Conteúdo verificado

Ammolite

Assuntos Relacionados: Mineralogia

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Ammolite

Amostra não transformado de ammolite, um padrão "pele dragão" é aparente
Geral
Categoria fossilizado, mineralizada amonita shell
Fórmula
(Unidade de repetição)
CaCO3 aragonite polimorfo, com quantidades menores de calcita , pirita , sílica , e outras impurezas
Identificação
Cor Cinza ao marrom, com principalmente vermelho a iridescência verde.
Clivagem há verdadeira clivagem
Fratura desigual a granular
Escala de Mohs dureza 4,5-5,5
Brilho gorduroso a maçante
Peso específico geralmente cerca de 2,70 (varia de acordo com o conteúdo mineral)
Brilho polonês vítreo
Propriedades ópticas reação anômala total
Índice de refração geralmente 1,52-1,68 (varia de acordo com o conteúdo mineral)
Birefringence geralmente 1,55 (varia de acordo com o conteúdo mineral)
Pleochroism nenhum
Ultravioleta fluorescência variável

Ammolite é um raro e valioso opala-like orgânico pedra preciosa encontrada principalmente ao longo das encostas orientais das Montanhas Rochosas do Estados Unidos e Canadá . É feito dos fósseis conchas de ammonites , que por sua vez são compostos principalmente de aragonite, o mesmo mineral que compõe nacreous pérolas . É um dos vários pedras preciosas biogênicas; outros incluem âmbar e pérolas . 1 Em 1981, ammolite foi dado o status oficial de pedras preciosas pelo Confederação Mundial Jóias, no mesmo ano de mineração comercial de ammolite começou. Foi designado a pedra oficial do Province of Alberta em 2004, ea pedra preciosa oficial da Cidade de Lethbridge em 2007.

Ammolite também é conhecido como aapoak ( Kainah para "pequeno, rastejando pedra"), gema amonite, calcentine, e korite. Este último é o nome comercial dado para a pedra pela empresa de mineração com sede em Alberta Korite International, a primeira e maior produtor comercial de ammolite.

Propriedades

A composição química de ammolite é variável, e para além de aragonite podem incluir calcita , sílica , pirite , ou outros minerais. O escudo em si pode conter uma série de elementos-traço, incluindo: alumínio ; bário ; cromo ; cobre ; ferro ; magnésio ; manganês ; estrôncio ; titânio ; e vanádio . Sua cristalografia é ortorrômbica. Sua dureza é 4,5-5,5, bastante suave para uma pedra preciosa, e sua gravidade específica é 2,60-2,85. O índice de refracção do material do Canadá (como medido através de sódio luz, 589,3 nm) é como se segue: α 1.522; β 1,672-1,673; γ 1,676-1,679; biaxial negativo. Sob ultravioleta luz, pode ammolite uma fluorescência amarelo mostarda.

Um jogo opala-like iridescente de cor é mostrada em belos exemplares, principalmente em tons de verde e vermelho; todo cores espectrais são possíveis, no entanto. A iridescência é devido à microestrutura do aragonite: diferentemente da maioria das outras pedras preciosas, cujas cores vêm de absorção da luz, a cor iridescente de ammolite vem interferência com a luz que ressalta a partir de camadas empilhadas de plaquetas finas que constituem a aragonite. O grosso das camadas, mais vermelhos e os verdes são produzidos; o mais fino as camadas, mais azuis e violetas predominam. Vermelhos e verdes são as cores mais comumente visto, devido à maior fragilidade das camadas mais finas responsáveis pelos blues. Quando recém-extraído, estas cores não são especialmente dramática; o material requer polimento e possivelmente outros tratamentos a fim de revelar o potencial completo dos cores.

O ammolite si é, na verdade, uma folha muito fina, ca. 0,5-0,8 mm (0,02-0,03 polegadas) de espessura. Raramente é ammolite sem sua matriz, que é tipicamente uma cinza ao marrom xisto, calcário argila , ou calcário. O chamado "quebra gelo" é comum; exposta aos elementos e comprimido por sedimentos, o ammolite fina tende a rachar e lascar; a exposição prolongada à luz do sol pode também levar a branqueamento. As rachaduras resulta em uma aparência tessellated, às vezes descrito como um " pele do dragão "ou" vitral ". padrão janela Ammolite extraído de jazidas mais profundas podem ser totalmente lisa ou com uma superfície ondulada Ocasionalmente, um shell amonite completa é recuperado com a sua estrutura bem preservada:. multa, linhas complicadas delinear as câmaras de shell, e a forma geral é sugestivo de um Nautilus. Embora essas conchas pode ser tão grande quanto 90 centímetros (35,5 polegadas) de diâmetro, as amonites iridescentes (em oposição à variedade pyritized) são tipicamente muito menor. A maioria das conchas fossilizadas tiveram sua aragonite pseudomorphously substituído por calcita ou pirita, tornando a presença de ammolite particularmente incomum.

Formação, ocorrência, e extração

Uma amonite iridescente de Madagascar
Mapa da América do Norte com destaque para o presente raso mar interior durante o período de meados de-Cretáceo .

Ammolite vem das conchas fósseis do Alto Cretáceo amonites em forma de disco Placenticeras meeki e Placenticeras intercalare, e (em menor grau) cilíndrica baculite, Baculites compressus. Amonites eram cefalópodes, ou criaturas lulas-like, que prosperaram em mares tropicais até tornar-se extinto junto com os dinossauros no final do Era Mesozóica.

Os amonites que formam ammolite habitada uma pré-histórico, mar subtropical interior que beirava Montanhas Rochosas-esta área o é hoje conhecido como o Cretáceo ou Ocidental Seaway Interior. À medida que os mares recuaram, os amonites foram enterrados por camadas de bentonite sedimento . Este sedimento preservou o aragonite de seus restos em grão, impedindo-o de converter a calcita .

Operações de mineração mecanizada de Korite internacionais são bastante básico, que envolve a escavação de poços rasos com retroescavadoras.

Depósitos significativos de ammolite gema de qualidade são encontrados somente na formação Bearpaw que se estende desde a Alberta Saskatchewan, no Canadá e no sul de Montana nos EUA. O melhor grau de ammolite qualidade jóia é ao longo sistemas fluviais de alta energia nas encostas orientais das Montanhas Rochosas no sul de Alberta. A maioria das operações de mineração comerciais têm sido realizados ao longo das margens do St. Mary River, em uma área ao sul de e entre a cidade de Magrath e da cidade de Lethbridge. Aproximadamente metade de todos os depósitos Ammolite estão contidas dentro do Kainah (Kainaiwa) reserva, e seus habitantes desempenham um papel importante na mineração ammolite. Desde a sua fundação em 1979, Korite Internacional opera principalmente dentro da reserva. A empresa mantém um acordo com o Kainah (Blood) tribe, com Korite Internacional pagar os royalties tribo baseado em quanta terra a empresa tem minado.

Outro ponto de vista das operações da Korite internacionais de mineração a céu aberto em Alberta, Canadá.

Extração comercial é mecanizada, mas bastante básico: rasa poços abertos são escavados com um retroescavadeira eo material escavado é rastreada pelo seu conteúdo potenciais gema. Os poços são ainda examinadas com a mão, ea produção comercial será completada por pessoas independentes que vendem os seus resultados colhidos de superfície para Korite Internacional e vários outros produtores. Aproximadamente 50% da ammolite extraído é apropriado para a jóia.

Os depósitos Ammolite são estratificados em várias camadas: o mais raso dessas camadas, denominada "Zona K", encontra-se a cerca de 15 metros abaixo da superfície e estende-se 30 metros para baixo. O ammolite dentro desta camada é coberta por siderite concreções e é geralmente rachado-este é o material de esmagamento. É o mais comum e (em geral) o menor valor de ammolite. Começando vinte metros abaixo do material de esmagamento é a "Zona Azul"; ammolite partir desta zona, que se estende de 65 metros, é geralmente comprimido com uma fina camada de pirite em vez de concreções siderite. Este é o material em folha; devido à sua profundidade raramente é extraído. É também muito menos fracturado, e, portanto, o tipo mais valioso de ammolite.

Em 2003, Korite Internacional só tinha minado 30 acres (120.000 m²) do depósito Kainah. Como parte de seu acordo com a tribo, a empresa deve encher áreas, uma vez esgotado, e garantir o meio ambiente não seja prejudicado. As operações da Korite internacionais líquidas da tribo Kainah aproximadamente CAD $ 150.000-200.000 por ano. A empresa emprega mais de 60 pessoas (muitas delas Kainah), e é responsável por aproximadamente 90% da produção ammolite gem mundo. garimpeiros que desejam extrair depósitos em Ammolite Crown terra deve aplicar-se à Alberta Departamento de Energia para um contrato de arrendamento. Estes contratos não são regularmente oferecidos; a partir de 2004, houve uma taxa de inscrição de CAD $ 625, com uma taxa de aluguel anual de CAD $ 3,50 por hectare .

Qualidade Gemstone

A qualidade da jóia ammolite é comunicada através de um sistema de classe da letra, do melhor ao menos melhor: AA; A +; A; e A-. No entanto, este sistema ainda não está padronizado e alguns fornecedores podem usar seus próprios sistemas. O grau e, por conseguinte, o valor de uma gema é determinada por ammolite os seguintes critérios:

O número de cores primárias
Uma grande variedade de cor é apresentada na ammolite, incluindo todas as cores espectrais encontrados na natureza. Vermelho e verde são muito mais comuns do que o azul ou roxo, devido à fragilidade deste último (ver propriedades ). Há também determinados matizes, como carmesim ou violeta ou ouro, que são derivados a partir de uma combinação de a cores primárias, que são os mais raros e em maior demanda. As notas mais valiosas têm porções iguais de três ou mais cores primárias ou 1-2 cores brilhantes e até mesmo, com as notas mais baixas comparativamente com um maçante cor predominante.
A forma como as cores jogar (mudança cromática e faixa de rotação)
Mudança cromática é como as cores variam de acordo com o ângulo de visão ea ângulo de luz que atinge a pedra; em graus mais elevados essa variação é quase . prismático em seu escopo, enquanto níveis mais baixos mostram uma variação muito pequena gama de rotação é o quão longe a amostra pode ser transformado, mantendo o seu jogo de cores; o melhor girar 360 graus sem compromissos, enquanto pedras menores podem exibir cores altamente direcionais que só são visíveis dentro de uma faixa estreita de rotação, uma queda de até 90 ° ou menos. Graus intercalares têm intervalos de 240-180 °.
Brilho de cores (iridescência)
O brilho das cores e os seus iridescência é essencialmente dependente da forma como bem preservado o shell nacarado é, e como muito bem ordenado e as camadas de aragonite são. A qualidade do polonês também é um fator. A "pele dragão" cracking normalmente dificulta o seu valor; ammolite o mais precioso é o tipo de folha (ver formação) e tem largas, faixas ininterruptas de cor semelhante à categoria de "flash amplo" de opala. A matriz não é visível nos graus mais finos, e não deve haver minerais estrangeiros romper ou diminuindo a iridescência.

A espessura da camada de ammolite também é um fator importante: após o polimento, o ammolite é de apenas 0,1-0,3 milímetros de espessura. O mais raras e valiosas são grossas o suficiente para ficar sozinho, com apenas uma porção fina da sua matriz original (não superior a 1,5 mm); mas a grande maioria exigir algum tipo de apoio de suporte. Outros tratamentos também são comumente realizadas; todos os outros factores iguais, o tratamento menos uma jóia ammolite recebeu, mais valioso ele é. Pedras-calibrados que é, pedras formado em dimensões padrão que vai caber a maioria das configurações-jóias pode também comandar um preço mais elevado.

Ammolite é considerado o mais raro gema material orgânico. É macio e delicado, mais muitas vezes necessitando de técnicas de processamento especiais conhecidos apenas por alguns peritos especializados neste setor comercial. Em seu estado bruto, ammolite é vendido por USD $ 30 a 65 por quilates (150-325 $ / g).

Tratamentos

Embora totalmente mineralizado e que não contém água -e, portanto, não sujeito a desidratação e fissuras subseqüente como visto em opala-ammolite é freqüentemente danificado devido à exposição ambiental. As finas folhas delicadas em que ammolite ocorre também são problemáticas; Por estas razões, a maioria do material é impregnado com uma clara epoxi ou outra resina sintética para estabilizar a ammolite floco propensas antes do corte. Embora o craqueamento tessellated não pode ser reparado, o epóxi evite a continuação da descamação e ajuda a proteger a superfície relativamente suave de coçar. O processo de impregnação foi desenvolvido ao longo de vários anos por Korite Internacional em parceria com o Conselho de Pesquisa Alberta. Impregnado e ammolite revestido de epóxi entrou pela primeira vez no mercado em 1989 eo tratamento aumentou significativamente a disponibilidade da gema.

Porque a camada de ammolite é geralmente meros fracções de um milímetro de espessura, a maioria das gemas Ammolite em pedras são compostas facto: estes assumem normalmente a forma de dupletos de duas partes, com a camada ammolite adere a um material de suporte escuro. Isso geralmente é a matriz ou a mãe rocha da qual foi extraído o ammolite; preto Onyx ou vidro também pode ser usado como suporte. Em compostos em que a camada ammolite é excepcionalmente fina, um terceiro componente é utilizado: este constitui um tripleto, com uma cobertura de peça convexa durável e transparente. Este tampão pode ser ou sintética espinélio, sintético corindo , sintético quartzo , ou em produções de gama baixa, de vidro. A tampa convexa actua como um lente e tem o efeito de aumentar a visualização do ammolite iridescente.

A detecção destas pedras tratadas e compósitos é relativamente simples através de inspeção com uma lupa; no entanto, certos estilos de tal configuração jóias como aqueles com costas fechadas-pode complicar as coisas. Um tripleto podem ser identificados por inspecção da pedra de perfil; o topo da pedra pode, então, ser visto como sendo abobadado e transparente, sem folga de cor. Se a cúpula é feita de vidro, bolhas, marcas de redemoinho, e arranhões podem estar presentes; os materiais sintéticos são mais difíceis opticamente impecável.

Embora a grande maioria dos ammolite de classe comercial foi tratado de uma certa maneira, uma pequena fracção de produção requer nenhum outro de corte e polimento de tratamento. O ideal é que todos os tratamentos devem ser divulgadas no momento da venda.

Imitações

Os flashes iridescentes (labradorescência) de labradorite pode levar à sua confusão com ammolite pelo desconhecido, mas a aparência geral não é convincente como uma imitação.

Ammolite não é nem fácil nem muitas vezes imitado; no entanto, alguns materiais têm uma semelhança passageira que podem enganar o desconhecido. Estes incluem: Labradorita (também conhecido como spectrolite), um iridescente feldspato também de origem canadiana; e larga-flash opala preto. Nem são substitutos convincentes, e este último é, na verdade, de maior valor do que ammolite. Na verdade, ammolite é frequentemente utilizado como uma imitação de opala negra. Uma possibilidade ainda menos convincente é pedra Slocum, uma imitação à base de vidro comum de opala. Azuis e roxos são muito mais difundida na labradorite, e em ambos e opala o jogo da cor é visto a rolar através da pedra ao contrário do jogo comparativamente restrito de cor em ammolite. Em Slocum pedra, o jogo da cor toma a forma de manchas ouropel-like. A estrutura também é visível consideravelmente diferente; nas imitações, o corpo da pedra é transparente a translúcido partir de determinados ângulos, enquanto ammolite é totalmente opaco.

Gemologically falando, ammolite podem ser agrupadas com a base casca- mármores. Este grupo inclui lumachella ou "mármore fogo", uma bola de gude semelhante iridescente composto por fossilizado clam e conchas de caracol. Encontrado em Itália e Áustria , lumachella é raramente, se alguma vez usado em jóias; ao invés, é utilizado como uma pedra ou decorativo virado em mosaicos . A iridescência de lumachella é fragmentário e não quase tão brilhante quanto a de ammolite. Apesar destas diferenças, lumachella pode ser considerado sinônimo de ammolite em alguns círculos.

A concha iridescente predominantemente azul-verde de abalone (ou paua; gênero Haliotis) é uma última imitação possível. Shell abalone é barato e abundante devido ao comercial mariculture destas gastrópodes para sua carne. A estrutura do reservatório é distintivo: faixas sinuosas de azul, verde, rosa e iridescência são delineadas por linhas marrom escuro de conchiolin, uma proteico material que detém o shell juntos. O brilho de shell abalone é sedoso ao invés do brilho vítreo perto de ammolite polido, e as cores dos dois materiais não estreitamente aproximar. No entanto, alguns shell abalone foi tingido e dada uma tampa transparente de quartzo sintético, formando um dupleto na mesma forma como ammolite. Estes dupletos são talvez os mais enganoso, e também têm sido utilizados para imitar opala. Sob ampliação maioria dos doublets abalone irá mostrar corante concentrado ao longo de certas áreas e bolhas de ar aprisionadas na interface shell de quartzo.

Use em jóias

Jóias ammolite bem por Korite International. As gemas Ammolite são trigêmeos, como evidenciado por seus perfis convexos, e são definidas em 14 quilates (58%) de ouro com diamante acentos. Ammolite é melhor usado em pingentes, brincos, broches e, devido à sua fragilidade.

Comparado com a maioria outras pedras preciosas, ammolite tem uma história bastante escassa utilização; ele não começou a angariar interesse na sociedade ocidental até os anos 1970 depois de entrar no mercado (de forma limitada), em 1969. O Tribo Blackfeet saber ammolite como iniskim, que significa " búfalo pedra ", e há muito tempo acredita-possuir Amuletic poderes; especificamente, a gema é acreditado para ajudar na caça do búfalo, e para desenhar o búfalo dentro da distância de rastreamento. O Blackfeet também acreditam Ammolite de possuir poderes de cura e incorporar a jóia em sua pacotes da medicina para uso em cerimônias.

No final de 1990, profissionais de Feng Shui começou a promover ammolite como uma pedra "influente" com o que eles acreditam que é o poder de melhorar o bem-estar e desintoxicar o corpo, melhorando seu fluxo de energia ou " chi sete cores Prosperidade Stone ", cada cor é acreditado por praticantes de Feng Shui para influenciar o utente de maneiras diferentes e positivas" Nomeado o. "; uma combinação de rubi vermelho, verde esmeralda, e âmbar amarelo é o mais procurado para esse fim, as cores sendo dito para aumentar o crescimento, sabedoria e riqueza, respectivamente.

Ammolite é geralmente formado em forma livre cabochão e montado em ouro , com diamantes como acentos. Devido à sua delicadeza, ammolite é melhor reservado para uso em pingentes, brincos, e broches; se for usado como um anel de pedra, ammolite deve ser dada uma tampa protectora dura, nomeadamente de um espinélio sintético tal como utilizado em tripletos. Amonites polidos inteiros de tamanho de forma adequada pequena também pode ser montado em jóias. Nada mais duras do que sabão neutro e água morna deve ser usado para limpar a jóia ammolite; de limpeza de ultra-sons deve ser evitada.

Japão é o maior mercado para ammolite; isto pode ser devido a seu uso como uma imitação de cada vez mais escasso opala negra, ou a sua utilização já mencionado em Feng Shui. Os mercados secundários incluem Canadá, onde ele é usado por ambos artesãos que vendem suas criações para os turistas de Banff National Park e na produção de jóias finas; e o Sudoeste dos Estados Unidos, onde ele é usado por Zuni e outros Native American artesãos.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Ammolite&oldid=216591936 "