Conteúdo verificado

Chá

Assuntos Relacionados: Bebida

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Chá
Folhas de chá que embebe em um 05.jpg zhong čaj
O chá verde a ser infundido numa gaiwan
Tipo Quente ou frio bebida
País de origem China
Introduzido Aprox. Século 10 aC
Tea planta (Camellia sinensis) a partir de Plantas Medicinais de Köhler

O chá é um aromático bebida comumente preparado despejando quente ou água fervente sobre as folhas curadas da planta do chá, Camellia sinensis. Após a água , o chá é a bebida mais consumida no mundo. Tem um arrefecimento, ligeiramente amargo, e sabor adstringente que muitos povos apreciam.

Tea provável origem na China durante o Dinastia Shang como uma bebida medicinal. O chá foi introduzido pela primeira vez para portugueses sacerdotes e comerciantes na China durante o século 16. Beber chá tornou-se popular na Grã-Bretanha durante o século 17. O britânico introduziu o chá para a Índia, a fim de competir com o monopólio chinês sobre o chá.

O chá tem sido historicamente promovida por ter uma variedade de benefícios positivos para a saúde, e estudos humanos recentes sugerem que o chá verde pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, promover a saúde oral, reduzir a pressão arterial, ajuda a controlar o peso, melhorar atividade antibacteriana e antivirasic, fornecer proteção contra luz solar ultravioleta, aumento da densidade mineral óssea, e tem "propriedades anti-fibróticas, e poder neuroprotetor." Pesquisas adicionais são necessárias para "entender plenamente as suas contribuições para a saúde humana, e aconselhar o seu consumo regular em dietas ocidentais."

O consumo de chá (especialmente verde) é potencialmente benéfico para a saúde e longevidade dada a sua antioxidante , flavanols, flavonóides, polifenóis, e conteúdo catequinas. Catequinas do chá ter conhecido actividades anti-inflamatórios e neuroprotetores, ajudam a regular a ingestão de alimentos, e têm uma afinidade para receptores de canabinóides, que podem suprimir a dor, náuseas e proporcionar efeitos calmantes.

O consumo de chá verde está associado com um menor risco de doenças que causam a incapacidade funcional, tais como "acidente vascular cerebral, deficiência cognitiva, e osteoporose" nos idosos.

O chá contém L-teanina, e seu consumo está fortemente associada com uma calma mas alerta e concentrado, relativamente produtivo (ondas alfa dominante), o estado mental em seres humanos. Este estado mental também é comum a prática meditativa.

A frase "chá de ervas" refere geralmente infusões de frutas ou ervas feito sem a planta de chá, tais como chá de rosa mosqueta, chá de camomila, ou rooibos chá. Frases alternativas para esta são tisane ou infusão de ervas, ambos com um contraste implícito com o "chá", como é interpretado aqui.

Cultivo e colheita

Uma plantação de chá na Cameron Highlands na Malásia

Camellia sinensis é uma planta perene que cresce principalmente em tropicais e subtropicais climas. Algumas variedades também podem tolerar climas marítimos e são cultivadas tão ao norte como Pembrokeshire no continente britânico e Washington, nos Estados Unidos.

Folhas de Camellia sinensis, a planta do chá

Plantas de chá são propagadas a partir de sementes e corte; leva cerca de 4 a 12 anos por uma planta de chá de sementes de suportar, e cerca de três anos antes de uma nova planta está pronta para a colheita. Além de um zona 8 clima ou mais quente, plantas de chá requerem pelo menos 127 cm (50 polegadas) de chuva por ano e preferem solos ácidos . Muitas plantas de chá de alta qualidade são cultivadas em altitudes de até 1.500 m (4.900 pés) acima do nível do mar: a estas alturas, as plantas crescem mais lentamente e adquirir um sabor melhor.

Somente os melhores 1-2 polegadas da planta madura são colhidos. Estes botões e as folhas são chamados de "ondas". A planta vai crescer um novo resplendor a cada sete a 15 dias durante a estação de crescimento, e as folhas que são lentos em desenvolvimento sempre produzir chás melhores com sabor.

A planta do chá irá crescer em um árvore de até 16 m (52 pés) se forem deixados inalterados, mas as plantas cultivadas são podadas à altura da cintura para facilidade de arrancar.

Duas variedades principais são usados: o China planta (C. s. Sinensis), usado para a maioria dos chineses, de Formosa e chás japoneses (mas não Pu-erh); e o clonal Assam chá da planta (C. s. Assamica), usado na maioria dos chás indianos e outros (mas não Darjeeling). Dentro destas variedades botânicas, há muitas estirpes e variedades clonais indianos modernos. Tamanho da folha é o principal critério de classificação das plantas de chá, com três primárias estar classificações: Tipo de Assam, caracterizado por as folhas maiores; Tipo de porcelana, caracterizado por as folhas mais pequenas; e Cambod, caracterizado por as folhas de tamanho intermédio.

Processamento e classificação

Métodos de processamento de folha de chá
As folhas frescas de chá de diferentes tamanhos: Quanto menor a folha, o mais caro o chá.

Teas geralmente podem ser divididos em categorias com base em como eles são processados. Há pelo menos seis diferentes tipos de chá: branco, amarelo, verde, oolong (ou wulong), preto (chamado chá vermelho na China), eo chá pós-fermentado (ou chá preto para os chineses), dos quais os mais comumente encontrados no mercado são branco, verde, oolong e preto. Algumas variedades, como o chá oolong tradicional e Pu-erh chá, um chá pós-fermentado, pode ser usada medicinalmente.

Depois da colheita, as folhas de C. sinensis em breve começar a murcha e oxidar, a menos que sejam imediatamente seca. As folhas ficam progressivamente mais escuros como o seu clorofila se rompe e taninos são liberados. Este processo de oxidação enzimática, como conhecido na indústria de fermentação do chá, é causada por intracelular da planta enzimas e faz com que o chá para escurecer. No processamento de chá, o escurecimento é interrompido numa fase pré-determinada por meio de aquecimento, que desactiva as enzimas responsáveis. Na produção de chás pretos, a suspensão de oxidação por aquecimento é efectuada simultaneamente com a secagem.

Colheita de chá na margem oriental do Mar Negro , circa 1905-1915

Sem o cuidado de humidade e controlo da temperatura durante o fabrico e embalagem, o chá pode tornar-se imprópria para consumo, devido ao crescimento de bolores e bactérias indesejáveis. No mínimo, ele vai fazer o gosto desagradável.

Mistura e aditivos

Embora único chás imobiliárias estão disponíveis, quase todos os chás em sacos ea maioria dos outros chás vendidos em Ocidente são agora mistura. A mistura pode ocorrer na área de plantação de chá (como no caso de Assam), ou chás de múltiplas áreas podem ser misturados. O objectivo da mistura é a obtenção de melhor gosto, preço mais elevado, ou ambos, como um mais caro, melhor sabor do chá pode cobrir o sabor inferior de variedades mais baratas.

Alguns chás não são variedades puras, mas foram aprimorados através de aditivos ou processamento especial. O chá é altamente receptivo a inclusão de vários aromas; isso pode causar problemas no processamento, transporte e armazenamento, mas também permite a criação de uma gama quase infinita de variantes perfumadas e aromatizados, tais como bergamota ( Earl Grey), baunilha , e caramelo.

Conteúdo

O chá contém catequinas, um tipo de antioxidante . Numa folha de chá recentemente colhidas, catequinas podem compreender até 30% do peso seco. As catequinas são mais elevados na concentração em chás verde e branco, enquanto que o chá preto tem substancialmente menos devido à sua preparação oxidativo. Uma pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sugeriu os níveis de antioxidantes no chá verde e preto não diferem grandemente, como o chá verde tem um capacidade de oxigênio radical absorvância (ORAC) de 1253 e chá preto uma ORAC de 1128 (medido em mol TE / 100 g). Teor de antioxidantes, medido por o intervalo de tempo para a oxidação do colesterol, é melhorada pela maceração água fria de variedades de chá.

O chá também contém o aminoácido L-teanina que modula a cafeína efeitos psicoactivos 's e contribui de chá umami gosto. A cafeína constitui cerca de 3% do peso seco do chá, traduzindo-se entre 30 mg e 90 mg por 8 oz (250 ml) copo dependendo do tipo, marca, e método de fabricação de cerveja.

Chá também contém pequenas quantidades de teobromina e teofilina. Devido à poluição ambiental moderna, e fluoreto de alumínio também têm sido encontrados a ocorrer no chá, com certos tipos de tijolo chá feito de folhas velhas e colmos ter os mais altos níveis. Isto ocorre devido à elevada sensibilidade da planta de chá e a absorção de poluentes ambientais.

Embora o chá contém vários tipos de polifenóis e taninos, que não contém ácido tânico. Ácido tânico não é um padrão adequado para qualquer tipo de análise tanino devido à sua composição mal definida.

Origem e história

A que descreve uma pintura japonesa do século 19 Shennong. Lendas chinesas creditar Shennong com a invenção de chá.

Plantas de chá são nativas para o Leste e Sul da Ásia, e provavelmente se originou em torno dos pontos de encontro das terras do nordeste da Índia, norte da Birmânia e sudoeste da China. Estatístico análise de cluster, número de cromossomos (2n = 30), fácil de hibridação, e vários tipos de intermediários e híbridos espontânea polyploids indica que é provável que exista um único local de origem para a Camellia sinensis, uma área que inclui a parte norte da Birmânia , e Yunnan e Províncias de Sichuan de China. De acordo com The Story of Tea, chá bebendo provavelmente começou durante a Dinastia Shang, como uma bebida medicinal. A partir daí, acredita-se que há "pela primeira vez, as pessoas começaram a ferver para o consumo das folhas de chá dentro de um líquido concentrado, sem a adição de outras folhas ou ervas, utilizando-se assim uma bebida de chá como amargo e estimulante, e não como um medicamento mistura ".

Chá estação de pesagem norte de Batumi, Império Russo antes de 1915

Embora existam contos de primeiro uso do chá como bebida, ninguém tem certeza de suas origens exatas. Um inventor chinês foi a primeira pessoa a inventar uma máquina trituradora chá. O primeiro beber registrada de chá é na China, com os primeiros registos de consumo de chá datam do século 10 aC. Outro recorde início credível de datas de beber chá para o século 3 dC, em um texto médico por Hua T'o, que afirmou que "beber t'u amargo constantemente faz pensar melhor." Outra referência cedo para chá é encontrado em uma carta escrita pelo general Dinastia Qin Liu Kun. Lendas chinesas atribuem a invenção do chá de Shennong durante 3000 aC. Ele já era uma bebida comum durante a Dinastia Qin (século III aC) e tornou-se muito popular durante a Dinastia Tang , quando foi espalhou para a Coréia, Japão e Vietnã.

O chá foi introduzido pela primeira vez aos padres portugueses e comerciantes na China durante o século 16, altura em que foi denominado Chá. Em 1750, especialistas de chá viajou da China para o Açores, e plantada de chá, juntamente com jasmins e malvas, para dar aroma e distinção. Ambos chá verde e preto continuar a crescer nas ilhas, que são os principais fornecedores continental Portugal . Catarina de Bragança, esposa de Carlos II, tomou o hábito do chá na Grã-Bretanha por volta de 1660, mas o chá não foi amplamente consumido na Grã-Bretanha até o século 19. Na Irlanda, o chá tornou-se uma bebida todos os dias para todos os níveis da sociedade por parte do final do século 19, mas foi consumida pela primeira vez como um item de luxo em ocasiões especiais, como festas religiosas, acorda, e encontros de trabalho nacionais, tais como quiltings.

O primeiro europeu a transplantar com sucesso o chá para o Himalaia, Robert Fortune, foi enviado pela Companhia das Índias Orientais em uma missão para a China para trazer a planta do chá de volta à Grã-Bretanha. Ele começou sua jornada em alto sigilo como sua missão ocorreu no período de calmaria entre as duas guerras anglo-chinesas ou guerras do ópio, e os ocidentais não estavam em alta conta no momento.

O chá foi introduzido pela primeira vez para a Índia pelos britânicos, em uma tentativa de quebrar o monopólio chinês sobre o chá. Os britânicos ", usando sementes chinesas, além de plantio chinesa e técnicas de cultivo, lançou uma indústria do chá, oferecendo terras em Assam para qualquer europeu que concordou em cultivar chá para exportação." Chá foi inicialmente apenas consumida pelos índios anglicizados, não foi até 1950 que o chá cresceu muito popular na Índia através de uma campanha publicitária bem sucedida pela Índia Tea Board.

Os efeitos na saúde

O chá contém um grande número de produtos químicos potencialmente bioactivos, incluindo flavonóides, aminoácidos , vitaminas , cafeína e várias polissacáridos, e uma variedade de efeitos na saúde têm sido propostos e investigados. Tem sido sugerido que o chá verde e preta pode proteger contra o cancro, embora a catequinas encontradas no chá verde são pensados para ser mais eficaz na prevenção de certos relacionadas com a obesidade cancros , tais como e fígado colorectal, enquanto o chá verde e preto podem proteger contra doença cardiovascular.

Numerosos estudos epidemiológicos recentes têm sido realizados para investigar os efeitos do consumo de chá verde sobre a incidência de cancros humanos. Estes estudos sugerem efeitos protetores significativas de chá verde contra oral, faringe, esôfago, próstata, digestivo, urinário, pâncreas, bexiga, pele, pulmão, cólon, mama e câncer de fígado, e menor risco de metástase do câncer e recorrência.

Estudos de laboratório preliminares mostram que "uma grande variedade de chás comerciais parecem ou inativar ou matar vírus , "relatórios Informações Reuters Health. Vários tipos de chás verdes e pretas, regulares e gelado, foram testados em tecidos de animais infectados com vírus tais como herpes simplex 1 e 2 e o (bacteriana) vírus T1. Segundo o pesquisador Dr. Milton Schiffenbauer de Pace University, em Nova York, "chá gelado ou chá normal não destruir ou inativar a [herpes] vírus dentro de alguns minutos." Resultados semelhantes foram obtidos com o vírus T1.

A palavra "chá"

O caráter chinês para o chá é 茶. É pronunciado de forma diferente nos diversos Idiomas chineses. A maioria pronunciá-lo ao longo das linhas de cha ( Mandarin tem CHA), mas o Variedades mínimo ao longo da costa central da China e do Sudeste Asiático pronunciá-lo como te. Estas duas pronúncias da palavra chinesa para o chá fizeram seus caminhos separados para outras línguas ao redor do mundo:

  • Te é do Amoy da província de Fujian e Taiwan. Alcançou o Ocidente do porto de Xiamen (Amoy), uma vez que um importante ponto de contato com comerciantes europeus ocidentais, como os holandeses, que se espalhou para a Europa Ocidental.
  • Cha é do Chah cantonense de Guangzhou (Cantão) e os portos de Hong Kong e Macau , também os principais pontos de contato, especialmente com o Português, que espalharam-lo para a Índia no século 16. As palavras coreanas e japonesas cha não vêm de cantonês, mas a partir do Mandarin Chá.

A forma generalizada chai vem Chay چای persa. Isto deriva de Mandarin Chá, que passou por terra para a Ásia Central ea Pérsia, onde pegou o persa -yi sufixo gramatical antes de passar para russo, árabe, urdu, turco, etc.

Inglês tem todas as três formas: cha ou char (ambos pronunciados / ɑː /), Atestado do século 16; chá, a partir do dia 17; e chai, a partir do dia 20.

Línguas em contato mais intenso com o chinês, Línguas Sinospheric como Vietnamita, Zhuang, tibetano, coreano e japonês, pode ter emprestado suas palavras para o chá em um momento anterior e de uma variedade diferente de chinês, chamado Pronúncias sino-polixênico. Coreano e japonês, por exemplo, reter primeiros pronúncias de ta e da. Ta vem da dinastia Tang corte em Chang'an, ou seja, a partir de Médio chinês. Da japonesa vem do anterior Tribunal Southern dinastias em Nanjing, um lugar onde a consoante ainda era expressou, como é hoje em países vizinhos Zo de Xangai. Vietnamita e Zhuang têm sul pronúncias cha -tipo.

Derivados de te

Língua Nome Língua Nome Língua Nome Língua Nome Língua Nome
Afrikaans tee Armenian (Dialect ocidental) թեյ tey Basco chá Catalão te Tcheco té ou no (1)
Dinamarquês te Holandês ti Inglês chá Esperanto teo Estoniano tee
Das Ilhas Faroé te Finlandês tee Francês thé Frisian Oeste tee Galego
Alemão Tee Grego τέϊον téïon Hebraico תה, te Húngaro chá Islandês te
Indonésio teh Irlandês tae Italiano TE, ou pelas Javanês Teh Khmer តែ tae
científica Latina thea Letão Teja Leonese Limburguês amarrar Low Saxon Tee [tʰɛˑɪ] ou Tei [tʰaˑɪ]
Malaio teh Malayalam തേയില Thēyila Maltês Mongol цай Tsai
Norueguês te Occitan Polonês herbata (2) Kannada ಟೀಸೊಪ್ಪು Tee-soppu Gaélico escocês tì, teatha
Cingaleses තේ Espanhol Escocês chá [TI] ~ [Te] Sudanês Enteh Sueco te
Tâmil தேநீர் theneer (3) Telugu తేనీరు theneeru Galês te

Notas:

  • (1) Ou a té, mas este termo é considerado arcaico e é uma expressão literária; desde praticamente o início do século 20, čaj é usado para "chá" em língua checa, consulte a tabela a seguir
  • (2) do latim herba thea
  • (3) neer significa água; theyilai significa "folha de chá" (Ilai = folha)

Derivados de ta

Língua Nome Língua Nome
Japonês da,ta (1) Coreano da [Ta] (1)
  • (1) cha é uma pronúncia alternativa de "chá" em japonês e coreano; Veja abaixo

Derivados de cha

Língua Nome Língua Nome Língua Nome Língua Nome Língua Nome
Assamese চাহ sah Bangla চা cha Kapampangan cha Cebuano tsa Inglês cha ou carvão
Grego τσάι chai Gujarati ચા Cha Japonês ちゃ cha,sa (1) Kannada ಚಹಾ chahā Khasi sha
Concani च्या chya Coreano cha (1) Curdo ça Lao ຊາ saa Malayalam Chaya
Marathi चहा chahā Oriya ଚା cha Persa چای Cha Punjabi چا ਚਾਹ Chāh Português Chá
Sindi chahen چانهه Somali shaah Sylheti sa Tagalog TSAA Thai ชา cha
Tibetano ཇ་ ja Turco çay Vietnamita Tra e chè (2)

Notas:

  • (1) Os principais pronúncias de 茶 na Coréia e Japão são cha e ちゃcha, respectivamente. (Ocha japonês ( お ち ゃ) é honorífico.) Estes são conectados com as pronúncias nas capitais dos Canção e Ming dinastias.
  • (2) Trà e Che são as pronúncias variantes de茶; o último é usado principalmente no norte do Vietnã e descreve um chá feito com folhas recém-colhidas.

Derivados de Chay

Língua Nome Língua Nome Língua Nome Língua Nome Língua Nome
Checheno чай Albanês (Tosk) CAJ Amárico ሻይ shai Árabe شاي Shay Aramaico ܟ݈ܐܝ chai
Armenian (Eastern Dialect) չայ Chai Azerbaijano çay Bósnio čaj Búlgaro чай chai Croata čaj
Tcheco čaj (2) Inglês chai Dialectal finlandês Tsai, tsaiju, saiju ou saikka Georgiano ჩაი chai Grego τσάι Tsai
Hindi चाय Chay Cazaque шай shai Quirguistão чай chai Kinyarwanda icyayi Ladino צ'יי chai
Macedônio чај Malayalam ചായ Chaaya Mongol цай Tsai Nepali Chiya चिया Pashto چای chay
Persa چای Chai (1) Romeno CEAI Russo чай chai Sérvio чај čaj Eslovaco čaj
Esloveno čaj Swahili chai Tajik чой choy Tatar ilhota Tlingit cháayu
Telugu Tenneru Turco çay Turkmen çay Ucraniano чай chai Urdu چائے chai
Uzbeque choy

Notas:

  • (1) Derivado da pronúncia چا cha anteriormente.

Observações etimológicas

As palavras diferentes para a queda de chá em dois grupos principais: "te" (-derived Min) e "cha -derived" ( Cantonês e Mandarim). As palavras que usamos para vários idiomas "chá" revelar onde essas nações primeiro adquiriram sua cultura do chá e chá.

  • Comerciantes portugueses foram os primeiros europeus a importar a erva em grandes quantidades. Os Português emprestado sua palavra para o chá (cha) de cantonês na década de 1550 através de seus postos de comércio no sul da China, especialmente Macau .
  • Na Ásia Central, mandarim cha desenvolvido em chay Pérsico, e essa forma se espalhar com o comércio persa e influência cultural.
  • Rússia (chai) encontrou chá na Ásia Central.
  • A palavra holandesa para "chá" (ti) vem do dialeto Min. Os holandeses pode ter emprestado sua palavra para o chá através do comércio diretamente do Fujian, ou a partir de Fujianese ou comerciantes Malay em Java. De 1610 em diante, os holandeses tiveram um papel dominante no comércio de chá Europeia precoce, através da Dutch East India Company, influenciando outras línguas para usar a palavra holandesa para o chá. Outras línguas europeias cujas palavras para o chá derivam do dialeto Min (via holandês) incluem Inglês, Francês (as), espanhol (te), e alemão (T).
  • Os holandeses primeiro introduzidas chá para a Inglaterra em 1644. No século 19, a maioria de chá britânico foi comprado diretamente dos comerciantes em Canton, cuja população utiliza cha, embora Inglês não substituiu sua palavra Min holandês-derivado para o chá.

Por vezes, uma forma de te vai seguir uma forma de cha, ou vice-versa, dando origem a um idioma em ambos, por vezes, uma variante de uma importado da outra.

  • Na América do Norte, a palavra chai é utilizado para se referir quase exclusivamente para o índio masala chai (chá com especiarias) de bebidas, em contraste com chá em si.
  • O padrão inverso é visto em marroquina árabe coloquial ( Darija), ash-shay significa "genérico, ou chá preto Oriente Médio", enquanto a-tay refere-se particularmente aos Zhejiang ou Fujian chá verde com folhas de hortelã fresca. Os marroquinos são disse ter adquirido este gosto para chá- verde original do mundo- Árabe para o chá verde chinês Médio após o governante Mulay Hassan trocou alguns reféns europeus capturados pelos piratas berberes para um navio inteiro de chá chinês. Ver Cultura do chá marroquino.
  • A palavra grega coloquial para o chá é Tsai, de chai eslava. Seu equivalente formal, usado em séculos anteriores, é téïon, de Te.
  • A palavra polaca para uma chaleira é czajnik, o que poderia ser derivada diretamente de chai ou da palavra russa cognato. No entanto, o chá em polonês é herbata, que, assim como Arbata lituano, foi derivado do herba thea latim, que significa "chá de ervas".
  • A palavra normal para chá em finlandês é o T, que é um empréstimo sueco. No entanto, muitas vezes é coloquialmente conhecido, especialmente em Eastern Finland e em Helsínquia, como Tsai, tsaiju, saiju ou saikka, que é aparentado à palavra russa chai. A última palavra se refere sempre ao chá preto, enquanto o chá verde é sempre tee.
  • Na Irlanda, ou, pelo menos, em Dublin , o termo é usado às vezes cha para "chá", como é pré-vogal-shift pronúncia "tay" (do qual o Tae palavra gaélica irlandesa é derivado). Char era uma comum gíria para chá durante todo Império Britânico e da Commonwealth forças militares nos séculos 19 e 20, a passar para o uso civil.
  • O Gíria britânica "char" para "chá" surgiu a partir de sua Cantonês pronúncia chinesa "cha" com a sua ortografia afetada pelo fato de que a RA é uma maneira mais comum de representar o fonema / ɑː / em Inglês Britânico.

A cultura do chá

Masala chai da Índia com guarnições
Chá gelado com uma fatia de limão

O chá pode ser consumido no início do dia para aumentar o estado de alerta calmo; contém L-teanina, teofilina, e vinculado cafeína (às vezes chamado theine ). Marcas descafeinado também são vendidos.

Enquanto o chá é a segunda bebida mais consumida depois da água na Terra, em muitas culturas é também consumida em eventos sociais elevadas, tais como chá da tarde e da tea party. Cerimónias de chá surgiram em diferentes culturas, como a Chinês e Cerimónias de chá japonês, cada um dos quais emprega técnicas tradicionais e protocolo ritualizada da fabricação de cerveja e chá servindo para diversão em um ambiente refinado. Uma forma de cerimônia do chá chinês é o Gongfu cerimônia do chá, que geralmente usa pequena Yixing bules de barro e chá oolong.

Irlanda tem, por muito tempo, foi um dos maiores consumidores per capita de chá no mundo. A média nacional é de quatro xícaras por pessoa, por dia, com muitas pessoas que bebem seis xícaras ou mais. Chá na Irlanda é geralmente tomado com leite e / ou açúcar e é ligeiramente mais picante e mais forte do que a mistura tradicional Inglês. As duas principais marcas de chá vendidos na Irlanda são Lyon e Barry. O amor irlandês do chá é talvez melhor ilustrada pela governanta estereotipada, Deputada Doyle no seriado populares Father Ted.

Chá é predominante na maioria das culturas do Oriente Médio. Em Cultura árabe, o chá é um ponto focal para encontros sociais.

No Paquistão , ambos os chás preto e verde são populares e são conhecidos localmente como sabz chai e kahwah, respectivamente. O chá verde popular chamado kahwah é frequentemente servido depois de cada refeição no Pashtun cinto de Balochistan e em Khyber Pakhtunkhwa, que é onde o Khyber Pass da Rota da Seda é encontrado. Na Caxemira região, Kashmiri chai ou chai meio-dia, uma rosa, chá cremoso com pistache, amêndoas , cardamomo, e às vezes canela, é consumido principalmente em ocasiões especiais, casamentos, e durante os meses de inverno, quando é vendido em muitos quiosques.

Em Punjab central e do sul e da região metropolitana Sindh do Paquistão, chá com leite e açúcar (às vezes com pistachios, cardamomo, etc.), comumente referido como chai, é amplamente consumido. É a bebida mais comum de domicílios da região. Nas regiões do norte do Paquistão Chitral e Gilgit-Baltistan, um salgado, manteiga Chá tibetano de estilo é consumido. Em Cultura iraniana, o chá é tão amplamente consumido, é geralmente a primeira coisa oferecido a um convidado doméstico.

Nos Estados Unidos e no Canadá, 80% de chá é consumido frio, como chá gelado. O chá doce é um símbolo cultural do sul dos Estados Unidos , e é comum em que parte do país.

Suíça tem a sua própria mistura única de chá gelado, feito com os ingredientes básicos, como chá preto, açúcar, suco de limão e hortelã, mas uma variedade de ervas Alp também são adicionados à mistura. Além de sabores clássicos como limão e pêssego, sabores exóticos como o jasmim e capim-limão também são muito populares.

Na Índia, o chá é uma das bebidas quentes mais populares. É consumido diariamente em quase todas as casas, oferecidos aos hóspedes, consumido em quantidades elevadas, num ambiente doméstico e oficiais, e é feito com a adição de leite, com ou sem especiarias. Também é servido com biscoitos mergulhados no chá e comido antes de consumir o chá. Mais frequentemente do que não, ele está bêbado em "doses" de pequenas xícaras (referido como "corte" chai se vendidos a vendedores de chá de rua) em vez de um copo grande. Em 21 de abril de 2012, o Vice-Presidente Comissão de Planejamento (Índia), Montek Singh Ahluwalia, disse que o chá seria declarado como bebida nacional até Abril de 2013. O movimento é esperado para impulsionar a indústria do chá no país. Falando na ocasião, Ministro-chefe de Assam Tarun Gogoi disse um pacote especial para a indústria do chá seria anunciado no futuro para garantir o seu desenvolvimento.

No Reino Unido, é consumido diariamente e muitas vezes por uma maioria de pessoas em todo o país, e de fato é percebido como uma das bebidas culturais da Grã-Bretanha. Em lares britânicos, é habitual as boas maneiras para uma série de oferecer chá para os hóspedes logo após a sua chegada. O chá é geralmente consumida em casa; fora de casa em cafés. Chá da tarde com bolos em porcelana fina é um estereótipo cultural, às vezes disponível em pitorescas casas de chá. No sudoeste da Inglaterra, muitos cafés servem um "chá de creme", que consiste em scones, creme e geléia ao lado de um bule de chá. Durante todo o Reino Unido, "chá" também pode se referir à refeição da noite.

Em Burma (Myanmar), o chá é consumido não apenas como bebidas quentes, mas também como chá doce e chá verde conhecida localmente como Laphet-yay e-Laphet-yay Gyan, respectivamente. Folhas de chá em conserva, conhecidos localmente como Laphet, também são uma iguaria nacional. Chá em conserva é normalmente consumido com sementes de gergelim torrado, feijão frito crocante, amendoim torrado e chips de alho frito.

Preparação

Chaleira de água fervente sobre brasas em uma casa de chá em Jiufen, Taiwan
Chá de fermentação diferente preparados, em xícaras (LtoR): chá verde, chá amarelo, oolong e preto

O método tradicional de fazer germinar ou uma chávena de chá é colocar as folhas de chá soltas, quer directamente quer numa infusor de chá, em um bule de chá ou teacup e despeje água recém-fervida sobre as folhas. Após alguns minutos, as folhas são normalmente removidas de novo, quer por remoção do infusor, ou por esforço, enquanto o chá que serve.

A maioria dos chás verdes devem ser autorizados a íngreme por cerca de dois ou três minutos, embora alguns tipos de chá exigir tanto quanto 10 minutos, e outros tão pouco como 30 segundos. A força do chá deve ser variada, alterando a quantidade de folhas de chá utilizado, não alterando o tempo de maceração. A quantidade de chá para ser usado por uma quantidade de água varia de chá para o chá, mas uma receita de base pode ser um pouco de chá colher de chá cheia (cerca de 5 ml) para cada chávena de água (200-240 ml) (7-8 onças ) preparado como acima. Chás mais fortes, como Assam, para ser bebido com leite, muitas vezes são preparados com mais folhas, e mais delicados chás de alta crescido como uma Darjeeling são preparados com um pouco menos (como meados dos sabores mais fortes podem sobrecarregar as notas de champanhe).

A melhor temperatura para cerveja chá depende do seu tipo. Chás que têm pouco ou nenhum período de oxidação, tal como um chá verde ou branco, são melhor fabricado a temperaturas mais baixas, entre 65 e 85 ° C (149 e 185 ° F), enquanto chás com períodos mais longos de oxidação deve ser fabricada a temperaturas mais altas cerca de 100 ° C (212 ° F). As temperaturas mais elevadas são necessárias para extrair as moléculas grandes e complexas, saborosos fenólicos encontrados no chá fermentado. Além disso, o ponto de ebulição reduz o teor de oxigénio dissolvido da água. Oxigênio dissolvido, caso contrário, reagem com as moléculas fenólicas para transformá-los marrom e reduzir a sua potência como antioxidantes. Para preservar a potência antioxidante, especialmente para chá verde e branco fabricado a uma temperatura mais baixa, a água deve ser fervida vigorosamente para evaporar qualquer oxigénio dissolvido e, em seguida, deixada arrefecer até à temperatura apropriada antes de adicionar ao chá. Um benefício adicional de saúde de água fervente antes de chá de cerveja é a esterilização da água e redução de qualquer dissolvida COV, produtos químicos que muitas vezes são prejudiciais.

Tipo Temperatura da água. Tempo íngreme Infusões
O chá branco 65 a 70 ° C (149 a 158 ° F) 1-2 minutos 3
Chá amarelo 70 a 75 ° C (158-167 ° F) 1-2 minutos 3
Chá verde 75 a 80 ° C (167 a 176 ° F) 1-2 minutos 4-6
Chá Oolong 80 a 85 ° C (176 a 185 ° F) 2-3 minutos 4-6
Chá preto 99 ° C (210 ° F) 2-3 minutos 2-3
Chá Pu'er 95 a 100 ° C (203 a 212 ° F) Ilimitado Vários
Tisanas 99 ° C (210 ° F) 3-6 minutos Variado

Alguns tipos de chá são muitas vezes fabricado várias vezes usando as mesmas folhas. Historicamente, na China, o chá é dividido em um certo número de infusões. A primeira perfusão é imediatamente derramado para lavar o chá, e, em seguida, o segundo e mais infusões estão bêbados. O terceiro ao quinto são quase sempre considerados os melhores infusões de chá, embora diferentes chás abrir de forma diferente e pode exigir mais infusões de água quente para produzir o melhor sabor.

Para manter a temperatura do chá num bule um chá aconchegante é frequentemente utilizado.

Uma maneira de provar um chá, ao longo de todo o seu processo, é adicionar água quente para um copo contendo as folhas e após cerca de 30 segundos para prová-lo. Como as folhas de chá se desdobrar (conhecido como "A agonia das folhas"), eles dão-se várias partes de si mesmos para a água e, assim, o gosto evolui. Dando continuidade a essa desde os primeiros sabores para o tempo para além do qual o chá é muito estufado permitirá uma apreciação do chá ao longo de todo o seu comprimento.

Teor de antioxidantes, medido por o intervalo de tempo para a oxidação do colesterol, é melhorada pela maceração em água fria de variedades de chá.

Infusão de chá preto

Chá preto

No Oeste, água para o chá preto é geralmente adicionado perto do ponto de ebulição da água, a cerca de 99 ° C (210 ° F). Muitas das substâncias activas no chá preto não desenvolvem a temperaturas inferiores a 90 ° C (194 ° F). Temperaturas mais baixas são usadas para alguns chás mais delicados. A temperatura vai ter um efeito tão grande sobre o sabor final, tal como o tipo de chá utilizado. A falha mais comum ao fazer o chá preto é a utilização de água a uma temperatura demasiado baixa. Desde o ponto de ebulição cai com o aumento da altitude, é difícil para preparar o chá preto corretamente em áreas montanhosas. Recomenda-se também que o bule ser aquecido antes de preparar o chá, feito facilmente pela adição de uma pequena quantidade de água a ferver para o pote, agitando brevemente, então descartá-lo. No Ocidente, os chás pretos são geralmente fabricada por cerca de quatro minutos e geralmente não são autorizados a íngreme para menos de 30 segundos ou mais do que cerca de cinco minutos (um processo conhecido como fabricação de cerveja ou triturar na Grã-Bretanha). Em muitas regiões do mundo, no entanto, a água fervente é usada eo chá é muitas vezes estufado. Por exemplo, na Índia, o chá preto é muitas vezes fervida por 15 minutos ou mais como uma bebida forte é o preferido para fazer Masala chai. Quando o chá tem fabricado o tempo suficiente para atender aos gostos do bebedor, ele deve ser esticado enquanto servia. As variedades populares de preto (vermelho) incluem chá Assam chá, Nepal chá, Darjeeling chá, Nilgiri chá, Chá turco e Chá de Ceilão.

Chá verde

Água para o chá verde, de acordo com as regiões do mundo que preferem chá suave, deve ser cerca de 80 a 85 ° C (176 a 185 ° F); quanto maior for a qualidade das folhas, quanto menor a temperatura. Água mais quente vai produzir um sabor amargo. No entanto, este é o método usado em muitas regiões do mundo, como o Norte de África ou da Ásia Central, onde o chá amargo é apreciado. Por exemplo, em Marrocos, o chá verde é rica em água fervente por 15 minutos. No Ocidente e Extremo Oriente, um chá mais branda é apreciado. O recipiente em que o chá é rica, a caneca ou bule de chá, é muitas vezes aquecido com antecedência para que o chá não esfrie imediatamente para baixo. De alta qualidade chás verde e branco pode ter nova água adicionada como muitos como cinco ou mais vezes, dependendo da variedade, a temperaturas cada vez mais altas.

Chá Oolong

Os chás Oolong deve ser fabricado em torno de 90 a 100 ° C (194 a 212 ° F), e de novo o recipiente de infusão deve ser aquecida antes de ser vertida em água. Yixing roxo argila bules são cervejeira-embarcação tradicional para o chá oolong. Para obter melhores resultados, a água mineral deve ser usado como os minerais na água de nascente tendem a trazer mais sabor no chá. Oolong alta qualidade pode ser fabricado várias vezes das mesmas folhas, e ao contrário do chá verde, que melhora com reuso. É comum para preparar a mesma deixa três a cinco vezes, o terceiro maceração geralmente ser o melhor. Habitualmente a primeira cerveja não está bêbado.

Chá Premium ou delicada

Um filtro é usado frequentemente quando o chá é feito com folhas de chá em um bule de chá.

Alguns chás, especialmente chás verdes e delicados chás oolong, estão mergulhados em períodos menores, por vezes, menos de 30 segundos. Usando um coador de chá separa as folhas da água no final do tempo de preparação, se um saco de chá não está sendo usado. No entanto, o preto chá Darjeeling, um chá indiano premium, precisa de um mais do que o tempo médio de maceração. Elevação e tempo de perfis de sabor oferta colheita variados; armazenamento adequado ea qualidade da água também tem um grande impacto no sabor.

Pu-erh tea

Chás Pu-erh requerem água fervente para perfusão. Alguns preferem lavar rapidamente pu-erh por alguns segundos com água fervente para remover a poeira que se acumula chá do processo de envelhecimento, em seguida, infundir-lo no ponto de ebulição (100 ° C ou 212 ° F), e permitir que ele íngreme entre 30 segundos a cinco minutos.

De servir

Para preservar o chá pretannin sem exigir que tudo seja vertida em copos, uma segunda bule pode ser usado. O pote de maceração é de barro não vidrado melhor; Yixing potes são o mais conhecido deles, famoso por a argila de alta qualidade a partir do qual elas são feitas. O pote é geralmente servir de porcelana, que retém melhor o calor. Bules maiores são uma invenção do século pós-19, como o chá antes deste tempo era muito raro e muito caro. Experientes-bebedores de chá muitas vezes insistem que o chá não deve ser agitada em torno enquanto ele está maceração (às vezes chamado de enrolamento ou triturar no Reino Unido). Isso, dizem eles, pouco fará para fortalecer o chá, mas é susceptível de trazer os taninos para fora da mesma maneira que se formando muito tempo vai fazer. Pela mesma razão, não se deve comprimir as últimas gotas para fora de um saco de chá; se o chá mais forte for desejado, mais folhas de chá deve ser usado.

Aditivos

O chá é, por vezes, tomado com leite

A adição de leite ao chá na Europa foi mencionado pela primeira vez em 1680 pelo epistolist Madame de Sévigné. Muitos chás são tradicionalmente bebido com leite em culturas onde os produtos lácteos são consumidos. Estes incluem Indian masala chai e chás britânicos. Estes chás tendem a ser muito saudável variedades de chá preto que pode ser experimentado através do leite, tais como Assams, ou a mistura de Oriente Friesian. Leite é pensado para neutralizar taninos restantes e reduzir a acidez. O chineses han não costumam beber leite com chá (ou mesmo usar o leite em tudo), mas os manchus fazer, ea elite da dinastia Qing do Império chinês continuou a fazê-lo. Hong chá de leite Kong-estilo é baseado em hábitos coloniais britânicas. tibetanos e outros povos do Himalaia beber tradicionalmente chá com leite ou manteiga de iaque e sal. Em países da Europa Oriental (Rússia, Polónia e Hungria) e na Itália, o chá é comumente servido com suco de limão. Na Polónia, chá com leite é chamado de bawarka ("estilo bávaro"), e é frequentemente bebido por mulheres grávidas e lactantes.

A ordem das etapas na preparação de uma xícara de chá é um tema muito debatido, e pode variar amplamente entre culturas ou mesmo indivíduos. Alguns dizem que é preferível adicionar o leite antes do chá, como a alta temperatura de chá fresco pode desnaturar as proteínas encontradas no leite fresco, semelhante à alteração no sabor do leite UHT, resultando numa bebida de sabor inferior. Outros insistem que é melhor para adicionar o leite após a fervura o chá, como a maioria dos chás precisa ser fabricado como perto de ebulição possível. A adição de leite gela a bebida durante a fase de fabricação de cerveja essencial, se um copo de cerveja em vez de usar um vaso, ou seja, o sabor delicado de um bom chá não pode ser totalmente apreciado. Ao adicionar o leite mais tarde, é mais fácil para dissolver o açúcar no chá e também para assegurar a quantidade desejada de leite é adicionado, como a cor do chá pode ser observada. Historicamente, a ordem dos passos foi tomado como uma indicação de classe: apenas aqueles ricos o suficiente para pagar de boa qualidade porcelana seria confiante de que seja capaz de lidar com a exposição a água fervente não adulterado com leite.

Marrocos chá sendo servido: Verte-se a uma distância para produzir uma espuma no chá.

Um estudo de 2007 publicado noEuropean Heart Journalencontrado certosefeitos benéficos do chá pode ser perdida através da adição de leite.

Muitos aromas são adicionados a variedades de chá durante o processamento. Entre os mais conhecidos são chinesa chá de jasmim, com óleo de jasmim ou flores, as especiarias em masala chai indiano, e chá Earl Grey, que contém óleo de bergamota. Uma grande variedade de sabores modernos têm sido adicionados a estes os tradicionais. No leste da Índia, as pessoas também beber chá de limão ou chá de limão masala. Chá de limão simplesmente contém chá quente com suco de limão e açúcar. Masala chá de limão contém chá quente com pó torrado sementes de cominho, suco de limão, sal preto e açúcar, o que lhe confere um sabor picante, picante. Adicionando um pedaço de gengibre quando cerveja chá é um hábito popular do Sri Lanka, que também usam outros tipos de especiarias como canela para adoçar o aroma.

Outros aditivos populares para chá por o chá-cervejeiro ou bebedor incluem açúcar , líquido mel ou uma gota de mel sólido, néctar de agave, frutas doces, e hortelã . Na China, o chá edulcorantes era tradicionalmente considerada como uma prática feminina. Em regiões mais frias, como a Mongólia , Tibete e Nepal , a manteiga é adicionada para fornecer calorias necessárias. Chá de manteiga tibetano contém sal de rocha e dre ( iaque ) de manteiga, que é depois agitado vigorosamente em um recipiente cilíndrico que se assemelha a uma batedeira de manteiga. O mesmo pode ser dito para o chá de sal, que é consumida em algumas culturas na região Hindu Kush, no norte do Paquistão .

Álcool, tais comouísqueouconhaque, também pode ser adicionado ao chá.

O sabor do chá também podem ser alteradas por vertendo-a a partir de diferentes alturas, o que resulta em diferentes graus de arejamento. A arte de alta altitude derrame é usado principalmente por pessoas na África do Norte (por exemplo, Marrocos , Argélia , Mauritânia , Líbia e Saara Ocidental ), mas também na África Ocidental (por exemplo, Guiné , Mali , Senegal ) e podem alterar positivamente o sabor do chá, mas o mais provável é uma técnica para arrefecer a bebida destinada a ser consumida imediatamente. Em certas culturas, o chá é dado nomes diferentes dependendo da altura a partir da qual ele é derramado. No Mali, chá pólvora é servido na série de três, começando pelo mais elevado oxidação ou mais forte, chá sem açúcar (preparados a partir de folhas frescas), referida localmente como "forte como a morte", seguida de uma segunda dose, em que as mesmas folhas de chá são cozidos novamente com um pouco de açúcar adicionado ("agradável como a vida"), e uma terceira, onde as mesmas folhas de chá são fervidos pela terceira vez com ainda mais açúcar adicionado ("doce como o amor"). O chá verde é o ingrediente central de um costume distintamente do Mali, o "Grin", uma reunião social informal que atravessa linhas sociais e económicos, a começar na frente dos portões compostos da família nas tardes e estendendo-se até tarde da noite, e é muito popular em Bamako e outras grandes áreas urbanas.

No sudeste da Ásia, particularmente na Malásia , a prática de chá de derramamento de uma altura foi refinado ainda mais usando o chá preto ao qual é adicionado leite condensado, vertida a partir de uma altura de um copo para outro várias vezes de maneira alternada e em rápida sucessão, para criar um chá com bolhas de ar retidas criando uma "cabeça" espumoso no copo. Esta bebida, teh tarik , literalmente, "puxado chá", tem um sabor cremoso do que o chá de leite plana e é extremamente popular na região. Chá que derrama na Malásia tem sido desenvolvido em uma forma de arte em que uma dança é feito por pessoas que derramam chá de um recipiente para outro, o que, em qualquer caso tem habilidade e precisão. Os participantes, cada um segurando dois recipientes, um cheio de chá, despeje-o de um para outro. Eles ficam em linhas e praças e servir o chá em potes de cada um. A dança deve ser coreografado para permitir que qualquer pessoa que tenha os dois potes cheios de esvaziá-los e encher aqueles de quem não tem chá em qualquer ponto.

Economia

Chá fábrica emTaiwan

O chá é a bebida mais popular fabricado no mundo em termos de consumo. Seu consumo é igual a todas as outras bebidas fabricados no mundo - incluindo café, chocolate, refrigerantes e álcool - juntos. A maior parte do chá consumido fora da Ásia Oriental é produzido em grandes plantações nas regiões montanhosas da Índia e do Sri Lanka, e está destinado a ser vendido para grandes empresas. Em frente deste grande escala de produção industrial são muitos pequenos "jardins", às vezes minúsculas, plantações que produzem muito procurado chás apreciados pelos gourmets. Estes chás são ambos rara e dispendiosa, e pode ser comparado com alguns dos vinhos mais caros, a este respeito.

Índia é a maior nação beber chá do mundo, embora o consumo per capita de chá permanece um modesto 750 gramas por pessoa a cada ano.Turquia, com 2,5 kg de chá consumido por pessoa por ano, é o maior consumidor mundial per capita.

Produção

Em 2003, a produção de chá mundo era 3,21 milhões de toneladas por ano. Em 2010, a produção mundial de chá atingiu mais de 4,52 milhões de toneladas. Os maiores produtores de chá são a República Popular da China, Índia, Quênia , Sri Lanka e Turquia .

Percentagem da produção total de chá em 2008
 Menos do que 0,5% ou quantidades insignificantes
 A partir de 0,5 a 1%.
 A partir de 1 a 5%.
 De 5 a 10%.
 De 10 a 20%.
 Mais de 20%
Percentagem da produção total mundial de chá por país em 2007

A tabela a seguir mostra a quantidade de produção de chá (em toneladas) por países líderes nos últimos anos. Os dados são gerados pela Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas a partir de fevereiro de 2012.

País 2008 2009 2010
China 127498413757801467467
Índia 987000972700991180
Quênia 345800314100399.000
Sri Lanka 318700290.000282300
Peru 198046198601235.000
Vietnã 173.500 185700 198466
Irã 165717165717165717
Indonésia 150851146440 150.000
Argentina 80.14271.71588.574
Japão 96.50086.000 85.000
Total 421139742422804518060

Certificado

Os trabalhadores que pick and pack chá nas plantações nos países em desenvolvimento pode enfrentar duras condições de trabalho e pode ganhar abaixo dosalário mínimo.

Um número de corpos certificar independentemente da produção de chá. Chá de fazendas certificadas podem ser vendidos com uma etiqueta de certificação na embalagem. Os sistemas de certificação mais importantes são Rainforest Alliance, Fairtrade, UTZ Certified, e Orgânica. Todos estes regimes certificar outras culturas (tais como café , cacau e frutos ), bem. Chá certificado Rainforest Alliance é vendido por marcas Unilever Lipton e PG Tips na Europa Ocidental, Austrália e os EUA. Chá certificado Fairtrade é vendido por um grande número de fornecedores em todo o mundo. UTZ Certified anunciou uma parceria em 2008 com Sara Lee marca chá Pickwick.

Produção de chá orgânico está crescendo; 6.000 toneladas de chá orgânico foram vendidos em 1999. A maior parte deste chá (cerca de 75%) é vendido na França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Comércio

De acordo com a FAO, em 2007, o maior importador de chá, em peso, foi a Rússia , seguida pelo Reino Unido, Paquistão e Estados Unidos. Quênia, China, Índia e Sri Lanka foram os maiores exportadores de chá em 2007 (com exportações de: 374.229, 292.199, 193.459 e 190.203 toneladas, respectivamente). O maior exportador de chá preto no mundo é o Quênia, enquanto o maior produtor (e consumo) do chá preto no mundo é a Índia.

Acondicionamento

Os sacos de chá

Os sacos de chá

Em 1907, comerciante de chá americano Thomas Sullivan começou a distribuir amostras de seu chá em saquinhos de seda chinesa com um cordão. Os consumidores percebi que eles poderiam simplesmente deixar o chá no saco e reutilizá-lo com chá fresco. No entanto, o potencial deste método de distribuição / embalagem não seria plenamente realizados até mais tarde. Durante a Segunda Guerra Mundial , o chá foi racionada no Reino Unido. Em 1953 (após o racionamento no Reino Unido terminou), Tetley lançou o saco de chá para o Reino Unido e foi um sucesso imediato.

As folhas de chá são embalados em um pequeno envelope (normalmente constituído por papel) conhecido como um saco de chá. A utilização de sacos de chá é fácil e conveniente, tornando-os populares para muitas pessoas hoje. No entanto, o uso de sacos de chá tem aspectos negativos, como bem. O chá utilizado em sacos de chá é comumente fannings ou "pó", o produto de resíduos produzidos a partir da classificação de maior qualidade folhas soltas chá. No entanto, isto não é verdade para todas as marcas de chá; muitos chás especiais de alta qualidade estão disponíveis em forma de saco. Aficionados do chá comumente acreditam que este método proporciona um sabor e experiência inferior. O papel utilizado para o saco pode também ser provado, o que pode prejudicar próprio sabor do chá. Porque fannings e poeira são um menor qualidade do chá, para começar, o chá encontrado em sacos de chá é menos sensível quando se trata de tempo de preparação e temperatura.

Outros motivos pelos quais o saco de chá é considerado menos bem-sabor incluem:

  • Chá secado perde o seu sabor rapidamente quando exposto ao ar. A maioria dos chás saco (embora não todos) contêm as folhas quebradas em pedaços pequenos; a grande área de superfície em relação ao volume das folhas em sacos de chá os expõe a mais ar e, portanto, faz com que eles vão envelhecer mais rápido. Folhas de chá soltas são susceptíveis de estar em pedaços maiores, ou para ser inteiramente intactos.
  • Rompendo as folhas para sacos extrai óleos com sabor.
  • O pequeno tamanho do saco não permite folhas de difundir e íngreme corretamente.

O "saco de chá de pirâmide" (ou saqueta) instituído pela Lipton e PG Tips / Mistura escocês em 1996, tenta resolver um dos argumentos dos conhecedores contra sacos de chá de papel por meio de sua tridimensional tetraedro forma, o que permite mais espaço para folhas de chá para expandir enquanto maceração. No entanto, alguns tipos de sacos de chá de pirâmide tem sido criticado como sendo prejudiciais ao meio ambiente, uma vez que o material sintético não é tão biodegradável como as folhas de chá soltas e chá sacos de papel.

Chá a granel

Uma mistura de folhas soltas chás preto

As folhas de chá são frouxamente empacotado numa lata ou outro recipiente. Laminados folhas de chá pólvora, que resistem a ruínas, são comumente embaladas a vácuo para o frescor na embalagem aluminizado para armazenamento e varejo. As porções deve ser avaliada individualmente pelo consumidor para o uso em um copo, uma caneca, ou bule de chá. Isto permite uma maior flexibilidade, permitindo que o chá a bebida de consumo mais fraco ou mais forte se o desejar, mas a conveniência é sacrificado. Filtros, "prensas de chá", bules filtrada, e sacos de perfusão estão disponíveis comercialmente para evitar ter de beber as folhas soltas flutuantes e para evitar o excesso de fabricação de cerveja. Uma maneira mais tradicional, mas talvez o mais eficiente resolver este problema é usar num copo de água com tampa de três peças, uma chamada gaiwan. A tampa do gaiwan pode ser inclinado para decantar as folhas ao derramar o chá em um copo diferente para consumo.

Comprimido chá

Alguns chás (principalmente chá Pu-erh) ainda são compactados para o transporte, armazenamento e envelhecimento conveniência. O chá de tijolo permanece em uso nos países do Himalaia ou estepes mongóis. O chá é preparado e envolto por primeiro afrouxamento deixa de fora o bolo comprimido usando uma pequena faca. chás comprimido geralmente pode ser armazenado por longos períodos de tempo sem deterioração, quando comparado com o chá da folha solta.

Chá instantâneo

Nos últimos tempos, "chás instantâneos" estão se tornando popular, semelhante ao liofilizado café instantâneo. Produtos similares também existem para o instante chá gelado, devido à conveniência de não necessitar de água a ferver. Chá instantâneo foi desenvolvido na década de 1930, mas não comercializados até mais tarde. Nestlé introduziu o primeiro chá instantâneo em 1946, enquanto Redi-Tea introduziu o primeiro chá instantâneo congelado em 1953.

Estes produtos, muitas vezes vêm com sabores adicionados, comochai,baunilha,meloufrutas, e também pode conterleite em pó. Chá conhecedores tendem a criticar esses produtos para sacrificar as iguarias de sabor chá em troca de conveniência.

Soldados britânicos e canadenses durante a Segunda Guerra Mundial foram emitidos com um chá instantâneo, conhecido como chá "compo". Os blocos de chá instantâneo (que incluiu leite em pó e açúcar) foram emitidos em um composte Ração Pack, daí o nome "compo". Como Royal Canadian Artilharia Artilheiro, George C Blackburn observou, não foi sempre bem recebido:

Mas, sem dúvida, a característica de rações Compo destinados a ser lembrado para além de todos os outros é o chá Compo ... Como chegar a dizer "polvilhe pó na água aquecida e deixe ferver, mexendo bem, três colheres de chá heaped para um litro de água."

Cada variação possível na preparação deste chá foi julgado, mas ... ele sempre acabava da mesma maneira. Embora ainda muito quente para beber, é uma boa aparência xícara de chá forte. Mesmo quando se torna muito legal o suficiente para ser degustada cautelosamente, ainda é um bom-gosto xícara de chá, se você gosta do seu chá forte e doce. Mas deixe esfriar o suficiente para ser bebido e apreciado, e seus lábios será revestido com uma espuma pegajosa que se forma sobre a superfície, que se deixada intacta irá tornar-se uma membrana de couro que podem ser enrolados em torno de seu dedo e virou longe ...

Engarrafada e chá enlatado

Suíça é considerado como a pátria de chá gelado engarrafado. Maks Sprengler, um empresário suíço, tentou o famoso chá gelado americano e foi o primeiro a sugerir a produção de chá gelado ready-made em garrafas. Em 1983, Bischofszell Food Ltd. tornou-se o primeiro produtor mundial de garrafas de chá gelado em uma escala industrial.

Chá enlatado é uma forma de chá que já foi preparado, e é vendido pronto para beber. Chá enlatado foi primeiro lançado em 1981 no Japão. Como tal, é uma inovação relativamente recente.

Armazenamento

Chá vida útil varia de acordo com as condições de armazenamento e tipo de chá. O chá preto tem uma vida útil mais longa do que o chá verde. Uma excepção, chá pu-erh, melhora com a idade. Chá permanece fresco quando armazenados em um, local fresco e seco, escuro em um recipiente hermético. Chá preto armazenado em um saco dentro de uma vasilha opaco selado pode manter durante dois anos. O chá verde perde a sua frescura mais rapidamente, normalmente em menos de um ano. Chá Pólvora, suas folhas sendo bem enrolado, mantém mais do que o mais aberta de folhas de chá Chun Mee. Vida de armazenamento para todos os chás pode ser estendido usando pacotes dessecantes, pacotes de absorção de oxigênio, vedação de vácuo ou loja de chá em recipientes fechados no frigorífico.

Ao armazenar o chá verde, é recomendado o uso discreto de refrigeração ou congelamento. Em particular, os bebedores precisa tomar precauções contra a variação de temperatura.

Inadequadamente armazenado chá pode perder o sabor, sabores desagradáveis ​​adquirir ou odores de outros alimentos, ou tornar-se pão amanhecido.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tea&oldid=546797908 "