Conteúdo verificado

John Locke

Assuntos Relacionados: Filósofos

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

John Locke
Época Filosofia do século 17
(Filosofia Moderna)
Região Os filósofos ocidentais
Escola Empirismo britânico , Contrato Social, A lei natural
Principais interesses Metafísica, Epistemologia, filosofia política , filosofia da mente , Educação
Idéias notáveis tabula rasa ", governo com o consentimento dos governados"; estado de natureza; direitos da vida, à liberdade e à propriedade
Assinatura

John Locke ( 29 de agosto de 1632 - 28 de outubro de 1704) foi um Inglês filósofo. Locke é considerado o primeiro dos britânicos empiristas , mas é igualmente importante teoria do contrato social. Suas idéias tiveram enorme influência sobre o desenvolvimento de epistemologia e filosofia política , e ele é amplamente considerado como um dos mais influentes do Iluminismo pensadores, republicanos clássicos, e contribuintes para a teoria liberal. Seus escritos influenciado Voltaire e Rousseau , muitos Pensadores iluministas escoceses, bem como a Revolucionários americanos. Essa influência se reflete no americana Declaração da Independência.

Teoria da mente de Locke é frequentemente citado como a origem para as concepções modernas de identidade e de "self", que figuram com destaque nos trabalhos posteriores de filósofos como David Hume , Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant . Locke foi o primeiro filósofo a definir a auto através de uma continuidade de "consciência". Ele também postulou que a mente era uma "lousa em branco" ou " tabula rasa ", isto é, ao contrário do cartesiano ou Filosofia cristã, Locke sustentava que as pessoas nascem sem idéias inatas.

Vida

O pai de Locke, que também foi chamado John Locke, era um advogado do país e secretário para os Julgados de Paz em Chew Magna , que serviu como um capitão de cavalaria para os parlamentares forças durante a parte inicial da Guerra Civil Inglês . Sua mãe, Agnes Keene, era filha de um curtidor e fama de ser muito bonito. Ambos os pais eram puritanos . Locke nasceu em 29 de agosto de 1632, em uma pequena cabana de palha pela igreja em Wrington, Somerset, cerca de 12 milhas de Bristol . Ele era baptizado no mesmo dia. Logo após o nascimento de Locke, a família mudou-se para o cidade de mercado Pensford, cerca de sete milhas ao sul de Bristol, onde Locke cresceu num rural Casa de Tudor em Belluton.

Em 1647, Locke foi enviado para o prestigioso Escola de Westminster, em Londres , sob o patrocínio de Alexander Popham, uma membro do Parlamento e ex-comandante do pai do Locke mais novo. Após completar seus estudos lá, ele foi admitido Christ Church. O reitor da faculdade na época era John Owen, vice-reitor da universidade. Embora um estudante capaz, Locke estava irritado com o currículo de graduação do tempo. Ele encontrou as obras de filósofos modernos, tais como René Descartes, mais interessante do que o Material clássica ensinou na universidade. Através de seu amigo Richard Lower, que ele conhecia da escola de Westminster, Locke foi apresentado a medicina ea filosofia experimental sendo perseguido em outras universidades e no Inglês Royal Society, da qual ele acabou por se tornar um membro.

Locke foi premiado com um grau de bacharel em 1656 e um mestrado em 1658. Ele obteve um Bacharelado em Medicina em 1674, tendo estudado medicina extensivamente durante seu tempo em Oxford e trabalhou com cientistas e pensadores notáveis como Robert Boyle , Thomas Willis, Robert Hooke e Richard inferior. Em 1666, ele conheceu Senhor Anthony Ashley Cooper, primeiro conde de Shaftesbury, que tinha vindo para tratamento busca Oxford para uma infecção do fígado. Cooper ficou impressionado com Locke eo persuadiu a tornar-se parte de sua comitiva.

Locke tinha sido à procura de uma carreira e em 1667 mudou-se para a casa de Shaftesbury em Exeter House, em Londres, para servir como médico pessoal de Lord Ashley. Em Londres , Locke retomou seus estudos de medicina sob a tutela de Thomas Sydenham. Sydenham teve um efeito importante sobre o pensamento filosófico naturais de Locke - um efeito que se tornaria evidente na Ensaio acerca do Entendimento Humano.

Conhecimento médico de Locke foi colocado à prova quando o fígado de Shaftesbury infecção tornou-se risco de vida. Locke coordenou o conselho de vários médicos e provavelmente foi instrumental em persuadir Shaftesbury se submeter a uma operação (então a própria risco de vida) para remover o cisto. Shaftesbury sobreviveu e prosperou, creditando Locke por salvar sua vida.

Locke-John-LOC.jpg

Ele estava na casa de Shaftesbury, durante 1671, que a reunião teve lugar, descrito na Epístola ao leitor do Ensaio, que foi a gênese do que viria a se tornar Essay. Dois projectos existentes ainda sobrevivem a partir deste período. Foi também durante este tempo que Locke serviu como secretário do Conselho de Comércio e Plantações e Secretário para os Senhores e Proprietários das Carolinas, ajudando a moldar as suas ideias sobre economia e comércio internacional.

Shaftesbury, como um dos fundadores do Movimento Whig, exerceu grande influência sobre as idéias políticas de Locke. Locke se envolveu na política, quando tornou-se Shaftesbury Lord Chancellor em 1672. Após a queda de Shaftesbury em favor de 1675, Locke passou algum tempo viajando através de France . Ele retornou à Inglaterra em 1679 quando fortunas políticas de Shaftesbury tomou uma breve virada positiva. Por esta altura, provavelmente em Shaftesbury de alerta, Locke compôs a maior parte do Dois tratados sobre o governo. Locke escreveu os tratados para defender a Revolução Gloriosa de 1688, mas também para combater a filosofia política absolutista de Sir Robert Filmer e Thomas Hobbes. Embora Locke foi associado com o influente Whigs, suas idéias sobre direitos naturais e do governo são considerados hoje bastante revolucionário para esse período da história Inglês.

No entanto, Locke fugiu para a Holanda , Holanda, em 1683, sob forte suspeita de envolvimento no Rye Lote Moradia (embora há pouca evidência para sugerir que ele estava diretamente envolvido no esquema). Na Holanda Locke teve tempo de voltar para sua escrita, gastando uma grande quantidade de tempo de re-trabalhar o Essay e compor a Carta sobre a tolerância. Locke não voltar para casa até depois da Revolução Gloriosa . Locke acompanhada William de Orange esposa de volta para a Inglaterra em 1688. A maior parte da edição de Locke teve lugar depois de sua chegada de volta à Inglaterra - sua supracitada Ensaio sobre o Entendimento Humano, os Dois tratados sobre o Governo Civil e A Carta sobre a Tolerância todos os que aparecem em rápida sucessão após seu retorno do exílio.

Amigo próximo de Locke Lady Masham o convidou para se juntar a ela na casa de campo dos Mashams 'em Essex. Embora seu tempo lá foi marcado pela saúde variável de asma ataques, no entanto, ele se tornou um herói intelectual da Whigs. Durante este período, ele discutiu assuntos com figuras como John Dryden e Isaac Newton .

Ele morreu em 28 de outubro, 1704 devido ao declínio da saúde, e é enterrado no cemitério da igreja da vila de Alta Laver, a leste de Harlow em Essex, onde viveu na casa de Sir Francis Masham desde 1691. Locke nunca se casou nem teve filhos.

Eventos que aconteceram durante a vida de Locke incluem o Inglês Restauração, o Grande Peste de Londres e do Grande Incêndio de Londres. Ele não chegou a ver o Ato de União de 1707, embora os tronos da Inglaterra e Escócia foram realizadas pelo mesmo monarca ao longo de sua vida. monarquia constitucional e uma democracia parlamentar estavam em sua infância durante o tempo de Locke.

Epitáfio de Locke

Latina Original:

Hic juxta situs est JOHANNES LOCKE. Si qualis fuerit rogas, mediocritate SUA contentum se vixesse respondet. Literis innutritus EO usque tantum profecit, ut veritati unice litaret. Hoc ex scriptis illius disce, quae quod de eo reliquum est majori fide tibe exhibebunt, quam epitaphii suspecta Elogia. Virtutes si quas habuit, minores sã quam sibi Laudi duceret tibi em exemplum proponeret; vita una sepeliantur. Morum exemplum si squaeras em Evangelio habes: vitiorum utinam nusquam: mortalitatis certe (prosit quod) hic et ubique.

Natum Anno Dom. 1632 29 de agosto

Mortuum Anno Dom. 1704 28 de outubro

Memorat haec tabula brevi et ipse interitura.

Inglês Tradução:

"Perto deste lugar encontra-se John Locke. Se você perguntar que tipo de homem ele era, ele responde que ele vivia contente com sua própria pequena fortuna. Bred um estudioso, ele fez o seu subserviente aprendizagem apenas para a causa da verdade. Isso vai aprender com seus escritos, que irá mostrar-lhe tudo o mais que lhe digam respeito, com maior verdade, do que os louvores suspeitos de um epitáfio. Suas virtudes, de fato, se ele tinha alguma, eram muito pouco para ele se propor como questão de elogiar a si mesmo, .. ou como um exemplo para você Deixe seus vícios ser enterrado com ele de boa vida, você tem um exemplo no evangelho, você deve desejá-lo; do vício, iria não havia nenhum para você, de mortalidade, certamente você tem um aqui e em todos os lugares, e que você possa aprender com ele. Que ele nasceu no dia 29 de agosto do ano de Nosso Senhor 1632, e que morreu no dia 28 de Outubro do ano de Nosso Senhor 1704, este tablet, que se vai logo perecer, é um registro. "

Influência

Locke exerceu uma profunda influência sobre a filosofia política, em particular em um republicanismo clássico e muito mais tarde em um moderno liberalismo . A maioria dos contemporâneos libertários reclamá-lo como uma influência. Ele tinha uma forte influência sobre Voltaire . Seus argumentos relativos à liberdade e à contrato social mais tarde influenciou as obras escritas de Alexander Hamilton , James Madison , Thomas Jefferson e outros Fundadores do Estados Unidos . Além disso, pontos de vista de Locke influenciou as revoluções americana e francesa.
Mas a influência de Locke pode ter sido ainda mais profundo no campo da epistemologia. Locke redefiniu subjetividade, ou auto, e os historiadores intelectuais, tais como Charles Taylor e Jerrold Seigel argumentam que Essay de Locke sobre o Entendimento Humano (1690) marca o início da concepção moderna do eu.

Constituição de Carolina

Apreciações de Locke foram muitas vezes ligada a avaliações de liberalismo em geral, e também para as avaliações dos Estados Unidos. Detratores notar que (em 1671), ele foi um dos principais investidores no tráfico de escravos Inglês através da Royal Africa Company, bem como através de sua participação na elaboração da Constituição fundamental das Carolinas enquanto Shaftesbury de secretário, que estabeleceu uma aristocracia feudal e deu um poder absoluto sobre seus escravos mestre. Eles observam que, como secretário do Conselho de Comércio e Plantações (1673-4) e membro do Board of Trade (1696-1700) Locke foi, de fato, "um dos apenas meia dúzia de homens que criou e supervisionou ambos as colônias e os seus sistemas iníquas de servidão "Alguns vêem suas declarações sobre unenclosed propriedade como tendo justificado o deslocamento dos nativos americanos . Por causa de sua oposição à aristocracia e escravidão em seus escritos mais importantes, ele é acusado de hipocrisia, ou de cuidar somente para a liberdade de Inglês capitalistas . A maioria dos estudiosos liberais americanos rejeitam estas críticas, no entanto, questionando a extensão de seu impacto sobre a Constituição Fundamental e interpretações de seu trabalho, em geral, de seus detratores.

Teoria do valor e propriedade

Locke usa a propriedade palavra em ambos os sentidos amplo e restrito. Em um sentido amplo, que abrange uma ampla gama de interesses e aspirações humanas; mais restrita, refere-se a bens materiais. Ele argumenta que a propriedade é um direito natural e ele é derivado do trabalho.

Locke acredita que a posse de propriedade é criada pela aplicação de trabalho. Além disso, a propriedade precede o governo eo governo não pode "alienar as propriedades dos sujeitos de forma arbitrária." Karl Marx mais tarde criticada teoria da propriedade de Locke em sua teoria social.

Teoria política

Teoria política de Locke foi fundada em teoria do contrato social. Ao contrário de Thomas Hobbes , Locke acreditava que a natureza humana é caracterizada pela razão e tolerância. Como Hobbes, Locke acreditava que a natureza humana permitiu que os homens de ser egoísta. Isto é evidente, com a introdução de moeda. Em um estado natural todas as pessoas fossem iguais e independentes, e todos tinham um direito natural para defender sua "vida, saúde, liberdade ou posses." Como Hobbes Locke assumiu que o direito exclusivo de defender, no estado de natureza não fosse suficiente, para que as pessoas estabeleceu uma sociedade civil para retomar conflitos na forma civil, com a ajuda do governo em um estado de sociedade. No entanto, Locke nunca se refere a Hobbes pelo nome e em vez disso pode ter sido a resposta a outros escritores do dia. Locke também defendeu governamental separação de poderes e acreditava que a revolução não é apenas uma direito, mas a obrigação em algumas circunstâncias. Essas idéias viria a ter profunda influência sobre a Constituição dos Estados Unidos e sua Declaração da Independência.

Limites à acumulação

Trabalho cria a propriedade, mas também contém limites à sua acumulação: a capacidade do homem para produzir e capacidade do homem para consumir. De acordo com Locke, a propriedade não utilizada é um resíduo e uma ofensa contra a natureza. No entanto, com a introdução de bens duráveis "", os homens poderiam trocar suas mercadorias perecíveis excessivos pelos bens que duram mais e, portanto, não ofendem a lei natural. A introdução do dinheiro assinala o culminar deste processo. O dinheiro torna possível a acumulação ilimitada de propriedade sem causar desperdício através de deterioração. Ele também inclui ouro ou prata como dinheiro, porque eles podem ser "entesourado sem prejuízo para ninguém", uma vez que não estragar ou decadência nas mãos do possuidor. A introdução de dinheiro elimina os limites de acumulação. Locke insiste que a desigualdade surgiu por acordo tácito sobre o uso do dinheiro, não pelo contrato social que institui a sociedade civil ou do direito de propriedade da terra regulação. Locke está ciente de um problema colocado pela acumulação ilimitada, mas não considera que sua tarefa. Ele apenas implica que o governo iria funcionar para moderar o conflito entre a acumulação ilimitada de bens e uma distribuição mais equitativa da riqueza quase e não diz quais os princípios que o governo deve aplicar para resolver este problema. No entanto, nem todos os elementos de seu pensamento formam um todo coerente. Por exemplo, a teoria do valor-trabalho do Dois tratados sobre o governo fica lado a lado com a teoria da demanda e oferta desenvolvido em uma carta que escreveu intitulado Algumas Considerações sobre as consequências do rebaixamento do interesse e do levantamento do valor do dinheiro. Além disso, Locke ancora propriedade em trabalho de parto, mas no final defende a acumulação ilimitada de riqueza.

Locke na teoria de preços

Teoria geral de Locke de valor e preço é uma oferta e demanda teoria, que foi estabelecido em uma carta a um Membro do Parlamento em 1691, intitulado Algumas Considerações sobre as consequências do rebaixamento do interesse e do levantamento do valor do dinheiro. A oferta é quantidade e demanda é alugar. "O preço de qualquer mercadoria sobe ou cai pela proporção do número de compradores e vendedores." E "aquilo que regula o preço ... [de bens] não é outra coisa, mas a sua quantidade na proporção da sua renda." A quantidade teoria de dinheiro constitui um caso especial desta teoria geral. Sua idéia é baseado em "dinheiro responde a todas as coisas" (Eclesiastes) ou "aluguel do dinheiro é sempre suficiente, ou mais do que suficiente", e "varia muito pouco ..." Independentemente de saber se a demanda por moeda é ilimitado ou constante, Locke conclui que, tanto quanto dinheiro está em causa, a demanda é exclusivamente regulada pela sua quantidade. Ele também investiga os determinantes da demanda e da oferta. Para o abastecimento, bens em geral são considerados valiosos, porque eles podem ser trocadas, consumidas e devem ser escasso. Para a demanda, os bens estão na demanda porque eles produzem um fluxo de renda. Locke desenvolve uma teoria precoce de ". pela sua constante produção de mercadorias vendáveis é a que traz um certo rendimento anual" capitalização, tais como a terra, que tem valor porque a demanda por dinheiro é quase o mesmo que a demanda por bens ou terras; isso depende se o dinheiro é procurado como meio de troca ou de fundos emprestáveis como. Por meio de troca "o dinheiro é capaz de troca para nos adquirir os necessários ou conveniências da vida". Para fundos emprestáveis, "se trata de ser da mesma natureza com a terra cedendo um certo rendimento anual ... ou interesse."

Pensamentos Monetários

Locke distingue duas funções do dinheiro , como um "balcão" para medir o valor, e como uma "promessa" de reivindicar mercadorias. Ele acredita que a prata eo ouro, ao contrário de dinheiro de papel, são a moeda apropriada para transações internacionais. A prata eo ouro, diz ele, são tratados para ter valor igual por toda a humanidade e pode, portanto, ser tratada como uma garantia por qualquer pessoa, enquanto o valor do dinheiro de papel é válida somente sob o governo que emite-lo.

Locke argumenta que um país deve procurar um favorável balança comercial, para que não fiquem para trás outros países e sofrem uma perda em seu comércio. Uma vez que o estoque de moeda mundial cresce constantemente, um país deve buscar constantemente para ampliar seu próprio estoque. Locke desenvolve sua teoria de bolsas estrangeiras, além de movimentos de commodities, também há movimentos em stock país de dinheiro, e os movimentos de capitais determinar as taxas de câmbio. O último é menos significativa e menos volátil do que os movimentos das commodities. Como para um país do estoque de dinheiro , se é grande em relação ao de outros países, que irá causar câmbio do país a subir acima do valor nominal, como uma balança de exportações faria.

Ele também prepara estimativas do necessidades de caixa para diferentes grupos econômicos (proprietários, trabalhadores e corretores). Em cada grupo os requisitos de caixa estão intimamente relacionados com o comprimento do período de pagamento. Ele argumenta os corretores - intermediários - cujas atividades ampliar o circuito monetária e cujos lucros comer em os ganhos dos trabalhadores e proprietários de terras, tiveram uma influência negativa sobre a economia pessoal e pública, tanto de um que eles supostamente contribuíram para.

O Auto

Locke define o auto como "aquela coisa pensante consciente, (o que quer substância, composta de se espiritual ou material, simples ou agravada, não importa), que é sensível, ou consciente do prazer e da dor, capaz de felicidade ou miséria, e assim está preocupada por si, na medida do que a consciência se estende ", mas Locke não ignorar a" substância ". Ele escreve:" o corpo também vai ao fazer o homem. "O auto de Locke é, portanto, um auto-conhecimento, auto- -reflective consciência que é fixo em um corpo. Em seu Ensaio, Locke explica o desdobramento gradual desta mente consciente. Argumentando contra tanto a visão agostiniana do homem como originalmente pecador e da posição cartesiana que sustenta que o homem por natureza sabe proposições lógicas básicas, Locke postula um "vazio" mente-a -que tabula rasa é moldada pela experiência; sensações e reflexões sendo as duas fontes de toda a nossa idéias. Locke Alguns pensamentos Educação Quanto é um esboço de como educar essa mente; ele expressa sua crença de que a educação faz com que o homem, ou mais fundamentalmente, que a mente é um "armário vazio" com a declaração: "Eu acho que pode dizer que de todos os homens que se encontram com, nove partes de dez são o que são , bom ou mau, útil ou não, pela sua educação. "

Locke também sugeriu que "as impressões pequenos e quase imperceptíveis sobre nossas infâncias do concurso ter consequências muito importantes e duradouras." Ele argumentou que as "associações de ideias" que se faz quando jovens são mais importantes do que as feitas mais tarde, porque eles são a base de a auto-eles são o que primeiro marcar a tabula rasa. No ensaio, no qual ele apresenta ambos os conceitos, Locke adverte contra, por exemplo, deixando "uma empregada tolo" convencer uma criança de que "duendes e sprites" estão associados com a noite de "trevas trazer sempre mais tarde com ele essas idéias terríveis, e eles devem ser assim juntos, que ele não pode mais suportar o que o outro." "Associativismo", como esta teoria viria a ser chamado, exerceu uma influência muito poderosa sobre o pensamento do século XVIII, a teoria particular de ensino. Quase todo escritor educacional seria alertar os pais não permitem que seus filhos a desenvolver associações negativas. Ele também levou ao desenvolvimento da psicologia e outras disciplinas novas com A tentativa de David Hartley para descobrir um mecanismo biológico para o associacionismo Nas suas observações sobre Man (1749).

Lista de grandes obras

  • (1689) A Carta sobre a Tolerância
    • (1690) uma segunda carta Toleration Relativamente
    • (1692) A terceira Carta de Tolerância
  • (1689) Dois tratados sobre o governo
  • (1690) Ensaio acerca do Entendimento Humano
  • (1693) Alguns pensamentos sobre Educação
  • (1695) a razoabilidade do cristianismo, como entregue nas Escrituras
    • (1695) A Vindication da razoabilidade do cristianismo

Grandes manuscritos não publicados ou póstumos

  • (1660) Primeira Trato de Governo (ou do Trato Inglês)
  • (C. 1662) segundo troço de Governo (ou do Trato Latina)
  • (1664) Questões relativas à Lei da Natureza (texto latino definitivo, com frente para precisas Inglês trans em Robert Horwitz et al, eds, John Locke, questões referentes às leis da Natureza, Ithaca:... Cornell University Press, 1990).
  • (1667) Ensaio Toleration Relativamente
  • (1706) Da Conduta do Memorando de Entendimento
  • (1707) uma paráfrase e Notas sobre as Epístolas de São Paulo

Literatura secundária

  • Ashcraft, Richard, 1986. Revolucionário pollitics e de Locke Dois tratados sobre o governo Princeton:. Princeton University Press. (Discute a relação entre a filosofia de Locke e suas atividades políticas.)
  • Ayers, Michael R., 1991. Locke. Epistemologia e ontologia Routledge (O padrão de trabalho sobre Ensaio de Locke sobre o entendimento humano.)
  • Bailyn, Bernard, 1992 (1967). As origens ideológicas da Revolução Americana. Harvard University. Press. (Discute a influência de Locke e outros pensadores sobre a Revolução Americana e na subsequente pensamento político americano.)
  • GA Cohen, 1995. "Marx e Locke na terra e no Trabalho", em sua auto-propriedade, a liberdade ea igualdade, Oxford University Press.
  • Cox, Richard, Locke em Guerra e Paz, Oxford: Oxford University Press, 1960. (A discussão da teoria das relações internacionais do Locke.)
  • Chappell, Vere, ed., 19nn. O companheiro de Cambridge a Locke. Cambridge Uni. Press.
  • Dunn, John, 1984. Locke. Oxford Uni. Press. (A introdução sucinta.)
  • ------ De 1969. O Pensamento Político de John Locke: Um relato histórico do argumento dos "Dois Tratados sobre o Governo". Cambridge Uni. Press. (Introduzido a interpretação que enfatiza o elemento teológico no pensamento político de Locke.)
  • Macpherson. CB A Teoria Política de individualismo possessivo: Hobbes a Locke (Oxford: Oxford University Press, 1962). (Estabelece a profunda afinidade de Hobbes a Harrington, os Levellers e Locke até a décima nona do século utilitarismo).
  • Pangle, Thomas, o espírito de republicanismo moderno: The Moral visão dos fundadores americanos e Filosofia da Locke (Chicago: University of Chicago Press, 1988; paperback ed., 1990), 334 páginas. (Outras leituras convencionais de Desafios Dunn, Tully, Yolton de, e.)
  • Strauss, Leo, Natural Direito e História, cap. 5B (Chicago: University of Chicago Press, 1953). (Defende a partir de um ponto de não-marxista de vista de uma profunda afinidade entre Hobbes e Locke.)
  • Strauss, Leo, "Doutrina do Direito Natural de Locke," American Political Science Review 52 (1958) 490-501. (A crítica da edição de W. von Leyden de escritos inéditos de Locke sobre a lei natural.)
  • Tully, James, 1980. "Um Discurso sobre Propriedade: John Locke e seus adversários" Cambridge Uni. Imprensa
  • Waldron, Jeremy, 2002. Deus, Locke e Igualdade. Cambridge Uni. Press.
  • . Yolton, JW, ed, 1969. John Locke: Problemas e Perspectivas. Cambridge Uni. Press.
  • Zuckert, Michael, Lançando Liberalismo: On Lockean Filosofia Política. Lawrence, KS: University Press of Kansas.
  • Locke Estudos, aparecendo anualmente, publica trabalhos acadêmicos sobre John Locke.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=John_Locke&oldid=229487034 "