Conteúdo verificado

Noam Chomsky

Assuntos Relacionados: Cientistas Humanos ; Linguística

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Noam Chomsky

Visitando Vancouver , março de 2004
Outros nomes Avram Noam Chomsky
Nascido (1928/12/07) 07 de dezembro de 1928
Philadelphia , Pennsylvania
Época 20 / Filosofia do século 21
Região Filosofia ocidental
Religião Nenhum ( ateu )
Escola Lingüística gerativa, A filosofia analítica
Principais interesses Linguística · Psicologia
Filosofia da linguagem
Filosofia da mente
Política · Ética
Idéias notáveis A gramática gerativa, gramática universal, gramática transformacional, governo e de ligação, Teoria X-bar, Hierarquia de Chomsky, gramática livre de contexto, Infinity Digital, princípios e parâmetros, Programa Minimalista, dispositivo de aquisição de linguagem, pobreza do estímulo, Chomsky-Schützenberger teorema, Forma Normal de Chomsky, modelo de propaganda

Avram Noam Chomsky ( / n m ɒ m s k Eu /; nascido 07 de dezembro de 1928) é um americano lingüista , filósofo , cientista cognitivo, lógico , historiador, crítico político , e ativista. Ele é um Professor Institute e Professor ( Emérito) no Departamento de Lingüística e Filosofia na MIT, onde trabalhou por mais de 50 anos. Além de seu trabalho em lingüística, ele tem escrito sobre guerra , política e meios de comunicação social , e é o autor de mais de 100 livros. De acordo com Artes e Humanidades Citation Index em 1992, Chomsky foi citada como uma fonte mais frequentemente do que qualquer outro estudioso de estar 1980-1992, e foi o oitavo fonte mais citada em geral. Ele tem sido descrito como uma figura cultural importante, e ele foi eleito o "top intelectual público do mundo" em uma pesquisa de 2005.

Chomsky tem sido descrito como o "pai da lingüística moderna" e uma figura importante de filosofia analítica. Seu trabalho influenciou áreas, como ciência da computação, matemática e psicologia. Ele é creditado como o criador ou co-criador do Hierarquia de Chomsky, o teoria da gramática universal, ea Chomsky-Schützenberger teorema.

Após a publicação de seus primeiros livros sobre linguística, Chomsky tornou-se um proeminente crítico da Guerra do Vietnã, e, desde então, tem continuado a publicar livros de crítica política. Ele tornou-se conhecido por suas críticas à Política externa dos EUA, capitalismo de Estado e do mainstream meios de comunicação. Sua crítica da mídia incluiu Consentimento de fabricação: A Economia Política da Comunicação Social (1988), co-escrito com Edward S. Herman, uma análise da articulação teoria do modelo propaganda para examinar os meios de comunicação. Ele descreve seus pontos de vista como "os anarquistas bastante tradicionais, com origens no Iluminismo e do liberalismo clássico ", e muitas vezes se identifica com anarco-sindicalismo e socialismo libertário.

Biografia

Infância: 1928-1945

Avram Noam Chomsky nasceu em 07 de dezembro de 1928 no afluente No bairro de East Oak Lane de Filadélfia , Pennsylvania. Seu pai, Dr. William "Zev" Chomsky (1896-1977) tinha nascido em Ucrânia , então parte do Império Russo , mas fugiu para os Estados Unidos em 1913 para evitar o recrutamento para o exército. Aqui, ele começou a trabalhar em fábricas em Baltimore, Maryland, antes de ganhar o emprego ensino em escolas hebraicas da cidade, usando o seu dinheiro para financiar seus estudos na Johns Hopkins University. Casar-se com Elsie Simonofsky - um nativo do que é atual Belarus que cresceu nos Estados Unidos - mudaram-se para Filadélfia, onde ambos começou a ensinar na escola religiosa Mikveh Israel, com William, eventualmente, subir para o cargo de diretor da escola. Em 1924 ele foi nomeado para o corpo docente da mais antiga instituição de formação de professores do país, Gratz College, onde se tornou presidente da faculdade em 1932. Em 1955, ele também começou a ensinar cursos na Colégio Dropsie. Independentemente disso, ele estava envolvido na pesquisa Medieval hebraico, eventualmente, de autoria de uma série de livros sobre a língua: Como ensinar hebraico nos graus elementares (1946), hebraico, a história de uma língua viva (1947), hebraico, a língua Eterno ( 1957) e Ensino e Aprendizagem (1959), bem como uma versão editada de David Kimhi Hebrew Grammar (1952). Descrito como uma pessoa "muito quente, suave e envolvente", William Chomsky colocou uma grande ênfase em educar as pessoas para que elas seriam "bem integrado, livre e independente em seu pensamento, e ansioso para participar na tomada de vida mais significativa e vale a pena para todos ", uma visão que seria posteriormente adoptado por seu filho.

"O que motivou seus interesses [políticos]? A curiosidade poderosa, a exposição ao divergentes opiniões, e uma educação heterodoxa têm sido dado como respostas a esta pergunta. Ele estava claramente impressionado com as contradições óbvias entre suas próprias leituras e relatórios de imprensa do grosso da população. A medição da distância entre as realidades apresentadas por estas duas fontes, ea avaliação do motivo de tal lacuna existe, permaneceu uma paixão por Chomsky ".

Biógrafo Robert F. Barsky, de 1997.

Noam foi a primeira criança da família Chomsky. Seu irmão mais novo, David Eli Chomsky, nasceu cinco anos depois. Os irmãos permaneceram próximos, embora David era mais fácil de lidar, enquanto Noam poderia ser muito competitivo. Primeira língua dos pais de Chomsky foi Iídiche, mas Chomsky disse que era "tabu" em sua família para falar. Ao contrário de seu marido, Elsie falou "ordinário . New York Inglês "Ambos os irmãos Chomsky foram levantadas para esse ambiente judaico, sendo ensinado hebraico e debater regularmente as teorias políticas de sionismo , a família foram particularmente influenciado pela Escritos esquerda sionista de Ahad Ha'am (1856-1927). Sendo judeu, enfrentou Chomsky o anti-semitismo como uma criança, particularmente das comunidades irlandeses e alemães que vivem na Filadélfia; ele lembra alemães "festas da cerveja" comemoram a queda de Paris para os nazistas .

Noam descreveu seus pais como "normal Roosevelt Democratas ", adotando uma posição de centro-esquerda no espectro político, mas ele foi exposto a política de extrema esquerda através de outros membros da família, alguns dos quais eram socialistas envolvidos no Sindicato dos Trabalhadores de vestuário (ILGWU) sindical Ladies internacionais. Ele foi influenciado em grande parte por seu tio, que, nunca tendo passado 4o categoria, era dono de uma banca de jornais em New York City , onde os esquerdistas judaicos locais veio para debater as questões do dia. Sempre que visitar sua família na cidade, Chomsky também freqüentado de esquerda e anarquistas livrarias, tornando-se um leitor voraz de literatura política. Ele viria a descrever a sua descoberta do anarquismo como um "golpe de sorte", o que lhe permite tornar-se crítico de outras ideologias de esquerda radical, ou seja, Marxismo-leninismo, que detinha à crença de que o caminho para uma sociedade igualitária estava no controle da partido de vanguarda.

Educação primária de Chomsky foi realizado no Oak Lane Country Day School, uma instituição independente que incidiu sobre permitindo aos seus alunos a perseguir seus próprios interesses em um ambiente não-competitivo. Foi aqui que ele escreveu seu primeiro artigo, com idade entre 10, na disseminação do fascismo , após a queda do Barcelona na Guerra Civil Espanhola. A partir da idade de 12 ou 13, ele identificou mais com política anarquista. Envelhecido 12, ele se mudou para o ensino secundário em Central High School, onde se juntou a vários clubes e sociedades, mas foi incomodado pelo método hierárquico e arregimentada de ensino que eles empregaram.

Universidade: 1945-1955

Anarco-sindicalista Rudolf Rocker (à esquerda) e Inglês socialista democrático George Orwell (à direita) foram ambos fortes influências sobre o jovem Chomsky. Seu trabalho o convenceu de que uma sociedade anarco-sindicalista era possível e desejável.

Formado Central High School of Philadelphia, Chomsky começou a estudar filosofia e linguística no Universidade da Pensilvânia, em 1945, tendo aulas com filósofos como C. Oeste e Churchman Nelson Goodman e lingüista Zellig Harris. O ensino de Harris incluiu sua descoberta de transformações como um análise matemática da estrutura da linguagem (mapeamentos de um subconjunto para outro no conjunto de sentenças). Chomsky se refere às regras morfofonêmicas em tese de mestrado seu 1951 - O Morphophonemics do hebraico moderno - como as transformações no sentido de 1938 noção de Carnap de regras de transformação (vs. regras de formação) e, posteriormente, reinterpretado a noção de transformações gramaticais de uma maneira muito diferente de Harris, como operações sobre as produções de um gramática livre de contexto (derivado Publique sistemas de produção). Ideias políticas de Harris foram fundamentais na formação aqueles de Chomsky. Chomsky ganhou um BA em 1949 e um MA em 1951.

Em visitas a Nova York, Chomsky freqüentado o escritório do jornal anarquista de língua iídiche Freie Arbeiter Stimme, tornando-se encantado com o trabalho de um dos seus colaboradores, o anarco-sindicalista Rudolf Rocker (1873-1958). Chomsky viria a notar que foi obra de Rocker que primeiro apresentou-o à ligação entre o anarquismo eo liberalismo clássico, um relacionamento que ele iria mais tarde sobre a explorar. Outros pensadores políticos cujo trabalho foi lido por Chomsky neste momento incluiu o anarquista Diego Abad de Santillán, socialistas democráticos George Orwell, Bertrand Russell e Dwight Macdonald e obras de não-marxistas bolcheviques como Karl Liebknecht, Karl Korsch e Rosa Luxemburg. Suas leituras convenceu-o da oportunidade de uma sociedade anarco-sindicalista, e ele ficou fascinado pelas comunas anarco-sindicalistas que tinham sido definidas durante o Guerra Civil Espanhola que foram documentados no trabalho de Orwell Homenagem à Catalunha (1938).

Ele tornou-se um ávido leitor da revista esquerdista Política, publicado pela Macdonald partir de 1944 até 1949. Embora inicialmente aderir a um ponto de vista marxista, em 1946 Macdonald abandonou essa abordagem "a prostituir após os deuses estranhos do anarquismo e pacifismo". Chomsky viria a observar que Politics ", respondeu a e desenvolveu" seu interesse no anarquismo. Em seus vinte e tantos anos, Chomsky tornou-se um leitor do periódico Viver o marxismo, que foi publicado em Chicago por pensador marxista Paul Mattick (1904-1981), uma comunista conselho. A revista avaliou criticamente a situação em Joseph Stalin 's-União Soviética e os desenvolvimentos da Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter rejeitado sua base teórica marxista, Chomsky viria a ser fortemente influenciado pelo movimento comunista conselho, vorazmente lendo os artigos de estar marxismo pelos gostos de Antonie Pannekoek e Karl Korsch. Chomsky veio a saber Mattick pessoalmente, mas viria a descrevê-lo como "um marxista ortodoxo demais para o meu gosto". Ele também teve um grande interesse nas teorias políticas do Marlenites, um grupo obscuro de marxistas anti-stalinistas americanos liderados por George Spiro que tinham unidos sob a Leninista League. O Marlenites argumentou que a Segunda Guerra Mundial era "falsa", porque tinha sido orquestrado por capitalistas ocidentais eo " capitalistas de estado "que regem a União Soviética, a fim de esmagar o proletariado europeu, um ponto de vista Chomsky concordou com.

Ele entrou em um relacionamento romântico com um colega da escola na escola Mikveh Israel, Carol Doris Schatz, a quem conhecia desde que eram crianças. Em 1949, ele se casou com ela. Eles permaneceram casados por 59 anos até sua morte por câncer em dezembro de 2008. O casal teve duas filhas, Aviva (b. 1957) e Diane (b. 1960), e um filho, Harry (b. 1967). Chomsky e sua esposa viveu por parte de 1953 em HaZore'a, uma kibbutz em Israel . Questionado em uma entrevista se a estadia foi "uma decepção" Chomsky respondeu: "Não, eu adorei"; no entanto, ele "não podia suportar a atmosfera ideológica" e "nacionalismo fervoroso" no início de 1950 no kibutz, com Stalin sendo defendida por muitos dos membros do kibutz de esquerda que escolheu para pintar uma imagem rosada de futuras possibilidades e contemporânea realidades na URSS. Chomsky observa vendo muitos elementos positivos na comuna-like vida do kibutz, em que pais e filhos viviam juntos em casas separadas, e quando perguntado se havia "lições que aprendemos com a história do kibutz", respondeu, que em "alguns aspectos, os kibutzim veio mais perto do ideal anarquista do que qualquer outra tentativa que durou mais de um breve momento antes de destruição, ou que estava em qualquer coisa como uma escala similar. Nesses aspectos, eu acho que eles estavam extremamente atraente e sucesso; além de acidentes pessoais, eu provavelmente teria vivido lá eu mesmo - por quanto tempo, é difícil de adivinhar. "

Chomsky recebeu seu PhD em linguística da Universidade da Pensilvânia em 1955. Ele realizou parte de sua pesquisa de doutorado, durante quatro anos em Universidade de Harvard como um Harvard Júnior Fellow. No seu tese de doutorado, ele começou a desenvolver algumas das suas ideias linguísticas, elaborando sobre eles em seu livro de 1957 Estruturas sintáticas, uma de suas obras mais conhecidas em lingüística.

Carreira

Chomsky se juntou à equipe de MIT em 1955 e em 1961 foi nomeado professor catedrático no Departamento de Línguas Modernas e Linguística (agora o Departamento de Lingüística e Filosofia). De 1966 a 1976, ocupou o Professorship Ferrari P. Ward de Línguas Modernas e Linguística, e em 1976 ele foi nomeado professor do instituto. A partir de 2010, Chomsky tem ensinado no MIT continuamente por 55 anos.

Em fevereiro de 1967, Chomsky tornou-se um dos principais adversários da Guerra do Vietnã com a publicação de seu ensaio " A responsabilidade dos intelectuais ", em The New York Review of Books. Isto foi seguido por seu livro 1969, Poder americano e os novos mandarins, uma coleção de ensaios que ele estabelecidas na vanguarda da dissidência americana. Suas críticas de longo alcance da política externa dos EUA ea legitimidade do poder dos EUA levantaram controvérsia, e ele é freqüentemente procurado por seus pontos de vista por publicações e agências de notícias internacionais. Em 1977, ele entregou o Huizinga Palestra em Leiden, nos Países Baixos, sob o título: Os intelectuais eo Estado.

Chomsky tem recebido ameaças de morte por causa de suas críticas da política externa americana. Ele recebeu muitas vezes proteção policial à paisana no MIT e quando se fala sobre o Oriente Médio, embora ele se recusou proteção policial uniformizado.

Chomsky reside em Lexington, Massachusetts, e viagens muitas vezes, dando palestras sobre política.

Pensamento

Linguística

Linguística de Chomsky, começando com a sua Estruturas sintáticas, uma destilação de sua estrutura lógica da teoria lingüística (1955, 75), os desafios lingüística estrutural e introduz gramática transformacional. Essa abordagem leva enunciados (sequências de palavras) para ter uma sintaxe caracterizado por uma gramática formal; em particular, uma gramática livre de contexto estendido com regras transformacionais.

Talvez sua contribuição mais influente e testada pelo tempo para o campo é a afirmação de que o conhecimento da linguagem de modelagem usando um gramática formal representa a "produtividade" ou "criatividade" da linguagem. Em outras palavras, a gramática formal de uma língua pode explicar a capacidade de um ouvinte-falante para produzir e interpretar um número infinito de enunciados, incluindo novos queridos, com um conjunto limitado de regras gramaticais e um conjunto finito de termos. Ele sempre reconheceu sua dívida para com Pāṇini por sua moderna noção de gramática gerativa explícita, embora também está relacionada com a idéias racionalistas de conhecimento a priori.

É um equívoco popular que Chomsky mostrou que a linguagem é totalmente inato, e que ele descobriu uma "gramática universal" (UG). Na verdade, Chomsky simplesmente observou que, embora um bebê humano e um gatinho são ambos capazes de raciocínio indutivo, se eles são expostos a exatamente os mesmos dados lingüístico, a criança humana vai sempre adquirir a capacidade de compreender e produzir linguagem, enquanto o gatinho não vai adquirir qualquer habilidade. Chomsky marcado qualquer que seja a capacidade relevante o ser humano tem que o gato não tem o "dispositivo de aquisição de linguagem" (LAD) e sugeriu que uma das tarefas para a linguística deve ser para descobrir o que o LAD é eo que ele coloca restrições sobre a gama de possíveis linguagens humanas. As características universais que resultariam de essas restrições são frequentemente denominado " gramática universal "ou UG.

A abordagem de Princípios e Parâmetros (P & P) - desenvolvido em seus Pisa 1979 Palestras, mais tarde publicada como Palestras sobre Governo e encadernação (LGB) - torna fortes as alegações relativas a gramática universal: que os princípios gramaticais línguas subjacentes são inatas e fixo, e as diferenças entre as línguas do mundo pode ser caracterizada em termos de ajustes de parâmetros no cérebro (como o pro -Soltar parâmetro, que indica se um objecto explícito é sempre necessário, como em Inglês, ou pode ser, opcionalmente, caiu, como em espanhol), os quais são muitas vezes comparado a interruptores. (Daí os princípios e parâmetros prazo, muitas vezes dado a esta abordagem.) Neste ponto de vista, uma criança aprender uma língua só precisa adquirir o necessário itens lexicais (palavras, gramatical morfemas e expressões idiomáticas), e determinar os ajustes dos parâmetros adequados, que podem ser feitas com base em alguns exemplos importantes.

Os proponentes desta visão argumentam que o ritmo a que as crianças aprendem línguas é inexplicavelmente rápida, a menos que as crianças têm uma capacidade inata para aprender línguas. Os passos semelhantes, seguido de crianças em todo o mundo, quando a aprendizagem de línguas, eo fato de que as crianças cometer certos erros característicos como eles aprendem sua primeira língua, ao passo que outros tipos aparentemente lógicas de erros nunca ocorrem (e, de acordo com Chomsky, deve ser atestada se um mecanismo puramente geral, ao invés de específico do idioma, aprendendo estavam sendo empregadas), também são apontados como indicações de inato.

Mais recentemente, na sua Programa Minimalista (1995), mantendo o conceito central de "princípios e parâmetros", Chomsky tenta uma grande revisão da maquinaria lingüística envolvidos no modelo de LGB, despojando de tudo, mas as coisas mais elementares elementos necessários, ao defender uma abordagem geral para o arquitetura da faculdade da linguagem humana que enfatiza os princípios de economia e de projeto ótimo, revertendo para uma abordagem derivational em geração, em contraste com a abordagem largamente representativa da clássica P & P.

Idéias de Chomsky tiveram uma forte influência sobre os investigadores de aquisição de linguagem em crianças, embora muitos pesquisadores da área, tais como Elizabeth Bates e Michael Tomasello argumentam fortemente contra as teorias de Chomsky, e em vez disso defendem emergentista ou teorias conexionistas, explicando língua com uma série de mecanismos de processamento gerais no cérebro que interagem com o extenso e complexo ambiente social em que língua é usada e aprendido.

Sua obra mais conhecida em fonologia é O padrão de som de Inglês (1968), escrito com Morris Halle (e muitas vezes conhecido como simplesmente SPE). Este trabalho teve um grande significado para o desenvolvimento no campo. Enquanto a teoria fonológica, desde então, mudou-se para além do "SPE fonologia" em muitos aspectos importantes, o sistema SPE é considerado o precursor de algumas das teorias fonológicas mais influentes hoje, incluindo fonologia autossegmental, fonologia lexical e teoria da otimalidade. Chomsky não publica na fonologia.

A gramática gerativa

A abordagem de Chomsky direção sintaxe, frequentemente denominado gramática gerativa, estudos de gramática como um corpo de conhecimento possuído pelos usuários da língua. Desde os anos 1960, Chomsky tem mantido que grande parte deste conhecimento é inato, o que implica que as crianças só precisam aprender certas características paroquiais de suas línguas nativas. O corpo inata de conhecimento linguístico é frequentemente denominado gramática universal. Do ponto de vista de Chomsky, a mais forte evidência para a existência de Gramática Universal é simplesmente o fato de que as crianças adquirem com sucesso suas línguas nativas em tão pouco tempo. Além disso, ele argumenta que há uma enorme diferença entre os estímulos linguísticos a que as crianças estão expostas e os ricos conhecimentos linguísticos que atingir (o " pobreza do estímulo "argumento). O conhecimento da Gramática Universal serviria para preencher essa lacuna.

Teorias de Chomsky ter sido imensamente influente na lingüística, mas eles também têm recebido críticas. Uma crítica recorrente da variedade de Chomsky da gramática gerativa é que é anglocêntrica e eurocêntrica, e que muitas vezes lingüistas que trabalham nessa tradição têm uma tendência a reivindicações de base sobre Gramática Universal em uma amostra muito pequena das línguas, às vezes apenas um. Inicialmente, o eurocentrismo foi exibido em uma ênfase exagerada sobre o estudo de Inglês. No entanto, centenas de diferentes línguas já receberam pelo menos alguma atenção dentro de análises lingüísticas de Chomsky. Apesar da diversidade de linguagens que foram caracterizadas por derivações UG, os críticos continuam a argumentar que os formalismos dentro linguística de Chomsky são anglocêntrica e deturpar as propriedades de idiomas que são diferentes do Inglês. Assim, a abordagem de Chomsky tem sido criticada como uma forma de imperialismo linguístico. Além disso, os linguistas chomskiana dependem fortemente sobre as intuições de falantes nativos em relação aos quais sentenças de suas línguas são bem-formado. Esta prática tem sido criticada por razões metodológicas gerais. Alguns psicólogos e psicolingüistas, embora simpático ao programa global de Chomsky, têm argumentado que os linguistas chomskiana prestar atenção insuficiente aos dados experimentais de processamento de linguagem, com a consequência de que suas teorias não são psicologicamente plausível. Outros críticos (ver aprendizagem de línguas) têm questionado se é necessário postular Gramática Universal para explicar a aquisição da linguagem infantil, argumentando que os mecanismos de aprendizagem de domínio-geral são suficientes.

Hoje em dia existem diversos ramos da gramática gerativa; pode-se visualizar estruturas gramaticais, tais como estrutura frase gramática orientado a cabeça, gramática funcional lexical, e combinatória categorial gramática de forma tão ampla e generativa de Chomsky na orientação, mas com diferenças significativas na execução.

Hierarquia de Chomsky

Chomsky é famoso pela investigação de vários tipos de linguagens formais e quer sejam ou não pode ser capaz de capturar propriedades-chave da linguagem humana. Sua Partições hierarquia de Chomsky gramáticas formais em classes ou grupos, com o aumento do poder de expressão, ou seja, cada classe sucessiva pode gerar um conjunto mais amplo de linguagens formais do que o anterior. Curiosamente, Chomsky argumenta que modela alguns aspectos da linguagem humana requer uma gramática formal mais complexo (como medido pela hierarquia Chomsky) de modelar outros. Por exemplo, enquanto um linguagem regular é poderoso o suficiente para modelar Inglês morfologia, não é poderoso o suficiente para modelar Inglês sintaxe. Além de ser relevante em linguística, a hierarquia de Chomsky também tornou-se importante na ciência da computação (especialmente em construção de compiladores e teoria de autômatos). De fato, há uma equivalência entre a hierarquia língua Chomsky e os diferentes tipos de autômatos. Assim teoremas sobre línguas são muitas vezes tratadas como qualquer idiomas (gramáticas) ou autômatos.

Política

Chomsky afirmou que suas "visões pessoais são aqueles bastante tradicionais anarquistas, com origens no Iluminismo e do liberalismo clássico ", e ele elogiou socialismo libertário. Embora Chomsky tenta evitar a ambiguidade de etiquetas, suas visões políticas são frequentemente caracterizados em contas de notícias como de "esquerda" ou "de esquerda", e ele descreveu a si mesmo como um anarco-sindicalista. Ele é um membro da Campanha pela Paz ea Democracia eo Trabalhadores Industriais do Mundo união internacional. Chomsky é também um membro do comitê consultivo interino da Organização Internacional para uma sociedade participativa que ele descreve como tendo potencial para "levar-nos um longo caminho para unificar as muitas iniciativas aqui e ao redor do mundo e moldando-os em uma força poderosa e eficaz." Ele publicou um livro sobre anarquismo intitulado Chomsky sobre Anarquismo, publicado pelo coletivo livro anarquista AK Press em 2006.

Chomsky se envolveu em ativismo político toda a sua vida adulta e opiniões sobre política e acontecimentos mundiais, que são amplamente citados, divulgados e discutidos expressa. Chomsky tem por sua vez, argumentou que suas opiniões são aqueles os poderosos não querem ouvir, e por esta razão ele é considerado um americano política dissidente.

Chomsky afirma que autoridade, a menos que se justifique, é intrinsecamente ilegítimo, e que o ónus da prova recai sobre aqueles que têm autoridade. Se essa carga não possa ser cumprida, a autoridade em questão deve ser desmantelado. Autoridade para seu próprio bem é inerentemente injustificada. Um exemplo dado por Chomsky de uma autoridade legítima é a exercida por um adulto para evitar que uma criança de vaguear no tráfego. Ele afirma que há pouca diferença moral entre escravidão e alugar seu auto para um proprietário ou " escravidão assalariada ". Ele sente que é um ataque à integridade pessoal que mina a liberdade individual. Ele sustenta que os trabalhadores devem possuir e controlar seu local de trabalho, uma opinião defendida (como observa ele) pelo Lowell meninas Mill.

Chomsky tem criticado fortemente o política externa dos Estados Unidos. Ele afirma padrões duplos em uma política externa pregando a democracia ea liberdade para todos, enquanto aliando-se com as organizações não-democráticos e repressivos e estados, como Chile sob Augusto Pinochet e argumenta que isso resulta em enormes de direitos humanos violações. Muitas vezes ele argumenta que a intervenção dos Estados Unidos em países estrangeiros, incluindo a ajuda secreta dado ao Contras na Nicarágua, um evento do qual ele tem sido muito crítico, válido para qualquer descrição padrão de terrorismo , incluindo "definições oficiais no código e do Exército dos EUA Manuais no início de 1980". Antes de seu colapso, Chomsky também condenou Soviética imperialismo; por exemplo, em 1986, durante uma pergunta / resposta após uma palestra que ele deu na Universidad Centroamericana na Nicarágua, quando desafiado sobre como ele poderia "falar sobre o imperialismo norte-americano e do imperialismo russo no mesmo fôlego", Chomsky respondeu: "Uma das verdades sobre o mundo é que existem duas superpotências, um enorme poder que passa a ter o seu início em seu pescoço;. outro, uma potência menor, que passa a ter o seu arranque em pescoços de outras pessoas eu acho que qualquer um no Terceiro Mundo seria fazer um grave erro se sucumbiu a ilusões sobre esses assuntos. "

No que diz respeito a morte de Osama bin Laden, Chomsky afirmou: "Podemos nos perguntar como iríamos estar reagindo se comandos iraquianos desembarcou em composto de George W. Bush, o assassinaram, e jogou seu corpo no Atlântico indiscutivelmente, seus crimes vastamente superior a bin Laden,. e ele não é um "suspeito", mas indiscutivelmente o 'decisivo' que deram as ordens para cometer o "supremo crime internacional diferindo apenas de outros crimes de guerra na medida em que contém dentro de si o mal acumulado do todo" (citando o Tribunal de Nuremberg) para que criminosos nazistas foram enforcados:. as centenas de milhares de mortos, milhões de refugiados, destruição de grande parte do país, [e] o conflito sectário amargo que já se espalhou para o resto da região "

Ele argumentou que a massa mídia nos Estados Unidos servem em grande parte como um " sacerdócio comprado "da Governo dos EUA e as corporações sediadas nos Estados Unidos, com os três interligados através de interesses comuns. Em uma referência ao famoso Walter Lippmann, Chomsky juntamente com o seu co-autor Edward S. Herman escreveu que a mídia americana fabrica consentimento entre o público. Chomsky condenou a 2010 Suprema Corte dos EUA Citizens United decisão de revogar os limites sobre financiamento de campanha, chamando-a "aquisição corporativa da democracia."

Chomsky se opõe ao global dos EUA " guerra às drogas ", alegando a sua língua é enganosa, e se refere a ela como" a guerra contra determinadas drogas. "Ele favorece a reforma da política de drogas, na educação e prevenção em vez de ação militar ou policial como um meio de reduzir o uso de drogas. Em uma entrevista em 1999, Chomsky argumentou que, ao passo que culturas como o tabaco não recebem qualquer menção na exposição governamental, outras culturas não-rentáveis, como a maconha são atacados por causa do efeito alcançado por perseguir o pobre . Ele afirmou:

US política de drogas doméstico não realiza suas metas estabelecidas, e os formuladores de políticas estão bem conscientes disso. Se não se trata de reduzir o abuso de substâncias, o que é isso? Está razoavelmente claro, ambos de ações atuais e do registro histórico, que as substâncias tendem a ser criminalizadas quando eles estão associados com as chamadas classes perigosas, que a criminalização de determinadas substâncias é uma técnica de controle social.

Chomsky é crítica do americano " capitalismo de Estado "do sistema e um grande negócio, ele se descreve como um socialista , especificamente um anarco-sindicalista, e é crítico de "autoritários" comunistas ramos do socialismo. Ele também acredita que os valores socialistas exemplificar a extensão racional e moralmente consistente de idéias clássicas inconformados originais liberais e radicais humanistas para um contexto industrial. Ele acredita que a sociedade deve ser altamente organizado e com base no controlo democrático das comunidades e locais de trabalho. Ele acredita que as idéias humanistas radicais de seus dois principais influências, Bertrand Russell e John Dewey, foram "enraizada no liberalismo iluminista e clássica, e reter seu caráter revolucionário."

Chomsky afirmou que ele acredita que os Estados Unidos continuam sendo o "maior país do mundo", um comentário que ele mais tarde esclareceu, dizendo: "Os países Avaliando é sem sentido e eu nunca iria colocar as coisas nesses termos, mas que alguns dos avanços da América, particularmente na área de liberdade de expressão, que foram atingidos por séculos de luta popular, são para ser admirado. "Ele também disse:" Em muitos aspectos, os Estados Unidos são o país mais livre do mundo. Eu não me refiro apenas em termos de limites à coerção estatal, embora isso também é verdade, mas também em termos de relações individuais. Os Estados Unidos se aproxima de ausência de classes em termos de relações interpessoais do que praticamente qualquer sociedade. "

Chomsky objetos à crítica de que o anarquismo é inconsistente com suporte para o bem-estar do governo, afirmando em parte:

Pode-se, naturalmente, assumir a posição de que não se preocupam com os problemas que as pessoas enfrentam hoje em dia, e quero pensar sobre uma possível amanhã. OK, mas então não pretendo ter qualquer interesse em seres humanos e seu destino, e ficar na sala de seminário e casa de café intelectual com outras pessoas privilegiadas. Ou pode-se tomar uma posição muito mais humano: Eu quero trabalhar, hoje, para construir uma sociedade melhor para amanhã - a posição anarquista clássica, bem diferente dos slogans em questão. Isto é exatamente correto, e ele leva diretamente ao suporte para as pessoas que enfrentam problemas de hoje: para a aplicação da regulamentação da saúde e segurança, o fornecimento de seguro nacional de saúde, sistemas de apoio para pessoas que deles necessitam, etc. Isso não é uma condição suficiente para a organização de um futuro diferente e melhor, mas é uma condição necessária. Qualquer outra coisa que vai receber o desprezo bem-merecido de pessoas que não têm o luxo de ignorar as circunstâncias em que vivem, e tentar sobreviver.

Chomsky mantém pontos de vista que podem ser resumidas como anti-guerra, mas não estritamente pacifista. Ele proeminente se opôs à Guerra do Vietnã ea maioria das outras guerras em sua vida. Ele expressou estes pontos de vista com resistência impostos e passeios de paz. Em 1968, ele assinou o compromisso "Escritores e Editores Protesto da guerra fiscal", prometendo a recusar o pagamento de impostos, em protesto contra a Guerra do Vietnã. Ele publicou uma série de artigos sobre a guerra do Vietnã, incluindo "A responsabilidade dos intelectuais". Ele sustenta que o envolvimento dos EUA na Segunda Guerra Mundial para derrotar as potências do Eixo foi provavelmente justificada, com a ressalva de que um resultado teria sido preferível para acabar ou impedir a guerra por meio da diplomacia antes. Ele acredita que o lançamento de bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki foram "entre os crimes mais indizíveis na história".

Chomsky fez muitas críticas ao israelense governo, seus defensores, os Estados Unidos 'de apoio do governo, e seu tratamento dos povo palestino, argumentando que "'apoiadores de Israel" são, na realidade partidários de sua degeneração moral e destruição final provável "e que" muito clara escolha de expansão sobre a segurança de Israel pode muito bem levar a essa consequência. " Chomsky discordou da fundação de Israel como um Estado judeu, dizendo: "Eu não acho que um Estado judeu ou cristão ou islâmico é um conceito adequado. Eu faria objeção aos Estados Unidos como um estado cristão". Chomsky hesitou antes de publicar trabalho crítico das políticas israelenses enquanto seus pais estavam vivos, porque "sabia que isso iria prejudicá-los", diz ele, "principalmente por causa de seus amigos, que reagiram histericamente para vistas como as expressas no meu trabalho." Em 16 de maio de 2010, autoridades israelenses detiveram Chomsky e, finalmente, se recusou a sua entrada para a Cisjordânia através da Jordânia. Um porta-voz do primeiro-ministro israelense indicou que a recusa de entrada era simplesmente devido a um guarda de fronteira que "excedeu sua autoridade" e uma segunda tentativa de entrar provável seria permitido. Chomsky discordou, dizendo que o funcionário do Ministério do Interior, que o entrevistou foi recebendo instruções dos seus superiores. Chomsky afirmou que com base nas várias horas de entrevistas, ele foi negada a entrada por causa das coisas que ele diz e porque ele foi visitar uma universidade na Cisjordânia, mas não há universidades israelenses.

Chomsky tem uma visão ampla dos direitos de liberdade de expressão, especialmente na mídia de massa , e se opõe censura. Ele afirmou que "no que diz respeito à liberdade de expressão, existem basicamente duas posições: você defendê-lo vigorosamente para vistas que você odeia, ou você rejeitá-la e preferem stalinistas / normas fascistas ". Com referência ao Vazamento de telegramas diplomáticos dos Estados Unidos, Chomsky sugeriu que "talvez a revelação mais dramático ... é o ódio amargo da democracia que se revela tanto pelo governo dos EUA - Hillary Clinton, outros - e também pelo serviço diplomático." Chomsky recusa-se a tomar medidas legais contra aqueles que podem ter ele difamou e prefere contrariar libelos através de cartas abertas em jornais. Um exemplo notável dessa abordagem é sua resposta a um artigo escrito por Emma Brockes no The Guardian que alegou que ele negou a existência do massacre de Srebrenica. Reclamação de Chomsky solicitado The Guardian a publicar uma correção apologético e retirar o artigo no site do jornal.

Chomsky tem dito com frequência que não há nenhuma conexão entre seu trabalho em lingüística e suas visões políticas e geralmente é crítico da idéia de que a discussão de temas políticos competente requer conhecimento especializado em áreas acadêmicas. Em uma entrevista de 1969, ele disse a respeito da conexão entre sua política e seu trabalho em lingüística:

Eu ainda me sinto-me que há um tipo de conexão tênue. Eu não quero exagerar, mas eu acho que isso significa alguma coisa para mim, pelo menos. Eu acho que as idéias políticas de alguém ou as suas ideias de organização social deve estar enraizada em última análise, em algum conceito da natureza humana e as necessidades humanas.

Alguns críticos acusaram Chomsky de hipocrisia quando, apesar de sua crítica política do imperialismo militar americano e europeu, as primeiras pesquisas na instituição (MIT), onde ele fez sua pesquisa linguística tinha sido substancialmente financiado pelos militares americanos. Críticos mais simpáticas, apontando para o mesmo patrocínio institucional, o descreveram em vez como "a consciência da América". Chomsky se torna o argumento de que, porque ele tem recebido financiamento do exército norte-americano, ele tem uma responsabilidade ainda maior para criticar e resistir a suas ações imorais.

Ele também é um oponente franco dapena de morte e falou contra a execução deSteven Woods.

Eu acho que a pena de morte é um crime, não importa quais sejam as circunstâncias, e é particularmente terrível no caso Steven Woods. Eu me oponho fortemente a execução de Steven Woods, em 13 de Setembro de 2011.

Em março de 2012, Chomsky endossadoJill Stein para o partido Verde Presidencial candidato em 2012, dizendo:

Eu espero que você vai aproveitar a oportunidade da 6ª Marcha Verde-Arco-íris primário para lançar um voto para a democracia ressurgente. Uma democracia que prospera fora dos partidos Democrata e Republicano que são patrocinados por e subserviente a América corporativa. ... Como você sabe, a ira popular nas instituições políticas e econômicas, ea subordinação do primeiro ao último, atingiu patamares históricos. E por boas razões. Dificilmente poderia haver um melhor momento para abrir o debate político para a justa ira e frustrações dos cidadãos que estão assistindo o movimento país para o que poderia ser um declínio irreversível, enquanto um pequeno sector da riqueza e do poder concentrado implementa políticas de benefício para eles e oposição por a população em geral, a quem eles estão lançando à deriva.

Nick Cohen Chomsky tem criticado frequentemente para fazer declarações excessivamente crítico sobre os governos ocidentais, especialmente os EUA, e por supostamente se recusar a retirar suas especulações quando os fatos se tornam disponíveis que lhes refutar.

Chomsky também suporta e se concentra emcurdoseparatismo tanto noIrãeTurquia.

Psicologia

O trabalho de Chomsky em lingüística teve profundas implicações para a moderna psicologia . Para Chomsky, linguística é um ramo da psicologia cognitiva; introspecções genuínas em lingüística implica entendimentos concomitantes de aspectos de processamento mental e da natureza humana. Sua teoria de uma gramática universal foi visto por muitos como um desafio direto às estabelecidas teorias comportamentais da época e teve consequências importantes para a compreensão de como as crianças aprendem a linguagem e que, exatamente, a capacidade de usar a linguagem é.

Em 1959, Chomsky publicou uma crítica influente de BF Skinner Comportamento Verbal , um livro em que Skinner ofereceu um relato teórico da linguagem em termos comportamentais, funcionais. Ele definiu "Comportamento Verbal" como um comportamento aprendido que tem consequências característicos entregues através do comportamento aprendido dos outros. Isto faz para uma vista de comportamentos comunicativos muito maiores do que normalmente dirigida por lingüistas. A abordagem de Skinner focada nas circunstâncias em que foi usada a linguagem; por exemplo, pedir água era funcionalmente uma resposta diferente do que rotular algo como água, respondendo a alguém pedindo água, etc. Estes funcionalmente diferentes tipos de respostas, o que exigiu explicações por sua vez separados, contrastava tanto com as noções tradicionais de linguagem e de Chomsky abordagem psicolingüística. Chomsky pensei que uma explicação funcionalista limitando-se a questões de desempenho comunicativo ignoradas questões importantes. (Chomsky - Língua e Mente, 1968). Ele se concentrou em questões relativas ao funcionamento e desenvolvimento de estruturas inatas para a sintaxe capaz de organizar de forma criativa, cohering, adaptação e combinação de palavras e frases em declarações inteligíveis.

Na revisão Chomsky enfatizou que a aplicação científica de princípios comportamentais a partir de pesquisas com animais é severamente falta de adequação explicativa e é, além disso, particularmente superficial como uma conta do comportamento verbal humana, porque uma teoria restringindo-se às condições externas, para "o que é aprendido," não pode conta adequadamente gramática gerativa. Chomsky levantou os exemplos de aquisição da linguagem rápida de crianças, incluindo a sua capacidade desenvolvendo rapidamente para formar frases gramaticais, eo uso de alto-falantes nativos competentes linguagem universalmente criativo para realçar as formas em que a visão de Skinner exemplificados sob determinação da teoria pela evidência. Ele argumentou que para entender o comportamento verbal humana, tais como os aspectos criativos do uso da linguagem e desenvolvimento da linguagem, um primeiro deve postular uma dotação linguística genética. A suposição de que importantes aspectos da linguagem são o produto de habilidade inata universal vai contra o behaviorismo radical de Skinner.

Existem três ideias-chave. O primeiro é que a mente é "cognitiva", ou que a mente realmente contém estados mentais, crenças, dúvidas e assim por diante. Em segundo lugar, ele argumentou que a maioria das propriedades importantes da linguagem e da mente são inatas. A aquisição e desenvolvimento de uma língua é resultado do desdobramento de propensões inatas desencadeadas pela entrada experiencial do ambiente externo. A ligação entre a aptidão inata para a linguagem humana e hereditariedade tem estado no centro do debate opondo Noam Chomsky para Jean Piaget na Abbaye de Royaumont, em 1975 ( Linguagem e Aprendizagem. O debate entre Jean Piaget e Noam Chomsky, Harvard University Press, 1980 ). Embora as ligações entre a configuração genética de seres humanos e de aptidão para a linguagem têm sido sugeridos na época e nas discussões posteriores, ainda estamos longe de compreender as bases genéticas da linguagem humana. Trabalho derivado do modelo de estabilização selectiva de sinapses configurado por Jean-Pierre Changeux, Philippe Courrège e Antoine Danchin, e mais recentemente desenvolvida experimentalmente e teoricamente por Jacques Mehler e Stanislas Dehaene em particular no domínio da cognição numérica dar apoio ao chomskyana "nativismo". Não se trata, no entanto, fornecer pistas sobre o tipo de regras que organizam conexões neuronais para permitir a competência linguística. Psicólogos subsequentes alargaram esta tese "nativista" general além da linguagem. Por último, Chomsky fez o conceito de " modularidade "uma característica crítica da arquitetura cognitiva da mente. A mente é composta de uma série de interagir, subsistemas especializados, com escassos fluxos de inter-comunicação. Este modelo contrasta fortemente com a velha idéia de que qualquer pedaço de informação na mente pode ser acessado por qualquer outro processo cognitivo (ilusões de óptica, por exemplo, não pode ser "desligado", mesmo quando eles são conhecidos por serem ilusões).

Ciência

Chomsky vê a ciência como uma busca simples para explicação, e rejeita os pontos de vista-o como um catálogo de fatos ou explicações mecânicas. A esta luz, a maioria das suas contribuições à ciência foram enquadramentos e hipóteses, ao invés de "descobertas".

Como tal, ele considera certo chamadopós-estruturalista oucríticas pós-modernas de lógica e razão de ser sem sentido:

Eu não sei mesmo o que é um ateu. Quando as pessoas me perguntam se eu sou um ateu, eu tenho que perguntar-lhes o que eles significam. O que é que eu deveria não acreditar? Até que você possa responder a essa pergunta eu não posso dizer se sou ateu, ea questão não se coloca. [...] Eu não vejo como alguém pode ser um agnóstico quando não se sabe o que é que é suposto acreditar, ou rejeitar.

-Chomsky sobreCiência no Dock, (2006)

Chomsky criticou o Antigo Testamento , mas demonstrou que a sua posição não é anti-religioso. Na verdade, como um analista sociais, como muitos outros autores, ele reconheceu que há uma diferença radical entre o cristianismo dos Evangelhos, em contraste com a da maioria dos governos e grandes organizações religiosas. Ele falou favoravelmente da teologia da libertação e reconheceu o trabalho de movimentos que tentaram restaurar e recuperar os princípios do cristianismo primitivo. Ele disse uma vez:

Jesus ele mesmo, ea maior parte da mensagem dos Evangelhos, é uma mensagem de serviço ao pobre, uma crítica à ricos e os poderosos, e um pacifista doutrina. e permaneceu dessa forma, isso é o que o cristianismo era até ... até que Constantino. Constantino mudou-lo para a cruz, que era o símbolo da perseguição de alguém que trabalha para os pobres, foi colocado no escudo do Império Romano . Tornou-se o símbolo de violência e opressão, e isso é muito bonito o que a igreja tem sido até o presente. Na verdade, é bastante impressionante nos últimos anos, elementos da igreja, em particular, os bispos latino-americanos, mas não só eles, tentou voltar para os Evangelhos. "
- Ciência no Dock, Discussão com Noam Chomsky, Lawrence Krauss & Sean M. Carroll, Science & Technology News, 01 de março de 2006

Debates

Chomsky noFórum Social Mundial (Porto Alegre), em 2003

Chomsky tem sido conhecido por defender vigorosamente e debater os seus pontos de vista e opiniões, em filosofia, lingüística ( Linguística Wars), e da política. Ele teve debates notáveis ​​com Jean Piaget, Michel Foucault, William F. Buckley Jr., Christopher Hitchens, George Lakoff, Richard Perle, Hilary Putnam, Willard Quine, e Alan Dershowitz, para citar alguns. Em resposta ao seu estilo de fala sendo criticado como chato, Chomsky disse que "eu sou um orador chato e eu gosto desse jeito .... eu duvido que as pessoas são atraídas para o que quer que a persona é .... As pessoas estão interessadas em as questões, e eles estão interessados ​​nas questões porque eles são importantes. " "Nós não queremos ser seduzidos pela eloqüência superficial, pela emoção e assim por diante."

Influência

Chomskiana modelos têm sido usados ​​como uma base teórica em vários campos de estudo. O hierarquia de Chomsky é frequentemente ensinada nas fundamentais de ciência da computação cursos em que confere uma visão sobre os vários tipos de linguagens formais. Esta hierarquia também pode ser discutida em termos matemáticos e gerou interesse entre os matemáticos, particularmente combinatorialists . Alguns argumentos a psicologia evolucionista são derivadas de seus resultados de pesquisa.

O 1984 Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, Niels K. Jerne, usou o modelo generativo de Chomsky para explicar o sistema imunológico humano, equacionando "componentes de uma gramática gerativa ... com várias características de estruturas de proteínas". O título de Estocolmo Nobel palestra de Jerne foi "A gramática gerativa do Sistema Imunológico".

Nim Chimpsky, um chimpanzé que foi objecto de um estudo naaquisição da linguagem animal aUniversidade de Columbia, foi nomeado após Chomsky, em referência à sua visão da aquisição da linguagem como uma capacidade exclusivamente humana.

Cientista da computação famoso Donald Knuth admite a leitura de Estruturas sintáticas durante sua lua de mel e sendo muito influenciado por ela. "... Devo admitir que, tendo uma cópia de Estruturas sintáticas de Noam Chomsky junto comigo na minha lua em 1961 ... Aqui era uma coisa maravilhosa: uma teoria matemática da linguagem em que eu poderia usar a intuição de um programador de computador".

Vida pessoal

Biógrafo Robert F. Barsky observou que Chomsky tem um "profundo senso de responsabilidade social e acadêmico", e que ele era um "trabalhador altamente produtivo".

Acadêmicos conquistas, prêmios e honras

No início de 1969, ele entregou as John Locke palestras na Universidade de Oxford ; em janeiro de 1970, a Bertrand Russell Memorial Lecture na Universidade de Cambridge ; em 1972, o Palestra Memorial Nehru em Nova Deli ; em 1977, o Palestra Huizinga em Leiden; em 1988, a Massey palestras na Universidade de Toronto, intitulado "Ilusões Necessárias: controle do pensamento nas sociedades democráticas"; Em 1997, o Palestra Davie Memorial à liberdade académica em Cidade do Cabo , em 2011, o Palestra Rickman Godlee no University College, de Londres muitos outros.

Chomsky tem recebido muitostítulos honorários de universidades ao redor do mundo, incluindo a partir do seguinte:

  • Universidade de Londres
  • Universidade de Chicago
  • Loyola University Chicago
  • Swarthmore College
  • University of Delhi
  • Bard College
  • University of Massachusetts Amherst
  • Universidade da Pensilvânia
  • Universidade de St. Andrews
  • Universidade de Georgetown
  • Amherst College
  • Universidade de Cambridge
  • Universidade do Colorado
  • Universidade de Buenos Aires
  • Universidade McGill
  • Rovira i Virgili University
  • Universidade de Columbia
  • Universidade Villanova
  • Universidade de Connecticut
  • Universidade do Maine
  • Scuola Normale Superiore di Pisa
  • University of Western Ontario
  • University of Toronto
  • Universidade de Harvard
  • Universidade do Chile
  • Universidade de Bolonha
  • Universidade de La Frontera
  • Universidade de Calcutá
  • Universidade Nacional da Colômbia
  • Vrije Universiteit Brussel
  • Santo Domingo Institute of Technology
  • Universidade de Uppsala
  • Universidade de Atenas
  • University of Cyprus
  • Central Connecticut State University
  • Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)
  • Universidade de Pequim
  • Nacional Tsing Hua University

Ele é um membro da Academia Americana de Artes e Ciências, a Academia Nacional de Ciências e da Sociedade Filosófica Americana. Além disso, ele é membro de outras sociedades profissionais e aprendeu nos Estados Unidos e no exterior, e é um destinatário do Distinto Contributo Scientific Award da American Psychological Association, o Prêmio Kyoto em Ciências Básicas, a Medalha Helmholtz, a Dorothy Eldridge Peacemaker Award, a Medalha Benjamin Franklin 1999 em Computação e Ciência Cognitiva, e outros. Ele é duas vezes vencedor do Prémio Orwell, concedida pelo Conselho Nacional de Professores de Inglês para "distintas contribuições para a honestidade e clareza na linguagem pública" (em 1987 e 1989).

Ele é um membro da Academia Sérvia de Ciências e Artes no Departamento de Ciências Sociais.

Em 2005, recebeu uma bolsa de Chomsky honorário da Literary and Historical Society. Em 2007, recebeu Chomsky A Universidade de Uppsala ( Suécia grau) Honorário de Doutor em comemoração de Carolus Linnaeus . Em fevereiro de 2008, ele recebeu a Medalha do Presidente da Literatura e Sociedade de Debates da Universidade Nacional da Irlanda, Galway. Desde 2009, ele é membro honorário da IAPTI.

Em 2010, Chomsky recebeu o Prêmio Erich Fromm, em Stuttgart, Alemanha. Em abril de 2010, Chomsky se tornou o terceiro estudioso para receber o Prêmio Universidade de AE Havens do Centro de Wisconsin para Lifetime Contribuição para Bolsas de Estudo Crítico.

Chomsky tem umnúmero Erdős de quatro.

Chomsky foi eleita a líder vivendo intelectual público em 2005 Intelectuais globais pesquisa realizada pela revista britânica Prospect . Ele reagiu, dizendo: "Eu não presto muita atenção às pesquisas". Em uma lista compilada pela revista New Statesman , em 2006, ele foi eleito o sétimo na lista dos "heróis do nosso tempo".

Ator Viggo Mortensen com avant-garde guitarristaBuckethead dedicado seu álbum de 2006, o chamado Pandemoniumfromamerica, para Chomsky.

Em 22 de janeiro de 2010, um concerto honorário especial para Chomsky foi dada pelo Kresge Auditorium no MIT. O concerto, com a presença de dezenas de Chomsky e sua família e amigos, Destaque música composta por Edward Manukyan e discursos de colegas de Chomsky, incluindo David Pesetsky do MIT e Gennaro Chierchia, chefe do departamento de lingüística Universidade de Harvard.

Em junho de 2011, Chomsky foi agraciado com oPrêmio da Paz de Sydney, que citou sua "coragem inabalável, a análise crítica do poder e da promoção dos direitos humanos".

Em 2011, Chomsky foi introduzido noHall da Fama do AI 'IEEE Intelligent Systems para as "contribuições significativas para o campo da AI e sistemas inteligentes".

Filmografia

  • Consentimento Manufacturing: Noam Chomsky e os Media, Diretor:Mark Achbar ePeter Wintonick (1992)
  • Last Party 2000, Diretor: Rebecca e Donovan Leitch Chaiklin (2001)
  • Power and Terror: Noam Chomsky em nossos tempos, Diretor: John Junkerman (2002)
  • A moralidade distorcida - Guerra dos EUA ao Terror?, Diretor: John Junkerman (2003)
  • Noam Chomsky: Rebel Without a Pause(TV), Diretor: Will Pascoe (2003)
  • A corporação , Diretores: Mark Achbar e Jennifer Abbott; Escritor: Joel Bakan (2003)
  • Peace, Propaganda & Terra Prometida, Administração:Sut Jhally eBate-Seba Ratzkoff (2004)
  • On Power, Dissent e Racismo: Uma discussão com Noam Chomsky , Jornalista: Nicolas Rossier; Produtores: Eli choukri, Baraka Productions (2004)
  • Lago de Fogo, Diretor:Tony Kaye (2006)
  • Feud americana: Uma História de conservadores e liberais, Diretor:Richard Hall (2008)
  • Chomsky & CieDiretor:Olivier Azam (em 2008)
  • Um Imposto Inconveniente, Diretor: Christopher P. Marshall (em 2009)
  • The Fix Money,Diretor: Alan Rosenblith (2009)
  • Pax Americana eo armamento do espaço, Diretor:Denis Delestrac (2010)
  • Artigo 12: Acordar em uma sociedade de vigilância, Diretor: Juan Manuel Biaiñ (2010)
  • Em 2012 Chomsky realizou uma participação especial no MIT paródia de Gangnam Style, que ficou conhecido informalmente como "Chomsky Style"; o vídeo foi descrito como o "Melhor estilo da paródia de Gangnam Yet" pelo The Huffington Post e um multi-milhões de visualização de vídeo "mais popular" no YouTube em seu próprio direito. (link do vídeo)

Entrevistas / Discursos

  • Noam Chomsky sobre "O anarquismo, socialismo libertário e anarco-sindicalismo", via YouTube:
  • Noam Chomsky palestra Politeama Rossetti em Trieste, setembro de 2012: "O Emerging Ordem Mundial: suas raízes, o nosso legado"
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Noam_Chomsky&oldid=545136942 "