralmente definido como um pedaço de prosa menos de mil palavras.
  • A conto compreende prosa escrita de entre 1.000 e 20.000 palavras (mas normalmente mais de 500 palavras), que pode ou não pode ter um arco narrativo.
  • Uma história que contém entre 20.000 e 50.000 palavras cai na categoria novela.
  • A obra de ficção que contém mais de 50.000 palavras recai para o reino da novela .

Um romance consiste simplesmente de uma longa história escrita em prosa, mas a forma desenvolvida comparativamente recentemente. Prosa islandesa sagas que datam do século 11 sobre a colmatar o fosso entre nacional tradicional épicos verso eo moderno romance psicológico. Na Europa continental, o espanhol Cervantes escreveu, talvez, o primeiro romance influente: Don Quixote, a primeira parte do que foi publicado em 1605 ea segunda em 1615. coleções anteriores do contos, tal como Boccaccio de Decameron e Chaucer 's The Canterbury Tales , têm formas comparáveis e seria classificar como romances hoje se escrito. Obras anteriores escritos na Ásia se assemelhar ainda mais fortemente o romance como nós agora pensar sobre isso - por exemplo, obras como a Chinese Romance dos Três Reinos e os japoneses Conto de Genji por Lady Murasaki. Comparado a O Livro das Mil e Uma Noites.

Primeiros romances na Europa não fez, na época, contam literatura como significativo, talvez porque "mera" prosa parecia fácil e sem importância. Tornou-se claro, no entanto, que a escrita em prosa pode proporcionar prazer estético sem aderir a formas poéticas. Além disso, os autores ganham liberdade em não ter que se preocupar com a estrutura verso traduz muitas vezes em um mais complexo lote ou em um mais rico em detalhes precisos do que um normalmente encontra mesmo em poesia narrativa. Esta liberdade também permite que um autor de experimentar com muitos estilos literários e apresentação diferentes - incluindo poesias no âmbito de um único romance.

Ver Ian Watt é The Rise of a Novel. [Esta definição precisa de expansão]

Drama

A jogar ou o drama oferece outra forma literária clássica que tem continuado a evoluir ao longo dos anos. Ela compreende, geralmente, principalmente diálogo entre caracteres e, normalmente, visa dramática / teatro desempenho (ver teatro ) em vez de leitura. Durante os décimo oitavo e décimo nono séculos , ópera desenvolvido como uma combinação de poesia, teatro e música . Quase todo o drama levou verso forma até há relativamente pouco tempo. Shakespeare poderia ser considerado drama. Romeu e Julieta , por exemplo, é um drama romântico clássico geralmente aceito como literatura.

Drama grego exemplifica a mais antiga forma de drama da qual temos conhecimento substancial. Tragédia, como uma dramática gênero, desenvolvido como um desempenho associado a religiosa e cívica festivais, tipicamente promulgar ou desenvolver em cima conhecidos históricas ou mitológicas temas. Tragédias geralmente apresentado muito grave temas. Com o advento de novas tecnologias, scripts escritos para mídia não-estágio foram adicionados a esta forma. Guerra dos Mundos (rádio) em 1938 viu o advento da literatura escrita de radiodifusão, e muitas obras de Drama foram adaptados para o cinema ou televisão. Por outro lado, televisão, cinema, literatura e rádio foram adaptados para meios impressos ou eletrônicos.

Literatura oral

O termo literatura oral não se refere à escrita, mas a tradições orais, que inclui diferentes tipos de épico, poesia e teatro , contos populares, baladas, lendas, piadas e outros gêneros de folclore . Existe em cada sociedade, seja alfabetizado ou não. Em geral, é estudada por folcloristas, ou por estudiosos comprometidos com a estudos culturais e etnopoética, incluindo linguistas , antropólogos e até mesmo sociólogos .

Status legal

Reino Unido

As obras literárias foram protegidos pela lei de direitos autorais de reprodução não autorizada desde pelo menos 1710. As obras literárias são definidos por lei de copyright para qualquer trabalho, exceto uma obra dramática ou musical, que é escrita, falada ou cantada, e, consequentemente, inclui (a) uma mesa ou compilação (diferente de um banco de dados), (b) um programa de computador, (c) material de concepção para um programa de computador, e (d) uma base de dados.

Note-se que as obras literárias não estão limitados a obras de literatura, mas incluem todas as obras expressas em forma impressa ou escrita (exceto obras dramáticas ou musicais).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Literature&oldid=222650099 "