Conteúdo verificado

Varsóvia

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. patrocínio SOS Criança é legal!

Varsóvia
Warszawa
Cidade Capital de Varsóvia
Miasto Warszawa Stoleczne
Da esquerda para a direita: Centro financeiro, Castelo Real, Old Town Market Place, Palácio Presidencial, Palácio Wilanów.

Bandeira

Brasão
Lema: Semper invicta    ( Latin "Sempre Invincible")
Varsóvia está localizado na Polónia
Varsóvia
Coordenadas: 52 ° 13'56.28 "N 21 ° 00'30.36" E
País Polônia
Voivodeship Masovian
Condado cidade do condado
Os direitos da cidade virada do dia 12 ao século 13
Boroughs
Governo
Presidente Hanna Gronkiewicz-Waltz ( PO)
Área
• Cidade 517,24 km 2 (199,71 sq mi)
• Metro 4,222.79 km 2 (1,630.43 sq mi)
Elevação 78-116 m (328 pés)
População (31 de Dezembro de 2011)
• Cidade 1708491
• Densidade 3.304 / km 2 (8.560 / sq mi)
Metro 2666278
• densidade Metro 631,4 / km 2 (1.635 / sq mi)
Demonym Varsovian
Fuso horário CET ( UTC + 1)
• Summer ( DST) CEST ( UTC + 2)
Código postal 00-001 a 04-999
Código (s) área +48 22
Carro WA, WB, WD, WE, WF, WH, WI, WJ, WK, WN, WT, WU, WW, WX, WY
Site warszawa.pl

Warsaw, conhecido em Polonês como Warszawa ( [Varʂava] (também [varʃava]); ver também outros nomes ), é a capital de e maior cidade da Polónia . Ele está localizado na Vistula River, cerca de 260 km (160 milhas) do Mar Báltico e de 300 quilômetros (190 milhas) da Cárpatos. Sua população é estimada em 1.708.491 habitantes dentro de um região metropolitana de 2.666.278 habitantes, tornando a Varsóvia 9ª cidade mais populosa adequada na União Europeia . O área da cidade abrange 516,9 quilômetros quadrados (199,6 MI quadrado), enquanto a aglomeração da cidade cobre 6,100.43 quilômetros quadrados (2,355.39 sq mi).

Varsóvia é um alfa cidade global, um importante destino turístico internacional e um importante pólo econômico na Europa Central . É também conhecido como o " Phoenix cidade ", porque sobreviveu a muitas guerras ao longo de sua história. Mais notavelmente, a cidade teve que ser meticulosamente reconstruído após o grande dano que ele sofria de Segunda Guerra Mundial , durante a qual 85% dos seus edifícios foram destruídos. Em 9 de Novembro de 1940, a cidade foi premiado com a mais alta condecoração militar da Polónia para o heroísmo, a Virtuti Militari , para o Cerco de Varsóvia (1939).

Varsóvia é a fonte para entidades de nomeação como Varsóvia Confederação, o Pacto de Varsóvia, o Ducado de Varsóvia, o Convenção de Varsóvia, a Tratado de Varsóvia, a Revolta de Varsóvia , o gueto de Varsóvia, ea Gueto de Varsóvia Uprising. O Warszawianka é amplamente considerado o não-oficial hino da cidade.

Etimologia e nomes

O nome de Varsóvia na língua polonesa é Warszawa (também anteriormente soletrado Warszewa e Warszowa), significa "pertencente a Warsz", Warsz ser uma forma abreviada do masculino nome de origem eslava Warcisław; ver também etimologia Wrocław. Folk etimologia atribui o nome da cidade para a guerras pescador e sua esposa Sawa. Segundo a lenda, era um Sawa sereia que vive no rio Vístula, que Guerras apaixonou-se por. Na verdade, foi um Warsz 12th 13th nobre / século que era dono de uma vila situada no local de hoje Bairro Mariensztat. O nome oficial da cidade em pleno é miasto stołeczne Warszawa (Inglês: "A Cidade Capital de Varsóvia"). Um nativo ou residente de Varsóvia é conhecido como um Varsovian.

Outros nomes para Varsóvia incluem Warschau (alemão e holandês), וואַרשע / Varshe (iídiche), Варшава / Varshava (russo, búlgaro, bielo-russo, ucraniano), Varšava (eslovaco, checo, letão, esloveno, servo-croata), Varšuva (lituano ), Varsó (húngaro), Varsovia (espanhol eLatin),Varsovie(French),Varsavia(Italian),Varsóvia(Portuguese),Varsjava(Faroese),Varşova(Turkish),ורשה/Varsha(Hebrew),Huáshā華沙 (mandarim), e وارسو / فرسوفيا WARSO / Farsōfyā (árabe).

História

História antiga

1411 Igreja de Santa Maria em Varsóvia Cidade Nova

Os primeiros povoados fortificados do site de Varsóvia de hoje foram Brodno (século 9º / 10º) e Jazdów (12th / do século 13). Depois Jazdów foi invadida, um novo acordo semelhante foi estabelecida no local de uma pequena vila de pescadores chamada Warszowa. O Płock príncipe Bolesław II de Masovia, estabeleceu este acordo, a Varsóvia moderna, cerca de 1300. No início do século 14, tornou-se um dos assentos do Duques de Masovia, tornando-se a capital de Masovia em 1413. 14o século a economia de Varsóvia descansou no artesanato e comércio. Após a extinção da linha ducal local, o ducado foi reincorporada à Coroa polonesa em 1526.

16 a 18 séculos

Em 1529, Warsaw, pela primeira vez tornou-se sede da Geral Sejm, permanente a partir de 1569. Em 1573 a cidade deu o seu nome à Varsóvia Confederação, estabelecendo formalmente a liberdade religiosa no Commonwealth polonês-lituano. Devido à sua localização central, entre as capitais da Commonwealth de Cracóvia e Vilnius, Varsóvia tornou-se a capital da Commonwealth e da Coroa polonês, em 1596, quando o rei Sigismund III Vasa mudou o tribunal de Cracóvia para Varsóvia.

Batalha de Varsóvia em 1656

Nos anos seguintes, a cidade se expandiu para os subúrbios. Vários distritos privadas independentes foram estabelecidos, a propriedade de aristocratas e da pequena nobreza, que foram governados por suas próprias leis. Três vezes entre 1655-1658 a cidade estava sob cerco e três vezes ela foi tirada e pilharam pelo sueco, Brandenburgian e Forças da Transilvânia.

Em 1700, o Grande Guerra do Norte estourou. A cidade foi sitiada várias vezes e foi obrigado a pagar contribuições pesados. Varsóvia transformou em uma precoce capitalista cidade capital.

Stanisław August Poniatowski, que remodelou o interior do Castelo real em Varsóvia, Varsóvia também fez um centro da cultura e das artes. Isto ganhou o nome de Varsóvia a Paris do leste.

Séculos 19 e 20

Varsóvia manteve-se a capital do Polonês-Lituana até 1795, quando foi anexada pela Reino da Prússia para se tornar a capital da província de Sul Prússia. Libertado por Napoleão exército 's em 1806, Varsóvia foi feita a capital do recém-criado Ducado de Varsóvia. Seguindo Congresso de Viena de 1815, Varsóvia tornou-se o centro do Congresso da Polônia, uma monarquia constitucional sob uma união pessoal com a Rússia Imperial . A Universidade Real de Varsóvia foi fundada em 1816.

Alemão dirigível Schütte Lanz SL2 bombardeando Varsóvia em 1914

Após as repetidas violações do Constituição polonês pelos russos, 1830 Revolta de Novembro estourou. No entanto, a guerra russo-polaca de 1831 terminou em derrota do levante e no cerceamento da autonomia do Reino. Em 27 de fevereiro de 1861 uma multidão de Varsóvia protestar contra o domínio russo sobre a Polônia foi ateado fogo em cima pelas tropas russas. Cinco pessoas foram mortas. The Underground Governo polonês Nacional residia em Varsóvia durante Revolta de Janeiro, em 1863-1864.

Varsóvia floresceu no final do século 19 sob Mayor Sokrates Starynkiewicz (1875-1892), um general russo-nascido nomeado pelo Czar Alexandre III. Sob Starynkiewicz Varsóvia viu seus primeiros sistemas de água e esgoto projetado e construído pelo engenheiro Inglês William Lindley e seu filho, William Heerlein Lindley, bem como a ampliação e modernização de bondes , iluminação pública e fábricas de gás.

" A história da civilização contemporânea não conhece evento de maior importância do que a Batalha de Varsóvia, de 1920, e nenhum dos quais o significado é menos apreciado. "

- Sir Edgar Vincent d'Abernon

O Império Russo Censo de 1897 registrou 626 mil pessoas que vivem em Varsóvia, tornando-se a terceira maior cidade do Império depois de St. Petersburg e Moscou.

Varsóvia foi ocupada pela Alemanha a partir do 04 de agosto de 1915 até 1918. Em seguida, tornou-se a capital da recém-independente Polónia em 1918. No decurso da Polonês-bolchevique Guerra de 1920, a grande Batalha de Varsóvia foi travada na periferia leste da cidade em que a capital foi defendido com sucesso eo Exército Vermelho derrotado. Polónia parado por si todo o peso do Exército Vermelho e derrotou uma idéia da " exportação da revolução ".

II Guerra Mundial

Mar de escombros - mais de oito em cada dez edifícios em Varsóvia foram destruídos até o final de Segunda Guerra Mundial . No centro esquerda pode ser visto ruínas de Praça do Mercado da Cidade Velha.

Durante a Segunda Guerra Mundial , no centro da Polónia, incluindo Varsóvia, caiu sob o domínio do Governo Geral, um alemão nazista administração colonial. Tudo instituições de ensino superior foram imediatamente fechados e toda a população judaica de Varsóvia - várias centenas de milhares, cerca de 30% da cidade - levados para o Gueto de Varsóvia. A cidade se tornaria o centro de resistência urbana para o regime nazista na Europa ocupada. Quando veio a ordem para aniquilar o gueto como parte de Hitler 's " Solução Final "em 19 de abril de 1943, os combatentes judeus lançou o Gueto de Varsóvia Uprising. Apesar de estar em desvantagem de armamento e em menor número, o Ghetto estendeu por quase um mês. Quando a luta terminou, quase todos os sobreviventes foram massacrados, com apenas alguns conseguindo escapar ou esconder.

Em julho de 1944, o Exército Vermelho estava profundamente em território polonês e perseguindo os alemães em direção a Varsóvia. Sabendo que Stalin era hostil à idéia de uma Polónia independente, a Governo polonês no exílio em Londres deu ordens para o metro Início Exército (AK) para tentar assumir o controle de Varsóvia dos alemães antes de o Exército Vermelho chegou. Assim, em 1 de agosto de 1944, quando o Exército Vermelho estava se aproximando da cidade, a Revolta de Varsóvia começou. A luta armada, planejada para durar 48 horas, passou para 63 dias. Stalin deu ordens às suas tropas que esperar fora de Varsóvia. Eventualmente, os combatentes e civis do Exército Interno ajudá-los foram forçados a capitular. Eles foram transportados para Campos de prisioneiros na Alemanha, enquanto toda a população civil foi expulso. Mortes de civis poloneses são estimadas em entre 150.000 e 200.000.

Os alemães, em seguida, arrasada Varsóvia para o chão. Hitler, ignorando os termos acordados da capitulação, ordenou toda a cidade a ser arrasada ea biblioteca e coleções de museus tomadas para a Alemanha ou queimadas. Monumentos e prédios do governo foram explodidos por tropas alemãs especiais conhecidas como Verbrennungs- und Vernichtungskommando ("incêndio e destruição destacamentos"). Cerca de 85% da cidade havia sido destruída, incluindo a histórica Cidade Velha e do Castelo Real.

Em 17 de Janeiro 1945 - após o início do Vistula-Oder Ofensiva do Exército Vermelho - as tropas soviéticas entraram nas ruínas de Varsóvia, e libertaram Varsóvia de subúrbios de ocupação alemã. A cidade foi rapidamente tomada pelo Exército soviético, que rapidamente avançou para Łódź, como as forças alemãs se reagruparam em uma posição mais para o oeste.

Tempos modernos

De João Paulo II Missa em Praça da Vitória, 1979

Em 1945, após o bombardeio, as revoltas, a luta, ea demolição tinha terminado, a maioria de Varsóvia estava em ruínas.

Após a guerra, sob uma Comunista regime criado pelos soviéticos conquistadoras, os "tijolos para Varsóvia" campanha foi iniciada, e grande pré-fabricadas projetos habitacionais foram erigidos em Varsóvia para resolver o déficit habitacional, junto com outras construções típicas de uma cidade Bloco de Leste, como a Palácio da Cultura e Ciência. A cidade retomou seu papel como a capital da Polônia e centro da vida política e económica do país. Muitas das históricas ruas, edifícios e igrejas foram restauradas à sua forma original. Em 1980, a histórica Cidade Velha de Varsóvia foi inscrito na UNESCO 's World Heritage lista.

João Paulo II visitas 's para seu país natal em 1979 e 1983 trouxe apoio ao brotamento movimento de solidariedade e incentivou o crescimento fervor anti-comunista lá. Em 1979, menos de um ano depois de se tornar papa, João Paulo celebrou a missa em Praça da Vitória, em Varsóvia e terminou seu sermão com uma chamada para "renovar a face" da Polónia: Deixe Teu Espírito descer! Deixe Teu Espírito descer e renovai a face da terra! Esta terra! Estas palavras foram muito significativas para os cidadãos polacos que eles entendiam como o incentivo para que as mudanças democráticas.

Em 1995, o Varsóvia Metro aberto. Com a entrada da Polónia na União Europeia em 2004, Varsóvia está experimentando atualmente o maior boom econômico de sua história. O dispositivo elétrico de abertura UEFA Euro 2012 teve lugar em Varsóvia, num jogo em que os co-anfitriã Polónia, empatou 1-1 com a Grécia.

Geografia

Localização e topografia

Warsaw visto a partir de SPOT satélite

Varsóvia encontra-se no centro-leste da Polónia cerca de 300 km (190 milhas) da Cárpatos e cerca de 260 km (160 mi) a partir do Mar Báltico , 523 km (325 milhas) a leste de Berlim, Alemanha. A cidade fica na Rio Vístula. Ele está localizado no coração do Masovian Plain, e sua média elevação é de 100 metros (330 pés) acima do nível do mar. O ponto mais alto no lado esquerdo da cidade encontra-se a uma altura de 115,7 metros (379,6 pés) ("Redutowa" garagem de ônibus, distrito de Wola), no lado direito - 122,1 metros (400,6 pés) (estate "Groszówka", distrito de Wesoła, pela fronteira oriental). O ponto mais baixo encontra-se a uma altura de 75,6 metros (248,0 pés) (na margem direita do Vístula, pela fronteira oriental de Varsóvia). Há algumas colinas artificiais (principalmente), localizado dentro dos limites da cidade - por exemplo Revolta de Varsóvia Hill (121 metros (397,0 pés)), Szczęśliwice colina (138 metros (452,8 pés) - o ponto mais alto de Varsóvia em geral).

Varsóvia está localizada em dois principais formas geomorfológicas: o planalto morena clara e Vale do Vístula com seu padrão assimétrico de terraços diferentes. O rio Vístula é o eixo específico de Varsóvia, que divide a cidade em duas partes, esquerda e direita. A da esquerda está situado tanto no morena Planalto (10 a 25 m (32,81-82,02 ft) acima do nível do Vístula) e nos terraços Vistula (máx. 6,5 m (21,33 pés) acima do nível do Vístula). O elemento significativo do relevo, nesta parte de Varsóvia, está à beira do planalto morena chamada Escarpa Varsóvia. Ele é de 20 a 25 m (65,62-82,02 ft) de altura na zona da Cidade Velha e Central e cerca de 10 m (32,81 pés) no norte e no sul de Varsóvia. Ele atravessa a cidade e desempenha um papel importante como um marco.

O planalto morena simples tem apenas algumas naturais e artificiais lagoas e também grupos de barreiros. O padrão dos terraços Vistula é assimétrica. O lado esquerdo consistem principalmente em dois níveis: o mais alto contém antigos terraços alagados e com o menor um dilúvio terraço comum. O terraço inundado contemporânea ainda tem visível vales e solo depressões com sistemas de água provenientes do Vístula velho - leito do rio. Eles consistem de fluxos ainda bastante naturais e lagos, bem como o padrão de drenagem valas. O lado direito de Varsóvia tem um padrão diferente de formas geomorfológicos. Existem vários níveis de terraços Vistula simples (inundadas, bem como ex-inundado uma vez) e apenas uma pequena parte e escarpa morena não tão visível. Areias eólicas com uma série de dunas entreabertos por pântanos de turfa ou pequenas lagoas cobrem mais alto terraço. Estas são áreas de florestas (principalmente floresta de pinheiros).

Clima

O clima de Varsóvia é úmida continental ( Köppen: DFB) com invernos frios e verões quentes, na fronteira com um clima Cfb oceânica. A temperatura média é de -3 ° C (27 ° F) em Janeiro e 19,3 ° C (66,7 ° F), em Julho. As temperaturas podem muitas vezes atingir 30 ° C (86 ° F) no verão. Médias anuais de precipitação 495 milímetros (19,5 in), mais chuvoso mês sendo julho. Primavera e Outono são geralmente belas estações, os ex-flores claras e ensolaradas e cheias de e último alternadamente ensolarado e nebuloso, e fresco, mas não frio.

Os dados climáticos para Varsóvia
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 12.5
(54,5)
15,9
(60,6)
23,3
(73,9)
29,1
(84,4)
32,7
(90,9)
34,8
(94,6)
36,0
(96,8)
36,4
(97,5)
33,0
(91,4)
26,1
(79)
19,3
(66,7)
16.1
(61)
36,4
(97,5)
Média alta ° C (° F) 0,1
(32.2)
0,9
(33.6)
4.7
(40.5)
12.2
(54)
19,4
(66,9)
21,7
(71,1)
23,8
(74,8)
23,0
(73,4)
18,3
(64,9)
12,9
(55,2)
5
(41)
2.1
(35.8)
12,0
(53,6)
Média diária ° C (° F) -3
(27)
-2.3
(27,9)
1,7
(35.1)
8.2
(46.8)
14,0
(57,2)
17,6
(63,7)
19,3
(66,7)
18,3
(64,9)
14,0
(57,2)
8.2
(46.8)
2,9
(37,2)
-0.5
(31,1)
8.2
(46.8)
Média baixa ° C (° F) -6.1
(21)
-5.5
(22,1)
-1.3
(29,7)
4.2
(39.6)
8.6
(47,5)
13.5
(56,3)
14,8
(58,6)
13,6
(56,5)
9.7
(49.5)
3,5
(38.3)
0,8
(33.4)
-3.1
(26,4)
4.4
(39.9)
Recorde de baixa ° C (° F) -30,7
(-23,3)
-30,4
(-22,7)
-23.5
(-10,3)
-10,1
(13,8)
-3.6
(25.5)
0,3
(32,5)
4.2
(39.6)
2.0
(35.6)
-4.7
(23,5)
-9
(16)
-18.2
(-0,8)
-27,4
(-17,3)
-30,7
(-23,3)
Precipitações mm (polegadas) 21
(0.83)
25
(0,98)
24
(0,94)
33
(1,3)
44
(1,73)
62
(2,44)
73
(2,87)
63
(2,48)
42
(1,65)
37
(1,46)
38
(1,5)
33
(1,3)
495
(19,49)
Média de dias de precipitação. 15 14 13 12 12 13 13 12 12 13 14 16 159
% umidade 81 82 78 71 67 68 72 74 75 77 80 86 76
A média de horas de sol mensais 43 59 115 150 211 237 226 214 153 99 39 25 1571
Fonte:

Distritos

Até 1994, havia sete distritos em Varsóvia: Śródmieście, Praga Północ, Praga Poludnie, Żoliborz, Wola, Ochota, Mokotów. Entre 1994 e 2002, havia 11 distritos: Centrum, Bialoleka, Targowek, Rembertow, Wawer, Wilanów, Ursynow, Wlochy, Ursus, Bemowo, Bielany. Em 2002, a cidade foi incorporada Wesoła ea divisão territorial de Varsóvia foi estabelecida da seguinte forma:

Distrito População Área
Mokotów 220682 35,4 km 2 (13,7 MI quadrado)
Praga Południe 178665 22,4 km 2 (8,6 MI quadrado)
Ursynów 145938 48,6 km 2 (18,8 MI quadrado)
Wola 137519 19,26 km 2 (7,44 sq mi)
Bielany 132683 32,3 km 2 (12,5 MI quadrado)
Targówek 123278 24,37 km 2 (9,41 sq mi)
Śródmieście 122646 15,57 km 2 (6,01 sq mi)
Bemowo 115873 24,95 km 2 (9,63 sq mi)
Bialoleka 96.588 73,04 km 2 (28,20 sq mi)
Ochota 84.990 9,7 km 2 (3,7 MI quadrado)
Wawer 69.896 79,71 km 2 (30,78 sq mi)
Praga Północ 69.510 11,4 km 2 (4,4 MI quadrado)
Ursus 53.755 9,35 km 2 (3,61 sq mi)
Żoliborz 48.342 8,5 km 2 (3,3 MI quadrado)
Włochy 38.075 28,63 km 2 (11,05 sq mi)
Wilanów 23.960 36,73 km 2 (14,18 sq mi)
Rembertów 23.280 19,30 km 2 (7,45 sq mi)
Wesoła 22.811 22,6 km 2 (8,7 MI quadrado)
Total 1708491 521,81 km 2 (201,47 sq mi)

Varsóvia é uma powiat (condado), e é dividida em 18 distritos, cada um conhecido como um DZIELNICA (distritos - veja mapa), cada um com o seu próprio corpo administrativo. Cada um dos bairros inclui vários bairros que não têm estatuto legal ou administrativa. Varsóvia tem dois bairros históricos, chamado Old Town (Stare Miasto) e Cidade Nova (Nowe Miasto) no município de Śródmieście.

Warszawa delinear com os distritos v2.svg

Bialoleka
Bielany
Bemowo
Żoliborz
Praga Północ
Targówek
Śródmieście
Wola
Ochota
Włochy
Ursus
Mokotów
Wawer
Praga Południe
Rembertów
Wesoła
Ursynów
Wilanów


Cityscape

Visão global

Mistura de Varsóvia de estilos arquitetônicos reflete a turbulenta história da cidade e do país. Durante a Segunda Guerra Mundial, Varsóvia foi arrasada por bombardeios e destruição planejado. Após a libertação, reconstrução começou como em outras cidades do comunista governou PRL. A maioria dos edifícios históricos foram completamente reconstruídos. No entanto, alguns dos edifícios do século 19 que haviam sido preservados na forma razoavelmente reconstructible foram, no entanto, erradicada na década de 1950 e 1960 (por exemplo, Leopold Kronenberg Palace). Blocos residenciais de massa foram erguidas, com projeto básico típico de Países do bloco oriental.

Espaços públicos atrair investimento pesado, de modo que a cidade ganhou inteiramente novas praças, parques e monumentos. Atual paisagem urbana de Varsóvia é um dos arquitetura moderna e contemporânea.

Arquitetura

Varsóvia de palácios, igrejas e casarões exibir uma riqueza de cores e detalhes arquitetônicos. Os edifícios são representantes de quase todos os estilos de arquitetura Europeu e período histórico. A cidade tem maravilhosos exemplos da arquitetura do gótico, renascentista , barroco e períodos neoclássico, todos os quais estão localizadas a uma curta distância do centro da cidade.

Łazienki Palace, também chamado de Palácio na água

Arquitetura gótica é representado nas majestosas igrejas, mas também no casas burguesas e fortificações. Os edifícios mais importantes são Catedral de São João (século 14), o templo é um exemplo típico da chamada Estilo gótico Masovian, Igreja de Santa Maria (1411), um casa da cidade de família Burbach (século 14), Gunpowder Tower (depois de 1379) eo Royal Castle Curia Maior (1407-1410). Os exemplos mais notáveis de Arquitetura renascentista na cidade são a casa de família de comerciantes Baryczko (1562), edifício chamado "O Negro" (início do século 17) e Salwator cortiço (1632). Os exemplos mais interessantes de arquitetura maneirista são o Castelo Real (1596-1619) e do Igreja dos Jesuítas (1609-1626), em Old Town. Entre as primeiras estruturas do barroco inicial os mais importantes são Igreja de São Jacinto (1603-1639) e Coluna de Zygmunt (1644).

Warsaw University of Technology pátio do edifício

Atividade de construção ocorreu em inúmeros palácios nobres e igrejas durante as últimas décadas do século 17. Um dos melhores exemplos desta arquitetura são Krasiński Palace (1677-1683), Wilanów Palace (1677-1696) e Igreja de St. Kazimierz (1688-1692). Os exemplos mais impressionantes do rococó arquitetura são Czapski Palace (1712-1721), Palácio dos Quatro Ventos (1730) e Visitationist Church (fachada 1728-1761). A arquitetura neoclássica em Varsóvia pode ser descrito pela simplicidade das formas geométricas uniram com uma grande inspiração a partir do período romano. Alguns dos melhores exemplos do estilo neoclássico são o Palace on the Water (reconstruída 1775-1795), Królikarnia (1782-1786), Igreja do Carmo (fachada 1761-1783) e Evangélica Igreja da Santíssima Trindade (1777-1782). O crescimento econômico durante os primeiros anos de Congresso da Polônia causaram uma arquitetura ascensão rápida. O renascimento neoclássico afetou todos os aspectos da arquitetura, os mais notáveis são o Grande Teatro (1825-1833) e de prédios localizados no Bank Square (1825-1828).

Bas-relevo de um falsificador de ferro no bairro MDM, um dos principais exemplos de realismo socialista na arquitetura polonesa.

Exemplos excepcionais do arquitetura burguesa dos períodos posteriores não foram restaurados pelos comunistas autoridades após a guerra (como o Palácio Kronenberg mencionado e Insurance Company Rosja edifício) ou que foram reconstruído em estilo do realismo socialista (como Varsóvia Philharmony edifício originalmente inspirado por Palais Garnier em Paris). Apesar de que o Warsaw University of prédio Tecnologia (1899-1902) é o mais interessante da arquitetura do final do século 19. Muitos dos edifícios do século 19 é restaurada em Praga (margem direita do Vístula), embora eles estão em uma condição muito ruim. Varsóvia de autoridades governamentais municipais decidiram reconstruir a Saxon Palace eo Brühl Palace, os edifícios mais distintos em Varsóvia pré-guerra.

Os exemplos notáveis da arquitectura contemporânea incluem o Palácio da Cultura e Ciência (1952-1955), um Arranha-céu Soc-realista localizado no centro da cidade, ea Praça da Constituição com a sua monumental Arquitetura realismo socialista (MDM imóveis). A parte central da margem direita (leste) Praga bairro é um lugar onde muito partem-down casas ficam à direita junto à moderna prédios de apartamentos e shoppings.

Arquitetura moderna em Varsóvia é representado pela Metropolitan Prédio de escritórios na Praça Pilsudski por Lord Foster , Warsaw University Library (BUW) por Marek Budzyński e Zbigniew Badowski, com um jardim em seu telhado e vista para o Vistula River, Rondo 1 edifício de escritórios por Skidmore, Owings e Merrill e Terraços de Ouro, que consistem em sete cúpulas sobreposição de varejo e business center.

Tem sido dito que Varsóvia, juntamente com Frankfurt , Londres, Paris, Moscou, Istambul e Rotterdam é uma das cidades mais altas da Europa. Dos 21 maiores arranha-céus na Polónia, 18 estão situados em Varsóvia.

Flora e fauna

Greenspace cobre 25% da área de superfície de Varsóvia, incluindo uma ampla gama de greenstructures, parques de bairro pequeno, espaços verdes ao longo das ruas e pátios, em árvores e avenidas de grandes parques históricos, áreas de conservação da natureza e as florestas urbanas na periferia da cidade.

Pavões - um de um número de espécies de animais no Royal Baths Park.

Existem até 82 parques na cidade, que cobrem 8% de sua área. Os mais antigos, peças de uma vez palácios representativos, são Saxon Garden, o Krasiński Palace Garden, o Royal Baths Park, o Wilanów Palace Park e do Królikarnia Palace Park (Veja também: hortaliças na cidade ).

The Saxon Garden, cobrindo a área de 15,5 ha, foi formalmente um jardim real. Existem mais de 100 espécies diferentes de árvores e as avenidas são um lugar para sentar e relaxar. No extremo leste do parque, o Túmulo do Soldado Desconhecido está situado. No século 19 o Krasiński Palace Garden foi remodelado por Franciszek Szanior. Dentro da área central do parque ainda é possível encontrar árvores antigas que datam desse período: árvore de maidenhair, nogueira preta, Avelã turco e Árvores Wingnut caucasiano. Com os seus bancos, tapetes de flores, um lago com patos no e um parque infantil para as crianças, o Krasiński Palace Garden é um destino popular para passear os Varsovians. O Monumento da Gueto de Varsóvia Uprising também está situado aqui. O Royal Baths parque cobre uma área de 76 ha. O carácter único e história do parque se reflete em sua arquitetura da paisagem ( pavilhões, esculturas , pontes , cascatas, lagoas ) e da vegetação (espécies domésticas e estrangeiras de árvores e arbustos). O que torna este parque diferente de outros espaços verdes em Varsóvia é a presença de pavões e faisões, que pode ser visto aqui andando por aí livremente, e reais carpas na lagoa. O Wilanów Palace Park, remonta à segunda metade do século 17. Ele cobre uma área de 43 ha. Seu centro Área francesa de estilo corresponde às antigas formas, barroco do palácio. A seção oriental do parque, mais próximo do Palácio, é o jardim de dois níveis, com um terraço de frente para a lagoa. O parque ao redor do Palácio Królikarnia está situado no antigo escarpa do Vístula. O parque tem pistas correndo em alguns níveis em profundidade as ravinas em ambos os lados do palácio.

Século 19 New Orangery abriga um casa de palma.

Outros espaços verdes na cidade incluem a Jardim Botânico eo jardim Biblioteca da Universidade. Eles têm extensa coleção botânica de plantas nacionais e estrangeiros raros, enquanto um Casa de palma no Novo Laranjal exibe as plantas de regiões subtropicais de todo o mundo. Além disso, dentro das fronteiras da cidade, há também: Pole Mokotowskie (um grande parque no norte Mokotów, onde foi a primeira pista de corridas de cavalos e, em seguida, o aeroporto), Parque Ujazdowski (perto da rua Lennon Sejm e João), Parque da Cultura e descansar em Powsin, pela fronteira sul da cidade, Parque Skaryszewski pelo banco Vistula direita, em Praga. O parque mais antigo de Praga, a Praga Park, foi criada em 1865-1871 e desenhado por Jan Dobrowolski. Em 1927, um Zoological Garden (Ogród Zoologiczny) foi estabelecido em razão do parque, e em 1952 um urso prazo, ainda em aberto hoje.

A flora da cidade pode ser considerado muito rico em espécies. O riqueza de espécies é principalmente devido à localização de Varsóvia, na região de fronteira de várias regiões florais grandes que compreendem proporções substanciais de áreas próximas do deserto (florestas naturais, pantanais ao longo do Vístula), bem como terras aráveis , prados e florestas. Bielany Floresta, localizado dentro das fronteiras de Varsóvia, é a parte restante do Masovian Floresta Primeval. Bielany Floresta reserva natural está conectado com Kampinos Forest. É o lar de fauna e flora ricas. Dentro da floresta há três trilhas de bicicleta e caminhadas. Outra grande área de floresta é Kabaty Floresta pela fronteira sul da cidade. Varsóvia também tem dois jardins botânicos: pelo Parque Łazienki (uma unidade da Universidade de Varsóvia didático-investigação), bem como pelo Parque da Cultura e Rest in Powsin (uma unidade da Academia Polonesa de Ciências).

Há 13 reservas naturais em Varsóvia - entre outros, Bielany Floresta, Kabaty Woods, Czerniaków Lake. Cerca de 15 km de Varsóvia, o Vistula ambiente do rio muda notavelmente e apresenta um perfeitamente preservada ecossistema, com um habitat de animais que inclui a lontra , o castor e centenas de espécies de aves. Há também vários lagos em Varsóvia - principalmente as lagoas marginais , como Czerniaków Lake, os lagos do Łazienki ou Parques Wilanów, Kamionek Lake. Há um lote de pequenos lagos nos parques, mas apenas uma parte deles é permanente - a maioria deles está sendo esvaziado antes do inverno para limpá-los de plantas e sedimentos.

O Varsóvia Zoo abrange uma área de 40 hectares (99 acres). Há cerca de 5.000 animais, representando cerca de 500 espécies. Embora oficialmente criado em 1928, que remonta suas raízes ao século 17 privada menageries, frequentemente abertas ao público.

Demografia

População histórica
Ano Pop. ±%
1700 30.000 -
1792 120.000 + 300,0%
1800 63.400 -47,2%
1830 139700 + 120,3%
1850 163600 + 17,1%
1882 383.000 + 134,1%
1901 711988 + 85,9%
1909 764054 + 7,3%
1925 1003000 + 31,3%
1933 1178914 + 17,5%
1939 1300000 + 10,3%
1945 422000 -67,5%
1950 803800 + 90,5%
1960 1136000 + 41,3%
1970 1315600 + 15,8%
1980 1596100 + 21,3%
1990 1655700 + 3,7%
2000 1672400 + 1,0%
2002 1688200 + 0,9%
2006 1702100 + 0,8%
2009 1714466 + 0,7%
2010 1720398 + 0,3%
2011 1708491 -0,7%
Nota: 2006 2010 2011

Historicamente, Varsóvia tem sido um destino de imigração interna e externa, especialmente a partir de Central e Europa Oriental . Por quase 300 anos foi conhecida como a " Paris do Norte "ou" Second Paris ". Ele sempre foi um centro de Cultura européia, existia como uma grande cidade europeia, e era um destino para muitos europeus. Demograficamente era a cidade mais diversificada na Polónia, com um número significativo de habitantes nascidos no exterior. Além do Maioria polonês, houve uma significativa minoria judaica em Varsóvia. Conforme Censo russo de 1897, fora da população total de 638.000, os judeus constituíram 219 mil (cerca de 34% por cento). Pré-guerra de Varsóvia População judaica de mais de 350.000 constituíam cerca de 30 por cento da população total da cidade. Em 1933 fora de 1.178.914 habitantes 833.500 eram de língua materna polonês. II Guerra Mundial mudou tudo isso, e até hoje há uma diversidade étnica muito menos do que nos 300 anos anteriores da história da cidade. A maior parte do crescimento da população moderna dia é baseada na migração interna e urbanização.

Comparação dos limites da cidade hoje de Varsóvia e em 1939

Em 1939, ca. 1,3 milhões de pessoas viviam em Varsóvia, mas em 1945 - única 420.000. Durante os primeiros anos após a guerra, o crescimento populacional foi de cerca de 6%, de modo que em breve a cidade começou a sofrer com a falta de apartamentos e de áreas para novas casas. A primeira medida correctiva foi o alargamento da área de Varsóvia (1951) -, mas as autoridades da cidade ainda foram forçados a introduzir limitações de registro de residência: apenas os cônjuges e filhos dos residentes permanentes, bem como algumas pessoas de importância pública (como especialistas de renome) foram autorizados para obter o registro, portanto, reduzir para metade o crescimento da população nos anos seguintes. Ele também reforçou a algum tipo de condenação entre os poloneses que Varsovians se consideravam melhor só porque eles viviam na capital. Infelizmente essa crença ainda vive na Polónia (embora não tanto como ele costumava ser) - apesar de, desde 1990, não existem limitações ao registo de residência mais.

Governo municipal

O governo municipal existia em Varsóvia até a Segunda Guerra Mundial e foi restaurado em 1990 (durante os tempos comunistas, o Conselho Nacional da Cidade - Miejska Rada Narodowa - regulado, em Varsóvia). Desde 1990, o sistema de administração da cidade foi alterado várias vezes - também como resultado da reforma que restaurou powiat s, cancelado em 1975. Por último, de acordo com a Lei de Varsóvia, a cidade é dividida em 18 distritos e forma uma cidade powiat com um governo municipal unificada.

Comissão Palace, um palácio neoclássico no Bank Square, a casa do governo da cidade.

A unidade básica de divisão territorial na Polônia é uma comuna (gmina). A cidade também é uma comuna - mas com a carta patente da cidade. Ambas as cidades e comunas estão a ser governada por um prefeito -, mas nas comunas do prefeito é Vogt (wójt em polonês), porém nas cidades - burmistrz. Algumas cidades maiores obter os direitos, ou seja, tarefas e privilégios, que são possuídas pelas unidades do segundo nível da divisão territorial - condados ou powiat s. Um exemplo de tal direito é um registo de automóveis: a gmina não pode registrar carros, esta é a tarefa de um powiat (isto é, um número de registo depende do que Powiat um carro havia sido registrado, não gmina). Neste caso podemos dizer sobre cidade do condado ou powiat Grodzki. Essas cidades são, por exemplo Kraków, Gdańsk, Poznań. Em Varsóvia, seus distritos também têm alguns dos direitos do powiat - como registo de automóveis já mencionado. Por exemplo, o distrito de Wola tem a sua própria evidência e do distrito Ursynów - o seu próprio (e os carros de Wola ter outro tipo de número de registo do que estes de Ursynów). Mas, por exemplo, os distritos em Cracóvia não têm direitos de powiat, por isso os números de registo em Cracóvia são do mesmo tipo para todos os distritos.

O poder legislativo é investido em Varsóvia em uma unicameral Conselho Varsóvia City (Rada Miasta), que compreende 60 membros. Os membros do Conselho são eleitos diretamente a cada quatro anos. Como a maioria dos órgãos legislativos, a Câmara Municipal se divide em comissões que têm a supervisão de várias funções do governo da cidade. Projetos de lei aprovados por um maioria simples são enviados para o prefeito (o Presidente da Varsóvia), que pode assiná-lo em lei. Se o prefeito veta um projeto de lei, o Conselho tem 30 dias para derrubar o veto por um dois terços de votos majoritários.

Cada um dos 18 distritos da cidade separadas tem seu próprio conselho ( Rada dzielnicy ). Suas funções estão focados em ajudar o Presidente eo Conselho da Cidade, bem como supervisionar várias empresas municipais, imóvel de propriedade da cidade e escolas. A cabeça de cada um dos Conselhos Distritais é nomeado o Mayor ( Burmistrz ) e é eleito pelo conselho local entre os candidatos propostos pelo Presidente da Varsóvia.

O prefeito de Varsóvia é chamado de presidente. Geralmente, na Polônia, os prefeitos de cidades maiores são chamados de presidentes - ou seja, essas cidades, que têm mais de 100.000 pessoas, ou estes, onde já foi presidente antes de 1990. O primeiro presidente de Varsóvia foi Jan Andrzej Menich (1695-1696). Entre 1975 e 1990, os Presidentes Varsóvia foi, simultaneamente, a Varsóvia Voivode. Desde 1990, o presidente de Varsóvia tinha sido eleito pelo Conselho da Cidade. Nos anos de 1994-1999 o prefeito do distrito de Centrum automaticamente foi concebido como o Presidente da Varsóvia: o prefeito de Centrum foi eleito pelo conselho do distrito de Centrum e do conselho foi eleito apenas pelos moradores Centrum. Desde 2002, o Presidente de Varsóvia é eleito por todos os cidadãos de Varsóvia.

O actual Presidente da Varsóvia é Hanna Gronkiewicz-Waltz (desde 2006-12-02) - o ex-presidente do Banco Nacional da Polónia. O primeiro presidente eleito de acordo com essas regras era Lech Kaczyński. Quando ele foi eleito o Presidente da República da Polónia (Dezembro de 2005), não havia uma eleição suplementar em Varsóvia, portanto, formalmente ele era, simultaneamente, o Presidente da Polónia eo Presidente da Varsóvia.

Política

O Edifício Sejm.

Como a capital da Polónia, Varsóvia é a centro político do país. Todos os órgãos estaduais estão localizados lá, incluindo o Parlamento polaco, o Gabinete Presidencial e do Supremo Tribunal. No parlamento polonês da cidade e da área são representados por 31 deputados (de um total de 460). Além disso, Varsóvia elege dois Os eurodeputados.

O Sejm é a câmara baixa do parlamento polonês. O Sejm é composta por 460 deputados, ou Posel em Polonês (literalmente 'enviado'). É eleito por voto universal e é presidida por um alto-falante chamado o presidente do Sejm (Marszałek Sejmu).

Transporte

Varsóvia tem visto grandes mudanças de infra-estrutura ao longo dos últimos anos em meio a um aumento do investimento estrangeiro e crescimento econômico. A cidade tem uma infra-estrutura melhorou muito com o novo estradas, viadutos, pontes , etc.

Vista noturna daPonte Świętokrzyski eoEstádio Nacional da margem esquerda do rio Vístula

Varsóvia carece de um bom sistema rodoviário circular e mais tráfego passa diretamente pelo centro da cidade. Varsóvia anel viário foi planejado que consiste em três vias rápidas: S2, S8 e S17. Atualmente partes da S2 e S8 estão em construção e deverá ser concluída até 2012. No entanto, graças à auto-estrada A2 esticar a oeste de Varsóvia, que abriu em Junho de 2012, a cidade agora tem uma conexão direta com a auto-estrada Lodz, Poznan e, finalmente, com Berlim. A cidade tem dois aeroportos internacionais, Varsóvia Frédéric Chopin Airport, localizado a apenas 10 km (6,2 mi) do centro da cidade, com Aeroporto de Varsóvia-Modlin localizado a 35 quilômetros (22 milhas) ao norte é o segundo aeroporto internacional da cidade em julho de 2012. Com cerca de 100 internacional e voos domésticos um dia e com mais de 9.268.551 de passageiros atendidos em 2007, Varsóvia Frédéric Chopin Airport é de longe o maior aeroporto da Polônia.

O transporte público em Varsóvia inclui ônibus, bondes ( bondes ), Metro, metro ligeiro linha Warszawska Kolej Dojazdowa, ferroviária urbana Szybka Kolej Miejska, ferroviário regional Koleje Mazowieckie (Mazovian Railways), e os sistemas de partilha de bicicletas ( Veturilo e Bemowo bicicleta). O ônibus, bondes, comboio urbano e de metro são geridos por ZARZĄD Transportu Miejskiego ( ZTM , a Autoridade de Transporte de Varsóvia).

Estação de metro Plac Wilsona

O trilho regional e metropolitano ligeiro é operado pela poloneses State Railways (PKP). Há também algumas linhas de ônibus suburbanos geridos por operadores privados. O serviço de ônibus cobre toda a cidade, com cerca de 170 rotas, totalizando cerca de 2.603 quilômetros (1.617 milhas) de comprimento e com cerca de 1.600 veículos.

Atualmente, o TRAMWAJE Warszawskie empresa (Varsóvia bondes) é executado em mais de 863 carros de 240 km (150 mi) de faixas. Linhas de vinte e tantos executar toda a cidade com linhas adicionais abertos em ocasiões especiais (como Dia de Todos os Santos).

A primeira seção do Metro Varsóvia foi inaugurado em 1995, inicialmente, com um total de 11 estações. Ela agora tem 21 estações que funcionam a uma distância de aproximadamente 23 quilômetros. Inicialmente, todos os trens foram construídos Russo. Em 1998, 108 novos carros foram encomendados à Alstom. A segunda linha running leste-oeste será de cerca de 31 km. A secção central está em construção e será de 6 km. comprimento com sete estações. A principal estação ferroviária fica Warszawa Centralna servindo tanto o tráfego doméstico de quase todas as grandes cidades na Polônia, e ligações internacionais. Há também cinco outras grandes estações ferroviárias e uma série de estações suburbanas menores.

Infra-estrutura

A visualização da Templo Nacional da Divina Providência (em construção).

Como muitas cidades na Central e Europa Oriental , infra-estrutura em Varsóvia sofreu consideravelmente durante o comunismo . No entanto, na última década tem visto muitas melhorias devido a um crescimento económico sólido, um aumento no investimento estrangeiro, bem como o financiamento da União Europeia . Em particular, o sistema de trânsito subterrâneo da cidade, estradas, calçadas, instalações de cuidados de saúde e instalações de saneamento melhoraram significativamente.

Hoje, Varsóvia tem algumas das melhores instalações médicas na Polónia e na Europa Central . A cidade é a casa do Instituto da Criança Memorial Saúde (CMHI), o hospital de maior referência em toda a Polónia, bem como um centro de pesquisa e educação ativa. Enquanto o Maria Instituto Skłodowska-Curie de Oncologia é uma das maiores e mais modernas instituições oncológicas na Europa. A secção clínica está localizada em um edifício de 10 andares com 700 camas, 10 salas de operações, uma unidade de cuidados intensivos, diversos departamentos de diagnóstico, bem como um ambulatório. A infra-estrutura tem se desenvolvido muito nos últimos anos.

Religião

Ao longo de sua existência, Varsóvia tem sido uma cidade multi-cultural. De acordo com o censo de 1901, de 711.988 habitantes, havia 56,2% católicos , 35,7% judeus , 5% cristãos ortodoxos gregos e 2,8% protestantes. Oito anos mais tarde, em 1909, havia 281.754 judeus (36,9%), 18.189 protestantes (2,4%) e 2818 (0,4 mariavitas%). Isso levou à construção de centenas de locais de culto religioso em todas as partes da cidade. A maioria delas foram destruídas no rescaldo da Revolta de Varsóvia de 1944. Depois da guerra, as novas autoridades comunistas da Polônia desanimado construção da igreja e apenas uma pequena parte delas foram reconstruídas.

Atividades de lazer

Eventos

Jazzconcerto em Tygmont Club.

Vários eventos comemorativos ocorrem a cada ano. Recolhimentos de milhares de pessoas nas margens do Vístula em Noite de Verão para um festival chamado Wianki (polonês para grinaldas ) tornaram-se uma tradição e um evento anual no programa de eventos culturais em Varsóvia. O festival traça as suas raízes para uma solução pacífica ritual pagão onde donzelas flutuaria suas coroas de ervas na água para prever quando eles iriam se casar, e para quem. Por volta do século 19 esta tradição tornou-se um evento festivo, e continua até hoje. O conselho da cidade organizam concertos e outros eventos. Véspera de plenos Verões cada, além da flutuação oficial de coroas, saltando sobre os incêndios, procurando a flor samambaia, há apresentações musicais, discursos dos dignatários, feiras e fogos de artifício por parte da margem do rio.

Varsóvia Multimedia Fountain Park inaugurado em 2011

O Warsaw Film Festival, um festival anual que ocorre todo mês de outubro. Os filmes são geralmente exibido em sua língua original com legendas em polonês e cinemas participantes incluem Kinoteka (Palácio da Ciência e Cultura), Multikino em Terraces de Ouro e Kultura. Mais de 100 filmes são exibidos durante todo o festival, e os prêmios são dados aos melhores e mais populares filmes.

Esportes

Em 9 de abril de 2008, o presidente de Varsóvia,Hanna Gronkiewicz-Waltz, obtido a partir do prefeito deStuttgart , Wolfgang Schuster um prêmio desafio - umaplaca comemorativa concedido a Varsóvia como a capital Europeia do Desporto em 2008.

O National Stadium, capacidade de 58.500 assento de futebol (soccer) estádio, Varsóvia, que foi recentemente demolida 10th-Anniversary Stadium. O estádio nacional sediou o jogo de abertura, dois jogos do grupo, uma quartas e uma semifinal da UEFA Euro 2012 organizado conjuntamente pela Polónia e pela Ucrânia .

O Olympic Centre em Varsóvia

Há muitos centros esportivos da cidade também. A maioria destas instalações são piscinas e pavilhões desportivos, muitos deles construídos pelo município nos últimos anos. O principal espaço interior é Hala Torwar, usado para todos os tipos de esportes indoor (principalmente, rinque de patinação coberta). Há também rinque de patinação ao ar livre (Stegny) ea pista de corridas de cavalos (Służewiec).

O melhor de centros de natação da cidade está no Parque Wodny Warszawianka, 4 km ao sul do centro na Merliniego Street, onde há uma piscina de tamanho olímpico, bem como escorregas e áreas para crianças.

A partir dos times de futebol Warsovian, o mais famoso é Legia Warszawa - o clube do exército com uma jogada seguinte em todo o país no Polish Army Stadium, a sudeste do centro em Łazienkowska Street. Fundada em 1916, eles ganharam o campeonato do país oito vezes (mais recentemente em 2006) e ganhou os Taça da Polónia 14 vezes. Eles nunca foram relegados divisões. Na Liga dos Campeões temporada 1995/96 chegaram às quartas-de-final, onde perderam para Panathinaikos Athens.

Seus rivais locais, Polonia Varsóvia, têm significativamente menos apoiantes, mas eles conseguiram ganhar Ekstraklasa Championship em 2000. Eles também ganhou o campeonato do país em 1946, e ganhou a taça duas vezes também. Venue casa de Polonia está localizado na Konwiktorska Street, uma caminhada de dez minutos para o norte da Cidade Velha.

Cultura

Teatro no passado

Grande teatro, casa do Teatro Nacional da Polónia e Opera.

De 1833 ao início da Segunda Guerra Mundial, Plac Teatralny( Praça do Teatro)foi hub e casa cultural do país para os vários teatros.

O edifício principal abrigava oGrande Teatro 1833-1834, o Teatro Rozmaitości 1836-1924 e, em seguida, o Teatro Nacional, o Teatro Reduta 1919-1924 e 1928-1939 - o Teatro Nowy, que encenou produções do drama poético contemporâneo , incluindo aqueles dirigido porLeon Schiller.

Perto dali, em Ogród Saski (o Saxon Garden), o Teatro de Verão estava em operação 1870-1939, e no período entre-guerras, o complexo de teatro também incluiu Momus, primeiro cabaré literário de Varsóvia, e de Leon Schiller teatro musical Melodram. O Wojciech Bogusławski Theatre (1922-1926), foi o melhor exemplo de "teatro monumental polonesa". A partir de meados dos anos 1930, o edifício abrigou o Grande Teatro Upati Instituto de Arte Dramática - a primeira academia estatal de arte dramática, com um departamento de qualidade e um palco dirigindo departamento.

Plac Teatralny e seus arredores foi o palco para inúmeros desfiles, celebrações de feriados estaduais, bailes de carnaval e concertos.

Teatro

Varsóvia é o lar de mais de 30 grandes teatros espalhados pela cidade, incluindo oTeatro Nacional (fundada em 1765) e doGrand Theatre (estabelecida 1778).

Palácio da Cultura e Ciência.

Varsóvia também atrai muitos diretores jovens e off-stream e performers que acrescentam à cultura teatral da cidade. Suas produções podem ser vistas principalmente em pequenos teatros e Casas de Cultura ( Domy Kultury ), principalmente fora Śródmieście (Central de Varsóvia). Varsóvia acolhe as reuniões Internacional teatrais.

Música

Graças a inúmeros locais musicais, incluindo o Teatr Wielki, a Ópera Nacional Polaca, a ópera de câmara, a National Philharmonic Hall eo Teatro Nacional, bem como os ciganos e Buffo teatros musicais e do Centro de Congressos do Palácio da Cultura e Ciência, Varsóvia hospeda muitos eventos e festivais. Entre os eventos merece atenção especial são: o Concurso Internacional de Piano Frederick Chopin, o Festival Internacional de Música Contemporânea de Varsóvia Outono, o Jazz Jamboree, Varsóvia Summer Jazz Dias, o Internacional Stanisław Moniuszko Vocal Competition, o Festival Mozart, eo Festival de Música Antiga.

Museus e galerias de arte

O nivelamento de Varsóvia durante a guerra deixou escancarado buracos em coleções históricas da cidade. Embora um número considerável de tesouros foram arrebatados para a segurança em 1939, um grande número de coleções de palácios e museus na zona rural foram trazidos para Varsóvia na época como a capital foi considerado um lugar mais seguro do que um castelo remoto na fronteira. Assim, as perdas foram pesadas.

Museu Uprising de Varsóvia.

Como exemplos interessantes de exposições as mais notáveis ​​são: primeiro Museu do mundo de cartazes ostentando uma das maiores coleções de arte do mundo posters, Museu da Caça e equitação eo Museu Ferroviário. De entre os 60 museus de Varsóvia, os mais prestigiados são Museu Nacional com uma coleção de obras cuja origem varia no tempo desde a antiguidade até a época atual, bem como uma das melhores colecções de pintura no país incluindo algumas pinturas da coleção particular de Adolf Hitler e Museu do Exército polonês cujo conjunto retrata a história das armas.

As coleções de Lazienki e Wilanów palácios (ambos os edifícios veio através da guerra em boa forma) centrar-se nas pinturas dos "velhos mestres", como são as do Castelo Real, que exibe a coleção Lanckoroński incluindo duas pinturas de Rembrandt. O Palace em Natolin, uma antiga residência rural de Duke Czartoryski, é outro local com os seus interiores e parque acessíveis aos turistas.

Do século 17 Ostrogski Castelo abriga oMuseu Chopin.

Maior colecção privada de exploração Polónia de arte, oMuseu Colecção Carroll Porczyński exibe obras de artistas tão variados comoParis Bordone,Cornelis van Haarlem,José de Ribera,William-Adolphe Bouguereau,Pierre-Auguste RenoireVincent van Gogh, juntamente com algumas cópias de obras-primas da pintura europeia.

Uma multa tributo à queda de Varsóvia e história da Polónia podem ser encontrados no Museu do Levante de Varsóvia e na Katyń Museu que preserva a memória do crime. Museu da Independência sediar parafernália sentimentais e patrióticos ligados a estas épocas. Datado de 1936 Varsóvia Museu Histórico contém 60 quartos que abrigam uma exposição permanente sobre a história de Varsóvia desde as suas origens até hoje.

O século 17 Real Ujazdów Castelo abriga atualmente Centro de Arte Contemporânea, com algumas exposições permanentes e temporárias, concertos, espectáculos e workshops criativos. O Centro realiza atualmente cerca de 500 projetos por ano. Zachęta National Gallery of Art, o mais antigo local de exposições em Varsóvia, com uma tradição que remonta a meados do século 19 organiza exposições de arte moderna de polonês e artistas internacionais e promove a arte em muitos outros maneiras.

A cidade também possui algumas curiosidades, como o Museu da Caricatura e um Museu Motorização emOtrębusy.

Educação

Rococó Czapski Palácio abriga a Academia de Belas Artes.

Varsóvia detém algumas das melhores instituições de ensino superior na Polónia. É o lar de quatro grandes universidades e mais de 62 pequenas escolas de ensino superior. O número global de alunos de todas as séries do ensino em Varsóvia é quase 500.000 (29,2% da população da cidade; 2002). O número de estudantes universitários é mais de 280 mil. A maioria das universidades conceituadas são públicos, mas nos últimos anos também tem havido um aumento no número de universidades privadas.

O Universidade de Varsóvia foi criada em 1816, quando as partições da Polônia Varsóvia separados da mais antiga e mais influente centro acadêmico do polonês, em Cracóvia. Warsaw University of Technology é a segunda escola acadêmica de tecnologia no país, e um dos maiores da Europa Central , empregando 2.000 professores. Outras instituições de ensino superior incluem a Universidade de Medicina de Varsóvia, a maior escola de medicina na Polónia e um dos mais prestigiados, a Universidade de Defesa Nacional, a mais alta militar instituição acadêmica na Polónia, o Fryderyk Chopin Music Academy a escola maior e mais antiga de música na Polónia, e um dos maiores da Europa, a Escola de Economia de Varsóvia, a mais antiga e mais famosa econômica universidade no país, ea Universidade de Varsóvia de Ciências da Vida da maior universidade agrícola fundada em 1818.

Biblioteca da Universidade de Varsóvia

Varsóvia tem inúmeras bibliotecas, muitos dos quais contêm vastas coleções de documentos históricos. A biblioteca mais importante em termos de coleções históricas do documento incluem a Biblioteca Nacional da Polônia. Biblioteca detém 8,2 milhões de volumes em seu acervo. Formada em 1928, vê-se como um sucessor para o Biblioteca Załuski, o maior na Polónia e um dos primeiros e maiores bibliotecas do mundo.

Outra importante biblioteca - a Biblioteca da Universidade, fundada em 1816, é o lar de mais de dois milhões de itens. O edifício foi projetado por arquitetos Marek Budzynski e Zbigniew Badowski e abriu em 15 de Dezembro de 1999. É cercada por verde. O jardim Biblioteca da Universidade, projetado por Irena Bajerska, foi inaugurado em 12 de junho de 2002. É um dos maiores e mais belos jardins de cobertura na Europa com uma área de mais de 10.000 m 2 (107,639.10 pés quadrados), e as plantas que cobrem 5.111 m 2 ( 55,014.35 ft sq). Como a universidade jardim está aberto ao público todos os dias.

Economia

Em 2011, Varsóvia foi classificada como 46ª cidade do mundo mais caro para se viver. Foi classificada como uma cidade mundial Alfa (também conhecido como um "grande cidade do mundo") pela Globalização e Cidades Mundiais (GaWC) Grupo de Estudo e de rede de Universidade de Loughborough, colocando-o em pé de igualdade com cidades como Amesterdão ou Roma. A cidade também ficou em 8º de 65 cidades no Índice de Mercados Emergentes da Mastercard (2008).

Negócios e comércio

A cidade de Varsóvia como visto do Vístula

Varsóvia, especialmente o seu centro da cidade ( Śródmieście ), é o lar não só para muitas instituições nacionais e agências governamentais, mas também para muitas empresas nacionais e internacionais. Em 2006, 304.016 empresas foram registradas na cidade. Sempre crescente comunidade empresarial de Varsóvia tem sido notado global, regional e nacional. Mastercard Índice de Mercado Emergente registou Varsóvia da força econômica e centro comercial. Além disso, Varsóvia foi classificado como o sétimo maior mercado emergente. Participação financeira dos investidores estrangeiros no desenvolvimento da cidade foi estimado em 2002 em mais de 650 milhões de euros . Varsóvia produz 12% da renda nacional da Polónia, que em 2008 foi de 305,1% da média polaca, per capita (ou 160% da média da União Europeia). O PIB per capita em Varsóvia elevou-se a 000 PLN 94 em 2008 (cerca de 23 800 euros, 33 000 USD). PIB total nominal da cidade em 2010 ascendeu a 191.766 milhões PLN, 111.696 PLN per capita, que foi 301,1% da média polonesa. Varsóvia leva a região da Europa Central em investimentos estrangeiros e, em 2006, o crescimento do PIB atingiu as expectativas com um nível de 6,1%. Ele também tem uma das economias de crescimento mais rápido, com um crescimento do PIB de 6,5 por cento em 2007 e 6,1 por cento no primeiro trimestre de 2008.

Ouro Terraces centro comercial.

Ao mesmo tempo o taxa de desemprego é uma das mais baixas na Polónia, não superior a 3%, de acordo com os números oficiais. A cidade em si recolhe cerca de 8.740.882 mil zlotys nos impostos e subsídios governamentais diretos.

Bolsa de Varsóvia

Exchange Building, de origem do mercado a partir de 1876 atéa Segunda Guerra Mundial.

Primeiro de Varsóvia bolsa de valores foi criada em 1817 e negociação continuou até a Segunda Guerra Mundial. Ele foi re-estabelecida em abril de 1991, após o fim do controle comunista do pós-guerra do país e à reintrodução de uma economia de livre mercado. Hoje, o Warsaw Stock Exchange (WSE) é, de acordo com muitos indicadores, o maior mercado do região, com 374 empresas listadas e capitalização total de 162 584 milhões de euros em 31 de agosto de 2009. De 1991 até 2000, a bolsa de valores foi, ironicamente, localizado no prédio anteriormente utilizado como sede do Partido Unificado dos Trabalhadores Polaco ( PZPR ). A cidade é considerada um dos locais comerciais mais atraentes da Europa.

Indústria

Durante a reconstrução de Varsóvia depois da Segunda Guerra Mundial, as autoridades comunistas decidiu que a cidade se tornaria um importante centro industrial. Como resultado, inúmeras grandes fábricas foram construídas dentro e ao redor da cidade. O maior foram os Huta Warszawa Steel Works, a fábrica de automóveis FSO ea fábrica de tratores "Ursus".

À medida que a economia se deteriorou comunista, estas fábricas perderam a significância e mais faliu depois de 1989. Hoje, a Arcelor WarszawaSteel Mill (anteriormenteHuta Warszawa) é a única grande fábrica restante.

O FSO Car Factory foi criada em 1951. Um número de veículos foram montados lá ao longo das décadas, incluindo o Warszawa, Syrena, Fiat 125p (sob licença da Fiat, mais tarde rebatizado FSO 125p quando a licença expirou) eo Polonez. Os dois últimos modelos listados também foram enviados ao exterior e montados em uma série de outros países, incluindo Egito e Columbia. Em 1995, a fábrica foi comprada pela fabricante de automóveis sul-coreana Daewoo, que montou o Tico, Espero, Nubia, Tacuma, Leganza, Lanos e Matiz lá para o mercado europeu. Em 2005, a fábrica foi vendida para a AvtoZAZ, um fabricante de automóveis ucraniano que reuniu ali o Chevrolet Aveo. A licença para a produção do Aveo expirou em fevereiro de 2011 e, desde então, não foi renovado.

A fábrica "Ursus" abriu em 1893 e ainda está em operação hoje. Ao longo de sua história várias máquinas foi montado lá, incluindo motocicletas, veículos militares, caminhões e ônibus. No entanto, desde a Segunda Guerra Mundial apenas tratores ainda estão sendo reunidos lá.

O número de empresas estatais continua a diminuir enquanto o número de empresas que operam com capital estrangeiro está a aumentar, refletindo a contínua transição para uma economia baseada no mercado moderno. O maior investidores estrangeiros são Daewoo, Coca-Cola Amatil e Metro AG. Varsóvia tem a maior concentração de eletrônica e indústria de alta tecnologia na Polónia, enquanto o crescente mercado consumidor perfeitamente promove o desenvolvimento da indústria de processamento de alimentos.

Atrações turísticas

Vistas

Património Mundial da UNESCO
Centro Histórico de Varsóvia
Nome como inscrito na Lista do Património Mundial
Warsaw - Royal Castle Square.jpg
País Polônia
Tipo Cultural
Critérios ii, vi
Referência 30
Região UNESCO Europa
História inscrição
Inscrição 1980 (quarta Sessão)

Embora Varsóvia de hoje é uma cidade bastante jovem, tem muitas atracções turísticas. Para além do Warsaw Old Town trimestre, reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, cada município tem algo a oferecer. Entre os monumentos mais notáveis ​​da Cidade Velha são o Castelo Real, Coluna do rei Zygmunt, Praça do Mercado, ea Barbican.

Mais ao sul, é o chamadoCaminho Real, com muitospalácios classicistas, oPalácio Presidencial e docampus da Universidade de Varsóvia.Wilanów Palace, antiga residência real do reiJoão III Sobieski, é notável por suabarrocoarquitetura e parques.

Mais antigo parque público de Varsóvia, o Saxon Garden, está localizado a 10 minutos a pé da cidade velha. Maior parque público de Varsóvia é a banhos Park Royal, fundada no século 17, e dada a sua atual forma clássica em finais do século 18. Ele está localizado mais ao sul, na Rota Real, a cerca de 3 km (1,9 milhas) da Cidade Velha de Varsóvia.

O Powązki Cemetery é um dos cemitérios mais antigos da Europa, cheia de esculturas, algumas delas pelos artistas poloneses mais renomados do séculos 19 e 20. Uma vez que serve as comunidades religiosas de Varsóvia, seja ele católicos, ortodoxos, judeus, muçulmanos ou protestantes, é muitas vezes chamado de necrópole. Perto está o Okopowa Rua Cemitério Judaico, um dos maiores cemitérios judaicos na Europa.

Em muitos lugares da cidade a cultura judaica e história ressoa através do tempo. Entre eles destacam-se o teatro judeu, o Nozyk Sinagoga, Orfanato de Janusz Korczak e da pitoresca Próżna Street. As páginas trágicas da história de Varsóvia são comemorados em locais como o Monumento aos Heróis do Gueto, o Umschlagplatz, fragmentos da parede Ghetto na rua Sienna e um montículo em memória da Organização Judaica de Combate.

Há também muitos lugares que comemoram a história heróica de Varsóvia. Pawiak, um infame alemão Gestapo prisão agora ocupada por um Mausoléu de Memória do martírio e do museu, é apenas o começo de uma caminhada nos traços da Cidade Heróica. O Warsaw Citadel, um impressionante fortificação do século 19 construído após a derrota da Revolta de Novembro, era um lugar de mártir para os poloneses. Outro monumento importante, a estátua da Pequena Insurgent localizado nas muralhas da Cidade Velha, comemora as crianças que serviram como mensageiros e as tropas da linha de frente da Revolta de Varsóvia, enquanto o impressionante Monumento Uprising de Varsóvia por Wincenty Kućma foi erigido em memória do maior insurreição da Segunda Guerra Mundial.

Em Varsóvia existem muitos lugares relacionados com a vida ea obra de Frédéric Chopin. O coração do compositor polonês-nascido é selado dentro de Varsóvia Igreja de Santa Cruz. Durante o Verão, o Chopin estátua no Royal Baths Park é um lugar onde pianistas dar concertos para o público parque.

Também muitas referências aMarie Curie, seu trabalho e sua família podem ser encontrados em Varsóvia: local de nascimento de Marie noVarsóvia Cidade Nova, os locais de trabalho, onde ela fez seus primeiros trabalhos científicos eoInstituto de Rádio em Wawelska Rua para a pesquisa e tratamento de câncer, que ela fundou em 1925.

Varsóvia Sereia

O 1659brasão de Varsóvia velha na capa de um dos livros de contabilidade de Varsóvia.

A sereia ( syrenka ) é o símbolo de Varsóvia e pode ser encontrado em estátuas por toda a cidade e sobre revestimento da cidade de braços. Essa imagem tem sido usado pelo menos desde meados do século 14. O mais antigo selo armado existente de Varsóvia é do ano 1390, que consiste em um selo redondo fronteira com a inscrição em latim Sigilium Civitatis Varsoviensis (Selo da cidade de Varsóvia). Os registros da cidade, já em 1609 documento o uso de uma forma grosseira de um monstro marinho com uma parte superior do corpo feminino e segurando uma espada em suas garras. Em 1653 o poeta Zygmunt Laukowski faz a pergunta:

" Varsóvia de paredes fortes; por que o emblema da sereia com espada afiada, dado pelos reis? "

-Zygmunt Laukowski

1855 escultura de bronze deA sereia de VarsóvianoLugar Mercado da Cidade Velha

A origem da figura lendária não é totalmente conhecida. A lenda mais conhecida, por Artur Oppman, é que há muito tempo duas das filhas de Triton partiu em uma viagem pelas profundezas dos oceanos e mares. Um deles decidiu ficar na costa da Dinamarca e pode ser visto sentado na entrada do porto de Copenhague . A segunda sereia chegou à foz do rio Vístula e mergulhou em suas águas. Ela parou para descansar em uma praia arenosa pela aldeia de Warszowa, onde os pescadores passaram a admirar sua beleza e ouvir sua bela voz. Um comerciante ganancioso também ouvi suas canções; ele seguiu os pescadores e capturou a sereia.

Outra lenda diz que uma sereia, uma vez nadou para Varsóvia a partir do Mar Báltico para o amor do Griffin, o antigo defensor da cidade, que foi morto em uma luta contra as invasões suecas do século 17. A sereia, querendo vingar sua morte, assumiu a posição de zagueiro de Varsóvia, tornando-se o símbolo da cidade.

Cada membro darainha reais Hussars doReino Unidoluzcavalaria veste aempregada doméstica de Varsóvia, a crista da cidade de Varsóvia, na manga esquerda de seu No. 2 (Service) vestido. Os membros do 651 Army Air Corps Esquadrão do Reino Unido também usam oMaid of Warsawna manga esquerda de seu No. 2 (Service) vestido.

Pessoas famosas

Maria Skłodowska-Curienasceu em Varsóvia.

Um dos mais pessoas famosas nascidas em Varsóvia foi Maria Skłodowska-Curie , que alcançou reconhecimento internacional por suas pesquisas sobre radioatividade. Músicos famosos incluem Władysław Szpilman e Frédéric Chopin. Chopin nasceu na aldeia de Żelazowa Wola, a cerca de 60 km de Varsóvia, mas se mudou para a cidade com sua família quando ele tinha sete meses de idade. Kazimierz Pulaski, um herói da guerra da independência americana , nasceu aqui em 1745.

Tamara de Lempicka era um artista famoso nascido em Varsóvia. Ela nasceu Maria Górska em Varsóvia para pais ricos e em 1916 casou-se com um advogado polonês Tadeusz Lempicki. Melhor do que qualquer outra pessoa que ela representa o estilo Art Deco na pintura. Nathan Alterman, o poeta israelense, nasceu em Varsóvia, como era Moshe Vilenski, o israelense compositor, letrista, e pianista, que estudou música no Conservatório de Varsóvia. Varsóvia foi a amada cidade de Isaac Bashevis Singer, que ele descreveu em muitos de seus romances: Varsóvia acaba agora foram destruídas. Ninguém nunca vai ver de Varsóvia que eu conhecia. Deixe-me só escrever sobre ele. Deixe este Varsóvia não não desaparecer para sempre , ele comentou.

Rankings

  • Cidades mais populosas daUnião Europeia: 6 classificado (2012).
  • Cidades mais caras: ocupa o 113º lugar de 144.
  • Melhores cidades em termos de qualidade de vida: classificou 87 de 100.

Relações internacionais

Geminação de cidades

Varsóvia é geminada com:

Cazaquistão Astana no Cazaquistão(Desde 2002)
Tailândia Bangkokna Tailândia(Desde 2010)
Alemanha Berlimna Alemanha(Desde 1991)
Hungria Budapestena Hungria(Desde 2005)
Argentina Buenos Aires, Argentina(Desde 1992)
Reino Unido Coventryno Reino Unido(Desde 1957)
Estados Unidos Chicagonos Estados Unidos(Desde 1960)
Alemanha Düsseldorf na Alemanha(Desde 1989)
Rússia Grozny na Rússia(Desde 1997)
Holanda Haiana Holanda(Desde 1991)
Japão Hamamatsu no Japão(Desde 1990)
Vietnã Hanóino Vietnã(Desde 2000)
China Harbin na China(Desde 1993)
França Île-de-France em França(Desde 1990)
Peru Istambulna Turquia(Desde 1991)
Ucrânia Kievna Ucrânia(Desde 1994)
Espanha Madridna Espanha(Desde 1981)
Rússia Moscouna Rússia(Desde 1993)
Noruega Oslona Noruega(Desde 2005)
França Parisna França(Desde 1999)
Brasil Rio de Janeiro, no Brasil(Desde 1997)
Látvia Riga na Letónia(Desde 2002)
França Saint-Étienne em França(Desde 1995)
Rússia St. Petersburgna Rússia(Desde 1997)
Estados Unidos San Diego nos Estados Unidos(Desde 1960)
Coreia Do Sul Seulna Coreia do Sul(Desde 1996)
Taiwan Taipei, em Taiwan(Desde 1995)
Israel Tel Avivem Israel(Desde 1992)
Canadá Torontono Canadá(Desde 1990)
Áustria Vienana Áustria(Desde 2001)
Lituânia Vilnius, na Lituânia(Desde 1998)

Referências - local oficial cidade.

Variedades

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Warsaw&oldid=542634213 "