Conteúdo verificado

Délhi

Assuntos Relacionados: Ásia ; Cidades Asiáticas

Informações de fundo

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

Délhi
- Capital -
De cima no sentido horário: Lotus Temple, Túmulo de Humayun, Connaught Place, Akshardham, e Portão da Índia.
Délhi
Localização de Delhi na Índia
Coordenadas 28 ° 36'36 "N 77 ° 13'48" E Coordenadas: 28 ° 36'36 "N 77 ° 13'48" E
País Índia
Território Délhi
Lt. Governador Tejendra Khanna
Ministro-Chefe Sheila Dikshit
Prefeito Prithvi Raj Sahni
Legislativo (assentos) Câmara única (70)
População

Densidade
Metro

12565901 ( 2a) (2010)

11.463 / km 2 (29.689 / sq mi)
18.916.890 ( 2a) (2010)

HDI (2005) Aumentar
0,789 (médio)
Línguas oficiais Inglês, Hindi, Urdu , Punjabi
Fuso horário IST ( UTC + 05: 30)
Área

Elevação

1483 km 2 (573 sq mi)

239 metros (784 pés)

Site delhigovt.nic.in
Seal of Delhi

Delhi, pronunciada localmente como Dilli ( Hindi: दिल्ली, Punjabi : ਦਿੱਲੀ, Urdu : دلی) ou Dehli ( Hindi: देहली, Urdu : دهلی), oficialmente National Capital Territory of Delhi (NCT), é a maior metrópole por área ea a segunda maior metrópole pela população em India . É o oitavo maior metrópole do mundo em população com mais de 12.250.000 habitantes no território. Existem cerca de 22,2 milhões residentes na maior National Capital Region área urbana (que também inclui Noida, Greater Noida, Ghaziabad, Gurgaon e Faridabad, juntamente com outras cidades próximas menores). O nome Delhi é também muitas vezes usado para incluir áreas urbanas, perto da NCT, bem como para se referir a Nova Delhi , capital da Índia, que se encontra dentro da metrópole. Embora tecnicamente a administração federal território da União, a administração política do NCT of Delhi hoje mais se assemelha a de um estado da Índia com a sua própria legislatura, alto tribunal e um conselho executivo de ministros chefiado por um Ministro-Chefe. Nova Deli, administrado conjuntamente por ambos os governos federal Governo da Índia e local Governo de Delhi, é também a capital da NCT of Delhi.

Localizado nas margens do Rio Yamuna, Delhi tem sido conhecido por ser habitada continuamente desde pelo menos o século BCE 6, embora a habitação humana é acreditada para ter existido desde o segundo milênio aC. Delhi também é amplamente acredita-se ter sido o local de Indraprastha, a lendária capital do Pandavas durante os tempos do Mahabharata . Delhi re-emergiu como uma cidade importante político, cultural e comercial ao longo das rotas comerciais entre a noroeste da Índia e da Planície do Ganges após a ascensão do Sultanatos Delhi. É o local de muitos monumentos antigos e medievais, sítios arqueológicos e restos mortais. Em 1639, o imperador Mughal Shahjahan construída uma nova cidade murada em Delhi, que serviu como a capital do Império Mughal 1649-1857.

Após a British East India Company ganhou o controle de grande parte da Índia durante os séculos 18 e 19, Calcutá tornou-se a capital, tanto no âmbito Regra empresa e sob o Raj britânico, até George V anunciou em 1911 que era para voltar para Delhi. A nova capital, Nova Deli, foi construído para o sul da cidade antiga durante os anos 1920. Quando a Índia ganhou independência do domínio britânico em 1947, Nova Deli foi declarada a sua capital e sede do governo. Como tal, casas de Nova Deli cargos importantes do governo federal, incluindo o Parlamento da Índia, bem como numerosos museus nacionais, monumentos e galerias de arte.

Devido à migração de pessoas de todo o país, Delhi tem crescido a ser, uma metrópole cosmopolita multicultural. Seu rápido desenvolvimento e urbanização, juntamente com a relativamente alta renda média de sua população, tem transformado Delhi em um grande centro cultural, político e comercial da Índia.

Etimologia e expressões idiomáticas

A etimologia de "Delhi" é incerta, mas existem muitas possibilidades. A vista muito comum é que a sua epônimo é Dhillu ou Dilu, um rei do Dinastia Maurya, que construiu a cidade em 50 aC e nomeou-o depois de si mesmo. O Hindi / Dhili palavra Prakrit ("solta") foi usado pelo Tomaras para referir-se à cidade porque o Pilar de ferro construído por Raja Dhava teve uma base fraca e foi substituído. As moedas em circulação na região sob a Tomaras foram chamados dehliwal. Alguns outros historiadores acreditam que o nome é derivado do Dilli, uma corruptela de dehleez ou dehali -Urdu para 'threshold'-e simbólico da cidade como uma porta de entrada para o Ganges Plain. Outra teoria sugere que o nome original da cidade era Dhillika.

Delhi (Amjad) é referenciado em vários idiomas de Norte da Índia e do Paquistão idiomas. Os exemplos incluem -

  • Abhi porta Dilli hai (ou, a sua Versão persa, Hanooz Dilli porta ast) literalmente significa Delhi ainda está longe, que é genericamente disse sobre uma tarefa ou viagem ainda está longe de terminar.
  • Dilli dilwalon ka shehr ou Dilli Dilwalon ki significa Delhi pertence à grande-hearted / ousadia.
  • Aas-paas barse, Dilli pari tarse literalmente o que significa que derrama toda a volta, enquanto Deli encontra-se seca. Uma alusão ao clima semi-árido, por vezes, de Delhi, ele idiomaticamente refere-se a situações de privação quando há muito em volta.

História

De 72,5 m (238 pés), o Qutub Minar é mais alto free-standing tijolo do mundo minarete.
Construído em 1560, Túmulo de Humayun é o primeiro exemplo de Complexos túmulo de Mughal.
Red Fort, um Património Mundial da UNESCO , é o local do qual o O primeiro-ministro da Índia aborda a nação em Dia da Independência

Habitação humana foi provavelmente presente e em torno de Delhi durante o segundo milênio aC e antes, e inhabitation contínua tem sido evidenciada pelo menos desde o sexto século antes de Cristo. A cidade acredita-se ser o local de Indraprastha, lendária capital do Pandavas no épico indiano Mahabharata . Assentamentos cresceu a partir do momento da Mauryan Império (c. 300 aC).

Restos de sete grandes cidades foram descobertos em Delhi. O Tomara dinastia fundada a cidade de Lal Kot em AD 736. A Chauhans conquistou Lal Kot em 1180 e rebatizou- Qila Rai Pithora. O rei Chauhan Prithviraj III foi derrotado em 1192 pelo afegão Muhammad Ghori.

Em 1206, Qutb-ud-din Aybak, o primeiro governante do Dynasty Slave estabeleceu o Sultanato de Deli. Qutb-ud-din iniciou a construção do Qutub Minar e Quwwat-al-Islam (poder do Islão), a mais antiga mesquita existente na Índia. Após a queda da dinastia Escravo, uma sucessão de dinastias turcomana e afegãs, o Dinastia Khilji, o Dinastia Tughluq, o Dinastia Sayyid eo Lodhi dinastia no poder no final do período medieval, e construiu uma sequência de fortes e municípios que fazem parte do sete cidades de Delhi.

Em 1398, Timur Lenk invadiu a Índia sob o pretexto de que os sultões muçulmanos de Delhi eram demasiado branda para a sua Súditos hindus. Timur entrou Delhi ea cidade foi saqueada, destruída, e deixou em ruínas. Perto de Delhi, Timur massacraram 100 mil cativos. Delhi foi um importante centro de Sufismo durante o período Sultanato. Em 1526, Zahiruddin Babur derrotou o último sultão Lodhi no Primeira Batalha de Panipat e fundou o Império Mughal que governou de Delhi, Agra e Lahore.

O Império Mughal governou o norte da Índia por mais de três séculos, com um hiato de dezesseis anos, durante o reinado de Sher Shah Suri, de 1540 a 1556. Durante 1553-1556, o rei hindu, Hemu Vikramaditya acedeu ao trono de Delhi ao derrotar forças do imperador mogol Akbar no Agra e Delhi. No entanto, os Mongóis restabeleceu o seu domínio depois de Akbar exército 's derrotou Hemu durante o Segunda Batalha de Panipat. Shah Jahan construiu a sétima cidade de Delhi que leva seu nome ( Shahjahanabad), e é mais comumente conhecida como a "Cidade Velha" ou "Old Delhi". A cidade velha serviu como a capital do Império Mughal de 1638. Depois de 1680, a influência do Império Mughal declinou rapidamente como o Hindu Marathas ganhou destaque.

A Império Mughal enfraquecido perdeu a Batalha de Karnal, após o que as forças vitoriosas Nader Shah invadiu e saqueou Delhi, levando embora muitos tesouros, incluindo o Trono do Pavão. Um tratado assinado em 1752 fez Marathas o protetor do trono Mughal em Deli. Em 1761, após os Marathas perdeu a terceira batalha de Panipat, Delhi foi invadida por Ahmed Shah Abdali. Em 1803, as forças da British East India Company invadiram as forças Maratha perto de Delhi e terminou a regra Mughal sobre a cidade.

Após a rebelião indiana de 1857 , Delhi ficou sob o domínio directo da coroa britânica e foi feita uma província bairro da Punjab. Em 1911, a capital do Índia britânica foi transferido de Calcutá para Delhi, na sequência do qual uma equipe de arquitetos britânicos liderados por Edwin Lutyens projetou uma nova área política e administrativa, conhecida como Nova Deli, para abrigar os prédios do governo. Nova Deli, também conhecido como Lutyens 'Delhi, foi declarado oficialmente como a capital do União da Índia depois que o país ganhou independência em 15 de agosto de 1947.

Durante o partição da Índia, milhares de hindus e sikhs refugiados de Oeste e Punjab Sindh fugiu para Delhi, enquanto muitos moradores muçulmanos da cidade migraram para o Paquistão . A partir de 31 de Outubro de 1984, cerca de três mil sikhs foram mortos durante os quatro dias de duração motins anti-Sikh após os guarda-costas sikh do então Primeiro-Ministro, Indira Gandhi , assassinado ela. Migração para Delhi a partir do resto da Índia continua, contribuindo mais para o aumento da população de Delhi do que a taxa de natalidade, que está em declínio.

O Constituição Act (sexagésima nona alteração), de 1991, declarou a Union Territory of Delhi a ser formalmente conhecido como National Capital Territory of Delhi. O ato deu Delhi sua própria assembleia legislativa, embora com poderes limitados. Em dezembro de 2001, o Parlamento da Índia edifício em Nova Deli foi atacados por militantes armados que resultaram na morte de seis agentes de segurança. Índia suspeita da mão de grupos militantes baseados no Paquistão nos ataques, resultando em um grande crise diplomática entre os dois países. Delhi novamente testemunhou ataques terroristas em Outubro de 2005 e Setembro 2008 resultando na morte de 62 civis e 30 respectivamente.

Geografia

Rio Yamuna perto de Delhi
Relâmpagos perto Portão da Índia, Nova Deli. Delhi recebe grande parte de sua precipitação ao longo da estação da monção, que dura de julho a setembro

O Território da Capital Nacional de Deli está espalhada por uma área de 1,484 km 2 (573 sq mi), dos quais 783 km 2 (302 sq mi) é designado rural, e 700 km 2 (270 sq mi) urbano. Delhi tem um comprimento máximo de 51,9 km (32 mi) e a largura máxima de 48,48 km (30 mi). Há três organismos locais (cidades estatutários), ou seja, Corporação Municipal de Delhi (área é 1,397.3 km 2 ou 540 sq mi), Nova Deli Comitê Municipal (42,7 km 2 ou 16 sq mi) e Delhi Cantonment Board (43 km 2 ou 17 sq mi).

Delhi é uma área extensa, em sua extremidade que se estende desde Narela, no norte de Badarpur no sul. Najafgarh é o ponto mais a oeste, e Seemapuri é a sua extremidade oriental. Lugares como Shahdara e Bhajanpura são suas extremidades leste e são um dos principais centros comerciais em Delhi. A NCR engloba as cidades ao sul e leste da referida fronteira, ou seja, Ghaziabad, Noida, Faridabad e Gurgaon.

Estranhamente, a principal expansão de Delhi não segue uma característica geográfica específica. A principal área da cidade de Nova Deli não termina até Saket no Sul, enquanto o limite do norte é Jahangirpuri eo limite ocidental é Janakpuri-Dwarka. O terreno de Delhi mostra grande variação. Ele muda de campos agrícolas planície no norte para secar, colinas áridas (um desdobramento do Aravalli Hills de Rajasthan), no sul e oeste. Costumava haver grandes lagos naturais na parte sul da cidade, mas a maioria já secou. A maioria de Delhi, incluindo Nova Deli, está situado na margem ocidental do rio Yamuna que separa a principal cidade de subúrbios orientais (vulgarmente conhecido como trans-Yamuna), embora haja uma boa conectividade entre os lados oriental e ocidental, com um número de pontes rodoviárias e ferroviárias, bem como a Delhi Metro.

Deli está localizado na 28.61 ° N ° E 77,23 / 28,61; 77,23, e encontra-se em norte da Índia. Faz fronteira com os estados indianos de Uttar Pradesh para o leste e Haryana, no norte, oeste e sul. Durante Raj britânico que foi ao lado do província de Punjab e ainda historicamente e culturalmente intimamente ligada à região de Punjab. Quase inteiramente dentro do Planícies do Ganges, duas características proeminentes da geografia de Delhi são as planícies de inundação e do Yamuna Cume Delhi. As planícies baixas inundação Yamuna fornecer fértil aluviais do solo adequada para a agricultura, mas são propensas a inundações recorrentes. Alcançando até uma altura de 318 m (1.043 pés), o cume Delhi forma uma característica dominante nesta região. É originário da Faixa Aravalli no sul e circunda oeste, nordeste e noroeste partes da cidade. Yamuna, um rio sagrado no Hinduísmo , é o único grande rio que flui através de Delhi. Outro rio chamado Rio Hindon separa Ghaziabad da parte oriental de Delhi. Delhi cai sob sísmica zona IV, tornando-o vulnerável a grandes terremotos, mas os terremotos não ter sido comum na história recente. Delhi tem o terceiro maior árvore de cobertura entre cidades na Índia.

Delhi era uma das dez cidades mais poluídas do mundo na 1990, com a produção de veículos de 70% das emissões de poluentes. Em 1996, a Centro para a Ciência eo Meio Ambiente iniciou um interesse público litígios no Supremo Tribunal da Índia ordenou que a conversão da frota de autocarros e táxis de Nova Délhi para ser executado em Gás natural comprimido e proibiu o uso de gasolina com chumbo em 1998. Em 2003, ganhou o Delhi United States Department of first 'Cidades Limpas Parceiro Internacional do Ano' prêmio de '' negrito esforços para reduzir a poluição do ar e de apoio às iniciativas de combustíveis alternativos '' da Energia.

Clima

Delhi possui uma versão atípica do clima subtropical úmido ( Köppen Cwa). Verões são longos e extremamente quentes, desde o início de Abril a meados de outubro, com a estação das monções no meio. Início de março vê uma reversão na direção de vento, a partir da direção norte-oeste, para o sul-ocidental. Estes trazem as ondas quentes de Rajasthan, carregando areia e são uma característica do verão Delhi. Estes são chamados loo. Os meses de março-maio ver uma época de calor formigamento quente. Monsoon chega ao final de junho, trazendo algum alívio do calor, mas o aumento da umidade ao mesmo tempo. O breve, inverno ameno começa no final de novembro e picos em janeiro e é notório por sua forte nevoeiro.

As temperaturas extremas variar de -0,6 ° C (30,9 ° F) a 46,7 ° C (116,1 ° F). A temperatura média anual é de 25 ° C (77 ° F); temperaturas médias mensais variam de 13 ° C a 32 ° C (56 ° F a 90 ° F). A precipitação média anual é de aproximadamente 714 milímetros (28,1 polegadas), a maioria dos quais é durante as monções em julho e agosto. A data média do advento dos ventos de monção em Deli é 29 de junho.

Os dados climáticos para Delhi
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 29
(84)
32
(90)
39,2
(102.6)
44
(111)
47
(117)
47
(117)
43
(109)
42
(108)
38
(100)
37
(99)
35
(95)
32
(90)
47
(117)
Média alta ° C (° F) 18
(64)
23
(73)
28
(82)
36
(97)
39
(102)
37
(99)
34
(93)
33
(91)
33
(91)
31
(88)
27
(81)
21
(70)
30
(86)
Média baixa ° C (° F) 7
(45)
11
(52)
15
(59)
22
(72)
26
(79)
27
(81)
27
(81)
26
(79)
24
(75)
19
(66)
13
(55)
8
(46)
18,5
(65,3)
Recorde de baixa ° C (° F) -1
(30)
0
(32)
6
(43)
12
(54)
16
(61)
21
(70)
21
(70)
20
(68)
20
(68)
13
(55)
7
(45)
2
(36)
-1
(30)
Precipitações mm (polegadas) 22,9
(0,9)
20,3
(0,8)
15,2
(0,6)
10.2
(0,4)
15,2
(0,6)
71,1
(2,8)
236.2
(9,3)
236.2
(9,3)
111,8
(4.4)
17,8
(0,7)
10.2
(0,4)
10.2
(0,4)
713,7
(28.1)
Fonte: wunderground.com

Administração Civic

A partir de julho de 2007, o Território da Capital Nacional de Délhi compreende nove municípios, 27 tehsils, 59 cidades do censo, 165 aldeias e três towns- legal a Corporação Municipal de Délhi (MCD); Comitê de New Delhi Municipal (NDMC); eo acantonamento Conselho Delhi (DCB).

Mapa mostrando os nove distritos de Delhi

A área metropolitana de Nova Deli encontra-se dentro do Território da Capital Nacional de Délhi (NCT). O NCT tem três corporações municipais locais: Corporação Municipal de Délhi (MCD), Nova Deli Conselho Municipal (NDMC) e Delhi Cantonment Board. MCD é uma das maiores corporações municipais em todo o mundo fornecendo amenidades cívica para cerca de 13.780 mil pessoas. A capital da Índia, Nova Deli, cai sob a administração do NDMC. O presidente do NDMC é nomeado pelo Governo da Índia em consulta com o Ministro-Chefe de Delhi.

Delhi tem quatro grandes cidades satélites, que se encontram fora do Território da Capital Nacional de Deli. Estes são Gurgaon e Faridabad (em Haryana), e Nova Okhla Autoridade de Desenvolvimento Industrial (Noida) e Ghaziabad (em Uttar Pradesh). Delhi é dividido em nove distritos. Cada distrito (divisão) é chefiada por um comissário adjunto e tem três subdivisões. Um Bairro Magistrado lidera cada subdivisão. Todos os adjuntos relatório ao Comissário Divisional. A Administração do Distrito de Delhi é o departamento de execução para todos os tipos de políticas de Estado e do Governo Central e exerce poderes de supervisão sobre numerosos outros funcionários do Governo.

O Alta Corte de Deli tem jurisdição sobre Delhi. Delhi também tem tribunais inferiores: o Pequenas Causas Tribunal para os processos civis; o Tribunal de Justiça e do Magistrado Sessões Tribunal para casos criminais. O Polícia Deli, liderada pelo O comissário de polícia, é uma das maiores forças policiais metropolitanas do mundo. Delhi é dividida administrativamente em nove -zonas da polícia, que estão subdivididos em 95 delegacias de polícia locais.

Governo e política

O North Block, construído em 1931, durante o Raj britânico, abriga escritórios governamentais chave

Anteriormente conhecido como um especial território da União, o Território da Capital Nacional de Deli tem o seu próprio Assembleia Legislativa, Tenente Governador, Conselho de Ministros e Ministro-Chefe. Os assentos da assembléia legislativa são preenchidos por eleição direta de circunscrições territoriais no NCT. No entanto, o Governo da União da Índia e da Governo do National Capital Territory of Delhi administrar conjuntamente Nova Deli, uma cidade em Delhi, que é a capital e sede do governo, tanto do Território da Capital Nacional de Deli e da própria Índia.

Enquanto serviços como o transporte e os outros são atendidos pelo governo Delhi, serviços, tais como a polícia está diretamente sob o controle do Governo Central. A Assembléia Legislativa foi re-estabelecida em 1993 pela primeira vez desde 1956, com a regra federal direta no espaço. Além disso, o Corporação Municipal de Délhi (MCD) lida com a administração cívica para a cidade como parte do ato panchayat. Nova Deli, uma área urbana em Nova Deli, é o assento de ambos o Governo do Estado de Delhi eo Governo da Índia. O Parlamento da Índia, o Rashtrapati Bhavan (Palácio Presidencial), Secretaria do Gabinete e do Supremo Tribunal da Índia estão localizados em Nova Delhi. Há 70 círculos eleitorais de montagem e sete Lok Sabha (câmara baixa do Parlamento indiano) círculos eleitorais em Delhi.

Delhi foi um reduto tradicional da Congresso Nacional Indiano, também conhecido como o Partido do Congresso. Na década de 1990, o Bharatiya Janata Party (BJP), sob a liderança de Madan Lal Khurana chegou ao poder; no entanto, em 1998, o Congresso retomou o poder sob Sheila Dikshit, o ministro-chefe em exercício. O Congresso manteve o poder na Assembléia Legislativa nas eleições de 2003 e 2008.

Economia

Gurgaon, uma cidade satélite de Delhi, é um importante centro econômico no National Capital Region

Com um líquido estimado Estado Produto Interno (FY 2007) de INR 118200 crore (US 21.510 milhões dólares) em termos nominais e INR 336400 crore (US 61.220 milhões dólares americanos) em Termos de PPC, Delhi é o maior centro comercial da em norte da Índia. Em 2007, teve um Delhi renda per capita de INR 66.728 (US $ 1,214.45), a preços correntes, a terceira maior na Índia depois de Chandigarh e Goa a partir de 2006-07.

O setor terciário contribui 70,95% do SDP bruta de Delhi seguido por secundário e setores primários, com 25,20% e contribuição de 3,85%, respectivamente. Força de trabalho de Delhi constitui 32.82% da população que mostra um aumento de 52,52% entre 1991 e 2001. A taxa de desemprego diminuiu de Delhi 12,57% em 1999-2000 para 4,63% em 2003. Em dezembro de 2004, 636 mil pessoas foram registradas com vários programas de intercâmbio de emprego em Delhi.

Em 2001, a força de trabalho total em todo o governo (União e Estado) e sector quase-governo era 620.000. Em comparação, o setor privado organizado empregadas 219.000. Indústrias de serviços essenciais incluem tecnologia da informação, telecomunicações, hotéis, bancos, mídia e turismo. Indústria manufatureira da Delhi também tem crescido consideravelmente tantas indústrias de bens de consumo unidades fabris estabeleceram e sede e em torno de Delhi. Grande mercado consumidor de Delhi, juntamente com a fácil disponibilidade de mão de obra qualificada, tem atraído investimento estrangeiro em Delhi. Em 2001, o setor manufatureiro empregada 1.440.000 trabalhadores, enquanto o número de unidades industriais foi de 129.000.

Construção, energia, telecomunicações, saúde e serviços comunitários, e forma imobiliário parte integrante da economia de Delhi. Delhi tem o maior da Índia e um dos que mais cresce indústrias de varejo. Como resultado, os preços da terra estão crescendo e Delhi está classificada como a sétima hotspot de escritórios mais caro do mundo, com os preços a 145,16 dólares por pé quadrado. Tal como no resto da Índia, o rápido crescimento do varejo é esperado para afetar o sistema de comércio de varejo tradicional desorganizado.

Serviços de utilidade pública

A sede da New Delhi Municipal Corporation (NDMC). No primeiro plano é Jantar Mantar.

O abastecimento de água em Delhi é gerido pelo Delhi Jal Board (DJB). A partir de 2006, forneceu 650 MGD (milhões de litros por dia) de água, enquanto a demanda de água para 2005-06 foi estimado em 963 MGD. O restante da demanda é atendida por público e privado poços tubulares e bombas manuais. A 240 MGD, o armazenamento Bhakra é a maior fonte de água para DJB, seguido do Yamuna e as Ganges . Com queda nível do lençol freático e do aumento da densidade populacional, Delhi enfrenta escassez de água severamente aguda. Delhi diária produz 8000 toneladas de resíduos sólidos, que é objecto de dumping em três aterros por MCD. A produção diária águas residuais domésticas é 470 MGD e águas residuais industriais é de 70 MGD. Uma grande parte do esgoto flui sem tratamento no rio Yamuna.

O consumo per capita de eletricidade da cidade é de cerca de 1.265 kWh mas a demanda real é muito mais. Em 1997, Delhi Vidyut Board (DVB) substituiu Delhi empresa de fornecimento elétrico que foi gerido pela MCD. O DVB si só não pode gerar energia suficiente para atender a demanda da cidade e toma emprestado de alimentação da Índia Região Norte Grid. Como resultado, Delhi enfrenta uma escassez de energia, resultando em blecautes e quedas frequentes, especialmente durante a temporada de verão, quando a demanda de energia está em seu pico. Várias unidades industriais em Delhi confiar em seus próprios geradores elétricos para atender sua demanda elétrica e para back-up durante freqüentes cortes de energia e interrupções de Deli. Há alguns anos, o setor de energia em Delhi foi entregue a empresas privadas. A distribuição de electricidade é realizada por empresas geridas por Tata Power e Reliance Energia. O Delhi Bombeiros corre 43 estações de fogo que atendem cerca de 15.000 incêndio e resgate de chamadas por ano.

Estatal Mahanagar Telephone Nigam Limited (MTNL) e empresas privadas, como a Vodafone Essar, Airtel, Idea celular, Reliance Infocomm, e Tata Indicom fornecer telefone e telefone celular serviço para a cidade. Em maio de 2008, a Airtel só tinha cerca de 4 milhões de assinantes de celular em Delhi. Cobertura celular é extensa, e ambos E GSM CDMA (do Reliance e Tata Indicom) serviços estão disponíveis. Penetração da banda larga a preços acessíveis está a aumentar na cidade.

Transporte

O O Aeroporto Internacional Indira Gandhi é um dos aeroportos mais movimentados no sul da Ásia. Mostrado aqui é 1D Terminal do aeroporto.
O Delhi Metro tem um número de passageiros média de 1,6 milhões de passageiros por dia e é executado em um lucro operacional.
O DTC opera a maior frota do mundo de ônibus a GNV, totalizando 9000

O transporte público em Delhi é fornecido por ônibus, riquixás e um sistema ferroviário de metro.

Os ônibus são os mais populares meios de transporte suficientes para cerca de 60% da demanda total. A estatal Delhi Transport Corporation (DTC) é um importante provedor de serviço de ônibus para a cidade. A DTC opera a maior frota do mundo de ônibus a GNV respeitadores do ambiente. Delhi é BRTS Trânsito rápido de ônibus que serve a cidade, que circula entre Ambedkar Nagar e Delhi Gate.

O Delhi Metro, um sistema de transporte rápido de massa construída e operada pela Delhi Metro Rail Corporation (DMRC), serve muitas partes do Delhi, bem como a cidade satélite de Gurgaon no vizinho Haryana e Noida no vizinho Uttar Pradesh. Em outubro de 2010, o metro é composto por seis linhas operacionais com um comprimento total de 153 km (95 mi) e 130 estações, enquanto várias outras linhas estão em construção. A Fase-I foi construído a um custo de US $ 2,3 bilhões e da Fase II vai custar um adicional de US $ 4,3 bilhões. Fase II da rede está em construção e terá um comprimento total de 128 km. Espera-se para ser concluída até 2010. Fase III e IV serão concluídas até 2015 e 2020, respectivamente, a criação de uma rede que abrange 413,8 quilômetros, mais longo do que o do metro de Londres .

Auto riquexós são um popular meio de transporte público em Nova Deli, como eles cobram uma tarifa mais baixa do que os táxis. A maioria é executada em O gás natural comprimido (GNC) e são amarelo e verde na cor. Os táxis não são parte integrante do Delhi transporte público, embora eles estão facilmente disponíveis. Os operadores privados operam a maioria dos táxis, ea maioria dos bairros têm um ponto de táxi a partir do qual os táxis podem ser encomendados ou pegou. Além disso, os táxis de rádio com ar-condicionado, que podem ser encomendados pelo telefone um número central, têm se tornado cada vez mais popular, cobrando uma taxa fixa de INR 15 por quilômetro.

Delhi é um importante entroncamento na mapa ferroviário da Índia e é a sede do Ferroviária do Norte. As cinco principais estações ferroviárias são Estação Ferroviária de Nova Deli, Old Delhi, Estação Ferroviária Nizamuddin, Anand Vihar Terminal Ferroviário e Sarai Rohilla. Delhi está ligado a outras cidades através de muitas rodovias e vias expressas. Delhi tem atualmente três vias expressas e três estão em construção para conectá-lo com seus subúrbios prósperos e comerciais. O Delhi-Gurgaon Expressway conecta com Delhi Gurgaon e do aeroporto internacional. O DND rota migratória e Noida-Greater Noida Expressway Delhi conectar com dois subúrbios prósperos de Noida e Greater Noida.

Indira Gandhi International Airport (DEL) está situado no canto ocidental de Deli e serve como a principal porta de entrada para o tráfego aéreo civil nacional e internacional da cidade. Em 2006-07, o aeroporto registou um tráfego de mais de 23 milhões de passageiros, tornando-se um dos aeroportos mais movimentados da Ásia do Sul. Um novo US 1,93 bilhões dólares americanos Terminal 3 lida com um adicional de 34 milhões de passageiros por ano em 2010. Mais programas de expansão permitirá que o aeroporto de lidar com mais de 100 milhões de passageiros por ano até 2020.

Veículos particulares são responsáveis por 30% da demanda total de transporte. No 1.922,32 km de extensão rodoviária por 100 km², Delhi tem uma das maiores densidades de estradas na Índia. Delhi está bem ligado a outras partes da Índia por cinco Estradas nacionais: NH 1, 2, 8, 10 e 24. Estradas em Delhi são mantidos por MCD (Municipal Corporation of Delhi), NDMC, Delhi Cantonment Board, Departamento de Obras Públicas (DOP) e Delhi Development Authority.

Alta taxa de crescimento populacional de Delhi, juntamente com a alta taxa de crescimento econômico resultou em uma demanda crescente para o transporte criando uma pressão excessiva sobre infra-estrutura de transporte existente da cidade. A partir de 2008. Além disso, o número de veículos na região metropolitana, ou seja, Delhi NCR é de 112 lakhs (11,2 milhões). Em 2008, havia 85 carros em Deli para cada 1.000 de seus moradores. A fim de atender a demanda de transporte em Deli, o governo do Estado e da União iniciou a construção de um sistema de trânsito rápido de massa, incluindo a Delhi Metro. Em 1998, o Supremo Tribunal da Índia ordenou que todos os veículos de transporte público de Nova Deli para usar gás natural comprimido (GNC) como combustível em vez de diesel e outros hidrocarbonetos.

Demografia

Hindus formam 82% da população de Delhi. Mostrado aqui é Akshardham, o maior templo Hindu no mundo.
Pôr do sol na Casa de Adoração Bahá'í em Nova Delhi, na Índia, também chamado de Templo de Lótus
Os muçulmanos formam 12% da população de Delhi. Mostrado aqui é Jama Masjid, a maior mesquita da Índia.

Muitos grupos étnicos e culturas são representadas em Delhi, tornando-se uma cidade cosmopolita. Sendo o centro político e económico do norte da Índia, a cidade atrai trabalhadores - tanto colarinho azul e colarinho branco - de todas as partes da Índia, aumentando ainda mais seu caráter diverso. Um hub diplomática, que abriga as embaixadas de 160 países, Delhi tem uma grande população de expatriados também.

De acordo com o 2001 Censo da Índia, a população de Delhi que ano foi 13.782.976. A densidade de população correspondente foi de 9.294 pessoas por km², com uma razão sexual de 821 mulheres por 1000 homens, e uma taxa de alfabetização de 81,82%. Em 2004, a população estimada aumentou para 15.279.000. Naquele ano, o taxa de natalidade, taxa de mortalidade e taxa de mortalidade infantil (por 1000 habitantes) foram 20,03, 5,59 e 13,08, respectivamente. A partir de 2007, o Território da Capital Nacional de Deli tinha uma população estimada em 21,5 milhões de pessoas, tornando-se a segunda maior área metropolitana na Índia após Mumbai. De acordo com uma estimativa de 1999-2000, o número total de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza , definida como viver com US $ 11 ou menos por mês, em Delhi foi 1.149.000 (que foi 8,23% da população total, em comparação com 27,5% da Índia como um todo). Em 2001, a população de Delhi aumentou em 285 mil como resultado de migração e por um adicional de 215 mil como resultado do crescimento natural da população - isso fez Delhi uma das cidades que mais crescem no mundo. Em 2015, Delhi é esperado para ser a terceira maior aglomeração do mundo, depois de Tóquio e Mumbai. Dwarka, Ásia do maior planejado colônia residencial, está localizado dentro do Território da Capital Nacional de Deli.

O hinduísmo é a religião de 80% da população de Delhi. Existem também grandes comunidades de Os muçulmanos (10%), Sikhs (7,9%), Baha'i (0,1%), Jains (1,1%) e Os cristãos (0,9%) na cidade. Outras minorias incluem Parsis, Anglo-indianos, budistas e judeus.

Linguagem Hindustani é a língua principal falada enquanto o Inglês é a língua principal por escrito da cidade. Outras línguas faladas na cidade são dialetos de Hindi, Punjabi e Urdu. Os grupos lingüísticos de toda a Índia estão bem representados na cidade; entre eles estão Punjabi, Haryanvi, UP, Rajastão, Bihari, bengali, sindhi, Tamil, Garhwali, Telugu, North-East, Kannada, Malayalam, Marathi e Gujarati.

Em 2005, Delhi representaram a maior percentagem (16,2%) dos crimes relatados nas 35 cidades na Índia, com populações de um milhão ou mais. A cidade também tem a maior taxa de crime contra as mulheres (27,6 em comparação com a taxa média nacional de 14,1 por 100 mil) e contra as crianças (6,5 comparado com a média nacional de 1,4 por 100 mil) no país.

Cultura

Cerâmica tradicional em exibição em Dilli Haat
Arroz e Kadhai frango a partir de Deli

A cultura de Delhi tem sido influenciada por sua longa história e associação histórica como a capital da Índia. Isto é exemplificado pelos muitos monumentos de significado encontrado na cidade; o Levantamento Arqueológico da Índia reconhece 1200 edifícios do património e 175 monumentos em Deli como património nacional. A Cidade Velha é o local onde os Mongóis e os governantes turcos construído várias maravilhas arquitectónicas como o Jama Masjid (a maior mesquita da Índia) e Forte Vermelho. Três Património Mundial -os Red Fort, Qutab Minar e Túmulo de Humayun-se localizado em Nova Deli. Outros incluem a monumentos India Gate, o Jantar Mantar (um observatório astronômico do século 18) ea Purana Qila (uma fortaleza do século 16). O Laxminarayan Temple, Akshardham e Bahá'í Templo de Lotus são exemplos da arquitetura moderna. Raj Ghat e associados casas memoriais memoriais de Mahatma Gandhi e outras personalidades notáveis. New Delhi abriga vários prédios do governo e residências oficiais que lembram os britânicos arquitetura colonial. Estruturas importantes incluem a Rashtrapati Bhavan, do Secretariado, Rajpath, o Parlamento da Índia e Vijay Chowk. Túmulo de Safdarjung é um exemplo do estilo Mughal jardins.

A associação de Delhi e proximidade geográfica para a capital, Nova Deli, ampliou a importância de eventos e feriados nacionais. Eventos nacionais como o Dia da República, Dia da Independência e Gandhi Jayanti (aniversário de Gandhi) são comemoradas com grande entusiasmo em Nova Délhi. No Dia da Independência da Índia (15 de agosto), o primeiro-ministro da Índia aborda a nação do Forte Vermelho. A maioria dos Delhiites comemorar o dia por pipas, que são considerados um símbolo da liberdade. O República Day Parade é uma grande parada cultural e militar da Índia mostrando a diversidade cultural e poderio militar. Ao longo dos séculos Delhi é conhecida por sua cultura composta, e um festival que simboliza ele realmente é o Phool Walon Ki Sair, que acontece a cada ano em setembro, e onde as flores e os fãs bordados com flores, pankha são oferecidos para o santuário de 13º século santo sufi, Khwaja Bakhtiyar Kaki, junto com o Templo Yogmaya também situado em Mehrauli.

Festas religiosas incluem Diwali (o festival das luzes), Mahavir Jayanti, O aniversário de Guru Nanak, Durga Puja, Holi, Lohri, Chhath, Krishna Janmastami, Maha Shivaratri, Eid ul-Fitr, Moharram e Buddha Jayanti. O Qutub Festival é um evento cultural durante que performances de músicos e dançarinos de toda a Índia são exibidos durante a noite, com o Qutub Minar como pano de fundo escolhido do evento. Outros eventos, como Kite Flying Festival, Festival Internacional Mango e Vasant Panchami (o Festival da Primavera) são realizadas a cada ano, em Delhi. O Auto Expo, maior auto show da Ásia, é realizada em Delhi a cada dois anos. O Mundial Feira do Livro, realizada bianualmente no Pragati Maidan , é a segunda maior feira de livros do mundo, com um máximo de 23 nações participam do evento. Delhi é frequentemente considerado como o "Livro Capital" da Índia por causa do alto número de leitores.

O Auto Expo é realizada anualmente no Pragati Maidan e mostra a capacidade tecnológica daindústria automobilística indiana

Punjabi e Mughlai iguarias como kababs e biryanis são populares em Delhi. A comida de rua não é conhecido por ser delicioso e inclui chaat, golgappe e aloo tikki. Devido à grande população cosmopolita e migrante de Delhi, cozinhas de todas as partes da Índia, incluindo Gujarati Rajastão, Maharashtrian, Bengali, cozinhas Hyderabadi, e itens de alimentos do sul da Índia como idli, sambar e dosa estão amplamente disponíveis. Iguarias locais incluem Chaat , Golgappe , Aloo-Tikki e Dahi-Papri . Existem vários estabelecimentos de comida em Nova Deli que servem cozinha internacional, incluindo Italiano, japonês, Continental, Oriente Médio, tailandesa e Chinês. Na última década ocidental fast food tornou-se mais popular também.

Historicamente, Delhi manteve-se sempre um importante centro comercial no norte da Índia. Old Delhi ainda contém legados de sua rica Mughal passado, o que pode ser encontrado entre emaranhado da cidade velha de serpenteando pistas e repleta bazares. Os mercados Sombrio da Cidade Velha tem uma gama de produtos eclético, de manga inundado em petróleo, cal e picles de berinjela, doces coloridos poções de ervas para jóias de prata, vestuário nupcial, material sem cortes e linho, especiarias, doces. Alguns dos antigos régias havelis (residências palacianas) ainda estão lá na Cidade Velha. Chandni Chowk, uma área comercial de três séculos de idade, é uma das áreas comerciais mais populares em Delhi para jóias e Zari saris. Notável entre artes e ofícios de Deli são o Zardozi (um bordado feito com fios de ouro) e Meenakari (a arte da esmaltação). Dilli Haat, Hauz Khas, Pragati Maidan oferecem uma variedade de artesanato indígena e teares manuais. Ao longo do tempo Delhi tem absorvido uma multidão de humanidade de todo o país e se transformou em uma piscina amorfa de estilos culturais.

Educação

Consistentemente classificada como top faculdade de medicina da Índia,All India Institute of Medical Sciences é uma líder global em pesquisa e tratamento médico

Escolas e instituições de ensino superior em Delhi são administrados quer pela Direcção da Educação, o governo NCT, ou organizações privadas. Em 2004-05, havia 2.515 primário, 635 médio, 504 secundário e 1.208 escolas secundárias em Delhi. Naquele ano, as instituições de ensino superior na cidade incluiu 165 faculdades, entre eles cinco faculdades de medicina e oito faculdades de engenharia, seis universidades ( Universidade de Delhi, Jawaharlal Nehru University, Jamia Millia Islamia, Guru Gobind Singh Indraprastha University (GGSIPU), Direito da Universidade Nacional ( Site Oficial), Indira Gandhi National Open University (IGNOU) e Jamia Hamdard), e nove universidades consideradas. Guru Gobind Singh Indraprastha University e Direito da Universidade Nacional são as únicas universidades estaduais; IGNOU é para o ensino aberto / distância; o resto são todas as universidades centrais. Delhi se orgulha de ser o lar de três dos 10 melhores faculdades de engenharia na Índia - IIT Delhi, NSIT (Anteriormente DIT) e DTU (Anteriormente DCE).

Instituto Indiano de Tecnologia, Delhi está classificada como a quarta melhor instituto da Ásia em ciência e tecnologia no ano de 1999.

As escolas particulares em Deli-que empregam Inglês ou hindi como língua de instrução de filiados a um dos dois organismos que gerem: o Conselho para a escola secundária Exames Certificados indianas (CISCE), o Conselho Central de Educação Secundária (CBSE) eo Nacional Instituto da Open Schooling (NIOS). Em 2004-05, cerca de 15,29 lakh (1.529.000) estudantes estavam matriculados em escolas primárias, 8.22 lakh (0.822.000) em escolas de ensino médio e 6,69 lakh (0.669.000) em escolas secundárias em todo Delhi. Estudantes do sexo feminino representou 49% do total de matrículas. No mesmo ano, o governo gastou Delhi entre 1,58% e 1,95% de seu produto interno bruto do estado na educação.

Depois de completar a fase secundária de dez anos de sua educação no âmbito do plano 10 + 2 + 3/4, os alunos costumam passar os próximos dois anos seja em faculdades juniores ou em escolas com altos secundárias instalações, durante o qual os seus estudos se tornam mais focados. Eles selecionam um fluxo de estudando artes liberais, comércio, ciência, ou, menos comumente, profissional. Após a conclusão, aqueles que optam por continuar, quer estudar para um curso de graduação de três anos em uma faculdade, ou um grau profissional em direito, engenharia ou medicina. Institutos de ensino superior ou de investigação notáveis ​​em Delhi incluem All India Institute of Medical Sciences, Manohar Lohia Dr.Ram Hospital & PGIMER, Maulana Azad Medical College, Universidade de Jawaharlal Nehru, instituto de estatística indiano, Indian Institute of Technology Delhi, Instituto Indiano de Comércio Exterior, Delhi Universidade Tecnológica, Lei Nacional University, Delhi, Netaji Subhas Institute of Technology, Instituto de Direito indiano, Delhi School of Economics, Jamia Millia Islamia. A partir de 2008, cerca de 16% de todos os residentes Deli possuía pelo menos uma pós-graduação da faculdade.

Esportes

O Jogos da Commonwealth de 2010 foi o maior evento desportivo realizado na Índia. Mostrado aqui é a Cerimônia de Abertura no Estádio Jawaharlal Nehru, o terceiro maior estádio na Índia.

Cricket e futebol são os esportes mais populares em Nova Deli. Existem vários campos de críquete (ou maidans ) localizados em toda a cidade. O estádio Feroz Shah Kotla é um dos motivos mais antigos de críquete na Índia e é um local para jogos de críquete internacionais. O equipa de críquete Delhi representa a cidade no Ranji Trophy, uma doméstica de primeira campeonato de críquete de classe. A cidade também é a casa do IPL equipe Delhi Daredevils, e equipe ICL Delhi Giants (anteriormente chamado Deli Jets).

O futebol é um esporte muito popular na cidade e é a casa do clube AIFF-U19 recém-formado que vai participar no formato do 2011 I League. O único estádio de futebol em Delhi é o Estádio Ambedkar que detém 20 mil pessoas, embora nos últimos anos devido à enorme aumento na popularidade do esporte ocupou até 50.000 pessoas no years.Delhi passado, mesmo testemunhou a Índia ganhar de volta para trás em troféus futebol na forma do Nehru Cup 2007 derrotando Síria 1-0 AFC Challenge Cup 2008 derrotando favoritos Tajiquistão 4-1 por um desempenho estelar por Star locais Sunil Chhetri eo Nehru Cup 2009.

Rugby tornou-se um esporte cada vez mais popular entre os jovens ea cidade é a casa do Lions Deli e Deli Hurricanes. A cidade desempenhou com sucesso o anfitrião a Asian5Nations Torneio de Rugby em 2010. O único estádio na cidade para este esporte particular é no Campus Delhi University Norte. Boxe e figura entre os esportes de tiro cada vez mais populares no subúrbio de Gurgaon.

Fórmula 1 tem agora um circuito na Índia, em Greater Noida, um subúrbio de Delhi na área de cidades geminadas (Noida-Greater Noida), que está tudo pronto para sediar o GP da Índia em outubro de 2011 com o Grupo Jaypee construção do circuito . Ele é definido para estar entre os top 5 circuitos mais rápidos do mundo. A equipe, a Force India F1, foi constituída em outubro de 2007, quando um consórcio liderado por Vijay Mallya empresário indiano e Michiel Mol comprou a equipe Spyker F1 para € 88 milhões. Force India F1 representa o aumento da participação indiana no prazo de Fórmula Um.

Golf também é um esporte muito popular na capital e região da capital nacional, que é o lar do maior número de campos de golfe na Índia. Outros esportes como o hóquei em campo, basquete, tênis, squash, badminton, natação, corridas de kart, levantamento de peso, tênis de mesa, ciclismo, patinação e sugestão esportes, como sinuca, bilhar e mergulho também são populares.

Jawaharlal Nehru Stadium eo Estádio Indira Gandhi interior são outros estádios em Delhi. No passado, Delhi já sediou vários eventos esportivos nacionais e internacionais, tais como a Primeira e os nonos Jogos Asiáticos. Delhi sediou os Jogos da Commonwealth de 2010, o maior evento multi-esportivo já realizado na Índia. Delhi perdeu a licitação para os 2014 Jogos Asiáticos, e pensou em fazer uma oferta para o Jogos Olímpicos de Verão 2020. No entanto, o ministro de esportes Manohar Singh Gill declarou mais tarde que a infraestrutura financiamento viria antes de uma oferta 2020.

Cidades irmãs e regiões individuais

Delhi possui as seguintes cidades-irmãs, com os quais partilha de boas relações:

Cidade País
Reino Unido Londres Reino Unido
Coreia Do Sul Seul Coréia do Sul
Estados Unidos Chicago Estados Unidos
Estados Unidos Washington Estados Unidos
Estados Unidos Los Angeles Estados Unidos
Austrália Sydney Austrália
Malásia Kuala Lumpur Malásia
Rússia Moscou Rússia
Japão Tóquio Japão
Mongólia Ulan Bator Mongólia
França Paris França

Região duplo

Delhi também está geminada com a seguinte região:

  • Japão Prefeitura de Fukuoka,Japão
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Delhi&oldid=407134678 "