Conteúdo verificado

Bertrand Russell

Assuntos Relacionados: Filósofos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Crianças SOS é a maior instituição de caridade do mundo dando órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Bertrand Russell
Nascido (1872/05/18) 18 de maio de 1872
Trellech, Monmouthshire, Reino Unido
Morreu 02 de fevereiro de 1970 (1970/02/02) (idade 97)
Penrhyndeudraeth, País de Gales, Reino Unido
Residência Reino Unido
Nacionalidade Britânico
Época Filosofia do século 20
Região Filosofia ocidental
Escola A filosofia analítica
Principais interesses
  • Metafísica,
  • epistemologia,
  • lógica ,
  • matemática ,
  • filosofia da linguagem,
  • filosofia da matemática,
  • filosofia da ciência,
  • ética ,
  • filosofia da religião,
  • história da filosofia
Idéias notáveis A filosofia analítica · atomismo lógico · teoria das descrições · conhecimento por familiaridade e conhecimento por descrição · O paradoxo de Russell · Bule de Russell
Prêmios Prêmio Nobel de Literatura (1950)
Assinatura

Bertrand Arthur William Russell, 3 Earl Russell, OM, FRS (18 de maio de 1872 - fevereiro 2, 1970) era um britânico filósofo, lógico, matemático , historiador, e crítico social. Em vários pontos em sua vida, ele se considerava um liberal , um socialista e um pacifista , mas ele também admitiu que ele nunca tinha sido qualquer um destes em qualquer sentido profundo. Ele nasceu em Monmouthshire, em uma das mais importantes famílias aristocráticas na Grã-Bretanha.

Russell levou a "revolta contra o britânico idealismo "no início do século 20. Ele é considerado um dos fundadores da filosofia analítica, juntamente com o seu antecessor Gottlob Frege e seu protegido Ludwig Wittgenstein . Ele é amplamente considerado um dos principais responsáveis da logística do século 20. Ele é co-autor, com AN Whitehead, Principia Mathematica, uma tentativa de matemática terra sobre lógica. Seu ensaio filosófico " Em Denoting "tem sido considerado um" paradigma da filosofia. "Seu trabalho teve uma influência considerável sobre lógica , matemática , teoria dos conjuntos , a linguística , ciência da computação (ver teoria dos tipos e Tipo de sistema) e filosofia , especialmente filosofia da linguagem, epistemologia, e metafísica.

Russell foi um proeminente ativista anti-guerra; ele defendeu anti-imperialismo e foi para a prisão por seu pacifismo durante a Primeira Guerra Mundial . Mais tarde, ele fez campanha contra Adolf Hitler , em seguida, criticou Stalinista totalitarismo, atacou o Estados Unidos da América envolvimento 's na Guerra do Vietnã , e era um defensor ferrenho do o desarmamento nuclear. Em 1950, Russell foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura ", em reconhecimento dos seus escritos variados e significativos em que ele campeões ideais humanitários e liberdade de pensamento ".

Biografia

Início da vida e fundo

Jovem Bertrand Russell

Bertrand Russell nasceu em 18 de maio de 1872 em Ravenscroft, Trellech, Monmouthshire, País de Gales , em uma família influente e liberal do Aristocracia britânica. Seus pais, Visconde e Viscondessa Amberley, foram radicais para seus tempos. Senhor Amberley era um ateu e consentiu em caso de sua mulher com o tutor de seus filhos, o biólogo Douglas Spalding. Ambos foram primeiros defensores do controle de natalidade numa altura em que este foi considerado escandaloso. Ateísmo de Amberley ficou evidente quando ele perguntou o filósofo John Stuart Mill para atuar como padrinho secular de Russell. Moinho morreu no ano após o nascimento de Russell, mas seus escritos tiveram um grande efeito sobre a vida de Russell.

Seu avô paterno, o Earl Russell, tinha sido duas vezes perguntou por Queen Victoria para formar um governo, servindo-a como primeiro-ministro na década de 1840 e 1860. O Russell tinha sido proeminente na Inglaterra durante vários séculos antes disso, de chegar ao poder e nobreza com a ascensão do Dinastia Tudor. Eles se estabeleceram como um dos líderes da Grã-Bretanha Famílias Whig, e participou de todo grande evento político do Dissolução dos Mosteiros em 1536-1540 para a Revolução Gloriosa em 1688-1689 ea Grande Reform Act em 1832.

Senhora Amberley era filha de Senhor e Lady Stanley de Alderley. Russell muitas vezes temia o ridículo de sua avó materna, um dos ativistas para educação das mulheres.

Infância e adolescência

Russell tinha dois irmãos: Frank (quase sete anos mais velho do que Bertrand) e Rachel (quatro anos mais velho). Em junho 1874 a mãe de Russell morreu de difteria, logo seguido pela morte de Rachel. Em janeiro de 1876, seu pai morreu de bronquite após um longo período de depressão. Frank e Bertrand foram colocados sob os cuidados de sua firmeza Avós paternos vitorianos, que viviam em Pembroke Lodge em Richmond Park. Seu avô, o ex- primeiro-ministro John Russell, morreu em 1878, e foi lembrado por Russell como um homem velho e gentil em uma cadeira de rodas. Sua avó, a Condessa Russell (née Lady Frances Elliot), foi a figura dominante da família para o resto da infância e juventude de Russell.

A condessa era de um escocês Família presbiteriana, e pediu com sucesso o Tribunal de Chancery para anular uma disposição na vontade de Amberley exigindo que as crianças sejam levantados como agnósticos . Apesar de seu conservadorismo religioso, ela tinha visões progressistas em outras áreas (aceitando Darwinismo e apoiar Irish Home Rule), e sua influência sobre as perspectivas de Bertrand Russell em justiça social e de pé por princípio permaneceu com ele ao longo de sua-vida dela verso favorito da Bíblia, 'Tu não seguir a multidão para fazer o mal "( Êxodo 23: 2), tornou-se seu lema. A atmosfera no Pembroke Lodge foi um dos oração frequente, a repressão emocional e formalidade; Frank reagiu a isso com a rebelião aberta, mas o jovem Bertrand aprendeu a esconder seus sentimentos.

Adolescência de Russell era muito solitário, e muitas vezes ele contemplou o suicídio . Ele observou em sua autobiografia que seus interesses mais agudos foram na religião e matemática, e que só o desejo de saber mais matemática impediu de suicídio. Ele foi educado em casa por uma série de tutors.At idade 11, seu irmão Frank apresentou-o à obra de Euclides , que transformou a vida de Russell.

Durante esses anos de formação, ele também descobriu as obras de Percy Bysshe Shelley. Em sua autobiografia, ele escreve: "Passei todo meu tempo livre lendo-o, e ele aprender pelo coração, sem conhecer ninguém a quem eu podia falar do que eu pensava ou sentia, eu usei para refletir como seria maravilhoso ter sido a de saber Shelley, e me pergunto se devo atender a qualquer ser humano vivo com quem eu deveria me sentir tanta simpatia. " Russell alegou que começando aos 15 anos, ele passou um tempo considerável pensando sobre a validade do dogma religioso cristão, que ele encontrou muito pouco convincente. Nessa idade, ele chegou à conclusão de que não existe livre arbítrio e, dois anos mais tarde, que não há vida após a morte. Finalmente, com a idade de 18, após a leitura do moinho 's "Autobiography", ele abandonou o " Primeira Causa "argumento e se tornou um ateu .

Universidade e primeiro casamento

Russell no Trinity College em 1893

Russell ganhou uma bolsa para ler para o Mathematical Tripos no Trinity College, em Cambridge , e começou seus estudos em 1890. Ele tornou-se familiarizado com o mais novo George Edward Moore e veio sob a influência de Alfred North Whitehead, que lhe recomendou ao Cambridge Apostles. Ele rapidamente distinguiu-se em matemática e filosofia, graduando-se como um alto Wrangler em 1893 e tornar-se um Fellow na última em 1895.

Russell conheceu o americano Quaker Alys Pearsall Smith quando tinha 17 anos de idade. Ele se tornou um amigo da Pearsall Smith family-o conheciam primariamente como "neto de Lord John 'e gostava de mostrar-lhe off-e viajou com eles para o continente; foi em sua companhia que Russell visitou o Exposição de Paris de 1889 e foi capaz de subir a Torre Eiffel logo depois de ter sido concluída.

Ele logo se apaixonou com o puritano, Alys high-minded, que era um graduado da Bryn Mawr College, perto de Filadélfia , e, contrariamente aos desejos de sua avó, se casou com ela em 13 de dezembro de 1894. Seu casamento começou a desmoronar em 1901, quando ocorreu a Russell, enquanto ele estava de bicicleta, que ele já não a amava. Ela perguntou se ele a amava e ele respondeu que não. Russell também não gostava mãe de Alys, encontrando seu controle e cruel. Era para ser uma concha vazia de um casamento e eles finalmente se divorciaram em 1921, após um longo período de separação. Durante este período, Russell teve casos apaixonado (e muitas vezes simultâneas) com um número de mulheres, incluindo Lady Ottoline Morrell ea atriz Lady Constance Malleson.

Início de carreira

Russell em 1907.

Russell começou sua obra publicada em 1896 com o social-democracia alemã, um estudo em que a política era uma indicação precoce de uma vida interesse em teoria política e social. Em 1896, ele ensinou social-democracia alemã no London School of Economics, onde também deu palestras sobre a ciência do poder no outono de 1937. Ele era um membro da Clube coeficientes de jantar de reformadores sociais criada em 1902 pela Ativistas Fabian Sidney e Beatrice Webb.

Ele agora começou um estudo intensivo da fundamentos da matemática no Trinity, durante o qual ele descobriu O paradoxo de Russell, que desafiou os fundamentos da teoria dos conjuntos . Em 1903 ele publicou seu primeiro livro importante sobre a lógica matemática, Os Princípios da Matemática, argumentando que a matemática poderia ser deduzida a partir de um número muito pequeno de princípios, uma obra que contribuiu significativamente para a causa da logicismo.

Na idade de 29, em fevereiro de 1901, Russell sofreu o que ele chamou "uma espécie de iluminação mística", depois de testemunhar Esposa sofrimento agudo de Whitehead em um ataque de angina. "Eu encontrei-me cheio de sentimentos semi-místicos sobre a beleza ... e com um desejo quase tão profunda quanto a do Buda para encontrar alguma filosofia que deve tornar a vida humana suportável ", Russell recordaria mais tarde. "No final dos cinco minutos, eu havia me tornado uma pessoa completamente diferente."

Em 1905, ele escreveu o ensaio " Em Denoting ", que foi publicado na revista filosófica Mente. Russell tornou-se um companheiro da Royal Society em 1908. O primeiro dos três volumes de Principia Mathematica, escrito com Whitehead, foi publicado em 1910, que, junto com os anteriores os princípios da matemática, logo fez Russell mundialmente famoso em seu campo.

Em 1910 ele tornou-se professor na Universidade de Cambridge , onde ele foi abordado pelo estudante de engenharia austríaco Ludwig Wittgenstein , que se tornou seu Estudante de doutoramento. Russell viram Wittgenstein como um gênio e um sucessor que possa continuar seu trabalho na lógica. Ele passava horas lidando com Wittgenstein de vária fobias e seus ataques freqüentes de desespero. Este foi muitas vezes um dreno em energia de Russell, mas Russell continuou a ser fascinado por ele e encorajou o seu desenvolvimento acadêmico, incluindo a publicação de Wittgenstein Tractatus Logico-Philosophicus, em 1922. Russell entregue suas palestras sobre Atomismo lógico, sua versão destas ideias, em 1918, antes do fim da Primeira Guerra Mundial . Wittgenstein era, naquele tempo, que servem no exército austríaco e que, posteriormente, passar mais de nove meses em um italiano campo de prisioneiros de guerra no final do conflito.

Primeira Guerra Mundial

Durante a Primeira Guerra Mundial, Russell foi uma das poucas pessoas a se envolver em ativos atividades pacifistas, e em 1916, ele foi demitido do Trinity College na sequência da sua condenação no âmbito do Defesa do Ato Realm.

Ele foi cobrada uma multa de £ 100, que ele se recusou a pagar, na esperança de que ele seria enviado para a prisão. No entanto, seus livros foram vendidos em leilão para levantar o dinheiro. Os livros foram comprados por amigos; mais tarde ele guardava sua cópia da Bíblia King James, que foi carimbado "confiscados pela Polícia de Cambridge."

A convicção mais tarde para lecionar publicamente contra convidando os EUA a entrar na guerra ao lado da Grã-Bretanha resultou em seis meses de prisão em Brixton prisão (ver Bertrand opiniões de Russell sobre a sociedade), em 1918. Enquanto estava na prisão, Russell ler enormemente, e escreveu o livro " Introdução à Filosofia Matemática ". Ele foi restabelecido em 1919, renunciou em 1920, foi Tarner Docente 1926, e tornou-se um Fellow novamente 1944-1949.

Entre as guerras e segundo casamento

Em agosto de 1920 Russell viajou para a Rússia como parte de uma delegação oficial enviada pelo governo britânico para investigar os efeitos da Revolução Russa . Ele se encontrou com Vladimir Lenin e teve uma conversa de uma hora com ele. Em sua autobiografia, ele menciona que ele encontrou Lenin em vez desapontante, sentindo uma "crueldade travesso" nele e comparando-o a "um professor opinativo". Ele cruzou para baixo o Volga em um navio a vapor. Amante de Russell Dora Black, um autor britânico, militante feminista e socialista, visitou a Rússia de forma independente, ao mesmo tempo, ela estava entusiasmado com a revolução, mas as experiências de Russell destruiu seu anterior apoio provisória para ele. Ele escreveu um livro a prática ea teoria do bolchevismo sobre suas experiências sobre esta viagem, tiradas com um grupo de 24 outros da Grã-Bretanha, os quais vieram para casa pensando bem do regime, apesar das tentativas de Russell a mudar de idéia. Por exemplo, ele lhes disse que ouviu tiros no meio da noite e tinha certeza de que estas foram as execuções clandestinas, mas os outros alegou que era apenas carros escapamento.

Russell posteriormente, aulas em Pequim sobre a filosofia por um ano, acompanhada por Dora. Ele foi para lá com otimismo e esperança, como China foi, em seguida, em um novo caminho. Outros estudiosos presentes na China na época incluía Rabindranath Tagore , o prêmio Nobel indiano poeta. Enquanto na China, Russell ficou gravemente doente com pneumonia , e relatórios incorretos de sua morte foram publicadas no japonês imprensa. Quando o casal visitou o Japão em sua viagem de retorno, Dora notificado ao mundo que "o Sr. Bertrand Russell, tendo morrido de acordo com a imprensa japonesa, é incapaz de dar entrevistas a jornalistas japoneses." A imprensa, não apreciando o sarcasmo, não estavam contentes.

Dora estava grávida de seis meses quando o casal voltou para a Inglaterra em 26 de agosto de 1921. Russell arranjado um divórcio apressado de Alys, casando-se Dora seis dias após o divórcio foi finalizado, em 27 de setembro 1921. Seus filhos foram John Conrad Russell, 4o Earl Russell, nascido em 16 de Novembro de 1921, e Katharine Jane Russell (agora Lady Katharine Tait), nascido em 29 de dezembro de 1923. Russell apoiou sua família durante este tempo escrevendo livros populares explicando matérias de física , ética e educação para o leigo. Alguns sugeriram que neste momento ele teve um caso com Vivienne Haigh-Wood, a governanta Inglês e escritor, e primeira esposa de TS Eliot .

Juntamente com Dora, fundou a Beacon Hill School experimental em 1927. A escola foi executado a partir de uma sucessão de locais diferentes, incluindo suas premissas originais na residência do Russells ', Telegraph House, perto de Harting, West Sussex. Em 08 de julho de 1930 Dora deu à luz seu terceiro filho, uma filha, Harriet Ruth. Depois que ele saiu da escola em 1932, ele continuou Dora até 1943.

Após a morte de seu irmão mais velho Frank, em 1931, Russell tornou-se o terceiro Earl Russell. Ele disse uma vez que seu título era útil principalmente para a proteção de quartos de hotel.

O casamento de Russell para Dora cresceu cada vez mais tênue, e atingiu um ponto de ruptura sobre ela ter dois filhos com um jornalista americano, Barry Griffin. Eles se separaram em 1932 e, finalmente, se divorciaram. Em 18 de Janeiro de 1936, Russell se casou com sua terceira esposa, um Oxford chamado de graduação Patricia ("Peter") Spence, que tinha sido governanta de seus filhos desde 1930. Russell e Peter teve um filho, Conrad Sebastian Robert Russell, quinto Earl Russell, que se tornou um proeminente historiador e uma das principais figuras do Liberal Democrático partido.

Durante a década de 1930, Russell tornou-se um grande amigo e colaborador de VK Krishna Menon, então secretário da Índia League, o lobby principal pela independência da Índia da Grã-Bretanha.

Segunda Guerra Mundial

Russell oposição rearmamento contra a Alemanha nazista , mas em 1940 mudou seu ponto de vista que, para evitar uma escala completa guerra mundial era mais importante do que derrotar Hitler . Ele concluiu que Adolf Hitler assumir toda a Europa seria uma ameaça permanente para a democracia. Em 1943, ele adotou uma posição em relação a uma guerra em grande escala, "Pacifismo Político Relativa": a guerra sempre foi um grande mal, mas em algumas circunstâncias particularmente extremos, pode ser o menor de dois males.

Antes da Segunda Guerra Mundial, Russell ensinou na Universidade de Chicago, depois de passar para Los Angeles para lecionar na UCLA Departamento de Filosofia. No foi nomeado professor City College de Nova York em 1940, mas depois de um clamor público, a nomeação foi anulada por uma decisão do tribunal: suas opiniões (especialmente as relativas à moralidade sexual, detalhado na Casamento e Moral dez anos antes) fez "moralmente inaptos" para lecionar na faculdade. O protesto foi iniciado pela mãe de um aluno que não teria sido elegível para o seu curso de pós-graduação na lógica matemática. Muitos intelectuais, liderados por John Dewey, protestou contra o seu tratamento. Albert Einstein aforismo freqüentemente citada de que "Grandes espíritos sempre encontraram violenta oposição de mentes medíocres ..." se originou em sua carta aberta em apoio de Russell, durante este tempo. Dewey e Horace M. Kallen editou uma coleção de artigos sobre o assunto em CCNY O Russell Caso Bertrand. Ele logo se juntou ao Fundação Barnes, palestras para um público variado na história da filosofia; estas palestras formaram a base do A História da Filosofia Ocidental. Sua relação com o excêntrico Albert C. Barnes logo azedou, e ele voltou para a Inglaterra em 1944 para se juntar a faculdade de Trinity College.

Vida posterior

Durante os anos 1940 e 1950, Russell participou em muitas transmissões através da BBC, particularmente O Brains Trust eo Terceiro Programa, em vários temas da actualidade e filosóficas. Por esta altura Russell era mundialmente famoso fora dos círculos académicos, frequentemente objecto ou autor de artigos de revistas e jornais, e foi chamada a oferecer opiniões sobre uma grande variedade de assuntos, mesmo os mundanos. No caminho para uma de suas palestras em Trondheim, Russell foi um dos 24 sobreviventes (entre um total de 43 passageiros) numa acidente de avião em Hommelvik em outubro de 1948. Ele disse que devia sua vida ao tabagismo uma vez que as pessoas que se afogaram estavam na parte não-fumantes do avião. A História da Filosofia Ocidental (1945) tornou-se um best-seller, e desde Russell com uma renda estável para o resto de sua vida.

Em um discurso em 1948, Russell disse que, se a agressão da URSS continuou, seria moralmente pior para ir à guerra depois da URSS possuía uma bomba atômica do que antes possuía um, porque se a URSS não tinha bomba vitória do Ocidente viria mais rapidamente e com menos baixas do que se houvesse bombas atômicas em ambos os lados. Naquela época, apenas os Estados Unidos possuíam uma bomba atômica, ea URSS estava perseguindo uma política extremamente agressiva em relação aos países da Europa Oriental que foi absorvendo em sua esfera de influência. Muitos entendido comentários de Russell no sentido de que Russell aprovado de um primeiro ataque em uma guerra com a União Soviética, incluindo Nigel Lawson, que estava presente quando Russell falou. Outros, incluindo Griffin, que obteve uma transcrição do discurso, argumentaram que ele estava apenas explicando a utilidade do arsenal atômico dos EUA para dissuadir a URSS de continuar a sua dominação da Europa Oriental.

Em 1948, Russell foi convidado pela BBC para entregar o inaugural Reith Lectures-o que se tornaria uma série anual de palestras, ainda transmitido pela BBC. Sua série de seis transmissões, intitulado Autoridade ea Pessoa, explorou temas como o papel da iniciativa individual no desenvolvimento de uma comunidade eo papel do controle do Estado em uma sociedade progressista. Russell continuou a escrever sobre filosofia. Ele escreveu um prefácio para Words and Things por Ernest Gellner, que era altamente crítico do pensamento depois de Ludwig Wittgenstein e de Filosofia da linguagem comum. Gilbert Ryle se recusou a ter o livro resenhado na revista filosófica Mente, o que causou Russell para responder via The Times. O resultado foi uma correspondência de um mês no The Times entre os partidários e detratores de filosofia da linguagem comum, que só terminou quando o jornal publicou um editorial crítico de ambos os lados, mas concordando com os opositores da filosofia da linguagem comum.

No Birthday Honours do rei de 9 de Junho de 1949, Russell foi premiado com o Ordem do Mérito, e no ano seguinte ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura . Quando ele recebeu a Ordem do Mérito, o rei George VI era afável, mas um pouco constrangido com decoração de um ex-presidiário, dizendo que "Você às vezes se comportou de uma maneira que não faria se geralmente adotado." Russell se limitou a sorrir, mas depois afirmou que a resposta "Isso mesmo, assim como o seu irmão "imediatamente me veio à mente.

Em 1952, Russell era divorciado por Spence, com quem ele tinha sido muito infeliz. Conrad, filho de Russell por Spence, não viu seu pai entre o momento do divórcio e 1968 (altura em que a sua decisão ao encontro de seu pai causou uma violação permanente com a mãe).

Russell casou com sua quarta esposa, Edith Finch, logo após o divórcio, em 15 de dezembro de 1952. Eles se conheciam desde 1925, e Edith tinha ensinado Inglês no Bryn Mawr College, perto de Filadélfia, a partilha de uma casa por 20 anos com o velho amigo de Russell Lucy Donnelly. Edith permaneceu com ele até sua morte, e, por todas as contas, o casamento era feliz, fechar e amor. Filho mais velho de Russell, John, sofria de grave doença mental, que era a fonte de litígios em curso entre Russell e mãe de John, ex-mulher de Russell, Dora. A esposa de John Susan também estava mentalmente doente, e, eventualmente, Russell e Edith se tornaram os responsáveis legais de suas três filhas (dois dos quais foram encontrados depois de ter esquizofrenia ).

Em 1962 Russell desempenhou um papel público no Crise dos mísseis de Cuba: em troca de telegramas com o líder soviético Nikita Khrushchev , Khrushchev lhe assegurou que o governo soviético não seria imprudente. Russell também escreveu a John F. Kennedy , que voltou seu telegrama fechado.

Segundo o historiador Peter Knight, após o assassinato de John F. Kennedy , Russell, "solicitado pelo trabalho emergente do advogado Mark Lane em os EUA ... reuniu o apoio de outros compatriotas notáveis e de esquerda para formar um Comitê Quem matou Kennedy em junho de 1964, membros do que incluía Michael Foot MP, a esposa de Tony Benn MP, a editora Victor Gollancz, os escritores John Arden e JB Priestley, eo professor de história Oxford Hugh Trevor-Roper. Russell publicou um artigo altamente críticos semanas antes do Warren Relatório da Comissão foi publicado, estabelecendo 16 Perguntas sobre o assassinato e igualando o caso Oswald com o Dreyfus caso do final do século 19 na França, em que o Estado injustamente condenado um homem inocente. Russell também criticou a imprensa americana por não dar ouvidos as vozes críticas da versão oficial.

Causas políticas

Bertrand Russell (centro) ao lado de sua esposa, Edith, leva um CND marcha anti-nuclear em Londres, 18 de fevereiro de 1961

Russell passou os anos 1950 e 1960 envolvidos em várias causas políticas, principalmente relacionadas com o desarmamento nuclear ea oposição à Guerra do Vietnã (ver também Russell Vietnã Tribunal de Crimes de Guerra). A 1955 Russell-Einstein Manifesto foi um documento pedindo o desarmamento nuclear e foi assinado por 11 dos físicos nucleares mais proeminentes e intelectuais da época. Ele escreveu muitas cartas aos líderes mundiais durante este período. Ele estava em contato com Lionel Rogosin enquanto o último estava filmando seu filme anti-guerra Bons tempos, tempos maravilhosos na década de 1960. Ele se tornou um herói para muitos dos membros juvenis do Nova Esquerda. No início de 1963, em particular, Russell tornou-se cada vez mais vocal sobre sua desaprovação do que ele sentia ser políticas quase genocidas do governo os EUA no Vietnã do Sul. Em 1963 ele se tornou o destinatário inaugural do Prêmio Jerusalém, um prêmio para escritores preocupados com a liberdade do indivíduo na sociedade. Em outubro de 1965, ele rasgou o seu Partido Trabalhista cartão porque ele suspeitava que o partido estava indo para enviar soldados para apoiar os EUA na Guerra do Vietnã.

Anos finais e morte

Busto de Russell em Red Lion Square

Russell publicou sua autobiografia em três volumes em 1967, 1968 e 1969. Russell fez uma aparição interpretando a si mesmo na guerra anti-Hindi filme "Aman", que foi lançado na Índia em 1967. Esta foi a única aparição de Russell em um longa-metragem.

Em 23 de Novembro 1969, ele escreveu para o jornal The Times dizendo que a preparação para julgamentos em Checoslováquia era "altamente preocupante". No mesmo mês, ele apelou ao secretário-geral U Thant da Organização das Nações Unidas para apoiar uma comissão internacional de crimes de guerra para investigar as alegações de tortura e genocídio pelo Estados Unidos em Vietnã do Sul durante a Guerra do Vietnã . No mês seguinte, ele protestou a Alexei Kosygin sobre a expulsão de Aleksandr Solzhenitsyn da União dos Escritores.

Em 31 de janeiro de 1970 Russell emitiu uma declaração que condenava Israel agressão 's no Médio Oriente e, em particular, bombardeios israelenses sendo realizado profunda em território egípcio como parte do Guerra de Atrito, e apelou a uma retirada israelense para as fronteiras pré-1967. Esta foi a declaração política final de Russell ou agir. Ele foi lida na Conferência Internacional de Parlamentares no Cairo em 3 de fevereiro de 1970, um dia depois de sua morte.

Russell morreu de gripe em 2 de Fevereiro de 1970, em sua casa, Plas Penrhyn, em Penrhyndeudraeth, Merionethshire, País de Gales. Seu corpo foi cremado em Colwyn Bay em 5 de fevereiro de 1970. De acordo com a sua vontade, não houve cerimônia religiosa; suas cinzas foram espalhadas sobre as montanhas galesas no final daquele ano.

Em 1980, um memorial para Russell foi encomendado por um comité incluindo o filósofo AJ Ayer. Ele consiste em um busto de Russell em Red Lion Square, em Londres esculpida por Marcelle Quinton.

Títulos e honrarias de nascimento

Russell realizada ao longo de sua vida a seguinte títulos e honrarias:

  • desde o nascimento até 1908: O Sr. Bertrand Arthur William Russell
  • de 1908 até 1931: O Sr. Bertrand Arthur William Russell, FRS
  • de 1931 até 1949: O Direito Honorável O Earl Russell, FRS
  • de 1949 até a morte: O honorável direito The Earl Russell, OM, FRS

Visualizações

Pontos de vista sobre filosofia

Russell é geralmente creditado como sendo um dos fundadores da filosofia analítica. Ele estava profundamente impressionado com Gottfried Leibniz (1646-1716), e escreveu em todas as principais áreas da filosofia, exceto estética. Ele foi particularmente prolífico em matéria de metafísica, a lógica e filosofia da matemática, o filosofia da linguagem, ética e epistemologia. Quando Marca Blanshard perguntou Russell por que ele não escreveu sobre estética, Russell respondeu que não sabia nada sobre isso ", mas isso não é uma desculpa muito boa, para os meus amigos me dizem que não tenha me impedido de escrever sobre outros assuntos . "

Pontos de vista sobre religião

Russell descreveu a si mesmo tanto como um agnóstico e um ateu . Para a maioria de sua vida adulta Russell sustentou que a religião é pouco mais do que superstição e, apesar de quaisquer efeitos positivos que a religião possa ter, é em grande parte prejudicial para as pessoas. Ele acreditava que a religião ea perspectiva religiosa (ele considerava o comunismo e outras ideologias sistemáticas para ser formas de religião) servem para impedir o conhecimento, medo e dependência adotivo, e são responsáveis por grande parte da guerra, opressão e miséria que os cercam o mundo. Foi membro do Conselho Consultivo da Associação Humanista Britânica e presidente da Cardiff humanistas até sua morte.

Pontos de vista sobre a sociedade

Ativismo político e social ocupado muito do tempo de Russell para a maioria de sua vida. Russell permaneceu politicamente ativo quase até o fim de sua vida, escrevendo para e exortando os líderes mundiais e emprestando seu nome a várias causas. Ele era conhecido por dizer "Não se pode sentar à beira do leito de uma criança morrendo e ainda acredito em Deus."

Russell determinado homem para ser "o produto de causas ... sua origem, seu crescimento, suas esperanças e medos, seus amores e suas crenças, mas são o resultado da colocação acidental de átomos, que nenhum fogo, nenhum heroísmo, nenhuma intensidade de pensamento e sentimento, pode preservar a vida individual além da sepultura; que todos os trabalhos de eras, toda a inspiração, todo o brilho do gênio humano estão destinados à extinção na vasta morte do sistema solar, que todo o templo de realização do homem deve inevitavelmente ser enterrado sob os escombros de um universo em ruínas, todas essas coisas, se não completamente fora de questão, são tão certas, que nenhuma filosofia que as rejeita pode ter esperança de ficar ... "

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Bertrand_Russell&oldid=539352054 "