Conteúdo verificado

História do mundo

Assuntos Relacionados: história britânica ; História

Você sabia ...

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

A população mundial a partir de 10.000 aC a 2000 dC. O (população) escala vertical é logarítmica.

A história do mundo é a história da humanidade, começando com o Paleolítico. Distinta da história do Planeta Terra (que inclui cedo história geológica e biológica eras pré-humana), a história do mundo compreende o estudo da arqueologia e registros escritos, desde os tempos antigos por diante. História registrada antiga começa com a invenção da escrita. No entanto, as raízes da civilização remontam ao período anterior à invenção da escrita. Pré-história começa no Era paleolítica, ou "Idade da Pedra precoce", que é seguido pelo Era Neolítica, ou Nova Idade da Pedra, eo Revolução Agrícola (entre 8000 e 5000 aC) no Crescente Fértil . A Revolução Neolítica marcou uma mudança na história humana, como os seres humanos começaram a sistemática criação de plantas e animais. Agricultura avançada, ea maioria dos seres humanos a transição de uma nômade para um estilo de vida assente que os agricultores em assentamentos permanentes . Nomadismo continuou em alguns locais, especialmente em regiões isoladas, com poucas espécies de plantas domesticáveis; mas a relativa segurança e aumento da produtividade prestados por uma agricultura permitiu comunidades humanas a se expandir em unidades cada vez maiores, fomentado por avanços na transporte.

Como a agricultura desenvolvida, a agricultura de grãos se tornaram mais sofisticados e solicitado um divisão de trabalho para armazenar alimentos entre estações de crescimento. Divisões de trabalho, em seguida, levou ao surgimento de um leisured classe superior eo desenvolvimento de cidades . A crescente complexidade das sociedades humanas sistemas de necessitou escrita e contabilidade . Muitas cidades desenvolvidas na margens de lagos e rios; tão cedo quanto 3000 aC alguns dos primeiros assentamentos proeminentes, bem desenvolvidos tinham surgido na Mesopotâmia , nas margens do Egito 's rio Nilo , e no vale do rio Indus . Civilizações similares provavelmente desenvolvido ao longo dos principais rios China, mas a evidência arqueológica para grande construção urbana há menos conclusivos.

A história do Velho Mundo é comumente dividido em Antiquity , até 476 dC; a Idade Média , a partir do 5º através de 15 séculos, incluindo a Islâmico Idade de Ouro (c.750 CE - c.1258 CE) eo início Europeia Renaissance (começando por volta de 1300 dC); o Época Moderna, a partir do século 15 para o 18 final, incluindo a idade da iluminação ; eo período moderno tardio , a partir da Revolução Industrial até o presente, incluindo História Contemporânea. Na história Europa Ocidental, o ostensivo " Queda de Roma "em 476 dC é comumente tomado como sinalizando o fim da Antigüidade eo início dos Idade Média . Por outro lado, a Europa Oriental viu uma transição do Império Romano ao Império Bizantino , que não fez declinar até muito mais tarde.

Em meados do século 15, Johannes Gutenberg invenção da moderna 's impressão, empregando tipo móvel, revolucionou a comunicação , ajudando final dos Idade Média e inaugurar o Revolução Científica. Por volta do século 18, a acumulação de conhecimento e tecnologia , especialmente na Europa, tinha chegado a um massa crítica que provocou a Revolução Industrial .

Em outros lugares, incluindo o antigo Oriente Médio, China antiga , e Índia antiga , cronogramas históricas se desenrolou de forma diferente. Por volta do século 18, no entanto, devido à extensa comércio mundial e colonização, as histórias da maioria das civilizações tinha tornado entrelaçou significativamente (ver Globalização ). No último quarto de milênio, a taxa de crescimento da população, conhecimento, tecnologia, comércio, armas de destruição e degradação ambiental tem muito acelerado, criando oportunidades e perigos que agora confrontam as comunidades humanas do planeta.

Pré-história

Os primeiros humanos

Pintura Rupestre, Lascaux, França

Medições genéticos indicam que a linhagem macaco que levaria ao Homo sapiens divergiu da linhagem que levaria a chimpanzés (o parente vivo mais próximo dos humanos modernos) em torno de cinco milhões de anos atrás. Pensa-se que o Gênero Australopithecus, que eram provavelmente os primeiros macacos a andar eretos, eventualmente deu origem ao gênero Homo. Humanos anatomicamente modernos surgiram na África cerca de 200.000 anos atrás, e chegou a modernidade comportamental cerca de 50.000 anos atrás.

Os seres humanos modernos se espalhou rapidamente a partir de África para as zonas livres de gelo de Europa e Ásia cerca de 60.000 anos atrás. A rápida expansão da humanidade para a América do Norte e Oceania aconteceu no clímax do seu mais recente Idade do Gelo , quando as regiões temperadas do hoje foram extremamente inóspito. No entanto, os seres humanos colonizaram quase todas as partes livres de gelo do planeta até o final da Idade do Gelo, cerca de 12.000 anos atrás. Outro hominídeos como Homo erectus tinha vindo a utilizar ferramentas de pedra e madeira simples para milênios, mas como o tempo progrediu, ferramentas tornou-se muito mais refinada e complexa. Em algum momento, os seres humanos começaram a usar o fogo para calor e cozimento. Eles também desenvolveram linguagem no Paleolítico e um repertório conceitual que incluiu sepultamento sistemática dos mortos e adorno dos vivos. Arte expressão precoce pode ser encontrado sob a forma de pinturas rupestres e esculturas feitas de madeira e osso. Durante este período, todos os seres humanos viviam como caçadores-coletores, e foram, em geral nômade; isso significa que eles caçavam e colhiam alimentos, e mudou-se constantemente de lugar para lugar.

Ascensão da civilização

Cuneiforme-sistema de escrita mais antiga conhecida

O Revolução Neolítica, começando cerca de 8.000 aC, viu o desenvolvimento da agricultura, que mudou drasticamente a vida humana. Cultivando permitidas populações muito densas, que por sua vez organizados em estados. A agricultura também criado alimentos excedentes que poderiam apoiar as pessoas não diretamente envolvidas na produção de alimentos. O desenvolvimento da agricultura permitiu a criação das primeiras cidades . Estes eram centros de comércio , fabricação e o poder político com quase nenhuma produção agrícola própria. Cidades estabeleceu um simbiose com o seu meio circundante countrysides, absorvendo produtos agrícolas e que prevê, em troca, bens manufaturados e diferentes graus de controle militar e proteção.

O desenvolvimento das cidades era sinônimo com a ascensão da civilização . Civilizações primitivas surgiu pela primeira vez em menor Mesopotâmia (3500 aC), seguido de civilização egípcia ao longo do Nilo (3300 aC) e da civilização Harappan no Vale do Indo (no atual Paquistão ; 3300 aC). Essas sociedades desenvolveram uma série de características unificadores, incluindo um governo central, uma economia complexa e estrutura social, linguagem sofisticada e sistemas de escrita e culturas distintas e religiões. Writing foi outro desenvolvimento crucial na história humana, como fez a administração de cidades e expressão de idéias muito mais fácil.

Como civilizações complexas surgiram, assim como complexos religiões , eo primeiro de seu tipo, aparentemente originado durante este período. Entidades inanimados, como o Sol, a Lua, Terra, céu e mar eram frequentemente deificado. Santuários desenvolvida, que evoluiu para estabelecimentos do templo, completo com uma hierarquia complexa de sacerdotes e sacerdotisas e outros funcionários. Típico do Neolítico era uma tendência para adorar antropomórficas divindades . Alguns dos primeiros sobrevivente escrito escrituras religiosas são o Textos das Pirâmides, produzidos pelos egípcios, o mais antigo dos quais data de entre 2400 e 2300 aC. Alguns arqueólogos sugerem, com base em escavações em curso de um complexo do templo em Göbekli Tepe ("Potbelly Hill") no sul da Turquia, que data de c. 11.500 anos atrás, que a religião era anterior à Revolução Agrícola em vez de seguir na sua esteira, como havia sido geralmente assumido.

Antiguidade

Timeline

As datas são aproximadas, consultar especial artigo para obter detalhes

Ancient ChinaIndus Valley CivilizationMiddle AgesAncient RomeAncient GreeceAncient EgyptSassanid EmpireMesopotamiaMiddle AgesIron AgeBronze Age

Berços da civilização

A Idade do Bronze é parte do sistema de três anos ( Idade da Pedra, Idade do Bronze , Idade do Ferro ) que, para algumas partes do mundo descreve efetivamente o início da história da civilização. Durante esta época as áreas mais férteis do mundo viu estados municipais e as primeiras civilizações desenvolver. Estes foram concentrados nos vales férteis de rios: O Tigre e Eufrates na Mesopotâmia , o Nilo no Egito , o Indus no Subcontinente indiano, eo Yangtze e Rio Amarelo na China .

Sumer , localizado na Mesopotâmia , é a civilização complexa primeiro conhecido, desenvolvendo a primeira cidades-estados no quarto milênio aC. Foi nessas cidades que a mais antiga forma de escrita conhecidas, escrita cuneiforme, apareceu c. 3000 BCE. Escrita cuneiforme começou como um sistema de pictogramas. Estas representações pictóricas, eventualmente, tornou-se simplificado e mais abstrato. Textos cuneiformes foram escritos em tabuletas de argila, em que símbolos foram desenhados com um blunt Reed utilizado como um stylus. Escrita feita a administração de um estado grande muito mais fácil.

Transporte foi facilitado por vias-de rios e mares. O Mar Mediterrâneo , na junção de três continentes, promoveu a projeção de poder militar ea troca de bens, idéias e invenções. Esta época também viu novas tecnologias terrestres, como a cavalaria e carros de guerra baseada em cavalo, que permitiram que os exércitos se mover mais rápido.

" The Wrestler ", um olmeca estatueta era, 1200 - 800 aC.

Estes acontecimentos levaram à ascensão do impérios. Tais civilizações extensas trouxe paz e estabilidade em áreas mais extensas. O primeiro império, controlando um grande território e muitas cidades, desenvolvido no Egito, com a unificação da C Inferior e Superior Egito. 3100 aC. Durante o próximo milênio, outros vales fluviais veria impérios monárquicos subir ao poder. No aC século 24, o Império acadiano surgiu na Mesopotâmia ; e c. 2200 aC a Dinastia Xia surgiu na China.

Ao longo dos milênios seguintes, iria desenvolver civilizações em todo o mundo. Trade seria cada vez mais uma fonte de energia como estados com acesso a recursos importantes ou que controlam as rotas comerciais importantes subiria para dominância. Em c. 2500 BCE, o Reino de Kerma desenvolvido no Sudão , no sul do Egito. Na Turquia moderna do Hititas controlado um grande império e em 1600 aC, Grécia micênica começou a se desenvolver. Na Índia, esta época foi o Período védico, que lançou as bases do Hinduísmo e outros aspectos culturais da sociedade indiana cedo, e terminou no sexto século aC. Por volta de 550 aC, muitos reinos e repúblicas independentes conhecida como a Mahajanapadas foram estabelecidos em todo o país.

Como civilizações complexas surgiram no Hemisfério Oriental, a maioria das sociedades indígenas Américas permaneceu relativamente simples por algum tempo, fragmentada em diversas culturas regionais. Durante o Estágio de formação em Mesoamérica, (cerca de 1500 aC a 500 dC), as civilizações mais complexos e centralizados começou a se desenvolver, principalmente no que hoje é o México, América Central e Peru. Eles incluem civilizações, como o Maya , Zapotec, Moche, e Nazca. Eles desenvolveram a agricultura, bem como, o cultivo de milho e outras culturas única para as Américas, e criação de uma cultura e de religião distinta. Estas sociedades indígenas antigos seria muito afetada pelo contato europeu durante o período moderno.

Era Axial

Angkor Wat templo, Camboja , início do século 12

A partir do século 8 aC, a chamada "Era Axial" viu um conjunto de idéias religiosas e filosóficas transformadoras desenvolvem, em sua maioria de forma independente, em muitos locais diferentes. Durante o século 6 aC, chinês confucionismo , indiano Budismo e Jainismo, e judaica Monoteísmo todos desenvolvidos. (Teoria Idade Axial Karl Jaspers 'também inclui persa Zoroastrismo nesta lista, mas outros estudiosos contestam cronograma Jaspers 'para Zoroastrismo.) No século 5 aC Sócrates e Platão fez avanços significativos no desenvolvimento de Filosofia grega antiga.

No leste, três escolas de pensamento estavam a dominar chinês pensamento até o dia moderno. Estes foram taoísmo , O legalismo e confucionismo . A tradição confucionista, que atingiria uma posição dominante, procurou político a moralidade não à força da lei, mas para o poder e exemplo de tradição. Confucionismo, mais tarde, se espalhou para o Península coreana e para o Japão .

No oeste, o grego tradição filosófica, representada por Sócrates , Platão e Aristóteles , foi difundida em toda a Europa eo Médio Oriente no século 4o BCE pelas conquistas de Alexandre III da Macedônia, mais comumente conhecido como Alexandre, o Grande .

Impérios regionais

Parthenon simboliza cultura sofisticada dos antigos gregos .

O milênio a partir de 500 aC a 500 dC viu uma série de impérios de tamanho sem precedentes desenvolver. Exércitos bem treinados profissionais, ideologias unificadores e burocracias avançados criou a possibilidade de imperadores para se pronunciar sobre grandes domínios, cujas populações poderiam alcançar números para cima de dezenas de milhões de indivíduos.

Algumas regiões tiveram avanços tecnológicos lento, mas constante, com desenvolvimentos importantes, como a estribo e arado de aiveca chegar a cada poucos séculos. Houve, no entanto, em algumas regiões, períodos de rápido progresso tecnológico. O mais importante, talvez, foi o Mediterrâneo área durante o Período helenístico, quando centenas de tecnologias foram inventadas. Esses períodos foram seguidos por períodos de deterioração tecnológica, como durante o Império Romano declínio e queda 's eo que se seguiu primeiro período medieval.

O grande impérios dependia militar anexação de território e sobre a formação de assentamentos defendidas para se tornarem centros agrícolas. A paz relativa que os impérios trouxe encorajados comércio internacional, nomeadamente dos maciços rotas comerciais no Mediterrâneo que tinham sido desenvolvidos no momento da Idade helenístico, eo Silk Road .

Mapa de Ptolomeu, c. 150 CE

Os impérios enfrentou problemas comuns associados à manutenção de enormes exércitos e apoiar uma burocracia central. Estes custos caíram mais pesadamente sobre o campesinato, enquanto fundiárias magnatas cada vez evitou o controle centralizado e os seus custos. Barbarian pressão nas fronteiras apressou dissolução interna. China 's Han Império caiu em guerra civil, em 220 dC, enquanto a sua Roman homólogo tornou-se cada vez mais descentralizada e dividida quase ao mesmo tempo.

No oeste, os gregos (e mais tarde os romanos ) estabeleceram suas próprias culturas; cujas práticas, leis e costumes são considerados a base da contemporânea civilização ocidental. A partir do terceiro século aC, os romanos começaram a expandir seu território por meio de conquista e colonização. Até o reinado do imperador Augustus (final primeiro século aC), Roma controlou todas as terras ao redor do Mediterrâneo. Até o reinado do Imperador Trajano (início do século 2 dC), Roma controlado grande parte das terras da Inglaterra para a Mesopotâmia .

No século 3 aC, a maioria dos Sul da Ásia estava unida na Maurya Império por Chandragupta Maurya e floresceu sob Ashoka, o Grande. A partir do século 3 dC, a Dinastia Gupta supervisionou o período conhecido como Idade de Ouro da Índia antiga. Empires no sul da Índia incluídos os da Chalukyas, o Rashtrakutas, o Hoysalas, o Cholas eo Vijayanagara Império. ciência , engenharia , arte , literatura , astronomia e filosofia floresceu sob o patrocínio desses reis.

Enquanto isso, na Ásia Oriental viu a ascensão da dinastia Han, que era comparável em poder e influência para o Império Romano, que estava do outro lado da Rota da Seda. Enquanto os romanos construíram uma vasta militar de poder sem precedentes, Han China estava desenvolvendo avançada cartografia, construção naval e de navegação. O Oriente inventou altos-fornos e foram capazes de criar instrumentos de cobre afinado. Tal como acontece com outros impérios durante o período clássico, Han China avançou em passos largos em áreas de governo, educação, matemática, astronomia e tecnologia, entre outros.

Por volta do século 1 dC o Aksumite Império havia se estabelecido como um grande império comercial, dominando seus vizinhos do Sul Saudita e Kush e controlar o Mar Vermelho comércio. Eles cunhadas sua própria moeda e esculpida enorme Stelea monolítico como o Obelisco de Axum para marcar seus túmulos dos imperadores.

Machu Picchu ícone -leading do Inca civilização

De 4 a 6 º séculos, norte da Índia foi governada pela Guptas. No sul da Índia, três proeminente Reinos dravídicos surgiu: Cheras, Cholas e Pandyas. A estabilidade que se seguiu contribuiu para que anuncia a era de ouro de Cultura hindu nos séculos quarto e quinto.

Impérios regionais de sucesso também foram estabelecidas em das Américas a partir de cerca de 2000 aC. Em Mesoamérica, vastas sociedades pré-colombianas estavam sendo construídos, sendo a mais notável a Maya e astecas . Como o cultura-mãe do olmecas diminuiu gradualmente, o grande maia cidades-estados subiu lentamente em número e importância, e da cultura Maya espalhou por todo Yucatán e áreas circunvizinhas. O império depois da astecas foi construído em culturas vizinhas e foi influenciado por povos conquistados, como o Toltecas.

Na América do Sul , os séculos 14 e 15 viram a ascensão do Inca . O Império Inca do Tawantinsuyu , com sua capital em Cusco, durou todo o Andes Cordilheira, tornando-a mais extensa civilização pré-colombiana. O Inca eram prósperos e avançados, conhecido por uma excelente sistema viário e inigualável alvenaria.

Quedas e quedas

Os grandes impérios da Eurásia estavam todos localizados em planícies costeiras temperadas. Do Estepes da Ásia Central, nômades à base de cavalo (mongóis, turcos) dominou uma grande parte do continente. O desenvolvimento do estribo, e da criação de cavalos fortes o suficiente para levar um arqueiro totalmente armado, fez os nômades uma ameaça constante para as civilizações mais estabelecidos.

A gradual dissolução do Império Romano , abrangendo vários séculos depois do século 2 dC, coincidiu com a propagação do cristianismo para o oeste do Oriente Médio. O Império Romano do Ocidente caiu sob o domínio de Tribos germânicas no século quinto, e estes polities desenvolvido gradualmente em um número de estados em guerra, todos os associados, de uma forma ou de outra com a Igreja Católica Romana . A parte restante do Império Romano, no Mediterrâneo oriental, passaria a ser o Império Bizantino . Séculos mais tarde, uma unidade limitada seria restaurada para Europa Ocidental, através do estabelecimento do Sacro Império Romano em 962, que compreende um número de estados no que é hoje a Alemanha , Áustria , Suíça , República Tcheca , Bélgica , Itália , e em partes da França .

Na China, dinastias seria semelhante subir e descer. Após a queda do Dinastia Han Oriental eo fim do Três Reinos, tribos nômades do norte começaram a invadir no século 4, acabou conquistando áreas do norte da China e da criação de muitos pequenos reinos. O Dinastia Sui reunificada China em 581, e sob o sucesso da dinastia Tang (618-907) China entrou em uma segunda idade de ouro. A Dinastia Tang também estilhaçou, no entanto, e após meio século de turbulência da dinastia Song do Norte reunificada China em 982. No entanto, a pressão dos impérios nômades do norte tornou-se cada vez mais urgente. North China foi perdida para o Jurchens em 1141, e do Império Mongol conquistou toda a China em 1279, bem como quase metade dos Landmass da Eurásia.

Idade média

O centro da Idade Média no Eurasian mundo e são comumente datado do queda do Império Romano do Ocidente no século 5. Enquanto o Império Romano do Ocidente fragmentado em vários reinos separados, o Romano do Oriente ou Bizantino, Império sobreviveu até o final da Idade Média. O período corresponde também ao Conquistas islâmicas, subsequente Idade de ouro islâmica, e início e expansão da Tráfico de escravos árabe, seguido pelo Invasões mongóis na Ásia Central e Oriente Médio. Sul da Ásia viu uma série de reinos médio da Índia, seguido pelo estabelecimento de Impérios islâmicos na Índia. O Império chinês experimentou o sucessivo Sui, Tang , Liao, Jin, Yuan e Ming dinastias. Rotas comerciais do Oriente Médio ao longo do Oceano Índico, ea Rota da Seda através do deserto de Gobi, desde o contato econômico e cultural limitada entre civilizações asiáticas e europeias. Enquanto a Idade Média dominou na Europa, civilizações nas Américas, como o Inca , Maya e Asteca , continuou a florescer, em seguida, terminou em momentos diferentes.

Crescimento islâmico

Grande Mesquita de Kairouan, Tunísia , fundada 670 - mais antiga mesquita muçulmana no Ocidente

Muçulmanos começou sua expansão em Antiguidade Tardia ea Idade Média. Eles vieram para conquistar a maior parte do Oriente Médio, Norte da África e partes da Europa. O conhecimento e as habilidades do antigo Oriente Médio, da Grécia e da Pérsia foram aprendidas pelos muçulmanos na Idade Média. Muçulmanos acrescentaram novas e importantes inovações de fora, tais como o fabrico de papel da China e de numeração decimal posicional da Índia. Grande parte dessa aprendizagem e desenvolvimento pode ser ligado a geografia. Mesmo antes da presença do Islã na cidade de Meca tinha servido como um centro de comércio na Arábia, e Muhammad era um comerciante. Com a nova tradição do Hajj , a peregrinação a Meca, a cidade tornou-se ainda mais um centro para o intercâmbio de bens e ideias. A influência realizada por comerciantes muçulmanos ao longo das rotas de comércio afro-árabes e árabe-asiática foi tremenda. Como resultado, a civilização islâmica cresceu e se expandiu com base de sua economia comerciante, em contraste com os cristãos, indianos e chineses que basearam suas sociedades em uma nobreza fundiária agrícola. Merchants trouxe mercadorias ea sua fé para a China (resultando em uma população atual de cerca de 37 milhões de muçulmanos chineses, turcos principalmente étnica Uigures, cujo território foi anexado à China), Índia, sudeste da Ásia, e os reinos da África Ocidental e voltou com novas descobertas e invenções.

Europa Medieval

Europa durante a Idade cedo Oriente foi caracterizado pelo despovoamento, desurbanização, e invasão dos bárbaros, todos que tinha começado em Antiguidade Tardia. Os invasores bárbaros formaram seus próprios novos reinos nos restos do Império Romano do Ocidente . No século 7, o Norte de África eo Médio Oriente , uma vez que parte do império oriental, tornou-se parte da Califado após a conquista por Muhammad sucessores 's. Embora houvesse mudanças substanciais na estrutura da sociedade e políticos, a ruptura não foi tão extremo como uma vez apresentadas por historiadores, com a maioria dos novos reinos incorporar o maior número de instituições romanas existentes que podiam. O cristianismo se expandiu na Europa Ocidental e mosteiros foram fundados. Nos séculos 7 e 8 do Franks , sob a Dinastia carolíngia, estabeleceu um império que abrange grande parte da Europa ocidental; que durou até o século 9, quando ele sucumbiu à pressão dos novos invasores - o Vikings, Magiares, e Sarracenos.

Castelos como Segovia Castelo, Espanha , eram comuns em Alta Idade Média Europa.

Durante o Alta Idade Média, que começou depois de 1000, a população da Europa aumentou consideravelmente à medida que novas inovações tecnológicas e agrícolas permitido o comércio a florescer e as colheitas a aumentar. manorialism - organização de camponeses em aldeias que devidos aluguéis e serviço de trabalho aos nobres - e feudalismo - uma estrutura política em que cavaleiros e de menor status de nobres devia serviço militar a seus senhores em troca do direito de rendas de terras e mansões - foram duas das formas de organização da sociedade medieval que se desenvolveu durante a Alta Idade Média. Reinos tornou-se mais centralizada após os efeitos de descentralização a dissolução da Império Carolíngio. O Cruzadas , que foram pregadas pela primeira vez em 1095, foram uma tentativa pelos cristãos ocidentais para retomar o controle da Terra Santa a partir da Muçulmanos e conseguiu tempo suficiente para estabelecer alguns estados cristãos no Oriente Próximo. Vida intelectual foi marcado por escolástica e da fundação das universidades, enquanto a construção de Catedrais góticas foi uma das realizações artísticas em circulação da idade.

O Idade Média foram marcados por uma série de dificuldades e calamidades. A fome, a peste ea guerra dizimou a população da Europa ocidental. O Black Death sozinho matou cerca de um terço da população entre 1347 e 1350. Ele foi um dos mais mortais pandemias da história da humanidade. A partir de Ásia , a doença atingiu Mediterrâneo ocidental e Europa durante a década de 1340, e matou dezenas de milhões de europeus em seis anos; entre um terço e metade da população.

A Idade Média testemunhou o primeiro sustentado urbanização da Europa setentrional e ocidental. Muitos estados europeus modernos devem suas origens até desenrolar dos acontecimentos na Idade Média; limites atuais políticos europeus são, em muitos aspectos, o resultado das conquistas militares e dinásticas durante este período tumultuoso. A Idade Média durou até o início do Época Moderna, no século 16, marcado pela ascensão de Estados-nações, a divisão of Western Cristianismo na Reforma, a ascensão do humanismo no Renascimento italiano , e os primórdios da expansão ultramarina europeia que permitiu a Troca Columbian.

Sub-Saharan Africa Medieval

Yoruba cabeça de bronze, Ife, do século 11 e 14

Medieval África Subsaariana foi a casa de muitas civilizações diferentes. O Aksumite Império declinou no século 7 Islã como cortá-lo de seus aliados cristãos e seu povo se mudou mais para as terras altas da Etiópia para a proteção. Eles finalmente cederam à Dynasty Zagwe que são famosos por sua arquitetura rocha cortada em Lalibela. O Zagwe, então, cair no Dynasty salomônica que alegou descendência dos imperadores aksumitas e governaria o país até o século 20. No Oeste Africano Região Sahel, muitos impérios islâmicos aumentou, tal como o Império do Gana, o Império do Mali, o Império Songhai, eo Kanem Império. Eles controlavam o comércio trans-saariano em ouro, marfim, sal e escravos.

Sul das civilizações Sahel aumentou nas florestas costeiras, onde cavalos e camelos não poderiam sobreviver. Estes incluem o Cidade de Yoruba Ife (conhecido pela sua arte naturalista) eo Império de Oyo, o Benin Império do Pessoas Edo centrado em Cidade Benin, o Igbo Reino de Nri que produziu a arte bronze avançada em Igbo Ukwu, eo Akan que são conhecidos por sua arquitetura intricada.

Em o que é agora modernos Zimbábue vários reinos evoluiu a partir do Reino de Mapungubwe na moderna África do Sul . Eles floresceu através do comércio com a Povo suaíli no Leste Africano costa. Eles construíram grandes estruturas de pedra defensivas sem argamassa, tais como Grande Zimbabwe, capital do Reino de Zimbabwe, Khami, capital da Butua e Danamombe (Dhlo-Dhlo), capital do Rozwi Império. O Próprias pessoas Swahili foram os habitantes da costa Leste Africano do Quênia para Moçambique que trocou bastante com os asiáticos e árabes, que os apresentou ao Islã. Eles construíram muitas cidades portuárias como Mombasa , Zanzibar, e Kilwa, que eram conhecidos por marinheiros chineses sob Zheng He e geógrafos islâmicos.

As Américas

Este período viu a ascensão do Cultura Mississippian no moderno Estados Unidos c. 800 CE. O Aztec passou a dominar grande parte da Mesoamérica nos séculos 14 e 15, eo Inca passou a dominar o Andes no século 15. Em Mesoamérica, o Teotihuacan civilização caiu eo Colapso Maya clássico ocorreu.

Sudeste Asiático

O início da Idade Média, em Sudeste da Ásia viu a queda da Reino de FUNAN ao Chenla Unido, que foi então substituído pela Império Khmer. Capital do Khmer Angkor era a maior cidade do mundo antes da idade industrial e continha mais de mil templos, sendo a mais famosa Angkor Wat . O Sukhothai e Reinos Ayutthaya eram grandes potências da Tailandesa pessoas que foram influenciados pelo Khmer. O Pagan Unido também ganhou destaque no moderno Birmânia . Foi durante este período que o Islã se espalhou para a Indonésia .

A história moderna

Da Vinci 's Homem Vitruviano resume Renascença avanços artísticos e científicos.

A história moderna (o "período moderno", a "era moderna", "tempos modernos") é a história do período seguinte a Idade Média. " História contemporânea "é história que cobre apenas os eventos de c. 1900 até os dias atuais.

Época Moderna

" Época Moderna "é um termo usado pelos historiadores para se referir ao período em Europa Ocidental e seu primeiro colônias que atravessa os séculos entre os Idade Média e da Revolução Industrial - cerca de 1500 a 1800. O período moderno é caracterizado pelo aumento de importância da ciência e pela cada vez mais rápida o progresso tecnológico, cívicas secularizadas política ea Estado-nação. economias capitalistas começou a sua ascensão, inicialmente no norte italiano repúblicas, como Genoa . Início do período moderno, também viu a ascensão e domínio do mercantilista teoria econômica. Como tal, início do período moderno representa o declínio e eventual desaparecimento, em grande parte do espaço europeu, de feudalismo, da servidão e do poder da Igreja Católica . O período inclui as últimas décadas do Reforma Protestante, o desastroso Guerra dos Trinta Anos, a Era dos Descobrimentos , o Colonização européia das Américas, eo pico de europeus caça às bruxas.

Este período viu um declínio em muitas civilizações africanas e um avanço em outros. Entrou na Etiópia Zemene Mesafint (Age of Princes), em 1769, quando o imperador tornou-se uma figura de proa eo país foi governado por senhores da guerra, embora mais tarde recuperado sob o imperador Tewodros II. O Swahili Costa declinou após a vinda sob controle Português e Omã. O Songhai Império caiu para os marroquinos em 1591 quando invadiram com armas. O reino do Zimbabwe deu lugar a reinos menores, como Mutapa e Butua. Outras civilizações da África avançado durante este período; o Oyo Império passou por sua idade de ouro, como fez o Benin Império. O Império Ashanti subiu ao poder em o que é dia moderno Ghana em 1670. O Reino do Kongo também prosperou durante este período. Exploração européia de África atingiu o seu apogeu no momento.

Renascença

Europa 's Renaissance , começando no século 14, consistiu na redescoberta do contribuições científicas do mundo clássico, e no ascensão econômica e social da Europa. Mas o Renascimento também gerou uma cultura de curiosidade que levou ao Humanismo ea Revolução Científica. Embora viu convulsão e revoluções sociais e políticas em muitos atividades intelectuais, o Renaissance é talvez mais conhecido por seus artísticas desenvolvimentos e as contribuições de tais polímatas como Leonardo da Vinci e Michelangelo , que inspirou o termo " Renaissance homem ".

Expansão europeia

Mapa do mundo por Ortelius, 1570, incorporando novas descobertas pelos europeus
-Tipo móvel imprensa surgiu em meados do século 15. 50 anos depois, nove milhões de livros foram impressos.

Durante este período, as potências européias passaram a dominar a maior parte do mundo. Uma teoria de por que isso aconteceu sustenta que da Europa geografia desempenhou um papel importante no seu sucesso. O Oriente Médio , Índia e China estão todos cercada por montanhas e oceanos , mas, uma vez passado essas barreiras externas, são quase plana. Em contraste, o Pirinéus, Alpes, Apeninos, Cárpatos e outras cadeias de montanhas atravessam a Europa, eo continente também é dividido por vários mares . Isso deu Europa algum grau de proteção contra o perigo de Invasores da Ásia Central. Antes da era das armas de fogo, estes nômades estavam militarmente superior aos estados agrícolas na periferia da Continente eurasiano e, se eles estourou nas planícies do norte da Índia ou os vales de China, foram todos, mas imparável. Essas invasões eram muitas vezes devastadoras. O Golden Age of Islam terminou com a Mongol saco de Bagdá, em 1258. Índia e China foram objecto de periódicos invasões , e Rússia passei um par de séculos sob o Mongol-Tatar jugo. Central e Europa ocidental, logisticamente mais distante do Coração da Ásia Central, mostrou-se menos vulnerável a estas ameaças.

Geografia contribuiu para importantes diferenças geopolíticas. Para a maioria de suas histórias, China, Índia e Oriente Médio foram cada unificados sob uma única potência dominante que se expandiu até atingir as montanhas e desertos circunvizinhos. Em 1600 o Império Otomano controlou quase todo o Oriente Médio, a Dinastia Ming governou a China, eo Império Mughal dominou a Índia. Em contrapartida, a Europa foi quase sempre dividido em um número de estados em guerra. Impérios pan-europeus, com a notável exceção do Império Romano , tendiam a entrar em colapso logo depois que eles surgiram. Outro fator geográfico, sem dúvida, importante na ascensão da Europa era o Mar Mediterrâneo , o que, por milênios, tinham funcionado como uma auto-estrada marítima do fomento do intercâmbio de mercadorias, pessoas, idéias e invenções.

Quase todas as civilizações agrícolas foram fortemente constrangidos por seus ambientes. Produtividade manteve-se baixa, e climáticos mudanças instigado facilmente boom-and-bust ciclos que levaram a ascensão e queda "civilizações. Por volta de 1500, porém, houve uma mudança qualitativa na história do mundo. Tecnológico avanço eo riqueza gerada pelo comércio gradualmente trouxe uma ampliação de possibilidades.

Muitos também argumentaram que as instituições da Europa permitiu que ela se expanda, que os direitos de propriedade e economia de livre mercado foram mais fortes do que em outros lugares devido a um ideal de liberdade que são próprias para a Europa. Nos últimos anos, no entanto, estudiosos como Kenneth Pomeranz desafiaram essa visão, embora a abordagem revisionista para a história do mundo, foi recebido com críticas por sistematicamente "subestimar" realizações europeus.

Expansão marítima da Europa sem surpresa - dada a geografia do continente - foi em grande parte o trabalho de seus estados do Atlântico: Portugal , Espanha , Inglaterra , França , e da Holanda . Inicialmente, o portugueses e impérios espanhóis foram os conquistadores predominantes e fonte de influência, e sua união resultou na União Ibérica, o primeiro império global, em que o " sol nunca se punha ". Logo, o mais setentrional Inglês , Francês e Holandês começou a dominar o Atlântico . Em uma série de guerras travadas nos séculos 17 e 18, culminando com as Guerras Napoleónicas , a Grã-Bretanha surgiu como a nova potência mundial.

Esta era na cultura europeia viu oAge of Enlightenment que levou à Revolução Científica.

Período moderno

O Revolução Científica mudou a compreensão da humanidade do mundo e levou à Revolução Industrial , uma grande transformação das economias do mundo. O Revolução Científica no século 17 tinha feito pouco impacto imediato na indústria de tecnologia ; apenas na segunda metade do século 18 fez avanços científicos começam a ser aplicada de forma significativa a prática invenção. A Revolução Industrial começou na Grã-Bretanha e usados ​​novos modos de produção - a fábrica, a produção em massa, e mecanização - para a fabricação de uma ampla gama de produtos mais rápido e usando menos trabalho do que anteriormente. The Age of Enlightenment também levou aos primórdios da moderna democracia no final do século 18 americanos e Revoluções Francesa . Democracia e republicanismo iria crescer para ter um efeito profundo sobre os acontecimentos mundiais e sobre qualidade de vida.

Depois de os europeus tinham alcançado influência e controle sobre as Américas, as atividades imperiais do Ocidente se voltou para as terras do Oriente e Ásia. No século 19, os estados europeus tinham vantagem social e tecnológico sobre as terras orientais. Grã-Bretanha ganhou o controle do subcontinente indiano, o Egito ea Península Malaia; o franceses tomaram Indochina; enquanto os holandeses cimentou o seu controlo sobre o Índias Orientais Holandesas. Os britânicos também colonizaram a Austrália , Nova Zelândia e África do Sul com um grande número de colonos britânicos emigraram para essas colônias. Rússia colonizado grandes áreas do pré-agrícolas da Sibéria. No final do século 19, as potências europeias dividiram as áreas remanescentes de África . Dentro da Europa, os desafios econômicos e militares criaram um sistema de Estados-nação, e grupos etno-linguísticos começou a identificar-se como distintas nações com aspirações de autonomia cultural e política. Este nacionalismo se tornaria importante para os povos de todo o mundo no século 20.

Durante a Revolução Industrial, a economia mundial tornou-se dependente de carvão como combustível, como novos métodos de transporte , como estradas de ferro e navios a vapor, de forma eficaz encolheu o mundo. Enquanto isso, industrial poluição e os danos ambientais, presente desde a descoberta do fogo e o início da civilização, acelerou drasticamente.

As vantagens que a Europa tinha desenvolvido por meados do século 18 eram duas: uma cultura empreendedora, ea riqueza gerada pela Atlantic comércio (incluindo o comércio de escravos Africano ). Até o final do século 16, de prata das Américas representaram a riqueza do império espanhol. Os lucros do tráfico de escravos e da Plantações das Índias Ocidentais ascenderam a 5% do Economia britânica na época da Revolução Industrial . Enquanto alguns historiadores concluem que, em 1750, a produtividade do trabalho nas regiões mais desenvolvidas da China ainda estava em pé de igualdade com o de economia atlântica da Europa (ver NBER Publicações por Carol H. Shiue e Wolfgang Keller ), outros historiadores como Angus Maddison sustentam que a produtividade per capita de Europa ocidental tinha, no final da Idade Média superou a de todas as outras regiões.

História contemporânea

1900-1945

Primeira Guerra Mundialestáticatrincheira, Europa Ocidental
Apenas a utilização de História daarmas nuclearesem war-Hiroshima e Nagasaki, 1945

O século 20 começou com a Europa em um ápice de riqueza e poder, e com grande parte do mundo sob a sua directa controle colonial ou a sua dominação indireta. Grande parte do resto do mundo foi influenciada fortemente por nações europeizados: o Estados Unidos e Japão . À medida que o século se desenrolava, no entanto, o sistema global dominado por potências rivais foi sujeito a tensões graves e, finalmente, cedeu a uma estrutura mais fluida de nações independentes organizados em modelos ocidentais.

Essa transformação foi catalisada por guerras de alcance inigualável e devastação. Primeira Guerra Mundial destruiu muitos dos impérios e monarquias europeias, e enfraquecidos Grã-Bretanha e França . Em suas conseqüências, ideologias poderosos surgiu. A Revolução Russa de 1917 criou o primeiro comunista estado, enquanto os anos 1920 e 1930 viu militaristas fascistas ditaduras ganhar o controle em Itália , Alemanha , Espanha e em outros lugares.

Rivalidades nacionais em curso, exacerbados pela crise econômica da Grande Depressão , ajudou a precipitar a Segunda Guerra Mundial . O militaristas ditaduras da Europa e Japão prosseguido um curso em última análise condenada de imperialista expansionismo. Sua derrota abriu o caminho para o avanço do comunismo na Europa Central , Jugoslávia , Bulgária , Roménia , Albânia , China , Vietnã do Norte e Coréia do Norte .

1945-2000

Após a Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, a Organização das Nações Unidas foi fundada na esperança de apaziguar conflitos entre nações e prevenir guerras futuras. A guerra tinha, no entanto, deixou duas nações, o Estados Unidos ea União Soviética , com alimentação principal para guiar assuntos internacionais. Cada estava desconfiado do outro e temia uma disseminação global de modelo político-econômico do outro. Isto levou à Guerra Fria , um de quarenta anos impasse entre os Estados Unidos, a União Soviética, e seus respectivos aliados. Com o desenvolvimento de armas nucleares ea subseqüente corrida armamentista, toda a humanidade foram postas em risco de guerra nuclear entre as duas superpotências. Essa guerra está sendo visto como impraticável, guerras por procuração, em vez foram travadas, à custa de não-nuclear armados países do Terceiro Mundo.

A Guerra Fria durou até a década de 1990, quando o sistema comunista da União Soviética começou a ruir, incapaz de competir economicamente com os Estados Unidos e Europa Ocidental; os soviéticos da Europa Central " satélites "reafirmou sua soberania nacional e, em 1991, a União Soviética própria desintegrou. Os Estados Unidos, por enquanto, foi deixado como a "única superpotência remanescente".

Nas décadas do pós-guerra, o Africano e Asiático colônias do belga, britânico, holandês, impérios da Europa Ocidental Francesa e outras ganhou sua independência formal. Estas nações enfrentaram desafios na forma de neocolonialismo, a pobreza, o analfabetismo e endêmico as doenças tropicais.

Muitos Ocidental eda Europa Centralnações gradualmente formaram uma comunidade política e económica, aUnião Europeia, que se expandiu em direção ao leste para incluir ex-satélites soviéticos.

Última Lua desembarque - Apollo 17 (1972)

O século 20 viu o progresso explosivo em ciência e tecnologia , eo aumento da expectativa de vida e padrão de vida para grande parte da humanidade. Enquanto o mundo desenvolvido passou de um carvão baseados a um petróleo economia baseada, novas tecnologias de transporte, juntamente com o alvorecer da Era da Informação, levou ao aumento da globalização . A exploração espacial atingida em toda a sistema solar . A estrutura de ADN , o modelo de vida , foi descoberto, e o genoma humano foi sequenciado, um marco importante para a compreensão da biologia humana e para o tratamento da doença . Globais de alfabetização taxas continuaram a aumentar, bem como a percentagem da população mundial mão de obra necessária para produzir a humanidade 's alimentos abastecimento continuou a cair.

As tecnologias de gravações sonoras, filmes e radiodifusão e televisão produzido um meio de difusão rápida de informação e entretenimento. Então, na última década do século XXI, um aumento rápido ocorreu no uso de computadores, incluindo os pessoais . Uma rede de comunicação global emergiu na Internet . One-way meios de comunicação deram lugar a comunicação individual no que tem sido chamado de uma mudança a partir do quarto para um quinto civilização.

O século viu várias ameaças globais causadas pelo homem emergir ou tornar-se mais grave ou amplamente reconhecido, incluindoa proliferação nuclear,mudança climática global, desmatamento, a superpopulação,asteróides próximos da Terra e cometas, e a diminuição dos globaisrecursos naturais (em especialcombustíveis fósseis).

Século 21

Descrição daInternet, uma fonte deinformaçãoecomunicação

O século 21 foi marcado pela globalização da economia, com conseqüente risco para as economias interligadas, e pela expansão das comunicações com os telefones móveis ea Internet . No Mundo Todo demanda e competição por recursos tem aumentado devido ao crescimento das populações e industrialização, principalmente na Índia, China e Brasil . Essa demanda está causando aumento dos níveis de degradação ambiental e uma crescente ameaça de aquecimento global . Que por sua vez tem estimulado o desenvolvimento de alternativas ou renováveis ​​fontes de energia (nomeadamente a energia solar e energia eólica), as propostas de mais limpas de combustíveis fósseis tecnologias e consideração de expansão do uso da energia nuclear (um pouco atenuada por acidentes em usinas nucleares).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=History_of_the_world&oldid=549097158 "