Conteúdo verificado

Kolkata

Assuntos Relacionados: Ásia ; Cidades Asiáticas

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Kolkata
Calcutá
- Cidade -
No sentido horário da parte superior: Victoria Memorial, Catedral de St. Paul, distrito central de negócios, Howrah Bridge, cidade linha de bonde, Vidyasagar Ponte
Apelido (s): Cidade da Alegria
Kolkata está localizado em West Bengal
Kolkata
Localização de Calcutá em West Bengal
Coordenadas: 22,567 ° N ° 88,367 E / 22,567; 88,367 Coordenadas: 22,567 ° N ° 88,367 E / 22,567; 88,367
País Índia
Estado West Bengal
Divisão Presidência
Distrito Kolkata
Governo
• Tipo Mayor-Conselho
• Corpo KMC
Prefeito Sovan Chatterjee
Xerife Indrajit Ray
• comissário de Polícia Surajit Kar Purakayastha
Área
• Cidade 185 km 2 (71 sq mi)
• Metro 1,886.67 km 2 (728,45 sq mi)
Elevação 9 m (30 pés)
População (2011)
• Cidade 4486679
• Classificação
• Densidade Bad arredondamento aqui 24.000 / km 2 (Bad arredondamento aqui 63.000 / sq mi)
Metro 14112536
• classificação Metro 3
Metropolitano 14.617.882 ( 3)
Demonym Calcuttan
Fuso horário IST ( UTC + 05: 30)
Código (s) ZIP 7000 xx, xx 7001
Código (s) área + 91-33
Registro de veículo WB 01-79
UN / LOCODE IN CCU
Idiomas Bengali , Inglês , Hindi, Urdu
Etnia Bengali, Marwari, Bihari, Outro
Site www.kmcgov.in
  1. ^ A área metropolitana de Kolkata também inclui porções de Norte 24 Parganas, Sul 24 Parganas, Howrah, Nadia, e Distritos Hooghly. Veja: a estrutura urbana .

Kolkata / k ɒ l k æ t ə / Ou Calcutá / k æ l k ʌ t ə /, É o de capital do estado indiano de Bengala Ocidental. Localizado na margem leste do Rio Hooghly, é o principal centro comercial, cultural, e educacional de East India, enquanto o Porto de Kolkata é a porta de operação mais antiga da Índia, bem como o seu importante porto fluvial único. A partir de 2011, a cidade tinha 4,5 milhões de habitantes; a aglomeração urbana, que compreende a cidade e seus subúrbios, foi o lar de cerca de 14,1 milhões, tornando-o o terceira mais populosa área metropolitana na Índia. A partir de 2008, sua produção econômica, medida pelo produto interno bruto ficou em terceiro lugar entre as cidades do sul da Ásia, atrás de Mumbai e Delhi . Como uma cidade metropolitana que cresce em um país em desenvolvimento, Kolkata confronta poluição substancial urbana, o congestionamento do tráfego, a pobreza, superpopulação e outros problemas logísticos e socioeconômicos.

No final do século 17, as três aldeias que antecederam Kolkata eram governados pelo Nawab de Bengal sob Mughal suserania. Após o Nawab concedido a Companhia das Índias Orientais uma licença de comercialização em 1690, a área foi desenvolvido pela Companhia em uma base mercantil cada vez mais fortificada. Nawab Siraj ud-Daulah ocupada Kolkata em 1756, ea Companhia das Índias Orientais retomou-lo no ano seguinte e por 1772 assumiu plena soberania. Sob East India Company e posteriormente sob a Raj britânico, Kolkata serviu como a capital da Índia até 1911, quando as suas desvantagens geográficas percebidos, combinado com a crescente nacionalismo na Bengala, levou a uma mudança da capital para Nova Deli . A cidade era um centro do movimento de independência indiana ; continua a ser um foco de política estadual contemporâneas. Após a independência da Índia em 1947, Kolkata, o que era uma vez o centro da educação moderna indiana, a ciência, a cultura ea política-testemunhou várias décadas de estagnação econômica relativa. Desde o início de 2000, um rejuvenescimento econômico levou a um crescimento acelerado.

Como núcleo do 19 e início do século 20 Bengal renascentista e um centro de diversidade religiosa e étnica da cultura em Bengala e da Índia, Kolkata estabeleceu tradições locais em drama, arte, cinema, teatro e literatura que ganharam amplas audiências. Muitos pessoas de Kolkata-entre eles vários laureados do Nobel-ter contribuído para as artes, as ciências, e outras áreas, enquanto Cultura Kolkata apresenta idiossincrasias que incluem distintamente bairros de malha estreita (parágrafo) e intercâmbios intelectuais de freestyle (Adda). Partes de Bengala Ocidental do Bengali indústria filme é baseado na cidade, que também abriga instituições culturais veneráveis de importância nacional, como o Academia de Belas Artes, o Victoria Memorial, o Sociedade Asiática, o Museu do Índio, eo Biblioteca Nacional da Índia. Embora o lar de grandes locais de cricket e franquias, Kolkata difere de outras cidades indianas, dando importância à associação de futebol e outros esportes.

Etimologia

A palavra Kolkata deriva do termo Bengali Kolikata [kolikat̪a] (কলিকাতা), o nome de um dos três vilas que existiam antes da chegada da britânica, na área onde a cidade, eventualmente, era para ser estabelecido; as outras duas aldeias foram Sutanuti e Govindapur. O termo Kolikata é pensado para ser uma variação de Kalikkhetro [kalikʰːet̪ro] ( Bengali : কালীক্ষেত্র), que significa "campo de [a deusa] Kali "Alternativamente, o nome pode ter sido derivado do kilkila prazo Bengali. ( Bengali : কিলকিলা), ou "área plana". O nome pode ter sua origem nas palavras Khal [Kal] ( Bengali : খাল) que significa "canal" , seguido de Kata [kata] ( Bengali : কাটা), o que pode significar "cavado" De acordo com outra teoria, a área especializada na produção de. cal virgem ou koli chun [kolitɕun] ( Bengali : কলি চুন) e fibra de coco ou kata [kata] ( Bengali : কাতা); daí, ele foi chamado Kolikata [kolikat̪a] ( Bengali : কলিকাতা). Enquanto o nome da cidade sempre foi pronunciada Kolkata [Calcutá] ( Bengali : কলকাতা) ou Kolikata [kolikat̪a] ( Bengali : কলিকাতা) em Bengali, o formulário anglicizado Calcutá era o nome oficial até 2001, quando se foi alterado para Kolkata, a fim de corresponder Bengali pronúncia.

História

Uma pintura do século 19 mostrando vários edifícios dentro de um composto.
Pintura de Fort William, c. 1828, o local onde a Black Hole incidente ocorreu
Uma fotografia aérea tom sépia de Calcutá mostrando o rio e edifícios Hooghly.
Porta de Kolkata, de 1945, uma porta militar importante durante a Segunda Guerra Mundial.

A descoberta eo estudo arqueológico de Chandraketugarh, 35 quilómetros (22 milhas) ao norte de Kolkata, fornecem evidências de que a região em que as arquibancadas cidade foi habitada por mais de dois milênios. História registrada de Calcutá começou em 1690 com a chegada do Inglês East India Company , que foi consolidando a sua actividade comercial em Bengala. Job Charnock, um administrador que trabalhou para a Companhia, é tradicionalmente creditado como o fundador da cidade; em resposta a uma petição pública, o Tribunal Superior de Calcutá decidiu em 2003 que a cidade não tem um fundador. A área ocupada pelo atual cidade abrangeu três aldeias: Kalikata, Gobindapur, e Sutanuti. Kalikata era uma vila de pescadores; Sutanuti era uma vila ribeirinha dos tecelões. Eles eram parte de uma propriedade pertencente ao Imperador Mughal; o jagirdari (a concessão de terras concedido por um rei sobre seus nobres) direitos de tributação para as aldeias foram realizadas pelo Roy Choudhury Sabarna família de proprietários de terra, ou zamindars. Estes direitos foram transferidos para a Companhia das Índias Orientais em 1698.

Em 1712, os britânicos concluiu a construção de Fort William, localizado na margem leste do rio Hooghly. Enfrentando escaramuças frequentes com As forças francesas, os britânicos começaram a atualizar suas fortificações em 1756. O Nawab de Bengal, Siraj ud-Daulah, protestou contra a militarização. Sua advertência foi ignorada, ea Nawab atacado; ele capturou Fort William e instigou os assassinatos horríveis de prisioneiros de guerra britânicos no Buraco negro de Calcutá. A força de soldados da Companhia ( sipaios) e as tropas britânicas lideradas por Robert Clive recapturaram a cidade no ano seguinte. Declarada cidade presidência, Calcutá tornou-se a sede da Presidência Bengal. Calcutá foi nomeado o capital da East India Company territórios da Índia controlada em 1772; começando em 1864, a estação do monte de Shimla serviu como capital administrativa durante os verões. No início do século 19, os pântanos que cercam a cidade foram drenados; área de governo foi colocado para fora ao longo das margens do rio Hooghly. Richard Wellesley, Governador-geral da Índia entre 1797 e 1805, foi em grande parte responsável pelo desenvolvimento da cidade e sua arquitetura pública. Ao longo do final do século 18 e 19, a cidade era um centro de comércio de ópio da Companhia das Índias Orientais.

Na década de 1850, Kolkata teve duas áreas: Cidade Branca, que foi principalmente britânicos e centrado em torno de Chowringhee; e Preto Town, principalmente da Índia e centrado em torno do Norte Calcutá. A cidade passou por um rápido crescimento industrial a partir do início de 1850, especialmente nas indústrias têxteis e de juta; isso encorajou as empresas britânicas a investir maciçamente em projetos de infraestrutura, que incluía ligações telegráficas e Estação ferroviária de Howrah. A coalescência da cultura britânica e indiana resultou no surgimento de uma nova Babu classe de índios urbanos, cujos membros eram frequentemente burocratas, profissionais, leitores de jornais e Anglophiles; eles geralmente pertenciam a comunidades hindus de casta superior. No século 19, o Bengal Renascença trouxe uma maior sofisticação sociocultural entre os habitantes da cidade. Em 1883, Kolkata foi anfitrião da primeira conferência nacional do Indiana Associação Nacional, a primeira organização nacionalista declarado na Índia. Gradualmente, Calcutá tornou-se um centro para organizações revolucionárias associadas ao movimento de independência indiana . O temporário 1905 partição de Bengala ao longo das linhas comuns resultou em agitação pública generalizada e um boicote aos produtos ingleses pelo Swadeshi movimento. Estas actividades, juntamente com a localização administrativamente desvantajoso de Calcutá, à margem leste da Índia, levou o britânico a mudar a capital para New Delhi em 1911.

A cidade e seu porto foram bombardeados várias vezes pelo Japonês entre 1942 e 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Coincidindo com a guerra, milhões morreram de fome durante a Fome de Bengala de 1943 devido a uma combinação de fatores militares, administrativas e naturais. Exigências para a criação de um estado muçulmano levou em 1946 para um episódio de violência comunal que matou mais de 4.000. O divisão da Índia levou a novos confrontos e um grupo demográfico shift-esquerda para muitos muçulmanos Paquistão Oriental, enquanto centenas de milhares de hindus fugiram para a cidade.

Durante os anos 1960 e 1970, uma grave escassez de energia, greves, e um movimento marxista-maoísta violenta por grupos conhecidos como o Naxalitas danificado grande parte da infra-estrutura da cidade, resultando em estagnação econômica. O Guerra de Independência de Bangladesh de 1971 levou a um afluxo maciço de milhares de refugiados, muitos deles sem um tostão, que tensas infra-estrutura de Kolkata. Durante meados dos anos 1980, Mumbai (então chamada Bombaim) ultrapassou Kolkata como a cidade mais populosa da Índia. Em 1985, Rajiv Gandhi apelidado Kolkata uma "cidade morrendo" à luz das suas desgraças socio-políticos.

No período 1977-2011, West Bengal foi governada a partir de Kolkata pelo Frente de Esquerda, que foi dominada pelo Partido Comunista da Índia (CPM). Foi governo comunista mais antigo democraticamente eleito do mundo; Kolkata foi uma base fundamental para o comunismo indiano. A recuperação econômica da cidade ganhou impulso após a década de 1990, quando Índia começou a instituir reformas pró-mercado. Desde 2000, o setor de serviços de tecnologia da informação (TI) revitalizou a economia estagnada de Kolkata. A cidade também está experimentando um crescimento marcado em sua base de fabricação.

Geografia

Kolkata skyline no fundo, com cavalos em um campo verde em primeiro plano
O horizonte de Kolkata, como visto a partir do Maidan.

Espalhe aproximadamente norte-sul ao longo da margem leste do Rio Hooghly, Kolkata fica dentro do menor Ganges Delta do leste da Índia; elevação da cidade é 1,5-9 m (5-30 pés). Grande parte da cidade era originalmente uma zona húmida que foi recuperada ao longo das décadas para acomodar uma população crescente. As restantes zonas subdesenvolvidas, conhecidos como o Leste Kolkata Wetlands, foram designados a "zona húmida de importância internacional" pela Convenção de Ramsar (1975). Tal como acontece com a maior parte do Indo-Ganges Plain, o solo ea água são predominantemente aluvial na origem. Kolkata está localizado sobre a "bacia Bengala", uma bacia terciária pericratonic. Bengal bacia compreende três unidade estrutural: prateleira ou plataforma no oeste; dobradiça central ou prateleira / inclinação break; e parte basinal profundo no leste e sudeste. Kolkata está localizado no topo da parte ocidental da zona de charneira que é cerca de 25 km (16 mi) de largura a uma profundidade de cerca de 45.000 m (148.000 pés) abaixo da superfície. As zonas de prateleira e de articulação tem muitos defeitos, entre os quais alguns estão ativos. Espessura total de sedimentos abaixo Kolkata é quase 7.500 m (24.600 pés) acima do embasamento cristalino; destes topo 350-450 m (1,150-1,480 pés) é quaternário, seguido de 4,500-5,500 m (pé) de 14,760-18,040 sedimentos terciários, 500-700 m (1,640-2,300 pés) lavagem armadilha do cretáceo armadilha e 600-800 m (1,970-2,620 pés) permian - carboníferas Gondwana rochas. Os sedimentos quaternários consistem de argila, lodo e vários graus de areia e cascalho. Estes sedimentos são ensanduichada entre duas camas de argila: a inferior a uma profundidade de 250-650 m (820-2,130 pés); o superior 10-40 m (30-130 ft) de espessura. De acordo com Bureau of Indian Standards, em uma escala que varia de I a V, a fim de aumentar a susceptibilidade a terremotos, a cidade encontra-se dentro zona sísmica III; de acordo com um Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o seu vento e zona de ciclone é "risco muito elevado de danos".

Estrutura urbana

Panorama da cidade com o rio Hooghly.
Kolkata panorama com rio Hooghly, como visto de Howrah.

O Kolkata área metropolitana é espalhado sobre 1,886.67 km 2 (728,45 sq mi) e compreende três corporações municipais (incluindo Kolkata Municipal Corporation), 39 prefeituras e 24 Samitis panchayat, a partir de 2011. A aglomeração urbana abrangeu 72 cidades e 527 cidades e aldeias, a partir de 2006. As áreas suburbanas na região metropolitana de Kolkata incorporar partes dos seguintes bairros: Norte 24 Parganas, Sul 24 Parganas, Howrah, Hooghly, e Nadia. Kolkata, que está sob a jurisdição do Kolkata Municipal Corporation (KMC), tem uma área de 185 km 2 (71 sq mi). A dimensão leste-oeste da cidade é relativamente estreita, que se estende desde o rio Hooghly, a oeste com aproximadamente o Eastern Metropolitan Bypass no leste-um período de 9-10 km (5,6-6,2 mi). A distância norte-sul é maior, e seu eixo é usado para seção a cidade em Norte, Central, do Sul e Kolkata.

Vista satélite de Kolkata
Vista satélite de Kolkata

North Kolkata é a parte mais antiga da cidade. Caracterizado pela arquitetura do século 19 e ruelas estreitas, que inclui áreas como Shyambazar, Shobhabazar, Chitpur, Cossipore, Baranagar, Sinthee, e Dum Dum. Central Kolkata hospeda o distrito central de negócios. Contém BBD Bagh, antigamente conhecido como Dalhousie Square, eo Esplanade em seu leste; Strand Road é em seu oeste. O Oeste Secretaria Bengal, General Post Office, Reserve Bank of India, High Court, Sede da Polícia Lalbazar, e vários outros escritórios governamentais e privadas estão localizadas ali. Outro centro de negócios é a área sul de Park Street, que compreende vias como Jawaharlal Nehru Road, Camac Street, rua de madeira, Loudon Street, Shakespeare Sarani, e AJC Bose Road. O Maidan é um grande campo aberto no coração da cidade, que tem sido chamado de o "pulmão de Kolkata" e acomoda eventos esportivos e reuniões públicas. O Victoria Memorial e Kolkata Race Course estão localizados no extremo sul do Maidan. Entre os outros parques são Central Park em Bidhannagar e Millennium Park em Strand Road, ao longo do rio Hooghly.

Sul Kolkata desenvolvido depois que a Índia ganhou a independência em 1947; que inclui bairros de luxo como Ballygunge, Alipore, Nova Alipore, Lansdowne, Bhowanipore, Tollygunge, Jodhpur Park, Lake Gardens, Green de golfe, Jadavpur, e Kasba. Do Sudoeste para Sudeste, áreas periféricas incluem Garden Reach, Behala, Thakurpukur, Kudghat, Ranikuthi, Bansdroni, Baghajatin, e Garia. Dois municípios planeados para a região maior Kolkata são Bidhannagar, também conhecido como Salt Lake City e localizada ao norte-leste da cidade; e Rajarhat, também chamado de New Town e situada a leste de Bidhannagar. Na década de 2000, Setor V em Bidhannagar desenvolvido em um centro de negócios para tecnologia da informação e de telecomunicações empresas. Ambos Bidhannagar e Cidade Nova estão situados fora dos limites Kolkata Municipal Corporation, em seus próprios municípios. Fort William, na parte ocidental da cidade, abriga a sede da Médio Comando da Exército indiano; suas instalações estão sob a jurisdição do exército.

Clima

Escuras nuvens de tempestade sobre um corpo d'água com edifícios no fundo distante
Nuvens de monção mais Nalban, uma parte do leste de Kolkata Wetlands.

Kolkata é sujeito a uma clima úmido e seco tropical que é designado sob a Aw Classificação de Köppen clima. A temperatura média anual é de 26,8 ° C (80,2 ° F); temperaturas médias mensais são 19-30 ° C (66-86 ° F). Summers (março a junho) é quente e úmido, com temperaturas na baixa 30s Celsius; durante períodos de seca, as temperaturas máximas muitas vezes ultrapassar os 40 ° C (104 ° F) em Maio e Junho. Inverno dura meses apenas cerca de duas e meia, com baixos sazonais mergulhando a 9-11 ° C (48-52 ° F) em dezembro e janeiro. Maio é o mês mais quente, com temperaturas diárias que variam 27-37 ° C (81-99 ° F); Janeiro, o mês mais frio, tem temperaturas que variam 12-23 ° C (54-73 ° F). A temperatura mais alta é gravado 43,9 ° C (111,0 ° F), e mais baixa é a 5 ° C (41 ° F). Muitas vezes, em abril-junho, a cidade é atingida por chuvas fortes ou rajadas de poeira seguido por tempestades ou chuvas de granizo, trazendo alívio arrefecimento da umidade prevalecente. Estas tempestades são convectiva na natureza, e são conhecidos localmente como baisakhi kal (কালবৈশাখী), ou "Nor'westers" em Inglês.

Chuvas provocadas pelo ramo Baía de Bengala do Sudoeste monção de verão chicote Kolkata entre junho e setembro, fornecendo-o com a maior parte de sua precipitação anual de 1.582 milímetros (62 in). O maior total de precipitação mensal, 306 milímetros (12 in), ocorre em agosto. A cidade recebe 2.528 horas de sol por ano, com máxima exposição à luz solar que ocorre em março. Kolkata tem sido atingida por vários ciclones; estes incluem sistemas que ocorrem em 1737 e 1864, que mataram milhares de pessoas.

A poluição é uma grande preocupação em Kolkata. A partir de 2008, dióxido de enxofre e dióxido de azoto concentração anual estavam dentro dos padrões de qualidade do ar ambiente nacionais da Índia, mas respirável os níveis de material particulado em suspensão eram altas, e uma tendência crescente durante cinco anos consecutivos, causando poluição e neblina. Grave poluição do ar na cidade causou um aumento de doenças respiratórias relacionadas com a poluição, como o câncer de pulmão.


Os dados climáticos para Kolkata (1971-1990)
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 32,6
(90,7)
36,4
(97,5)
39,4
(102.9)
41,5
(106.7)
43,3
(109,9)
43,0
(109,4)
39,7
(103.5)
35,5
(95.9)
36,2
(97,2)
35,3
(95,5)
34,3
(93,7)
32,3
(90,1)
43,3
(109,9)
Média alta ° C (° F) 26,4
(79,5)
29,1
(84,4)
33.5
(92,3)
35,3
(95,5)
35,4
(95,7)
34,0
(93,2)
32,3
(90,1)
32,1
(89,8)
32,4
(90,3)
32,3
(90,1)
30,3
(86,5)
27,0
(80,6)
31,7
(89,1)
Média diária ° C (° F) 20.1
(68,2)
23,0
(73,4)
27,6
(81,7)
30,2
(86,4)
30,7
(87,3)
30,3
(86,5)
29,2
(84,6)
29,1
(84,4)
29,1
(84,4)
28,2
(82,8)
24,9
(76,8)
20,8
(69,4)
26,93
(80,49)
Média baixa ° C (° F) 13,8
(56,8)
16,9
(62,4)
21,7
(71,1)
25,1
(77,2)
26,0
(78,8)
26.5
(79,7)
26,1
(79)
26,1
(79)
25,8
(78,4)
23,9
(75)
19,6
(67,3)
14.5
(58,1)
22,2
(72)
Recorde de baixa ° C (° F) 8.2
(46.8)
8.1
(46,6)
12,7
(54,9)
16.1
(61)
19,6
(67,3)
21,4
(70,5)
23,1
(73,6)
22,7
(72,9)
22,7
(72,9)
18,7
(65,7)
12,0
(53,6)
9.7
(49.5)
8.1
(46,6)
Chuvas mm (polegadas) 11
(0,43)
30
(1,18)
35
(1,38)
60
(2,36)
142
(5,59)
288
(11,34)
411
(16.18)
349
(13,74)
288
(11,34)
143
(5,63)
26
(1,02)
17
(0,67)
1800
(70,86)
Méd. Dias chuvosos (≥ 1,0 mm) 1.2 2.2 3.0 4.8 8,7 14,7 20,5 20,2 15,7 8.1 1,5 0,9 101.5
% umidade 66 58 58 66 70 77 83 83 81 73 67 68 70,8
A média de horas de sol mensais 204,6 203,4 226.3 234,0 226.3 123,0 93,0 105.4 117,0 182,9 192.0 204,6 2,112.5
Fonte: Observatório de Hong Kong, NOAA (extremos, média, umidade, 1971-1990)

Economia

Dois edifícios cobertos de vidro meados de altura com árvores na frente
Sector V, localizado na área de Salt Lake-um hub para empresas de TI e ITES.

Kolkata é o principal centro comercial e financeiro de Oriente e Nordeste da Índia e de casa para o Calcutá Bolsa de Valores. É um importante porto comercial e militar, e é a única cidade no leste da Índia a ter um aeroporto internacional. Uma vez que conduz cidade da Índia, Kolkata experimentou um declínio econômico estável nas décadas após a independência da Índia devido ao aumento demográfico íngremes e um aumento no militante sindicalismo, que incluiu ataques freqüentes que foram apoiadas por partidos de esquerda. Dos anos 1960 para a década de 1990, várias fábricas foram fechadas e empresas realocados. A falta de capital e recursos adicionados ao estado depressivo da economia da cidade e deu origem a um apelido indesejado: a "cidade morrendo". Fortunas da cidade melhorou após a economia indiana foi liberalizada em 1990 e mudanças na política econômica foram promulgadas pelo governo do estado de Bengala Ocidental.

Produção flexível tem sido a norma em Kolkata, que tem um sector informal, que emprega mais de 40% da força de trabalho. Um grupo desorganizado, vendedores ambulantes de beira de estrada, no valor de negócios gerados INR 8772 crore (US $ 2 bilhões) em 2005. Em 2001, cerca de 0,81% da força de trabalho da cidade foi empregado na setor primário (agricultura, silvicultura, mineração, etc.); 15,49% trabalhavam no setor secundário (industrial e fabricação); e 83,69% trabalhavam no sector terciário (setor de serviços). A partir de 2003, a maioria das famílias nas favelas estavam envolvidos em ocupações pertencentes ao sector informal; 36,5% estavam envolvidos no atendimento da classe média urbana (como empregadas domésticas, motoristas, etc.), e 22,2% eram trabalhadores ocasionais. Cerca de 34% da força de trabalho disponível nas favelas de Calcutá estavam desempregados. Como em muitas outras cidades indianas, tecnologia da informação tornou-se um setor de alto crescimento em Kolkata começando no final de 1990; setor de TI da cidade cresceu em 70% ao ano-uma taxa que era o dobro da média nacional. Os anos 2000 viram uma onda de investimentos nos setores imobiliário, de infra-estrutura, varejo e hospitalidade; vários grandes shopping centers e hotéis foram lançados. A partir de 2010, Kolkata, com uma estimativa do produto interno bruto (PIB) por paridade de poder aquisitivo de 150 bilhões de dólares, ficou em terceiro lugar entre as cidades do sul da Ásia, depois de Mumbai e Delhi.

Kolkata é o lar de muitas unidades industriais operadas por grandes empresas dos setores público e privado; principais sectores incluem o aço, engenharia pesada, mineração, minerais, cimento, produtos farmacêuticos, processamento de alimentos, agricultura, eletrônica, têxteis e de juta. ITC Limited, Coal India Limited, e Britannia Industries classificar entre as empresas sediadas na cidade. Kolkata hospeda a sede de três grandes bancos do setor público: Allahabad Bank, UCO Bank, ea United Bank of India. Aprovação do "Olha Oriente" política pelo governo indiano; abertura de Sikkim 's Nathu La passagem de montanha, que está localizado na fronteira entre a Índia ea China, ao comércio internacional bi-direcional; eo interesse mostrado por Países da Ásia do Sudeste em expansão em mercados indianos são fatores que poderiam se beneficiar Kolkata.

Demografia

Uma estrada de terra batida, com barracas em dois lados de uma favela
A favela no norte de Kolkata

Um residente de Kolkata é referido através do demonym Calcuttan ou Kolkatan. De acordo com os resultados provisórios do censo nacional de 2011, distrito de Kolkata, que ocupa uma área de 185 km 2 (71 sq mi), tinha uma população de 4.486.679; sua densidade de população era 24.252 / km 2 (62.810 / sq mi). Isso representa uma queda de 1,88% durante a década 2001-11. O proporção entre os sexos é de 899 fêmeas por 1000 homens-inferiores à média nacional. A razão é pressionado pelo afluxo de homens trabalhando a partir de zonas rurais circundantes, do resto de Bengala Ocidental, e dos estados, principalmente Bihar, Uttar Pradesh, Orissa e vizinho; estes homens geralmente deixam suas famílias para trás. Taxa de alfabetização de Kolkata de 87,14% superior à média de todos os Índia de 74%. A aglomeração urbana teve uma população de 14.112.536 em 2011.

Pessoas bengalis formam a maioria da população de Kolkata; Marwaris e Biharis compor grandes minorias. Entre Comunidades menores de Kolkata são Chinês, tâmeis , Nepaleses, Oriyas, Telugus, Assamês, Gujaratis, Anglo-indianos, Armênios, Gregos, Tibetanos, Maharashtrians, Konkanis, Malayalees, Punjabis, e Parsis. O número de armênios, gregos, judeus e outros grupos de origem estrangeira diminuiu durante o século 20, no caso de a população judaica, após a criação de Israel em 1948. exclusiva da Índia Chinatown é no leste Kolkata; uma vez que o lar de 20.000 pessoas de etnia chinesa, sua população caiu para cerca de 2.000 a partir de 2009, como resultado de vários fatores incluindo o repatriamento ea negação da cidadania indiana após a 1962 Guerra Sino-Indiana, e de imigração para países estrangeiros por melhores oportunidades econômicas. A comunidade chinesa tradicionalmente trabalhou na indústria de curtimento local e correu restaurantes chineses.

Kolkata aglomeração urbana crescimento populacional
Recenseamento Total % ±
1981 9194000 -
1991 11021900 19,9%
2001 13114700 19,0%
2011 14112536 7,6%
Fonte: Censo da Índia
Outros incluem Sikhs, budistas e outras religiões (0,19%)
Religião em Kolkata
Religião Por cento
Hinduismo
77,68%
Islão
20,27%
Cristão
0,88%
Jain
0,46%
Outros
0,71%

Bengali, a língua oficial do estado, é a língua dominante em Kolkata. Inglês também é usado, principalmente pela força de trabalho de colarinho branco. Hindi e urdu são faladas por uma minoria considerável. De acordo com o censo de 2001, 77,68% da população é Hindu, 20,27% Muçulmano, 0,88% Cristão, e de 0,46% Jain. O restante da população inclui Sikhs, budistas e outras religiões; 0,19% não indicou uma religião no censo. Kolkata relataram 67,6% de Crimes leis especiais e locais registrados em 35 grandes cidades indianas durante 2004. O distrito policial Kolkata registrado 15.510 Indianas casos Código Penal em 2010, a oitava maior total no país. Em 2010, a taxa de criminalidade foi 117,3 por 100.000, abaixo da taxa nacional de 187,6; foi a menor taxa entre as maiores cidades da Índia.

A partir de 2003, cerca de um terço da população, ou 1,5 milhões de pessoas, viviam em 3500 não registrado ocupada pelo posseiro e 2011 registado favelas. As favelas autorizadas (com acesso a serviços básicos como água, latrinas, remoção de lixo pela Corporação Municipal de Kolkata) pode ser dividido em dois grupos- bustees, em que moradores de favelas têm algum contrato de arrendamento a longo prazo com os proprietários de terras; e colônias udbastu, os assentamentos que haviam sido alugadas aos refugiados do atual Bangladesh pelo Governo. O favelas não autorizados (desprovidos de serviços básicos fornecidos pelo município) são ocupadas por posseiros que começou a viver em terras-invadiu principalmente ao longo dos canais, linhas ferroviárias e estradas. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde da Família 2005, cerca de 14% dos domicílios em Kolkata eram pobres, enquanto 33% da população vivia em favelas, indicando uma proporção substancial das famílias nas áreas de favelas estavam em melhor situação econômica do que o quarto inferior dos domicílios urbanos em termos de status de riqueza. Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz por fundar e trabalhar com o Missionárias da Caridade em Kolkata-organização ", cuja principal tarefa foi a de amar e cuidar para aqueles pessoas ninguém estava preparado para cuidar".

Governo e dos serviços públicos

Administração Civic

Um edifício vermelho-e-amarelo com vários arcos e torres de pé contra um pano de fundo de céu azul e quadro por árvores
O Calcutá High Court.

Kolkata é administrado por vários órgãos do governo. O Kolkata Municipal Corporation, ou KMC, supervisiona e gere a infra-estrutura cívica da cidade 15 municípios, que juntos abrangem 141 alas. Cada ala elege um vereador para o KMC. Cada município tem um comitê de conselheiros, cada um dos quais é eleito para representar uma ala. Por meio dos comitês de bairro, a empresa compromete-se planejamento urbano e mantém estradas, escolas auxiliado pelo governo, hospitais e mercados municipais. Como órgão máximo de Kolkata, a empresa exerce as suas funções através do prefeito-em-conselho, que compreende um prefeito, um vice-prefeito, e dez outros membros eleitos do KMC. As funções do KMC incluem abastecimento de água, de drenagem e esgotos, saneamento, gestão de resíduos sólidos, iluminação pública e regulamentação edifício. O Kolkata Port Trust, uma agência do governo central, gere porto fluvial da cidade. A partir de 2012, o All India Trinamool Congress controla o KMC; o prefeito é Sovan Chatterjee, enquanto o vice-prefeito é Farzana Alam. A cidade tem um apolítico pós titular, o da Xerife de Kolkata, que preside a várias funções e conferências relacionadas com a cidade.

Agências administrativas de Calcutá têm áreas de jurisdição que não coincidem. Listados em ordem ascendente por área, são eles: Distrito de Kolkata; o Área Kolkata Polícia ea área de Kolkata Municipal Corporation, ou "cidade Kolkata"; e o Kolkata área metropolitana, que é aglomeração urbana da cidade. A agência supervisiona o último, o Kolkata Metropolitan Development Authority, é responsável pela planejamento legal e desenvolvimento de uma maior Kolkata.

À medida que o assento do Governo de Bengala Ocidental, Kolkata é o lar de não apenas os escritórios das agências governamentais locais, mas também a Assembléia Legislativa West Bengal; a Secretaria de Estado, que está alojado no Edifício dos escritores; e o Calcutá High Court. Kolkata tem tribunais inferiores: o Tribunal de Pequenas Causas e do Tribunal Civil da Cidade decidir matéria civil; o Sessões Tribunal regras em casos criminais. O Polícia Kolkata, chefiada por um comissário de polícia, é supervisionado pelo West Bengal Ministério da Administração Interna. O distrito Kolkata elege dois representantes para casa mais baixa da Índia, o Lok Sabha, e 11 representantes para a Assembléia Legislativa do Estado.

Serviços de utilidade pública

A torre cercada por numerosos edifícios
Uma torre de transmissão acima do Bairro Green Golf.

A Corporação Municipal de Kolkata abastece a cidade com água potável que é originária do rio Hooghly; a maior parte é tratada e purificada na estação de bombeamento Palta localizado no Norte 24 no distrito de Parganas. Cerca de 95% das 4.000 toneladas de lixo produzidas diariamente pela cidade é transportado para o recinto de dumping em Dhapa, que fica a leste da cidade. Para promover a reciclagem de lixo e água de esgoto, a agricultura em incentivada em razão de dumping. Partes da cidade não têm saneamento básico adequado, levando a métodos insalubres de eliminação de resíduos.

A eletricidade é fornecida pelo privado operado Calcutá elétrica Supply Corporation, ou CESC, para a cidade propriamente dita; o West Bengal State Electricity Board fornece-se nos subúrbios. Serviços de incêndio são tratados pelo West Bengal Bombeiros, uma agência estatal. A partir de 2012, a cidade tinha 16 estações de fogo.

Estatal Bharat Sanchar Nigam Limited, ou BSNL, bem como as empresas privadas, entre elas Vodafone, Bharti Airtel, Reliance, Idea Cellular, Aircel, Tata DoCoMo, Tata Teleservices, Virgin Mobile, e MTS Índia, são os principais provedores de serviços de telefone e de telefone celular na cidade. Kolkata ser a primeira cidade da Índia a ter telefone celular e Conectividade 4G, o E GSM Cobertura celular CDMA é extensa. A partir de 2010, Kolkata tem 7 por cento do total de consumidores de internet de banda larga na Índia; BSNL, VSNL, Tata Indicom, Sify, Airtel e Reliance estão entre os principais fornecedores.

Infra-estrutura

Transporte

Uma estrada congestionada mostrando ônibus, táxis, autorikshaws e outros modos de transporte rodoviário
Uma estrada em Kolkata mostrando ônibus, táxis, autorikshaws e outros modos de transporte rodoviário.
A interseção congestionada mostrando diferentes veículos como um riquixá-mão, os táxis, bonde e carro
A Mão-puxado rickshaw, táxis, eléctricos e de estacionamento privado em um cruzamento

O transporte público é fornecido pelo Kolkata Suburban Railway, a Kolkata Metro, bondes e ônibus. A rede ferroviária suburbana atinge subúrbios distantes da cidade. O Metro Kolkata, em operação desde 1984, é o sistema de transporte coletivo subterrâneo mais antigo na Índia. Ele abrange o comprimento norte-sul da cidade e cobre uma distância de 25,1 km (16 mi). A partir de 2009, cinco linhas ferroviárias Metro estavam em construção. Kolkata tem três estações ferroviárias de longa distância, localizados em Howrah, Sealdah, e Chitpur, que ligam Kolkata por via ferroviária para a maioria das cidades em Bengala Ocidental e em outras grandes cidades na Índia. A cidade serve como sede de dois Indian Railways divisões-os regionais Eastern Railway ea Railway do Sudeste.

Kolkata tem ferroviário e conectividade estrada com Dhaka , capital de Bangladesh.

Os ônibus, que são o meio de transporte mais utilizado, são executados por agências governamentais e operadores privados. Kolkata é a única cidade da Índia com uma rede de eléctricos, que é operado pela Calcutá Tramways Company. Os serviços de eléctrico de baixa rotatividade são restritas a certas áreas da cidade. Água-logging, causado pelas fortes chuvas que caem durante a monção de verão, pode interromper as redes de transporte. Meios de transporte públicos contratados incluem riquixás, que muitas vezes dobram rotas específicas, e os táxis amarelos. Quase todos os táxis de Kolkata são antiquadas Hindustan Embaixadores por marca; mais recente ar-condicionado os táxis de rádio também estão em serviço.Em partes da cidade,riquixás eriquixás puxados à mão são freqüentado pelo público para viagens curtas.

Devido à sua transporte público diverso e abundante, os veículos de propriedade privada não são tão comuns em Kolkata como em outras grandes cidades indianas. A cidade tem assistido a um aumento constante do número de veículos matriculados; Dados de 2002 mostrou um aumento de 44% durante um período de sete anos. A partir de 2004, após o ajuste para a densidade populacional, "espaço de estrada" da cidade foi de apenas 6% em comparação com 23% em Deli e 17% em Mumbai. O Metro Kolkata tem um pouco aliviado o congestionamento do tráfego, assim como a adição de novas estradas e viadutos. Agências que operam serviços de ônibus de longa distância incluem Calcutá Estado dos Transportes Corporation, Sul Bengal State Transport Corporation, North Bengal State Transport Corporation, e vários operadores privados. Principais terminais de ônibus da cidade estão localizados na Esplanade, Karunamoyee, e Babughat. Os Kolkata-Deli e Kolkata-Chennai pinos do Quadrilátero Dourado e National Highway 34 início da cidade.

Netaji Subhas Chandra Bose International Airport, localizado em Dum Dum cerca de 16 km (9,9 milhas) ao norte-leste do centro da cidade, opera vôos domésticos e internacionais. Em 2013, o aeroporto foi atualizado para lidar com o aumento do tráfego aéreo.

O Porto de Kolkata, criada em 1870, é a mais antiga da Índia eo único importante porto fluvial. O Kolkata Port Trust gere docas em Kolkata e Haldia. Os serviços anfitriões porto de passageiros para Port Blair, capital das Ilhas Andaman e Nicobar; serviço cargueiro para portos em toda a Índia e ao redor do mundo é operado pela Shipping Corporation of India. Os serviços de balsa conectar Kolkata com sua cidade gêmea de Howrah, localizado do outro lado do rio Hooghly.

Cuidados de Saúde

A big building in cream colour with many columns and a portico
Calcutá Medical College, a primeira instituição na Ásia para ensinar medicina moderna.

A partir de 2011, o sistema de saúde em Kolkata consiste de 48 hospitais públicos, principalmente no âmbito do Departamento de Saúde e Bem-Estar Familiar, Governo de Bengala Ocidental, e 366 estabelecimentos médicos privados; estes estabelecimentos dotar a cidade com 27.687 leitos hospitalares. Para cada 10.000 pessoas na cidade, há 61,7 leitos hospitalares, o que é superior à média nacional de 9 leitos hospitalares por 10.000. Dez faculdades de medicina e de odontologia estão localizados na área metropolitana de Calcutá, que funcionam como hospitais terciários no estado. Calcutá Medical College, fundado em 1835, foi a primeira instituição na Ásia para ensinar medicina moderna. Estas instalações são insuficientes para satisfazer as necessidades de saúde da cidade. Mais de 78% em Kolkata preferem o setor médico privado sobre o setor médico público, devido à má qualidade do atendimento, a falta de uma academia nas proximidades, e os tempos de espera excessivos nas instalações do governo.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde da Família de 2005, apenas uma pequena proporção de domicílios Calcutá foram cobertos sob qualquer regime de saúde ou seguro de saúde. O taxa de fecundidade total em Kolkata foi de 1,4, que foi o mais baixo entre os oito cidades pesquisadas. Em Kolkata, 77% das mulheres casadas usaram contraceptivos , que foi o mais alto entre as cidades pesquisadas, mas o uso de métodos anticoncepcionais modernos era a mais baixa (46%). O taxa de mortalidade infantil em Kolkta era de 41 por mil nascidos vivos ea mortalidade taxa de crianças menores de cinco anos foi de 49 por mil nascidos vivos.

Entre as cidades pesquisadas, Kolkata levantou segunda (5%) para as crianças que não tinham tido qualquer tipo de vacina no âmbito do Programa de Imunização Universal a partir de 2005. Kolkata ficou em segundo lugar entre as cidades pesquisadas, com acesso a uma anganwadi centro sob os Serviços Integrados de Desenvolvimento Infantil ( ) programa ICDS para 57% das crianças entre 0 e 71 meses. A proporção de desnutridos , anêmicos e crianças com baixo peso em Kolkata foi menor em comparação com outras cidades pesquisadas.

Cerca de 30% das mulheres e 18% dos homens em Kolkata são obesos-a maioria deles pertencente ao não-pobres estratos da sociedade. Em 2005, Kolkata teve o maior percentual (55%) entre as cidades pesquisadas de mulher anêmica, enquanto 20% dos homens em Kolkata eram anêmicas. Doenças como diabetes , asma , bócio e outros distúrbios da tireóide foram encontrados em grande número de pessoas. Doenças tropicais como a malária , dengue e chikungunya são predominantes em Kolkata, embora sua incidência está diminuindo. Kolkata é um dos distritos da Índia, com um elevado número de pessoas com AIDS ; foi designada uma zona propensa a alto risco.

Educação

A Four storied, pinkish-grey building with arches and a single pillar in front
West Bengal Universidade Nacional de Ciências Jurídicas, uma das escolas de direito autónomas da Índia.

Escolas de Kolkata são executados pelas organizações do governo estadual ou privados, muitos dos quais são religiosos. Bengali e Inglês são as línguas principais de instrução; Urdu e Hindi também são utilizados, em particular no centro de Calcutá. Escolas em Kolkata seguir o plano de "10 + 2 + 3". Depois de completar o ensino secundário, os alunos normalmente se matricular em escolas que dispõem de um mecanismo secundário superior e são filiados ao Conselho West Bengal do ensino secundário superior, o ICSE, ou o CBSE. Eles costumam escolher um foco em artes liberais, negócios ou ciência. Programas de formação profissional também estão disponíveis.

A partir de 2010, a aglomeração urbana Kolkata é o lar de 14 universidades executados pelo governo do estado. As faculdades estão cada afiliado com uma universidade ou instituição baseada tanto em Calcutá ou em outro lugar na Índia. O Universidade de Calcutá, fundada em 1857, é a mais antiga universidade moderna em Sul da Ásia. Bengala Engenharia e Ciência Universidade é a segunda mais antiga instituição de engenharia de prestígio do país localizado no Howrah. Universidade Jadavpur é conhecida por suas artes, ciência, e as faculdades de engenharia. O Instituto Indiano de Administração de Calcutá, que foi o primeiro dos Institutos Indianos de Administração, foi criada em 1961 no Joka, uma localidade nos subúrbios do sudoeste. O Bengala Ocidental Nacional Universidade de Ciências Jurídicas é um dos da Índia autónomas escolas de direito, enquanto o instituto de estatística indiano é um instituto público de pesquisa e universidade.

Estudiosos notáveis ​​que nasceram, trabalharam ou estudaram em Kolkata incluem os físicos Satyendra Nath Bose, Meghnad Saha, e Jagadish Chandra Bose; químico Prafulla Chandra Roy; estatístico Prasanta Chandra Mahalanobis; médico Upendranath Brahmachari; educador Ashutosh Mukherjee; e ganhadores do Prêmio Nobel Rabindranath Tagore , CV Raman, e Amartya Sen.

Cultura

Four women wearing saree in different dancing poses
Dança acompanhada deRabindra Sangeet, um gênero da música começou por Rabindranath Tagore.

Kolkata é conhecida por sua literário, artístico, e herança revolucionária; como a antiga capital da Índia, foi o berço da moderna pensamento literário e artístico indiano. Kolkata tem sido chamado de "Cidade de Furioso, Energia Criativa", bem como a "capital cultural [ou literária] da Índia". A presença de paras , que são os bairros que possuem um forte senso de comunidade, é característica de Kolkata. Normalmente, cada parágrafo tem seu próprio clube comunidade e, na ocasião, um campo de jogo. Moradores se envolver em Addas , ou bate-papos de lazer, que muitas vezes tomam a forma de estilo livre conversação intelectual. A cidade tem uma tradição de graffiti político que descreve tudo, desde calúnia ultrajante para brincadeiras espirituosas e limericks, caricaturas, e propaganda.

Kolkata tem muitos edifícios enfeitados com Indo-islâmica e motivos arquitetônicos Indo-Sarraceno. Vários grandes prédios bem conservados do período colonial foram declarados "estruturas do património"; no entanto, outros estão em vários estágios de degradação. Fundada em 1814 como o museu mais antigo do país, as Casas Museu indiano grandes coleções que apresentam história natural da Índia e Arte indiana. Palácio de Mármore é um exemplo clássico de uma mansão europeia, que foi construído na cidade. O Victoria Memorial, um lugar de interesse em Kolkata, tem um museu que documenta a história da cidade. O Biblioteca Nacional da Índia é a biblioteca pública de liderança no país.

A popularidade dos cinemas comerciais na cidade diminuiu desde a década de 1980. teatros Grupo de Kolkata, um movimento cultural que começou na década de 1940, contrastando com os cinemas comerciais, em seguida,-populares, são teatros que não são profissional ou comercial, e são centros de vária experiências no tema, conteúdo e produção; teatros de grupo usar o palco proscênio para destacar mensagens socialmente relevantes. Chitpur localidade da cidade abriga várias empresas de produção de jatra , uma tradição de teatro popular popular em Bengala rural. Kolkata é a casa da indústria de cinema bengali, apelidado de "Tollywood" para Tollygunj, onde a maioria dos estúdios de cinema do estado estão localizados. Sua longa tradição de filmes de arte inclui mundialmente aclamado diretores de cinema, como Oscar -winning diretor Satyajit Ray, Ritwik Ghatak, Mrinal Sen, Tapan Sinha, e os diretores contemporâneos como Aparna Sen, Buddhadeb Dasgupta, e Rituparno Ghosh.

Durante os séculos 19 e 20, a literatura bengali foi modernizado através das obras de autores como Ishwar Chandra Vidyasagar, Bankim Chandra Chattopadhyay, Michael Madhusudan Dutt, Rabindranath Tagore , Kazi Nazrul Islam, e Sarat Chandra Chattopadhyay. Juntamente com reformas sociais liderados por Ram Mohan Roy, Swami Vivekananda, e outros, isso constituía uma parte importante da Renascença Bengal. As partes do meio e final do século 20 presenciou a chegada do pós-modernismo, bem como movimentos literários, tais como aqueles defendidos pela Kallol movimento, hungryalists e as pequenas revistas. A grande maioria dos editores da cidade está concentrado e em torno de College Street, "... uma meia milha de livrarias e bancas que derramam sobre sobre o pavimento", a venda de livros novos e usados.

Picture of a many-armed goddess with long black hair and a crown
A Murti, ou representação, da deusaDurga mostrado durante ofestival de Durga Puja.

Pintura Kalighat originou no século 19 Kolkata como um estilo local que refletia uma variedade de temas, incluindo a mitologia ea vida cotidiana. O Colégio Governo de Arte e Artesanato, fundada em 1864, tem sido o berço, bem como local de trabalho de artistas eminentes, incluindo Abanindranath Tagore, Jamini Roy, e Nandalal Bose. A faculdade de arte foi o berço da escola de Bengal de arte que surgiu como um avant garde e movimento nacionalista reagindo contra os prevalentes estilos de arte acadêmicos no início do século 20. O Academia de Belas Artes e de outras galerias de arte detêm exposições de arte regulares. A cidade é reconhecida pela sua apreciação de Rabindrasangeet (canções escritas por Rabindranath Tagore) e música clássica indiana; Bengali música popular, incluindo baul baladas folk, kirtans e Gajan festival de música; e música moderna, incluindo Bengali de língua Adhunik músicas. Desde o início de 1990, novos gêneros emergiram, incluindo um que compreende a alternativa folk-rock de bandas Bengali. Outro novo estilo, jibonmukhi gaan ("canções sobre a vida"), baseia-se no realismo.

Os elementos-chave de A cozinha de Kolkata incluem arroz e curry peixes conhecido como machher jhol , que pode ser acompanhado por sobremesas como roshogolla , sandesh , e um iogurte doce conhecido como mishti Dohi . Grande repertório de Bengal de pratos de marisco inclui várias preparações de Ilish , um peixe que é um favorito entre Calcuttans. Alimentos de rua, como beguni (fatias de berinjela frita agredidas), kati rolo (rolo flatbread com vegetais ou frango, carne de carneiro, ou ovo recheio), phuchka (um crepe frito com molho de tamarindo) e cozinha chinesa indiana de Chinatown são populares. Doces jogar um papel importante na dieta de Kolkatans-especialmente em suas cerimônias sociais.

Embora as mulheres bengalis tradicionalmente usam o sari , o shalwar kameez e vestuário ocidental está ganhando aceitação entre as mulheres mais jovens. Vestido de estilo ocidental tem maior aceitação entre os homens, embora o tradicional dhoti e kurta . são vistos durante os festivais Durga Puja, realizada em setembro-outubro, é o mais importante festival de Kolkata; é uma ocasião para celebrações glamourosas. O Ano Novo Bengali, conhecido como Poila Boishak, bem como o festival da colheita de Poush Parbon estão entre os cidade outros festivais; também comemorou são Jagaddhatri Puja, Diwali , Saraswati Puja, Eid, Holi, Natal , e Rath Yatra. Eventos culturais incluem a Kolkata Feira do Livro, o Festival de Música da pista Dover, o Kolkata Film Festival e Festival de Teatro Nacional Nandikar.

Esportes

Salt Lake Stadium,Kolkata
several young men playing association football in a muddy field in the rain
O futebol é um esporte popular em Kolkata. Aqui os jogadores amadores que apreciam um jogo na chuva.

Os esportes mais populares em Kolkata são futebol e críquete . A cidade é um centro de atividade de futebol na Índia e é o lar de clubes nacionais de topo, como Mohun Bagan AC, Kingfisher East Bengal FC, Prayag United SC, eo Mohammedan Sporting Club. Calcutá Football League, que foi iniciado em 1898, é o mais antigo campeonato de futebol na Ásia. Mohun Bagan AC, um dos clubes de futebol mais antigas da Ásia, é a única organização a ser apelidado de "Clube Nacional da Índia". Tal como no resto da Índia, o críquete é popular em Kolkata e é jogado por motivos e nas ruas por toda a cidade. Kolkata tem uma franquia indiana Premier League conhecido como os Cavaleiros Kolkata Cavaleiro; o Associação de Críquete de Bengala, que regula cricket em Bengala Ocidental, também é baseada na cidade. Torneios, especialmente aqueles que envolvem cricket, futebol, badminton , e carrom, são regularmente organizados numa base inter-localidade ou inter-clube. O Maidan, um vasto campo que serve como o maior parque da cidade, hospeda vários clubes de futebol e críquete menores e coaching institutos.

View of a grassy cricket pitch from the stands
Eden Gardens foi renovado antes daCopa do Mundo de Críquete de 2011.

Jardins do Éden, que tem uma capacidade de 90.000 a partir de 2011, sediou o jogo final da Copa do Mundo de Críquete 1987. É a casa do Bengal equipa de críquete e os Riders Kolkata Knight. O multi-uso Salt Lake Stadium, também conhecido como Yuva Bharati Krirangan, é a segunda maior instalação do mundo de futebol por assento capacidade a partir de 2010. O Calcutá Cricket and Football Club é o segundo mais antigo clube de críquete do mundo. Kolkata tem três campos de golfe de 18 buracos. O mais antigo é o Real Calcutá Golf Club, e foi o primeiro clube de golfe a ser construído fora do Reino Unido. Os outros dois estão situados no Tollygunge Club e em Fort William. . The Royal Calcutá anfitriões Turf Club de cavalos de corrida e pólo jogos O . Calcutá Polo Club é considerado o mais antigo clube de pólo existente no mundo O Calcutá Sul Club é um local de encontro para os torneios nacionais e internacionais de tênis; ele realizou o primeiro campeonato nacional grama tribunal em 1946. No período 2005-2007, Sunfeast Open, um torneio de tier-III nas circuito Associação de Tênis Feminino, foi realizada no Estádio Netaji Indoor; desde então foi descontinuado.

O Calcutá Rowing Club hospeda eliminatórias de remo e eventos de treinamento. Kolkata, considerado o principal centro de união do rugby na Índia, dá o seu nome ao mais antigo torneio internacional na união do rugby, a Calcutta Cup. Associação Automóvel de Índia Oriental, fundado em 1904, eo Bengal Motor Sports Club estão envolvidos na promoção do esporte a motor e carro comícios em Kolkata e Bengala Ocidental. O Beighton Cup, um evento organizado pela Associação de Hóquei Bengala e tocaram pela primeira vez em 1895, é a mais antiga da Índia torneio de hóquei em campo; é geralmente realizada no Mohun Bagan terra do Maidan. Atletas de Kolkata incluem Sourav Ganguly e Pankaj Roy, que são ex- capitães do time nacional indiana de críquete ; medalhista olímpico de bronze tênis Leander Paes, jogador de golfe Arjun Atwal e antigos futebolistas Sailen Manna, Chuni Goswami, PK Banerjee, e Subrata Bhattacharya.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Kolkata&oldid=548612136 "