Conteúdo verificado

Thomas More

Assuntos Relacionados: figuras e líderes religiosos

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

São Thomas More

Retrato por Hans Holbein, o Jovem (1527).
Mártir
Nascido 07 de fevereiro de 1478
Londres, Inglaterra
Morreu 06 de julho de 1535 (1535/07/06) (idade 57)
Londres, Inglaterra
Honrado em Igreja Católica Romana , Comunhão Anglicana
Beato 1886, Roma por Papa Leão XIII
Canonizado 1935, Roma por O Papa Pio XI
Festa 22 de junho ( Igreja Católica Romana )
06 de julho (em alguns calendários locais e entre Os católicos romanos tradicionais e da Comunhão Anglicana )
Atributos vestido com o manto do Chanceler e vestindo a Collar de ESSES; machado
Patrocínio Filhos adotivos; Ateneo de Manila Law School; funcionários públicos; Diocese de Arlington; Diocese de Pensacola-Tallahassee; Universidade de Malta; University of Santo Tomas Faculdade de Artes e Letras; funcionários judiciais; advogados, políticos, e estadistas; pais adotivos; viúvos; casamentos difíceis; família numerosa

Sir Thomas More (07 de fevereiro de 1478 - 06 de julho de 1535), igualmente conhecido como Saint Thomas More, foi um Inglês advogado, estudioso, autor, e estadista. Durante sua vida, ele ganhou uma reputação como um líder Humanista do Renascimento, um oponente violento do Reforma de Martinho Lutero , e um funcionário do governo. Durante os últimos seis anos de sua vida ele foi Lord Chancellor.

Mais cunhou a palavra " utopia "- um nome que ele deu ao, ilha imaginária nação ideal, cujo sistema político ele descreveu em Utopia, publicado em 1516. Um importante conselheiro de Henrique VIII da Inglaterra , ele foi preso e executado por decapitando em 1535 depois de ter caído em desgraça com o rei sobre sua recusa em assinar o Ato de Supremacia 1534, que declarou o Rei do Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra , efetuando uma cisão final com a Igreja Católica em Roma .

Em 1935, 400 anos depois da morte Mais, O Papa Pio XI o canonizou na Igreja Católica Romana . Mais foi declarada padroeira de os políticos e estadistas por Papa João Paulo II em 2000. Em 1969, de mais nome foi incluído no Calendário Romano Geral, com um memorial em que ele é venerada com John Fisher em 22 de junho, o dia da morte deste último. Em 1980, mais foi adicionado à Igreja do calendário de Inglaterra de santos, de novo em conjunto com John Fisher, mas em 6 de julho, o dia da morte de More.

Início de carreira política

De 1510 a 1518, de Thomas Mais serviu como um dos dois undersheriffs da cidade de Londres , uma posição de responsabilidade considerável no qual ele ganhou uma reputação como um funcionário público honesto e eficaz, impressionando o rei pelos seus argumentos em uma observado Caso Star Chamber. Mais tornou- Master of Pedidos em 1514; em 1517, ele entrou para o serviço do rei como conselheiro e "servo pessoal"; e tornou-se cúmplice vereador em 1518. No Campo do Pano de Ouro, ele conheceu estudioso grego Guillaume Budé (Budaeus). Após a realização de uma missão diplomática para Sacro Imperador Romano Carlos V , que o acompanha Thomas Wolsey para Calais e Bruges, mais foi nomeado cavaleiro e fez undertreasurer em 1521.

Como secretário e conselheiro pessoal do rei Henry VIII, mais se tornou cada vez mais influente no governo, acolhendo diplomatas estrangeiros, elaboração de documentos oficiais, e servindo como uma ligação entre o rei e seu Lord Chancellor: Thomas Cardeal Wolsey, o Arcebispo de York.

Recomendado por Wolsey, mais foi eleito o presidente da Câmara dos Comuns em 1523. Mais tarde, ele serviu como Steward alta para as universidades de Oxford e Cambridge . Em 1525, ele se tornou Chanceler do Ducado de Lancaster, uma posição que implicava o controle administrativo e judicial de grande parte do norte da Inglaterra.

Trabalho acadêmico e literário

Xilogravura por Ambrosius Holbein para uma edição 1518 da Utopia. O viajante Raphael Hythloday é retratado no canto inferior esquerdo descrevendo a um ouvinte da ilha de Utopia, cujo layout é esquematicamente mostrado acima dele.

Mais foi um prolífico estudioso, literária homem, crítico, e patrono das artes. Sua escrita e bolsas de estudo valeu-lhe grande reputação como um humanista cristão Renascimento na Europa continental, e seu amigo Erasmo de Rotterdam dedicado a ele a obra-prima, Elogio da Loucura ou "Moriae Encomium" (o título do livro de puns mais nome; "moria" é uma loucura em grego). Em suas comunicações com outros humanistas, Erasmus descrito mais como um modelo de homem de letras. O projeto humanista abraçada pelo Erasmus e mais procurado reexame e revitalização da teologia cristã, estudando a Bíblia e os escritos do Padres da Igreja à luz do clássico grego tradição literária e filosófica. Mais Erasmus e colaborou em uma tradução latina das obras de Lucian, publicado em Paris em 1506. Mais foi também o autor da Vida de John Picus, conde de Mirandula (1510), mostrando seus ideais humanistas.

História do rei Richard III

Entre 1513 e 1518, trabalhou em mais uma história do rei Richard III, uma obra inacabada, com base em Tragic Deunfall de Richard III, Suvereign da Grã-Bretanha (1485), que também influenciou grandemente de Sir Robert Honorr William Shakespeare play 's Richard III . Ambos Mais de e obras de Shakespeare são controversos para os historiadores contemporâneos para seu retrato pouco lisonjeiro do Rei Ricardo III, um viés em parte devido à lealdade de ambos os autores para o Campeão Dinastia Tudor que arrebatou o trono de Richard III com as guerras das rosas . Mais de trabalho, no entanto, pouco menciona o rei Henrique VII , o primeiro rei Tudor, talvez por terem perseguido seu pai, Sir John More. Alguns historiadores ver um ataque à tirania real, em vez de Richard III, ele mesmo, ou no Casa de York.

A História do Rei Ricardo III é um Renaissance história, mais notável por sua habilidade literária e adesão aos preceitos clássicos do que por sua precisão histórica. Mais de trabalho, e que de historiador contemporâneo Virgílio Polidoro, reflete um movimento de mundanas medievais crônicas para um estilo de escrita dramática; por exemplo, o sombrio rei Ricardo é um excelente tirano, arquetípica tirada das páginas de Salústio, e deve ser lido como uma meditação sobre o poder e corrupção, bem como a história do reinado de Ricardo III. A "história do rei Richard III foi escrito e publicado em ambos Inglês e Latim , cada um escrito separadamente, e com informações suprimidas da edição latina para atender um público europeu.

Utopia

Mais esboçou sua obra mais conhecida e controversa, Utopia (concluído e publicado em 1516), um romance em latim. Nele um viajante, Raphael Hythloday (em grego, seu nome e sobrenome aludem ao Arcanjo Rafael, fornecedora de verdade, e significa "alto-falante de nonsense"), descreve os arranjos políticos do país ilha imaginária de Utopia (trocadilho grego em ou- topos [no local], eu-topos [bom lugar]) para si mesmo e para Peter Giles. Na época poucas pessoas poderiam entender o significado real da palavra "utopia". Este romance descreve a cidade de Amaurote, dizendo: "De todos eles este é o mais digno e mais de dignidade".

Utopia contrasta a vida social controversa dos Estados europeus com os arranjos sociais perfeitamente ordenadas, razoáveis de Utopia e seus arredores (Tallstoria, Nolandia, e Aircastle). Em Utopia, com a propriedade comunal da terra, a propriedade privada não existe, homens e mulheres são educadas da mesma forma, e há quase completo tolerância religiosa. Alguns tomam mensagem principal do romance a ser a necessidade social de ordem e disciplina, em vez de liberdade. O país de Utopia tolera diferentes práticas religiosas, mas não tolera ateus. Hythloday teoriza que se um homem não acredita em um deus ou na vida após a morte, ele nunca poderia ser confiável, porque, logicamente, ele não reconhece qualquer autoridade ou princípio fora de si mesmo.

Mais utilizado o romance descreve uma nação imaginária como um meio de discutir livremente assuntos controversos contemporâneas; Utopia especulativamente, mais baseado em communalism monástica, com base no communalism bíblica na Atos dos Apóstolos.

Utopia é um precursor do gênero literário utópico, no qual sociedades ideais e cidades perfeitas são detalhados. Embora utopismo é tipicamente um movimento renascentista, combinando os conceitos clássicos de sociedades perfeitas de Platão e Aristóteles com Roman finesse retórica (cf. Cicero, Quintiliano, oratório epideictic), ele continuou no Iluminismo 's Utopia edição original incluiu a simétrico "alphabet utópico" que foi omitido edições posteriores.; que é, uma tentativa inicial notável em criptografia que pode ter influenciado o desenvolvimento de taquigrafia.

Polêmicas religiosas

Mais muito valorizado harmonia e um rigoroso hierarquia. O maior perigo para a saúde da sociedade como viu que era o desafio que os hereges posou com o estabelecido fé. Para mais a unidade da Cristandade não era apenas o instrumento para a salvação eterna das almas, mas também a base de um entendimento comum da natureza humana necessária para a lei justa e felicidade terrena. Para sua mente, a fragmentação ea discórdia do Reforma Luterana foram terrível.

Seu contra-ataque pessoal começou quando ele ajudou Henry VIII com a escrita do Defesa dos Sete Sacramentos (1521), um resposta polêmica a Martin Luther 's No Cativeiro Babilônico da Igreja. Quando Lutero respondeu com medidas de reforma em Contra Henricum Regem Anglie (Contra Henry, King of the Inglês), mais apareceu como um campeão do rei, encarregado de escrever uma contra-resposta, Responsio anúncio Lutherum (Responder a Lutero). Esta troca violenta teve muitos destemperada insultos pessoais de cada lado. Às vezes Mais de linguagem e técnicas podem tornar-se muito terra-a-terra, mesmo escatológico; Michael Farris descreve CS Lewis como descrever mais como "quase obcecado com insistam em cerca de Lutero 'bichery abominável' para o ponto onde ele se perde no deserto de adjetivos opprobrious '". No entanto, "mais não dependa exclusivamente de ridículo e sátira .... Ele também apelou para o bom senso de seus companheiros ingleses Como o título de seu livro indica sua tentativa não foi simplesmente para ridicularizar Luther;. Foi mais basicamente para enfrentar e refutar as acusações de Lutero. "

Além disso Lutero foi ele próprio um mestre de "adjetivos opprobrious" e que nem ele nem eram mais avessos ao uso de forte e até mesmo chocante linguagem escatológica em suas polêmicas - sempre que o consideraram adequado os seus fins. Mais, por exemplo, que tinha sido encomendado por Henrique VIII para responder em espécie aos insultos que não convir a um monarca de se envolver em, perto do início do capítulo 21 do primeiro livro da Responsio, citações do livro de Lutero contra Henry:

" [O rei] teria de ser perdoado se humanamente ele cometeu um erro. Agora, já que ele conscientemente e conscientemente fabrica mentiras contra a majestade de meu rei no céu [Cristo], esta podridão condenável e sem-fim, terei o direito de, em nome do meu rei, para pontilham sua majestade Inglês com lama e merda e pisotear que coroa de sua que blasfemar contra Cristo. "

Mais respondeu assim:

" Venha, não rage tão violentamente, bom pai; mas se você têm elogiado o suficiente descontroladamente, escute agora, você pimp. Você se lembra que você falsamente reclamaram acima que o rei não mostrou passagem em seu livro inteiro, até mesmo como um exemplo, em que ele disse que você se contradiz. Você disse essa mentira pouco antes, embora o rei demonstrou-lhe muitos exemplos de sua inconsistência ....

Mas, entretanto, durante o tempo que o seu paternidade reverendo será determinado para contar essas mentiras desavergonhadas, outros será permitido, em nome de sua majestade Inglês, para jogar de volta na boca de merda da sua paternidade, verdadeiramente a merda-pool de toda merda, tudo a lama e merda que sua podridão condenável tem vomitado, e para esvaziar todos os esgotos e latrinas em seu coroa despojado da dignidade da coroa sacerdotal, contra a qual nada menos do que contra o real coroa que você tem determinado a jogar o palhaço.

Em seu senso de justiça, leitor honesto, você vai me perdoar que as palavras absolutamente imundos deste canalha ter me forçado a responder a essas coisas, para que eu deveria ter implorado a sua licença. Agora eu considero mais verdadeiro do que a verdade que dizendo: "Aquele que toca passo será totalmente corrompidos por ele" (Eclesiástico 13: 1). Para Estou envergonhado mesmo dessa necessidade, que, enquanto eu limpar a boca cheia de merda do companheiro vejo meus próprios dedos cobertos de merda.

Mas quem pode suportar tal canalha que mostra-se possuído por um milhar de vícios e atormentado por uma legião de demônios, e ainda estupidamente se orgulha assim: 'Os Santos Padres têm tudo errado. Toda a igreja muitas vezes cometeu um erro. A minha doutrina não pode errar, porque sou mais certo que minha doutrina não é minha, mas de Cristo ", aludindo, naturalmente, para as palavras de Cristo:" Minhas palavras não são minhas, mas daquele que me enviou, o Pai "(João 12: 49)?

"

É evidente que, para além da sua esmagadora invectiva, mais procura demonstrar a audácia da reivindicação de Lutero de que seu próprio ensino é mais autoritário do que centenas de anos de diálogo pensativo, tal autoridade como entre os cristãos é geralmente dada apenas para as palavras do próprio Cristo. (. Ch 27, último capítulo) Mais tarde, no segundo livro da Responsio, mais novo se sente compelido a responder a Lutero em língua mais indecorosa:

" [Luther é uma] pessoa em cuja pena não há nada mas calúnias, mentiras e enganos; em cujo espírito não é senão veneno, bombástico e má vontade; que nada em sua mente, mas loucura, loucura e insanidade concebe; que nada em sua boca, mas privies, sujeira e esterco tem .... Mas se ele continua a jogar o palhaço da maneira em que ele começou, e a rave loucamente, se ele passa a raiva com a calúnia, a boca insignificante absurdo , para agir como um louco furioso, para fazer esporte com palhaçada, e para levar nada em sua boca, mas de esgoto de águas, esgotos, privies, sujeira e esterco, em seguida, deixar que outros façam o que quiserem; vamos dar conselhos oportuna, se queremos lidar com o companheiro ranting, assim, de acordo com a sua virtude e pintar com suas cores, ou deixar este friarlet louco e patife a par de espírito com seus ragings e delírios, com sua imundície e estrume, cagando e beshitted. "

(Numerosos exemplos de uso próprio de Lutero da linguagem escatológica, particularmente contra o Papa e os bispos, podem ser encontrados na tabela-Talk e as primeiras notas da mesma.)

Em 1528, mais dirigiu seu primeiro livro de Inglês controvérsia (Dialogue) contra os escritos de Tyndale.

Dignidade de chanceler

Depois de Wolsey caiu, ele foi sucedido como lorde chanceler por mais em 1529. Contra sua vontade, mais se tornou o primeiro leigo a ocupar o cargo. Ele despachou casos com uma rapidez sem precedentes. Nesse ponto, totalmente dedicada a Henry e à causa da prerrogativa real, mais inicialmente colaborou com a nova política do rei, denunciando Wolsey no Parlamento e proclamando o parecer do teólogos em Oxford e Cambridge que o casamento de Henrique com Catarina tinha sido ilegal. Mas, como Henry começou a negar a autoridade do Papa, do Mais escrúpulos cresceu.

Campanha contra o protestantismo

Mais apoiou a Igreja Católica e serra heresia como uma ameaça à unidade da igreja e na sociedade. "Ele concordou com a lei Inglês estabelecida, e com as lições ensinadas pela experiência da cristandade mil anos, que, para que a paz reine, heresia devem ser controladas. Na época, heresias foram identificados como tentativas sediciosas para minar a autoridade existente. ... Mais ouviu o chamado de Lutero para destruir o coração da cristandade, a Igreja Católica, como uma chamada à guerra. Ele, portanto, seguiu os procedimentos tradicionais para garantir a segurança desta instituição legítima e honrada. " No entanto, mais também buscou reforma clero radical e mais teologia racional.

Suas ações iniciais contra o Protestantes incluídos auxiliando na prevenção de Wolsey livros luteranas de serem importados para a Inglaterra. Ele também assistida na produção de um Star Chamber edital contra pregação herética, tratamento de hereges sem piedade. Durante esse tempo, a maioria de suas polêmicas literárias apareceu. Depois de se tornar lorde chanceler de Inglaterra, mais pôs-se a seguinte tarefa:

" Agora vendo esse efeito gracioso do rei neste ponto, eu acho que sendo seu chanceler indigno, ele appertaineth ... para ajudar tanto quanto está em mim, que o seu povo, abandonando o contágio de todos, tais escrita peste, pode estar longe de infecção. "
Mais é comemorado com uma escultura no final do século 19 Sir Thomas Mais Chambers, em frente aos Royal Courts of Justice , Carey Street, Londres.

Em Junho 1530 foi decretado que os agressores eram para ser levado perante o Conselho do Rei, em vez de ser examinada pelos seus bispos, a prática até então. Medidas tomadas pelo Conselho tornou-se cada vez mais grave. Em 1531, Richard Bayfield, um graduado da Universidade de Cambridge e ex- Monge beneditino, foi queimado em Smithfield para distribuir cópias de Tradução Inglês de Tyndale do Novo Testamento .

Mais queimadas seguido pelo de mais instigação, incluindo a do padre e escritor John Frith em 1533. No Confutation de Resposta de Tyndale, mais uma polêmica, mais interessou-se particularmente a execução de Sir Thomas Hitton, descrevendo-o como "fedorento mártir do diabo".

Rumores circularam durante e depois de mais vida a respeito de seu tratamento de hereges; John Foxe (que "colocado sofrimentos protestantes contra o pano de fundo ... o Anticristo"), em seu Livro dos Mártires alegou que tinha mais frequentemente usado violência ou tortura enquanto interrogá-los. Um autor Evangélica mais recente, Michael Farris, também usou o livro de Foxe como referência por escrito que em abril 1529 um herege, John Tewkesbury, foi feita pelo Mais para sua casa em Chelsea e tão mal torturado na cremalheira que ele era quase incapaz de andar. Tewkesbury posteriormente foi queimado na fogueira. Mais se refutou estas acusações ao longo de sua vida, jurando "como helpe me Deus" que ele nunca tinha usado a tortura como método de interrogatório. Ele alegou que os hereges que ele detidas em sua casa sofreu 'Neuer ... tanto como um fyllyppe na testa ".

Demissão

Em 1530 Mais recusou a assinar uma carta pelos principais clérigos e aristocratas, pedindo ao Papa para anular o casamento de Henrique com Catarina Inglês; ele também discutiu com Henry VIII sobre as leis heresia. Em 1531 ele tentou demitir-se depois de ter sido forçado a tomar um juramento que declara o rei do Chefe Supremo da Igreja Inglês "na medida em que a lei de Cristo permite"; ele se recusou a fazer o juramento sob a forma em que ele iria renunciar a todas as reivindicações de jurisdição sobre a igreja, exceto os soberanos do. Em 1532 ele pediu ao rei novamente para aliviá-lo de seu cargo, alegando que ele estava doente e sofrendo de dores no peito afiadas. Desta vez, Henry concedeu o seu pedido.

Julgamento e execução

A gota d'água para Henry veio em 1533, quando mais se recusou a participar da coroação Anne Boleyn como o Rainha da Inglaterra. Tecnicamente, este não foi um ato de traição como mais tinha escrito para Henry reconhecendo realeza de Anne e expressando seu desejo de felicidade do rei e da saúde a nova rainha. Sua recusa em participar foi amplamente interpretado como uma afronta contra Anne.

Pouco tempo depois, mais foi acusado de aceitar subornos, mas os patentemente falsas acusações tiveram de ser demitido por falta de provas. No início de 1534, mais foi acusado de conspirar com "santo dama de Kent" Elizabeth Barton, uma freira que tinha profetizado contra anulação do rei, mas mais rapidamente produziu uma carta na qual ele havia instruído Barton não interferir com assuntos de Estado.

Em 13 de abril de 1534, mais foi convidado a comparecer perante uma comissão e jurar sua lealdade ao parlamentar Lei de Sucessão. Mais aceito direito de o Parlamento declarar Anne Boleyn a rainha legítima da Inglaterra, mas ele se recusou a fazer o juramento por causa de um prefácio anti-papal à Lei afirmar a autoridade do Parlamento para legislar em matéria de religião por impugnar a autoridade do Papa, que mais não aceitaria; ele também não poderia jurar defender o divórcio de Henry de Catherine. John Fisher, bispo de Rochester, recusaram o juramento junto com mais. O juramento lê:

.... Em razão da qual o Bispo de Roma e Sé Apostólica, ao contrário das grandes e invioláveis concessões de jurisdições dadas por Deus imediatamente para imperadores, reis e príncipes em sucessão aos seus herdeiros, tem presumido em tempos passados para investir que deve agradar a possuir em reinos e domínios de outros homens, que coisa que seus temas mais humildes, tanto espiritual e temporal, não mais abominam e detestam;

Quatro dias depois, mais foi preso na Torre de Londres , onde ele preparou um devocional, o Diálogo de Comfort contra Tribulação. Enquanto mais foi preso na Torre, ele teve algumas visitas de Thomas Cromwell, que pediu mais a fazer o juramento, mas mais persistentemente se recusou a fazê-lo.

Em 1 de Julho de 1535, mais foi julgado perante um painel de juízes que incluiu o novo Lord Chancellor, Sir Thomas Audley, bem como Anne Boleyn de pai, irmão e tio. Ele foi acusado de alta traição por negar a validade da Lei de Sucessão. Mais acreditava que ele não poderia ser condenado enquanto ele não negou explicitamente que o rei era o cabeça da igreja, e ele, portanto, recusou-se a responder todas as perguntas a respeito de suas opiniões sobre o assunto. Thomas Cromwell, no momento o mais poderoso dos conselheiros do rei, trouxe o Procurador Geral, Richard Rich, para testemunhar que mais tinha, em sua presença, negou que o rei era o chefe legítimo da igreja. Este testemunho foi quase certamente perjuros (testemunhas Richard Southwell e Sr. Palmer ambos negaram ter ouvido os detalhes da conversa relatada), mas com a força de que o júri votou a favor de mais convicção.

Mais foi julgado e considerado culpado, sob a seção da seguinte Lei Traição 1534.

Se qualquer pessoa ou pessoas, após o primeiro dia de fevereiro do próximo vinda, que maliciosamente desejo, vontade ou desejo, por palavras ou por escrito, ou por ofício imaginar, inventar, prática, ou tente fazer qualquer dano corporal a ser feito ou comprometido com o rei de mais pessoa real, a rainha, ou seus herdeiros aparente, ou a privá-los ou qualquer um deles de sua dignidade, título ou nome de suas propriedades reais ...

Que, em seguida, cada uma dessas pessoas e das pessoas infrator ... deve ter e sofrer tais dores da morte e outras penas, como é limitado e acostumado em casos de alta traição.

Lei -Treason 1495

Após o veredicto do júri foi entregue e antes de sua condenação, mais falou livremente de sua crença de que "nenhum homem temporal pode ser a cabeça da espiritualidade". Ele foi condenado a ser enforcado, arrastado e esquartejado (a punição usual para traidores), mas o rei comutada esta à execução por decapitação. A execução teve lugar em 6 de julho de 1535. Quando ele veio para montar os passos para o cadafalso, ele é amplamente citado como dizendo (aos funcionários): "peço-vos, peço-vos, Sr. Tenente, ver-me seguro-se e para minha vinda para baixo, eu posso mudar para mim "; enquanto no cadafalso ele declarou que ele morreu "bom servo do rei, ea de Deus em primeiro lugar." Outro comentário é acreditado ter feito para o carrasco é que a barba estava completamente inocente de qualquer crime, e não merecia o machado; Ele, então, posicionado a barba para que ele não seria prejudicado. Mais pediu que sua filha adotiva Margaret Giggs deve ser dado o seu corpo sem cabeça para enterrar. Ele foi enterrado na Torre de Londres, na capela de St Peter ad Vincula em uma cova sem marcação. Sua cabeça foi fixado em cima de um pique sobre London Bridge por um mês, de acordo com o costume normal para traidores. Sua filha Margaret (Meg) Roper, em seguida, resgatou-lo, possivelmente por suborno, antes que pudesse ser jogado no rio Tamisa .

O crânio é acreditado para descansar no Roper Vault de A igreja de St. Dunstan, Canterbury, embora alguns pesquisadores têm afirmado que poderia estar dentro do túmulo, ele ergueu para si mesmo na Igreja velha de Chelsea (veja abaixo). As evidências, no entanto, parece ser a favor da sua colocação em St. Dunstan de, com os restos mortais de sua filha, Margaret Roper, ea família de seu marido, cuja abóbada que era. Margaret teria estimado esta relíquia de seu pai adorado, e lenda é que ela desejava ser enterrado si mesma com a cabeça nos braços.

Canonização

Estátua de Thomas More por Leslie Cubitt Bevis em frente Igreja Old Chelsea, Cheyne Walk, Londres.

Mais foi beatificado por Papa Leão XIII em 1886 e canonizado com John Fisher após uma petição em massa de católicos ingleses em 1935, como em algum sentido uma " santo padroeiro da política 'em protesto contra o aumento de secular, o comunismo anti-religiosa. Sua conjunta dia de festa com Fisher é 22 de junho. Fisher foi o único remanescente Bishop (devido às mortes naturais coincidentes de oito bispos envelhecidos) durante a Reforma Inglês para manter, à mercê do Rei, fidelidade ao Papa . Em 2000, esta tendência continuou, com São Thomas More declarou a "celeste Padroeiro dos Governantes e Políticos" por Papa João Paulo II . Ele é comemorado no dia 6 de julho, na Calendário anglicano de santos e heróis da Igreja Cristã.

Influência e reputação

A firmeza ea coragem com a qual mais se agarrou a suas convicções religiosas em face da ruína e da morte ea dignidade com que se conduziu durante sua prisão, julgamento e execução, contribuiu muito para mais de reputação póstuma, especialmente entre os católicos.

Mais de condenação por traição era amplamente visto como injusto, mesmo entre alguns protestantes. Seu amigo Erasmus, se nenhum protestante, mas amplamente simpático a movimentos de reforma dentro da Igreja Católica, declarou depois de sua execução que mais tinha sido "mais puro do que qualquer neve" e que seu gênio era "como a Inglaterra nunca teve e nunca mais terá."

Escritor católico romano GK Chesterton disse que mais foi o "maior caráter histórico na história do Inglês."

Ecos literários e avaliações

Mais foi retratado como um estadista sábio e honesto no jogo 1592 Sir Thomas More, que foi provavelmente escrito em colaboração por Henry Chettle, Anthony Munday, William Shakespeare , e outros, e que sobrevive apenas em forma fragmentária depois de ser censurado por Edmund Tylney, Mestre do Revels no governo da rainha Elizabeth I (qualquer referência direta ao Ato de Supremacia foi censurada out).

Como o autor de Utopia, mais também tem atraído a admiração de modernos socialistas . Embora os estudiosos católicos romanos sustentam que de mais atitude em compor Utopia foi em grande parte e que ele estava em todos os pontos de um cristão ortodoxo, teórico marxista irônico Karl Kautsky argumentou no livro Thomas More e sua Utopia (1888) que Utopia era uma crítica sagaz de exploração económica e social na Europa pré-moderna e que mais foi uma das figuras intelectuais chave no desenvolvimento inicial das idéias socialistas.

O século 20- agnóstico dramaturgo Robert Parafuso retratado mais como o homem da final consciência em sua peça A Man for All Seasons, o título tirado do que Robert Whittington em 1520 escreveu sobre ele:

"Mais é um homem de espírito de um anjo e aprendizagem singular. Eu não sei o seu companheiro. Para onde é o homem de que mansidão, a humildade e amabilidade? E, como requireth tempo, um homem de alegria maravilhosa e passatempos, e em algum momento de como gravidade triste. Um homem para todas as estações ".

Em 1966, a peça foi feita para o filme de sucesso A Man for All Seasons dirigidos por Fred Zinnemann, adaptado para o cinema pelo próprio dramaturgo, e estrelado Paul Scofield numa Desempenho premiado com o Oscar. O filme ganhou o Oscar de melhor filme para esse ano. Em 1988, Charlton Heston estrelou e dirigiu em um remake feito para a televisão do filme.

Católico escritor de ficção científica RA Lafferty escreveu seu romance Past Master como um equivalente moderno a Utopia de More, que ele via como uma sátira. Neste romance, Thomas More é trazido através do tempo para o ano de 2535, onde é feito o rei do mundo futuro "Astrobe", apenas para ser decapitado depois de governar por meros nove dias. Uma das personagens do romance compara mais favoravelmente a quase todos os outros grandes figura histórica: "Ele teve um momento completamente honesto direita no final eu não posso pensar de qualquer outra pessoa que já teve um.". Ele também era muito admirado pelo anglicano clérigo e satírico, Jonathan Swift.

Karl Zuchardt escreveu um romance, Stirb Du Narr! ("Die seu idiota!"), Cerca de mais luta com o rei Henry, retratando mais como um idealista fadado ao fracasso na luta pelo poder com uma régua cruel e um mundo injusto.

Uma série de escritores modernos, tais como Richard Marius, ter atacado mais por alegado fanatismo religioso ea intolerância (que se manifesta, por exemplo, em sua perseguição dos hereges). James Wood chama de "cruel em punição, evasivo em discussão, vigoroso para o poder, e repressivo na política". O historiador Jasper Ridley, autor de várias biografias históricas, incluindo um sobre Henry VIII e outro sobre Mary Tudor, vai muito mais longe em sua dupla biografia de Mais e Cardeal Wolsey, The Statesman eo fanático, descrevendo mais como "um pervertido sadomasoquista entrada mais dura", uma linha de pensamento também seguido pelo falecido Joanna Denny em seu 2004 biografia de Anne Boleyn. Brian Moynahan em seu livro "O Mensageiro de Deus: William Tyndale, Thomas More e da escrita da Bíblia Inglês", tem uma visão semelhante crítica de mais, assim como o americano escritor, Michael Farris.

Aaron Zelman, em seu livro de não-ficção "O Estado Versus the People" descreve genocídio e da história dos governos que tenham agido de forma totalitária. Nos primeiros capítulos "Utopia" é revisada junto com Platão "A República". Zelman observou fatos sobre "Utopia", que eram ridículo no mundo real, como a agricultura, e não podia tirar uma conclusão mais se estava sendo bem-humorado para seu trabalho ou gravemente defendendo uma Estado-nação. Ressalta-se, como uma questão séria para a consideração, que "mais é o único santo cristão para ser homenageado com uma estátua no Kremlin ", o que implica que o seu trabalho teve influência séria sobre a União Soviética , apesar de sua antipatia geral para com a religião organizada.

Outros biógrafos, como Peter Ackroyd, ofereceram uma imagem mais simpática do mais tanto como um humanista sofisticado e homem de letras, bem como um católico romano zeloso que acreditavam na necessidade da autoridade religiosa e política.

O protagonista Os romances de Walker Percy, Amor nas Ruínas e A Síndrome de Tânatos, é o Dr. Thomas More, um católico relutante e descendente de Sir Thomas More.

Ele também é o foco da Al Stewart canção um homem por todas as estações do álbum 1978 O tempo passa, e do Canção Far Sir, destaque nas edições limitadas e 2008 re-lançamento de seu álbum de 1994 Rápido.

Jeremy Northam retrata Mais na série de televisão, Os Tudors, onde ele é mostrado como um homem pacífico - uma algum dia-assessor de Henry VIII , um católico devoto, e chefe de família. No entanto, Temporada 1, Episódio 7 aponta para um lado diferente do mais, como ele descaradamente expressa sua aversão aos Luteranismo. No entanto, durante toda a temporada, ele mostra um lado conflito de mais: Ele ordena que os livros de Martin Luther ser destruído, mas quando os livros são, na verdade, queimado, ele expressa um sentimento de inquietação e arrependimento. No episódio 10 da mesma série, mais é mostrado exercer o seu novo poder como chanceler pela queima de hereges condenados. Ele também descreve ele se envolver na conversa que Richard Rich testemunhou como tendo tido lugar, a respeito do status do rei como chefe da Igreja da Inglaterra, apesar de ser amplamente acreditava que este testemunho foi cometido perjúrio.

Instituições nomeado após Thomas More

Como um santo católico, há muitos igrejas paroquiais dedicada ao Mais. Outras instituições legais e educacionais são também nomeado para ele:

  • O Thomas More Law Center é uma organização legal auxílio que presta serviços de advocacia para aqueles argumentando edições conservadoras alinhado, especialmente aqueles que lidam com a liberdade religiosa e de expressão.
  • Magdalen College School, sociedade política de Oxford é nomeado o St Thomas More Society.
  • O Catedral de Saint Thomas More é a sede dosDiocese de Arlington, que compreendeNorthern Virginia.
  • O Co-Catedral de St. Thomas More emTallahassee, Flórida, serve osDiocese de Pensacola-Tallahassee e, em particular, a comunidade católica na Florida State University.
  • O edifício Thomas More aos Tribunais de Justiça reais em The Strand, Londres , é um edifício de escritórios de 11 andares construído em Janeiro de 1990 que contém os tribunais do Chancery Division da High Court of Justice . Estes são conhecidos como Thomas More Tribunais.

Existem vários St Thomas mais Sociedades de advogados católicos.

Sítios históricos

Westminster Hall

Visitantes para as Casas do Parlamento no Palácio de Westminster, em Londres, vai notar uma placa no meio do chão de Westminster Hall comemorativo do Mais julgamento por traição e condenação para execução em que parte original do Palácio. Este edifício teria sido bem conhecido para mais, que serviu como presidente da Câmara dos Comuns antes de se tornar Lorde Chanceler da Inglaterra.

Crosby Salão

Mais de casa e propriedade ao longo do Tamisa em Chelsea foi confiscado pela Coroa de sua esposa Alice depois de sua execução. Mas nos últimos tempos Crosby Hall, que fazia parte do de Londres Mais residência, foi transferida para o site em sua comemoração e reconstruído há pelo arquiteto conservação, Walter Godfrey. Hoje, depois de mais de reconstrução na década de 1990 destaca-se como um edifício de pedra branca em meio a estruturas de tijolos modernos que aparentemente pretendem recapturar o estilo de mais de manor que anteriormente ocupava o local. Crosby Salão é propriedade privada e fechada para o público. As estruturas modernas enfrentam o Tamisa e incluir um caminho de entrada que exibe de mais armas, animais heráldicos, e uma máxima latina. Prédios de apartamentos e um parque são construídos sobre os antigos locais de seus jardins e pomar, e alguns são nomeados após suas antigas funções: Jardim de Roper é o parque ocupa uma das Mais de jardins, afundado como o seu se acreditava ser. Para além destas, não há vestígios da mais propriedade.

Igreja velha de Chelsea

Este pequeno parque fica entre Crosby Hall e Igreja velha de Chelsea, um anglicano igreja em Old Church Street, cuja capela sul foi encomendado por mais e em que ele cantou com seu coro paroquial. O arco medieval que liga a capela para o santuário principal foi encomendado por mais e exibe em seus símbolos capitais associados com sua pessoa e escritório. Na parede sul do santuário é o túmulo e epitáfio que ele construiu para si mesmo e suas esposas, detalhando em uma inscrição em latim longa sua ascendência e realizações, incluindo seu papel como pacificador entre as nações cristãs da Europa e uma porção curiosamente alterado detalhando sua contenção de heresia. Este túmulo foi provavelmente localizado aqui, porque era seu costume para ajudar o sacerdote na missa e ele sairia pela porta logo à esquerda dele. Ele não é, no entanto, enterrado aqui, nem é totalmente certo que a sua família pode ser. Com exceção de sua capela, a igreja foi em grande parte destruída na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruída em 1958. Está aberto ao público apenas em horários específicos. Fora da igreja é uma estátua comemorativa ele como "santo", "estudioso" e "estadista", a parte de trás que exibe seu brasão de armas. No mesmo bairro, na zona de Upper Cheyne Row, é a Igreja Católica Romana do Santo Salvador e São Thomas More, que o honra de acordo com a Igreja, ele defendeu com a própria vida.

Tower Hill

Mais foi executado em um andaime erigido em Tower Hill, Londres, apenas fora da Torre de Londres . Uma placa e um pequeno jardim comemorar o famoso local de execução e todos aqueles que foram executados lá, muitos como mártires religiosos ou como prisioneiros de consciência. Seu corpo, menos a cabeça, sem a menor cerimônia foi enterrado em uma cova sem marcação na Capela Real de St. Peter ad Vincula, dentro das paredes da Torre de Londres. Era costume para os traidores executados em Tower Hill para ser enterrado na sepultura de massa abaixo desta capela, que é acessível para os visitantes da torre.

Igreja de St. Dunstan, Canterbury

Igreja de St. Dunstan, uma igreja paroquial anglicana em Canterbury, possui mais de cabeça, resgatado por sua amada filha Margaret Roper. Este é selado no jazigo da família Roper que se encontra sob o altar da Capela Nicholas, que é à direita do altar do santuário ou principal da igreja. A marcação do cofre lacrado pedra é imediatamente à esquerda do altar abaixo do qual ela se encontra. St. Igreja de Dunstan tem cuidadosamente investigados, preservada, e selou este jazigo da família Roper que viveu em Canterbury. A última pesquisa arqueológica da Roper Vault demonstraram que a cabeça do mártir acreditava descansa em um nicho separado dos outros corpos lá, possivelmente devido à interferência mais tarde. Algumas exibido na capela gravar os achados arqueológicos em contas e imagens escritas. As paredes da capela são hospedeiras de impressionantes vitrais doada pelos católicos romanos para comemorar os eventos em mais de vida. Para baixo e em frente da paróquia da fachada da antiga casa de Margaret Roper e seu marido William Roper sobrevive e é demarcado por uma pequena placa.

Outras relíquias

Nossa Senhora Rainha dos Mártires e Santo Inácio Igreja Católica na Chideock, Dorset é dito ter a relíquia de sua camisa hairskin, freqüentemente usado por ele como uma forma de penitência e um lembrete de humildade sob suas vestes de Estado. Outras pequenas relíquias do santo são conhecidos nas igrejas católicas, como São Tomás de Cantuária Igreja Católica em Canterbury, Tyburn Convento, em Londres, e (nos Estados Unidos), a Catedral de St. Thomas More, em Arlington, Virginia.

Biografias

  • William Roper,"A Vida de Sir Thomas More" (escrito por mais de filho-de-leica. 1555, mas primeiro impresso em 1626)
  • Cresacre Mais,A vida e morte de Sir Thomas More, Lord High Chancellour da Inglaterra(escrito por seu bisneto), 1630
  • Princesse de Craon,Thomas Morus, Lord du Royaume Chancelier d'Angleterre au XVIe siècle (Primeira edição emfrancês, 1832/1833 - Primeira edição emholandês1839/1840)
  • EE Reynolds,A Trialet de St Thomas More, (1964)
  • EE Reynolds,Thomas More e Erasmus, (1965)
  • John GuyA carreira pública de Sir Thomas More(1980)ISBN 978-0300025460
  • Jasper Ridley, Statesman e São: o Cardeal Wolsey, Sir Thomas More, ea política de Henry VIII (1983) ISBN 0-670-48905-0; publicado na Grã-Bretanha como The Statesman eo Fanático (1982)
  • Richard Marius,Thomas More: A Biography(1984)
  • Gerard Wegemer,Thomas More: A Portrait of Courage(1995)
  • Peter Ackroyd,A vida de Thomas More(1999)
  • John Guy,Thomas More(2000)ISBN 978-0340731383
  • John Foxe,O Livro dos Mártires
  • Brian Moynahan "Mensageiro de Deus: William Tyndale, Thomas More e da escrita da Bíblia Inglês" (St. Martin Press, 2003).
  • John Guy, "A Filha do amor: Thomas More e sua filha Meg," 2009
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Thomas_More&oldid=315269796 "