Conteúdo verificado

Karl Marx

Assuntos Relacionados: Filósofos ; Pessoas Políticos

Você sabia ...

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Karl Marx
Karl Marx 001.jpg
Marx em 1875
Nascido Karl Heinrich Marx
(1818/05/05) 05 de maio de 1818
Trier, Reino da Prússia
Morreu 14 de março de 1883 (1883/03/14) (idade 64)
Londres , Reino Unido
Residência Alemanha, Reino Unido
Nacionalidade Prussiano, Alemão
Época Filosofia do século 19
Região Filosofia Ocidental, Filosofia alemã
Religião Protestantismo; mais tarde, nenhum ( ateu )
Escola O marxismo , comunismo , socialismo , Materialismo
Principais interesses Política, economia, filosofia , sociologia , trabalho, história, luta de classes,
Idéias notáveis Co-fundador do marxismo (com Engels ), mais-valia, contribuições para a teoria do valor-trabalho, luta de classes, alienação e exploração do trabalhador, O Manifesto Comunista, Das Kapital , concepção materialista da história
Assinatura Karl Marx Signature.svg

Karl Heinrich Marx (pronunciação alemão: [Kaːɐ̯l haɪnʀɪç maːɐ̯ks], 05 de maio de 1818 - 14 de março de 1883) foi um Prussian- Alemão filósofo e socialista revolucionário. Suas idéias desempenharam um papel significativo na criação do ciências sociais e do desenvolvimento do socialista movimento. A obra de Marx em economia lançou as bases para a nossa compreensão do trabalho e sua relação com o capital, e tem influenciado muito do pensamento econômico subseqüente. Ele publicou vários livros durante sua vida, o ser mais notável O Manifesto Comunista (1848) e Capital (1867-1894).

Nascido em uma família rica de classe média em No trier Rhineland prussiano, Marx estudou na Universidade de Bonn e do Universidade de Berlim, onde ele ficou interessado nas idéias filosóficas do Jovens hegelianos. Depois de seus estudos, ele escreveu para um jornal radical em Colónia , e começou a trabalhar para fora sua teoria da materialismo dialético. Ele se mudou para Paris em 1843, onde começou a escrever para outros jornais radicais e conheci Fredrick Engels , que se tornaria seu amigo de longa data e colaborador. Em 1849 ele foi exilado e se mudou para Londres junto com sua esposa e filhos, onde ele continuou escrevendo e formular suas teorias sobre a atividade econômica e social. Ele também fez campanha para o socialismo e tornou-se uma figura significativa na Associação Internacional dos Trabalhadores.

As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia ea política-conhecidos coletivamente como o marxismo -hold que as sociedades humanas progredir através luta de classes: um conflito entre uma classe de propriedade que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a produção. Ele chamou o capitalismo a "ditadura do burguesia ", acreditando que ele seja executado pelas classes ricas para seu próprio benefício; e ele previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziu tensões internas que conduziriam à sua auto-destruição e substituição por um novo sistema: socialismo. Ele argumentou que sob o socialismo sociedade seria regido pela classe trabalhadora no que ele chamou de " ditadura do proletariado ", o" 'estado "ou" democracia operária ". Ele acreditava que o socialismo viria a ser substituído por um apátrida, sociedade sem classes chamado comunismo . Junto com a crença na inevitabilidade do socialismo e do comunismo, Marx lutou ativamente para a implementação do primeiro, argumentando que os teóricos sociais e pessoas carentes tanto deverá realizar a ação revolucionária organizada para derrubar o capitalismo e trazer a mudança sócio-econômica.

Governos socialistas revolucionários defendendo conceitos marxistas tomou o poder em uma variedade de países no século 20, levando à formação de tais países socialistas como a União Soviética em 1922 e os da República Popular da China em 1949. Muitos sindicatos e partidos operários em todo o mundo foram também influenciado pelas idéias marxistas, enquanto várias variantes teóricas, tais como Leninismo, Stalinismo, Trotskismo, e Maoism, foram desenvolvidas a partir deles. Marx é tipicamente citados, com Émile Durkheim e Max Weber , como um dos três principais arquitectos da moderna Ciências Sociais. Marx tem sido descrito como uma das figuras mais influentes na história da humanidade.

Infância

Infância e educação infantil: 1818-1835

Local de nascimento de Marx em Trier. Em 1928, foi comprado pelo Partido Social-Democrata da Alemanha e agora abriga um museu dedicado a ele.

Karl Heinrich Marx nasceu em 05 de maio de 1818 a 664 em Brückergasse Trier, uma cidade no Reino da Prússia de Província do Baixo Reno. Ancestralmente Ashkenazi judaica, seu avô materno era um holandês rabino, enquanto sua linha paterna tinha fornecido rabinos de Trier desde 1723, um papel assumido por seu avô Meier Halevi Marx. O pai de Karl, Herschel Marx, foi o primeiro na fila para receber uma educação secular; tornando-se relativamente rico e de classe média, sua família possuía uma série de Vinhas Moselle. Para escapar das restrições de legislação anti-semita, ele convertido a partir de judaísmo ao Denominação cristã protestante de Luteranismo antes do nascimento de seu filho, assumindo o nome próprio alemão de Heinrich sobre a Yiddish Herschel.

Em grande parte não-religioso, Herschel era um homem do Iluminismo , interessado nas idéias dos filósofos Immanuel Kant e Voltaire . A liberal clássica, ele participou de agitação por uma constituição e as reformas na Prússia, então governado por um monarquia absoluta. Em 1815 Herschel começou a trabalhar como advogado, em 1819 mover sua família para uma propriedade de dez quarto perto do Porta Nigra. Sua esposa, Henrietta Pressburg, era um judeu holandês semi-analfabeto que dizia sofrer de "amor de mãe excessiva", dedicando muito tempo para sua família e insistindo na limpeza dentro de sua casa. Retendo sua fé judaica, suas crenças teriam alguma influência sobre seus filhos.

Pouco se sabe sobre a infância de Karl Marx. O terceiro dos nove filhos, ele se tornou o filho mais velho quando seu irmão Moritz morreu em 1819, e foi batizado na Igreja Luterana, juntamente com seus irmãos sobreviventes Sophie, Hermann, Henriette, Louise, Emilie e Karoline em agosto de 1824. Ele foi educado em privado até 1830, quando entrou Trier Segundo Grau, cujo diretor Hugo Wyttenbach era um amigo de seu pai. Wyttenbach havia contratado muitos humanistas liberais , como professores, irritando o governo. A polícia invadiu a escola em 1832, descobrindo que a literatura defendendo o liberalismo político estava sendo distribuído entre os estudantes; considerando que sedicioso, as autoridades instituíram reformas e substituído vários funcionários.

De 17 anos, em outubro de 1835, Marx viajou para o Universidade de Bonn; embora que desejam estudar filosofia e literatura, seu pai insistiu em lei como um campo mais prático. Evitando o serviço militar, quando ele completou dezoito anos devido a uma condição referida como uma "peito fraco", em Bona Marx se juntou Clube dos Poetas, um grupo contendo radicais políticos, que foi monitorado pela polícia. Marx também se juntou ao Trier Tavern Clube sociedade potável (Landsmannschaft der Treveraner), em um ponto que serve como co-presidente do clube. Além disso, Marx estava envolvido em determinados litígios, alguns dos quais se tornou grave; em agosto de 1836, ele participou de um duelo com um membro da Borussian Korps da universidade. Apesar de suas notas no primeiro mandato foram bons, eles logo se deteriorou, levando seu pai para forçar uma transferência para o mais sério e orientado academicamente Universidade de Berlim.

Hegelianismo e ativismo precoce: 1836-1843

Passar o verão eo outono 1836 em Trier, Marx logo se tornou mais sério sobre seus estudos e sua vida. Durante o verão de 1836, Marx ficou noiva de Jenny von Westphalen, uma baronesa educado da classe dominante prussiano que havia conhecido Marx desde a infância. Tendo rompido o noivado com um jovem aristocrata para estar com Marx, o relacionamento deles era incomum devido às diferenças entre suas origens étnicas e de classe, mas Marx fez amizade com seu pai, o aristocrata liberal Ludwig von Westphalen, mais tarde a dedicar sua tese de doutorado com ele. Em outubro de 1836, ele chegou a Berlim, se matricular na faculdade da universidade de direito e alugar um quarto no Mittelstrasse. Apesar de estudar Direito, ele era fascinado pela filosofia, e procurou uma maneira de combinar os dois, acreditando que "sem filosofia nada poderia ser feito." Marx se interessou pelo filósofo alemão recém-falecido GWF Hegel, cujas idéias foram então amplamente debatido entre os círculos filosóficos europeus. Durante a convalescença em Stralau, ele se juntou Clube do Médico (Doktorklub), um grupo de estudantes que discutiram idéias de Hegel, e através deles se envolveu com um grupo de pensadores radicais conhecidos como o Jovens hegelianos em 1837; eles se reuniram em torno de Ludwig Feuerbach e Bruno Bauer, com Marx a desenvolver uma amizade particularmente estreita com Adolf Rutenberg. Como Marx, os jovens hegelianos foram crítica de Hegel premissas metafísicas, mas adotou seu método dialético, a fim de criticar a sociedade estabelecida, política e religião de uma perspectiva de esquerda. Desaprovando ébrio comportamento de seu filho, o pai de Marx morreu em maio de 1838, resultando em uma renda diminuiu para a família.

Escrever não-ficção e ficção, em 1837 Marx concluiu uma novela curta, Scorpion e Felix, o drama Oulanem, e uma série de poemas de amor dedicados a Jenny; tudo permaneceu inédito. Abandonando ficção para outras atividades, incluindo a aprendizagem de Inglês e Italiano, estudando história da arte e traduzir clássicos latinos, ele estava empenhado em escrever sua tese de doutorado, A diferença entre a Demócrito e Epicuro Filosofia da Natureza, que terminou em 1841. Descrito como "uma peça ousada e original da obra em que ele partiu para mostrar que a teologia deve ceder à sabedoria superior de filosofia ", o ensaio foi controversa, especialmente entre os professores conservadores na Universidade de Berlim. Marx decidiu submetê-lo à mais liberal Universidade de Jena, cujo corpo docente lhe concedeu o seu doutoramento com base nele, em abril de 1841. Ele começou a cooperar com Bruno Bauer sobre a edição de Hegel Filosofia da Religião, em 1840, e em julho de 1841, o duo escandalizado sua classe em uma visita a Bonn por ficar bêbado, rindo na igreja, e galope pelas ruas em burros. Ambos militantes ateus , março 1841 começaram os planos para uma revista intitulada ateus Arquivos; que nunca chegaram a ser concretizadas.

Considerando uma carreira acadêmica, esse caminho foi barrado por uma crescente oposição do governo de liberalismo clássico e os jovens hegelianos. Movendo-se para Colónia , em 1842, ele se tornou um jornalista, escrevendo para o jornal radical Rheinische Zeitung ("Jornal do Reno") e em outubro de se tornar editor-chefe; expressando suas cada vez mais socialistas pontos de vista e interesse em economia, ele criticou tanto de direita governos europeus, bem como figuras nos movimentos liberais e socialistas que ele achava que ineficazes ou contra-produtivo. O papel atraiu a atenção da Prússia censores do governo, que verificados cada edição para material potencialmente sedicioso antes de imprimir; Marx observou que "Nosso jornal tem de ser apresentada à polícia para ser desprezado, e se o nariz polícia cheira nada un-cristão ou un-prussiana, não é permitido o jornal a aparecer." Depois que o jornal publicou um artigo criticando fortemente a monarquia russa, Tsar Nicholas I pediu que o Rheinische Zeitung ser proibida; O governo da Prússia desligar o papel em 1843. Sete anos depois de seu noivado, em 19 de junho de 1843 casou com Jenny Marx em uma igreja protestante em Kreuznach.

Agitação comunista

O único problema da Jahrbücher.

Paris: 1843-1845

Marx tornou-se co-editor de um novo jornal de esquerda radical, o Anais Franco-Alemães (alemão-francês Annals), sendo então instituído pelo socialista alemão Arnold Ruge reunir radicais alemães e franceses. Com sede em Paris, França, foi aqui que Marx e sua esposa se mudaram em outubro de 1843. Inicialmente vivendo com Ruge e sua esposa comunitariamente a 23 Rue Vaneau, eles encontraram as condições de vida difícil, então se mudou após o nascimento de sua filha Jenny em 1844. Embora a intenção de atrair escritores da França e os Estados alemães, o Jahrbücher foi dominado pelo último; o único escritor não-alemão foi o exilado russo anarco-comunista Michael Bakunin. Marx contribuiu com dois ensaios com o jornal, " Introdução a uma Contribuição para a Crítica da Filosofia do Direito de Hegel "e" Sobre a Questão Judaica ", o último a introdução de sua crença de que o proletariado era uma força revolucionária e marcando seu abraço do comunismo. Apenas uma questão foi publicado, mas foi relativamente bem sucedida, em grande parte devido à inclusão de Odes satíricas de Heinrich Heine sobre Rei Ludwig da Baviera, conduzindo os estados alemães para proibi-lo e apreender cópias importadas; Ruge, no entanto, recusou-se a financiar a publicação de novas edições, e sua amizade com Marx quebrou. Após o colapso do jornal, Marx começou a escrever para o único jornal em língua alemã radical esquerda sem censura, Vorwärts!. Com sede em Paris, o papel foi conectado ao Liga dos Justos, um sociedade secreta socialista utópico de trabalhadores e artesãos. Marx participou de algumas de suas reuniões, mas não participar. Em Vorwärts!, Marx refinado seus pontos de vista sobre o socialismo com base em idéias de Hegel e Feuerbach do materialismo dialético, ao mesmo tempo criticar os liberais e outros socialistas que operam na Europa.

Em 28 de agosto de 1844, Marx conheceu socialista alemão Friedrich Engels no Café de la Régence, iniciando uma amizade ao longo da vida. Engels mostrou Marx seu publicada recentemente A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra em 1844, convencer Marx de que a classe trabalhadora seria o agente e instrumento da revolução definitiva na história. Logo Marx e Engels estavam colaborando em uma crítica às idéias filosóficas do ex-amigo de Marx, Bruno Bauer. Este trabalho foi publicado em 1845 como A Sagrada Família. Embora crítica de Bauer, Marx estava cada vez mais influenciado pelas idéias de jovens hegelianos Max Stirner e Ludwig Feuerbach, mas, eventualmente, Marx e Engels tornou-se ciente de que também abandonou o materialismo de Feuerbach também.

Durante o tempo em que ele viveu na 38 Rue Vanneau em Paris (de outubro de 1843 até janeiro de 1845), Marx envolvido em um estudo intensivo de "economia política" (Adam Smith, David Ricardo, James Mill etc.), os socialistas franceses ( . especialmente Claude Henri St. Simon e Charles Fourier e da história da França "O estudo da economia política é um estudo que Marx iria prosseguir para o resto de sua vida e resultaria em seu trabalho econômico importante - a série de três volumes chamado" Capital ". O marxismo é baseada em grande parte em três influências-Hegel dialética do, socialismo utópico francês e economia em inglês. Junto com seu estudo anterior da dialética de Hegel, o estudo que Marx fez durante este tempo em Paris significava que todos os principais componentes do" marxismo "(ou economia política como Marx chamou) estavam em vigor até ao Outono de 1844. Embora Marx estava constantemente sendo puxado longe de seu estudo da economia política pelas demandas diárias habituais em seu tempo, que todo mundo enfrenta, e as exigências especiais adicionais de a edição de um jornal radical e mais tarde pelas exigências de organizar e dirigir os esforços de um partido político durante os anos em que levantes populares dos cidadãos pode a qualquer momento se tornar uma revolução, Marx sempre foi atraído de volta para seus estudos económicos. Marx procurou "para entender o funcionamento interno do capitalismo".

Um esboço de "marxismo" tinha definitivamente formada na mente de Karl Marx até o final de 1844. De fato, muitas características da visão marxista da economia política do mundo tinham sido trabalhados em grande detalhe. No entanto, Marx precisava anotar todos os detalhes de sua visão de mundo econômico a fim de esclarecer a nova teoria econômica em sua própria mente. Assim, escreveu Marx a Os Manuscritos Econômico-Filosóficos. Estes manuscritos, coberto numerosos temas, detalhando conceito de Marx trabalho alienado. No entanto, até à Primavera de 1845, o estudo continuou de economia política, de capital e do capitalismo levou Marx a crença de que o socialismo necessária a nova teoria político-econômica que ele estava defendendo-científico a ser construído sobre a base de um materialista completamente desenvolvido vista do mundo.

Os Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844 tinha sido escrito entre abril e agosto 1844 ainda Marx reconheceu que os manuscritos haviam sido influenciado por algumas idéias inconsistentes de Ludwig Feuerbach. Assim, Marx reconheceu a necessidade de romper com a filosofia de Feuerbach em favor do materialismo histórico. Assim, um ano depois, em abril de 1845, depois de se mudar a partir de Paris a Bruxelas, Marx autoria seu onze (11) Teses sobre Feuerbach, As Teses sobre Feuerbach é mais conhecida por Teses 11, que afirma que "os filósofos têm apenas interpretado o mundo de várias maneiras, o ponto é mudá-lo". Este trabalho contém a crítica de Marx materialismo (por ser contemplativo), idealismo (para reduzir a prática à teoria) global, criticando a filosofia para colocar realidade abstrata acima do mundo físico. Assim, introduziu o primeiro vislumbre de Marx materialismo histórico, um argumento que o mundo não é alterado por idéias, mas por, físico, atividade material real e prática. Em 1845, depois de receber um pedido do rei da Prússia, o governo francês fechou Vorwärts!, Com o ministro do Interior François Guizot expulsar Marx da França. Neste ponto, Marx se mudou de Paris, a Bruxelas, onde Marx esperava, mais uma vez, pegar seu estudo do capitalismo e da economia política.

Bruxelas: 1845-1847

A primeira edição de O Manifesto do Partido Comunista, publicado em alemão em 1848

Não é possível, quer para ficar na França ou para se deslocar para a Alemanha, Marx decidiu emigrar para Bruxelas, na Bélgica, em fevereiro de 1845. No entanto, para permanecer na Bélgica, Marx tinha a promessa de não publicar nada sobre o assunto da política contemporânea, a fim de entrar. Em Bruxelas, ele associado com outros socialistas exilados de toda a Europa, incluindo Moses Hess, Karl Heinzen, e Joseph Weydemeyer, e logo, em abril de 1845, Engels mudou-se de Barmen na Alemanha a Bruxelas para se juntar a Marx ea crescente quadro de membros da Liga dos Justos agora procuram uma casa em Bruxelas. Mais tarde, Mary Burns, Engels companheiro de longa data, deixou o Manchester, Inglaterra, para se juntar a Engels em Bruxelas.

Em meados de julho 1845, Marx e Engels saiu de Bruxelas para a Inglaterra para visitar os líderes dos cartistas , um movimento socialista na Grã-Bretanha. Esta foi a primeira viagem para a Inglaterra e Engels de Marx foi um guia ideal para a viagem. Não só, tinha Engels já passou dois anos vivendo em Manchester, Inglaterra a partir de novembro 1842 até agosto de 1844. Não só ele já sabe o idioma Inglês, mas Engels tinha desenvolvido uma estreita relação com muitos líderes cartistas. De fato, Engels estava servindo como repórter para muitos cartista e jornais socialistas ingleses. Marx usou a viagem como uma oportunidade para examinar os recursos económicos disponíveis para estudo em várias bibliotecas em Londres e Manchester.

Em colaboração com Engels, Marx também começou a escrever um livro que é frequentemente visto como o melhor tratamento do conceito de materialismo histórico, A ideologia alemã. Neste trabalho, Marx rompeu com Feuerbach, Bruno Bauer, Max Stirner eo resto dos jovens hegelianos, e também quebrou com Karl Grun e outros "verdadeiros socialistas" cujas filosofias ainda estavam baseado em parte no "idealismo". Em Ideologia Alemã, Marx e Engels finalmente concluída a sua filosofia que se baseava apenas no materialismo como a força do motor único na história.

Ideologia Alemã é escrito de uma forma humorística satírico. No entanto, mesmo esta forma satírica não salvou o trabalho de censura. Como tantos outros escritos iniciais de seu, ideologia alemã não seria publicado em vida de Marx e só seria publicado em 1932. No entanto, a escrita de ideologia alemã criou algumas memórias ao longo da vida dentro do agregado familiar Marx e revela curta estadia da família, em Bruxelas, um momento feliz. Em 02 de junho de 1883 carta a Laura Lafargue Marx, segunda filha de Karl Marx, Friedrich Engels escreveu que após a morte de Karl Marx, em Março de 1883, Helene Demuth, a empregada da família a longo prazo de Karl Marx e Jenny tinha chegado a trabalhar para Engels para ajudar na organização e preparação para a publicação dos escritos de Karl-Marx especialmente Volume 2 e Volume 3 de Capital. Nesta carta, Engels se referiu à sua descoberta de um capítulo de A ideologia alemã que Engels, em seguida, ler em voz alta para Helene. Ao ouvir o capítulo, Helene comentou que agora ela sabia por que era que em certas noites, ao compor Ideologia Alemã, Marx e Engels estavam rindo tão alto no apartamento Bruxelas, que ninguém não-3 anos de idade Jenny Caroline Marx, de dois anos de idade Laura Marx nem o recém-nascido Edgar Marx nem a sua mãe, Jenny, nem Helene-se que era então 25 anos de idade, conseguimos dormir.

Depois de completar Ideologia Alemã, Marx voltou-se para um trabalho que visava clarificar a sua própria posição em relação "a teoria ea táctica" de um verdadeiro "movimento proletário revolucionário" que operam a partir do ponto de vista de um "materialista científico" filosofia verdadeiramente. Este trabalho teve por objetivo estabelecer uma distinção entre os socialistas utópicos e própria filosofia socialista científico de Marx. Considerando que, os utopistas acredita que as pessoas devem ser persuadidos uma pessoa de cada vez para se juntar ao movimento socialista, a forma como uma pessoa deve ser persuadidos a adotar qualquer crença diferente, Marx sabia que as pessoas tenderiam na maioria das vezes a agir em conformidade com a sua própria interesses econômicos. Assim, apelando para toda uma classe (a classe trabalhadora, neste caso) com um amplo apelo ao melhor interesse material da classe seria a melhor maneira de mobilizar as amplas massas da classe para fazer uma sociedade revolução e mudança. Esta foi a intenção do novo livro que Marx estava planejando. No entanto, a fim de obter o manuscrito passou os censores do governo, Marx chamou o livro, A Miséria da Filosofia (1847) e ofereceu o livro como uma resposta à "filosofia pequenos burgueses" do francês anarco-socialista Pierre-Joseph Proudhon como expressa em seu livro 1840 A Filosofia da Miséria.

Estes livros lançou as bases para Marx e trabalho mais famoso de Engels, um panfleto político que desde então tem vindo a ser conhecido como O Manifesto Comunista. Enquanto residente em Bruxelas 1846, Marx continuou a sua associação com a organização radical secreta chamada Liga dos Justos. Como observado acima, Marx pensava a Liga para ser exatamente o tipo de organização radical que era necessário para estimular a classe trabalhadora da Europa em direção ao movimento de massa que iria trazer uma revolução da classe trabalhadora. No entanto, para organizar a classe trabalhadora em um movimento de massas da Liga tinha cessar seu "segredo" ou "underground" de orientação e operar a céu aberto como um político membros do partido da Liga, eventualmente, tornou-se persuadido a este respeito. Assim, em junho de 1847, a Liga dos Justos foi reorganizada pela sua participação em um novo aberto "acima do solo" sociedade política que apelou diretamente para as classes trabalhadoras. Esta nova sociedade política aberta foi chamado de "Liga dos Comunistas". Tanto Marx e Engels participou na elaboração do programa e princípios de organização da nova Liga Comunista.

No final de 1847, Marx e Engels começou a escrever o que viria a se tornar seu mais famoso-obra programa de acção para a Liga Comunista. Escrito em conjunto por Marx e Engels a partir de dezembro 1847 a janeiro de 1848, O Manifesto Comunista foi publicado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848. O "Manifesto Comunista" colocado para fora as crenças da nova Liga Comunista. Não é mais uma sociedade secreta, a Liga Comunista, queria fazer objetivos e intenções claras ao público em geral em vez de esconder suas crenças como a Liga dos Justos vinha fazendo. As linhas do panfleto de abertura estabelecido a principal base do marxismo, que "A história da sociedade toda até aqui existente é a história de lutas de classes." Ele passa a olhar para os antagonismos que Marx afirmava estavam surgindo entre os confrontos de interesses entre o burguesia (classe média abastada) eo proletariado (a classe operária industrial). Procedendo a partir deste, o Manifesto apresenta o argumento de por que a Liga Comunista, ao contrário de outros partidos e grupos políticos socialistas e liberais na época, estava realmente agindo no interesse do proletariado para derrubar a sociedade capitalista e substituí-lo com o socialismo.

Mais tarde nesse ano, a Europa sofreu uma série de protestos, rebeliões e levantes violentos muitas vezes que ficou conhecido como o Revolução de 1848. Na França, uma revolução levou à derrubada da monarquia eo estabelecimento do Segunda República Francesa. Marx era de suporte de tal atividade, e que recentemente recebeu uma herança substancial de seu pai tanto de 6000 ou 5000 francos, supostamente usado um terço do que armar os trabalhadores belgas que estavam planejando a ação revolucionária. Embora a veracidade dessas alegações é contestado, o Ministério da Justiça belga acusou-o de que, posteriormente, prendê-lo, e ele foi forçado a fugir para a França, onde, com um novo governo republicano no poder, ele acreditava que ele estaria seguro .

Colónia: 1848-1849

Temporariamente estabelecendo-se em Paris, Marx transferiu a sede executivo Liga Comunista para a cidade e também criou um Clube Operário Alemão com vários socialistas alemães que vivem lá. Na esperança de ver a propagação revolução para a Alemanha, em 1848, Marx voltou para Colônia (Köln), onde ele começou a emitir um folheto intitulado as Exigências do Partido Comunista na Alemanha, no qual argumentava por apenas quatro dos dez pontos do Manifesto Comunista , acreditando que na Alemanha naquela época, a burguesia deve derrubar o monarquia feudal e da aristocracia antes do proletariado poderia derrubar a burguesia. Em 1º de junho, Marx começou a publicação do diário Neue Rheinische Zeitung ("Jornal New Renana"), que ele ajudou a financiar através de sua herança recente de seu pai. Projetado para colocar notícias para a frente de toda a Europa com a sua própria interpretação marxista de eventos, Marx continua sendo um dos seus escritores primárias, acompanhado por outros colegas da Liga dos Comunistas que escreveu para o jornal, embora apesar de sua entrada permaneceu, de acordo com Friedrich Engels , "uma ditadura simples por Marx", que dominou a escolha do conteúdo.

Enquanto editor do jornal, Marx e outros socialistas revolucionários foram regularmente assediados pela polícia, e Marx foi levado a julgamento em várias ocasiões, de frente para várias acusações, incluindo insultar o Procurador-Geral, cometendo um delito de imprensa e incitar a rebelião armada através de impostos boicotando, embora cada vez que ele foi absolvido. Enquanto isso, o parlamento democrático na Prússia entrou em colapso, eo rei, Frederick William IV, introduziu um novo gabinete dos seus apoiantes reacionárias, que implementaram medidas contra-revolucionária para expurgar elementos revolucionários de esquerda e outros do país. Consequentemente, a Neue Rheinische Zeitung foi logo suprimida e Marx foi ordenado a deixar o país em 16 de Maio. Marx regressou a Paris, que estava então sob o domínio de ambos um reacionário contra-revolução e uma cólera epidemia, e logo foi expulso pelas autoridades da cidade que ele uma ameaça política considerados. Com sua esposa Jenny esperando seu quarto filho, e não é capaz de se mover de volta para a Alemanha ou a Bélgica, em agosto de 1849 buscou refúgio em Londres.

Vida em Londres

Marx mudou-se para Londres em Maio de 1849 e permaneceria com sede na cidade para o resto de sua vida. A sede da Liga Comunista também se mudou para Londres. No entanto, no inverno de 1849-1850, uma divisão dentro das fileiras do Liga Comunista ocorreu quando uma facção dentro da Liga Comunista liderado por Agosto Willich e Karl Schapper começaram a agitar para a insurreição imediata por parte da Liga Comunista. Willich e Schapper acreditava que uma vez que a Liga Comunista havia iniciado a revolta, toda a classe trabalhadora de toda a Europa subiria "espontaneamente" para se juntar à insurreição, assim, criando revolução em toda a Europa. Marx e Friedrich Engels protestou que um levante tal não planejada por parte da Liga Comunista era "aventureira" e seria um suicídio para a Liga Comunista. Tal revolta, como a recomendada pelo grupo Schapper / Willich seria facilmente esmagados pela polícia e as forças armadas dos governos reacionários da Europa. Este, mantida Marx, iria significar a ruína para a Liga Comunista em si. As mudanças na sociedade, argumentou Marx, não são alcançados durante a noite através dos esforços e força de vontade de "um punhado de homens." Em vez disso, as mudanças na sociedade são trazidas através de uma análise científica das condições econômicas da sociedade e movendo em direção a revolução através de diferentes estágios de desenvolvimento social. No presente estágio de desenvolvimento (cerca de 1850), após a derrota dos 1.848 levantes em toda a Europa, Marx sentiu que a Liga Comunista deve incentivar a classe trabalhadora para se unir com elementos progressistas da burguesia ascendente, a fim de derrotar a aristocracia feudal em questões envolvendo demandas por reformas governamentais, por exemplo. uma república constituição com montagens livremente eleitos e (masculino) sufrágio universal. Em outras palavras, a classe trabalhadora deve juntar-se com as forças democráticas burguesas / para trazer a conclusão bem sucedida da revolução burguesa antes salientando a agenda da classe trabalhadora e uma revolução da classe trabalhadora.

Depois de uma longa luta, que ameaçava arruinar a Liga Comunista, ponto de vista de Marx prevaleceu e, eventualmente, o grupo Willich / Schapper deixou a Liga Comunista. Londres tornou-se a nova sede da Liga Comunista. Enquanto isso, Marx tornou-se também fortemente envolvido com os socialistas Sociedade Educacional dos Trabalhadores Alemães . Os Sociedade Educacional dos Trabalhadores Alemães realizaram suas reuniões em Great Windmill Street, Soho, centro de entretenimento no centro de Londres. Os Sociedade Educacional dos Trabalhadores Alemães também foi torturado com uma luta interna entre os seus membros, parte do qual seguiu Marx e outra parte que se seguiu à facção Schapper / Willich. Os problemas nesta divisão interna eram as mesmas questões levantadas na divisão interna dentro da Liga Comunista . Marx, no entanto, perdeu a luta com a facção Schapper / Willich dentro das Sociedade Educacional dos Trabalhadores Alemães e em 17 de Setembro de 1850, demitiu-se da Sociedade.

Enquanto em Londres, Marx dedicou-se à tarefa de organização revolucionária da classe trabalhadora. Para os primeiros anos, ele e sua família viviam em extrema pobreza. Sua principal fonte de renda era seu colega, Engels, que deriva grande parte de sua renda de negócio de sua família. Marx também trabalhou como correspondente do New York Daily Tribune . Em anos anteriores, Marx tinha sido capaz de comunicar-se com as grandes massas da classe trabalhadora, editando seu próprio jornal ou edição de um jornal financiado por outros simpáticos à sua plilosophy. Agora, em Londres, Marx foi capaz de financiar seu próprio jornal e incapaz de montar finacing dos outros. Assim, Marx procurou para se comunicar com o público, escrevendo artigos para o New York Tribune .

O New York Daily Tribune tinha sido fundada em Nova York, nos Estados Unidos da América por Horace Greeley em contato principal abril 1841. de Marx sobre o "Tribune" foi Charles Dana. Mais tarde, em 1868, Charles Dana iria deixar a tribuna para se tornar o proprietário e editor-chefe do New York Sun um jornal concorrente em New York City. No entanto, neste momento Charles Dana atuou no conselho editorial do Tribune .

Várias coisas sobre o Tribune fez o jornal um excelente veículo para Marx a utilizar, a fim de atingir um público simpático em todo o Oceano Atlântico. Primeiro de tudo, desde a sua fundação o Tribune foi um (2) barato jornal de dois centavos de dólar por cópia. Assim, o jornal era popular com as grandes massas da classe trabalhadora comum dos Estados Unidos. Com uma tiragem de cerca de 50.000 questões, o Tribune foi o jornal de maior circulação nos Estados Unidos. Editorialmente, o Tribune refletido próprias opiniões anti-escravidão de Greeley. Assim, não só o Tribune tem grande leitor com os Estados Unidos e não apenas fez que leitores vêm das classes trabalhadoras, mas os leitores parecia ser a partir da ala progressista da classe trabalhadora. O primeiro artigo de Marx para o New York Tribune era sobre as eleições britânicas para o Parlamento e foi publicada no 21 de agosto de 1852 emissão do Tribune .

Marx era apenas um dos repórteres na Europa que o New York Tribune empregados. No entanto, com a crise escravidão chegando a um ponto no final dos anos 1850 e com a eclosão da Guerra Civil Americana em 1861, o interesse do público americano em assuntos europeus diminuiu. Marx reconheceu isso deterioração do interesse em assuntos europeus, no âmbito público americano e muito cedo começou a escrever sobre questões que afetam os Estados Unidos, em particular a "crise escravidão" e da "guerra entre os Estados."

Marx continuou a escrever artigos para o New York Daily Tribune , desde que Marx estava certo de que o Tribune de política editorial era ainda uma política progressista. n até que uma mudança no conselho editorial da Tribuna trouxe uma nova política editorial na tribuna. Já não era a Tribune ser um abolicionista papel forte e um papel dedicado a uma completa vitória da União. O novo conselho editorial apoiou uma paz imediata entre o sindicato ea confederação com a escravidão permanece intacta na confederação. Assim, em 1863, Marx foi forçado a retirar como um escritor para o Tribune.

De dezembro de 1851 a março 1852, Marx escreveu O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte, um trabalho sobre aRevolução Francesa de 1848, no qual ele expandiu seus conceitos do materialismo histórico,luta de classes e daditadura do proletariado, avançando o argumento de que vitorioso proletariado tem de quebrar oEstado burguês.

Os anos de 1850 e 1860 também marca a linha entre o que alguns estudiosos vêem como idealista, hegeliana jovem Marx a partir dos mais de mente científica escritos Marx maduros do período posterior. Esta distinção é geralmente associado com a escola de marxismo estrutural, e não todos os estudiosos concordam que ela existe. Os anos da revolução de 1848 através de 1849 tinha sido uma grande experiência tanto para Marx e Engels. Ambos tornaram-se certeza de que seu ponto de vista económico do curso da história era a única forma válida de que os eventos históricos, como o ascenso revolucionário de 1848 poderia ser explicado adequadamente. Por algum tempo depois de 1848, Marx e Engels se perguntou se todo o ascenso revolucionário tinha jogado completamente fora. Quando já tinha passado o tempo, eles começaram a pensar que um novo e revolucionário iria ocorrer quando houve outra desaceleração da economia nacional. A desaceleração da economia dos Estados Unidos em 1852 configurá-los a se perguntar se um levante revolucionário em breve iria ocorrer. A economia dos Estados Unidos era muito novo para jogar o anfitrião a uma revolução clássica. Qualquer crise econômica que começou nos Estados Unidos não levaria a revolução, a menos que uma das economias mais velhos da Europa "chamou a contágio" dos Estados Unidos. Em outras palavras, as economias do mundo ainda eram vistos como sistemas nacionais individuais, que eram contíguos com as fronteiras nacionais de cada país. O "Pânico de 1857" quebrou o molde de todo o pensamento prévio sobre a economia mundial. A crise de 1857 foi verdadeiramente o primeiro depressão econômica mundial.

Marx desejava retornar aos seus estudos económicos. Ele havia deixado os estudos em 1844 e tinha sido preocupados com outros projetos ao longo dos últimos 13 (treze) anos. Ao retornar ao seu estudo da economia, ele sentiu que seria capaz de compreender mais profundamente o que estava ocorrendo no mundo.

Em 1864, Marx se envolveu na Associação Internacional dos Trabalhadores (também conhecido como Primeira Internacional )., a cujo Conselho Geral foi eleito em seu início em 1864. Nesse organização, Marx estava envolvido na luta contra o anarquista asa centrado em torno Mikhail Bakunin (1814-1876). Embora Marx ganhou este concurso, a transferência da sede do Conselho Geral de Londres para Nova York em 1872, que apoiou Marx, levou ao declínio da Internacional. O acontecimento político mais importante durante a existência da Internacional foi a Comuna de Paris de 1871 , quando os cidadãos de Paris se rebelou contra seu governo e segurou a cidade por dois meses. Em resposta à sangrenta repressão da rebelião Marx escreveu um de seus panfletos mais famosos, A Guerra Civil na França , uma defesa da Comuna.

Dadas as falhas e frustrações de revoluções e movimentos de trabalhadores repetidas, Marx também procurou compreender o capitalismo, e passou uma grande parte do tempo na sala de leitura do Museu Britânico estudar e refletir sobre as obras de economistas políticos e em dados econômicos. Por volta de 1857, ele havia acumulado mais de 800 páginas de notas curtas e ensaios sobre o capital, propriedade, o trabalho assalariado, o Estado, e de comércio exterior e no mercado mundial desembarcados; este trabalho não aparecem na impressão até 1941, sob o título Grundrisse . Em 1859, Marx publicou Contribuição para a Crítica da Economia Política , a sua primeira obra econômica séria. No início dos anos 1860, ele trabalhou em compor três grandes volumes, as Teorias da mais-valia , que discutiu os teóricos da economia política, particularmente Adam Smith e David Ricardo. Este trabalho é frequentemente visto como o quarto livro da Capital e constitui um dos primeiros tratados globais sobre a história do pensamento econômico . Em 1867 o primeiro volume da Capital foi publicado, um trabalho que analisou o processo de produção capitalista. Aqui Marx elaborou sua teoria do valor-trabalho (influenciada por Thomas Hodgskin) e sua concepção de mais-valia e exploração, que argumentou ele acabaria por levar a uma queda da taxa de lucro e do colapso do capitalismo industrial. Volumes II e III manteve-se meros manuscritos sobre o qual Marx continuou a trabalhar para o resto de sua vida e foram publicados postumamente por Engels.

Marx em 1882

Durante a última década de sua vida, a saúde de Marx recusou e ele tornou-se incapaz de o esforço sustentado que caracterizou sua obra anterior. Ele conseguiu a comentar substancialmente sobre política contemporânea, em particular na Alemanha e na Rússia. Sua Crítica do Programa de Gotha oposição a tendência de seus seguidores Wilhelm Liebknecht e August Bebel se comprometer com o socialismo de Estado de Ferdinand Lassalle no interesse de um partido socialista unida. Este trabalho também é notável por outra famosa citação de Marx: " De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo sua necessidade ".

Em uma carta ao Vera Zasulich datado de 08 de março de 1881, Marx contemplada a possibilidade de a Rússia de ignorando o estágio de desenvolvimento capitalista e construção do comunismo na base da propriedade comum da terra característica da vila mir . Embora admitindo que rural da Rússia "comuna é o fulcro de regeneração social na Rússia", Marx também alertou que, para que o mir a funcionar como um meio para mover-se diretamente para a fase socialista sem uma fase capitalista anterior, ele "seria primeiro necessário eliminar as influências deletérias que estão atacando-o (a comuna rural) de todos os lados ". Dada a eliminação dessas influências perniciosas, Marx permitiu que poderia existir "condições normais de desenvolvimento espontâneo" da comuna rural. No entanto, na mesma carta a Vera Zassulitch, Marx assinala que "o cerne do sistema capitalista ... encontra-se a completa separação do produtor dos meios de produção." Em um dos rascunhos da presente carta, Marx revela a sua crescente paixão para a antropologia, motivado por sua crença de que o futuro do comunismo seria um retorno a um nível superior ao comunismo de nosso passado pré-histórico. Ele escreveu que "a tendência histórica de nossa época é a crise fatal que a produção capitalista tem sofrido nos países europeus e americanos em que atingiu o seu pico mais alto, uma crise que vai acabar em sua destruição, no retorno da sociedade moderna a um maior forma de o tipo mais arcaica - produção e apropriação coletiva ". Ele acrescentou que "a vitalidade das comunidades primitivas era incomparavelmente maior do que o semita, grega, romana, etc. sociedades, e, a fortiori, que de sociedades capitalistas modernas". Antes de morrer, pediu Marx Engels para escrever essas idéias, que foram publicados em 1884 sob o título A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.

Vida pessoal

Jenny Jenny Carolina e Laura Marx (1869). Todas as filhas de Marx foram nomeados em homenagem a sua mãe, Jenny von Westphalen

Marx e von Westphalen teve sete filhos juntos, mas, em parte, devido às más condições de vida que eles foram forçados a viver em enquanto em Londres, apenas três sobreviveram à idade adulta. As crianças foram: Jenny Caroline (m Longuet, 1844-1883.); Jenny Laura (m Lafargue, 1845-1911.); Edgar (1847-1855); Henry Edward Guy ("Guido"; 1849-1850); Jenny Eveline Frances ("Franziska"; 1851-1852); Jenny Julia Eleanor (1855-1898) e, mais que morreu antes de ser nomeado um (Julho de 1857). Há alegações de que Marx também teve um filho, Freddy, fora do casamento por sua governanta, Helene Demuth.

Marx freqüentemente usado pseudônimos, muitas vezes, ao alugar uma casa ou apartamento, aparentemente para tornar mais difícil para as autoridades para localizá-lo. Enquanto em Paris, ele usou essa de 'Monsieur Ramboz', enquanto em Londres, ele assinou suas cartas como "A. Williams '. Seus amigos se referiam a ele como "mouro", devido à sua tez escura e cabelo preto encaracolado, algo que eles acreditavam que o fez se parecer com as históricas mouros do Norte de África, enquanto ele incentivou seus filhos a chamá-lo de 'Old Nick' e 'Charley' . Ele também concedeu apelidos e pseudônimos em seus amigos e familiares, bem como, referindo-se a Friedrich Engels como 'General', sua governanta Helene como 'Lenchen' ou 'Nym ", enquanto uma de suas filhas, Jennychen, foi referido como' Qui Qui , Imperador da China "e outro, Laura, era conhecido como" Kakadou »ou« hotentote ".

Conforme Sylvia Nasar, Marx nunca devidamente aprendido Inglês e nunca foi para uma fábrica de Inglês.

Morte

O túmulo de Karl Marx,cemitério de Highgate, Londres

Após a morte de sua esposa Jenny em dezembro de 1881, Marx desenvolveu um catarro que o manteve em problemas de saúde nos últimos 15 meses de sua vida. Ele eventualmente trouxe a bronquite e pleurisia que o matou em Londres em 14 de março de 1883. Ele morreu um apátrida; família e amigos em Londres enterrou o corpo em cemitério de Highgate, em Londres, em 17 de março de 1883. Havia entre nove e onze carpideiras em seu funeral.

Vários de seus amigos mais próximos falou em seu funeral, incluindo Wilhelm Liebknecht e Friedrich Engels. O discurso de Engels incluiu a passagem:

No dia 14 de março, às quinze para as três horas da tarde, o maior pensador deixou de pensar. Ele havia sido deixado sozinho por escassos dois minutos, e quando voltamos, encontramos ele em sua poltrona, pacificamente ido dormir, mas para sempre.

A filha de Marx Eleanor e Charles Longuet e Paul Lafargue, dois filhos-de-lei socialista francês de Marx, também estavam presentes. Liebknecht, um dos fundadores e líder do Partido Social-Democrata alemão, fez um discurso em alemão, e Longuet, uma figura proeminente no movimento da classe trabalhadora francesa, fez uma breve declaração em francês. Dois telegramas de partidos operários na França e Espanha Também foram lidos. Juntamente com o discurso de Engels, isso constituía todo o programa do funeral. Não-parentes presentes no funeral incluiu três sócios comunistas de Marx: Friedrich Lessner, preso por três anos após o julgamento comunista de Colónia de 1852; G. Lochner, que Engels descreveu como "um velho membro da Liga Comunista"; e Carl Schorlemmer, um professor de química em Manchester, um membro da Royal Society, e um ativista comunista envolvido no 1848 Baden revolução. Outro participante do funeral foi Ray Lankester, um zoólogo britânico que mais tarde se tornaria um acadêmico proeminente.

Em cima de sua própria morte, Engels deixou duas filhas sobreviventes de Marx uma "parcela significativa" de seu 4,8 milhão dólar imobiliário.

De Marx lápide carrega a mensagem esculpida: " Proletários de todos os TERRAS UNIR ", a linha final do Manifesto Comunista, e da 11ª Tese sobre Feuerbach (editado por Engels): "Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de várias maneiras-ponto no entanto é mudá-lo ". O Partido Comunista da Grã-Bretanha teve a lápide monumental construído em 1954 com um busto por Laurence Bradshaw; Tumba original de Marx tinha tido único adorno humilde. Em 1970 houve uma tentativa frustrada para destruir o monumento usando uma bomba de fabricação caseira.

O historiador marxista depois Eric Hobsbawm comentou que "Não se pode dizer Marx morreu um fracasso" porque, embora ele não tinha conseguido uma grande sequência de discípulos na Grã-Bretanha, seus escritos já tinha começado a fazer um impacto sobre os movimentos de esquerda na Alemanha e na Rússia. Dentro de 25 anos de sua morte, os partidos socialistas da Europa continental que reconheceu a influência de Marx sobre suas políticas foram ganhando cada entre 15% e 47% nos países com eleições democráticas representativas.

Pensamento

Influências

Os filósofos GWF Hegel eLudwig Feuerbach, cujas idéias sobre a dialética fortemente influenciado Marx

Pensamento de Marx demonstra influências de muitos pensadores, incluindo mas não se limitando a:

  • A filosofia de Georg Wilhelm Friedrich Hegel;
  • os clássicosda economia política(economia) deAdam Smithe David Ricardo;
  • Pensamento socialista francês, em particular o pensamento deJean-Jacques Rousseau,Henri de Saint-Simon,Pierre-Joseph Proudhon, eCharles Fourier;
  • materialismo filosófico alemã anterior, em especial a deLudwig Feuerbach;
  • a análise classe trabalhadora porFriedrich Engels.

A visão de Marx da história, que veio a ser chamado materialismo histórico (controversa adaptado como a filosofia do materialismo dialético por Engels e Lenin) certamente mostra a influência da afirmação de Hegel que se deve ver a realidade (e história) dialeticamente. No entanto, Hegel tinha pensado em termos idealistas, colocando idéias na linha da frente, ao passo que Marx tratou de reescrever a dialética em termos materialistas, defendendo a primazia da matéria sobre a idéia. Onde Hegel viu o "espírito" como a história de condução, Marx viu isso como uma mistificação desnecessária, obscurecendo a realidade da humanidade e suas ações físicas que moldam o mundo. Ele escreveu que o hegelianismo resistido ao movimento da realidade em sua cabeça, e que era preciso defini-lo em cima de seus pés.

Embora inspirado pelo pensamento socialista e sociológica francesa, Marx criticousocialistas utópicos, argumentando que suas comunidades socialistas pequena escala favorecidas seria obrigado a marginalização ea pobreza, e que apenas uma mudança em larga escala nosistema econômico pode provocar mudanças reais.

A outra contribuição importante para a revisão do hegelianismo de Marx veio do livro de Engels, A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra em 1844, o que levou Marx a conceber a dialética histórica em termos deconflito de classe e ver a classe trabalhadora moderna como a mais progressista força para a revolução.

Marx acreditava que ele poderia estudar a história ea sociedade cientificamente e discernir tendências da história e do resultado decorrente dos conflitos sociais. Alguns seguidores de Marx concluiu, portanto, que uma revolução comunista ocorreria inevitavelmente. No entanto, Marx famosamente declarou na décima primeira de suas Teses sobre Feuerbach que "filósofos têm apenas interpretado o mundo de diferentes maneiras; o ponto, porém, é para mudá-lo", e ele claramente se dedicou a tentar alterar o mundo.

Filosofia e pensamento social

Marx polêmica com outros pensadores, muitas vezes ocorreu através de crítica e, assim, ele foi chamado de "o primeiro grande usuário do método crítico nas ciências sociais. " Ele criticou especulativo filosofia , o que equivale a metafísica com ideologia. Ao adotar essa abordagem, Marx tentou separar as principais conclusões de preconceitos ideológicos. Este colocá-lo para além de muitos filósofos contemporâneos.

Natureza humana

Fundamentalmente, Marx assumiu que a história humana envolve a transformação da natureza humana, que abrange ambos os seres humanos e objetos materiais. Os seres humanos reconhecem que possuem ambos os eus reais e potenciais. Para tanto Marx e Hegel, o auto-desenvolvimento começa com uma experiência de interno , decorrentes da alienação desse reconhecimento, seguido por uma percepção de que o real auto, como um agente subjetivo, torna sua contraparte potencial de um objeto a ser apreendido. Marx argumenta ainda que, moldando a natureza em formas desejadas, o sujeito toma o objeto como o seu próprio, e, portanto, permite que o indivíduo a ser actualizado como plenamente humano. Para Marx, em seguida, natureza-humano Gattungswesen , ou espécies-ser-existe como uma função do trabalho humano. Fundamental para idéia do trabalho significativo de Marx é a proposição de que, para que um assunto para chegar a um acordo com seu objeto alienado, ele deve primeiro exercem influência sobre literais, objetos materiais no mundo do sujeito. Marx reconhece que Hegel "apreende a natureza do trabalho e compreende homem objetivo, autêntico, porque real, como o resultado de seu próprio trabalho ", mas caracteriza o auto-desenvolvimento hegeliana como indevidamente" espiritual "e abstrato. Marx afasta, assim, de Hegel, insistindo que "o fato de que o homem é um corpóreo , real, sensível, objetivo estar com capacidades naturais significa que ele tem reais, objetos sensuais para sua natureza como objeto de sua expressão de vida, ou que só ele pode expressar a sua vida em objetos sensoriais reais. " Consequentemente, Marx revisa hegeliana "trabalho" em "material de trabalho ", e no contexto da capacidade humana de transformar a natureza do termo" força de trabalho ".

Trabalho, luta de classes, e falsa consciência

A história da sociedade toda até aqui existente é a história de lutas de classes.
- Karl Marx, O Manifesto Comunista

Marx tinha uma preocupação especial com a forma como as pessoas se relacionam a esse recurso mais fundamental de todos, a sua própria força de trabalho. Ele escreveu extensivamente sobre isso em termos de o problema da alienação. Tal como acontece com a dialética, Marx começou com uma noção hegeliana de alienação, mas desenvolveu uma concepção mais materialista. Capitalismo medeia as relações sociais de produção (como entre os trabalhadores ou entre trabalhadores e capitalistas) através de commodities, incluindo o trabalho, que são comprados e vendidos no mercado. Para Marx, a possibilidade de que se pode desistir de propriedade da capacidade da sua própria e um trabalho para transformar o mundo-é equivalente a ser alienado de sua própria natureza; é uma perda espiritual. Marx descreveu esta perda como fetichismo da mercadoria, em que as coisas que as pessoas produzem, as commodities, parecem ter uma vida e movimento próprio para que os seres humanos e seu comportamento meramente se adaptar.

O fetichismo da mercadoria fornece um exemplo do que Engels chamou de " falsa consciência ", que está estreitamente relacionada com a compreensão da ideologia. Por "ideologia", Marx e Engels significava ideias que reflitam os interesses de uma classe particular em um momento particular da história, mas que contemporâneos ver como universal e eterna. Ponto de Marx e Engels não era apenas que essas crenças são na melhor das meias-verdades; eles desempenham uma função política importante. Dito de outra forma, o controle que os exercícios de uma classe sobre os meios de produção inclui não apenas a produção de alimentos ou produtos manufaturados; que inclui a produção de ideias, bem como (isto fornece uma possível explicação para por que os membros de uma classe subordinada pode conter idéias contrárias aos seus próprios interesses). Um exemplo deste tipo de análise é a compreensão de Marx da religião, resumido em uma passagem do prefácio de seu 1843 Contribuição para a Crítica da Filosofia do Direito de Hegel :

Religioso sofrimento é, em um e ao mesmo tempo, a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração ea alma de condições sem alma. É o ópio do povo. A abolição da religião enquanto felicidade ilusória do povo é a demanda para sua felicidade real. Para chamá-los a desistir de suas ilusões sobre sua condição é chamá-los a desistir de uma condição que requer ilusões.

Considerando suatese sênior Gymnasium argumentou que a religião teve como objetivo social primordial a promoção dasolidariedade, aqui Marx vê a função social da religião em termos de destacar / preservação política e econômicastatus quo edesigualdade.

Economia, história e sociedade

Pensamentos de Marx sobre o trabalho estavam relacionadas com a primazia que ele deu para a relação econômica na determinação passado, presente e futuro da sociedade (ver também determinismo econômico). Acumulação de capital molda o sistema social. A mudança social, para Marx, era sobre o conflito entre interesses opostos, conduzido, no fundo, por forças econômicas. Esta se tornou a inspiração para o corpo de obras conhecido como teoria do conflito. Em seu evolutiva modelo da história, ele argumentou que a história humana começou com o trabalho livre, produtiva e criativa que foi coagido ao longo do tempo e desumanizado, uma tendência mais evidente sob o capitalismo. Marx observou que este não foi um processo intencional; ao invés, nenhum indivíduo ou mesmo estado pode ir contra as forças da economia.

A organização da sociedade depende meios de produção. Literalmente estas coisas, como terra, recursos naturais, e da tecnologia, necessária para a produção de bens materiais e o relações de produção, em outras palavras, as relações sociais que as pessoas entram em como eles adquirir e utilizar os meios de produção. Juntos, estes compõem a modo de produção, e Marx distingue épocas históricas em termos de modos distintos de produção. Marx distinguiu base e superestrutura, com a base (ou subestrutura) referindo-se ao sistema econômico, e superestrutura, ao sistema cultural e política. Marx considerava esse descompasso entre a base (econômica) e (social) superestrutura como uma importante fonte de perturbações sociais e conflitos.

Apesar do estresse de Marx sobre a crítica do capitalismo e discussão da nova sociedade comunista que deve substituí-lo, sua crítica explícita do capitalismo é vigiado, como ele viu isso como uma sociedade melhorada em comparação com os últimos ( escravidão e feudal). Marx também discute nunca mais claramente as questões de moralidade e justiça, embora os estudiosos concordam que seu trabalho contido implícita discussão desses conceitos.

Memorial de Karl Marx em Moscou. A inscrição lê " Proletários de todos os países, uni-vos! "

Vista do capitalismo de Marx foi em frente e verso. Por um lado, Marx, na crítica mais profunda do século 19 dos aspectos desumanas desse sistema, observou que definem características do capitalismo incluir alienação, exploração, e, cíclicas recorrentes depressões que levam ao desemprego em massa; por outro lado, o capitalismo também é caracterizado por "revolucionar, industrialização e universalizar qualidades de desenvolvimento, crescimento e progressividade" (pelo qual Marx significava a industrialização, a urbanização, o progresso tecnológico, o aumento da produtividade e crescimento, a racionalidade ea revolução científica), que são responsáveis ​​por progresso. Marx considerou a classe capitalista a ser uma das mais revolucionárias da história, porque constantemente melhorado os meios de produção, mais do que qualquer outra classe na história, e foi responsável pela derrubada do feudalismo e sua transição para o capitalismo. O capitalismo pode estimular o crescimento considerável porque o capitalista pode, e tem um incentivo para, reinvestir os lucros em novas tecnologias e equipamentos de capital.

De acordo com os capitalistas de Marx aproveitar a diferença entre o mercado de trabalho e no mercado de commodities para o que o capitalista pode produzir. Marx observou que em praticamente todos os insumos da indústria custos unitários de sucesso são menores do que saída da unidade-preços. Marx chamou a diferença " mais-valia "e argumentou que esta mais-valia teve sua origem no trabalho excedente, a diferença entre o que custa para manter os trabalhadores vivos e que eles podem produzir. Dupla visão do capitalismo de Marx pode ser visto em sua descrição dos capitalistas: ele se refere a eles como para os vampiros sugadores de sangue do trabalhador, mas ao mesmo tempo, ele observa que o desenho de lucro é "de nenhuma maneira uma injustiça" e que os capitalistas não podem simplesmente ir contra o sistema. O verdadeiro problema está com a "célula cancerosa" do capital social , entendida não como propriedade ou equipamento, mas as relações entre trabalhadores e proprietários - o sistema económico em geral.

Graças a vários processos supervisionados pelo capitalismo, como a urbanização, a classe trabalhadora, o proletariado, deve crescer em números e desenvolver consciência de classe, em vez de perceber que eles têm que e pode mudar o sistema. Marx acreditava que, se o proletariado eram para aproveitar os meios de produção, eles iriam incentivar as relações sociais que beneficiariam a todos igualmente, abolindo a exploração de classe, e introduzir um sistema de produção menos vulnerável a crises cíclicas. Marx argumentou em A Ideologia Alemã de que o capitalismo vai acabar através das ações organizadas de uma classe operária internacional:

O comunismo é para nós não é um estado de coisas que é para ser estabelecido, um ideal ao qual a realidade terá de ajustar-se. Chamamos comunismo o movimento real que abole o presente estado de coisas. As condições deste resultado movimento das instalações já existentes ".

Nesta nova sociedade da auto-alienação iria acabar, e os seres humanos estaria livre para agir sem ser limitado pelo mercado de trabalho. Seria uma democrática da sociedade, enfranchising toda a população. Em tal mundo utópico também haveria pouca ou nenhuma necessidade de um Estado, cujo objetivo era reforçar a alienação. Ele teorizou que entre o capitalismo eo estabelecimento de um sistema socialista / comunista, a ditadura do proletariado-um período em que a classe trabalhadora detém o poder político e à força socializa-se a produção de existir os meios de. Como ele escreveu em sua " Crítica do Programa de Gotha "", entre capitalista e sociedade comunista aí reside o período da transformação revolucionária de uma na outra. Correspondendo a este é também um período político de transição em que o Estado não pode ser nada mas o revolucionário ditadura do proletariado ". Enquanto ele permitiu a possibilidade de transição pacífica em alguns países com fortes democráticas estruturas institucionais (como a Grã-Bretanha, os EUA e os Países Baixos), ele sugeriu que em outros países com fortes tradições orientada estatais centralizadas, como a França ea Alemanha, o " alavanca da nossa revolução deve ser a força ".

Legado

Karl Marx e Friedrich Engels monumento emMarx-Engels-Forum,Berlin-Mitte

As idéias de Marx tiveram um profundo impacto na política mundial e pensamento intelectual. Seu trabalho deu à luz a sociologia moderna, teve um legado duradouro no pensamento econômico, ea filosofia profundamente afetada, a literatura, as artes, e quase todas as disciplinas acadêmicas. Essa influência generalizada é postulada para ser um resultado da "linguagem moralmente capacitação de crítica" de seu trabalho contra a sociedade capitalista dominante. Paul Ricoeur chama Marx um dos mestres da "escola de suspeita", ao lado de Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud . Karl Löwith ponderada Marx e Søren Kierkegaard a ser os dois maiores sucessores filosóficos hegeliana.

Em teoria social, XX e XXI pensadores perseguiram duas principais estratégias em resposta a Marx. Um movimento tem sido o de reduzi-la a seu núcleo de análise, conhecido como o marxismo analítico, que veio à custa de sacrificar suas idéias mais interessantes e intrigantes. Outra, movimento mais comum tem sido a de diluir as reivindicações explicativos da teoria social de Marx e para enfatizar a "autonomia relativa" de aspectos da vida social e econômica não diretamente relacionado com narrativa central de Marx de interação entre o desenvolvimento das "forças de produção" ea sucessão de "modos de produção". Tal tem sido, por exemplo, a teorização neomarxista adotada pelos historiadores inspirados pela teoria social de Marx, tais como EP Thompson e Eric Hobsbawm. Ele também tem sido uma linha de pensamento perseguido por pensadores e ativistas como Antonio Gramsci que têm procurado compreender as oportunidades e as dificuldades da prática política transformadora, vistos à luz da teoria social marxista.

Marxismo

Na Alemanha Oriental até a queda do Muro de Berlim, retrato Karl Marx era sobre as notas de maior valor.

Os seguidores de Marx foram debatidos entre si sobre como interpretar os escritos de Marx e aplicar seus conceitos para o mundo moderno. O legado do pensamento de Marx tornou-se objecto de contestação entre inúmeras tendências, cada um dos quais se vê como intérprete mais precisa de Marx. Na esfera política, essas tendências incluem Leninismo, Stalinismo, Trotskismo, o maoísmo, luxemburguismo, e libertário marxismo. Várias correntes também desenvolveram em marxismo acadêmico , muitas vezes sob influência de outros pontos de vista, resultando em marxismo estruturalista, histórico marxismo, fenomenologia marxismo, marxismo analítico e hegeliana marxismo.

Fundador da ciência social

Marx é normalmente citado, juntamente com Émile Durkheim e Max Weber , como um dos três principais arquitectos da moderna Ciências Sociais. Em contraste com filósofos, Marx ofereceu teorias que muitas vezes poderiam ser testados com a método científico. Tanto Marx e Auguste Comte começou a desenvolver ideologias cientificamente justificados na esteira da European secularização e novos desenvolvimentos nas filosofias da história e da ciência. Trabalhando na tradição hegeliana, Marx rejeitou comtiano positivismo sociológico na tentativa de desenvolver uma ciência da sociedade . Em moderna teoria sociológica, sociologia marxista é reconhecida como uma das principais perspectivas clássicas. Isaiah Berlin considera Marx o verdadeiro fundador da sociologia moderna ", na medida em como qualquer um pode reivindicar o título ".

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Karl_Marx&oldid=546883375 "